Barbalha (CE): Homem é encontrado morto com cabeça parcialmente enterrada na areia

O corpo de um homem de aproximadamente 35 anos foi encontrado nas primeiras horas deste sábado (21) caído próximo à localidade de Santo André, zona rural de Barbalha.

Identificado pelos moradores apenas como Berg, a vítima estava com parte da cabeça enterrada no chão e envolto a uma poça de sangue. De acordo com os residentes daquela localidade, Berg havia chegado há quatro dias para trabalhar em uma obra da construção civil.

Na noite anterior, ele foi visto ingerindo bebida alcoólica com outras quatro pessoas, até agora, sem identificação. O corpo da vítima foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) de Juazeiro do Norte para ser necropsiado. O laudo com as causas da morte deve sair em até 15 dias.

A polícia Militar acredita que após identificar as pessoas que estariam bebendo junto a Berg, sua morte será esclarecida. A vítima não portava nenhum documento de identificação, tampouco dinheiro ou objetos de valor.

André Costa

Foto: Cícero Valério / Ag. Miséria

Fonte: Miséria



Sua saúde: Um copo de suco de tomate por dia pode ajudar a prevenir câncer de mama

Para quem gosta de suco de tomate, um incentivo a mais para apreciá-lo: estudo da Universidade de Rutgers, nos Estados Unidos, descobriu que um copo da iguaria por dia pode ajudar a prevenir câncer de mama. Os dados são do jornal Daily Mail.

O levantamento avaliou níveis hormonais de 70 mulheres a partir dos 55 anos, antes e depois do aumento do consumo de tomate por 10 semanas. Todas tinham excesso de peso ou parente próximo com câncer de mama, colocando-as em maior risco da doença.

Constatou-se que o alimento aumenta em até 9% os níveis do hormônio adiponectina, envolvido na regulação das taxas de gordura e obesidade. O benefício vem do licopeno, que dá a cor vermelha ao tomate.  

“Os resultados demonstram a importância de ideias de prevenção da obesidade. Consumir uma dieta rica em tomates teve um impacto maior sobre os níveis de hormônio em mulheres que mantiveram um peso saudável”, afirmou a cientista Adana Llanos.

Yinka Ebo, do Instituto de Pesquisa do Câncer do Reino Unido, comentou que é improvável que comer qualquer alimento específico tenha um grande impacto na prevenção do câncer. “Não há necessidade de começar a estocar os tomates. As mulheres podem reduzir o risco de câncer de mama por meio da manutenção de um peso saudável, beber menos álcool e ser fisicamente ativas”, finalizou Yinka.

Fonte: Terra



Chuvas no CE superam em 85% a média histórica para o mês

Na madrugada de ontem voltou a chover no Ceará. A Fundação Cearense de Meteorologia e de Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuva em 125 municípios. As precipitações superam em 85% a média histórica para o mês, que é de 23mm. Dados parciais mostram que, até ontem pela manhã, já havia chovido em média no Estado, 41mm. As previsões indicam para hoje mais ocorrência de pluviometria, mas de forma isolada no Estado.

Paisagem verde já aparece no sertão com as primeiras precipitações. Fotos: honório barbosa

O meteorologista da Funceme, Raul Fritz, explicou que as chuvas verificadas nesta sexta-feira foram generalizadas, atingindo todas as regiões do Estado. “As precipitações foram provocadas por um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, associado à Zona de Convergência do Atlântico Sul, que chegou ao Norte da Bahia e Sul do Piauí”.

O Vórtice Ciclônico impede a formação de nuvens no centro, mas favorece nas bordas e foi esse sistema que provocou as últimas chuvas no Ceará. “É possível que, no domingo, ocorra nova formação, mas de menor intensidade”, explicou Fritz. A Funceme somente divulga previsão do tempo para o prazo antecedente de 48 horas.

Segundo dados da Fundação, nesse período de pré-estação invernosa, a região Sul do Ceará (Cariri) é a mais beneficiada. Em 20 dias deste mês, já choveu 160% acima da média histórica para o período. Na região da Ibiapaba, o índice supera em 100% e no Sertão Central e Inhamuns, é de 149% a mais do que a média histórica. Na região Jaguaribana houve um acréscimo de 53%.

A Funceme registrou a maior chuva, ontem, em Nova Russas (145mm). Outras precipitações superaram o índice de 100mm. Ocorreram nos seguintes municípios: Graça e Cariús (132mm), Pedra Branca – Mineirolândia (115mm), Crato (112mm), Nova Olinda (109mm), Mucambo (108) e Ipu (105mm).

As chuvas neste mês trazem esperança para os agricultores de que em 2014, ocorram intensas chuvas. O meteorologista Raul Fritz, entretanto, adverte para o fato de que as precipitações de pré-estação (dezembro e janeiro) não têm relação com a quadra invernosa (fevereiro a maio). “É preciso separar as chuvas desse período com as precipitações do chamado inverno no Ceará”, observou.

A temperatura do Oceano Atlântico Sul ainda continua desfavorável para a ocorrência de uma quadra invernosa acima da média. No entanto, esse e outros fatores podem sofrer modificações importantes no decorrer dos próximos dois meses.

As previsões do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), anunciadas em novembro passado, indicavam maior tendência de ocorrência de chuva abaixo da média para o Nordeste nos meses de novembro, dezembro e janeiro. A realidade está demonstrando que as precipitações já superaram a média histórica para o mês de dezembro. No início da próxima semana, o CPTEC/Inpe divulga novas previsões.

Prognóstico
Na segunda quinzena de janeiro de 2014, a Funceme vai divulgar o primeiro prognóstico para a quadra invernosa de 2014. A cada mês, os dados serão atualizados. “Até março é comum ocorrer mudanças significativas”, explica Fritz. “Dessa forma, o modelo atual pode variar em fim de janeiro e nos meses seguintes”. “Um dos dados mais importantes é a localização da Zona de Convergência Intertropical, que favorece a ocorrência de chuvas no Ceará.

Em Iguatu, choveu por toda a manhã de ontem. No campo, os produtores rurais reacendem a esperança de intensas chuvas em 2014. “Tivemos enchentes em 1974, 1984 e 2004, além de bom inverno em 1994”, lembrou o agricultor, Manoel Dias. “Esperamos que em 2014 essa tendência seja mantida”, afirmou. O preparo de solo para o plantio das culturas de sequeiro e de sobrevivência (milho, feijão e arroz) começa pela região do Cariri, que é uma das mais beneficiadas com as primeiras chuvas que banham o Estado. O produtor rural, Mauro Peixoto, disse que no início de janeiro começa o serviço de preparo do solo com uso de tratores. O trabalho é mecanizado na maioria das áreas tradicionais de cultivo.

HONÓRIO BARBOSA
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



Plantão Infotech: As 10 páginas mais populares do Facebook em 2013

Quando falamos em redes sociais, um dos primeiros nomes que surgem na mente dos consumidores é o do Facebook. Isso não acontece por acaso, pois o serviço de Mark Zuckerberg é o mais utilizado em todo o mundo e já ultrapassou a marca de 1 bilhão de usuários ativos — segundo a própria rede, em setembro deste ano eram 1,19 bilhão de pessoas conectadas mensalmente.

E quais seriam as páginas mais curtidas no Facebook? Se você já teve essa dúvida, está na hora de conferir o ranking que trouxemos para você. Veja agora mesmo quais são as 10 fanpages mais aclamadas da rede social e quantas pessoas estão associadas a cada uma delas. Faça suas apostas e confira!

O Top 10 Mundial

1. Facebook (106 milhões)
A maior rede social do mundo é também a página mais curtida. Ao todo, são mais de 106 milhões de pessoas que clicaram em “Curtir” e que recebem atualizações sobre o próprio Facebook. Diversos vídeos e imagens mostrando novos recursos e itens especiais fazem parte das atualizações. A página também é usada para que datas sejam lembradas e homenagens diversas sejam prestadas.

2. Rihanna (81 milhões)
Ela é uma das maiores cantoras de música pop de todo o mundo, sendo também a primeira celebridade a aparecer na lista das páginas mais curtidas. Na fanpage de Rihanna são publicadas fotografias, vídeos e informações sobre álbuns, shows e produtos à venda na loja oficial da cantora. Um prato cheio para os verdadeiros fãs de música pop e, principalmente, para os apaixonados pela artista caribenha.

3. Eminem (78 milhões)
Além de fazer diversas parcerias musicais com a cantora Rihanna, o rapper Eminem também faz companhia para ela no topo do ranking de celebridades com mais fãs no Facebook. Apenas 3 milhões de pessoas a menos curtiram o norte-americano, que acumula 78 milhões de seguidores da rede social de Mark Zuckerberg. Será que algum dia ele vai chegar ao topo das paradas do Facebook?

4. YouTube (77 milhões)
Logo após os artistas, quem marca presença é o serviço de vídeos por streaming da Google, o YouTube. Ele já conquistou 77 milhões de fãs em sua página na rede social — fazendo jus ao sucesso que possui nos próprios domínios. Na rede de Zukerberg, o YouTube também mostra vídeos aclamados e diversas novidades referentes aos conteúdos publicados pelos usuários.

5. Coca-Cola (77 milhões)
Coca-Cola é a marca mais amada pelos usuários do Facebook, tendo quase a mesma quantidade de fãs que o YouTube. Na página, a empresa de refrigerantes compartilha uma grande quantidade de campanhas publicitárias e ações de mídias sociais. A fanpage da Coca-Cola é também muito popular no Brasil, sendo a segunda mais curtida entre os usuários brasileiros com acesso ao Facebook.

6. Shakira (75 milhões)
Mais uma cantora latina entre as dez maiores sensações do Facebook. Shakira chega na sexta posição do nosso ranking com uma página que em muitos momentos lembra um perfil pessoal. Além de detalhes sobre álbuns, shows e participações em programas de televisão, Shakira também posta fotografias de sua família, mensagens para seus fãs e pensamentos escritos pela própria artista.

7. Texas Hold'em Poker (69 milhões)
Texas Hold'em Poker é um game disponível no próprio Facebook, sendo também o app mais curtido pelos usuários da rede social. Com 69 milhões de “likes”, o jogo aproveita a fanpage para publicar informações sobre torneios, dicas para os jogadores, promoções e imagens. A página Texas Hold'em Poker já está entre as maiores fanpages do mundo faz tempo e parece que vai permanecer assim.

8. Os Simpsons (68 milhões)
No ar desde 1989, a série de TV “Os Simpsons” é cultuada por apaixonados por comédia e desenhos animados em todo o mundo. Não é à toa que a criação de Matt Groening é o programa de televisão mais curtido de todo o Facebook. Com 68 milhões de fãs, a página de “Os Simpsons” é utilizada para a divulgação de vídeos promocionais, informações sobre episódios e várias ações divertidas para os apaixonados pelos personagens amarelos.

