Crato (CE): Cidade ganha nova unidade prisional

O fortalecimento da segurança pública na região do Cariri ainda é um anseio recorrente da população. Tentando minimizar a demanda, o Governo do Estado, através da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), inaugurou ontem a sede da Cadeia Pública do Crato. A solenidade contou com a presença de autoridades judiciais e de segurança, entre elas a titular da pasta, Mariana Lobo.

A unidade tem capacidade para abrigar 178 internos provisórios do regime fechado e 36 do semiaberto, entre homens e mulheres que serão engajados em projetos de ressocialização. A obra atende a uma reivindicação antiga da população cratense. Custou R$ 3,5 milhões.

Atualmente, 17.078 presos ocupam vagas no sistema prisional do Ceará. O Estado é o 8º no ranking nacional com maior número de presos. O Cariri tem 10% da população carcerária. O que equivale a 1.498 internos. Ao todo, na região, são 28 comarcas e 30 estabelecimentos prisionais, divididos em cadeias públicas, penitenciaria e colônia. Em Juazeiro do Norte, está instalada a Penitenciária Industrial Regional do Cariri (Pirc). Mas, essa estrutura não atende as necessidades do setor. A maioria das unidades estão superlotadas. A antiga Cadeia Pública do Crato, por exemplo, está sucateada, não dispõe de infraestrutura e funciona precariamente. A falta de politicas públicas eficazes para o combate à criminalização no Estado e a ausência de recursos humanos suficientes para promover segurança de qualidade são os principais gargalos dos setores judicial e penal.

De acordo com o coordenador do sistema prisional no Estado, Bento Laurindo, o motivo da superlotação nas unidades prisionais é a carência de base familiar que, aliada ao desajuste social, provoca a violência. "Para os delitos pequenos, existem outras formas de punir sem levar o cidadão para a prisão. Outra medida é a ressocialização dos detentos. É preciso fortalecer os laços familiares, investir no social para que tenhamos menos violência", revela.

A expectativa é que o Governo do Estado execute a construção de outra Cadeia Pública em Juazeiro do Norte, que possa substituir a já existente, inaugurada em 1976. Ainda está sendo analisada a viabilização de recursos destinados às construções das Cadeiras Públicas de Brejo Santo, Nova Olinda e Mauriti.

Até o final deste ano, está prevista a inauguração da unidade de Jati. Para o coordenador regional do sistema penal, Wanderson Pereira, o equipamento irá auxiliar as medidas de contenção da superlotação nas unidades prisionais.

"Entendemos que essa nova Cadeia Pública representa uma conquista para a população, pois vem desafogar as celas das delegacias e das outras unidades, que estão superlotadas", afirma.

Hoje, no Crato, existem 108 detentos que ocupam as dez celas da antiga cadeia. A expectativa é que, nos próximos 30 dias, eles sejam transferidos após uma triagem para a nova unidade prisional, que conta com espaços para vivencias, solário, celas coletivas e de isolamento.

Mais informações:
Cadeia Pública do Crato
Rua Orestes Costa, 1216
Bairro Barro Branco
Região do Cariri

YAÇANÃ NEPONUCENA
REPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste

Juazeiro do Norte (CE): 40 mil fiéis reverenciam o ´Padrinho dos Romeiros´

São 78 anos de morte do Padre Cícero Romão Batista e a reverência ao sacerdote só aumenta. Mesmo que o Vaticano ainda não tenha se pronunciado sobre a reabilitação das ordens ao sacerdote, a multidão de devotos é expressiva. A prova é constante, como a de ontem, quando 40 mil católicos celebraram os 78 anos de morte do "Padrinho dos Romeiros". Assim se referiu o bispo da Diocese do Crato, durante a missa realizada na Praça da Capela do Socorro, às 6 horas.

Ele disse que "os sinais" que devem vir para a reabilitação do "Padrinho dos Romeiros", ainda não apareceram para dar mais esperança aos fiéis. Seis anos depois de uma comissão ter ido a Roma para entregar documentos, um dossiê de 11 volumes que poderá mudar a história do Padre Cícero, não há informações atualizadas sobre o andamento do processo.

O Diário do Nordeste acompanhou, com exclusividade, em maio de 2006, a comitiva composta de autoridades eclesiásticas e intelectuais que trabalharam para elaboração dos relatórios. Os documentos foram entregues ao cardeal Josef William Levado, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé.

E a força da fé de milhões de seguidores em todo o Nordeste e Brasil pode ser vista em momento de celebração, como e missa de ontem.

A Praça do Socorro ainda está em obras, como parte do projeto Roteiro da Fé, mas foi aberta para acolher os romeiros que participam da tradicional missa do dia 20 de julho.

Juazeiro do Norte festeja os 101 anos de emancipação, amanhã, e a cidade realiza a Semana do Município iniciada no último dia 18. Ontem, foi lançada, ainda em referência aos 100 anos do Município, a Coleção de Cordel Centenária, com 50 reedições de clássicos do cordel e mais 50 inéditos.

Serão distribuídos 100 mil folhetos, com participação dos xilógrafos de Juazeiro na ilustração das capas. O Diário do Nordeste, em homenagem ao aniversário da cidade, circula amanhã com edição especial deste caderno, sobre Juazeiro do Padre Cícero e sua importância social, econômica, cultural e religiosa.

Antes de morrer, aos 90 anos, o Padre Cícero havia sido suspenso de ordens sacerdotais. O pedido de reabilitação reacende a esperança dos romeiros para a canonização do sacerdote, perante a Igreja Católica. Mas, antes disso, viria o processo de beatificação. Para muitos, como o romeiros Cícero Jerônimo Costa, poderá acontecer, mas primeiro vem Deus e depois o ´Padim´, como carinhosamente chama, quem para ele já é um santo.

Padre Cícero é a maior referência quando se trata da criação de uma das maiores cidades do Interior do Estado. Ele foi o primeiro prefeito, o sacerdote que arrebanhou multidões aconselhando os sertanejos, e foi o protagonista, com a beata Maria de Araújo, do propalado "milagre" do sangramento da hóstia, em 1889. A comunhão, segundo dados históricos, sangrou por várias vezes na boca da beata mas, com a presença do Padre Cícero, o fenômeno adquiriu amplitudes, que até então eram inimagináveis. Até hoje, o resultado desse "milagre" acontece todos os dias nas ruas de Juazeiro, cidade que recebe mais de 2 milhões de devotos e visitantes por ano.

O Natal de 1871 marcaria para sempre a história não somente do Padre Cícero, mas de milhões de nordestinos. Foi neste ano, que o religioso pisou pela primeira vez no que mais tarde seria a cidade de Juazeiro do Norte. Ainda era Crato, sua cidade de nascimento. Um ano depois, o sacerdote assumiu uma paróquia no lugar denominado Tabuleiro Grande.

A insistência do milagre foi vista pela Igreja Católica, que não concordou com a hipótese de uma mulher pobre e negra do sertão nordestino vivenciar tal fenômeno, provocando a suspensão de ordens sacerdotais e excomunhão do Padre Cícero, em 1892. A beata foi enclausurada. Os restos mortais da religiosa ainda hoje são procurados.

Mesmo com o posicionamento da Igreja, os fiéis não deixaram de vir para Juazeiro e as romarias aumentaram. O religioso acabou se tornando uma espécie de "santo popular".

