Crato (CE): Urca promove a I Jornada de Museologia do Cariri

A Universidade Regional do Cariri (Urca) promove na próxima segunda-feira (7), a I Jornada de Museologia do Cariri. A abertura do evento acontece às 08 horas, no auditório do Geopark Araripe.

A programação se estende até as 17h30min, com a oficina sobre ‘Museologia e Museus: os desafios da gestão museológica’, com a professora Maria Manuelina Duarte Cândido. Às 14 horas, acontece a mesa redonda sobre ‘Patrimônio Museológico da Região do Cariri: Desafios e Possibilidades’, com coordenação do Professor Alexandre Gomes, tendo como debatedora a docente Manuelina Duarte.

Durante o evento também acontece o lançamento do livro Gestão de Museus: Um desafio Contemporâneo: Diagnóstico Museológico e Planejamento, da Professora doutora da Universidade de Goiás (UFG), Maria Manuelina Duarte Cândido.

Estarão presentes também a Professora Adriana Botelho, da Universidade Federal do Cariri (UFCA), onde ela abordará e Implementação do Curso de Museologia na UFCA; do Diretor do Museu Histórico do município e Coordenador de Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura da cidade Ricky Seabra.

Ele destaca os Desafios da Gestão Municipal de Cultura da cidade, na área museológica.O Professor Alexandre Gomes, da Rede Cearense de Museus Comunitários (RCMC) e URCA, abordará o tema Patrimônio, Memória e Diversidade Cultural: os desafios dos museus comunitários no Ceará.

Serviço:
I Jornada de Museologia do Cariri
Data: 07 de outubro de 2013(segunda-feira)
Horário:8h às 17h30 min
Local: Auditório do Geopark Araripe
Rua Carolina Sucupira, S/N

Fonte: G1



Farias Brito (CE): Acidente de carro mata dois irmãos e deixa médico ferido na BR 230

Um acidente de carro ocorrido às 13hs30min deste sábado (05), na BR 230 nas divisas dos municípios de Várzea Alegre com Farias Brito a altura do sítio Cajazeiras, deixou duas pessoas mortas e uma ferida.

Antônio Inaldo Brito Bezerra, 32 anos e seu irmão José Edson Brito Bezerra 31 anos, faleceram no local após o veículo Gol placas HWC-8215 inscrição de Juazeiro do Norte que seguia na direção de Farias Brito, chocou-se violentamente com um Corola XLI cor preta, placas OIK-1212 inscrição do Crato – CE guiado pelo médico Dr. João Paulo Oliveira de Morais, 25 anos, natural de Juazeiro do Norte – CE, que seguia em sentido contrário.

João Paulo foi socorrido para uma unidade hospitalar na cidade de Várzea Alegre, em seguida transferido para o Hospital Santo Antônio na cidade de Barbalha, seu estado de saúde é instável.

Segundo policias da PFR de Icó que atenderam a ocorrência juntamente com o Cabo Freire do destacamento de Farias Brito, o veículo Gol ficou completamente destruído. Edson Brito cantava nas missas celebradas as 15hs30min na capela do socorro, e em eventos. O mesmo residia no sítio Logradouro em Juazeiro do Norte. Os corpos até o fechamento dessa matéria encontravam-se no local a espera do rabecão para translado até o IML de Juazeiro do Norte.

Fonte: Miséria



Marina Silva se filia ao PSB de Eduardo Campos

A ex-senadora Marina Silva assinou em Brasília a ficha de filiação ao PSB, do pré-candidato a presidente Eduardo Campos.

Em seu discurso, a ex-senadora disse que entrou no PSB para "adensar" a candidatura de Campos, e que não seria possível chegar a um partido com a candidatura "posta" e pedir para ser a candidata.

Num discurso de quase 30 minutos, Marina estava bem humorada e falou que Campos acabou sendo seu "Plano C". Ela fazia uma referência às seguidas perguntas de jornalistas e políticos a ela antes da decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que não deferiu o pedido da Rede para o registro do partido por falta de assinaturas validadas sobre qual seria seu plano B caso o plano A, a criação da rede, não desse certo.

"O plano C é Campos", disse Marina. Marina reclamou mais uma vez dos critérios da Justiça Eleitoral.

"Somos o primeiro partido clandestino do Brasil criado em plena democracia", afirmou Marina.

A candidata afirmou que não quis as outras opções que foram colocadas, se aliar a outro partido para ser candidata ou não apoiar nenhuma candidatura, por entender que não poderia ficar de fora do processo político nesse momento.

Ela afirmou que continuará sendo a porta voz da Rede e que a aliança com o PSB não será "pragmática" e sim "programática", criticando indiretamente as alianças políticas atuais. E seu discurso, Marina também descartou a sua própria candidatura.

"Vamos para chancelar o programa da Rede e, em uma discussão democrática, adensar uma candidatura que já está posta", disse Marina.

Leia na íntegra o poema que Marina Silva declamou:

Arco e Flecha

(Autoria de Marina Silva)

Do arco que empurra a flecha,
Quero a força que a dispara.
Da flecha que penetra o alvo
Quero a mira que o acerta.
Do alvo mirado
Quero o que o faz desejado.
Do desejo que busca o alvo
Quero o amor por razão.
Sendo assim não terei arma,
Só assim não farei a guerra.
E assim fará sentido
Meu passar por esta terra.
Sou o arco, sou a flecha,
Sou todo em metades,
Sou as partes que se mesclam
Nos propósitos e nas vontades.
Sou o arco por primeiro,
Sou a flecha por segundo,
Sou a flecha por primeiro,
Sou o arco por segundo.
Buscai o melhor de mim
E terás o melhor de mim.
Darei o melhor de mim
Onde precisar o mundo.

Fonte: Folha.com



Crato (CE): Quarteto é preso com uma pistola, um revólver e meio quilo de maconha

A desconfiança de um policial à paisana que viajava em um ônibus da empresa Via Metro entre Juazeiro do Norte e Crato, resultou na prisão de dois jovens e a apreensão de dois menores com armas e drogas por volta das 16 horas desta sexta-feira. O militar achou estranho o comportamento dos quatro rapazes e optou por acionar uma viatura do Ronda do Quarteirão suspeitando que estivessem armados.

Na Avenida Padre Cícero, à altura do bairro São Miguel em Crato, os PMs interceptaram o coletivo anunciando uma revista. No interior do mesmo prendeu Felipe Pereira dos Santos, de 18 anos, residente no bairro Triângulo em Juazeiro, com um revólver calibre 38 e Cícero Felipe Desidério Silva, da mesma idade e morador do bairro Pirajá com uma pistola 765.

Eles se faziam acompanhar dos menores de 17 anos, residentes no bairro Frei Damião, e iniciais R. F. A da S., e E. G da S., quando todos foram levados para Delegacia de Crato. Em poder do quarteto, os policiais encontraram ainda 550 gramas de maconha e mais R$ 600,00 em dinheiro. Eles disseram à polícia que estavam indo para o Serrano tomar banho e usar drogas.

Felipe acrescentou que anda armado em virtu de inimizades e citou uma pessoa apelidada por Góia que até já tentou matá-lo. Todavia, o Capitão Luciano Rodrigues, Comandante da Companhia de Crato, disse suspeitar que o quarteto estava era planejando a prática de assaltos as mão armada naquele município na noite desta sexta-feira e não descarta a venda de drogas.

Demontier Tenório

Fonte: Miséria



Pênis é exibido ao vivo durante jornal [vídeo]

Um pênis apareceu em uma imagem de fundo durante a apresentação de um telejornal na República Tcheca. O jornalista Daniel Takac, que apresentava o texto no momento do incidente, simplesmente não percebeu o ocorrido e continuou a leitura.

