Sabia que espremer as espinhas do rosto pode matar você?

Todo mundo sabe o quanto é difícil resistir à tentação de espremer aquelas espinhas malditas que teimam em aparecer no nosso rosto. E todo mundo já ouviu que devemos deixar as danadas de lado, já que cutucá-las pode piorar o problema e ainda dar origem a cicatrizes. No entanto, você sabia que mexer nas espinhas da face pode ser extremamente perigoso?

De acordo com Sarah Young, do portal Independent, quem faz o alerta sobre os riscos de espremer espinhas do rosto — especialmente as que aparecem em uma região conhecida como “triângulo perigoso” — são os dermatologistas e, segundo eles, embora seja bastante raro, não resistir à tentação pode inclusive levar à morte.

Resista
O triângulo perigoso, caso você nunca tenha ouvido falar, é uma área do rosto que vai da ponte do nariz até os cantos da boca — conforme você pode ver na imagem abaixo —, incluindo parte dos olhos e o lábio superior. O problema é que essa região é bem vascularizada e conta com diversos vasos que se comunicam com a cavidade craniana.

Acontece que, quando esprememos espinhas que aparecem nessa região, abrimos caminho para que possíveis infecções aconteçam — e sejam transportadas diretamente até o cérebro pela corrente sanguínea.

Assim, em determinadas situações (bem raras, mas não impossíveis!), o simples ato de cutucar a pele pode resultar em tromboses do seio cavernoso — ou seja, formação de coágulos em uma das veias localizadas na base do cérebro —, meningites e abscessos cerebrais. E a gente nem precisa dizer que essas três complicações são extremamente graves e potencialmente mortais, não é mesmo?

Portanto, quando um dia você se olhar no espelho e encontrar uma daquelas espinhas amarelonas no rosto, resista à tentação e a deixe quietinha! Vale mais a pena aguardar alguns dias para que ela desapareça do que correr o risco de sofrer perda de visão, paralisia temporária ou até morrer por causa de uma bobagem.

Fonte: Mega Curioso

Curta nossa página no Facebook



Brasil é o 4º país mais corrupto do mundo, segundo Fórum Econômico Mundial

O Brasil é a quarta nação mais corrupta do mundo, segundo o índice de corrupção do Fórum Econômico Mundial. O país está atrás apenas do Chade, da Bolívia e da Venezuela, que lidera o ranking. A corrupção é um dos elementos que a organização suíça inclui em seu índice anual de competitividade, baseado em uma pesquisa com 15.000 líderes empresariais de 141 economias do mundo.

As três perguntas feitas a esses executivos foram: “O quanto é comum o desvio de fundos públicos para empresas ou grupos?”; “Como qualifica a ética dos políticos?”; e “O quanto é comum o suborno por parte das empresas?”. Em uma escala de um a sete, em que, quanto maior a nota, maior é a transparência, o Brasil recebeu 2,1, segundo análise publicada pela Business Insider. Em um estudo divulgado pela Transparência Internacional, no início do ano, o país ficou em 76º colocado em uma lista sobre a percepção de corrupção do mundo entre 168 países.

Entre as 10 nações mais corruptas do ranking do Fórum Econômico Mundial, cinco são latino-americanas: Venezuela, à frente, com nota 1,7; Bolívia, com 2; Brasil e Paraguai, ambos com 2,1; e República Dominicana, com 2,2--, mas que não são membros da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), o think tank a cujo pertencimento define a fronteira entre os países industrializados ou não.

Um relatório do Fórum publicado em junho assinalava a corrupção como o maior problema que a América Latina precisa enfrentar, segundo seus líderes políticos e empresariais. Escândalos como o da Petrobras, no Brasil, as acusações contra a ex-presidenta da Argentina Cristina Kirchner e o suborno de que é acusado o ex-governante guatemalteco Otto Pérez-Molina mantiveram a região estagnada, nesse aspecto, em relação aos índices de 2014 e 2015.

O México aparece entre os primeiros lugares do mundo desenvolvido com o mais complexo e abrangente de seus problemas: a corrupção. O Fórum Econômico Mundial coloca o país como a décima-terceira nação mais corrupta do mundo. Mas, excluindo-se da lista os países menos industrializados, o México fica com a liderança. Segundo o Fórum, o fator que o eleva ao primeiro lugar é o crime organizado.

O caso do México, no entanto, parece ser o mais alarmante, por se tratar de uma economia mais avançada do que a dos demais países da região. No índice global de competitividade, ele ocupa o 51º lugar de um total de 138, tendo subido seis pontos graças a uma eficiência maior de seus mercados, e mantém uma longa série de fatores que assustam os investidores: a corrupção, o mais grave, é seguida pelo crime organizado e outros fatores administrativos como a ineficiência da burocracia e a política fiscal.

“A educação básica continua a ser uma fragilidade significativa para a sua competitividade se comparada a outros líderes regionais e mundiais, além do fato de que a qualidade institucional recuou. A economia mexicana foi atingida pela queda dos preços do petróleo, um comércio internacional fraco e a consequente queda na produção industrial”, assinala o Foro em seu texto sobre o México.

Crise ambiental urbana
A corrupção nesse país latino-americano não apenas afeta negativamente a possibilidade de realização de negócios, de acordo com o índice, mas também atinge o seu meio ambiente. Em março, a capital mexicana passou pela sua pior crise ambiental em 14 anos: a poluição do ar subiu a níveis perigosos para a saúde da população e o Governo local aplicou um polêmico programa para reduzir imediatamente o nível de partículas tóxicas.

Em relatório publicado em maio, o próprio Fórum relatava uma série de práticas que frustram as tentativas realizadas de melhorar a qualidade do ar: subornos nos centros de verificação veicular; transportes públicos sob controle privado, o que fragiliza a fiscalização; e “malversação de fundos na nova linha do metrô da Cidade do México, inaugurada em 2012 e fechada pouco depois devido a falhas estruturais.

Fonte: El País

Curta nossa página no Facebook



11 fatos que você não sabia sobre sexo

Os anos passam, e as pesquisas relacionadas ao sexo em seres humanos continuam sendo temas relevantes. Você talvez já tenha lido muito do que já foi escrito sobre o assunto, mas é provável que não conheça estas onze verdades a respeito da relação entre as pessoas e o ato sexual.

11 – Genética influencia a idade da primeira vez das meninas
Um estudo da Universidade do Estado da Califórnia, em Fullerton (EUA), fez uma análise conjunta da vida sexual de irmãs gêmeas univitelinas, de várias idades. E descobriram que uma irmã tende a perder a virgindade mais ou menos na mesma época que a outra. É claro que fatores pessoais, sociais e culturais também influenciam nesse quesito, mas os pesquisadores afirmas que os genes não podem ser deixados de lado.

10 – O clitóris é mais interno do que externo
Nas aulas de biologia, o clitóris fica famoso por ser aquele pequeno apêndice arredondado logo acima da entrada da vagina, como um órgão externo e visível. Este órgão, na realidade, é composto de mais de 8.000 fibras nervosas, e se enrola ao redor da vagina. Quando a mulher fica excitada, ele tende a ficar ereto e o prazer sexual da mulher aumenta automaticamente. Embora o homem não possa ver nada disso, conforme explicam os pesquisadores, é possível sentir.

9 – O esperma é nutritivo
Durante uma ejaculação, a quantidade média de esperma liberado pelo homem tem aproximadamente a mesma quantidade de proteínas que um ovo grande, além de vitamina C, vitamina B12, cálcio, potássio, magnésio e zinco.