A devota Luiza Maia Mendonça, de Alagoas, se emociona ao falar da sua trajetória como romeira. Presente na missa de ontem, ela lembra que há 28 anos esteve em Juazeiro na mesma data para participar da celebração. Para ela, é um momento único. "Como pode esse homem não ser um santo, arrebanhando tanta gente para a igreja?", questiona. Para ela, só há uma explicação: "Padre Cícero é um santo". Já fez promessas e teve atendidos os seus pedidos. Caminha em pagamento, descalça pelas procissões.

O escritor, jornalista e contemporâneo do sacerdote, Geraldo Menezes Barbosa, com 88 anos, afirma que a demora sobre algum posicionamento já era esperada. "Existem processos no Vaticano com mais de 400 anos. Mesmo assim, depois de décadas de luta pelo reconhecimento, o romeiro não perde a crença".

Mais informações:
Cúria Diocesana
Rua Teófilo Siqueira, 631, Centro
Município do Crato - Cariri
Telefones: (88) 3523.7819
(88) 3521.1110

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste

Ceará confirma 21 mortes por dengue em 2012

Foram confirmadas mais cinco mortes por dengue nas duas últimas semanas no estado do Ceará. De acordo com o boletim divulgado, nesta sexta-feira (20), pela Secretaria de Saúde do estado.

São 41.285 casos de dengue em 155 municípios do Ceará. Fortaleza e Maracanaú, na Região Metropolitana, são as cidades mais atingidas pela doença. A capital teve o maior número de casos, 32.421 (78,5%). Foram confirmados 21 óbitos pela doença somente este ano. Nas duas últimas semanas, mais três mortes em Fortaleza, totalizando 14 no em 2012, um total de 66,66%.

Entre os 60.707 casos notificados, que ainda não foram confirmados, foram registrados 64 óbitos, sendo 33 em Fortaleza e 31 no interior. Além da capital, as mortes confirmadas por dengue ocorreram em Pentecoste, Icapuí, Juazeiro do Norte, Crateús, Uruburetama, Maranguape e Caucaia.

Marcus Castro

Fonte: Ceará Agora

Febre aftosa: Ceará intensifica barreiras sanitárias com RN e PB

Desde a implantação das barreiras sanitárias nas fronteiras do Ceará para impedir a entrada de animais, produtos e subprodutos de origem animal vindos do Rio Grande do Norte e Paraíba, já foram apreendidos 17 carcaças de bovinos, duas de suínos e dois mil quilos de queijo. Por não atender às recomendações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), no que diz respeito à febre aftosa, esses Estados vizinhos são classificados como zonas de alto risco da doença.

A informação sobre as apreensões foi repassada, na manhã de ontem, pelo presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), Augusto Júnior, que esteve presente na coletiva de imprensa realizada no auditório do Parque de Exposições César Cals, anexo à Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), no bairro São Gerardo. Durante o evento, os gestores públicos divulgaram os números finais da 1ª etapa de vacinação contra a febre aftosa.

Índice recorde
Em todo o Ceará, foram vacinados 2,5 milhões de animais contra a doença, dentre bovinos e bubalinos (búfalos), número que corresponde a 92,64% do total de 2,7 milhões cabeças, índice recorde no Estado. A campanha começou no dia 1º de junho e foi encerrada no dia 30 do respectivo mês.

Dos 184 Municípios cearenses, 153 superaram o índice vacinal de 90%, 26 vacinaram mais de 80% do rebanho, dois (Fortaleza e Jijoca de Jericoacoara) atingiram mais de 70%, e apenas três cidades (Baixio, Piquet Carneiro e Catunda) conseguiram cobertura de 100%.

De acordo com o titular da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Nelson Martins, o rebanho do Ceará cresceu em 202.182 cabeças, do fim da última campanha de vacinação, em novembro de 2011, até junho deste ano, quando terminou a primeira campanha de 2012.

Apesar da seca que atinge os produtores rurais, esse aumento, para o secretário, está ligado à distribuição de milho a preço baixo pela Companhia Nacional de Abastecimento no Ceará (Conab/CE). "Para comprar o milho nos armazéns da Conab, os agricultores precisam mostrar os comprovantes de vacinação do rebanho. Isso fez com que eles declarassem todas as cabeças para levar uma maior quantidade do produto. Por isso, mais animais foram contabilizados", explica Nelson Martins.

Na opinião dele, a campanha de 2012 tem uma importância maior em relação às ações realizadas nos anos anteriores, já que o Ceará participa, atualmente, de concurso nacional para passar da zona de risco médio para zona livre. "O trabalho de sorologia, que está sendo feito em 142 cidades do Estado, está previsto para terminar em agosto. O resultado sai em dezembro, um mês depois do início da segunda campanha de vacinação", afirma.

O processo de sorologia do Mapa teve início no dia 2 de julho deste ano. No total, são 18 equipes envolvidas no processo. O material para a realização do procedimento está sendo coletado em 10.390 animais de 290 propriedades do Estado. São 7.055 bovinos e 3.335 pequenos ruminantes.

A vacinação é uma dos passos mais importantes para que o Ceará saia da zona de risco médio de febre aftosa, e alcance o status de zona livre com vacinação ainda em dezembro deste ano. No Nordeste, apenas Bahia e Sergipe já estão classificados como zona livre. Com o Ceará fora da zona de risco médio, será possível a abertura do comércio para outros Estados do Brasil.

Reconhecimento
Segundo Nelson Martins, a expectativa é de que o Ceará também seja reconhecido pela Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), em maio de 2013, como uma região fora da zona de risco médio. "Estamos trabalhando para atingir, internacionalmente, o status de livre com vacinação. Provavelmente, daqui a dez anos, podemos nos tornar área livre sem vacinação", acredita o titular da SDA.

Na solenidade, Nelson Martins destacou o trabalho de parceria entre Adagri, SDA, Mapa, Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural do Ceará (Ematerce), secretários de Agricultura e prefeitos municipais, além de elogiar a cobertura da imprensa cearense no que se refere ao assunto.

Os representantes da SDA, da Adagri e os oficiais da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e do Comando de Policiamento do Interior aproveitaram o encontro para discutir a parceria nas atividades de barreiras, blitze e feiras agropecuária nas cidades interioranas. O trabalho foi intensificado, em maio, com oito barreiras sanitárias fixas e sete móveis nas fronteiras do Ceará com o Rio Grande do Norte e Paraíba.

Paralelo a isso, também são realizadas ações de vacinação e educação sanitária junto aos produtores pela Adagri. Atualmente, existem 126.982 propriedades rurais no Ceará. Destas, 108.434 vacinaram seus rebanhos, perfazendo um índice de cobertura vacinal de 85,39%.

Reunião
De acordo com Nelson Martins, na próxima segunda-feira, durante a reunião do Comitê Integrado de Combate à Seca, será discutida a liberação do crédito do Programa Emergencial para a Seca 2012, disponibilizado pelo Banco do Nordeste a agricultores por meio do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). Conforme o secretário, os empréstimos variam entre R$ 12 mil e R$ 100 mil. "Os agricultores terão até três anos para pagar, com juros de apenas 0,5% ao ano", lembra.