Não demorou para que o vídeo se tornasse um dos mais vistos dos últimos dias e para que a emissora responsável pela apresentação do telejornal fosse fortemente criticada. O órgão sexual masculino, de acordo com a empresa de TV, fazia parte da cena de um documentário que foi exibido sem querer.



As imagens foram ao ar ao vivo, às 4 horas da tarde. Se você ainda não viu o vídeo, assista-o a seguir e depois nos dê a sua opinião a respeito do caso: você acha que as críticas à emissora são exageradas ou não?

Fonte: Mega Curioso



Crato (CE): Mototaxista acusado de dois homicídios foi assassinado a tiros

O mototaxista José Zilclécio Alencar do Nascimento, de 28 anos, o Zildo, que residia na Rua Irineu Pinheiro, 521 (Bairro Pimenta) em Crato, foi morto a tiros por volta das 21 horas desta sexta-feira. Ele estava na Rua José Marrocos, imediações do chamado Posto da Grota (Bairro Alto da Penha), quando foi surpreendido por dois homens que viajavam em uma moto os quais fugiram em alta velocidade após os disparos.

Segundo testemunhas, a vítima pilotava sua motocicleta Honda Titan de cor azul e placa HWF-0614, inscrição do Ceará e já caiu praticamente sem vida ao ser alvejado no pescoço. Militares do Ronda do Quarteirão foram avisados e diligenciaram na área sem o êxito de localizar os acusados. O Delegado da Polícia Civil, Flávio Santos, e o inspetor Falcão igualmente estiveram no local aguardando a perícia criminal e o rabecão que trouxe o corpo ao IML de Juazeiro.

Zildo era, também, comerciante e, segundo a polícia, já tinha sido vítima de outros atentados à bala. Ele respondia dois processos por homicídios, outros dois por injúrias, um por ameaça, mais um por porte ilegal de arma de fogo e um por crime de trânsito. A polícia suspeita que ele tenha sido morto por vingança ou acerto de contas o que será investigado no competente inquérito a ser instaurado na Delegacia de Crato.

Demontier Tenório

Fonte: Miséria



Marco entre a ditadura e a democracia, Constituição de 1988 completa 25 anos

“Declaro promulgado o documento da liberdade, da democracia e da justiça social do Brasil”, disse há 25 anos o então presidente da Assembleia Nacional Constituinte, Ulysses Guimarães, ao promulgar a nova Constituição Federal, em vigor até hoje. O Brasil rompia de vez com a Constituição de 1967, elaborada pelo regime militar que governou o país de 1964 até 1985.

O trabalho que resultou na “Constituição Cidadã” começou muito antes da Assembleia Constituinte e o fim da ditadura. A luta para acabar com o chamado “entulho autoritário” ganhou força com a derrota da Emenda das Diretas-Já, ou Emenda Dante de Oliveira, rejeitada por faltarem 22 votos, no dia 25 de abril de 1984.

Passadas duas décadas dos militares no Poder, com a restrição de vários direitos e depois da derrota na votação que instituiria o voto direto para presidente da República, lideranças políticas, como Ulysses Guimarães, Tancredo Neves, Luiz Inácio Lula da Silva, Miguel Arraes, Fernando Henrique Cardoso e muitos outros percorreram o Brasil para tentar unir a sociedade com o ideal de pôr um fim ao regime autoritário.

Com a impossibilidade de eleições diretas, o então governador de Minas Gerais, Tancredo Neves, passou a articular a disputa da eleição presidencial no Colégio Eleitoral, formado por deputados e senadores. Até então, só os militares participavam do processo. Tancredo convenceu os aliados, deixou o governo de Minas e se tornou o candidato das oposições. Uma das suas promessas de campanha era a convocação da Constituinte. Na disputa, o ex-governador mineiro venceu Paulo Maluf, candidato oficial dos militares.


Com a eleição de Tancredo, estava cada vez mais próxima a possibilidade do país deixar para trás os anos de ditadura e avançar para o regime democrático. Mas o sonho, no entanto, se viu ameaçado com a impossibilidade de Tancredo tomar posse em 15 de março de 1985, em virtude de uma crise de diverticulite. Internado às pressas no Hospital de Base do Distrito Federal, o presidente eleito fez uma cirurgia de emergência. No dia seguinte à sua internação, subiu a rampa do Palácio do Planalto o vice-presidente José Sarney. Com a morte de Tancredo, em 21 de abril de 1985, Sarney foi efetivado e deu andamento ao processo de transição.

Em 28 de junho de 1985, Sarney cumpriu a promessa de campanha de Tancredo e encaminhou ao Congresso Nacional a Mensagem 330, propondo a convocação da Constituinte, que resultou na Emenda Constitucional 26, de 27 de novembro de 1985. Eleitos em novembro de 1986 e empossados em 1º de fevereiro de 1987, os constituintes iniciaram a elaboração da nova Constituição brasileira. Ao todo, a Assembleia Constituinte foi composta por 487 deputados e 72 senadores.

A intenção inicial era concluir os trabalhos ainda em 1987. No entanto, as divergências entre os parlamentares, especialmente os de linha conservadora e os considerados progressistas, quase inviabilizaram o resultado da Constituinte e provocaram a dilatação do prazo. Foram 18 meses de intenso trabalho, muita discussão e grande participação popular até se chegar ao texto promulgado em 5 de outubro de 1988, por Ulysses Guimarães. Foi a primeira vez na história do país que o povo participou efetivamente da elaboração da Constituição. Além da apresentação direta de sugestões, a população acompanhou da galeria do plenário da Câmara os trabalhos dos constituintes.

A participação popular neste momento histórico da política brasileira pode ser traduzido em números: foram apresentadas 122 emendas, dessas 83 foram aproveitadas na íntegra ou em parte pelos constituintes na elaboração do texto final da Constituição. As emendas foram assinadas por 12.277.423 de brasileiros.

Fonte: Agência Brasil



Barbalha (CE): Sejuve presta homenagens

Uma quinta-feira esportiva memorável para o futebol barbalhense na reabertura do Estádio Municipal de Futebol Dr. Antônio Lyrio Callou “O Inaldão”, antes da partida Barbalha e Crato, a Secretaria da Juventude e Esporte (SEJUVE) pelo secretário, Jorge Luís de Farias Fernandes Távora (Bacalhau), prestou homenagens as autoridades, as diversas personalidades esportivas e representantes de outros segmentos com a entrega de placas expressando reconhecimento e gratidão pelo apoio recebido e os serviços prestados na reforma e liberação daquela praça de esporte.

