Camilo convida Eunício para assumir pasta no novo governo

O governador Camilo Santana (PT) convidou o senador Eunício Oliveira (MDB) para assumir uma pasta em seu novo governo. Segundo fonte que tem acompanhado as articulações para montagem do secretariado do petista, Camilo teria colocado à disposição do emedebista Planejamento ou Cidades.

Eunício, porém, teria rejeitado o convite, alegando que pretende se concentrar no cenário nacional em 2019. O senador tentou a reeleição neste ano, mas foi derrotado na disputa por duas das três vagas no Senado a que o Ceará tem direito. Elegeram-se senadores Eduardo Girão, do Pros, e o ex-governador Cid Gomes.

Embora descarte integrar o novo governo de Camilo, o presidente do Senado deve indicar ao menos um nome para o primeiro escalão. O mais cotado para ocupar uma secretaria é o deputado estadual e sobrinho do senador, Danniel Oliveira (MDB), que iria para Cidades.

Nos últimos meses, Eunício e Camilo vêm estreitando agenda conjunta. Ontem, o governador participou de sessão no Congresso que marcou despedida do parlamentar cearense. O emedebista fez balanço de sua gestão à frente da Casa.

Segundo Camilo, Eunício "desenvolveu trabalho de diálogo não apenas com seus colegas senadores, mas com os outros poderes e governadores, sempre pautando os temas de interesse do povo brasileiro, em especial o Nordeste".

Fonte: O Povo

Curta nossa página no Facebook

Camilo Santana e Izolda Cela são diplomados para o segundo mandato

O governador Camilo Santana e a vice-governadora Izolda Cela receberam nesta quarta-feira (19) a diplomação do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) para o segundo mandato à frente da gestão do Governo do Ceará. A cerimônia foi realizada no Centro de Eventos. Na ocasião, também foram diplomados os senadores Cid Gomes e Luís Eduardo Girão, os 46 deputados estaduais e os 22 deputados federais eleitos nas Eleições de 2018. Presidente do TRE-CE, a desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, presidiu a cerimônia de entrega dos títulos para os representantes do Executivo e Legislativo pelos próximos quatro anos.

Camilo Santana chegou ao evento solene acompanhado da primeira-dama, Onélia Santana, e dos filhos. Em entrevista, agradeceu a confiança do eleitorado cearense no seu projeto de governo. O governador enfatizou ainda que seguirá trabalhando com planejamento e investimentos para o Ceará continuar equilibrado e em pleno desenvolvimento.

“Pretendo anunciar em breve um conjunto de medidas que fizemos nesses últimos dois meses, tanto do ponto de vista interno do Governo, como de leis aprovadas pela Assembleia Legislativa, a exemplo da reforma administrativa, para que a gente possa entrar o ano de 2019 garantindo que o Estado mantenha o equilíbrio fiscal e sua capacidade de investimento. É isso que desejo para o meu querido Ceará, poder garantir que ele seja o estado que mais investe no país, fortalecer e garantir que a gente possa ter orgulho da nossa Educação, enfrentar o desafio da segurança pública, que nós vamos continuar com muita força nos próximos anos, e garantir que o Estado possa crescer, gerar emprego e melhorar a economia. Esse será o nosso esforço”, afirmou o chefe do Executivo.

Camilo Santana garantiu a reeleição ao cargo de governador no pleito realizado no último mês de outubro, com vitória em 1º turno somando 79,95% dos votos válidos no Estado.

Para a vice-governadora Izolda Cela, o momento de renovar o mandato vem acompanhado de muitos deveres a cumprir sob os olhares do povo cearense, a quem todos os eleitos devem prestar contas e corresponder com dedicação.

“Duas palavras resumem o que sinto neste momento que a diplomação nos compromete com a nova gestão: compromisso e responsabilidade. É a renovação desses sentimentos para muito trabalho neste lugar tão importante à frente da gestão (estadual). Eu e o governador Camilo (Santana) tivemos uma ampla adesão e afirmação positiva da sociedade. Isso aumenta muito a nossa responsabilidade”, sintetizou Izolda.

Assessoria de Comunicação/Governo do Estado do Ceará

Curta nossa página no Facebook

Ministro Marco Aurélio Mello manda soltar Lula

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello determinou nesta terça-feira, 18, em decisão liminar, que todos os presos após condenações em segunda instância devem ser soltos. A medida inclui o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sentenciado a 12 anos e 1 mês de prisão pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). O petista está preso em Curitiba desde o dia 7 de abril.

Apesar do entendimento de Marco Aurélio, o entendimento majoritário do plenário do STF atualmente é o de que é possível que um condenado em segundo grau seja preso para cumprir pena, como no caso de Lula. Antes que o ex-presidente fosse preso, os ministros do Supremo negaram por 6 votos a 5 um habeas corpus preventivo movido pela defesa dele, justamente pelo entendimento sobre a possibilidade de prisão após segunda instância.

Fonte: Veja.com

Curta nossa página no Facebook

Diabetes: as respostas para as 5 dúvidas mais frequentes sobre a doença

A diabetes é uma doença grave que pode atingir qualquer pessoa e que exige acompanhamento pela vida inteira.

Estima-se que 422 milhões de pessoas no mundo inteiro sejam diabéticas, um número quatro vezes maior que o registrado 40 anos atrás, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde). No Brasil, atualmente mais de 13 milhões vivem com a doença, o que representa 6,9% da população nacional, de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes.

