Universidades estaduais apresentam PCCV unificado

Representantes da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade Regional do Cariri (Urca), Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) reuniram-se na manhã desta sexta-feira, 10 de julho, no auditório da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior para discutir o novo Plano de Carreira, Cargos e Vencimentos unificado que irá beneficiar os servidores técnico-administrativos das três universidades. A reunião contou com a presença do secretário Inácio Arruda, do secretário executivo Gilvan Paiva, dos reitores Jackson Sampaio (Uece), Patrício Melo (Urca) e Fabiano Carvalho (UVA) e do deputado Carlos Felipe, presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa .

"A proposta do PCCV unificado é um compromisso assumido na gestão passada e que será honrado pelo governador Camilo Santana. O novo plano nasce de um movimento que se estabeleceu dentro das universidades por melhores condições de trabalho para professores, estudantes e servidores, e que já garantiu melhorias importantes nos campus das três universidades. Teremos agora concursos para a área técnica das universidades, mas é preciso pensar na carreira desses profissionais", afirma o secretário Inácio Arruda.

A Comissão responsável pela elaboração da proposta contou com a participação dos técnicos Ana Maria Cavalcante, Cândido BC Neto e Marilene Barros, representando a Secitece; Adriana Pessoa, Francisca Maria Lobo e Flávio Leite Pinheiro, representando a administração superior da Uece, Urca e UVA; Paulo Farias Moreira, José Nilton Alves e Gláucia Braga, representando o SINSESC e Luiz Carlos Dodt (Uece).

O novo plano proporciona uma visão de futuro, onde o servidor tenha uma possibilidade real de crescimento na carreira garante Luiz Carlos Dodt. "O plano vigente hoje é de 1994, mas por uma falta de cuidado, não considerou a constituição de 88 que determina que a transposição de cargo só se dá por meio de concurso, ou seja, essa mudança de cargo não podia acontecer apenas com avaliação. Com isso, de 1994 a 2015 a maioria dos servidores das três universidades estacionaram, tendo apenas o reajuste anual de seu vencimento. O plano traz essa possibilidade de crescimento e busca prestigiar o mérito para o crescimento profissional", garante Dodt.

O reitor da Uece, Jackson Sampaio, diz que dá forma como foi estruturado o novo plano será uma garantia de crescimento permanente, com possibilidade do servidor mudar de referência a cada dois anos. "Em uma carreira de 35 anos, com 60 referências, será possível subir o nível a cada dois anos", avalia.

Caso seja aprovado o novo plano, os servidores que já estão na ativa terão até 30 dias para aderirem ao novo modelo ou não e os aposentados 90 dias. Uma das principais mudanças é gratificação de produtividade e por titulação, que hoje não existe. O novo PCCV irá garantir incremento na remuneração para os servidores titulados - Especialista, Mestre e Doutor, mas também para aqueles de nível médio que consigam a graduação.

O plano proposto foi entregue oficialmente pelos membros da Comissão ao secretário e aos três reitores que irão encaminhar para avaliação da Seplag e PGE. "Não tenho dúvidas da aprovação essa é mais uma etapa que iremos vencer!", garante Inácio.

Coordenadoria de Imprensa/Casa Civil - Governo do Estado do Ceará

Curta nossa página no Facebook



Crato (CE): Garis recebem fardamento completo

A Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria de Serviços Públicos, já repassou para os garis o novo fardamento. Na manhã desta sexta-feira, 10, quando chegaram para assinar o ponto, receberam um kit contendo camisa mangas cumpridas, boné estilo mexicano, botas, calça e luvas.

O secretário de Serviços Públicos Antônio de Mano disse que a iniciativa faz parte das ações da secretaria com total apoio do prefeito Ronaldo Gomes de Matos. "Aqui procuramos realizar um bom trabalho tanto nas ruas da cidade como internamente, mantendo um relacionamento respeitoso e harmonioso", ressaltou Antônio de Mano, informando ainda que foram entregues mais de 200 kits de fardamento e mais 200 kits serão adquiridos posteriormente.

O prefeito Ronaldo Gomes de Matos tem incentivado os garis, melhorando a autoestima da categoria, que faz um trabalho importante para a população cratense.

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook



Iniciadas as operações da Ciopaer, Batalhão de Divisas e Raio no Cariri

A segurança pública do Ceará ganhou importante reforço desde a manhã deste sábado (11), quando o governador Camilo Santana inaugurou as atividades de três importantes forças de combate à criminalidade no Interior vinculadas à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Juazeiro do Norte presenciou a implantação da base da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer); a ampliação do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), que passará a atuar Região do Cariri; e a instalação do Batalhão de Divisas nas fronteiras do Cariri e do Vale do Jaguaribe.

As medidas integram compromissos do governador Camilo Santana na área da segurança pública para o Estado. "Temos ido mensalmente à Secretaria de Segurança Pública, monitorar as ações, apresentar os resultados e discutir os rumos da segurança pública. Começamos valorizando a segurança pública reconhecendo os que se dedicam arriscando a própria vida, que são os bombeiros e policiais militares e civis. Por isso, aprovamos a nova Lei de Promoções e até o final do ano vamos promover mais de 9 mil oficias e praças da PM e Corpo de Bombeiros", aponta o governador.

O reforço das tropas e o incremento nas ações integram ainda as ações do pacto por um Ceará Pacífico. A vice-governadora Izolda Cela, que está à frente do programa, compareceu à solenidade e destacou que o momento é de união. "A população tem que fazer a sua parte, as entidades também e o Governo está cumprindo sua missão com a instalação do Raio, Ciopaer e Batalhão de Divisas, inicialmente aqui no Cariri, mas que tem o compromisso de chegar a todo o Interior", afirmou.

O governador Camilo Santana destacou também que os primeiros resultados dos investimentos em segurança pública começam a aparecer. Ele falou da redução dos índices de criminalidade e dos Crimes Violentos Letais e Intencionais, que caíram 13,3% no primeiro semestre.

A reforma na base da Coordenadoria no Aeroporto de Juazeiro possibilita a ação continuada da Ciopaer no Interior Sul do Estado. "Este helicóptero ficar no Cariri permanentemente para ajudar as ações de Segurança Pública do Estado. A base da Ciopaer em Juazeiro do Norte é mais um compromisso que assumimos com os cearenses", reforçou o governador.

Dentre as melhorias realizadas na base da Ciopaer em Juazeiro foi feito todo o retelhamento do prédio administrativo, troca da instalação elétrica, pisos e sistema hidrossanitário; provisão de instalação de sistema de ar condicionado e TV; reforma do refeitório, cozinha, alojamento e banheiros, bem como da caixa d’água. Além do prédio administrativo, o hangar, que tem capacidade para duas aeronaves, também passou por reformas de pintura e conserto de telhado. A base avançada da Ciopaer conta agora com uma sala para o Governo do Estado, uma recepção e uma sala administrativa da unidade. A frente da Ciopaer recebeu nova cerca de proteção, novos portões de acesso e pavimentação.

A entrada em operação da Base Cariri representa um avanço operacional para a Ciopaer inédita no Ceará. Antes, com todas as aeronaves baseadas em Fortaleza, a Coordenadoria levava duas horas para alcançar o extremo sul do Estado. Agora, o tempo resposta para atendimento em qualquer ponto do Ceará cairá para apenas uma hora, tendo em vista que Fortaleza e Juazeiro do Norte estão em extremos geográficos, convergindo para o centro em apenas uma hora. Chegar à divisa do Ceará com Pernambuco levará agora entre dez e 30 minutos de voo. A aeronave baseada no Cariri será responsável por cobrir mais de cinquenta municípios e atenderá mais de 1,5 milhão de habitantes.

