Sete produtos de limpeza que não devem ser misturados

É muito comum as pessoas pensarem que, quanto mais produtos de limpeza usamos, melhor. Acontece que esta teoria pode ser muito perigosa, já que algumas combinações podem causar reações químicas muito prejudiciais à saúde. Trazemos hoje uma lista de produtos que não devem ser misturados para evitar riscos para você e sua família.

1. Água sanitária e álcool em gel
A combinação entre os dois produtos químicos produz clorofórmio e ácido muriático. Estes compostos podem prejudicar o sistema nervoso, pulmões, rins, fígado, olhos e pele. Além disso, altos níveis de clorofórmio podem causar enjoos, perda de consciência e até mesmo a morte.

2. Água sanitária e amoníaco
Esta mistura é muito perigosa porque produz vapores que podem causar sérios problemas ao sistema respiratório. O pior é que as altas concentrações de amoníaco produzem uma substância altamente tóxica e potencialmente explosiva.

3. Água sanitária e vinagre
Ao acrescentar uma substância ácida à água sanitária, vapores tóxicos são produzidos. Eles podem causar sérias queimaduras nos olhos e graves problemas nos pulmões.

4. Água sanitária e outros produtos de limpeza
Produtos como limpa vidros, detergentes e outros não devem ser misturados com a água sanitária, já que a mistura provoca a produção de gases tóxicos. A menor exposição a eles pode causar problemas respiratórios e na vista, entre outros.

5. Bicarbonato de sódio e vinagre
O vinagre é ácido, o bicarbonato, alcalino. E você deve lembrar das aulas de química: juntos, um ácido e uma base se ’anulam’, tornando a mistura sem utilidade. Não obstante, o mais perigoso é que esta mistura pode causar uma explosão — mas somente no caso de ser feita em um recipiente fechado.

6. Vinagre e água oxigenada
Ao misturar estes dois produtos, você irá obter o ácido paracético que, em altas concentrações, pode irritar e até mesmo machucar a pele, olhos, garganta, nariz e pulmões.

7. Produtos de limpeza de diferentes marcas
Não se sabe se a mistura de produtos de diferentes marcas traz melhores resultados. Cada fórmula é feita para ser usada de maneira independente e a mistura pode gerar resultados perigosos.

Por segurança, não se esqueça de:
  • Manter os produtos de limpeza em seus recipientes originais com rótulo
  • Eliminar ou limitar o uso de água sanitária e amoníaco em casa
  • Usar muita água após usar água sanitária
  • Que você não deve misturar água sanitária com outros produtos de limpeza
  • Seguir as normas de segurança que aparecem nos rótulos dos produtos
  • Manter os produtos de limpeza longe do alcance de crianças e animais domésticos

Fonte: Incrível

Curta nossa página no Facebook



Juazeiro do Norte ganha letreiro semelhante ao das grandes cidades


O mais importante e conhecido dos letreiros que estampam os nomes das cidades está localizado no Mount Lee em Hollywood. Construído em 1921 e inaugurado dois anos depois com o objetivo de impulsionar as vendas de casas de um condomínio erguido naquela região, o letreiro se tornou símbolo da cidade e virou ponto turístico.

Passados quase cem anos, a ideia se espalhou por vários países e hoje, no Brasil, diversas cidades estampam letreiros com seus respectivos nomes. Em Juazeiro do Norte, maior cidade do interior cearense, um letreiro – bem mais discreto do pomposo letreiro hollywoodiano – foi construído na rotatória próximo ao aeroporto Orlando Bezerra de Menezes. Nos próximos dias o local ganhará iluminação especial.

O entorno do equipamento aeroportuário têm sofrido intervenções nos últimos meses. A pista que dá acesso ao aeroporto foi ampliada e restaurada, o estacionamento ganhou novas vagas, a iluminação também sofreu melhorias e foi iniciado processo de arborização no local.

ANDRÉ COSTA
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Lavras da Mangabeira anula processo seletivo simplificado para contratação temporária de professores

O Município de Lavras da Mangabeira anulou a realização de seleção pública para contratação temporária de professores. A determinação segue orientação do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) que, por meio da Promotoria de Justiça da Comarca de Lavras da Mangabeira, recomendou, na última segunda-feira (06/02), ao prefeito e a secretária de Educação do Município, Ildsser Alencar Lopes e Inês Lopes de Aquino, a anulação do processo seletivo  simplificado nº 001/2017.

Na recomendação, o titular da Promotoria de Justiça da Comarca de Lavras da Mangabeira, João Eder Lins dos Santos, orientou, além da anulação da seleção pública no prazo de 24 horas, a devolução dos valores pagos a títulos de inscrição no prazo de 10 dias e que, no que diz respeito à contratação temporária de professores, que sejam aproveitados os aprovados para o mesmo cargo no Concurso Público Municipal nº 001/2013, ainda em vigor, sendo observada rigorosamente a classificação no certame. O Município se comprometeu a acatar todas as medidas.

“A recomendação foi emitida em virtude de Procedimento Preparatório que tramita na Promotoria de Justiça da Comarca de Lavras da Mangabeira para apurar a contratação temporária de professores da Educação Infantil e dos Ensinos Fundamentais I e II para atuarem em razão de licenças e afastamentos de professores efetivos. Além de tal medida violar o princípio do concurso público para investidura em cargos e empregos públicos, a realização do processo simplificado ensejaria em preterição de candidatos aprovados em concurso público vigente, tendo sido os aprovados submetidos a processo de seleção, inclusive mais complexo, o que os legitima para o exercício do referido cargo”, explica o promotor de Justiça João Eder Lins dos Santos.

Assessoria de Imprensa/MPCE

Curta nossa página no Facebook



Juazeiro do Norte (CE): Colina do Horto terá teleférico

O mais importante ponto turístico da Região do Cariri deverá ter o número de visitantes impulsionado com a construção de um bondinho, que teve seu projeto aprovado nesta quinta-feira (9), pelo governador do Estado, Camilo Santana. O petista garantiu recursos do Tesouro Estadual para a construção do teleférico, na Colina do Horto, além da reurbanização no local onde está instalada a estátua de 27 metros do patriarca juazeirense, Padre Cícero Romão Batista, um dos locais mais visitados durante as romarias que lotam a cidade de Juazeiro do Norte.

"Essa será uma obra importantíssima para o Horto. Vai melhorar a acessibilidade, trazer mais conforto e segurança para os romeiros e alavancar ainda mais o turismo em toda a região do Cariri", destacou o governador do Ceará. Camilo não divulgou, entretanto, quando as obras serão iniciadas. Também não foi informado o valor total a ser investido no novo projeto apresentado. Com a construção do equipamento na Colina do Horto, a Região Metropolitana do Cariri (RMC) passará a contar com dois teleféricos. O primeiro está sendo construído em Barbalha, na localidade Vila do Caldas.

No fim de novembro passado, foi iniciada a montagem da primeira torre do Teleférico de Barbalha, a qual dará arrancada para interligação da Vila do Caldas ao Mirante do Cruzeiro na Floresta Nacional (Flona) do Araripe.

As obras foram iniciadas em setembro de 2016, pela Secretaria das Cidades e Secretaria do Meio Ambiente. O prazo previsto de conclusão total da instalação do teleférico é outubro de 2017. O projeto foi orçado em R$ 14 milhões e terá, ainda, borboletário, bromeliário e viveiro de mudas. A estrutura do bondinho terá capacidade prevista para transportar 660 pessoas por hora, segundo as informações do governo.

ANDRÉ COSTA
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Fachin autoriza inquérito para investigar Renan, Jucá e Sarney na Lava Jato

O ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, atendeu a pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e autorizou abertura de inquérito para investigar os senadores Renan Calheiros (PMDB-AL) e Romero Jucá (PMDB-RR), o ex-senador José Sarney (PMDB-AP) e o ex-diretor da Transpetro Sérgio Machado por tentativa de obstrução da Operação Lava Jato. Todos os políticos negam ter cometido crime.

