Morre em Salvador a atriz baiana Regina Dourado

Morreu na manhã deste sábado (27), em Salvador, a atriz baiana Regina Dourado, aos 59 anos, segundo informações de familiares. Ela lutava contra um câncer descoberto em 2003 e estava internada há uma semama no Hospital Português, na capital baiana.

O irmão da atriz, Oscar Dourado, disse ao G1 que Regina faleceu às 11h20 deste sábado.

Na terça-feira (23), ele afirmou em entrevista que a família queria "garantir uma partida confortável" para Regina.

Outro irmão da atriz, Paulo Dourado, falou na tarde de terça que "o momento é difícil para toda a família". Paulo comentou também que a família quer ficar rodeada apenas com amigos.

Carreira 
Regina Maria Dourado nasceu em 22 de agosto de 1953, na cidade de Irecê, no interior da Bahia. Aos 15 anos, começou na 'Companhia Baiana de Comédias'. Estudou canto e participou do Grupo de Dança Contemporânea da Universidade Federal de Bahia, do Coral Ars Livre e do Grupo Zambo. Ela estreou na TV durante o especial "A Morte e a Morte de Quincas Berro D'água", dirigido por Walter Avancini em 1978.

A atriz atuou nas novelas Pai Herói (1979); Cavalo Amarelo (1980) (Bandeirantes); Pão Pão, Beijo Beijo (1983) quando voltou para a Globo e ganhou sua primeira grande personagem em novelas como Lalá Serena; Roque Santeiro (1985); Felicidade (1991), Renascer (1993); Tropicaliente (1994); Explode Coração (1995) (Globo); Rei do Gado (1996); Anjo Mau (1997); Andando Nas Nuvens (1999); Esperança (2002); Seus Olhos (2004) no SBT; América (2005) (Globo); Bicho do Mato (2006-2007) (Record), e seu último trabalho na televisão na novela Caminhos do Coração (2008), na Record.

Em Explode Coração, da autora Glória Perez, Regina contracenou com o ator Rogério Cardoso. Eles fizeram o casal Lucineide e Salgadinho, que garantiu momentos cômicos à trama com o bordão “Stop, Salgadinho!”, reconhecido pelas ruas do país.

Entre seriados e minisséries, participou de Lampião e Maria Bonita (1982); O Pagador de Promessas (1988); O Sorriso do Lagarto (1991);Tereza Batista (1992).

No teatro, Regina Dourado atuou em Vidigal; Memórias de um Sargento de Milícias; Declaração de Amor Explícito; Rei Brasil 500 Anos; Uma Ópera Popular; Tratado Geral da Fofoca; Paixão de Cristo (2011 e 2012 – Salvador) no papel de Maria, mãe de Jesus.

Já no cinema, a atriz fez participações em Sandra Rosa Madalena (1978) como uma cigana dançarina, em Amante Latino (1979); cantou para a trilha sonora de O Encalhe – Sete Dias de Agonia (1982); Baiano Fantasma, em 1984; Tigipió – Uma Questão de Amor e Honra, (1986); Corpo em Delito (1990); Corisco & Dada (1996); No Coração dos Deuses (1999); Espelho D`água – Uma Viagem no Rio São Francisco (2004).

No carnaval de 1997, em Salvador, a atriz participou de uma homenagem ao escritor baiano Jorge Amado interpretando o papel de Tieta, ao lado de artistas como Gilberto Gil, Maria Betânia e outros.

Fonte: G1

Juazeiro do Norte (CE): UTI fica sem energia e bebê é transferido

O Ceará teve os 184 municípios atingidos pelo apagão da noite desta quinta-feira (25) e madrugada desta sexta (26). No Interior, o caso que exigiu mais atenção foi o de um bebê de 33 semanas internado na UTI neonatal do Hospital São Lucas, em Juazeiro do Norte.

O gerador do hospital, que é novo, apresentou problemas e não entrou em funcionamento. A instituição teve que transferir a criança para outra unidade. No mesmo hospital, um bebê tinha acabado de nascer quando veio o apagão, segundo o diretor Paulo Landim.

A falta de energia também causou danos à população no restante da Região do Cariri. Devido às altas temperaturas, a maior reclamação foi quanto ao funcionamento dos equipamentos eletrônicos que pudessem minimizar o calor, como ventiladores e ares-condicionados.

Na manhã de ontem, as ruas de Juazeiro do Norte ainda demonstravam os efeitos do blecaute, alguns sinais de trânsito permaneceram apagados, o que gerou lentidão no tráfego de veículos. No entanto, o maior prejuízo foi registrado nos hospitais municipais, onde os geradores não funcionaram. Contudo, não houve suspensão dos atendimentos.

Em Iguatu, maior cidade da região Centro-Sul do Ceará, muitas pessoas não suportaram o calor dentro de casa e esperaram o retorno da energia sentadas nas calçadas. Foi uma cena comum em vários bairros e ruas.

"Foi uma madrugada enfadonha para a maioria que iria trabalhar no dia seguinte", disse a enfermeira Mardônia Vieira. O rádio a pilha passou a ser o companheiro de muitas pessoas em busca de informações durante as horas de apagão.

As padarias atrasaram a produção dos pães e tiveram prejuízo no preparo da massa fermentada. "Parte da massa ficou perdida", disse a gerente de panificadora Neuma Leal.

O Hospital Regional de Iguatu funcionou regularmente graças ao gerador de energia. Postos de gasolina tiveram que trabalhar com sistema manual. Não houve relatos de violência.

Tranquilidade
No Vale do Jaguaribe, o apagão repercutiu de forma tranquila. Hospitais de Russas e Limoeiro do Norte funcionaram com ajuda de geradores. Comerciantes do ramo restaurantes não sofreram grandes prejuízos, por conta da hora em que faltou energia. Nenhum dano em grandes proporções foi registrado. Para o dono de uma sorveteria em Russas, André Marcos, se o apagão tivesse acontecido durante o dia, o prejuízo teria sido maior.

Nos postos de saúde de Russas, as vacinas, que são armazenas em geladeiras, não perderam a validade devido à falta de energia, segundo afirmou a responsável pelo setor de imunização de um posto de saúde, Liduína. Ela explicou que as geladeiras dos possuem baterias que conseguem manter a temperatura durante certo período, em caso de blecautes.

O boletim do plantão policial emitido pelo 1º Batalhão de Polícia Militar, que abrange toda a região, não notificou ocorrências relacionadas ao apagão. Mesmo sem energia, um show de forró, aberto ao público, acontecia na praça da rodoviária em Limoeiro do Norte e o mesmo não foi interrompido por conta dos geradores contratados.

Em Sobral, o blecaute também foi vivido com tranquilidade. De acordo com as informações policiais, não houve registros de incidentes. Nos estabelecimentos comerciais, como lanchonetes, a perda foi mínima, segundo os proprietários. Os hospitais funcionaram com o uso de geradores. O maior incômodo para a população foi o calor.

Foto: Franklin Almino

Fonte: Diário do Nordeste

Crato (CE): Lenine fará show na 14ª Mostra Sesc Cariri

O cantor pernambucano Lenine fará show em 8 de novembro, no Crato, interior do Ceará, na abertura da 14ª Mostra Sesc Cariri de Culturas. A apresentação ocorre na RFFSA, às 22 horas, e é aberto ao público. O show faz parte da turnê de Lenine que chama-se de Chão.

Turnê local e mundial
A turnê que estreou em março de 2012 foi vista em mais de 20 cidades brasileiras, passando também por Chile, Argentina e Uruguai. Em junho, foi a vez do lançamento europeu, com apresentações em Paris, Toulouse, Milão e Vienne.

A turnê tem direção musical do próprio Lenine, em parceria com Bruno Giorgi e JR Tostoi. Para Lenine, levar Chão ao palco é mais do que simplesmente tocar as canções do álbum. "A ideia é ambientar o espaço com os sons como o canto do canário belga Frederico VI, o ruído ensurdecedor das cigarras no verão da Urca, a agoniada derrubada de uma árvore por uma motos serra, entre outros", disse.

