Decreto de isolamento social rígido é prorrogado em todo o Ceará até o dia 28 de março, anuncia Camilo

O governador Camilo Santana prorrogou o decreto de isolamento social rígido até o dia 28 de março em todo o estado do Ceará. O anúncio foi realizado nesta sexta-feira (19) por meio de uma transmissão ao vivo nas redes sociais. Apenas os serviços essenciais têm autorização para funcionar durante o período.

Com a decisão, todas as medidas atuais continuam valendo por mais uma semana. O novo decreto entra em vigor na próxima segunda-feira (22), um dia após o fim do atual decreto, que acaba no domingo (21).

Vacina Sputinik V
Durante a transmissão, Camilo anunciou que o Ceará assinou o contrato de compras diretas da vacina russa Sputinik V.

"Para apoiarmos e darmos mais velocidade ao Plano Nacional de Imunização, hoje o Ceará assinou o contrato de compras diretas de vacina da Sputinik V, vacina com uma das maiores eficácias entre as que estão apresentadas no mundo inteiro", disse.

Aumento de mortes por Covid-19
O número de mortes por Covid-19 continua crescendo de forma acelerada no Ceará. Nos primeiros 18 dias de março, a doença fez 958 vítimas. O número já supera o total dos 28 dias de fevereiro, quando 939 pessoas morreram com Covid-19 no estado.

Os dados da Secretaria da Saúde mostram também que as mortes pela Covid seguem em crescimento pelo quarto mês seguido. O mês mais letal da pandemia foi maio, quando quase quatro mil pessoas morreram na pandemia.

As mortes por Covid-19 no desaceleraram entre maio e novembro, mas voltaram a crescer em dezembro e seguiram acelerando nos dois meses seguintes. Em dezembro, o governador Camilo Santana havia afirmado que as aglomerações ocasionadas em festejos de fim de ano haviam influenciado no aumento de casos e mortes pela doença.

Fila de espera para UTIs
No Ceará, há 481 pacientes aguardando leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) voltada à Covid-19 em todo o estado. Além desse número, 365 pessoas com suspeita ou confirmação da doença aguardam vagas em leitos de enfermaria.

O Ceará vem passando por uma segunda onda de casos e óbitos provocados pelo coronavírus. A taxa de ocupação de leitos de UTI de hospitais públicos em Fortaleza, nesta sexta, está em 95%, enquanto as enfermarias estão com lotação de 89%.

Poucas vacinas
Na quarta-feira (17), o Ceará recebeu o 9º lote de vacinas contra a Covid-19. A carga contém 187.400 doses da CoronaVac, imunizante produzido no Brasil pelo Instituto Butantan, em São Paulo.

Até o meio dia desta quinta-feira (19), o Ceará já tinha aplicado 634.354 doses de vacinas contra a Covid-19 em todo o estado. A informação foi divulgada no Vacinômetro da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

Dessas, 451.041 doses foram destinadas para a aplicação da primeira dose do imunizante em pessoas que fazem parte da primeira fase dos grupos prioritários, o que equivale a 81,49% das doses distribuídas para a primeira aplicação.

Além disso, 183.313 pessoas foram imunizadas com as duas doses da vacina contra o novo coronavírus e são consideradas imunes contra casos graves da doença, o que equivale a cerca de 2% da população cearense.

Fonte: G1 CE

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Com alta de mortes por Covid, Ceará aluga câmaras frigoríficas para armazenar cadáveres

Como se não bastasse a abertura de leitos em larga escala em função do crescimento exponencial da Covid-19, o Ceará tem agora um novo fator que atesta a gravidade da segunda onda da pandemia. A Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) solicitou o aluguel de oito câmaras frigoríficas para o "acondicionamento de cadáveres", ou seja, de pacientes que morreram após complicações clínicas. 

O extrato de dispensa de licitação foi publicado nessa segunda-feira (15) no Diário Oficial do Estado (DOE). O orçamento disponível para locação dos itens do "tipo contêineres" é de R$ 212.850,00. A empresa For Life Locações e Serviços aparece como contratada. 

