Nova placa veicular entra em vigor dia 3 de fevereiro em todo o Brasil

Entra em vigor, a partir do dia 3 de fevereiro, em todo o território nacional, o novo modelo de placa veicular padrão Mercosul, conforme resolução do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

A nova placa será obrigatória apenas nos casos de primeiro emplacamento de veículos novos, quando houver transferência do veículo para outro município ou estado, alteração de categoria ou ainda se a placa precisar ser substituída em razão de danos, extravio ou furto. Portanto, a mudança de modelo não obriga todos os proprietários de veículos a efetuarem a troca de imediato.

Aqueles que, mesmo não estando entre os casos em que a troca é obrigatória, desejarem, voluntariamente, efetuar a mudança da placa, poderão fazê-lo a partir do dia 2 de março.

Segundo o Denatran, o diferencial da placa do Mercosul em relação ao modelo atual são os itens de segurança, como o QR Code, que possibilita a rastreabilidade, dificultando a sua clonagem e falsificação.

O novo formato apresenta o fundo branco e uma faixa azul na parte superior, com o nome Brasil ao centro e a bandeira do país à direita. A simbologia do Mercosul aparece na ponta esquerda da mesma faixa. Logo abaixo, vem o QR Code e, na área de fundo branco, a sequência de identificação com um novo padrão, na seguinte ordem: 3 letras, 1 número, 1 letra e 2 números.

A diferenciação das placas conforme o uso do veículo será feita através das cores das molduras e dos caracteres. Veículos particulares serão pretos. Já aqueles destinados a fins comerciais (aluguel ou aprendizagem) terão moldura e caracteres em vermelho. Veículos diplomáticos seguirão a cor laranja; carros oficiais e de representação receberão a cor azul; veículos especiais (experiência, fabricantes de veículos, peças e implementos), a cor verde, e os carros de colecionadores terão a cor prata.

Curta nossa página no Facebook

Estudante cearense que viajava 53km diariamente para estudar consegue aprovação em medicina

Acordar às 3h30 horas da manhã, de segunda a sexta-feira, durante dois anos, para cruzar os 53 quilômetros de distância entre Horizonte e Fortaleza não foram empecilho para que Lucas Ribeiro de Sousa, de 20 anos, pudesse alcançar o seu objetivo: cursar medicina na Universidade Federal do Ceará (UFC). O jovem, morador do distrito rural de Horizonte, Queimadas, atingiu a média de 742,14 no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 e ficou na 21º posição na lista de aprovados do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Sendo o primeiro da família a ingressar no ensino superior, Lucas estudou em uma escola estadual técnica em Horizonte até concluir o ensino médio, em 2016. Ele passou o ano de 2017 estudando sozinho e, após o resultado do Enem do mesmo ano, conseguiu uma bolsa integral para estudar em um curso preparatório em Fortaleza. “A Prefeitura [de Horizonte] disponibiliza uma condução que sai às 4h40. Eu ainda pegava um mototáxi para conseguir chegar ao centro [de Horizonte], já que eu moro em um distrito longe”, diz.

Depois de chegar na Capital, já às 6 horas, Lucas percorria alguns quarteirões para comer e esperar a abertura dos portões do curso. No final da aula, o estudante saía antes de acabar, ao meio-dia, para não perder o ônibus de volta ao interior. “Eu tive muito apoio, tanto familiar quanto do curso, porém eu não tinha o material necessário para estudar em casa, só consegui através de uma amiga que já tinha estudado no mesmo local”, disse, acrescentando que sua rotina ainda inclui dar aula de reforço escolar por R$ 70,00 mensais para ajudar nas despesas. 

Com mãe autônoma e pai agricultor, a situação foi mais difícil no começo do cursinho, segundo Lucas. “Era muito gasto para nossa família. Era tirar dinheiro de onde não tinha para pagar a condução até o centro de Horizonte, além dos gastos diários com alimentação. Já aos sábados, quando havia aula, eu não podia ir. Era financeiramente inviável”, relata. 

Medicina
Apesar da renúncia de um cotidiano tranquilo, Lucas reforça que sempre almejou ingressar em medicina e diz não dar tanta atenção quando outras pessoas falavam para trocar o foco para um curso ‘mais fácil de passar’. “Eu quero ser grande. Medicina é um curso superestimado, então quando uma pessoa como eu, da zona rural e pobre, decide por ele, tem que persistir, apesar de tudo”. 

Após a matrícula, o estudante afirma já ter onde ficar em Fortaleza. “Uma amiga da minha mãe ofereceu a moradia. Com isso, já ajuda, mas eu espero receber o auxílio da UFC, além de trabalhar nos laboratórios para, então, conseguir me estabilizar de verdade”, comenta. 

“Eu fiquei muito feliz com a conquista. Todos da família. Nós vamos comemorar hoje (29) com um jantar especial”, disse, com orgulho de ter conseguido não só a vaga, mas uma outra perspectiva para toda a família. 

Sobre os erros durante a correção do Enem, o estudante afirma ter ficado preocupado em relação à nota final, mas que logo soube que não foi afetado. “Apesar de não ter sido diretamente atingido na nota, eu senti um peso grande e fez com que eu não tivesse tanta certeza se eu conseguiria ou não a vaga. É de uma irresponsabilidade enorme”, considera.  

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

'Ministro da Educação atrapalha o Brasil', diz Maia após evento

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), voltou a criticar nesta quinta-feira (30) o ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmando que o ministro "atrapalha o Brasil".

"O ministro da Educação atrapalha o Brasil, atrapalha o futuro das nossas crianças, está comprometendo o futuro de muitas gerações. Cada ano que se perde com a ineficiência, com um discurso ideológico de péssima qualidade na administração, acaba prejudicando os anos seguintes. Mas quem demite e quem nomeia ministro é o presidente", afirmou Maia após participar de um evento sobre economia e as reformas necessárias ao país em São Paulo.

As críticas de Maia ocorrem após problemas na divulgação de resultados das provas do Enem e no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

"Ele é um desastre, acho que atrapalha o futuro de milhões de crianças. A situação é grave. Mas se vai demitir ou não, eu não tenho preocupação com isso. Este não é o meu papel. Perguntaram minha opinião e eu falei", disse Maia.

Maia já havia criticado Weintraub e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, na quarta-feira (29), após deixar um evento com economistas, investidores e representantes do poder público, também em São Paulo.

Na quarta, o presidente da Câmara havia comentado que Salles não tinha mais condições de "ser o interlocutor". No dia seguinte, entretanto, mudou um pouco o tom.

