Máscara e distanciamento não são o suficiente contra Covid-19, diz estudo

As máscaras e o distanciamento social podem não ser o suficiente contra o novo coronavírus. Ao menos é o que aponta um estudo realizado pelas universidades Técnica de Viena, da Flórida, de Paris, de Clarkson e também pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Isso porque, segundo os cientistas, “as bases científicas nas quais essas recomendações são baseadas têm décadas de idade e não refletem o estado atual do conhecimento”.

Apesar disso, os pesquisadores entendem que as máscaras são importantes para evitar que ainda mais gotículas de saliva de infectados sejam propagadas, “mas isso não deve te iludir em um falso senso de segurança”, afirmam eles no documento publicado nesta terça-feira, 20. O estudo diz que “mesmo com uma máscara, gotículas infecciosas podem ser transmitidas em metros de distância e permanecem no ar por mais tempo do que o que era inicialmente imaginado”.

Para chegar a essa conclusão, e ajudar o entendimento, as universidades trabalharam na construção de um modelo que identifica a propagação da Covid-19. O que foi descoberto é que, em atividades típicas diárias, uma partícula infectada de cerca de dez micrômetros demora quase 15 minutos para chegar ao chão. Isso indica que é possível que se tenha contato com o vírus mesmo quando o distanciamento social está sendo aplicado — como em elevadores. “Ambientes particularmente problemáticos têm uma umidade relativa alta, como salas de reunião pouco ventiladas”, explicam os pesquisadores.

As partículas do vírus, mesmo sendo líquidas, se movem de forma gasosa, o que, para os cientistas, é algo bastante complicado. “As gotículas menores eram consideradas não prejudiciais, mas isso está errado. Mesmo quando a gotícula de água evapora, uma partícula de aerosol continua a existir no ambiente, o que pode conter o vírus. Isso faz com que a Covid-19 se espalhe em distâncias maiores e continue presente no ar por muito mais tempo”, explica o professor Alfredo Soldati, da Universidade Técnica de Viena, um dos autores do estudo.

Essa não é a primeira vez que o MIT, por exemplo, confronta as recomendações de um distanciamento social de um a dois metros de distância em locais públicos. Essa ideia de ficar de um a dois metros longe de outras pessoas para evitar infecções é baseada em uma teoria muito antiga (de 1890) — que, para os cientistas, não leva em conta outras particularidades da Covid-19.

Pesquisas científicas sugerem que as gotículas da Covid-19 conseguem viajar por mais de dois metros quando o infectado tosse ou grita, o que gera um espalhamento da saliva infectada por até oito metros — o que pode significar uma necessidade de aumentar ou reduzir o distanciamento social conforme necessário.

Mesmo assim, enquanto a nova cartilha, vacina ou tratamento não chega, o distanciamento social e o uso de máscaras não devem ser descartados.

Uma pesquisa publicada no jornal científico The Lancet, por exemplo, mostrou que a cada metro de distância que uma pessoa fica distante de outra infectada, o risco de disseminação do SARS-CoV-2 cai. O estudo em questão também mostrou que máscaras e proteções para os olhos reduzem os riscos de disseminação do vírus — as máscaras diminuem o risco de 17% para apenas 3%, e a proteção para os olhos mostrou uma redução de 16% para 6%.

Fonte: Exame

Curta nossa página no Facebook

Concurso para professor efetivo da Faculdade de Medicina da UFCA está com inscrições abertas

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, da Universidade Federal do Cariri (Progep/UFCA) lançou o edital do concurso público para cargo de professor do Magistério Superior, da Faculdade de Medicina (Famed), campus Barbalha. As inscrições ocorrem de 20 de outubro a 10 de novembro de 2020, exclusivamente de forma online, pela Plataforma Forms, mediante uma taxa de inscrição. 

As etapas do concurso ocorrerão em dia, horário e local descrito no Calendário de Provas, que será publicado no Portal da UFCA, podendo ser realizadas em qualquer um dos campi da UFCA e seguirão com regras que cumpram o isolamento social, como distanciamento e uso de máscaras.

As vagas são para os setores de Clínica Médica/Dermatologia/Semiologia/Internato e Clínica Médica/Geriatria/Semiologia/Internato e o processo seletivo será feito por meio de uma prova escrita discursiva, uma prova didática e a avaliação de títulos, levando em conta as experiências acadêmicas, didáticas e científicas do candidato. Mais esclarecimentos podem ser obtidos pelo e-mail concursos.progep@ufca.edu.br

Curta nossa página no Facebook

Governo do Ceará lança Selo Estabelecimento Seguro para certificar empresas que cumprem medidas de prevenção à Covid-19

O Governo do Ceará, através da Secretaria da Saúde (Sesa), lançou nesta quarta-feira (21), o Programa Selo Estabelecimento Seguro para certificar empresas que cumprem medidas de prevenção à Covid-19. A iniciativa contempla os setores de hotelaria, alimentação e ensino. Os empreendimentos podem ser cadastrados pela plataforma Saúde Digital.

“Todos os estabelecimentos que se candidatarem passarão por vistoria. Só serão contempladas com o selo as empresas comerciais ou de ensino avaliadas pela Sesa e que possam garantir procedimentos seguros para o funcionamento de suas atividades”, explica a secretária executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, Magda Almeida.

Os estabelecimentos devidamente avaliados e contemplados com o selo divulgados no site da Sesa. “Isso garantirá que o cidadão cearense e o turistas possam escolher os locais que frequentam de forma segura”, complementa a secretária.

