Homem é preso em flagrante em Missão Velha suspeito de envolvimento no tráfico de drogas

Um trabalho da Polícia Civil, por meio do Núcleo de Combate ao Tráfico de Drogas (NCTD) da Delegacia Regional de Juazeiro do Norte, resultou na prisão em flagrante de um suspeito de envolvimento com o crime de tráfico de drogas na região do Cariri. A ação aconteceu na tarde dessa sexta-feira (21), no município de Missão Velha.

A ação contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que identificou a movimentação do veículo por várias cidades do Cariri. Após a troca de informações entre as Forças de Segurança, o núcleo especializado da Polícia Civil iniciou os trabalhos investigativos para localizar o veículo. Com auxílio dos sistemas de monitoramento, foi identificado que o carro estaria saindo da cidade de Juazeiro do Norte na tarde de hoje.

De imediato, a equipe do NCTD empreendeu diligências e localizou o veículo na cidade de Missão Velha. Com a abordagem, o motorista foi identificado como Carlos André dos Santos, de 42 anos, que estava transportando cerca de cinco quilos de crack embalados em cinco tablets. Os policiais ainda apreenderam dinheiro e dois aparelhos celulares.

Diante da situação, Carlos André foi conduzido para a Delegacia Regional de Juazeiro do Norte, onde foi autuado em flagrante pelo crime de tráfico ilícito de drogas. Após os procedimentos na delegacia, o homem foi conduzido para uma unidade do sistema penitenciário e foi colocado à disposição do Poder Judiciário. O NCTD seguirá com as investigações com o intuito de identificar outras pessoas que possam ter ligação com o tráfico de drogas na Região do Cariri.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Moraes quebra sigilo de imagens do Planalto no dia 8 de janeiro e determina que PF ouça servidores do GSI

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira (21) a quebra do sigilo das imagens do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) captadas durante a invasão do Palácio do Planalto em 8 de janeiro. Com a decisão, todas as gravações deverão ser enviadas para investigação que está em andamento da Corte.

A determinação foi tomada após a gestão interina do GSI informar ao Supremo que uma sindicância foi aberta em 26 de janeiro pelo órgão para apurar a condutar de agentes que estavam em serviço, mas as imagens da ação dos vândalos não foram divulgadas em função do sigilo da investigação. 

Na mesma decisão, Moraes também mandou que a Polícia Federal (PF) realize, em 48 horas, o depoimento de todos os funcionários do GSI que foram identificados após gravações divulgadas pela CNN Brasil mostrarem o ex-ministro do GSI Gonçalves Dias e outros servidores no interior do Palácio do Planalto durante os atos golpistas.

Na decisão, o ministro afirmou que já havia determinado que todas as imagens da invasão deveriam ser anexadas à investigação dos atos que tramita no Supremo. 

Responsabilidade
Para Moraes, as gravações são necessárias para apurar a responsabilidade criminal dos envolvidos. 

"Portanto, inexiste sigilo das imagens, com base na Lei de Acesso à Informação, sobretudo por serem absolutamente necessárias à tutela jurisdicional dos direitos fundamentais, ao regime democrático e republicano, que foram covardemente desrespeitados no ataque criminoso à nossa democracia, no dia 8/01/2023", escreveu o ministro.

Alexandre de Moraes ressaltou que a investigação sobre os atos golpistas também apura as responsabilidades de agentes civis e militares que foram coniventes com os atos.

"A investigação dos atos golpistas não está restrita somente aos indivíduos e agentes públicos civis e militares que criminosamente pretenderam causar ruptura do Estado Democrático de Direito, na tentativa de violação de direitos fundamentais e na separação de poderes, mas, também, na identificação e responsabilização das condutas de todos aqueles, inclusive de agentes públicos civis e militares, que, durante a consumação das infrações penais do dia 8/1 ou, posteriormente, comissiva ou omissivamente, foram coniventes ou deixaram de exercer suas atribuições legais", concluiu.

Mais cedo, o ex-ministro do GSI Gonçalves Dias prestou depoimento à Polícia Federal (PF), em Brasília.

O depoimento foi determinado ontem (20) pelo ministro Alexandre de Moraes, que deu prazo de 48 horas para que o depoimento fosse realizado.

Fonte: Agência Brasil
 
Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Jumento vítima de maus-tratos tem pescoço perfurado em Juazeiro do Norte

Um jumento vítima de maus-tratos foi levado a um hospital veterinário em Juazeiro do Norte após apresentar perfuração e marcas no pescoço. O animal foi achado em uma avenida movimentada da região e especialista acredita que a violência acontece há mais tempo.

Uma equipe do Centro de Zoonoses de Juazeiro foi responsável por levar o jumento para os primeiros socorros e detectou que o animal já teve um dos olhos retirado.

“Existem duas hipóteses: pode ter sido um atropelamento, o que é muito difícil, como pode ter sido perfuração. Esse animal, provavelmente, sofreu muitos maus-tratos anteriormente”, afirma Eliziane Lucena, diretora do Centro de Zoonoses.

Este é o décimo animal de grande porte encontrado em situação vulnerável em Juazeiro do Norte só nesta semana.

“Isso deixa a gente muito angustiado. A gente pede o apoio da sociedade também com relação ao nosso trabalho”, desabafa Eliziane Lucena.

Crime
Segundo a Secretaria de Segurança Pública, em 2022 o Ceará apresentou um aumento de 24,6% no número de ocorrências de maus-tratos, comparando os três primeiros meses de 2022 e 2021.

A Lei de Crimes Ambientais prevê pena de reclusão de dois a cinco anos, além de multa e proibição da guarda dos animais, para quem comete esse tipo de crime.

Os números de telefone para denunciar são 181 ou 190.

Fonte: g1 CE
 
Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

MEI representa 79% das aberturas de empresas no Ceará em março

A Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec) registrou, em março de 2023, 9.686 novas empresas no estado. O terceiro mês do ano se destacou pelas constituições de Microempreendedores Individuais (MEI), que totalizaram 7.658 registros, o que corresponde a 79% do total de aberturas no período.

