Novo Refis para quitação de dívidas estaduais é sancionado; veja quem pode aderir

Nesta sexta-feira (1°), a governadora em exercício do Ceará, Jade Romero, sancionou a lei que cria o novo Programa de Recuperação Fiscal do Governo do Estado. O novo Refis, aprovado na Assembleia Legislativa do Ceará nessa quinta-feira (30), prevê descontos em multas e juros que podem chegar a até 100%, conforme as condições de pagamento e parcelamento.

O prazo de adesão ao Refis acontece no período de 6 de dezembro de 2023 até 29 de fevereiro de 2024. A adesão ainda neste ano pode assegurar maiores descontos ao cidadão.

“O programa contempla débitos, adquiridos até 2022, referentes aos impostos sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCD), Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Ceará (Detran) e a Agência Reguladora do Ceará (Arce). Nosso intuito é dar melhores condições para os cearenses quitarem as suas dívidas, impulsionando assim a economia”, explicou Jade Romero, por meio de postagem nas redes sociais.

Relacionadas à Sefaz-CE, por exemplo, as condições especiais de pagamento e parcelamento de débitos são referentes aos impostos sobre ICMS, IPVA e ITCD. Podem ser negociadas dívidas contraídas até 31/12/2022. Em caso de contribuintes com ação judicial, estes deverão solicitar desistência da demanda na Justiça para celebrar o acordo com o Estado.

O secretário da Fazenda do Ceará, Fabrízio Gomes, destaca o impacto da medida para aliviar as consequências da pandemia de covid-19 nos anos de 2020 e 2021, que resultou em altas taxas de juros do ano seguinte. “A gente resolveu fazer um Refis para sanear as empresas do estado do Ceará, para que elas possam entrar com poder financeiro em 2024 e trazer crescimento e desenvolvimento econômico para os cearenses”.

No caso da Arce, como as sanções são relativas ao transporte de passageiros, o período de débito do programa é diferenciado. As multas registradas até 31/10/2023 estão incluídas no programa de negociação.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Anvisa decide levar à consulta pública debate sobre proibição da venda de cigarros eletrônicos

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, por unanimidade, nesta sexta-feira (1º) a abertura de uma proposta de consulta pública para revisar a proibição de cigarros eletrônicos no Brasil. Desde 2009, uma resolução da entidade proíbe a fabricação, a comercialização, a importação e a propaganda de dispositivos eletrônicos para fumar, popularmente conhecidos como vape. De acordo com a decisão da Anvisa de hoje, a sociedade civil terá 60 dias para manifestar-se sobre o tema na consulta pública.

Ao longo da reunião, transmitida em tempo real por meio do canal oficial da Anvisa no YouTube, diversas manifestações do setor regulado, de entidades civis e da população em geral foram veiculadas por meio de vídeos enviados à agência. Ao todo, mais de 60 pessoas, com opiniões favoráveis e contrárias à regulamentação dos cigarros eletrônicos, foram ouvidas pelos diretores antes que proferissem seus votos. 

Entenda  
Os dispositivos eletrônicos para fumar são também conhecidos como cigarros eletrônicos, vape, pod, e-cigarette, e-ciggy, e-pipe, e-cigar e heat not burn (tabaco aquecido). Embora a comercialização no Brasil seja proibida, os dispositivos podem ser encontrados em diversos estabelecimentos comerciais e o consumo, sobretudo entre os jovens, tem aumentado.  

Desde 2003, quando foram criados, os equipamentos passaram por diversas mudanças: produtos descartáveis ou de uso único; produtos recarregáveis com refis líquidos (que contém, em sua maioria, propileno glicol, glicerina, nicotina e flavorizantes), em sistema aberto ou fechado; produtos de tabaco aquecido, que possuem dispositivo eletrônico onde se acopla um refil com tabaco; sistema pods, que contém sais de nicotina e outras substâncias diluídas em líquido e se assemelham a pen drives, dentre outros.  

Riscos à saúde 
Com aroma e sabor agradáveis, os cigarros eletrônicos chegaram ao mercado com a promessa de serem menos agressivos que o cigarro comum. Entretanto, a Associação Médica Brasileira (AMB) alerta que a maioria absoluta dos vapes contém nicotina – droga psicoativa responsável pela dependência e que, ao ser inalada, chega ao cérebro entre sete e 19 segundos, liberando substâncias químicas que trazem sensação imediata de prazer.  