Janot pediu aval para investigar os quatro por entender que houve embaraço à investigação de organização criminosa em razão dos fatos revelados na delação premiada de Sérgio Machado, que gravou conversas com os políticos. Numa das gravações, Jucá sugere "pacto" para barrar a Lava Jato.

Foi o primeiro inquérito aberto pelo novo relator da Lava Jato após a morte do ministro Teori Zavascki – Fachin substituiu Zavascki na relatoria. Depois da investigação, que não tem prazo para terminar, o procurador-geral tem que decidir se denuncia os suspeitos ou se pede arquivamento do caso.

Com a abertura do inquérito desta quinta-feira, Renan Calheiros responde agora a uma ação penal e a 12 inquéritos no Supremo, dos quais nove da Operação Lava Jato. Jucá é investigado em oito inquéritos no Supremo, dos quais três da Lava Jato. Sérgio Machado agora é investigado em dois inquéritos da Lava Jato, e Sarney é alvo de uma apuração (a que foi aberta nesta quinta).

Segundo o pedido de inquérito, os quatro políticos teriam atuado para construir uma ampla base de apoio político no Congresso e aprovar mudanças na lei a fim de prejudicar as investigações.

Conforme o procurador Janot, "há elementos concretos de atuação concertada entre parlamentares, com uso institucional desviado, em descompasso com o interesse público e social, nitidamente para favorecimento dos mais diversos integrantes da organização criminosa".

O procurador diz que os suspeitos cogitaram cooptar ministros do Supremo para anistiar envolvidos e cita gravação em que o senador Romero Jucá diz que é preciso "cortar as asas da Justiça e do Ministério Público".

Versões dos acusados
Todos os políticos alvos do inquérito contestam a acusação da Procuradoria-Geral da República de que atuaram para obstruir as investigações da Operação Lava Jato.

"O senador Renan Calheiros reafirma que não fez nenhum ato para dificultar ou embaraçar qualquer investigação, já que é um defensor da independência entre os poderes. O inquérito comprovará os argumentos e do senador e, sem duvida, será arquivado por absoluta inconsistência", afirmou por meio de nota a assessoria do parlamentar, líder do PMDB no Senado.

A assessoria de Jucá informou, também por meio de nota, que o senador não tentou interferir na investigação. "Em relação a abertura de inquérito pedida hoje pelo ministro do STF, Edson Fachin, o senador Romero Jucá nega que tenha tentado obstruir qualquer operação do Ministério Público e diz que a investigação e a quebra de sigilo do processo irão mostrar a verdade dos fatos", diz a nota.

A defesa do ex-presidente José Sarney afirmou que julga importante a abertura do inquérito "para comprovar que o único crime cometido foi Sérgio Machado ter feito as gravações ilegalmente".

A defesa de Sérgio Machado disse que não pode se manifestar devido ao acordo de delação premiada firmado pelo ex-diretor da Transpetro.

Fonte: G1

Curta nossa página no Facebook



Ceará registra chuvas em mais 60 cidades na manhã desta sexta-feira (10). Porteiras bate recorde

Registro de chuva na cidade de Tianguá
No 10º dia da quadra chuvosa do Ceará choveu em mais de 60 municípios com volumes intensos em pelo menos 5 cidades, todas elas do Cariri, região que historicamente é atingida pela seca.

A chuva mais intensa das últimas 24 horas aconteceu na cidade de Porteiras, distante de 530 quilômetros de Fortaleza. Lá, de acordo com informações da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o volume foi de 128 milímetros. Foi o maior registro na cidade desde o começo do ano, assim como a chuva mais intensa de 2017.

Outros municípios que houve precipitações intensas foram Brejo Santo (82,2mm) Missão Velha (75mm), Porteiras (69,6mm) e Jati (69,2mm)

Na Região Metropolitana de Fortaleza, a chuva mais forte foi registrada em Maranguape: 6,6 milímetros.

Previsão
Para esta sexta-feira (10), a previsão é de nebulosidade variável com eventos de chuva em todas as regiões do estado. Já para o fim de semana, há possibilidade de novas precipitações.

Situação hídrica
Os 153 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), distribuídos em 12 bacias hidrográficas, cuja capacidade total são 18,64 bilhões m³, apresentam volume de 1,15 bilhão m³ (6,14%).

Atualmente, o volume de água das bacias está distribuído: Litoral (24,78%), Alto Jaguaribe (11,32%), Coreaú (25,22%), Metropolitanas (9,20%), Serra da Ibiapaba (12,80%), Médio Jaguaribe (4,53%), Salgado (9,54%), Acaraú (6,67%), Banabuiú (1,60%), Sertões de Crateús (1,16%), Curu (1,32%) e Baixo Jaguaribe (0,00%).

No ano de 2017 já foi registrado um aporte total de 23,51 milhões m³. No dia 9 de fevereiro, o aporte foi 0,9 milhões m³, com destaque para os açudes: Itaúna, Gangorra, Martinópole, Gameleira e Acaraú. Já, nos últimos sete dias, os maiores aportes foram nos reservatórios: Castanhão, Gangorra, Itaúna, Gameleira e Martinópole.

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Barbalha (CE): Por conta de dívidas, hospitais ameaçam cortar atendimento pelo SUS

Uma faixa afixada na entrada do Hospital São Vicente de
Paulo avisa: "Atendimento pelo SUS, só em
casos de emergência"
Três hospitais do município de Barbalha, no sul do Ceará, ameaçam suspender o atendimento de pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Isso porque, segundo a administração das unidades de saúde, há dívidas pendentes do Ministério da Saúde por atendimentos já realizados. Até a publicação desta matéria, o Ministério da Saúde não havia se posicionado sobre o assunto.

Uma das unidades que ameaça suspender o atendimento desses pacientes a partir de março é o Hospital do Coração do Cariri, único especializado no tratamento de doenças cardiovasculares da região. De acordo com Egberto Santos, diretor de projetos do Hospital do Coração, a dívida já supera os R$ 2 milhões.

Uma faixa afixada na entrada do Hospital São Vicente de Paulo avisa: "Atendimento pelo SUS, só em casos de emergência". Maior unidade de saúde de Barbalha, o hospital atende todos os municípios da Região do Cariri especialmente no tratamento do câncer. De acordo com a direção do hospital, as dívidas chegam a R$ 1,5 milhão.

Além disso, as consultas e os exames já agendados foram suspensos por tempo indeterminado, e novos pacientes não serão aceitos. O médico Ernani de Freitas, diretor-executivo do Hospital São Vicente de Paulo, diz que mais de 200 pacientes estão em lista de espera apenas por procedimentos radiológicos.

O terceiro hospital que ameaça cortar o atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde é o Hospital Santo Antônio, único especialista em traumas na Região do Cariri cearense. Apesar das dívidas acumuladas, a direção ainda não decidiu se vai paralisar o atendimento ou procurar outras alternativas para contornar a crise.

Fonte: G1 CE

Curta nossa página no Facebook



UFCA abre inscrições para 21 vagas de professor efetivo em diversas áreas

A Universidade Federal do Cariri (UFCA), por meio do Edital 57/2016, está com inscrições abertas, até 3 de março, para 21 vagas de professor efetivo, distribuídas no Instituto Interdisciplinar de Sociedade, Cultura e Arte (IISCA), no Centro de Ciência e Tecnologia (CCT) e no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), em Juazeiro do Norte.

Estão disponíveis vagas para Gestão de Design (1); Design Gráfico – Desenho (1); Fundamentos da Educação de Surdos/Libras (2); Redes de Computadores (2); Teoria da Computação (2); Ciência dos Dados (2); Fundamentos de Computação (2); Sistemas e Engenharia de Software (2); Administração Geral e Administração de Sistemas de Informação (1); Administração Geral/Empreendedorismo (1); Administração da Produção e Estratégia (1); Administração Geral/Finanças (1); Prática Contábil (1); Contabilidade Aplicada (1); Auditoria e Perícia (1).

