Com quadro grave, médicos afirmam: Bolsonaro está fora da campanha eleitoral

A cirurgia a que o candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL) foi submetido após atentado a faca na tarde desta quinta-feira (6) foi de "alta complexidade", segundo especialista entrevistado pelo UOL. Médico-cirurgião do aparelho digestivo do Hospital de Base do Distrito Federal, especializado em traumas, Igor Vieira explica que Bolsonaro passou por uma "laparotomia exploradora", o nome da cirurgia "de grande porte" que lhe abriu o abdome para "vasculhar a região até chegar ao diagnóstico".

Segundo o cirurgião, Bolsonaro precisará ficar em repouso por até um mês, tirando o candidato da campanha de corpo a corpo até o dia do primeiro turno das eleições, em 7 de outubro.

De acordo com a Globo News, o candidato sofreu uma lesão na artéria mesentérica, responsável por levar sangue ao intestino. Mas o ferimento mais grave ocorreu no intestino delgado: três ferimentos que obrigaram os médicos a realizarem uma ileostomia, quando uma bolsa é acoplada ao abdome. "O intestino delgado tem três porções: duodeno, jejuno e íleon. Na cirurgia, pega-se uma parte do íleon e, em vez de costurá-lo, coloca-o para fora do abdome em uma bolsa onde as fezes são depositadas", explica o médico.

A decisão pelo uso da bolsa se deve à contaminação por bactérias ocasionada pelos cortes. Vieira explica que o intestino é colonizado por bactérias. Com a perfuração, elas contaminam todo o abdome.

Os médicos tinham a opção de costurar o íleon, mas a contaminação provavelmente infeccionaria a intervenção, obrigando os médicos a realizar uma nova cirurgia. "Ele precisará de seis semanas para tirar a bolsa", estima o médico. "Depois do procedimento, ele deve ter recebido antibióticos de amplo espectro, capaz de proteger contra uma larga gama de bactérias."

Bolsonaro também foi tratado de uma forte hemorragia, que, segundo seu filho Flávio Bolsonaro, derrubou sua pressão arterial para 10/3, "quase morto". Ele precisou receber duas bolsas de sangue por transfusão. "A hemorragia foi controlada amarrando os vasos, o que chamamos de ligadura. É no mínimo uma hemorragia média. Em seguida, lava-se a região com soro fisiológico", diz Vieira.

O médico, que também é Aliança Instituto de Oncologia, afirma que provavelmente não foi possível ver o sangue nos vídeos gravados do esfaqueamento porque o "sangramento grave foi interno". "Nem sempre o sangramento externo é grande nessas ocasiões."

Pós-operatório tira candidato de campanha de 1º turno
Após a cirurgia, Bolsonaro foi encaminhado para a CTI (Centro de Terapia Intensiva). "Se tudo der certo, ele fica internado no hospital por sete dias. Depois, ele vai para casa, onde precisará de duas a três semanas de repouso", diz o médico, que diz não acreditar que o candidato reúna condições para fazer campanha de rua até o dia 7 de outubro.

A operação cortou músculos, que precisam de quatro semanas para cicatrizar sob a pele. "O candidato ficará pelo menos um mês de molho porque, quando sair do quadro inicial, ele vai precisar de repouso."

Uma transferência de Bolsonaro ainda vai ser analisada. Há uma probabilidade de ele ser enviado ao hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

De acordo com Vieira, o pós-operatório "dói, ele vai perder peso, terá dificuldade em ficar de pé, não vai poder caminhar por muito tempo".

A princípio, Flávio Bolsonaro chegou a dizer que o fígado do candidato havia sido atingido, mas a lesão na região foi descartada. Embora o estado do paciente seja grave, ele está fora de risco.

Fonte: UOL

Curta nossa página no Facebook

Entre a vida e a morte: Jair Bolsonaro leva facada durante ato de campanha

Bolsonaro em hospital em Juiz de Fora (Foto: G1/G1)
O candidato do PSL à presidência, Jair Bolsonaro, levou uma facada na região da barriga durante um ato de campanha em Juiz de Fora (MG), na tarde desta quinta-feira (6). Um suspeito foi preso.

Bolsonaro foi levado à Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora. O hospital informou que ele deu entrada na emergência por volta de 15h40, com "uma lesão por material perfurocortante na região do abdômen".

Inicialmente, um de seus filhos, o deputado estadual Flavio Bolsonaro, afirmou que o ferimento havia sido superficial, mas exame indicou a suspeita de uma lesão no fígado. Até a última atualização desta reportagem, Bolsonaro estava sendo operado.

Por volta das 17h50, a TV Globo apurou que foi confirmada uma lesão na alça intestinal, já costurada.

