Grandes festas de réveillon estão proibidas no Ceará, decreta Camilo

O governador Camilo Santana proibiu a realização de grandes festas de Réveillon no Estado do Ceará. O anúncio ocorreu, nesta sexta-feira (26), após reunião do comitê científico que analisa os números da pandemia. 

Camilo explicou que só serão permitidos eventos sociais com capacidade de até 2,5 mil pessoas em locais fechados e 5 mil em ambiente abertos. A previsão é de que a ampliação do público ocorra a partir de 16 de dezembro. A comprovação do esquema vacinal completo também será exigida. 

"Nós estamos acompanhado o aumento de casos de Covid-19 em alguns municípios do Ceará e no mundo, e nos mostramos contra grandes eventos por prudência e por responsabilidade. A única chance de superarmos a pandemia é com a vacina", disse o governador.

Carnaval
Sobre o Carnaval, Camilo afirmou que a recomendação deverá "seguir o mesmo rumo", porém a decisão só será tomada posteriormente.

Posição do governador 
No último domingo (21), Camilo já tinha se manifestado nas redes sociais contra a realização dessas festas e também do Carnaval. O governador explicou na ocasião que eventos festivos com grandes aglomerações necessitam que os participantes comprovem o esquema vacinal completo.

Na segunda-feira (22), o chefe do Executivo estadual detalhou sua posição: “Minha posição individual é contrária a qualquer tipo de festa que não haja controle absoluto em relação ao acesso. Estamos falando de espaços abertos que vão aglutinar 100 mil, 200 mil, 500 mil pessoas”.

Novo decreto
O novo decreto vai permitir que estabelecimentos que ainda mantêm restrições de capacidade, como teatros e academias, ampliem atendimento para 100% desde que exijam o passaporte da vacina. 

Eventos sociais 
Os eventos sociais no Estado estão liberados para ocorrer mediante o comprovante do esquema vacinal completo por pessoas acima de 12 anos. Até o dia 30 de novembro, o público liberado é de 2 mil pessoas em locais abertos e 1,2 mil em locais fechados. 

A terceira fase de liberação da capacidade dos eventos socias, que começa em 16 de dezembro, prevê o aumento de público para 3 mil pessoas em locais abertos e 2 mil em locais fechados. 

Por Nayana Siebra

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Polícia Militar apreende mais de 200 caixas de cigarros contrabandeados no Crato

No início da madrugada desta quarta-feira (24), composições da 3ª Companhia do 2º Batalhão da Polícia Militar do Ceará (PMCE) apreenderam 205 caixas e 154 pacotes de cigarro contrabandeados do Paraguai, no Cariri. A ação ocorreu durante uma abordagem realizada na cidade do Crato.

Durante patrulhamento na localidade de Guaribas, a composição da PMCE se deparou com três veículos em atitude suspeita. Os automóveis aparentemente andavam em comboio, durante o trajeto. Devido à ação suspeita, os PMs deram ordem de parada para realizar a abordagem policial.

Um dos veículos conseguiu se evadir, no entanto, os outros dois foram abordados e durante a busca veicular, toda a carga foi apreendida. Além disso, um carregador portátil e um rádio transmissor também foram apreendidos na ação policial. Os ocupantes não souberam explicar a origem dos cigarros.

Diante dos fatos, os dois motoristas foram conduzidos à Delegacia de Polícia Federal, em Juazeiro do Norte, onde houve a instauração de um procedimento com base no Artigo 334-A do Código Penal Brasileiro (contrabando).

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

UFCA abre concurso para professor; veja áreas, salário e como se inscrever

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) está com inscrições abertas, até o dia 17 de dezembro de 2021, para concurso público que pretende prover duas vagas de professor efetivo nos setores de estudos de Ensino de Química/Química Geral (1 vaga) e Jornalismo Audiovisual (1 vaga).

Com regime de trabalho de 40h/DE, os cargos estão disponíveis para candidatos com doutorado. O salário total chega ao valor de R$ 10.074,18. O aprovado na área de Química atuará no campus Brejo Santo. Já quem passar para a vaga de Jornalismo Audiovisual trabalhará no campus Juazeiro do Norte.

As inscrições serão feitas exclusivamente de forma online, por meio da Plataforma Forms/UFCA (Edital 29/2021 – Formulário de Inscrição). Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail concursos.progep@ufca.edu.br.

Requisitos
Na área de Química, é preciso ter graduação em Licenciatura em Química; e doutorado em Ensino de Química, em Ensino de Ciências, em Educação ou em Ensino de Ciências e Matemática.