A doença ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente - o hormônio que controla a glicose no sangue e fornece energia ao organismo - ou quando o corpo não consegue mais utilizar de maneira eficaz a insulina que produz.

A glicose não é ruim. É o combustível de todas as células do corpo.

Mas, para serem capazes de usar essa glicose, os diversos tecidos do corpo precisam da ação da insulina.

As complicações da diabetes - em decorrência da deficiência desse hormônio - podem levar a ataques cardíacos, derrames, cegueira, insuficiência renal e à amputação do pé ou da perna.

Apesar dos riscos, muitos não sabem que têm a doença - e que ela pode ser prevenida com mudanças de estilo de vida.

Nesta reportagem, a BBC News Mundo, o serviço em espanhol da BBC, mostra as perguntas mais frequentes que os internautas fazem sobre o tema ao Google e o que três especialistas dizem a respeito.

1) Quais são os primeiros sintomas da diabetes? E em crianças?
"Normalmente, o médico avisa ao paciente que ele tem diabetes tipo 2 com base nos resultados de exames laboratoriais que medem o nível de glicose no sangue. A maioria dos pacientes com diabetes tipo 2 não apresenta sintomas. Os sintomas são mais comuns em pacientes com diabetes tipo 1, quando os níveis de glicose permanecem muito altos por um longo período. Sede, fome, cansaço e urina em excesso, visão turva e perda de peso além do normal estão entre os sintomas que podem se desenvolver." - Victor Montori, endocrinologista e especialista em diabetes da Mayo Clinic, dos Estados Unidos.

"Nas crianças, o tipo mais frequente de diabetes é o 1. Os sintomas geralmente são mais intensos e aparecem em um intervalo de tempo mais curto: sede intensa, perda de peso, urina frequente, cansaço, não brincam a mesma energia, sonolência." - José Agustín Mesa Pérez, endocrinologista e presidente da Associação Latino-Americana de Diabetes.

"Nas últimas décadas, tivemos um aumento alarmante nos casos de diabetes tipo 2 em crianças e adolescentes, ligado ao aumento da obesidade e a estilos de vida sedentários." - Fabiana Vazquez, membro da Sociedade Argentina de Diabetes.

2) Quando o nível de açúcar no sangue é perigoso?
"Em jejum, o nível normal de açúcar no sangue é de 70 a 110 miligramas por decilitro (mg/dl). Após as refeições, esses valores aumentam, mas a insulina garante que eles voltem à faixa normal rapidamente (normalmente em duas horas). Valores superiores a 180 mg /dl mantidos por mais de duas horas são tóxicos para as células e, se repetidos muitas vezes, podem causar danos permanentes, especialmente nos rins, olhos, coração e nervos das pernas".

"A longo prazo, todo o organismo é afetado se os valores forem altos. Por esse motivo, as pessoas com diabetes devem ter glicose no sangue entre 70 e 180 mg / dl durante a maior parte do dia." - Fabiana Vazquez, membro da Sociedade Argentina de Diabetes.

"O paciente com diabetes tipo 2 pode começar a desidratar quando o nível de açúcar excede 200 mg/dl, mas pessoas sem qualquer outro problema de saúde podem manter níveis altos de açúcar sem maiores riscos. Quando o nível é muito alto, acima de 300 mg/dl, por exemplo, o risco é maior e requer atenção." - Victor Montori, endocrinologista especialista em diabetes na Mayo Clinic, dos Estados Unidos.

"Também é preciso falar sobre baixos níveis de glicose. Pessoas com diabetes, inclusive aquelas com algumas complicações, devem evitar ficar com valores de glicose abaixo de 70 mg/dl tanto em jejum quanto depois de comer." - José Agustín Mesa Pérez, endocrinologista e presidente da Associação Latino-Americana de Diabetes.

3) Quais são as diferenças das diabetes tipo 1 e 2?
"Na classificação da diabetes há quatro tipos, mas na prática ela se expressa como tipo 1 ou tipo 2. O 1 se apresenta geralmente em jovens com menos de 30 anos, magros e sem histórico de diabetes na família. Em geral, a doença se manifesta com sintomas agudos. A diabetes tipo 2 geralmente ocorre em adultos com mais de 40 anos de idade, muito relacionada ao sobrepeso ou à obesidade, com uma circunferência abdominal acima de 80 cm no caso das mulheres e de 90 cm nos homens. Também está associada a outros fatores de risco, como altos níveis de triglicerídeos, hipertensão arterial e gordura no fígado."- José Agustín Mesa Pérez, endocrinologista e presidente da Associação Latino-Americana de Diabetes.

"Na diabetes tipo 1, o uso adequado da insulina (uma tarefa trabalhosa e cara) oferece a esses pacientes a possibilidade de uma vida sem limitações. Os pacientes com diabetes tipo 2, por apresentar o tipo mais leve da doença, podem controlá-la bem com dieta, exercícios, controle de estresse e medicamentos (pílulas, injeções, insulina)." - Victor Montori, endocrinologista especialista em diabetes na Mayo Clinic, dos Estados Unidos.

4) A diabetes tem cura? Pode ser evitada?
"A diabetes não tem cura, mas, se bem controlada, a pessoa pode levar uma vida normal. Não há como saber quem terá diabetes 1, nem como evitá-la. A diabetes tipo 2, por outro lado, tem fatores desencadeantes muito claros, e pode ser evitada - ou retardada, no caso de pessoas com predisposição genética - mantendo-se um peso adequado, alimentação saudável e balanceada e fazendo exercícios físicos regularmente." - Fabiana Vazquez, membro da Sociedade Argentina de Diabetes.