Bolsonaro é retirado às pressas por seguranças após
ataque em Juiz de Fora (Foto: Fábio Motta/Estadão Conteúdo)
Em nota, a Polícia Federal afirmou: "[Bolsonaro] contava com a escolta de policiais federais quando foi atingido por uma faca durante um ato público na cidade de Juiz de Fora (MG). O agressor foi preso em flagrante e conduzido para a Delegacia da PF naquele município. Foi instaurado inquérito policial para apurar as circunstâncias do fato".

O suspeito de ter dado a facada foi identificado pela PM como Adélio Bispo de Oliveira. Segundo informações da polícia, ele foi espancado por pessoas que estavam no local.

Segundo o comandante do 2º Batalhão da PM de Juiz de Fora, tenente-coronel Marco Antônio Rodrigues de Oliveira, o suspeito "alegou que tentou ferir o candidato Jair Bolsonaro por ter divergências de ideias e pensamentos com ele. Ele não tem nenhuma filiação partidária. Falou que [foi] uma questão pessoal dele. Depois não manifestou mais nada".

Adelio Bispo de Oliveira, suspeito de ter dado facada
em Bolsonaro (Foto: Reprodução/GloboNews)
A polícia fez buscas em um imóvel onde Oliveira morou em Montes Claros, cidade a cerca de 800 km de Juiz de Fora, mas não encontrou nada.

No momento em que foi esfaqueado, Bolsonaro estava sendo carregado nos ombros por um apoiador de sua campanha, fazendo corpo a corpo com eleitores, na região do Parque Halfeld. Enquanto ele acenava para os simpatizantes de sua candidatura, o homem se aproximou e deu uma facada no presidenciável.

Fonte: G1

Curta nossa página no Facebook

TRE-CE abre inscrições para processo seletivo de estagiários

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará inicia Processo Seletivo para Estagiário de Nível Superior. De acordo com o TRE-CE, o certame será realizado pela Super Estágios, agente de integração contratado pelo TRE-CE para a operacionalização, em conjunto com a Secretaria de Gestão de Pessoas, do Programa de Estágio de Nível Superior.

Há vagas para estudantes dos cursos:
  • Direito (19)
  • Administração (14)
  • Arquitetura (1)
  • Ciências da computação/ Engenharia da Computação (1)
  • Engenharia Civil (1)
  • Engenharia de Telecomunicações (3)

Serão selecionados também estudantes para cadastro de reserva dos cursos: Jornalismo; Design Gráfico e Engenharia Elétrica.

As principais datas relativas ao processo seletivo são as seguintes:
  • Publicação do edital: 29/8/2018;
  • Inscrições: 29/8 a 9/9/2018;
  • Provas: 16/9/2018;
  • Gabarito provisório: 17/9/2018;
  • Recursos: 18/9/2018;
  • Divulgação resultado oficial: 20/9/2018.

Maiores detalhes poderão ser obtidos na página do Agente de Integração.

Fonte: G1 CE

Curta nossa página no Facebook

Paróquia do Crato celebra 250 anos

Com missas, cortejos, passeio ciclístico, caminhadas, cafés comunitários e cavalgada, este Município no Cariri cearense celebra, desde o último dia 18 de agosto, sua padroeira, Nossa Senhora da Penha. Amanhã, dia 1º, uma grande procissão, a partir das 17h, encerra a festa litúrgica, percorrendo as principais ruas da cidade. São esperadas mais 40 mil pessoas durante o trajeto. Neste ano a Paróquia comemora 250 anos.

Segundo o padre José Vicente Alencar, por causa da data festiva, a programação foi pensada para ser grandiosa e, por isso, foi iniciada com uma grande carreata e celebrações voltadas à juventude, às famílias e aos ministérios. "Queríamos uma festa que despertasse a alegria e aquele sentimento de gratidão a Deus por toda essa duração da devoção do povo a Nossa Senhora da Penha", conta o pároco.

No dia 23 de agosto, iniciou o novenário com orações diárias às 5h da manhã, seguindo com caminhada para as outras paróquias e comunidades cratenses, com confraternização e oração. Enquanto na Sé Catedral, todos os dias houve missas celebradas pelos párocos locais, seguidas pela novena e celebração presidida por bispos do Ceará e de Pernambuco. A vinda deles se deu em comemoração aos 250 anos. "São dioceses que, de alguma forma têm uma ligação com a Diocese de Crato ou com nossa Paróquia", explica o sacerdote.