Conforme o documento, as câmaras frias atenderão a demanda do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ) e Upas da rede. 

Um trecho da publicação justifica que a aquisição dos equipamentos se dá pelo "recrudescimento do cenário de pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus Sars-CoV-2". 

Agravamento
O texto pondera que ao fim da primeira onda, houve redução dos óbitos e de pacientes graves com necessidade de ventilação mecânica, leitos de terapia intensiva ou enfermaria.  Atualmente, porém, a demanda por internação hospitalar "tem se elevado exponencialmente", sugere o documento.

A plataforma IntegraSUS, atualizada às 11h04 desta terça-feira (16), aponta que 92,47% das UTIs e 80,02% das enfermarias do Ceará estão ocupadas. Ao todo, 28 unidades atingiram o limite da capacidade de pacientes internados, como o próprio Hospital São José. 

Por Felipe Mesquita

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

MPCE recomenda que município do Crato não patrocine clubes de futebol em 2021

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da 3ª Promotoria de Justiça do Crato, expediu, nesta terça-feira (16), recomendação a fim de que o prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, e o secretário Municipal de Esporte e Juventude, Henrily Rener Ferreira, se abstenham de executar despesas referentes a patrocínios de clubes de futebol daquele Município ou da região do Cariri, até o final do exercício financeiro de 2021. A recomendação foi expedida tendo em vista a necessidade de prioridade dos recursos públicos para a saúde neste contexto de pandemia de Covid-19.

No documento, o promotor de Justiça Cleyton Bantim da Cruz, titular da 3ª Promotoria de Justiça do Crato, destaca que a gestão fiscal responsável, em tempos de crise econômica e financeira, exige a adoção de medidas de austeridade, com destinação de recursos para despesas de real classificação como interesse público, isto é, aquelas entendidas como resultante do conjunto de interesses que os indivíduos pessoalmente têm. Conforme o membro do MPCE, as despesas com patrocínios de equipe de futebol profissional não podem ser classificadas como interesse público.

O promotor de Justiça salienta, ainda, que priorizar o futebol profissional em detrimento da saúde e demais direitos sociais essenciais à dignidade do ser humano pode configurar, em tese, violação aos princípios que regem a administração pública. Sendo, portanto, não recomendável o dispêndio de recursos públicos com patrocínios a clubes esportivos, ao preço de uma boa gestão da coisa pública e da prestação de serviços públicos de qualidade.

A inobservância da recomendação poderá, mediante avaliação do Órgão Ministerial, acarretar a adoção de todas as medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis, inclusive, o eventual ajuizamento da pertinente Ação Civil Pública com obrigação de fazer ou de Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa ou de outro instrumento pertinente.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Nono lote de vacinas destinado ao Ceará terá 180 mil doses, diz Camilo Santana

O Ceará poderá receber nesta quarta-feira (17) o nono carregamento de imunizantes contra a Covid-19. Serão enviadas 180 mil doses, segundo anunciou o governador Camilo Santana na manhã desta terça-feira (16). 

"Vamos receber um lote de 180 mil vacinas provavelmente amanhã", disse, sem citar o laboratório onde as doses foram produzidas.

O último volume entregue ao Estado chegou no último dia 10 de março com 109.800 doses da CoronaVac/Instituto Butantan. 

Linha do tempo 
O primeiro envio ao Estado ocorreu no dia 18 de janeiro, com 229,2 mil doses de CoronaVac. No dia 23 de janeiro, foram 72,5 mil unidades da vacina de Oxford/AstraZeneca. Dois dias depois, mais 33,2 mil imunizantes da CoronaVac.

Já no dia 6 de fevereiro, 115 mil doses de CoronaVac foram entregues. O quinto e o sexto lotes, com 80,5 mil doses de Oxford/AstraZeneca e 49,2 mil de CoronaVac, respectivamente, chegaram no dia 24, em voos separados. 

O sétimo carregamento de vacinas veio no último dia 3 de março, quando o Ceará recebeu 115.600 doses de CoronaVac.