9. Michael Jackson (67 milhões)
O Rei do Pop já deixou esse mundo faz quatro anos, mas ele continua conquistando fãs em todo o mundo. Todos os apaixonados por música já investiram algumas horas para conhecer um pouco mais do legado de Michael Jackson e no Facebook isso não poderia ser diferente. A página dele conta com 67 milhões de fãs e continua sendo atualizada constantemente.

10. Cristiano Ronaldo (67 milhões)
O atleta que conquistou o maior número de fãs na rede social de Zuckerberg é um jogador de futebol português — que atua no Real Madrid e também na seleção lusitana. Cristiano Ronaldo acumula 67 milhões de fãs e sua página é utilizada para a postagem de fotografias e campanhas publicitárias — além de alguns vídeos de suas atuações nos campos de futebol.

E o Top 10 do Brasil

Também fomos atrás de informações sobre as páginas brasileiras que formam o Top 10 de marcas mais curtidas no Facebook. Quem será a grande campeã na rede social por aqui? Confira abaixo o ranking com o número de pessoas que formam a “base de fãs” de cada uma delas:
  1. Guaraná Antarctica (15.938 milhões)
  2. Coca-Cola (15,750 milhões)
  3. Skol (12,935 milhões)
  4. Hotel Urbano (9,299 milhões)
  5. Garoto (9,104 milhões)
  6. Lacta (7,281 milhões)
  7. L'Oreal (6,430 milhões)
  8. Itaú (6,427 milhões)
  9. Halls (6,086 milhões)
  10. Netshoes (6,039 milhões)
****
Esses são os rankings de páginas mais curtidas do mundo e também do Brasil. Lembre-se de que os números de fãs associados a cada uma das fanpages é referente ao mês de dezembro de 2013. Será que esses números vão mudar muito em 2014?

Fonte: Tecmundo



Ministro visita obras da transposição do rio São Francisco

O ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, sobrevoou na manhã de ontem o trecho da Meta 2N (Norte) das obras da Transposição do Rio São Francisco, neste município. No local, operários trabalham na desobstrução de pontos atingidos pelas chuvas que têm caído na cidade. Em alguns locais, inclusive, pontos de alagamento impedem a passagem de veículos de pequeno porte. Máquinas e tratores estão sendo deslocados para estas regiões para que o trabalho de nivelamento seja feito em caráter de urgência.

Após a conclusão dos serviços de desobstrução dos trechos atingidos pelas chuvas, todos os trabalhos serão interrompidos no local, devido ao recesso de final de ano. Os operários só deverão retornar aos canteiros da obra no próximo dia 5 de janeiro.

A vistoria técnica realizada por Francisco Teixeira teve início na quinta-feira, quando ele esteve no trecho do empreendimento que passa pelos municípios de Sertânia e Custódia, em Pernambuco. Ontem, também foram realizadas vistorias nos antigos lotes 3 e 4, em Salgueiro.

O trecho relacionado à Meta 2N é o que mais apresenta atrasos no cronograma da obra. Em agosto deste ano, conforme o Diário do Nordeste informou, a área foi beneficiada com nova ordem de serviço assinada pelo Ministério da Integração Nacional para liberação de investimentos orçados em R$ 442,7 milhões. Os recursos foram destinados para construção de novos reservatórios nos municípios de Jati e Brejo Santo. De acordo com o ministério, serão construídas três barragens nestes dois municípios.

Além dos atrasos em Jati e Brejo Santo, no município de Mauriti, nas obras do antigo lote 6, hoje Meta 3N, os trabalhos permaneceram paralisados por cerca de quinze meses. Cerca de mil operários foram dispensados na ocasião.

Desemprego
Devido o crescimento do índice de desemprego na cidade, as vendas efetuadas pelo comércio despencaram no município, gerando, inclusive, o fechamento de pousadas, bares, restaurantes, lojas de vestuário e de alimentos. Atualmente, no entanto, menos de um mês do reinício das obras, já há quem esteja ampliando seus negócios ou, ainda, abrindo novos empreendimentos. Equipamentos como cafeterias, chooperias, pousadas, churrascarias, farmácias, lojas de calçados e vestuários e pequenos comércios de alimentos, começam a fazer parte do novo cotidiano da cidade.

Em Jati, a obra da transposição também permaneceu paralisada durante meses. No início de fevereiro, no entanto, o governo federal autorizou a retomada dos trabalhos nos canteiros da transposição. O reservatório de Jati será o primeiro a receber as águas do São Francisco, após conclusão da obra que deveria ter sido entregue no final do ano passado. O prazo, segundo o Ministério da Integração, foi ampliado em mais três anos e os gastos com o projeto da transposição cresceu cerca de 80%.

O projeto inicial previa investimentos na ordem de R$ 4 bilhões. Já foram gastos, no entanto, mais de R$ 8 bilhões em toda a obra. Cerca de 400 pessoas deste município trabalham no local. Segundo a prefeita da cidade, Maria de Jesus Diniz Nogueira, a abertura de novos postos de trabalho fez com que o índice de vendas registrado pelo comércio da cidade fosse ampliado. “O aquecimento na economia do município é visível após a retomada das obras da transposição”, afirma.

Segundo a prefeita, o projeto de transposição, embora ainda não esteja efetivado, já oportuniza importantes conquistas para a cidade. “Muitas pessoas se mudaram para Jati por causa da obra. Alguns em busca de emprego, de ofertas de trabalho. Outros trouxeram estabelecimentos comerciais gerando, também, novas oportunidades”, comemora a prefeita.

Ela afirma que com a perenização das águas no município, também será possível diminuir o êxodo de cidadãos que partem à procura de outras regiões. “A região sofre muito devido aos períodos de seca e de estiagem. Com água perene será possível ampliar a produção de gêneros agrícolas, através do uso de sistemas de irrigação, garantindo a permanência da população no campo e gerando renda aos agricultores”, avalia.

Ela também acredita que após a conclusão das obras da transposição, haverá condições de se desenvolver o trade turístico na cidade. “Como o volume de água será muito grande, não pode ser descartada a possibilidade da construção de balneários, pela iniciativa privada, o que garantiria, também, o aumento no número de visitantes ao nosso município”, concluiu.

Mais informações
Prefeitura Municipal de Jati
Rua Carmelita Guimarães, 02
Centro
Telefone (88) 3575.1188
Região do Cariri

ROBERTO CRISPIM
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste



Barbalha (CE): Jovem morre ao perder controle de moto na Rodovia Leão Sampaio

Um jovem de 26 anos morreu por volta das 22 horas desta sexta-feira (20) vítima de acidente de trânsito na Rodovia Leão Sampaio, próximo à indústria IBK, entre os municípios de Barbalha e Juazeiro do Norte.

Josyédney Araújo Martins, conduzia uma motocicleta Honda Bros de cor vermelha e placa OIB – 2559 (inscrição de Barbalha) quando teria perdido o controle da moto, vindo a cair ao solo. Na queda, a vítima “bateu a cabeça violentamente no meio fio”, relata o Militar. De acordo com o Sargento Arruda, do Ronda do Quarteirão, “a trava de segurança do capacete quase degolou o garoto”.

Josyédney teve morte imediata. Ele residia na Rua 102 do bairro Casas Populares, em Barbalha. No momento do acidente, a pista estava completamente molhada, por decorrência das fortes chuvas que tiveram início na Região do Cariri no começo da noite. A área foi isolada por policiais militares até que o Rabecão de Juazeiro removesse o corpo ao Instituto Médico Legal (IML).

André Costa

Foto: Cícero Valério / Ag. Miséria

Fonte: Miséria



Fique ligado! Clientes da Coelce podem perder benefício da tarifa social em janeiro se não atualizarem dados

Clientes da Companhia Energética do Ceará (Coelce) que são beneficiários da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), popularmente conhecida como tarifa de baixa renda, podem perder o benefício a partir de janeiro de 2014 caso deixem de fazer a atualização dos dados do benefício.

A exigência da atualização foi estabelecida pela Resolução 572 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e vale para todas as distribuidoras de energia do País.

Por isso, é preciso estar atento a contas de energia e cartas da Coelce, pois é por meio delas que o cliente será informado de alguma pendência cadastral para que possam fazer a atualização o mais rápido possível na Secretaria de Assistência Social de seu município. Os consumidores serão informados sobre a suspensão do benefício até 15 dias antes de ele expirar.

Mais de 1 milhão e 200 mil pessoas são beneficiadas pela tarifa no Ceará, que pode conceder desconto de até 60% na conta de energia, de acordo com o especialista de Regulação e Mercado da Coelce, Sérgio Aguiar.

Têm direito à TSEE famílias com renda menor ou igual a meio salário mínimo por pessoa inscritas no Cadastro Único do Governo Federal e com dados atualizados nos últimos dois anos; idosos e deficientes que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) da Assistência Social; e portadores de doença que necessitam de aparelhos ligados à energia elétrica de forma contínua e e com renda familiar total de até três salários mínimos.

Fonte: Verdes Mares AM



Você sabe por que celebramos o Natal no dia 25 de dezembro?

Se alguém perguntar o que é que celebramos no Natal, caso você seja cristão, a sua resposta será “o nascimento de Cristo”, não é mesmo? No entanto, existe um consenso entre os historiadores de que Jesus provavelmente não tenha nascido em dezembro — aliás, ninguém sabe ao certo quando foi —, e os cristãos antigos nem sequer celebravam essa data. Então, de onde é que surgiu o costume de festejar o Natal no dia 25 de dezembro?

De acordo com os estudiosos, as celebrações em dezembro provavelmente tiveram início em algum momento do século 2, na antiguidade greco-romana, e a escolha da data — 25 — teria diversas possíveis origens. Uma delas seria obra do historiador Sextus Julius Africanus que, por alguma razão, teria estabelecido a data da concepção do menino Jesus no dia 25 de março, ou seja, na data da criação do mundo. E, contando nove meses até o seu nascimento...

Paganismo
Outra explicação seria uma celebração romana pagã anterior ao cristianismo e que ocorria exatamente no dia 25 de dezembro. Esse festejo era chamado Natalis Solis Invictus, e marcava a volta dos dias mais longos depois do solstício de inverno. Além disso, ele ocorria logo após a Saturnália, outra festividade muito popular na Roma antiga durante a qual a população participava de festas e banquetes e ocorriam trocas de presentes.

Mais um festival comemorado durante datas próximas — no dia 21 de dezembro — era o Yule, dos povos nórdicos, que assim como o Solis Invictus dos romanos, também marcava o retorno do Sol. Durante as celebrações, grandes fogueiras ardiam para simbolizar as novas colheitas e os grandes rebanhos que seriam consumidos no próximo ano, além de representar as novas conquistas a serem alcançadas.

