Artista pinta muro de 150 metros em homenagem ao Cavaleiros do Zodíaco, em Juazeiro do Norte

Em homenagem aos 35 anos da estreia do anime Os Cavaleiros do Zodíaco — originalmente Saint Seiya —, o artista plástico José Ciriaco Saraiva de Oliveira, conhecido como Paulo Duplex, 40, pintou um muro de 150 metros com os personagens. O trabalho, iniciado há cinco meses e concluído na última semana, está exposto no bairro Lagoa Seca, em Juazeiro do Norte. 

Publicada originalmente em formato de mangá, Os Cavaleiros do Zodíaco foi adaptada para TV e estreou no Japão em outubro de 1986. Fã do anime, Paulo Duplex decidiu homenageá-lo porque a história marcou sua infância. “Eu assistia com pai, que já faleceu, na extinta TV Manchete e sempre foi essa nossa conexão. Na época, eram os Cavaleiros e Shurato o nosso lazer no final de tarde”, lembra. 

Para realizar esse sonho de reverenciar CDZ, como também é conhecido o anime, o artista decidiu procurar a pedagoga Gilmara Oliveira. Proprietária de um estabelecimento que presta serviços educacionais no período pós-escolar, ela já havia contratado Paulo para fazer alguns desenhos e a marca de sua empresa. “Tudo dentro da temática da educação”, detalha. 

Foi neste momento que o artista apresentou seu sonho de pintar os personagens do anime japonês. “Ele já tinha batido na porta de muita gente e muitos não quiseram, porque não tem a ver com o contexto nordestino”, conta Gilmara, que confessa que também ficou receosa com a ideia, inicialmente, mas topou ceder seu muro para o trabalho.

Porém, a partir do orçamento, sobretudo pelo preço das tintas, o sonho ganhou um obstáculo. “O preço ficava muito alto e estávamos voltando da pandemia, reabrindo após um ano e meio fechado”, admite a pedagoga. Duplex decidiu, então, buscar patrocinadores. “Recebi muita porta na cara, e de muita empresa grande, que desconfiava que por não ser uma coisa da região, não teria repercussão”, conta o artista. Mesmo com desconfiança, conseguiu o apoio. 

O processo
Antes de colocar no muro, estudou cada personagem e fez o layout que desejava. “Pela questão do empoderamento feminino, representei primeiro Atena e as guerreiras. Depois, os cavaleiros de bronze e os de ouro”, detalha. Ao colocar o esboço na parede, o seu trabalho começou a chamar atenção: “As pessoas que passavam por lá levavam até lanche para mim”.

Com trabalhos paralelos, o artista pintava o muro duas vezes por semana. Nesse ritmo, concluiu em cinco meses. Rapidamente, após as imagens ganharem as redes sociais, veio a repercussão: “As pessoas passam e param para bater foto, porque é muito detalhado. Outro dia vi uma criança se representando. É muito interessante o que essa pintura faz com a memória. É muito bonito e sei o quanto custa um sonho ser materializado”, ressalta Gilmara. 

Em pesquisa, Paulo Duplex não encontrou, até agora, nenhuma pintura em homenagem ao anime com o mesmo tamanho que trabalhou no Brasil. “Encontrei um parecido no México”. Também é a primeira vez que ele mesmo trabalha com um preenchimento deste tamanho, de 150 metros. Antes disso, já havia pintado em muros de até 300 metros, mas apenas letreiros publicitários, “nada artístico, nessa dimensão”, pondera. 

Trajetória 
Do seu pai, José Paulo de Oliveira, além da paixão pelos animes, herdou seu nome, que adaptou para um apelido que ganhou na adolescência por causa de sua altura, o “Duplex”. “Me chamam assim na escola e, por causa do meu pai, todo mundo me conhecia por Paulo ou Paulinho. Então, quando ganhei o Duplex, adotei”, conta. 

“Nascido e criado em Juazeiro do Norte", como ele mesmo se define, a arte entrou na vida de Paulo através do contato com o artista plástico Luiz Karimai, do qual era vizinho. “A primeira vez que vi uma tela, uma pintura, foi dele. Eu brincava muito com seus filhos e, quando estava no ateliê, ficava admirado. Foi quando peguei gosto pelas artes”. 

