19ª Romaria ao Caldeirão acontece neste domingo (23), em Crato

Foto: Samuel Pinheiro/Blog Cariri
As Pastorais Sociais da Diocese do Crato realizam neste domingo (23), a 19ª Romaria da Santa Cruz do Deserto no Caldeirão do beato José Lourenço. A programação tem início a partir das 7h com a acolhida aos romeiros, seguida da Santa Missa às 8h, com a presença do Bispo Diocesano de Crato, Dom Gilberto Pastana e demais padres vindos de outras paróquias e cidades.

O tema da edição deste ano: “Camponeses em defesa da vida e dos direitos”, tem o objetivo de refletir sobre o fortalecimento, a proteção e o reconhecimento dos direitos dos camponeses e de outras pessoas que trabalham em áreas rurais, bem como, alertar a sociedade sobre a violência sofrida no campo, por conta das lutas em defesa de uma reforma agrária efetiva e de uma melhor proteção dos direitos à terra.

Segundo os dados do levantamento de “Assassinatos em conflitos no campo no Brasil em 2017”, organizado anualmente pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), no período de 2013 a 2017 os números de assassinatos no campo praticamente dobraram de crescimento: subiram de 34 para 70 casos. O ano passado registrou um aumento de 15% em relação a 2016, contabilizando 61 assassinatos.

De acordo com a pesquisa, os assassinatos de trabalhadores(as) rurais sem-terra, de indígenas, quilombolas, posseiros, pescadores, assentados, entre outros, vem tendo um crescimento brusco a partir de 2015. O estado do Pará lidera o ranking de 2017 com 21 pessoas assassinadas, sendo 10 no Massacre de Pau D’Arco; seguido pelo estado de Rondônia, com 17, e pela Bahia, com 10 assassinatos. Dos 70 assassinatos em 2017, 28 ocorreram em massacres, o que corresponde a 40% do total.

Saiba mais
O Sítio Caldeirão, conhecido também como Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, localizado na região do Cariri, sul do Ceará, município de Crato, foi uma organização social autossustentável e religiosa, liderada pelo beato José Lourenço, fiel seguidor do Padre Cícero, responsável por organizar um grupo de camponeses a viver uma vida digna e de abundância, pautada pela oração e trabalho. Os saberes trazidos pelos camponeses vindos de várias partes do Nordeste e de outros estados, proporcionaram a experiência de uma verdadeira Reforma Agrária Popular num período de dez anos (1926-1936).

Serviço:
19ª Romaria da Santa Cruz do Deserto no Caldeirão
Data: 23 de setembro de 2018 (domingo)
Local: Sítio Caldeirão da Santa Cruz do Deserto – Crato/CE (Situado entre os distritos de Monte Alverne e Dom Quintino)
Programação: 7h: Acolhida aos romeiros | 8h: Santa Missa | 10h: Apresentações culturais

Curta nossa página no Facebook

Recorde: Rejeição a Bolsonaro é de 56% entre jovens de até 24 anos, aponta Datafolha

Líder nas últimas pesquisas de intenção de voto, o candidato a presidente Jair Bolsonaro (PSL) permanece com alto índice de rejeição, de acordo com o levantamento mais recente feito pelo Datafolha, divulgado nesta sexta-feira (14). A proporção dos que afirmam que não votam nele de modo algum passou de 43% para 44%. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Os outros quatro primeiros colocados do Datafolha também aparecem no top 5 geral de rejeição: Marina Silva (Rede) com 30%; Fernando Haddad (PT) com 26%; Geraldo Alckmin (PSDB) com 25% e Ciro Gomes (PDT) com 21%.

A rejeição é maior entre os jovens de 16 a 24 anos: 56% lhe negam o voto, ou seja, mais da metade dos eleitores nessa faixa etária. Esse índice cresceu dez pontos percentuais em menos de um mês. Era de 46%, em 22 de agosto, saltou para 55%, no dia 10, e passou a 56%, nesta sexta.

Internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, após levar uma facada em Juiz de Fora (MG) no começo do mês, Bolsonaro também apresenta o maior índice de rejeição entre os eleitores de outras faixas etárias.

Somente entre os mais velhos, com 60 anos ou mais, a rejeição ao deputado federal pelo Rio de Janeiro não é amplamente maior do que a objeção a outros candidatos. Nesta faixa, 32% lhe negam o voto, dois pontos percentuais abaixo do índice de Marina. A diferença está dentro da margem de erro da pesquisa.

