Ceará aumenta oferta de ensino médio em tempo integral na rede estadual

“Tenho muito orgulho da cultura de ensino em tempo integral que estamos construindo no Ceará. Nosso sonho é que isso aconteça da creche até o final do Ensino Médio. Queremos ser uma rede de educação de referência para o mundo”. A afirmação foi dada pelo governador Elmano de Freitas, ao anunciar que a rede pública estadual terá, em 2023, mais 80 Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTIs). Isso representa mais de 70% da rede escolar funcionando em jornada ampliada no novo ano letivo. O anúncio aconteceu na manhã desta quinta-feira (26), no Palácio da Abolição, em Fortaleza.

A ampliação contempla 66 municípios, dos quais 27 recebem este tipo de unidade escolar pela primeira vez. Com isso, o Ceará tem agora 472 unidades escolares de jornada ampliada, sendo 131 Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs) e 341 EEMTIs, contemplando mais de 140 mil estudantes em 165 municípios. Desde de 2016, esse é o anúncio com o maior número de escolas em tempo integral feito pelo Estado.

Assim, sete em cada dez escolas de Ensino Médio passam a ofertar o ensino médio em tempo integral no período letivo de 2023, que começa na próxima segunda-feira (30). Para essa expansão em 2023, o Governo do Ceará investe R$ 300 milhões. O recurso é aplicado na ampliação, adaptação e aquisição de novos equipamentos, contas públicas, além da alimentação escolar, custos com salários de professores e contratação de terceirizados. As estruturas passarão por processos de adequação essenciais para a conversão ao modelo de ensino, como a climatização das salas de aula e as reformas de vestiários e refeitórios.

O governador destacou a evolução histórica do compromisso e o investimento que fez o Ceará ser referência nacional em educação, tendo hoje as melhores escolas públicas do Brasil. “O meu avô nunca entrou numa escola. Não é porque ele não queria, é porque ela não existia. O meu pai só entrou para estudar até o quarto (ano) primário. No Ceará, nós fomos, passo a passo, para garantir, primeiro, o acesso à educação. Depois do acesso, buscamos garantir a valorização dos professores. Eu sou filho de professora. Hoje, ainda temos desafios, como construir Centros de Educação Infantil para todos os cearenses”, pontuou.

O Governo do Ceará atua para garantir a universalização deste modelo de ensino na rede pública até 2026. Essa política educacional prioritária é desenvolvida pela Secretaria da Educação (Seduc), por meio do Ceará Educa Mais. O programa é constituído de 25 ações destinadas à contínua melhoria da qualidade da educação.

Só as EEMTIs abrangem 157 municípios, beneficiando cerca de 82,5 mil alunos. Em Fortaleza, são 68 escolas com esta modalidade de ensino. A maioria está localizada em municípios com maiores índices populacionais. A distribuição considera as áreas mais vulneráveis.

Nestas escolas, a oferta do tempo integral começa a partir da 1ª série do Ensino Médio e a expansão ocorre gradualmente para as próximas séries. Cada unidade oferta uma jornada de sete a nove horas, garantindo até três refeições diárias.

As EEMTIs contam com currículo composto de formação geral básica e itinerários formativos, que compreendem disciplinas eletivas e projeto de vida. Já as escolas profissionais ofertam o Ensino Médio integrado a cursos técnicos.

A ampliação da jornada escolar converge com o papel de todos os envolvidos no processo educativo: família, professores, funcionários e comunidade. Esse modelo aumenta o tempo escolar e amplia as oportunidades de aprendizagem que favorecem o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais, além do protagonismo estudantil por meio de escolhas de componentes curriculares eletivos.

Ainda segundo o governador Elmano de Freitas, além de ampliar a jornada e fortalecer a escola como espaço de cidadania e protagonismo, ações devem ser desenvolvidas para a aprendizagem e qualificação profissional da juventude em ciência e tecnologia, bem como assegurar a permanência dos estudantes no Ensino Médio.

