Toxina produzida por vespa brasileira mata células de câncer

O veneno de uma vespa brasileira, Polybia paulista, contém uma poderosa toxina que mata células de câncer, sem danificar células saudáveis. Agora, um grupo de cientistas da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da Universidade de Leeds, na Inglaterra, descobriu exatamente como a toxina, chamada MP1, consegue abrir buracos exclusivamente nas células cancerosas, destruindo-as.

O estudo, publicado nesta terça-feira, 1, na revista científica Biophysical Journal, poderá inspirar a criação de uma classe inédita de drogas contra o câncer, segundo os cientistas. De acordo com um dos autores do estudo, Paul Beales, da universidade inglesa, a toxina MP1 não afeta as células normais, mas interage com lipídios - moléculas de gordura - que estão distribuídos de forma anômala apenas na superfície das células de câncer. Ao entrar em contato com a membrana dessas células, a toxina abre buracos por onde escapam moléculas essenciais para seu funcionamento.

"Terapias contra o câncer que atacam a composição de lipídios da membrana da célula seriam uma classe inteiramente nova de drogas antitumorais. Isso poderia ser útil para o desenvolvimento de novas terapias combinadas, nas quais múltiplas drogas são utilizadas para tratar um câncer atacando diferentes partes de suas células simultaneamente", disse Beales.

De acordo com outro dos autores, João Ruggiero Neto, do Departamento de Física da Unesp em São José do Rio Preto, a Polybia paulista foi descoberta e descrita pelo professor Mário Palma, da Unesp de Rio Claro. Os cientistas já haviam estudado a toxina MP1 e sabiam que ela agia contra micróbios causadores de doenças destruindo a membrana das células bacterianas. Mais tarde, os estudos revelaram que a toxina é promissora para proteger humanos de câncer e tem capacidade para inibir o crescimento de células de tumores de próstata e de bexiga, além de células de leucemias resistentes a várias drogas.

Até agora, no entanto, não se sabia como a MP1 é capaz de destruir seletivamente as células tumorais, sem danificar as células saudáveis. "Desde que descrevemos a toxina do veneno dessa vespa, em 2009, sabíamos que ela contém peptídeos com uma forte propriedade antibacteriana, funcionando como um antibiótico potente.

Mais tarde, pesquisadores coreanos e chineses começaram a fazer trabalhos com esses peptídeos sobre células de câncer e nós fomos estudar sua ação em linfócitos com leucemia", disse Neto ao jornal O Estado de S. Paulo.

Mecanismo
O grupo da Unesp confirmou então que as toxinas eram extremamente seletivas, reconhecendo apenas os linfócitos leucêmicos, e não os sadios. Eles começaram suspeitar que a explicação para essa seletividade tinha relação com as propriedades únicas das membranas de células de câncer. "Fomos investigar o mecanismo", afirmou Neto. Segundo ele, em membranas de células saudáveis, os fosfolipídios chamados PS e PE se situam na membrana interna, voltados para o lado de dentro da célula. Mas, nas células de câncer, os PS e PE ficam incorporados na membrana externa, voltados para o ambiente em volta da célula. Os cientistas testaram sua teoria criando membranas-modelo contendo PE e PS e as expondo à MP1. Eles utilizaram uma ampla gama de técnicas biofísicas e de imageamento para caracterizar os efeitos destrutivos da MP1 sobre as membranas.

O resultado foi impactante: a presença de PS aumentava de 7 a 8 vezes a quantidade de MP1 que se ligava à membrana. A presença de PE, por outro lado, aumentava a capacidade da MP1 de danificar rapidamente a membrana, aumentando o tamanho dos buracos de 20 a 30 vezes. "Formados em poucos segundos, esses poros são grande o suficiente para permitir o vazamento de moléculas críticas para a célula, como RNA e proteínas. O aprimoramento dramático da permeabilização induzida pela toxina na presença do PE e as dimensões dos poros nessas membranas foram surpreendentes", disse Neto.

Potencial
Em estudos futuros, os cientistas planejam alterar a sequência de aminoácidos da MP1 para examinar como a estrutura da toxina se relaciona à sua função, a fim de aprimorar sua seletividade e sua potência para propósitos clínicos. Segundo Beale, entender o mecanismo de ação dessa toxina vai ajudar estudos translacioais - isso é, pesquisa científica aplicada clinicamente - para avaliar no futuro o seu potencial para o uso na medicina. "Como ficou demonstrado em laboratório que a toxina é seletiva para células de câncer e não é tóxica para células normais, ela tem potencial para ser segura. Mas mais trabalho será necessário para provar isso", afirmou Beale.

Fonte: Mega Curioso

Curta nossa página no Facebook




Eisblume - Für immer



Juazeiro do Norte (CE): Centec abre inscrições para cursos na área da Indústria

A Faculdade de Tecnologia Centec (Fatec) Cariri está com inscrições abertas até o dia 15 de setembro para dois cursos que promovem a formação de profissionais no setor da indústria: técnico em Eletrotécnica e especialização em Automação Industrial.

O profissional formado em eletrotécnica instala, opera e mantém elementos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, participa na elaboração de projetos de instalações elétricas e aplica medidas para o uso eficiente da energia elétrica e de fontes alternativas, dentre outras atividades.

O processo seletivo acontecerá dia 26 de setembro, por meio de entrevista, e as aulas estão previstas para iniciar no dia 2 de outubro.  Para participar, é necessário entregar os seguintes documentos: cópia do RG e CPF, uma foto 3x4 e certificado de conclusão do Ensino Médio ou declaração.

As aulas acontecerão às sextas-feiras (de 18h30 às 21h45), aos sábados (de 14 às 18h) e aos domingos (de 8 às 10h). A taxa de inscrição é de 50 reais e a mensalidade será de 260 reais, durante 19 meses. O curso possui carga horária de 1.500 horas e estão sendo oferecidas 40 vagas.

Especialização em Automação Industrial
O curso de especialização em Automação Industrial é direcionado a profissionais que atuem ou desejem atuar no setor. Para se inscrever, basta entregar os seguintes documentos: currículo profissional, diploma de graduação ou declaração de concludente, histórico escolar, cópia do CPF e do RG e uma foto 3x4.

Segundo o diretor da Fatec Cariri, Emerson Lacerda, a especialização oferece conhecimentos que vão da eletrônica básica à robótica e microeletrônica. “Esse setor é tendência mundial de crescimento, pois para aumentar a produtividade das empresas é necessária a implantação de máquinas automatizadas, e esse conhecimento é o que as grandes empresas buscam num profissional da área”, afirma.

Dentre as disciplinas, que serão ministradas por especialistas, mestres e doutores de diversas áreas da Engenharia, estão: Ferramentas Matemáticas para Automação, Sistemas Digitais, Robótica, Sistemas Microprocessados, Gestão Energética e Simulação de Sistemas Dinâmicos, dentre outras.

O curso possui carga horária de 450 horas e as aulas acontecerão às sextas-feiras (de 18 às 22h), aos sábados (de 8 às 12h e de 14 às 18h) e aos domingos (de 8 às 11h). A inscrição custa 50 reais e a matrícula e a mensalidades serão de 275 reais, em 18 meses. Ex-alunos e funcionários do Instituto Centec terão desconto de 10%.

