Plantão Infotech: Como contornar a lentidão de conexões de baixa velocidade?

A coisa mais terrível, eu "diria" desesperadora, é uma conexão capenga.

Na internet há milhões de sugestões e dicas para melhorar a velocidade da conexão. Na prática, não existe nenhuma fórmula secreta que aumente consideravelmente a velocidade de uma conexão de internet. Se a sua conexão é por exemplo, uma banda larga (econômica) de 1 mega ou menos, não adianta rezar, fazer macumba nem promessa pra Cosme e Damião.

Porém, algumas ações podem ser aplicadas para melhorar um pouco a sua experiência de navegação neste tipo de conexão. Confira a seguir algumas dicas:

1) Diferencie conexão lenta de computador lento
Uma confusão constante do usuário comum é confundir um PC lento com uma internet lenta e vice-versa. Portanto, o primeiro passo é saber diferenciar essas duas situações antes de tentar solucionar o problema. Quando o problema é o computador, mensagens de erros surgem no sistema operacional e programas que não dependem da internet demoram para abrir. Também, ocorrem travamentos com certa frequência e somente o PC em questão navega de forma lenta em uma conexão compartilhada. Já a conexão lenta geralmente é identificada pela demora especificamente em aplicativos com acesso à internet, como navegadores de internet e gerenciadores de e-mail. Há alguns sites e programas que podem ser usados para medir a velocidade de sua conexão. Um deles é o http://www.speedtest.net . Outra opção é o aplicativo Simet, criado pelo NIC.br, órgão que coordena o funcionamento da internet brasileira. Ele pode ser baixado AQUI

2) Reinicie o computador e o roteador regularmente
O uso por longas horas (ou mesmo dias) de certos dispositivos,tende a reduzir seus desempenhos. E com computadores e roteadores isto não é diferente. Este fator pode ser causado por aquecimento dos processadores ou mesmo por sobrecarga em suas memórias. Problemas complexos muitas vezes podem ser solucionados de forma simples. Uma forma de tentar resolver um problema de conexão lenta é desligar o roteador e o computador por 1 a 2 minutos. Ao reiniciá-los, pode ser que eles voltem com desempenho melhores.

3) Desabilite inicialização automática de aplicativos
Tome cuidado ao instalar aplicativos que consomem muita banda de internet (por exemplo, uTorrent, Dropbox, Emule, rádios online outros). Muitos destes programas, por padrão, são ativados assim que o sistema operacional é ligado. Fique atento e, sempre que possível personalize sua instalação, desmarcando a inicialização automática. Esta mesma lógica pode ser aplicada nas atualizações automáticas (por exemplo, Windows Update, Adobe updater, Java, antivírus e outros). Nestes casos, escolha sempre a atualização manual. Só não se esqueça de periodicamente baixar as atualizações.

4) Aumente a memória RAM e limite o número de páginas abertas
Em computadores mais antigos, a falta de memória RAM pode causar considerável redução no desempenho da internet. O problema se agrava ainda mais em conexões lentas e com várias páginas (abas) abertas ao mesmo tempo. Isto ocorre porque sempre que o usuário muda de aba, o computador usa a memória RAM para fazer a troca e, em alguns casos, busca novamente informações na internet e no disco rígido. Portanto, se seu computador é antigo, considere ter no mínimo 2 GB de RAM instalados (se a placa-mãe suportar), independente do sistema operacional. E abra simultaneamente no máximo cinco guias (abas) e um gerenciador de e-mail (ex.: Outlook ou Thuderbird). Em computadores mais modernos, a memória RAM não costuma ser um problema para navegar na internet.

5) Feche abas (guias) de páginas que se atualizam automaticamente
Mesmo que não estejam sendo vistas, algumas das abas abertas em segundo plano atualizam seu conteúdo periodicamente. Se uma aba não está sendo usada, fechá-la pode acelerar a navegação em outras.

6) Baixe arquivos pesados em horários de pouco uso do micro
Um dos grandes vilões do desempenho de uma conexão é a transferência de arquivos grandes. Por isso, escolha um horário em que o computador não será utilizado para baixá-los da internet. Assim, pode-se aproveitar o período da madrugada para baixar os arquivos, liberando a conexão durante o dia. Nesses casos, um gereciador de download com opção de agendamento pode ser útil. O Free Download Manager é um exemplo e pode ser baixado neste link .