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

PEC do auxílio abre caminho para congelamento dos salários de servidores

Em entrevista ao jornal O Globo, o secretário do Tesouro Nacional, Bruno Funchal, diz que dez estados, incluindo Rio e São Paulo, poderão adotar medidas de controle de gastos, como congelamento de salário de servidores , com uma economia de R$ 13,5 bilhões aos cofres públicos estaduais.

A conta leva em consideração a situação das finanças dos governos regionais e regras previstas na PEC do auxílio emergencial, promulgada na segunda-feira.

Uma das regras diz que, se o estado ou município tiver despesa corrente acima de 95% da receita corrente (ou seja, sem receitas extraordinárias), ele pode aplicar medidas de controle de gastos, como suspensão de concursos e veto a reajustes .

Para identificar os estados que podem acionar os gatilhos, a equipe de Funchal se baseou em dados de 2020 e removeu do cálculo as transferência da União para governos locais que foram excepcionalmente feitas no ano da pandemia.

Fonte: Agência O Globo

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Dez casos da nova variante brasileira do coronavírus são confirmados no Ceará

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) publicou na quinta-feira, 11 de março, nota técnica de alerta relacionada ao rastreio de novas variantes de preocupação da SARS-CoV-2. Segundo o documento, a conhecida variante brasileira oriunda de Manaus (VOC P.1/B.1.1.28.1) foi confirmada em dez amostras analisadas em circulação na Capital cearense. Três dessas confirmações já haviam sido divulgadas pela Sesa.

Entre os casos positivos para nova variante, seis são pacientes do sexo masculino e quatro do sexo feminino, com intervalo de faixa etária entre 21 e 91 anos, e média de idade de 55 anos. Dentre os pacientes com amostras positivadas para a variante, seis são de residentes de Fortaleza, dois de Manaus, um de Rondônia e um de Meruoca/CE. Sete deles foram atendidos na rede privada de saúde e três, na rede pública.

Até o momento, 427 amostras swab foram recebidas pelo Hemoce. Destas, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Ceará (CIEVS/CE) contabilizou 382 notificações de pacientes com suspeita da nova variante, entre eles, 161 (42,15%) são viajantes e 221 (57,85%) contactantes.

Entre os casos suspeitos, 62 (16,27%) são residentes do estado do Amazonas, 17 (4,45%) do Rio de Janeiro, dois (0,52%) de Roraima, dois do Amapá (0,52%), oito do Pará (2,09%), 260 (68,06%) do Estado do Ceará, 12 de São Paulo (3,14%), um de Sergipe (0,26%), oito do Piauí (2,09%), quatro da Bahia (1,05%), três do Rio Grande do Norte (0,79%) e três de Pernambuco (0,79%).

Genomas circulantes
No intuito de contribuir com a vigilância epidemiológica molecular dos genomas de SARS-CoV-2 circulantes no Estado do Ceará, a Rede de Vigilância Genômica Fiocruz comunicou, no dia 9 de março deste ano, a finalização da análise de dez genomas completos de amostras positivas para o SARS-CoV-2. Foram enviadas ainda 29 amostras para sequenciamento. A Fiocruz liberou 12 genomas para a Sesa, sendo dez da nova variante.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Saiba quem é Marcelo Queiroga, o quarto ministro da Saúde escolhido por Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) indicou novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em substituição ao ex-titular da Pasta, Eduardo Pazuello. Queiroga é o quarto ministro da Saúde desde o começo da pandemia da Covid-19.

Quem é o novo ministro?
Natural de João Pessoa (PB), Marcelo Queiroga é formado em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), fez residência em cardiologia no Hospital Adventista Silvestre, no Rio de Janeiro. Tem especialização em cardiologia, com área de atuação em hemodinâmica e cardiologia intervencionista, e preside a Sociedade Brasileira de Cardiologia. 

Atuação na pandemia
Marcelo Queiroga é defensor da vacinação em massa contra a Covid-19. Em um vídeo na página da Sociedade Brasileira de Cardiologia, o novo ministro ressaltou a importância da imunização.