O regime de trabalho para todos os cargos é de 40h/DE. Já a remuneração vai de R$ 4.904,51 a R$ 10.028,41 (valores já reajustados), conforme a titulação e o setor de estudo.

Reabertura
Diante da inexistência de candidatos aprovados, a UFCA reabre, entre os dias 6 de fevereiro a 7 de março, uma vaga para o setor de estudo “Saneamento”. A vaga também está prevista no Edital 57/2016. O regime de trabalho é de 40h/DE, com exigência de titulação de Doutor para o cargo.

Provas
As etapas do concurso seguirão o Calendário das Provas, que está previsto para ser publicado no portal da UFCA até 60 dias após a divulgação da lista final de inscritos. O candidato poderá consultar na aba Concursos e Seleções >> Professor Efetivo – Link Calendário das Provas, referente ao Edital 57/2016.

O resultado de cada etapa e a conseguinte classificação para a fase posterior será divulgado no mesmo espaço do portal, na aba Resultados, conforme o calendário das provas.

Mais informações envie e-mail para concursos.progep@ufca.edu.br (assunto: CONCURSO – “colocar nome do setor de estudo”).

Concurso
As vagas ofertadas fazem parte do Edital 57/2016, divulgado no ano passado, disponibilizando 67 vagas. Do dia 3 de março a 31 de março, estarão abertas as inscrições para mais cinco vagas para as áreas de Design, Design de Moda e Design Gráfico.

Curta nossa página no Facebook



Missa e homenagens relembram os 71 anos da morte do Beato fundador do Caldeirão

A Organização Não Governamental Beato José Lourenço promove nesta sexta-feira (10), a partir das 17h na Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Juazeiro do Norte-CE, a tradicional Missa em memória do Beato fundador da comunidade do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, uma organização social autossustentável e religiosa, que tinha como base os princípios cristãos de oração, fraternidade e trabalho coletivo. A celebração recorda os 71 anos de falecimento do religioso José Lourenço Gomes da Silva, que deixou um legado importante para os movimentos sociais, que buscam por melhores perspectivas de vida para o homem do campo.

Para Pedro de Andrade Sales, presidente da ONG Beato José Lourenço, celebrar a memória do líder religioso do Caldeirão é uma forma de reconhecer sua importância na trajetória de lutas e resistências dos sistemas de práticas rurais no Brasil. “O beato José Lourenço era católico e também seus seguidores, então celebrar é dizer que o beato vive na memória e no coração de cada remanescente e de todos aqueles que o admiram, respeitam e o reconhece como líder de um movimento social que contribuiu para amenizar o sofrimento do povo nordestino”. Ainda segundo o titular da Organização, esse é um momento oportuno para homenagear  as pessoas que atuam como propagadores do conhecimento para as novas gerações. “Aqueles que ao longo do tempo revivem a memória do Caldeirão através de escritos ou qualquer outra forma de lembrar o nome do beato José Lourenço é digno de agradecimento e assim através da ONG entregamos um certificado de reconhecimento e gratidão pelo seu empenho em contribuir com a memória de um povo”, aponta.

Após a cerimônia religiosa serão outorgadas homenagens para 10 pessoas que, ao longo do tempo, vêm contribuindo para a difusão e a preservação da memória do Caldeirão e do patrimônio histórico-cultural da região do Cariri. Entre os agraciados deste ano estão o remanescente do Caldeirão, Pedro Alexandrino Neto; o historiador Raimundo Rodrigues Araújo; o professor Antonio Pereira da Silva; o produtor cultural José André de Andrade; o escritor Daniel Walquer de Almeida Marques; o professor Antonio Renato Soares de Casimiro; o comunicador Aguinaldo Carlos de Sousa; o locutor José Wellington Costa dos Santos; o professor Francisco Renato de Souza Dantas e a xilograva Erivana D’arc Daniel da Silva Ferreira.

Segundo a homenageada Erivana D'Arc, autora do álbum “O Caldeirão! A esperança de um povo...", esse reconhecimento é fruto do trabalho xilográfico realizado sobre a memória do Cariri Cearense.  “Está sendo homenageada, me remete a pensar  na construção do contexto Caririense, a figura do Pe. Cícero Romão Batista, o Beato José Lourenço, a comunidade do caldeirão: o povo, a esperança, a vida social e todo o desenrolar entorno desta historia. É tentar imaginar o quão grande foi José Lourenço, o quanto esperançosas estavam as pessoas que almejavam a dias melhores, tão propícias foram as terras do Pe. Cícero Romão, tão equivocados os governantes da época, enfim é uma viagem de descobertas!"

De acordo com a xilógrafa difundir a história do Beato é uma forma de mostrar que é possível construir uma sociedade melhor, mais justa e igualitária. “O legado de empoderamento deixado pela Historia do Caldeirão tendo como protagonista principal, o Beato José Lourenço faz dessa celebração, e de outras que virão, uma demonstração da persistência de ser, de inspiração e de continuidade para gerações futuras e como uma grande herança para a preservação memorial da história do Ceará”, afirma.

O Coordenador das Pastorais Sociais da Diocese do Crato, Padre Vileci Basílio Vidal, autor da obra “Ecos do Caldeirão” e membro ativo de trabalhos voltados para salvaguarda às recordações daquele espaço, irá presidir a Santa Missa, em ação de Graças ao Beato José Lourenço e a comunidade do Caldeirão.

A Missa do Beato
O ato litúrgico teve inicio no ano de 2009, quando os irmãos Pedro Andrade e Maria José de Sales, filhos de remanescentes do Caldeirão, tiveram a iniciativa de realizar uma missa em tributo ao Beato José Lourenço e as vítimas da comunidade do Caldeirão. O religioso faleceu em 12 de fevereiro de 1946, de peste bubônica em Pernambuco, mas seu corpo foi sepultado no Cemitério do Socorro em Juazeiro do Norte, onde acontece a tradicional celebração eucarística.

Serviço:
Missa de 71 anos de falecimento do Beato José Lourenço
Data: 10 de fevereiro de 2017
Horário: 17h
Local: Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorra (Rua Santa Luzia, s/n, Juazeiro do Norte)

Mais informações: (88) 9 9909.4054/9 8862.8021

Curta nossa página no Facebook

É assim que ratos conseguem subir do esgoto até o seu banheiro

Em cidades grandes, nós somos obrigados a conviver com roedores. Em Nova York, estima-se que há dois milhões de ratos. E de acordo com uma estimativa de 2005 do Centro de Controle de Zoonoses, havia 160 milhões de ratos na cidade de São Paulo – cerca de quinze para cada habitante.

E essa convivência nem sempre é pacífica. Pode parecer uma lenda urbana, mas os ratos realmente conseguem nadar a partir do esgoto e chegar a banheiros residenciais. Este vídeo da National Geographic explica como eles conseguem fazer isso.


Primeiro, os ratos são muito bons nadadores: afinal, esta é a espécie que se espalhou a bordo dos navios por séculos. Vasos sanitários não são grande coisa, em comparação, especialmente para animais que podem flutuar na água durante três dias e manter a respiração debaixo d’água por três minutos.

Tubos estreitos também não são um empecilho: as costelas dos ratos são articuladas na coluna, para que elas possam se comprimir e passar por um local apertado. Se a cabeça do rato couber no cano, todo o corpo dele cabe também.

E, claro, a tubulação pode ser complicada de se navegar, mas labirintos são a especialidade de ratos – nós não podemos ganhar.

A cientista veterinária Chelsea Himsworth explica à National Geographic que as ratazanas não existem na natureza selvagem: elas migraram nos mesmos padrões em que a humanidade se espalhou pelo mundo. “Eles estiveram em contato com os seres humanos por tanto tempo que eles não só vivem com a gente, como dependem de nós quase que inteiramente para obter comida.”