O dia 25 de dezembro também marcava a comemoração do aniversário de uma divindade chamada Mitra, que era um conhecido deus de luz e lealdade que, na época, era muito popular e largamente cultuado pelos soldados romanos. Para muitos, essa inclusive era a data mais sagrada de todo ano!

De qualquer forma, o final de dezembro era a época ideal para a realização de festejos por toda a Europa. Com o frio do inverno e os dias mais curtos, a população não tinha muito com o que se ocupar. Nessa época do ano, a cerveja e o vinho já estavam fermentados e prontos para o consumo e, para não ter que alimentar os rebanhos durante esses meses, grande parte dos animais era abatida. Assim, por que não organizar grandes banquetes?

Política
Formalmente, a igreja romana só foi celebrar o Natal mesmo na data que conhecemos hoje no século 4, durante o reinado do Imperador Constantino, o responsável por transformar o cristianismo na religião oficial do império. Até então, a principal festividade cristã era a Páscoa. Acredita-se, aliás, que a escolha da data — que coincidia com outras celebrações — foi proposital, e tinha como objetivo enfraquecer os festejos pagãos pré-estabelecidos.

Ainda assim, a celebração no dia 25 de dezembro não foi aceita assim, de uma hora para outra! Durante muito tempo, o dia 6 de janeiro era a data adotada e o Natal só foi ser aceito como grande festival cristão a partir do século 9. Isso porque, na antiguidade, conforme o cristianismo foi se espalhando pela Europa, ele foi se deparando com vários credos regionais.

Isso sem falar que os antigos missionários se sentiam fascinados por muitas das tradições pagãs, portanto muitos costumes acabaram sendo incorporados aos dos cristãos. Já o formato que conhecemos hoje, com troca de presentes e tal, só começou mesmo há pouco mais de um século. Originalmente, a troca de presentes ocorria no ano novo, para que todos se sentissem bem pelo ano que estava acabando. O costume foi mudado para o dia de Natal durante a era vitoriana.

***
Como você viu, a celebração do nascimento de Cristo nada tem a ver com a data do aniversário de Jesus. O Natal é, na verdade, uma enorme e curiosa mistura de tradições e crenças pagãs que foram sendo adotadas e incorporadas pelos cristãos ao longo dos milênios, resultando em uma incrível mistura de costumes, que culminam em uma data escolhida a dedo por motivos políticos.

E nem vamos começar a falar sobre a triste transformação que o significado dessa festa sofreu, virando sinônimo de compras desenfreadas, muito consumismo e excessos.

Fonte: Mega Curioso



Barbalha (CE): Nova licitação para áreas da Ceasa Cariri

A Ceasa Cariri realiza, a partir deste mês, um novo processo licitatório para comercialização das áreas desocupadas. A expectativa é que o edital seja publicado em janeiro de 2014. Inaugurada em fevereiro de 2012, a Ceasa movimenta cerca de 3 mil toneladas por mês, o que resulta em 40 mil toneladas por ano. Contudo, ainda existem áreas abertas à ocupação e outras que estão ocupadas, mas não ofertam mercadorias. Para solucionar a questão, a Central irá reaver os espaços ociosos (pagos e não comercializados) para uni-los às áreas desocupadas a fim de realizar um novo processo licitatório.

De acordo com o diretor técnico da Ceasa Ceará, César Nogueira, o local possui 360 módulos, 50 boxes, 15 lojas e três lanchonetes e um estacionamento com vagas para mais de 200 veículos. Parte do espaço é destinado à agricultura familiar. Dos 360 módulos, 84 são destinados ao Pronaf. Todas as áreas foram licitadas em dois momentos. O primeiro processo, concluído em janeiro de 2012; e o segundo, no dia 30 de agosto deste ano.

Dos 50 boxes, apenas sete não foram ocupados e, das 15 lojas, cinco estão desocupadas. Ainda há uma área de 52m² destinada para uma lanchonete.

Para facilitar o processo, o valor do lance inicial para a concessão das áreas será reduzido, em relação à segunda licitação. A expectativa, segundo César Nogueira, é de que, no próximo ano, a Ceasa Cariri esteja ampliada e chegue ao pleno funcionamento. “A licitação será aberta para comerciantes de todo o Brasil. Esperamos, com esse novo processo, acelerar a comercialização. Acreditamos que, com o crescimento da região e a chegada de diversas redes de supermercados, shoppings, hotéis entre outros investimentos, a Ceasa Cariri consiga se desenvolver ainda mais”, ressalta ele.

Acordo
Além da nova licitação, outra ação que beneficiará o comércio da Ceasa Cariri vem por meio de uma decisão do Ministério Público do Ceará, através da Procuradoria Geral de Justiça, que firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), no qual determina que os comerciantes que vendem hortigranjeiros no atacado e abastecem os permissionários do Mercado do Pirajá só poderão realizar as vendas na própria Central.

O TAC ainda estabelece que, os produtos que forem comercializados em bancas estabelecidas fora do Mercado do Pirajá, acomodados sobre o solo, lonas ou em outras formas de suporte, serão apreendidos.

Segundo a determinação, a SR Empreendimentos, na condição de concessionária de todos os mercados municipais de Juazeiro do Norte, viabilizará a devida regularização dos vendedores varejistas de hortigranjeiros que comercializam informalmente fora das dependências do Mercado Pirajá, nas ruas do seu entorno, a fim de que possam ser alojados dentro do mesmo mercado ou em outro a ser construído ou reformado.

Já a Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, em parceria com o Departamento Municipal de Trânsito, a Secretaria Municipal de Saúde e Polícia Militar, atuará nas ruas viabilizando os serviços de fiscalização, campanhas educativas, além da manutenção da ordem e da segurança, prevenindo e reprimindo condutas que são consideradas crimes.

A determinação começa a valer, a partir do dia 10 de janeiro de 2014. Após o prazo determinado, fica estipulada a multa cominatória diária de R$ 2.000,00 para a administração pública municipal, o mesmo valar para a empresa estatal (Ceasa Cariri) e para a empresa SR. Empreendimentos, R$ 1.000,00 para os comerciantes que vendem o grosso hortigranjeiro e R$ 500,00 para os permissionários e comerciantes informais.

Mais informações
Central de Abastecimento Ceasa - Cariri 
Avenida Leão Sampaio, S/N 
Barbalha 
Telefone: (88) 3532.2489

Fonte: Diário do Nordeste



Esporte: Federação cria nova competição: “Copa dos Campeões do Futebol Cearense”

Nesta quinta-feira (19), a Federação Cearense de Futebol (FCF) criou uma nova competição no futebol do Estado do Ceará, a Copa dos Campeões do Estado do Ceará.

Este novo certame terá a participação do campeão da Série A do Campeonato Cearense e o campeão da Taça Fares Lopes.

A primeira edição, portanto, será disputada entre Ceará e Barbalha, com data ainda a ser definida no mês de fevereiro. Em um único jogo, na Arena Castelão em Fortaleza, as duas equipes decidirão o título.

O jogo terá transmissão da TV Esporte Interativo Nordeste, o que trará renda para as duas equipes. Já a renda com o público da partida será rateado entre Ceará e Barbalha, onde o campeão ficará com 60% dela e o vice 40%.

“Acredito que o jogo será disputado entre os dias 8 e 12 de fevereiro já que o Barbalha estreia dias depois na Série B. Será o primeiro jogo do Barbalha no ano”, afirmou Jorge Luiz, gerente de futebol do Barbalha.

Robson Roque

Fonte: Miséria



Esqueceram dele: por onde anda Macaulay Culkin?


Não importa quantos anos você tem, nós temos certeza de que você viu ou pelo menos já ouviu falar de “Meu Primeiro Amor” e “Esqueceram de Mim”, dois filmes infantis clássicos, não é mesmo? Ambos os filmes foram estrelados por Macaulay Culkin, a grande revelação mirim dos anos 80 e 90. Ele atuou também em sucessos como “O Anjo Malvado” e “Riquinho”. Seu último papel foi na série “Reis”, em 2009.

A vida do ator não foi muito diferente do que acontece com quem tem muito sucesso ainda criança. Se o início de sua carreira revelou o seu talento, os anos seguintes trouxeram algumas consequências traumáticas, como o esquecimento e a briga com a família – sabe-se que ele começou a administrar o próprio dinheiro muito cedo graças a uma briga judicial, que ele venceu com muito custo. Só para você ter ideia, aos 14 anos de idade ele já tinha uma fortuna equivalente a R$ 42,1 milhões.

Relacionamentos
Em 1998, Macaulay se casou com a atriz Rachel Miner, quando ambos tinham apenas 17 anos de idade – o casal se separou quatro anos depois. Culkin namorou também a atriz Mila Kunis, famosa por seu papel em “Cisne Negro”, mas os dois terminaram no começo de 2011 depois de um relacionamento que durou oito anos.

Se aparentemente o ator tinha relacionamentos amorosos estáveis, sua vida pessoal não era nada parecida. Em setembro de 2007, Macaulay foi preso por porte de maconha e dois medicamentos ilegais nos EUA. Quanto à vida profissional, ele passou algum tempo às margens, fazendo pequenas participações em filmes e seriados.

Michael Jackson e drogas
Quando precisava de companhia, costumava buscar conforto com o amigo Michael Jackson – ele é padrinho de um dos filhos do Rei do Pop, inclusive. Os dois se conheceram quando Macaulay ainda era criança e, desde sempre, estiveram juntos. Com a morte do cantor, muitas especulações sobre a amizade dos dois e um possível caso de pedofilia foram levantadas, mas o ator desmentiu tudo.

Em 2012, algumas fotos de Macaulay circularam a internet e causaram uma impressão bastante negativa, sendo que alguns boatos diziam que Macaulay estava viciado em drogas pesadas, como heroína. Nada disso ficou oficialmente confirmado, mas o jornal The Sun publicou uma matéria com declarações do pai de Macaulay, que não falava com o filho há mais de 15 anos. Ele se dizia preocupado com o futuro do ator depois de ter visto as fotos do filho muito magro e com uma aparência de doente.

Música e pizza
Atualmente, Macaulay participa de uma banda chamada The Pizza Underground, que grava músicas de The Velvet Underground, mas com letras que falam apenas sobre pizza. Pois é. A banda divulga alguns vídeos nonsense do ator – e agora cantor.

Além dos vídeos, a The Pizza Underground tem um tumblr que usa para divulgar algumas imagens sobre pizza e também da banda. Essas fotos mostram também como anda Macaulay hoje, aos 33 anos de idade.

Fonte: Mega Curioso



Rei do Brega, Reginaldo Rossi morre aos 69 anos em Recife


O cantor Reginaldo Rossi morreu às 10h desta sexta-feira (20), aos 69 anos, por falência múltipla dos órgãos. Considerado Rei do Brega, o artista estava internado desde o dia 27 de novembro no Hospital Memorial São José, em Recife, após sentir fortes dores no peito.