"É claro que o ministro do Meio Ambiente é diferente do ministro da Educação. No ano passado, ele radicalizou com setores do meio ambiente, mas ele é um quadro de muita qualidade. Eu gosto dele, tenho uma boa relação com ele. Apenas acho que ele conduzir a situação, para ele restabelecer o diálogo, não será algo simples. Mas não sou eu quem vai demitir ministro ", afirmou Maia nesta quinta.

Cronologia de erros no Enem
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, enfrenta críticas em razão de erros na realização do Enem e no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

No dia 17 de janeiro, depois que as notas individuais do Enem 2019 foram liberadas, estudantes divulgaram relatos de avaliações diferentes entre candidatos que tiveram o mesmo número de acertos ou notas próximas a zero mesmo com número alto de acertos.

Um dia depois, no sábado (18), Weintraub e o presidente do Inep, Alexandre Lopes, afirmaram que houve falhas na correção das provas do segundo dia, o que atingia "um grupo muito pequeno". No domingo (19), o Inep informou que estava revisando as notas dos dois dias de provas do Enem 2019.

Ao fim da revisão das notas, foram identificados problemas em 5.974 provas - 96,7% estavam concentrados em 4 cidades: Alagoinhas (BA); Viçosa (MG); Ituiutaba (MG) e Iturama (MG).

Em entrevista na segunda, Lopes afirmou que o erro ocorreu na gráfica Valid Soluções S.A.

Lopes explicou que a gráfica imprime o caderno de questões do candidato, que é identificado com um código de barras do aluno. Depois, imprime o cartão de respostas (gabarito), que também tem um código. Outra máquina une estes dois documentos. O erro ocorreu nesta união e na geração do código de barras.

Após ação da Defensoria Pública da União (DPU), a Justiça chegou a suspender a divulgação do resultado do Sisu, mas o STJ derrubou a decisão - a pedido da Advocacia Geral da União (AGU). Os resultados foram liberados no começo da noite de terça-feira (28).

Fonte: G1

Curta nossa página no Facebook

Campos Sales é mais um município cearense contemplado com uma areninha

O Governo do Ceará continua levando para as cidades cearenses uma importante iniciativa de incentivo ao esporte e lazer, bem como de prevenção à violência. Campos Sales, na região do Cariri, recebeu nessa terça-feira (28) a 83ª areninha entregue pelo Estado. O espaço, construído em uma área de 1.200 m², foi uma parceria com a Prefeitura e o investimento na obra foi de R$ 262.944,19. Localizada no bairro Guarani, a nova praça esportiva do município conta com um campo society com as dimensões 38 m x 26 m, vestiários com banheiros, acessos pavimentados, torres de iluminação, grama sintética e alambrados. Ao lado da população, o assessor especial de Relações Institucionais da Casa Civil do Ceará, Nelson Martins, o secretário do Esporte e da Juventude, Rogério Pinheiro, e o prefeito Moésio Loiola inauguraram a areninha.

O efeito positivo de obras como as areninhas em diversos segmentos que influenciam no dia a dia da comunidade foi destacado pelo assessor especial da Casa Civil. “Esse programa tem sido um grande sucesso. Ao incentivar o esporte primeiro você ajuda na qualidade de vida das pessoas. Você incentiva também a integração na cidade e evidentemente quando você começa a frequentar a areninha começa todo um conjunto de atividades que vai gerando emprego, e a Prefeitura teve a felicidade de colocar a areninha no bairro mais populoso de Campos Sales. Sem dúvida nenhuma vai ser um sucesso e a gente vê pela quantidade de pessoas que tem aqui”, disse Nelson Martins.

Mais investimentos
Ainda durante a inauguração, Campos Sales foi beneficiado com mais uma obra do Estado. Na oportunidade, foi dada a ordem de serviço para a construção de 1.282 metros de rede elétrica de alta tensão trifásica, implantação de um transformador e postes para atender a obra do mirante de Nossa Senhora da Penha. O investimento total do Governo do Ceará será de R$ 75 mil.

Curta nossa página no Facebook

Ministros de Bolsonaro fazem 1.060 viagens com aviões da FAB no 1º ano de governo

Os ministros de Jair Bolsonaro fizeram 1.060 viagens em jatinhos da Força Aérea Brasileira (FAB) durante o primeiro ano de governo, em 2019. No total, as autoridades solicitaram um jatinho da FAB a cada 8 horas e passaram mais de 2 mil horas no ar. O motivo mais frequente para solicitar o uso das aeronaves é “serviço”.

Na Esplanada dos Ministérios, os recordistas de voos são Osmar Terra (Cidadania), Ernesto Araújo (Relações Exteriores) e Ricardo Salles (Meio Ambiente). Em apenas um ano, Terra fez 113 viagens; Araújo, 104; e Salles, 93. A média é de 48,2 voos por ministério em um ano.

Em 2019, 20 dos 22 ministros de Bolsonaro registraram voos com aeronaves da FAB, segundo a análise do G1 com base em relatórios oficiais. Apenas os nomes dos ministros do Banco Central e do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) não aparecem nos relatórios.


Apesar de as viagens de ministros em jatinhos da FAB serem frequentes, o número registrado em 2019 é menor que o das últimas gestões. Em 2018, por exemplo, foram feitos 2.037 voos por 28 ministros – uma média de 72,8 voos por ministério. Na época, a Esplanada tinha mais ministérios e, portanto, mais autoridades podiam solicitar os voos.

O número de voos e a média também são menores com relação aos outros anos de Temer e Dilma (no caso da ex-presidente, há dados a partir de 2014, último ano de seu primeiro mandato).

A FAB disponibiliza os dados de viagens de autoridades desde 15 de julho de 2013. Só há, portanto, dados dos anos completos de 2014 a 2019. Como houve reformas ministeriais, o número de órgãos pode variar ao decorrer do ano e, por isso, para calcular a média esse dado também foi levado em consideração.

Demissão na Casa Civil
Nesta terça-feira (28), Bolsonaro decidiu demitir Vicente Santini, ministro interino da Casa Civil, substituto de Onyx Lorenzoni, que está de férias. Ele solicitou um voo da FAB de Davos, na Suíça, onde ocorreu o Fórum Econômico Mundial, para Nova Delhi, na Índia, onde se juntou à comitiva presidencial. Para Bolsonaro, a atitude de Santini "foi completamente imoral".

Para o mesmo trajeto, outros ministros de Bolsonaro, como Tereza Cristina (Agricultura) e Bento Albuquerque (Minas e Energia), viajaram de voo comercial, segundo o blog da Cristiana Lôbo, do G1. O blog também publicou que o voo de Santini tinha apenas três passageiros. Além do ministro interino, outras duas assessoras viajaram na aeronave.