Robert Corrigan, um estudioso de roedores, diz à NatGeo que é preciso eliminar a fonte de alimento para se livrar dos ratos: “se não tiverem comida e água, eles entram em uma espécie de ‘modo louco'”, por terem uma tolerância muito baixa à fome.

No entanto, os ratos podem até mesmo sobreviver com os alimentos não-digeridos que deixamos para trás. “Isso é repulsivo para os seres humanos, mas é chamado de coprofagia, e explica em parte porque ratos são tão bem-sucedidos”, diz Corrigan. Nós realmente não podemos vencê-los.

Fonte: Gizmodo (Via National Geographic/Motherboard)

Curta nossa página no Facebook



Crato (CE): Ministério Público recomenda que prefeito Zé Ailton Brasil revogue decreto de emergência

Na manhã desta terça-feira (7), a 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Crato, responsável pela tutela do patrimônio público e da moralidade administrativa, recomendou ao prefeito do Município, José Ailton de Sousa Brasil, a revogação do Decreto de Emergência nº 0201001/2017-GP. O Decreto foi expedido no dia 2 de janeiro e declarou situação de emergência administrativa no Crato pelo período de 120 dias.

“Conforme apurado, o Decreto não especificou as situações fáticas que se enquadravam na definição da emergência e trouxe previsão genérica e aberta, que autorizou indistintamente todos os gestores da administração a dispensarem o procedimento de licitação para aquisição de bens e serviços necessários às suas atividades”, explica o promotor de Justiça Cleyton Bantim da Cruz, titular da 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Crato.

O promotor explica que o Decreto não vem sendo utilizado pela administração, uma vez que, até o momento, passados mais de 30 dias do início da nova gestão, apenas a compra de combustível foi feita com base nas suas disposições, reforçando a constatação da inexistência de situação excepcional na estrutura administrativa do município, conforme havia declarado o Decreto.

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) aguarda, em até cinco dias, a resposta do prefeito quanto ao acatamento ou não da Recomendação Administrativa para, caso a administração não a adote, o órgão possa tomar as medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis.

Assessoria de Imprensa/MPCE

Curta nossa página no Facebook



James Blunt - Wisemen




37 municípios cearenses devem receber novos poços

O Ceará deve receber 160 novos poços públicos pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). Serão beneficiados 37 municípios do interior do Estado.

De acordo com o senador, a medida será atendida a partir de uma emenda a um projeto do Dnocs em benefício a esses municípios, no valor de R$2.353.350.

Os municípios que receberão os novos poços são Aracoiaba, Aratuba, Arneiroz, Aurora, Baixio, Boa Viagem, Canindé, Carnaubal, Catarina, Coreaú, Deputado Irapuan Pinheiro, Fortim, Guaiúba, Guaraciaba do Norte, Ibaretama, Ipaumirim, Iracema, Itaitinga, Itapiúna, Lavras da Mangabeira, Madalena, Miraíma, Mombaça, Morrinhos, Pacatuba, Pedra Branca, Saboeiro, Santana do Acaraú, São Luis do Curu, Senador Pompeu, Solonópole, Tamboril, Tauá, Tejuçuoca, Varjota, Várzea Alegre e Viçosa do Ceará.

Curta nossa página no Facebook



Justiça manda escola de Crato pagar indenização de R$ 200 mil à família de criança que morreu afogada em passeio

Por unanimidade, a 4ª Câmara de Direito Privado condenou a Fundação Padre Ibiapina, mantenedora do Colégio Diocesano do Crato, a pagar R$ 200 mil de indenização por danos morais à mãe de criança que morreu afogada durante passeio escolar. Também terá de pagar pensão mensal. A decisão, proferida nesta terça-feira (07/02), teve como relator o desembargador Francisco Bezerra Cavalcante.

“Verifica-se que, de fato, houve negligência do apontado réu [Fundação] na organização do evento, porquanto permitiu o acesso dos participantes da festa (Dia das Crianças) na piscina; não disponibilizou salva-vidas a contento neste local e ainda deixou infantes à mercê do seu destino”, explicou o relator.

De acordo com o processo, no dia 11 de outubro de 2007, o Colégio Diocesano do Crato levou estudantes para um dia recreativo na piscina do Crato Tênis Clube. Durante o evento, o menino, aos dez anos à época, foi encontrado sem sinais vitais dentro da piscina. Ao chegar no hospital, constatou-se o óbito do garoto.

Por isso, a mãe dele ajuizou ação contra a Fundação e o Crato Tênis Clube, requerendo indenização por danos morais e materiais. Alegou negligência por parte da instituição, e disse que as crianças foram autorizadas a entrar na piscina com mais de três metros de profundidade, e que no momento da brincadeira não havia supervisor, tampouco salva-vidas.

Na contestação, o Crato Tênis Clube defendeu não ter culpa no ocorrido, tendo apenas cedido as instalações físicas para o Colégio, que se responsabilizou pela segurança dos alunos. Informou não ter sido negligente, pois as instalações eram apropriadas e seguiam normas de segurança.

Já a Fundação afirmou que tomou todas as providências cabíveis para resguardar a segurança dos alunos durante o evento, e que a morte do filho ocorreu por causa de doença cardíaca preexistente. Sustentou que o garoto não confirmou a presença no evento por meio de assinatura dos pais e entrou no recinto de forma irregular. Argumentou que durante todo o tempo em que as crianças usavam a piscina, a atividade era acompanhada pelos educadores responsáveis, e que o suposto afogamento teria ocorrido após o encerramento das brincadeiras.

Em janeiro de 2013, o Juízo da 4ª Vara Cível do Crato condenou a Fundação Padre Ibiapina a pagar R$ 120 mil, a título de danos morais, a partir do dia do acidente, bem como a pagar pensão mensal equivalente a 2/3 do salário mínimo, a contar da data em que a vítima completaria 14 anos, até o momento que alcançaria 25. A partir daí, o valor seria de 1/3 do salário mínimo, até quando o menino atingiria 65 anos. Com relação ao Crato Tênis Clube, julgou extinto o processo sem resolução de mérito por considerar que o estabelecimento não contribuiu para o ocorrido.

Inconformados com a sentença, ambas as partes apelaram (nº 0003766-88.2009.8.06.0071) ao TJCE. A mãe do garoto pediu aumento da indenização porque considerou que o valor não foi de acordo com a natureza e gravidade do caso. A Fundação Casa Ibiapina, por sua vez, afirmou ser responsabilidade do Crato Tênis Clube manter salva-vidas na piscina.

Ao julgar os recursos, a 4ª Câmara de Direito Privado negou provimento ao pleito da instituição e concedeu parcial provimento ao da mãe do menino para majorar o valor da reparação. “Não há, a meu juízo, por tudo quanto provado nos autos, justificativa plausível para tanta desídia e irresponsabilidade. Uma mãe entregou o seu filho a uma instituição educacional para educá-lo, ensinar-lhe os primeiros passos no caminhar pela vida e, de repente, o vê morto. Sonhos, vida, esperança se foi, daí, repito, o acerto da decisão”, ressaltou o desembargador.

Assessoria de Imprensa/TJCE

Curta nossa página no Facebook



Artista cratense transforma ferro e sucata em obras de arte

Dono de uma mente inquieta e amante da natureza, o mecânico Luciano Andrade, encontrou no ofício o dom da transformação. O lixo do ferro velho, as sucatas simplesmente descartadas por muitos, para o artista é matéria prima. Luciano fez do pensamento de Antoine Lavoisier, uma verdade absoluta: “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.

Ele encontrou uma forma inteligente e criativa de ajudar o meio ambiente, deixar os lugares mais bonitos e ainda por cima, ganhar dinheiro. Apenas com ferro velho, solda elétrica, graxa e verniz, o artista produziu 15 peças que estarão em exposição no mall do Cariri Garden Shopping até o dia 18 deste mês.

