Governador Camilo Santana é vacinado contra Covid-19

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), foi vacinado contra a Covid-19 neste sábado (12), em Fortaleza. O chefe do executivo estadual estava agendado para ser imunizado às 12h, no Centro de Eventos.

"Recebi hoje a primeira dose da vacina. Viva a ciência. Viva o SUS. Juntos estamos vencendo a pandemia", escreveu o governador, em postagem nas redes sociais.

Camilo faz parte do grupo não prioritário para receber a vacina. Atualmente com 53 anos de idade, ele está no rol de pessoas entre 45 e 58 anos que já começaram a ser vacinadas pela prefeitura de Fortaleza desde 6 de junho.

Governador teve Covid
Em outubro de 2020, o governador foi diagnosticado com Covid-19. O anúncio foi feito por ele um dia depois da primeira-dama, Onélia Santana, também descobrir a infecção pelo coronavírus. "Neste momento estou bem, embora com alguns sintomas da gripe", disse na ocasião. Ambos mantiveram o isolamento em casa e não foi necessário recorrer à hospitalização.

Fonte: G1 CE

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Mais de 120 mil doses da vacina da Janssen chegam ao Ceará na próxima semana, diz Camilo Santana

As primeiras 120 mil doses da vacina Janssen contra a Covid-19 vão chegar ao Ceará início da próxima semana. O novo lote será direcionado para a vacinação de pessoas entre 30 e 44 anos de idade, de todos os 184 municípios cearenses. A notícia foi anunciada na noite desta sexta-feira (11) pelo governador Camilo Santana (PT). A informação de que o Ceará receberia a vacina nos próximos dias já havia sido dita pela vice-presidente da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) do Ceará, Sayonara Cidade.

"O Ceará vai receber no começo da próxima semana o primeiro lote de vacinas da Janssen, fabricada pela Johnson & Johnson. Serão 120.200 doses, que serão distribuídas aos 184 municípios cearenses. A vacina, que é dose única, será aplicada na população entre 30 e 44 anos, de acordo com resolução da Comissão de Intergestores Bipartite (CIB)", escreveu Camilo em publicação nas redes sociais.

Distribuição
A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) vai começar a distribuição das doses aos municípios logo que elas chegarem. Os imunizantes devem chegar ao Ceará entre os dias 14 e 15 de junho. A Sesa faz recomendações específicas para a aplicação das vacinas para evitar perdas, já que o prazo de vencimento está próximo.

• As recomendações para os municípios englobam a priorização das aplicações em centros urbanos, evitando a pulverização territorial;
• A priorização das aplicações em centros urbanos, evitando a pulverização territorial;
• A utilização das doses em usuários cadastrados na plataforma Saúde Digital;
• E a observância da faixa etária de 30 a 44 anos, em ordem decrescente.

Doação dos EUA
O governo americano anunciou na última quinta-feira (3) que iria começar a enviar um lote de 25 milhões de vacinas para vários países, incluindo o Brasil. O presidente Joe Biden tinha prometido compartilhar milhões de doses de vacinas até o fim do mês.

Biden, em nota, disse que os Estados Unidos vão ser o arsenal mundial de vacinas e que, enquanto a pandemia se alastrar pelo mundo, os americanos ainda estarão vulneráveis.

A Casa Branca comprou mais de 1 bilhão de doses, suficientes para imunizar mais de duas vezes a população do país. Mas com a demanda em queda no país e doses sobrando nos estados, governo americano resolveu abrir mão, em meio a críticas e pressão crescentes para compartilhar vacinas com o resto do mundo.

O coordenador da equipe de combate à pandemia da Casa Branca prometeu que os Estados Unidos vão continuar doando doses nos próximos meses, mas reconheceu que isso não será suficiente.

Fonte: G1 CE

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Pessoas a partir dos 40 anos começam a ser vacinadas ainda em junho, no Ceará; confira o calendário com previsão para cada faixa etária

Um calendário com as datas previstas para vacinação contra Covid-19 do público até os 18 anos foi divulgado, nesta sexta-feira (11), pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). O documento traz o planejamento estadual que vale para todos os 184 municípios do estado. Veja abaixo os períodos programados.

Calendário previsto de vacinação contra Covid-19 no Ceará:

• 59 a 55 anos - 12 a 18 de junho
• 54 a 45 anos - 19 a 25 de junho
• 44 a 40 anos - 26 de junho a 5 de julho
• 39 a 30 anos - 6 a 26 de julho
• 29 a 18 anos - 27 de julho a 25 de agosto

Para seguir o cronograma, a Sesa estabeleceu:

• 7 dias necessários para vacinar os 125.487 cadastrados da primeira faixa etária;
• 14 dias para vacinar os 246.250 cadastrados da segunda faixa etária;
• 10 dias para vacinar os 139.560 cadastrados da terceira faixa etária;
• 21 dias para vacinar os 320.005 cadastrados da quarta faixa etária;
• e 30 dias para vacinar a última faixa etária, que tem 411.347 cadastrados.

Estimativa do Governo do Ceará
A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informou nesta terça-feira (8) que existe uma projeção de vacinar a população em geral de 18 a 59 anos, com primeira dose, até o fim do mês de agosto, se "todos os cenários forem favoráveis". Isso considerando o número de pessoas cadastradas no Saúde Digital, 1.243.049 até 7 de junho, as negociações de compra direta de vacinas de outros laboratórios e o recebimento regular de imunizantes distribuídos pelo Ministério da Saúde.