Ampliação do BPRaio
Para viabilizar as atividades dos dois batalhões no Interior, o governador Camilo Santana fez a entrega de 48 motos e duas caminhonetes para o reforço das ações do BPRaio, no Cariri, além de seis viaturas para o Batalhão de Divisas, no dia 2 de junho, durante reunião realizada do Programa Em Defesa da Vida, na SSPDS, em Fortaleza. Todo o equipamento de proteção individual (EPI), como coletes, e armamento dos policiais já está disponível.

Ao todo, 77 profissionais do Batalhão atuarão no Cariri, divididos em 12 equipes. A região é a primeira a receber equipes fixas fora as que atuam em Fortaleza. Atualmente, o Raio tem em Fortaleza, atualmente, 511 profissionais, 435 motocicletas e seis viaturas.

Segundo o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Geovani Pinheiro, a equipe do BPRaio está preparada para ganhar as ruas. "Foi uma preparação intensa, marcada pela dedicação e pelo empenho e o resultado é a implantação do Batalhão de Divisas e do Raio e a aprovação da nova lei de Promoções dá o incentivo à tropa para trabalhar com afinco e dedicação", afirmou.

O projeto de interiorização do BPRaio prevê ao final da implantação que estejam atuando nas principais cidades do Interior 425 policiais, divididos em 60 equipes, com 240 motocicletas e 13 viaturas. Além de Juazeiro do Norte e Sobral, Russas, Canindé, Crateús, Quixadá, Iguatu, Itapipoca e Tauá receberão o batalhão especializado no patrulhamento tático com motos. A previsão é que até agosto de 2016 as novas equipes estejam em operação.

Batalhão de Divisas
O Batalhão de Divisas é um novo grupamento da Polícia Militar, criado na gestão do governador Camilo Santana, para vigilância contínua das divisas do Ceará com estados vizinhos. O batalhão é mais uma das ações que foram debatidas nas reuniões de monitoramento da SSPDS. Inicialmente, será feito o policiamento nas fronteiras do Ceará com Pernambuco e Rio Grande do Norte. Posteriormente, serão implantadas mais duas turmas para o treinamento de policiais que estarão policiando as divisas com Paraíba e Piauí.

O Batalhão de Divisas será implantado em três fases e contará com um total de 242 policias militares entre oficias e praças. A primeira delas será lançada neste sábado, dia 11 de julho, com a implementação das 1ª e 2ª Companhias. As duas companhias contarão com 109 policias.

A 1ª CIA contará com 55 policiais militares, três viaturas e cobrirá cerca de 293,3 Kms de fronteira, nos municípios de Brejo Santo, Jatí, Penaforte, Jardim, Barbalha, Crato, Santana do Cariri, Araripe e Salitre, que fazem divisa com o Estado de Pernambuco. Ela será sediada no posto da Secretaria da Fazenda (Sefaz) de Penaforte, na BR 116, Km 536.

Já a 2ª CIA terá com 54 policiais, três viaturas e ficará responsável por cerca de 290,3 Km, cobrindo os municípios de Icó, Pereiro, Ererê, Potiretama, Alto Santo, Tabuleiro do Norte e Limoeiro do Norte, que fazem divisa com o Estado do Rio Grande do Norte. A 2ª CIA será sediada na Rua Cândido Olímpio Gonçalves de Freitas, nº 1719, Centro de Limoeiro do Norte.

Reforço das operações
A segunda fase de implantação do Batalhão de Divisas está prevista para setembro com mais duas companhias, sendo a 3ª CIA sediada em Poranga e a 4ª CIA em Chaval, na fronteira com o Piauí. A previsão de início da 3ª e ultima fase é o mês de dezembro com a criação das 5ª Companhia, sediada em Ipaumirim, no limite do Ceará com a Paraíba, e a 6ª CIA sediada em Parambú, na divisa com Piauí.

A próxima base da Ciopaer no Interior será instalada em Sobral, no segundo semestre deste ano. O mesmo município receberá a próxima unidade do BPRaio, em outubro. Os policiais da especializada que serão lotados na cidade atenderão a região Norte do Estado. No início de 2016 o Sertão Central receberá equipes do BPRaio e da Ciopaer.

"É importante a pareceria com os municípios, a criação das guardas municipais. Vamos criar agora as delegacias 24 horas no Interior, já fizemos concursos para a Polícia Civil com 750 novos delegados, inspetores, escrivães e até o próximo ano todos já terão ingressados no sistema", complementa o governador Camilo Santana.

Compareceram à solenidade os prefeitos Luiz Ivan Bezerra (Juazeiro), José Leite (Barbalha), os deputados federais José Guimarães, José Airton Cirilo e José Arnon Bezerra, o presidente da Assembleia, Zezinho Albuquerque, além dos deputados estaduais Manoel Santana, Ely Aguiar, Sineval Roque, Zé Ailton Brasil e Joaquim Noronha, além de lideranças políticas, empresariais e dos movimentos sociais da Região do Cariri.

Coordenadoria de Imprensa/Casa Civil - Governo do Estado do Ceará

Curta nossa página no Facebook



Crato (CE): Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza inúmeros serviços durante a 64ª. Expocrato

A Secretaria de Saúde do Crato estará presente durante a Exposição Centro Nordestina de Animais e Produtos Derivados- Expocrato em sua 64ª. Edição. A feira terá sua abertura no próximo domingo, dia 12 indo até o dia 19.

A partir da segunda-feira, 13 a Secretaria Municipal de Saúde estará disponibilizando serviços e atendimentos cuidando da saúde da população cratense e dos visitantes.

De segunda a domingo serão oferecidos serviços especializados desde a inspeção da vigilância sanitária, atendimento ambulatorial e prevenção de saúde até testes de glicemia, aferição de pressão e outras urgências.

A programação diária fica dessa forma:

A partir das 13h início das inspeções sanitárias nas mais de 300 barracas para orientação quanto às boas práticas de manipulação e armazenamento de alimentos, realizadas pela Vigilância em Saúde.

Das 16h as 21h atendimento ambulatorial para os freqüentadores do parque com aferição de pressão, teste de glicemia e outras urgências.  Início das atividades de promoção e prevenção da saúde com os mobilizadores sociais. Início de campanha USE CAMISINHA com a coordenação de prevenção de DST/AIDS e também participação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) desenvolvendo atividades com educadores físicos, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas e farmacêuticos, orientando a população.

De acordo com um dos coordenadores da Saúde em Ação - ExpoSaúde, Dhiones Gomes, além dos serviços oferecidos todos os dias, a secretaria também oferece atrações diferenciadas. Na segunda-feira, por exemplo, das 16h às 18h acontecerá a participação dos pacientes do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II com seus projetos de cultura e arte, entre eles, o projeto roda de ciranda que objetiva resgatar a cultura popular e o envolvimento do público com o paciente com a ciranda e exposição de artes, momento importantíssimo para os pacientes do centro, mas também para os profissionais.

Ainda sobre os serviços a partir das 16 horas na terça-feira, 14, haverá a participação da Coordenação de Endemias, à tarde e à noite apoio do Setor Jurídico da Saúde. Na quarta-feira, 15, será oferecido apoio da coordenação da ouvidoria do SUS, divulgando o canal democrático de comunicação e manifestação dos cidadãos, com o papel de encaminhar e orientar a demanda com o retorno ao usuário. Na quinta-feira, 16, apoio da Coordenação da Saúde da Mulher, expondo os modelos anatômicos da pelve feminina e métodos contraceptivos, apoio do programa Saúde na Escola, programa E-SUS, Coordenação dos Recursos Humanos.

Na sexta-feira, 17, apoio da Coordenação de Saúde Bucal com o programa SORRISO EM AÇÃO, quando dentistas irão prestar orientações com o escovódromo, participação da coordenação do programa de vigilância alimentar e nutricional e bolsa família. No sábado, 18, participação da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde, apoio do Ambulatório De Terapia da Dor no Câncer e cuidados paliativos, informando a população os serviços ofertados como diagnóstico, tratamento e controle da dor no câncer. No domingo, 19, todas as coordenações estarão envolvidas prestando serviços básicos de saúde no interior do parque de exposições.

