Governador Camilo Santana reinaugura estrada Crato-Nova Olinda

O tempo nublado e o cheiro de chuva marcaram mais uma solenidade de entrega de novas estradas no começo de 2020. O governador Camilo Santana inaugurou totalmente restaurado o trecho da CE-292, que liga os municípios do Crato a Nova Olinda. Ainda foram entregues os acessos às localidades de Monte Alverne e Santa Fé.

São 58 km de pavimento completamente novo na CE-292, com parte da pista de asfalto e outra em concreto. “Foi mais um compromisso cumprido com a população do Crato e com os dois distritos. Esta é a primeira rodovia do Ceará que conta com a estrutura de concreto armado e outras intervenções como proteção ambiental, drenagem, bueiros, pavimentação, revestimento asfáltico e rígido, além de sinalizações horizontal e vertical. A gente compreende que uma boa estrada traz desenvolvimento e oportunidades para os moradores dos municípios, estamos conectando as cidades com o Ceará de Ponta a Ponta”, foi o que afirmou o governador. O investimento na obra foi de R$ 91.660.374,17, com recursos do Tesouro do Estado e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Curta nossa página no Facebook

Profetas da chuva indicam que Ceará terá uma boa quadra chuvosa em 2020

Uma boa quadra chuvosa. Esta é a previsão do agricultor José Felipe dos Santos e de outros profetas para o ano de 2020 no Ceará. Em Quixadá, no Sertão Central do estado, foi realizado o 24º encontro deles, que ocorreu entre a sexta-feira (10) e este sábado (11). As previsões deles, feitas através da análise de plantas e até mesmo o sol, indicam "um inverno bom".

As observações do agricultor José Felipe apontam o início das chuvas logo no começo do ano. E embora utilize elementos diferentes para a confirmação de suas análises, os diagnósticos do profeta tem como base os sinais da natureza.

"Esse ano vai ser um inverno maneiro. Os açudes de grande porte vão tomar pouca água, segundo o que eu pesquiso", conta o agricultor, que diz que costuma acertar nas previsões. "O sol está alvo, escamado e com neve de chuva. Se ele tivesse limpo, sem nenhuma nuvem, aí não tinha inverno. Ele deu bom. Esse ano as previsões tem algumas boas e outras fracas, conta o agricultor José Felipe, que também fez previsões que não foram positivas.

Chuva além dos quatro primeiros meses
O profeta Erismar Silveira, de Quixadá, também acredita em uma boa quadra chuvosa para o Ceará. Ele fez análises em plantas que, segundo o profeta, indicam fortes chuvas no estado. "O flamboyang está florando, tá pouca, mas vai encher porque tem os frutos para florar. Se vai florar é porque vai ter chuva na quadra invernosa todinha, um mês mais outros menos", conta o profeta, que acredita que o inverno perdure além dos quatro primeiro meses do ano.

Fonte: G1 CE

Curta nossa página no Facebook

PT de Barbalha promove jornada de formação política

Foto: Samuel Pinheiro/Blog Cariri
Teve início na manhã deste sábado (11), na Câmara Municipal de Barbalha, a Jornada de Formação Política promovida pelo Partido dos Trabalhadores do município. O evento é direcionado a filiados e simpatizantes e se estenderá até o dia 25 de janeiro, sempre aos sábados (confira programação abaixo). O formador é o professor e economista Tiago Pereira, grande conhecedor da história do partido.

O vereador e presidente do PT barbalhense, Dorivan Amaro, ressalta a importância dessa jornada: “O Partido dos Trabalhadores, ao longo dos anos, sempre trabalhou formando a militância. O público-alvo desse evento é para que os novos e antigos filiados, e aquele que são simpatizantes, conheçam a história do partido”.

Foto: Samuel Pinheiro/Blog Cariri
Perguntando sobre os projetos para esse ano eleitoral, Dorivan diz que o PT está fazendo reuniões e ouvindo a população: “O partido está se reunindo com seus filiados para prepará-los para a disputa de cargos no legislativo e ao mesmo tempo construir um programa de governo para administrar essa cidade. Haja vista, que a cidade está um caos. A gente percebe que a população não tem a quem recorrer”.

Tiago Pereira, palestrante, fala sobre o conteúdo e no que consiste essa formação: “O Partido dos Trabalhadores completará em fevereiro, 40 anos. E nós estamos mobilizando todos os municípios, convidando todos os filiados e simpatizantes para essa jornada de formação política, no sentido de que a gente precisa aproximá-los dos valores históricos do nosso partido, que tanto tem contribuído com a história da recente democracia no Brasil”.

Confira programação:

11/09 – 9h

Tema: Fundação do PT – Documentos
O PT no enfrentamento ao neoliberalismo dos anos 90

18/09 – 15h
Tema: Os governos Lula e Dilma

25/09 – 15h
Tema: O impeachment e suas consequências

Por Samuel Pinheiro

Curta nossa página no Facebook

9 hábitos comuns que é melhor largar o quanto antes

Você adora sentir o cheirinho de café pela manhã? Costuma comer pipoca no cinema? Então preste atenção: essas e outras ações podem se transformar em ’vícios’ rapidamente. Segundo estudos recentes, bastam apenas 21 dias para que uma ação se transforme em um hábito.

Não obstante, um estudo da pesquisadora Phillippa Lally, da University College de Londres, demonstrou que são necessários 66 dias para começar a realizar uma ação de maneira automática. O problema, nesses casos, é o tempo necessário para largar o hábito se ele for ruim.

Confira alguns maus hábitos e por que eles não deveriam fazer parte do nosso dia a dia.

1. Apoiar os pés no painel do carro
Muitas pessoas, quando estão de passageiras, gostam de deixar as pernas para cima e os pés apoiados no painel do carro. Em muitos filmes é assim que os protagonistas viajam. Essa posição é muito perigosa, e não apenas por um possível acidente, mas por uma freada muito brusca. Uma pessoa com as pernas na altura do rosto muito provavelmente irá bater a mandíbula nos joelhos. Isso pode causar uma fratura que levará muito tempo para curar.

Por isso, não ande de carro desta forma, por mais confortável e descolado que possa parecer. Procure ficar sentado normalmente e sempre use o cinto de segurança.

2. Pendurar a toalha em um gancho e dobrar a cortina como na imagem
Muitas vezes, fazemos um grande ’bolo’ com as toalhas molhadas ou as penduramos em um gancho. Isso não é higiênico porque as bactérias se multiplicam rapidamente nas dobras úmidas. Em relação à cortina, também é nas dobras onde o mofo se forma.

Por isso, as toalhas devem estar abertas na hora de secar e as cortinas devem permanecer esticadas após o banho para que sequem mais rapidamente.

3. Beber café com o estômago vazio
Muitos de nós começamos o dia bebendo uma xícara de café com o estômago vazio. Já falamos diversas vezes aqui das propriedades úteis do café. Mas, se ingerido em jejum, ele possui uma série de desvantagens. Uma delas é a acidez ou a indigestão. Além disso, basta pensar em comer para o estômago começar a produzir suco gástrico. Isso também acontece quando bebemos café e não ingerimos outro alimento (sólido). Uma quantidade excessiva de suco gástrico pode fazer mal às paredes do estômago.

Os especialistas recomendam beber café após comer algo no café da manhã, ou no meio da manhã.