Inaugurada no dia 4 de janeiro de 1768, a Paróquia de Nossa Senhora da Penha foi criada pela Diocese de Olinda (PE), por isso, veio um bispo de Recife. Além disso, representantes das dioceses de Limoeiro do Norte, Iguatu (que nasceu da Diocese de Crato) e Quixadá (que recebe seminaristas cratenses) participaram da festa. "A comunidade como um todo não só abraçou, como esperava ansiosamente a programação. Em todas as partes que a gente vai, percebe a alegria, o espírito festivo dos fiéis que ali se encontram", descreve o padre.

"Imperatriz de Crato", o título popular de Nossa Senhora da Penha, representa uma admiração e reverência que o cratense tem com sua padroeira. "Uma relação de amor e muita profundidade espiritual", explica o sacerdote. É essa fé que fez o aposentado Manoel Alves, de 103 anos, sair de Timon (MA) para cumprir promessa na sua terra natal. De joelhos, percorreu a igreja, até o altar, para rezar aos pés da imagem.

Manoel deixou o Crato aos 15 anos e, mesmo assim, não esqueceu a devoção pela padroeira da sua cidade, visitando anualmente a Paróquia. "Nossa Senhora da Penha é minha vida. Em todas as minhas horas difíceis, está comigo", justifica. Junto a ele, oito familiares vieram ao Crato ver de perto a fé do patriarca.

A aposentada Francisca Aleuta de Macêdo, que chegou ao Crato na década de 1960, tomou para si a fé na padroeira. "Só deixarei de ser (devota) quando for pra eternidade", garante.

ANTONIO RODRIGUES
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

Sine/IDT vagas de emprego em Crato, Juazeiro e Barbalha; confira a lista completa

O Sistema Nacional de Emprego (Sine) do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) divulgou uma lista oportunidades de trabalho. As vagas são para diversos cargos. Há postos também para pessoas com deficiência.

Os interessados devem dirigir-se a uma Unidade do Sine/IDT localizada em sua cidade, já que informações sobre as vagas não são dadas por telefone. Para saber qual posto de trabalho está de acordo com o seu perfil profissional, o interessado deve acessar o site do Ministério do Trabalho e Emprego.

Confira a lista completa com todas as vagas:

Crato
Rua Monsenhor Esmeraldo, 686 – Centro - Fone : (88) 3102.1240
  • Churrasqueiro 01
  • Eletrotécnico 01
  • Manicure 01
  • Representante comercial autônomo 02


Juazeiro do Norte
Rua Interventor Francisco Erivano Cruz, 120 - Centro - Fone :(88) 3572.4744
  • Açougueiro 01
  • Auxiliar de barman 02
  • Auxiliar de churrasqueiro 02
  • Auxiliar de marceneiro 0
  • Auxiliar de encanador 10
  • Bombeiro hidráulico 10
  • Cuidador de idosos 01
  • Eletricista 10
  • Eletricista de instalações de veículos automotores 01
  • Professor de administração 01
  • Promotor de vendas 01
  • Representante comercial autônomo 01
  • Técnico em teclado musical 01
  • Vendedor pracista 01

Pessoa com deficiência
  • Embalador a mão 01


Barbalha
Rua Carius, 12 – Centro - Fone : (88) 3102.1195
  • Mecânico de equipamento pesado 01


Fonte: G1 CE

Curta nossa página no Facebook

7 motivos para você sair do grupo da família no WhatsApp - e 1 para ficar

Nos tempos atuais, não há instituição mais forte no Brasil do que o Grupo da Família no WhatsApp. Aconteça o que acontecer, ele sempre estará lá, unindo e desunindo familiares país afora. Mas fala a verdade: muitas vezes você deseja sair dele, não?

Levando a noite de Natal para todos os dias do ano, o grupo da família brasileira é capaz de deixar qualquer um maluco por aí. Ainda mais dependendo das opiniões duvidosas de seus parentes, né?

É por isso que listamos abaixo sete motivos para você sair de vez do grupo da família no "zap". Mas, pra ser justo, também colocamos uma boa razão pra você continuar com ele no aplicativo – talvez silenciado, que ninguém vai notar. 

Motivos para sair

1 - BOM DIA

"BOM DIA, GRUPO"

Se o seu grupo da família no WhatsApp não tem umas cinco mensagens de "bom dia" toda manhã, então está fazendo errado. Essa tradição popular que já ultrapassou a bacalhoada no domingo de Páscoa é capaz de deixar qualquer um de saco cheio – e acabar com seus dados móveis logo de manhã. Por sinal, se liga em como não baixar automaticamente essas imagens de bom dia.