Homenageados
  • José Leite Gonçalves Cruz – Prefeito Municipal de Barbalha
  • Camilo Santana – Deputado Estadual
  • Fernando Santana – Secretário do Governo Municipal, homem que iniciou a reforma do Inaldão
  • Magno Silva Coelho – Ex-secretário de Infraestrutura e Obras, hoje na Secretaria das Cidades do Ceará
  • Alisson Uchoa – Secretário do Desenvolvimento Econômico de Barbalha
  • Roberto Grangeiro – Secretário de Infraestrutura e Obras de Barbalha
  • Dr. Osmar Delboni – Engenheiro do CREA
  • Ailton de Sousa – Grande parceiro pela Bom Sinal
  • Mauro Carmélio – Presidente da Federação Cearense de Futebol
  • Josimar de Carvalho – Vice-Presidente da Federação Cearense de Futebol
  • Cel-PM – Marcilio – Corpo de Bombeiros
  • Engenheiros e funcionários da Sala de Projetos
  • Willianfu Andreza – Vigilância Sanitária
  • Luiz Cláudio – Secretário adjunto da Infraestrutura e Obras
  • Jorge Luís de Farias Fernandes Távora – Secretária da Juventude e Esporte de Barbalha
Após a entrega de comendas, o Secretário da Juventude e Esporte, Jorge Luís de Farias Fernandes Távora, fez uso da palavra, agradecendo o apoio incondicional do prefeito, Zé Leite, da diretoria da Federação Cearense de Futebol, da Bom Sinal, do deputado estadual Camilo Santana, do Corpo de Bombeiros, do CREA e de outros segmentos que no conjunto geral, todos contribuíram significativamente para as reformas e liberação do Estádio “O Inaldão”, que há mais de três anos não tinha jogos oficiais do Barbalha Futebol Clube, Bacalhau, também estendeu seus agradecimentos a todo o quadro da Liga Desportiva Barbalhense, e com ênfase aos jogadores, comissão técnica do Barbalha e a torcida que é o 12º jogador em campo do Barbalha, e nas arquibancadas realmente a torcida fez a festa na reabertura do Estádio Municipal de Futebol Dr. Antônio Lyrio Callou “O Inaldão”.

Na seqüência da programação com as duas equipes em campo o juiz trilhou o apito e as emoções esportivas fluíram entre os jogadores e a grande torcida nas arquibancadas. A imprensa esportiva caririense cobriu Barbalha 1 x 0 Crato valendo pela Copa Fares Lopes.

SILVA NETO
FOTO E REPORTAGEM

Fonte: Diário do Cariri



Médicos ajudam eutanásia de transexual após mudança de sexo fracassada

Nathan Verhelst nasceu menina e teve morte assistida na segunda-feira (30), em Bruxelas. Dois médicos atestaram que ele tinha um quadro depressivo cujo caratér não era temporário. "Ele morreu com toda a serenidade", disse o médico Wim Distlemans em entrevista ao jornal Het Laatste Nieuws.

A Bélgica legalizou a eutanásia em 2002. Desde então, houve 52 casos de morte assistida em virtude de doença psicológica.

Nathan Verhelst, 44, recebeu o nome de Nancy quando nasceu. Ele cresceu junto a três irmãos. O jornal, que disse ter entrevistado Nathan na noite de sua morte, conta que ele relatou ter sido rejeitado pela família na infância. Ele teria dito que os pais queriam outro garoto.

Nancy então se submeteu a três operações de mudança de sexo entre 2009 e 2012, quando mudou de nome.

"A primeira vez que me vi no espelho, eu senti uma aversão pelo meu novo corpo", ele disse na entrevista.

Rigor
O hospital disse que a morte assistida se deu por meio de um "procedimento extremamente rigoroso".

"Quando temos um caso complicado, nos colocamos mais questões a fim de assegurarmos o diagnóstico", disse o médico Jean-Michel Thomas.

Segundo o correspondente da BBC em Bruxelas, o número de eutanásias na Belgica tem crescido constantemente. A maioria dos que optam por esse fim têm mais de 60 anos e são em grande parte pacientes com câncer.

Desde que foi aprovada, a eutanásia não suscitou grande controvérsia na Bélgica. O Parlamento está agora discutindo a ampliação da lei, para que pessoas com menos de 18 anos também sejam contempladas.

Os candidatos tem de mostrar que são capazes de tomar decisões por si sós. Também têm de estar conscientes e fazerem pedidos "voluntários, consideráveis e repetidos" de que quer por fim à vida.

Só em 2012, 1.432 pessoas se submeterem à eutanásia no país, um aumento de 25% em relação ao ano anterior. Segundo a agência France Presse, os casos de morte assistida representam 2% dos óbitos no país.

Fonte: BBC Brasil


Cearense confessa que matou garota de 9 anos


O cearense Elder Deywid Marinho, 22 anos, acusado de estuprar e matar Rebeca Miranda de Carvalho, de 9 anos, na favela da Rocinha, retornou à comunidade dois dias depois do crime, segundo vizinhos. Ele morava a cerca de 30 metros do local do assassinato. O acusado já tinha cometido o mesmo tipo de crime em Juazeiro do Norte, no Ceará.

Moradores e o dono de um bar frequentado por Elder contam que ele sumiu no fim de semana, mas voltou para casa na terça-feira. Segundo o dono do bar, ele estava sempre sozinho. Como costumava vestir um casaco verde, moradores começaram a desconfiar dele, já que um menino de 7 anos que viu o agressor de Rebeca, disse que ele usava uma vestimenta igual.

Os moradores teriam chamado policiais quando Elder reapareceu, mas quando os PMs chegaram ele já havia ido embora. Ele foi apresentado pela Divisão de Homicídios como o assassino confesso da garota e pediu perdão aos pais da menina.

Elder foi preso na quinta-feira na favela de Rio das Pedras, em Jacarepaguá. Ele acabou localizado porque estava com o celular da vítima, rastreado pela polícia. O outro caso ocorreu há cinco anos, quando Elder estuprou e matou uma criança de apenas 4 anos. Na época, com 17 anos ele confessou o crime. Elder vive no Rio há quatro meses, morava na Rocinha e trabalhava como jardineiro em São Conrado.

Fonte: Diário do Nordeste



Christiane F., ex-'drogada, prostituída', narra sua '2ª vida' em novo livro; veja vídeo

Trinta e cinco anos depois da publicação da primeira edição de "Eu, Christiane F., 13 Anos, Drogada, Prostituída...", livro que causou escândalo em 1979 e foi adaptado ao cinema em 1981, sobre a vida de sexo e drogas da então adolescente alemã Christiane Felscherinow, será lançado neste mês um segundo volume, narrando o que aconteceu na vida da personagem até hoje.

A autobiografia "Christiane F. - Mein Zweites Leben" (Christiane F. - Minha Segunda Vida) conta como a personagem viveu os anos pós-estouro do primeiro livro e descreve o que seria a tal segunda existência de Felscherinow, hoje com 51 anos e mãe de um jovem de 17 anos, que ela chama de "presente da vida".

Escrito a quatro mãos com Sonja Vukovic, que fez cerca de 400 horas de entrevistas com Felscherinow e teve acesso irrestrito a seu apartamento ao longo dos últimos três anos, o livro vai ser publicado nos próximos dias na Europa.

Entre outros episódios, a obra narra a viagem de Felscherinow a Nova York para a estreia do filme protagonizado por Natja Brunckhorst, em 1981, um show exclusivo do AC/DC que ganhou de presente, sua ida a incontáveis programas de televisão e aborda seus anseios de se tornar cantora e atriz.

Mas o volume também retoma seus problemas com as drogas, revelando que Felscherinow ficou livre do vício durante anos e depois voltou a usar heroína. Hoje, ela participa de campanhas antidrogas na Alemanha.


Estou viva
Num booktrailer das novas memórias (veja abaixo), Christiane Felscherinow dá um depoimento como uma sobrevivente. "Depois de 35 anos ainda não estou morta, estou viva, ninguém acreditaria que eu chegaria aos 50 anos", afirma, em alemão.

"Muitas pessoas mudaram, perdi muitas pessoas importantes em minha vida nos últimos anos, mas um monte de coisas boas foram acontecendo para mim", comenta.

Ela diz que o livro atende a uma expectativas do público que a rodeia. "As pessoas parecem querer saber o que aconteceu, sinto que preciso contar o que se passou desde aquela época."

Christiane F. também fala sobre Berlim, onde o vídeo foi gravado. "Está diferente, parece distante daquela época, mas ainda é minha pátria."