Mais informações
Fatec Cariri – Faculdade de Tecnologia Centec
Endereço: Rua Amália Xavier de Oliveira, s/n, Triângulo, Juazeiro do Norte/CE (entrada pela Rua Prof. Franscimar Roque, próximo ao Hospital Regional)
Telefones: (88) 3566-4049/4048/4053

Assessoria Marketing e Comunicação do Instituto Centec

Curta nossa página no Facebook



9 sinais pra identificar a depressão

Como dá pra saber se alguém está depressivo? “Há sintomas que podem indicar os primeiros sinais. Mas só o diagnóstico de um profissional pode confirmar”, afirma a professora do curso de Psicologia da Universidade Cruzeiro do Sul, Maria Aparecida Conti, que lista os principais indícios:

1. Tristeza 
Todos temos o direito de ficarmos tristes e desmotivados. Quando o quadro é de depressão, a tristeza provoca mudança comportamental e há um sofrimento significativo sem causa aparente.

2. Ausência de motivação 
Falta de interesse e de energia para as atividades diárias.

3. Distorção da realidade
O dia a dia fica sem sentido.

4. Alteração no apetite
Comer demais ou não sentir fome.

5. Alteração do sono
Algumas pessoas sentem muita insônia.

6. Dores 
As articulares, lombares e enxaqueca são comuns.

7. Paralisia da vontade
Falta de desejo e de força até para levantar da cama.

8. Baixa autoestima
Sentir-se incapaz de realizar qualquer atividade, não acreditar em si próprio.

9. Desgaste dos prazeres diários 
Desinteresse pelos momentos de satisfação do dia a dia.

Fonte: Sou Mais Eu

Curta nossa página no Facebook



Apreensão de armas de fogo cresce 20,8 % em agosto no Ceará

O contínuo aumento no número de apreensões de armas de fogo no Ceará é um dos resultados que vêm sendo obtidos pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), com uma maior integração entre as Polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros, diretriz do Programa Em Defesa Vida. No mês de agosto, o aumento de apreensão de arma de fogos foi de 20,8%. Foram apreendidas 575 armas este mês, contra 476 armas apreendidas no mesmo período do ano passado.

 O balanço de apreensões de armas de fogo nos oito primeiros meses deste ano contabilizou 4.364 armas apreendidas no Estado, um aumento de 6,9% em relação ao mesmo período de 2014, quando foram apreendidas 4.081 armas. O mês com maior registro de apreensões em 2015 foi março, com 605 armas coletadas; seguido pelo mês de agosto, com 575 apreensões.

Entre as armas apreendidas este ano, o revólver é o mais recolhido. Foram 2.635 revólveres retirados de circulação, seguidos pela apreensão de 1.018 espingardas e 574 pistolas, o que representa 60,38%, 23,32% e 13,15%, respectivamente, do total de armas apreendidas esse ano.

Um dado que chama atenção é a quantidade de armas de maior potencial destrutivo - como fuzis, metralhadoras, escopetas e submetralhadoras, que foram apreendidas em 2015. Vinte e uma (26) armas foram apreendidas este ano, contra duas apreendidas no mesmo período de 2014, um aumento de 1.200%.

Para o Secretário Adjunto da SSPDS, coronel Lauro Prado, esses números devem-se a integração das forças de segurança. “Os números são reflexo do árduo trabalho desenvolvido pelos órgãos de segurança, sendo consequência de diversas ações realizadas com o objetivo de tirar de circulação o máximo de armas em situação irregular. Os policias que estão nas ruas e nas delegacias estão sempre trabalhando para apreender armas e diminuir o número de homicídios e o tráfico de drogas no nosso Estado”, ressaltou.  

A apreensão de armas no Estado também apontou alta no número de armas recolhidas no Ceará em 2014, comparado a 2013. No ano passado, foram 6.224 armas apreendidas em todas as 18 Áreas Integradas de Segurança (AISs), ante 6.124 em 2013.

Em Defesa da Vida
A retirada de armas de circulação colabora com a diminuição no número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que englobam homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte, que vêm apresentando queda desde fevereiro último.

As reduções apresentadas nos CVLIs refletem o resultado das ações desenvolvidas pelo Programa Em Defesa da Vida, desempenhadas pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio da Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC), Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e Perícia Forense do Ceará (Pefoce). A integração entre as forças de segurança, o trabalho das polícias focado nas áreas, horários e dias que apresentam maiores taxas de crimes e os levantamentos realizados pelas áreas de inteligência, entre outras iniciativas, refletem as quedas dos índices criminais e o aumento de apreensões de armas e fogo e drogas.

Assessoria de Comunicação da SSPDS

Curta nossa página no Facebook



Tragédia anunciada: jovem morre ao tentar tirar foto em penhasco

Uma aluna de intercâmbio australiana de 24 anos morreu ao cair de um ponto turístico a 700 metros de altura na Noruega. Kristi Kafcaloudis tentava fazer uma foto e perdeu o equilíbrio na Trolltunga (ou Língua do Troll), que exibe uma rocha que se projeta para fora da montanha, acima do lago Ringedalsvatnet.

Kristi começou a estudar em uma universidade na Noruega no mês passado. O acidente aconteceu no último sábado, quando ela e outros dois amigos fizeram a trilha até a pedra. Após a queda, os amigos tentaram contatar serviços de emergência, mas tiveram problemas de sinal de celular. O corpo foi recuperado apenas no domingo, e equipes de resgate levaram horas para localizá-lo.

Um guia turístico de uma empresa local disse à imprensa que uma tragédia no local já era esperada. "É uma bela 'nova' atração divulgada pelas redes sociais", afirmou Thomas Ruud, da Trolltunga Adventures. "O local é um dos preferidos de viajantes do mundo todo e muitas pessoas sem experiência tentam fazer a caminhada com forma física e vestimentas não recomendáveis", disse o guia.

Ruud afirma que, nos últimos anos, muitos resgates foram feitos na região. "Vimos de tudo. Desde ossos quebrados, pessoas que não conseguiram deixar o local por causa do cansaço e da escuridão. Mas essa é a primeira morte", afirmou. "Nos últimos anos, as pessoas começaram a levar tendas para dormir na pedra e ver o nascer do sol, e muitos bebem ali".

Fonte: UOL

Curta nossa página no Facebook



Crato (CE): Hospitais voltam a atender a população

Após três dias atendendo apenas casos de emergência, os hospitais São Francisco e São Raimundo, neste Município do Cariri cearense, voltaram a atender pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A suspensão havia sido decretada pela direção das unidades de saúde em decorrência do atraso no repasse dos recursos por parte da Secretaria de Finanças do Município.

O secretário de Saúde, Lucimilton Macêdo, afirmou que a Prefeitura quitou os débitos na manhã de ontem (11) e no mesmo dia os equipamentos normalizaram o atendimento. O titular da pasta esclareceu ainda que o atraso ocorreu em virtude da ausência do secretário de Finanças do município, Édio Oliveira, afastado por 120 dias da função por determinação judicial. "Com a mudança, tivemos que realizar o recadastramento das contas, em um processo burocrático que durou cerca de 15 dias. Tão logo as contas foram normalizadas, o valor foi repassado aos hospitais", esclareceu Lucimilton.