4. Comer muita pipoca
Comer pipoca no cinema é quase uma tradição, mesmo que o barulho seja alvo de muitas críticas. Mas o barulho não é a razão que deveria te levar a parar de comer pipoca. Os dentistas afirmam que, em excesso, o produto pode fazer faz mal aos dentes. As partículas pequenas ficam presas e são difíceis de serem retiradas. Além disso, as pipocas vendidas no cinema além de caras são muito gordurosas e fazem mal à saúde. Se for comer, faça em casa, na panela. Como as pipocas que comia nas festas juninas de infância.

5. Deixar uma garrafa de água no carro
Muitas pessoas costumam deixar uma ou mais garrafinhas de água no carro. Principalmente no verão isso é muito perigoso. Sob os raios de sol a garrafa pode agir como uma lupa. Se ela estiver em uma superfície escura, atrai ainda mais luz. Numa situação extrema, isso pode causar um incêndio.

Claro que a probabilidade é baixa, mas ela é real. Por isso, é melhor não deixá-la dentro do carro. Ou se for fazer isso, deixe a garrafa fora do alcance dos raios solares.

6. Espremer espinhas
Todos já ouvimos muito sobre as espinhas, mas realmente espremê-las é perigoso. Uma espinha aparece quando os poros são obstruídos por gordura. É nesse momento que se inicia um processo inflamatório. Em um corpo saudável, o sistema imunológico ’destina’ leucócitos para combater as bactérias que causam espinhas, por isso a área da pele fica vermelha. Ao espremer uma espinha, as paredes dos poros são machucadas e a pele fica mais sensível às bactérias. Além disso, se as suas mãos estiverem sujas, existe risco de infecção.

Se você quer cuidar da pele, procure um dermatologista. Se alguma espinha aparecer, tenha paciência e espere ela ir embora sem tocá-la.

7. Tirar foto de tudo com o celular
Falar para alguém não tirar fotos em pleno século XXI parece um conselho um pouco estranho. Mas uma pesquisa da dra. Linda Henkel, do departamento de Psicologia da Universidade de Fairfield (EUA), afirma que, na tentativa de registrar tudo com o celular, perdemos muitos detalhes importantes da realidade.

No momento em que tiramos uma foto, a nossa atenção fica toda no alvo da fotografia. Como resultado, você terá uma foto e/ou um vídeo, mas a sua memória irá reter muito menos sobre os detalhes daquilo que aconteceu.

Em um experimento, um grupo de pessoas caminhou por um museu sem tirar foto e outro tirou muitas fotos. Ao final, todas as pessoas tiveram que responder a um questionário e as que tiraram fotos foram muito pior.

8. Tomar suplementos alimentares e vitaminas
Muitas pessoas tendem a pensar que a vitamina C ajuda a não ficar resfriado, e que os suplementos podem substituir a maiorias dos remédios. A coisa não é bem assim.

Se você mantiver uma dieta balanceada, tomar vitaminas não é muito útil porque o necessário já está sendo oferecido pelos alimentos. Os suplementos alimentares são usados como fonte adicional de substâncias em caso de falta de alguma delas. Mas é importante que as pessoas saibam que um suplemento não é um remédio. Por isso, seu médico ou nutricionista poderá avaliar seu caso e dizer se, de fato, você precisa deles ou se está apenas jogando dinheiro fora com suplementos dos quais não precisa.

9. Colocar o celular embaixo do travesseiro para carregar
Isso pode causar um incêndio. O problema é que o telefone esquenta enquanto carrega. Ainda que os novos modelos sejam melhores, muitas baterias ainda esquentam muito. Como resultado, o próprio celular ou mesmo o cabo podem pegar fogo. Se o aparelho estiver embaixo do travesseiro, a situação pode ser ainda pior. A informação é do Departamento de Bombeiros de New Hampshire (EUA), que revela, ainda, que 53% dos jovens dos EUA adotam essa prática perigosa.

Que outro tipo de hábito você incluiria nesta lista?

Fonte: Incrível

Curta nossa página no Facebook

Camilo Santana autoriza obras em estradas de Brejo Santo

A Vila de São Sebastião, em Brejo Santo, recebeu centenas de pessoas que acompanharam o governador Camilo Santana autorizar as obras para restauração da CE-397, entre o distrito de Poço do Pau e a sede de Brejo Santo. A estrada também dá acesso ao município de Mauriti e às divisas com os estados da Paraíba e de Pernambuco. São 22,3 km de uma rota que será totalmente renovada, com investimento de R$ 13.527.070,86, do Tesouro do Estado e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A solenidade aconteceu após as comemorações em homenagem a São Sebastião, padroeiro da comunidade.

O chefe do Executivo estadual destacou que a estrada havia sido uma demanda apresentada pelo ex-deputado e ex-prefeito de Brejo Santo, Wellington Landim, falecido em 2015. O governador assinou também a ordem de serviço para a construção do trecho que vai de Poço do Pau até o distrito de Palestina, em Mauriti. “As obras das estradas vão iniciar imediatamente. A obra até o distrito de Palestina vai beneficiar também o município de Mauriti, aproveitamos e assinamos ordens de serviço para obras de pavimentação em parceria com a Prefeitura. O que eu puder fazer para ajudar o povo de Brejo Santo, o Cariri e o povo do Ceará eu vou fazer”, disse o governador.

Para a construção da estrada que entre Poço do Pau e Palestina o investimento vai ser de aproximadamente R$ 12,6 milhões dentro do Programa Ceará de Ponta a Ponta. As duas rodovias anunciadas pelo governador para Brejo Santo terão investimentos de cerca de R$ 26 milhões. O projeto contempla proteção ambiental, drenagem, bueiros, pavimentação, revestimento asfáltico e rígido, além de sinalizações horizontal e vertical.

Curta nossa página no Facebook

Diabetes: sede excessiva, fome e visão embaçada são sintomas da doença

O diabetes é caracterizado pelo excesso de açúcar no sangue, e aumenta o risco de problemas cardíacos, sexuais e nos rins. Veja as causas, sintomas e tratamentos da doença

O diabetes mellitus é uma doença do metabolismo que tem como principal característica o excesso de glicose no sangue. A glicose é um tipo de açúcar, produzido a partir dos alimentos que a gente ingere, e nossa principal fonte de energia.

O diabetes pode ter duas causas diferentes: nos pacientes com diabetes tipo 1, o organismo deixa de produzir insulina, o hormônio que leva a glicose para dentro das células, para que o açúcar seja usado como combustível. Já em pacientes com diabetes tipo 2, o organismo não produz quantidade suficiente de insulina ou não consegue empregar o hormônio produzida de forma adequada

Os diferentes tipos de diabetes
O diabetes tem denominações distintas de acordo com a origem (etiologia) da doença:

Diabetes tipo 1: Representa cerca de 10% dos casos, é provocado por um processo autoimune --o organismo confunde alguma estrutura própria como um agente invasor, e ativa seu sistema de defesa para acabar com ela. Nos pacientes com esse tipo, o sistema imunológico ataca as células beta, no pâncreas, responsáveis pela produção de insulina.

Diabetes tipo 2: Na maioria dos casos (cerca de 90% dos pacientes), o corpo não consegue utilizar adequadamente o hormônio que metaboliza a glicose, condição chamada de resistência à insulina, ou essa substância não é produzida em quantidade suficiente para manter o nível de glicose dentro da normalidade. Apesar de ser mais frequente em adultos a partir dos 40 anos de idade, o número de adolescentes e até crianças diagnosticadas com diabetes tipo 2 aumentou, nas últimas décadas, à medida em que a população tornou-se mais obesa.