Em live nesta manhã, a secretaria municipal da Saúde ressaltou que os faltosos de fases anteriores da vacinação contra a Covid-19 serão chamados por idade para receber o imunizante em Fortaleza, conforme afirmou o coordenador da Rede de Atenção Primária e Psicossocial, Erlemus Soares, durante transmissão nas redes sociais nesta terça-feira (8).

“Os faltosos de outras fases agora serão chamados pela idade, então aguarde. A gente começou dos 59 anos, estamos descendo para 58 e assim sucessivamente. Você, faltoso de outra fase, seja trabalhador da saúde, seja comorbidade, seja força de segurança e salvamento, aguarde, você será sim chamado pela idade”, disse Ermelus.

Fonte: G1 CE

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

IFCE Crato seleciona professor substituto de Biologia

Estarão abertas de 14 a 18 de junho as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado de contratação de professor substituto de Biologia para o campus de Crato do Instituto Federal do Ceará. As inscrições são online e devem ser feitas pelo site qselecao.ifce.edu.brqselecao.ifce.edu.br.

Podem se inscrever na seleção profissionais com bacharelado ou licenciatura em Ciências Biológicas ou em Biologia ou licenciados em Ciências com habilitação plena em Biologia. Após preencher o formulário disponível no sistema QSeleção, o candidato deve imprimir a Guia de Recolhimento da União e realizar o pagamento da taxa, no valor de R$150. Pedidos de isenção podem ser feitos de 14 a 16 de junho.

O processo seletivo será realizado em duas etapas: prova de desempenho didático, de caráter eliminatório, e prova de títulos, de caráter classificatório. A divulgação do calendário da prova de desempenho didático está prevista para o dia 30 de junho.

O regime de trabalho do contratado será de 40 horas semanais, com remuneração de acordo com a titulação do profissional. A contratação será por  um período de 12 meses, com possibilidade de prorrogação. Antes de fazer a inscrição, é necessário ler com atenção o edital e todos os anexos.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Regiões do Ceará avançam em novo decreto, exceto Cariri

O governador do Ceará, Camilo Santana, afirmou nesta sexta-feira (11), que o próximo decreto com medidas preventivas para conter o avanço da Covid-19 vai liberar aulas presenciais em todos os anos letivos do ensino médio - com opção híbrida - , além de espaços como museus, bibliotecas e cinemas, com capacidade limitada.

Veja os principais anúncios:

• Segmentos como templo religiosos e academias vão ter a capacidade de público ampliada;
• Espaços esportivos, como as Areninhas, vão voltar a abrir;
• Mantido o toque de recolher das 23h às 5h;
• Autorizada a abertura de bibliotecas, museus e cinemas;
• Liberadas aulas em todos os anos letivos do ensino médio.

Os eventos corporativos com público limitado — ou seja, de trabalho e empresariais — foram liberados para voltar a acontecer a partir do próximo dia 14, como anunciado por Camilo na semana passada.

As medidas de flexibilização valem para quatro das cinco macrorregiões do Ceará, mas não para o Cariri, onde a situação da pandemia segue grave.

"Estamos autorizando decisão importante do comitê autorização para que as escolas de ensino médio possam a voltar a funcionar em todas as suas séries", disse o governador.

'Não é hora de baixar a guarda'
Conforme o governador e o secretário da Saúde, Dr. Cabeto, há queda no número de mortes e de casos da doença em todas as regiões, exceto no Cariri, no sul do estado. "Queda na ocupação de leitos de UTI e enfermaria. "No Cariri, a gente não enxerga a mesma realidade. Houve crescimento no uso de UTIs e de enfermaria", afirmou Cabeto.

"No Cariri houve redução, mas ainda há valores de 45%, quase metade das pessoas que fazem Swab nasal (teste da doença) testam positivo. No Ceará, há uma estabilização em todas as regiões, mas não há uma redução sistemática, o que mostra que nós ainda devemos ser prudentes em relação ao controle social, medidas de isolamento, uso de máscara", disse o secretário da Saúde.

O secretário afirmou que, apesar da redução, a população deve manter as medidas de prevenção. "Não é hora de baixar a guarda. Houve aumento na Bahia, houve aumento em São Paulo, então é hora de se descuidar", acrescentou.

Outras informações divulgadas pelo governador Camilo Santana:

Evolução da pandemia: houve queda no número de casos e mortes pela Covid, "mas continua uma preocupação muito grande com a região Cariri".
Avanço da vacinação: 1.090.947pessoas vacinadas com a segunda dose;
Sputnik V: "Já estamos trabalhando, vamos ter uma reunião com o fundo russo. Será mais uma vacina para acelerar o processo de imunização dos cearenses", disse o governador;
Cestas básicas: mais de 45 mil cestas entregues;
Financiamento para micro-empresas: mais de 40 mil cadastrados para receber o valor.

Fonte: G1 CE

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

12 de junho

1898 - O general Emilio Aguinaldo declara independência das Filipinas em relação à Espanha.
1935 - Termina a Guerra do Chaco entre a Bolívia e o Paraguai.
1991 - Boris Iéltsin é eleito pelo povo presidente da Federação da Rússia.

Nasceram neste dia…
1850 - Roberto Ivens, explorador português (m. 1898).
1907 - José Reis, cientista brasileiro (m. 2002).
1924 - George H. W. Bush (foto), político estadunidense.

Morreram neste dia…
1972 - Ludwig von Bertalanffy, biólogo austríaco (n. 1901).
1994 - Menachem Mendel Schneerson, líder religioso russo (n. 1902).
2006 - György Ligeti, compositor húngaro (n. 1923).

Fonte: Wikipédia

AddThis