8 – Sexo ajuda a manter a saúde
Cientistas afirmam que existem benefícios reais à saúde relacionados ao sexo. A atividade sexual aumenta os níveis de imunoglobulina A, um poderoso anticorpo que previne gripes e resfriados antes de começarem, além de combater alguns vírus na entrada da boca e do nariz, impedindo que entrem no corpo. O sexo, enfim, é um ótimo auxiliar do sistema imunológico.

7 – O simples ato sexual torna as mulheres mais atrativas
A atividade sexual feminina dobra os níveis de estrogênio pelo corpo, o que torna o cabelo mais brilhante e a pele mais macia. Pesquisadores defendem que este hormônio pode ser tratado como a “fonte da juventude” das mulheres. Além disso, o orgasmo feminino envolve uma reação em que as bochechas ficam mais rosadas e os lábios mais vermelhos, especialmente em temperaturas altas. É quase como um tratamento de beleza completo sem sair do colchão.

6 – Se você é sexualmente ativo, provavelmente vai contrair DST
O número pode assustar: 80% dos adultos sexualmente ativos contraem alguma doença sexualmente transmissível em algum ponto da vida. Boa parte deste contingente, no entanto, pega uma das 25 variedades de doenças que não deixam sintomas visíveis, ou seja, a pessoa geralmente nem fica sabendo que contraiu nada. Estes índices, no entanto, tendem a baixar com o advento de novas vacinas, como a que combate o perigoso vírus HPV.

5 – Métodos anticoncepcionais pioram a libido
Trata-se de um complicado caso psicológico. Mulheres que tomam pílula anticoncepcional, por exemplo, tendem a achar seus parceiros menos atraentes e menos satisfatórios na cama justamente porque identificam neles um homem que deseja um relacionamento duradouro, e não apenas um momento de luxúria carnal. Tais mulheres, por outro lado, tendem a apreciar mais seus companheiros justamente pelos aspectos não sexuais da relação. Os números parecem comprovar essa tese: um estudo recente mostra que os relacionamentos das mulheres em uso de pílula duram cerca de dois anos a mais do que as que não usam.

4 – Dieta influencia o sabor do sêmen
Os adeptos de sexo oral podem se interessar por essa dica: o sabor do esperma é condicionado de acordo com o que o homem costuma comer. Frutas doces como abacaxi, kiwi e melancia, por exemplo, tendem a deixar o sêmen com um sabor mais leve, enquanto cerveja e café fazem o contrário. Além do sabor, pode haver mudanças na textura: carnes em geral podem tornar a ejaculação mais “amanteigada”. Já as frutas cítricas e ácidas tornam o esperma um pouco mais doce.

3 – Não há consenso sobre orgasmo feminino
Já perdemos a conta de quantos experimentos, teses e postulações tentaram definir se existe ou não a ejaculação feminina, e como ela acontece de fato. Alguns cientistas argumentam que a parede vaginal, analisada cuidadosamente, mostra que não existe nenhuma zona mais sensível ao toque ou especialmente cheia de nervos direcionados a proporcionar o orgasmo. O líquido que as mulheres supostamente “ejaculam” nos momentos de prazer também é tratado de forma diferente em cada pesquisa: alguns chegam a considerar que tal substância não passa de urina.

2 – Apenas recentemente o orgasmo feminino é investigado
A ciência de um passado não muito distante deixou de lado, em geral, os estudos sobre ejaculação e orgasmo nas mulheres, além da busca pelo chamado ponto G. Isso aconteceu, conforme explicam os pesquisadores, porque estas coisas nada têm a ver com reprodução, estão relacionadas estritamente ao prazer. E nem sempre o ato sexual foi visto sob essa perspectiva. Isso sem falar na mãozinha que a tecnologia tem dado, com novas formas de investigar o corpo da mulher.

1 – O Ponto G não existe
Ao longo da história, muito se falou sobre a busca de uma suposta zona erógena que deixa as mulheres automaticamente em estado de excitação: seria o chamado ponto G. Estudos recentes, no entanto, garantem ter vasculhado todas as regiões da vagina e não encontrado nenhuma área em particular com essa função. Existem, no entanto, várias partes em que a estimulação sexual causa efeitos observáveis, embora o homem não precise procurar incessantemente por elas.

Fonte: Hypescience

Curta nossa página no Facebook



Barbalha (CE): Fernando e Camilo emocionam barbalhenses no último comício antes da eleição

"Eu nunca vi em todas as eleições que participei em Barbalha uma festa tão linda", afirmou, emocionado, o governador Camilo Santana ao abrir o último comício da coligação "Um novo tempo para Barbalha" antes das eleições do próximo domingo (2). O ato, que foi realizado após uma caminhada, levou milhares de pessoas às ruas do bairro Cirolândia. "Fizemos uma campanha limpa, toda em cima de propostas", disse Camilo.

O candidato Fernando Santana agradeceu a energia positiva que o público passou durante a caminhada e o comício. "Foi muita emoção. Vi muita gente chorando no palco, chorando lá embaixo. Tenho certeza que fechamos essa fase da campanha com chave de ouro", disse Fernando. A primeira-dama do Estado, Onélia Leite de Santana, e o candidato a vice-prefeito Flávio Cruz também participam do evento.

Fernando Santana ressaltou, ainda, as propostas para a saúde, educação, segurança pública e geração de empregos para o povo da cidade. "Nossos jovens merecem ter mais oportunidades de trabalho aqui em Barbalha. Vamos gerar pelo menos 3 mil empregos no município e permitir que a juventude barbalhense possa ficar na cidade", afirmou o candidato da coligação "Um novo tempo para Barbalha".

Curta nossa página no Facebook



Crato (CE): Exposição ‘Sérvulo Esmeraldo: A Linha, A Luz, O Crato’ prossegue até 15 de outubro

A surpreendente exposição de Sérvulo Esmeraldo em sua cidade natal, o Crato, continua em cartaz até 15 de outubro, atraindo grande público ao Campus do Pimenta da Universidade Regional do Cariri (URCA) e à Encosta do Seminário. Desde a abertura, que contou com a afluência de autoridades, artistas, familiares e amigos do artista, a Mostra de dimensão monumental é assunto no meio artístico nacional.

Início das comemorações dos 88 anos de Sérvulo Esmeraldo, a exposição ‘Sérvulo Esmeraldo: A Linha, A Luz, O Crato’ realiza o grande sonho do artista de mostrar no Crato a sua obra da maturidade. Com foco na dinâmica trajetória de Esmeraldo, construída como escultor, gravador e desenhista de notório reconhecimento nacional e internacional, a mostra reúne 58 obras, entre esculturas, relevos, gravuras e a magistral série de desenhos intitulada ‘Suíte Araripe’ – em homenagem ao Crato.

Com curadoria de Dodora Guimarães, companheira de vida do artista há mais de 30 anos, a exposição ‘Sérvulo Esmeraldo: A Linha, A Luz, O Crato’, realizada pelo Instituto Sérvulo Esmeraldo e Nuproce, com o apoio do Governo do Estado do Ceará, do Banco do Nordeste do Brasil e da Guanabara, comemora também os 30 anos da Universidade Regional do Cariri.

Para o seu encerramento está previsto o lançamento do catálogo ‘Sérvulo Esmeraldo: A Linha, A Luz, O Crato’, com reproduções de todas as obras expostas, fotografadas por Gentil Barreira e textos de Gilmar de Carvalho, Romeu Duarte e Dodora Guimarães.