Aos 14 anos, começou seu primeiro contato com pincel fazendo letreiros publicitários, que por muitos anos se tornaria seu ganha pão. “Com o tempo, fui adquirindo novas técnicas, como a pintura residencial e o grafite”, detalha o artista.

Após se profissionalizar na pintura, decidiu se dedicar a outra paixão: cosmaker, profissional que confecciona cosplays, que são fantasias inspiradas em jogos, filmes, mangás e animes. Além do próprio "Cavaleiros do Zodíaco", já criou armaduras de personagens como Homem de Ferro e Batman. “Já participei de competições de cosplay e tive a sorte de vencer algumas”, conta o artista. 

Esta paixão é compartilhada com sua esposa Maria Aldinete Dantas, que também é cosplayer. Casados há 13 anos, da união vieram os filhos Paulo Henrique, de nove anos, e o caçula Gustavo, de cinco anos. Os dois, e não poderia ser diferente, também são fissurados pelo universo dos animes.

Por Antonio Rodrigues

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

UFCA lança edital de seleção para mestrado em Ciências da Saúde

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Cariri (Famed/UFCA), lançou, nesta segunda-feira, 25 de outubro de 2021, edital de seleção para o Mestrado em Ciências da Saúde da Famed. As inscrições seguem abertas do dia 1º a 20 de novembro de 2021 no Sigaa

Serão ofertadas treze vagas, com o objetivo de promover a formação de recursos humanos oriundos das áreas da saúde e biológicas, numa perspectiva inter/transdisciplinar, qualificados e competentes, capazes de atuar na docência bem como na pesquisa básica e aplicada do binômio saúde/doença do ser humano. 

O Mestrado em Ciências da Saúde tem como área de concentração as Doenças Infecciosas e Parasitárias, com três linhas de pesquisa: “Doenças tropicais e emergentes”, “Bioquímica e farmacologia nas doenças infecciosas” e “Microrganismos oncogênicos”. 

As aulas – que terão início em 2022 – serão presenciais e distribuídas em dias letivos em quaisquer dos turnos, na Famed, campus Barbalha da UFCA. 

Processo seletivo 
O processo seletivo será composto por três etapas, sendo a primeira etapa a prova de língua inglesa de caráter classificatório e eliminatório; a segunda etapa, de caráter eliminatório e classificatório, é composta por prova objetiva; e a terceira fase é a análise do Currículo Lattes (classificatória). 

As provas de inglês e objetiva serão realizadas em fevereiro de 2022, conforme cronograma no edital de seleção. 

Todas as informações da seleção estão descritas no edital, inclusive o programa da prova de conhecimentos e as referências.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Padrasto esconde celular no teto e filma enteada de 12 anos no banheiro, em Porteiras

Um agricultor de 26 anos foi preso nesta segunda-feira (25), em Porteiras, na Região do Cariri, por fazer imagens da enteada, de 12 anos, quando ela tomava banho. Segundo a Polícia Militar, a adolescente tomava banho no fim da tarde quando percebeu o aparelho celular no teto do banheiro.

A jovem comunicou o fato para a mãe, e disse que o objeto pertencia ao padrasto. A mãe esperou o padrasto pegar o celular e flagrou a ação. A mãe e a adolescente foram até a delegacia plantonista localizada no município de Brejo Santo. Foi registrado um boletim de ocorrência.

Após as denúncias, uma equipe da PM foi até o local e encontrou o homem no entorno da residência da família, com duas bolsas com roupas e documentos pessoais. O suspeito e o celular resgatado pela família da adolescente foram encaminhados à Delegacia Regional de Brejo Santo.

Ainda segundo a polícia foi aberto um inquérito policial pelo crime de registro não autorizado da intimidade sexual, com até um ano de reclusão, podendo ter a penalidade aumentada em razão do parentesco com a vítima.

Denúncias
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número (88) 3531-4841, da Delegacia Regional de Brejo Santo.

As informações podem ser feitas ainda para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.

Fonte: g1 CE

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Você está com depressão? Saiba como identificar e pedir ajuda

A depressão tem uma ampla gama de sintomas, desde uma tristeza leve, que de certo modo afeta a vida de muitas pessoas, até o surto psicótico provocado por frustração ou raiva.