O secretário de Saúde do Crato, Lucimilton Macedo esclarece que toda essa ação que vem sendo desenvolvida desde o dia 7, com os atendimentos no Centro de Especialidades e agora com atendimentos durante a Expocrato objetivam a promoção e o cuidado com a saúde da comunidade cratense e com os visitantes.

“Nosso intuito é cuidar para que as pessoas tenham segurança, conforto e atenção à saúde. Profissionais estarão preparados para atendimentos básicos e também com o apoio do Serviço Móvel de Atendimento SAMU para qualquer eventualidade” conclui Miltinho Macedo, que lembra que durante a Expocrato os serviços de saúde da cidade funcionarão normalmente.

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook



7 passos para juntar dinheiro de uma forma rápida

Juntar dinheiro rápido pode ser um desafio para quem não tem o hábito de economizar e, principalmente, no caso de pessoas que têm que lidar com dívidas.

Mas ao contrário do que se parece, cuidar das finanças pessoais não é um bicho sem pé nem cabeça. Basta algumas mudanças na rotina e na forma de consumir, além de ter determinação.

O site GuiaBolso listou sete passos para quem quer juntar dinheiro e não sabe por onde começar. Confira:

1- Comece devagar
Quem não tem o hábito de juntar dinheiro não vai conseguir adquiri-lo de uma hora para outra. Por isso, é importante começar em uma velocidade normal. Separe uma pequena quantia mensal e coloque na poupança logo que você receber seu salário. Não precisa ser um valor alto. O importante é tornar o hábito de poupar parte da sua rotina. Depois, você juntará dinheiro de forma mais rápida e até mesmo automática.

2- Anote os gastos
Ao anotar os gastos, você sabe exatamente para onde o dinheiro está indo e consegue identificar potenciais de economia. Analise suas despesas e veja se há alguma categoria em que você pode cortar os gastos para juntar dinheiro.

3- Tenha um gerenciador financeiro
Um gerenciador financeiro é uma ferramenta muito útil para ter uma visão geral das suas finanças e controlar com exatidão receitas e gastos. Use o sistema a seu favor para anotar suas despesas, ver quanto gastou e quanto pode economizar.

4- Pague as dívidas
As dívidas são uma das principais inimigas de quem desejar aprender como juntar dinheiro rápido. Afinal, para ter sucesso nesta missão, é preciso quitar todos os seus débitos (e os juros que os acompanham). Comece priorizando as dívidas mais caras, como rotativo do cartão de crédito e cheque especial. Uma alternativa é recorrer a um empréstimo consignado, que cobra juros mais baixos, para quitar as dívidas mais caras.

5- Tenha objetivos
Juntar dinheiro rápido fica mais fácil quando você tem um objetivo. Isso ajuda a manter a disciplina. Uma forma de fazer isso é definindo três sonhos, um de curto prazo (até dois anos), um de médio (até cinco anos) e outro de longo prazo (acima de cinco anos). Reflita e analise o que é importante para você. Seu objetivo pode ir de quitar dívidas até comprar um apartamento ou até mesmo atingir a independência financeira.

6- Estabeleça uma quantia para poupar
Para começar a juntar dinheiro, divida o valor dos objetivos que você estabeleceu pelo número de meses que você irá levar para conquistá-lo. Quem deseja fazer um intercâmbio no valor de R$ 12 mil em 24 meses, por exemplo, deve juntar pelo menos R$ 500 por mês durante este período para conseguir realizar seu sonho. Independentemente dos sonhos, para conquistar a independência financeira, que é um objetivo de todos, deve-se guardar, em média, 15% do que ganha.

7- Escolha como vai guardar o dinheiro
Além de definir quanto vai juntar, é importante escolher com cuidado o tipo de investimento em que vai aplicar seu dinheiro. Para a quantia usada para realizar um sonho, por exemplo, é uma boa ideia guardar o valor em uma aplicação que pague juros e proteja o dinheiro da inflação. A poupança, que tem baixo rendimento, só é uma boa opção para guardar valores por pouco tempo. Pessoas que pensam em juntar dinheiro para complementar o INSS na aposentadoria podem partir para um plano de previdência privada. Títulos do Tesouro Direto também são opções seguras. Caso queira juntar dinheiro para o futuro escolha papéis com vencimento próximo à data que pretende se aposentar.

Fonte: Info Money

Curta nossa página no Facebook



Número de casos de dengue no Ceará ultrapassa 30 mil em 2015, quase o dobro de 2014

O balanço da contaminação por dengue no Ceará em 2015 atualizado nesta sexta-feira (11) mostrou uma situação preocupante. Somente neste ano foram confirmados 30.326 casos de dengue no estado, contra 18.246 registrados em todo o ano de 2014 segundo a Secretaria de Saúde (Sesa).

De acordo ainda com o documento oficial da Sesa, os casos de dengue foram aconteceram em 152 municípios, o que representa 84,9% do Estado. Em Fortaleza, o número quase que triplicou em relação a todo ano de 2014. Até o começo de julho, foram confirmados 15.411 casos contra 5.139 do ano passado.

Dentre os óbitos suspeitos, 40,3% (29/72) foram confirmados, 12,5% (9/72) foram descartados e 47,2% (34/72) estão em investigação, o que sugere certa dificuldade técnica no processo de investigação epidemiológica dos óbitos por dengue. A média da idade dos óbitos confirmados foi de 32 anos, variando de 5 meses a 74 anos.

As mortes aconteceram nos seguintes municípios: Fortaleza (14), Maracanaú (2) e Beberibe (2). Outras cidades que registraram mortes por dengue foram Aracati, Aquiraz, Barbalha, Caucaia, Crato, Itapiúna, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Missão Velha, São Luís do Curu e Varjota.

Fonte: Tribuna do Ceará

Curta nossa página no Facebook



Crato (CE): Menor apreendido há 15 dias com revólver já tem outra arma e foi encontrado com crack e cocaína

Um fato chamou a atenção de inspetores da Delegacia Regional de Polícia Civil de Crato ao apreenderem por volta das 16 horas desta sexta-feira o adolescente K. V. M. N., de 17 anos, com 20 papelotes de cocaína e mais 10 de crack. É que, há 15 dias, ele tinha sido apreendido com uma arma de fogo. Pior que isso, em fotos recentes no seu aparelho celular o menor aparece exibindo uma nova arma de fogo.

No último dia 25 de junho os policiais abordavam suspeitos nas imediações da quadra poliesportiva do bairro Vila Lobo, onde acusados de assaltos costumam se reunir, quando apreenderam K. V. M com um revolver calibre 38 tendo seis cartuchos intactos. Naquela data, foi conduzido à delegacia e apresentado a autoridade policial que, em virtude da legislação, teve que liberá-lo mesmo sabendo que voltaria a praticar atos infracionais.

Os investigadores não perderam a oportunidade de monitorar os passos do menor e até já sabiam que o mesmo tinha conseguido nova arma. Esta não foi encontrada ontem, porém os policiais apreenderam as substâncias entorpecentes e mais uma balança de precisão após montarem “campana” junto à sua residência na Rua Nilo Batista no bairro Vila Lobo. Novamente, foi levado à delegacia e apresentado a autoridade policial.

Demontier Tenório

Fonte: Miséria

Curta nossa página no Facebook



10 alimentos que ajudam a prevenir doenças crônicas

Deixar o sedentarismo de lado e manter uma alimentação equilibrada são alguns dos segredos de uma vida longa e principalmente com qualidade.

Para a nutricionista Cintia Azeredo, do site Vita Check-Up Center, a escolha dos alimentos ideais não só auxilia na perda ou manutenção do peso, como também ajuda na prevenção de algumas doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, hipertensão, problemas do coração e até obesidade.

