Chancela da Chapada do Araripe como Paisagem Cultural do Ceará é homologada

A governadora Izolda Cela homologou, nesta quinta-feira (4), a chancela da Chapada do Araripe como Paisagem Cultural do Ceará. No início de 2023, a Chapada do Araripe integrará a lista indicativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para concorrer à chancela de Patrimônio da Humanidade junto à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

“A chancela visa estabelecer a gestão compartilhada do território da Chapada do Araripe entre poder público, sociedade civil e iniciativa privada, com ações de proteção para os 29 municípios que integram a área. Seguimos juntos pela valorização do patrimônio cultural do Ceará”, destacou a governadora Izolda Cela.

“Essa é uma conquista e um passo importante num projeto mais amplo que estamos realizando, que é a Chapada do Araripe como Patrimônio da Humanidade. Várias instituições estão envolvidas, a própria Secretaria da Cultura, a Fundação Casa Grande, a Urca, a Fecomercio, dentre outras instituições da região, para que a gente possa avançar nesse reconhecimento, compreendendo esse reconhecimento como um selo, não apenas para se colocar na parede, mas como um instrumento para o desenvolvimento sustentável da região, compreendendo patrimônio cultural do Sertão do Cariri e o patrimônio natural da Chapada do Araripe”, afirma Fabiano Piúba, secretário da Cultura do Ceará.

A área a ser protegida pela chancela Estadual da Chapada do Araripe compreende os municípios cearenses da chamada "Zona Central do Cariri", composta pelas cidades de Araripe, Assaré, Aurora, Barbalha, Brejo Santo, Campos Sales, Crato, Jardim, Jati, Juazeiro do Norte, Milagres, Missão Velha, Nova Olinda, Porteiras, Potengi, Salitre e Santana do Cariri. Compreende, ainda, os municípios da "Zona de Amortecimento":  Abaiara, Altaneira, Antonina do Norte, Barro, Caririaçu, Farias Brito, Granjeiro, Lavras da Mangabeira, Mauriti, Penaforte, Tarrafas e Várzea Alegre.

O Plano de Gestão a ser acordado entre as diversas entidades, órgãos e agentes públicos e privados envolvidos na patrimonialização da Chapada do Araripe, o qual será acompanhado pela Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), deverá ser elaborado em até 24 meses. A chancela deverá ser revalidada no prazo de até dez anos após a publicação do decreto de homologação.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Jô Soares morre em hospital de São Paulo aos 84 anos

Jô Soares morreu na madrugada desta sexta-feira (5) aos 84 anos. A informação foi confirmada por sua ex-mulher Flavia Pedras nas redes sociais. Em nota, o hospital informou que ele estava internado desde o dia 28 de julho e morreu às 2h20 de madrugada.

"Faleceu há alguns minutos o ator, humorista, diretor e escritor Jô Soares. Nos deixou no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, cercado de amor e cuidados. O funeral será apenas para família e amigos próximos", ela escreveu ao postar uma foto de Jô em seu perfil.

"Assim, aqueles que através dos seus mais de 60 anos de carreira tenham se divertido com seus personagens, repetido seus bordões, sorrido com a inteligência afiada desse vocacionado comediante, celebrem, façam um brinde à sua vida. A vida de um cara apaixonado pelo país aonde nasceu e escolheu viver, para tentar transformar, através do riso, num lugar melhor", ela continuou. "Viva você meu Bitiko, Bolota, Miudeza, Bichinho, Porcaria, Gorducho. Você é orgulho pra todo mundo que compartilhou de alguma forma a vida com você. Agradeço aos senhores Tempo e Espaço, por terem me dado a sorte de deixar nossas vidas se cruzarem. Obrigada pelas risadas de dar asma, por nossas casas do meu jeito, pelas viagens aos lugares mais chiques e mais mequetrefes, pela quantidade de filmes, que você achava uma sorte eu não lembrar pra ver de novo, e pela quantidade indecente de sorvete que a gente tomou assistindo. Obrigada para sempre, pelas alegrias e também pelos sofrimentos que nos causamos. Até esses nos fizeram mais e melhores. Amor eterno, sua, Bitika".

Flavia foi casada com Jô entre 1987 e 1998. Além dela, ele também foi casado com Therezinha Millet Austregésilo, com quem teve o filho Rafael Soares, que morreu em 2014. Entre 1980 a 1983, foi casado com atriz Sílvia Bandeira. Jô também namorou a atriz Claudia Raia, de 1984 a 1986.

Nascido José Eugênio Soares no Rio de Janeiro, em 16 de janeiro de 1938, Jô se destacou ao longo da carreira como ator, diretor, humorista e apresentador, se consagrando um dos maiores nomes do entretenimento brasileiro.

Fez sua estreia na televisão em 1956, aos 18 anos, no programa Praça da Alegria, da Rede Record, onde trabalhou por 10 anos. Ele atuou em uma única novela na carreira, Ceará contra 007 (1965), dando vida ao agente secreto Jaime Blond.

Na Globo, estreou em 1971 no humorístico Faça Humor, Não Faça Guerra. Já seu primeiro programa foi Viva o Gordo, que estreou em 1981 e ficou no ar até o final de 1987. No SBT, apresentou o Jô Soares Onze e Meia entre 1988 e 1999. No ano seguinte, voltou para a Globo e estreou seu Programa do Jô, que ficou no ar por mais de 16 anos.

A última aparição pública de Jô foi em fevereiro de 2021, quando foi clicado ao tomar a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

Fonte: Quem
 
Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Carlos Hilton Soares é o novo titular da Secretaria da Saúde do Ceará, anuncia Izolda Cela

A governadora Izolda Cela anunciou, em publicação nas redes sociais, nesta quinta-feira (4), a nomeação de Carlos Hilton Soares como novo titular da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Até então, ele ocupava o cargo de secretário-executivo administrativo-financeiro da Sesa.

“Assume hoje a titularidade da Secretaria da Saúde do Estado o Dr. Carlos Hilton, que estava como secretário-executivo da pasta. Ele substitui o Dr. Marcos Gadelha, que deixou o cargo esta semana. Agradeço ao Ar. Marcos por todo o seu trabalho e dedicação, e desejo muito sucesso ao Carlos Hilton nessa nobre missão”, publicou Izolda Cela.

Carlos Hilton Albuquerque Soares é mestre em Gestão e Modernização Pública pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e graduado em Odontologia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). 

Possui experiência na área de Administração com ênfase em Gestão Pública, e também tem a Saúde Coletiva como área de atuação.

Entre os principais cargos do currículo de Carlos Hilton Soares, estão os de professor assistente da UVA e secretário-executivo do Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Sobral. Entre os anos de 1997 e 2012, atuou na gestão pública de saúde do município de Sobral, onde também foi vice-prefeito eleito entre 2013 e 2016.
 
Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

05 de agosto

1305 – William Wallace, que liderou a resistência escocesa à Inglaterra, é capturado pelos ingleses perto de Glasgow e transportado para Londres para julgamento e execução.
1585 – É feito o Tratado de Paz entre os índios tabajaras e os portugueses criando-se então a cidade de Nossa Senhora das Neves, hoje conhecida como João Pessoa, na Paraíba.
1954 – O político brasileiro Carlos Lacerda sofre o Atentado da Rua Tonelero.

Nasceram neste dia…
1813 – Ivar Aasen, linguista norueguês (m. 1896).
1827 – Deodoro da Fonseca, político e militar brasileiro (m. 1892).
1930 – Neil Armstrong, astronauta estado-unidense (m. 2012).

Morreram neste dia…
1895 – Friedrich Engels, filósofo alemão (n. 1820).
1955 – Carmen Miranda (foto), atriz e cantora luso-brasileira (n. 1909).
1962 – Marilyn Monroe, atriz norte-americana (n. 1926).

Fonte: Wikipédia

Eleições 2022: Camilo lidera com folga cenários para o Senado, mostra Ipespe

O ex-governador Camilo Santana (PT) totaliza de 66 a 68 pontos percentuais na disputa ao Senado Federal contra potenciais adversários ligados ao pré-candidato de oposição a governador Capitão Wagner (União Brasil), aponta pesquisa Ipespe contratada por O Povo. São eles: o vereador de Fortaleza Inspetor Alberto e o ex-deputado federal Raimundo Gomes de Matos, ambos do PL.

Pesquisa estimulada
Em cenário contra Alberto, Camilo obtém 68 pontos percentuais, seguido por “nenhum, branco ou nulo”, com 14. Na sequência, aparece o vereador bolsonarista com 5 pontos.

No outro cenário, Gomes de Matos também perde para “nenhum, branco ou nulo”. Neste recorte, Camilo lidera com 66 pontos percentuais. Atrás dele vem “nenhum, branco ou nulo”, marcando 14 pontos. Gomes de Matos tem 4 pontos.

A margem de erro máxima estimada é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95,5%. A pesquisa foi realizada de 30 de julho a 2 de agosto. O Ipespe ouviu mil pessoas com 16 anos ou mais em todas as regiões do Ceará, por telefone, via sistema Cati Ipespe. A pesquisa foi contratada pelo O Povo e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com os números BR-03845/2022 e CE-01693/2022.

Pesquisa espontânea
Na pesquisa espontânea que, diferentemente da estimulada, não lista os possíveis candidatos para que o entrevistado cite o preferido, Camilo é lembrado como candidato em que 37% dos entrevistados votariam nele se o pleito ocorresse hoje. Perde apenas para “não sabe” ou “não”. com 60 pontos percentuais.

Convenções e registro chapas
Indefinições quanto ao Senado rondam as chapas majoritárias a um dia do final das convenções partidárias. É possível que os entendimentos sejam buscados até o dia 15 de agosto, o prazo para o registro das candidaturas.

Após rompimento com Camilo Santana, do PT, o PDT ainda não tem um candidato ao Senado para chamar de seu. Roberto Cláudio convidou Cabeto para a missão, que recusou.

Capitão Wagner deve deixar outro aliado que não o PL com a possibilidade de indicar a candidatura à Vice-Governadoria.

O Ipespe
A pesquisa é realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe). Com 36 anos de atuação, o Ipespe tem como presidente do Conselho Científico Antonio Lavareda. Ele é doutor em Ciência Política efoi coordenador ou consultor em 91 campanhas eleitorais majoritárias no Brasil e atuou também em Portugal e na Bolívia.

"O voto dos cearenses, a campanha eleitoral, a relação entre a disputa nacional e a eleição estadual, tudo isso e muito mais será acompanhado pelas pesquisas do Ipespe, com primeira divulgação nessa quinta", disse Lavareda.

O Ipespe já realizou milhares de pesquisas de opinião pública eleitorais, de mercado e sociais, para setor público, setor privado, universidades, organizações não governamentais (ONGs) e da sociedade civil. O instituto faz pesquisas qualitativas, quantitativas face a face e telefônicas, trackings, pesquisas etnográficas, estudos de geografia de mercado, censos, web e mobile surveys e estudos de neurociência aplicada. Faz pesquisas por telefone desde 1993 — foi o primeiro a realizar tracking telefônico em campanha eleitoral.

Fonte: O Povo

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Senado aprova regras que podem dispensar perícia médica do INSS

O Senado aprovou a Medida Provisória (MP) 1.113/2022, que muda o modelo de análise de pedidos de benefícios ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

De acordo com o texto aprovado nesta quarta-feira (3), fica dispensada a passagem por exame da perícia médica federal para requerimentos de auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença). O texto segue para sanção presidencial.

Dessa forma, o Ministério do Trabalho e Previdência vai definir as condições para a dispensa do exame. A pasta definirá quando a concessão do auxílio por incapacidade temporária estará sujeita apenas à análise documental, incluídos atestados e laudos médicos. Esse modelo foi usado nos anos de 2020 e 2021 devido às restrições causadas pela pandemia de covid-19.

Segundo o governo federal, o objetivo da MP é reduzir o prazo de espera do agendamento do Serviço de Perícia Médica Federal, que atualmente leva em média 60 dias e conta com 738 mil pedidos pendentes.

Fonte: Agência Brasil

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Caminhão baú tomba em rua do Crato e deixa duas pessoas feridas

O tombamento de um caminhão Volkswagen tipo baú, de cor preta e de placas KHI 2I76, ocorrido por volta das 13 horas desta quarta-feira (03), em Crato, causou ferimentos em duas pessoas. O acidente aconteceu no cruzamento da Rua Dr. Manoel Macedo com a Travessa Nova Olinda, Bairro Seminário.

O veículo era guiado pelo caminhoneiro Adriano José Diniz. O motorista disse a polícia, que seguia pela Rua Dr. Marcos Macedo sentido Bairro Seminário/Centro, quando notou que o carro havia perdido os freios, e que naquele momento a única saída seria tentar tombar o caminhão para evitar um acidente de maiores proporções.

No momento do tombamento, o veículo chegou a lesionar pessoas que estavam na via. As vítimas, Raimundo Moreira de Souza e Théo Moreira Nogueira, ambos residentes na rua Álvaro Bomilca, no Bairro Seminário, sofreram apenas escoriações leves.

Uma equipe do Samu e outro Corpo de Bombeiros militares foram acionados e ambos compareceram, como também agentes do Demutran. O condutor do caminhão realizou exame de bafômetro e o resultado foi negativo, atestando a ausência de álcool no sangue.

*Com informações da Agência Cariri Ceará

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

MEC prorroga até amanhã inscrição para o Prouni

O Ministério da Educação prorrogou por mais um dia as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) deste segundo semestre, previstas para serem finalizadas hoje (4). Com isso, os estudantes interessados em bolsas de estudos em instituições privadas de ensino superior têm até amanhã (5) para acessar o site do ProUni e se inscrever no programa.

A medida foi adotada após o site do programa ter apresentado problemas de instabilidade.

Podem participar estudantes interessados em bolsas de estudo parciais (50%) ou integrais (100%) em diversas universidades privadas, desde que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e atingido, no mínimo, a média de 450 pontos em cada matéria do exame. Além disso, o estudante não pode ter zerado a prova de redação, nem ter participado como treineiro.

O resultado com a lista dos candidatos pré-selecionados será disponibilizado no site do programa e será constituído de duas chamadas, previstas para o dia 8 de agosto e 22 de agosto de 2022.

Modalidade de concorrência
Uma das novidades desta edição é que a inscrição deverá ser feita por tipo de modalidade de concorrência: ampla concorrência e ações afirmativas. Com isso, haverá uma ordem de prioridade para a classificação dos candidatos inscritos conforme cada modalidade escolhida.

Outra mudança é a ampliação dos critérios de origem escolar do estudante que deseja disputar as bolsas do Prouni. A classificação levará em conta a modalidade de concorrência escolhida pelo estudante em sua inscrição por curso, turno, local de oferta e instituição. Dentro de cada modalidade deverá ser obedecida a ordem decrescente das notas do Enem e, segundo o edital, priorizada a seguinte ordem:

• professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia destinados à formação do magistério da educação básica, se for o caso, e se houver inscritos nessa situação;
• estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
• estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
• estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
• estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição; e
• estudante que tenha cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista.

Renda
Para participar do processo o candidato deve preencher alguns critérios como as exigências de faixas de renda per capita [por cabeça]: até 1,5 salário-mínimo para bolsa integral; e até três salários-mínimos para bolsa parcial que representa 50% do valor da mensalidade do curso.

Segundo o Ministério da Educação, a classificação dos estudantes inscritos nos processos seletivos do ProUni vai considerar as notas obtidas nas duas últimas edições do Enem imediatamente anteriores ao processo seletivo do ProUni para ingresso em curso de graduação ou sequencial de formação específica.

A lista de critérios para a inscrição exige ainda que o candidato a uma bolsa seja brasileiro, não portador de diploma de curso superior que tenha participado do Enem em qualquer das duas últimas edições e que atenda a pelo menos uma das condições a seguir:

I- estudante que tenha cursado:

• o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
• o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
• o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
• o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista; e
• o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;

II - estudante pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação; e

III - professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica, independentemente da renda a que se referem os §§ 1º e 2º do art. 1º da Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005.

Fonte: Agência Brasil

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Bolsonaro sanciona lei que libera empréstimo consignado a beneficiários do Auxílio Brasil

O presidente Jair Bolsonaro sancionou uma lei que permite a contratação de empréstimo consignado por beneficiários de programas de transferência de renda, como o Auxílio Brasil e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Com a nova lei, criada a partir de uma medida provisória (MP) editada pelo governo e aprovada pelo Congresso Nacional, os beneficiários dos programas poderão autorizar a União a descontar dos repasses mensais os valores referentes ao pagamento de empréstimos e financiamentos.

O texto aprovado por deputados e senadores definiu um limite de até 40% do valor recebido por meio do programa assistencial para pagar consignados.

A aprovação da MP foi criticada por especialistas, que acreditam que a liberação dos consignados para quem recebe o Auxílio Brasil, por exemplo, pode estimular o endividamento ainda maior da população mais vulnerável.

O Auxílio Brasil, programa de transferência de renda que substituiu o Bolsa Família, é destinado a famílias de baixa renda. A partir deste mês, o valor médio do benefício sobe de R$ 400 para R$ 600 mensais, alta promovida pelo governo às vésperas das eleições – Bolsonaro é candidato à reeleição.