Santini voltou a ser admitido nesta quarta-feira (29) ao ser nomeado para o cargo de assessor especial da Secretaria Especial de Relacionamento Externo da Casa Civil. Porém, novamente, nesta quinta, Bolsonaro cancelou a recontratação e disse que vai "tornar sem efeito" a admissão.

Ministros viajantes
O ministro de Bolsonaro recordista de viagens em aeronaves da FAB foi Osmar Terra (Cidadania). Foram 113 voos em 2019. Esse número é bem superior às 59 viagens feitas pelo ministro em 2018, quando ocupava o Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário no governo Temer. Em 2019, Terra fez, principalmente, voos nacionais, com Brasília como origem ou destino. Apenas uma viagem internacional foi registrada, com destino a Lima, no Peru, em julho de 2019.

Em nota, o Ministério da Cidadania diz que “todas as viagens do ministro Osmar Terra foram exclusivamente a trabalho”.

“Ao todo, foram 16 estados visitados, alguns mais de uma vez. O Ministério da Cidadania é a pasta com maior articulação com estados e municípios e tem o maior número de secretarias nacionais e programas desenvolvidos de forma tripartite. Assim, a interlocução com prefeitos e governadores é imprescindível para a proteção social do país”, afirma.

Em segundo lugar no ranking, o ministro Ernesto Araújo (Relações Exteriores) solicitou os voos da FAB para viajar, principalmente, para o exterior. Araújo usou as aeronaves para chegar ou sair de uma série de países: EUA, Peru, França, Canadá, Chile, Cabo Verde, Argentina, Itália, Hungria, Polônia, Espanha, Colômbia, Portugal, Bélgica, Nigéria, Senegal, Angola e Costa do Marfim.

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores afirma que “é da natureza e constitui exigência das funções do ministro realizar viagens cada vez mais frequentes ao exterior”.

“Em razão do número de viagens e do tempo de deslocamentos envolvidos, de imprevistos e urgências, é necessário que ele se possa deslocar de forma rápida e eficaz. A FAB disponibiliza, para esse fim, aeronaves que constituem instrumentos de trabalho valiosos para a execução da política externa e que tem há muito tempo servido ao Itamaraty”, diz.

O ministro Ricardo Salles (Meio Ambiente) também usou bastante as aeronaves da FAB em 2019. Foram 93 voos em um ano. Salles usou os jatinhos para viagens nacionais (Porto Velho, Fernando de Noronha, Porto Seguro, Canoas, Santarém etc) e internacionais (Colômbia, Inglaterra, Angola, Quênia e Chile). Questionado, o Ministério do Meio Ambiente não se posicionou até a publicação desta reportagem.

Número de passageiros
Um dos motivos apontados para a demissão do ministro interino Vicente Santini (Casa Civil) foi o fato de a aeronave ter apenas três pessoas: Santini e duas assessoras. Em 2019, porém, outros 77 voos de ministros em aviões da FAB tiveram a previsão de, no máximo, três passageiros. Do total, 11 foram voos internacionais.

Os ministros que mais fizeram isso foram Ricardo Salles (Meio Ambiente), com 34 voos, e Paulo Guedes (Economia), com 19 voos.

As viagens de Guedes foram, principalmente, para Rio de Janeiro, São Paulo ou Brasília. Já os voos de Salles foram tanto nacionais (São Paulo, Brasília, Salvador, Belo Horizonte, Goiânia, Curitiba etc) quanto internacionais (Angola, Quênia, Chile, Colômbia e Inglaterra).

Outras autoridades
Além dos ministros de Bolsonaro, outras autoridades podem solicitar viagens com jatinhos da FAB. Somente o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, fez 250 voos do tipo em 2019. No ano anterior, em 2018, Maia já registrava alto número de viagens com aeronaves da FAB: 203 voos.

Já o presidente do STF, Dias Toffoli, registrou 96 voos com a FAB em 2019. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, solicitou 56 vezes os voos da FAB naquele ano.

Em nota, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, afirma que o “uso de aeronaves da FAB cumpre os preceitos legais e é motivado por questões de segurança e para agilizar os deslocamentos – permitindo a presença no maior número de eventos e o retorno mais rápido a Brasília”.

“O ano de 2019 foi de intenso trabalho na Câmara dos Deputados, com a aprovação de várias matérias importantes para a retomada do crescimento econômico no Brasil e que foram reivindicadas pela população brasileira nas últimas eleições”, diz a nota.

Já o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, diz que “todas as viagens em aviões da FAB foram realizadas dentro dos parâmetros estabelecidos pelo decreto 4.244 de 2002”.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, afirma que “o decreto 4.244 de 2002 assegura ao presidente do Senado Federal a utilização de aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) para o deslocamento em agendas fora de Brasília e fora do Brasil, se necessário for.”

Voos de autoridades
Os voos de autoridades em aeronaves da FAB são autorizados para o vice-presidente da República, para os presidentes do Senado, da Câmara e do STF, para ministros de Estado, para os comandantes das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) e para o chefe de Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas.

Os aviões da FAB podem ser solicitados por viagens a serviço, emergência médica ou motivo de segurança. Segundo o decreto 8.432 de 2015, o vice-presidente da República e os presidentes da Câmara, do Senado e do STF também podem usar as aeronaves para a cidade de residência.

A FAB publica alguns dados dos voos de autoridades, como o cargo, o dia e o horário do voo, o local de partida e de destino e a previsão de passageiros. Não há, porém, uma lista dos passageiros que estão nas aeronaves nem o nome da autoridade naquele cargo. A FAB também informa que “não cabe a ela apurar se os motivos das solicitações de apoio são efetivamente cumpridos”.

A divulgação das informações sobre voos da FAB, porém, é feita com a publicação de arquivos em formato PDF, que dificulta a análise e o cruzamento de dados. Os arquivos ainda são publicados em um calendário, que exige que o cidadão clique em cada dia para baixar o PDF e conseguir os dados. Para fazer o levantamento, foi necessário automatizar o download dos PDFs, compilar todos os arquivos e converter de PDF para CSV.

Fonte: G1

Curta nossa página no Facebook

Carnaval de Ubajara é cancelado e verba de R$ 250 mil será destinada à saúde

(Foto meramente ilustrativa)
Os moradores da cidade de Ubajara, a cerca de 300km de Fortaleza, não terão festa pública nos quatro dias de Carnaval. O prefeito do município, Renê Vasconcelos, anunciou o cancelamento da festa e a destinação da verba que seria utilizada, aproximadamente R$ 250 mil, para suprir necessidades da área da saúde para pessoas com deficiência.