Chão, produzido e tocado por Bruno Giorgi, JR Tostoi e por Lenine, é o décimo álbum de carreira do cantor e compositor. “No início, havia apenas a palavra e meu principal significado de chão: tudo aquilo que me sustenta. Chão, quase onomatopeia do andar – que soa nasal, reverbera no corpo todo. É pessoal, passional e intransferível” – conta Lenine, explicando como surgiu a inspiração para o nome do disco e, consequentemente, da turnê.

Mais informações
Turnê Chão – com Lenine
Local: RFFSA (Crato)
Data: 8/11
Horário: 22 horas
Gratuito

Fonte: G1

Como sair de férias sem entrar em uma roubada

O fim de ano já está chegando. Os papos no corredor da firma onde você trabalha, na padaria, na reunião de família no almoço de domingo e com o vizinho no elevador já têm pauta única: as férias. 

Todos perguntando se você vai tirar 30 dias, quando começa seu período de descanso e, a principal de todas, para onde você vai viajar. 

Na verdade, o local para onde você irá é o que menos importa. Estou sempre com Gilberto Gil: “o melhor lugar do mundo é aqui e agora”. Ou seja, independente do seu roteiro, o que importa é que os momentos lá sejam relaxantes e revigorantes para mais um ano de trabalho duro pela frente. Para que suas férias sonhadas não se transformem em férias frustadas, segue abaixo uma lista com 10 dicas valiosas para que você fuja das roubadas e curta seu merecido descanso numa boa:

Censure a mala de viagem de sua mulher, namorada, peguete, piriguete ou qualquer outra criatura do sexo feminino
Você sabe como mulher é: todo guarda-roupa é pouco para viajar. Se vai para o Nordeste, leva três casacos de couro, dois cachecóis e cinco pares de meias de lã. Se vai encarar a neve da Suíça, três rasteirinhas, dez biquinis e cinco cangas. O argumento é o de sempre, “Vai que eu preciso?”. Não tenha pudor e vete os delírios e excessos sem piedade, afinal de contas, lá pelo quinto dia de viagem, é você quem vai carregar toda a bagagem.

Calma nos aeroportos
Você sabe que o vôo vai atrasar, você sabe que vai ter fila, você sabe que não vai ter lugar para sentar no saguão, você sabe que não vai ter tomada para você ligar o notebook, você sabe que um pacote de biscoito custa mais que um quilo de picanha, você sabe que vai esperar uma hora e meia dentro do avião até ele finalmente decolar. É uma brincadeira que pode durar fácil, umas cinco horas. Então, se estressar é bobagem. Nesse momento, lembre-se do conselho da ex-ministra do porno-turismo: Relaxe e goze!

Leve algo para ler
O livro, o melhor amigo do homem. Na hora do tédio, basta abrir a mochila e pegar seu fiel companheiro para passar o tempo nas esperas intermináveis ao longo da viagem. Um tablet com videogames tambem é uma boa pedida, mas por favor, leve fones de ouvido.

Cuidado com comidas exóticas
Boa parte do prazer de viajar é experimentar a culinária local. Mas use o bom senso. Passar férias no banheiro do quarto do hotel, cagando fino, não é divertido... Tente evitar comidas de rua por mais tentadoras que parecerem.

Paciência na hora das feirinhas
Ainda sobre os males de mulher em viagem: O fascínio que as feirinhas de artesanato e antigudades exercem sobre as mulheres é o mesmo que um passe livre para a Mansão da Playboy exerce sobre os homens. E, cá entre nós, feirinha de bugingandas é mais chato que desfile de 7 de setembro. Mas como não tem jeito, deixe ela na feirinha, tome o rumo do bar mais próximo e desça um chope atrás do outro. Quando ela for lhe buscar, você já vai estar embriagado e sendo o melhor amigo do garçom.

Fique esperto com nativos cordiais
Não se iluda. A cordialidade de um povo em 99% dos casos se resume ao básico: um sorriso, bom dia, boa tarde e boa noite. Acaba aí. Pessoas gentis, se oferecendo a fazer alguma coisa sem você pedir, querem provavelmente, roubar suas malas, bolsa, filmadora ou comer sua mulher...

Desconfie de passeios fantásticos e baratos
Tenha uma coisa clara na sua mente: Para um turista, nada é fantástico e barato! Se algo inacreditável se mostra a um preço abaixo da média, pode colocar as barbas de molho. A chance de ser uma bela roubada é altíssima!

Fuja de lugares lotados
Quanto mais cheio o local, maior a chance de o som ser ruim e alto a ponto de impedir a conversa, bebida quente, comida fria, e ser um atendimento meia boca, de ser o point da galera. E, cá entre nós, nada mais irritante do que os points da galera, né?

Não repita as visitas
Em viagem de turismo, voltar ao mesmo restaurante é igual viajar para a mesma cidade nas próximas férias. O sentido do turismo não é conhecer novos locais? Quando você retorna ao mesmo, perde a chance de conhecer algo novo.

Olho no limite do cartão de crédito
Lembre-se que o mundo não vai acabar ao final da viagem. Na volta para casa, sua caixa de correio estará cheia de contas ávidas por pagamento. E ainda tem material escolar das crianças, IPTU, seguro do carro... Ou seja, não volte sem grana no bolso pois a vida continua.

Juazeiro do Norte (CE): Demutran faz modificações no trânsito

Para chamar a atenção sobre o respeito e existência das faixas de pedestres nas vias de Juazeiro do Norte, o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) está fazendo modificações nas pinturas das sinalizações viárias. Baseado em um modelo que vem dando certo nas capitais, em alguns pontos estratégicos, como a entrada da cidade, nas proximidades do Cariri Garden Shopping, o órgão mudou a cor de fundo do local de passagem das pessoas que andam a pé, que agora é vermelho.

Na área central do município, o reavivamento da cor original das faixas, que é branca, vem acontecendo de forma progressiva. Na parte das indicações luminosas, um semáforo será implantado na Avenida Virgílio Távora, no cruzamento com a Humberto Bezerra. No local, passagem de veículos e transeuntes tem gerado transtornos. A expectativa é que, até a próxima semana, o problema seja solucionado.

Para o período da realização da Romaria de Finados, que é a maior do ano e ocorre entre os dias 28 de outubro a 2 de novembro, o esquema de organização do trânsito será intensificado. Ao todo, 90 agentes do Demutran, divididos em equipes atuantes em três turnos, estarão presentes nas ruas. Na madrugada, haverá plantão para atender às eventuais ocorrências. No Bairro Franciscanos, onde está o Santuário de mesmo nome, um grupo de fiscais fará a verificação dos veículos que passarem pelo local. 500 mil pessoas deverão visitar a cidade neste dias. Os pontos de maior movimentação de romeiros são a Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, a Igreja dos Salesianos, Capela do Socorro, onde está túmulo do Padre Cícero, e Horto.

De acordo com a autarquia municipal de trânsito, durante o evento, o percentual de automóveis circulando pela cidade aumenta em cerca de 30%, sendo a maioria veículos de grande porte. Somente ônibus estima-se que, até a próxima sexta-feira, cheguem 800. Com relação à quantidade de caminhões pau de arara, que frequentemente transportam romeiros, tem diminuído nos últimos anos. Entretanto, ainda é possível encontrá-los em número significativo. Apesar de ser irregular, na cidade, este tipo de condução é autorizado pelos órgãos reguladores do trânsito só quando há romarias. Porém, para incentivar a utilização de meios mais seguros, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em parceria com a Policia Rodoviária Estadual (PRE) e Demutran estão realizando campanhas de orientação sobre a temática. Até agora, segundo o órgão municipal, nas imediações de Juazeiro do Norte, não foi registrado nenhum acidente envolvendo esses carros.

Geralmente, os períodos de romarias causam transtornos no trânsito, principalmente no Centro da cidade. Devido à grande concentração de turistas e intensa passagem de veículos, nas adjacências da Praça Padre Cícero estão os principais entraves para órgãos reguladores. Outro problema é o fluxo de pedestres, que se espalha pelas vias de rolamento, atrapalhando a passagem dos carros e motos. Além de ocasionar a lentidão. Neste sentido, o Demutran, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp), tem procurado desobstruir as calçadas para que eles possam circular com segurança. Segundo o órgão, apesar da falta de infraestrutura adequada, a incidência de acidentes é considerada mínima se comparada à quantidade de pessoas que andam a pé.