A exposição tem como tema “Ferro: Moldando a Natureza”. O evento conta ainda com o apoio do Centro de Referência Casa da Pedra, do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Sebrae.

Reflexão
Mais do que impressionar com as obras de arte, a ideia da exposição é suscitar reflexões. O público será instigado a pensar sobre a importância da preservação do meio ambiente, a necessidade da reciclagem e um consumo mais consciente que leve à redução na geração de resíduos.

As peças inusitadas são feitas através de encaixe. Sua obra leva apenas solda, e muito jeito e criativa para cortar, dobrar como um enorme quebra-cabeças de ferro.

Natural da cidade do Crato, Luciano Andrade reside atualmente em Nova Olinda, também na região do Cariri, onde descobriu seu dom. Um sonho que aos poucos ganha forma e os olhos da sociedade, já que essa é a primeira vez que tem suas obras em uma exposição.

Entre as peças o latão ganha forma de cachorro, cavalo, aranha, jacaré, camaleão, coruja e até de um tiranossauro rex. As peças estão à venda e podem ser retiradas no último dia da exposição. A curadoria é de Ypsilon Félix.

Serviço:
Exposição Ferro: Moldando a Natureza
Local: Cariri Garden Shopping
Data: 06 a 18 de Fevereiro

Curta nossa página no Facebook



Insetos e tendões de porco estão entre os alimentos que você come sem saber

Quem tem alguma restrição alimentar, seja por questão de saúde, religião ou ideologia, enfrenta uma difícil tarefa: identificar os ingredientes e aditivos presentes nos alimentos industrializados pela simples leitura dos rótulos. Não é fácil. Em meio a termos técnicos e códigos estranhos, a maioria de nós não faz ideia do que está comendo.

Alguns dos itens utilizados pela indústria alimentícia, afirma a engenheira de alimentos Florencia Cladera, professora da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e doutora em engenharia química, causam estranheza devido a sua origem, quase sempre desconhecida dos consumidores. É o caso do corante carmim, presente em iogurtes, sobremesas, balas, bebidas e até na bolacha Passatempo.

“Trata-se de um corante natural, que confere cor vermelha ao alimento, e é extraído das fêmeas e dos ovos de cochonilha (Dactylopius coccus Costa). O inseto produz o ácido carmínico como uma forma de se defender de predadores”, explica a professora. A substância aparece nos rótulos como carmim, ácido carmínico, carmim de cochonilha ou como o número INS 120.

A descoberta, muitas vezes, assusta e acaba por levar à reeducação alimentar. “Algumas pessoas ficam bastante chocadas quando descobrem que comem um pó feito de uma espécie de pulgão”, afirma o médico nutrólogo Eric Slywitch, especializado em dietas vegetarianas.

Ingrediente, aditivo ou coadjuvante?
Segundo Florência, ao falar de produção e composição de alimentos, é importante diferenciar o que são ingredientes, aditivos e coadjuvantes de tecnologia.“Um ingrediente é qualquer substância empregada na fabricação de um alimento e que permanece no produto final, ainda que de forma modificada. Um aditivo é um ingrediente adicionado sem propósito de nutrir, para modificar as características físicas, químicas, biológicas ou sensoriais. São os corantes, aromatizantes, adoçantes, espessantes etc.

Há ainda os coadjuvantes de tecnologia. “São substâncias utilizadas durante o processamento e que não permanecem no produto final, como solventes, fermentos e enzimas.” A professora explica que, na rotulagem, é obrigatório citar a lista de ingredientes colocando na ordem de maior para menor quantidade, o que inclui os aditivos, mas não os coadjuvantes. “Isto pode ser um problema para os veganos, que não consomem produtos de origem animal.”

Pele, cartilagens e tendões viram gelatina e salsichas
Colorida, com cheiro de fruta e textura agradável, a gelatina é uma espécie de “mestre dos disfarces” quando se trata de alimentação. “A matéria prima para a produção de gelatina é pele, ossos ou tendões de mamíferos, geralmente suínos ou bovinos”, afirma Florência.

De acordo com a professora, em seu processo de fabricação o material recebe um tratamento com ácido (geralmente vinagre) e água quente para solubilizar o colágeno. Depois, são removidos a gordura e os resíduos sólidos e é usada a solução passa por diversas etapas de concentração, esterilização, secagem e moagem. Ao final, são adicionados os corantes artificiais, açúcar e aromatizantes.

Há muitos produtos, afirma a especialista, que contêm a gelatina como aditivo, realizando o papel de espessante, gelificante ou estabilizante. “A gelatina está presente em diversos alimentos, como iogurtes, pudins, balas de goma, mousse. Mas não é mencionado se sua origem é suína ou bovina, o que pode ser um problema para pessoas de religiões que não consomem carne de porco”, diz.

A mesma matéria-prima (além de outros resíduos menos nobres, provenientes da indústria da carne) é utilizada na fabricação de salsichas. De acordo com o engenheiro químico Décio Livrari Júnior, consultor da SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira), é comum haver nos embutidos vestígios de órgãos diversos, como pulmões, rins, vísceras que ficam em contato direto com material fecal e até mesmo tumores dos animais. “Tudo é triturado, misturado e temperado para virar salsicha.”

No caso dos empanados de frango e dos hambúrgueres, explica Livrari, pode haver pintinhos inteiros triturados. “Isso não é uma regra, mas já houve muitas denúncias em formato de vídeo feitas por ex-funcionários desse tipo de indústria, já que nem sempre há fiscalização.”

Derivados de petróleo
Alguns aditivos alimentares, afirma Florência, podem ser derivados do petróleo, como é o caso de certos corantes artificiais, como a tartrazina (INS 102), encontrada em balas, gelatinas, sobremesas, biscoitos, refrescos em pó e refrigerantes, entre outros produtos.

“Corantes podem causar alergias, urticárias e até asma. Há estudos que indicam uma relação entre seu consumo e a hiperatividade em crianças”, explica.

Pus e enzimas do estômago
Florencia Cladera cita também os coalhos, coadjuvantes de tecnologia utilizados na produção de queijos, sendo removidos do produto final. Os coalhos são extraídos do estômago do bezerro e contêm enzimas utilizadas na etapa de coagulação. Geralmente, eles não aparecem na lista de ingredientes e, apesar de não fazerem mal à saúde, são motivo de revolta por parte de quem defende o bem-estar animal. Uma alternativa para eles são os coagulantes feitos a partir de fungos, já existentes no mercado.

Mesmo o leite de vaca, explica Livrari Junior, pode conter pus, já que os animais sofrem com mastite (inflamação das mamas) pela constante extração do produto. A pasteurização (processo que destrói alguns tipos de microorganismos patogênicos em produtos comestíveis) elimina as bactérias que possam estar presentes em virtude dessa contaminação. “Mesmo assim, o pus continua presente, ainda que pasteurizado”, diz.

Fonte: UOL

Curta nossa página no Facebook



Crato (CE): Falta de água atinge comunidades rurais

De acordo com a planilha da Coordenadoria de Defesa Civil (CEDEC) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará, atualizada até o último dia 16, o Crato não está entre os municípios que recebem o fornecimento de água tratada por caminhão do tipo pipa, denominada Operação Carro-Pipa (OCP). Por conta disso, o prefeito Zé Ailton (PP) se reuniu recentemente com as lideranças comunitárias, que cobraram soluções.

A CEDEC atende o contingente populacional com demanda reprimida de água potável, residente em áreas urbanas ou rurais de municípios em reconhecida situação de emergência decorrente de seca. No caso de Crato, em média, 1.287 cisternas são supridas por meio de cinco tanques. O secretário de Agricultura, Zilcélio Alves Ferreira, explica que o programa foi suspenso devido à defasagem na tabela de preços cobrada pelos pipeiros e pela falta de repasse de recurso do Governo Federal. Por conta disso, o prefeito se reuniu com os líderes comunitários, que apresentaram as necessidades.