Cooperação com os municípios
Além do Ensino Médio, o Governo do Ceará também apoia a universalização do tempo integral nas escolas de Ensino Fundamental das redes municipais cearenses. Com o Paic Integral, que expandiu as ações do Programa de Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic), são adotadas estratégicas para fortalecer o regime de colaboração por meio do fornecimento de apoio técnico, pedagógico e financeiro às redes municipais, a fim de possibilitar a implementação da política de tempo integral em todo o estado até 2026.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Conheça os seis hábitos que irão ajudar sua memória

Um novo estudo identificou seis hábitos que estão associados a um menor risco de demência e um declínio de memória mais devagar. A pesquisa foi feita com 29 mil adultos durante 10 anos, e as atitudes vão desde comer alimentos variados até jogar baralho regularmente. A novidade foi publicada nesta última quarta-feira (25) pela BMJ.

Não é novidade para os pesquisadores que demência e perda de memória estão associadas ao isolamento social e também a obesidade, porém este novo estudo adiciona evidências substanciais a um corpo global de pesquisa que sugere que um estilo de vida saudável pode ajudar o cérebro a envelhecer melhor, segundo o The Washington Post.

As novidades não param por aí, ele também sugere que um vida repleta de exercícios físicos e alimentação balanceada tem efeitos benéficos para pessoas que possuem genética favorável ao declínio da memória. Isto é uma descoberta “muito promissora” para os milhões de indivíduos em todo o mundo que carregam o gene APOE4, um importante fator de risco para a doença de Alzheimer, segundo Eef Hogervorst, presidente de psicologia biológica na Universidade de Loughborough, que não esteve envolvido no estudo.

Naturalmente perdemos a memória ao envelhecer, porém algumas pessoas desenvolvem a demência, que é um termo abrangente já que inclui o Alzheimer, além de também descrever uma deterioração da função cognitiva que vai além dos efeitos normais do envelhecimento. 

A perda de memória não é menos prejudicial por ser gradual, e o declínio da memória relacionado à idade pode, em alguns casos, ser um sintoma precoce de demência. Mas a boa notícia, segundo os pesquisadores, é que “pode ser revertido ou tornar-se estável, em vez de progredir para um estado patológico”.

O estudo foi feito na China entre os anos de 2009 a 2019, com idosos acima de 60 anos, os quais tiveram acompanhamento sob seu progresso ou declínio em relação a sua consciência e os seus hábitos. No início, os pesquisadores realizaram testes de memória de linha de base, são testes muitos parecidos com aqueles para o gene APOE, além de entrevistas sobre o seu cotidiano. Os participantes foram classificados em um dos três grupos: favorável, médio e desfavorável, com base em seu estilo de vida.

Os 6 hábitos

1. Exercício físico: é recomendado fazer pelo menos 150 minutos de atividade moderada ou 75 minutos de atividade vigorosa por semana.
2. Dieta: comer quantidades diárias adequadas de pelo menos sete dos 12 itens alimentares, como frutas, legumes, peixe, carne, laticínios, sal, óleo, ovos, cereais, legumes, nozes e chá.
3. Álcool: as pessoas que são favoráveis ou médias nunca beberam ou beberam ocasionalmente.
4. Tabagismo: elas também nunca fumaram ou são ex-fumantes.
5. Atividade cognitiva: é importante exercitar o cérebro pelo menos duas vezes por semana, boas opções são ler e jogar cartas ou mahjong (jogo chinês parecido com jogo da memória). 
6. Contato social: envolver-se com outras pessoas pelo menos duas vezes por semana, participando de reuniões da comunidade ou visitando amigos ou parentes, por exemplo.

Ao longo do estudo, os pesquisadores descobriram que as pessoas no grupo favorável possuíam de quatro a seis fatores saudáveis, no grupo médio realizam de dois a três hábitos tiveram uma taxa mais lenta de declínio da memória ao longo do tempo do que pessoas com estilos de vida desfavoráveis​.