O hospital São Francisco recebeu R$ 523 mil, sendo R$ 133 mil de recursos municipais. Já o valor repassado ao Hospital São Raimundo foi R$ 327 mil, dos quais R$ 57 mil oriundos dos cofres da Prefeitura. Quem precisou de atendimento médico nos dois hospitais durante os dias de paralisação voltou para casa sem atendimento. "Viajamos mais 80 Km. Perdi trabalho, tempo e dinheiro, é uma falta de respeito com o cidadão", criticou a auxiliar de limpeza, Maria do Carmo Oliveira Custódio, 43.

ANDRÉ COSTA
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Microsoft vai liberar o Office 2016 ainda neste mês

A Microsoft confirmou que o pacote Office 2016 estará disponível a partir de 22 de setembro.

Por meio de um texto em seu blog oficial, a empresa afirma que melhorou a experiência de upgrade e instalação, mas não deu detalhes mais concretos do que vem por aí.

No caso de usuários do Office 365 ProPlus, a Microsoft diz que haverá uma novo sistema para atualizar recursos e segurança, chamada de Current Branch.

Esse sistema vai entregar três atualizações de aplicativos e recursos por ano, ao mesmo tempo em que oferece updgrades mensais de segurança.

O novo Office também acrescenta mais competências de TI, a fim de ajudar o controle de tráfego de rede durante a implantação de atualizações, além de novos relatórios sobre ativação e uso do Office.

O novo pacote da empresa traz também suporte de prevenção de perda de dados e outros recursos de controle de missões críticas, diz a Microsoft.

O texto afirma ainda que haverá mais informações após o dia 22 e também oferece o Office 2016 Preview, disponível para quem quiser testar a novidade antes do lançamento.

Fonte: Exame.com

Curta nossa página no Facebook



Crato (CE): Novos produtores rurais ofertarão produtos para o PAA no município

O Governo do Crato, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Recursos Hídricos, realizou encontro na manhã da quinta-feira, 10, na AABB, com os novos produtores rurais que irão ofertar produtos para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

De acordo com a Coordenadora do PAA no Crato, Jéssica Tayane, o município possui 53 produtores cadastrados, onde estes compram alimentos da agricultura familiar e doam às entidades sócio assistenciais, como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Casa de Apoio e o projeto AABB Comunidade, e outros.

Entre os produtos ofertados, estão alface, banana, mamão, produtos processados, como biscoitos caseiros, bolos, doces e tomate. O PAA é um programa que conta com a participação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado (SDA) e Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Agricultura.

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook



No Estado, 238,8 mil meninas de 9 a 11 anos devem tomar a vacina contra HPV

No Ceará, 238,8 mil meninas de 9 a 11 anos devem receber a segunda dose da vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), em campanha nacional realizada pelo Ministério da Saúde (MS). Neste ano, 140,8 mil adolescentes de 9 a 11 anos tomaram a primeira dose da vacina contra HPV no Estado, até o mês de agosto. O quantitativo representa 59% do público-alvo. É preciso procurar postos de saúde da rede pública para receber a vacina.

No ano passado, quando a vacina foi disponibilizada no Sistema Único de Saúde (SUS), 110,1% do público estimado foi vacinado com a primeira dose, alcançando 267,4 mil meninas de 11 a 13 anos. Entretanto, só 168,8 mil destas meninas procuraram uma unidade de saúde para tomar a segunda dose, o que representa 69% do público. A vacina previne contra o câncer de colo de útero, o terceiro tipo que mais mata mulheres no Brasil.

O MS está promovendo mobilização nacional para a vacinação da segunda dose da vacina contra o HPV para meninas de 9 a 11 anos. As adolescentes desta faixa etária tomaram a primeira dose da vacina há seis meses, portanto devem retornar a um posto para receber a segunda dose.

A vacina protege contra quatro subtipos de HPV, sendo dois responsáveis por 70% dos casos de câncer do colo do útero, que é a terceira causa de morte de mulheres no Brasil.

Durante entrevista coletiva para anunciar o início da vacinação da segunda dose, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, ressaltou a importância da vacina na prevenção contra o câncer do colo do útero. "Apesar do grande sucesso obtido na cobertura vacinal em 2014, neste ano os números ficaram abaixo do esperado. Por isso, o Ministério da Saúde convoca os pais, responsáveis, gestores locais, professores e toda a sociedade para divulgar a informação de que a vacina é segura e eficaz", afirmou Chioro.

Segundo ele, além de todas as medidas tradicionais de prevenção do câncer de colo do útero - que não devem ser deixadas de lado – com a vacina, "o Brasil tem a possibilidade de escrever uma nova história na geração futura das mulheres livres do câncer do colo do útero".

O ministro destacou a experiência internacional, citando países que implantaram a vacina há, pelo menos quatro anos, com resultados impactantes. "Em países com cobertura vacinal acima de 50% - entre eles Reino Unido e Nova Zelândia - houve 68% de redução nos casos de HPV dos subtipos 16 e 18, que são responsáveis pelo câncer do colo do útero. Já na Austrália, que implantou a vacina em 2007, os casos de verrugas genitais reduziram de 18,4% para 1,1% nas mulheres de até 21 anos. Esses são exemplos de que a vacina é segura e pode mudar a saúde das próximas gerações de mulheres", observou Chioro.

A presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, Isabella Ballalai, que também participou da entrevista coletiva, reforçou a importância da imunização. "Vacinar as meninas de nove anos não vai apresentar resultado imediato, mas será muito importante daqui a 20 ou 30 anos", ressaltou.

Isabela explicou que eventos adversos são comuns em qualquer vacina e não devem ser um impeditivo para a proteção das meninas. "Ela é totalmente segura e está licenciada no mundo desde 2006", afirmou.

Campanhas recentes
No Brasil, até agosto, 2,5 milhões de meninas da faixa etária foram vacinadas contra a doença. Isso representa 50,9% do público-alvo, formado por 4,9 milhões de adolescentes. No ano passado, quando a vacina foi disponibilizada no SUS, 101,8% do público estimado foi vacinado com a primeira dose, alcançando 5 milhões de meninas de 11 a 13 anos.

Entretanto, só 3 milhões procuraram uma unidade de saúde para tomar a segunda dose, o que representa 60%, sendo que a meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% do público–alvo.

A vacina contra HPV está disponível nas 36 mil salas de vacinação espalhadas pelo país. O Ministério da Saúde recomenda aos estados e municípios que façam parcerias com as escolas públicas e privadas para realizar a vacinação no ambiente escolar. Experiências de vacinação nas escolas realizada em outros países, como Austrália e Escócia, mostram a importância dessa estratégia para garantir altas coberturas vacinais.

Esquema Vacinal
A vacina contra HPV é indicada em três doses para adolescentes de 9 a 13 anos. Após a primeira dose, a menina deve receber a segunda seis meses depois, e a terceira, de reforço, cinco anos após a primeira dose. Além do documento de identificação, o Ministério da Saúde recomenda que seja apresentado o cartão de vacinação.

Todas as meninas de 11 a 13 anos que só tomaram a primeira dose no ano passado também devem procurar um posto de saúde para tomar a segunda. Isso também vale para as meninas que tomaram a primeira dose aos 13 anos e já completaram 14 e para aquelas que já tenham passado de um ano da primeira dose. Afinal, a proteção só é garantida com a aplicação das duas doses.