Museu Brasileiro da Escultura
Ainda na temporada de 2016-2017, Esmeraldo se amplia em mais celebradas evidências. Às 15 horas do dia 05/10, em Fortaleza, o crítico de arte Marcus Lontra, curador do Prêmio de Artes Plásticas Marco Antonio Vilaça, visita o ateliê de Sérvulo, que será o artista homenageado dessa referenciada premiação em 2016, promovida pela CNI, SESI e FUNARTE.  Este prêmio concederá ao artista a realização de uma grande exposição em 2017 no MUSEU BRASILEIRO DA ESCULTURA, em São Paulo, cuja vinda de Lontra oficializa a comunicação do Prêmio para iniciar os trabalhos dessa próxima mostra. O crítico também viajará até ao Crato nos dias 06 e 07/10 para conferir a exposição ‘Sérvulo Esmeraldo: A Linha, A Luz, O Crato’.

Sérvulo Esmeraldo ganha ainda uma mostra histórica na Frieze Masters, Feira de Arte de Londres, que segue de 05 a 09 de outubro, organizada pela britânica Sicardi Gallery. Ainda, outra Retrospectiva de Sérvulo Esmeraldo (respaldando o período europeu de 1957-1975)  acontecerá em Basel, na Suiça, tomando a Galerie  Vallesi a partir da inauguração no dia 28 de novembro.

Serviço:
Exposição Sérvulo Esmeraldo: A Linha, A Luz, O Crato
Data: Em cartaz até 15/10/2016
Local: URCA – Universidade Regional do Cariri – Campus Pimenta – Rua Cel. Antônio Luís, 1161 – Pimenta – Crato (CE) e Encosta do Seminário, em frente ao Seminário Diocesano São José.
Visitação: Até 15 de outubro, de segunda a sábado, das 08h às 21 horas.
Exposição com visitas guiadas com monitores: das 08 às 11h; de 14 as 17 e de 18h30 às 21h.
Contatos: Pró-Reitoria de Extensão da URCA: (88) 3102.1200 / proex@urca.br

Assessoria de Imprensa/URCA

Curta nossa página no Facebook



Taylor Dayne - Tell It To My Heart





Quem toma café tem menos risco de morrer de doença cardíaca, diz estudo

Pessoas que relatam beber entre três e cinco xícaras de café ao dia têm menor propensão a morrer prematuramente de doenças cardíacas, suicídio, diabetes ou mal de Parkinson - é o que revela uma pesquisa norte-americana nesta segunda-feira (16).

Tanto o café comum quanto o descafeinado aparecem como benéficos, disseram os pesquisadores da Chan School de Saúde Pública da Universidade de Harvard em estudo publicado na revista especializada "Circulation".

O estudo comparou as pessoas que não bebem café, ou beberam menos de duas xícaras por dia, com aquelas que relataram valores "moderados" de consumo de café, ou até cinco xícaras diárias.

O estudo não prova relação de causa e efeito entre o café e a probabilidade reduzida de certas doenças, mas descobriu uma aparente ligação que se alinha com a pesquisa anterior, e que os cientistas disseram que ainda investigarão mais.

"Componentes bioativos presentes no café reduzem a resistência à insulina e a inflamação sistemática", disse a principal autora do estudo, Ming Ding, doutoranda do departamento de Nutrição.

"Isso poderia explicar alguns dos nossos resultados. No entanto, mais estudos são necessários para investigar os mecanismos biológicos que produzem esses efeitos".

Nenhum efeito contra câncer foi constatado
Nenhum efeito protetor contra o câncer foi encontrado neste estudo. Algumas pesquisas anteriores já apontavam para uma ligação entre o consumo de café e um menor risco de certos tipos de câncer.

O estudo foi baseado em dados recolhidos a partir de três grandes questionários incluindo cerca de 300 mil enfermeiros e outros profissionais de saúde que concordaram em responder sobre suas próprias condições médicas e hábitos em intervalos regulares ao longo de 30 anos.

"Em toda a população do estudo, o consumo moderado de café foi associado à redução do risco de morte por doença cardiovascular, diabetes, doenças neurológicas como a doença de Parkinson, e o suicídio", afirma o estudo.

Os pesquisadores também apontaram como potenciais fatores de confusão o tabagismo, índice de massa corporal, atividade física, consumo de álcool e dieta. Mas o fato de que a pesquisa baseou-se em pesquisas que usam comportamento auto-relatado pode levantar questões sobre sua confiabilidade.

E os especialistas alertam que o café - uma substância adorada por muitos - pode ser bom para todo mundo. "Consumo regular de café pode ser incluído como parte de uma dieta saudável e balanceada", afirmou Frank Hu, professor de nutrição e epidemiologia em Harvard.

"Algumas populações como grávidas e crianças devem tomar cuidado com o consumo elevado de cafeína proveniente do café e outras bebidas".

Fonte: Bem Estar

Curta nossa página no Facebook



Barbalha (CE): Comício histórico com Fernando Santana e Onélia leva 5 mil pessoas ao distrito Estrela

"Hoje é um dia histórico para o Distrito Estrela. Não tenho nem como agradecer tanto carinho", disse o candidato da coligação 'Um novo tempo para Barbalha', Fernando Santana. Pelo menos cinco mil pessoas lotaram a avenida central da localidade durante o comício realizado na noite desta quarta-feira (28).

"Vamos melhorar a infraestrutra para os moradores de Estrela e de toda a Barbalha. Além disso, não vou descansar enquanto não conseguir proporcionar uma saúde digna para nossos irmãos e irmãs barbalhenses", afirmou Fernando Santana. O candidato a vice-prefeito, Flávio Cruz, que é filho do Distrito Estrela, ficou emocionado com a participação do público no comício.

A primeira-dama do Estado, Onélia Leite de Santana, afirmou que Barbalha terá um excelente gestor a frente do município. "Andamos de casa em casa mostrando as propostas do Fernando para a Barbalha. Não tenho dúvidas de que ele será o melhor prefeito da história da cidade", disse a primeira-dama.

Curta nossa página no Facebook



Crato (CE): Comunidade do Gesso terá Cinturão Verde

O entorno da linha férrea na área que abrange a Comunidade do Gesso, em Crato, deverá receber um “cinturão verde” com plantio de árvores frutíferas e não frutíferas. Essa é a intenção da ONG Nova Vida, que desenvolve o projeto Semear e Colher, com a finalidade de produzir hortas verticais e horizontais, além do plantio de mudas. O Semear e Colher é uma iniciativa da rede Solivida e é desenvolvido em 7 ONGs dos estados do Ceará e Pernambuco e tem o financiamento de instituições alemãs como Aktions Kreis Pater Beda  e o BMZ.

As mudas estão sendo produzidas pela ONG Verde Vida que tem sede no sitio Catingueira, no Crato. O “Cinturão Verde” será uma parceria realizada com a Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano do Município e já nesta terça-feira, dia 04 de outubro, haverá uma visita de técnicos da secretaria e integrantes das ONGs no local.

A meta da ONG Nova Vida é a distribuição de 800 mudas no entorno da Comunidade do Gesso. A parceria com a Secretaria de Meio Ambiente prevê ainda a criação de uma Praça Frutifera, em praça já existente e a revitalização do entorno da rua do Cruzeiro.

Curta nossa página no Facebook



5 mitos sobre bebidas alcoólicas que podem prejudicá-lo bastante

As bebidas alcoólicas estão presentes em diversas culturas do mundo, sempre com variações regionais que normalmente fazem bastante sucesso. Sair para beber com os amigos é algo relativamente comum em qualquer país, sendo que ficar bêbado também é.

Contudo, apesar de muitos de nós termos experimentado os malefícios das ressacas, é fato que grande parte de nós insiste em beber além da conta e passar mal no dia seguinte – ou no mesmo dia, se o exagero for demais. Existem alguns mitos que envolvem o ato de beber ou ficar bêbado – e alguns deles são tão errôneos que podem prejudicar bastante você. O site Cracked listou alguns desses exemplos, que você confere logo abaixo:

1 – Deixe-o dormir em qualquer lugar
Esse mito pode custar a vida de um bêbado e é algo realmente preocupante. Quando as pessoas bebem além do que o corpo pode aguentar, elas desejam fazer o mínimo esforço possível e caem em qualquer lugar. Contudo, é preciso diferenciar alguém que está dormindo de alguém que está inconsciente.