Diabetes gestacional: É o quadro de hiperglicemia que pode se manifestar na gravidez, em geral no terceiro trimestre, e que quase sempre desaparece após o parto. A placenta produz alguns hormônios que resistem à insulina e, para piorar, o crescimento do feto também aumenta a demanda pela substância. Esse é um dos motivos pelos quais as gestantes são orientadas a praticar exercícios, ter uma dieta saudável e fazer exames de glicose. Estudos mostram que a prevalência do diabetes gestacional no Brasil varia de 2,5% a 7%. Mulheres que desenvolvem o quadro na gravidez são mais propensas a ter diabetes tipo 2 mais tarde.

Existem outros tipos de diabetes?
Dependendo dos resultados laboratoriais, que podem, ou não, acusar a presença de determinados autoanticorpos (essas células de defesa que atacam o próprio organismo), pode-se dizer que uma pessoa tem diabetes tipo 1A (autoimune) ou 1B (idiopático, ou seja, de causa desconhecida), sendo este último mais raro. Em geral, as células beta são destruídas rápido na infância, mas pode ocorrer lentamente, sendo referida como diabetes autoimune latente do adulto (ou LADA, na sigla em inglês).

Na maioria dos casos, o diabetes tipo 1 e tipo 2 são considerados poligênicos, ou seja, são associados a alterações em diversos genes. Mas existe um tipo de diabetes chamado de monogênico (MODY, na sigla em inglês), pois é resultante de mutação em apenas um gene. Existem diferentes tipos de MODY conhecidos.

Ainda existem outros tipos de diabetes com causas específicas: o decorrente de doenças pancreáticas (também chamado por alguns especialistas de tipo 3c), como pancreatite, tumores, fibrose cística e hemocromatose. Quando o diabetes aparece de repente no adulto, sem que exames prévios tenham indicado alterações na glicemia, é aconselhável solicitar outros testes para descartar o câncer de pâncreas.

Um estudo recente, publicado na revista médica The Lancet Diabetes & Endocrinology, realizado por pesquisadores da Universidade de Lund (Suécia), sugere que existem, na verdade, cinco grandes grupos de diabetes, e não apenas dois. Cada um deles teria características específicas, e a equipe defende que uma nova terminologia facilitaria a escolha dos tratamentos mais adequados. No entanto, ainda são necessárias mais pesquisas para justificar mudanças na forma de nomear a doença.

Sintomas de diabetes
Os sinais mais comuns, associados ao excesso de açúcar no sangue, são:
  • Sede excessiva
  • Fome excessiva
  • Aumento da frequência urinária
  • Infecções frequentes (como de bexiga ou pele)
  • Fadiga
  • Visão turva
  • Perda de sensibilidade ou formigamento nos pés ou nas mãos
  • Feridas que demoram muito para cicatrizar
  • Perda de peso sem razão aparente
No diabetes tipo 1, as manifestações surgem rápido. Já no tipo 2 a evolução pode levar anos. Muitas vezes não há sintomas ou eles são tão leves que a pessoa só descobre a doença quando já existe alguma complicação.

Quais as causas e como prevenir o diabetes
Não se sabe com certeza quais os fatores de risco para desenvolver o diabetes tipo 1, mas a genética exerce um papel importante. Ter um parente próximo com a doença aumenta a probabilidade de apresentar o problema. A maior parte dos casos é diagnosticada na infância ou na adolescência, mas também pode acontecer de um adulto descobrir a condição (LADA). De qualquer forma, não há como evitar esse tipo de diabetes.

No diabetes tipo 2 a genética também está envolvida, mas existem fatores de risco relativos ao estilo de vida que são evitáveis: pressão alta, colesterol e triglicérides elevados, sobrepeso e obesidade (principalmente a abdominal) são os principais deles. Algumas doenças também podem resultar nesse tipo de diabetes, como síndrome dos ovários policísticos, doença renal e apneia do sono, entre outras.

O diabetes ainda pode aparecer em decorrência do uso de certos medicamentos (como glicocorticoides e antipsicóticos, por exemplo) ou de quimioterapia. Vale mencionar que algumas síndromes, doenças autoimunes e disfunções endócrinas também podem estar associadas à doença, como a fibrose cística e o hipotireoidismo.

Comer muito açúcar causa diabetes?
Não é bem assim. O açúcar em excesso contribui para o excesso de peso, que é um fator de risco para o diabetes tipo 2. Estudos também têm indicado que o consumo excessivo de bebidas açucaradas, como sucos industrializados e refrigerantes, aumenta consideravelmente o risco de desenvolver a condição.

E o açúcar é proibido para quem tem diabetes?
Isso também não é verdade. O açúcar pode ser consumido desde que a quantidade de carboidratos seja computada, assim como é feito com outros alimentos. Com o controle adequado da doença, é possível abrir exceções em ocasiões especiais e consumir doces comuns, seguindo as recomendações do nutricionista. Ninguém precisa abrir mão de eventos sociais que envolvem comida por causa do diabetes.

Tratamentos
O paciente precisa ser tratado por uma equipe multidisciplinar, com endocrinologista, nutricionista, educador físico, psicólogo e outros especialistas. No início, há muita informação para ser assimilada, por isso é comum ouvirmos falar na educação em diabetes. Aos poucos, o gerenciamento do nível de glicose vira rotina. O principal objetivo é que a glicemia em jejum fique em torno de 100 mg/dl em jejum, e em 140 mg/dl duas horas após a refeição. Esse controle é feito por um aparelho chamado glicosímetro.

Planejamento alimentar: O primeiro passo após o diagnóstico é consultar uma nutricionista, que vai elaborar um plano com base nas necessidades e preferências de cada paciente. O consumo de carboidratos, inclusive aqueles presentes em frutas, legumes e cereais saudáveis, deve ser controlado, e deve-se dar preferência a itens com baixo índice glicêmico, ou seja, que não geram um pico de glicose no sangue. Nem todos os produtos diet são saudáveis para o paciente, e eles não podem ser usados à vontade. Tabelas nutricionais de alimentos e aplicativos de celular têm sido muito úteis para o controle dos carboidratos e registro das medições de glicemia, que devem ser mostradas para o médico nas consultas.

Atividade física: Realizar exercícios funciona como remédio para o diabetes, porque faz com que a glicose seja melhor aproveitada pelos músculos. As atividades aeróbicas (caminhada, corrida, natação e ciclismo) também ajudam a reduzir a gordura visceral, bastante associada à doença, e o peso. Tudo isso ajuda no controle da glicemia e na prevenção de complicações comuns, como doenças cardiovasculares e depressão. O paciente deve escolher a atividade que mais lhe agrada, e o acompanhamento por um profissional de educação física é fundamental. Exageros podem causar hipoglicemia.

Insulinoterapia: As injeções de insulina são indispensáveis no tipo 1 e necessárias para alguns pacientes com o tipo 2. Hoje existem canetas com agulhas finíssimas, que facilitam a aplicação e causam muito menos desconforto que antigamente. Nosso pâncreas secreta a insulina basal (um pouco ao longo do dia) e em bolus (em quantidades maiores quando a glicose aumenta naturalmente ou após as refeições). Assim, a insulinoterapia tenta seguir essa lógica: existem produtos de ação ultrarrápida, de ação intermediária ou de longa duração. O esquema de aplicação e as doses são definidas pelo médico e também podem depender dos resultados da glicemia. Já existe uma versão insulina inalável de ação rápida, mas seu uso é limitado.