Selos
Para receber o selo, o estabelecimento precisa cumprir alguns requisitos, como elaborar um plano de contingência e submetê-lo à aprovação da Sesa. Além disso, é necessário apresentar documentos que comprovem os procedimentos de limpeza e higienização e atualizar a licença sanitária. Os empreendimentos também precisam testar todos os funcionários e disponibilizar materiais educativos com dicas de prevenção à Covid-19. Todos os requisitos podem ser verificados no Saúde Digital.

Curta nossa página no Facebook

Covid-19: Governo do Ceará comprará 147 câmaras refrigeradas para acondicionar vacinas

O Governo do Ceará se prepara para receber as vacinas contra a Covid-19. Por meio de licitação aberta pela Secretaria da Saúde, estão sendo adquiridas 147 câmaras refrigeradas para os municípios, sendo 143 itens de 200 litros e 4 itens de 300 litros. O valor do investimento é de R$ 2,8 milhões. Os equipamentos hospitalares serão usados prioritariamente para o armazenamento das vacinas contra o coronavírus.

“Estamos nos antecipando e permitindo que os municípios cearenses tenham a estrutura necessária para receber e armazenar de forma eficaz as vacinas contra a Covid, quando elas forem disponibilizadas pelo Governo Federal”, citou o governador Camilo Santana.

Na última terça-feira (20), o governador do Ceará participou de reunião com governadores do país e Ministério da Saúde. Na ocasião, a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, informou que a previsão é de que, até o fim de janeiro, deverão ser entregues as primeiras 30 milhões de doses da vacina produzida em parceria com a Universidade de Oxford.

De acordo com o cronograma da Fundação, seriam distribuídas no país 100 milhões de doses no primeiro semestre de 2021 e 110 milhões de doses no segundo semestre. “O Ceará continua acompanhando de perto a evolução desse processo, que é aguardado com muita ansiedade por todos. Lutaremos para que uma vacina segura e eficaz chegue o mais rápido possível para todos os brasileiros”, disse Camilo Santana.

Curta nossa página no Facebook

Sesc e Academia dos Cordelistas do Crato lançam “Cordel da Prevenção” que aborda o autocuidado com o câncer de mama

A literatura de cordel é uma linguagem no formato de poesia ou verso popular geralmente impressa e divulgada em folhetos que são expostos em cordas, cordéis ou barbantes. Na região cratense, com a campanha Outubro Rosa em evidência, o gênero popular ganha uma versão importante, trazendo versos que abordam a necessidade do autocuidado e da prevenção, em especial das mulheres, com o câncer de mama.

Pensando nisso, o Sesc Crato, através da Atividade Educação em Saúde e Programa Cultura, em parceria com a Academia dos Cordelistas do Crato, vem por meio do Cordel da Prevenção trazer informações sobre a Campanha Mundial de Sensibilização e Prevenção ao Câncer de Mama, Outubro Rosa. O material consiste em destacar a Literatura de Cordel a partir da arte, numa linguagem poética e popular, abordando a necessidade do autocuidado e da prevenção, em especial das mulheres, com o câncer de mama. Uma forte característica dos folhetos de cordel são suas xilogravuras. A xilogravura do Cordel da Prevenção ficou por conta de um dos mais notáveis xilógrafos da região do Cariri, Maércio Siqueira.

“Nesta perspectiva, a iniciativa busca debater, conscientizar, promover saúde e prevenir doenças, uma vez que entende a saúde como um processo complexo atingindo aspectos físicos, sociais, psíquicos e não somente a ausência de doenças, como nos lembra a Organização Mundial da Saúde. É a partir dessa visão global, que tenta dar conta de vários aspectos da vida humana, que nasce este Cordel, fomentando o debate acerca do cuidado com a saúde, aliando a arte popular da poesia em cordel”, informa o Analista Assistencial da unidade cratense, Warley Marques.

A Academia dos Cordelistas do Crato é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1991, por doze cordelistas, com o firme propósito de preservar o Cordel, singularidade cultural do Nordeste brasileiro. Hoje, é composta por dezoito poetas que ocupam importantes cadeiras, cujos patronos contribuíram para as letras nacionais. Além destes, mais três ocupantes como xilógrafo, tipógrafo e apologista, e mais seis sócias beneméritas, perfazendo um total de vinte e sete participantes.

Às vésperas dos 30 anos de existência, a ACC tem mais de mil títulos publicados e mais de um milhão de folhetos, levando o Nordeste para o mundo.

Para a Academia, a elaboração do cordel, em parceria com o SESC-Crato, confirma os laços culturais que unem as duas instituições, e reafirma o compromisso social de que se reveste a entidade.

Confira aqui o Cordel da Prevenção

Curta nossa página no Facebook

22 de outubro

1946 - É criada em Portugal a Polícia Internacional de Defesa do Estado (PIDE), que tinha como objetivo a defesa do Estado Novo.
1955 - É proclamada a república do Vietname do Sul.
1978 - João Paulo II inicia o seu pontificado.

Nasceram neste dia…
1913 - Bao Dai, último imperador do Vietname (m. 1997).
1929 - Lev Yashin, ex-goleiro soviético. (m. 1990).
1938 - Juca Chaves (foto), humorista, compositor, escritor e cantor brasileiro.

Morreram neste dia…
1383 - Rei D. Fernando de Portugal (n. 1345).
1946 - Henry Bergman, ator e diretor estadounidense (n. 1868).
1954 - Oswald de Andrade, escritor modernista brasileiro (n. 1890).

Fonte: Wikipédia

AddThis