“Como no ano passado, em 2020 também não haverá carnaval com dinheiro público em Ubajara. Usaremos a verba, novamente, na compra de cadeiras de rodas, fraldas e medicamentos de alto custo para os ubajarenses com necessidades especiais”, declarou o prefeito. Apesar disso, segundo Renê, o tradicional festejo que ocorre durante a quarta-feira de cinzas no Balneário do Boi Morto, ponto turístico de Ubajara, será mantido.

O secretário de Turismo, Meio Ambiente, Cultura e Esportes de Ubajara, Glauber Lira, informou ao Diário do Nordeste que a celebração ocorrerá durante o dia, das 13h às 19h, mas que “não tem programação ainda”. “Estamos aguardando para saber as atrações que estarão na região, no período. Até o início de fevereiro teremos definido”, aponta.

Glauber ressalta, ainda, que “o maior hospital da Região da Ibiapaba” está sendo construído na cidade, e que, por isso, “é preciso otimizar os recursos para garantir” o funcionamento. Em agosto do ano passado, a Prefeitura de Ubajara estimou que o equipamento seria entregue até o fim de 2019, “administrado por pessoas especializadas na área da gestão de hospitais e terá quase 40 leitos”. O prefeito, contudo, afirmou que a conclusão é dificultada “pela grandiosidade” da obra.

Cancelamento
No último dia 15, a prefeita do município de Granja, Amanda Aldigueri, também anunciou o cancelamento do Carnaval na localidade. A verba, de cerca de R$ 1,2 milhão, será destinada a ações de proteção social, em ações que amenizem impactos negativos da quadra chuvosa na região. É o segundo ano consecutivo em que a festa não acontece com verba pública, pela mesma razão.

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

Sistema Integrado de Saneamento Rural beneficia 35% da população rural do Ceará

Muitas comunidades rurais, mesmo distantes dos recursos hídricos e dos centros urbanos, podem desfrutar de água diretamente na torneira, na porta de casa. Há muito tempo, grande parte da zona rural do Ceará deixou para trás a velha cena de lata na cabeça. Quem viveu a experiência de carregar lata d’água sabe valorizar muito bem cada gota que sai da torneira de casa. Transportar água de modo braçal fez parte da rotina de muitas localidades da zona rural do Ceará, mas a chegada do saneamento rural mudou esse cenário. Desde 1996, quando a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) implantou o Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar), a realidade nessas áreas é outra.

No Ceará, a população rural atendida com abastecimento de água, por meio do modelo de gestão do Sisar, é de 750 mil habitantes, que corresponde a 35% da população rural do estado. Nos próximos cinco anos, esse percentual será elevado com novas iniciativas que estão em fase de implantação. A expectativa é que essa cobertura alcance a marca de 50% da população rural do estado.

Nos rincões do Ceará, mesmo nas localidades mais remotas do estado, é possível encontrar sistemas completos de abastecimento de água. São lugares onde só o Sisar consegue operar e garantir o bom funcionamento das redes. Não é tarefa fácil. Para além da escassez de recursos hídricos e financeiros, estão os desafios com a topografia ou a localização geográfica das comunidades. Mas a Cagece e o Sisar não medem esforços: perfuram poços e assentam quilômetros de tubulação para garantir a chegada da água.

Basta percorrer o interior do estado e facilmente constatar a alegria e a gratidão das famílias atendidas com os sistemas do Sisar. A equipe de reportagem viajou cerca de 1.500 km para visitar três localidades com características semelhantes em dificuldade de abastecimento, mas bem distintas quando se trata de localização geográfica e paisagem: serra, sertão e chapada.

Garantia de água desde a subida da serra
Na Serra da Ibiapaba, em Viçosa do Ceará, está localizada a comunidade rural Juá dos Vieiras. Quase fronteira com o estado do Piauí, Juá é uma das 134 comunidades rurais atendidas pelo Sisar, a cerca de 400 km de Fortaleza. É lá que a torneira com o hidrômetro, instalada ao lado da casa, é tratada como uma grande conquista por Raimunda Nonata Vieira da Cruz. Ela conta que, quando adolescente, buscava a água para os afazeres domésticos: “não tinha alternativa, pegava a lata, enchia na cacimba no rio, botava na cabeça e trazia. Era de oito a dez viagens por dia”.

O sistema de abastecimento de água de Juá foi instalado há dez anos, mas só foi filiado ao Sisar seis anos depois. Fernando de Oliveira, operador da Estação de Tratamento de Água (ETA) da comunidade, desempenha a função desde o início. Ele diz que a chegada do Sisar foi um divisor de águas. “Foi quando o sistema passou a funcionar de fato. Antes não tinha gestão, faltava água, produtos para o tratamento e equipamentos básicos para o funcionamento. Agora esses problemas não existem mais”, relata.

O açude, que leva nome da localidade, é a fonte principal de captação para o abastecimento das 420 famílias. Segundo Marcos Leitão, gestor técnico do Sisar na região da Bacia do Parnaíba, o manancial exauriu em 2016 e durante três anos não teve recarga suficiente. “Padronizamos o sistema com substituição de toda a tubulação das redes, recadastramento dos imóveis e trabalho de combate a fraudes. Hoje estamos operando bem e não temos reclamação”, comemora.

Tercílio Félix Marcolino, vizinho de Nonata, destaca o quanto foi perceptível a mudança. “Antes da chegada do Sisar, o sistema quebrava com muita frequência. Passávamos de oito a dez dias sem água. Hoje mudou muita coisa, temos água todo dia. Antigamente, tudo era mais difícil. Tinha que carregar galões d’água no ombro ou garrafões no carrinho de mão por mais de um quilômetro para levar água para casa. Agora é só se levantar da rede e abrir a torneira”, destaca.

Sertão sem lata d’água
Saindo da região serrana, o próximo destino é a Vila Bom Nome, no município de Aiuaba, no sertão dos Inhamuns, uma das regiões mais afetadas pela escassez hídrica. O acesso a Bom Nome, na zona rural, é por meio de uma estrada carroçável, um percurso de 72 km. O calor e a distância são recompensados pela satisfação das famílias locais, que são unânimes em reconhecer o esforço empreendido pela gestão do Sisar, que garante água em todas as áreas, apesar dos esforços.

O açude da localidade ainda reserva um pouco de água, mas desde que o Sisar assumiu a gestão do sistema, o manancial não é mais utilizado, visto que a água não oferece condições favoráveis de tratamento. Para atender a população, foram perfurados, às margens do açude, quatro poços. Por meio desse projeto a comunidade também foi beneficiada com um sistema de placas solares para geração de energia limpa, o que impacta diretamente na redução do valor da fatura de água.