Neste ano, o MS incluiu no grupo alvo da vacinação as mulheres de 9 a 26 anos que vivem com HIV. Mais suscetível a complicações decorrentes do HPV, esse público tem probabilidade cinco vezes maior de desenvolver câncer no colo do útero do que a população em geral. Com a medida, 33,5 mil mulheres serão beneficiadas pela vacinação. Para este grupo, o esquema vacinal também conta com três doses, mas com intervalos diferentes.

A segunda e a terceira doses serão aplicadas dois e seis meses após a primeira. Nesse caso, elas precisarão apresentar a prescrição médica.

Fonte: O Povo (Com informações da Agência Saúde)

Curta nossa página no Facebook



Abaixo-assinado contra Dilma na internet é suscetível a fraudes

Os principais partidos de oposição e vários deputados dissidentes da base governista lançaram nesta quinta (10) o movimento parlamentar pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff.

A ação incluiu um abaixo-assinado na internet, suscetível a fraudes. A Folha constatou que é possível assinar a petição várias vezes usando os mesmos dados ou informações de terceiros. Foram feitas ainda verificações com nomes fictícios.

Todas as tentativas levaram a uma página de compartilhamento, que agradece a adesão e registra o número de assinaturas obtidas.

Questionado, o DEM, responsável pela elaboração do site, disse não fazer o controle da petição online, registrada no domínio change.org.

Segundo um dos diretores da Change no Brasil, Pedro Prata, a plataforma tem um controle "bastante avançado" contra spam e não são contabilizadas assinaturas duplicadas ou associadas a e-mails falsos. "Identificamos quando são feitas muitas assinaturas do mesmo IP e também da mesma região em curto período de tempo."

O lançamento do movimento teve pesadas críticas ao governo e ao PT. Portando réplicas do "Pixuleco" –o boneco do ex-presidente Lula vestido de presidiário–, os congressistas afirmaram que o ato marca o início do processo de afastamento de Dilma e do PT do governo.

Cerca de 50 deputados participaram do ato na Câmara, mas não foi apresentado o pedido de impeachment.

Os oposicionistas querem usar o pedido de Hélio Bicudo, um dos fundadores do PT, para apresentar, em cerca de 15 dias, uma nova versão reforçada por juristas.

Além de PSDB e DEM, integram o movimento Solidariedade e PPS. PSB e PSOL não aderiram.

Fonte: Folha.com

Curta nossa página no Facebook



13 temperos saudáveis que substituem o sal no preparo de alimentos

Retenção de líquido, pressão alta e osteoporose são uns dos problemas que o excesso de sal no organismo pode causar à saúde. O sódio está presente em muitos alimentos e nos seus preparos, e mesmo sendo importante para o bom funcionamento do organismo, o seu consumo deve ser controlado, pois o exagero pode tornar esse ingrediente um vilão do corpo.

Consumo de sal recomendado por dia 
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda consumir 5 g de sal por dia, pois o seu excesso pode causar diversos problemas de saúde, como hipertensão, inchaço, cálculo renal e arritmia cardíaca. Apesar de ser difícil tirá-lo totalmente do cardápio, é importante moderar o seu consumo e trocá-lo por ingredientes naturais, que não prejudicam a saúde e podem trazer vários benefícios.

Temperos que substituem o sal 

Gengibre: tem ação digestiva, diurética e antisséptica. E além de ser usado no preparo de chás, ele pode temperar caldos, sopas e cozidos, sendo descartado no final do cozimento.

Alecrim: tem ação antioxidante e anti-inflamatória e um ramo pode ser usado no preparo de molhos, ensopados e carnes.

Alho: além de deixar os pratos mais saborosos, o alho reduz a taxa de colesterol e triglicerídeo no sangue e elimina toxinas do organismo. Pode ser usado para preparar feijão, arroz, carnes e molhos.

Coentro: ele melhora a digestão, fortalece os ossos e pode ser acrescentado na finalização dos pratos para temperar.

Cominho: ½ colher (chá) pode ser usado para realçar o sabor do feijão, batata e outros vegetais. O cominho auxilia na digestão e previne anemia.

Cebola: melhora a circulação sanguínea, previne o envelhecimento das artérias e pode ser usada no preparo de vários alimentos, realçando os seus sabores.

Hortelã: tem ação analgésica e antioxidante, ajuda na digestão e pode ser usado para temperar feijão, batata e carne de cordeiro.

Limão: excelente tempero para saladas e peixes, o limão auxilia a digestão e regula a absorção de açúcares.

Louro: pode ser usado para preparar feijão, carnes e ensopados. Promove a boa digestão e tem ação anti-inflamatória.

Manjericão: melhora o fluxo sanguíneo, previne a hipertensão arterial e possui ação antioxidante. É um bom tempero para molhos, sopas e carnes.

Orégano: colocar uma pitada de orégano na salada, em massas e carnes ajuda a deixar o sabor mais gostoso. Ele tem ação anti-inflamatória, auxilia na digestão e é fonte de antioxidantes.

Pimenta: ajuda na redução do colesterol, melhora o sistema imunológico e auxilia na digestão. Poderoso termogênico, a pimenta pode ser usada como tempero para carnes e molhos.

Salsinha: tem ação digestiva e é rica em antioxidantes. Vai bem no preparo de legumes, assados, sopas, massas e carnes.

Fonte: iTodas

Curta nossa página no Facebook



Crato (CE): Projeto ‘Sorriso em Ação’ inicia entrega de Certificado Odontológico as escolas participantes do projeto

A Coordenação de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde do Crato realizou o lançamento do Certificado Odontológico. Essa certificação será concedida a todas as escolas participantes do Projeto Sorriso em Ação. A primeira instituição de ensino a receber foi o Colégio Pequeno Príncipe. Na ocasião, os profissionais do projeto disponibilizaram informações em sala de aula, organizaram roda de conversa com crianças com ensinamentos sobre higiene bucal e levaram as crianças para realizarem a limpeza dos dentes no “escovódromo”. O evento foi realizado nesta quinta-feira.

Segundo a Coordenadora de Saúde Bucal e idealizadora do projeto Sorriso em Ação, Sáskia Barreto, o Certificado Odontológico assegura que a escola teve participação exitosa nas atividades desenvolvidas pelo projeto Sorriso em Ação. “Todas as escolas que participaram do projeto irão receber seus certificados, é mais uma forma de parabenizar a adesão das escolas nessa campanha para a promoção da saúde bucal das crianças e adolescentes cratenses”, esclarece.

O Sorriso em Ação tem como finalidade prevenir problemas de saúde bucal, promovendo a saúde atendendo crianças e adolescentes do Crato, estabelecendo através de ações práticas educativas hábitos e atitudes saudáveis, o que significa que haverá uma diminuição considerável do número de desdentados na cidade. O projeto opera utilizando a escola e espaços públicos como locais para o desenvolvimento das atividades. Dessa forma as técnicas de higiene são facilmente absorvidas pelas crianças, já que são utilizados ambientes agradáveis, associadas a brincadeiras.