Se o indivíduo em questão deitar na cama e dormir, ele pode vomitar e se afogar no próprio vômito, já que não consegue acordar para vomitar adequadamente – e o líquido descerá para os pulmões. Então, o que se deve fazer nesses casos? Se um amigo seu passou mal e desmaiou de tanto beber, você deve deitá-lo de lado, com um espaço para ele poder vomitar caso necessário. É importante verificar regularmente se ele está respirando normalmente também. E se ele começar a vomitar e não acordar de jeito nenhum, é o momento de chamar ajuda médica, pois a situação ficou realmente séria.

2 – Beber deixará você aquecido
Por mais controverso que esse tópico seja, ele é verdade: beber não deixará você necessariamente mais aquecido, muito pelo contrário. A sensação de ficar aquecido depois de beber traz algumas ilusões, e inclusive os Mythbusters já realizaram algumas pesquisas para comprovar esse fato.

O que ocorre é o seguinte: quando bebemos, as nossas veias sanguíneas são dilatadas, e o sangue é levado à superfície do corpo, bem mais perto da pele – o que faz você se sentir mais quente e pode deixar seu rosto rosado. Contudo, esse calor que foi à superfície deixou o seu organismo internamente mais frio, fazendo com que a temperatura total baixe, apesar de a pele esquentar.

Se você está em um local muito frio, como no topo de uma montanha cheia de neve, beber algo alcoólico certamente não o deixará mais quente, inclusive tornará a situação pior. Nesses casos, é melhor buscar por outras alternativas para se esquentar. Parece que os russos não sabem muito bem disso por beberem tanta vodka...

3 – Tomar aspirinas antes de beber irá prevenir as ressacas
Algumas pessoas possuem o hábito de tomar aspirinas antes de beber para amenizar os efeitos do álcool. Em primeiro lugar, já é errado você presumir que ficará tão mal ao ponto de ter que se medicar antes (o ideal é ter um pouco de bom senso e autocontrole, não?). Em segundo lugar, esse pensamento é totalmente errôneo.

As aspiras não possuem um poder tão potente capaz de combater os efeitos das noites de bebedeiras – e não farão você se sentir melhor no dia seguinte. Inclusive, um estudo da Associação Médica Americana identificou que ingerir aspirinas antes de beber pode desacelerar o metabolismo do corpo em relação ao álcool.

Isso quer dizer que o nível de álcool no sangue pode ficar muito mais alto, além de seus efeitos durarem bem mais. Então, não, não tome aspirinas antes de beber algo alcoólico. Quando estiver se sentido mal devido às ressacas, o melhor que você pode fazer é beber bastante água para hidratar o organismo – algo que também pode ser feito entre as latinhas de cervejas e os drinks.

4 – Beber café deixará você sóbrio e ligadão
Por mais que os efeitos do café sejam capazes de deixar você acordado nas manhãs de trabalho nas segundas, eles não irão combater o mal-estar proporcionado pelo álcool. O café é um estimulante, porém não é forte o suficiente para eliminar os efeitos colaterais das bebedeiras – beber café não o deixará menos bêbado, fato.

5 – Você pode enganar o teste do bafômetro de algum modo
Não, você não pode enganar o bafômetro com qualquer tipo de técnica antes de o policial pedir para você fazer o teste. Relatos mais bizarros incluem pessoas que comeram várias balas ou mascaram chicletes, encheram a boca de moedas e inclusive mastigaram tecido, tudo com o objetivo de o nível álcool ser disfarçado para não percebido pelos policiais.

O bafômetro realmente é bastante preciso, e você dificilmente conseguirá enganá-lo se tiver que fazer o teste. Se você sabe que vai beber além do ideal e está tão disposto a pensar em alternativas de não ser pego pelo teste, seja franco, você é um adulto responsável e correto (pelo menos supomos que seja), então deixe o carro de lado e pegue um táxi – todos agradecem.

Fonte: Mega Curioso (Via Cracked)

Curta nossa página no Facebook




Juazeiro do Norte (CE): Construtora Coral vence licitação para reforma da pista ‘taxi way’ do aeroporto regional

O prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo, manteve contatos com a Construtora Coral para obter informações sobre o início da reforma da área de taxi way do Aeroporto Regional Orlando Bezerra de Menezes. A empresa foi a vencedora da concorrência autorizada no dia 24 de agosto pelo Ministro dos Transportes, Mauricio Quintela, cujas propostas foram abertas no início deste mês. O investimento inicial é da ordem de R$ 575 mil se constituindo no primeiro de uma série de etapas.

O aeroporto de Juazeiro é o quarto que mais cresce no país e o que mais necessita de demandas. Quando se reuniu com o senador Eunício Oliveira e o prefeito Raimundo Macedo em Brasília, o ministro garantiu que iria priorizar as ações em torno do equipamento, que necessita de R$ 20 milhões para uma reforma razoável.

Juazeiro está dentro de um programa e receberá investimentos importantes tanto para a ampliação do seu pátio como da pista e outras obras necessárias.

ANDRÉ COSTA
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Barbalha terá secretaria municipal de segurança, garante Fernando Santana

O candidato da coligação “Um novo tempo para Barbalha”, Fernando Santana, garantiu uma série de ações para trazer mais segurança para a população do município. Entre os projetos, estão a criação de uma secretaria municipal de segurança, a implementação de sistemas de monitoramento e, em parceria com o Governo do Estado, a instalação de uma base do Raio, da Polícia Militar.

“Vamos criar a secretaria e, com isso, ter uma guarda municipal em nossa cidade. Além de melhorar a segurança, vai gerar emprego e renda. Com a parceria do Governo do Estado, aumentaremos o efetivo da PM e teremos um batalhão do Raio para Barbalha. Vamos implementar, ainda, um sistema de monitoramento em todo o município”, disse Fernando Santana. Atualmente, 77 profissionais do BPRaio atuam no Cariri, com base em Juazeiro do Norte. A região foi a primeira a receber equipes fixas além das que atuam em Fortaleza.

Segundo o candidato, os projetos em segurança urbana estão entre as prioridades para o próximo ano. “Com essa série de ações, os barbalhenses poderão voltar a ocupar a cidade, conversar na calçada de casa e terão mais qualidade de vida”, citou Fernando Santana, que visitou nesta quarta-feira (28) os bairros de Vila Santo Antônio e Cirolândia de Baixo. O candidato a vice-prefeito, Flávio Cruz, também participou das visitas.

Curta nossa página no Facebook




Eleições 2016: Esquema de fraude em pesquisas eleitorais no Ceará é revelado; Crato e Barbalha estão na lista

Um novo escândalo na política no Ceará surge faltando apenas três dias para o eleitor ir às urnas. Um áudio que vazou nas últimas horas revela uma suposta fraude a ser aplicada para a avaliação da intenção de votos. Mais vem o pior: a empresa envolvida no caso é a mesma que somente entre os meses de julho e setembro foi contratada e aplicou 29 pesquisas eleitorais  em 24 municípios cearenses.

A empresa envolvida no escândalo é a  Idhata, Instituto de Pesquisa e Inteligência de Marketing Limitada-ME, sediada em Fortaleza e cuja sócia majoritária chama-se Denise Almeida Ribeiro Silva. É a voz dela ouvida no áudio onde negocia com um cliente e confessa a fraude. Diz que vai “dar um desconto” ao contratante com a condição de não realizar a “pesquisa de campo”, mas sim, copiar questionários já aplicados numa enquete anterior, o que caracteriza o crime.