Na área de Jornalismo Audiovisual, é preciso ter graduação em Comunicação (em qualquer habilitação), em Jornalismo, em Cinema e Audiovisual, em Cinema, em Audiovisual, em Multimeios, em Mídias Digitais, em Radialismo (Rádio e TV); mestrado em qualquer área; e doutorado em qualquer área.

Provas
O concurso terá as seguintes etapas: prova escrita discursiva (eliminatória e classificatória); prova didática (eliminatória e classificatória); prova prática (eliminatória e classificatória) – para o setor de estudo Jornalismo Audiovisual; Defesa de Projeto (eliminatória e classificatória) – para o setor de estudo Ensino de Química/Química Geral; e prova de avaliação de títulos (classificatória).

As etapas ocorrerão em dia, horário e local descrito no Calendário de Provas, que será publicado no Portal da UFCA em até 60 dias após a divulgação do resultado final das inscrições.

Para mais informações, acesse o Edital 29/2021.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Entidades do Mais Nutrição Cariri são capacitadas pelo Governo do Ceará

O Governo do Ceará, por meio da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), realizou nessa terça (23) e quarta-feira (24) capacitação de boas práticas de manipulação com as 36 entidades de Barbalha, Crato e Juazeiro do Norte contempladas pelo Mais Nutrição da Região do Cariri. No total, foram formadas 72 pessoas, sendo dois representantes de cada instituição.

As instituições receberam orientações da Coordenadoria de Proteção Básica e Célula de Segurança Alimentar e Nutricional da SPS quanto ao procedimento adequado para a produção de alimentos seguros e nutricionais em toda a etapa da cadeia produtiva alimentar.

As entidades recebem do Mais Nutrição Cariri, inaugurado em junho deste ano, a doação de polpas de frutas e mix para preparo de alimentos, além de alimentos “in natura” doados pelos permissionários e produtores rurais da região à iniciativa.

Mais Nutrição
O programa Mais Nutrição já realizou a doação de mais de 2000 toneladas de alimentos através das fábricas do Cariri e de Maracanaú, esta última implantada em junho de 2019. A ação integra o Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama do Estado, Onélia Santana. A iniciativa vem servindo de exemplo de como reduzir o desperdício de alimentos e proporcionar a segurança alimentar de crianças, adolescentes, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade assistidos por instituições cearenses.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Ícone do pop nos anos 80, banda A-ha anuncia show no Brasil em 2022

A banda norueguesa A-ha anunciou nesta segunda-feira (22) a volta ao Brasil para shows em 2022. O grupo se apresenta em seis cidades brasileiras, como parte da turnê Hunting High and Low na América Latina.

Originalmente, as apresentações estavam marcadas para agosto deste ano, mas foram adiadas em decorrência da pandemia de Covid-19. 

"Estamos entusiasmados em poder compartilhar informações atualizadas sobre os shows anteriormente adiados na América do Sul e no México!", diz a publicação da banda nas redes sociais. 

Datas dos shows no Brasil em 2022

• Recife (10 de março),
• Salvador (12 de março),
• Belo Horizonte (16 de março),
• Rio de Janeiro (17 de março),
• São Paulo (19 de março) e
• Curitiba (22 de março).

Os ingressos serão divulgados nesta terça-feira (23). A turnê celebra os 35 anos do histórico álbum de estreia do A-ha, que projetou os músicos para o estrelato mundial em 1985. 

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Saiba como abandonar o vício em refrigerante e veja os danos causados pela ingestão da bebida

Beber grandes quantidades de bebidas açucaradas, assim como bebidas de frutas e chá gelados adoçados é catalisador de ganho de peso, diabetes, osteoporose e muito mais.

Quando os pesquisadores da Escola de Saúde Pública de Harvard examinaram as dietas e a saúde de dezenas de milhares de mulheres, descobriram que aquelas que bebiam pelo menos um refrigerante açucarado por dia corriam risco duas vezes mais alto de diabetes tipo 2 do que as mulheres que bebiam refrigerantes menos de uma vez por mês. O culpado? As calorias extras... e todo aquele açúcar.

Os danos causados por refrigerantes
Ingerir centenas de calorias líquidas a mais por dia parece ser responsável pelo aumento de peso: mulheres que bebiam refrigerantes ganhavam mais de 5 kg em apenas quatro anos. As que saciavam a sede com água, leite e bebidas sem açúcar ganhavam muito menos peso. Em um estudo na Finlândia, pessoas que bebiam mais bebidas açucaradas corriam risco 68% maior de diabetes tipo 2.