A consternação é às vezes uma causa da depressão e pode ser considerada uma depressão situacional. Mas os sintomas, em geral idênticos aos da depressão, normalmente desaparecem em semanas ou meses.

A depressão leve e crônica que não nos impede de agir, mas que rouba a alegria do dia a dia, é chamada de distimia. Enquanto isso, a depressão maior ou clínica é caracterizada por sintomas debilitantes. Pensamentos suicidas indicam um quadro grave.

Esse transtorno ocorre duas vezes mais em mulheres do que em homens, mas é igualmente comum entre meninos e meninas. Descubra mais sobre depressão e conheça seus sintomas e tratamento.

Nem tudo está na mente
A depressão ocorre quando as substâncias químicas responsáveis por regular o humor no cérebro (neurotransmissores) – a serotonina, a dopamina e a noradrenalina – ficam desequilibradas por fatores biológicos ou ambientais. 

Mas ela não é uma doença apenas do cérebro. A maioria das pessoas acometidas apresenta distúrbios corporais, tais como fraqueza muscular e perda de energia. A doença pode vir mascarada como enxaqueca, dor generalizada ou problemas digestivos.

A qualidade do sono normalmente é ruim, e aqueles que sofrem de depressão costumam acordar cedo e ter insônia. A depressão também pode vir a contribuir em condições como fadiga crônica ou fibromialgia.

Quando buscar ajuda
É importante reconhecer que a depressão é uma doença real que precisa de tratamento real: não presuma que as pessoas deprimidas simplesmente precisam superar. 

Às vezes é possível lidar com a depressão falando dos problemas com os familiares ou com os amigos. Se, no entanto, ela persistir e começar a interferir no cotidiano, é hora de procurar um médico. Todas essas sensações podem ser a manifestação física de um desequilíbrio químico no cérebro, e o uso de medicamentos pode ser necessário para restabelecer o equilíbrio. O médico pode indicar ainda a psicoterapia.

Alguns dos sintomas são:

• Retraimento social;
• Perda do interesse ou do prazer em atividades outrora comuns;
• Baixa ou mudanças nos níveis normais de energia;
• Ter pensamentos suicidas.

Relate ao médico sobre mudanças recentes na sua vida que também podem estar contribuindo para a depressão, já que todo plano de tratamento precisa levar esses fatos em consideração. Se a solidão for a raiz do motivo de se sentir para baixo, por exemplo, simplesmente tomar remédio não vai resolver. 

Às vezes a depressão pode estar relacionada a uma condição médica, como Parkinson ou derrame.

A depressão nos idosos 
Muitos acham que a depressão é uma parte natural do envelhecimento. Nem tanto! Embora os mais velhos lidem com muitas mudanças e perdas, a capacidade de enfrentar as coisas, na verdade, aumenta com a idade. Cerca de 3% dos mais velhos sofrem de depressão maior e outros 15% apresentam sintomas de depressão que não atendem aos critérios de depressão maior. 

Muitos médicos ainda não foram treinados para observar a ocorrência em idosos, e, embora os antidepressivos possam ter algum efeito, vários casos ficam sem tratamento. 

A depressão pode acompanhar muitas das doenças médicas crônicas comuns em pessoas mais velhas. A perda de independência por incapacidade ou doença também pode contribuir para a depressão nos idosos, e as sensações de solidão e isolamento podem ser exacerbados à medida que amigos e entes queridos morrem. 

O uso de vários medicamentos é outro fator. Remédios para pressão arterial, hipnóticos e alguns analgésicos e fármacos para artrite podem desencadear depressão.

Doença vascular e depressão
Muitos casos de depressão em idosos estão relacionados a doença vascular, que pode causar derrames e ataque cardíaco. Se a depressão ocorrer pela primeira vez em uma pessoa acima de 50 anos, é muito importante que ela passe por uma bateria de exames, faça uma tomografia para verificar se há mudanças vasculares no cérebro e, em alguns casos, realize um exame detalhado de cognição. Medidas para controlar os fatores de risco devem ser incorporadas ao tratamento.