Fonte: Folha.com



Autor de estupro e morte de criança no Rio foi o mesmo que estuprou e matou Luana em Jardim

A prisão do jovem Elder David Marinho, de 22 anos, o "Buda”, sob acusação de estuprar e matar uma criança de 9 anos na Zona Sul do Rio de Janeiro, remeteu a um caso semelhante ocorrido no dia 21 de abril de 2008 no município de Jardim. Naquela data a vítima foi Luana de Jesus Amorim Miranda, de 4 anos, e, no último sábado (28), Rebeca Miranda de Carvalho. Elas não são parentes e, em comum, apenas o fato de terem sido abusadas e mortas pela mesma pessoa.

Outro grave crime cometido por ele foi a acusação gratuita contra seu companheiro de trabalho no parque de diversão em Jardim, Genival Santos da Silva, na época com 22 anos, o qual terminou sendo abusado sexualmente por companheiros de cela na Penitenciária de Juazeiro. Buda tinha brigado com o mesmo e tentado matá-lo com uma faca na tarde do dia 21 de abril decidindo apontar este como co-autor do estupro. Genival só conseguiu provar sua inocência após 100 dias preso.

A reportagem do Site Miséria não conseguiu descobrir por quanto tempo Buda ficou preso no Cariri e a notícia de novo crime de estupro seguido de homicídio praticado por ele no Rio de Janeiro, ganhou uma conotação de revolta na região Sul do Ceará. Muitos pensavam que ele ainda estivesse recolhido e terminaram se deparando com a informação de sua prisão na favela de Rio das Pedras em Jacarepaguá (RJ) com o celular que pertencia a mais uma criança vítima do seus sadismo.

Buda é nativo de Juazeiro do Norte e confessou o crime a exemplo do que fizera no Ceará após ser preso. No Rio de Janeiro, Rebeca foi encontrada morta em um barranco perto da Unidade de Polícia Pacificadora da Rocinha e coberta com telhas. Já no município de Jardim, Luana foi encontrada em um matagal e o acusado não se furtou em contar os detalhes de suas atrocidades contra a menor. O homem apelidado por “Alemão” que Buda acusou de envolvimento quase era linchado por populares ao ser preso.

Na época, o verdadeiro autor do crime foi encaminhado para o Juizado da Infância e Juventude de Juazeiro. A polícia já tinha provas concretas contra o mesmo como suas roupas sujas de sangue encontradas no parque de diversões que estava funcionando em Jardim e esperma dele nas vestes da criança. Na penitenciária, espancaram Alemão por cerca de meia hora e os detentos ainda introduziram um pedaço de cabo de vassouras no seu ânus.

Antes, populares revoltados destruíram alguns brinquedos do parque de diversões em Jardim e tentaram atear fogo no caminhão, mas foram contidos pela polícia. Em maio de 2008 o governador Cid Gomes visitou os pais de Luana naquele município. Até a mãe de Isabella Nardoni, menina de 5 anos que foi jogada da janela do 6º andar de um edifício em São Paulo, Ana Carolina de Oliveira manteve contatos com a mãe da criança. Somente no dia 9 de julho de 2008, Buda decidiu contar a verdade que havia agido sozinho inocentando “Alemão” quando este ganhou liberdade.

Demontier Tenório

Fonte: Miséria



Crato (CE): Policlínica deverá ser entregue em fevereiro de 2014

O Crato terá mais benefícios para a saúde do Município ainda no primeiro semestre do próximo ano, com a entrega da Policlínica Regional, que está sendo construída no bairro Mirandão, em área estratégica para atender a população que necessita dos serviços públicos de saúde.

Segundo o prefeito do Crato, Ronaldo Gomes de Mattos, a entrega do equipamento deverá acontecer ainda em fevereiro de 2014. A obra do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde, é uma parceria com o Governo Municipal, que no mês de março deste ano esteve com técnicos visitando o terreno doado pela prefeitura para a construção do equipamento.

Além da Policlínica e do Serviço Móvel de Urgência (SAMU), o município deverá receber uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), 24 horas. Segundo o prefeito, uma das suas prioridades na administração é poder proporcionar uma saúde de melhor qualidade, com postos em condições de melhor infraestrutura de atendimento.

Conforme Ronaldo, o salto de qualidade na saúde só poderá ser dado com a melhoria salarial dos profissionais e, em segundo lugar, capacitando os servidores. Por último, a conquista de projetos para melhorias dos PSFs. Ele disse, ainda, que onde tiver um aparelho quebrado e uma pessoa sem atendimento médico ou falta de medicamento, será realizada uma força tarefa do Município, no intuito de atender da melhor maneira possível, melhorando a qualidade de vida da população. “Vamos zelar pela vida e saúde dos nossos munícipes”, frisou.

Assessoria de Imprensa / PMC



Pastor pede R$ 21 milhões aos fiéis para pagar dívida de TV

Com voz chorosa, desesperançoso e cabisbaixo, o apóstolo Valdemiro Santiago, líder da Igreja Mundial do Poder de Deus, iniciou nesta semana uma campanha para a arrecadar ao menos R$ 21 milhões para pagar dívidas da igreja, especialmente as referentes ao aluguel de horário do canal 21, do Grupo Bandeirantes. A igreja arrendou a emissora praticamente por 24 horas por dia e agora está com dificuldades em cumprir a obrigação...

Além disso...
Valdemiro afirma que há vários templos com aluguéis atrasados, além de atrasos no pagamento de outros horários locados em rádios e TVs Brasil afora. Um especialista em igrejas, ouvido por esta coluna, que pede para não ser identificado, afirma que dois fatores prejudicaram substancialmente a Igreja Mundial, e que esses fatores ameaçam até a existência da linha evangélica:

Motivo 1: A tentativa de crescer rápido demais e sem controle algum sobre a contabilidade; ou seja, a igreja contou que podia crescer mais rapidamente até que a Igreja Universal, mas confiou demais na generosidade dos fiéis; acontece que os fiéis (classes C e D, principalmente) já estão com outras dívidas e pararam de colaborar tanto. A Igreja Mundial quis crescer mais e mais rapidamente do que o possível.

Motivo 2: A guerra deflagrada pela Igreja Universal contra a Mundial, no ano passado. Por meio da Record, a Universal exibiu reportagens que acabaram com a saúde contábil da Mundial, que acabou investigada pelo Ministério Público e, principalmente, pela Receita Federal. A Igreja teve de vender propriedades, gado, se desfazer de templos... Enfim, entrou num verdadeiro gargalo financeiro. Esse gargalo está agora se apertando ainda mais.

Ano passado ele pediu R$ 30 milhões. Assista:



Fonte: Folha.com


Lavras da Mangabeira (CE): Bando torna PMs reféns, rouba suas armas e destrói agência do Banco do Brasil

A ação ousada de uma quadrilha formada por cerca de 10 homens, resultou na destruição do setor de caixas e conseqüente assalto contra a agência do Banco do Brasil de Lavras da Mangabeira após tornar reféns dois civis e três PMs levando o armamento destes. O crime aconteceu por volta das duas horas da madrugada desta sexta-feira e começou a ser executado ainda na rodovia federal que dá acesso ao município. Os Cabos Barros e Germano e o Soldado Maciel formavam uma barreira por designação do Comando da PM no Ceará e foram rendidos na estrada.

À altura do posto de combustíveis Bela Vista, que funciona às margens da BR-230 (Bairro Além Rio), eles foram surpreendidos por cerca de 10 homens usando roupas escuras, balaclavas e empunhando armas de grosso calibre tipo fuzis e escopetas. O bando se aproximou dos PMs em uma camionete L-200 Triton de cor prata e os renderam tomando três pistolas calibre .40 com respectivos carregadores tendo cerca de 80 munições além de um revolver calibre 38 com seis cartuchos intactos um fuzil mosquetão calibre 7.62 e 30 cartuchos.