Imagine os refrigerantes como doces líquidos – uma furtiva fonte de calorias que satisfaz pouco, mas garante quilos extras. Em outro estudo, os pesquisadores descobriram que o fato de os voluntários beberem três latas de refrigerante por dia – totalizando 450 calorias – não tinha impacto no quanto comiam durante as refeições, ao passo que, quando beliscaram jujubas, eles automaticamente comeram menos ao longo do dia.

Os refrigerantes enfraquecem os ossos, porque, com o consumo de muita bebida doce, a probabilidade de beber leite, rico em cálcio e que protege os ossos, é menor. Além disso, o ácido fosfórico das bebidas carbonatadas, em especial as de sabor cola, é particularmente prejudicial à saúde óssea. Em um estudo, mulheres que consumiam mais de três bebidas de sabor cola ao dia tinham densidade mineral óssea 4% menor no quadril. Os especialistas sugerem que o ácido fosfórico presente nestas bebidas interfere na formação dos ossos do corpo, mesmo que você consuma bastante cálcio.

Como abandonar o refrigerante
Reduzir os refrigerantes resulta em menor risco de diabetes, doença cardíaca e AVC. Cortar as 150 calorias de cada refrigerante ajuda a perder ou manter o peso. E, uma vez que essas bebidas podem desgastar a superfície dos dentes, o esmalte dos dentes vai ficar mais forte.

Você pode reparar o dano e eliminar o hábito de beber refrigerantes, porém é mais difícil do que possa imaginar. Nós programamos nosso paladar para desejar doce, então desabituar do açúcar pode ser difícil. Como um hábito, é preciso persistência para eliminá-lo de vez. Veja abaixo algumas dicas que irão ajudá-lo a acabar com o vício em refrigerante:

1. Sacie a sede com água e não com bebidas industrializadas
Considere refrigerantes e sucos de frutas açucarados como lanches. Para matar a sede, beba água.

2. Leve água com você
Comece o dia com um copo grande de água gelada e encha o copo novamente várias vezes ao longo do dia. Você descobrirá que essa é uma forma muito efetiva de reduzir o consumo de bebidas açucaradas.

3. Pense no consumo diário de líquidos
Depois da água, bebidas que são boas para a saúde incluem café, chá, leite, sucos de frutas naturais sem açúcar e mesmo vinho. Distribua essas bebidas ao longo do dia e diminuirá o desejo por refrigerantes.

4. Descubra o chá gelado
Faça seu próprio chá gelado de frutas ou ervas: coloque quatro saquinhos de chá em um litro de água filtrada e deixe gelar durante a noite. Acrescente um toque especial com gotas de suco de limão e beba à vontade, como uma alternativa à água.

5. Use as versões diet dos refrigerantes e sucos açucarados
Bebidas diet são uma forma de eliminar o desejo por refrigerantes, mas devem ser uma solução temporária. Há evidências de que beber mais de uma lata ao dia aumenta o risco de síndrome metabólica, uma condição pré-diabética que também ameaça o coração.

6. Adoce seu leite
Beba uma xícara de chocolate todo dia: adicione uma colher (sopa) de cacau puro e uma colher (chá) de açúcar ao leite desnatado, aqueça e se delicie. Uma colher (chá) de açúcar representa uma pequena fração do que a maioria dos refrigerantes contém.

7. Crie uma regra: só água em restaurante
Economize calorias – e dinheiro – não pedindo refrigerante em restaurantes. Isso vale ainda mais para os de fast-food: peça uma garrafa de água.

8. Evite principalmente os de sabor cola
Colas que contêm cafeína foram mais associadas à densidade mineral óssea reduzida do que as versões descafeinadas. Uma alternativa: chá gelado caseiro feito com chá-preto para uma pequena dose de cafeína.

Fonte: Seleções

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Prazo para vacinação do rebanho contra Febre Aftosa se encerra dia 30 de novembro

Os criadores cearenses devem ficar atentos ao prazo de encerramento da segunda etapa de Vacinação contra Febre Aftosa 2021, que acontece no próximo dia 30. Nesta etapa, apenas os bovinos e bubalinos de até 24 meses devem ser vacinados. A Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), vinculada da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), responsável pela Campanha, também reforça que a declaração da vacinação junto à Agência se encerra no dia 15 de dezembro.