“Esses resultados fornecem uma perspectiva otimista, pois sugerem que, embora o risco genético não seja modificável, uma combinação de fatores de estilo de vida mais saudáveis ​​está associada a uma taxa mais lenta de declínio da memória, independentemente do risco genético”, escreveram os autores do estudo.

Contudo, eles reconhecem as várias limitações, incluindo que os relatos dos próprios participantes sobre comportamentos de saúde podem não ser totalmente precisos e que as pessoas que participaram do estudo eram mais propensas a levar uma vida saudável.

Fonte: Olhar Digital
 
Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Vacinação da Covid com doses bivalentes da Pfizer começa com idosos; veja quando

O Ministério da Saúde pretende começar a aplicar as doses de reforço com a vacina bivalente para imunização contra a Covid-19 a partir do dia 27 de fevereiro. Essas vacinas aumentam a imunidade contra o vírus da cepa original, bem como da variante ômicron. O anúncio foi feito hoje (26) durante a primeira reunião ordinária da Comissão Intergestores Tripartite, na Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

Quem precisa tomar a vacina bivalente para Covid?
O cronograma inicial previsto pelo Ministério da Saúde tem a seguinte ordem:

Primeira fase: a campanha terá foco em pessoas com idade acima de 70 anos, imunocomprometidos e moradores de comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.
Segunda fase (data ainda a ser definida): a campanha será voltada a pessoas com idade entre 60 e 69 anos;
Terceira fase: gestantes e puérperas;
Quarta fase: profissionais de saúde.

Estoques
Segundo o diretor do Departamento de Imunização e Doenças Imunopreveníveis, Éder Gatti, o estoque de vacinas bivalente, para iniciar a estratégia de vacina de reforço, estava muito baixo, impedindo articulação e estruturação de uma política publica para a vacinação de nossa população.

Ele descreveu a situação dos estoques de vacinas do ministério, tanto para o tratamento da Covid-19 como de outras doenças. Segundo ele, a situação deixada pelo governo anterior representa “risco real” de desabastecimento de alguns imunizantes. “Por estarem vencidas, mais de 370 mil doses da vacina AstraZeneca foram incineradas em dezembro passado. Encontramos estoque zerado de vacinas Pfizer Baby pediátrica e CoronaVac, o que impede a vacinação de nossas crianças"

A ministra Nísia Trindade disse, em uma das pausas da reunião, que a “primeira providência” da pasta é a de recompor estoques “para podermos planejar as ações”. Ela acrescentou que o calendário de multivacinação infantil está sendo trabalhado e em breve será divulgado.

Vacinas contra a ômicron apresentam proteção contra cepas mais novas da Covid-19
No cenário internacional, estudos conduzidos nos Estados Unidos mostraram que as vacinas contra a Covid-19 atualizadas para combater a variante ômicron também apresentam boa proteção contra as mais recentes subvariantes descobertas.

Apesar de ser mais transmissível, o estudo do CDC indica que os reforços contra a ômicron fornecem quase tanta proteção contra a subvariante XBB do que contra as subvariantes BA.5, BQ.1 e BQ.1.1.

Segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), ao analisar dados de pessoas que tiveram Covid-19 durante o auge da transmissão das subvariantes XBB e XBB 1.5 nos EUA, as vacinas tiveram eficácia entre 38% a 50%.

Em pessoas entre 18 a 49 anos, a vacina contra a ômicron reduziu o risco de doença leve provocado pela subvariantes XBB em cerca de 48% dos pacientes. Já entre a população de 50 a 64 anos, a proteção foi de 38%, e para os pacientes acima de 65 anos, a eficácia da vacina foi de 42%.

“As descobertas deste estudo sugerem que as doses de reforço continuam a fornecer proteção adicional contra infecções sintomáticas por pelo menos os primeiros 3 meses após a vacinação em pessoas que receberam anteriormente 2, 3 ou 4 doses de vacina contra a Covid-19”, explica o CDC em relatório.