Com a atitude ficou fácil tornar os policiais como reféns a exemplo do frentista e o vigilante do posto de combustíveis que presenciaram a ação. Depois, os acusados seguiram direto para a agência do Banco do Brasil que funciona na Praça da Matriz no centro da cidade quando dinamitaram os caixas eletrônicos e roubaram o dinheiro ali contido. A explosão danificou a estrutura física da agencia e os assaltantes ainda furaram os quatro pneus e destruíram a viatura da polícia, além de danificarem o rádio HT para evitar comunicação dos militares.

Nenhum dos reféns saiu ferido e foram deixados no local do crime quando o grupo partiu em alta velocidade pela rodovia Padre Cícero na direção dos municípios de Várzea Alegre e Granjeiro. Pouco depois, a polícia da área foi mobilizada e o Capitão Oliveira, do Batalhão de Iguatu, ainda localizou a camionete usada no assalto completamente incendiada entre os municípios de Lavras da Mangabeira e Granjeiro.

História
A destruição do setor de caixas do Banco do Brasil de Lavras da Mangabeira não é algo inédito. No dia 29 de outubro de 2010, coincidentemente numa madrugada de sexta-feira, cerca de 10 homens fortemente armados dinamitaram o estabelecimento. No momento da explosão, duas pessoas foram usadas como escudo humano enquanto parte da quadrilha detonava os caixas eletrônicos. Por conta da eleição municipal, havia reforço no destacamento de Lavras quando PMs estiveram no local e trocaram tiros com os acusados que conseguiram fugir em dois veículos na direção da Paraíba.

Demontier Tenório

Foto: Paulo Sérgio

Fonte: Miséria



Rede Sustentabilidade de Marina Silva tem registro negado pelo TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou, na noite desta quinta-feira (3/10), o pedido de registro da Rede Sustentabilidade da ex-senadora Marina Silva. A votação do julgamento terminou com 6 posicionamentos contrários ao registro do partido e apenas 1 a favor. Votaram contra o indeferimento do registro do partido os ministros Laurita Vaz, João Otávio de Noronha, Henrique Neves da Silva, Luciana Christina Guimarães Lóssio, Marco Aurélio de Mello e Cármen Lúcia. Gilmar Mendes foi o único favorável à criação do partido da ex-senadora.

Mesmo sabendo que a missão não era fácil, a ex-senadora havia dito antes no começo da tarde que a expectativa era boa. "Estou confiante no trabalho que fizemos e na justiça", chegou a dizer a ex-senadora, antes da seção. "Obrigado a todo mundo que está torcendo e trabalhou conosco. Esta expectativa é minha e de todo brasileiro que defende a democracia", finalizou Marina, agradecendo os apoiadores.

No julgamento desta quinta-feira (3/10), a ministra Laurita Vaz abriu os trabalhos votando contra o registro do partido. Laurita fez coro à recomendação do Ministério Público em documento do vice-procurador-geral eleitoral, Eugênio Aragão, e disse que "provar a autenticidade das assinaturas é ônus dos partidos e não dos cartórios". A ministra encerrou dizendo que "o partido não conseguiu comprovar o apoiamento mínimo".

O segundo ministro a proferir o voto foi João Otávio de Noronha. De acordo com o ministro, ele não poderia entender que "um partido possa querer se registrar apenas para participar de um pleito eleitoral". "Não podemos aqui validar, não validar ou apreciar se houve ou não irregularidade", disse o ministro, para enfim votar pelo indeferimento do registro da Rede.

Os ministros Henrique Neves da Silva e Luciana Christina Guimarães Lóssio acompanharam os votos dos colegas e votaram contra o registro da Rede Sustentabilidade.

Com o caso já decidido, o ministro Marco Aurélio de Mello foi breve e seguiu a lógica dos colegas votando pela negação registro sob a alegação de que é necessária a percentagem mínima de apoiamento para o registro do partido de Marina Silva.

Após longo pronunciamento, o ministro Gilmar Mendes, que participou da sessão no lugar de Dias Toffoli - em viagem ao exterior -, discordou dos colegas e fez os simpatizantes da Rede o aplaudirem no TSE. Gilmar Mendes afirmou que "assinaturas foram invalidadas sem justificação expressa" e falou que "não se trata de descumprir a legislação, e sim de aplicar a legislação". O ministro encerrou o voto afirmando ser a favor do deferimento do registro da Rede Sustentabilidade.

Finalizando a votação e o julgamento, a ministra e presidente do TSE, Cármen Lúcia, foi firme e contrária à posição de Gilmar Mendes, argumentando que os ministros precisam se "submeter à lei, caso contrário seria o caos". Cármen Lúcia ainda disse que os ministros precisam "aplicar a lei de ofício, caso contrário é preciso mudá-la" e encerrou falando "que houve absolutamente o cumprimento de um requisito imprescindível".

Com o voto da presidente do TSE, a sessão terminou com seis posicionamentos contrários (Laurita Vaz, João Otávio de Noronha, Henrique Neves da Silva, Luciana Christina Guimarães Lóssio, Marco Aurélio de Mello e Cármen Lúcia) ao registro do partido e apenas um voto favorável (Gilmar Mendes).

A ex-senadora tentava convencer os ministros a considerar 98 mil fichas rejeitadas na fase de coleta de apoio. Conforme números do TSE, a sigla conta com 442 mil certidões, 50 mil a menos que a quantidade exigida por lei.

Além da fundadora do partido, estiveram presentes no julgamento os deputados federais Antônio Reguffe (PDT), Walter Feldman (PSDB) e Miro Teixeira (PDT) e a ex-senadora Heloísa Helena (Psol).

Em 2010, então pelo Partido Verde (PV), Marina Silva foi a terceira candidata mais votada na eleição presidencial, com 19,33% do votos válidos no primeiro turno, o que representou 19.636.359 milhões de votos. No Distrito Federal, a ex-senadora superou Dilma e Serra e foi a candidata mais votada, obtendo 611 mil votos, o que representou quase 42% dos votos válidos.

Fonte: Correio Braziliense



Esporte: Barbalha reinaugura estádio Inaldão vencendo o Crato e a um empate da liderança

Na reabertura do estádio Lirio Callou “O Inaldão” após quatro anos sem jogo profissional, o Barbalha bateu o Crato com gol de Janeudo na metade do segundo tempo, diante de 1.372 torcedores. Com o resultado a Raposa barbalhense empatou com o Icasa com nove pontos e perde apenas no saldo de gols.

Contra o Guarani, em casa, no domingo, o Tricolor precisa apenas de um empate para terminar a fase de Grupos na primeira posição do Grupo A3. Por sua vez, o Azulão da Princesa encerra sua participação com a pior campanha, somando apenas um ponto de um empate com o Guarani na estreia.

Com um bom numero de torcedores, o time da casa começou a partida com tudo. Aos cinco minutos o Barbalha chegou pela primeira vez com maior perigo após cobrança de falta de Lamar para a área que a defesa alvi-anil afastou. O Crato respondeu em chute de Maninho de fora da área, em que a bola seguiu pela linha de fundo. A partida seguiu sendo disputada com intensidade, mas pouca criatividade por parte dos dois times.

Lamar, aos 30 minutos, protagonizou a melhor oportunidade de gol da primeira etapa. Marcus Vinícius cruzou na medida para Juranilson cabecear firme e acertar o travessão. No rebote, Lamar tentou de bicicleta para assustar o goleiro cratense. O meia ainda apareceria mais duas vezes na reta final da primeira etapa, porém parou em defesas do goleiro Deco.