Mais informações
Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA)
Av. Bezerra de Menezes, 1820
São Gerardo - Fortaleza/CE
Telefone: (85) 3101.8002

RAONE SARAIVA
REPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste

Barbalha (CE): Centro de Saúde do Idoso desenvolve trabalho para os idosos

O município de Barbalha tem um cuidado especial com a terceira idade, e com esse intuito, o Centro de Atenção a Saúde do Idoso foi criado e vem desenvolvendo um excelente trabalho no município visando fortalecer o cuidado com a terceira idade, já que, requer um cuidado especial. O idoso requer dos profissionais de atenção primária, um enfoque que englobe a prevenção e a detecção precoce dos agravos à saúde.

O Centro funciona com três especialistas, um cardiologista para os pacientes cardíacos, um médico otorrino para os cuidados com o ouvido, e o médico ortopedista para cuidar de possíveis fraturas e problemas ósseos, como: Osteoporose, artrite, artrose, reumatismos e outras doenças; e temos especialidades como: fisioterapia, fonoaudióloga, psicóloga e ainda terapeuta ocupacional e nutricionista para aqueles idosos que tem déficit de peso ou sobrepeso.

A média de atendimento por dia chega a 10 por dia com as diversas especialidades e os casos que por ventura não sejam resolvidos, são feitos o devido encaminhamento.

Segundo a coordenadora do Centro de Saúde do idoso, Leidiane Silva de Morais, o idoso que por ventura tem alguma dificuldade de locomoção, seqüela de AVC – acidente vascular cerebral, fraturas já que os idosos correm o risco de se machucar em seu domicílio, e o centro desenvolve ações de reabilitação do mesmo.

O Centro funciona todos os dias de 07h00min ás 11h00minh da manhã e no período da tarde de 13h00min ás 17h00min horas, onde cada profissional tem o dia para seu atendimento, o cardiologista atende na segunda e quinta-feira, o otorrino na terça e quinta-feira, o ortopedista toda terça-feira e os demais profissionais pela manhã e tarde.

Fonte: Assessoria de Imprensa / PMB

EUA: atirador mata 12 e fere 38 em estreia de 'Batman' no cinema

Pelo menos 12 pessoas morreram e 38 ficaram feridas após ataque de um homem mascarado que atirou contra pessoas que assistiam à estreia do filme Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge em um shopping em Aurora, na região de Denver, no Estado americano do Colorado. Inicialmente, a polícia divulgou que 14 pessoas tinham morrido e 50 ficado feridas, mas posteriormente este número foi revisado para baixo. Segundo a FBI, o suspeito, que foi preso, é um jovem branco de 24 anos identificado como James Holmes.

De acordo com testemunhas, o suspeito abriu fogo aos 30 minutos de filme e, antes de sair, causou uma nuvem de fumaça com uma bomba de gás. De acordo com a rádio local KOA, algumas das pessoas na sala de cinema acreditavam que a chegada do homem mascarado, de forma estrondosa, era parte do filme. O pânico teve início quando foi sacada uma arma.

O chefe da polícia de Aurora, Dan Oates, disse que a polícia prendeu o suposto atirador e "não havia evidências" de um segundo, depois que informações iniciais apontavam para a existência de dois atiradores. Oates disse que o suspeito alegou ter explosivos em sua casa e disse que o prédio onde vivia foi evacuado e estava sendo revistado.

O porta-voz da polícia, Frank Fania, disse à CNN que o suspeito utilizava um colete à prova de balas e estava armado com um rifle e duas pistolas, acrescentando que lançou algum tipo de dispositivo de fumaça para semear o pânico. "As testemunhas disseram que o homem apareceu na parte da frente da sala, mas não está claro se ele apareceu por detrás da tela ou por uma das portas, e começou a disparar", acrescentou Fania.

Segundo a BBC Brasil, uma testemunha que estava dentro da sala atacada, chamada Pam, disse que 30 ou 40 minutos depois do início do filme um homem entrou pela porta direita que ficava perto da primeira fila. "Ele atirou no ar, então comeceu a ouvir o 'bang, bang, bang' de um revólver. Eu engatinhei, abaixada entre a fila de cadeiras, e por sorte estava perto da saída, então consegui escapar rapidamente. Ouvi mais tiros à medida que fugia", disse a testemunha. "Tenho quase certeza que ele estava usando uma máscara. Ele jogou um cilindro para o alto, podia ser uma bomba de gás, ou de gás lacrimogêneo", disse.

Uma testemunha disse à rede de TV americana CNN que "o atirador subiu calmamente as escadas (da sala de cinema) atirando em quem aparecia pela frente". Outra testemunha afirmou que escutou entre dez e vinte disparos de armas de fogo e uma explosão, enquanto vários presentes citaram uma bomba, que provocou fumaça dentro da sala.

Após os disparos, o alarme de incêndio disparou e o público correu para sair do local, o que pode ter deixado mais feridos. Policiais ajudaram a transportar vítimas para hospitais em seus próprios carros, sem esperar por ambulância. Alguns dos feridos estão em estado grave.

Aurora, a cerca de 15 km de Denver, é próxima ao local do massacre de 1999 na escola de Columbine, no qual 13 pessoas morreram e 24 ficaram feridas. Centenas de pessoas foram ao cinema com fantasias dos personagens da série para assistir o filme.

Fonte: Terra

The Temptations - My Girl


Professores Federais rejeitam proposta do Governo

A assembleia dos professores da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), acontecida nesta quarta-feira (19), rejeitou por unanimidade a proposta de aumento salarial do Governo Federal.

Do Cariri e Sobral os professores acompanharam por videoconferência fazendo criticas e apresentando sugestões. Na concepção dos docentes, a proposta do governo não reestrutura a carreira e vários pontos que necessitam de reformulação, para que todos os professores do Magistério Superior, Ensino Básico Técnico e Tecnológico sejam beneficiados.

Os docentes já haviam participado na terça-feira (18) pela manhã, de uma reunião junto ao comando de greve no auditório da Reitoria. Cerca 180 professores estiveram presentes, ocasião em que conheceram e criticaram a proposta do governo.

A próxima reunião do grupo com o governo está marcada para segunda-feira (23), quando as entidades representativas PROIFES-Federação, ANDES-SN e SINASEFE apresentarão suas avaliações, críticas e reformulações da proposta do Governo Federal. Atualmente, 57 universidades federais estão em greve.

Robson Cruzuer

Fonte: Ceará Agora

BC lança novas cédulas de R$ 10 e R$ 20

O Banco Central lança na próxima segunda-feira as novas cédulas de R$ 10 e R$ 20, que fazem parte da segunda família do Real.

A cerimônia de lançamento será realizada em Brasília, às 15h, com a presença do presidente do BC, Alexandre Tombini.

Já estão em circulação, desde dezembro de 2010, as cédulas de R$ 50 e R$ 100 desta nova família. Ainda não há previsão para lançamento das novas notas de R$ 2 e R$ 5.

As cédulas desta família contêm novos elementos de segurança e possuem tamanhos diferentes, para facilitar a identificação.

Fonte: Agência Estado

Barbalha (CE): PM captura perigoso foragido de presídios no Pernambuco e Paraíba

O jovem Felipe Edvaldo Menezes Iglesias, de 28 anos, o “Tocha”, foi preso por volta das 21 horas desta quinta-feira no posto de combustíveis Verdes Canaviais que funciona no Centro de Barbalha. Uma equipe da COIN (Coordenadoria de Inteligência) do Departamento de Roubos e Furtos do Pernambuco trouxe consigo um mandado judicial daquele estado de onde o rapaz é foragido a exemplo do que fizera na Paraíba. O Sargento Adauberto, o Cabo Radger e os Soldados Nonato e Siclésio, do Destacamento de Barbalha, deram apoio à operação.