Estratégia
Para a regularizar o fluxo de veículos e evitar congestionamentos durante a Romaria de Finados, principalmente nos horários de pico, entre as 8 e 9 horas; 11h30 e 13 horas; e de 17h30 às 18h30, será montado uma estratégia especial. Em pontos determinados haverá agentes do Demutran orientando os motoristas. De acordo com diretor geral do órgão, Emmanuel Pedreira, o objetivo da ação é evitar os engarrafamentos que constantemente acontecem em outras romarias. "A gente pede que as pessoas residentes na cidade procurem vias alternativas para irem aos seus locais de trabalho, passeio ou retorno as suas residências. Só assim poderemos evitar os transtornos e ofereceremos espaço para os romeiros", revela.

Mais informações
Departamento Municipal de Trânsito (Demutran)
Endereço: Rua Beata Maria de Araújo, S/N
Bairro: Romeirão
Telefone: (88) 3571.5826

YAÇANÃ NEPONUCENA
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Virgem diz que dono do Bahamas quer 'se promover' com declarações 'sem nexo'

Ingrid Migliorini, 20, a virgem Catarina, defendeu-se ontem das afirmações de Oscar Maroni, dono do clube Bahamas, de que ela lhe ofereceu a virgindade há dois anos em troca de R$ 100 mil.

"É ridículo ele querer se promover usando calúnias contra mim", afirmou Ingrid, que se disse surpresa com as declarações, pois tinha se "esquecido" de Maroni.

Afirmou ter conhecido o empresário quando tinha 17 anos e estava tocando piano em um hotel de Balneário Camboriú (SC).

Segundo a jovem, Maroni ficou encantado com ela. Ambos, então, trocaram telefones, e o empresário ligou duas vezes para ele, afirmou.

A jovem catarinense disse que já conhecia a fama do empresário e que o reconheceu quando ele se apresentou. Afirmou ainda que não pensava em vender a virgindade naquela época e que nada propôs ao empresário.

Negou também que tivesse reencontrado Maroni, beijado-o ou andado de mãos dados com ele, como o empresário afirmou. Para ela, tais declarações são "sem nexo".

Ingrid, que leiloou a virgindade como parte do documentário "Virgins Wanted", de uma produtora australiana, contou que tem dado entrevistas para veículos do mundo inteiro após o fim do leilão --o lance final, na quinta, foi dado por um japonês: US$ 780 mil ou R$ 1,58 milhão.

Ela disse "entender a monotonia da vida das pessoas" e atribui a isso o grande interesse sobre "sua vida agitada". Ingrid e o produtor do filme devem ir para o Brasil no começo de novembro. Ela então voltará para Sydney para ter sua primeira relação sexual.

Compreensão
O empresário Oscar Maroni disse ontem que "compreende" a reação da jovem. "Entendo que ela não queira que seja revelado o contato que teve comigo, um homem conhecido por viver cercado de profissionais do sexo", disse.

"Eu tenho as provas de minha visita a Ingrid. A fatura do cartão de crédito em que consta a diária do hotel e o jantar romântico que tivemos no restaurante Chaplin. Não havia como ela negar, por isso, ela não negou."

Segundo Maroni, ele não quis "comprar" a virgindade que Ingrid lhe ofereceu por R$ 100 mil porque "entre uma santa e uma depravada, eu prefiro a depravada, que sabe aproveitar tudo do sexo".

"Entendo que Ingrid queira se distanciar da minha imagem, mas não me importo. Jesus amou uma garota de programa, Maria Madalena. Eu amo todas, sem preconceitos."

Fonte: Folha.com

Governo admite que sistema elétrico não é confiável

O bom atendimento é objetivo essencial do nosso governo”. Ao anunciar, cheia de orgulho, a redução das taxas de energia elétrica no Brasil, a presidente Dilma Rousseff (PT) não poderia imaginar que, cerca de um mês depois, amargaria mais um apagão de grandes proporções no País. Após o quarto blecaute do mês, as palavras de Dilma soam como trágica ironia. Caiu a energia e também a confiabilidade de um sistema energético que, desde 2001, funciona em meio a olhares atravessados.

Todo o Nordeste e parte do Norte ficaram no breu por quatro horas na madrugada de ontem, mas a dor de cabeça do brasileiro começou há 11 anos. Foi quando problemas de planejamento e investimento do então governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB) fizeram surgir a necessidade urgente de cortar em 20% o consumo de eletricidade. Quem não se lembra do racionamento? A população foi obrigada a ficar no escuro em determinados períodos do dia; além disso, foi estimulada a economizar na conta de luz – tudo para evitar o esvaziamento total dos reservatórios.

O chamado “apagão” durou até meados de 2002 e, depois, virou alvo de críticas permanentes dos governos petistas de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) e Dilma, que agora enfrenta uma nova versão do problema. A escassez de energia já não ameaça como em 2001, mas incidentes no fornecimento do insumo não são mais uma raridade (ver infográfico na página 24). Os sucessivos “apagões” Brasil a fora, nos últimos meses, acabaram causando um prejuízo político à petista, justamente em um setor que lhe é caro, já que Dilma foi ministra de Minas e Energia de Lula e secretária da pasta no governo do Rio Grande do Sul.

Ontem, a oposição partiu para cima do Palácio do Planalto. Por meio de notas, DEM e PSDB culparam o governo pelos blecautes, atribuindo o problema à má gestão. Em outra frente de ataque, o PPS já se mobiliza para convocar uma audiência com autoridades da área.

Dilma ficou furiosa e cobrou explicações dos órgãos envolvidos. Até ontem à noite, não estava esclarecido porque ocorreu o curto-circuito na linha de transmissão em Colinas-Imperatriz – um ponto de distribuição de energia para vários Estados – e nem porque a energia só foi restabelecida quatro horas depois.

Não foi por falta de aviso que a situação chegou a este ponto. O Tribunal de Contas da União (TCU) tem feito vários alertas para a necessidade de mais investimentos em manutenção do sistema.

Em junho deste ano, o TCU cobrou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) sobre o cumprimento de determinações dirigidas ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), no sentido de evitar novos blecautes. Uma delas tratava da implantação de ferramentas de simulação para verificar riscos. Outra propunha a elaboração de estudos para restabelecer condições mínimas operativas em caso de colapsos.

Para o relator do processo na Corte, ministro Raimundo Carreiro, o problema não é falta de investimentos, mas cuidado técnico. “Isso afeta a credibilidade do País. O investidor não vai fazer distinção entre o que é uma simples queda no sistema e o que é falta de capacidade energética. Fora isso, quantos aparelhos queimaram? Quantos produtos armazenados não estragaram? Isso tudo cria uma crença der que o sistema não é confiável”, alertou Carreiro.

30% Dos afetados pelo apagão da madrugada permaneceram sem energia elétrica depois que o problema foi tecnicamente solucionado.

HÉBELY REBOUÇAS
REPÓRTER

Fonte: O Povo

27 de outubro

1645 - Teodósio III de Bragança recebe o título de príncipe do Brasil do seu pai, D. João IV de Portugal.
1904 - É inaugurado o Metro de Nova Iorque.
2002 - Luís Inácio Lula da Silva (foto), é eleito presidente do Brasil, no dia do seu aniversário de 57 anos.

Nasceram neste dia…
1466 - Erasmo de Roterdã, humanista neerlandês (m. 1536).
1892 - Graciliano Ramos, escritor brasileiro (m. 1953).
1935 - Maurício de Sousa, escritor, empresário, desenhista e cartunista brasileiro.

Morreram neste dia…
  939 - Rei Athelstane da Inglaterra (n. 895).
1968 - Lise Meitner, física austríaca (n. 1878).
1992 - David Bohm, físico quântico norte-americano (n. 1917).