O abacate, por exemplo, embora seja uma fruta calórica, possui nutrientes que ajudam no controle dos níveis LDL e HDL do colesterol, além de proteger o coração, explica a nutricionista.

Já os vegetais na cor verde-escuro possuem alto teor de vitaminas A, C, K, ácido fólico, cálcio, ferro, magnésio e fibras

Veja 10 alimentos que não deveriam sair do seu cardápio.

Abacate
Embora seja uma fruta calórica, o abacate é fonte de gordura monoinsaturada, vitamina E, vitamina C, ácido fólico, ferro, fósforo e magnésio. Esses nutrientes atuam como anti-inflamatório natural e também combatem infecções.

Segundo Cintia Azeredo, outra importante ação do abate é o controle dos níveis de LDL e HDL colesterol. A fruta funciona também como protetora do coração, evitando assim doenças cardíacas e o acidente vascular cerebral.

Castanha-do-pará
A castanha-do-pará é rica em selênio, vitaminas do complexo B, zinco, magnésio, gordura mono e poli-insaturadas e combate o envelhecimento celular.

Ela ajuda na desintoxicação do organismo, melhora a memória, a imunidade e controla os níveis de colesterol.

Frutas avermelhadas
A cor dos alimentos também pode determinar suas funções.

As frutas de cor avermelhada são fontes de substâncias anti-inflamatórias – como vitaminas do complexo B, vitamina C, zinco e selênio. Esses elementos atuam reduzindo os riscos de doenças cardíacas e o envelhecimento celular.

Elas também contêm antioxidantes, que melhoram as funções cerebrais.

Vegetais verde-escuros
Vegetais na cor verde-escuro possuem alto teor de vitaminas A, C, K, ácido fólico, cálcio, ferro, magnésio e fibras. Esses nutrientes combatem os radicais livres, melhoram o funcionamento intestinal e o perfil de colesterol.

Eles também ajudam na prevenção da anemia, osteoporose e de doenças cardiovasculares.

Grãos integrais
Os grãos integrais são fonte de vitaminas e minerais e também possuem fibras e ômega 3, que atuam no controle do colesterol e da glicose sanguínea.

Eles também melhoram a função intestinal e aumentam a sensação de saciedade.

Aveia
Rica em proteínas, a veia possui ômega 3, potássio e fibras solúveis. Ela atua limpando as artérias, controlando os níveis de colesterol e evitando doenças do coração.

Além disso, a aveia melhora o funcionamento intestinal e ainda aumenta a sensação de saciedade.

Linhaça
Também rica em ômega 3, como a aveia, a linhaça ainda possui ômega 6, fibras, gorduras mono e poli-insaturadas, magnésio, fósforo e potássio.

Ela protege o coração, melhora função intestinal, controla a liberação de glicose na corrente sanguínea e aumenta a sensação de saciedade.

Batata doce
A batata doce possui baixo índice glicêmico e oferece carboidrato de melhor qualidade, aquele que não eleva muito a quantidade de açúcar no sangue.

Ela também é fonte de fibras, que controlam a sensação de saciedade, e de vitaminas A e C, que melhoram o sistema imunológico.

Água de coco
Segundo Cintia Azeredo, ainda não se conseguiu criar melhor suprimento de eletrólitos que a água de coco. Ela é rica em potássio, magnésio, cálcio, sódio, fósforo, vitamina C, entre outros nutrientes.

Também protege contra cãibras e melhora o desempenho físico durante treinos, repondo nutrientes perdidos na transpiração.

Azeite de oliva virgem ou extra virgem
Um bom azeite pode ser rico em polifenóis e antioxidantes capazes de combater radicais livres.

Ele também possui efeito protetor de diversas doenças degenerativas e auxilia no controle do colesterol.

Fonte: Exame.com

Curta nossa página no Facebook



Passaporte fica 65% mais caro e valerá por 10 anos

A emissão de passaporte para o exterior ficou mais cara no Brasil. Foi publicado ontem, no Diário Oficial da União (DOU), o reajuste de 65% na tarifa cobrada pelo serviço. A emissão simples passou de R$ 156,07 para R$ 257,25. Outros 21 serviços também tiveram as taxas reajustadas. A validade do passaporte também aumentou de cinco para dez anos. Conforme o documento, os valores entram em vigor imediatamente.

A Portaria número 927, de 9 de julho, é assinada pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e resolve alterar os valores das taxas dos serviços prestados pelo Departamento de Polícia Federal (DPF), conforme cálculos contidos no Processo nº 08004.000784/2015-32.

Em caso de entrega urgente do passaporte, a taxa é de R$ 334,42. Antes, o valor era de R$ 202,89. Ocorrendo a não apresentação do passaporte anterior, a tarifa a ser paga passa a R$ 514,50. A taxa anterior ao aumento era de R$ 312,14.

Outros serviços
Além das concessões de passaporte, os pedidos de naturalização e permanência, bem como emissão de carteira e cédula de identidade para estrangeiros também tiveram os valores reajustados na Portaria.

A Polícia Federal emitiu nota informando que os novos passaportes comuns eletrônicos brasileiros, com validade de 10 anos, começaram a ser emitidos pela Casa da Moeda desde a última segunda-feira (6).

"Como o prazo de validade foi dobrado, novos itens de segurança foram implementados. Adotou-se o padrão de criptografia de curvas elípticas brainpool para assinatura digital, proporcionando maior segurança aos dados gravados no chip.

Foram também realizadas modificações na capa e na imagem invisível fluorescente para aumento da durabilidade do passaporte", informou a nota.

Conforme o órgão, o sistema brasileiro de emissão de passaportes também "passou por novas adaptações e nova certificação digital, o que garantirá maior segurança ao documento", alegou. O Ministério das Relações Exteriores, em texto publicado na rede social Facebook, explicou que o lançamento do documento nas embaixadas brasileiras no exterior ocorrerá a partir de agosto, de maneira escalonada.

"Em meados de agosto, as repartições consulares brasileiras da América do Sul e da América Central serão as primeiras a emitirem os novos passaportes. Esses postos serão seguidos, em intervalos de uma semana, pelos postos na África, Ásia, Europa e Oceania. Finalmente, no início do mês de outubro, os postos da América do Norte completarão o processo", informou.

Ainda de acordo com o Ministério, a diferença de tempo se dá em função da necessidade de adequar as entregas do novo material pela Casa da Moeda e a logística para distribuir esse material para os cerca de 200 postos no exterior.

Lançamento
"Para o Ministério das Relações Exteriores, o lançamento do novo passaporte constitui um marco importante no processo de aperfeiçoamento constante dos serviços consulares prestados às comunidades brasileiras no exterior. O novo passaporte responde a uma antiga e legítima demanda da comunidade brasileira no exterior e foi objeto de compromisso firme, de parte do Governo brasileiro, por ocasião da última Conferência Brasileiros no Mundo, realizada em Salvador, em novembro de 2013", finalizou.

Queixas
Na internet, muitos usuários elogiaram a estética do novo passaporte, que perdeu o brasão da República e exibe as estrelas do Cruzeiro do Sul, mas reclamaram do aumento da taxa para emissão do documento.

Na página do Diário do Nordeste no Facebook, por exemplo, a leitora Charlene Sousa classificou o reajuste da taxa como 'absurdo'. "Além de ser um serviço precário, deficiente e terceirizado, demora de três a cinco meses para fazer um documento tão simples, pois tem que marcar e não há vagas. É um valor exagerado. Uma vergonha. E ainda demora 15 dias para receber", destacou a internauta.

Já na página do Ministério de Relações Exteriores na mesma rede social, o leitor Hélio Lustosa Júnior aprovou as mudanças e o reajuste. "Muito bonito, barato e adequado às exigências internacionais. Seria legal se a partir de agora os países que exigem visto diminuíssem a burocracia", escreveu.