Rejeição a Bolsonaro, por faixa etária:
  • de 16 a 24 anos: 56%
  • de 25 a 34 anos: 45%
  • de 35 a 44 anos: 45%
  • de 45 a 59 anos: 42%
  • 60 anos ou mais: 32%

Rejeição ao candidato do PSL aumenta no Sul
Bolsonaro também é o mais rejeitado quando se verificam estratos da população por sexo (homens e mulheres), escolaridade, região do país, natureza do município (região metropolitana e interior) e porte do município (de acordo com o número de habitantes).

Entre as mulheres, a objeção a Bolsonaro permanece elevada: 49%. Na divisão por regiões, o índice mais alto de rejeição é verificado no Nordeste: 51%. Mesmo no Sul, onde ele enfrentava uma rejeição mais baixa, o índice vem subindo: passou de 35%, em 22 de agosto, para 38%, no dia 10, e para 42%, nesta sexta.

Entre mais ricos, rejeição a Bolsonaro, Haddad e Marina
Nos estratos por renda familiar, o candidato do PSL (Partido Social Liberal) aparece com a maior rejeição entre os que ganham até dois salários mínimos (47% não votam nele de forma alguma) e entre os que recebem de dois a cinco salários (45% lhe negam o voto).

Na faixa salarial de cinco a dez salários, o mais rejeitado é Haddad, com um índice de 45%. Entre os mais ricos, as taxas de rejeição aos candidatos diminuem e há empate técnico nos vetos ao deputado, ao petista e a Marina.

Segundo turno embolado
Altos índices de rejeição impõem uma limitação maior à votação do candidato e podem embolar a disputa no segundo turno. A nova pesquisa Datafolha mostra que, apesar de liderar as intenções de voto no primeiro turno, Bolsonaro perde para Ciro Gomes e está em empate técnico com Haddad, Marina e Alckmin nas projeções de segundo turno.

O levantamento aponta que Bolsonaro tem 26% das intenções de voto no primeiro turno. Ciro e Haddad empatam em segundo lugar, com 13%. Alckmin, com 9%, e Marina, com 8%, estão tecnicamente empatados na quarta posição.

O Datafolha entrevistou 2.820 eleitores em 197 municípios entre quinta-feira (13) e esta sexta. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Contratado pelo jornal "Folha de S.Paulo" e pela "TV Globo", o levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR 05596/2018.

Fonte: UOL

Curta nossa página no Facebook

Governo do Ceará viabiliza junto ao Governo Federal aporte de R$ 100 milhões para transposição da água do Rio São Francisco

Em reunião técnica realizada no Palácio da Abolição, o Governo do Ceará garantiu, junto ao Governo Federal, um aporte complementar no valor de R$ 100 milhões para as obras da transposição da água do Rio São Francisco. Aprovado o repasse, a tendência é que o reforço no abastecimento hídrico chegue a Fortaleza e Região Metropolitana nos próximos meses.

Durante o encontro, o secretário chefe do Gabinete do Governador do Ceará, Élcio Batista, e o secretário de Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, apresentaram o projeto da obra do Cinturão das Águas do Ceará (CAC) ao Ministro Chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, Carlos Marun, e ao Ministro da Integração, Antônio de Pádua. A reunião teve duração de cerca de duas horas e contou com representantes técnicos do Estado e Ministérios.

O aporte será encaminhado para a Presidência da República para aprovação.

Plano de Segurança Hídrica
Uma das prioridades do Governo do Ceará tem sido intensificar e garantir recursos e estratégias para minimizar os efeitos do sexto ano consecutivo de estiagem no Estado. Em fevereiro de 2015, com foco no interior, foi lançado o Plano Estadual de Convivência com a Seca prevendo medidas emergenciais, estruturantes e complementares para cinco eixos de atuação: segurança hídrica, segurança alimentar, benefícios sociais, sustentabilidade econômica, e conhecimento e inovação.

Entre as iniciativas adotadas estão: perfuração de poços, construção de adutoras, além de chafarizes e sistemas de abastecimentos de água. O programa de perfuração de poços está sendo intensificado nas regiões que mais precisam. Em junho de 2016, o governador Camilo Santana anunciou um conjunto de ações emergenciais com foco no abastecimento de água em Fortaleza e Região Metropolitana.