"O transplante de pâncreas é uma alternativa agressiva que resolve em muitos casos a falta de insulina na diabetes tipo 1." - Victor Montori, endocrinologista especialista em diabetes na Mayo Clinic, dos Estados Unidos.

"Não há cura e é preciso ter muito cuidado com os mentirosos e charlatões que prometem isso. Mas é uma doença crônica perfeitamente controlável, e quanto mais cedo for diagnosticada e a redução dos fatores de risco intensamente trabalhada, outras complicações poderão ser evitadas."- José Agustín Mesa Pérez, endocrinologista e presidente da Associação Latino-Americana de Diabetes.

5) Quais alimentos causam diabetes?
"Nenhum. Não há comida que possa, por si só, levar ao desenvolvimento da diabetes. A confusão em torno dessa questão ocorre porque o homem pré-histórico precisava economizar energia para poder viver e ele conseguia isso por meio de mecanismos de economia de insulina. Mas com o passar do tempo e a alta disponibilidade de alimentos começamos a ter problemas: o consumo de excesso de energia impulsionado pelo desenvolvimento industrial. E já não eram alimentos naturais, mas alimentos enlatados para os quais a digestão não está preparada. Um excesso no depósito de calorias no tecido gorduroso, no fígado e em outras estruturas começou aumentar, resultando no desenvolvimento de doenças crônicas como diabetes, obesidade, câncer etc." - José Agustín Mesa Pérez, endocrinologista e presidente da Associação Latino-Americana de Diabetes.

"O consumo adequado de legumes e verduras (crus e cozidos e de várias cores) e frutas pode ajudar a equilibrar a alimentação e a incorporar antioxidantes naturais que ajudam a prevenir a diabetes. Sabe-se que dietas ricas em gordura, especialmente se são de origem animal, bem como carboidratos simples (açúcares) e alimentos industrializados, estão relacionados a uma maior propensão de desenvolver a diabetes tipo 2. O excesso de comidas fast food e de lanches é um das causas da maior frequência com que detectamos diabetes tipo 2 em crianças." - Fabiana Vazquez, membro da Sociedade Argentina de Diabetes.

Fonte: Viva Bem/UOL

Curta nossa página no Facebook

Sensação térmica chega a 81ºC em Antonina; calor muda a rotina da cidade

A forte onda de calor em Antonina, no Litoral do Paraná, tem feito os moradores e comerciantes mudarem os hábitos na cidade. Nos últimos dias tem sido comum os termômetros passarem dos 40°C , com sensação térmica ainda maior.

Nesta terça-feira (18), a temperatura máxima, na cidade, chegou a 44,3ºC e a sensação térmica bateu um novo recorde: 81ºC. Na última sexta-feira (14), a temperatura máxima foi de 43ºC com sensação térmica de quase 60ºC.

E todo esse calor tem espantado as pessoas dentro da própria cidade. Luciano Dutra teve que se adaptar ao clima quente. Proprietário de uma lanchonete, ele afirma que está cada vez mais difícil encontrar pessoas circulando pelas ruas durante o dia, e com isso teve o atendimento do local afetado.

“O calor está insuportável ultimamente. Para a gente trabalhar fica ruim. Estou abrindo depois das 16h30, quando o sol abaixa um pouco mais. Só que está muito quente porque mesmo assim o pessoal não sai, estão até passando mal”, revela.

Na sorveteria de Graciele Aparecida Botardi, o calor também é sentido. A empresária conta que teve que alterar o horário de funcionamento do local por conta das altas temperaturas. “Devido ao calor intenso, estamos das 9h até 00h. O pessoal não está saindo de tarde por causa do sol quente. Então dá movimento durante a noite, principalmente das 21h às 00h”, completa.

Além do comércio, a saúde da população do município também tem sido afetada. De acordo com informações da Secretaria de Saúde do município, nas unidades de atendimento, os casos envolvendo doenças relacionados ao calor tem aumentado. Com as temperaturas altas, é preciso se manter bem hidratado, usar roupas leves e filtro solar.

Segundo o Simepar, as temperaturas devem seguir altas no Paraná até o final de semana. A sensação térmica é calculada com base na temperatura, umidade e velocidade dos ventos, tem feito os moradores e comerciantes mudarem os hábitos na cidade. Nos últimos dias tem sido comum os termômetros passarem dos 40°C , com sensação térmica ainda maior.

Neste terça-feira (18), a temperatura máxima, na cidade, chegou a 44,3ºC e a sensação térmica bateu um novo recorde: 81ºC. Na última sexta-feira (14), a temperatura máxima foi de 43ºC com sensação térmica de quase 60ºC.

Fonte: Paraná Portal

Curta nossa página no Facebook

Crato recebe Feira de Peixes Ornamentais

Uma feira de peixes ornamentais vai movimentar a Praça da Sé, no centro do Crato, na noite desta sexta-feira (21), a partir de 18h. A ação faz parte do projeto de extensão “Produção de peixe ornamental: Uma estratégia empreendedora para geração de emprego e renda”, desenvolvido pelo campus de Crato do IFCE, em parceria com a prefeitura do município.

Cinco produtores da região participarão da feira, comercializando peixes ornamentais de espécies como betta, espada, japonês, molinesia e guppy, além de ração e outros insumos para a criação dos animais.