LEVI DE FREITAS 
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Crato (CE): Inaugurada a 1ª etapa da obra da encosta do bairro do Seminário

No fim de tarde desta sexta-feira (10) no bairro Seminário, município do Crato, na Região do Cariri, crianças correm animadas pelo meio da praça, brincam no balanço, na gangorra. Este é o novo cenário do bairro,  agora urbanizado e com a primeira etapa da recuperação ambiental concluída. A obra recebeu investimentos de R$ 20.330.889,01 do Governo do Estado.

O governador Camilo Santana inaugurou a obra, uma reivindicação antiga da população, acompanhado do secretário das Cidades, Ivo Gomes, nesta sexta-feira (10). Ao final da intervenção, que prevê outras ações para a área, serão investidos mais de R$ 31 milhões.

"Entregamos uma reivindicação antiga da população do Crato. Fizemos a contenção da encosta, asfaltamos as ruas e agora, criamos área de lazer para trazer para cá as famílias. Nós recebemos inclusive elogios do Banco Mundial pelo tecnologia usada para a contenção da encosta", afirmou o governador.

Foram realizados serviços de contenção da encosta, de recomposição da vegetação e cerca de 16 km de drenagem e de esgotamento sanitário. Também foi construída uma via paisagística no topo da encosta, com extensão total de 1,2 km, incluindo drenagem, esgotamento, terraplenagem, iluminação, paisagismo, passeios acessíveis, sinalização e espaços de contemplação da paisagem, de lazer e de atividades esportivas.

Para a dona de casa Ana Tereza Gomes de Sousa, moradora do Seminário, a obra representa uma conquista. "Lazer para as crianças, tranquilidade para os pais, temos muito o que agradecer ao Governo do Estado por inaugurar uma obra tão importante para a nossa população", afirmou.

Além disso, parte das famílias afetadas com a obra que moravam nas áreas de risco foi reassentada no Conjunto Habitacional Novo Crato. Outras famílias ainda serão reassentadas no Conjunto Filemom Lima Verde e Conjunto Monsenhor Montenegro.

O secretário das Cidades, Ivo Gomes, destacou a importância da obra como um potencial atrativo turístico para o município e pediu que a população cuidasse do equipamento entregue. "O dinheiro investido aqui é de todos nós. Por isso, vamos zelar e ter carinho por cada um dos materiais que estão instalados", frisou.

Com o projeto, mais de 30 mil pessoas foram diretamente beneficiadas, além de toda a população cratense, que ganhou um novo bairro, dotado de infraestrutura urbana, eliminando os riscos de desmoronamento da encosta e promovendo a saúde dos habitantes do bairro.

De acordo com Ivo Gomes devido à localização privilegiada do bairro, que fica na parte alta do município do Crato, o local foi sendo habitado, mais intensamente nos últimos 40 anos, de forma não planejada, sem infraestrutura de drenagem e esgotamento sanitário, o que causou uma intensa degradação ambiental do lugar. “Por isso, essa obra é tão significativa. Ela realmente transformou o local, proporcionando muito mais dignidade e qualidade de vida aos moradores do Crato”.

Cicero Alves é auxiliar de serviços gerais e morador do bairro Seminário há 50 anos. "Temos que comemorar este momento, porque agora temos uma área de lazer para as nossas famílias e para a nossa cidade. Faço questão de agradecer ao governador Camilo Santana por esta obra", comemorou.

O governador também pediu à população que cuide da obra e preserve o novo patrimônio. "Aqui além de ser um ponto turístico para o Crato, temos a condição de gerar oportunidades para a população, com pequenos comércios que vão gerar emprego para essa gente. Foi feito com o dinheiro de vocês, por isso preservem, cuidem e aproveitem. É para vocês", ressaltou o governador.

Homenagem
O Pequeno Coral do Crato, sob a regência da maestrina Divane Cabral, compareceu à solenidade para homenagear um ilustre ex-aluno, o governador Camilo Santana.

"Quando criança fiz parte deste coral. Vesti esta mesma farda. Agora recebo esta homenagem. Só tenho que agradecer e trabalhar dia e noite pelo Crato e por todo o Ceará", afirmou.

Compareceram à solenidade, o prefeito do Crato, Ronaldo Gomes de Matos, o secretário de Planejamento, Hugo Figueiredo, o secretário de adjunto das Cidades, Quintino Vieira, os deputados federais José Guimarães, José Arnon Bezerra os deputados estaduais, Zezinho Albuquerque (presidente da Assembleia), Sineval Roque, Zé Ailton Brasil, Dr. Santana, Ely Aguiar entre outras lideranças.

Coordenadoria de Imprensa/Casa Civil

Curta nossa página no Facebook



Camilo sanciona medida que eleva salário dos professores do Ceará

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT) sancionou nesta sexta-feira (10) a medida que iguala o salário base dos professores da rede pública do estado ao piso nacional da categoria. Mais de 48 mil profissionais são beneficiados com o reajuste total de 13,01%, com correção retroativa ao mês de janeiro de 2015. A nova lei entra em vigor nesta sexta.

"Nós sabemos que ainda temos muito a avançar, ainda temos um longo caminho para garantir a melhor educação que o nosso povo trabalhador merece. Mas a nova Lei do Piso dos Professores é um ótimo começo", afirmou o governador, ao sancionar a medida no Palácio da Abolição, sede do Governo do Estado do Ceará.

A rede estadual conta atualmente com 702 escolas no estado, com 14.180 professores efetivos. A matrícula reúne 461 mil alunos, dos quais, 340 mil no Ensino Médio. Do total de escolas estaduais, 110 são de Educação Profissional e estão responsáveis por 40 mil estudantes em todo o Ceará.

Nessas unidades, os alunos fazem cursos técnicos integrados ao ensino médio, com duração de três anos, com funcionamento diário em tempo integral. Dessa forma, aprendem uma profissão ao mesmo tempo em que completam os três últimos anos da educação básica.

Fonte: G1 CE

Curta nossa página no Facebook



7 conselhos financeiros que são uma verdadeira roubada

É natural ouvir conselhos de amigos, parentes e até consultores sobre como gerenciar suas finanças, mas essas recomendações devem ser analisadas com cuidado. Algumas são tão repetidas que soam como regras absolutas, mas não são verdadeiras ou válidas em qualquer situação.

Para construir um patrimônio sólido é preciso entender que não existem fórmulas prontas para enriquecer. Situações imprevistas e mudanças no cenário econômico exigem que esses planos sejam adaptados constantemente. Nesses casos, não dá para continuar a seguir uma recomendação que deixou de fazer sentido.

Veja abaixo alguns conselhos financeiros que, em vez de te ajudar a acumular dinheiro, podem acabar gerando prejuízos.

1) Imóvel é o investimento mais seguro
A afirmação de que comprar um imóvel para obter rentabilidade com aluguéis é o investimento mais seguro está longe de ser verdadeira.

É o que diz Fábio Gallo, professor de finanças da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). "Assim como qualquer outro investimento, os imóveis têm diversos riscos. Apesar de o investimento inicial ser alto, a rentabilidade que o comprador espera obter com o aluguel do espaço ou com a valorização do imóvel não é garantida."

Geralmente, para compensar o investimento, é necessário obter um retorno mensal com aluguéis que fique entre 0,5% a 0,7% do valor do imóvel. Mas, com o aumento dos preços no mercado imobiliário do país nos últimos anos, quem comprou a unidade por um preço alto tem mais dificuldades para obter essas rentabilidades agora, diz o professor da PUC-SP. "O enfraquecimento da economia diminuiu a demanda por locação e compra de imóveis, o que provoca queda de preços no mercado".

Mesmo que o proprietário consiga obter essa faixa de rentabilidade no aluguel da unidade, Gallo aponta que, historicamente, é possível conseguir retornos iguais ou superiores no mercado financeiro.