No dia 25 de março de 2010, Felipe fugiu do presídio de segurança máxima de João Pessoa, o PB-I e, de acordo com relatos da imprensa Paraíba, trata-se de um dos bandidos mais perigosos e procurados no Pernambuco. Na época, conseguiu escapar do presídio com Eristênio Gonzaga de Souza, então com 26 anos, tido como perigoso bandido do Rio Grande do Norte e outros três detentos. O grupo serrou grades e pulou o muro com o auxílio de uma corda feita de lençóis, chamada pelos presos de "tereza".

Já no dia 9 de junho de 2010, em Recife, a polícia do Pernambuco conseguiu recapturar Felipe Edvaldo após este praticar um assalto. Ele conta com três condenações e responde a outros dois processos. No total é condenado a 30 anos, quatro meses e 22 dias de reclusão. Todavia, no dia 21 de julho de 2011 ou pouco mais de um ano depois, o mesmo fugiu do Centro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima novamente usando uma tereza. Ele é acusado de assaltos, formação de quadrilha e falsificação de documentos.

Demontier Tenório

Fonte: Miséria

Plano financiará expansão do Samu no Estado do CE

Falta de manutenção, veículos sucateados e insuficientes. É a realidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). No entanto, segundo o secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, a compra de novas ambulâncias está prevista na primeira etapa do Plano de Ação da Rede de Atenção às Urgências do Ceará, financiada pelo Ministério da Saúde. Conforme ele, para concretizar a expansão do Polo 1 do Samu 192, foram destinados R$ 14,5 milhões para habilitação e custeio de 29 ambulâncias que já operavam no serviço, mas ainda não eram habilitadas.

Com essa expansão, o Polo 1 do Samu Ceará passará de 14 ambulâncias para 41. A cobertura abrange 14 municípios do Litoral Leste, 11 cidades do polo Metropolitano Oeste, incluindo litoral e 16 municípios do polo Metropolitano Leste, que compreende, também, o Maciço de Baturité.

A expectativa é que o número de ambulâncias funcionando na Capital aumente 20% e passe para 26 veículos. Atualmente, o Samu Fortaleza possui mais de 30 carros, mas apenas 22 estão em circulação. Os demais estão parados, pois aguardam manutenção.

Entretanto, o diretor clínico do Samu Fortaleza, Messias Simões, afirma que não sabe, ainda, quanto será destinado ao serviço e aguarda cronograma de aplicação do recurso, que sairá em uma outra portaria em 15 dias. Por outro lado, ele afirma que, dentro desta primeira etapa, a verba não contemplará a manutenção dos veículos que já existem na Capital.

Ele diz, ainda, que a verba para manutenção das ambulâncias vinda do Ministério da Saúde está defasada e que são enviados apenas R$ 12,5 mil para pra manutenção, abastecimento e compra de material de todos os veículos. "O município custeia 60% do Samu Fortaleza, mas deveria custear apenas 25%. O resultado são caros parados por falta de manutenção", avalia.

O diretor clínico explica que o Samu Fortaleza funciona no limite mínimo de ambulância, que é uma para cada 150 mil habitantes. Ele quer que seja uma para cada 100 mil habitantes.

Hospitais
O financiamento da implantação da primeira etapa do Plano de Ação da Rede de Atenção às Urgências do Ceará também possibilitará a aplicação R$ 61,8 milhões na habilitação de 181 novos leitos de UTI tipo II e na ampliação de 135 leitos gerais, incluindo de retaguarda clínica e Enfermaria Clínica de Longa Permanência.

Neste componente, estão contemplados o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), o Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), Hospital Waldemar de Alcântara, Hospital da Polícia Militar, todos da rede pública estadual e, ainda, o Instituto Dr. José Frota (IJF), da Prefeitura de Fortaleza.

O cronograma de aplicação dos recursos será definido em outra portaria que será publicada em 15 dias. Contudo, segundo Arruda Bastos, a expectativa é que, até agosto, as mudanças já sejam implantadas.

UPAs
O Ministério da Saúde enviará R$ 217,2 milhões para o financiamento da implantação desta primeira etapa. Esse dinheiro, além de servir para a habilitação de novos leitos de UTI, enfermaria clínica de longa permanência, deve servir para qualificar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24h) e habilitar e qualificar as Unidades do Samu.

O montante irá também custear salas de estabilização e habilitação de equipes de Atenção Domiciliar. A verba será mensalmente repassada ao Estado e a 28 municípios das regiões de Saúde de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú e Cascavel, a partir da habilitação dos serviços.

Segundo o superintendente do IJF, Messias Barbosa, o investimento será de grande importância para o funcionamento do hospital, que opera, atualmente, com 33 leitos de UTI, e outros 20 de cuidados intermediários que funcionam como UTI, mas não são habilitados.

A respeito dos novos leitos gerais, Barbosa afirma que somente o IJF apresenta um déficit de 200 leitos.

Ajuda
217,2 milhões de reais serão enviados pelo Ministério da Saúde para o financiamento da implantação da primeira etapa do Plano de Ação da Rede de Atenção às Urgências.

Fonte: Diário do Nordeste

Assaré (CE): Acusado de pedofilia é preso em flagrante oferecendo dinheiro a garotas

Policiais do Destacamento Militar de Assaré prenderam na tarde desta quinta-feira um homem acusado de crimes de pedofilia a partir de denúncias populares. O aposentado Francisco José de Alencar, de 63 anos, o Chico da Tieta estava deitado numa rede em sua casa na localidade conhecida como Açude dos Montes em Assaré. Duas crianças o denunciaram afirmando sobre a oferta de dinheiro e guloseimas para mostrarem as partes íntimas.

Uma viatura da polícia comandada pelo Subtenente Eriosvaldo e composta pelo Sargento Marcos, Cabo Feitosa e o Soldado Dutra foi interceptada por José Militão de Freitas o qual disse ter chegado em casa, na Rua Antonio Montes, e ouvido a história narrada por sua filha de 9 anos. Na conversa estendida para a mãe e com o complemento das informações dados por outra menor e também estudante de 10 anos os detalhes foram contados.

Os militares foram ao encontro das crianças e estas disseram que Chico estava na calçada do imóvel oferecendo R$ 45,00 para mostrarem as partes intimas. Elas se negaram e o acusado continuou insistindo prometendo dar uma caixa de chocolates que levava consigo. Ele teria simulado baixar as calças no momento em que ofereceu R$ 10,00 em troca de um beijo. A conversa foi gravada por uma das garotas que mostrou o conteúdo aos pais e à polícia.

Na casa de Chico, os militares encontraram um painel com muitas fotos de mulheres nuas misturadas a imagens de santos além da caixa de chocolates, uma peça íntima e várias revistas pornográficas. Ele admitiu o contato com as crianças e disse que estava embriagado. O acusado é separado da mulher e mora sozinho. Chico foi levado para a Delegacia de Policia Civil e, após ser ouvido e autuado em flagrante, terminou conduzido à cadeia pública onde aguardará um pronunciamento da justiça.

Demontier Tenório

Fonte: Miséria

Milton Nascimento - Canção da América

20 de julho - Dia do amigo. Aqui vai nossa homenagem.


Aftosa: Vacinação de rebanho supera os 90%, diz governo

A campanha de vacinação contra a febre aftosa no Estado do Ceará superou a expectativa dos próprios organizadores. Segundo dados do setor, mais de 90% dos rebanhos bovinos e bubalinos (búfalos), que era a meta estabelecida, foram imunizados.

As informações são da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri). A campanha, realizada durante o dia 1º e 30 do mês de junho, deverá ser detalhada hoje pela manhã, em coletiva de imprensa na sede da SDA.

Com o objetivo atingido, o Governo espera agora que o Ceará saia da zona de risco médio e alcance o status de livre, em relação à doença. Dos 184 municípios do Estado, mais de 90 superaram o índice de 90%.

Estabelecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com base em parâmetros internacionais, a classificação de zonas de risco tem impacto direto nas relações de mercado.

No esforço de melhorar a performance do setor agrário, a SDA, a Adagri e oficiais da Polícia Rodoviária Estadual e do Comando de Policiamento do Interior discutirão estratégias de parceria.

Entre as atividades estão a realização de barreiras, blitz e feiras agropecuárias no Interior do Estado. Fazem ainda parte das iniciativas a contratação de novos servidores, através de concurso público.

Fonte: O Povo

TIM entrega plano de investimentos à Anatel na 2ª feira

O superintendente de serviços privados da Agência Nacional de Telecomunicações, Bruno Ramos, informou nesta noite de quinta-feira, após reunião com executivos da TIM, que a empresa questiona os parâmetros utilizados pela Anatel para determinar a suspensão da venda de novas linhas da operadora em 19 Estados. Apesar da ponderação, a companhia vai apresentar, na segunda-feira, um plano preliminar de investimentos para atender às exigências da Anatel. Segundo Ramos, a empresa ainda pode recorrer da decisão administrativamente ou mesmo na Justiça.

"A TIM questiona os indicadores, mas os nossos dados mostram que a companhia não está entregando os serviços contratados pelos usuários", disse o superintendente. Ele reforçou que a Anatel exigirá uma programação de investimentos que supram o aumento da demanda das operadoras e irá acompanhar a taxa de evolução da qualidade mês a mês. "Você precisa ter rede para suportar o aumento do tráfego", completou.

De acordo com Ramos, no caso da TIM, a operadora aumentou muito seu volume de chamadas interurbanas nos últimos meses e esse critério será utilizado pela Anatel ao analisar a proposta da companhia para que a suspensão das vendas possa ser cancelada. "Temos um grupo de engenheiros que irá analisar as propostas. Saberemos dizer se o plano é de papel ou se será mesmo implementado."

Fonte: Agência Estado

Juazeiro do Norte (CE): Missa celebra aniversário de morte do Pe. Cícero

A data de hoje seguiu como tradição ao longo dos meses de cada ano no Município. Hoje, a cidade amanhece em louvor, por ser o dia que marca a celebração da morte do Padre Cícero. 78 anos depois, a multidão de fiéis vai ao Largo do Socorro rezar pelo sacerdote, e também pedir graças.

O túmulo do Padre Cícero é o local concorrido para as pessoas prestarem suas homenagens. As missas do dia 20 de cada mês reúnem multidões. A previsão de público é de 40 mil pessoas, de acordo com a Secretaria de Turismo e Romarias. No próximo domingo, a cidade estará completando 101 anos.

A missa do Padre Cícero acontece a partir das 6 horas de hoje. Este mês, volta ao local tradicional de celebração desde 1934, na Praça do Socorro, área que está passando por uma obra de requalificação.

A celebração será presidida pelo bispo diocesano, dom Fernando Panico. O Largo do Socorro, como vem sendo chamado, será aberto apenas para o período dos festejos. Depois, a obra será fechada para conclusão, mas a área de frente ao Memorial Padre Cícero continua em reforma.

Oração
Padre Cícero Romão Batista faleceu no dia 20 de julho de 1934 e foi sepultado em frente ao altar da Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, local de oração e devoção de fiéis e romeiros de várias partes do País.

As romarias nesse período do ano, segundo o secretário de Turismo e Romarias, José Carlos dos Santos, são crescentes. Mas grande parte das pessoas vem mesmo pela manhã, durante a celebração, e fica somente para assistir a missa, acender velas e depositar flores no túmulo do sacerdote.

A data de comemoração dos 101 anos de emancipação política incorpora a celebração e a romaria que acontece neste período, em virtude da temporada de férias, que traz para Juazeiro os fiéis, principalmente, nos fins de semana.

Hoje, a cidade também terá como atrações, no fim da tarde, o carro iluminado "Pirilampo" e o lançamento da Coleção Centenária de Cordéis, que reúne 100 edições com títulos diferenciados, entre inéditos e reedições, ainda como parte das obras relacionadas ao centenário do Município de Juazeiro.

Os romeiros começam a chegar. A celebração se torna especial, com um palanque armado em frente à capela. Dentro da igreja, no túmulo de Padre Cícero, a emoção, a homenagem e o agradecimento pela graça alcançada. Objetos são lançados sobre o túmulo, para em seguida serem devolvidos pelas organizadoras. A partir dali, os fiéis acreditam que algo sagrado é levado como lembrança para casa.

Segundo o secretário de Turismo e Romaria, José Carlos dos Santos, por conta da grande visitação ao túmulo do Padre Cícero, na Capela do Socorro, será importante acontecer a abertura do espaço, e para isso foram intensificadas as obras no sentido de haver condições mínimas de recepção aos fiéis.

No local é montado o palanque. "É um período que tem aumentado bastante o número de pessoas que vem a Juazeiro", diz ele. O lançamento da coleção de cordéis será um dos pontos altos da comemoração da Semana do Município.

É a história de Juazeiro do Norte contada por meio da literatura de cordel. Essa é a homenagem que será prestada à cidade, com clássicos do cordel publicados em referência aos 100 anos do Município. Todos estarão relacionados à religiosidade popular, com o movimento das romarias, e ao Padre Cícero.

O critério de escolha da maior parte dos livretos partiu da própria Comissão de Organização do Centenário de Juazeiro do Norte, que começou a planejar diversas publicações bibliográficas. Grande parte do acervo foi lançada no ano passado. Mais dez livros com a temática de Juazeiro e relacionada às romarias e história da cidade serão lançados ainda este ano. Serão 100 mil cordéis distribuídos entre instituições e os autores.

A história do cordel no Nordeste tem uma relação importante com Juazeiro do Norte, já que foi na cidade que, por muitos anos, atuou o tipógrafo José Bernardo da Silva, que fundou a Tipografia São Francisco, na cidade, em 1926, se tornando uma das mais renomadas do Nordeste. Foi a que mais divulgou os livretos em diversos Estados. As atividades da gráfica foram encerradas em 1982, mas resta a Lira Nordestina, hoje sob administração da Universidade Regional do Cariri (Urca), onde são preservados equipamentos históricos da gráfica.

Os direitos autorais para publicação dos livretos foram repassados por meio da Academia Brasileira de Cordéis (ABC). As matrizes das xilogravuras foram feitas por xilógrafos de Juazeiro do Norte, que irão fazer parte de uma exposição. O projeto teve o financiamento do Banco do Nordeste (BNB).

Mais informações
Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Romarias
Praça do Cinquentenário, S/N
Bairro do Socorro
Juazeiro do Norte (CE)

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste

Plantão Infotech: O Mozilla Firefox 14 foi atualizado. Faça o download da nova versão

O Mozilla Firefox é um dos mais importantes navegadores no mercado, não só pela sua constante busca por melhorias, mas principalmente por ter sido por muito tempo o rival número um do Internet Explorer, browser desenvolvido pela Microsoft. Faça o download de Mozilla Firefox e aproveite. A versão é grátis e em português.

A principal característica do navegador criado pela Mozilla é permitir que seus usuários possam usufruir de uma imensa lista de aplicativos, tratadas pela empresa como extensões, que modificam a forma como o browser funciona. A ideia é justamente aumentar sua capacidade, na medida em que o usuário busca soluções para suas dificuldades de navegação.

Além disso, trata-se de um browser rápido, confiável e bastante robusto, que apresenta qualidade não só em sua versão para computadores, mas também na edição para dispositivos móveis como smartphones e tablets. Tudo isso com uma interface customizável e bastante simples de utilizar.

Faça o download AQUI

Fonte: Techtudo

Barbalha lidera lista de municípios do Brasil com mais mortes de jovens por acidente de trânsito

Três em cada 10 crianças e adolescentes morrem em acidentes de trânsito no País. Barbalha é o município brasileiro onde há mais óbitos dessa natureza, proporcionalmente. A cidade do Cariri lidera o ranking de 100 municípios do Brasil, com 20 mil crianças e adolescentes ou mais residentes, com as maiores taxas de mortalidade com acidentes de transporte.

Os dados são da pesquisa intitulada "Mapa da Violência 2012 - Crianças e Adolescentes do Brasil", realizada pelo coordenador da área de estudos sobre a violência, Júlio Jacobo Waiselfisz, da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais - Flacso Brasil.

Ao todo, são seis os municípios cearenses que figuram no ranking dos 100 mais dessa triste estatística. Além de Barbalha, que ocupa o topo da lista, também figuram Sobral (8º), Russas (25º), Icó (53º), Tianguá (75º) e Acaraú (80º).

Imprudência
 Segundo o relações públicas da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), tenente Kildare Vasconcelos, não é apenas o aumento diário no número de veículos transitando no Estado que multiplica a quantidade de ocorrências. Para ele, a forma imprudente de condução e as condições dos veículos estão entre as principais causas dessas mortes. "Existe um percentual considerável de pessoas guiando sem habilitação. No caso dos motociclistas, sem usar capacete. Também há veículos em situação irregular, com algum problema técnico ou de documentação. Essa combinação é realmente perigosa", afirma.

Falta de fiscalização
Segundo o tenente Kildare, outro aspecto importante é a falta de fiscalização nos municípios. "Poucos, no Ceará, têm um órgão de fiscalização na cidade, ou seja, um Departamento Municipal de Trânsito (Demutran). Isso facilita que ocorram mais acidentes de um forma geral, e mais acidentes com crianças e adolescentes", confirma, ressaltando que o trabalho da PRE se restringe às rodovias estaduais.

Conforme o Departamento de Trânsito do Ceará (Detran-CE), 53 municípios do Estado possuem órgão próprio de fiscalização de trânsito. Além disso, há solicitações em andamento para ampliar esse número. Contudo, o assessor de comunicação do Detran-CE, Paulo Ernesto Serpa reconhece ainda ser um número pequeno de Demutrans. "Em 2007, eram 47 órgãos. Abriram mais seis nos últimos anos. É verdade que é insuficiente, porém, mesmo assim, o Ceará é um dos estados com maior número de Demutrans do País", conta.

Fonte: Diário do Nordeste 

O centésimo capítulo de Avenida Brasil

“Avenida Brasil” chega ao capítulo de número 100 cercada de mistérios. O autor João Emanuel Carneiro, mais uma vez, abusa do suspense para segurar o telespectador em frente à telinha.

No capítulo desta quinta-feira (19), Carminha (Adriana Esteves) finalmente vai descobrir que Nina (Débora Falabella) é sua ex-enteada.

No entanto, a grande questão do folhetim continuará sem resposta. Qual é a verdadeira ligação entre Carminha (Adriana Esteves) e Mãe Lucinda (Vera Holtz)? Será que a velhinha do lixão é um lobo em pele de cordeiro e a esposa de Tufão (Murilo Benício) uma grande vítima?

Até agora não sabemos nada mais do que nos foi dito no primeiro capítulo. Na primeira fase, a menina Mel Maia conquistou o país na pela da órfã Rita e fez todo mundo odiar sua madrasta Carminha (Adriana Esteves).

Na segunda fase, o talento de Adriana fez o público se render a sua megera. Mesmo sabendo que devemos odiar Carminha, a gente sente pena, ri e se pega torcendo pela vilã em determinados momentos.

Já Débora Falabella sofre com sua falta de carisma para defender a vingança cega de Rita. Ainda assim, todos nós estamos do seu lado por tudo que Rita passou no começo. Bendito seja o flashback!

Bem dirigida, com diálogos incríveis e elenco enxuto, todo mundo brilhou em um determinado momento até aqui. Dizer que Adriana é o grande nome da novela é chover no molhado.

Marcello Novaes ganhou a oportunidade de mostrar uma outra vertente de seu trabalho como ator. Juliano Cazarré, novamente, roubou a cena com um personagem coadjuvante. E o carisma de Isis Valverde fez a periguete mau-caráter Suelen cair no gosto das crianças e, aos poucos, começa a se transformar em uma mocinha.

Mas nem só de acertos vive a novela das 21h da Globo. O núcleo de Cadinho (Alexandre Borges) é cansativo, apesar de engraçado. Isso para não comentar o fato de ele manter duas famílias em segredo em plena Zona Sul do Rio de Janeiro.

Já a fixação de Leleco (Marcos Caruso) em saber se Tessália (Débora Nascimento) o trai parou de render há muito tempo.

Carneiro se repete ao fazer um personagem gay se casar com uma periguete para esconder sua opção sexual. A história de Roni (Daniel Rocha) cada dia mais se aproxima do drama de Orlandinho em “A Favorita”, outro grande sucesso do escritor.

Tais deslizes não tiram o mérito da produção. Com a audiência em ascensão, o autor ainda tem muitas cartas na manga para manter a história eletrizante até outubro, quando deve ser exibido seu último capítulo.

Ainda é cedo para dizer que “Avenida Brasil” é a melhor novela da última década ou se ela vai entrar no rol das melhores de todos os tempos.

Mas uma coisa é certa: João Emanuel Carneiro é o melhor autor da nova geração. E suas tramas andam colocando produções recentes de seus companheiros, com mais tempo de casa e estrada, no chinelo.

Fonte: Portal MSN

Esporte: Com gol de Lamar, Guarani vence Crato e assume liderança do Grupo C

Pelo pouco investimento que fez para participar da Fares Lopes, o Crato surpreendeu o Guarani esta noite no estádio Mirandão, na estreia do clube na Copa Fares Lopes. Desde os minutos iniciais da partida, o Azulão promoveu uma “blitz” no setor defensivo leonino. No entanto, no primeiro de dois únicos lances  claros de gol, o rubro-negro juazeirense garantiu a vitória e a liderança do Grupo C, com 16 pontos*. O Crato é o terceiro com 12 pontos.

O Crato começou melhor, jogado com todo o time no sistema defensivo mas tomando a iniciativa na partida. Aos seis minutos o atacante Thiago chutou forte de fora da área. A bola passou perto, por cima do gol de Fábio. Aos 15min, um lance bem parecido, esta vez com chute desferido por Carlinhos. Aos 24min, Lamar iniciou jogada que foi parar na direita. Júnior Juazeiro cruzou rasteiro para Lamar pegar de primeira e abrir o placar. No minuto seguinte, após triangulação Júnior Juazeiro quase ampliou, porém Marleudo fez boa defesa.

No segundo tempo, o Crato começou o com a mesma postura ofensiva da etapa inicial. Logo aos 4 minutos de jogo, Paulinho fez boa jogada pela esquerda, passou pela zaga e chutou forte. Caprichosamente a bola tocou a trave esquerda de Fábio, que defendeu em seguida. O Crato seguiu sua pressão em busca do empate. O Leão do Mercado apenas defendia-se, com poucos lampejos no setor ofensivo. Num deles, aos 35 minutos, o ex-atacante cratense Paulo Ferreira,  driblou um defensor e chutou forte para defesa do goleiro Marleudo. No final da partida, aos 47min, Djalma cobrou falta a seu estilo, forte, a bola ia rasteira no canto, mas o goleiro cratense mandou para escanteio.

*Já estão computados os pontos adquiridos com as desistências de Juazeiro e Barbalha.

FICHA TÉCNICA
CRATO 0X1 GUARANI

COMPETIÇÃO – Copa Fares Lopes – 1ª fase
DATA – 18 de julho de 2012
LOCAL – Estádio Mirandão/ Crato
ÁRBITRO – Edson Galvão
ASSISTENTES: Josivaldo Pereira e Arnaldo Lima
RENDA - não divulgada
PÚBLICO - não divulgado
GOL - Lamar (CRA) 24/1º.

CRATO
Marleudo; Da Silva, Nenem, Lincon, Ismael, Davi, Janeudo, Wesgley e Carlinhos (Yuri); Thiago (Paulinho Bala) e Paulinho Guerreiro.
Técnico: Roni Araújo

GUARANI
Fábio; Ramon, Tobias, Marcelo Mineiro e Bruno; Guídio, Renato Frota, Djalma e Lamar (Toni Belém)  Júnior Juazeiro (Paulo Ferreira) e Juranílson (Paulo Robson).
Técnico: Antônio Luiz

Robson Roque

Fonte: Miséria

Número de mortes por aids cai 24% em 6 anos

O número de mortes por Aids caiu 24% no mundo entre 2005 e 2011, revelou um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a doença, divulgado ontem em Brasília. Estima-se que, em 2011, a Aids tenha matado 1,7 milhão de pessoas, praticamente um quarto a menos que em 2005, ano em que houve o pico de mortes.

O número de pessoas com o vírus em 2011 é levemente superior ao constatado em 2010 (34 milhões), o que indica aumento na expectativa de vida dos pacientes por conta de acesso aos medicamentos.

No Brasil, por exemplo, a expectativa de vida para um paciente diagnosticado era de 5,1 meses em 1989. Hoje supera os 120 meses, de acordo com Pedro Chequer, coordenador da Unaids (agência da ONU contra Aids e HIV) no Brasil.

Em 2003, cerca de 400 mil pessoas tinham acesso a antiretrovirais. Em 2011, o número saltou para 8 milhões --sempre considerando os países de baixa e média renda. Apesar de ter crescido, os 8 milhões representam apenas 54% do total estimado de pessoas que deveriam estar em tratamento.

“Parte dessa vitória se deve ao Brasil, que adotou uma política que contrariou muitos. E o país mantém a posição firme, apesar das condições financeiras internacionais”, afirmou Chequer.

A América Latina é a região com cobertura de tratamento mais massiva, segundo a Unaids, alcançando 70% da população alvo.

As regiões tidas como preocupantes são Oriente Médio e norte da África (13%) e Europa do Leste e Ásia central (23%).

Os dados divulgados ontem pela Unaids indicam que o mundo poderá atingir duas metas propostas para 2015: universalizar o tratamento contra a doença e zerar a transmissão do vírus HIV entre a mãe e o bebê. “Essa é a grande notícia”, afirmou Pedro Chequer.

Novos casos
O diretor do departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis aids e Hepatites Virais, do Ministério da Saúde, Dirceu Greco, informou que a estimativa é de que 250 mil brasileiros estão infectados pelo vírus HIV, mas não sabem, e que em 2011, de 25 mil a 30 mil novos pacientes entraram na rede de tratamento.

No mundo foram registrados em 2011 2,5 milhões de novos casos. Segundo a ONU, atualmente 34,2 milhões de pessoas vivem com o vírus HIV no mundo. Destas, 30,7 milhões são adultos e 16,7 milhões são mulheres.

Sobre o medicamento Truvada, aprovado nesta semana pelo governo norte-americano como alternativa para prevenir a infecção pelo HIV, o coordenador do Unaids ressaltou que o remédio está sendo divulgado como uma espécie de panaceia e que é preciso ter cautela.

“Temos outras pesquisas com maior relevância no sentido do controle da epidemia do que esta”, disse Chequer, ao destacar um estudo que indica a eficácia do tratamento antirretroviral como forma de prevenir a infecção entre casais em que um dos parceiros tem aids. “Não podemos comemorar (o Truvada) como um milagre’, completou.

Fonte: O Povo

Barbalha (CE): Prefeitura constrói rampa de acessibilidade nas praças

A Prefeitura Municipal de Barbalha através da Secretaria de Obras e Infraestrutura vem construindo rampas de acessibilidade nas áreas centrais da cidade, além desse serviço, os técnicos da SEINFRA vem realizando manutenção nas diversas áreas do município.  O objetivo é facilitar o acesso de portadores de necessidades especiais às praças, escolas, sinais de trânsito, ruas, prédios públicos entre outros locais, oferecendo uma qualidade de segurança aos cidadãos barbalhenses.

De acordo com informações do secretário de Infraestrutura e Obras, Magno Silva Coelho, o serviço de acessibilidade é realizado dentro do cronograma e sempre sob a orientação da equipe técnica da SEINFRA. As Praças João Filgueira Teles, Totonho Filgueira, Engenheiro Dória, Antônio Barreto Sampaio, Presidente Kennedy, Praça da Prefeitura e outros locais do município estão recebendo esse tipo de melhoria.

Por outro lado, o Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN), está reacendendo e pintando vários pontos de sinalizações verticais e horizontais no município. As Rampas na Praça João Filgueira Teles foram construídas, próximas as faixas de travessia e sinais de trânsito, onde oferece mais segurança as pessoas idosas e as pessoas especiais. Lá é um dos locais de maior movimentação durante o dia.

Este é um projeto de políticas públicas voltada para assegurar e garantir à qualidade e segurança as pessoas, através da sensibilidade do Governo Municipal em construir essas rampas nas calçadas em torno das praças com a finalidade de melhorar o acesso das pessoas com deficiência e necessidades especiais, e além das mães que empurram os carrinhos de seus filhos, gestantes e os idosos.

Fonte: Assessoria de Imprensa / PMB

Crato (CE): Governo inaugura cadeia pública

Com capacidade para 127 internos, a nova Cadeia Pública do Crato, município distante 504 km de Fortaleza (Cariri cearense) será inaugurada amanhã, 20, pela Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus). A unidade custou R$ 3,587 milhões, segundo dados oficiais do Governo do Estado.