Inicialmente, Reginaldo foi diagnosticado com derrame pleural, que é o acúmulo excessivo de líquido no espaço entre a pleura visceral (membrana que recobre o pulmão do lado de fora) e a pleura parietal (superfície interna da parede torácica). Na semana passada, ele foi diagnosticado com câncer no pulmão.

Reginaldo chegou a ser transferido para um quarto, mas retornou à UTI no dia 9 de dezembro, quando voltou a sentir dores. No mesmo dia foi submetido a uma nova cirurgia para a retirada de líquido no pulmão, com a instalação de um dreno.

Nos últimos dias, Reginaldo iniciou o tratamento de quimioterapia e sessões de hemodiálise diária. Chegou a ter uma leve melhora no quadro clínico, mas na quinta-feira (19) voltou a respirar com ajuda de aparelhos.

Reginado deixa a mulher Celeide Rossi, com quem era casado há cerca de 30 anos, com quem teve o filho Roberto.

Trajetória
Reginaldo Rodrigues dos Santos Rossi nasceu em Recife no dia 14 de fevereiro de 1944 e ingressou na faculdade de engenharia, mas não chegou a se formar e trabalhou como professor de matemática.

Começou a carreira artística em 1964 imitando Roberto Carlos em bares e clubes da capital pernambucana. Na época, ele era acompanhado pelo conjunto The Silver Jets.

Em 1966, lançou o primeiro LP, "O Pão", seguido por "Festa dos Pães", no ano seguinte. Em 1970 se afastou do rock com "À Procura de Você", que o introduziu no gênero brega-romântico, do qual se tornaria um dos maiores expoentes, ao lado de nomes como Odair José, Amado Batista, Wando e Agnaldo Timóteo.

Em meados dos anos 1980, já com 18 discos gravados, Rossi era um sucesso de vendas no Norte e Nordeste, mas permanecia desconhecido no eixo Rio-São Paulo. Em 1987 lançou um de seus maiores sucessos, "Garçom", que o tornaria conhecido no Sul e Sudeste no fim dos anos 1990.

Ao longo de sua carreira, o cantor gravou com artistas como Wanderléa, Roberta Miranda e Planet Hemp, e aceitou de bom grado o título de "Rei do Brega". Com cerca de 50 álbuns lançados, ele recebeu 14 discos de ouro, dois de platina, um de platina duplo e um de diamante.

Em 2011, Rossi venceu o Prêmio da Música Brasileira na categoria de melhor cantor popular, pelo álbum ao vivo "Cabaret do Rossi", que também rendeu um DVD, em que fazia releituras de sucessos como "Taras & Manias", "Dama de Vermelho", "Boate Azul", "Amor I Love You", "Só Você" e "I Will Survive".

Em 2010, Reginaldo Rossi candidatou-se a deputado estadual de Pernambuco, mas não foi eleito.

Fonte: UOL



Esporte: Maurílio Silva é o novo técnico do Guarani de Juazeiro

Depois de perder Júlio Araújo para o Barras/PI, a diretoria do Guarani de Juazeiro agiu rápido e acertou o substituto. Maurílio Silva desembarca em Juazeiro do Norte neste sábado, quando será apresentado ao elenco e vai assumir o comando da equipe. “A conversa foi rápida, tudo ficou resolvido rapidamente e estou chegando no sábado”, confirmou o novo comandante rubronegro.

Maurílio Silva garantiu que conhece boa parte do elenco. “Conversei com o Kleber (Lavor, diretor de futebol) sobre isso (elenco) e vamos avaliar quem está aí, mas eu já conheço vários, principalmente a garotada e os jogadores que estavam em Pernambuco”, disse o treinador, que teve duas passagens pelo futebol pernambucano: ano passado no Vitória (onde subiu o time com o título da Série A2)e este ano no Chã Grande.

O Guarani estréia no Campeonato Cearense no dia 05 de janeiro, no Domingão, contra o Horizonte. Sobre o tempo de trabalho, Maurílio reclamou. “É curto (o tempo), vamos ter que correr, mas acho que dá pra fazer uma boa preparação”, disse.

O novo técnico do Leão do Mercado tem 43 anos e já dirigiu Maranguape, Boa Viagem,  Ferroviário, Alecrim/RN e Crateús. Como jogador, o ex-atacante defendeu o Icasa em 2007. Vestiu ainda as camisas do Palmeiras, Paraná, Ceará e Fortaleza.

Fonte: Blog do Fabiano Rodrigues / Diário do Nordeste



Barbalha (CE): Motorista perde o controle do carro, capota e cai em ribanceira de cinco metros

Dois jovens ficaram feridos após capotarem o veículo Palio de placas HMC – 5035 (inscrição de Jardim) na manhã desta quinta-feira (19). O acidente aconteceu na Rodovia CE 060, no KM 04, próximo à localidade Lagoinha, zona rural de Barbalha.

Segundo a polícia, Rosildo Zacarias de Souza e Cícero Rogério da Silva, ambos com 30 anos e residentes no município de Barbalha, trafegavam no sentido Jardim-Juazeiro quando o motorista teria perdido o controle do carro, batido ao meio fio vindo a cair em uma ribanceira de aproximadamente cinco metros.

O veículo capotou várias vezes e só parou ao chocar-se contra uma cerca de arame farpado distante 40 metros da pista. As vítimas foram socorridas pelo Ronda do Quarteirão ao Hospital São Vicente de Barbalha. Os jovens sofreram apenas escoriações leves e já receberam alta médica.

Não chovia no momento do acidente, no entanto, alguns pontos da rodovia ainda apresentavam poças d’água por decorrência das fortes chuvas que atingiram a região do Cariri, o que pode ter ocasionado o acidente.

André Costa

Foto: Chinês / Ag. Miséria

Fonte: Miséria



Chuvas da pré-estação caem no Cariri e Vale do Jaguaribe

Começou a pré-estação chuvosa no Ceará e de forma intensa. Na madrugada de ontem, a Fundação Cearense de Meteorologia e de Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuva em 43 municípios. As precipitações ficaram concentradas nas regiões do Cariri e Sul Jaguaribana, no sudeste do Estado. O maior registro foi no município de Barro (167 milímetros), seguido de Abaiara (122mm) e Milagres (120mm).

De acordo com a Funceme, a previsão para as próximas 48 horas é de ocorrência de chuvas localizadas em todo o Ceará, com maior probabilidade para as regiões Centro-Sul e Sul. "As mais recentes precipitações foram ocasionadas por influência de uma área de instabilidade, de convergência de umidade, formada no Sul do País e que chegou ao Norte da Bahia e Sul do Piauí", explicou o meteorologista da Funceme, Raul Fritz. "São formações típicas da pré-estação que está começando no Ceará".

Os dados meteorológicos demonstram que as precipitações não chegaram a Fortaleza porque a área de instabilidade estava associada a um sistema de cavado de altos níveis, semelhante a um vórtice ciclônico.

"Há uma tendência de mudança de posição e isso pode favorecer precipitações na Capital", observou Fritz. No fim de semana passado, já ocorreram precipitações isoladas na região do Cariri, mas as chuvas registradas na madrugada desta quinta-feira foram bem mais intensas e chegaram a mais de 40 municípios do Estado. Acima de 100 milímetros houve ocorrência em oito cidades, além de Barro, Abaiara e Milagres, a Funceme anotou chuvas em Cedro (111mm); Brejo Santo (108mm), Umari (108mm), Mauriti (101mm) e Jati (100mm).

As chuvas de pré-estação têm a característica de serem isoladas, diferentemente das ocorrências da quadra invernosa no período de fevereiro a maio, no sertão cearense, que são favorecidas pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), sendo generalizadas. Ontem, por exemplo, a Funceme registrou na sede urbana de Barro chuva de 89mm, enquanto que na localidade rural de Cuncas foram 167mm. "Essa variação é típica de chuvas localizadas, do período da pré-estação", disse Fritz.

Na tarde de ontem, técnicos da Funceme, e também do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), estiveram reunidos, por meio de videoconferência, para a troca de informações meteorológicas, análises de dados coletados por boias oceânicas, postos de observação, navios, satélites e ainda avaliações de modelos com temperatura superficial das águas do Oceano Atlântico. Com base nessas informações, o CPTEC/Inpe divulga prognóstico de chuva e previsão do tempo para o Brasil, incluindo o Nordeste. "São dados preliminares, importantes, mas, por ter uma abrangência mais geral, devem ser analisados com cuidado", explica o meteorologista Fritz. "No Nordeste, há ocorrência de chuvas e condições climáticas diferenciadas, no sertão, Litoral Norte, Litoral Leste, Zona da Mata e agreste".

Prognóstico
Por volta do próximo dia 20 de janeiro de 2014, a Funceme vai divulgar o primeiro prognóstico para a quadra invernosa de 2014. A cada mês, os dados serão atualizados. "Até março é comum ocorrer mudanças significativas", explica Fritz. "Dessa forma o modelo atual pode variar em fim de janeiro e nos meses seguintes". "Um dos dados mais importantes é a localização da Zona de Convergência Intertropical, que favorece a ocorrência de chuvas no Ceará.

Além das chuvas no Sul do Ceará, houve precipitações isoladas em municípios dos Inhamuns e do Sertão Central: Aiuaba (14mm), Arneiroz (3mm), Saboeiro (2mm), Campos Sales (23mm), Monsenhor Tabosa (8mm) e Quixadá (6mm).

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iguatu, Natália Feitosa, observou que nos últimos dias, o tempo permanece nublado e que a esperança de um bom inverno renasce no coração dos agricultores. "Historicamente, coincidência ou não, os anos que terminam em quatro são de cheias ou de boas chuvas", disse. "Vamos torcer para que isso se repita em 2014".

Enquanto os técnicos analisam as condições meteorológicas, no campo os produtores rurais vivem a expectativa de um bom inverno, depois de dois anos seguidos de seca no sertão cearense. "A nossa esperança é de que a chuva volte com força total", disse o agricultor, Manoel Bezerra, do município de Cedro. "Em janeiro, a gente quer começar a preparar a terra para o plantio do milho e feijão".

"Se não tivermos boas chuvas, a situação vai se agravar com perdas importantes de renda dos produtores rurais", observa o gerente regional da Ematerce em Iguatu, Joaquim Virgulino Neto. "O Ceará tem necessidade de precipitações intensas para que ocorra a recarga de água nos reservatórios, e não apenas chuvas para a produção agrícola".

São as chuvas intensas, de enxurradas, que fazem com que os rios, riachos e córregos fiquem cheios, desaguando nos açudes e elevando o nível dos reservatórios, que estão reduzidos e em situação muito crítica no Ceará. "Na tradicional missa de celebração do Ano Novo, vamos fazer uma prece especial para termos um bom inverno em 2014 no Ceará", anunciou o padre Carlos Roberto Alencar, da paróquia de Senhora Sant´Ana, em Iguatu.