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook



Governo reafirma compromisso com continuidade do Minha Casa Minha Vida

O governo reafirmou seu compromisso com a continuidade do Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), apesar das dificuldades econômicas que o País enfrenta, afirmou o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, em entrevista. Nesta quinta-feira (10), a presidenta Dilma Rousseff apresentou as novas condições do programa para movimentos sociais e empresários da construção civil durante reuniões no Palácio do Planalto.

Segundo o ministro, a apresentação de novidades dessa terceira fase assegura a conclusão das primeiras 4 milhões de unidades do programa, além da contratação de mais 3 milhões de moradias em todo o País.

“A apresentação dessa fase 3 mostra que o governo cumpre o seu compromisso de avançar no Programa Minha Casa Minha Vida. Um programa que, indiscutivelmente, é o maior programa habitacional da história desse País, que já contratou mais de 4 milhões de unidades, já entregou aproximadamente 2,5 milhões de unidades e está construindo 1,6 milhão de unidades, beneficiando quase 16 milhões de pessoas”, enfatizou o ministro em entrevista ao Blog do Planalto.

Kassab destacou também a criação de uma faixa intermediária do MCMV como um dos grandes avanços dessa terceira fase – a faixa 1,5 – para beneficiar famílias com renda entre R$ 1.800 e R$ 2.350. Segundo o ministro, a medida vai permitir a ampliação do número de famílias beneficiadas pelo programa.

“A Faixa 1,5 é uma das maiores novidades da fase 3 do programa até porque ela vai beneficiar um número muito grande de famílias que não estavam conseguindo se enquadrar na Faixa 1, mas não tinham condições de se apresentar para pagar as prestações da Faixa 2. Agora elas vão poder ser atendidas”, disse.

Além disso, Kassab declarou que o governo trabalha com a previsão de encaminhar em até 30 dias para o Congresso Nacional as condições para a terceira fase do programa. Segundo ele, só após a aprovação do Orçamento de 2016 pelo Congresso é que as novas metas e prazos do Minha Casa Minha Vida poderão ser definidos.

A presidenta da Confederação Nacional das Associações de Moradores, Bartíria Lima da Costa, que participou da reunião com a presidenta Dilma, avaliou que as mudanças permitirão que mais famílias sejam beneficiadas.

“Hoje tivemos a oportunidade de conversar sobre as nossas propostas. Inclusive, ela ainda ajudou muito gente pra que fossem agregadas para o MCMV3. A gente sempre pediu que existisse uma Faixa 1,5 para equilibrar a renda e fazer com que as pessoas que ganhassem mais, principalmente nas grandes metrópoles, como São Paulo, Rio de Janeiro. Lá, você encontra famílias que não podem estar na Faixa 1, mas podem estar nessa Faixa 1,5.”

Novas regras
Em entrevista à imprensa, o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, destacou a importância que o programa MCMV possui para o governo da presidenta Dilma, já que, além de reduzir o déficit habitacional do País, promove aumento de investimentos e da geração de empregos.

E ponderou que o governo procurou aliar a garantia da manutenção do programa com a atual realidade econômica do País.

“Esse é um programa prioritário para o governo e, por isso, nós adequamos as suas condições tanto à evolução da demanda da sociedade por habitação, à evolução da renda, quanto também a esse novo cenário fiscal que o Brasil enfrenta. Mas garantindo sempre que as adequações sejam compatíveis com a realidade da população”, disse.

Balanço
No seu sexto ano de existência, com as duas primeiras fases, o MCMV foi viabilizado com a contratação de mais de 4 milhões de unidades habitacionais em 5.329 cidades (95% dos municípios brasileiros). O investimento total no programa ultrapassa R$ 270 bilhões.

O programa passou por vários aprimoramentos para dar mais conforto às famílias. As mudanças resultaram na melhoria da acessibilidade das unidades, ampliação da área construída, colocação de piso de cerâmica em todos os cômodos e aquecimento solar em algumas moradias térreas. Também foram destinadas unidades de cada empreendimento a idosos e pessoas com necessidades especiais, ao agricultor familiar, trabalhador rural, assentados da reforma agrária, quilombolas, indígenas e pescadores.

Fonte: Blog do Planalto

Curta nossa página no Facebook



Mesmo com queda de "popularidade", ainda vale a pena comprar PCs?

As vendas dos computadores de mesa despencam a cada dia. Com smartphones e tablets ganhando mais funções e notebooks e ultrabooks permitindo o fácil transporte, os tradicionais PCs perderam espaço --mas ainda podem valer a pena para determinados tipos de pessoas.

Além de usuários corporativos, desktops ainda podem ser úteis a famílias que buscam uma máquina para uso comum, com pequeno custo de manutenção e preços levemente menores do que os dos portáteis, quando ambos têm requisitos de hardware semelhantes.

De acordo com a consultora independente de hardware Simone Guerreiro, o desktop é uma solução válida para quem deseja uma boa relação custo-benefício. "Pessoas que não precisam ou já tem dispositivos móveis podem adotar PCs de mesa como instrumento de trabalho", completa Raquel Martins Braga, gerente de marketing para consumidor final da Dell Brasil.

"Ao levar em consideração a mesma faixa de preço, PCs de mesa oferecem tecnologia de processamento igual ou superior a notebooks e tablets", diz Raquel. "O que encarece um desktop é o tamanho do monitor que pode acompanhá-lo", aponta Samuel Rodeghiri, diretor de produtos da Positivo. Se um usuário já tiver a tela, a máquina sai mais em conta do que um notebook do mesmo porte.

Além do desempenho, os desktops garantem manutenção fácil, graças à sua natureza modular. Simone destaca que mão de obra e peças são, em geral, mais baratas do que as de notebooks, por exemplo. "Quando o assunto é rapidez na resolução de problemas, PCs de mesa também oferecem vantagem. Enquanto a manutenção pode ser feita em algumas horas, portáteis precisam de dias para serem consertados", explica a especialista.

De acordo com os entrevistados pelo UOL Tecnologia, PCs tendem a durar mais do que os eletrônicos de pequeno porte – já que não tem apelo de mobilidade. "Máquinas de mesa são menos suscetíveis a quedas e acidentes de transporte", diz Raquel.

Valores
Ao separar, por exemplo, R$ 1.500 para comprar um computador de uma marca conhecida, percebe-se a diferença de hardware entre um PC de mesa e um notebook.

Com o valor, ao optar pelo desktop, o usuário conseguirá uma máquina com processador de 3.4 GHz, 4 GB de RAM e 096 MB 1 TB de armazenamento (sem monitor). Se desejar um notebook de 14 polegadas, terá nas mãos uma máquina com processamento de 1.7 GHz, 4 GB de RAM e 500 GB para guardar seus documentos.

Fonte: UOL

Curta nossa página no Facebook



Crato (CE): Posto de Saúde Cemic no Seminário realiza prevenção de câncer do colo do útero

A Secretaria de Saúde do Crato, através da Coordenação da Estratégia de Saúde da Família - PSF informa que no próximo dia 15, a unidade de saúde Maria Menino de Sousa Cemic no bairro Seminário estará realizando Exames de Prevenção do Câncer do Colo do Útero no período da noite, a partir das 18h30min. O Cemic fica localizado na Travessa Santana do Cariri s/n. Ontem foram realizadas ações no local.