Em maio, a Sociedade Brasileira de Cardiologia, comandada por Queiroga, recomendou que a cloroquina, a hidroxicloroquina e a azitromicina não fossem usadas contra a Covid-19. Esses medicamentos são defendidos por Bolsonaro como tratamento precoce contra o novo coronavírus.

Depois da repercussão, a entidade divulgou uma nova nota, em parceria com o Ministério da Saúde, em que abria o possibilidade de pacientes receberem cloroquina e hidricloroquina após assinatura de termo de consentimento.

Amigo da família Bolsonaro
O novo ministro é amigo pessoal da família Bolsonaro, principalmente do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), um dos filhos do presidente. Em 2018, Queiroga participou da equipe de transição de Governo. 

Em dezembro do ano passado, Queiroga foi indicado por Bolsonaro para ser um dos diretores da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A indicação ainda não foi votada pelo Senado Federal.

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Governo do Ceará libera o pagamento de R$ 100 para as famílias beneficiárias do Cartão Mais Infância

O Governo do Ceará liberou, nesta segunda-feira (15), o pagamento de R$ 100 do Cartão Mais Infância para cerca de 45 mil famílias cearenses. O novo valor da transferência de renda, que era de R$ 85, teve um reajuste de cerca de 20%, totalizando uma aplicação mensal de mais de R$ 6,1 milhões, e já está disponível para os beneficiários. Em 2021 o investimento total é de R$ 84 milhões assegurados para cerca de 70 mil pessoas.

“O aumento no número de mães contempladas com essa ação do Programa Mais Infância Ceará mostra a sensibilidade e o compromisso do governador Camilo Santana com os mais vulneráveis. Assegurar um valor mensal para quem mais necessita é cuidar da nossa gente. Novas famílias estão passando pelo processo de validação dos dados, junto às prefeituras, e também serão contempladas com o benefício”, ressalta a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana. À medida em que as famílias cadastradas sejam inseridas, os valores já garantidos serão pagos retroativamente.

Até o fim do mês, um novo grupo de pessoas será contemplado com o benefício. A secretária da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Socorro França, explica como o Estado vem trabalhando para atender a população mais carente. “Seguindo as diretrizes do governador Camilo Santana, estamos trabalhando pela inclusão das novas famílias que serão beneficiadas pelo Cartão Mais Infância. Sabemos que esse recurso será de grande valia para muitas mães cearenses, principalmente nesse momento que estamos passando, tranquilizando essas mulheres no cuidado com seus filhos e no enfrentamento à pandemia”, destaca a titular da SPS, Socorro França.

Até esse mês de março, desde 2017, o Estado realizou o investimento de mais de R$ 128 milhões com o Cartão Mais Infância Ceará, destinado para núcleos familiares cearenses com crianças de 0 a 5 anos e 11 meses que se enquadrem na situação de alta vulnerabilidade social: residentes de zona rural, em propriedades sem banheiro ou sanitário de estrutura inapropriada, além de residências urbanas sem água canalizada em, pelo menos, um cômodo; domicílios improvisados, adaptados para servir de moradia; e domicílios coletivos, como abrigos, pensões, alojamentos, dentre outros. Para conceder o benefício, a família deve está escrita no Cadastro Único Para Programas Sociais (CadÚnico).

A dona de casa Rosimeire dos Santos, que mora em Fortaleza, demonstra gratidão por ser contemplada com o auxílio. “O benefício é muito bom porque ajuda bastante nas despesas da minha casa. É com ele que compro o alimento pra dentro de casa e gasto com algo para as crianças, quando não tem. Tenho certeza que esse Cartão Mais Infância está ajudando muita gente. Graças a Deus”, finaliza.

Ação ampliada
Em 2021, 70 mil pessoas serão beneficiadas com o Cartão Mais Infância Ceará. O aumento foi anunciado no início do ano pelo governador Camilo Santana durante sanção da lei que atualiza e consolida o Programa Mais Infância Ceará como política pública de Estado. Uma ampliação de 45% em relação às 48 mil famílias já atendidas. A iniciativa faz parte das ações do Programa Mais Infância Ceará e é executada pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

AddThis