De acordo com a entidade, nos cigarros eletrônicos, a nicotina se apresenta sob a forma líquida, com forte poder aditivo, ao lado de solventes (propilenoglicol ou glicerol), água, flavorizantes (cerca de 16 mil tipos), aromatizantes e substâncias destinadas a produzir um vapor mais suave, para facilitar a tragada e a absorção pelo trato respiratório. “Foram identificadas, centenas de substâncias nos aerossóis, sendo muitas delas tóxicas e cancerígenas.” 

“O cigarro eletrônico em forma de pen drive e com USB entrega nicotina na forma de ‘sal de nicotina’, algo que se assemelha à estrutura natural da nicotina encontrada nas folhas de tabaco, facilitando sua inalação por períodos maiores, sem ocasionar desconforto ao usuário”, destacou a AMB.  

“Cada pod do cigarro eletrônico no formato de pen drive contêm 0,7 mililitro (ml) de e-líquido com nicotina, possibilitando 200 tragadas, similar, portanto, ao número de tragadas de um fumante de 20 cigarros convencionais. Ou seja, pode-se afirmar que vaporizar um pen drive equivale a fumar 20 cigarros (um maço).”  

Ainda de acordo com a entidade, o uso de cigarro eletrônico foi associado como fator independente para asma, aumento da rigidez arterial em voluntários saudáveis, sendo um risco para infarto agudo do miocárdio, da mesma forma que os cigarros tradicionais. Em estudos de laboratório, o cigarro eletrônico se mostrou carcinógeno para pulmão e bexiga. 

Congresso Nacional  
Além do debate no âmbito da Anvisa, tramita no Senado Federal o Projeto de Lei (PL) 5008/2023, de autoria da senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), que permite a produção, importação, exportação e o consumo dos cigarros eletrônicos no Brasil.  

Jovens  
De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2019, 22,6% dos estudantes de 13 a 17 anos no país disseram já ter experimentado cigarro pelo menos uma vez na vida, enquanto 26,9% já experimentaram narguilé e 16,8%, o cigarro eletrônico.  

O estudo ouviu adolescentes de 13 a 17 anos que frequentavam do 7º ano do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio das redes pública e privada.  

Controle do tabaco  
O Brasil é reconhecido internacionalmente por sua política de controle do tabaco. Em julho de 2019, tornou-se o segundo país a implementar integralmente todas as medidas previstas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) no intuito de reduzir o consumo do tabaco e proteger as pessoas das doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs). 

Fonte: Agência Brasil
 
Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa é prorrogada até 30 de dezembro

A Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri) prorrogou a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa 2023 até o próximo dia 30 de dezembro. Até esta data criadores/produtores cearenses poderão adquirir as vacinas nas revendas autorizadas em todo o Estado. Também está prorrogado o prazo para declaração da vacinação junto à Adagri, que se seguirá até o dia 16 de janeiro de 2024.

A prorrogação do prazo de encerramento foi motivada pelos entraves decorrentes da dificuldade inicial para reposição dos estoques de vacina, principalmente dos pequenos revendedores que ficam mais distantes das distribuidoras. A mudança no prazo atende também a demanda do setor produtivo, por meio da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC/Senar) e Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece).

Apesar do atraso inicial, o coordenador do Programa Estadual de Vigilância para a Febre Aftosa, Joaquim Sampaio, ressalta que a reposição dos estoques já foi normalizada. “Houve um prejuízo e o atraso na vacinação da Febre Aftosa, principalmente no que diz respeito aos pequenos comércios, mas que são muitos e fundamentais para o bom andamento da vacinação”, explica.

Vale ressaltar que na etapa atual devem ser vacinados apenas bovinos e búfalos com até 24 meses de idade, que chega a cerca de 925 mil animais em todo o Ceará. “É muito importante que o criador faça essa vacinação para que a gente mantenha o nosso status de Livre de Febre Aftosa, ainda com vacinação. E em breve o Ceará avance para o status de livre da doença sem vacinação”, reforça o presidente da Adagri, Elmo Aguiar.

Segundo o diretor da Sanidade Animal da Adagri, Amorim Sobreira. “A declaração da vacinação pode ser preenchida de forma virtual, no site da Adagri ou presencialmente em um dos 40 Núcleos Local da Adagri (NL) ou nos escritórios parceiros da Campanha”, ressalta.