De acordo com a Coordenadora do PSF Crato, Kênia Figueiredo, esses atendimentos noturnos acontecerão em várias outras unidades. “O nosso intuito é atender a mulher que não tem um tempo disponível durante o dia para cuidar de sua saúde. Em breve divulgaremos um cronograma com as datas de atendimentos de diversos outros postos. Nosso objetivo é facilitar a realização de prevenções para as mulheres do nosso município”, explica.

É importante não esquecer de levar os documentos: RG e Cartão SUS. Lembrando o exame de prevenção ao câncer de colo do útero é rápido, de graça e de extrema importância. Todas as mulheres, com vida sexual ativa, devem se submeter ao exame preventivo periódico. A descoberta da doença no início aumenta de forma muito significativa as chances de cura.

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook



Aprovados no concurso da Polícia Civil do CE são convocados

Os aprovados no último concurso da Polícia Civil são convocados para provimento de vagas de escrivão, inspetor e delegado, todos da 1ª classe. A convocação foi publicada no Diário Oficial do Estado da quarta-feira (9).

Os relacionados deverão realizar a matrícula no Curso de Formação e Treinamento Profissional, que será realizada em duas etapas. A primeira fase é virtual, os candidatos devem preencher total e corretamente a ficha de inscrição disponível neste link, no período compreendido entre as 8 horas do dia 14 de setembro de 2015 às 17 horas de 16 de setembro de 2015.

Na segunda fase da matrícula, que ocorrerá nos dias 21, 22 e 23 de setembro de 2015, o candidato deverá comparecer pessoalmente na sede da AESP e apresentar o comprovante impresso da matrícula online, juntamente com os documentos listados no Edital e a Ficha de Informações Confidenciais (FIC), preenchida de próprio punho.

O candidato que não efetuar a matrícula no Curso de Formação e Treinamento Profissional no período descrito no edital, será considerado eliminado e excluído do concurso. O resultado da matrícula está previsto para 25 de setembro, no site da Fundação VUNESP.

O concurso para ingresso na Polícia Civil do Estado Ceará foi lançado em setembro de 2014, tendo sua primeira fase (Prova Objetiva) realizada no dia 18 de janeiro de 2015. Na segunda fase do certame os aprovados participarão do Curso de Formação na sede da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) e serão submetidos a avaliação psicológica. Os candidatos aos cargos de Delegado e Inspetor ainda passarão por exames de capacidade física, já os candidatos a Escrivão serão submetidos à Prova Prática de Digitação. Ao todo, são 763 vagas, sendo 168 delas para o cargo de delegado, 336 para escrivão e 259 para inspetor da PCCE. Os salários variam de R$ 2.946,19 a R$ 14.592,39, de acordo com o cargo.

Para fazer download da Ficha de informações confidenciais e visualizar os Editais na íntegra, clique nos links abaixo:

Confira o cronograma de atividades
Matrícula on-line: 14, 15 e 16 de setembro de 2015
Matrícula presencial: 21, 22 e 23 de setembro de 2015
Horário: 8h às 16h
Local: AESP (Avenida Presidente Costa e Silva, 1251 – Mondubim – Fortaleza/CE)

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Conheça 13 alimentos que parecem saudáveis, mas podem sabotar a dieta

Quando se fala em dieta é fácil imaginar um café da manhã com iogurte e granola, um lanche com blanquet de peito de peru e queijo branco, muito suco natural de frutas e comida japonesa no jantar para arrematar. Entretanto, alguns alimentos que a princípio parecem inofensivos podem se tornar verdadeiros vilões para quem quer emagrecer.

Veja 13 vilões da dieta

Granola
O consumidor deve ficar atento aos ingredientes que compõem a granola, pois muitas têm uma grande quantidade de açúcar, deixando alto o teor de carboidratos do alimento

Barrinha de cereal
Os produtos mais populares disponíveis nos supermercados têm baixa quantidade de fibra e alta presença de açúcar. A pessoa que está de dieta deve procurar por aquelas que tenham pelo menos 4g de fibra

Água com sabor
Atenção ao aromatizante artificial presente no produto industrializado! O teor de sódio da bebida também pode ser uma pegadinha para quem retém muito líquido. O ideal é beber águas aromatizadas em casa, com folhas de hortelã ou pedaços de abacaxi, por exemplo

Oleaginosas
Comer acima de 20g de oleaginosas pode comprometer a dieta, já que elas são ricas em gordura. Para se ter ideia, uma castanha do Pará pode ter caloria equivalente a uma fatia de pão integral, dependendo do tamanho. O alimento é uma ótima combinação com frutas, pois diminui a absorção da glicose

Açaí
A fruta tem alto teor de carboidrato e é bastante calórico. Os tradicionais acompanhamentos do prato, como granola, leite condensado e banana, são dispensáveis

Comida japonesa
O arroz da comida japonesa pode receber açúcar durante o preparo. O shoyu, molho de soja muito consumido com os alimentos, tem alto teor de sódio e ajuda na retenção de líquido. Além disso, o salmão é considerado um peixe gordo, isto é, com nível alto de gordura

Frutas
Fonte de frutose, que gera uma rápida absorção de glicose, as frutas também devem ser consumidas de forma moderada, pois podem gerar uma reserva de gordura. O horário de consumo também deve ser observado, dando prioridade para consumir antes de se fazer exercícios

Bolacha de água e sal
Quanto mais crocante o alimento, maior será sua fonte de gordura. O alimento não tem fibras, por isso os carboidratos são absorvidos rapidamente, semelhante ao pão branco

Iogurte
O alimento pode ser rico em gordura, por isso o consumidor deve ficar atento na hora de comprar. Dê preferência aos desnatados, com teor baixo de gordura, sem aromatizantes e conservantes

Suco natural
Um copo de suco de laranja pode ter até 300 calorias. Isso porque se utiliza muitas frutas para conseguir fazer a bebida. O suco também tem rápida absorção porque não tem fibras. Dê preferência a sucos com baixo índice glicêmico, como o de melão

Queijo branco
Fonte de gordura, o queijo branco deve ser consumido com moderação. O indivíduo pode alternar o consumo com queijos mais magros, como a ricota e o cottage

Blanquet de peru
É um alimento embutido que contém nitrito e nitrato como conservantes principais. Essas substâncias são cancerígenas, fato comprovado por estudos científicos. O blanquet de peru e o presunto acabam tendo a mesma qualidade nutricional

Sopa pronta
Um caldo pode ter até 2.000 mg de sódio, por isso as sopas prontas não são indicadas para quem deseja emagrecer

Fontes consultadas: Elaine de Pádua - nutricionista mestre em Ciências da Saúde pela Unifesp, pós-graduada em Nutrição Funcional pela Universidade Cruzeiro do Sul e especialista em Adolescência para equipe multidisciplinar pela Unifesp

Roseli Ueno Ninomiya - nutricionista formada pela USP e especialista em equipe multidisciplinar na Adolescência pela Unifesp

Fonte: UOL

Curta nossa página no Facebook



Crato (CE): Secretaria da Cidade realiza nova etapa social do ‘Minha Casa Minha Vida’

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal da Cidade, informa que foi dado início à montagem dos dossiês dos grupos compatíveis às pessoas que fizeram o cadastro para receber uma unidade habitacional do programa Minha Casa Minha Vida.