2 - É política pra lá e pra cá

"#Fulano2018", "#SiclanoMito", "#BeltranoLivre"... Já deu, né? Grupos do WhatsApp são o maior palanque eleitoral político da atualidade. E não há nada mais incômodo do que aquele tio que não para de fazer propaganda do seu candidato no grupo. Isso quando alguém não resolve responder e o pau começa a quebrar no aplicativo...

3 - Fake news toda hora

"Se tá no WhatsApp, é verdade". Esse é o mantra de muita gente por aí e não é à toa que o aplicativo é, atualmente, a maior preocupação de especialistas em notícias falsas que temem pela nossa sociedade. A greve dos caminhoneiros recente foi um grande exemplo de quão rápido notícias falsas se multiplicam no mensageiro. E sempre tem aquele parente que adora compartilhar, né?

4 - Corrente de oração

Ave Maria, o que não falta no grupo da família brasileira no WhatsApp é corrente de oração. É possível que sejamos mais abençoados nesses grupos do que se realmente formos para a igreja.

5 - Parente que faz inveja

Todo grupo sempre tem aquele parente que adora causar inveja nos outros, né? Você está lá de boa no trabalho e surge uma foto do tio tomando cerveja. Ou então alguém faz um churrasco e não te chama, mas você acaba ficando sabendo pela foto no grupo. Ninguém merece!

6 - Áudios gigantes

Não há nada mais chato do que áudios gigantes no WhatsApp. Afinal, quem tem tempo pra ficar com o celular colado no ouvido por mais de dois minutos? Então não há razão melhor para sair do grupo do WhatsApp da família do que se livrar de áudios gigantes. Você não vai ouvir mesmo...

7 - A cobrança

"Nossa, mas você nunca fala no grupo". "Ain, mas seu primo sempre responde rapidinho a gente". Você pode até continuar ali no grupo da família, mas não tem jeito: uma hora o seu silêncio será cobrado. Socorro!

Motivo para ficar:

1 - É a sua família!

Goste ou não, tenha opiniões diferentes ou não, não tem jeito: essa é a sua família e são essas pessoas que provavelmente estarão com você até o fim da vida. E só você pode falar mal delas e mais ninguém, né?

Fonte: UOL

Curta nossa página no Facebook

Crato terá 60 cirurgias gratuitas de lábio leporino

No mês de outubro, serão realizadas 60 cirurgias gratuitas para correção de fissuras labiais e palatais, no Hospital São Raimundo, em Crato. Até lá, está sendo feita a triagem de pacientes de qualquer idade na Clínica Escola de Odontologia da Unileão. Para participar, basta comparecer ao local em qualquer segunda-feira do mês de setembro a partir das 8h.

A ação está sendo trazida para o Cariri pelo professor do curso de Odontologia Romildo Bringel, em parceria com a ONG de atuação internacional Operação Sorriso.

Presente no Brasil desde 1997, a Operação Sorriso é a maior organização médica voluntária do mundo. Realizam missões cirúrgicas para operar gratuitamente crianças e adultos carentes com deformidades faciais, especialmente lábio leporino e fenda palatina, e devolver-lhes o sorriso, abrindo caminho para coisas tão simples, como passar um batom ou arrumar um emprego.

A cada 3 minutos uma criança nasce com fissura no mundo. A fissura labiopalatina rouba o sorriso e impede essas crianças de serem alfabetizadas, se alimentarem e falarem corretamente. O objetivo das cirurgias é mudar para sempre a vida delas, devolvendo a essas pessoas a autoestima e a perspectiva de inclusão social.

Serviço:

Local da Triagem: Clínica Escola de Odontologia UNILEÃO
Rua Ricardo Luiz de Andrade, 311, Planalto Juazeiro do Norte
Telefone: 21011065

Curta nossa página no Facebook

02 de setembro

31 a.C. – Batalha de Actium: ao largo da costa oeste da Grécia, as forças de Otaviano derrotam as esquadras de Marco Antônio e Cleópatra.
1870 – Napoleão III é capturado durante a Guerra franco-prussiana.
1945 – É assinado o ato formal de rendição do Japão na Segunda Guerra Mundial, a bordo do encouraçado USS Missouri, na Baía de Tóquio.

Nasceram neste dia…
1923 – Ramón Valdés, ator mexicano (m. 1988).
1960 – Arnaldo Antunes (foto), músico e poeta brasileiro.
1964 – Keanu Reeves, ator canadense.

Morreram neste dia…
1964 – Craveiro Lopes, militar e político português (n. 1894).
1969 – Ho Chi Minh, poeta e político vietnamita (n. 1890)
1973 – J. R. R. Tolkien, escritor britânico, autor da trilogia O Senhor dos Anéis (n. 1892).

Fonte: Wikipédia

AddThis