A declaração pode ser feita acessando o site da Agência (www.adagri.ce.gov.br) ou no Portal do Produtor, sem a necessidade de deslocamento até o órgão. “Não havendo essa possibilidade, o criador deve se dirigir a um Núcleo Local da Adagri ou a um dos escritórios parceiros em seu município”, explica o Diretor de Inspeção e Fiscalização da Adagri, Amorim Sobreira. “Os escritórios da Agência estão funcionando normalmente, das 08 horas às 17 horas, para atender quem não puder declarar a vacinação por meio eletrônico”, completa o Diretor.

São parceiros da Campanha a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC/Senar), Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece) e Secretarias de Agricultura municipais.

O coordenador do Programa de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa da Adagri, Joaquim Barros, também reforça a necessidade da vacinação dentro do prazo estabelecido, para evitar que o criador fique inadimplente junto à Agência e também seja multado. “Pedimos a atenção do criador em não deixar para vacinar na última hora. A Adagri está fazendo sua parte, para que em breve não seja mais necessário a vacinação. E vocês também precisam fazer a parte de vocês, que é vacinar e declarar essa vacinação”, completa.

A Adagri vem trabalhando para que o Ceará alcance junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o status de Livre de Febre Aftosa sem Vacinação. Para isso é necessário que nas próximas campanhas o rebanho cearense seja vacinado acima de 90% por município. “Faço aqui um apelo a todos os produtores do Ceará que vacinem seu rebanho contra a Febre Aftosa. Esse status é um importante ganho para os nossos produtores que vão poder comercializar em todo o território brasileiro. Isso aquece a economia do nosso Estado. Não deixem para a última hora”, destaca a presidente da Adagri, Vilma Freire.

Para mais esclarecimentos, acesse o site da Adagri (www.adagri.ce.gov.br) ou entre em contato através do telefone: (85) 3108-2747.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Brasil deve ter pior resultado de economias emergentes em 2022, diz levantamento

A economia brasileira deve se ver em posição nada invejável em 2022, pois terá o pior desempenho entre 12 grandes países emergentes, segundo compilação do jornal O Estado de S. Paulo e do Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) com dados do FMI (Fundo Monetário Internacional) e de cinco grandes consultorias e bancos. As expectativas de Bradesco, Goldman Sachs, Capital Economics, Fitch e Nomura vão de 0,8% a 1,9%.

Já o FMI vê avanço de 1,5%, contra média de 5,1% do mundo emergente.

Entre as nações analisadas, os piores desempenhos, após o brasileiro, são de África do Sul (2,2%) e Chile (2,5%).

Essas perspectivas, porém, podem ser consideradas até otimistas, pois a média das expectativas dos economistas do relatório Focus, do Banco Central, está em 0,93% para o PIB. E já há bancos, como o Itaú, prevendo até retração de 0,5% no ano que vem.

Economista para emergentes da consultoria britânica Capital Economics, William Jackson diz que essas nações sofreram com a pandemia e a alta de inflação e juros. "Mas, no Brasil, tudo isso parece um pouco mais extremo", afirma.

Jackson cita a exposição da economia brasileira ao consumo chinês e problemas estruturais sérios, como a fragilidade das contas públicas nacionais.

Juros
Enquanto o Brasil só faz subir a taxa Selic, na Ásia emergente, por exemplo, os bancos centrais têm conseguido segurar o ritmo de elevação nos juros por terem sentido menor impacto da inflação.

Para a coordenadora do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos do Bradesco, Fabiana D'Atri, há frustração com as reformas e o eventual "furo" do teto de gastos. "O Brasil, relativamente, parece ter recuperação mais modesta", diz, destacando ao menos um ponto positivo: "Temos recuperação importante no mercado de trabalho." 

*Com informações do jornal O Estado de S. Paulo

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Instituto Cultural do Cariri lança livro “Liberdade entre Muros”, em Crato

O Instituto Cultural do Cariri promove nesta sexta-feira (26) o lançamento do livro “Liberdade entre Muros”. A publicação é resultante da premiação no Edital de Fomento à Cultura e Arte Cratense da Secretaria de Cultura do Crato, um livro de memórias, cuja autoria é dividida entre escritoras do Instituto Cultural do Cariri (ICC), educadoras e as mulheres privadas de liberdade da Cadeia Pública Feminina do município do Crato.

A ideia deste livro surgiu da junção de dois conceitos: Literatura e Cidadania, protagonizadas por mulheres. De um lado do muro, estão as escritoras privadas de liberdade; do outro, as que moram pelo Cariri afora, cada uma com sua narrativa, unidas pela literatura. 