Fonte: Valor Investe (Com informações da Agência Brasil)

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

WhatsApp libera criação de Comunidades no Brasil; saiba como funciona

O WhatsApp decidiu lançar no Brasil o recurso Comunidades, que permitirá criar grupos temáticos e enviar mensagens para até 5 mil pessoas. Anunciado nesta quinta (26), o recurso chega menos de três semanas após a invasão golpista de Brasília — ele já havia sido adiado durante o período das eleições presidenciais de 2022.

Lançada globalmente em novembro do ano passado, a ferramenta pode potencializar a pulverização de mensagens em massa, principal forma de organização dos ataques aos prédios dos Três Poderes. As mensagens planejando a invasão foram disparadas dias antes do ocorrido em diferentes plataformas, incluindo Telegram e WhatsApp.

As comunidades farão parte de uma nova aba no aplicativo — representada por um emoji de pessoas — e a ideia é que seja um agregador de grupos por assunto. Assim, cada comunidade vai poder contar com até 50 grupos diferentes ou um limite máximo de 5 mil pessoas. A empresa acredita que o recurso é uma forma de reunir espaços de serviços para seus usuários, como organizações de condomínios, escolas e ONGs, por exemplo.

Atualmente, cada grupo no WhatsApp comporta 256 pessoas — no resto do mundo, o WhatsApp dobrou a capacidade de cada grupo para 512 participantes. Para conteúdos enviados em grupos, a plataforma estipulou que cada mensagem pode ser repassada para apenas um outro grupo por vez. Para contatos individuais, esse limite de compartilhamento é de até três pessoas.

Para cada comunidade criada, há um grupo de avisos em que apenas os administradores podem publicar. Esse “quadro de avisos” fica visível para todas as pessoas que fazem parte da comunidade — ou seja, uma mensagem pode atingir até 5 mil pessoas. Cada grupo, porém, pode fazer parte de apenas uma comunidade.

Para essas mensagens, o WhatsApp vai manter a criptografia de ponta a ponta, tecnologia que permite que apenas o emissor e o receptor da mensagem tenham acesso ao conteúdo. Em todo o ambiente da comunidade, as mensagens não passarão por nenhum tipo de moderação — o mensageiro só tem acesso a informações que não são privadas, como nome e foto de perfil, e descrição do espaço, dados usados nas decisões de banir ou bloquear grupos no app.

Ainda não é possível saber quantos administradores serão admitidos em cada comunidade, mas eles serão responsáveis por moderar os grupos e adicioná-los à aba. Além disso, os administradores poderão excluir mensagens, excluir contatos e bloquear solicitações — atividades semelhantes que “líderes” de grupos já podem fazer.

“Estamos criando novas ferramentas para administradores gerenciarem conversas entre seus grupos privados. Eles podem escolher quais grupos farão parte de sua Comunidade, formando novos grupos ou vinculando grupos pré-existentes. Forneceremos aos administradores recursos sobre a melhor forma de usar esses novos recursos”, afirmou a empresa em comunicado.

Em cada comunidade também será possível ver todos os grupos dos quais os usuários participam. Caso o contato não esteja adicionado a um dos grupos listados, o mesmo não deve aparecer na tela principal da ferramenta. A empresa afirmou que o recurso vai ser liberado para os usuários gradativamente.

Pós-eleições
Os acontecimentos de 8 de janeiro não fizeram a Meta, holding de Facebook, Instagram e WhatsApp, mudar os planos de implementação da ferramenta no Brasil — ela já está ativa em outros países. O Estadão apurou que a companhia não considera que a ferramenta possa turbinar grupos de organizações antidemocráticas. Quanto à possibilidade de comunidades com objetivos golpistas, pornográficos ou com qualquer outro tipo de violação de direitos humanos, a empresa deve continuar agindo dentro das políticas de uso já estabelecidas para os grupos no app e analisando casos repassados pelo Ministério Público.