Cinturão das Águas
A concepção preliminar do CAC, uma das maiores intervenções para aumentar a segurança hídrica para o Ceará, teve origem no final dos anos 1990, no âmbito dos extensos estudos de “Inserção Regional” do Projeto de Transposição de Águas do Rio São Francisco (PTRSF) para o Nordeste Setentrional. Foi traçado um canal que circundaria os limites sul e oeste do Estado. À época, rotulou-se o projeto de “Cordão de Água”.

Em março de 2009, a SRH contratou o “Estudo de Viabilidade Técnico-Econômica, Estudo Ambiental e Anteprojeto do Trecho Jati-Cariús” para o que, então, denominou-se de Cinturão de Águas do Ceará (CAC).

Curta nossa página no Facebook

Faltam poucos dias para o desligamento do sinal analógico na região do Cariri

O desligamento do sinal analógico em algumas cidades do Cariri (Juazeiro do Norte, Barbalha, Caririaçu, Crato e Missão Velha) já começou. A qualquer momento, as emissoras podem desligar o sinal e a transmissão será feita apenas pelo sinal digital.

Para continuar assistindo à programação da TV aberta após o dia 31 de outubro, prazo final para que as emissoras desliguem o sinal analógico de TV na região, basta verificar se a sua antena já é digital e se o seu televisor precisa de um conversor. As famílias que ainda não retiraram seu kit gratuito devem realizar o agendamento o quanto antes. Basta ligar para 147 (ligação gratuita) ou acessar www.sejadigital.com.br/kit e escolher o melhor local, data e horário. Além de retirar os equipamentos, é importante realizar a instalação para vivenciar a experiência com a TV digital.

Curta nossa página no Facebook

Eleições 2018: Camilo e Fernando Santana participam de grande carreata em Barbalha

A noite deste sábado (15) foi diferente para os moradores de Barbalha e da região do Cariri. Muitos trocaram o descanso e outras atividades para se juntar aos amigos e familiares em uma grande carreata da coligação "Por um Ceará cada vez mais forte", que percorreu aproximadamente 7,5 quilômetros pelas principais ruas e avenidas da cidade ao lado de Camilo e Fernando Santana. Centenas de carros, motos e bicicletas acompanharam o candidato à reeleição ao Palácio da Abolição. 

Por onde a carreata passou a população nas calçadas, comércios e espaços públicos de lazer fez questão de expressar o sentimento de gratidão por tudo que foi feito pelo governador Camilo Santana durante sua primeira gestão no Executivo estadual. Acompanhado do candidato ao Senado Eunício Oliveira, postulantes a vagas na Assembleia Legislativa e à Câmara Federal e lideranças políticas da região, Camilo agradeceu o apoio e disse que esse carinho só renova suas forças para continuar trabalhando firme para os cearenses.

"Eu tenho só a agradecer ao povo cearense. Por onde ando sou muito bem recebido e vamos continuar dessa forma, mostrando ao Ceará tudo que conseguimos avançar nesse período, mesmo com toda dificuldade. Somos o Estado que mais fez investimento público, referência na educação, o que mais gera emprego no Nordeste e um dos que mais investiu na segurança pública. É por isso que sou candidato à reeleição, para que a gente possa continuar aprofundando as mudanças, fazendo os projetos acontecerem e realizando mais investimentos para melhorar a vida do cearense", destacou Camilo Santana.

Além dos moradores de Barbalha, o ato contou com a presença de várias pessoas das cidades vizinhas, como é o caso da advogada Marina Xenofonte,  27, que reside no Crato e fez questão de participar. De acordo com a jovem, Camilo Santana modificou para melhor a realidade da região e, por isso, ele é merecedor da vitória já no dia 7 de outubro próximo. "Eu tenho visto nele  o governador que mais trabalhou pelo Cariri. O Crajubar (Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha) hoje não perde em nada para Fortaleza e ele investiu muito em nossas cidades. Ele merece a reeleição no primeiro turno", completou.

Antes da carreata, Camilo Santana participou, em Juazeiro do Norte, também no Cariri, da procissão em homenagem à Nossa Senhora das Dores, padroeira do município. Os fiéis partiram da Basílica que leva o nome da santa e percorreram diversas ruas do Centro da cidade. Durante o percurso, Camilo conversou com a população, recebendo carinho e palavras de incentivo. Ele aproveitou para reforçar sua intenção de fortalecer a região com o turismo religioso, que é uma das principais vocações locais.