Segundo o professor Messias Alves, coordenador da iniciativa, o objetivo é estimular a produção e a comercialização de peixes ornamentais na região. "O Cariri tem um potencial muito grande para a área e nosso desafio é mostrar esse novo mercado. Nós temos mão de obra capacitada pelo IFCE, clima propício e aeroporto perto. O que falta é impulsionar".

Curta nossa página no Facebook

Calor forte ameaça o meio ambiente. Mas, e sua saúde, corre risco?

Já há algum tempo, cientistas do mundo todo têm chamado a atenção para o impacto das mudanças climáticas no meio ambiente.

Em novembro, um relatório publicado pela revista científica britânica The Lancet fez um alerta para as graves consequências das ondas de calor também para a saúde humana.

O dossiê, chamado The Lancet Countdown: Tracking Progress on Health and Climate Change (Contagem regressiva: Saúde e Mudanças Climáticas, Acompanhando a Evolução), é publicado anualmente desde 2016.

A publicação cita problemas gerados pelo aumento das temperaturas como o estresse por calor, insuficiência cardíaca e lesão renal aguda por desidratação.

Afirma ainda que, no ano passado, cerca de 157 milhões de pessoas em todo o mundo estiveram em situação de vulnerabilidade por conta das ondas de calor, um aumento de 18 milhões de indivíduos em relação a 2016.

E, em média, cada pessoa foi exposta de 1 a 4 dias adicionais de ondas de calor entre 2000 e 2017, comparado com a base 1986-2005.

São problemas que se pronunciam também no Brasil com a a proximidade do verão, cujo início oficial será em 21 de dezembro - embora ele pareça já ter começado em muitos lugares do país, que já sofrem com o calor extremo.

Depois do início da estação, a previsão é de temperaturas ainda mais elevadas que as registradas nos últimos dias.

Segundo Josefa Morgana Viturino de Almeida, meteorologista chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a estação deve ser entre 0,4º a 0,6º mais quente do que a média do verão passado, com exceção de áreas pontuais, como o extremo sul do Brasil e regiões serranas.

"No geral, a tendência é de calor acima da média e bastante chuva. Também há uma probabilidade de 75% a 80% de estabelecimento do El Niño (aquecimento anômalo das águas do Oceano Pacífico Equatorial) a partir de dezembro deste ano e início de 2019", comenta a especialista.

Confira abaixo os principais males para a saúde decorrentes das altas temperaturas.

Estresse por calor
São vários os males provocados ou agravados pelo clima quente. Muitos deles, inclusive, são citados no documento da Lancet, como o estresse por calor (ou estresse térmico).

Como explica Mayara Floss, da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), uma das organizações brasileiras que participaram da elaboração do relatório, quando exposto a temperaturas elevadas, o corpo humano sente dificuldade para se adaptar, e aí precisa promover algumas alterações para se defender.

"Nesta situação, o calor produzido dentro do corpo é transferido para a superfície da pele através do sistema circulatório e do contato interno dos tecidos. Ocorre, por exemplo, a dilatação dos vasos para aumentar o fluxo de sangue e a eliminação de suor para equilibrar a temperatura. O corpo também pode perder água e sais minerais e desidratar", relata.

Se a pessoa continuar exposta ao sol, o caso tende a ficar mais grave, transformando-se em insolação. "Nosso corpo não pode chegar a 40 graus. Se isso acontece, órgãos param de funcionar, levando ao coma e até a morte", acrescenta a especialista, destacando que o perigo é maior para crianças, idosos, grávidas, trabalhadores de áreas externas e pessoas que já tenham algum problema de saúde, como doenças respiratórias, mentais, renais e cardiovasculares.

O importante para evitar o estresse por calor e seus agravantes é se manter bem hidratado, com a ingestão de água e isotônicos; evitar a exposição solar entre 10h e 16h, evitar excesso de álcool e os exercícios extremos; usar roupas leves e soltas e passar o máximo de tempo possível em ambientes frescos.

Floss também recomenda pensar mais no planeta: "As pessoas devem plantar árvores, não desmatar, trocar o carro pelo transporte público e a bicicleta e tornar os espaços urbanos mais verdes."

Mosquitos transmissores de doenças
Outra grande preocupação no verão são as enfermidades como dengue, chikungunya, zika e febre amarela, transmitidas por mosquitos vetores.

Só para se ter uma ideia, de acordo com um dado publicado no The Lancet Countdown, a capacidade de transmissão do vírus da dengue global em 2016, levando em conta que ela é influenciada por umidade, chuva e temperatura, foi a mais alta já registrada: subiu 9,1% para o Aedes aegypti e 11,1% para o Aedes albopictus (tipo silvestre) em relação ao ano anterior.

"Os mosquitos vetores gostam do calor. Quanto mais quente, melhor para eles", diz Enrique Barros, médico de família e também membro da SBMFC. "E não só isso. As questões ecológicas (urbanização desordenada, falta de saneamento e desmatamento) também estão totalmente relacionadas a este problema", complementa.

Entre as medidas individuais para passar longe das doenças citadas estão: tomar vacina quando houver este tipo de proteção; não circular em áreas de risco; usar repelente e roupas que cubram a maior extensão possível de pele; e instalar mosquiteiros nos quartos e telas nas janelas. Junto a isso, é preciso manter as casas e as ruas limpas, fechar bem os lixos e não deixar água parada - habitat ideal para reprodução dos insetos.