Mais informações
Funceme em Fortaleza
Av. Rui Barbosa,1246 / Aldeota
Fone: (85)3101.1117

HONÓRIO BARBOSA
REPÓRTER

LUIS CARLOS SARAIVA
FOTO

Fonte: Diário do Nordeste



Crato (CE): VIII Encontro Mestres do Mundo se encerra nesta sexta


O VIII Encontro Mestres do Mundo, promovido pela Secretaria de Cultura do Governo do Estado, em parceria com a Secretaria de Cultura do Município do Crato, se encerra nesta sexta-feira, 20/12, com o segundo dia da programação das Rodas dos Mestres, a partir das 9h da manhã, no Centro de Expansão do Crato. Nas rodas, os mestres da cultura tradicional popular se reúnem para interação e troca de saberes e experiências, de acordo com diferentes modalidades: corpo, mãos, sons, oralidade, sagrado e sabores. Reconhecido pelo virtuosismo na sanfona de oito baixos, Luizinho Calixto encerra o encontro na programação que acontece a partir das 19h30, no Largo da RFFSA, no Centro do Crato.

Com o tema “Chão Sagrado do Belo Amor”, o VIII Encontro Mestres do Mundo  reúne os Tesouros Vivos da Cultura, reconhecidos pelo Governo do Estado do Ceará, além de  convidados da região do Cariri e de outros estados. Nesta sexta-feira, terceiro e último dia do evento, a programação continua às 14h, também no Centro de Expansão, com o terceiro dia do seminário - a interface de debates do evento. O tema nesta sexta-feira é "A brincadeira como meio de emoção e alegria". Participam do debate Mestre Margarida, Mestre Aldenir do Reisado e Clerton Martins. A mediação é de Valéria Gianella.

Já a programação no Largo da RFFSA tem início às 19h30, com as apresentações dos Mestres da Cultura. Subirão ao palco o Reisado do Mestre Aldenir, do Crato; o grupo Boi Paz no Mundo, de Sobral, e o Reisado do Mestre Piauí, de Quixadá. Encerrando a festa, o tradicional forró pé-de-serra e os chorinhos da sanfona de oito baixos de Luizinho Calixto.

Já no palco montado na Praça da Sé, acontecem apresentações das 18h às 20h, com a Lapinha de Mãe Celina (Crato), Lapinha do Menino Deus (Crato), Reisado São Vicente (Crato), Coco das Mulheres da Batateira (Crato), Coco Frei Damião (Juazeiro do Norte) e Coco do Sítio Quebra (Crato).

Encontro no Chão Sagrado
“Chão Sagrado do Belo Amor”, tema do VIII Encontro Mestres do Mundo, é uma referência ao território como conceito integrador de lugares e afetos. Uma citação bem pertinente ao Crato e ao Cariri como um todo, espaço de revoluções e lendas, berço de grandes nomes da história brasileira e de grandes ideias. Tudo tendo como pano de fundo a Floresta Nacional do Araripe e a história de Nossa Senhora do Belo Amor.

“No Crato, o ancestral e o contemporâneo se entrelaçam, o que torna o ambiente propício para o entendimento da importância do conhecimento tradicional como estrutura fundante de uma nova sociabilidade”, destaca o coordenador do VIII Encontro Mestres do Mundo, o ator, produtor e pesquisador Fernando Piancó, integrante da equipe da Secult.

“São três dias de intensa troca de saberes e fazeres e de diferentes visões e representações do mundo. A identidade e a diversidade cultural serão celebradas e exaltadas. Um território de encontros e acolhimento. O Chão Sagrado do Belo Amor!”, ressalta Glícia Gadelha, coordenadora de Ação Cultural da Secult e também integrante da equipe organizadora.

Já a secretária de Cultura do Crato, Dane de Jade, destaca a satisfação do Cariri em tornar a sediar o EncontroMestres do Mundo. “Pela segunda vez o Encontro Mestres do Mundo acontece no Cariri, o que é importante, pela dimensão desse encontro, que já é esperado todos os anos pelos mestres. O Crato abraça o encontro com muita alegria. A região do Cariri tem o maior número de manifestações da tradição popular, tem a vocação para as tradições orais, tem as bandas cabaçais, os reisados, lapinhas, coco, maneiro-pau, entre várias manifestações”, enumera.

“É um privilégio, pra gente, trabalhar com os grupos de tradição, pra que a gente possa cada vez mais instituir ações de política cultural para esse fortalecimento. Como a Lei Municipal dos Mestres da Cultura, que estamos trabalhando para tornar realidade, e como as escolas livres de repasse da tradição popular, que vamos implantar, os Terreiros Vivos dos Mestres”, acrescenta Dane de Jade, citando que o primeiro deles será o Centro de Formação e Apoio do Reisado e da Tradição Popular, com destaque para Mestre Aldenir.

Novos mestres
Selecionados em 2013, foram diplomados na solenidade de abertura do VIII Encontro Mestres do Mundo os novos Mestres da Cultura, reconhecidos pelo Governo do Estado. São eles: José de Abreu Brasil (Palhaço Pimenta),mestre da arte circense, morador de Fortaleza; Josefa Pereira de Araújo, rendeira, moradora de Potengi. Também foram diplomados em reconhecimento o reisado Nossa Senhora de Fátima (responsável: Maria de Fátima Monteiro Cosmo), de Juazeiro do Norte, e a Comunidade da Prainha do Canto Verde (representante: José Alberto de Lima Ribeiro), de Beberibe-CE. O reisado Boi Coração (responsável: Luciano Correia dos Santos), da cidade de Ocara, também foi selecionado e receberá a homenagem ao longo do Encontro Mestres do Mundo.

Esses novos mestres e grupos reconhecidos se unem ao conjunto dos 58 Mestres da Cultura/Tesouros Vivos contemplados pelo Governo do Estado. Todos foram convidados a participar do VIII Encontro Mestres do Mundo, reeditando a grande festa de cores e saberes, tradições e reinvenções, desta vez tendo por cenário a múltipla e intensa região do Cariri.

Foto: Soraya Piancó

Assessoria de Imprensa / SECULT-CE



Flo Rida - Right Round




Escolas profissionalizantes do CE custam até R$ 490 milhões/ano

Ao inaugurar, ontem, a 100ª Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP), denominada Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau, em Crato, o Ceará avança na meta de chegar a 2014 com 140 unidades. Contudo, também igualmente se eleva o custo de manutenção anual por unidade, que varia de R$ 2,8 milhões, para que estão instalando o primeiro ano de funcionamento, até R$ 4,9 milhões, referentes as que estão totalmente implantadas (do primeiro ao terceiro ano do ensino médio).

A expectativa é que as 100 primeiras unidades deverão custar, incluindo custeio de manutenção de equipamentos, alimentação para o período integral, deslocamento e investimento em pessoal), quando totalmente implantadas, pelo menos, R$ 490 milhões/ano.

A secretária de Educação do Estado, Izolda Cela, disse que o custeio não preocupa a atual gestão e não deve alarmar os futuros gestores. "Se pudemos arcar com atuais despesas, por que isso não será possível nos próximos governos?", indaga.

Mercado de trabalho
O questionamento se deve por considerar informações recentes do Tribunal de Contas da União (TCU), relacionadas à capacidade de endividamento do Estado. Izolda reconhece que não tem entendimento de todos os negócios do governo, até porque envolvem múltiplas secretarias e órgãos.

No entanto, no aspecto relacionado à educação, vê que tem sido um investimento que contempla com a perspectiva de maior inserção no mercado de trabalho para os jovens, abre portas para o ensino superior e, principalmente, desenvolveu um amor apaixonado dos alunos pelas escolas, como verifica em vários depoimentos obtidos em unidades visitadas.

O objetivo das EEEPs é vincular a educação básica à educação profissional, dando oportunidade aos jovens de complementarem seus estudos, além de promover a formação para o mundo do trabalho. Para isso, são ofertados 51 cursos técnicos em 74 municípios cearenses na Capital e no Interior.

Izolda admite, por se tratar de uma ação diferenciada que o governo adotou para contemplar parte da demanda de alunos pelo segundo grau, há um custo alto para se obter um "repuxo de qualidade", diz. Conforme a secretária, foi um procedimento ousado e que não é visto em outros Estados. O tamanho das despesas, segundo Izolda, são bem pensados e as respostas obtidas nas avaliações de egressos e no acesso às universidades têm obtido níveis animadores. "Evidentemente, que não chegamos ao ideal. Mas para que a escola de nível médio esteja num patamar elevado, é preciso que isso ocorra também com o ensino fundamental", explica.

As 100 escolas profissionalizantes já somam um total de 36 mil alunos matriculados, em 26 áreas técnicas. A escolha dos cursos, conforme informou a secretária, tanto se dá pela sugestão de lideranças locais, nas cidades onde as unidades são instaladas, e ainda no atendimento às demandas por mão de obra especializada. "Temos muitos alunos que ingressaram na universidade e estão trabalhando a partir do curso profissionalizante", disse Izolda.

"Chegamos à conclusão que a maioria dos estudantes não quer apenas trabalhar ou apenas estudar. O ideal é estudar e trabalhar e isso vem sendo alcançado por muitos egressos", ressaltou.

Oportunidade
Para Izolda, todo o esforço tem valido à pena e valerá ainda mais se o jovem tiver oportunidade. "É assim que estamos percebendo em todas as escolas que visitamos. Os alunos amam as unidades e vislumbram um futuro de qualidade", disse.

As EEEP tiveram início em 2008. No início, houve a necessidade de funcionamento em prédios adaptados. Somente depois, foi-se chegando aos atuais modelos, que vêm se espalhando em todo o Estado. Na segunda-feira passada, o governador Cid Gomes inaugurou a 99ª EEEP, em Novo Oriente.

Afora essas, o governo também tem investido nas escolas de ensino médio regular. Já foram construídas 80 novas unidades, privilegiando os distritos e as localidades rurais mais populosas. A ideia é atender o grupo de estudantes mais penalizado pela distância dos grandes centros e com dificuldades nos deslocamentos. "Em muitas escolas, tivemos que, literalmente, por abaixo e, depois, construir uma nova escola", conta Izolda.

Para ela, o resultado obtido até o momento em termos de ações para a educação é uma demonstração de que o Estado está fazendo sua parte, especialmente no bom aproveitamento dos recursos financeiros disponíveis para o setor.

Avanços
"Estamos avançando numa área em que todo o País terá que está preparado para o ensino em tempo integral até 2020, quando as matrículas deverão somar pelo menos 50% do total", disse.