Antidiabéticos orais: Esses medicamentos ajudam a manter a glicemia sob controle e possuem mecanismos de ação diferentes: diminuem a produção hepática de glicose (é o caso da metformina, uma biguanida que costuma ser a droga de primeira escolha); aumentam a secreção de insulina (sulfonilureias e glinidas); diminuem a velocidade de absorção dos glicídios (inibidores das alfaglicosidases); e/ou aumentam a utilização de glicose (glitazonas). Também há outras classes (miméticos e análagos do GLP-1, e inibidores da DPP-4) são capazes de aumentar a secreção de insulina apenas quando a glicemia se eleva. Outra classe mais recente (inibidor de SGLT2) pode controlar a glicemia independente da secreção e ação da insulina, mas com risco menor de hipoglicemia. A escolha dos antidiabéticos depende do perfil do paciente, da existência de doenças associadas ou possíveis interações medicamentosas. Alguns deles, por exemplo, podem ajudar na perda de peso e na proteção cardiovascular, enquanto outros são contraindicados para quem tem doença renal, e assim por diante. 

Como obter ajuda
Receber o diagnóstico de diabetes não é fácil, e o tratamento pode ser desafiador para muita gente. Investir no bem-estar e buscar ajuda especializada sempre que necessário são atitudes fundamentais para que o diabetes não comprometa sua saúde mental, nem que eventuais transtornos psiquiátricos ou psicológicos tornem-se um obstáculo para o controle adequado da doença.

Além de contar com a ajuda da equipe multidisciplinar, um grupo de apoio pode ser útil para trocar experiências, aliviar a angústia e até obter dicas práticas para o dia a dia. Também é bom saber que existem outras pessoas na mesma situação. Amigos e parentes podem trazer um incentivo para fazer as modificações necessárias no estilo de vida, por isso é importante não ter vergonha de pedir ajuda ou dizer o que não agrada na atitude deles em relação à doença.

Como ajudar quem tem diabetes
Se você tem um filho com diabetes, é fundamental informar à escola, explicar à equipe responsável a rotina do tratamento e como agir em caso de hipoglicemia, hiperglicemia ou em outras emergências. Crianças precisam de ajuda para controlar o diabetes, mas, aos poucos, é importante que elas assumam algumas tarefas e aprendam a lidar com a doença. “É importante que o paciente com diabetes tipo 1 tenha uma turma, com gente da mesma idade, para saber que ele não é o único que tem que tomar picadas e insulina”, diz Maria Fernanda.

Parentes e eventuais cuidadores também devem entender a doença e o tratamento, saber reconhecer sintomas de hipo ou hiperglicemia, e o que fazer no caso dessas ou de outras emergências. “Acompanhar o paciente nas consultas médicas, incentivar a prática de exercícios e o controle da dieta, verificar a presença de bolhas ou feridas nos pés, impedir o fumo e ficar de olho caso quando houver ingestão de álcool são outras dicas”, sugere Vanessa Pirolo, que tem diabetes tipo 1 e atua na área de advocacy na ADJ Diabetes Brasil.

Outra dica importante, da endocrinologia Maria Edna de Melo, presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso), é não cair na tentação de tentar ajudar alguém com diabetes com informações de fonte duvidosa. Infelizmente, há muitas falsas promessas para emagrecer ou curar o diabetes por aí, e por mais que as pessoas queiram ajudar, podem acabar atrapalhando. “É importante não entrar em modismos de redes sociais ou sites: na internet as pessoas escrevem o que querem”, ressalta Maria Edna.

Fontes consultadas: Maria Edna de Melo, endocrinologista da Abeso; Maria Fernanda Barca, endocrinologista da SBEM; Sociedade Brasileira de Diabetes; Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM); National  Institutes of Health (NIH, Institutos Nacionais de Saúde dos EUA); American Diabetes Association (ADA)

Fonte: Viva Bem/UOL

Curta nossa página no Facebook

Ceará se prepara para exportar melão para China

Uma comitiva de agrônomos chineses estará no Ceará para visitar as áreas de produção de melão, no período de 13 a 18 de janeiro. Os chineses vão verificar requisitos fitossanitários para a exportação de melões brasileiros para a China. Um protocolo foi recentemente assinado entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Administração Geral de Aduanas da República Popular da China.

Na avaliação da presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), Vilma Freire, a vinda da comitiva chinesa ao Ceará e Rio Grande do Norte abre uma possibilidade interessante para os dois estados – livres da mosca da fruta – iniciarem um canal de exportação para o mercado asiático.

A missão técnica do governo chinês tem o objetivo de auditar a certificação fitossanitária nas áreas livres de moscas das frutas (ALP) nos dois maiores estados produtores de melão do Brasil: Ceará e Rio Grande do Norte.

A inspeção será acompanhada pela equipe técnica da Adagri, liderada pela diretora de sanidade vegetal, Neiliane Sombra. Após a inspeção, a previsão é que nos próximos meses o Ceará inicie os embarques de melão para a China, via porto do Pecém.

O melão produzido no Ceará já é exportado para União Europeia, Estados Unidos, Chile, Argentina, Uruguai e Rússia, e num futuro próximo para a China e Vietnã.

“Com início das exportações para a China, a expectativa de volume exportado é bastante positiva. O setor deve inclusive ampliar a área plantada,” afirmou Sílvio Carlos, secretário-executivo do Agronegócio da Sedet.

Exigências cumpridas
Entre os dias 7 e 9 de janeiro, a Adagri realizou curso para habilitar técnicos em fitossanidade no município de Limoeiro do Norte para atender aos requisitos fitossanitários do governo Chinês.

Exportações com foco no Agronegócio
Após cinco anos de chuvas abaixo da média, o Ceará voltou a ser ator importante nas exportações de frutas. Em 2019, o Ceará vendeu ao exterior mais U$ 62 milhões de dólares nesse segmento; e o melão liderou a lista com U$ 41,5 milhões de dólares.

Curta nossa página no Facebook

Mais de 5,6 mil raios foram registrados nos primeiros dias em 2020 no Ceará

A Enel Distribuição Ceará registrou, por meio do Sistema de Monitoramento e Alerta, 5.601 raios, somente do dia 1º de janeiro até a última quarta-feira (8), em todo o estado. Cerca de 60% foram registrados somente neste meio de semana.

De acordo com o meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) Raul Fritz, a chegada do período de chuvas mais intensas, acaba contribuindo para uma maior incidência de raios no Ceará.

“Sistemas meteorológicos que trazem chuva para este período costumam formar nuvens de grande desenvolvimento vertical, que são chamadas de cumulonimbus, elas também são conhecidas por ‘nuvens de tempestade’, e, diante disto, são também favoráveis à formação de raios”, explica o pesquisador.

Neste início de ano, Crateús foi o município com a maior incidência de raios (614); seguido de Ipueiras (393) e Independência (357). A Enel informa que 70% dos raios registrados ocorrem na região Norte do Ceará. Apesar disto, todo o Estado está susceptível.

“O território como um todo pode receber raios, porém, as regiões com maiores altitudes, como as serranas, têm uma frequência um pouco maior devido as condições para formação de nuvens de tempestade’, comente Fritz.

Em 2019, a Enel registrou 74.304 descargas atmosféricas em todo o estado. Santa Quitéria foi também o município com mais incidências, com 3.735 raios.

Curta nossa página no Facebook

11 de janeiro

1922 - É utilizada pela primeira vez insulina em humanos para tratamento do diabetes.
1942 - O Japão declara guerra aos Países Baixos e invade as Índias Orientais Neerlandesas.
1994 - O governo irlandês anuncia o fim da censura ao movimento terrorista IRA e seu braço político, Sinn Féin.

Nasceram neste dia…
1890 - Oswald de Andrade (foto), escritor modernista brasileiro (m. 1954).
1924 - Roger Guillemin, endocrinologista francês.
1934 - Charles Anthony Richard Hoare, cientista da computação britânico.

