Vila da Música promove programação especial voltada para o mês das mulheres; confira programação

A Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult/CE), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), oferece uma programação voltada para as mulheres durante o mês de março. As atividades passeiam entre a dança, teatro, exposições, formações e muito mais. Toda a programação é gratuita e aberta ao público, para saber mais sobre as atividades acesse o Instagram @viladamusicace

A programação conta com atividades que estão dentro da Temporada de Arte Cearense- TAC 2022, realizada pela Vila da Música em parceria com o Instituto Dragão do Mar. A Temporada de Arte Cearense (TAC) é uma ação da Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Estado do Ceará (Rece) da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) em parceria com o Instituto Dragão do Mar - IDM.

Confira a programação 

08/03 - Quarta-Feira “ Dia Internacional da Mulher”

Homenagem da Vila da Música as Mulheres de destaque na comunidade do Belmonte

19h

Espetáculo de dança “Touro”

Artistas: Valéria Pinheiro

Local: Vila da Música

10/03 - Sexta Feira 

Aniversário de 6 anos da Vila da Música

A partir das 17h

Feira de Arte e Cultura

Forró Pé de Serra - Com o Trio Forró Luz

Local: Praça do Estacionamento da Vila da Música

19h

Show com Elisa Moura

Artistas: Elisa Moura

Local: Vila da Música

14 a 17/03

Horário: 14h às 17h

Oficina de Elaboração de Projetos Culturais – da ideia à escrita

Facilitadora: Camila Guerra

Local: Vila da Música 

Formulário de inscrições: https://forms.gle/ofoiCMYDbCtQcanVA 

15/03 - quarta-feira

18h30

Espetáculo de dança “Touro”

Artistas: Valéria Pinheiro

Local: Centro Cultural Banco do Nordeste-CCBNB

15/03 - quinta-feira 

18h

Exposição A beleza dos dias #TRANSITORIEDADE

Artistas: Nívia Uchôa 

Local: Galeria SESC -Crato/CE

17/03 - quarta-feira

09h

Espetáculo de dança “Touro”

Artistas: Valéria Pinheiro

Local: SESC - Unidade Juazeiro do Norte/CE

17/03 - quarta-feira

19h

Apresentação com a Banda: Aquarela da mãe sombria - Espetáculo: partindo

Artistas: Tatyana Maia - vocalista; Fernando Moacir- Guitarra; Karol loreto- Baixo; Remy Oliveira -Bateria; Cícero Tertuliano - percussão; Raimar- Violão, vocais; Vinícius Simplício - Teclado; Marcos Soares - Trombone; Gabriel Mello - Trompete 

Local: Auditório Vila da Música

18/03 - quarta-feira

19h

Apresentação com a Banda: Aquarela da mãe sombria - Espetáculo: Partindo

Artistas: Tatyana Maia - vocalista; Fernando Moacir- Guitarra; Karol loreto- Baixo; Remy Oliveira - Bateria; Cícero Tertuliano - percussão; Raimar- Violão, vocais; Vinícius Simplício - Teclado; Marcos Soares- Trombone; Gabriel Mello - Trompete 

Local: Casa Ucá

24/03 - Sexta-Feira

19h

Apresentação com a Banda: Aquarela da mãe sombria - Espetáculo: partindo

Artistas: Tatyana Maia - vocalista; Fernando Moacir- Guitarra; Karol loreto- Baixo; Remy Oliveira - Bateria; Cícero Tertuliano - percussão; Raimar- Violão, vocais; Vinícius Simplício - Teclado; Marcos Soares - Trombone; Gabriel Mello - Trompete 

Local: Escola de Saberes de Barbalha

27/03 - Segunda-feira

19h

Performance Teatral Excavation

Artistas: Alda Maria; Suzana Carneiro e  Maria Macedo

Local: Ong Beatos

28/03 - Terça-Feira

19h

Espetáculo Teatral “Rogai por Eles”

Artista: Joaquina Carlos

Local: Terreiro da Mestra Edite do Coco 

29/03 - Terça-Feira

19h

Espetáculo Teatral “Rogai por Eles”

Artista: Joaquina Carlos

Local: Terreiro da Mestra Zulene

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Resultado da primeira chamada do Prouni 2023 está disponível; veja como consultar

Está disponível o resultado da primeira chamada do processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni), correspondente ao primeiro semestre de 2023, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e nas instituições de ensino participantes. Os candidatos pré-selecionados devem se atentar ao prazo da próxima etapa, de comprovação de informações, que vai de 7 a 16 de março.  