Margem de crédito
A nova lei também elevou a margem do crédito consignado, isto é, a fatia da renda que pode ser comprometida para garantir o pagamento do empréstimo.

De acordo com o texto aprovado no Congresso, aposentados e pensionistas do Regime Geral de Previdência Social não poderão ultrapassar o limite de 45% do valor dos benefícios. Desse total:

• 35% devem ser usados para empréstimos, financiamentos a arrendamentos mercantis;
• 5% para operações (de saques ou despesas) contraídas por meio de cartão de crédito consignado;
• 5% para gastos com o chamado cartão de benefícios.

Para os trabalhadores regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o limite é de 40%:

• 35% para empréstimos, financiamentos a arrendamentos mercantis
• 5% para amortização de despesas contraídas por meio de cartão de crédito consignado ou à utilização com a finalidade de saque por meio de cartão de crédito consignado.

Vetos
Bolsonaro vetou o trecho que dizia que o total de consignações facultativas para o servidor público não poderia exceder 40% da remuneração mensal, dos quais 35% seriam exclusivos para empréstimos, financiamentos e arrendamentos mercantis.

O governo justificou que empréstimos, financiamentos e arrendamentos mercantis são apenas uma das modalidades passíveis de serem consignadas em folha pelo servidor. Estabelecer os 35% para essas opções, de acordo com o governo, criaria "privilégio" a algumas instituições financeiras em detrimento de outras.

Bolsonaro vetou ainda o trecho que determinava que, se não houvesse uma lei local impondo valor maior, o limite do consignado seria de 40% para militares e servidores públicos.

Fonte: g1

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Motociclista morre ao enroscar pescoço em fio suspenso em rua de Juazeiro do Norte

Um motociclista morreu no início da tarde desta quarta-feira (03) após um fio suspenso ter causado cortes profundos no pescoço dele. O caso aconteceu em Juazeiro do Norte.

De acordo com as primeiras informações da polícia, ele trafegava sozinho em uma motocicleta na Avenida Plácido Aderaldo, no Bairro Planalto, quando o fio se enroscou no pescoço, causando as lesões.

A vítima morreu no local. Ele foi identificado como Bruno Daby Figueiredo de Souza, de 28 anos, era médico veterinário oftalmologista. O corpo foi encaminhado para a perícia forense. Os estabelecimentos onde Bruno trabalhava lamentaram a morte do veterinário.

"Descanse em paz, amado amigo e profissional, sentiremos saudades", postou a clínica Harmonyvet. "Na memória não há lugar para esquecimento, você será sempre lembrado com amor e admiração", escreveu a clínica Neovet.

O cabo seria de uma provedora de internet. A reportagem entrou em contato e aguarda resposta.

A Secretaria da Segurança Pública informou que apura o acidente de trânsito com vítima fatal. Conforme as informações preliminares, o homem trafegava na motocicleta quando colidiu contra um fio suspenso em via pública. Equipes da Polícia Militar e da Perícia Forense foram acionadas. A investigação ficará sob responsabilidade da Delegacia Regional de Juazeiro do Norte.

Fonte: g1 CE

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

04 de agosto

1578 — Batalha de Alcácer-Quibir: o rei de Marrocos derrota o exército português, e o rei D. Sebastião de Portugal é morto. A coroa é herdada pelo seu tio-avô, o Cardeal D. Henrique, abrindo caminho a uma crise dinástica.
1783 — O Monte Asama entra em erupção no Japão, matando cerca de 1 400 pessoas. A erupção causa uma carestia, que resulta em mais vinte mil mortes.
2007 — A NASA lança a sonda espacial Phoenix, cujo objetivo é procurar moléculas de água no polo norte de Marte.

Nasceram neste dia…
1901 — Louis Armstrong, músico norte-americano (m. 1971).
1909 — Roberto Burle Marx, artista plástico e paisagista brasileiro (m. 1994).
1969 — Max Cavalera, músico e compositor brasileiro.

Morreram neste dia…
1578 — Jorge de Lencastre, Duque de Aveiro (n. 1548).
1875 — Hans Christian Andersen, escritor dinamarquês (n. 1805).
2017 — Luiz Melodia (foto), ator, cantor e compositor brasileiro (n. 1951).

Fonte: Wikipédia

AddThis