Na comparação com outras aplicações mais conservadoras, o investimento em imóveis tem uma desvantagem: pouca liquidez. É mais difícil vender a casa ou apartamento do que um título financeiro, principalmente se o investidor insistir em vender a unidade por um valor mais alto do que os compradores estão dispostos a pagar.

2) Quebre seus cartões de crédito 
Quem nunca ouviu a recomendação de que a melhor coisa a fazer é se livrar do cartão de crédito ao passar por um descontrole financeiro? A não ser que você seja um consumidor compulsivo, o plástico não deve ser visto como a personificação de todos os males que prejudicam o orçamento.

Se utilizado de forma controlada, o cartão de crédito pode, na verdade, ser um instrumento de planejamento financeiro, diz Gallo. "Ao dividir o pagamento de compras que não podem ser adiadas, o consumidor consegue controlar os seus gastos."

O segredo, diz o professor, é utilizar o plástico apenas quando houver necessidade. "O consumidor não precisa esperar para pagar uma máquina de lavar à vista, por exemplo, contanto que as parcelas da compra caibam no seu orçamento."

3) Economize 10% do seu salário para a aposentadoria
É comum que especialistas recomendem economizar um determinado percentual da renda para a aposentadoria, como 10% do salário. Mas essa recomendação serve apenas como um estímulo, e não deve ser seguida ao pé da letra.

O porcentual não leva em consideração, por exemplo, a idade e o salário do investidor. Uma coisa é juntar 500 mil reais em 30 anos. Outra é acumular o mesmo valor em apenas dez anos. No segundo caso, será necessário guardar muito mais dinheiro, o que irá exigir que o consumidor tenha uma renda maior ou invista um percentual maior do seu salário.

O mais indicado, diz Gallo, é estabelecer um valor que se deseja receber durante o período da aposentadoria. Definida essa quantia, é possível estimar quanto será necessário investir por mês para obter o montante. "Feita essa estimativa, o consumidor pode ter de guardar 3% ou 50% do que ganha para atingir a meta, dependendo do seu salário", afirma o professor da PUC-SP.

É importante que os valores sejam flexíveis. Se houver dinheiro sobrando, por que não aumentar o volume investido? Assim, em caso de uma eventual perda de renda, é possível diminuir ou suspender a aplicação dos valores até que o orçamento volte a ficar equilibrado, sem que essa interrupção tenha impacto na reserva para a aposentadoria.

4) Diversifique as aplicações financeiras
Diversificar investimentos é uma estratégia frequentemente recomendada por consultores financeiros. No entanto, o conselho não é válido para qualquer investidor. A estratégia só faz sentido para quem já tem uma quantia razoável aplicada.

Dividir o valor investido entre diferentes aplicações tem como principal objetivo diluir riscos e ampliar a possibilidade de ganhos. Quem tem pouco dinheiro para investir deve ter como foco inicial investimentos mais conservadores. Mesmo porque é difícil que o pequeno investidor consiga acessar aplicações mais sofisticadas e rentáveis.

5) Investir é sempre o melhor caminho
Aplicar dinheiro apenas porque é indicado, sem ter um objetivo definido, pode não valer a pena. Acumular dinheiro não deve ser encarado como uma meta, mas como um meio de realizar projetos.

Para quem está iniciando a carreira, por exemplo, pode compensar mais investir em cursos e viagens com o objetivo de aperfeiçoar habilidades profissionais. O retorno desses investimentos pode ser maior do que a rentabilidade registrada em uma aplicação financeira.

6) Preços em queda? É hora de comprar
Quantas vezes você já não ouviu, após uma queda expressiva da bolsa, que os preços das ações estão uma pechincha e é hora de comprar?

Aplicar dinheiro na baixa para vender na alta é uma máxima que exige cautela. Afinal, é necessário analisar se a queda de preços de um investimento já atingiu o fundo do poço e quando deve voltar a se recuperar.

Basta lembrar casos como o da OGX, petroleira do ex-bilionário Eike Batista. A ação da empresa, que chegou a valer 23,29 reais, começou a registrar queda diante de denúncias de irregularidades e problemas financeiros e alguns investidores resolveram comprar os papéis na baixa, na esperança de que a ação voltasse a subir. Mas a empresa acabou pedindo recuperação judicial e enfrentou diversos processos na Justiça. Resultado: as ações passaram a valer centavos, e os investidores continuam a esperar pelo retorno da aplicação.

7) Pagar uma faculdade sempre compensa
O investimento em uma faculdade é sempre válido, pois garante melhores empregos e maiores salários? Do ponto de vista financeiro, esperar essa compensação, principalmente em um prazo curto, é arriscado.

Caso o estudante tenha de financiar o pagamento das mensalidades, esse risco aumenta ainda mais, pois será necessário adicionar ao valor das mensalidades as taxas de juros cobradas na linha de crédito escolhida.

Se a opção for por uma carreira com mercado de trabalho saturado, pode ser mais difícil conseguir um bom emprego e, como consequência, conseguir obter o retorno do investimento. Por outro lado, cursar uma universidade de renome pode ampliar as chances de ter essa compensação.

Um estudo feito em 2014 pela Payscale, consultoria americana que compara salários, aponta que o retorno financeiro obtido por estudantes de instituições de ensino americanas renomadas, como o Massachusetts Institute of Technology (MIT), pode chegar a 2 milhões de dólares em 30 anos, enquanto a compensação obtida ao optar por faculdades com baixa classificação pode ser de apenas 148 mil dólares nesse mesmo prazo.

Assim como é preciso escolher com muita calma em quais aplicações investir para que o retorno financeiro seja satisfatório, o estudante também deve escolher sua carreira e instituição de ensino com muito cuidado para não investir na faculdade errada.

Fonte: Exame.com

Curta nossa página no Facebook



Secult abre inscrições para 'Tesouros Vivos'

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) está com inscrições abertas, de 1º a 31 de julho, para novas propostas do Edital "Tesouros Vivos da Cultura".

A ação tem por objetivo a inscrição, seleção e titulação de até nove pessoas naturais e duas de grupos no Livro de Registro dos "Tesouros Vivos da Cultura" do Estado do Ceará, bem como reconhecer, proteger e valorizar os conhecimentos, fazeres e expressões das culturas populares e tradicionais do Ceará, por meio da titulação dos "Tesouros Vivos da Cultura", com vistas à preservação da memória cultural e transmissão de seus saberes e fazeres artísticos e culturais.

Condições
As inscrições são gratuitas e abertas a pessoas naturais e a grupos que atendam de forma cumulativa os seguintes requisitos: comprovar a existência e a relevância do saber e/ou do fazer; ter reconhecimento público de sua atividade específica; deter a memória indispensável à transmissão do saber e/ou do fazer; propiciar a efetiva transmissão dos conhecimentos.

É preciso, ainda, possuir residência, domicílio e atuação, conforme o caso, no Estado do Ceará, há pelo menos 20 anos completos ou a serem completados no ano da candidatura. A inscrição poderá ser proposta por qualquer pessoa jurídica de direito público ou privado ou qualquer pessoa natural que seja capaz, na forma do Artigo 9º, da Lei Nº 13.842/2006 e do disposto no 1.3 do Edital, desde que expressamente autorizados pelo candidato. As inscrições, na Secult, podem ser realizadas de 1º de julho a 31 de julho de 2015, das 8 horas às 16h30.

Serão considerados aptos a se inscreverem no Livro de Registro dos "Tesouros Vivos da Cultura" as pessoas naturais, os grupos dotados de conhecimentos e técnicas de atividades culturais, cuja produção, preservação e transmissão, assim considerados pelas pessoas e órgãos indicados no Artigo 9º, da Lei estadual Nº13.842/2006, representativas de elevado grau de maestria, constituindo importante referencial da Cultura Cearense.

Direitos e deveres
Após diplomados "Tesouros Vivos da Cultura", passarão a dispor de alguns direitos, como registrar seu nome no Livro dos "Tesouros Vivos da Cultura", ter seus projetos recepcionados preferencialmente quando submetidos a certames públicos promovidos pela Pasta da Cultura relativos à área de atuação do diplomado, dentre outras coisas.