Para a presidente da Associação Comunitária dos Moradores de Bom Nome, Ricássia Castro de Sousa, depois que o Sisar passou a gerenciar o sistema local, tudo mudou. “A comunidade chegou a ser atendida por um único chafariz, porque o sistema de abastecimento que existia não funcionava. Quando o Sisar assumiu, toda tubulação foi substituída, foram perfurados poços, instalados hidrômetros e hoje está tudo funcionando normalmente”, informa.

Claudemar Alves, morador da Vila há 25 anos, presenciou a melhoria. Ele afirma que a lata na cabeça era uma cena comum: “Quando o açude secava, fazia uma cacimba e era assim que a água chegava na nossa casa, carregada numa lata. Duas viagens tinham que garantir o consumo diário de toda família”.

Já Leonardo Sobrinho, outro morador, comemora a mudança. “Eu andava daqui para o açude mais de 4 km, junto com as minhas irmãs. A gente carregava água na cabeça. Hoje não tem mais isso. Depois do balde, a gente passou a buscar a água no lombo de uma jumenta, botava um jogo de caçoar, levava os barris e trazia a água. Agora melhorou demais! Quando a gente precisa a água tá na torneira”, comemora.

Assim, o povoado de Bom Nome deixou para trás a alcunha de Vila das Carroças, como era conhecido, pois, segundo os moradores, era comum presenciar animais puxando carroças com tambores de água.

O local é filiado ao Sisar há dois anos por meio de 260 ligações e abastece cerca de mil pessoas. Ao todo, a unidade atende 18 municípios e 145 sistemas que contemplam 270 localidades.

O desafio de chegar em todo lugar
Em Logradouro, distrito da cidade de Umari, já na divisa com o estado da Paraíba, região Sul do Ceará. São os moradores dessa comunidade, num cenário típico do interior cearense, que fazem tudo funcionar de forma autônoma e integrada. A vida em Logradouro funciona sem a pressa das grandes cidades, mas com as urgências de garantir o acesso a tudo que é essencial para a qualidade de vida dos 800 moradores.

O operador de água da comunidade, Ronaldo Henrique de Lima, conta que, diante da distância da localidade, o abastecimento regular parecia ser impossível. Com a chegada do Sisar e a ativação do novo sistema de abastecimento de água, em 2006, o lugar passou a ter uma tranquilidade a mais: garantia de segurança hídrica.

O acesso à água com facilidade, dispensando o trabalho desgastante e intenso de carregá-la por longas distâncias foi uma das primeiras conquistas do distrito e o demarcador de avanços para Logradouro. “Nosso abastecimento era pela lagoa que existia, açude ou chafariz. Mas a água foi acabando. As pessoas iam buscar água na cabeça ou na carroça. Quando o projeto do Sisar chegou, melhorou bastante. Hoje é só abrir a torneira e temos água. É daqui pra melhor, ninguém quer voltar ao que era antes”, pontua Ronaldo.

Para a doméstica Bárbara Parnaíba, cuidar da casa com as novas condições de abastecimento reflete na rotina das pessoas. “Antes era mais difícil. Hoje, a preocupação é só realizar as tarefas de casa e já contamos com a água. Até para fazer as atividades de casa não demora mais tanto tempo, porque não precisa mais sair para buscar água, ela já está presente em casa”, explica.

Sisar venceu prêmio ODS Brasil em 2018
Em 2018, o Modelo de Gestão do Sisar venceu o Prêmio ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) Brasil na categoria “Organização sem fins lucrativos”. O Prêmio foi lançado pelo Governo Federal com o objetivo de incentivar, valorizar e dar visibilidade a práticas que contribuam para o alcance das metas da Agenda 2030 em todo o território nacional. O prêmio também tem o intuito de reconhecer projetos, programas, tecnologias ou outras iniciativas alinhadas aos ODS, que promovam soluções que contemplem os aspectos sociais, ambientais e econômicos.

Curta nossa página no Facebook

Programa de Modernização da Cultura do Algodão chega às regiões Central e do Cariri

Nesta última semana de janeiro os produtores de algodão das regiões Central e Sul do Ceará serão contemplados com o curso técnico “Aspectos Gerais sobre o Cultivo do Algodoeiro”. A capacitação, que acontecerá nos dias 29 e 30 de janeiro, em Quixeramobim e Barbalha, respectivamente, é promovida pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), Ministério da Agricultura, Embrapa e BNB.

Em 2020 serão contempladas as três regiões com maior potencial de cultivo de algodão no Ceará (Sul, Central e Jaguaribana). “Durante os cursos e oficinas iremos repassar informações sobre as novas tecnologias desenvolvidas pela Embrapa Algodão, com sementes mais resistentes”, destacou o coordenador do Programa de Modernização da Cadeia Produtiva do Algodão, Euvaldo Bringel.

Vale lembrar que o Ceará é o terceiro maior polo consumir de algodão do Brasil. “Aqui no Estado existem grandes indústrias têxteis e a comercialização do algodão é garantida. Sem falar nas condições favoráveis que temos para produzir o algodão, com sol e luminosidade necessários”, ressaltou o coordenador do programa.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no local do curso.

Serviço:

Curso Aspectos Gerais sobre o Cultivo do Algodoeiro
Data Quixeramobim: 29 de janeiro (quarta-feira)
Local: Auditório da FATEC
Data Barbalha: 30 de janeiro (quinta-feira)
Local: Embrapa Algodão

Curta nossa página no Facebook

Após discussão, PM atira em agente da Zona Azul em Barbalha

Foto meramente ilustrativa
Um policial militar atirou em um fiscal de trânsito após discussão em estacionamento no Centro, da cidade de Barbalha, Sul do Ceará, na manhã desta segunda-feira (27). Testemunhas informaram que os envolvidos passaram a discutir depois que o policial se recusou a pagar o valor de R$ 2 referente ao estacionamento do carro, em área de zona azul.

O fiscal de trânsito foi atingido na mão, socorrido para unidade hospitalar e, depois de ser atendido foi para casa. O policial, que não foi identificado, prestou depoimento em uma delegacia da cidade e foi liberado.

Testemunhas informaram que o funcionário chegou a oferecer tolerância de 15 minutos mesmo não sendo obrigado, na cidade, esse tipo de desconto.

Segundo a Polícia Civil, o policial militar não estava em serviço e a discussão começou após estacionar o carro. Um inquérito policial foi instaurado para apurar as circunstâncias do caso. A corporação não informou com detalhes o motivo do conflito.