Após 8 de janeiro, as plataformas digitais, incluindo os serviços da Meta, foram acusadas de lentidão na remoção de conteúdo golpista antes e depois da invasão. Quando foi anunciada, em abril do ano passado, a ferramenta de comunidades gerou debate entre autoridades e especialistas, preocupados com a disseminação de desinformação, principalmente antidemocrática, na plataforma.

Na ocasião do lançamento global, o WhatsApp afirmou que só disponibilizaria o recurso no País depois das eleições presidenciais do ano passado. A medida foi informada pela empresa em meio a uma série de conversas com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em meados de 2022, quando outras empresas de tecnologia também estavam em contato com o órgão para discutir a viralização de conteúdos falsos.

Posteriormente, o WhatsApp afirmou que as mudanças ocorreriam apenas em 2023 — a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal também externou a recomendação para que a ferramenta fosse lançada apenas neste ano.

Fonte: Estadão

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Primeiros casos de gonorreia resistente a antibióticos são registrados

Recentemente, o Departamento de Saúde Pública (DPH) dos Estados Unidos anunciou que no estado de Massachusetts, foram detectados dois casos de uma nova cepa da bactéria causadora da gonorreia. Até o momento, não foi identificada nenhuma conexão direta entre os dois individos e os casos foram curados com sucesso pelo uso da ceftriaxona, um antibiótico recomendado para tratar o problema.

O anúncio foi acompanhado de um alerta pelo DPH aos laboratórios e agentes de saúde para que aumentem as políticas de conscientização sobre infecção. Além disso, foi recomendado o aumento na testagem de indivíduos sintomáticos e nas doses de ceftriaxona no tratamento de pacientes.

Segundo o site Healthline, esse problema pode ser se agravado devido ao aumento da atividade sexual durante a pandemia e a redução nos exames de saúde de rotina. No Brasil, a gonorreia é considerada uma das infecções sexualmente transmissíveis com maior incidência. De acordo com dados de 2021 do Ministério da Saúde, cerca de 500 mil novos casos são diagnosticados anualmente no país. 

Um problema coletivo
Segundo a agente de saúde Margret Cooke, apesar de já termos conhecimento de ocorrências semelhantes na Europa e na Ásia, a descoberta dessa cepa é um sério problema coletivo. 

Ainda acrescenta um apelo: “Pedimos a todas as pessoas sexualmente ativas que sejam regularmente testadas para ISTs e considerem a redução do número de parceiros sexuais e o aumento do uso de preservativos". Diante desse caso, é importante reforçar que o sexo seguro deve ir muito além da gravidez. 

Outro ponto muito falado sobre as ISTs é que, muitas vezes, elas agem de forma silenciosa e podem se tornar ainda mais perigosas. Entenda melhor sobre sintomas, prevenção e tratamentos para ISTs. 

Quais são os sintomas da gonorreia?
Em geral, nos homens os sintomas de gonorreia são mais aparentes, como pus e ardência ao urinar. De acordo com o ginecologista Regis Kreitchmann, vice-presidente da Comissão Nacional Especializada em Doenças Infecto-Contagiosas da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), essa IST se manifesta de formas diferentes em homens e mulheres.

Ele explica que, quando os sintomas aparecem para mulheres, tendem a envolver secreção vaginal e dor ao ter relações sexuais e fazer xixi. Em casos raros, também apresentam sangramento fora do período menstrual.

Fonte: Seleções

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

INSS faz mudança importante na prova de vida e segurados precisam ficar atentos

Procedimento essencial que garante o pagamento de aposentadorias e pensões, a prova de vida deixará de ser feita pelo segurado. De agora em diante, caberá ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) fazer a comprovação por meio de cruzamento de dados.

A determinação consta de portaria assinada hoje (24) pelo ministro da Previdência, Carlos Lupi, durante evento que comemorou os 100 anos da Previdência Social.