Os números são positivos e representam também crescimento de 1,93% em relação ao mesmo período de 2022, quando 9.502 empresas foram registradas, aponta a presidente da Jucec, Carolina Monteiro. “A Jucec vem trabalhando na simplificação de procedimentos e tornando a formalização de negócios mais ágil e acessível, sobretudo aos pequenos negócios, por meio do programa Empresa Mais Simples, o que reflete nos dados apresentados”.

Dentre o total de aberturas em março, o setor de serviços se sobressaiu com 5.847 registros de constituições, representando mais de 60% de todas as aberturas do mês. Os setores de comércio e indústria apresentaram, respectivamente, 3.016 e 825 empresas abertas ao longo do período destacado.

No primeiro trimestre de 2023, foram registradas 28.675 novas empresas no Ceará, sendo o mês de março o segundo com maior número de constituições desde o início do ano.

Em relação aos fechamentos, foram registradas 6.364 extinções no Ceará em março deste ano. O setor de serviços fechou 3.190 empresas, o comércio somou 2.570 extinções e a indústria, 606.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Correios prorroga inscrições para Jovem Aprendiz até próximo dia 30

As inscrições do processo seletivo da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), os Correios, seguem até o dia 30 de abril. Ao todo são 105 vagas em 29 cidades do Ceará. As oportunidades são para formação de cadastro de reserva para jovens aprendizes. A maioria das vagas se concentra em Crato, Juazeiro do Norte e Fortaleza.

As inscrições podem ser feitas até as 23h59 no endereço eletrônico http://www.correios.com.br, no link “Acesso à Informação > Servidores > Outras informações > Concursos Públicos".

Conforme o edital, as oportunidades são para os turnos matutino e vespertino. A seleção é para a ocupação de vagas nos cursos de assistente administrativo ou logística.

Benefícios e duração do estágio
O contrato terá duração mínima de 12 meses e máxima de 24 meses consecutivos e anotação na Carteira de Trabalho e Previdência Social digital. Do total das vagas, 10% serão destinadas aos candidatos com deficiência e 20% aos que se declararem pretos e pardos.

O aprendiz terá jornada de 20 horas semanais distribuída em quatro horas diárias, divididas em atividades teóricas (em entidade qualificada na formação técnico-profissional) e práticas (nos Correios).

Os selecionados receberão o salário-mínimo-hora, conforme piso salarial de cada estado, além de vale-transporte, vale-refeição ou alimentação e uniforme.

A seleção terá comprovação de requisitos referentes à renda familiar, idade, tipo de instituição de ensino onde estuda e participação em projetos sociais. A pontuação está detalhada no edital. O processo seletivo terá a validade de um ano, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.

Veja a distribuição de vagas por município no Ceará:
  • Aquiraz (1)
  • Aracati (1)
  • Barbalha (1)
  • Boa Viagem (1)
  • Brejo Santo (1)
  • Canindé (1)
  • Cascavel (1)
  • Caucaia (4)
  • Crateús (1)
  • Crato (3)
  • Fortaleza (63)
  • Horizonte (2)
  • Icó (1)
  • Iguatu (2)
  • Ipu (1)
  • Itapajé (1)
  • Itapipoca (1)
  • Juazeiro do Norte (4)
  • Limoeiro do Norte (1)
  • Maracanaú (3)
  • Maranguape (1)
  • Morada Nova (1)
  • Quixadá (1)
  • Quixeramobim (1)
  • Russas (1)
  • São Gonçalo do Amarante (1)
  • Sobral (3)
  • Tauá (1)
  • Tianguá (1)

Fonte: g1 CE

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Ceará estima receber aproximadamente 100 mil turistas no feriadão de Tiradentes

A Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) divulgou, nessa quinta-feira (20), os números estimados para o feriadão de Tiradentes. Conforme levantamento da pasta, o estado deve receber, aproximadamente, 100 mil turistas, o que significa um crescimento de 12% na comparação com o ano anterior.

O impacto gerado na economia estadual será de R$ 200 milhões de receita direta e cerca de R$ 330 milhões de renda em toda cadeia produtiva do setor, representando um crescimento de 20% em relação ao mesmo período de 2022.

“Assim como aconteceu no período da semana santa, no feriadão de Tiradentes estamos no ranking dos destinos mais buscados das principais plataformas de viagens. Nesse, em especial, estamos com uma expectativa muito boa de ocupação dos nossos principais destinos. A região serrana tem se destacado, além do nosso litoral que é bastante procurado. Sem dúvidas, será mais um feriadão com bons resultados para economia cearense e todo o trade”, avalia a secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque.

Rede hoteleira
A ocupação da rede hoteleira de Fortaleza deve ficar acima dos 62%. Os flats são as formas de hospedagens mais buscadas, seguido por hotéis, pousadas e albergues.

A Setur identificou que, além do feriadão, a taxa de ocupação da rede hoteleira terá reforço devido ao concurso do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), que conta com cerca de 35 mil inscritos.

Destinos mais buscados
Os destinos regionais cearenses também devem ser bastante buscados no feriadão. No levantamento da Setur, foi identificado que a taxa de ocupação em Guaramiranga deve chegar a 70%. O município serrano lidera o ranking de preferência entre os turistas, seguido por Jericoacoara, Flecheiras/Mundaú, Camocim, Canoa Quebrada, Porto das Dunas, Cumbuco e Praia das Fontes/Morro Branco.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

22 de abril

1418 - Encerra-se o Concílio de Constança, que resulta no fim do Grande Cisma do Ocidente.
1500 - O navegador português Pedro Álvares Cabral torna-se oficialmente o primeiro europeu a chegar ao Brasil.
1915 - Os alemães utilizam gás clorídico como arma química na Segunda Batalha de Ypres, matando em dez minutos mais de 5 000 soldados por asfixia no primeiro uso em larga escala de gás venenoso na I Guerra Mundial.

Nasceram neste dia…
1451 - Isabel I de Castela (m. 1504).
1724 - Immanuel Kant, filósofo alemão (m. 1804).
1950 - Peter Frampton (foto), cantor e guitarrista britânico.