Fonte: G1 CE

Curta nossa página no Facebook

Chove em todas as regiões do Ceará nesta terça-feira (28)

Choveu em todas as regiões do Ceará entre as 7h desta segunda-feira (27) e as 7h desta terça-feira (28). O maior registro foi no município de Viçosa do Ceará com 107 milímetros, na Região da Ibiapaba do Estado. Os dados são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Outras cidades receberam precipitações intensas como Granja (100 m), São Gonçalo do Amarante (85 mm), Quixadá (67 mm) e Caucaia (62,1 mm).

As chuvas em alguns municípios vieram acompanhadas de forte ventania. A Funceme anotou rajadas de até 42 km/h e chuva de 41,5 milímetros em Fortaleza, no Posto Pluviométrico da Água Fria. Em Sobral, os ventos atingiram 50 km/h, na noite desta segunda-feira, por volta das 20h, segundo o órgão. 

Na Capital houve registros de alagamentos, queda de árvores e até um portão de um condomínio que foi arrancado por causa dos ventos fortes. Já em Sobral a chuva iniciou ainda na noite de segunda-feira e se estendeu até a madrugada de terça. Devido à chuva o trânsito ficou lento em algumas avenidas da cidade.  

De acordo com a Funceme, a intensidade da chuva é causada pela influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), um corredor de umidade que atua na porção sul da região. Além disso, a Funceme observa que os ventos alísios tendem a convergir entre o Ceará o Rio Grande do Norte, aumentando a instabilidade na região. 

Previsão para os próximos dias 

Terça-feira (28): 

Predomínio de nebulosidade variável em todas as regiões com eventos de chuva. 

Quarta-feira (29): 

Predomínio de nebulosidade variável em todas as regiões com eventos de chuva na Serra da Ibiapaba e no Litoral Norte. Há possibilidade de chuva nas demais regiões. 

Quinta-feira (30): 

Predomínio de nebulosidade variável em todas as regiões com eventos de chuva na Serra da Ibiapaba e no Litoral Norte. Há possibilidade de chuva nas demais regiões. 

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

Ministro da Saúde confirma suspeita de coronavírus e fala em evitar a China

Henrique Mandetta, ministro da Saúde (Foto: Arquivo)
O Ministério da Saúde já analisou mais de 7.000 rumores de brasileiros infectados pelo coronavírus, 127 precisaram de verificação, mas apenas um caso está sob suspeita atualmente: uma brasileira que visitou a China e voltou para Minas Gerais está isolada e passa bem.

A informação é do ministro da Saúde, Henrique Mandetta, em entrevista coletiva na manhã de hoje.

"Nós analisamos 7.020 rumores, 127 exigiram a verificação", afirmou o ministro. Ele confirmou que uma brasileira viajou para Wuhan (cidade chinesa epicentro do surto) "até 24 de janiero".

O estado geral [de saúde da paciente] é bom, está estável, não tem complicação. Ela está em isolamento e os contatos mais proximos estão sendo acompanhados
Henrique Mandetta, ministro da Saúde

O ministro não divulgou detalhes sobre a paciente, como seu nome, "em respeito à sua privacidade".

Resultado pode sair na sexta
"Toda a família está ótima", garantiu o ministro, que prevê para sexta-feira (31) a confirmação sobre a contaminação da brasileira. Ele explicou que os pesquisadores aplicaram o método "metagenômico", que "olha o vírus, verifica os gens e vê se encaixa com o novo vírus". "[Espero que] até sexta-feira a gente consiga confirmar."

"Nós não temos nenhum caso sustentado de circulação no Brasil. Os dois mais graves eram vírus de resfriados", disse Mandetta. "Nesse caso, aguardamos a confirmação."

De acordo com a Secretaria de Saúde Minas, a paciente foi transferida na noite de ontem, para o HEM (Hospital Eduardo de Menezes), referência estadual para o atendimento de doenças infectocontagiosas.

"Para esses casos é necessária resposta rápida e qualificada, com isolamento em área específica e monitoramento clínico cuidadoso e de resultados de exames", afirmou a pasta por meio de nota.

"A amostra da paciente já foi recolhida e alguns exames serão realizados na Funed (Infuenza A e B, Adenovírus, Bocavírus, metapneumovírus, parainfluenza 1, parainfluenza 2, parainfluenza 3 e vírus sincicial respiratório)."

Os demais exames, incluindo o específico para Coronavírus, serão realizados na Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

Monitoramento
O governo também está em contato com os familiares da paciente brasileira. "É por telefone, WhatsApp, fazemos visita. Se tiver elevação de temperatura, coriza, infecção respiratória, nós orientamos."

Sobre os brasileiros na China, o ministro afirmou que não "tem plano de retirada deles da China". "O eventual tratamento é igual [em todo o mundo]." Por esta razão, o ideal é que eles só voltem ao Brasil após o tratamento.

Uma família com três membros —mulher, marido e filha de dez anos— está isolada nas Filipinas depois de ter visitado Wuhan e apresentado alguns sinais da doença.

"A pessoa tem que ficar onde ela está. Não é orientado remoção mesmo porque você não tem um tratamento específico definido para essa infecção, esse vírus. Mas é uma situação de atipia, que a gente fica acompanhando, mas me parece que está sendo bem monitorada", explicou Mandetta.

Ministro falou com Bolsonaro
De volta ao país após missão oficial na Índia, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) entrou em contato com o ministro para falar sobre a situação. Segundo Mandetta, o presidente solicitou que o ministério mantenha a população bem informada.

O número de mortos pelo coronavírus subiu para 106 na China e há mais de 4.500 pessoas infectadas, o que levou vários países como Estados Unidos, França e Japão a se mobilizarem para retirar seus cidadãos de Wuhan, região que é o epicentro da epidemia.

Fonte: UOL

Curta nossa página no Facebook

Secretária Eliana Estrela dá boas-vindas aos estudantes na abertura do ano letivo de 2020

O ano letivo nas escolas da rede pública estadual de ensino cearense teve início nesta segunda-feira (27), com ações de acolhida e motivação para alunos novatos e veteranos. A abertura oficial ocorreu na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Jenny Gomes e contou com a presença da secretária Eliana Estrela. O objetivo é de que todos os estudantes se sintam amparados, preparados e engajados para começar a nova jornada.

Durante os primeiros dias de aula, cada escola desenvolverá uma série de atividades para receber os novatos, fazer a integração com alunos e profissionais da escola. As iniciativas fazem parte do #chegueiensinomedio, que além de dar boas-vindas, busca garantir que todos os alunos que chegam à 1ª série desse nível de ensino concluam os três anos de estudos com aprendizagem satisfatória.