São parceiros da Campanha a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC/Senar), Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece), Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece) e Secretarias de Agricultura municipais.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Trilha do Santo Sepulcro recebe caminhada educativa em ação do Complexo Ambiental Caminhos do Horto

O Complexo Ambiental Caminhos do Horto vai realizar uma série de caminhadas educativas na trilha do Santo Sepulcro, no Horto, durante este mês de dezembro. O primeiro dia de ação acontece no próximo domingo, 3/12, e segue nos dias 10/12 e 17/12, de forma gratuita e aberta ao público. A atividade será realizada das 9h às 13h e disponibiliza 40 vagas por ordem de chegada na Estação Monsenhor Murilo de Sá Barreto (Estação inferior). 

Como parte das atividades ambientais, educativas e culturais que compõem a programação do mês de dezembro do Caminhos do Horto, a caminhada permitirá aos participantes conhecer aspectos relacionados às espécies da fauna e da flora local, com destaque aos ipês, jatobás, angicos e cedros. 

Além disso, haverá abordagem sobre os aspectos históricos e religiosos relacionados ao Padre Cícero, bem como ao surgimento de Juazeiro do Norte e sua influência para o desenvolvimento da região do Cariri cearense. Também permeiam o percurso da caminhada, conscientização sobre os impactos ocasionados pelo mau uso da trilha, e dicas de descarte correto do lixo e a prevenção a incêndios florestais.

O acesso à Estação Monsenhor Murilo de Sá Barreto, integrante do Complexo Ambiental Caminhos do Horto, tem entrada pela Avenida do Agricultor, nº 1334, Salgadinho. 

Serviço:

O quê: Complexo Ambiental Caminhos do Horto promove caminhada educativa na trilha do Santo Sepulcro
Quando: 3, 10 e 17 de dezembro, aos domingos
Facilitador: Hugo Rocha
Horário: 9h às 13h
Ponto de encontro: Estação Monsenhor Murilo de Sá Barreto, localizada na Avenida do Agricultor, nº 1334, Salgadinho, Juazeiro do Norte
Vagas: 40 vagas, por ordem de chegada
Gratuito e aberto ao público

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

01 de dezembro

1640 – Restauração da Independência de Portugal; João, Duque de Bragança, torna-se rei como João IV de Portugal após 60 anos de domínio espanhol.
1822 – Pedro I é coroado Imperador do Brasil.
1887 – É publicado o primeiro romance policial de Arthur Conan Doyle, Um Estudo em Vermelho, onde ocorre a primeira aparição de Sherlock Holmes.

Nasceram neste dia…
1734 – Adam Kazimierz Czartoryski, escritor e político polaco (m. 1823).
1885 – Camille Chautemps, político francês (m. 1963).
1935 – Woody Allen (foto), cineasta estadunidense.

Morreram neste dia…
1135 – Henrique I de Inglaterra (n. 1068).
1784 – Samuel Johnson, escritor e lexicógrafo britânico (n. 1709).
1825 – Alexandre I da Rússia (n. 1777).

Fonte: Wikipédia

HRC mantém nível máximo de excelência certificado por organização nacional

O Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte, manteve o nível máximo de certificação conferido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). A categoria “Acreditado com Excelência” reconhece instituições de saúde que atingem padrões elevados de segurança, qualidade e gestão integrada, além de considerar que a cultura organizacional busca a melhora contínua.

Para que o grau mais alto da acreditação fosse mantido, o HRC passou por uma visita de avaliação realizada entre os dias 28 e 29 de novembro. Os avaliadores do Instituto Qualisa de Gestão (IQG) visitaram diversos setores do HRC e ouviram pacientes, gestores e colaboradores atuantes na assistência. Por meio de relatos e evidências (documentos, protocolos e treinamentos), comprovaram a manutenção da segurança e da qualidade exigidas pela ONA.

Durante a inspeção, os avaliadores emitem um relatório final para a unidade. O documento aponta as oportunidades de melhoria para os próximos anos, o que permite aprimorar os processos de assistência em saúde.

A analista de Qualidade e Segurança do HRC, Pâmela Alencar, atribui o resultado ao fruto do empenho e trabalho em equipe. “Foi nítido o esforço e dedicação de todos os setores. Houve um misto de sensações, expectativas e os mais diversos sentimentos nesse período. Conseguimos reafirmar nosso compromisso diante das oportunidades de melhoria pontuadas e serão certamente acatadas e usadas como alavanca para ofertarmos um serviço ainda mais humanizado e individualizado”, comentou.

Acreditação ONA
Para ser acreditada, a organização precisa comprovadamente atender aos padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente. A Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde.