Com a medida, o INSS terá dez meses, a partir da data de aniversário do beneficiário, para comprovar que o titular está vivo. Se o órgão não conseguir fazer a comprovação nesse período, o segurado ganhará mais dois meses para provar que está vivo. Nesse caso, o beneficiário será notificado pelo aplicativo Meu INSS, por telefone pela Central 135 e pelos bancos para identificar-se e informar o governo.

Segundo o ministro, o novo sistema é mais justo com os segurados porque evita o sacrifício de idosos com dificuldades físicas. “Por que o cidadão tem que provar que está vivo, e não o INSS? Muitos não têm condições físicas ou quem os leve a um posto ou banco para provar a sua vida”, questionou.

Apesar de deixar de ser obrigatória para o beneficiário, a não ser após o cruzamento de dados não revelar nada, a prova de vida pode continuar a ser feita pelo segurado. Basta ele seguir os procedimentos tradicionais, indo a uma agência bancária ou se manifestando no aplicativo Meu INSS.

O Ministério da Previdência divulgou estatísticas sobre a prova de vida. Neste ano, o órgão deverá comprovar a situação de cerca de 17 milhões de benefícios, entre aposentadorias, pensão por morte e benefícios por incapacidade.

Fonte: Agência Brasil

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Inscrições para processo seletivo extra das Fatecs encerram hoje (26)

Terminam no dia 26 de janeiro as inscrições para o processo seletivo extra das Faculdades de Tecnologia Centec (Fatecs). A seleção é realizada em diferentes modalidades para o ingresso de novos alunos em cinco cursos superiores. Todos os cursos são gratuitos e as aulas são realizadas na modalidade presencial.

Na Fatec Cariri, localizada em Juazeiro do Norte, a seleção ocorre para os Cursos Superiores de Tecnologia em Alimentos, em Irrigação e Drenagem, em Saneamento Ambiental e em Manutenção Industrial.

Na Fatec Sertão Central, que fica em Quixeramobim, há vagas para os Cursos Superiores de Tecnologia em Alimentos e em Gestão do Agronegócio.

Esta edição do processo seletivo contempla quatro formas de ingresso:

nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): serão consideradas as edições entre 2018 e 2022 e a nota apresentada deve ser igual ou maior do que 400;
vestibular digital: a prova consta de uma redação de até mil caracteres que deve ser redigida dentro do ambiente online disponível no site do Instituto Centec.
admissão de graduados: pessoas que já possuem diploma de Ensino Superior podem concorrer às vagas das Fatecs. Para tanto, precisam comparecer à Secretaria Acadêmica de uma das faculdades levando comprovante de conclusão de curso superior ou o próprio diploma;
transferência: alunos de outras Instituições de Ensino Superior (IES) podem solicitar transferência para uma das Fatecs desde que apresentem à Secretaria Acadêmica de uma das faculdades comprovante de trancamento da instituição anterior, histórico e ementas do curso em que estava matriculado;

Serviço:

Processo seletivo extra das Faculdades de Tecnologia Centec
Período: de 12 de dezembro de 2022 a 26 de janeiro de 2023
Inscreva-se em www.centec.org.br

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

26 de janeiro

1654 - Insurreição Pernambucana: terminam as Invasões holandesas no Brasil.
1788 – Dia da Austrália: a First Fleet ("Primeira Frota") chega ao território australiano e inicia-se a colonização britânica, com a instalação de uma colônia penal na área da atual Sydney.
1950 - É proclamada a República da Índia.

Nasceram neste dia…
1917 – Antônio Callado, jornalista e escritor brasileiro, membro da ABL (m. 1997).
1925 – Paul Newman (foto), ator norte-americano (m. 2008).
1963 – José Mourinho, treinador de futebol português.

Morreram neste dia…
1823 - Edward Jenner, médico britânico, inventor da vacina da varíola (n. 1749).
1824 - Théodore Géricault, pintor francês (n. 1791).
1993 - Robert Jacobsen, escultor e pintor dinamarquês (n. 1912).

Fonte: Wikipédia

AddThis