Problemas vasculares e de pele
Embora o relatório da Lancet não cite especificamente os problemas vasculares como consequência do aumento das temperaturas no mundo, eles são muito verificados no Brasil, de acordo com Breno Caiafa, presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro (SBACV-RJ).

"Como o calor provoca vasodilatação, há sobrecarga da circulação, principalmente nas pessoas que já possuem histórico de varizes, trombose e insuficiência venosa. Isso pode causar edemas (inchaços) nas pernas, devido ao acúmulo de líquido fora dos vasos, bem como dores, sensação de peso, ardência e coceiras", relata o médico.

As altas temperaturas ainda aumentam o risco de alergias e erisipela, infecção na derme e no tecido subcutâneo, ocasionada pela proliferação de bactérias e que pode provocar alterações dos vasos linfáticos (vasos auxiliares na drenagem dos membros inferiores).

Nesta época, Caiafa indica o reforço dos hábitos saudáveis, o que inclui alimentação equilibrada e, de preferência, com pouco sal, boa hidratação, praticar atividade física regularmente, não ficar longos períodos na mesma posição, fazer massagem e drenagem linfática, não usar roupas muito apertadas e evitar o consumo de álcool.

"Quem tem problema vascular também precisa procurar o cirurgião vascular ou o angiologista no verão para mais orientações e regulação dos medicamentos", complementa o especialista - o mesmo vale para os hipertensos, já que na estação mais quente do ano é comum haver queda da pressão arterial.

Abrão Cury, cardiologista e clínico geral do HCor (Hospital do Coração), de São Paulo, orienta que as pessoas fiquem mais atentas à alimentação nos dias de calor intenso, pois as altas temperaturas favorecem a proliferação de bactérias em certos itens, como maionese, molhos, condimentos e frutos do mar, aumentando o risco de contaminação.

O importante, então, é assegure-se da procedência e da qualidade do que será consumido, armazenar os produtos corretamente e descartar os que estiverem com aspecto ou cheiro estranho, em especial na praia.

Mais uma preocupação que vem com os dias quentes é o câncer de pele, doença que, pelos dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia, representa um terço de todos os diagnósticos de câncer no Brasil.

"O verão é o período de maior intensidade dos raios ultravioletas, tornando a exposição solar mais perigosa, especialmente para as pessoas de pele clara. Claro que se for algo pontual não há tanto problema, mas, quando se torna frequente, as chances aumentam bastante", afirma.

Cury informa que a melhor forma de se proteger é com exposição solar moderada, evitando os horários das 10h às 16h, e uso de filtro solar adequado, com alto fator de proteção, ressaltando que é fundamental seguir as especificações dos fabricantes e reaplicar nos prazos indicados.

Relatório The Lancet Countdown
Desde 2016, a revista científica britânica The Lancet publica o relatório The Lancet Countdown: Tracking Progress on Health and Climate Change.

A edição deste ano contou com a participação de 27 instituições acadêmicas de todos os continentes, incluindo as brasileiras, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a Organização das Nações Unidas (ONU) e agências governamentais.

Fonte: Viva Bem/UOL (Com BBC News)

Curta nossa página no Facebook

Crato recebe curso sobre medição de poluição sonora

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) realizará, nesta quinta-feira (20), no Geopark Araripe, no Crato, o curso Medição, Controle e Monitoramento da Poluição Sonora. O treinamento de oito horas é dirigido aos técnicos de meio ambiente dos municípios do Cariri. Representantes do Ministério Público, das polícias Militar e Civil, consultores, professores e interessados da região também podem participar.

O programa do curso inclui a legislação referente à fiscalização ambiental do conforto acústico e práticas com o medidor de pressão sonora digital do tipo 1, previsto na Norma Brasileira da NBR nº 10.151/2000, da Associação Brasileira de Normas Técnicas. Ao final da capacitação, os alunos receberão certificado e estarão aptos a fazer medições em indústrias, comércios, obras, bares, casas de show e outros estabelecimentos.

O curso é gratuito. Interessados podem solicitar informações e inscrição na Semace, pelo telefone (88) 3102.1288.

Decibelímetro digital
A Semace dispõe de quatro decibelímetros digitais, que são utilizados na elaboração de laudos de ações de fiscalização e de licenciamento ambiental. “A Semace está qualificada para fazer as nossas medições, tendo equipamento calibrado, aferido e adequado”, afirmou o técnico da Semace e professor do curso, Alexandre Pinto. “Porque se não tiver esse aparelho, ou não for adequado, ou não puder ser calibrado pelo INMETRO, o laudo não é válido”, completou.

Assessoria de Comunicação/Semace

Curta nossa página no Facebook

MPCE cria WhatsApp para o envio de informações sobre mortes em Milagres

O Ministério Público do Ceará (MPCE) criou número de WhatsApp e um e-mail para quem deseja contribuir na investigação do caso de Milagres. Os recursos foram lançados em reunião com representantes da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (CGD) e da Polícia Civil, na sexta-feira (14).

A tragédia de Milagres deixou 14 mortos, quando um grupo de criminosos tentou assaltar duas agências bancárias do município na madrugada do dia 7 de dezembro. Dos mortos, seis eram reféns, sendo cinco de uma mesma família. Oito suspeitos de participação no crime foram presos.

O MPCE informa que a colaboração tanto de imagens, áudios, vídeos do tiroteio ou qualquer outra informação de momentos posteriores aos disparos podem ser enviadas para o e-mail caocrim@mpce.mp.br ou para o whatsapp (85) 99652-8441.