Morreram neste dia…
1882 - Theodor Schwann, biólogo alemão (n. 1810).
1900 - José Antônio Pereira, desbravador brasileiro, fundador da cidade de Campo Grande (n. 1825).
1989 - José Luis Bustamante y Rivero, antigo presidente do Peru (n. 1894).

Fonte: Wikipédia

Ceará teve 118 mortes por influenza desde 2018

O vírus da influenza vitimou 118 pessoas no Ceará nos últimos dois anos, somando os óbitos contabilizados no boletim epidemiológico da doença, divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) no fim de dezembro. No ano passado, 44 pessoas faleceram pela doença, uma queda de 40% se em relação aos 74 óbitos registrados em 2018.

Em relação aos casos confirmados, houve redução de 46% no mesmo período, caindo de 449 para 242 ocorrências. A maior queda ocorreu no subtipo A H1N1, que saiu de 309 para 106 casos. Por outro lado, os casos de A H3/sazonal triplicaram, saltando de 23 para 69. A predominância é em crianças de até 9 anos de idade, que são 46,7% do total de casos.

“Podemos dizer que houve grande mobilização de vacinação e a aceitação da população, que colaborou para altas coberturas vacinais em 2018, que pode ter influência na redução de casos em 2019”, avalia Sarah Mendes, assessora técnica do Núcleo de Vigilância Epidemiológico da Sesa, que indica ainda o trabalho dos profissionais de saúde para identificação e manejo precoce dos casos suspeitos.

Prevenção
Segundo a assessora técnica, ainda não há registros que apontem a uma tendência de aumento ou redução de casos da doença em 2020. Porém, há relação com o período chuvoso, “pois a população tende a permanecer em ambientes fechados por longos períodos, o que facilita a transmissão viral”.

A recomendação é que a população mantenha a caderneta de vacina sempre atualizada e mantenha hábitos saudáveis. Também é importante, sempre que for tossir ou espirrar, utilizar o antebraço como barreira de proteção, lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou utilizar álcool em gel, manter o ambiente com circulação de ar natural e evitar o contato com pessoas doentes.

Outros vírus
O boletim ainda traz dados sobre a síndrome respiratória aguda grave (SRAG), que inclui casos de influenza e outros vírus respiratórios. Também houve redução de 1.626 para 1.028 casos confirmados. As confirmações de “outros vírus respiratórios” cresceu de 20 para 225, entre os dois anos. Prova disso é que, dos 104 óbitos registrados em 2019, a maioria (60) não foi por influenza.

Conforme Sarah Mendes, o vírus da influenza A H1N1 é o que mais preocupa porque desde a pandemia de 2009, “ele é conhecido por provocar epidemias e elevar o número de óbitos por síndromes respiratórias agudas graves, especialmente na população de risco”. Além dele, outros circulantes incluem Vírus Sincicial Respiratório (VSR), rinovírus, adenovírus, coronavírus e quatro tipos de parainfluenza.

Fonte: G1 CE

Curta nossa página no Facebook

Camilo Santana estará em Crato neste sábado (11) para inaugurar estradas

O governador Camilo Santana inaugura, neste sábado (11), mais uma estrada restaurada no Cariri: é o intervalo da CE-292 que liga Crato e Nova Olinda, que ganhou ainda os acessos às localidades de Monte Alverne e Santa Fé.

São 58 km de pavimento completamente novo na CE-292, com parte da pista de asfalto e outra em concreto. A melhoria do trecho, que teve a área de tráfego alargada, dá mais segurança ao deslocamento da população e facilita o transporte de cargas na região.

Foram investidos R$ 91.660.374,17 no conjunto de intervenções na rodovia, que incluiu proteção ambiental, drenagem, bueiros, pavimentação, revestimento asfáltico e rígido, além de sinalizações horizontal e vertical. A verba somou valores do Tesouro do Estado e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Serviço:

Inauguração das estradas Crato-Nova Olinda, Crato-Santa Fé e Santa Fé-Monte Alverne
Data: 11 de janeiro (sábado)
Horário: 9h30
Local: Sede do distrito de Santa Fé

Curta nossa página no Facebook

Vereador Dorivan Amaro pede explicação sobre aumento de passagem de ônibus, em Barbalha

Nesta sexta-feira (10), o vereador barbalhense e líder da oposição Dorivan Amaro (PT), encaminhou ofício a Procuradoria do município pedindo esclarecimento sobre o aumento da passagem de ônibus da linha Barbalha-Barro Branco (Minha Casa Minha Vida). Haja vista que o bilhete custará R$ 2,55 a partir da próxima segunda-feira (13).

O vereador ressalta que para um trajeto de 7 km, esse valor se tornará alto e terá impacto no bolso do povo carente daquele bairro. “Com inflação alta e desemprego crescente, fica impossível para a comunidade arcar com esse aumento exorbitante”, finaliza.

Por Samuel Pinheiro

Curta nossa página no Facebook

Movimentação de passageiros nos aeroportos regionais do Estado cresceu quase 15% em 2019

O fluxo de passageiros nos 10 terminais aéreos regionais do Ceará chegou a 129 mil no ano de 2019, entre embarques e desembarques. Fazendo um comparativo com igual período de 2018 houve um crescimento de aproximadamente 17 mil passageiros de um ano para o outro. Isso representa aumento de quase 15% na movimentação da aviação regional do Estado.

Mais uma vez, Jericoacoara obteve o maior destaque, com 114 mil viajantes em 2019 – diante de 96 mil em 2018, em operações de embarque e desembarque. Em segundo lugar está o de Aracati, que teve uma alta de cerca de 3.500 passageiros, com 5 mil embarques e desembarques em 2019. “Em especial Aracati, foi um número recorde, onde a movimentação triplicou. Isso em virtude do início da operação de voos regulares, ocorrido no primeiro semestre de 2019”, destaca o gerente de Programas e Operações Aeroportuárias da Superintendência de Obras Públicas (SOP), Claudio Sampaio.

Os demais aeroportos administrados pela SOP juntos tiveram um fluxo de 10.522 viajantes. “Considero que o resultado positivo está ligado à existência de três pilares: desenvolvimento na infraestrutura, ajustes nos processos e capacitação de pessoal. São eles que tão sustentação para estes números fantásticos. E a projeção para 2020 é um número ainda maior”, ressalta Claudio Sampaio.

Ele salienta que, com a ampliação dos voos reginais a partir de fevereiro, anunciado no fim do ano pelo Governo do Estado após acordo com a GOL Linhas Aéreas, não só os aeroportos de Jericoacoara e Aracati serão destaques, como também Sobral, São Benedito, Tauá, Crateús e Iguatu.

“Para atender à nova demanda, em janeiro a SOP iniciará a recuperação dos pavimentos das pistas que forem necessárias e a melhoria da sinalização horizontal, além de outras intervenções no decorrer do ano”, aponta Claudio Sampaio.

Saiba mais
Jericoacoara recebe rotineiramente voos de Recife (PE), Campinas (SP) e Belo Horizonte (MG) pela companhia aérea Azul. E pela GOL chegam aviões vindos de Guarulhos (SP) e Congonhas (SP). O terminal, além dessas duas empresas, tem fluxo de aviação geral (privados).

O terminal aéreo de Aracati conta com frequências da Azul através de Recife (PE) proporciona cada vez mais benefícios na dinâmica do turismo do Litoral Leste, fornecendo os empreendimentos da região, principalmente para os municípios de Aracati, Beberibe, Icapuí e Fortim.