Durante esse período, ao comparecerem, de forma presencial ou virtual, às respectivas instituições para a qual foram pré-selecionados, os estudantes deverão apresentar os documentos que comprovem as informações entregues no momento da inscrição. Informações sobre horário e local, assim como a possibilidade de aplicação de processo seletivo próprio, precisam ser confirmadas diretamente na entidade de ensino.    

O resultado da segunda chamada do Prouni será realizado no próximo dia 21 de março, dando início na mesma data ao período de comprovação de informações, que terminará no dia 30 de março. Caso não seja selecionado em nenhuma das duas chamadas, o candidato poderá manifestar interesse na lista de espera durante os dias 5 e 6 de abril e deverá aguardar a divulgação do resultado, que acontecerá em 10 de abril. Sendo pré-selecionado, o candidato passará para a fase de comprovação de informações, que vai de 10 a 19 de abril.  

O registro no sistema do Prouni da aprovação ou reprovação do candidato pré-selecionado em lista de espera e a emissão do Termo de Concessão de Bolsa ou Termo de Reprovação deverão ser realizados pelas instituições de educação superior durante o período de 20 de abril a 2 de maio, conforme edital.  

O primeiro processo seletivo do Prouni neste ano foi encerrado com 574.548 candidatos inscritos. O sistema também registrou 1.104.509 inscrições realizadas, já que cada pessoa teve direito a escolher até dois cursos. Esta edição do primeiro semestre do Prouni 2023 superou a do Prouni 2022 do mesmo período, que registrou 544.755 inscritos. O número de bolsas ofertadas é recorde desde 2005, quando o Programa foi lançado, superando 290 mil.  

Prouni
O Programa Universidade para Todos oferece bolsas de estudo, integrais e parciais, em instituições particulares de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica. O Programa, que ocorre duas vezes ao ano, tem como público-alvo o estudante sem diploma de nível superior. Em contrapartida, é oferecida a isenção de tributos às instituições que aderem ao Programa.  

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Coletivo Camaradas promove roda de conversa nesta terça-feira (7), em Crato

O Ponto de Cultura Coletivo Camaradas realiza na tarde desta terça-feira (7), no auditório do CEJA Crato (ao lado do Tiro de Guerra), às 15h, a roda de conversa intitulada “Entendendo o Orçamento da Cultura e a luta pelos 2%”. O público-alvo é a população do Crato e o bate-papo contará com a participação do professor da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Joelmir Pinho.

O objetivo do encontro é explicar a necessidade da criação de uma lei que garanta a destinação de 2% do orçamento municipal para a Cultura do Crato. Podem participar deste momento todos os interessados, como artistas, brincantes, mestres, ativistas, produtores culturais, gestores, parlamentares, jornalistas e demais profissionais da comunicação, militantes de partidos políticos e movimentos sociais, representantes de associações de moradores, ONGs, grupos artísticos e de tradição popular e sociedade civil.

Francisco Nascimento, do ponto de cultura Mensageiras da Paz, acredita que o evento é imprescindível para “fortalecer a rede de pontos de cultura da cidade e mobilizar essa rede em prol dos 2%, para que a gente tenha uma política de Estado que favoreça a Cultura. É uma luta histórica dos pontos culturais, dos movimentos sociais de todo o Brasil e o Crato não pode ficar de fora dessa conquista”.

"A gente sabe da dificuldade para se organizar, se fortalecer, mas a gente precisa despertar para isso”, acrescenta.

A inscrição para participar da roda de conversa pode ser feita através do link. A realização do evento é do Coletivo Camaradas, com apoio da Rede Cearense do Cultura Viva, Rede Municipal Cultura Viva, Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e CEJA Crato. Essa ação faz parte das atividades do projeto “AgitProp - Cultura Viva Crato”, aprovado no edital Cultura Viva 2022, da Secult do Estado do Ceará.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

07 de março

1876 - Alexander Graham Bell patenteia uma invenção, que ele chama de telefone.
1936 - Violando os tratados de Locarno e de Versalhes, a Alemanha reocupa a Renânia.
1953 - Os cientistas James Watson e Francis Crick apresentam a teoria da dupla-hélice do ácido desoxirribonucleico.

Nasceram neste dia…
  189 - Públio Sétimo Geta, imperador romano (m. 211).
1875 - Maurice Ravel, compositor francês (m. 1937).
1938 - David Baltimore, microbiologista norte-americano.

Morreram neste dia…
322 a.C. - Aristóteles, filósofo grego (n. 384 a.C.).
1904 - Ferdinand André Fouqué, geólogo francês (n. 1828).
1999 - Antônio Houaiss (foto), filólogo e tradutor brasileiro (n. 1915).

Fonte: Wikipédia

AddThis