O governador Elmano de Freitas visitou, nesta quinta-feira (12), o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), em Fortaleza. O equipamento, que integra a rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), está promovendo uma campanha de doação de sangue voltada para o período do Carnaval. Com a temática “No ritmo da folia, doar sangue é um ato de alegria”, a iniciativa tem como objetivo reforçar os estoques durante a época de maior demanda.
Durante a visita, o governador realizou doação de sangue e destacou a importância do trabalho desenvolvido pela instituição.
“Hoje é dia de doar sangue. Fui atendido pelo Fernando, que está aqui desde 2008. O Hemoce de Fortaleza atende 500 unidades de saúde em todo Ceará. Toda essa movimentação demonstra o coração solidário do povo cearense. Parabéns ao SUS e aqueles e aquelas que fazem o Hemoce no Ceará”, destacou o governador Elmano de Freitas.
📋 Quem pode doar sangue
Para realizar a doação, o interessado ou interessada precisa atender aos seguintes critérios:
- Estar saudável e bem alimentado;
- Pesar acima de 50 kg;
- Ter entre 16 e 69 anos;
- Apresentar documento oficial com foto;
- Menores de idade devem apresentar termo de consentimento assinado por um responsável.
❤️ Importância da campanha para o sistema de saúde
O secretário executivo de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional da Sesa, Lauro Perdigão, ressaltou que a campanha é fundamental para garantir o atendimento à população.
“A campanha é muito importante porque esse é um período que naturalmente as doações acabam caindo, as pessoas estão viajando, se divertindo. Com a campanha, os estoques podem se manter e assim podemos atender a população a partir das demanda que venham aparecer”, pontuou.
🗺️ Locais de doação em Fortaleza e no interior
Na capital cearense, os interessados podem participar da campanha nos seguintes pontos:
Até sábado (14):
- Unidade da avenida José Bastos, no bairro Rodolfo Teófilo;
- Posto de coleta da Praça das Flores, no bairro Aldeota.
De domingo até terça-feira de Carnaval:
- Ginásio Paulo Sarasate, no bairro Dionísio Torres.
No interior do Estado, as doações podem ser realizadas nos hemocentros regionais de:
- Crato;
- Juazeiro do Norte;
- Iguatu;
- Quixadá;
- Unidade de Doação de Sangue e Atendimento ao Doador de Sobral.
Em 2025, o Hemoce registrou mais de 114 mil doações de sangue, o maior número desde 1990, quando o levantamento passou a ser contabilizado. As doações são essenciais para pacientes em tratamento de câncer e doenças hematológicas, além de pessoas que necessitam de transfusões em cirurgias eletivas e de emergência.
🤝 Apelo à solidariedade
A coordenadora de captação de doadores do Hemoce, Nágela Lima, reforçou o caráter solidário da campanha.
“Essa iniciativa tem como objetivo chamar atenção da população para esse período do Carnaval, um momento que requer um cuidado especial. Quando você doa sangue, você ajuda a salvar a vida de uma família inteira. É um gesto de amor e solidariedade”, disse.
Por Nicolas Uchoa


Nenhum comentário:
Postar um comentário