Com a diplomação, os inscritos no Livro de Registro dos "Tesouros Vivos da Cultura" comprometer-se-ão a transferir suas técnicas e conhecimentos a alunos ou aprendizes, por meio de programas educativos, os quais, quando organizados diretamente pela Secretaria da Cultura do Estado, terão despesas custeadas pelo Tesouro Estadual.

A Secult dá continuidade ao seu projeto de investimentos também para aqueles que formam uma sólida manifestação da cultura popular por todo o Ceará. Interessados em participar do Edital devem entrar em contato com a Secult.

Mais informações
Coordenadoria de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Secult
Telefone: (85) 3101-6787

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Governo anuncia 2.290 vagas em novos cursos de medicina no país

Os ministérios da Educação e Saúde anunciaram nesta sexta-feira (10) a abertura de 2.290 vagas em novos cursos de medicina no interior do país. As vagas serão ofertadas em instituições privadas de 36 municípios.

O prazo para os novos cursos começarem a funcionar varia entre 3 e 18 meses, a depender da estrutura e organização já existente em cada local.

São Paulo é o Estado com maior número de vagas autorizadas para novos cursos de medicina –são 930 ao todo, distribuídas em 13 cidades do interior e região metropolitana. Em seguida, está Bahia, com 375 vagas, e Paraná, com 215 – confira a relação completa.

Essas são as primeiras vagas a serem ofertadas no sistema privado a partir do novo modelo de expansão dos cursos de medicina, previsto no programa Mais Médicos.

Antes, a abertura de novas vagas ocorria por iniciativa das instituições de ensino. Agora, é o governo quem indica as cidades que podem receber a graduação, com base em critérios como estrutura de serviços de saúde e carência de médicos. Após esta etapa, as instituições decidem se querem participar do edital.

De 39 municípios do interior do país pré-selecionados para a abertura de cursos, três não tiveram propostas qualificadas de faculdades e, por isso, deixaram de receber vagas. São eles: São Leopoldo (RS), Limeira (SP) e Tucuruí (PA). Ainda cabe recurso. O resultado final será divulgado em 28 de agosto.

Segundo o Ministério da Educação, as instituições que devem receber os cursos foram selecionadas após análise de critérios como experiência, comprovação de capacidade econômico-financeira e proposta pedagógica. Outro requisito avaliado era oferta de bolsas para alunos de baixa renda em até 10% das vagas.

Expansão e críticas
As novas vagas fazem parte do primeiro edital para seleção de novos cursos de medicina, lançado no fim de 2014. Desde o lançamento do Mais Médicos, o governo passou a acelerar a criação de novas vagas de graduação na área, especialmente no interior do país.

Ao todo, já foram autorizadas 5.306 novas vagas – destas, 1.690 em universidades federais e 3.616 em instituições privadas de ensino. A expansão ocorre por meio da ampliação das vagas em cursos de medicina já existentes ou pela criação de novos em outras cidades que ainda não tinham essa oferta, como agora.

O processo, no entanto, têm sido alvo de críticas de entidades médicas, para quem a abertura "desenfreada" de novos cursos pode piorar a qualidade da formação médica.

Em resposta a esse cenário, entidades como o Conselho Federal de Medicina e a Abem (Associação Brasileira de Escolas Médicas) lançaram neste mês um modelo próprio de avaliar os cursos da área, independente do já adotado pelo governo federal.

O secretário-executivo do MEC (Ministério da Educação), Luiz Cláudio Costa, reagiu à proposta. Para ele, a medida pode ser inócua. "Primeiro, porque não tem instrumentos regulatórios. Segundo, se forem iguais, por que dois? Se forem diferentes, como fica para a sociedade?", questiona.

Para o ministro da Saúde, Arthur Chioro, a expansão das vagas nas faculdades mostra que o Mais Médicos deixou de ter um caráter de provimento "emergencial" de profissionais. Ele defende maior adesão ao sistema de avaliação aplicado pelo governo, que prevê que os cursos de medicina sejam avaliados no 2°, 4° e 6° ano.

Fonte: Folha.com

Curta nossa página no Facebook



12 truques para ter a melhor noite de sono de sua vida

Quando nos preparamos para uma boa noite de sono, muitas vezes focamos nossa energia em criar a rotina de dormir ideal ou manter horários consistentes para ir para a cama e despertar.

E, embora essas duas iniciativas sejam importantes, elas deixam de lado um fator: o ambiente do quarto propriamente dito.

De acordo com pesquisas, o ambiente de dormir afeta muito a qualidade do sono, e há muitos aspectos que contribuem para um quarto ideal que raramente levamos em conta no dia a dia.

Para saber mais sobre como criar o melhor ambiente para dormir, conversamos com Jennifer Adams, uma ambientalista do sono, designer, empreendedora e autora do livro Bedrooms That Inspire: Rest, Relaxation & Romance (Quartos Que Inspiram: Descanso, Relax e Romance).

Os truques compartilhados por Adams podem inspirá-lo a redecorar o cômodo mais aconchegante em sua casa, proporcionando uma melhora real para uma noite de sono de qualidade.

Procurando uma boa máscara de dormir? Confira estes 12 truques para criar o melhor ambiente para uma ótima noite de sono:

1. Não apague as antigas lâmpadas ainda
"Todos estamos substituindo as lâmpadas em nossa casa com as do tipo LED, porque economizam mais energia e projetam uma luz de qualidade bonita, mas o desafio é que elas imitam a luz do dia”, disse Adams ao The Huffington Post.

“Por isso que, se você usar as lâmpadas LED nos abajures do quarto, pode ser mais difícil pegar no sono. Recomendo que todos mantenham em seus quartos, especialmente nos abajures da cabeceira, uma lâmpada normal de halogêneo ou incandescente, com aquela luz suave, aconchegante. Também gosto daquelas que podem ser facilmente escurecidas.”

2. Mas realmente esqueça os eletrônicos
Agora já sabemos que nossos televisores, smartphones e tablets emitem uma luz azul que interfere em nossa produção natural de melatonina, o que significa que não casam com o ambiente de um quarto para descansar.

Mas, de acordo com Adams, precisamos estar atentos aos despertadores também.

“Livrar-se de seu despertador é um grande problema, porque estudos mostram que se o despertador estiver no seu campo de visão, a luz interfere no sono”, disse.

“Também há um estresse subliminar onde você continuamente olha o relógio para ver que horas são e quanto tempo mais tem para dormir. Mesmo num quarto de hotel, eu o coloco no chão, porque não quero aquela eletricidade perto da minha cabeça, ou cubro o despertador com um pano ou toalha de rosto se estiver fixo no local.”

Se você não for um madrugador que acorda naturalmente com o sol, escolha um despertador com luz ajustável, e o coloque no lado oposto do quarto para que os eletrônicos fiquem o máximo possível longe da cabeça durante o sono.

3. Controle a iluminação
“Adoro acordar com o sol da manhã, especialmente agora quando o sol nasce por volta das 5h30 [no hemisfério norte]. Mas, muitas vezes, à noite existem tantas luzes externas que fica difícil adormecer ou continuar dormindo”, disse Adams.

“Cortinas para escurecer o quarto realmente ajudam. E você pode ser flexível. Pode ter cortinas com forros – um para privacidade e luz durante o dia, e outro que bloqueia o máximo de luz à noite. Realmente faz uma grande diferença.”

4. Controle o barulho
Para os que moram em centros urbanos, onde o barulho do ambiente frequentemente interfere no sono, ou para aqueles que sofrem com um parceiro que ronca, Adams sugere usar tampões de ouvido.

Mas, se isso for desconfortável, ela também aprova o uso de um ventilador ou purificador de ar para criar um ruído consistente, ao mesmo tempo em que melhora a qualidade do ar no quarto e o mantém em uma temperatura agradável.