Fonte: G1 CE

Curta nossa página no Facebook

Temer sobre Dilma: uma "senhora correta e honesta"

Prestes a deixar o cargo para o eleito Jair Bolsonaro (PSL), o atual presidente da República, Michel Temer (MDB), fez uma rápida avaliação sobre o seu governo de dois anos, em entrevista transmitida na madrugada desta segunda-feira (17), pelo SBT . Na ocasião, Temer chegou a elogiar a ex-presidente Dilma Rousseff, que sofreu um impeachment em 2016. 

"Eu apanhei o governo numa situação de muita contestação", disse, referindo-se à onda de protestos pró-impeachment. "Quando o presidente é impedido, assume o vice, com toda naturalidade", continuou. "Eu tenho a impressão de que ela [Dilma] é uma senhora correta, honesta", elogiou Michel Temer .

"Eu não tenho essa impressão de ela seja alguém que chegou ao governo para se apropriar das coisas públicas", disse. "Nunca tive essa impressão e confesso que continuo não tendo", concluiu.

A declaração vem como um breve sinal de paz, por parte do emedebista, depois de todas as ofensas trocadas pela presidente cassada e seu sucessor, nos últimos dois anos. A oposição defende ainda que Temer deu um golpe em Dilma, tirando-a do poder para tomá-lo. Dilma Rousseff sofreu um impeachment , em 2016, após ser considerada culpada por um crime de responsabilidade, pelas chamadas 'pedaladas fiscais'.

Ainda na entrevista desta madrugada, Temer chegou a classificar seu mandato como "semiparlamentarista". Afinal, segundo ele, o Congresso governou junto ao presidente. "Eu fiz um governo semiparlamentarista e trouxe o Congresso para governar comigo, algo que no passado não acontecia", classificou.

Também avaliando seu governo, Temer comentou a expressão "toma lá, dá cá", usada por críticos, contra a sua gestão presidencial. "Não tem nada de toma lá dá cá. Essa história foi criada. As pessoas não percebem que as emendas (parlamentares) são impositivas", afirmou ele.

A 15 dias de deixar o governo, Temer negou os rumores de que iria para Portugal em 2019, garantindo que ficará em sua casa, em São Paulo, até um segundo plano. Hoje, ele tem uma casa no bairro de Alto de Pinheiros, na zona oeste da capital paulista. 

Indagado sobre as denúncias que recebeu, se mostrou confiante, mesmo perdendo o foro privelegiado em janeiro. "Quando eu sair da Presidência o foco não será mais político, vai para o foco jurídico. [Não há] nem preocupação minha, nem dos advogados. Essa denúncia gerou duas manifestações da Câmara como se fosse um pedido de impeachment. E o que a Câmara fez? Negou", afirmou.

Questionado a respeito do futuro do País, Michel Temer garantiu que se sente otimista com a posse de Jair Bolsonaro. "Na democracia é assim: Há um momento em que o povo quer mudar tudo. Quando Lula foi eleito, foi assim. E mudaram. E essa mudança persistiu por vários anos. Agora, optou-se por uma forma 'contra tudo que estava aí'", afirmou.

Fonte: iG

Curta nossa página no Facebook

Fernando Santana prestigia abertura oficial do Natal do Crato

Foto: Samuel Pinheiro/Blog Cariri
O deputado estadual eleito Fernando Santana prestigiou neste domingo (16), a abertura oficial do Natal do Crato juntamente com o prefeito Zé Ailton Brasil, o vice-prefeito e secretário de Saúde André Barreto, secretariado municipal e um grande público presente. Fernando apoia o evento desde o início, no ano de 2015.

“Receber a chave de uma cidade que é uma princesa é muito importante. Amo esta cidade, muito. Princesa do Cariri, Cratinho de Açúcar. É com muito prazer e felicidade que recebo essa chave e só tenho a desejar que todos os cidadãos cratenses tenham um natal cheio de amor, união, alegria e saúde”, ressaltou o Papai Noel. 

Em sua fala, o prefeito Zé Ailton Brasil saudou a todas as crianças, agradeceu a todos os presentes, parabenizou a produção, liderada por André Lacerda, pela grande festa e às famílias por estarem presentes. Deixou sua mensagem de natal para a população, desejando muito amor e paz para as famílias. “Hoje declaramos aberto o Natal do Crato 2018. É com muito amor e carinho que nós queremos fazer um grande natal. Faço um convite a todos vocês para visitarem o cenário que montamos na Praça da Sé, o coração da nossa cidade, e participar das apresentações culturais que a Secretaria de Cultura preparou”, comentou.

A festa, que já está na sua quarta edição, faz parte do calendário municipal de eventos. E neste ano, teve show do Mickey e da Minnie; cover do Patati e Patatá, e a Turma do Chaves.

Curta nossa página no Facebook

MPCE alcança 1° lugar em ranking de transparência do MP brasileiro

O Ministério Público do Estado do Ceará alcançou o primeiro lugar na avaliação dos Portais de Transparência do MP relativa ao segundo quadrimestre de 2018, atingindo 100%. O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e todas as unidades e ramos do Ministério Público brasileiro obtiveram índice superior a 95% na avaliação.