Curta nossa página no Facebook

Prefeitura do Crato divulga lista de inscritos aptos para o sorteio do MCMV na Vila São Bento

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social de Crato (SMTDS) divulgou na manhã desta sexta-feira (10) a lista de inscritos aptos para o sorteio do Residencial São Bento I e II, do Programa Minha Casa Minha Vida. O sorteio acontecerá na próxima segunda-feira (13), às 17h, no Ginásio Poliesportivo da Urca.

Mais de 300 casas estão em fase de acabamento, com colocação do telhado e reboco. Outras mais estão na fase de montagem. Isso porque cada parede da unidade é fabricada, depois instalada uma a uma até fechar a casa, com ajuda de um caminhão guindaste.

A obra tem um investimento de aproximadamente R$ 74 milhões, com recursos do Governo Federal, através do Ministério das Cidades e contrapartida da Prefeitura Municipal do Crato, gerenciados pela Caixa Econômica Federal.

Confira a lista AQUI

Por Samuel Pinheiro

Curta nossa página no Facebook

Infraero transfere gestão do Aeroporto de Juazeiro do Norte na próxima segunda-feira (13)

Após 18 anos, a Infraero encerra a gestão das operações no Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte, na próxima segunda-feira (13). O terminal passará a ser administrado pela Aena Desarrollo Internacional, empresa espanhola, que o arrematou, em março do ano passado, pelas próximas três décadas.  

O terminal recebeu, nos últimos anos, mais de R$ 20 milhões em investimento. Desde 2002, a capacidade mais que dobrou, passado de 800 mil para 1,7 milhão de passageiros por ano.  

Também foi realizada obra de requalificação da pista de pousos e decolagens, que prolongou a resistência do pavimento, possibilitando a operação de aeronaves de maior porte; além da ampliação do pátio de manobras.  

Atualmente, o aeroporto conta com voos, operados pelas companhias aéreas Azul e Gol, com destino a Campinas e Guarulhos (SP), Recife (PE) e Fortaleza (CE). Com localização estratégica, o aeroporto representa uma importante ferramenta para o desenvolvimento econômico e mobilidade da população para várias áreas do Cariri, não somente para o Sul e Centro Sul do Ceará, mas também para outros estados. Atende ainda a população do Noroeste de Pernambuco, do Alto Sertão da Paraíb e Sudoeste do Piauí. 

“A Infraero possui um histórico extremamente positivo na gestão do Aeroporto de Juazeiro do Norte”, afirmou o presidente da Infraero, Brigadeiro Paes de Barros. Somente nos últimos 15 anos, o número de viajantes que utilizam anualmente o terminal saltou de 30 mil para mais de 560 mil, com recordes consecutivos de movimentação nos últimos cinco anos.  

Segundo Paes de Barros, a Infraero segue comprometida com a agenda do Governo Federal, de concessão dos aeroportos da União à iniciativa privada. “Entregamos ao novo operador aeroportuário um terminal moderno e, acima de tudo, que opera com elevados níveis de segurança”, disse.  

Transição 
O presidente da Infraero também ressaltou “a importância do empenho dos funcionários da empresa na transição da gestão do terminal aeroportuário, o que garantiu que o processo ocorresse da maneira mais fluida possível, sem qualquer impacto na qualidade dos serviços aos passageiros”. Paes de Barros acrescentou ainda que os demais aeroportos operados pela empresa continuarão a ter o mesmo nível de performance e segurança até que as atividades sejam totalmente transferidas à iniciativa privada. 

Além do terminal do Cariri, a empresa espanhola Aena arrematou, em março do ano passado, com o ágio de 1.010% em relação ao lance mínimo inicial de R$ 171 milhões, os aeroportos de Recife (PE), Maceió (AL), Aracaju (SE), João Pessoa (PB) e Campina Grande (PB). A previsão é que os terminais, que compõem o Bloco Nordeste de Concessões de Aeroportos, recebam, ao longo dos próximos 30 anos, investimento de R$ 2,153 bilhões, sendo que um terço, ou R$ 788 milhões, deverá ser aplicado nos próximos cinco anos. 

Por Antonio Rodrigues

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

Governador Camilo Santana entrega areninha, anuncia nova escola e restauração de rodovia em Quixelô e Brejo Santo

O governador Camilo Santana estará, nesta sexta-feira (10), em Quixelô, onde inaugura a mais nova areninha do interior do estado e assina ordem de serviço para construção de uma escola de Ensino Médio, e em Brejo Santo, para assinatura da ordem de serviço para restauração da CE-397.

Em Quixelô, município localizado na região Centro-Sul do Estado, o governador inaugura, às 17h, a 82ª areninha construída pelo Governo do Ceará. No local foram investidos R$ 278.257,76 para construção de campo society com grama sintética, vestiários com banheiros, acessos pavimentados, torres de iluminação e alambrados.

Já a escola de Ensino Médio de Quixelô receberá aporte financeiro de R$ 4 milhões, oriundos do Governo Estadual, para viabilizar sua construção. A unidade de ensino oferecerá 12 salas de aula com capacidade para atender até 540 estudantes em cada turno (manhã, tarde e noite).

À noite, em Brejo Santo, será assinada ordem de serviço para restauração da CE-397, entre o distrito de Poço do Pau e a sede de Brejo Santo. São 22,3 km de uma rota que será totalmente renovada e deve ficar pronta no próximo ano, com investimento de R$ 13.527.070,86, do Tesouro do Estado e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Serviço:

Inauguração da Areninha de Quixelô e assinatura da ordem de serviço para a construção da Escola de Ensino Médio em Quixelô
Data: 10 de janeiro (sexta-feira)
Horário: 17 horas
Endereço: Rua Vitorino José de Oliveira, S/N – Centro Quixelô

Assinatura da Ordem de Serviço de restauração da rodovia CE-397 (Brejo Santo – Poço do Pau)
Data: 10 de janeiro
Hora: 19h30
Local: Vila São Sebastião (Brejo Santo)

Curta nossa página no Facebook

'Governo Bolsonaro se afastou do combate à corrupção', afirma Santos Cruz

Demitido do governo em junho, o ex-ministro da Secretaria de Governo general Carlos Alberto dos Santos Cruz hoje quer distância do presidente Jair Bolsonaro.

O militar da reserva pensa em se filiar a um partido político e disputar eleição no futuro - ainda não sabe por qual sigla e para qual cargo, mas tem certeza que não fará isso ao lado do seu antigo chefe.

Para ele, Bolsonaro deixou o PSL para criar uma nova sigla, a Aliança pelo Brasil, não por divergência ideológica, mas devido a disputas para controlar dinheiro dos fundos partidário e eleitoral.

"Eu não entraria em um partido hoje do presidente Bolsonaro de jeito nenhum. Ele tem valores que não coincidem com os meus; ele tem atitudes que eu acho que não têm cabimento", disse, em entrevista à BBC News Brasil.

Santos Cruz deixou o governo após sofrer uma onda de ataques nas redes sociais que teria sido orquestrada por um dos filhos do presidente, o vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ). A campanha de difamação incluiu uma imagem, falsa segundo o general, de uma conversa dele com ataques ao governo.

"Uns criminosos vagabundos de baixo nível fazem aquilo, entregam para o presidente (a imagem forjada), incrivelmente ele acredita naquilo e incrivelmente ele até hoje se nega a dizer quem levou aquilo para ele. São coisas que não se pode esperar de uma autoridade que tem essa responsabilidade", afirma.