No momento, a equipe da Secretaria da Cidade informa que está fazendo a conferência de todos os documentos e acompanhando as pendências existentes nos cadastros, para que seja feita a atualização destes. E a secretaria está também visitando essas pessoas, no caso, para verificar se aquelas residem no mesmo endereço e para solicitar a presença das pessoas no Centro Administrativo, para atualizar esse cadastro, e dar início à montagem dos dossiês.

De acordo com Luciana Vieira, Secretária Adjunta da Cidade, após a montagem desses dossiês, estes serão encaminhados para a Caixa Econômica, onde o banco irá verificar no sistema a situação de cada pessoa. Após essa análise da Caixa, esta manda a relação de volta, e a partir disso, a Prefeitura do Crato, através da Secretaria da Cidade, irá divulgar a lista dessas pessoas que serão contempladas com uma casa do Minha Casa Minha Vida.

Os critérios para ganhar uma unidade habitacional do Minha Casa Minha Vida são os seguintes:

Nacionais:
Famílias residentes em áreas de risco ou insalubres ou que tenham sido desabrigadas; Famílias com mulheres responsáveis pela unidade familiar; Famílias de que façam parte pessoas com deficiência;

Critérios municipais definidos pelo Conselho Municipal de Assistência Social:
Mais de uma família morando em uma mesma casa; Famílias que comprometem mais de 30% da renda com aluguel; Famílias com até 6 membros.

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook



Dilma sanciona lei que institui ensino médio em penitenciárias

Passa a vigorar nesta quinta-feira (10) lei sancionada pela presidenta Dilma Rousseff que institui o ensino médio nas penitenciárias.

A nova lei, N° 13.163, modifica a Lei de Execução Penal (7.210/1984) e prevê a implantação, em presídios, do ensino médio, regular ou supletivo, com formação geral ou educação profissional de nível médio, cumprindo assim o preceito constitucional de universalização.

Os sistemas de ensino oferecerão aos presos cursos supletivos de educação de jovens e adultos. Também está previsto que União, estados, municípios e o Distrito Federal incluam em seus programas de educação à distância e de utilização de novas tecnologias de ensino, o atendimento aos presos.

O censo penitenciário passará a apurar, também em cumprimento da mudança na legislação, o nível de escolaridade dos presos; a existência de cursos nos níveis fundamental e médio e o número de presos e presas atendidos. Além disso, verificará a implementação de cursos profissionais em nível de iniciação ou aperfeiçoamento técnico e o número de presos e presas atendidos; a existência de bibliotecas e as condições de seu acervo.

Fonte: Blog do Planalto

Curta nossa página no Facebook



Crato (CE): Reunião empossa novos conselheiros e define mesa diretora do CMAS

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) já tem oficialmente novos conselheiros, presidente e vice para o biênio 2015/2017. Representantes de Organizações Governamentais como as Secretarias Municipais do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS), Saúde, Educação, Agricultura, Esporte e Cultura, vão fazer parte do CMAS. Também foram definidos os representantes das Organizações Não-Governamentais, como profissionais da área, prestadores de assistência social, além de usuários dos serviços.

A representante dos profissionais da área, Sabrina Rodrigues de Lima, foi eleita por unanimidade Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social e Sônia Maria Nunes de Melo Tavares eleita vice-presidente.

Segue a lista dos novos conselheiros do CMAS:

ORGANIZAÇÕES GOVERNAMENTAIS (OGs)

SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Titular – Maria Geiza Rodrigues Feijó de Melo
Suplente- Ana Lúcia Gomes Silveira

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Titular - Sonia Maria Nunes de Melo Tavares
Suplente - Rogéria Araujo Soares

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Titular - Juliana Luciano Pinheiro
Suplente - Maria Margareth Leite Novaes

SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA
Titular - Jessica Tayane da Silva Lima
Suplente - Anélica Limaverde de Carvalho

SECRETARIA DE MUNICIPAL DE ESPORTE
Titular - Raimundo Fernandes da Silva
Suplente - Amaury Azevedo

SECRETARIA DE MUNICIPAL DE CULTURA
Titular – João Ulisses Filho (João do Crato)
Suplente - Richard Americus de Seabra (Ricky Seabra)

ORGANIZAÇÕES NÃO - GOVERNAMENTAIS (ONGs)

PROFISSIONAIS DA ÁREA
Titular – Sabrina Rodrigues de Lima
Suplente – Ana Ernestina Oliveira Barros

Titular – Wanderson Pereira Cavalcante
Suplente – Willyan Teles Rodrigues

PRESTADORES DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Titular – Poliana Alves do Nascimento - Sociedade de Apoio à Família Cratense - SOAFAMC
Suplente – Rosa Nilda de Almeida Oliveira - Sociedade de Apoio à Família Cratense - SOAFAMC

Titular – Camila Lopes Peixoto - Abrigo da Velhice Abandonada Jesus Maria José
Suplente – Maria Floremir Moreira - Abrigo da Velhice Abandonada Jesus Maria José

USUÁRIOS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL
Titular – Celi Barbosa Tavares
Suplente – Tereza de Jesus Pereira

Titular – José Rodrigues Castro
Suplente – Alzira Vieira Cruz

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook



Canon promete câmera de 120 megapixels e vídeo supernítido

A fabricante japonesa Canon anunciou nesta terça-feira que está construindo uma câmera SLR que pode capturar imagens de 120 megapixels — mais que o dobro do que é possível com a sua nova EOS 5DS, de 50 megapixels. E para os fãs de vídeo avisou que está trabalhando em uma câmera que pode capturar vídeo “8K” com cerca de 16 vezes o número de pixels que o vídeo convencional de hoje.

Segundo a “CNET”, não está claro quando os novos produtos chegarão ao mercado, mas eles são produtos reais, ao contrário do anúncio de segunda-feira de um sensor de imagem de 250 megapixels pela mesma empresa, para o qual a Canon está apenas avaliando possíveis usos.

Em princípio, mais pixels em fotos e vídeos significam mais detalhes e imagens mais ricas e realistas. Na prática, porém, a imagem latente de resolução superalta pode ser limitada por quão agudamente os olhos humanos podem perceber detalhes e por quão bom pode ser o desempenho das lentes da câmera.

Para os fotógrafos, uma câmera de 120 megapixels é boa para tarefas como reprodução de arte, fotografia de produtos que exigem detalhes e fotos de paisagens que são impressas como grandes cartazes. Para vídeo, resolução de 8K é um exagero para TV comum, mas não necessariamente para os cineastas que estão fazendo a transição a partir de filme convencional: mais pixels podem beneficiar sistemas de projeção em tela grande.

E com pixels abundantes, um diretor pode decidir depois que uma cena foi filmada o quanto quer aumentar o zoom para enfatizar uma parte específica do enquadramento, disse o analista Ed Lee, da InfoTrends.

Recriando texturas
A câmera de 120 megapixels é suficientemente sensível para que os fotógrafos possam “recriar a textura tridimensional e a presença de objetos”, disse a Canon.

Isso é possível porque a alta resolução pode capturar detalhes muito precisos. Mas a Canon desenvolveu um processo separado que usa várias câmeras para gravar os finos detalhes tridimensionais de superfícies — como tecido e pinturas a óleo — e capturar propriedades óticas como transparência ou reflexões brilhantes.