E se você tiver sorte o suficiente de morar em um ambiente naturalmente calmo, se regozije no silêncio do seu quarto!

5. Faça sua cama todas as manhãs
“Fazer a cama todas as manhãs dá a sensação de dever cumprido logo ao acordar e, quando você chega em casa no final do dia, é muito agradável e relaxante ver uma cama bem-feita”, disse Adams.

“Também protege a superfície da cama contra a poeira, mantendo-a limpa. Além disso, se você tiver animais de estimação em casa, ajuda a mantê-los no lado externo da roupa de cama, e não no interno. Também deixam a cama sem rugas, que são abrasivas para a pele e dificultam o adormecimento.”

6. Troque a roupa de cama pelo menos uma vez por semana
"Fico surpresa ao saber que há tantas pessoas que não lavam a roupa de cama uma vez por semana e sofrem com ácaros, que também podem afetar o sono”, disse Adams.

“Certifique-se de lavar sua roupa de cama frequentemente — especialmente se seus animais de estimação dormem com você.” Quando for hora da lavagem semanal, facilite sua vida ao evitar esses cinco erros comuns ao lavar roupas de cama.

7. Quando se trata de decoração, prefira estampas e cores relaxantes
Embora não haja nada de errado em ter um quarto cheio de cores vibrantes e estampas fortes, é importante saber que esse tipo de design criativo não é o mais propício para dormir bem.

“Se uma pessoa quer uma boa noite de sono, eu recomendaria estampas e cores relaxantes — evite o caos”, disse Adams.

“Cores suaves, opacas e até mesmo mescladas ou desbotadas são agradáveis. Prefira o sálvia, azul, marfim, cinza e branco. Estas são mais propícias ao sono. E ziguezagues, listras simples e medalhões suaves são estampas verdadeiramente relaxantes.”

8. Deixe um bloco de anotações à mão
Em vez do seu smartphone constantemente apitando ou tocando, tenha um bloco de anotações de papel e uma caneta em sua cabeceira para aqueles pensamentos incômodos que fervilham, tão logo você começa a adormecer, e prendem sua atenção por mais tempo do que gostaria.

De acordo com Adams, muitos de nós experimentamos nosso período mais criativo à noite; é nessa hora que também pensamos nas coisas que queremos dizer aos outros, quando entramos naquele estado lúcido pouco antes de adormecer.

Em vez de se emaranhar nesses pensamentos, libere sua mente deles ao escrevê-los — e nem sequer acenda a luz. Você pode não conseguir entender bem sua letra na manhã seguinte, mas se sentirá bem mais focado em dormir.

9. Escolha fragrâncias suaves
Se você tem velas ou qualquer outro tipo de purificadores no quarto, verifique se são fragrâncias relaxantes e suaves”, disse Adams.

“Cítrico, por exemplo, será mais revigorante, então eu usaria algo mais parecido com lavanda. As fragrâncias têm mais impacto em nosso humor e energia do que pensamos.”

10. Quanto mais frio, melhor
"Muitas vezes, as pessoas tomam banho ou uma ducha logo antes de dormir porque as ajuda a relaxar, mas isso aumenta a temperatura do corpo", explica Adams.

“E será mais difícil adormecer. Isso tem a ver com o ambiente onde você dorme, porque seu corpo precisa estar frio, com o termostato entre 67 e 68 graus [19o e 20o Celsius]. Se a temperatura de seu corpo estiver mais fria, será mais fácil adormecer e permanecer dormindo. Aquele banho ou ducha quente pode ser contraintuitivo. Recomendo fazer isso no começo da noite e relaxar mais cedo.”

11. Lembre-se de trocar os travesseiros... e o colchão
"Tantas pessoas que não dormem bem são alérgicas à poeira, e não percebem como seus quartos estão empoeirados”, disse Adams.

“Seu colchão e travesseiros têm alérgenos que ficam grudados e são difíceis de serem removidos com a lavagem. Muitas pessoas que têm apneia do sono ou que levantam exaustas todos os dias me disseram que, quando trocaram seus colchões e travesseiros e compraram capas antialérgicas, começaram a ter uma boa noite de sono e levantavam sentindo-se realmente revigoradas. Se você não trocar seu travesseiro a cada dois anos, ele ficará carregado de lixo. Não importa quão bom seja seu travesseiro, é preciso livrar-se dele. Um colchão pode durar até dez anos.”

12. Simplifique sua mobília
“No quarto, apenas tenha móveis que você precisa para dormir e relaxar: uma cama, duas cabeceiras, e talvez um banco no pé da cama, talvez um sofá, uma cadeira ou um bom lugar para sentar”, disse Adams.

“Você não precisa de uma mesa ou um equipamento de exercício. Também evite ter no quarto coisas que refletem, como espelhos, porque podem ser particularmente assustadores à noite.”

Fonte: Exame.com

Curta nossa página no Facebook



Juazeiro do Norte (CE): Tam passa a operar no Aeroporto Regional do Cariri

A partir do dia 13 de julho, a empresa Tam Linhas Aéreas passa a operar no Aeroporto Orlando Bezerra, neste município, com voos diários para as cidades de Recife e Brasília. Com a operacionalização da Companhia, Juazeiro contará com pousos e decolagens de aeronaves das quatro maiores empresas aéreas do Brasil.

Com a novidade, a expectativa é que a região tenha um crescimento no setor turístico, já neste semestre, de 5%. Estima-se, ainda, que haja um incremento de até sete mil passageiros por mês no equipamento aeroportuário. O coordenador de Turismo de Juazeiro, José Roberto Celestino, observa que a capital pernambucana é, também, importante emissora de turistas ao Cariri, favorecendo, assim, a ocupação da rede hoteleira com os novos voos diários.

De acordo com Celestino, os voos representarão um acréscimo na oferta de assentos de cerca de 30% sobre a atual, quando Juazeiro do Norte passa de seis para um total de oito voos diários operados pelas quatro maiores companhias aéreas: Tam, Gol, Avianca e Azul.

Voos
Roberto Celestino lembra que o ofício enviado à presidente da TAM, Cláudia Sender, em 24 de outubro do ano passado, após a Gol anunciar que deixaria de operar na linha Juazeiro/Recife, teve por argumentação "a estreita ligação do Cariri com a capital pernambucana" explicando que empresas industriais e comerciais, profissionais, professores e estudantes universitários "dependem desta ligação rápida, barata e pontual com Recife". Apesar de os voos iniciarem só a partir da próxima segunda-feira, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) emitiu autorização para a empresa começar a operar nos referidos trechos desde o dia 1º de julho, quando as vendas foram iniciadas. O voo nascerá em Brasília às 10h45, chegando a Juazeiro às 12h57, decolando às 13h27 para Recife, onde chega às 14h34.

De Recife, o voo sai às 15h10min, pousa em Juazeiro às 16h17, quando levanta voo para Brasília às 16h51, chegando às 19 horas. A companhia aérea irá operar com aeronaves do tipo Airbus 319, com capacidade para 144 passageiros.

Internacionalização
O Coordenador de Turismo destaca a capilaridade da Tam como companhia integrante do Latam Airlines Group - companhia aérea criada após a fusão entre a chilena Lan Airlines e a brasileira Tam Linhas Aéreas - que poderá levar, por meio de conexões, passageiros de Juazeiro para diversos destinos nacionais e internacionais no mesmo dia.

Para atender à demanda de passageiros, a parte externa do Aeroporto passa por melhorias de estrutura. Além da reforma na avenida que dá acesso ao equipamento aeroportuário, que ganhou nova malha asfáltica e iluminação, a área de estacionamento também está sendo revitalizada. Operários da empresa Coral trabalham em ritmo acelerado. O aeroporto de Juazeiro se consolida como segundo portal aéreo do Ceará.

ANDRÉ COSTA
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



AddThis