7) Aumente o tamanho dos arquivos temporários
Os arquivos temporários da internet servem para armazenar no disco rígido imagens e conteúdos de sites que são acessados frequentemente. Em conexões lentas esse recurso pode ajudar bastante, já que diminui a quantidade de arquivos que precisam ser baixados. Um tamanho adequado para os arquivos temporaários é entre 50 e 250 MB. Valores mais altos podem causar o efeito inverso na navegação, deixando-a mais lenta.

8) Desabilite complementos desnecessários dos navegadores
Muitos plug-ins, extensões e complementos ampliam a eficiência dos navegadores. Por outro lado, a instalação de vários deles ao mesmo tempo pode acarretar em perda de desempenho. No caso de conexões e computadores lentos, isto fica mais perceptível.

Julgamento do Mensalão: Complica situação de Dirceu, Delúbio e José Genoíno

Os ministros Luiz Fux e Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, condenaram ontem o ex-ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, José Dirceu, e o ex-presidente nacional do PT, José Genoino, por crime de corrupção ativa no processo do mensalão em julgamento. Momentos antes, a ministra havia culpabilizado o ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares, atingindo o núcleo político do esquema.

A ministra argumentou que não pode haver corrupto sem corruptor. Já o ministro declarou não crer na atuação isolada de tesoureiro. Fux disse que os fatos comprovaram que Delúbio entregou dinheiro em espécie para o representante do PP, João Cláudio Genú, e o do PTB, Emerson Palmieri, no período de 2003 a 2004.

Com o voto de Fux, somam-se três pela condenação de Dirceu e Genoino, e quatro pela culpabilidade de Delúbio por crime de corrupção ativa. O voto do ministro foi o último da sessão de ontem no Supremo. O julgamento do mensalão continua na próxima terça-feira. “Concluí que o primeiro réu (José Dirceu) é responsável pelo crime de corrupção ativa”, disse Fux. O ministro citou os encontros de Dirceu com o empresário Marcos Valério e os diretores de bancos que participaram do esquema, todos já condenados no julgamento do Supremo. Fux afirmou também que vantagens obtidas por Maria Angela Saragoça, ex-mulher de Dirceu, na venda de um apartamento em São Paulo, é mais uma prova da participação do ex-ministro no esquema.

Fux considerou que Genoino emitia cheques e que, portanto, “tinha conhecimento de tudo que estava ocorrendo em relação à receita e às despesas” no partido. Ao se referir a Dirceu, Rosa Weber disse que “existe prova acima de qualquer dúvida razoável” que Delúbio não poderia ser responsabilizado sozinho pelo esquema de compra de votos.

Além dos encontros de Dirceu com Valério, a ministra citou as vantagens obtidas por Maria Angela Saragoça e a viagem de Valério a Portugal para negociar com empresários a captação de recursos que seriam para o PT. A ministra considerou que não havia forma de excluir Genoino de responsabilidades no esquema.

Fonte: O Povo

Agnaldo Rayol canta Roberto Carlos e emociona amigos de Hebe, em missa de sétimo dia da apresentadora

A missa de sétimo dia em homenagem a Hebe Camargo, que morreu no último sábado (29), emocionou parentes, amigos e personalidades que compareceram à igreja Nossa Senhora do Brasil, em São Paulo, na manhã desta sexta-feira (5).

Com o filho de Hebe, Marcelo, o empresário Roberto Justus, a atriz Lolita Rodrigues e o político Paulo Maluf na primeira fila, a missa começou às 10h15, com um cântico entoado por um coral, e teve duração de uma hora e 15 minutos. Dez minutos depois, os padres Michelino Roberto e Antônio Maria conduziram as orações, pedindo que Hebe descansasse em paz e lembrando o quanto a apresentadora gostava da igreja.

“Hebe tinha predileção por Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora do Brasil. Ela participava da comunidade cristã aqui”, lembrou o padre Michelino, falando também que Hebe mantinha uma 'busca infinita por “vida, cura e alegria”, disse.