O secretário afirmou que o carro-pipa oriundo do PAC foi disponibilizado para transportar água às comunidades. “É apenas um carro. Mas, embora seja pouco, vai-se suprindo as necessidades das famílias. Até porque elas estão comprando água por R$ 200 pelo caminhão. Isso tem onerado bastante e pesado nos orçamentos dos rurais. Então, o prefeito se prontificou em fazer uma análise e apresentar algumas alternativas às pessoas que aguardam o retorno do abastecimento feito pelos carros-pipa do Exército”.

Ao todo, 93 comunidades estão sem o abastecimento da OCP. Zilcélio explica que a suspensão não foi só no Crato, mas o pessoal do Exercito já esteve no Município para retomar as visitas e refazer a análise do manancial onde se captura a água. “Provavelmente, será escolhida outra forma de captar a água, já que o Açude Thomaz Osterne não tem mais condição de fornecer sua água. A esperança, por outro lado, é que as cisternas estejam parcialmente abastecidas com as recentes chuvas”.

Fonte: Jornal do Cariri

Curta nossa página no Facebook



MP vai apurar procurador que queria abrir champanhe pela morte de Marisa Letícia


A Corregedoria-Geral do Ministério Público de Minas Gerais anunciou na noite desta sexta-feira (3) que abriu uma investigação para averiguar a conduta do procurador de Justiça de Minas Gerais, Rômulo Paiva Filho, que fez uma postagem em redes sociais torcendo pela morte da ex-primeira-dama Marisa Letícia, mulher do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que faleceu hoje em São Paulo aos 66 anos.

O procurador publicou na internet uma foto de Marisa Letícia seguida da frase: "Morre logo, peste! Quero abrir logo o meu champagne". A mensagem foi apagada por volta de 18h, menos de uma hora antes da morte da ex-primeira-dama, às 18h57. A corregedoria informou que está apurando o caso e vai "tomar as medidas cabíveis" contra o procurador.

Paiva Filho está no Ministério Público de Minas Gerais desde 1989.

Essa não é a primeira vez que Rômulo Paiva Filho se envolve em polêmica com questões políticas na internet. Em agosto de 2016, ele publicou um texto insinuando que a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) deveria ser queimada e morta durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro.

"Quem vai acender a pira olímpica? Eu sugiro dar um banho de gasolina na Dilma, tacar fogo com a tocha e mandar ela correr em direção à pira. Que tal?", escreveu ele à época.

A reportagem do UOL não localizou o procurador para comentar a iniciativa da corregedoria de investigá-lo por causa da postagem sobre Marisa Letícia até a noite desta sexta-feira (3).

Vítima de um AVC
Marisa Letícia foi internada em estado grave no hospital Sírio-Libanês no dia 24 de janeiro, após sofrer um AVC (Acidente Vascular Cerebral) hemorrágico. Ela chegou a apresentar uma ligeira melhora na terça-feira (31), e a sedação começou a ser reduzida. Como ela não reagiu bem, voltou a ser sedada, mas piorou na quarta-feira.

Na quinta-feira, um doppler transcraniano já havia mostrado que dona Marisa não tinha mais fluxo cerebral. A partir de então, a família Lula da Silva autorizou o início dos procedimentos para a doação de órgãos. A ex-primeira-dama teve a morte confirmada na noite desta sexta-feira (03), após a realização de exames protocolares.

Marisa acompanhou Lula desde o início de sua vida política, durante as greves de operários no ABC paulista no fim dos anos 1970 – ele tornou-se presidente do sindicato um ano depois do casamento deles, em 1975. Ela foi a responsável por costurar a primeira bandeira do Partido dos Trabalhadores.

Fonte: UOL

Curta nossa página no Facebook



Estas 7 dicas vão te ajudar a comprar passagens aéreas mais baratas

O dólar alto está fazendo muita gente rever os planos que tinha de viajar para o exterior. Mas algumas estratégias podem ajudar a achar preços interessantes na internet.

Há poucos dias, por exemplo, era possível encontrar passagens para Miami, Orlando e Washington, nos Estados Unidos, por menos de R$ 1.200 (ida e volta, sem taxas) em companhias aéreas nacionais e internacionais.

Encontrar preços assim depende de fatores como a antecedência da compra (que não deve ser tão grande), o dia da viagem (partir no meio da semana costuma ser mais barato) e, claro, o destino. Confira algumas dicas abaixo.

1. Antecedência
Comprar com antecedência não é apenas um conselho batido: é verdadeiro. Isso não quer dizer que você deve fazer a compra seis meses antes de viajar. "Os preços começam a cair cerca de três meses antes da data de embarque", afirma Talita Ribeiro, diretora de comunicação do site de busca de passagens Voopter.

Paulo Kakinoff, CEO da companhia aérea Gol, confirma: "Você encontra tarifas muito atraentes até 90 dias antes do voo. É quando os preços estão melhores".

2. Temporada
Janeiro, julho e dezembro são considerados meses de alta temporada, além dos feriados. Nos Estados Unidos e na Europa, agosto também é alta estação, por causa das férias de verão. Muita gente só consegue viajar nessas épocas, e é mais difícil encontrar promoções. Para quem tem a opção de tirar férias em outros períodos, a situação é diferente.

Uma pesquisa do comparador Voopter mostra que, no ano passado, os meses que mais tiveram promoções de passagens aéreas nacionais foram março, maio e setembro. Houve voos ida e volta por R$ 62. Já para os destinos internacionais, o melhor mês foi maio, com vários voos por menos de R$ 1.000.

3. Dia
O dia do embarque também pode fazer diferença no preço das passagens, pelo menos quando a viagem é nacional. Segundo o site Melhores Destinos, terças, quartas e quintas-feiras são campeãs de preços baixos para voos dentro do Brasil.

Para voos internacionais, segundo o site, depende muito de empresa para empresa. Depois de um tempo de pesquisa, porém, é possível descobrir o dia da semana em que determinada companhia costuma cobrar menos.

4. Destino
A flexibilidade é uma aliada do preço baixo não só quando se fala no mês e no dia da viagem, mas até no destino. Uma pesquisa do comparador Voopter mostra que, em 2015, Montevidéu, no Uruguai, foi o destino da América do Sul com a tarifa mais barata, a partir de R$ 281 (ida e volta, sem as taxas). A cidade se mostrou uma boa alternativa, por exemplo, a Buenos Aires, na Argentina.

A sugestão do Voopter é que quem quer viajar para a praia em 2016 fique atento às promoções para Aruba, Curaçao, Panamá e outros destinos do Caribe. Segundo o site, neste ano já foi possível encontrar passagens de ida e volta, sem taxas, a partir de R$ 735.

5. Nacional
Companhias aéreas nacionais costumam anunciar, a cada 15 dias, promoções que têm início nas sextas-feiras à noite e terminam na manhã das segundas. "Pelos últimos quatro anos, essa tem sido a regra. Começou com a Gol, e as outras empresas seguiram", diz Denis Carvalho, editor do Melhores Destinos.

Geralmente, as ofertas são para voos com destino a grandes capitais, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Curitiba. Ainda assim, costumam valer a pena: há passagens de ida e volta por menos de R$ 200.

Na última sexta (22), por exemplo, a Gol anunciou a venda de passagens de volta por R$ 79,90 em voos diretos. A promoção, segundo a empresa, valia para todos os voos nacionais, mas a quantidade de assentos era limitada.

6. Sites
A busca por passagens aéreas pode ser feita por vários caminhos diferentes: diretamente no site das empresas, em sites que comparam preços, como Skyscanner, Voopter, Mundi, Kayak e Orbitz, e em agências de viagem virtuais, como Decolar, Submarino ou CVC Online. Cada modelo tem vantagens e desvantagens.