O procurador-geral de Justiça do Estado do Ceará, Plácido Rios, comemorou a conquista do MPCE. “Chegamos ao tão sonhado primeiro lugar no índice dos MPs mais transparentes do Brasil. Parabéns ao procurador de Justiça Iran Sírio e toda a equipe do MPCE! Um salto do 24° lugar para o primeiro em tão pouco tempo. Não poderíamos ter um melhor presente no Dia Nacional do MP. Orgulho de trabalhar no MP com maior índice de transparência do Brasil”, festejou.

Lideraram o ranking, conhecido como Transparentômetro, o CNMP e os Ministérios Públicos dos estados do Acre, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe. O Conselho e essas unidades cumpriram 100% das determinações da Lei de Acesso à Informação e de resoluções do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) que tratam de transparência na divulgação dos dados.

Além disso, 15 unidades do Ministério Público obtiveram índice superior a 98% e três alcançaram mais de 95%. A avaliação dos 31 Portais Transparência do MP é realizada a cada quatro meses pela Comissão de Controle Administrativo e Financeiro (CCAF) do CNMP.

O diagnóstico demonstra que as unidades e os ramos do MP, além do CNMP, têm conquistado melhorias para alcançar uma gestão marcada pela transparência. Na primeira avaliação feita pela CCAF, referente ao segundo trimestre de 2014, apenas 13 unidades superaram o índice de 90% de transparência.

A avaliação é feita com base na Lei de Acesso à Informação – LAI (Lei nº 12.527/11) e nas Resoluções do CNMP nº 86/2012, nº 89/2012 e nº 115/2014, que buscam um aprofundamento bem mais detalhado e específico do que o cobrado pela LAI.

Assessoria de Imprensa/MPCE

Curta nossa página no Facebook

Carro é encontrado abandonado ao lado de ponte em Crato

Na manhã desta segunda-feira (17), um carro foi encontrado abandonado ao lado da ponte da rodovia CE-292, que liga o Crato a Juazeiro do Norte. O fato se deu na altura do bairro Vilalta, no Crato, perto do canal do Rio Granjeiro. 

Uma equipe da Polícia Militar do município passou pelo local avistou a situação e tentou apurar o ocorrido. Segundo o sargento Gilvânio Martins, ninguém estava dentro do veículo quando ele foi encontrado, mas os airbags dos bancos da frente estavam acionados. Também não se sabe a causa do suposto acidente, nem o horário exato em que aconteceu. A PM acredita que o motorista possa ter dormido ao volante e perdido a direção do carro. 

Muitas pessoas que transitavam ou se exercitavam naquela área tentaram entender a situação. "Faço exercícios aqui todos os dias e nunca vi nada parecido", disse o aposentado Boaventura Ferreira à nossa reportagem. Como marcas de sangue não foram encontradas e não se tem conhecimento sobre nenhum ferido, a retirada do veículo fica por conta do próprio motorista. 

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

Natal do Crato é aberto oficialmente pelo prefeito Zé Ailton Brasil

Foto: Samuel Pinheiro/Blog Cariri
Uma grande festa foi preparada para receber o Papai Noel na Encosta do Seminário, em Crato. Milhares de crianças e suas famílias foram esperar o bom velhinho, que chegou de helicóptero no local. A aeronave especial pousou pouco mais de 17h, após sobrevoar e acenar para o público. Ele trazia consigo, além do saco de presentes, o prefeito Zé Ailton Brasil.

O personagem natalino foi recebido com muita euforia dos pequenos e também pela Banda de Música, que seguiu com ele até o palco. Lá, o Papai Noel conduziu as crianças a cantarem o Hino do Crato e, em seguida, recebeu das mãos do prefeito, dos secretários de Cultura e Esporte, Wilton Dedê e Lamar Lima, respectivamente, a chave da cidade do Crato. 

“Receber a chave de uma cidade que é uma princesa é muito importante. Amo esta cidade, muito. Princesa do Cariri, Cratinho de Açúcar. É com muito prazer e felicidade que recebo essa chave e só tenho a desejar que todos os cidadãos cratenses tenham um natal cheio de amor, união, alegria e saúde”, ressaltou o Papai Noel. 

Os secretários parabenizaram a produção da festa e deixaram uma mensagem de feliz natal para todos. O organizador da festa, o promoter André Lacerda, fez um resgate da história da mesma, agradecendo aos parceiros por acreditarem na sua ideia. “Começamos o projeto em duas cidades e esse, vamos realizar em 20 municípios, graças a parcerias fortes dos governos municipais e do estadual”.

Em sua fala, o prefeito Zé Ailton Brasil saudou a todas as crianças, agradeceu a todos os presentes, parabenizou a produção, liderada por André Lacerda, pela grande festa e às famílias por estarem presentes. Deixou sua mensagem de natal para a população, desejando muito amor e paz para as famílias. “Hoje declaramos aberto o Natal do Crato 2018. É com muito amor e carinho que nós queremos fazer um grande natal. Faço um convite a todos vocês para visitarem o cenário que montamos na Praça da Sé, o coração da nossa cidade, e participar das apresentações culturais que a Secretaria de Cultura preparou”, comentou.

Para finalizar, estendeu o convite também a festa de Reveillon que a gestão municipal preparou. “Dia 31, convidamos vocês, primeiro agradecer a Deus pelo ano de 2018, e segundo entrar em 2019 com muita luz e muita festa no Parque de Exposição do Crato. Queremos transformar esse evento no maior réveillon do Cariri. Quem faz a festa é você, então estão todos convidados e chamem os familiares, amigos e vizinhos”.