O pároco Michelino deu continuidade à celebração, que foi intercalada com músicas cantadas por Agnaldo Rayol, amigo da apresentadora.  Ele interpretou "Nossa Senhora",  "Ave Maria" e "Como É Grande o Meu Amor por Você", de Roberto Carlos. Também na missa, o Rei começou a cantarolar sua música na igreja, emocionado.

A homenagem à Hebe deixou os presentes comovidos. Abalado, Marcelo recebeu o carinho de Helena, mulher do seu primo, Cláudio Pessuti, que também era assessor da apresentadora.  Após a comunhão, Lolita, que estava muito emocionada, recebeu o carinho da cantora Ivete Sangalo. Justus e sua mulher, Ticiane Pinheiro, assim como Xuxa, também foram vistos às lágrimas.

Quase no fim da cerimônia, um amigo de Hebe, o médico Waldemar Kogos, fez uma homenagem a ela, destacando que essa semana foi “muito triste”, mas é necessário ser alegre como a apresentadora era: “Só o tempo é capaz de curar as feridas, mas é preciso ter a síndrome de Hebe, na qual a alegria está presente e os amigos não faltam. Fica a lembrança das horas que passamos juntos e o sorriso dela”, disse.

Fonte: UOL

Barbalha (CE): CAPS Infantil inaugura sala de estimulação precoce

CAPS Infantil inaugura a sala de Estimulação Precoce com o objetivo de atender as crianças usuárias naquele setor.  Essa sala vai atender a crianças de zero a dois com atraso de desenvolvimento psicomotor, crianças com comprometimento em habilidade cognitiva e motora serão atendidas por uma equipe  multidisciplinar formada por terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, assistente social, psicólogos, enfermeiros e uma equipe técnica.

Segundo a coordenadora Anny Jobenia, a criança nos seus primeiros anos de vida passa por período que acontece diversas modificações e, é importante para seu desenvolvimento neuropsicomotor, para aquisição de suas habilidades cognitiva e motora.

Então, é nessa etapa de maturação que a crianças está a desenvolver o marcos do desenvolvimento global do seu processo linear de crescimento. E essas crianças terão todo um atendimento especial, que serão assistidas por essa equipe multiprofissional para que possam ser trabalhadas suas limitações no desenvolvimento nas diferentes áreas da vida da criança.

Os profissionais da Sala de Estimulação Precoce vão trabalhar com diversas atividades: Lúdicas, terapêutica, exercícios motores, sensórios, com instrumentos musicais e vão desenvolver ou potencializar o lado intelectual, mental, físico, cognitivo e motor da criança.

A CAPS Infantil em Barbalha atende além de Barbalha 14 municípios da região do Cariri. O CAPS Infantil – (Casa Girassol) está localizado à Rua Pinto Madeira no centro, com o telefone  (88) 3532-3887.

Fonte: Assessoria de Imprensa / PMB

Plantão Infotech: Facebook supera marca de 1 bilhão de usuários

“A partir desta manhã, há mais de um bilhão de pessoas que utilizam o Facebook ativamente a cada mês”. Foi com essas palavras que o presidente executivo da maior rede social do mundo, Mark Zuckerberg, anunciou ontem que sua empresa havia superado a barreira de um bilhão de usuários ativos.

“Se você está lendo isto: obrigado por dar a mim e a minha pequena equipe a honra de servi-lo. Ajudar um bilhão de pessoas a estar em contato é incrível, nos torna humildes e é de longe a coisa da qual estou mais orgulhoso em minha vida”, completou Zuckerberg.

Na mensagem oficial, Zuckerberg se declara “comprometido em trabalhar a cada dia para fazer com que o Facebook seja melhor, esperando que um dia possamos colocar em contato também o restante do mundo”. Entrevistado pelo canal NBC, ele chamou a nova marca de “inacreditável”

“Ser capaz de trabalhar todo dia e construir coisas que ajudam um bilhão de pessoas a permanecerem conectadas com as pessoas que elas se importam todo mês, isto é inacreditável”, disse.

O Facebook informou que a barreira foi superada no dia 14 de setembro deste ano, às 19h45min.