Fonte: Wikipédia

Cidade com apagão, preconceito contra nordestino volta a surgir na web

O apagão que atinge o Nordeste no início da madrugada desta sexta-feira (26) ficou entre os tópicos mais comentados do Twitter e tem provocado polêmica devido a alguns comentários preconceituosos de usuários da rede.

Um internauta identificado apenas como @HumorNegroo  postou o seguinte comentário:  "apagão no nordeste e só agora fui descobrir que lá tinha energia elétrica kkkkk”.

Já o perfil  @hadoucken escreveu: "gente não sei pra que zuar o nordeste pelo apagão quem vê pensa que eles tem tanta coisa assim pra ligar na tomada”.

Os comentários provocaram discussões acaloradas na rede e troca de ofensas. Alguns usuários postaram comentários chamando atenção do Ministério Público a posts considerados ofensivos. Além disso, alguns usuários estão respondendo às ofensas com mais ofensas.

Em resposta  às ofensas, o perfil  @ApontandoEstudo disse:  "Fazer piada com o #apagao do Nordeste só mostra o quão ignorante você é, apontam estudos.”

O perfil  @semprebahia  também rebateu os preconceitos: "Nessas horas que vemos o preconceito com os nordestinos... Tantas piadas de mal gosto! Ridículo!”

Fonte: Diário do Nordeste

Cid diz que PSB vota em Dilma

O governador Cid Gomes vai permanecer no Governo até o último dia do seu mandato, pois não pretende disputar nenhum cargo eletivo nas eleições de 2014. Se a presidente Dilma Roussef (PT) for candidata a reeleição a tendência do seu partido (PSB) é apoiá-la. Isso foi o que declarou em entrevista aos veículos que integram o Sistema Verdes Mares, na última quarta-feira.

Afastado da chefia do Executivo desde a última segunda-feira para se dedicar, em tempo integral, à campanha de Roberto Cláudio (PSB) à Prefeitura de Fortaleza. Para ele, a disputa realmente está acirrada e se o resultado das urnas revelar o que demonstram as pesquisas de opinião pública quem vencer terá uma maioria da ordem de 5%, o que é uma vitória apertada. Segundo Cid, toda eleição é difícil e "infeliz é quem acha que ganha eleição de véspera. Só se ganha trabalhando até o último minuto e ainda acompanhando o processo de apuração".

Considera o governador que o primeiro turno das eleições foi muito complicado porque dez candidatos participaram da disputa, cada um dizia uma coisa e isso até confundia o eleitor. Agora, com apenas duas opções, o quadro está mais claro porque quem está satisfeito com a administração da prefeita Luizianne Lins vota no candidato dela e quem acha que Fortaleza precisa de renovação, precisa de mudança, vota em Roberto Cláudio.

Estratégia
Ele está confiante no sucesso da campanha do seu candidato e lembra que no primeiro turno de votação o candidato Elmano de Freitas obteve 25% da votação e os demais 75%. Dos oito candidatos que não foram para o segundo turno três declararam neutralidade e cinco apoiam a candidatura de Roberto Cláudio. Reconhece que a transferência dos votos desses candidatos para Roberto Cláudio não é uma operação matemática, mas espera que o sentimento de renovação se reflita nas urnas.

Para estas últimas horas de campanha, a estratégia está definida. Até para o dia da eleição, diz o governador, o partido montou uma estratégia de trabalho porque muita gente sai de casa sem saber ainda em quem vai votar, confessou. Ao ser interrogado se essa estratégia era um trabalho de boca de urna, disse que não porque esta é proibida, mas o eleitor pode ir votar com uma camisa cuja cor se identifique com uma candidatura. Além disso, antes de sair de casa o eleitor pode ligar para um amigo. "Essa estratégia está montada e milhares de pessoas, voluntariamente, vão trabalhar nesse esforço".

Fonte: Diário do Nordeste

10 mitos e verdades sobre as mulheres

Os mitos aqui relacionados existem realmente.

O que não existe é a exatidão sobre o seu fundo de verdade.

Vamos analisar 10 deles:

10) Mulheres são fofoqueiras e falam muito mais do que os homens
As mulheres falam tanto quanto os homens e estes fofocam tanto quanto elas. A única diferença é que consideramos os nossos temas de fofocas mais “pertinentes e úteis”, enquanto achamos que as mulheres só discutem coisas fúteis. Por outro lado, algumas pesquisas científicas que apontavam uma defasagem incrível entre o número de palavras diárias faladas pelas mulheres, em torno de 20 mil, contra 7 mil dos homens, foram refeitas seguindo outra metodologia e as diferenças despencaram: 16 mil para as mulheres e 15,5 mil de palavras diárias para os homens, ou seja, uma diferença estatisticamente desprezível.

9) Mulheres preferem chocolate ao sexo
Várias pesquisas apontaram que as mulheres preferem chocolate ao sexo. Também pudera, em decorrência dos itens anteriores e sabendo-se que o chocolate produz no cérebro sensações semelhantes àquelas produzidas durante o ato sexual, a mulher vai preferir se entregar a um amante mais compreensivo do seu cansaço e necessidade de carinho. O chocolate não exige atenção, não é pesado, não xinga, não peida e não resmunga e ainda fornece um prazer livre de cobranças.

8) As ótimas mães são péssimas amantes
A decorrência natural do item anterior foi a necessidade da mulher desempenhar uma quádrupla função: ela se obriga a ser simultaneamente dona-de-casa, mãe, trabalhadora e amante. O homem, quando chega em casa depois do seu expediente estafante, coloca as suas pantufas e curte um happy hour gostoso, coisa que o coloca em ponto de bala para o que eles espera rolar quando a sua mulher assumir o papel de amante lépida e faceira. Só há um pequeno detalhe neste pretenso idílio; depois da jornada matinal na casa, da jornada diurna no serviço e da jornada noturna para colocar a casa em ordem, sobram poucos pedaços da amante para tentar compor uma noite romântica.

7) Lugar de mulher é na cozinha pilotando o fogão 
Não é mito. As mulheres deveriam ter deixado de pilotar o fogão desde que elas foram obrigadas a sair para a rua trabalhar. Porém, isto não as libertou da jornada dupla. Antes da segunda metade do século XX, as mulheres “do lar” desenvolviam uma série de trabalhos domésticos, altamente estafantes e estressantes. Com o ingresso do imenso contingente feminino no mercado de trabalho, além das novas responsabilidades equivalentes àquilo que os homens já desempenhavam, tocou à elas um carga extra de trabalho para depois do expediente: preparar o jantar, cuidar dos filhos, lavar a louça, limpar a casa e prepará-la para o dia seguinte, etc. A utopia feminista, que na década de 60 propugnou pela equiparação de direitos entre homens e mulheres, se transformou no pesadelo da jornada dupla de trabalho. Então, atualmente pode-se dizer que houve a atualização do mito: hoje o lugar da mulher é na cozinha pilotando o fogão, no trabalho e na volta do expediente, novamente na cozinha.

6) Mulheres são compulsivas em gastar dinheiro
Quem acredita que as mulheres são viciadas em Shopping Centers, cartões de crédito e, antes de tudo, no ritual de entrar na loja, pode ter certeza que é ele juntamente com a torcida do Flamengo. O estereótipo da mulher perdulária foi criado pela própria atitude delas, pelo menos daquelas que tiveram a sorte de “pescar” um marido rico. Para as comuns mortais trabalhadoras e auto-sustentáveis, o mito não pode se configurar, pois seria a falência certa. Nós homens temos que admitir que sempre temos compulsão para gastar dinheiro com as nossas bugigangas, a única diferença é que achamos os nossos motivos de compra muito mais importantes do que os das mulheres.

5) Mulheres não gostam de futebol 
É mito, caso isto fosse verdade, não haveria pencas de Marias-chuteira por aí. Porém, o argumento de que elas amam mais os jogadores do que o esporte pode provar o contrário. É mito, pelo menos no tocante à minha esposa. Quando os jogos da seleção passam na TV, a minha esposa briga comigo para assistir, se bem que este caso particular não prova nada. Não é mito, quando são constatados os percalços sofridos pelos homens que passam o fim de semana inteiro exclusivamente olhando jogos de futebol na frente da TV e tomando cerveja com os amigos e bagunçando a casa. Eles correm constantemente o risco de ter seus fígados comidos pelas suas companheiras.