Entre os dias 11 de julho e 26 de setembro, a Idhata fechou contratos e realizou pesquisas nos seguintes municípios: Sobral, Barbalha, Iguatu, Crato, Milhã (2 vezes), Acarape, Crateús, Milagres, Tabuleiro do Norte, Frecheirinha, Ipu, Beberibe, Ubajara, Graça, São Benedito (duas vezes), Capistrano (2), Caririaçu (2), Mauriti (2), Mucambo, Poranga, Icapuí, Canindé, Coreaú e Forquilha.  O preço das pesquisas variou entre  R$ 4 mil e R$ 7 mil.

Entre os contratantes está a empresa WMO – Comunicação e Marketing, pertencente a Wesley Martins de Oliveira, que encomendou pesquisas para os municípios de Milagres, Tabuleiro do Norte, Milhã, Frecheirinha, Ipu, Beberibe, Ubajara, Graça, São Benedito, Capistrano. Caririaçu, Mauriti, Mucambo, Icapuí e Canindé.

Entre outros contratantes figuram também numa planilha da própria empresa o Sistema Liberdade de Comunicação Limitada-ME, com pesquisas nas cidades de Sobral, Barbalha, Iguatu, Crato e Milhã; e o deputado estadual Bruno Torquato Pedrosa (esquisa no Município de Acarape).

A confissão
Na gravação, a dona da empresa revela para o cliente que vai copiar os dados de uma pesquisa anterior e colocar na nova enquete contratada. Ela diz: “Dos 300 questionários, da quantidade que foi feita a pesquisa (anterior), eu vou passar à limpo com os critérios que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) exige, que são cinco... Então, eu vou passar à limpo esses questionários pra gente não ter que ir pegar em campo de novo. Aí, por conta disso, estou lhe dando um desconto...”

O histórico da empresa remete a  fatos que foram investigados em uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), instalada pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará em 2009 (logo após as eleições de 2008), que teve como objetivo exatamente investigar falcatruas  em pesquisas eleitorais.

Ouça o áudio:



Fonte: Ceará News 7

Curta nossa página no Facebook



Unicamp cria colírio que evita perda de visão por diabéticos

Um grupo de pesquisadores das faculdades de Ciências Médicas (FCM) e de Engenharia Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desenvolveu um colírio para a prevenção e combate da degeneração gradativa que ocorre com frequência nos olhos das pessoas com diabetes, a chamada retinopatia diabética.

"A grande vantagem desse achado é o fato de não ser invasivo. Por ser tópico não implica em riscos e cria uma barreira contra as alterações neurodegenerativas que afeta os diabéticos", explicou a pesquisadora da FCM Jacqueline Mendonça Lopes de Faria.

A cientista disse que a descoberta foi feita a partir de uma pesquisa que já dura cerca de duas décadas. "É consequência de um estudo de 20 anos para entender o mecanismo de ataque das células nervosas e de irrigação sanguínea no tecido ocular."

De acordo com a pesquisadora, por causa da hiperglicemia - excesso de açúcar no sangue no organismo dos diabéticos - vários órgãos podem ser comprometidos. Em cerca de 40% dos casos, a doença leva a complicações na retina provocadas pelo efeito tóxico da glicose. O sistema nervoso e vascular da retina passam a ter alterações progressivas que podem levar a cegueira. "Isso ocorre, muitas vezes, justamente no momento em que a pessoa está em idade ativa."

Atualmente, o tratamento da retinopatia diabética é feito com opções invasivas, como a fotocoagulação com laser, injeções intravítrea ou mesmo cirurgia. A expectativa dos pesquisadores da Unicamp é que, além de servir para a cura da retinopatia diabética, a descoberta dessa tecnologia possa ser benéfica também no tratamento de outras anomalias da visão, como o glaucoma.

Eficácia
Testes em laboratórios da Unicamp comprovaram a eficácia da fórmula. No entanto, antes de ser transformado em medicamento para a distribuição e comercialização, o colírio tem de ser submetido à fase clínica de tetes, com os ensaios em seres humanos. Ainda não há previsão de quando isso vai ocorrer porque os testes dependem do interesse de empresas em fazer o licenciamento da tecnologia junto com a agência de inovação da universidade, a Inova Unicamp.

No teste com os roedores, não foram observados efeitos adversos e o colírio mostrou-se eficaz na proteção do sistema nervoso da retina.

Também participam da pesquisa a professora Maria Helena Andrade Santana; a pesquisadora Mariana Aparecida Brunini Rosales e a aluna de mestrado Aline Borelli Alonso. Os estudos receberam financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério de Educação.

Fote: Terra (Com Agência Brasil)

Curta nossa página no Facebook



iPhone 7 se sai muito mal em teste de bateria

Teste realizado pelo site britânico Which mostrou números ruins para quem pensa em comprar um iPhone 7. A última geração do smartphone da Apple se saiu terrivelmente mal em um teste de duração de bateria.

Para ser mais específico, o iPhone 7 ficou como último colocado em um teste que envolvia quanto tempo de uso a bateria dos principais smartphones da atualidade aguentam. Ele foi colocado lado a lado contra outros produtos topo de linha nesse desafio.

Os competidores foram Samsung Galaxy S7, LG G5 e HTC 10. Destes, apenas o Galaxy S7 é vendido no Brasil. A LG optou por vender uma versão modificada do G5 por aqui. Já a HTC deixou de atuar oficialmente no Brasil.

Os dados divulgados são de tempo em uma ligação realizada pela rede 3G e tempo de uso de internet também pela rede 3G. O campeão nas duas categorias foi o HTC 10, com 1859 minutos (30 horas) para ligações e 790 minutos (13 horas) para navegar na internet.

No teste de ligações, o LG G5 ficou em segundo lugar com 1579 minutos (26 horas) e o Galaxy S7 logo atrás, com 1492 minutos (24 horas) de uso. O iPhone 7 mostrou um resultado tímido, com apenas 712 minutos (11 horas) de conversação.

No uso de internet, o S7 ficou em segundo lugar, com 677 minutos (11 horas) de uso. O LG G5 ficou com a terceira colocação, com 640 minutos (10 horas). O iPhone 7 ocupa a última colocação mais uma vez, com apenas 615 minutos (pouco mais de 10 horas) de navegação—aqui, vemos uma diferença mais estreita até o LG G5.

O HTC 10 tem uma bateria enorme, com 3.000 mAh. O iPhone 7, por sua vez, tem 1.960 mAh. Isso explica, em parte, o ótimo desempenho do HTC 10 e o baixo desempenho do iPhone 7.

Para mais informações sobre o teste, visite a postagem no blog da Which (em inglês).

Fonte: Exame.com

Curta nossa página no Facebook



Tremor nas pálpebras é preocupante, dizem médicos

Quem nunca sentiu aquele famoso tremor nas pálpebras? Algo tão irritante quanto impossível de ser controlado. Pior: pode durar dias, com direito a curtos intervalos. Mas por que isso é tão comum e, ao mesmo tempo, difícil de ser evitado?

A oftalmologista Andrea Lima Barbosa, diretora médica da Clínica dos Olhos São Francisco de Assis (RJ), conta que é extremamente comum pessoas chegarem a seu consultório com essa queixa.

"É sempre preocupante para a pessoa e o correto é procurar um especialista, mesmo. Esse tremor palpebral em episódios é uma luz vermelha avisando que algo não vai bem não só no seu corpo, mas em sua vida", alerta a médica.

Ela conta que o tremor é um sinal de que a pessoa pode estar no auge do estresse. "Pode ser  fadiga, ansiedade, resultado de noites mal dormidas ou problemas pessoais , por exemplo".