As duas equipes voltaram para o segundo tempo sem alterações. O Crato passou a se precaver mais e buscar os contra ataques para sair em vantagem. Com 17 minutos a Raposa chegou a marcar, mas o assistente enxergou a condição irregular no ataque e anulou o gol. Três minutos depois Marcus Vinícius cobrou falta para a área e Janeudo cabeceou para abrir o placar.

O Tricolor seguiu pressionando e quase ampliou em chute de Janeudo de fora da área para grande intervenção de Deco, espalmando para escanteio. Com um time inexperiente formado por jovens promessas, o Azulão conseguiu suportar a pressão dos anfitriões e o duelo terminou em 1x0.

FICHA TÉCNICA
BARBALHA 1X0 CRATO

COMPETIÇÃO – Taça Fares Lopes (Grupo A3)
DATA/HORÁRIO – 3 de Outubro de 2013 (Quinta-feira), às 20h00min
LOCAL – Estádio Lyrio Callou (Inaldão), em Barbalha (CE)
ÁRBITRO – Marcos Guedes
ASSISTENTES – Marcos Barbosa e Ernanes Alves
PÚBLICO – 1.322 pagantes (50 não pagantes)
RENDA – R$ 5.019,00
GOLS – Janeudo (BAR) 20’/2ºT

BARBALHA
Lê; Marcus Vinícius, Netinho, Regineldo e Rodrigo; Josivan Pitbull, Serginho, Leilson (Carlinhos 29’/2ºT) e Lamar (Romário 16’/2ºT); Janeudo (Edson Cariús 41’/2ºT) e Juranilson. Técnico: Washington Luiz

CRATO
Deco; Luan, Wendel, Jairo e Sabrino; Maninho, Rafael (Jamir 25’/2ºT), Túlio e Paulinho Bala (Essinho 36’/2ºT); Obina e Abel Marinho (Adriano 42’/ºT). Técnico: Pabllo Wendel

Robson Roque

Foto: Normando Sóracles / Ag. Miséria

Fonte: Miséria



Juazeiro do Norte (CE): Serviços precários causam transtornos à população

Quem reside nos bairros periféricos deste município tem encontrado dificuldades em conviver com os inúmeros problemas ocasionados pela falta de infraestrutura, como afirmam os moradores. Na maioria da ruas do bairro Triângulo, por exemplo, o esgoto corre a céu aberto, faltam lâmpadas nos postes da rede elétrica, há buracos na maioria das vias públicas que cortam o populoso bairro e, ainda, o número de assaltos têm crescido nas últimas semanas.

Morador da rua João Maciel, localizada no bairro, o lavador de carros José Iran Soares da Silva, conta que no local os crimes acontecem com frequência. "Aqui tem assalto toda semana. Dois pelo menos. A insegurança é grande e o policiamento não tem dado conta. Não tem nem um mês, mataram um bem pertinho aqui", afirma.

Segundo ele, devido à falta de lâmpadas em alguns postes da rede elétrica, trechos da rua ficam completamente às escuras, o que facilita a ação de bandidos e o aparecimento de viciados em drogas. "Tem noite que dá é medo passar por aqui com a quantidade de meninos fumando maconha ou cheirando cola", diz o morador.

Quem também reclama da insegurança é a estudante Mônica Batista, que há algum tempo mora na rua Antônio Sobreira Guedes. Ela diz que já foi vítima de assalto em três ocasiões. A última aconteceu há pouco mais de seis meses. "A gente fica com medo porque não há segurança por aqui. Os assaltos acontecem de dia, de noite, não tem hora. E a gente não vê Polícia no bairro", garante a jovem.

A dona de casa Aldevania Bezerra dos Santos Alcântara, que reside na rua José Inácio Gomes, no bairro Jardim Gonzaga, também reclama dos problemas existentes na localidade. "O pior de tudo é o esgoto correndo a céu aberto e ninguém da jeito de resolver o problema", diz ela, ressaltando que inúmeras reclamações já foram realizadas pelos moradores à órgãos do governo do município. "Já foram feitas reclamações, denúncias, aqui já foi feito de tudo, mais ninguém resolve", salientou.

Ela também conta que o problema ainda é maior no cruzamento das ruas São Lázaro com Walter Menezes. "Lá é que ninguém consegue nem caminhar. A sujeira corre pela rua toda. Uma imundice", afirma.

Salesianos
O bairro Salesianos também registra problemas, Em algumas ruas, os buracos na pista de rolamento têm afetado motoristas e pedestres. "Eu já perdi um conjunto de amortecedor por causa dos buracos aqui de Juazeiro", lamenta o crediarista Francisco Tavares de Holanda. Acostumado a percorrer o bairro, o vendedor diz que acidentes também já foram registrados por causa da falta de recuperação das ruas. "Aqui mesmo na França de Menezes, na semana passada, um rapaz caiu da moto por causa de um buraco", conta Tavares.

No Parque São Geraldo a reclamação é com a demora no transporte urbano. Conforme Valdir Moura Pinheiro, é preciso esperar até 40 minutos por uma condução. "Se não bastasse a demora para conseguir um ônibus, os carros ainda são sucateados e altamente desconfortáveis", avalia o morador do bairro. O secretário de Infraestrutura do município, Akiro Meneses, reconhece que há deficiências que precisam ser sanadas no município. Segundo ele, "Muita gente constrói a fossa no quintal de casa e esquece que o sumidouro é fundamental para evitar esse tipo de problema".

Em nota, a Cagece informou que nos bairros Triângulo, Centro, Mutirão e Salesianos, a Companhia disponibiliza de sistema de esgotamento sanitário, porém há uma baixa adesão dos moradores. A empresa também afirma que os moradores, que não estão interligados ao sistema da companhia, são responsáveis por dar o destino adequado para seus dejetos. A adesão do sistema de esgoto, no entanto, é opcional.

No bairro Mutirão, a companhia informa que possui esgotamento sanitário em alguns conjuntos habitacionais. Recentemente houve um problema na bomba do sistema, porém já foi solucionado.

Já no bairro Triângulo não há esgotamento sanitário. A Companhia salienta que, nesses casos, os moradores são responsáveis por dar o destino adequado para seus dejetos, por meio, por exemplo, de fossas sépticas.

Mais informações
Cagece

Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará
www.sspds.ce.gov.br

ROBERTO CRISPIM
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste



Crato (CE): Prefeito Ronaldo Sampaio se reúne com autoridades para tratar de faculdade de medicina

O prefeito do Crato Ronaldo Gomes de Mattos se reune na noite de hoje, 4, com o deputado federal José Nobre Guimarães, líder do PT na Câmara dos Deputados. O evento acontecerá às  20 horas no Hotel Encosta da Serra.

O encontro vai reunir, além do prefeito e o parlamentar, representantes de entidades comunitárias, de serviços, ONG’s, entidades sindicais, órgãos públicos e o setor privado.

Na pauta do encontro o debate acerca dos principais problemas da cidade e como o parlamentar pode contribuir com o Município na busca de projetos e recursos  para obras estruturantes ampliando os investimentos federais no Município.

Na oportunidade o prefeito Ronaldo Gomes de Mattos vai falar sobre a importância do Crato receber a sede de uma Faculdade de Medicina. Para isso, o Município deve se habilitar junto ao Ministério da Educação, o que já está sendo feito.

Para o prefeito a luta pela vinda de uma Faculdade de Medicina é importante para a cidade. “Ao lado desse equipamento teremos toda uma cadeia produtiva que tende a crescer e isso significa mais emprego e renda para a população”, afirmou o prefeito.