É depressão ou demência?
Em pessoas mais velhas, a depressão às vezes pode mimetizar a demência e vice-versa. Ambas as doenças compartilham sintomas como perda de memória, perda de interesse pelos hobbies, excesso de sono (ou insônia) e dificuldade de concentração.

A depressão é caracterizada por rápido declínio mental, dificuldade de concentração, além de fala e movimentos mais lentos do que o normal. Pode haver perda de memória de curto prazo, mas o indivíduo tem bastante consciência disso.

Já a demência tende a envolver um declínio mental lento, sentimentos de confusão ou desorientação, problemas óbvios com a escrita, a fala e os movimentos, além daqueles envolvendo a memória de curto prazo e da falta de consciência deles.

Embora as pessoas com histórico de depressão antes dos 60 anos sejam mais propensas a desenvolver a doença de Alzheimer do que aquelas que nunca estiveram deprimidas, essa relação ainda não está clara. Danos aos vasos sanguíneos decorrentes de doenças cardiovasculares também podem predispor à depressão e à doença de Alzheimer e até ser a ligação entre elas. 

Se você ou um ente querido for diagnosticado com demência, é importante descartar primeiro o diagnóstico de depressão.

Como é o tratamento para depressão?
O tratamento para a depressão depende da causa e da gravidade dos sintomas. Cerca de 15% dos casos são consequência de condições médicas subjacentes, como perda auditiva não identificada, diabetes, câncer ou hipotireoidismo. O tratamento destas é fundamental, mas a depressão “secundária” em geral requer o uso de medicamentos. O médico deve sugerir pelo menos um dos itens a seguir.

Antidepressivos
Há mais de 20 drogas disponíveis para tratar a depressão. Algumas delas, por exemplo, podem dar ânimo àqueles que se sentem apáticos, enquanto outras são boas para quem sofre de ansiedade.

Da mesma forma, respostas individuais a uma mesma droga podem variar, então é necessário buscar em conjunto com o médico o melhor tratamento. No entanto, tenha paciência: a recuperação de um episódio grave de depressão pode levar de 6 a 12 meses.

Terapia
Falar sobre os seus problemas, principalmente com um terapeuta, pode ser muito útil. O clínico geral também pode recomendar a terapia cognitivo-comportamental (TCC) com um psicólogo. O objetivo é ajudar você a identificar os padrões de fala negativa e contraproducente para substituí-los por pensamentos e comportamentos positivos.

Exercícios
A prática de exercícios moderados a intensos, aeróbicos ou de força, três vezes por semana, pode ser tão eficaz em adultos mais velhos quanto a terapia-padrão com o uso de medicamentos.

Busque um psicólogo
O psicólogo é especialista em comportamento humano, com ênfase no diagnóstico de doenças mentais e no tratamento de quadros como depressão, ansiedade e transtornos alimentares. Auxilia na mudança de comportamento sem o uso de medicamentos. 

Um psicólogo clínico trabalha especificamente com avaliação e tratamento de problemas de saúde mental. Analisa fatores de personalidade e de desenvolvimento, histórico do paciente e tudo que influencia seu comportamento e maneira de pensar. 

Já os neuropsicólogos clínicos lidam especificamente com diagnóstico e tratamento de pessoas com doenças que afetam o cérebro após um derrame, como transtornos de humor, demência e mudanças cognitivas.

Qualificações
Um psicólogo registrado passa 4 a 5 anos na faculdade e faz estágio supervisionado de formação. Os psicólogos clínicos e os neuropsicólogos ainda podem ter nível de mestrado ou doutorado. Indicação Um clínico geral, um psiquiatra ou um pediatra podem indicar a terapia com um psicólogo. A maioria das consultas é particular, mas alguns planos de saúde cobrem a terapia, e há também a opção de atendimentos gratuitos em postos de saúde ou em faculdades e universidades.

Primeira visita
É comum os psicólogos realizarem uma entrevista minuciosa para saber o histórico de educação, de trabalho, médico, familiar e de relacionamentos.

Acompanhamento
Algumas pessoas precisam apenas de poucas sessões de terapia, enquanto outras frequentam um psicólogo por muitos anos. Para um neuropsicólogo, pode ser necessária apenas uma visita, que pode durar várias horas. Em alguns casos, tanto as sessões de terapia quanto o uso de medicamentos podem ser necessários.