Morreram neste dia…
1821 - John Crome, pintor britânico (n. 1768).
1994 - Richard Nixon, 37° presidente dos Estados Unidos da América (n. 1913).
2008 - Francisco Martins Rodrigues, político português (n. 1927).

Fonte: Wikipédia

Conheça os benefícios do ora-pro-nóbis para a saúde

No princípio era o estado de Minas Gerais. Em tempos de colônia, o ora-pro-nóbis, planta de nome científico Pereskia aculeata, frequentava as mesas dessa região, especialmente das chamadas cidades históricas que foram povoadas no ciclo do ouro. Nos últimos anos, sua fama se esparramou, inclusive pelos benefícios para a saúde.

Vem do Sul uma revisão de estudos que confirma sua riqueza nutricional. “A espécie oferece minerais como manganês, magnésio, ferro, cálcio, além de vitamina C e fibras”, enumera a pesquisadora Larissa Wainstein Silva, da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Santa Catarina. Um arranjo protetor da imunidade. Outros trabalhos revelam ainda uma grande quantidade de compostos fenólicos que resguardam as artérias.

Seu teor proteico, porém, sempre foi o mais alardeado. “Ele pode concentrar de 17 a 32% de proteína em matéria seca”, quantifica o engenheiro-agrônomo Nuno Rodrigo Madeira, da Embrapa Hortaliças, no Distrito Federal. Essa exorbitância inspirou a criação de um tipo de farinha que enriquece bolos, pães e massas, deixando as receitas com um tom esverdeado.

Desconfia-se também que tanta fartura esteja por trás de um de seus mais antigos apelidos: carne de pobre. Relatos dão conta de que, na falta de um filé no prato, o povo menos favorecido recorria ao alimento para suprir a necessidade do nutriente.

É certo que as folhas frescas não valem por um bife, mas são muito bem-vindas. “Trata-se de um ingrediente que promove a nossa biodiversidade e que pode colaborar para o combate à monotonia alimentar”, avalia o nutricionista José Divino Lopes Filho, da Universidade Federal de Minas Gerais.

Realmente é um sacrilégio priorizar hortaliças vindas de outros continentes diante de uma opção nativa, abundante, deliciosa e que carrega tanta história.

Para que serve o ora-pro-nóbis, das flores ao broto
  • Flores: elas também são comestíveis e colaboram na finalização de pratos. Além disso, atraem abelhas e se fazem essenciais para a produção de mel.
  • Fruta: a coloração alaranjada denuncia a presença de betacaroteno, substância aclamada pela ação antioxidante. É matéria-prima de geleias, sucos, licores, compotas…
  • Broto: cheio de fibras, o talinho, que muitos chamam de ponteira, é a parte jovem do ora-pro-nóbis e lembra o aspargo. Crocante, costuma ser degustado cru.

De cerca viva a alimento
A Pereskia aculeata é considerada parte do time das plantas alimentícias não convencionais, as chamadas Pancs. A nutricionista Irany Arteche, de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, é uma das responsáveis por cunhar a sigla. “Mas, no caso do ora-pro-nóbis, o P pode ser sinônimo de Patrimônio”, brinca.

“Como ele não está inserido nas cadeias produtivas, é raro encontrá-lo em feiras e supermercados”, avisa Madeira, um dos grandes entusiastas da espécie. Embora haja um movimento pela sua valorização na cozinha, ele segue sendo bastante utilizado exclusivamente como cerca viva nos quintais Brasil afora.

Inclusive, antigamente, as igrejas mineiras contavam com essa proteção natural. Graças à altura de seus arbustos — que alcançam até 10 metros de altura — e a presença de espinhos, a planta ajudava a impedir a entrada de intrusos na hora da missa.

Essa relação eclesiástica explica a origem de seu nome. Ora-pro-nóbis significa “rogai por nós” e fazia parte de orações dirigidas a Nossa Senhora. Há relatos de que alguns fiéis costumavam devorar a “cerca” durante os intermináveis sermões proferidos em latim, tão recorrentes no passado.

A nutricionista Andrea Matias, professora da Universidade Mackenzie, em São Paulo, e integrante do projeto Biodiversidade para Alimentação e Nutrição (BFN), iniciativa que visa ampliar o consumo de alimentos brasileiros, conta que a espécie também é chamada de outras maneiras. “Muitos não conseguiam pronunciar o latim, assim surgiram derivações como lobrobó, orabrobó, entre outros”, conta.

Historiadores dizem que os padres não só foram os responsáveis por batizar a espécie como auxiliaram na sua disseminação para outros cantos por meio de viagens — eles inclusive teriam ensinado receitas com o alimento. Será obra de um sacerdote a tradicional mistura da planta com angu de fubá ou costelinha de porco? Vai saber…

Como plantar e cultivar ora-pro-nóbis
  • Onde achar: a muda não é comercializada em centros convencionais. A solução é procurar em viveiros e até em feiras de produtos orgânicos.
  • Dê apoio: escolha vasos grandes e apoie a espécie com estacas enfiadas na terra. Por ser uma trepadeira, ela necessita desse sustento.
  • Banho de sol: como é da família dos cactos, o ora-pro-nóbis precisa de luz solar. Em apartamentos, aconselha-se deixá-lo próximo a janelas.
  • Nada de encharcar: em ambiente externo, o ideal é plantar na primavera por causa das chuvas. Quanto à rega, não abuse — mas jamais deixe a terra seca.
  • Tempo de colher: em geral, a primeira colheita das folhas ocorre 120 dias depois do plantio. Daí é só fazer experimentações na cozinha.
  • A manutenção: para que não cresça demais, realize podas, em média, a cada dois meses. Use luvas ao manusear a planta, já que ela tem espinhos.

Festival de sabores e receitas
Na cidade mineira de Sabará, há um festival dedicado especialmente à planta — ele ocorre há mais de duas décadas. Durante três dias, geralmente no mês de maio, milhares de pessoas se reúnem para ouvir música e, claro, comer muitas delícias feitas com a matéria-prima sacralizada. “Resgatar ingredientes e saberes antigos, que caíram em desuso, ajuda a ampliar a oferta desses alimentos no dia a dia”, defende Irany.