A festa contou com o apoio do deputado estadual eleito Fernando Santana, que também deixou sua mensagem de feliz natal a todos os cratenses. A Prefeitura do Crato foi parceira do evento, através da Guarda Municipal, do Demutran e das secretarias municipais de Cultura, Esporte e Juventude, Saúde, e Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial, garantindo segurança e lazer para todos os presentes.

A festa, que já está na sua quarta edição, faz parte do calendário municipal de eventos. É neste ano, teve show do Mickey e da Minnie; cover do Patati e Patatá, e a Turma do Chaves.

Assessoria de Comunicação/PMC

Curta nossa página no Facebook

Em Barbalha, bairro Malvinas recebe Fernando Santana com festa na comemoração do Natal

Neste sábado (15), o deputado estadual eleito Fernando Santana participou do Natal do bairro Malvinas, em Barbalha. O evento teve apresentação artística e muita brincadeira, assim as crianças e seus familiares se divertiram muito. Fernando foi recebido com festa e ovacionado por todo o público presente.

"Aproveitando o momento, pude reencontrar amigos e lideranças políticas. Usei a palavra para desejar um Feliz Natal e próspero Ano Novo aos barbalhenses, bem como, agradecer o apoio e reafirma nosso compromisso de trabalhar defendendo os pleitos do nosso município", concluiu Fernando.

Curta nossa página no Facebook

Concurso para Controladoria do Estado abre inscrição para concurso; remuneração chega a R$ 11 mil

Começa nesta segunda-feira (17) o prazo de inscrição do concurso para a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE/CE). Ao todo, são 25 vagas, com remuneração inicial que pode chegar a R$ 11 mil, incluindo salário e gratificações.

As oportunidades são para o cargo de auditor de controle interno. Os profissionais aprovados atuarão nas áreas de correição, governamental, obras públicas, tecnologia da informação e fomento ao controle social. 

O concurso público será executado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). Os participantes podem realizar a inscrição, no valor de R$150, até o dia 4 de janeiro de 2019 no site da instituição.

Para participar, os interessados devem ter concluido um curso de graduação de nível superior em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Segundo o edital, o vencimento básico é de R$ 4.281,16, somada ao cálculo da Avaliação de Desempenho de Atividades de Auditoria (GDAA) inicial de R$ 7.461,80. Com isso, a remuneração inicial do cargo pode chegar a R$ 11.742,96, sem contar com os valores de titulação. 


Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

Motoristas poderão tirar CNH digital sem ir ao Detran

O Ministério das Cidades e o Denatran resolveram facilitar o processo de tirar uma carteira nacional de habilitação digital. Dentro dos próximos dias, uma atualização no aplicativo para Android e iOS vai permitir fazer todo o procedimento pelo smartphone, eliminando a necessidade de ir até o Detran mais próximo.

A medida, no entanto, será válida apenas para quem tem uma CNH emitida a partir do mês de maio de 2017. Essa versão mais recente do documento, já usada por 26 milhões de motoristas no Brasil, tem um código QR em sua parte interna, que precisará ser escaneado pelo aplicativo para dar continuidade ao processo.

Até agora, apenas 620 mil CNHs digitais foram emitidas pelo país. “A necessidade de atendimento presencial era uma exigência que limitava a procura do cidadão pelo documento digital”, disse, em comunicado, Alexandre Baldy, ministro das cidades. “Nem todos os motoristas tinham tempo para ir a um posto de atendimento do Detran.”

Como tirar a CNH digital sem ir ao Detran
O procedimento é simples. Antes de tudo, é preciso baixar o app Carteira Digital de Trânsito e fazer o cadastro. Com o registro aprovado, faça login no aplicativo, toque em “Adicionar documento” e selecione a opção “Pelo celular”, caso ela já esteja disponível.

Se for o caso, aponte depois a câmera para o código QR no documento físico e faça a chamada “prova de vida” exigida pelo aplicativo (que se resume a se mexer). Com tudo validado, cadastre o número do celular e depois uma senha de quatro dígitos e pronto. Segundo o comunicado do Ministério das Cidades, o documento digital fica disponível mesmo offline.

Fonte: Exame.com

Curta nossa página no Facebook

Túnel é encontrado dentro de cela na Cadeia Pública do Crato

Um túnel foi encontrado por policiais militares dentro de uma das celas da Cadeia Pública do Crato, na tarde deste domingo (16).

Segundo a PM, as escavações já estavam avançadas e quase chegando à cerca que da acesso à parte externa da cadeia.

A direção da unidade prisional informou que 11 presos foram retirados do local e transferidos para a delegacia do município.

Logo após a retirada dos detentos, os policiais começaram os trabalhos para tapar o buraco.

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

17 de dezembro

1777 - A França é a primeira nação a reconhecer a independência dos Estados Unidos.
1903 - Os irmãos Wright realizam seu primeiro voo de aeroplano.
1989 - Os Simpsons (foto) surgem na televisão.

Nasceram neste dia…
1493 - Paracelso, alquimista e médico suíço (m. 1541).
1734 - D.ª Maria I de Portugal  (m. 1816).
1905 - Érico Veríssimo, escritor brasileiro (m. 1975).

Morreram neste dia…
1929 - Gomes da Costa, oficial do Exército e político português (n. 1863).
1830 - Simon Bolívar, militar venezuelano (n. 1783).
1987 - Marguerite Yourcenar, escritora belga (n. 1903).

Fonte: Wikipédia

AddThis