"A crença das pessoas é muito forte e faz com que elas busquem esses destinos que se destacam pela religiosidade. Aqui no Cariri, estamos fortalecendo a infraestrutura para receber esse público. No Crato, já urbanizamos o entorno da estátua de Nossa Senhora de Fátima e vamos construir um novo acesso mais adequado. Em Juazeiro do Norte, fizemos a Avenida do Contorno, que leva ao horto e à estrada Padre Cícero, além de estarmos licitando um teleférico. Para Barbalha, temos o planejamento de um espaço em homenagem a Santo Antônio", concluiu Camilo Santana.

Curta nossa página no Facebook

IACC realiza passeio ciclístico e caminhada pela vida em Barbalha

O Instituto de Apoio à Criança com Câncer (IACC) promoverá, no dia 23 de setembro, a partir das 6 horas, um passeio ciclístico e caminhada como parte da programação da campanha Setembro Dourado. A ação tem como objetivo alertar para a necessidade da atenção aos sinais e sintomas do câncer infanto-juvenil a fim de detectar de forma rápida a doença e aumentar as chances de cura das crianças.

A inscrição custa R$ 60 que serão revertidos à manutenção dos projetos do IACC de assistência às crianças e adolescentes com câncer em 20 serviços. Os inscritos ganharão o kit do evento, que contém: camisa, copo, medalha, mochila e chaveiro. Além de no dia do evento contarem com café da manhã e sorteios de brindes. As inscrições encerram-se no dia 16 de setembro.

Para ciclistas e pedestres há duas opções de percurso. O primeiro, iniciando na praça da La favorita, seguindo pela Avenida Leão Sampaio, Avenida Salustiano Souza, Rua Divino Salvador, Rua Sete de Setembro chegando ao Largo do Rosário. A outra opção de percurso começa CEASA, seguindo o mesmo percurso do grupo que largar da La favorita. No largo do Rosário, será servido o café da manhã e acontecerão os sorteios e homenagens.

Além do passeio ciclístico, o IACC realizará também duas palestras no mês de setembro: uma no dia 12 de setembro, voltada para os acadêmicos de medicina, médicos, acadêmicos da enfermagem e enfermeiros e outra no dia 21 de setembro, voltada para o público em geral. Especialmente, professores do ensino infantil e fundamental.

As inscrições para o passeio ciclístico e caminhada acontecem na sede do IACC, na Rua Divino Salvador, 222, Centro, em Barbalha, na Juartes, que fica Rua das Flores, 465, Santa Tereza, em Juazeiro do Norte, nas Bellas Tour, localizada na Rua do Cruzeiro, 89, em frente à praça Pe. Cícero,  e aos domingos na praça da La favorita das 8h às 11h. Na internet, a inscrição pode ser realizada pelo endereço eletrônico.

Setembro Dourado
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima-se a ocorrência de 12.500 novos casos de câncer em crianças e adolescentes em 2018. Cerca de 70% das crianças e adolescentes acometidos de câncer podem ser curados se diagnosticados de forma precoce.

O IACC, em todo o mês de setembro, promoverá ações em prol da divulgação do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil, principalmente, com relação aos sinais e sintomas da doença, que podem ser confundidos com os sintomas de outras doenças comuns na infância. Febre prolongada, palidez, dor óssea, manchas roxas ou sangramentos sem traumas são alguns dos sintomas do câncer infanto-juvenil.

A família deve também prestar atenção a sintomas que não existiam antes, como convulsões, alterações nos olhos como estrabismo, dores de cabeça intensas, vômitos logo ao acordar no início do dia, além disso, perda de peso importante sem explicação tem que ser investigada, assim como o comportamento da criança que deixa de brincar e só quer ficar deitada. Estes são sinais e sintomas que podem ser câncer.

Mais informações:
Passeio ciclístico e caminhada pela vida
Data: 23 de setembro – concentração a partir das 6h
Inscrições até 16 de setembro
Local de concentração: Praça da La favorita e CEASA
Investimento: R$ 60,00
Inscrições no site
Telefone: (88) 3532 3743 / (88) 99948 1346

Curta nossa página no Facebook

Eleições 2018: Disputa entre Ciro e Haddad se acirra na Região Nordeste

A Região Nordeste, onde vive um em cada quatro eleitores brasileiros, é, neste momento, o principal palco da disputa entre Fernando Haddad (PT) e Ciro Gomes (PDT) pelo espólio lulista e por uma vaga no segundo turno da disputa presidencial. A batalha entre o petista e o pedetista se acirrou nas mais recentes pesquisas, lideradas por Jair Bolsonaro (PSL).