Desde então, o general retomou uma intensa agenda de viagens pelo Brasil e o exterior. Prestigiado internacionalmente após ter comandado a maior missão de paz da ONU (Organização das Nações Unidas), chefiando mais de 23 mil capacetes azuis na República Democrática do Congo entre 2013 e 2015, ele voltou a atuar junto à instituição que hoje é tachada de "globalista" pelo governo brasileiro.

O general conta que a política externa de Bolsonaro, marcada por uma "alinhamento automático" aos Estados Unidos, tem causado surpresa entre atores internacionais.

"É completamente ideológica (a política externa). Desde o discurso de posse do ministro das Relações Exteriores (Ernesto Araújo), quase transformando a Bíblia num plano de governo", critica.

Ao fazer um balanço do primeiro ano de Bolsonaro, Santos Cruz aponta incoerências com o discurso de campanha, marcado pela bandeira anticorrupção.

Na sua avaliação, o governo trouxe "desilusão para muita gente" nessa área, citando como exemplo pressões sobre o diretor da Polícia Federal, Maurício Valeixo, e o enfraquecimento do Coaf - órgão que foi rebatizado de Unidade de Inteligência Financeira e teve sua atuação limitada por quatro meses após o STF atender um recurso de outro filho do presidente, o senador Flávio Bolsonaro (Sem partido-RJ), investigado por suposto desvio de verba do seu antigo gabinete de deputado estadual.

O ex-ministro mostra mais otimismo com o governo na área econômica, mas diz que é preciso "prestar atenção pra não ficar só na matemática financeira", sem chegar nos mais desfavorecidos.

Questionado sobre declarações do presidente e seus filhos em apoio à Ditadura Militar (1964-1985), Santos Cruz diz que "é o tipo de manifestação completamente deslocada no tempo, infeliz". Ao contrário de Bolsonaro, ele não comemora a tortura e assassinatos políticos praticados pelo regime militar (são 434 entre mortos e desaparecidos), mas evita apontar os erros dos governos desse período e equipara os crimes de agentes do Estado aos dos grupos armados que militavam contra a ditadura.

"Essas deformações dos dois lados não podem acontecer de novo. Então, seja do Brilhante Ustra (coronel que comandou torturas) ou seja dos criminosos da esquerda, isso não pode acontecer novamente", rechaça.

"Não adianta ficar trazendo e discutindo coisas (do passado) pra um Brasil que hoje tem 12,5% de desempregados, que tem que fazer uma conciliação, que tem que parar com a divisão social, com os grupos extremistas que nós temos aí hoje", reforça.

A entrevista completa pode ser lida AQUI

Fonte: UOL

Curta nossa página no Facebook

Médicos entram em greve em Juazeiro do Norte, e polícia é acionada para conter confusão

Os médicos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Juazeiro do Norte decretaram greve na tarde desta quinta-feira (9) e interromperam parte dos atendimentos por conta do atraso de pagamento nos meses de novembro e dezembro.

Apenas pacientes com classificação vermelha e amarela, as mais urgentes, receberam assistência. A interrupção no serviço causou tumulto nesta quinta e a Polícia Militar foi chamada para controlar a situação.

A Secretaria de Saúde de Saúde de Juazeiro do Norte informou que o repasse ao Instituto Médico de Gestão Integrada (IMEGI) — empresa que geriu a unidade por dois anos —, referente ao mês de novembro já foi feito. O valor pago foi de R$ 200 mil, restando R$ 46 mil, que não foram entregues por conta do horário. Enquanto o mês de dezembro, aguarda a análise da produção.

Demissão em massa
Segundo o Sindicato dos Médicos do Ceará, há mais um ano, os médicos tentam, sem sucesso, negociar a normalização dos salários da Prefeitura com o Imegi. A entidade destacou que em dezembro houve um pedido de demissão em massa por conta do atraso.

“Foram inúmeras tentativas de negociação: reuniões com Prefeitura, com o Imegi e até com o Ministério Público do Estado (MPCE). Mas nada mudou. Os médicos não têm outra alternativa. E infelizmente, a população que precisa de atendimento é a que mais sofre”, destaca Edmar Fernandes, presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará.

A Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte informou que uma reunião acontece nesta quinta-feira com representantes do IMEGI e da Associação das Crianças Excepcionais Nova Iguaçu (ACEMI), que assumirá o controle da UPA e do Hospital São Lucas. Mais cedo, o secretário Lucimilton Macedo esteve com representantes da empresa para esclarecer a situação do repasse financeiro.

Sobre o funcionamento da Unidade, a pasta informou que os médicos ficaram de dar uma resposta sobre a normalização do serviço ainda nesta quinta-feira. Já o repasse de dezembro será pago com a comprovação da execução dos serviços.

Postos sem médicos
O Sindicato dos Médicos disse ainda que o município sofre com o fechamento de 31 posto de saúde e do hospital público, restando apenas a UPA para o atendimento da população. A informação foi rebatida pela Secretaria de Saúde que informou que não há nenhuma unidade básica de saúde fechada, mas 18 estão sem médicos, que pediram demissão após a implementação do ponto eletrônico, em março do ano passado.

Enquanto a situação não é normalizada, sete unidades passaram a fazer atendimento noturno aos moradores de qualquer bairro da cidade. Além disso, incluiu mais dois médicos de plantão para atender esta demanda no Hospital Estephânia Rocha Lima.

O secretário de Saúde de Juazeiro do Norte, Lucimilton Macedo, explica que os médicos que ocupavam estas vagas questionaram também o valor do salário pago pelo Município.

“Agora, estamos fazendo um planejamento para reajustar esses salários e conseguir atrair novos médicos”, justifica. O salto será de R$ 5.400 para R$ 7.500. “É o valor que se paga na região. A gente vai fazer a mesma estratégia de municípios próximos”, completa.

Fonte: G1 CE

Curta nossa página no Facebook

Bolsonaro defende menos normas trabalhistas e ironiza até banheiro químico

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) defendeu, na noite desta quinta-feira (9), cortes feitos nas normas regulamentadoras relativas à segurança no trabalho. Em sua tradicional live do Facebook, ele alegou que é necessário "facilitar a vida dos patrões para dar emprego".

Como exemplo, o presidente citou multas a empresas que atuam no corte de folhas de carnaúba para produção de cera em Matopiba, região cujo nome é formado pelos territórios dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia e, inclusive, abrange parte dos locais. Uma das multas seria pela falta de banheiro químico para os trabalhadores.

"O cara desce uma palmeira daquelas, de cem metros, pega um banheiro químico borbulhando de fezes, fecha a porta e tá (sic) oitenta graus. Vira um micro-ondas, e para fazer xixi. Tem cabimento isso? Tem cabimento multar por causa disso?"

Outra multa ironizada pelo presidente na live foi sobre a ausência de livro com marcação de ponto dos horários de trabalho.

"Não tinha livro-ponto para quem estava cortando cana no meio do mato, lá no meio do interiorzão, quarenta e cinco graus. O cara de sunga fica até suando na sombra e é multa no cara", afirmou.

Bolsonaro declarou que as multas dificultam a vida dos empresários no país e que é necessário priorizar a criação de empregos: "Assim não dá para trabalhar no Brasil. Está desempregado um monte de cara (sic) que não vai mais cortar folha de carnaúba lá".

Ele também saiu em defesa da redução da multa a ser paga por empresas em demissões sem justa causa.

"O patrão quando manda fora não é por maldade, é porque a pessoa não está trabalhando, está dando prejuízo, ou quer contratar alguém melhor. E tem gente reclamando. quem está reclamando: vá ser patrão. Nós tiramos 10% para tirar encargo", explicou.