Para obter mais informações, visite o site da Sociedade Brasileira de Psicologia ou acesse o Conselho Federal de Psicologia (CFP) para ver uma lista dos psicólogos cadastrados e quais são os conselhos regionais.

Fonte: Seleções

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Inscrições para o Mestrado Profissional em Biblioteconomia da UFCA estão abertas

O Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (PPGB/UFCA) está com inscrições abertas, até 21 de novembro de 2021, para seleção da turma de 2022 do Mestrado Profissional em Biblioteconomia – Área de Concentração Biblioteconomia na Sociedade Contemporânea. 

Estão sendo ofertadas 20 vagas, divididas em duas linhas de pesquisa: Informação, Cultura e Memória e Produção, Comunicação e Uso da Informação. O curso é gratuito, sem cobrança de mensalidades. As aulas serão totalmente presenciais e distribuídas em dias úteis no horário noturno. 

Os interessados podem ser graduados em Biblioteconomia e áreas afins. Para se inscrever,  é preciso preencher o formulário eletrônico disponível no Sigaa, na aba “Processos seletivos” >> Processos Seletivos – Stricto sensu”, e anexar a documentação relacionada em edital. 

O processo seletivo será composto por três etapas: avaliação do anteprojeto (eliminatória); defesa oral do anteprojeto (eliminatória), que será feita de forma remota via Google Meet; e análise curricular (classificatória).

Mais informações sobre o edital e o cronograma de seleção, acesse o site do PPGB/UFCA.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter 

Em reunião com Air France/KLM, Camilo negocia ampliação de voos diretos para o Ceará

O governador Camilo Santana se reuniu nesta segunda-feira (25), na França, com a diretoria do grupo Air France/KLM para tratar sobre a ampliação dos voos que ligam o Ceará à Europa. Atualmente, três frequências semanais da rota Fortaleza-Paris-Fortaleza já foram retomadas pela companhia, e existe a expectativa do retorno dos voos entre a capital cearense e Amsterdã, na Holanda. O encontro foi realizado na sede da empresa, em Paris, e contou com a participação do vice-presidente do grupo, Zoran Jelkic; do diretor Jean Marc Pouchol e do secretário-chefe da Casa Civil do Estado, Chagas Vieira.

“Esse é um projeto muito importante para o nosso estado, que estimula o turismo, a economia, gerando emprego e renda para os cearenses. Já retomamos três frequências semanais na rota Fortaleza-Paris-Fortaleza, e deverá haver ampliação nessa rota. Essa foi a sinalização do vice-presidente do grupo, Zoran Jelkic. O projeto do Hub Aéreo colocou o Ceará em um outro patamar dentro do Brasil, com o número de voos internacionais partindo do Ceará aumentando em seis vezes, impulsionando a economia do Turismo”, citou Camilo Santana, após a reunião.

Desde 2018 o Ceará tem se consolidado como HUB aéreo no País, com o início das operações dos voos da Air France/KLM para Paris e Amsterdã, além da ampliação da malha aérea nacional com mais frequências da GOL e da Latam. “Nossa meta agora é retomar esse crescimento, abalado com a pandemia, o mais rápido possível. Continuamos firmes na luta para garantir mais desenvolvimento e mais emprego e renda para os cearenses”, afirmou o governador do Ceará, que cumprirá agenda durante a semana na Europa.

Agenda
O governador Camilo Santana participará nesta semana de uma série de reuniões e assinatura de acordos para atração de investimentos ao Ceará. Em Roterdã, na Holanda, será assinado memorando de entendimento com empresa da área de Hidrogênio Verde. Além disso, a comitiva cearense terá encontro com a diretoria do Porto de Roterdã, que é parceiro do Porto do Pecém.

Na Alemanha, em Munique, também será assinado acordo com empresa local para atrair investimentos para o Ceará na área de Hidrogênio Verde. Já em Glasgow, na Escócia, Camilo Santana estará na abertura da COP26, principal conferência climática da Organização das Nações Unidas (ONU), e fará reunião com o grupo Fortescue Metal, gigante australiana que assinou memorando de entendimento recentemente com o Estado.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

AddThis