A EEE Violeta Arraes, inaugurada na noite de ontem, ofertará os cursos de estética, informática, manutenção automotiva, além de Produção de Áudio e Vídeo.

O investimento para construção, equipamentos e mobiliário foi de R$ 10,6 milhões. Os recursos são provenientes do Tesouro Estadual e Governo Federal. A escola faz parte da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 18, sediada em Crato, que passou a contar com quatro unidades. As demais estão localizadas em Araripe, Campos Sales e na sede da Crede. No Cariri, a rede de EEEPs é formada por 13 unidades e beneficia 4.011 jovens de 10 municípios.

Distribuída em 5,5 mil metros quadrados, a estrutura é composta de 12 salas de aula, auditório, biblioteca, bloco pedagógico-administrativo, laboratórios específicos para os cursos técnicos oferecidos, além dos de línguas, informática, ciências e matemática. Tem capacidade para atender a 540 estudantes, em tempo integral, das 7 às 17 horas.

Mais informações
Seduc
Av. Gal Afonso Albuquerque Lima, 1 Cambeba
Telefone: (85) 3101-3949

MARCUS PEIXOTO
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



Salário mínimo será de R$ 724 em janeiro

A Comissão Mista de Orçamento aprovou na noite de ontem o relatório-geral do deputado Miguel Corrêa (PT-MG) à proposta da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2014 (PLN 9/13). O texto eleva o investimento público em R$ 900 milhões para o próximo ano e mantém despesas com pessoal. O salário mínimo previsto para entrar em vigor a partir de 1º de janeiro do ano que vem é de R$ 724. Logo após a votação na comissão o texto ainda iria a plenário, segundo acordo anunciado pela presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves. Até o fechamento desta página, todavia, a votação não havia sido concluída.

Pelo relatório, o investimento do orçamento fiscal e da seguridade social sobe de R$ 74,6 bilhões, previsto na proposta original encaminhada pelo Executivo, para R$ 75,7 bilhões, um aumento de 1,4%. Corrêa lembrou que teve a menor reestimativa de receita dos últimos anos (R$ 12,1 bilhões) para poder atender a emendas.

Para as estatais, o investimento (R$ 105,67 bilhões) para 2014 do substitutivo de Corrêa foi quase o mesmo do texto do Executivo, com aumento de R$ 70,2 milhões. Para os demais órgãos públicos (R$ 81,67 bilhões), o relatório final apresentou um aumento de R$ 14,5 bilhões vindos de emendas parlamentares. Somente na saúde, o acréscimo foi de R$ 5,16 bilhões (R$ 4,48 bilhões individuais) em emendas.

Para o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), serão R$ 61,8 bilhões no próximo ano em investimentos. Para viabilizar a votação do Orçamento, o Planalto concordou em liberar um bônus de R$ 2 milhões em emendas parlamentares para cada integrante da Comissão Mista de Orçamento, líderes e presidentes de outras comissões.

Fonte: O Povo



Crato (CE): VIII Encontro Mestres do Mundo começa hoje com diplomação dos novos mestres

O grande encontro dos Mestres da Cultura volta a acontecer, desta vez no município do Crato. De 18 a 20 de dezembro, o Cariri receberá os Tesouros Vivos da Cultura, reconhecidos pelo Governo do Estado do Ceará, e mestres provenientes de outros estados. Com o tema “Chão Sagrado do Belo Amor”, o VIII Encontro Mestres do Mundo é uma parceria entre a Secretaria de Cultura do Governo do Estado e a Secretaria de Cultura do Município do Crato.

A programação tem início às 14h desta quarta-feira, no Centro de Expansão do Crato, com um seminário sobre patrimônio imaterial, as múltiplas leituras das brincadeiras populares e sobre as tradições como fonte geradora de renda. Também nesta quarta-feira, às 19h, na Arena da Tradição, no Largo da RFFSA, acontece a solenidade de abertura do Encontro, com a diplomação dos novos Mestres da Cultura, reconhecidos pelo Governo do Estado.

O tema “Chão Sagrado do Belo Amor” faz referência ao território como conceito integrador de lugares e afetos. Uma citação bem pertinente ao Crato e ao Cariri como um todo, espaço de revoluções e lendas, berço de grandes nomes da história brasileira e de grandes ideias. Tudo tendo como pano de fundo a Floresta Nacional do Araripe e a história de Nossa Senhora do Belo Amor.

“No Crato, o ancestral e o contemporâneo se entrelaçam, o que torna o ambiente propício para o entendimento da importância do conhecimento tradicional como estrutura fundante de uma nova sociabilidade”, destaca o coordenador do VIII Encontro Mestres do Mundo, o ator, produtor e pesquisador Fernando Piancó, integrante da equipe da Secult.

“Serão três dias de intensa troca de saberes e fazeres e de diferentes visões e representações do mundo. A identidade e a diversidade cultural serão celebradas e exaltadas. Um território de encontros e acolhimento. O Chão Sagrado do Belo Amor!”, ressalta Glícia Gadelha, coordenadora de Ação Cultural da Secult e também integrante da equipe organizadora.

Já a secretária de Cultura do Crato, Dane de Jade, destaca a satisfação do Cariri em tornar a sediar o Encontro Mestres do Mundo. “Pela segunda vez o Encontro Mestres do Mundo acontece no Cariri, o que é importante, pela dimensão desse encontro, que já é esperado todos os anos pelos mestres. O Crato abraça o encontro com muita alegria. A região do Cariri tem o maior número de manifestações da tradição popular, tem a vocação para as tradições orais, tem as bandas cabaçais, os reisados, lapinhas, coco, maneiro-pau, entre várias manifestações”, enumera.

“É um privilégio, pra gente, trabalhar com os grupos de tradição, pra que a gente possa cada vez mais instituir ações de política cultural para esse fortalecimento. Como a Lei Municipal dos Mestres da Cultura, que estamos trabalhando para tornar realidade, e como as escolas livres de repasse da tradição popular, que vamos implantar, os Terreiros Vivos dos Mestres”, acrescenta Dane de Jade, citando que o primeiro deles será o Centro de Formação e Apoio do Reisado e da Tradição Popular, com destaque para Mestre Aldenir.

Novos mestres
Selecionados em 2013, serão diplomados na solenidade de abertura do VIII Encontro Mestres do Mundo os novos Mestres da Cultura, reconhecidos pelo Governo do Estado. São eles: José de Abreu Brasil (Palhaço Pimenta), mestre da arte circense, morador de Fortaleza; Josefa Pereira de Araújo, rendeira, moradora de Potengi. Também serão diplomados em reconhecimento o reisado Boi Coração (responsável: Luciano Correia dos Santos), da cidade de Ocara, e o reisado Nossa Senhora de Fátima (responsável: Maria de Fátima Monteiro Cosmo), de Juazeiro do Norte. Também será agraciada a Comunidade da Prainha do Canto Verde (representante: José Alberto de Lima Ribeiro), de Beberibe-CE.

Esses novos mestres e grupos reconhecidos se unem ao conjunto dos 58 Mestres da Cultura/Tesouros Vivos contemplados pelo Governo do Estado. Todos foram convidados a participar do VIII Encontro Mestres do Mundo, reeditando a grande festa de cores e saberes, tradições e reinvenções, desta vez tendo por cenário a múltipla e intensa região do Cariri.

Foto: Geledes

Assessoria de Imprensa da Secult

Profissão Repórter em Juazeiro do Norte - O que você não assistiu



Crato (CE): Mestres da cultura popular reunidos

Este município sediará o VII Encontro Mestres do Mundo - "Chão Sagrado do Belo Amor", mostra de diversidades artísticas, promoção cultural, e manutenção da identidade, a ser realizado nos dias 18, 19 e 20 de dezembro no Largo da RFFSA.

O encontro é uma realização da Secretaria de Cultura do Estado em parceria com a Secretaria de Cultura do Crato. O evento terá uma programação variada com rodas de mestres, oficinas, apresentações e palestras.

Mestres da cultura popular tradicional do Ceará e de outros Estados brasileiros estarão reunidos para mostrar, discutir e trocar vivências entre si e o público geral. Serão três dias de intensa troca de saberes, fazeres, e de diferentes visões e representações do mundo.

Além do VII Encontro Mestres do Mundo - "Chão Sagrado do Belo Amor", quando serão celebradas e exaltadas a identidade e a diversidade cultural, a cidade do Crato recebe ainda outro movimento importante, desta vez voltado ao espírito natalino.

Trata-se do presépio gigante inaugurada na noite de ontem. A estrutura será montada em frente o Seminário São José, localizado no bairro Seminário do Crato. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Cultura.

O presépio é uma criação do artista plástico Zaca Oliveira e contará com bonecos de até quatro metros de altura, produzidos de fibra de vidro, e pintados com tinta automotiva.

Programação
E para quem gosta de circular no município do Crato, o local está mais iluminado. Praças, ruas e avenidas receberam iluminação e enfeites natalinos.

Durante todo o mês de dezembro foram realizadas várias apresentações do Coral dos Alunos da Rede Municipal de Educação com temas natalinos em diversos pontos da cidade. A população pode conferir ainda a Casa do Natal do Belo Amor.

O local que remete à data natalina tem uma proposta de sustentabilidade. Ele é composto por lâmpadas de led e fluorescente, o que facilita o baixo consumo.

Além disso, é possível encontrar no espaço uma exposição de brinquedos antigos, e peças rústicas que enfeitam a casa. O material é pertencente ao acervo de artesãos do município.

Casa do Natal do Belo Amor é uma realização da Prefeitura do Crato, com a colaboração das secretarias municipais de Cultura e Meio Ambiente e Controle Urbano.

Mais informações
Secretaria Municipal de Cultura
Palácio Municipal Alexandre Arrais Largo Júlio Saraiva, S/N
Crato
Telefone: (88) 3521.9600

SAMYLLA ALVES
COLABORADORA

Fonte: Diário do Nordeste



Sua saúde: 20 descobertas fascinantes da medicina

Rodovias de sangue, um sistema imunológico que é um verdadeiro guarda-costas, ossos em constante reconstrução – o projeto do corpo é genial. Aqui, duas reportagens paralelas: 1) os avanços da medicina que o manterão funcionando bem durante anos e 2) as coisas extraordinárias que o organismo faz todo dia.

1. Melhor detecção de AVCs
Imagine que você sinta uma tontura e desconfie estar sofrendo um acidente vascular cerebral. Minutos preciosos para salvar sua vida vão se passar até que decida ir ao hospital, ou enquanto espera para fazer uma tomografia ou ressonância magnética. Agora, um novo exame é capaz de verificar rapidamente se a tontura é causada por um AVC ou se é simplesmente uma vertigem, e evitar o diagnóstico errado de AVC. No exame, o paciente usa óculos ligados a um computador com câmera que grava um vídeo dos olhos: estes fitam um alvo na parede enquanto o médico move a cabeça do paciente de um lado para outro. (Se for apenas tontura, os olhos se movem; no caso de AVC, eles permanecem concentrados no alvo.) O exame identifica corretamente a causa em 99% dos casos, de acordo com seu criador, o Dr. David Newman-Toker, neurologista do Hospital Johns Hopkins, em Baltimore, nos EUA. O nível de exatidão é mais alto que o das tomografias e ressonâncias.