A metodologia de certificação da ONA possui 3 níveis de acreditação, o que permite avaliar a melhoria contínua na gestão e nos processos das organizações de saúde. Após a obtenção de uma destas acreditações, periodicamente, a instituição se submete a duas outras auditorias, as quais são chamadas de “Manutenção”, quando os auditores verificam se os requisitos de qualidade permanecem mantidos.

Em 2014, o HRC foi certificado com nível II pela ONA, passando a ser o primeiro hospital público com emergência das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país a receber o título. Dois anos depois, a unidade foi recertificada e passou a ser o primeiro hospital público do Ceará a ser Acreditado com Excelência, Nível III ONA, além de ser o 2º do Nordeste e o 13º do Brasil.

Dos hospitais da rede pública do Governo do Ceará, além do Regional do Cariri, o Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, e o Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), em Fortaleza, são acreditados com excelência.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Elmano e ministros assinam acordo de cooperação para instalação do ITA em Fortaleza

O governador Elmano de Freitas assinou, nesta terça-feira (28), junto ao ministro da Educação, Camilo Santana; o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho; e o Comandante da Aeronáutica, Marcelo Kanitz Damasceno; o acordo de cooperação técnica para a implantação de campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) no Ceará.

“É uma grande conquista para os cearenses. Os estudantes do nosso estado já representam 40% dos aprovados no vestibular do ITA. É um investimento muito importante para a educação e o desenvolvimento científico do Ceará. Estou muito feliz porque a escolha do nosso estado é estratégica para o nosso desenvolvimento. Há possibilidade de instalação de uma área de engenharia para energia no Ceará e temos desenvolvido uma busca de investimentos. Inclusive, já temos vários consolidados na área de energia renovável. A instalação do ITA no Ceará representa mais desenvolvimento e oportunidades para os cearenses”, comemorou o governador Elmano de Freitas.

O processo de trazer o ITA para o Ceará teve início em agosto, com a assinatura do acordo de cooperação interministerial. Já a aprovação do projeto veio em outubro, com a entrega do relatório técnico. O ministro da Educação, Camilo Santana, enfatizou a relevância do momento.

“É mais um passo importante que estamos dando para a concretização desse projeto, é um reconhecimento ao Nordeste brasileiro. Esse é um projeto que tem o olhar do presidente Lula, que está empolgado com esta implantação do ITA no Ceará, que vai mudar o fluxo dos nossos estudantes, que agora poderão também sair do Sul e Sudeste pro Nordeste”, pontuou Camilo Santana. “Será um grande passo para a educação no Nordeste, para os investimentos importantes em ciência, tecnologia e pesquisa para a região”, complementou.

O documento assinado nesta segunda (28) estipula uma série de prazos a serem cumpridos pelos próximos 12 meses – prazo a ser entregue o relatório final. A partir dessa assinatura, o Ministério da Defesa e o Comando da Aeronáutica têm 180 dias para a elaboração e entrega dos Cadernos de Necessidades, onde constarão todas as necessidades de reforma das estruturas físicas disponíveis e a construção de infraestrutura necessária para abrigar a estrutura administrativa e de ensino de um campus na Base Aérea de Fortaleza.

Além disso, o documento também dá o prazo de 60 dias para estabelecer as obrigações de cada um dos participantes do atual acordo. O próximo passo será a formulação e assinatura do Termo de Execução Descentralizada para aquisição de bens móveis e o Convênio para a realização das obras de infraestrutura.

O ministro da Defesa, José Múcio, descreveu esse projeto como um dos “mais importantes” de seu ministério. “Essa obra para mim tem um significado. Todas as vezes em que me pergunto sobre o que vim fazer neste ministério, esse projeto me alenta. Esse ITA do Ceará tem uma correção histórica. Nós nordestinos – desde muito tempo – nascemos olhando pro Sul, em questão de trabalho e educação, e eu fiquei extremamente feliz quando essa iniciativa foi tomada porque o Ceará agora vai mudar esse ciclo. Isso é uma conquista nordestina”, comentou. “Esse é o mérito de uma política séria. O Ceará deu ao Brasil o atestado de competência e nada questiona a ida do ITA para o Ceará”, finalizou.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Governo do Ceará antecipa pagamento da segunda parcela do 13º salário para 180 mil servidores; saiba data

Durante sua conversa semanal com o povo cearense por meio das redes sociais, nesta quarta-feira (29), o governador Elmano de Freitas anunciou a antecipação do pagamento da segunda parcela do 13º salário para 180 mil servidores estaduais, entre ativos, inativos e pensionistas. O valor será depositado no dia 15 de dezembro. Com o montante, além dos salários das folhas de novembro e dezembro a serem depositadas no início e no fim de dezembro, respectivamente, cerca de R$ 2,5 bilhões devem ser injetados na economia estadual no próximo mês.