4) Mulheres acham que tamanho é documento
Os homens se preocupam tão demasiadamente com seu documento que acabam achando que o mundo também faz o mesmo. Não é verdade que as mulheres anseiem submeter seus órgãos sexuais a membros enormes, correndo o risco de dores e arrombamentos. Para sintetizar a preferência feminina, a sabedoria popular criou a expressão “curto e grosso”

3) Mulher ao volante, perigo constante
Dizem que mulheres dirigem mal, estacionam mal, não entendem nada de carro, etc., mas os acidentes majoritariamente são perpetrados por homens. Você pode se irritar com a mulher na sua frente fazendo “barberagens”, mas quem tem o potencial estatístico de te matar, certamente possui barba na cara. Como exemplo dos pequenos “incidentes” vividos pelas mulheres no trânsito, alguém (um homem logicamente), reuniu neste vídeo um Top 10 de pequenos acidentes hilários.

2) Mulheres gostam de ver homem pelado
É mito, pois as revistas de homens pelados têm o seu público quase que exclusivamente entre o público gay. As mulheres preferem ler as tradicionais revistas masculinas cheias de fotos de mulheres peladas e ficar se comparando com as beldades ali estampadas, porque uma coisa não é mito: o fato delas dedicarem a vida se medindo umas em relação às outras.

1) Mulheres lindas (e/ou loiras) são burras
É mito e muito injusto! Conheço feias burras e loiras inteligentes (é claro que tais loiras não são de farmácia). Talvez a raiz do mito da burrice feminina venha do fato das mulheres não se jactarem da sua inteligência, afinal, o que as intimida é o mito de que mulheres inteligentes não “pegam” homem. Então elas costumam se fazer de burras para passar bem.

Juazeiro do Norte (CE): Fiéis iniciam movimentação para maior romaria do ano

Começa a movimentação para a maior romaria do ano neste município. A Romaria de Finados terá abertura oficial domingo, às 19 horas, com celebração na Praça dos Romeiros, à frente da Basílica de Nossa Senhora das Dores. Segundo a Secretaria de Turismo e Romaria da cidade, estarão na cidade de 28 outubro a 2 de novembro cerca de 500 mil pessoas. Hotéis, ranchos e pousadas já estão com lotação praticamente esgotada, em virtude das reservas para o período. Mais de 300 homens da Polícia Militar e da Guarda Municipal farão a segurança na cidade.

A programação do dia começa às 4 horas, com ofício de Nossa Senhora, missas ao longo do dia e, às 17 horas, haverá a Caminhada das Esperança, saindo da Colina do Horto até a Basílica.

Desde o fiml da segunda romaria do ano, ocorrida em setembro, que Juazeiro do Norte conta com movimentação de romeiros. O comércio, principalmente de artigos religiosos, aposta em um crescimento das vendas de até 30%, três dias antes da grande celebração de Finados.

A obra de frente à capela foi concluída e está liberada para os visitantes. Mas os espaços em que se inserem as praças Carlos Jereissati e José Sarney, no Complexo do Socorro, continuarão fechadas por conta do serviços de conclusão do calçadão.

Também estão sendo construídos uma capela mortuária e um palco para as celebrações campais. As velas em intenção ao sacerdote são acesas de frente à capela. Segundo o secretário de Turismo e Romarias, José Carlos dos Santos, mesmo com as obras nesse espaço, que fazem parte do projeto Roteiro da Fé, com primeira etapa inaugurada em setembro deste ano, haverá acesso ao Memorial Padre Cícero e à capela para os romeiros.

Ele certifica a grande visitação ao túmulo do Padre Cícero, no Dia de Finados, principalmente, quando há várias homenagens ao Padre Cícero e missa com milhares de romeiros, às 6 horas do dia 2.

A programação religiosa inclui celebrações todos os dias, no Santuário dos Franciscanos, na Basílica e no Socorro. As confissões são realizadas por dezenas de padres em todos esses locais, além do ofício das almas, Liturgia da Esperança com pregação e bênção do Santíssimo na Praça do Romeiro, caminhadas e encontros festivos, como o Show do Chapéu e reunião no Círculo Operário São José. Nos dias 30 e 31 de outubro haverá apresentação de peça de teatro, na Praça dos Romeiro, sobre a vida do Padre Cícero, às 21 horas, após a celebração da missa.

Além do túmulo do Padre Cícero, um dos locais mais frequentados durante período é o Santuário dos Franciscanos, onde há a tradição dos buzinaços, em volta da imagem de São Francisco, nas chegadas e saídas das caravanas de romeiros, além do passeio das almas, por cima dos arcos, e a gruta de Nossa Senhora de Lourdes, dentro do Santuário, onde os romeiros aproveitam para se refrescar em um dos períodos mais quentes do ano. As altas temperaturas registradas nos últimos dias, de até 40 graus em Juazeiro do Norte, têm sido uma das preocupações dos órgãos de saúde. De acordo com o secretário, foi realizada uma reunião com os padres das paróquias da cidade, no sentido de solicitar a colaboração dos religiosos na orientação aos romeiros para se manterem hidratados, bebendo muita água, além da assistência dos profissionais de saúde, que estarão realizando atendimentos e aferindo pressão arterial nos locais de maior movimentação.

O pároco da Basílica de Nossa Senhora das Dores, Joaquim Cláudio de Freitas, afirma que durante o mês de setembro não houve registros de óbitos de romeiros na cidade, algo que vem sendo registrado em muitas romarias, em razão de muitas pessoas com problemas de saúde e que vêm à cidade nos períodos de maior movimentação. O padre destaca o real sentido da romaria de Finados, que não é uma forma de evocar os mortos, mas pedir por eles, lembrando sempre da fé que viveram antes de serem chamados.

A parte de organização, com aparato dos órgãos públicos, abastecimento, segurança, entidades classistas e a Igreja, foi fechada no último dia 19, com o Plano Operacional da romaria, esquema semelhante ao da romaria de setembro, com um apoio intensificado no trânsito. Por ser a maior do ano, há superlotação de hotéis, pousadas e ranchos no Centro da cidade e bairros adjacentes e os mais distantes, a exemplo do Novo Juazeiro.

Maiores informações
Secretaria de Turismo e Romaria
Memorial Padre Cícero
Telefone: (88) 3511. 4040
Juazeiro do Norte - CE

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Plantão Infotech: Nono dígito no CE só em 2015

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou ontem o cronograma de implantação do nono dígito nos números de celulares de todo o país. A mudança vai até dezembro de 2016.

Os estados de Alagoas, da Bahia, do Ceará, de Minas Gerais, da Paraíba, de Pernambuco, do Piauí, do Rio Grande do Norte e de Sergipe começarão a usar o nono dígito até dezembro de 2015. As localidades englobam os DDDs 31, 32, 33, 34, 35, 37, 38, 71, 73, 74, 75, 77, 79, 81, 82, 83, 84, 85, 86, 87, 88 e 89.

No interior de São Paulo, nas regiões com códigos DDD de 12 a 19, a implantação do nono dígito será feita até dezembro do ano que vem. O processo terá início em data a ser definida pela Anatel, mas deve ser concluído até a data aprovada hoje.

Para o Rio de Janeiro e o Espírito Santo (DDDs 21, 22, 24, 27 e 28), a adoção do nono dígito será concluída até janeiro de 2014. Até dezembro de 2014, a medida deve ser adotada nos estados do Amazonas, dp Amapá, do Maranhão, do Pará e de Roraima, que têm os DDDs de 91 a 99.

Os últimos estados a adotar o nono dígito nos celulares serão o Acre, o Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, o Paraná, Rondônia, o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Tocantins. Até o dia 31 de dezembro de 2016, a medida deve ser adotada para os DDDs 41, 42, 43, 44, 45, 46, 47, 48, 49, 51, 53, 54, 55, 61, 62, 63, 64, 65, 66, 67, 68 e 69.