Estresse
Barbosa explica que o tremor, quase sempre unilateral, aparece porque liberamos hormônios ligados ao estresse que vão para o sistema nervoso autônomo. Estes hormônios levam estímulos para as pálpebras, que passam a ter contrações involuntárias, ou seja, impossíveis de se controlar.

Com ela concorda o oftalmologista Luiz Carlos Portes, ex-presidente e membro do conselho consultivo da Sociedade Brasileira de Oftalmologia. Ele acrescenta alguns outros fatores que podem desencadear o problema: ingestão excessiva de cafeína, carência de vitaminas, idade avançada, excesso de horas em frente ao computador etc.

Ambos enfatizam que o oftalmologista deve ser consultado para descartar qualquer doença, mas o comum é mesmo que tudo não passe de estresse.  Porém, se for algo além disso, o paciente será encaminhado para um neurologista, por exemplo.

Portes, porém, avisa que algumas doenças como conjuntivite e olho seco também podem provocar os espasmos. Isso sem contar que pessoas com mal de Parkinson e Síndrome de Tourette (desordem neurológica ou neuroquímica caracterizada por tiques, reações rápidas, movimentos repentinos  ou vocalizações que ocorrem repetidamente) também sofrem com esses espasmos.

Procurar o médico
"Por isso é importante consultar um oftalmologista", enfatiza o médico. Porém, como na maioria dos casos o problema advém mesmo do estresse, ele comenta: "Há pessoas que ao ficarem estressadas, sentem azia. Outras têm dor nas costas e algumas têm este tremor. É difícil, mas é preciso achar um caminho para não sentir tudo isso".

"Você tem de se perguntar: o que vai fazer da sua vida? Como anda o trabalho e os relacionamentos. Eu indico relaxamento, ioga, meditação, algo para acalmar mesmo. E, na medida do possível, evitar se estressar", alerta Barbosa.

A médica insiste que é preciso tomar cuidado porque, se a pessoa não se cuidar, poderá desenvolver doenças cardíacas, depressão, ansiedade ou hipertensão, por exemplo.

"É preciso mesmo repensar a vida", ressalta, acrescentando que ela própria já passou por isso: "Quando eu fazia plantão médico, eu mesma tinha isso com frequência. Era uma época bem estressante para mim". Portes também já teve o mesmo problema, quando se preparava para o vestibular: "Eram menos opções de faculdades e a pressão era ainda maior. Estudava muito!".

Como fazer parar?
Uma receita caseira dá conta de que compressas de chá de camomila ajudariam a parar o tremor.  "Melhor tomar o chá", brinca a médica.  Porém, ela ensina que gelo é bom, porque anestesia a musculatura.

Já o médico conta que indica ao paciente um relaxante muscular, mas também aconselha a pessoa a ir ao cinema, praticar exercícios e descansar, pois o comum é que o tremor passe quando ela conseguir relaxar.  "Se notamos que é algo de ordem pessoal ou depressão mesmo, o correto é encaminhar a um psicólogo ou psiquiatra".

Botox
Se a pessoa tiver o tremor de forma crônica, pode ser algo mais grave. "Existe a doença do espasmo essencial, blefarospasmo, que é rara. É o famoso tique nervoso, a pálpebra fica tremendo o tempo todo. Daí é preciso tratamento com um neuro-oftalmologista que usará injeções de Botox", conta a médica. A indicação ocorre porque a toxina botulínica paralisa o músculo.

Norma Allemann, professora adjunta do Departamento de Oftalmologia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), conta que, em alguns desses casos, após diagnóstico diferencial adequado com doenças neurológicas que podem estar associadas, a toxina botulínica é aplicada em forma de injeções e tem duração variável de efeito, entre três e seis meses.  "O blefarospasmo é uma condição rara, um tipo de distonia facial, geralmente bilateral e associado a contraturas de outros músculos da face e caracterizado pela impossibilidade de controle voluntário.  Pode ser um sintoma de doenças neurológicas e deve ser acompanhado de consulta especializada para diagnóstico", encerra.

Saiba as causas e como evitar

Como as causas são diversas, para evitar o tremor involuntário das pálpebras deve-se identificar a mais importante e agir nela:

Fadiga: pode ser causada pelo uso contínuo de computadores ou monitores (síndrome da visão do computador). Nestes casos há necessidade de se intercalar períodos de trabalho com períodos de descanso dos olhos, ou seja, a mudança de foco durante 15 minutos, antes de prosseguir no uso;

Estresse: deve-se tentar evitar ou resolver as condições ou as situações do ambiente de trabalho ou familiar que estejam ligadas ao aumento da ansiedade; pode-se tentar a utilização de medicação relaxante muscular leve, sob indicação médica;

Secura nos olhos: também pode estar relacionada ao uso contínuo de computadores. Usar colírios lubrificantes preventivamente é indicado, assim como aumentar a umidificação do ambiente de trabalho;

Cafeína: se a causa for associada ao consumo excessivo de cafeína, de bebidas energéticas ou de cigarro, deve-se reduzir ou suspender seu consumo;

Não identificadas: sugere-se a consulta oftalmológica completa com objetivo de se avaliar a função muscular das pálpebras, a superfície ocular, erros refracionais ou fundo de olho.

Fonte consultada: Norma Allemann, Professora Adjunta do Departamento de Oftalmologia da Universidade Federal de Medicina – UNIFESP

Fonte: UOL

Curta nossa página no Facebook



Barbalha (CE): Em comício lotado pela juventude, Fernando Santana se compromete a gerar emprego e renda

O sítio Cabeceiras compareceu em peso ao comício da coligação "Um novo tempo para Barbalha" na noite desta terça-feira (27). "É muito gratificante ver que essa juventude está com a nossa coligação. Vou trabalhar dia e noite para gerar emprego e renda para os jovens daqui e de toda nossa Barbalha", disse Fernando Santana. Antes do comício, uma carreata com pelo menos 500 motos e 100 carros partiu da Cirolândia, onde foi realizada a caminhada da Juventude e da Cultura, até sítio Cabeceiras.

Fernando Santana citou importantes projetos em parceria com o Governo do Estado para atrair novas empresas e abrir postos de trabalho para o povo de Barbalha. "Eu quero que vocês, jovens, não precisem sair da nossa cidade para trabalhar. Vamos dar oportunidade à juventude. Vocês vão ficar aqui, em Barbalha. Vamos gerar o maior número de empregos que essa cidade já viu. Isso é desenvolvimento para o município", disse o candidato, que citou ainda que fará uma quadra coberta para a prática de esportes do povo barbalhense.

Seca
Fernando Santana afirmou, ainda, que realizará intervenções para amenizar os efeitos da seca para os moradores de Cabeceiras e outras regiões de Barbalha. "Vamos cavar um, 10, 100 poços profundos. Quantos forem necessários nós faremos para que não falte água para nossos irmãos e irmãs barbalhenses", disse ele, que conta com a parceria do Governo do Estado para realizar os projetos em infraestrutura hídrica.

Curta nossa página no Facebook



Eleições 2016: Cidades do Ceará contarão com mais de 20 mil urnas eletrônicas

Os locais de votação em Fortaleza começam a receber as urnas eletrônicas a partir desta quarta-feira (28), quando começa a distribuição na capital cearense feita pelo Tribunal Regional Eleitoral. No primeiro turno, realizado no domingo (2 de outubro), Fortaleza contará com 618 locais de votação e 4.531 urnas eletrônicas.

Do total de urnas a serem distribuídas, 4.492 são de seções de votação e 39 exclusivas para justificativa. O TRE disponibilizará ainda para as 13 zonas eleitorais de Fortaleza 448 urnas reservas.

