A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) dará início à Operação Carnaval 2026, que será realizada em todas as Áreas Integradas de Segurança Pública (AISs) do Estado. A operação começa nesta sexta-feira (13) e segue até a próxima quarta-feira (18), com um efetivo diário de 9.380 agentes de Segurança Pública mobilizados durante os cinco dias de feriado.
🚔 Atuação das Forças de Segurança
Entre as principais missões destinadas aos profissionais das Forças de Segurança do Ceará ao longo do Carnaval 2026 estão:
- Patrulhamentos terrestres e aéreos;
- Policiamento ostensivo em locais estratégicos e com grande concentração de foliões;
- Ações de Polícia Judiciária e atendimento à população para registro de ocorrências;
- Operações de salvamento e resgate aeromédico;
- Atuação em situações que necessitem de perícia criminal.
Todas as ações serão realizadas de forma integrada, com o objetivo de garantir segurança tanto para os cearenses quanto para os turistas que visitarão o estado durante o período carnavalesco.
⏰ Início e duração da operação
Durante coletiva de imprensa, o coordenador da Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol), Harley Filho, explicou os detalhes da operação.
“Essa operação se iniciará às 18h de sexta-feira, dia 13 de fevereiro, e se estenderá até às 6h da manhã do dia 18 de fevereiro, quarta-feira de cinzas. Para essa grande operação foram realizadas várias reuniões presenciais, reuniões de alinhamento entre as Forças de Segurança vinculadas à SSPDS e suas coordenadorias, amparadas pelos apontamentos das nossas inteligências e da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), justamente para posicionar o nosso efetivo e, dessa forma, proporcionar tranquilidade para o folião que vai aproveitar o período carnavalesco”, destacou.
💜 Tenda Lilás reforça proteção às mulheres
Em parceria com a Secretaria das Mulheres (SEM), os municípios de Paracuru (AIS 23), Aracati (AIS 30) e São Benedito (AIS 27), considerados grandes corredores da folia e com alta expectativa de público, contarão com a atuação da Tenda Lilás.
Os espaços funcionarão das 17h às 5h, oferecendo:
- Acolhimento às mulheres;
- Atendimento psicossocial;
- Suporte da Polícia Civil e da Polícia Militar;
- Recebimento de denúncias;
- Distribuição de materiais informativos sobre o combate à violência contra a mulher.
“É interessante nós destacarmos a atuação em conjunto com a Secretaria das Mulheres (SEM). Para esse ano, nós teremos a atuação da Tenda Lilás nos municípios de Paracuru, Aracati e São Benedito. As tendas são grupos multidisciplinares compostos por mulheres para atendimento psicossocial, além de ações da Polícia Civil e da Polícia Militar, além do recebimento de denúncias e entrega de panfletos, passando as orientações gerais no que diz respeito ao combate à violência contra a mulher”, ressaltou o coordenador da Copol/SSPDS.
👮♂️ Efetivo diário total
A operação contará, diariamente, com o seguinte efetivo:
- 7.659 policiais militares;
- 326 policiais civis;
- 739 bombeiros militares;
- 112 servidores da Pefoce;
- 480 profissionais da Ciops;
- 47 da Ciopaer;
- 17 da Coin.
Ao todo, são 9.380 agentes de segurança pública atuando por dia durante o feriado de Carnaval em todo o Ceará.
🔍 Sistema Estadual de Inteligência
Considerando os 17 agentes diários da Coordenadoria de Inteligência (Coin/SSPDS), o efetivo diário do Sistema Estadual de Inteligência e Segurança Pública (Seisp) será de 164 agentes. Nesse total estão incluídos profissionais dos setores de inteligência da Polícia Civil do Ceará (PCCE) e da Polícia Militar do Ceará (PMCE), já contabilizados nos respectivos efetivos.
Por Nágela Cosme
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário