Tarcísio Meira e Glória Menezes são internados com Covid-19

Tarcísio Meira, 85 anos, e Glória Menezes, 86, estão internados no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Casados desde 1962, os dois foram diagnosticados com Covid-19.

Ao UOL, a assessoria dos atores confirmou a internação. "Estão no Albert Einstein em quarentena para recuperação. O Tarcísio teve que ser intubado, mas a Glória está com leves sintomas."

Ambos receberam a segunda dose da vacina contra o coronavírus em março, em Porto Feliz, no interior de São Paulo, onde se isolaram durante a pandemia.

O casal é pai de Tarcísio Filho, 58 anos. Glória também é mãe de Amélia Brito, 64, e João Paulo Brito, 62, da união com Arnaldo Brito.

Nas redes sociais, Mocita Fagundes, mulher de Tarcísio Filho, comentou sobre esse momento delicado para a família. "Estavam isolados e num descuido foram contaminados. Essa doença é traiçoeira, mas estamos muito fortalecidos, cheios de amor e muita esperança em tê-los em casa daqui a pouquinho. Por enquanto, peço que se unam a nós nessa corrente de orações e energias positivas", escreveu ela, que destacou que o marido testou positivo para a doença.

Fonte: UOL

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Malcom decide na prorrogação contra Espanha, e Brasil é bicampeão olímpico

O Brasil venceu a Espanha por 2 a 1 na prorrogação e conquistou hoje (7) a medalha de ouro do futebol masculino nos Jogos Olímpicos de Tóquio. O gol decisivo foi feito por Malcom aos dois minutos do segundo tempo da prorrogação, depois de Matheus Cunha e Oyarzabal marcarem no tempo normal no Estádio Internacional de Yokohama.

Este é o bicampeonato olímpico da seleção brasileira, que conquistou o inédito ouro na modalidade depois de 12 tentativas na Rio-2016 e agora se candidata a potência com apenas um título a menos do que Hungria e Grã-Bretanha e os mesmos dois que ostentam Argentina, União Soviética e Uruguai. Que venha Paris-2024!

Destaque nos 90 minutos
Matheus Cunha era dúvida até momentos antes de a bola rolar por causa de uma contratura muscular na coxa esquerda que o fez desfalque contra o México. Mesmo sem estar 100%, foi escalado e teve atuação importante em Yokohama. Ele fez o gol num lance típico de centroavante no primeiro tempo e incomodou a defesa espanhol com movimentação constante e passes para abrir a marcação. O jogador mais importante (e artilheiro) do ciclo olímpico não podia ficar fora da decisão. Foi substituído entre o tempo normal e a prorrogação mesmo jogando bem.

O herói da prorrogação
Malcom foi o último convocado a se apresentar ao grupo do técnico André Jardine e só foi acionado hoje no lugar de Matheus Cunha para a prorrogação. Em poucos minutos mostrou a falta que um jogador com fôlego fazia e empilhou chances de gol. Em uma delas, com lançamento preciso de Antony, fez o gol do título que tanto brigou para disputar.

Pênalti perdido e nervosismo
Artilheiro das Olimpíadas, Richarlison aparentou nervosismo ao longo da partida. No primeiro tempo, por exemplo, foi o jogador que mais cometeu faltas — uma delas, sobre Eric Garcia, gerou cartão amarelo aos 30 minutos, o que fez com que ele medisse a intensidade em todos os lances. O camisa 10 ainda isolou uma cobrança de pênalti e não conseguiu dar fluidez às jogadas que participou.

Duelo estratégico
Nenhuma das seleções abriu mão de sua forma de jogar no primeiro tempo, o que significa que foi uma disputa intensa pela posse de bola desde os primeiros minutos. Enquanto a Espanha congestionou o meio-campo para fazer uma marcação avançada, criar linha de passe e ter chances de gol a partir de erros, o Brasil viu logo cedo que a alternativa para sair desse sufoco seria pelos lados, com Antony e Guilherme Arana bem abertos nas costas dos volantes com o apoio de Daniel Alves e Claudinho mais recuados.

Richarlison teve uma oportunidade que pegou na rede pelo lado de fora depois de um passe de Arana, a Espanha também incomodou com um cabeceio de Oyarzábal que Diego Carlos salvou em cima da linha, mas o jogo só começou a desenrolar depois da metade do primeiro tempo a favor do Brasil. Aos 33 minutos, Matheus Cunha foi atingido na área pelo goleiro Unai Simón depois de uma bola levantada em falta lateral pela esquerda e o árbitro marcou pênalti com auxílio do VAR.

Richarlison isolou a cobrança, mas o momento do jogo já mostrava superioridade da equipe, que abriu o placar já nos acréscimos em uma jogada com participação de Claudinho e Daniel Alves concluída por Matheus Cunha. A estratégia deu certo, tanto é que a Espanha já mudou dois jogadores no intervalo. O jogo ficou mais aberto no segundo tempo e o Brasil teve duas chances logo de cara: com Antony após passe de Bruno Guimarães e outra em que Matheus Cunha deu um pique e tocou para Richarlison, que driblou e chutou, mas bateu no travessão.

O problema é que as mudanças da Espanha deram resultado, porque foi numa jogada de Soler que Oyarzabal empatou o placar com um golaço. O jogo ficou incômodo a partir deste momento, mas as melhores chances apareceram só na reta final, em finalizações de Soler e Bryan Gil na trave. Enquanto o Brasil não fez alterações e terminou o tempo normal desgastado fisicamente, a Espanha empilhava chances.

Como foi a prorrogação
Jardine lançou Malcom no intervalo após o tempo normal, enquanto Luis De la Fuente refrescou as laterais. O Brasil voltou mais intenso e teve chances com o próprio Malcom numa trama com Arana e Claudinho, com Claudinho num chute de fora da área depois de erro espanhol na saída de bola e com Arana para defesa de Simón. Reinier entrou no segundo tempo da prorrogação. Aos dois minutos, um contra-ataque em velocidade mostrou que o domínio do Brasil nesta etapa do jogo não era à toa e o segundo gol foi marcado por Malcom após lindo lançamento de Antony. Depois foi só segurar e correr para o abraço.

Final com público
Apesar de não ser permitida a entrada de público, pelo menos 500 credenciados assistiram ao jogo e muitos torceram. O comitê organizador escolhe alguns eventos nos quais podem entrar credenciados dos comitês olímpicos. Os jogos mais recentes de vôlei foram assim e hoje também. Os gritos a favor do Brasil vinham principalmente de funcionários do COB que atuam nos bastidores, e ainda comissões técnicas que seguem em Tóquio, como os que acompanham Rebeca Andrade, que será porta bandeira do Brasil na cerimônia de encerramento.

Além disso, brasileiros que trabalharam nos Jogos em diversas áreas também compareceram ao jogo. Na arquibancada estavam credenciados de Marrocos, Romênia, Grã-Bretanha, Índia e Hungria, entre outros países, que não perderam a chance de ver uma final de futebol, além de pelo menos três torcedores com camisas do Flamengo.

Os gols
Matheus Cunha balançou as redes aos 46 minutos do primeiro tempo. Numa jogada pela esquerda, Claudinho virou o jogo da esquerda e Daniel Alves recuperou praticamente em cima da linha para servir o camisa 9 dentro da área, com finalização sem defesa. A Espanha conseguiu o empate aos 14 minutos da etapa complementar, numa descida de Soler nas costas de Guilherme Arana em que o cruzamento encontrou Oyarzabal por trás do outro lateral, Daniel Alves.

Aos dois minutos do segundo tempo da prorrogação, Antony iniciou contra-ataque na defesa e lançou Malcom em velocidade. Um dos únicos jogadores descansados do Brasil fintou Eric Garcia e bateu com categoria para fazer o gol da vitória do Brasil.

Fonte: UOL

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Centec abre inscrições para mais de mil vagas em 10 cursos gratuitos; saiba como se inscrever

Na próxima segunda-feira (9), o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) estará com inscrições abertas para preencher 1.020 vagas em 10 cursos de formação inicial e continuada gratuitos. As aulas são online, de segunda a sexta-feira, em diferentes turnos, e terão início no dia 16 de agosto.

As inscrições estarão abertas nos dias 9 e 10 de agosto, ou até esgotarem as vagas, no site.

As formações, que são ofertadas por meio de uma parceria com a Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), são as seguintes:

• Eletricidade básica residencial
• Excelência no atendimento ao cliente
• Ferramentas digitais
• Noções de educação financeira pessoal e familiar
• Noções de informática
• Noções de liderança e gestão de pessoas
• Noções do operador de caixa
• Norma regulamentadora nº 10
• Técnicas de negociação e vendas
• Técnicas do assistente administrativo

Critérios de seleção e pré-requisitos

Podem participar pessoas que:

• Moram no Ceará;
• Estejam em alguma situação de vulnerabilidade socioeconômica (como desempregados, com renda mensal de até um salário-mínimo ou beneficiários do Cartão Mais Infância);
• Tenham idade a partir de 16 anos;
• Possuam computador, notebook ou celular com acesso à internet (cursos de TI não podem ser feitos pelo celular).

Além disso, cada formação tem critérios específicos, como escolaridade e perfil profissional.

É importante destacar que os candidatos devem possuir a escolaridade mínima solicitada para cada curso. Só é permitida uma inscrição por pessoa. Caso sejam detectadas inconsistências (inscrições fora dos pré-requisitos desejados), o candidato será desclassificado.

As formações desta semana são ofertadas pelos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT) das cidades de Acaraú, Boa Viagem, Fortaleza, Fortim, Granja, Ipaumirim, Jucás, Limoeiro do Norte, Mauriti, Missão Velha, Piquet Carneiro e Tauá, porém podem participar moradores de qualquer cidade cearense, tendo em vista que as aulas são online, com a mediação de um professor.

Resultado
A relação com os nomes dos alunos aprovados será divulgada no dia 13 de agosto (sexta-feira), no site do Centec.

Confira os detalhes de cada uma das capacitações:

Curso: Excelência no atendimento ao cliente

Turma 01: 13h às 17h (Tarde)
Turma 02: 18h às 22h (Noite)
Vagas: 60 vagas por turma
Carga horária: 40 h/a
Escolaridade: Ensino Fundamental completo
Unidade do Centec: CVT Acaraú e Fortaleza

Curso: Técnicas de negociação e vendas

Turma 01: 14h às 18h (Tarde)
Turma 02: 18h às 22h (Noite)
Vagas: 60 pessoas
Carga horária: 40h/a
Escolaridade: Ensino fundamental completo
Unidade do Centec: CVT Boa Viagem e Limoeiro do Norte

Curso: Técnicas do assistente administrativo

Turma 01: 14h às 18h (Tarde)
Vagas: 60 vagas por turma
Carga horária: 40 h/a
Escolaridade: Pessoas cursando o 3o ano do Ensino Médio ou com Ensino Médio completo
Unidade do Centec: Boa Viagem

Curso: Noções de liderança e gestão de pessoas

Turma 01: 8h às 12h (Manhã)
Turma 02: 18h às 22h (Noite)
Turma 03: 18h às 22h (Noite)
Turma 04: 18h às 22h (Noite)
Vagas: 60 pessoas cada turma
Carga horária: 40h/a
Escolaridade: Ensino médio completo
Unidade do Centec: CVT Fortim, Jucás, Granja e Piquet Carneiro

Curso: Ferramentas digitais

Turma 01: 18h às 22h (Noite)
Turma 02: 18h às 22h (Noite)
Vagas: 60 vagas por turma
Carga horária: 40 h/a
Escolaridade: Escolaridade: Ensino Fundamental II completo e Ensino Médio incompleto e completo
Pré-requisito: Noções de informática
Unidade do Centec: CVT Fortim e Jucás

Curso: Eletricidade básica residencial

Turma 01: 14h às 18h (Tarde)
Vagas: 60 pessoas
Carga horária: 40h/a
Escolaridade: Ensino Fundamental I e II incompletos e Ensino Médio incompleto
Unidade do Centec: CVT Ipaumirim

Curso: Noções do operador de caixa

Turma 01: 13h às 17h (Tarde)
Turma 02: 18h às 22h (Noite)
Vagas: 60 vagas por turma
Carga horária: 40 h/a
Escolaridade: Ensino Fundamental completo
Unidade do Centec: CVT Tauá e Mauriti

Curso: Noções de educação financeira pessoal e familiar

Turma 01: 14h às 18h (Tarde)
Vagas: 60 pessoas
Carga horária: 40h/a
Escolaridade: Ensino Fundamental I e II incompletos e completo
Unidade do Centec: CVT Limoeiro do Norte

Curso: Norma Regulamentadora Nº 10 (NR-10)

Horário: 13h às 17h (Tarde)
Vagas: 60 vagas por turma
Carga horária: 40 h/a
Escolaridade: Ensino fundamental completo
Pré-requisito: Curso para profissionais do setor elétrico predial e áreas afins
Unidade do Centec: CVT Missão Velha

Curso: Noções de informática

Horário: 8h às 12h (Manhã)
Vagas: 60 vagas por turma
Carga horária: 40 h/a
Escolaridade: Ensino Fundamental II completo e Ensino Médio incompleto e completo
Pré-requisito: 0(a) aluno(a) deve ter computador ou notebook com internet
Unidade do Centec: CVT Fortim

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter
 

Policial Civil é presa novamente por perseguir ex-namorados

A agente da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) Rafaela Luciene Motta Ferreira foi presa, preventivamente, na noite desta sexta-feira (6). Ela é suspeita de perseguir, pelo menos, três ex-namorados (saiba mais abaixo).

Investigada pelo crime de stalking (perseguição, em inglês), a policial já havia sido detida, na última terça-feira (3), após invadir a Corregedoria da Polícia Civil e tentar impedir o depoimento de um ex-namorado. No entanto, assinou um termo circunstanciado e foi liberada no mesmo dia. A defesa da policial disse que "não se manifesta sobre casos ainda em investigação".

Segundo a Polícia Civil, a prisão preventiva foi decretada a partir de "fatos apurados pela Corregedoria-Geral de Polícia (CGP), relacionados à apuração de crime de stalking praticado pela servidora". Ainda conforme a corporação, "o caso cumpre os requisitos previstos em lei, como possibilidade de fuga e obstrução de provas".

"Ela ficará separada dos demais presos, isso é uma garantia concedida por lei aos agentes da segurança pública", diz a Polícia Civil.

98 ligações em um dia
Segundo a investigação, Rafaela Luciene Motta Ferreira chegou a ligar 98 vezes, em um único dia, para um dos ex-namorados que a acusa de perseguição. As queixas são de 2018, quando o homem conheceu a policial por meio de um aplicativo de relacionamentos.

Segundo a denúncia do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), o casal saiu algumas vezes, porém, o então namorado passou a ser ameaçado, quando pediu para terminar o relacionamento.

Em uma das conversas telefônicas, segundo o processo, a policial falou que "ele [ex-namorado] não sabia com quem estava mexendo" e que ele estava "mexendo com fogo". Além disso, a mulher teria ameaçado os familiares do ex-namorado.

"Acho que você devia ter um pouquinho mais de precaução. Você tem família aqui, você tem pai idoso, tem mãe idosa, eles moram sozinhos. Você tem irmã, tem sobrinho, então para de ser idiota", teria dito a policial.

Em março de 2020, a policial foi sentenciada, em primeira instância, por coação no curso do processo, – quando se usa violência ou ameaça para favorecer interesse próprio ou alheio – prática cometida contra o ex-namorado, segundo a Justiça. Rafaela respondeu em liberdade, recebeu pena restritiva de direitos, mas recorreu da decisão. Não há detalhes sobre o procedimento no processo.

Fonte: G1

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Covid-19: Ceará recebe novos lotes de vacinas

Duas novas remessas de vacinas contra a Covid-19 foram recebidas pelo Ceará na noite dessa sexta-feira (6). Às 22 horasn, desembarcaram no Aeroporto Internacional de Fortaleza 175.500 doses da Pfizer/BioNTech e 4.500 doses da Janssen/Johnson & Johnson. Mais tarde, pouco antes das 23h, foi a vez de receber mais 91.500 doses da AstraZeneca/Fiocruz. Já neste sábado (7), chega uma terceira remessa com outras 105.500 doses de AstraZeneca, totalizando assim 377 mil vacinas contra a Covid. Enviados pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), os imunobiológicos serão para aplicação da primeira (D1) e segunda (D2) doses, com percentual para reserva técnica.

Em suas redes sociais o governador Camilo Santana comemorou a chegada de mais doses para a campanha de vacinação. “Mais vacinas para os cearenses!”, escreveu. O chefe do Executivo estadual ressaltou que seguirá trabalhando para que toda a população tenha acesso ao imunizante. “Não vou descansar um minuto até que todos os cearenses estejam vacinados”, destacou.

Os imunizantes já estão na Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim), da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). A distribuição para D1 será feita de forma proporcional aos municípios cearenses. O agendamento da vacinação é de responsabilidade de cada município. Com todos os lotes do fim de semana, o Ceará chegará a 7.412.428 doses recebidas (CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen), e com as remessas recebidas entre sexta-feira e sábado, deverá reservar cerca de 255 mil doses para aplicação em primeira dose e reserva técnica, 117 mil para a segunda dose do ciclo de imunização, enquanto as 4.500 da Janssen serão utilizadas em dose única.

Vacinômetro
O Vacinômetro da Sesa registra que, até as 17 horas de quinta-feira (5), foram aplicadas 5.753.388 doses. Com isso, 3,99 milhões de cearenses receberam a D1, enquanto 1,60 milhão tomaram a D2, além dos 150 mil imunizados com dose única da Janssen. Mais de 42% da população do Estado já recebeu pelo menos a primeira parte da imunização, e cerca de 18% está com esquema vacinal concluído.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Com o avanço da variante delta, Governo do Ceará mantém decreto sem alterações

Em transmissão ao vivo pelas redes sociais, o governador Camilo Santana anunciou, no início da tarde desta sexta-feira (6), que vai manter as medidas do atual decreto por mais 15 dias. Em deliberação do Comitê de enfrentamento à Covid-19, a decisão foi tomada em razão dos casos da variante delta confirmados no Ceará. Ao lado do governador estava o secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto).

“O Comitê decidiu, por prudência, diante do surgimento dessa variante delta que está preocupando o mundo inteiro, não fazer alterações ou avanços em relação ao atual decreto. Até porque essa variante foi identificada há menos de duas semanas, então, nós precisamos saber como vai ser o comportamento nas próximas semanas da presença da variante delta no Estado do Ceará”, justificou Camilo Santana.

Sem avanço em relação à flexibilização de medidas, o decreto traz recomendações importantes: “As pessoas identificadas no Aeroporto Internacional de Fortaleza com essa variante ou com Covid-19, fiquem em isolamento social e quarentena. As pessoas que também estiveram nos voos [com casos confirmados] possam entrar em contato com a Secretaria da Saúde para receber as orientações e fazer os testes. A nossa preocupação agora é monitorar e reforçar a testagem nos aeroportos e rodoviárias, para compreender as manifestações em relação a essa variante no Estado do Ceará”.

Situação epidemiológica
Dr. Cabeto reforçou a orientação para que os viajantes que desembarcam no Ceará cumpram autoquarentena. Até o momento, o Centro de Testagem para Viajantes da Sesa, localizado no Aeroporto Internacional de Fortaleza, identificou 15 casos da variante delta em passageiros procedentes do Rio de Janeiro, México, Recife e São Paulo.

O titular da Sesa apresentou os principais números da pandemia no Ceará: “A gente tem, sim, dados epidemiológicos e assistenciais bem melhores. No entanto, a documentação dessa variante faz reforçar medidas e protocolos que já existem para funcionamento das unidades [de saúde], e medidas de proteção individual como o uso de máscaras. Embora a gente saiba que é desconfortável e incômodo, é muito importante que a gente se proteja e proteja a cada um dos familiares”.

Reforço na fiscalização
Segundo o chefe do Executivo, a fiscalização também será intensificada para garantir o cumprimento das medidas em vigor. “Estamos identificando vários descumprimentos em relação ao decreto. O secretário da Segurança Pública, Sandro Caron, juntamente com as equipes da Prefeitura de Fortaleza e o secretário da Segurança Cidadã de Fortaleza se reúnem hoje, exatamente, para intensificar a fiscalização em alguns segmentos que estão descumprindo o decreto. A grande preocupação nossa é que nós queremos proteger todos os cearenses, para evitar o recrudescimento da doença aqui no Ceará”, garantiu.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

07 de agosto

1794 - Tem lugar em Lisboa o último auto-de-fé.
1942 - Segunda Guerra Mundial: tem início a Batalha de Guadalcanal.
1976 - Programa Viking: a Viking 2 entra na órbita de Marte.

Nasceram neste dia…
1560 - Erzsébet Báthory, condessa húngara (m. 1614).
1779 - Carl Ritter, geógrafo alemão (m. 1859).
1942 - Caetano Veloso (foto), músico, cantor e compositor brasileiro.

Morreram neste dia…
1848 - Jöns Jacob Berzelius, químico sueco (n. 1779).
1855 - Mariano Arista, político mexicano (n. 1802).
1957 - Oliver Hardy, comediante e ator estado-unidense da dupla Laurel and Hardy (n. 1892).

Fonte: Wikipédia

Camilo Santana anuncia concurso para soldado da Polícia Militar do Ceará com 2 mil vagas; confira edital

O Governo do Estado do Ceará lança, nesta segunda-feira (2), o edital da Polícia Militar do Ceará (PMCE) para o cargo de soldado. O anúncio foi feito na tarde de hoje, durante uma live conduzida pelo governador do Ceará, Camilo Santana.

Serão 2 mil vagas destinadas a candidatos com ensino médio completo, com salários de R$ 4.192,72. O edital será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira, conforme divulgado pelo chefe do Executivo estadual. “Quero lembrar a importância de que esse será um reforço para a Polícia Militar, um incremento importante. O último concurso que fizemos foi para 5 mil homens, e convocamos todos. Quero dizer que assim que for homologado o resultado oficial, serão convocados e nomeados imediatamente todos os 2 mil homens a assumirem os seus cargos na Polícia Militar”, anunciou o governador Camilo Santana.

Esse é o terceiro concurso na área da Segurança Pública anunciado neste ano. Em maio, foram publicados os editais para os ingressos de novos servidores para a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) e Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), tanto para convocação imediata quanto para Cadastro de Reserva (CR).

“Lembrando que nós já temos um concurso da Polícia Civil, com 500 homens. Da Pefoce, com 170 homens. Teremos um concurso para mais 200 oficiais da Polícia Militar. Convocamos a última turma do Corpo de Bombeiros recentemente e já estão em formação na Academia Estadual de Segurança Pública, então, isso tudo é um reforço para a segurança pública do Estado do Ceará”, destacou Camilo.

Inscrições e vagas
As inscrições para o certame, que terá como banca organizadora a Fundação Getúlio Vargas (FGV), iniciarão a partir das 16 horas do dia 16 de agosto e seguirão até o dia 15 de setembro. A taxa de inscrição custará o valor de R$ 120,00. Os interessados devem acessar o link da Fundação Getúlio Vargas.

Ao todo, serão ofertadas 1.360 vagas em ampla concorrência para o sexo masculino e 240 para o sexo feminino. Respeitando à Lei Estadual nº 17.432, assinada pelo governador Camilo Santana, que garante 20% das vagas em concursos públicos estaduais para a população negra, o novo certame da PMCE dispõe de 400 vagas destinadas à cota racial, sendo 340 para candidatos do sexo masculino e 60 para o sexo feminino. Outra informação importante é que o candidato deve ter idade igual ou superior a 18 anos, e na data de inscrição, ter idade de até 29 anos, 11 meses e 29 dias.

Isenção da taxa de inscrição
A isenção da taxa de inscrição deve ser solicitada entre os dias 16 e 18 de agosto, no momento da inscrição no endereço eletrônico da FGV.

Somente haverá isenção da taxa de inscrição para os candidatos que se declararem e comprovarem que se enquadram nas hipóteses previstas na Lei Estadual 11.551/89, como servidor público; na Lei Estadual nº 12.559/95, como doador de sangue; na Lei nº 13.844/06, como alunos que estudam ou concluíram seus estudos em entidades de ensino público ou alunos cujas famílias recebam renda de até dois salários-mínimos; e na Lei Estadual nº 14.859/10, como pessoa hipossuficiente.

As etapas do concurso

O concurso da PMCE contará com cinco etapas:
  • 1ª Etapa: Prova Objetiva (Exame Intelectual), conhecimentos básicos e específicos, de caráter classificatório e eliminatório, sob responsabilidade da FGV;
  • 2ª Etapa: Exame de Saúde, de caráter eliminatório, sob responsabilidade da FGV;
  • 3ª Etapa: Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório, sob responsabilidade da FGV;
  • 4ª Etapa: Teste de Aptidão Física, de caráter eliminatório, sob responsabilidade da FGV;
  • 5ª Etapa: Investigação Social, de caráter eliminatório, sob responsabilidade da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social.
Prova objetiva
A prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório será realizada em Fortaleza e Região Metropolitana da Capital, com previsão para o dia 7 de novembro deste ano e duração de quatro horas. Os locais de prova também serão divulgados no endereço eletrônico da Fundação Getúlio Vargas.

Em razão do período de pandemia da Covid-19, a data provável da aplicação das provas será confirmada com 30 dias de antecedência, por meio de um comunicado que deverá ser divulgado pela banca organizadora.

Ao todo, serão 80 questões, divididas em dois módulos: o primeiro de conhecimentos básicos (Língua Portuguesa, Interpretação de Texto, Raciocínio Lógico, Atualidades e História do Ceará); o segundo módulo trará conhecimentos específicos (Noções de Direito Constitucional, Direitos Humanos, Noções de Direito Penal Militar, Processo Penal Militar, Noções de Direito Penal, Noções de Criminologia e Segurança Pública).

Curso de Formação
Os candidatos aprovados nas cinco etapas passam a integrar a carreira militar e serão alunos do Curso de Formação de Soldados. A formação terá duração de sete meses e será realizada pela Academia Estadual de Segurança Pública do Estado do Ceará (Aesp/CE). No período de aulas, o aluno-soldado receberá uma bolsa de custeio.

Para outras informações, o edital está disponível aqui.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

AddThis