“Gostaria de agradecer a todos os servidores pelo serviço prestado para o povo cearense, algo muito importante. Espero que com essa antecipação todos possam se organizar e planejar melhor para os festejos de natal e ano novo que se aproximam”, declarou o governador Elmano de Freitas.

Elmano de Freitas também anunciou o pagamento para os servidores estaduais do retroativo do reajuste de 3% correspondente ao período de janeiro a maio de 2023. “Nós estamos garantindo esse pagamento para os servidores dentro do que foi estipulado. O que significa um investimento superior a R$ 96 milhões, algo absolutamente justo para os nossos servidores e servidoras e que é previsto em lei”, disse.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Saiba como será processo de matrícula para 2024 nas escolas estaduais

A portaria de matrícula para as escolas estaduais em 2024, publicada no Diário Oficial do último dia 22, orienta para a organização dos processos destinados à confirmação dos estudantes veteranos, remanejamento dos estudantes oriundos das redes municipais e os que ingressam pela primeira vez na rede pública. 

Na rede pública estadual, o período de matrícula começa com a confirmação dos alunos veteranos por parte de pais e responsáveis ou do próprio estudante sobre a sua permanência na escola. No segundo momento, acontece o remanejamento interno (direcionado aos alunos da rede estadual que desejam transferir-se para outras unidades de ensino) e externo (para alunos da rede municipal que serão recebidos nas escolas estaduais). Estas duas etapas acontecem por meio da parceria entre as Secretarias de Educação dos Municípios e do Estado do Ceará.

Cada escola, de acordo com o planejamento prévio, deverá receber o estudante remanejado, garantindo sua vaga.

A terceira é destinada a alunos novatos, oriundos da rede particular, de outros estados e estudantes que abandonaram a escola e desejam retomar os estudos em uma unidade de ensino da rede pública estadual.

As escolas priorizarão o atendimento nos primeiros dias de matrícula para estudantes com deficiência, transtorno global do desenvolvimento (TGD), altas habilidades/superdotação, de acordo com a Resolução CEE nº 456/2016.

Quando for necessário, haverá a divulgação da lista de espera por vagas nos estabelecimentos de ensino, conforme a Lei Federal Nº 14.685, de 20/09/2023 que dispõe sobre essa obrigação.

Documentação
O estudante deverá apresentar cópia da certidão de nascimento, transferência ou declaração de escolaridade, quando for o caso, histórico escolar, duas fotos 3×4 do estudante, cópia do comprovante de endereço, cópia do cartão de vacinação.

Conforme a Lei estadual nº 16.929, de 09/07/2019, para estudantes com até 18 anos de idade, serão solicitadas cópia do comprovante de vacinação contra Covid-19, cópia do Registro Geral (RG), cópia do comprovante do Cadastro de Pessoa Física (CPF), cópia do comprovante de Identificação Social (NIS) para as famílias cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

A falta dos documentos não deverá comprometer a matrícula do estudante, com exceção da certidão de nascimento.
 
Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Nova lista de doenças relacionadas ao trabalho inclui burnout, obesidade e depressão

O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (29) a atualização na lista de doenças relacionadas ao trabalho. Portaria já foi publicada incluindo 165 novas patologias, apontadas como responsáveis por danos à integridade física ou mental do trabalhador. Entre as patologias estão a Covid-19, distúrbios músculos esqueléticos e alguns tipos de cânceres.

Transtornos mentais como Burnout, ansiedade, depressão e tentativa de suicídio também foram acrescentados à lista. Foi ainda reconhecido que o uso de determinadas drogas pode ser consequência de jornadas exaustivas e assédio moral, da mesma forma como o abuso de álcool que já constava na lista.

Os ajustes receberam parecer favorável dos ministérios do Trabalho e Emprego e da Previdência Social e passam a valer em 30 dias.

Com as mudanças, o poder público deverá planejar medidas de assistência e vigilância para evitar essas doenças em locais de trabalho, possibilitando ambientes laborais mais seguros e saudáveis.