Outra luta que o prefeito Ronaldo pretende implementar junto ao parlamentar é a instalação em Crato de um Hospital Universitário, além de conseguir para o Crato mais recursos do Governo Federal para obras de saneamento, habitação popular, infraestrutura e investimentos em áreas sociais como saúde, educação e assistência social.

Foto: SAMUEL PINHEIRO / BC

Assessoria de Imprensa / PMC



Juazeiro do Norte (CE): Greve dos bancários gera prejuízos

A paralisação dos bancários neste município tem ocasionado diversos prejuízos à população. Pagamentos de contas, impostos e tributos somente em postos credenciados ou, ainda, nas Casas Lotéricas, com valor de até R$ 700 reais. Também há dificuldade na realização de saques e depósitos em terminais de auto-atendimento. Na maioria dos caixas eletrônicos esses serviços não estão disponíveis.

“A maioria dos caixas eletrônicos não estão funcionando. Eu tive que vir a agência três vezes pra conseguir fazer um saque de duzentos reais”, afirma a universitária Ângela Figueiredo Dias. Indignada com a situação, a estudante diz que atrasou o pagamento da prestação do veículo financiado por causa da paralisação dos bancários. “A prestação venceu na semana passada. Vou ter que arcar com os juros por causa da greve”, lamenta.

O comércio também contabiliza perdas. Conforme o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Juazeiro do Norte (CDL), Michel Araújo, “as vendas para o Dia das Crianças já estão prejudicadas”. O representante classista afirma que já há lojistas com dificuldades em ter dinheiro em caixa até mesmo para realização de “giro”. “Não tem dinheiro em lugar nenhum. O fluxo de pessoas circulando no comércio de Juazeiro caiu consideravelmente. Isso prejudica, e muito, o volume de vendas neste período”, avalia.

Michel Araújo também destaca a falta de condições para realização de depósitos nos terminais eletrônicos. “Nem isso está sendo possível. Há grande quantidade de cheques nas lojas sem que haja condição de serem depositados”, informa.

Fonte: Diário do Nordeste



Barbalha (CE): Governo Itinerante recebe várias reivindicações da comunidade do Cirolândia

Neste dia 02 de outubro, ontem, quarta-feira, à noite, a Administração Municipal de Barbalha, realizou a terceira edição do “Governo Itinerante”, cuja reunião aconteceu nas dependências da Sociedade de Educação e Saúde a Família (SESFA), situada a Rua Alfredo Correia de Oliveira, Bairro Cirolandia.

Autoridades municipais representantes do povo barbalhense nos poderes Executivo e Legislativo, lideranças comunitárias, segmentos representativos da localidade e moradores do Bairro Cirolandia estiveram reunidos, sendo promovido um bom relacionamento e uma boa interação social, tratando de vários assuntos e problemas dentro da comunidade que precisam das ações do governo municipal.

Os trabalhos do “Governo Itinerante” foram iniciados com a palavra da presidente da Associação dos Moradores do Bairro Cirolandia, senhora, Francisca Bezerra, saudando com votos de boas vindas as autoridades municipais, como também representantes de segmentos comunitários e os moradores do Bairro, Cirolandia.

Logo depois foi concedida a palavra ao prefeito, Zé Leite, o qual apresentou através de telão as ações da gestão Zé Leite e Betilde, com construção de várias obras já inauguradas em diversas comunidades, obras que estão fase de acabamento e outras que estão sendo iniciadas levando vários benefícios aos bairros e também as comunidades da zona rural.

Após a explanação de apresentação das ações administrativas, a palavra foi aberta aos moradores que reivindicaram várias melhorias para o bairro Cirolandia, foram muitas solicitações, porém, com ênfase para recuperação de iluminação pública, recuperação de calçamento, construção de pavimentação, principalmente, para as ruas L 16/17, acelerar as obras de drenagem do Largo Silton Luna em razão da poeira que está causando vários transtornos à comunidade, melhorias no setor esportivo do bairro, solicitação de mais apoio ao transporte universitário mesmo não sendo uma obrigação do governo municipal, essa colocação foi feita por universitários, construção de um prédio próprio para a Escola César Cal’s, ampliação de número de Agentes de Saúde, a construção do canal do riacho seco para o batoque, e mais outras solicitações.

Logo depois do espaço concedido para a participação da comunidade, o chefe do executivo municipal, Zé Leite, retomou a palavra para agradecer a participação da comunidade, das lideranças e do vereador local, José Aurino Saraiva Duarte (Preu), sendo também feita uma exposição direcionada as secretarias municipais no que diz respeito viabilizar na medida das condições possíveis o atendimento das reivindicações, que são justas e bem focadas pelos moradores do bairro Cirolandia, citou, Zé Leite.

O gestor municipal anunciou que o próximo “Governo Itinerante”, quarta-feira da semana que vem será no Sítio Macaúba.

É importante destaca que o “Governo Itinerante” desta quarta-feira no Bairro Cirolandia, foi bastante representativo com a presença do prefeito, Zé Leite, da Vice, Betilde Correia, da Primeira Dama e secretária de Educação, Isabel Cristina, da Secretária de Ação Social, Tereza Amora, a Secretaria de Saúde estava representada pela Secretária adjunta, Desirée de Sá Barreto Diaz Gino, Secretário do Desenvolvimento Agrário, Elismar Sá, Secretário de Cultura e Turismo, Antônio de Luna, Secretário de Infraestrutura e Obras, Roberto Grangeiro, Secretária de Finança, Everani Garcia, Secretário de Governo, Fernando Santana, e outros assessores do staff municipal nas áreas de educação e saúde em maior número presente.

A Câmara Municipal de Barbalha prestigiou o “Governo Itinerante” no Bairro Cirolandia com a presença do presidente, Daniel de Sá Barreto Cordeiro e outros vereadores.

O “Governo Itinerante” é uma realização da Administração Municipal, Zé Leite e Betilde, tendo na organização do evento a Secretaria de Governo Municipal.

SILVA NETO
FOTO E REPORTAGEM

Fonte: Diário do Cariri



Vespas assassinas: sobe para 41 o número de mortos na China

Há menos de uma semana noticiamos o caso das vespas gigantes na China, na província de Shaanxi. De acordo com a BBC, os números atuais mostram que, desde julho, os ataques dos mega insetos foram responsáveis pela morte de 41 pessoas – até a semana passada o número de vítimas era 28.

Além dos mortos, o ataque dos insetos gigantes causou doenças e complicações em 1.600 pessoas, sendo que dessas, 206 ainda estão internadas nos hospitais da região e 37 estão em condições consideradas graves.

Causas
O rápido avanço urbano e o descuido com algumas causas ambientais são apontados por ativistas como fatores decisivos para o aumento de número de vespas na região. Além disso, A província de Shaanxi tem apresentado invernos menos rigorosos e verões mais úmidos, o que pode ter ajudado no aumento do número desses insetos.

As cidades mais afetadas pelos ataques nos últimos três meses são Angkang, Hanzhong e Shangluo. O governo contratou o serviço de especialistas em pragas para tentar resolver o problema. Policiais e bombeiros foram equipados com uniformes especiais para ajudar a destruir os ninhos desses insetos. Ainda assim, o problema parece estar longe de ser resolvido.

Fonte: Mega Curioso (via BBC)



Plantão Infotech: Facebook pode ser bloqueado no Brasil por causa de briga envolvendo cão


Uma decisão publicada nesta quarta-feira (2) pela 1ª Vara Cível de São Paulo estabelece que o Facebook deve ser bloqueado por todos os provedores brasileiros, caso não se pronuncie em 48 horas sobre a remoção de uma publicação considerada ofensiva.