O relator da matéria, conselheiro Rodrigo Zerbone, explicou que a divisão do cronograma em várias etapas tem como objetivo garantir a segurança do processo. Segundo ele, não haverá mudanças de numeração no período dos grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas. A inclusão do nono dígito nos números de celulares já foi adotada no fim de julho.

Fonte: O Povo

Mulher de 61 anos dá à luz casal de gêmeos

Uma mulher de 61 anos, que há 20 tentava realizar seu sonho de ser mãe, deu à luz um casal de gêmeos em Santos, no litoral de São Paulo, graças a uma inseminação artificial com embriões congelados há uma década, informaram nesta quinta-feira fontes médicas.

O parto aconteceu na segunda-feira (22) e o procedimento foi realizado pelo médico Orlando de Castro Neto, proprietário de uma clínica de ginecologia e reprodução assistida que atende a mulher desde 1992. A mãe, identificada como Antonia Leticia Rovati Asti, tentou inicialmente ficar grávida por métodos tradicionais com assistência médica que não tiveram resultados.

Há dez anos Antonia tentou engravidar por inseminação artificial e, após outro fracasso, se propôs adotar um filho mas foi rejeitada, pela idade. "A nova tentativa de inseminação artificial foi realizada com embriões que não foram utilizados no primeiro procedimento há dez anos e que estavam congelados", disse à Agência Efe uma fonte da clínica de Castro Neto.

Os embriões surgiram de óvulos da mulher fecundados por espermatozóides de seu marido, hoje com 55 anos. Os gêmeos, batizados como Sofia e Roberto, finalmente nasceram na segunda-feira mediante uma cesariana no hospital São Lucas de Santos após uma gravidez de sete meses, uma semana depois de a mãe completar os 61 anos.

Segundo os médicos, além de ter uma obstrução nas trompas de falópio, a paciente não conseguia ficar grávida por um problema no endométrio. Com a falta de resultado, a paciente foi submetida há dez anos à primeira de três tentativas de fertilização in vitro que também não avançaram pelas dificuldades para o embrião se fixar.

"Antonia tinha embriões preservados da primeira fertilização, mas os embriões têm uma validade de mais ou menos dez anos, que estava chegando ao fim. Ela disse que queria aproveitá-los para uma nova tentativa", explicou o ginecologista a veículos locais.

Como com exceção da idade a paciente não tinha nenhum problema médico que lhe impedisse de ser mãe, seu médico aceitou realizar o procedimento, que foi bem-sucedido na primeira tentativa e com dois embriões.

"A idade não pesou em nada. A única condição é que a mulher tenha útero. Hoje é possível fazer todo o procedimento com a ajuda de remédios", acrescentou. Segundo o médico, o maior obstáculo foi vencer os preconceitos sociais e a resistência a que mulheres com mais de 40 anos tenham filhos.

Fonte: R7

Enem 2012: Para Mercadante, provas estão seguras

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse ontem, em Brasília, que as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já estão nos pontos estratégicos para serem distribuídas aos locais onde serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro. De acordo com o ministro, os testes vão ser distribuídos e aplicados “com total segurança”.

Mercadante detalhou que o esquema de segurança em torno do transporte e distribuição das provas conta com 72 batalhões do Exército e agentes das polícias Federal, Rodoviária Federal e das militares. Acrescentou que houve reforço no treinamento dos 450 mil fiscais que monitorarão os testes. Foi o que declarou

Em relação à correção da redações, Mercadante declarou que haverá mudanças importantes na forma de correção e haverá aumento de 40% na equipe que fará o trabalho. Pela primeira vez os estudantes terão acesso aos textos corrigidos e há um guia com orientações sobre a redação.

Algumas dicas foram dadas pelo ministro para os estudantes que vão se submeter às provas, dentre elas ter atenção com o horário e o material necessário, como a caneta preta, única permitida para preencher a folha de respostas e a redação; além de um documento oficial com foto, assim como ler com antecedência e atenção o manual da redação.

Fonte: Agência Brasil

Música do Queen é melhor do que sexo para britânicos

A canção Bohemian Rhapsody, um dos mais emblemáticos hits do Queen, é "melhor do que sexo" para os britânicos, enquanto a faixa Sexual Healing, de Marvin Gaye, ajuda a "animar' uma relação", aponta o estudo A Ciência Por Trás da Canção, publicado nesta quarta-feira no Reino Unido.

A pesquisa, encomendada pela Spotify e desenvolvida pelo psicólogo musical Daniel Müllensiefen, da Universidade de Londres, procurou examinar a relação entre música, amor e sedução a partir da opinião de 2.000 britânicos com idades entre 18 e 91 anos.

O resultado da pesquisa evidencia um conjunto de listas com as canções que melhor acompanham um jantar para dois, um encontro na pista de dança e, inclusive, uma relação sexual, onde a lenda Marvin Gaye aparece como um grande vencedor. Seu tema Sexual Healing ocupa o primeiro lugar da lista "As 20 melhores canções para se animar", enquanto a música Let's Get it On, também de Gaye, é a favorita para um jantar romântico.

Segundo Müllensiefen, "a música é capaz de ativar as mesmas zonas de prazer do cérebro que a comida e o sexo", tema onde um entre cada três entrevistados citou a faixa Bohemian Rhapsody como a mais ideal.

A lista liderada pela clássica música do Queen ainda destaca Sex On Fire, do Kings of Leon, e Angels, de Robbie Williams. O psicólogo assinalou que o êxito destas músicas está em sua capacidade de "superar nossas expectativas musicais" e ir "por um caminho diferente".

Já entre quatro paredes, tanto os britânicos como as britânicas apontaram a trilha sonora de Dirty Dancing - Ritmo Quente como a música mais excitante, uma lista que também inclui clássico Bolero, de Ravel. Como conclusão, o estudo também destaca que mais de 40% das pessoas entrevistadas dizem escutar música durante as relações sexuais.

Fonte: Veja

Apagão no Norte e Nordeste foi causado por incêndio em equipamento

O incêndio em um equipamento entre as subestações de Colinas (TO) e Imperatriz (MA) foi a causa do desabastecimento de energia ocorrido na Região Nordeste e em parte do Norte do país, na madrugada desta sexta-feira, 26. O problema ocorreu justamente na interligação entre os sistemas Norte-Nordeste e Sul-Sudeste.

A linha de transmissão é operada pela empresa Taesa. Segundo informação da assessoria de imprensa do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o problema ocorreu pouco depois da meia-noite e demorou pouco mais de uma hora para ser resolvido. Portanto, por volta da 1h30 (Horário de Verão), a energia na linha principal já tinha sido restabelecida. No entanto, as distribuidoras de energia levaram mais tempo para restaurar a energia nas linhas secundárias.

Uma reunião de técnicos às 14h de hoje, na sede do ONS, no Rio, vai analisar mais profundamente o problema. Pela manhã, o assunto deve ser discutido em uma reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, em Brasília.

Apagão elétrico em Fortaleza
Em Fortaleza, o blecaute começou por volta de 23h14min e a energia elétrica só retornou, parcialmente, às 2h40 min desta madrugada. O apagão é o segundo registrado no País em 35 dias, segundo a Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A Companhia Energética do Ceará (Coelce) informou, pelo Twitter, que houve uma “ocorrência de grande porte no sistema interligado nacional. E as linhas da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf ) estavam fora de operação”.

Transtornos
Um princípio de incêndio foi registrado em um hotel por causa da sobrecarga em um gerador, na Praia de Iracema, segundo a Central de Informações da Secretaria da Segurança Pública do Ceará. O Corpo de Bombeiros foi acionado e em 20 minutos conteve o fogo.

Por cerca de três horas, os geradores se transformaram na fonte de energia no Ceará. Graças a eles, o Aeroporto Internacional Pinto Martins funcionou normalmente, como também o Instituto Dr. José Frota e a Santa Casa de Misericórdia  informaram que não tiveram nenhum problema durante o período do apagão.

Por volta das 4h40min de desta sexta-feira, a Coelce informou, também pelo Twitter, que o fornecimento de energia foi restabelecido em todo o território cearense.