A empresa também desenvolveu tintas de impressão tridimensional que, quando são expostas à luz ultravioleta, reproduzem a textura da superfície. Isso significa que, com suas próprias mãos, o usuário poderá sentir a diferença entre as grandes pinceladas de Van Gogh e as marcas pontilhistas de Seurat sem precisar tocar nas pinturas originais.

O sensor da câmera de vídeo Canon tem uma resolução de 8.192 x 4.320 pixels — daí o termo “8K” — para 35,4 megapixels em um supersensor de 26,2 x 13,8mm em formato 35mm. Isso se compara aos vídeos de alta definição convencionais hoje, com 1.920 x 1.080 pixels, e aos vídeos “4K” Ultra HD de 3.840 x 2.160 que a indústria da TV está popularizando agora.

Fonte: O Globo

Curta nossa página no Facebook



As 10 cidades menos amigáveis do mundo para os viajantes

Para quem viaja bastante, não são poucas as vezes que a experiência de turismo pode se tornar frustrante mesmo em uma cidade que promete ser superdivertida.

Algumas cidades podem contar com diversos pontos turísticos, serem extremamente bonitas, mas fatores como o alto preço de absolutamente tudo ou até mesmo a forma como seus habitantes tratam os turistas podem acabar com o encanto da viagem.

Boa parte dos locais é muito conhecida no mundo do turismo, inclusive, mas falham em algum aspecto e fazem com que seus visitantes não tenham lembranças tão boas assim.

De qualquer forma, estas são as 10 cidades menos amigáveis do mundo para os turistas:

10 – Cannes, França
A França é um destino sensacional para os turistas: um país carregado de cultura, história e com uma culinária espetacular. No entanto, é sabido que existe uma pequena parcela de franceses que não vai muito com a cara dos turistas – principalmente se você não dominar muito bem o francês.

De qualquer forma, parece que Cannes foi uma das cidades que mais sofreu nas avaliações de turistas com reclamações de tratamento ruim por parte dos habitantes. No entanto, isso parece estar longe de ser uma regra – e é facilmente rebatido pelos outros atrativos da cidade – conhecida pelo tradicional festival de cinema.

9 – Las Vegas, Estados Unidos
Las Vegas é um dos lugares mais populares dos Estados Unidos, com seus diversos cassinos, hotéis e inúmeros shows... Mas parece que "é só isso", pelo menos na percepção de diversos turistas.

A cidade pode ser explorada em pouquíssimo tempo – se resumindo à "The Strip", onde ficam os principais hotéis e cassinos – e oferece pouca variedade de entretenimento. De qualquer forma, o que acontece em Vegas, fica em Vegas.

8 – Baltimore, Estados Unidos
A recente onda de protestos e confrontos que atingiu Baltimore nos últimos meses, teve um grande impacto no turismo da cidade, conhecida por ser uma das mais charmosas do país em função das pequenas ruas de paralelepípedos e locais que contam a história da cultura afrodescendente na região.

De qualquer forma, existe diversas opções culturais que culinárias continuam firmes e fortes, que podem ser conferidas com mais calma assim que os períodos turbulentos passarem.

7 – Filadélfia, Estados Unidos
O grande problema da cidade americana que ficou famosa pelo filme homônimo é bem específico: o fanatismo de seus habitantes pelos times locais nos diversos esportes venerados pelos norte-americanos, principalmente o futebol americano e o beisebol.

Aparecer com uma camiseta ou qualquer outra peça que remeta às cores de times que não sejam da Filadélfia é um convite para ser insultado pelas pessoas nas ruas e nos comércios. O jeito é visitar a cidade fora dos dias de jogo!

6 – Nova York, Estados Unidos
Uma cidade que nunca dorme pode ser uma cidade mal-humorada – até demais, como no caso de Nova York. É um lugar que tem de tudo, é verdade, e também uma metrópole turística recheada de gente, mas nem todas elas estejam dispostas a te ajudar.

Ainda assim, o Central Park, o novo World Trade Center, a Estátua da Liberdade e os outros inúmeros pontos turísticos e culturais da cidade compensam a frieza – e pressa! – de alguns de seus moradores. A recomendação é fugir um pouco do centro e explorar alguns dos novos centros culturais emergentes na cidade, como o bairro do Brooklyn, conhecido pelos pequenos cafés e comércios locais.

5 – Los Angeles, Estados Unidos
O quinto registro consecutivo dos Estados Unidos na lista, essa grande cidade da Califórnia tem algumas facetas não tão amigáveis para os turistas. O ritmo quase caótico de Los Angeles é refletido na atitude pouco simpática de seus habitantes, que são retratados como "rudes e sem vontade de ajudar" por diversos visitantes.

Um dos grandes motivos para isso é justamente a pressa que parece afligir a grande maioria das pessoas que moram em L.A., além do trânsito caótico de uma das maiores cidades dos Estados Unidos. No entanto, ela também conta com inúmeras opções de entretenimento e uma vida noturna extremamente badalada, além de estar próxima de praias conhecidíssimas da costa oeste norte-americana.

4 – Marselha, França
Quebrando a hegemonia norte-americana, a segunda cidade francesa a aparecer na lista sofre problemas parecidos com o de Cannes: uma parte dos comerciantes e habitantes da cidade não fazem questão alguma de serem cordiais com turistas e visitantes, além de alguns relatos de que a cidade é mal cuidada e meio "sombria".

Ainda assim, diversas pessoas relatavam que trata-se de uma relação de "amor ou ódio": diversos visitantes consideram Marselha uma cidade muito mais tranquila e convidativa do que Paris, por exemplo.

3 – São Petersburgo, Rússia
Embora seja uma cidade que encante pela beleza arquitetônica e seja extremamente interessante pelo contexto histórico dela no país, São Petersburgo não sofre apenas como típico clima frio: seus habitantes também não são os mais simpáticos.

Diversos turistas relatam que apesar de belíssima, a cidade é pouco carismática porque os russos não são conhecidos necessariamente pela sua receptividade com estrangeiros – talvez um pouquinho de vodka ajude a quebrar o gelo.

2 – Atlantic City, Estados Unidos
Situada na Nova Jersey, a Atlantic City foi uma das cidades afetadas pelo furacão Sandy, em 2012. Esse pode ser um dos motivos pelos quais as pessoas do lugar, conhecido pelos longos calçadões e diversos cassinos, estejam um pouco amarguradas e não sejam tão simpáticas como antes.

De qualquer forma é possível aproveitar o que a aconchegante cidade tem para oferecer, basta entender que nem todos estarão dispostos à ceder seu tempo para conversar ou ajudar.

1 – Moscou, Rússia
Ah, a Rússia... Por pouco o país não garante os dois primeiros lugares na lista, mas ainda assim fez a dobradinha no pódio – e o motivo é o mesmo: os moradores de Moscou são ultrarreservados e não são os mais receptivos com os turistas.

Além disso, a cidade sofre com um trânsito péssimo e não dispõe de muitas opções gastronômicas. É recomendado que as visitas à capital russa sejam feitas com um guia, porque, do contrário, o risco de ficar procurando eternamente por lugares específicos é bem grande.

Fonte: Mega Curioso (Via Travel and Leisure)

Curta nossa página no Facebook



AddThis