Pesquisar nos sites das companhias aéreas é interessante porque você terá a certeza de que a informação está atualizada; mas terá de fazer várias pesquisas para poder comparar o preço de uma empresa com o da outra. As agências online oferecem a possibilidade de você comparar preços de empresas diferentes, mas costumam cobrar tarifas pelo serviço, alerta Denis Carvalho, do Melhores Destinos.

Nos comparadores de preço, a variedade de informações é grande e o serviço, gratuito para o usuário. Mas, como não é possível fazer a compra diretamente nesses sites, pode acontecer de você clicar na oferta e, quando for direcionado para o site da empresa aérea, o preço, que pode ser alterado minuto a minuto, já ter mudado.

7. Alertas
Os sites que comparam preços de passagens permitem que você avalie uma grande quantidade de companhias aéreas e agências de viagem. Além disso, têm ferramentas que podem ajudar na busca.

No Voopter, é possível cadastrar a rota, o preço máximo e a época da viagem. O comparador avisa, por e-mail, assim que achar uma passagem com essas características. No Skyscanner, o usuário informa quando e para onde quer viajar e, sempre que o preço da passagem para aquele destino mudar (aumentar ou baixar), ele recebe um e-mail.

O Melhores Destinos não faz comparação de preços, mas publica notícias sobre promoções. Quem se cadastra pode receber essas promoções por e-mail ou por meio de alertas no aplicativo do celular.

Fonte: UOL

Curta nossa página no Facebook



Crato (CE): 500 alunos estão sem transporte escolar

O ano de 2017 já chegou ao segundo mês, no entanto, para mais de 17 mil alunos da rede pública de ensino deste município, na região do Cariri cearense, 2016 ainda não acabou. Isso porque, diante da greve de professores no ano passado, que durou quase dois meses, o ano letivo de 2017 para os alunos só deve começar em março. Apesar disso, o atraso na reposição das aulas não é o problema mais grave enfrentado pelos estudantes do Crato. Desde o ano passado, vários alunos estão sem transporte escolar.

Dos 35 veículos escolares do Município, dez estão inoperantes. De acordo com a Secretaria de Educação da cidade, os problemas vão desde a falta de pneus até problemas na parte hidráulica e elétrica. Sem a frota completa, quatro rotas - incluindo zona rural e urbana - estão afetadas e mais de 500 alunos estão sem transporte escolar.

A solução, segundo as famílias, é arcar com custos extras para manter os alunos na escola. "Por dia, estou gastando R$ 12 só de mototáxi. São R$ 6 para ir e outros R$ 6 para voltar. Valor que está pesando no orçamento", lamenta o aposentado Raimundo Luís Neto.

Segundo o secretário de Educação interino do Município, Luís Carlos Saraiva, o problema teve início na gestão anterior. Conforme Saraiva, já foram encaminhados processos licitatórios para "compra de pneus e de reparo e manutenção da frota. Em breve estaremos com esses problemas sanados".

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) entrou no caso e solicitou, junto à Prefeitura do Crato, uma audiência pública para colher dados sobre a licitação do transporte escolar. Essa audiência pública está prevista para este mês.

Merenda
Das 68 escolas da rede municipal, entre colégios de Educação Infantil e Ensino Fundamental, nem todas estão completamente abastecidas. Conforme a Secretaria de Educação, "todas as escolas têm um estoque razoável de merenda escolar", porém, reconheceu que "em algumas delas faltam itens, como frutas, verduras e frios". Saraiva informou que "encaminhou a demanda de todos os itens em falta" e garantiu que "há o propósito de não deixar faltar merenda escolar em nossa gestão".

Ele mais uma vez atribuiu o problema à gestão anterior. "A Secretaria está empenhada em solucionar os problemas ocorridos no ano passado. Acredito que, em até 45 dias, tudo seja normalizado, tanto no que se refere ao transporte, quanto à merenda escolar", afirmou.

Rotas
Atualmente há quatro rotas sem transporte e somente três rotas para escolas da rede municipal estão ativas: Escola Rosa Ferreira, Escola Antônio José Soares, Colégio Municipal, CEI Maria Pia e Escola Dom Vicente. Para as escolas da rede estadual, cujo transporte é feito pelo Município, falta transporte para: Colégio Estadual, Violeta Arraes, Teodorico Teles, Presidente Vargas, Liceu do Crato e Virgílio Távora.

Todas essas rotas serão regularizadas, segundo a Secretaria, com a aquisição dos pneus para os micro-ônibus e o conserto de três ônibus.

"Não negamos a existência dos problemas, mas estamos trabalhando forte para solucioná-los o mais breve possível", concluiu o secretário. Os ônibus apresentam falta de motor na porta, falta de pneu, motor de partida com defeito e ausência de bateria. Alguns deles apresentam, ainda, uma estrutura interna precária.

ANDRÉ COSTA
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



7 mortes bizarras e a probabilidade de que aconteçam

Recentemente publicamos aqui uma matéria sobre estatísticas malucas relacionadas com a morte. Nela, revelamos alguns números surpreendentes, como o de quantas pessoas morrem todos os anos por ferimentos causados por quedas da cama, ataques de formiga ou devoradas por hipopótamos, por exemplo.

Pois encontramos em diversos sites mais dados interessantes — e macabros, como não? — relacionados com causas de morte bem incomuns e as respectivas probabilidades de que alguém se torne uma das vítimas. É possível que algumas das estatísticas não passem de lendas urbanas, mas não custa nada dar uma olhadinha e se prevenir, não é mesmo? Confira:

1 – Atingido por um coco
Probabilidade: 1 em 250 milhões

Esta aqui pode ser uma das lendas urbanas que mencionamos, mas, se você costuma ficar na sombra de coqueiros, é melhor começar a tomar mais cuidado ou usar um capacete. As supostas estatísticas apontam que cerca de 150 pessoas morrem todos os anos por terem seus “cocos” rachados. Existe até um cálculo sobre a velocidade que esses frutos podem alcançar quando caem das palmeiras: cerca de 80 quilômetros por hora!

2 – Em um acidente nuclear
Probabilidade: 1 em 10 milhões

Por sorte, esses acidentes são bem raros! Contudo, só para você ter uma ideia, o desastre de Chernobyl, ocorrido 1986, afetou a vida de milhões de pessoas. Até hoje se debate sobre o número total de vítimas — um levantamento da ONU previu que 4 mil indivíduos morreriam em decorrência da radiação, enquanto o Greenpeace estimou esse número em 93 mil —, mas a cifra divulgada oficialmente de pessoas que morreram no acidente é de 31 pessoas.

Por sorte — por assim dizer —, esta causa de morte depende muito do país no qual você mora ou escolhe como destino turístico. Contudo, só no ano de 2008 foram registrados 273 ataques terroristas significativos no mundo, resultando na morte de um total de 3.500 pessoas.

3 – Em um ataque terrorista
Probabilidade: 1 em 9,3 milhões

Por sorte — por assim dizer —, esta causa de morte depende muito do país no qual você mora ou escolhe como destino turístico. Contudo, só no ano de 2008 foram registrados 273 ataques terroristas significativos no mundo, resultando na morte de um total de 3.500 pessoas.

4 – Por ser canhoto
Probabilidade: 1 em 4,4 milhões

Apesar de os números acima não terem sido comprovados ainda — portanto, eles podem se tratar de mais uma lenda urbana —, nem por isso esta causa de morte deixa de ser menos surpreendente. Estima-se que aproximadamente 2 mil canhotos morrem todos os anos devido a acidentes com equipamentos criados para destros, e as serras elétricas aparecem como o item mais mortal da lista.