Segundo a organizadora do livro, a escritora e membro do ICC, Fabiana Gomes Vieira, poder contribuir com esta antologia é motivo de honra e gratidão por estar com este grupo de mulheres tão especiais. “Gratidão por partilhar narrativas literárias, com temáticas comuns ao cotidiano feminino, que se efetivam em elementos de crescimento da autoestima e do enriquecimento pessoal, pela leitura reflexiva da nossa própria prática individual e da experiência coletiva”, afirma.

As histórias reunidas buscam refletir sobre a necessidade de enfrentamento sobre as relações de poder e domínio, historicamente constituídas, pelos homens sobre as mulheres. Na noite de lançamento do livro a apresentação ficará a cargo do juiz de diretor, escritor e membro do ICC Dr José Flávio Bezerra de Morais, que é licenciado em letras, com especialização em literatura brasileira.

Serviço: 
Lançamento do livro “Liberdade entre Muros”
Quando: 26 de novembro de 2021
Que horas: 19h
Onde: Instituto Cultural do Cariri - Av. Maildes de Siqueira, S/N - Em frente ao Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti, em Crato

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Ceará Credi: Governo do Ceará fará parcerias com prefeituras para expandir atendimento

O Governo do Ceará, por meio da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), quer firmar parcerias com as prefeituras municipais cearenses com o objetivo de expandir a capacidade de atendimento à população do Programa de Microcrédito Produtivo (Ceará Credi). Até o fim do mês de novembro um edital deve ser lançado.

Um encontro virtual realizado pela Agência na manhã dessa quinta-feira (18) contou com a presença de mais de 15 prefeituras, que juntas discutiram as possibilidades de parcerias. A reunião contou com explanação do programa e os representantes da Adece responderam questões e ouviram sugestões das prefeituras participantes.

“O foco nas ações dos nossos municípios é prioritário. O Ceará Credi é outro mecanismo dentro dessa política, que é de desenvolvimento por meio da interiorização. Gostaríamos de trabalhar em conjunto com as prefeituras para tornar nosso microcrédito uma política pública eficiente. Somos um estado com características bem peculiares, com uma parcela significativa de pequenos e micro empreendedores”, afirmou o presidente da Adece, Francisco Rabelo.

Modelo de parceria
Conforme a diretora de Economia Popular e Solidária da Adece, Silvana Parente, a parceria não envolverá repasse de recursos, mas será formalizada por meio de um termo de cooperação para uma maior estruturação do programa. “A proposta para as prefeituras é que elas disponibilizem uma sala equipada e ao menos um agente administrativo remunerado e capacitado para atender em conjunto com o agente de crédito. Com isso, vamos acelerar bastante o programa e aumentar a presença local em todos os municípios”, explica.

A gestão do programa no município com estrutura técnica e metodológica, bem como apoio técnico na seleção e capacitação dos agentes ficarão sob responsabilidade da Adece. A disponibilização de recursos financeiros para atender as demandas de microcrédito do município, obedecendo as normas operacionais vigentes do Programa, está entre outras atribuições da Agência.

Crédito orientado
O programa Ceará Credi, lançado em abril deste ano pelo Governo do Ceará, é operacionalizado pela Adece e visa conceder crédito e capacitação para microempreendedores, contribuindo para a criação e o fortalecimento dos pequenos negócios cearenses, gerando mais emprego e renda. Os empréstimos vão de R$ 500,00 a R$ 5 mil.

Um total de 112 agentes de crédito distribuídos em 56 postos já atuam no programa que é inédito no país. O programa já conta com 11.500 pessoas atendidas em quatro meses de operação.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

22 de novembro

1943 - O Líbano obtém a independência em relação à França.
1963 - O presidente norte-americano John F. Kennedy (foto) é assassinado em Dallas, no Texas.
1975 - Juan Carlos é coroado Rei da Espanha.

Nasceram neste dia…
1869 - André Gide, escritor francês (m. 1951).
1890 - Charles de Gaulle, estadista francês (m. 1970).
1937 - Leon Hirszman, cineasta brasileiro (m. 1987).

Morreram neste dia…
1944 - Arthur Stanley Eddington, astrofísico britânico (n. 1882).
1963 - Aldous Huxley, escritor britânico (n. 1894).
1963 - C.S.Lewis, escritor britânico (n. 1898).
1981 - Hans Krebs, médico bioquímico alemão (n. 1900).

Fonte: Wikipédia

AddThis