Balanço de apagões
Neste ano, no Brasil já ocorreram 63 cortes no fornecimento de energia elétrica. Entre os dias 15 de setembro e 15 deste mês, foram 14 desligamentos em várias regiões do País. Uma média de quase um corte a cada dois dias. Em termos de volume de energia desligada, os blecautes dos últimos 30 dias foram 153% maiores do que os de 2011.

Fonte: O Povo

Estado e BNDES financiam agricultura familiar

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), assinaram uma carta de intenções para investimentos nas cadeias produtivas da agricultura familiar.

Na ocasião, foi apresentado estudo feito em parceria entre o MDA e a SDA sobre o potencial de desenvolvimento das cadeias produtivas que receberão os investimentos do Fundo Social do BNDES. Serão contempladas as cadeias produtivas da horticultura irrigada, ovinocaprinocultura, apicultura, piscicultura, madiocultura, cajucultura e na pecuária leiteira.

A previsão do investimento é de R$ 180 milhões, que serão divididos entre o BNDES, o Estado, através da SDA, e o MDA.

"Esses estudos vão servir para nós de referência sobre como direcionar os investimentos dos nossos projetos produtivos, que acontecerão agora, em virtude do Projeto São José III e do Projeto Paulo Freire", afirmou o secretário Nelson Martins, no evento ocorrido na semana passada.

A assinatura da Carta Consulta aconteceu durante o seminário que a SDA, em parceria com o Instituto Agropolos, e o MDA estão promovendo sobre a elaboração de projetos e planos de negócios associativos.

Além disso, a SDA realizou, também esta semana, pregão presencial para a contratação de empresa que vai executar os serviços de ação social e concepção dos sistemas simplificados de abastecimento d´água no Estado do Ceará através do Programa Água para Todos.

Serviços
As empresas deverão contratar as pessoas que vão trabalhar nas comunidades do interior na implantação dos sistemas de abastecimento. Segundo o coordenador de Programas e Projetos Especial da SDA, Wanderley Guimarães, a SDA vai desenvolver softwares para o acompanhamento dos projetos nas comunidades. "Nós vamos seguir o modelo do que aconteceu na Bahia e já queremos iniciar a execução dos projetos assim que a empresa estiver contratada".

O Programa Água para Todos é um convênio entre o estado do Ceará e o Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional, que prevê investimento de aproximadamente R$ 180 milhões em 1.350 projetos de sistema simplificados de abastecimento d´água.

Fonte: Diário do Nordeste

União vai repassar R$ 1,95 bilhão a estados e municípios para estimular exportações

A União vai repassar aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios R$ 1,95 bilhão para fomentar as exportações do país. A liberação de recursos está prevista na Medida Provisória nº 585, publicada na edição desta quarta-feira, 24, do Diário Oficial da União.

As parcelas dos recursos destinadas ao Distrito Federal e aos estados, incluídos os municípios, foram definidas de acordo com coeficientes individuais, disponíveis no Diário Oficial da União.

De acordo com a medida provisória, a União entregará aos estados 75% das parcelas pertencentes a cada um deles e o restante (25%) será repassado a seus municípios. “O rateio entre os municípios obedecerá aos coeficientes individuais de participação no produto da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços [ICMS] de seus respectivos estados, aplicados no exercício de 2012”, diz o texto.

Para a entrega dos recursos serão deduzidos os valores das dívidas vencidas e não pagas da unidade federada.

A medida provisória informa ainda que o Ministério da Fazenda poderá definir regras da prestação de informações pelos estados e pelo Distrito Federal sobre a efetiva manutenção e o aproveitamento de créditos pelos exportadores.

Fonte: Agência Brasil

68% dos brasileiros com financiamento têm dívidas no cartão

Uma pesquisa encomendada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostra que 68% dos brasileiros que pagam financiamento de um veículo também têm dívidas parceladas no cartão de crédito. A acumulação de dívidas é vista como um alerta por prestadores de serviços de proteção ao crédito, que veem isso como fator que pode levar à inadimplência. A pesquisa ouviu 623 consumidores em todas as capitais brasileiras.

Com o prazo final do benefício de redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis marcado para 31 de outubro, a expectativa é de que haja uma corrida às concessionárias na próxima semana. A pesquisa aponta ainda que 91% dos consumidores pretendem fazer um financiamento de automóvel nos próximos seis meses. Esse porcentual é ainda maior nas classes C, D e E, onde chega a 93%. Os economistas do SPC orientam as famílias que não comprometam mais do que 30% da renda com parcelas para a compra do carro novo e gastos decorrentes do uso do automóvel.

A instituição aponta ainda que os consumidores não levam em conta os custos de manutenção, imposto, combustível e seguro quando assumem dívida para a compra de um carro novo. “Mas ele (consumidor) deveria fazer uma análise do impacto desta prestação na própria vida financeira, caso ocorra algum imprevisto, como por exemplo, ficar desempregado”, afirmou, em nota distribuída à imprensa, Nelson Barrizzelli, economista do SPC Brasil.

O estudo analisou ainda as compras de eletrodomésticos da linha branca, também beneficiados pela redução do IPI. Cinco em cada dez produtos comprados são parcelados no cartão de crédito, com ou sem juros. Do total de compras de eletrodomésticos parceladas, 28% são feitas pelas classes C, D e E e 26%, pelas classes A e B. A maioria (54%) das pessoas das classes CDE que pagaram a prazo, usando o cartão, financiou a compra em seis ou mais parcelas.

Fonte: Agência Estado

Plantão Infotech: Como pegar mulher no Facebook

A popularidade das redes sociais, em especial o Facebook pode ser muito útil para seduzir mulheres, treinar técnicas de conquista e aumentar seu grupo de "alvos" em potencial.

Para aumentar suas chances de sucesso é importante usar a criatividade para criar um perfil que faça com que as mulheres tenham interesse em te conhecer melhor, por isso é importante:

Acertar na escolha da foto
Um dos pontos mais importantes para seduzir mulheres nas redes sociais é a imagem de perfil, por isso é importante demonstrar atributos como seu sorriso, olhar e o bom humor, devendo evitar fotos íntimas ou com grupo de pessoas.

Descrever apenas o interessante
Se você não gosta de novela não precisa preencher no seu perfil qual é a sua preferida, para seduzir mulheres na internet é importante prender a atenção delas ao que realmente seja interessante sobre você.

Assumir sua personalidade
Nunca escreva algo do tipo “Eu sou o cara” ou “Pergunte aos meus amigos”, não use seu perfil tentando impressionar as pessoas e sim para demonstrar a maneira como você leva a vida, toma decisões, seus costumes, virtudes, sonhos, objetivos, faça sua biografia para seduzir mulheres que estão interessadas em conhecer alguém especial para elas.

Não expor sua vida
Tanto no profile quanto nas fotos tenha cuidado para não exagerar e deixar que as pessoas conheça sua intimidade, a função do profile é descrever um pouco sobre você e não para ser usado como um diário em que conta coisas que poucos devem saber.

Ter amigos em comum
Para seduzir mulheres na internet não foque apenas naquelas que está afim, aumente seu grupo de amigos fazendo amizade mesmo com pessoas que você não possui intenção de ter um relacionamento, assim aumenta as oportunidades de seu perfil ser lido por uma mulher interessante.

Evitar polêmicas
Assuntos como opção sexual e religião devem ser evitados pelo fato de dividirem muito a opinião das pessoas, e você correrá o risco de ofender alguém sem intenção.

Ser incisivo
Não diga “OI” e fique dias esperando uma resposta, faça algo mais profundo como “Você gosta de animais como eu, é bom conversar e ser amigo de pessoas assim”, para seduzir mulheres nas redes sociais é importante ser atento e ler um pouco do perfil de quem está interessado.