Sem contar que é um delicioso convite para testar e conhecer receitas. “O gosto neutro do ora-pro-nóbis confere versatilidade culinária e garante sua presença em pratos diversos”, comenta uma grande fã da espécie, a médica Marcela Voris, da Associação Brasileira de Nutrologia.

Desde saladas até refogados, passando por sopas, molhos, doces e farofas, o ora-pró-nobis percorre a cozinha de acordo com a criatividade do mestre-cuca — cabe ressaltar que combina com todos os tipos de ervas e temperos.

Das folhas suculentas destaca-se um tipo de mucilagem, substância que, além de dar aquela força ao funcionamento do intestino, atua na consistência das preparações culinárias. Por isso, anda despertando o interesse da indústria alimentícia. Trata-se de um dos agentes por trás da viscosidade que surge quando o vegetal vai ao fogo, engrossando cozidos e ensopados.

Eloi Moreira, chef de cozinha de Belo Horizonte, revela um truque aos que não gostam do líquido “quiabento”. “Para atenuar essa baba, basta acrescentar gotas de limão”, ensina.

Outra estratégia é manter a folha inteira, sem picar. E pode mandar para a panela sem medo de acabar com suas benesses. “A maioria dos nutrientes encontrados na espécie se mantém. Há poucas perdas”, garante Irany.

Só não pode cometer o pecado de esquecer o vegetal cozinhando. “A sugestão é incluir ao final do preparo dos pratos e deixar alguns minutinhos para garantir sua textura”, sugere Moreira.

Se você ainda não provou o ora-pro-nóbis, saiba que está perdendo uma experiência celestial.

Dicas de preparo nas receitas
  • Ao natural: as folhas suculentas podem entrar cruas em saladas. Misture com outras verduras nacionais, caso da major-gomes e da beldroega.
  • Cozida: compõe receitas de refogados, omeletes, caldos e acompanha costelinha de porco, frango caipira e outras carnes.
  • Farinha: leve as folhas ao forno e asse, em fogo baixo, por cerca de uma hora ou até secarem. Triture-as. Vai bem em bolos, pães, pizzas…
  • Molhos: o chef mineiro Eloi Moreira criou um molho pesto com ora-pro-nóbis e castanha-do-pará. A planta ainda dá um toque especial a vinagretes.

Poderes fora da cozinha
Não bastasse sua tradição culinária, o ora-pro-nóbis sempre foi utilizado como um tipo de unguento para aliviar feridas e outras encrencas da pele.

A antiga aplicação medicinal deu as pistas para a pesquisa do farmacêutico Nícolas de Castro Campos Pinto, da Universidade Federal de Juiz de Fora, em Minas Gerais. “Identificamos substâncias de efeito anti-inflamatório nas folhas da espécie”, explica.

Além de impedirem a inflamação, os compostos químicos extraídos da planta são capazes de favorecer a cicatrização e a produção de colágeno. “Desenvolvemos um creme que está em fase de testes”, revela o pesquisador.

Fonte: Veja Saúde

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Com câncer raro, agricultora cratense sonha em conhecer o mar e reformar casa

A agricultora Rita de Cássia Silvestre, 37 anos, trabalha desde cedo no campo, na zona rural do Crato. Para ajudar a família, ainda criança conseguia conciliar o trabalho na roça com os estudos. E, ao mesmo tempo, tinha um sonho: conhecer o mar e tocar a areia da praia.

No entanto, o sonho de conhecer o litoral cearense teve que ser adiado. Em 2020, Rita de Cássia foi diagnosticada com Sarcoma de Ewing na perna direita e, posteriormente, descobriu que a doença se espalhou para o pulmão. A agricultora enfrenta muitas dificuldades, tanto físicas como emocionais. Ela recebe tratamento e cuidados de familiares, médicos e amigos. Porém, seu estado de saúde se agravou e vive sob os cuidados paliativos.

"Sim, é o meu maior sonho de conhecer o mar e tocar a areia da praia. Ouvir o barulho do mar. Faz três anos que descobri a doença e mudou a minha vida. Sempre tive vida agitada e de muito trabalho. Quando me programava para realizar o sonho, apareceu a doença. Queria muito que alguém realizasse esse sonho", afirmou.

Sensibilizados com a situação de "Ritinha", como é carinhosamente conhecida na vizinhança, uma amiga criou o projeto "Eu me Importo". Lá, por meio do Pix, as pessoas podem ajudar com qualquer valor para custear alimentação, combustível e hospedagem para Rita de Cássia ir até Fortaleza e realizar o sonho.

"Foi minha amiga Eliane Lima que decidiu criar essa campanha. Ela teve a iniciativa de fazer isso no dia do meu aniversário, que aconteceu no último dia 13 de abril. Eu e Eliane somos amigas e juntas lutamos contra o câncer", explica.

Reforma da casa
Outro sonho de Ritinha é conseguir móveis para montar o quarto dos filhos. A atual residência da agricultora é de tijolo, chão batido, poucos móveis. Ela quer reformar a casa da família para que os filhos tivessem mais conforto.

"Ela está meio de tijolo e meio rebocada. Quando chove às vezes molha e isso incomoda um pouco. Queria ajeitar o teto, o piso e as paredes que são de tijolos. Conseguir alguns móveis. Podem ser usados. Mas, como eu digo, acho que é pedir demais, no entanto, eu espero receber essa pouca ajuda. O que chegar será bem-vindo e ficarei eternamente grata”, conta emocionada.

As doações acontecem pela chave Pix: (88) 99957.0103, no nome de Rita de Cássia Silvestre.

Sarcoma de Ewing
O Sarcoma de Ewing é o segundo tumor ósseo mais frequente na infância e adolescência. Geralmente a doença atinge os ossos da pelve (quadril), tórax (costelas) e ossos longos, como o fêmur (na perna) e úmero (no braço).

Os sintomas iniciais são variados, mas inicialmente pode ser percebida uma massa ou um inchaço no local do tumor. Outro sintoma é a dor no local.

A dor pode ser causada tanto pelo crescimento do tumor como por uma fratura do osso enfraquecido pela doença.