Fonte: UOL

Curta nossa página no Facebook

Expectativas para a economia cearense em 2020 são positivas, revela estudo

As expectativas para a economia cearense para 2020 são positivas. É o que prevê a nova edição do Farol da Economia Cearense (nº 08/2019), elaborada pela Diretoria de Estudos de Gestão Pública (Digep) do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag). O trabalho disponibiliza dados, informações e análises sucintas para que os tomadores de decisão e demais partes interessadas tenham elementos para avaliar prospectivamente os rumos das economias do Brasil e do Ceará.

Outros números também são citados no estudo, como a taxa de crescimento do PIB estadual para 2020, projetada pelo Ipece, de 2,38%; o fato do Ceará ter iniciado este ano com 600 vagas de emprego abertas no Sine/IDT e com perspectiva de alta de 4% no comércio, com as promoções de início de 2020, sendo este ano encarado como de recuperação para o setor. Além disso, o Orçamento da União, aprovado para 2020 ampliou, em R$ 8,1 bilhões, os recursos destinados ao Ministério do Desenvolvimento Regional, cuja atuação no Nordeste tem potencial para dinamização da economia, com geração de emprego e renda para os nordestinos.

Já a reforma do sistema previdenciário estadual, aprovada em dezembro pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, trará economia anual de R$ 400mi a 600 milhões para os cofres públicos, e, com as contas ajustadas, o governo estadual, com suas políticas para desenvolvimento do Ceará, tem a capacidade de atrair mais investimentos para o Estado. O trabalho também revela que as perspectivas para a economia nacional são de aceleração mais acentuada do PIB em 2020, 2021 e 2022 do que a observada em 2019.

O Farol Economia Cearense, que, nesta edição, está dividido em cinco partes, tem como autores a titular do Digep, Marília Rodrigues Firmiano; Aprígio Botelho Lócio, assessor Técnico; os analistas de Políticas Públicas Paulo Araújo Pontes; Alexsandre Lira e Daniel Suliano, e a assessora Técnica Ana Cristina Lima Maia. A edição contou também com a colaboração de Tiago Emanuel Gomes dos Santos, técnico do Digep, Natália Carvalho Araújo, bolsista da Funcap/Capp, e de Bruno maia, da célula de aliança público/privada da Seplag.

Curta nossa página no Facebook

10 de janeiro

49 a.C. - Júlio César e sua XIII Legião "Gemina" atravessam o Rubicão, desencadeando a guerra civil contra Pompeu.
1875 - É fundado o Partido Socialista Português.
1946 - É realizada em Londres a primeira Assembleia Geral das Nações Unidas.

Nasceram neste dia…
1887 - José Américo de Almeida, político e escritor brasileiro (m. 1980).
1916 - Sune Bergström, cientista sueco (m. 2004).
1944 - Ibrahim Rugova, antigo presidente do Kosovo (m. 2006).

Morreram neste dia…
1276 - Papa Gregório X (n. 1210).
1935 - Edwin Flack, atleta australiano (n. 1873).
2007 - Carlo Ponti (foto), cineasta, escritor e produtor cinematográfico italiano (n. 1912).

Fonte: Wikipédia

Atual prefeito de Granjeiro e o pai são suspeitos de envolvimento na morte do antecessor

João Gregório Neto estava caminhando quando
foi atingido em Granjeiro
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Granjeiro)
O atual prefeito de Granjeiro, no Ceará, Ticiano Tomé, e o pai dele, Vicente Félix de Souza, de 60 anos, são suspeitos de envolvimento no assassinato do prefeito João Gregório Neto, de 54 anos, segundo informou nesta quinta-feira (9) Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

João Gregório foi morto a tiros em 24 de dezembro enquanto caminhava próximo à parede do Açude do Junco, no município do Cariri.

A reportagem tentou contato com o Ticiano Tomé e Vicente Félix para comentar o assunto, mas as ligações não foram atendidas.

De acordo com o secretário da Segurança do Ceará, André Costa, a polícia reuniu provas que indicam que o crime teve relação à desavença política entre a vítima e outros políticos. A Polícia Civil chegou a pedir a prisão dos dois, mas a justiça negou.

Vicente Félix de Souza, contudo, foi alvo de uma operação deflagrada nesta manhã e está com uma tornozeleira eletrônica e deve manter-se em área restrita do monitoramento. Um terceiro suspeito é alvo de mandado de prisão e está foragido.

Durante as investigações, feitas pelo Departamento de Polícia Judiciária do Interior Sul (DPJI Sul), um veículo modelo Chevrolet S10, de propriedade de um parente de Vicente Félix, documentos e aparelhos celulares foram apreendidos na casa do prefeito e do pai.

Ticiano Tomé, atual prefeito de Granjeiro (Foto: Divulgação)

O crime
João Gregório Neto foi assassinado a tiros na manhã do dia 24 de dezembro de 2019, enquanto caminhava próximo à parede do Açude do Junco.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), equipes da Delegacia Regional de Juazeiro do Norte, da Regional de Iguatu e do Departamento de Polícia Judiciária do Interior Sul da Polícia Civil, trabalharam em conjunto para identificar e localizar os possíveis suspeitos.

Policiais de Cariús, Cedro, Iguatu, Juazeiro do Norte e Várzea Alegre também foram mobilizados para prestar assistência durante as investigações.

Fonte: G1 CE

Curta nossa página no Facebook

Pessoas com menos amigos são mais inteligentes, diz estudo

Um novo estudo descobriu por que gênios tendem a ser solitários. De acordo com uma pesquisa publicada recentemente na revista científica British Journal of Psychology, quanto mais as pessoas muito inteligentes precisarem socializar, menos satisfeitas elas estarão com a vida.

Para chegar aos resultados, os psicólogos evolucionistas Satoshi Kanazawa, da London School of Economics, na Grã-Bretanha, e Norman Li, da Universidade de Administração de Singapura, em Singapura, questionaram 15.000 pessoas, com idade entre 18 e 28 anos, sobre a felicidade. Foram analisados também dados como a densidade populacional do local onde os voluntários viviam e a frequência de interação com os amigos.

O estudo se baseou na teoria da savana, proposta em 2004 por Kanazawa. Segundo a tese, ancestrais que viviam na savana Africana precisavam ser sociáveis para sobreviver a um ambiente hostil. Naquele tempo, a população era escassa, com cerca de 150 integrantes por grupo. Os pesquisadores acreditam então que, por causa da herança ancestral, a maioria das pessoas atualmente relata sentir-se mais feliz quando vive em lugares com menor densidade demográfica e quanto mais convive com amigos e familiares.

O que o novo levantamento mostrou, contudo, é que isso não se aplica para aqueles que são muito inteligentes. No caso de pessoas com QI muito alto, a densidade demográfica baixa não aumenta a sensação de felicidade. Além disso, quanto mais elas precisam socializar com outras pessoas, a satisfação delas com a vida tende a ser menor. "O efeito da densidade populacional na satisfação com a vida era mais de duas vezes maior para os indivíduos de baixo QI do que para os indivíduos com QI mais alto. E indivíduos mais inteligentes eram, na verdade, menos satisfeitos com a vida se socializavam com seus amigos com mais frequência", escreveram os autores.

Os autores acreditam que os indivíduos considerados gênios possuem cérebros mais evoluídos, o que os tornaria mais adaptados aos desafios da vida moderna. O problema é que essas pessoas estão sujeitas a viver em constante conflito entre aspirar objetivos maiores e estar vinculado às raízes do passado evolutivo.

Fonte: Veja

Curta nossa página no Facebook

AddThis