2. Proteção para todos os atletas
Constatar quando os jogadores sofreram golpes na cabeça – não apenas concussões, mas golpes menores que podem ser igualmente prejudiciais – é uma grande preocupação de treinadores, atletas profissionais e pais de crianças nas categorias de base. Dois aparelhos que podem ser acoplados ao corpo tornam bem mais fácil determinar se um jogador sofreu alguma lesão preocupante na cabeça. O gorro CheckLight (utilizado com ou sem capacete por cima) tem sensores que identificam a força, a duração e a localização dos impactos na cabeça. Golpes moderados disparam uma luz piscante amarela; os graves acendem uma luz vermelha. Por enquanto, o CheckLight só está disponível nos EUA e é comercializado pela Reebok em parceria com a empresa de eletrônica mc10. Outra opção é o xPatch, sensor adesivo sem fio usado atrás da orelha para transmitir informações sobre lesões para um computador remoto. A X2 Biosystems, empresa que o desenvolveu, afirma que o adesivo estará à venda no ano que vem. O Dr. Robert C. Cantu, neurologista e pioneiro em trauma cerebral, disse ao The New York Times que é favorável ao uso desses aparelhos mas que eles não deveriam ser empregados para diagnosticar concussões.

3. Alimentos para baixar a pressão
Óleo de gergelim e de farelo de arroz: De acordo com uma pesquisa, quem cozinhou com uma mistura desses dois óleos vendidos em lojas de produtos naturais teve uma queda da pressão arterial quase comparável à redução conseguida com medicamentos. Os pesquisadores acreditam que o efeito se deve aos ácidos graxos e antioxidantes dos óleos, como sesamina, sesamol, sesamolina e orizanol.

Batata roxa: A ingestão de duas pequenas porções dessa batata – conhecida como Purple Majesty –, por dia reduziu em cerca de 4% a pressão arterial sem provocar ganho de peso, de acordo com um estudo da Universidade de Scranton, na Pensilvânia (EUA), publicado ano passado. Os pesquisadores acreditam que a queda provavelmente se deve ao nível elevado de compostos antioxidantes presentes nesse tubérculo colorido. Outros estudos identificaram em todas as batatas substâncias com efeito redutor da pressão semelhante ao dos inibidores de ECA, um tipo de medicamento para o controle da pressão.

Suco de beterraba: Pessoas com pressão alta que tomaram cerca de 240 ml de suco de beterraba viram a pressão cair por volta de 10 mm Hg, de acordo com um estudo. O ingrediente mágico: nitratos que se transformam em óxido nítrico, gás que alarga os vasos e melhora o fluxo sanguíneo. Um copo por dia pode ajudar a manter a pressão arterial num nível mais baixo e saudável.

4. O suplemento que os médicos amam
A coenzima Q10 – substância que o corpo produz naturalmente em pequena quantidade – reduziu a cerca da metade a taxa de mortalidade de pacientes com insuficiência cardíaca, de acordo com um estudo muito elogiado apresentado no Congresso Internacional de Insuficiência Cardíaca de 2013. “A coenzima Q10 pode ser assim tão benéfica por estimular as células cardíacas a produzir mais energia”, explica o Dr. Clyde Yancy, chefe da cardiologia do Hospital Northwestern Memorial de Chicago (EUA), embora ele acredite que são necessárias mais pesquisas para que a substância seja recomendada a pacientes em geral. O estudo verificou que quem sofria de insuficiência cardíaca crônica e tomou 100 mg de suplementos de CoQ10 três vezes por dia (associados aos medicamentos regulares) teve metade da probabilidade de sofrer complicações cardiovasculares graves em comparação com os pacientes que não tomaram o suplemento.

5. Genes que preveem o sucesso da cirurgia bariátrica
Alguns pacientes obesos perdem 60% do peso depois da cirurgia bariátrica, mas outros lutam para eliminar apenas 15%. Agora, os candidatos à cirurgia são capazes de saber com antecedência quanto é provável que percam, graças a um pesquisador do Hospital Geral de Massachusetts, em Boston, que identificou uma variação genética no cromossomo 15. Ao que parece, ele influencia a resposta do indivíduo à cirurgia gástrica. Os pacientes com duas cópias da versão benéfica desse gene perderam cerca de 40% do peso; os que tinham apenas uma cópia eliminaram cerca de 33%. O único azarado sem cópia alguma perdeu menos de 30%. (Em pessoas muito obesas, isso pode significar uma diferença de 15 kg a 20 kg.) A equipe vem estudando 12 outras variantes genéticas capazes de influenciar o resultado da cirurgia e planeja desenvolver nos próximos dois anos um exame para determinar quem é um bom candidato.

6. Obesidade é doença
Maior grupo de médicos dos Estados Unidos, a Associação Médica Americana aprovou este ano a classificação da obesidade como doença que exige “uma variedade de intervenções”. Espera-se que essa importante decisão, com grande apoio de cardiologistas e endocrinologistas, influencie a cobertura pelos planos de saúde de tratamentos como orientação psicológica, medicação e cirurgia para o emagrecimento. Ao elevar a obesidade a mais que um fator de risco para outras doenças, a nova classificação deve ajudar os pacientes a perceber que a obesidade não é apenas uma questão comportamental e que se deve a mudanças na química cerebral e corporal que dificultam o emagrecimento. Deve também estimular os médicos a ter papel ativo no peso dos pacientes, diz o Dr. Louis Aronne, diretor do Programa de Controle do Peso do Hospital Presbiteriano de Nova York/Faculdade Weill Cornell.

7. Medicamento que arrasa a glicemia
Os endocrinologistas só falam do Invokana, novo medicamento para o diabetes tipo 2 aprovado pela FDA (agência reguladora de alimentos e medicamentos nos EUA). Ao contrário de outros remédios que baixam a quantidade de glicose absorvida dos alimentos, o Invokana “faz a pessoa eliminar o açúcar do sangue pela urina”, diz o Dr. Ronald Tamler, diretor do Centro de Diabetes Monte Sinai, em Nova York. Um estudo publicado em abril constatou que os pacientes que acrescentaram o Invokana ao tratamento para o diabetes tiveram melhora significativa do controle da glicemia, maior que a dos pacientes que acrescentaram outro medicamento que estimula o organismo a liberar a insulina após as refeições. O Invokana produz um emagrecimento modesto (cerca de 1 kg por ano) e baixa a pressão arterial. Infelizmente, também possui um efeito colateral indesejado: aumenta o risco de infecções fúngicas.

8. A alimentação mais saudável
Durante anos, comer como um grego foi louvado como o nirvana alimentar: onde mais seria possível ingerir nozes e castanhas à vontade e se deliciar com pão encharcado de azeite? Na última década, médicos e nutricionistas passaram a promover o estilo vegano – que exclui produtos de origem animal – e a paleodieta – em que se come apenas o que se pode caçar ou colher, como um homem das cavernas –, e essa alimentação foi deixada de lado. Porém, a dieta mediterrânea está de volta; dois estudos importantes e recentes confirmaram seus poderosos benefícios à saúde:

Cérebro mais poderoso: Pessoas saudáveis que seguiram essa alimentação tiveram uma probabilidade 19% menor de sofrer problemas de memória, segundo um estudo do campus de Birmingham da Universidade do Alabama com mais de 17 mil participantes.

Coração mais saudável: Quem comeu no estilo mediterrâneo teve probabilidade 30% menor de morrer de doença cardiovascular ou sofrer um AVC, de acordo com um estudo espanhol em que mais de 7 mil participantes foram acompanhados durante 8 anos, recentemente publicado na revista New England Journal of Medicine.

9. Solução para acalmar o intestino
Um antídoto eficaz para infecções intestinais resistentes a antibióticos pode não vir do armário de remédios, mas do vaso sanitário. Com um procedimento chamado informalmente de transplante de fezes, os pesquisadores constataram que passar fezes de uma pessoa saudável para um intestino infectado com a C. difficile, bactéria letal, curou 15 de 16 casos persistentes (apenas um terço dos pacientes que só tomaram antibiótico melhorou), de acordo com um estudo de 2013 publicado na New England Journal of Medicine. As fezes dos doadores são diluídas em solução salina e inseridas no intestino por meio de clister ou colonoscopia; as bactérias saudáveis acabam com a C. difficile. Os médicos começaram a recomendar transplantes de fezes para outros problemas intestinais, como colite ulcerativa e doença de Crohn. “Esperamos que, no futuro, haja bancos de fezes como há bancos de sangue e de esperma”, diz o Dr. Lawrence Brandt, professor de Medicina e Cirurgia no Centro Médico Montefiore, em Nova York.

10. Nova pílula para dormir
Até o fim do ano, espera-se que a FDA aprove uma nova pílula para dormir que empolgou os cientistas. “O Suvorexant inibe os neurônios do cérebro que promovem o estado de vigília. É um processo de indução de sono mais natural que o dos outros comprimidos para dormir receitados normalmente, que funcionam aumentando o nível de GABA, substância que retarda a atividade cerebral e produz sonolência”, explica Michael Breus, Ph.D. e especialista em sono. O resultado é um sono possivelmente com mais qualidade e menos efeitos colaterais, como sonolência no dia seguinte e problemas de memória. Se você não consegue dormir o suficiente, talvez o Suvorexant seja uma boa opção a curto prazo, mas Breus e o Dr. Timothy Morgenthaler, especialista em sono da Clínica Mayo, insistem que o melhor resultado é obtido quando se muda o comportamento na hora de se deitar, como desligar o computador, o celular, e não ficar olhando o relógio.

11. Exame de apneia feito em casa
Em geral, para determinar se há apneia do sono é preciso passar a noite em laboratórios especiais ou nas chamadas “clínicas do sono”, que costumam ficar longe de casa. Eletrodos são colados na cabeça, no dedo, no rosto e no peito para medir funções como a atividade cerebral, e cintos elásticos são postos na barriga e no peito para avaliar a respiração. Não admira que possa levar anos para um cônjuge convencer o outro a buscar a causa do ronco enlouquecedor. Embora os exames de sono domésticos já existam há alguns anos, a maioria dos médicos acredita que os exames feitos em casa são menos confiáveis que os realizados em laboratório. Mas uma pesquisa publicada ano passado na revista Sleep constatou que o resultado dos exames domésticos é tão preciso quanto o dos realizados em laboratório. E a maioria dos planos de saúde cobre esses exames. O médico pode solicitar o exame doméstico, no qual se usa um pequeno módulo no pulso ligado a três sensores instalados no peito, num dos dedos e debaixo do nariz. Um alerta: os exames são muito precisos em caso de apneia do sono moderada a grave, mas às vezes não detectam os casos mais leves, como explica o Dr. Morgenthaler. Aos pacientes com fatores de risco (como estar acima do peso e se queixar de fadiga durante o dia), ele aconselha a realização de um estudo de acompanhamento em laboratório caso o resultado do exame doméstico seja negativo.