Fonte: g1 CE
 
Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Atualização do Instagram agora permite incluir até 5 links na bio; veja como

O Instagram acaba de liberar uma nova função que permite adicionar até cinco links na página de perfil dos usuários. A novidade foi divulgada pelo CEO da Meta, Mark Zuckerberg, que disse que a novidade é “provavelmente um dos recursos mais solicitados que tivemos”.

Até então, só era possível incluir apenas um link na bio da Instagram, o que limitava a divulgação de sites ou perfis de outras redes sociais dos usuários. Isso acabou motivando a criação de serviços de terceiros, como Linktree, em que o usuário cria um endereço customizado para uma página com uma lista de links.

Com o novo recurso nativo do Instagram, é possível adicionar os links em aplicativos para Android e iOS, incluindo a possibilidade de dar um título para cada um deles e ordenar como eles aparecerão. Não é preciso ter uma conta profissional no aplicativo.

Contudo, segundo apontou o The Verge, se mais de um link for adicionado, só será exibido no perfil o primeiro endereço da lista. Para ver o restante da lista, será necessário fazer um clique extra em um link disponível ao lado do primeiro.

Passo a passo para incluir links na bio do Instagram

• Abra o aplicativo do Instagram no celular
• Clique no botão “Editar” do seu perfil
• Na opção de “Links”, selecione “Adicione links”
• Selecione “Adicionar link externo” e informe o endereço e um título para ele
• Clique em “Concluir”.

Como a opção de múltiplos links foi liberada nesta terça-feira (18), é comum que a novidade não chegue para todos instantaneamente. O novo recurso deve ser liberado gradativamente para usuários do mundo todo nas próximas semanas, conforme o aplicativo é atualizado para os diferentes modelos de celulares.

Fonte: Gizmodo

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

19 de abril

1506 - Início do Massacre dos judeus em Lisboa, causando a morte de cerca de 3000 pessoas.
1648 - Primeiro confronto da Batalha dos Guararapes, simbolicamente, considerada a origem do Exército Brasileiro.
2005 - O cardeal Joseph Ratzinger é eleito Papa Bento XVI no segundo dia do Conclave papal.

Nasceram neste dia…
1882 - Getúlio Vargas (foto), político brasileiro (m. 1954).
1899 - Duarte Pacheco, estadista português (m. 1943).
1923 - Lygia Fagundes Telles, escritora brasileira.

Morreram neste dia…
1882 - Charles Darwin, biólogo britânico (n. 1809).
1906 - Pierre Curie, físico francês (n. 1859).
1998 - Octavio Paz, escritor e diplomata mexicano (n. 1914).

Fonte: Wikipédia

Lula assina projeto de lei para viabilizar piso nacional da enfermagem

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta terça-feira (18) um projeto de lei para viabilizar o pagamento do piso nacional da enfermagem.

O projeto, que será analisado pelo Congresso Nacional, abrirá espaço no orçamento para assegurar o pagamento do piso a enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras.

O texto abre crédito especial ao Orçamento da Seguridade Social da União, no valor de R$ 7,3 bilhões, em favor do Ministério da Saúde. A assinatura foi realizada na Sala de Audiências do Palácio do Planalto.

O projeto tem como objetivo incluir nova categoria de programação no orçamento do Ministério da Saúde, no âmbito do Fundo Nacional de Saúde (FNS), para possibilitar o atendimento de despesas com o piso nacional de enfermeiro, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras, conforme previsto pela Emenda Constitucional 124/2022, e regulamentado pela Lei 14.434/2022.

A lei que fixou pisos salariais para as categorias foi aprovada pelo Congresso e sancionada pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL), mas não previa a fonte dos recursos e acabou suspensa por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

Uma proposta de emenda à Constituição foi aprovada no fim do no ano passado pelo Congresso permitindo que a fonte de financiamento do piso da enfermagem fosse extra teto.

O texto fixou em R$ 4.750 o piso nacional de enfermeiros dos setores público e privado, valor que serve de referência para o cálculo do mínimo salarial de técnicos de enfermagem (70%), auxiliares de enfermagem (50%) e parteiras (50%).

  • Enfermeiros: R$ 4.750;
  • Técnicos de enfermagem: R$ 3.325;
  • Auxiliares de enfermagem: R$ 2.375;
  • Parteiras: R$ 2.375.

Fonte: g1

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Suspeito de tráfico de drogas e estupro de vulnerável é preso em Juazeiro do Norte

Uma ação rápida da Polícia Militar do Ceará (PMCE) resultou na prisão em flagrante, nessa segunda-feira (17), de um homem suspeito de tráfico de drogas e estupro de vulnerável contra uma adolescente de 13 anos, em Juazeiro do Norte. Com ele, cerca de um quilo e 700 gramas de drogas foi apreendido. O capturado, que já possui passagens por tráfico de drogas e descumprimento de medida protetiva, foi autuado na Delegacia Regional de Juazeiro do Norte.

Por volta das 21h45min, a equipe do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da Polícia Militar foi acionada para checar uma ocorrência de tráfico de drogas no bairro Vila Três Marias. No local, um homem de 52 anos foi identificado. No imóvel, dois tabletes de entorpecentes foram localizados. Um tijolo de cocaína e vários papelotes de substância ilícita, além de pedras de crack, uma balança de precisão e diversos sacos plásticos também foram apreendidos. Ao todo, um quilo e 700 gramas de drogas foi apreendido.

Durante a ação na residência, uma adolescente de 13 anos de idade foi encontrada. Conforme apuração, o suspeito teria cometido o crime de estupro de vulnerável contra a vítima. Diante dos fatos, o suspeito foi conduzido até a Delegacia Regional de Juazeiro do Norte, onde foi autuado em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e estupro de vulnerável. Ele foi colocado à disposição da Justiça. Já a adolescente foi submetida a exame de corpo de delito e entregue aos cuidados de familiares. A ocorrência de estupro de vulnerável foi transferida e é acompanhada pela Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Juazeiro do Norte.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Governo recua e mantém isenção para compras internacionais entre pessoas físicas de até US$ 50

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o governo não vai mais acabar com a isenção do imposto de importação para encomendas de até US$ 50 (R$ 247) remetidas por pessoas físicas e destinadas também a pessoas físicas.