Primeiras impressões
Antes de a sua paquera lhe adicionar, é de praxe que ela também dê uma lida no que você compartilha na rede, dependendo de onde você a adicionou: seus tweets, mural no Facebook ou informações no Orkut. Caso você a tenha adicionado no Twitter e descoberto que ela deu uma passada no seu Facebook ou Orkut, é bem provável que ela também esteja muito interessada! Mas vamos nos ater ao fato de que você é quem está em busca de um novo amor. Para causar uma boa impressão, busque ser prudente com suas palavras. Não significa que você deve criar um personagem e se passar por ele. Mas também não adianta ficar só compartilhando links +18 no seu mural e achar que a outra pessoa não vai lhe enxergar como um tarado virtual. Seja natural, autêntico e, o mais importante de tudo, seja amigável!

Aproximação
Aqui é onde as meninas vão se interessar em saber se aquele carinha que está sendo super bacana na internet não está com segundas intenções. Apesar de "denunciar" boa parte dos marmanjos, essa etapa é primordial para o sucesso da conquista, já que é quase impossível uma boa conquista sem uma boa aproximação. Como informado no início, um dos pré-requisitos é não ser afoito. De nada adianta você tentar uma aproximação, mas acabar sendo visto como um pentelho internético. Busque uma aproximação sutil. Envie frases desejando um bom dia ou uma boa semana, comente aquela foto bacana do álbum dela, pergunte como ela está, e espere pacientemente por um retorno. Jamais fique enviando mensagens como “Você está aí?”, “Mandei uma mensagem ainda agora, você recebeu?”. Demonstre interesse, mas de forma moderada. O simples fato de você deixar um comentário em uma foto dela já faz uma grande diferença, pois ela notará que você anda dando umas olhadas no seu perfil e gostando do que vê. Uma prática que algumas pessoas costumam defender sobre outra forma de se aproximar é marcar a pessoa em uma foto “amigável”. Porém, como muitas pessoas tem verdadeira aversão a "ser marcado“, tome muito cuidado com essa estratégia.

Conversa (bate-papo)
Depois de superar as outras três etapas e, finalmente, ter a oportunidade (sim, é preciso esperar o momento certo) de teclar com a sua paquera, atente-se ao fato de que nada está garantido. Mantenha a prudência e, antes de mais nada, a decência. O bate-papo no chat é o momento pelo qual você, o geek apaixonado, esperou por tanto tempo. Mas, o que conversar? Como você já passou um bom tempo conhecendo a pessoa por meio de trocas de informações em público, busque alguns “ganchos” para a conversa e, a partir delas, crie uma atmosfera agradável e interessante com a outra pessoa. Vale ressaltar mais uma vez o que já foi dito nos pré-requisitos: não minta! Não adianta ficar inventando milhares de coisas sobre você ou sobre o assunto que está sendo falado, sendo que, no final das contas, provavelmente chegará a hora constrangedora em que você terá que desmentir boa parte do que foi dito. Manter um bom diálogo, tentando despertar um sorriso da pessoa desejada, também é um passo fundamental para que o convite a um encontro pessoal ocorra. É necessário muita paciência nessa etapa, mas tenha sempre em mente que todo o esforço vai valer a pena. Seguindo o melhor de cada uma dessas etapas, é bem provável que você tenha sucesso na aproximação com aquela pessoa que você admira. A etapa da conversa até o beijo é praticamente impossível de ser elaborada, graças à nossa capacidade de ser único.

Fonte: Como Pegar Mulher 

Juazeiro do Norte (CE): Coleção aborda a história da cidade

Uma obra que pode ser considerada um marco dentro do contexto bibliográfico relacionado ao Padre Cícero e a história de Juazeiro do Norte, será lançada na noite de hoje, às 19h30, no Memorial Padre Cícero, neste Município. A Coleção Padre Cícero Romão Baptista e os Fatos de Joaseiro será lançada pela Editora Senac. O trabalho conta com a elaboração e contribuição de pesquisadores, organizada pelos professores e escritores Renato Casimiro e Luitgarde Oliveira Cavalcanti Barros.

As obras unem experiências em torno de um personagem histórico e importante, não só para o Cariri, mas também para todo o Brasil. A publicação é composta por "A Questão Religiosa" (volume 1) e "Autonomia Político-Administrativa" (volume 2). O trabalho coletivo nasceu da iniciativa da Diocese do Crato, envolvendo a Fundação Padre Ibiapina, o Sistema Fecomércio - através do Sesc e do Senac, a Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte e a Fundação Waldemar Alcântara. A coletânea contempla textos, fotografias e DVD´s com o conteúdo de cartas e documentos inéditos.

Serão lançados dois volumes que reúnem a catalogação de documentos inéditos, fornecidos em grande parte pela Diocese do Crato, e mais de 100 fotografias. Além dos livros, também será lançado o site do Departamento Histórico Diocesano Padre Antônio Gomes de Araújo, em que documentos e imagens históricas serão disponibilizados.

Para o professor Renato Casimiro, de todo esse trabalho, fica uma grande lição histórica para a sociedade, dos fatos vividos em uma época, principalmente na emancipação de Juazeiro do Norte. Organizado por ele, neste primeiro livro ( 842 páginas), há uma preocupação com a ordem cronológica dos fatos de Juazeiro, e todos os documentos são expostos de uma forma que facilite o trabalho do pesquisador. São documentos que foram selecionados de uma forma minuciosa. "Nesse volume, pode-se ter uma visão mais íntegra da história e esse é um elemento importante", explica. As mais de uma centena de imagens contidas no livro foram cedidas pelo pesquisador. Outra parte pertence à Diocese do Crato.

A obra se destaca por estar disponível muito mais para consulta, do que para a leitura dos fatos de Juazeiro. Com isso, conforme o professor Renato, estará voltada para subsidiar os trabalhos de quem não teve a oportunidade de ler uma obra completa de livros já lançados. Isso no primeiro volume. No segundo volume da coleção, com 520 páginas, há o registro de autores clássicos, como Irineu Pinheiro e Otacílio Anselmo.

O site será o desdobramento desse trabalho, já que estarão disponíveis documentos originais digitalizados, e não apenas as descrições das cartas escritas pelo Padre Cícero, e outros personagens da época. Para o pesquisador, esse é um ganho importante, por abrir esses acervos de forma mais ampla, para o mundo inteiro, proporcionando para todas as civilizações o conhecimento da história.

O primeiro livro, A Questão Religiosa, trata dos acontecimentos relacionados ao "Processo Instruído", pela Diocese do Ceará, entre os anos 1889 e 1892, sobre as transformações das hóstias em sangue na boca da Beata Maria de Araújo, no Povoado de Joaseiro. O livro, além de trazer os textos dos inquéritos realizados na época, apresenta também correspondências e outros documentos, tais como declarações, transcrições de artigos de jornal, questionários e suas respostas, entre outros, todos relacionados ao período de 1862-1934.

Discussões
O segundo livro, por sua vez, contempla, através de discussões e análises científicas de alguns autores, os acontecimentos que levaram à emancipação política de Juazeiro do Norte.

Neste volume, são apresentadas a história política dessa cidade, seus desdobramentos, cronologia, atores (moradores, romeiros e "adventícios") e o espaço em que atuam. Além disso, estão inclusos documentos igualmente inéditos sobre o tema.

Em ambos, a ênfase está em compreender a participação de Padre Cícero Romão Baptista nos principais acontecimentos históricos da região. O maior diferencial da coleção é a possibilidade de deixar, à disposição de pesquisadores, estudantes e outros interessados, um rico acervo de documentos que, durante bastante tempo, estiveram vedados ao grande público.

A Pesquisa, iniciada em setembro de 2009, percorreu um longo caminho até a publicação. Foi necessário o acompanhamento da equipe técnica durante todo a seleção, higienização, catalogação, restauro, acondicionamento, digitalização e transcrição paleográfica dos manuscritos disponibilizados pelos acervos e daqueles a serem publicados nos livros e em mídias digitais. Além disso, houve a atenção especial para a etapa de elaboração dos textos explicativos e analíticos para os dois livros, bem como o acompanhamento no processo de registro audiovisual.

Mais informações
Lançamento dos livros hoje (25/10)
Local: Auditório do Memorial Padre Cícero 
Centro
Juazeiro do Norte
Horário: 19h30
Aberto ao público

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste

AddThis