12. Exames que revelam o câncer mais cedo
Tomografias computadorizadas do pulmão: Os médicos têm relutado em pedir esses exames rotineiramente porque custam caro e emitem radiação com potencial de provocar câncer. Mas novas pesquisas mostram que o custo e o risco compensam: os exames revelaram sinais potenciais de câncer em 27% dos pacientes contra 9% dos que fizeram radiografias, de acordo com um estudo com mais de 53 mil participantes publicado na New England Journal of Medicine. As tomografias também tiveram probabilidade muito maior de revelar o câncer de pulmão num estágio mais precoce e tratável. A quem fuma ou é ex-fumante com mais de 55 anos e histórico de pelo menos um maço por dia por 30 anos (ou dois maços por dia durante 15 anos) aconselha-se fazer uma tomografia computadorizada de baixa dosagem de radiação por ano.

Exames de Papanicolaou para câncer de ovário e endométrio: O exame que reduziu drasticamente a taxa de câncer cervical pode ser usado agora para outras doenças ginecológicas. Na amostra de fluido cervical obtida com o exame, os patologistas conseguem encontrar mutações dos genes que se alteram com mais frequência nos cânceres de ovário e endométrio, de acordo com um novo estudo da Universidade Johns Hopkins. “O exame encontrou quase 50% dos cânceres de ovário e 100% dos cânceres de endométrio, o que é fantástico”, diz o Dr. Ernest Hawk, vice-presidente da divisão de prevenção do câncer e ciências populacionais do Centro de Câncer Dr. Anderson da Universidade do Texas. Muitas vezes esses cânceres são fatais por serem difíceis de perceber e o diagnóstico acabar acontecendo em estágio avançado.

Teste do bafômetro para câncer de cólon: De acordo com um estudo italiano recente, um exame simples do hálito pode identificar corretamente, em mais de 75% dos casos, os pacientes com câncer de cólon. Os pesquisadores analisaram a composição química do hálito de 37 pessoas com câncer colorretal e 41 sem câncer, e encontraram um padrão correspondente ao câncer. Em comparação, a colonoscopia – amplamente considerada o padrão-ouro dos exames de câncer de cólon – tem taxa de sucesso de 85% a 95%. Outros pesquisadores estudam maneiras de usar o bafômetro para verificar cânceres de pulmão, mama e próstata.

13. Cura segura para a tosse infantil
Agora há dados científicos sólidos por trás de um doce remédio proveniente da despensa. Crianças entre 1 e 5 anos que tomaram uma ou duas colheres (chá) de mel antes de dormir tossiram menos e dormiram melhor que as que não tomaram, segundo um estudo israelense publicado este ano. “O líquido espesso cobre o fundo da garganta, onde ocorrem certas tosses irritantes”, diz o Dr. Ian Paul, pediatra da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual da Pensilvânia. “E o mel contém vários antioxidantes que podem ajudar a combater o resfriado. Além disso, o fato de ser tão doce provoca salivação que dissolve o muco, e a doçura também pode acalmar o centro da tosse no cérebro.” Embora todos os tipos de mel pareçam funcionar, o Dr. Paul recomenda principalmente o mel de trigo-sarraceno (vendido em lojas de produtos naturais), rico em antioxidantes. Um alerta: crianças com menos de 1 ano não devem ingerir mel.

14. Estratégia à prova de gripes
Aumentar o nível da umidade relativa no ambiente para 43% ou mais tornou imediatamente impotentes 86% dos vírus da gripe no ar, de acordo com um novo estudo dos Centros de Prevenção e Controle de Doenças dos Estados Unidos.

“A teoria é que, quando as gotículas de água aderem a gotículas de vírus no ar, estas ficam tão pesadas que caem e não podem ser inaladas”, explica John Noti, Ph.D., autor do estudo e funcionário graduado da divisão laboratorial de efeitos sobre a saúde do Instituto Nacional de Segurança e Saúde Ocupacional dos EUA.

Noti recomenda regular o umidificador num nível um pouco mais baixo, entre 30% e 40%. Esse nível emite vapor d’água suficiente para combater a gripe sem favorecer o surgimento de mofo, que pode provocar alergia.

15. Combate à gripe sem injeções
Um novo borrifador nasal pode tornar coisa do passado as pandemias de gripe, de acordo com uma pesquisa recente da Universidade da Pensilvânia. O Dr. James Wilson, Ph.D. e guru da terapia genética, descobriu com a sua equipe um anticorpo raro capaz de combater muitas cepas de vírus da gripe. Para estimular o sistema imunológico a produzir esse anticorpo, os pesquisadores usaram um veículo sofisticado para ministrá-lo: os genes de um vírus muito suave chamado vírus adenoassociado (AAV).

Quando os cientistas inseriram o gene do anticorpo no vírus AAV e depois o instalaram no revestimento nasal de camundongos, os animais produziram anticorpos de combate a vírus que deram proteção completa contra cepas letais de gripe.

“Esses anticorpos neutralizam uma grande variedade de vírus da gripe e, ao contrário das vacinas, o borrifador não precisaria ser recriado todo ano”, explica o Dr. Wilson. Ele pode colaborar com o governo americano para desenvolver uma versão para pandemias de gripe.

16. Leitura fácil com visão borrada
Muitas pessoas com mais de 65 anos sofrem de perda de visão que não pode ser corrigida com óculos, como a degeneração macular associada ao envelhecimento.

Pesquisadores constataram que pacientes com visão prejudicada melhoraram a velocidade de leitura em, no mínimo, 42 palavras por minuto ao usarem um iPad com letras no corpo 18 em comparação à leitura de um livro ou jornal impresso, de acordo com um estudo.

Os especialistas acreditam que a tela luminosa do aparelho, que cria contraste entre as palavras e o fundo, seja a responsável. (Os pacientes que usaram o Kindle original, cuja tela não era luminosa, conseguiram um ganho mais modesto de 12 palavras por minuto.)

17. A música cura mesmo
A música certa pode melhorar a saúde de várias maneiras:

Mantém a calma. Ouvir sua música favorita baixou em cerca de um terço a ansiedade de pacientes na UTI, de acordo com um estudo recente da Universidade do Estado de Ohio. E não, não serve qualquer música antiga: tem de ser bem conhecida e provocar nostalgia, de acordo com os pesquisadores.

Faz comer menos. Quando a cadeia de lanchonetes americana Hardee’s instalou em algumas lojas um ambiente agradável – que incluiu luz suave e jazz –, os fregueses comeram 18% menos e disseram gostar mais da comida, de acordo com um estudo da Universidade Cornell, de Nova York, publicado na revista Psychological Reports.

Melhora a concentração. Os concertos mais animados das Quatro estações de Vivaldi promovem a atenção mental, de acordo com uma pesquisa da Universidade da Nortúmbria, no Reino Unido.

Quando alguns jovens tiveram de cumprir uma tarefa que exigia concentração intensa, o resultado foi melhor quando ouviram o animado concerto “Primavera” do que quando ouviram o mais lento e soturno “Outono”.

18. Agulhas que relaxam
Faz tempo que a acupuntura é recomendada como tratamento para tudo, da infertilidade às enxaquecas. Agora novas pesquisas mostram que ela ajuda a aliviar o estresse, de acordo com uma série de estudos do Centro Médico da Universidade Georgetown, em Washington (EUA). “Quando examinamos ratos expostos a estresse crônico – no caso, um banho raso e gelado durante uma hora por dia –, verificamos que aqueles tratados com acupuntura não tinham picos do hormônio liberador de corticotropina (CRH), substância química do cérebro que dispara os hormônios do estresse”, explica Ladan Eshkevari, Ph.D., autor do estudo, professor-assistente do Centro Médico da Universidade Georgetown e acupunturista. Hoje, muitos planos de saúde cobrem a acupuntura para tratar depressão e ansiedade, mediante encaminhamento médico. O tratamento padrão consiste de duas sessões por semana durante duas semanas, uma por semana durante seis semanas e, depois disso, sempre que necessário.

19. Beba e escute melhor
Os especialistas conhecem há anos a capacidade do resveratrol – substância encontrada em uvas e vinho tinto –, de ajudar no combate à doença cardíaca, a certos tipos de câncer e ao diabetes. Agora eles podem acrescentar à lista a perda de audição. Os ratos que receberam suplementos de resveratrol antes de serem expostos a ruídos altos tiveram perda de audição muito menor que os que não receberam.

O estresse oxidativo – ou “ferrugem” do corpo – afeta a perda de audição ligada à idade, e parece que o resveratrol, um antioxidante potente, ajuda a retardar essa perda, como explica o Dr. Michael Seidman, autor do estudo e diretor da divisão de cirurgia otológica/neurotológica do Sistema de Saúde Henry Ford, em Detroit (EUA).

Mas, como há muitos compostos no vinho tinto que podem ter efeito antioxidante – como os taninos e o extrato de semente de uva –, o Dr. Seidman sugere obter os benefícios com uma taça de 180 ml de vinho tinto por dia em vez de suplementos.

No caso dos abstêmios, um copo de 240 ml de suco de uva fará o mesmo efeito.

20. Evite problemas com remédios
Tomar remédios ao acaso, pulando doses ou permitindo lapsos antes de voltar a tomá-los, gera despesas desnecessárias com assistência médica. Agora dois novos avanços pretendem melhorar a obediência à medicação:

Sensores engolidos: Um sensor do tamanho de uma semente de papoula instalado nos comprimidos pode monitorar se o paciente tomou ou não o remédio.

O ácido do estômago ativa o sensor, que transmite os dados para um adesivo na pele que, por sua vez, manda a informação para um aplicativo de celular que pode ser acessado pelo médico e por familiares para acompanhar se a medicação foi tomada corretamente.

Nos Estados Unidos, o produto da empresa de tecnologia Proteus Digital Health recebeu aprovação da FDA no ano passado e deve ser comercializado daqui a cerca de um ano.

Embalagens inteligentes: A AdhereTech criou vidros de remédio que medem o número exato de comprimidos neles contidos e transmitem – por meio de um telefonema ou torpedo automático –, essa informação aos pacientes para lembrá-los de tomar o remédio.

A empresa espera que essa tecnologia esteja disponível no segundo semestre de 2014; os estudos clínicos começam este ano.

Fonte: Seleções



Addthis