5 – Picado por uma cobra
Probabilidade: 1 em 3,5 milhões

Aproximadamente 400 das cerca de 3 mil espécies de cobras que existem no mundo são peçonhentas. Elas são responsáveis por um número estimado em 5 milhões de picadas todos os anos, e algo por volta de 125 mil pessoas morrem por causa delas. E, só para sanar a sua curiosidade, a Índia é o país com o maior número de vítimas anuais, que giram em torno de 10 a 12 mil pessoas.

6 – Atingido por um raio
Probabilidade: 1 em 1 milhão

Existem pesquisas que apontam que a probabilidade de morrer atingido por um raio pode ser um pouco diferente do que a mencionada acima, girando em torno de 1 em 750 mil. Contudo, se considerarmos que só nos EUA em média 50 pessoas morrem dessa forma por ano, enquanto 54 morrem por ataques de abelha e 65 devido a mordidas de mamíferos, talvez seja mais seguro tomar banhos de chuva do que fazer piqueniques em parques.

7 – Afogado na banheira
Probabilidade: 1 em 685 mil

Eis uma causa de morte cuja probabilidade de alguém ser vítima é um pouco mais alta. Segundo as estimativas, mais pessoas morrem afogadas em suas banheiras do que em piscinas públicas, e os idosos e crianças são os que mais “engordam” esses números.

Mais números
Desastre de avião: 1 em 11 milhões (ufa!);
Acidente de trabalho: 1 em 43,5 mil;
Acidente de trânsito: 1 em 8 mil;
Câncer: 1 em 7;
Problemas cardíacos: 1 em 6.

Fonte: Mega Curioso

Curta nossa página no Facebook



Janot pede inquérito contra Sarney, Renan e Romero Jucá

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu nesta segunda-feira, 6, ao Supremo Tribunal Federal (STF), a abertura de inquérito contra o ex-presidente José Sarney, os senadores do PMDB Romero Jucá (RR) e Renan Calheiros (AL), e o ex-diretor da Transpetro Sérgio Machado sob a acusação de embaraço às investigações na Operação Lava Jato.

O pedido se fundamenta no conteúdo do acordo de colaboração premiada na qual Machado detalha manobras de políticos para interferir nas investigações da Operação Lava Jato.

As informações foram divulgadas no site da Procuradoria-Geral da República.

No Termo de colaboração 10, o ex-diretor da Transpetro explicou o conteúdo de cerca de seis horas de conversas gravadas com os caciques peemedebistas, ‘que demonstram a motivação de estancar e impedir, o quanto antes, os avanços da Operação Lava Jato em relação a políticos, especialmente do PMDB, do PSDB e do próprio PT, por meio de acordo com o Supremo Tribunal Federal e da aprovação de mudanças legislativas’.

Segundo o procurador-geral, o objetivo dos congressistas era ‘construir uma ampla base de apoio político para conseguir, pelo menos, aprovar três medidas de alteração do ordenamento jurídico em favor da organização criminosa’ – 1) proibição de acordos de colaboração premiada com investigados ou réus presos; 2) a proibição de execução provisória da sentença penal condenatória mesmo após rejeição dos recursos defensivos ordinários, o que redunda em reverter pela via legislativa o julgado do STF que consolidou esse entendimento; 3) e a alteração do regramento dos acordos de leniência, permitindo celebração de acordos independente de reconhecimento de crimes.

Janot argumenta que há ‘elementos concretos de atuação concertada entre parlamentares, com uso institucional desviado, em descompasso com o interesse público e social, nitidamente para favorecimento dos mais diversos integrantes da organização criminosa”.

Segundo o procurador-geral, Renan, Sarney e Jucá teriam buscado ‘por via legislativa, atingir decisão da Suprema Corte sobre cumprimento das penas após a decisão de 2.ª instância e enfraquecer o instrumento da colaboração premiada, amplamente empregado na Operação Lava Jato’.

Outra forma de obstrução, segundo o pedido de inquérito, consistia na redução de poderes do Judiciário e do Ministério Público mediante a realização de nova constituinte.

Para Janot, ‘trata-se de atos estatais que visam a sabotar o próprio Estado, na sua vertente de repressão ao crime organizado’.

“É chocante, nesse sentido, ouvir o senador Romero Jucá admitir, a certa altura, que é crucial ‘cortar as asas’ da Justiça e do Ministério Público, aduzindo que a solução para isso seria a Assembleia Constituinte que ele e seu grupo político estão planejando para 2018”, afirma Janot.

Já no Judiciário, o grupo peemedebista buscaria cooptar ministros do STF para anistiar envolvidos na investigação ou para assegurar a manutenção da validade das proposições legislativas almejadas, de forma que a Suprema Corte não as declarasse, posteriormente, inconstitucionais.

“Não bastasse a trama para mudar a legislação, os senadores Renan Calheiros e Romero Jucá e o ex-presidente José Sarney ainda revelam o plano de incluir o Supremo Tribunal Federal, reserva necessária de sobriedade institucional, na costura política de um grande acordo espúrio para evitar o avanço do complexo investigatório”, adverte o procurador.

Com a palavra, Renan Calheiros
“O senador Renan Calheiros esclarece que não fez nenhum ato para embaraçar ou dificultar qualquer investigação e que sempre foi colaborativo, tanto que o Supremo Tribunal Federal já manifestou contrariamente à pedido idêntico.”

Com a palavra, o criminalista Antônio Carlos de Almeida Castro (Kakay)
O criminalista Antônio Carlos de Almeida Castro Kakay, defensor dos senadores Romero Jucá e José Sarney, avalia que se houve crime este teria sido praticado pelo ex-diretor da Transpetro Sérgio Machado, autor das gravações que dão sustentação ao pedido de inquérito do procurador-geral da República Rodrigo Janot, que atribui aos peemedebistas suposta obstrução à Operação Lava Jato.

“Eu acho que esse pedido é um pouco consequência, quase que natural, daquele pedido de prisão (dos peemedebistas) que foi feito (por Rodrigo Janot) e que foi um fiasco. Nas gravações realizadas por Sérgio Machado não tem nenhum sinal de qualquer tentativa de obstrução. Temos que fazer uma reflexão mais profunda sobre essa hipótese de tudo ser obstrução à Lava Jato.”

“Quando se discutia a Lei de Abuso da Autoridade os procuradores foram ao Congresso e alardearam que estava havendo obstrução da Lava Jato. Ora, o projeto é de 2009, a Lava Jato nem existia. Depois, quando se criticava a prisão (de condenados) em segunda instância também vieram os procuradores e alegaram que isso iria paralisar a Lava Jato. Quer dizer, a Lava Jato é importantíssima, seus resultados são fantásticos, mas o País existe também fora da Lava Jato.”

“Pegar senadores discutindo modificação legislativa, que é a função deles, e dizer que estão tramando contra a Lava Jato é o mesmo que três ou quatro advogados criticarem a operação e, por isso, serem acusados de obstruírem a Justiça. Se algum jornalista fizer um olhar mais crítico à Lava Jato vão dizer que ele quer obstruir a Lava Jato.”

“Vivemos um momento crítico. É coisa grave. Virou um país monotemático.”

“Não existe naquelas gravações (de Sérgio Machado) qualquer tentativa de obstrução à Lava Jato. Passa mais perto do crime a atitude de Sérgio Machado, de gravar ilegalmente (as conversas com Jucá, Sarney e Renan). Não vejo no conteúdo das gravações nenhuma tentativa de obstrução. Primeiro, tem que contextualizar as conversas. O Sérgio Machado puxava. dirigia as conversas, criticava, xingava o procurador-geral da República. Falava que tinha medo que baixassem o processo para a primeira instância (Sérgio Moro). Não vejo obstrução ao processo.”

“Eu tenho muita preocupação que tudo passe a ser tentativa de obstrução, de forma que não possamos mais criticar absolutamente nada.”

“Reconheço o valor da Lava Jato, mas não aceito essa alegação frequente de que tudo é uma forma de obstruí-la.”

Fonte: Estadão

Curta nossa página no Facebook



AddThis