Nicolly Victória Honório, de 15 anos, está iniciando a experiência do Ensino Médio e revela o desejo de fazer novas descobertas. “Passei todo o ano de 2019 com muita expectativa por esse momento. Espero poder suprir todas as necessidades de aprendizado nas matérias e conseguir me preparar. Pretendo fazer o Enem nesse ano para ter um teste, uma base. O tempo integral é algo novo e estou ansiosa para ver como vou lidar. Parece ser bem legal. Uma das eletivas que me atraem é a de música, porque sou cantora de coral”, conta.

Em 2020, a Secretaria da Educação (Seduc) dará continuidade às ações voltadas à melhoria do ensino e da aprendizagem na rede pública, como a colaboração com os municípios, a ampliação do tempo integral e fortalecimento das competências socioemocionais.

Eliana Estrela destaca que o momento é oportuno para fazer amizades, interagir, buscar conhecer o novo. “Essa recepção aconchegante aos alunos que vêm do 9º ano é um incentivo para que possam prosseguir os estudos e ingressar numa universidade. Oferecemos muitas oportunidades. Entre elas, a política de expansão do tempo integral, com 25 novas escolas nesta modalidade em 2020. A escola é lugar de construir o conhecimento, junto aos professores. Estamos aqui para apoiá-los em cada sonho, em cada decisão”, salienta a secretária.

O calendário escolar é composto de 200 dias letivos, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), e seguirá até final de dezembro nas 728 escolas estaduais.

O diretor da EEMTI Jenny Gomes, Marcos Bezerra, lembra que o principal objetivo da mobilização de todos os profissionais que fazem a educação é a preparação dos jovens para que alcancem seus objetivos. “Procuramos fazer com que todos tenham condições de entrar no ensino superior e no mundo do trabalho. Também, para que se formem enquanto cidadãos”, observa.

O estudante Alisson Borges, de 17 anos, está começando a cursar a 3ª série do EM e dá recomendações aos jovens que estão iniciando este nível de ensino. “É um novo passo, uma jornada muito importante. Vocês são uma nova geração que chega e a escola deposita ainda mais confiança de que irão deixar aqui bons frutos e levar bons ensinamentos para o mundo afora. Que tenham toda a força para lutar pelos sonhos. Todos os professores têm o melhor a oferecer. É uma imensa alegria estudar aqui hoje”, considera.

Ações

Mais Paic – Programa Aprendizagem na Idade Certa
A medida ampliou o trabalho de cooperação já existente com os 184 municípios, que, além da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano, passou a atender também do 6º ao 9º ano nas escolas públicas cearenses com formação continuada aos professores, apoio à gestão escolar e material estruturado, entre outros aspectos.

Na área da Colaboração com os Municípios, foram conquistados importantes resultados: 89,60%% das crianças encontram-se alfabetizadas ao término do 2º ano do ensino fundamental. Em 2007, esse percentual era de apenas 39,9%.

Tempo Integral
O governador Camilo Santana anunciou mais 25 escolas. Assim, o Ceará passará a contar em 2020 com 277 escolas, sendo 122 Escolas Estaduais de Educação Profissional e 155 Escolas de Ensino Médio Regular em Tempo Integral.

A rede pública estadual de ensino do Ceará também apresentou redução histórica do abandono escolar em 11 anos. Em 2007, a taxa era de 16,4%, e em 2018, baixou para 5%, uma redução de 11,4% pontos percentuais.

Competências Socioemocionais
O objetivo é desenvolver habilidades como convívio, autoestima e pensamento crítico. Entre as iniciativas que compõem o conjunto de ações desta política, destacam-se o Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS) e o Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT).

Curta nossa página no Facebook

Vice-prefeito de Missão Velha confirma sua pré-candidatura

Mesmo afastado da gestão municipal, após rompimento com a atual administração, o vice-prefeito de Missão Velha, Dr. Lorim, cumpre agenda junto à população missaovelhense.

No último sábado (25), o gestor participou do encerramento das festividades do novenário de São Sebastião, na comunidade da Gameleira, zona rural do município. O festejo trata-se de uma das comemorações religiosas com participação de fieis católicos, tradição no município que, anualmente, conta com grande participação popular num gesto de fé e devoção ao padroeiro.

“Valorizar as tradições religiosas é fortalecer o nosso vínculo com as raízes culturais do município. É importante se conhecer e preservar na memória as tradições religiosas, de mantê-las vivas, protegê-las e valorizá-las como forma de gratidão”, disse Dr. Lorim.

O vice-prefeito esteve acompanhado da esposa, Rachel Macedo, e dos vereadores Rodrigues Roberto, George Fechine, Rafael Moreira, Orlando do Aleixo, além de vários amigos.

Em conversa com os populares, Dr. Lorim destaca várias reclamações em relação à distribuição de água na comunidade. Segundo ele, o Sisar está atendendo, mas com dificuldades na distribuição das águas. Outra reclamação foi quanto ao atendimento do médico do PSF da comunidade, com limitação de apenas oito fichas para atendimento, mesmo tendo outras urgências. 

Quanto ao seu futuro político, Dr. Lorim confirma sua pré-candidatura a prefeito de Missão Velha e busca formar alianças para disputa eleitoral. "O momento é de construção. Estamos ouvindo as demandas coletivas da população e buscando dentro do nosso grupo político um fortalecimento para a campanha".  

Com informações do blog Cariri em Pauta

Curta nossa página no Facebook

Weintraub cai em fake news sobre demissão de Reinaldo Azevedo

O ministro da Educação do governo de Jair Bolsonaro (sem partido), Abraham Weintraub caiu em uma fake news hoje no Twitter sobre a demissão do jornalista Reinaldo Azevedo.

Pela manhã, o ministro compartilhou que a Band News teria demitido o jornalista. Ele escreveu:

"Ora ora ora e tal e tal e tal. Perguntar não ofende: será que, após os gastos milionários do Estado de São Paulo (Doria/PSDB) com rádios privadas, esta pessoa terá dificuldade em se recolocar? Vejam, paulistas, como o dinheiro de seu IPVA é "bem" aproveitado."

Já à tarde, Weintraub se desculpou e disse ter caído em uma notícia falsa que ele acabou compartilhando no Twitter.

"Peço desculpas, pois, aparentemente, é uma fake news difundindo uma demissão que não ocorreu. Sei bem o que é isso. Hoje em dia, não podemos confiar em certos veículos de desinformação...", escreveu o ministro.

Na mesma rede social, a Band News explicou que Reinaldo não participou do seu programa na última sexta-feira por ter um "compromisso particular" e que no mesmo dia apresentou "quadro febril e sintomas de gripe".