Em entrevista a jornalistas, Haddad disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu que a equipe econômica desistisse da proposta e buscasse uma solução administrativa.

"O presidente [Lula] pediu para tentar resolver isso administrativamente, usar o poder de fiscalização da Receita Federal sem a necessidade de mudar a regra atual. Estava gerando confusão de que isso poderia prejudicar as pessoas que de boa-fé recebem encomendas do exterior até esse patamar, que é uma regra antiga", afirmou.

A medida gerou repercussão negativa nas redes sociais depois de ter sido anunciada pelo Ministério da Fazenda diante da possibilidade de aumento nos preços de produtos comercializados por plataformas internacionais, principalmente varejistas asiáticas, como AliExpress, Shein e Shopee.

A decisão de equiparar as regras para pessoas físicas e jurídicas tinha como objetivo fechar o cerco a empresas estrangeiras que se utilizam de brecha na legislação brasileira para vender produtos importados sem pagar imposto. De acordo com Haddad, uma empresa específica estaria burlando a regra.

"Em relação à pessoa física, o presidente pediu para não alterar a regra mesmo que isso signifique um custo mais elevado de fiscalização. Eles estão usando uma brecha para burlar a lei, a Receita queria fechar essa brecha", disse Haddad.

Na segunda-feira (17), antes do encontro com Lula, o secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, afirmou que o governo não iria voltar atrás na decisão.

Fonte: Folhapress

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

A convite de Lula, Elmano de Freitas participa de reunião sobre enfrentamento à violência nas escolas

O governador Elmano de Freitas, que cumpre agenda em Brasília, participou, na manhã desta terça-feira (18), de reunião com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de representantes dos três poderes da República e de outros setores da sociedade. O encontro pautou reflexões e ações integradas de enfrentamento à violência nas escolas brasileiras.

O presidente Lula falou sobre a mobilização e trabalho para garantir que as escolas brasileiras reencontrem um ambiente de fortalecimento de vínculos e proteção. “Nós estamos colhendo o que foi plantado pelos discursos [de ódio] nesse país afora. As pessoas não podem fazer na rede digital aquilo que é proibido na sociedade. A família tem que estar envolvida nesse processo para ajudar a escola, para recuperar o processo educacional na escola. A humanidade está mudando de padrão de comportamento e, nós, como governantes, não podemos deixar a sociedade perder o humanismo. Transformar as escolas em prisões de segurança máxima não é politicamente e humanamente adequado. Nós temos que pensar também o que ensinamos as crianças dentro de casa”, defendeu.

Sobre o tema, o governador Elmano de Freitas destacou a preocupação diante do ataque sofrido por duas estudantes cearenses do 9° ano do Ensino Fundamental em Farias Brito, na Região do Cariri, na última quarta-feira (12). Para o gestor, é fundamental o conjunto de medidas na área da segurança, mas também são necessárias “ações voltadas à saúde mental dos estudantes e o acompanhamento dos estudantes, professores e famílias”, ressaltou.

“A reunião é muito importante porque une os governadores e o Palácio do Planalto para que possamos tomar medidas. Nós temos que nos concentrar naquilo que causa esses problemas que nem sempre surgem nas escolas. Nós temos problemas na sociedade, na família, na perspectiva dos nossos jovens e na criação das nossas crianças. Nós temos que tratar a raiz desses problemas e proteger a escola desses fenômenos e dessas dificuldades”, apontou o governador.

Cultura de Paz
Na abertura da reunião, o ministro da Educação, Camilo Santana, relembrou outros episódios de violência nas escolas que sensibilizaram a sociedade brasileira. Segundo ele, não há solução fácil, mas é necessário que todos os nossos entes federados se unam efetivamente em torno dessa questão.

“No dia 5 de abril, o presidente da República convocou oito ministros para discutir essa temática e construir, em um prazo de até 90 dias, uma Política Nacional de Enfrentamento à Violências nas Escolas Brasileiras. Já estamos com mais 50 proposições, ouvindo especialistas de todo o País, para que possamos construir ações importantes, não só preventivas, mas também imediatas e de longo prazo. Foi estabelecido também um canal constante de diálogo com o Conselho Nacional de Secretários de Educação dos Estados Brasileiros e com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação”, disse.

Sobre a importância da cultura de paz nas escolas, o ministro Ministério da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, destacou a importância do engajamento de toda a sociedade, inclusive das corporações que gerenciam as plataformas digitais. “Nenhum de nós sozinhos conseguiremos combater o fluxo terrível de discursos de ódio na internet. Precisamos, todos juntos, mobilizar nossas sociedades, desde os municípios, estados, com campanhas publicitárias que envolvem as famílias, o núcleo básico de estruturação da cultura de paz e dos direitos humanos. Minha fala também é para agradecer as polícias do nosso país, federais e estaduais, que trabalham em união”, enfatizou.

Flávio Dino apontou números que revelam o trabalho que está sendo feito na área da segurança. “Todos os dias temos dezenas de vídeos que incentivam ataques às escolas, à mutilação de jovens e apologia ao Nazismo. Isso é crime no Brasil, não é liberdade de expressão. Em dez dias, temos 225 prisões ou apreensões; 694 intimações de adolescentes suspeitos; 155 buscas e apreensões realizadas; o registro de 1.595 boletins de ocorrência; 1.224 casos em investigação em todo o território nacional; 756 suspensão de perfis em plataformas digitais. São perfis dedicados a difundir ódio; 100 pedidos de preservação de conteúdos para fundamentar investigações em curso nas polícias; 367 solicitação de cadastros para investigações. Nós também recebemos 7.473 denúncias pelo canal disponibilizado pelo Ministério da Justiça”, afirmou.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Haddad se reúne com banqueiros e quer cortar juros do cartão de crédito rotativo

O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se reuniu com banqueiros e representantes de entidades do setor par discutir formas de reduzir o patamar atual dos juros do cartão de crédito rotativo.

Segundo Haddad, será criado um cronograma para balizar um estudo sobre o assunto, e a discussão deve envolver a autoridade reguladora - o Banco Central (BC).