No sábado, 1º de outubro, equipes dos cartórios eleitorais irão percorrer todos os locais de votação para testar as urnas e verificar o correto funcionamento, hora, data, local e seção correspondente. Nesse momento, também serão checadas as condições elétricas dos locais onde funcionarão as seções eleitorais.

Nas demais zonas eleitorais do Ceará, o transporte das urnas para os 6.239 locais de votação ocorre no sábado (1º), véspera da eleição, quando também são realizados todos os procedimentos de teste de cada urna eletrônica.

No interior, serão usadas 15.831 urnas nas seções eleitorais, sendo 15.820 nas seções de votação e 11 exclusivas para justificativa de votos. Somando interior e capital, são 6.857 locais de votação e 20.362 urnas utilizadas – 20.323 nas seções de votação e 39 nas seções exclusivas de justificativa, além de 2.553 urnas reservas.

Fonte: G1 CE

Curta nossa página no Facebook



Crato (CE): Vila da Música começa a receber os instrumentos musicais

A Vila da Música, no município do Crato, está começando a receber os seus primeiros instrumentos musicais. Na última semana, um piano de cauda, com capacidade e alcance para grandes apresentações, chegou ao local e até meados de outubro outros 271 instrumentos serão entregues. Entre os equipamentos estão violinos, violoncelos, flautas, saxofone, contrabaixos e clarinetes, por exemplo. O investimento é de R$426.614,17.

Em novembro deste ano, será realizada mais 27 novas aquisições, com um investimento de R$ 83.417,02. Por meio de licitação, instrumentos, como acordeons e pianos digitais, também passarão a compor o acervo da Vila da Música.

Ao todo, estão sendo investidos mais de R$ 500.000,00, o que tornará a Vila da Música referência em ensino de música, bem como um local com capacidade de realizar grandes eventos musicais, como concertos, festivais e apresentações.

A Vila da Música
O prédio da Vila da Música, executado pela Secretaria das Cidades, possui uma área de 3.300 m² e investimento na ordem de R$ 3.179.731,52 por meio do Banco Mundial (BIRD). O local é composto por auditório, biblioteca, salas de aula para grupos individuais, estúdio, setor administrativo, refeitório, cozinha, despensa, vestiários, banheiros, laboratório de informática, quadra poliesportiva, estacionamento, pátio, além da oficina luthieria, utilizada para conserto de instrumentos.

O espaço irá abrigar uma escola de formação musical que tem como objetivo proporcionar o desenvolvimento sociocultural e educacional dos estudantes e do público em geral através da música. A Vila da Música abrigará a Sociedade Lírica do Belmonte (Solibel), entidade que ensina música clássica e popular para filhos de agricultores locais.

A gestão do equipamento público será feita pelo Governo do Estado, através da SECULT (Secretaria de Cultura do Estado do Ceará), que detém a expertise necessária para desempenhar a função. Durante os últimos meses, SECULT e SCidades têm trabalhado junto à comunidade do Belmonte no sentido de desenhar uma gestão que retrate os anseios da população local, juntamente com o corpo docente e administrativo da Solibel, diretamente envolvido em todo o processo de construção e idealização da Escola. A ideia é que a Vila da Música, que tem origem numa iniciativa liderada pelo Padre Ágio Augusto Moreira em 1973, continue a transcender o ensino música e continue visando a transformação humana através da inclusão cultural.

A expectativa é de que até o final deste ano a Secretaria das Cidades entregue para a comunidade de Belmonte uma Vila da Música totalmente estruturada, com novas instalações, mobiliário e instrumentos musicais para pleno funcionamento.

Assessoria de Imprensa/Secretaria das Cidades

Curta nossa página no Facebook



Eleições 2016: Raimundo Macedo desiste da disputa à reeleição, em Juazeiro do Norte

O prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo (PMDB), anunciou oficialmente nesta terça-feira (27) estar fora da disputa à reeleição do Município. O candidato, na última quarta-feira, esteve reunido com familiares, amigos e correligionários do partido para anunciar a sua possível desistência, que oficializaria no sábado. Amanhã, deve estar sendo entregue a sua carta-renúncia da disputa, na Justiça Eleitoral do Município.

Ele esteve ocupando os microfones de sua radio, nesta terça-feira, onde afirmou que vem sofrendo perseguição política com sua família, sendo este um dos principais motivos de sua desistência. A poucos dias de ser concluído o processo eleitoral, o destino de candidatos poderá mudar na reta final da campanha.

Para formalizar oficialmente a renúncia, o prefeito vai aguardar o julgamento do recurso impetrado por sua assessoria jurídica, que recorreu no início do mês da impugnação da coligação “Frente Popular de Juazeiro”, que tem ele como candidato a refeito e vice-prefeito, Valdo Figueiredo. O julgamento deverá acontecer nesta terça-feira, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em Fortaleza.

Durante o anúncio há sete dias, de paralisar a campanha por três, o prefeito disse que iria cumprir todos os compromissos assumidos com os seus apoiadores e chegou a conversar com os candidatos ao legislativo. Eles foram liberados para apoiar o candidato a prefeito dos seus respectivos interesses. Raimundo Macedo se absteve de falar quem apoiaria na disputa ao executivo municipal, nesta reta final.

O prefeito de Juazeiro do Norte se ressente do nível da campanha e das agressões que afirma estar sofrendo, com sua família. A disputa em Juazeiro do Norte contava com oito candidatos. O pleito acontece de forma acirrada

Debate com candidatos
Na próxima quinta-feira, será realizado na TV Verdes Mares Cariri, em Juazeiro do Norte, o último debate entre os candidatos à prefeitura do Município, após a novela da Globo, Velho Chico. Será mais de uma hora e meia de debates em que os candidatos Arnon Bezerra (PTB), Gilmar Bender (PDT), Normando Sóracles (PSDB), Flavia Soares (PRB) e Francisco Fabiano (PSB) estarão discutindo suas propostas de governo. Alguns tremas serão enfatizados, a exemplo de saúde, educação, transporte e saúde, além dos temas livres. O formato do programa inclui perguntas feitas pelo mediador mediante sorteio, perguntas entre os candidatos, com temas livres e sorteadas, além das réplicas e tréplicas.

ANDRÉ COSTA
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Justiça obriga atendimento em parte dos bancos durante a greve

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) manteve, nesta terça-feira (27), a liminar concedida no último dia 15 pela juíza da 3ª Vara do Trabalho de Fortaleza, Daiana Gomes de Almeida, para garantir atendimento de duas horas diárias nas agências e postos de atendimento das instituições bancárias, conveniadas e estabelecidas nos órgãos do Poder Judiciário Estadual e Federal, para o pagamento de alvarás judiciais durante a greve dos bancos.

O Sindicato dos Bancários havia conseguido derrubar a decisão temporária, que agora foi restabelecida pelo TRT.

Com a decisão, tanto advogados quanto trabalhadores poderão receber alvarás judiciais durante a greve. Como é o caso de trabalhadores que não estavam podendo receber indenização oriunda de decisões trabalhistas, poderão ir ao banco para receber esse pagamento. “É apenas um dos exemplos. No caso dos advogados, estes também vão poder receber alvarás oriundos de honorários”, destaca o presidente da OAB-CE, Marcelo Mota.

O objetivo da decisão é "viabilizar o cumprimento dos alvarás judiciais, bem como liberação de valores depositados em contas judiciais". A decisão da Justiça atende a pedido da OAB. Em caso de descumprimento, a determinação estabelece multa diária de R$ 5 mil. O sindicato dos bancários afirmou que irá cumprir a determinação, mas irá recorrer.