"A BandNews FM informa que o jornalista Reinado Azevedo, apresentador do programa O É da Coisa, não foi demitido. Ao contrário do que alguns veículos de comunicação noticiaram no final de semana, Reinaldo Azevedo segue contratado pela emissora", completou.

Reinaldo volta a comandar seu programa na emissora de rádio hoje, às 18h.

MEC é alvo de ações
O Ministério da Educação é alvo de ações populares e ações civis públicas em virtude das falhas na correção do Enem. As ações pedem a suspensão da divulgação do resultado do Sisu (Sistema de Seleção Unificada),

Na última sexta-feira, a Defensoria Pública da União conseguiu uma liminar na Justiça Federal de São Paulo proibindo a divulgação dos resultados do Sisu, previsto para amanhã. A liminar foi mantida ontem pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região, que não aceitou o recurso da União.

Segundo a ação da DPU não basta o MEC corrigir a nota dos 6000 estudantes em cuja correção houve erro porque o resultado final depende da ponderação dos acertos de questões fáceis, médias ou difíceis. As perguntas têm pesos diferentes que são ajustados conforme a quantidade de concorrentes que acertaram ou erraram cada questão. Ao mudar o gabarito de quase 6.000 alunos, o enquadramento em questão fácil, médio ou difícil pode ser alterado e influenciar a nota de todos os candidatos.

O MPF em Minas Gerais também pediu a suspensão da divulgação dos resultados do Sisu. O pedido foi protocolado hoje em um aditamento (modificação) de uma ação proposta na sexta-feira (24).

Deputados de oposição entraram com uma ação popular pedindo novo prazo para correção do Enem. 

Fonte: UOL

Curta nossa página no Facebook

Eleições 2020: ‘PT de Barbalha terá candidatura própria e não terá prévias’, diz Dorivan Amaro

O Partido dos Trabalhadores (PT) da cidade de Barbalha, que tem como presidente do diretório municipal o vereador Dorivan Amaro, reuniu filiados na tarde do último sábado (25), para discutir treze pontos de unidade e compromisso do partido (veja abaixo):

13 PONTOS DE UNIDADE E COMPROMISSO DO PARTIDO DOS TRABALHADORES DE BARBALHA

1. O PT não abre mão do protagonismo no pleito de outubro de 2020, devendo apresentar a sociedade barbalhense uma candidatura própria;

2. A candidatura petista será definida através da análise das condições políticas do candidato com diálogo e alinhamento junto às lideranças municipais, estadual, e nacionais bem como amplo debate interno com a base do partido, partidos aliados e a sociedade;

3. O Partido dos Trabalhadores de Barbalha posiciona-se politicamente como oposição vigilante e propositiva, no campo programático e ideológico, as atuais gestões municipal e nacional;

4. O PT barbalhense entende que a principal missão de uma administração municipal é cuidar das pessoas, através de uma gestão participativa que promova o bem-estar social por meio de políticas públicas inclusivas e responsáveis e da boa gestão do patrimônio público;

5. Com base nesse entendimento, deve o partido elaborar um programa de governo fruto da escuta da sociedade, do compromisso com as bandeiras históricas da agremiação, sobretudo a inclusão social, a defesa dos direitos dos trabalhadores e dos grupos sociais mais vulneráveis, o respeito e luta pela democracia, a transparência e ações orientadas pelos princípios que norteiam a Constituição Federal;

6. O PT de Barbalha mantém compromisso político com o campo progressista e democrático, priorizando as alianças políticas e programáticas com os partidos historicamente aliados na luta contra o desmonte do Estado Social e os direitos do povo brasileiro; e, afasta a possibilidade de alianças com partidos como PSDB, PSL, e o da Aliança Nacional Pelo Brasil;

7. O PT de Barbalha é base aliada do Governo do Estado e ponte permanente de diálogo do governador e das bancadas petistas no Congresso Federal e na Assembleia Legislativa com o conjunto da população barbalhense;

8. Os cidadãos filiados ao PT de Barbalha têm a sua ação política pautada pelas diretrizes gerais e pelo programa de governo do partido, principalmente quando ocupantes de mandatos eletivos na direção partidária, na Câmara de Vereadores, no Executivo municipal ou em quaisquer cargos em comissão na administração pública direta ou indireta, municipal, estadual ou federal;

9. O Partido dos Trabalhadores de Barbalha deve atenção especial aos grupos de vulnerabilidade, principalmente juventude, mulheres, comunidade LGBTI, negros, desempregados e trabalhadores rurais, setores abandonados pelos governos municipal e federal dos dias atuais;

10. A formação política continuada é tarefa inafastável do partido, devendo a executiva municipal atuar para promover cursos e eventos com essa finalidade;

11. O PT de Barbalha compreende que o patrimônio Publico Ecológico e cultural de Barbalha (Balneário do Caldas) e um patrimônio do povo barbalhense, opondo-se completamente a sua privatização, depredação ou venda;

12. Da mesma forma, o partido compreende que saúde pública, coleta e destinação do lixo, saneamento básico e tratamento distribuição da água potável, Educação, Cultura e Lazer são questões indissociáveis e direitos inegociáveis dos cidadãos;

13. O PT, juntamente com o conjunto das forças democráticas e progressistas do município e do Estado, quer voltar a governar a Barbalha por meio do voto livre e consciente do povo barbalhense, comprometendo-se com as diretrizes e princípios publicados nesse manifesto de unidade.

Eleições 2020
Em entrevista exclusiva ao Blog Cariri, Dorivan fala sobre a reunião ocorrida no sábado (25) e também sobre as eleições para prefeito em outubro próximo, em que ressalta que o PT não abre mão do protagonismo do partido e que este terá candidatura própria. O vereador revela ainda qual o nome escolhido para concorrer a cadeira do Paço Municipal.

Ouça:



Por Samuel Pinheiro

Curta nossa página no Facebook

28 de janeiro

1808 - É decretada a Abertura dos portos brasileiros às nações amigas.
1871 - Termina a Guerra franco-prussiana.
2003 - Ariel Sharon é nomeado pela segunda vez primeiro-ministro de Israel.

Nasceram neste dia…
1853 - José Martí, escritor e ativista cubano (m. 1895).
1912- Jackson Pollock, pintor estadunidense (m. 1956).
1955 - Nicolas Sarkozy (foto), político e 23º presidente da França.

Morreram neste dia…
  814 - Carlos Magno, primeiro imperador do Sacro Império Romano-Germânico (n. 747).
1924 - Teófilo Braga, político, escritor e ensaísta português (n. 1843).
1972 - Dino Buzzati, escritor e jornalista italiano (n. 1906) .

Fonte: Wikipédia

AddThis