O caso em questão diz respeito a uma publicação da modelo Luize Altenhofen no site. De acordo com o processo, Luize teria acusado seu vizinho, Eudes Gondim Junior, de bater em seu cachorro da raça pitbull sem nenhum motivo. Após isso, vários posts surgiram na rede social -- publicados por diferentes usuários -- usando expressões ofensivas contra Júnior. Em função disso, a Justiça pediu que o Facebook removesse os conteúdos contra Junior.

Segundo o advogado Paulo Roberto Esteves, que defende Gondim, o cão teria ameaçado os filhos pequenos de seu cliente, que se defendeu com uma barra metálica, batendo no animal, que não morreu. Luize Altenhofen teria se vingado de Gondim, de acordo com Esteves, batendo com seu carro no portão do dentista. Além disso, ela reclamou no Facebook.

"Quando ela repercutiu a notícia no Facebook isso se espalhou rapidamente, e várias outras pessoas, inclusive artistas, foram dando opiniões agressivas. Na ação indenizatória por danos morais, pedimos que o juiz concedesse a tutela para retirar essas expressões ofensivas da internet. Havia até uma foto dele com uma faixa escrito assassino. O endereço dele também foi divulgado na rede social", diz o advogado.

Consultado pela reportagem, o Facebook Brasil disse que não recebeu as URLs com as ofensas relatadas pelo autor do processo, Eudes Gondim Junior. "O Facebook tem por política cumprir ordens judiciais para bloqueio de conteúdo desde que tenha a especificação do conteúdo considerado ilegal", informou a companhia em comunicado.

Segundo a decisão, o autor do processo reuniu URLs e enviou para a companhia. No entanto, a rede social informou que não é responsável pelo gerenciamento de conteúdo e da infraestrutura do site Facebook. A incumbência compete ao Facebook Inc e Facebook Ireland, localizados respectivamente nos Estados Unidos e na Irlanda.

"A afirmação é uma desconsideração afrontosa à soberania brasileira. É uma desconsideração afrontosa agravada pela notória espionagem estatal, oficial, do governo americano", escreveu o juiz Régis Rodrigues Bonvincino. "Se o Facebook opera no Brasil, ele está sujeito às leis brasileiras."

Sobre as URL's que constam no processo, o Facebook afirmou que os links enviados pelo autor da ação eram de notícias sobre o caso com capturas de tela, e não URLs com as ofensas publicadas na rede social.

De acordo com Victor Haikal, especialista em direito digital e sócio da PPP Advogados, o prazo de 48 horas passa a ser contado a partir da publicação da decisão do juiz, o que provavelmente ocorrerá nesta sexta-feira (4). Se o Facebook Brasil não retirar o conteúdo do ar, o juiz então expedirá a ordem para que os provedores de internet citados no processo bloqueiem o acesso à rede social em solo nacional. A empresa poderá recorrer por meio de medida judicial para cassar essa ordem.

"A afirmação é uma desconsideração afrontosa à soberania brasileira. É uma desconsideração afrontosa agravada pela notória espionagem estatal, oficial, do governo americano", escreveu o juiz Régis Rodrigues Bonvincino. "Se o Facebook opera no Brasil, ele está sujeito às leis brasileiras."

Sobre as URL's que constam no processo, o Facebook afirmou que os links enviados pelo autor da ação eram de notícias sobre o caso com capturas de tela, e não URLs com as ofensas publicadas na rede social.

De acordo com Victor Haikal, especialista em direito digital e sócio da PPP Advogados, o prazo de 48 horas passa a ser contado a partir da publicação da decisão do juiz, o que provavelmente ocorrerá nesta sexta-feira (4). Se o Facebook Brasil não retirar o conteúdo do ar, o juiz então expedirá a ordem para que os provedores de internet citados no processo bloqueiem o acesso à rede social em solo nacional. A empresa poderá recorrer por meio de medida judicial para cassar essa ordem.

O advogado de Luize Altenhofen, Luiz Otavio Boaventura Pacífico, afirmou à agência de notícias "Estadão Conteúdo" que contestou a ação movida por Gondim. "Eu pedi dano material porque esse vizinho deu uma paulada na cabeça do cachorro, um pitbull que ficou cego. Entrei com um pedido de dano material por tudo o que ela gastou com o cão e por dano moral, porque ela ficou muito abalada. Aí, muita gente se movimentou no Facebook. Muitas pessoas, as que defendem os animais, começaram a criticar esse sujeito", diz. De acordo com ele, agora a "briga" é entre o Facebook e a Justiça.

É possível o bloqueio de um site no Brasil?
Segundo especialistas em direito digital consultados pela reportagem, há a possibilidade de o Facebook ter o acesso bloqueado no Brasil caso descumpra a ordem da Justiça de São Paulo, embora na prática isso provavelmente não vá ocorrer.

"A ordem de retirada do conteúdo é de abril e está desde então sem ser cumprida. Portanto, o fundamento da ação não é pressionar a rede social, mas sim fazer com que se cumpram a legislação brasileira, como uma medida de reforço", explica Haikal.

Isso porque, conforme consta na decisão do juiz, ao solicitar as URLs (endereços que levam ao conteúdo publicado) dos posts o Facebook demonstrou ter a capacidade de retirá-los do ar. Porém, depois de receber os endereços, afirmou que outras duas empresas fora do país é que seriam responsáveis pela ação.

Embora o pedido de bloqueio do acesso ao Facebook pareça extremo, medidas assim estão previstas no artigo 461 do Código do Processo Civil brasileiro. "O juiz pode tomar qualquer medida necessária dentro da esfera legal para que se faça cumprir uma decisão", detalha Renato Opice Blum, especialista em direito eletrônico e professor da FGV.

Antes do bloqueio, no entanto, outras medidas técnicas e jurídicas poderiam ter sido ordenadas para que o conteúdo ofensivo fosse retirado do ar. "Em alguns casos, é possível solicitar regras de programação que bloqueiam o acesso só àquele conteúdo ofensivo, e não à totalidade do serviço."

Além disso, a Justiça poderia ter ordenado a identificação dos autores dos posts ofensivos – o Facebook seria então obrigado a fornecer os números IPs (identificação única dos computadores quando acessam a internet).

Outras decisões semelhantes
Em setembro do ano passado, o diretor-geral do Google Brasil, Fábio Coelho, foi preso depois que a empresa descumpriu uma ordem judicial para a retirada do ar de dois vídeos contra o candidato a prefeito de Campo Grande Alcides Bernal (PP). O Google acabou bloqueando os conteúdos, depois que o último recurso movido pela empresa contra a decisão judicial foi negado.

Em janeiro de 2007, o empresário Renato Malzoni Filho conseguiu que o YouTube fosse bloqueado no Brasil após entrar com um processo pedindo a retirada de vídeos que o mostravam em cenas íntimas com a modelo Daniela Cicarelli, sua namorada na época.

A Justiça de São Paulo expediu uma decisão pelo bloqueio total do acesso ao site, pois o YouTube não retirou do ar o conteúdo . As cenas haviam sido filmadas em Cádiz, na Espanha, no ano anterior, por um paparazzo.

As operadoras Brasil Telecom e Telefônica cumpriram a decisão judicial. Segundo a Brasil Telecom, cerca de 5,7 milhões de usuários ficaram sem conseguir acessar o domínio www.youtube.com. A Telefônica não divulgou na época o número de clientes impactados. Depois de dois dias, o acesso foi restabelecido.

Aos usuários do YouTube, Cicarelli pediu desculpas pelo ocorrido. "Peço desculpas pelo transtorno às pessoas ligadas ao YouTube. Pessoas que eu nem conheço, nem sei quem são. Gosto de internet tanto quanto vocês."

Fonte: UOL



AddThis