Paralisação
Iniciada no dia 6, no Ceará, a greve dos bancários tem adesão de 327 das 560 agências no estado, segundo levantamento do Sindicato dos Bancários. Esse número representa 58% do total. Das agências afetadas, 165 estão na capital cearense e 162 estão no interior. Os bancários iniciaram greve no Ceará por tempo indeterminado, acompanhando a paralisação nacional da categoria.

Reivindicações
A categoria havia rejeitado a primeira proposta da Fenaban - de reajuste de 6,5% sobre os salários, a PLR e os auxílios refeição, alimentação, creche, e abono de R$ 3 mil. A proposta seguinte, também rejeitada, foi de reajuste de 7% no salário, PLR e nos auxílios refeição, alimentação, creche, além de abono de R$ 3,3 mil.

Os sindicatos alegam que a oferta não cobre a inflação do período e representa uma perda de 2,39% para o bolso de cada bancário. Os bancários querem reposição da inflação do período mais 5% de aumento real, valorização do piso salarial - no valor do salário mínimo calculado pelo Dieese (R$ 3.940,24 em junho) -, PLR de três salários mais R$ 8.317,90, além de outras reivindicações, como melhores condições de trabalho.

A Fenaban disse em nota que "o modelo de aumento composto por abono e reajuste sobre o salário é o mais adequado para o atual momento de transição na economia brasileira, de inflação alta para uma inflação mais baixa".

Fonte: G1 CE

Curta nossa página no Facebook



Fernando Santana: “Nós vamos acabar com essa greve na saúde em Barbalha”

O candidato da coligação “Um novo tempo para Barbalha”, Fernando Santana, garantiu que retomará o diálogo com o servidores da saúde logo após as eleições do próximo domingo (2). A intenção é encerrar a greve da categoria, que já dura quase um ano e meio. “Nós vamos acabar com essa greve. Já tive reuniões com os servidores de Barbalha e me comprometi que vou dialogar novamente a partir de outubro”, afirmou Fernando Santana.

De acordo com o candidato, os servidores já devem iniciar o ano de 2016 trabalhando normalmente. “Nossa ideia é que a gente possa, em janeiro, iniciar o ano com a saúde funcionando plenamente e que o funcionário público trabalhe com mais alegria e dedicação para servir ao povo”, citou Fernando Santana, que visitou nas últimas semanas as unidades de saúde de Barbalha.

Saúde mais humanizada
Segundo ele, as melhorias na saúde estão entre as principais reivindicações dos barbalhenses. “Vamos colocar os postos de saúde com mais médicos, dentistas, enfermeiros e, sobretudo, com mais medicamentos. Teremos UPA 24 horas para que as pessoas possam ser atendidas em qualquer horário. Além disso, vamos possibilitar que os PSFs funcionem até 22 horas”.

O candidato citou a importância de integrar o sistema de saúde municipal com a Policlínica e a UPA. “O Governo do Estado será um grande parceiro do município de Barbalha nesse processo. Teremos condições de atender as urgências e emergências e poder apoiar o hospitais da cidade. Tudo isso com um tratamento mais humanizado para atender bem a população”, disse Fernando Santana.

Curta nossa página no Facebook



UFCA: Abertas as inscrições para professor substituto nas áreas de Química e Medicina

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) abre três vagas para professor temporário e substituto. As inscrições, que seguem os editais 61/2016 e 62/2016, por meio da Plataforma Forms (https://forms.ufca.edu.br/)

Duas vagas serão lotadas na Faculdade de |Medicina (FAMED), em Barbalha, e são voltadas para graduados em Medicina com especialização em Medicina de Família e Comunidade, Saúde Coletiva ou Clínica Médica. A remuneração prevista é de R$ 2.522,41, com carga horária de 20h. As inscrições seguem até 30 de setembro.

Uma vaga é destinada ao campus Juazeiro do Norte, para graduados e mestres em Química, com inscrições até 26 de setembro. A remuneração de R$ 2.865,21 (para mestres), com regime de trabalho de 20h.

As inscrições custam R$ 63,00 (sessenta e três reais) para os candidatos às funções na FAMED e R$ 71,60 (setenta e um reais e sessenta centavos) para o cargo no campus Juazeiro.

As provas serão divididas em escrita subjetiva e didática, com caráter eliminatório e classificatório. O local e horário das avaliações serão divulgados no Calendário de Provas neste link: http://www.ufca.edu.br/portal/concursos-e-selecoes/editais Aba: Professor Substituto/Temporário.

Edital 61/2016: https://goo.gl/Cj1SlC

Edital 62/2016: https://goo.gl/OPJW5c



Cientista britânico diz ter inventado 'álcool que não dá ressaca e nem lesiona fígado'

A nova substância, batizada de alcosynth, é resultado do trabalho do químico David Nutt, do Imperial College de Londres, e, ironicamente, ex-consultor do governo do governo britânico para assuntos ligados a drogas.

Segundo Nutt, o alcosynth simula os efeitos positivos do álcool, mas não causa dor de cabeça ou náuseas, por exemplo. E tampouco agride o fígado.

O cientista diz ter patenteado 90 diferentes compostos usando a substância. Dois deles estão agora sendo testados para uso disseminado, e o acadêmico afirma acreditar que até 2050 o alcosynth terá substituído o álcool convencional.

"Você poderá ter o prazer de tomar um coquetel sem danificar seu fígado e coração. Eles (os compostos) combinam muito bem com mojitos ou com um Tom Collins", explicou Butt em entrevista à BBC, referindo-se aos drinques tradicionalmente feitos com rum e gim.

O cientista e sua equipe estudaram substâncias cujos efeitos no cérebro se assemelham aos do álcool para produzir a droga que, afirmam, é atóxica.

"A relação entre o álcool e o cérebro já é bem compreendida há 30 anos. Sabemos onde os efeitos positivos do álcool são mediados no cérebro, e podemos imitá-los. Sem tocar as áreas ruins, também não temos os efeitos ruins."

Defensores do alcosynth acreditam que ele poderá revolucionar a saúde pública, mais precisamente pela redução dos gastos com o tratamento de males provocados pelo consumo de álcool.

De acordo com ONGs britânicas, o alcoolismo é a terceira maior causa de doenças no país depois do tabagismo e da obesidade.

Experimentos anteriores com o alcosynth usaram um derivado do benzodiazepan, um tipo de tranquilizante, mas as novas substâncias, segundo Nutt, não contêm o produto.

Cautela e ceticismo
Apesar do progresso, ainda será preciso esperar um bom tempo para poder pedir uma dose do álcool sem ressaca - os custos de desenvolvimento e as barreiras regulatórias são grandes.

"É uma ideia interessante e seria ótimo para que a força de trabalho não sofresse de ressaca e fosse mais eficiente, mas ainda está muito no começo para comentarmos", disse um porta-voz do Ministério da Saúde, embora a autarquia tenha se mostrado receptiva a financiar futuros estudos.

O cientista ficou famoso em 2009 ao ser demitido do cargo de consultor governamental ao declarar que consumir ecstasy era menos perigoso que andar a cavalo.

Ele ainda diz que o alcosynth tem um "limite de segurança" que impede o usuário de ficar bêbado demais.

"Acreditamos que, depois de quatro ou cinco drinques, o efeito se estabilizará e evitará que alguém se mate ou fique muito enjoado", explica Nutt.

A indústria do álcool, naturalmente, mostrou ceticismo diante do alcosynth.

Em entrevista ao jornal The Independent, o presidente da Associação de Bares do Reino Unido, Neil Williams, disse que a nova substância não é necessária, já que existem "outras maneiras de evitar ressaca".

"Há uma série de drinques de menor teor alcoólico, como cervejas. Todos bebemos com moderação para evitar ressacas", afirmou.

Fonte: UOL (Com BBC Brasil)

Curta nossa página no Facebook



AddThis