As alterações também dão respaldo para a fiscalização dos auditores fiscais do trabalho, favorecem o acesso a benefícios previdenciários e dá mais proteção ao trabalhador diagnosticado pelas doenças elencadas. A atualização leva em conta todas as ocupações. Ou seja, vale para trabalhadores formais e informais, que atuam no meio urbano ou rural.

Lista de doenças ocupacionais 
A lista de doenças ocupacionais foi instituída em 1999. O documento é composto por duas partes: a primeira apresenta os riscos para o desenvolvimento de doenças e a segunda estabelece as doenças para identificação, diagnóstico e tratamento.

Com a atualização, a quantidade de códigos de diagnósticos passa de 182 para 347. A lista pode ser conferida no Diário Oficial da União.

De acordo com o Ministério da Saúde, a atualização foi prioridade da nova gestão e reflete a retomada do protagonismo da coordenação nacional da política de saúde do trabalhador.

As inclusões foram avaliadas pela Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast) em seu 11º encontro conhecido como Renastão, que começou na segunda-feira (27) e se encerrou nesta quarta-feira (29), em Brasília.

Instituída em 2002, a Renast tem papel estratégico no desenvolvimento da atenção integral à saúde do trabalhador e envolve o Ministério da Saúde e as secretarias de saúde de estados, municípios e do Distrito Federal.

Quase 3 milhões de casos de doenças ocupacionais foram atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) entre 2007 e 2022, segundo apontam dados Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), que é gerenciado pelo Ministério da Saúde. De todas as notificações, 52,9% está relacionada com acidentes de trabalho graves.

Conforme os dados do Sinan, 26,8% das notificações foram geradas pela exposição a material biológico; 12,2% devido a acidente com animais peçonhentos; e 3,7% por lesões por esforços repetitivos (LER) ou distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho. Somente em 2023, já são mais de 390 mil casos notificados de doenças relacionados ao trabalho.

Fonte: Agência Brasil

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Ceará gera mais de 6 mil novos postos de trabalho em outubro

Em outubro, foi registrada a criação de 6.130 novos postos de trabalho no Ceará, mantendo a trajetória de crescimento pelo 9º mês consecutivo. O resultado é proveniente da relação entre o número de admitidos (47.610) e demitidos (41.480). Os dados são do Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), e foram divulgados nesta terça-feira (28) pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Durante o período, o Ceará aparece como o segundo melhor desempenho da região Nordeste, atrás somente de Pernambuco (8.272), e registra que o nível do emprego formal atingiu o total de 1.295.047 postos com carteira assinada.

Em 2023, o Ceará acumula o resultado de 53.919 postos de trabalho gerados, principalmente no setor de serviços, responsável pela criação de 30.191 vagas. Com o resultado, o Ceará mantém-se como o segundo maior gerador de postos de trabalho no Nordeste, atrás somente da Bahia (82.596).

Destaca-se que, em outubro, todos os setores foram responsáveis pela geração de postos de trabalho, especialmente, serviços (2.623), comércio (1.243) e indústria (1.120). Dentre os subsetores dos serviços, o maior saldo foi da Informação, Comunicação e Atividades Financeiras, Imobiliárias, Profissionais e Administrativas (1.034) e, na indústria, observam-se os resultados da Fabricação de Produtos Alimentícios (489) e da Confecção de Artigos do Vestuário e Acessórios (460).

Maior salário médio do NE
Quanto ao salário médio de admissão, em outubro, o Ceará destaca-se como o maior do Nordeste, com o salário de R$ 1.832,83, seguido pela Bahia (R$1.823,54). O resultado está acima da média da região, que ficou em R$ 1.758,75. Em termos territoriais, Fortaleza registrou 3.090 novos postos, seguida por Maracanaú (505), Eusébio (385), Sobral (323) e Juazeiro do Norte (321).

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

30 de novembro

1939 – Segunda Guerra Mundial: a URSS invade a Finlândia.
1993 – Estreia A Lista de Schindler, filme de Steven Spielberg.
2004 – O Presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio, anuncia a decisão de dissolver a Assembleia da República e como consequência o governo em funções.

Nasceram neste dia…
1835 – Mark Twain, escritor estadunidense (m. 1910).
1874 – Sir Winston Churchill, estadista britânico (m. 1965).
1955 – Billy Idol, roqueiro britânico.

Morreram neste dia…
1900 – Oscar Wilde, escritor irlandês (n. 1854).
1935 – Fernando Pessoa, poeta português (n. 1888).
1980 – Cartola (foto), sambista compositor e cantor brasileiro (n. 1908).

Fonte: Wikipédia

AddThis