O município possui uma cadeia pública com capacidade para 63 presos do sexo masculino, que deve ser desativada após a inauguração da unidade. A nova cadeia do município abrigará os presos da antiga instalação, além de condenados de outras cidades que não possuem casas de detenção.

Desde 2007, o Governo do Estado criou 835 novas vagas em cadeias públicas, sendo 14 novas cadeias construídas. Ainda em 2012, ainda segundo o governo, deverão ser entregues as cadeias dos municípios de Cruz, Jati e Milhã.

Dois blocos
O novo equipamento no Crato tem aproximadamente 1.845,81 m² de área construída, com dois blocos principais: um administrativo e outro de vivências.

No bloco administrativo estão localizados os espaços da direção, coordenação de educação, da assistência social, além de espaços para a vistoria de detentos, refeitório, prontuário, identificação de visitas e de detentos e alojamentos de agentes penitenciários e de policiais militares.

Fonte: O Povo

SDA anuncia seleção para agentes rurais

Depois de dispensar 262 agentes rurais no Interior do Estado, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará (SDA) anunciou que vai realizar processo seletivo para contratar mais 681 profissionais. Destes, 341 devem ser escolhidos até o fim de julho para assumir suas funções já em agosto. Os outros 340 serão selecionados depois, para começar a prestar assistência técnica aos agricultores até o fim deste ano.

De acordo com o secretário Nelson Martins, a demissão dos agentes rurais, antes admitidos pelo Pacto Federativo por um período de 36 meses, não aconteceu por vontade da SDA, uma vez que eles eram bolsistas da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

"Foi uma decisão administrativa da presidência da Funcap, que acredita que o número de agentes já é suficiente para dar apoio aos trabalhadores rurais. Não queremos colocar a culpa em ninguém, mas a SDA chegou a pedir a Funcap que prorrogasse a suspensão das bolsas para o fim de julho, e a presidência não aceitou", afirma Nelson Martins, dizendo que, agora, cabe ao Governo resolver o impasse.

Seleção
Segundo o secretário, na última segunda-feira, a Assembleia Legislativa do Ceará aprovou um projeto do Executivo modificando a Lei estadual 15.170, de 18 de junho de 2012. A emenda exclui a fase de entrevista do processo seletivo de bolsista para o Programa Agente Rural. O objetivo da mudança é tornar o processo mais objetivo, em cumprimento ao princípio de impessoalidade de administração pública.

"Estamos ultimando os detalhes para que o edital de seleção seja publicado no Diário Oficial do Estado amanhã (hoje), já que a Assembleia aprovou a lei, autorizando a SDA a fazer a seleção dos agentes rurais. Queremos agilizar o processo, que contará apenas com análise curricular e, talvez, uma redação", fala Nelson Martins.

Ele lembra que, apesar de ser uma nova seleção, é possível que os 262 agentes rurais demitidos voltem a exercer suas atividades, já que serão abertas 681 novas vagas e eles estão capacitados. O secretário informa, ainda, que a SDA aguarda a liberação de recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para comprar equipamentos de escritório e carros, que auxiliarão os novos profissionais.

Na tarde da última terça-feira, Nelson Martins recebeu representantes dos agentes rurais para falar sobre o processo seletivo. Os agentes rurais trabalham nos escritórios da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce).

Decisão radical
Conforme o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, o Ceará conta, atualmente, com 604 agentes rurais, número que, na opinião dele, é insuficiente para atender uma demanda de cerca de 350 mil agricultores familiares. "Seriam necessários, no mínimo, 3.500 agentes. Com a seleção, vamos para 1.085 profissionais. A decisão da presidência da Funcap foi radical. Dizer que temos agentes suficientes é uma justificativa de quem não conhece a realidade do campo. Tenho certeza de que todos os agentes dispensados vão ser contratados", declara José Maria.

A reportagem entrou em contato com a Assessoria de Imprensa da Funcap, mas, até o fechamento desta edição, o órgão não se pronunciou sobre o assunto.

Mais informações
Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA)
Av. Bezerra de Menezes, 1820
São Gerardo - Fortaleza/CE
Telefone: 3101.8002

Fonte: Diário do Nordeste

James Taylor - Fire and Rain


Crato (CE): Bodegas diminuem vendas

A vinda de grandes redes de supermercados para o Cariri poderá deixar no passado um dos saudosistas espaços de compra. O local dos secos e molhados, que se convencionou chamar bodega, ou mercearias, para os espaços mais organizados, sofreu o impacto dos produtos vendidos no atacado e a preços mais em conta. Mas, a existência das velhas cadernetas ou bloquinhos de anotações das contas, a confiança nos fregueses antigos, ou simplesmente a compra de pequenas quantidades de produtos em papel de embrulho, ainda sobrevive em alguns desses lugares onde há um pouquinho de tudo.

O dono do estabelecimento, em algumas localidades, é quase uma pessoa de casa. É lá onde as crianças e adultos vão comprar e pedem apenas o produto, sem falar do dia do pagamento. A confiança do cliente e do vendedor são mútuas. O freguês pede a quantidade e o dono da bodega anota. No fim do mês junta tudo para a conta final e o ressarcimento dos produtos com o salário. Para o comerciante Jariosmar Maia Feitosa, conhecido por Pituxa, o tempo não fez mudar muita coisa para ele. São clientes de mais de 30 anos, no comércio no Centro da cidade do Crato, onde se vende um pouquinho de tudo em seu estabelecimento. Com as inaugurações das grandes redes de vendas em atacado, há mais de dois anos na região, ele afirma que sofreu o impacto inicial, mas as vendas se reequilibraram.

A maior parte da comercialização acontece mesmo nos fins de semana. A velha tradição da feira do Crato, na segunda-feira, já não é mais como antigamente. Normalmente as pessoas preferem fazer as compras do mês nos grandes supermercados, mas ele destaca que tem se mantido uma clientela antiga e até mesmo o velho bloquinho de anotações, em que cerca de 20 clientes são fidedignos.

Há também aqueles pequenos espaços que se tornam referenciais. São as bodegas mais estilizadas. Agnaldo Rodrigues Petrole uniu no seu espaço de comercialização o que mais gostava. Objetos que colecionava, que vão desde a camisa do time predileto, cabaças, lampiões, cestos, aros de bicicleta, rádios antigos, chinelos de couro e até mesmo carcaças de sons automotivos. Uma infinidade de materiais que viraram penduricalhos e o atrativo de quem entra no estabelecimento. Naldim, como se tornou conhecido, diz que tudo faz parte de sua coleção, mas os tempos para manter o espaço mudaram muito. Em mais de 20 anos de bodegueiro, ele afirma que hoje a realidade é outra.

"Hoje passo praticamente o dia todo e as pessoas vêm comprar apenas no fim da tarde". Ele já pensa até em se desfazer da velha bodega, que já beneficiou tanto os moradores, com as vendas em pequenas quantidades, pois hoje não compensa em virtude do lucro ínfimo na modalidade de comercialização. Segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas do Crato (CDL), Francisco Parente, a vinda das grandes redes realmente possibilitou uma transformação no comércio. Segundo ele, os comerciantes mais atingidos foram justamente os que não buscaram uma modernização dos seus espaços. "As mercearias de bairro estão tendo que se adaptar à nova realidade". Mas reconhece, que o espaço para competir com esses grandes supermercados ficou realmente muito difícil.

Mais informações
Mercearia Central (88) 9201.2800
O Pituxa (88) 3521.2058

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste

AddThis