A discussão envolveu "quatro ou cinco CEOs", segundo o ministro. Dentre eles:
  • O presidente do Bradesco, Octavio de Lazari
  • O presidente do Itaú, Milton Maluhy
  • O presidente do Santander, Mario Leão
  • A CEO do Nubank, Cristina Junqueira
Além disso, estava presente o presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Isaac Sidney, e o presidente da Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF), Rodrigo Maia.

"Vamos entregar um cronograma de apresentação de um estudo. Eu pedi celeridade, porque é uma preocupação do presidente Lula. Eles pediram para envolver o Banco Central, em virtude da regulação do produto", disse Haddad, em Brasília.

"Hoje passamos 1 hora estudando o modelo atual, para que haja uma compreensão dos problemas que todos enfrentam em relação a isso. São muitos interlocutores: tem a bandeira, a maquininha, o banco, a lojista. Há muitos atores nesse processo", completou.

Haddad defendeu que o atual modelo de cobrança do crédito rotativo "prejudica muito a população de baixa renda".

"Uma boa parte do que pessoal que está no Serasa hoje é por conta do cartão de crédito. Não só, mas é também por cartão de crédito. E as pessoas não conseguem sair do rotativo. É preciso encontrar um caminho negociado como fizemos com a redução do consignado dos aposentados", disse.

Haddad discute parcelamento no Pix
Recentemente Haddad também envolveu o BC em uma discussão acerca do parcelamento de dívidas no Pix.

Em diálogo com Roberto Campos Neto, o ministro pediu que essa possibilidade fosse balizada.

"Pode ser uma grande inovação do nosso sistema bancário você parcelar usando essa ferramenta. Isso melhora as condições de competitividade e de crédito no país", disse o ministro em evento virtual promovido por um banco de investimentos.

De acordo com Haddad, a proposta integra um pacote de estímulo ao crédito. O ministro destacou que o governo prevê ao menos 12 medidas para para melhorar as condições de crédito, tendo aval do BC em metade delas.

Fonte: Terra (Via Suno Notícias)
 
Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Prefeito de Pacatuba e outras 22 pessoas são alvos em operação do MPCE

O prefeito de Pacatuba, Carlomano Gomes Marques (MDB), se tornou alvo de mandado de prisão, na manhã desta terça-feira (18), durante a operação Polímata, deflagrada pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) para apurar a prática de crimes contra a administração pública e licitatórios na Prefeitura do Município. Outras 22 pessoas foram detidas por conta dos mandados cumpridos no início desta manhã.

A informação inicial do MP aponta que o titular da Prefeitura foi preso, assim como os demais. No entanto, a defesa de Carlomano Marques, representado pelo advogado Leandro Vasques, alega que ele precisou ser hospitalizado por conta de uma série de comorbidades. 

"Desta forma o prefeito Carlomano já se encontra internado numa unidade hospitalar à disposição das autoridades, pois sequer reunia cenário favorável a prestar depoimento", diz a defesa do político.

Confirmando, o MPCE reforçou que o mandado de prisão contra o prefeito foi, de fato, cumprido. Entretanto, por conta dos problemas de saúde, ele foi conduzido ao hospital, onde permanece sob escolta policial com o intuito de ouvi-lo nos próximos dias. 

Outros detidos
Dentre os demais 22 alvos, foram detidos os secretários:
  • Willames Freire Bezerra, da Secretaria da Saúde;
  • Raimundo Nonato Sousa da Costa, da Cultura e Turismo;
  • João Filho Ângelo, secretário da Segurança Pública, Defesa Civil e Patrimonial;
  • Fernanda Kelly Souza, do Desenvolvimento Econômico;
  • Glauciane Rolim, secretária de Assistência Social;
  • Maria Eliane da Penha Almeida, da pasta de Educação, Esporte e Juventude;
  • Osvaldo Cavalcante Pita Neto, da secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente; 
  • Armando Gomes Marques, da Agricultura e Desenvolvimento Agrário.

Segundo o MP, também foram detidos: Kauan Alves Silva de Oliveira, ordenador de despesas do Gabinete do prefeito; Maiane de Souza Silva, também ordenadora de despesas; José Glauco Moreira da Silva Filho, diretor do Fundo Municipal de Previdência Social; Michelle Severo de Mesquita, Procuradora Geral de Pacatuba; e Gabriel Pactrick Bezerra e Silva, Elerson Vieira de Souza, Francisco Lucas de Lima, Igor Evangelista da Silva, Antônio Elieudo Pereira de Oliveira, Douglas Alexandre Felipe, André Lucas Silva de Oliveira, Jéssica Maria Domingos Ferreira, Raimundo Idevan Martins de Lima e Paulo Jefferson Felismino dos Santos. 

Alvo da operação
Em nota oficial, o MPCE informou que ainda foram alvos "representantes de empresas fornecedoras que mantinham vínculo com a Prefeitura por meio de contratos firmados com dispensa de licitação".

Com a operação, o Poder Judiciário determinou o encerramento dos contratos firmados entre a Prefeitura e as pessoas físicas e jurídicas investigadas.

Ainda foram cumpridos 37 mandados de busca e apreensão em Fortaleza, Pacatuba, Caucaia, Horizonte e Iguatu, com apreensão de cerca de R$ 400 mil. 

Investigação
A investigação, esclarece o Ministério Público, apura a prática de crimes contra a administração pública e licitatórios no âmbito da Prefeitura com foco nos anos de 2021 e 2022. 

A Procuradoria de Justiça de Crimes contra a Administração Pública (Procap) pontuou que várias unidades gestoras e secretarias recorriam a dispensas de licitação, contratando fornecedores, incluindo pessoas físicas, com indicativo de ausência de capacidade operacional.

A finalidade, então, seria a execução de uma multiplicidade de atividades, com despesas estimadas em R$ 19 milhões.