Nos Estados nordestinos, o confronto Ciro-Haddad alcança seu nível mais elevado na comparação com outras regiões. Enquanto o candidato do PT conta com a transferência de votos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva - preso e condenado na Lava Jato -, a campanha de Ciro acredita que poderá frear essa transmissão.

O principal trunfo de Ciro é o forte apoio de que desfruta no Ceará, Estado que já governou e cuja máquina é controlada por seu irmão, Cid Gomes, candidato ao Senado pelo PDT. Apesar de ser petista, o atual governador, Camilo Santana, é afilhado político dos irmãos Gomes e apoia Ciro.

O crescimento de Ciro vinha sendo impulsionado principalmente pelo desempenho no Nordeste. Mas, desde que foi oficializado como candidato do PT à Presidência, no início desta semana, Haddad alcançou índices que o deixam em empate técnico no segundo lugar com adversários.

Conforme o Ibope mais recente, divulgado na terça-feira, 38% dos nordestinos afirmaram que votariam "com certeza" em Haddad ao ser informados de que ele tem o apoio do ex-presidente. Naquele momento, o petista tinha 13% das preferências no Nordeste, ante 18% de Ciro.

Já a pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira, 14, mostrou que Haddad cresceu de 11% para 20% no Nordeste e Ciro oscilou para baixo, de 20% para 18%.

A campanha de Ciro estabeleceu como estratégia nos Estados nordestinos poupar Lula, apresentar Haddad como o candidato paulista da presidente cassada Dilma Rousseff e atacar o PT. Com a ausência de Lula, analistas avaliam que o potencial de crescimento de Ciro no Nordeste seria hoje maior do que em outras eleições. Mesmo que não exista garantia de que conseguirá a maioria dos votos na região, o pedetista teria a seu favor o fato de ser mais conhecido pelos eleitores nordestinos.

Interesses locais
A disputa colocou em campos opostos políticos das duas siglas que estão alinhados nas disputas estaduais. No Nordeste, PDT e PT estão juntos em Alagoas (onde estão na chapa de Renan Filho, do MDB), Ceará, (com Camilo Santana, do PT), Bahia (com Rui Costa, do PT), Maranhão, (com Flávio Dino, do PCdoB) e Paraíba (com Ricardo Coutinho, do PSB). O arranjos locais, porém, representam obstáculos nas táticas de disputa entre Haddad e Ciro por votos nordestinos.

Na Bahia, um dos poucos Estados nordestinos onde Ciro ainda não visitou durante a campanha eleitoral deste ano, o PDT, partido dele, está na base do governador Rui Costa (PT), que tenta a reeleição. Nesse caso, Haddad é quem leva vantagem sobre Ciro, porque o governador está afinado com a estratégia nacional do PT.

Os pedetistas ocupam duas secretarias na administração estadual: Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura e Administração Penitenciária e Ressocialização. Nos materiais de campanha e na propaganda eleitoral no rádio e na TV, candidatos a deputado estadual e deputado federal do PDT baiano têm exibido a imagem de Ciro.

"Uma coisa é o Lula, outra completamente diferente é o Haddad. Não são a mesma pessoa", disse Félix Mendonça Jr., presidente do PDT baiano.

Em Pernambuco, Maurício Rands, candidato ao governo pelo PROS - partido da base de Haddad -, declarou apoio a Ciro. O PDT está em sua aliança.

Como principal cabo eleitoral do presidenciável no Estado, Rands tem direcionado seus discursos para o eleitorado petista com o objetivo de impedir a transferência de votos lulistas para o ex-prefeito de São Paulo. "Os valores de justiça social não são monopólio do Lula ou do seu partido. Nós e o Ciro também representamos esses valores", disse Rands.

O Nordeste possui pouco mais de 39 milhões de eleitores, o que representa 26,6% do total no País. 

Fonte: UOL (Com informações do jornal O Estado de S. Paulo)

Curta nossa página no Facebook

AddThis