Confira a nota da defesa de Carlomano Marques:

"A defesa do prefeito de Pacatuba Carlomano Marques representada pelo advogado Leandro Vasques informou que só iremos nos pronunciar após o amplo e irrestrito acesso ao conteúdo investigativo, o qual já solicitamos ao TJCE. Adianto que expusemos aos Representantes do Ministério Público que estavam a cumprir a ordem judicial que o prefeito Carlomano Marques, que é septuagenário, precisava ser hospitalizado por reunir algumas comorbidades sensíveis que repercutem em sua saúde como, hipertensão, sequelado de AVC, portador de insuficiência cardíaca grave e miocardiopatia isquêmica, no que os senhores Promotores de Justiça, prudente e responsavelmente aquiesceram. Desta forma o Prefeito Carlomano já se encontra internado numa unidade hospitalar à disposição das autoridades, pois sequer reunia cenário favorável a prestar depoimento".

Por Mylena Gadelha e Messias Borges

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Festival Musicariri ocorre no próximo dia 22 de abril, em Juazeiro do Norte

Será no próximo sábado, dia 22 de abril de 2023, às 18h30, a etapa final do Festival Musicariri: uma realização da Universidade Federal do Cariri (UFCA), por meio do Programa de Educação Tutorial do Curso de Música (PETMúsica/UFCA), em parceria com a Prefeitura de Juazeiro do Norte, com o Sesc e com o Centro Cultural Banco do Nordeste.

Com o objetivo de oportunizar um espaço de divulgação de música autoral na região do Cariri, o Musicariri recebeu, desde o fim de março deste ano, vídeos com composições de residentes no Cariri há pelo menos seis meses ou que comprovadamente atuem na cena musical na região há, pelo menos, um ano. As composições puderam ser submetidas ao festival em duas categorias: "Canção" e "Peça Instrumental".

Todos os vídeos foram postados no YouTube do PETMúsica da UFCA. Seguirão para a etapa final os três vídeos que obtiverem o maior número de likes, em cada categoria, até o dia 18 de abril de 2023. A etapa final será realizada na Alameda Juazeiro do Norte, no centro da cidade. Seguem, abaixo, os participantes inscritos.

Peça Instrumental

iMBú Trio - O Chorinho é Dela

Canção
  • Ailton Jesus - Século
  • André Oliveira - Só Mais Uma Vez
  • Davi Martins - Cansei do Amor
  • Gabrielle Andrade - Dragão a Vapor
  • Vito - Dona Preguiça
  • Laelio Rijo - Broken People Make Broken Hearts
  • Levi Alexandre - Ouve Esse Som
  • Marina Marques - Quem matou Julieta?
  • Pedro Paulo Chagas - Sena de Sertão II
  • Sammir Rimmas - Memórias
  • William Wallace - O amor também sente
Em caso de empate na apuração dos resultados na primeira fase, o critério de desempate será o número de visualizações. No caso de igualdade na segunda fase, o critério de desempate será feito pela decisão da banca de jurados do Festival.

Etapa Final
Na segunda etapa, as apresentações serão avaliadas por uma banca de jurados, composta por músicos, produtores culturais e professores de Música da região. Nesta etapa, o júri avaliará a performance ao vivo de acordo com os critérios técnicos:
  • N1: Letra (categoria Canção) ou consistência harmônica e melódica (categoria Peça Instrumental);
  • N2: Performance no palco;
  • N3: Criatividade musical;
  • N4: Interpretação.
Premiação
Os três primeiros colocados em cada categoria vão receber, respectivamente, como premiação, R$ 500,00 (quinhentos reais) R$ 300,00 (trezentos reais) e R$ 200,00 (duzentos reais). O primeiro lugar de cada categoria vai receber, além do prêmio em dinheiro, quatro horas de estúdio para gravação de um single.

O pagamento dos cachês deverá ser feito até 60 dias após a realização da segunda etapa do evento.

Serviço:

Instagram: @musicariri

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Turismo cearense segue ritmo de crescimento e alcança o segundo melhor desempenho do país em janeiro

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que a atividade turística no Ceará cresceu 7,2% em janeiro deste ano, na comparação com o mês anterior. O resultado apresentado é o segundo melhor do país, ficando atrás apenas do Mato Grosso do Sul (7,5%).

Divulgada na última sexta-feira (14), a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) mostra também que o resultado do estado ficou acima do crescimento nacional, que foi de 0,5%.

Na avaliação da secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque, o crescimento do setor gera impacto para todos os cearenses. “Quando o turismo cresce, temos impacto em toda cadeia econômica e os resultados chegam para todos. Seja para a população, com mais empregos e geração de renda, como também para o empresário que faz operar o trade em nosso estado. Esse resultado é bastante importante, pois coloca o Ceará no ranking dos estados que mais avança no turismo“, ressalta a gestora.

Comparação com 2022
Quando comparado o crescimento entre janeiro de 2023 e janeiro de 2022, o resultado é ainda mais expressivo. De acordo com o IBGE, o indicador no estado avançou 24%, também superando a média nacional, que foi de 12,9%.

Em termos regionais, o Ceará aparece em segundo lugar com o melhor desempenho na comparação desse cenário, atrás apenas de Minas Gerais, que registrou um avanço de 24,7%.

Entre os impulsionadores desse resultado, estão as receitas de empresas que atuam nos ramos de restaurantes, hotéis, rodoviário coletivo de passageiros, agências de viagens, locação de automóveis, serviços de bufê, além de atividades teatrais e espetáculos.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

18 de abril

1506 - O Papa Júlio II coloca a primeira pedra da Basílica de São Pedro, em Roma.
1857 - É lançado O Livro dos Espíritos, em França, que marca o nascimento do Espiritismo, codificado por Allan Kardec.
1946 - É dissolvida a Liga das Nações.

Nasceram neste dia…
1768 - Jean-Baptiste Debret, pintor e desenhista francês (m. 1848).
1842 - Antero de Quental, escritor português (m. 1891).
1882 - Monteiro Lobato (foto), escritor brasileiro (m. 1948).

Morreram neste dia…
1830 - José Maurício Nunes Garcia, compositor brasileiro (n. 1767).
1951 - Óscar Carmona, 11º Presidente da República Portuguesa (n. 1869).
1955 - Albert Einstein, físico alemão (n. 1879).

Fonte: Wikipédia

AddThis