“Uma pessoa a cada sete no mundo é membro do Facebook”, ressaltam os analistas do site 247Wallst.com, que revelam que alguns mercados, como os Estados Unidos, estão “quase saturados”, mas que ainda há potencial na China, onde o site é censurado, e na Rússia, para onde Zuckerberg viajou na semana passada.

Se fosse um país, o Facebook seria a terceira nação do mundo depois da China (1,34 bilhão de habitantes) e Índia (1,17 bilhão). Mais da metade de seus “habitantes”, ou seja, 600 milhões de pessoas, se conectam à rede social por meio de um dispositivo móvel e 522 milhões acessam a página todos os dias.

O Facebook também acumula algumas estatísticas como 140,3 bilhões de “amizades”, 219 bilhões de fotos publicadas e o botão “curtir” clicado mais de 1,13 trilhão de vezes.

Lucros
Mas a verdadeira questão ainda é sobre a suas capacidade de transformar esses números em lucro. A publicidade é a principal fonte de renda, mas a rede social demorou a oferecer aos anunciantes uma oferta adaptada para acessar o site a partir do celular.

No entanto, Zuckerberg afirmou no mês passado que o Facebook é agora uma “empresa móvel” e “ganhará mais dinheiro na telefonia móvel (...) do que em computadores”.

A rede social ainda diz em sua homepage que o serviço “é gratuito (e sempre será)”. Mas, recentemente, os anúncios de novos recursos pagos se multiplicaram.

No mês passado, decidiu cobrar das empresas que utilizam o site para fazer ofertas comerciais para seus fãs.

Ela também explora a possibilidade de oferecer um serviço mais sofisticado, uma demanda das próprias empresas, de acordo com Sandberg.

Os serviços pagos também são destinados ao público em geral. O Facebook começou a estimular seus membros a oferecer pequenos “presentes” para os seus amigos, o que pode ser a base de uma plataforma de e-commerce.

E formalizou na quarta-feira os testes de um serviço pago para melhorar a visibilidade das publicações consideradas importantes.

Os Estados Unidos contam com o maior número de usuários do Facebook (166 milhões), seguidos por Brasil (58 milhões), Índia (55 milhões), Indonésia (47 milhões) e México (38 milhões), segundo dados do socialbakers.com.

Fonte: O Povo

Quando um filme fica velho?

De uns tempos pra cá, observando alguns comentários em redes sociais, tenho notado uma certa resistência à obras cinematográficas se elas forem “velhas”.

Mas, o que é um filme “velho”? 

Aparentemente essa classificação depende da idade do público e não da obra em si. Adolescentes tendem a considerar o que foi lançado nos anos 90 como antigo. Já quem se encontra na casa dos 25, 30 anos, já não conta longas da década de 80 como “recentes”. Bom, até aí, tudo bem. É uma característica comum à idade e provavelmente quem está na faixa dos 40 anos deve transferir para os anos 70 o que considera antigo. A psicologia explica. É muito mais agradável transferir a idade que avança cada vez mais, classificando filmes do que admitir o próprio amadurecimento. Não é todo mundo que gosta de dizer: “é, estou ficando velho”.

O maior problema está mesmo na resistência. Considerar um filme antigo não significa que ele não deve ser assistido ou até, em casos mais drásticos e que beiram a estupidez, zombados. Se o filme é bom não importa a idade. Claro, existem diferenças na forma, na narrativa, mas isso não diminui a qualidade. Bons longas, clássicos, podem até ser chamados de velhos (no sentido pejorativo da palavra), mas não ficam datados. Um filme como O Sétimo Selo, de 1957, por exemplo, exibe a mesma complexidade hoje que na época de seu lançamento. Ingmar Bergman cria belas imagens que, mesmo em preto e branco (e uso ‘mesmo’ porque esse é um fator que ‘assusta’ certos espectadores), continuam deslumbrantes. Isso vale também para a discussão filosófica contida em seu texto, uma alegoria sobre o significado da vida, o controle que não temos sobre ela e aceitação da morte. Por que se privar dessa experiência apenas por conta da idade avançada da obra?

Um argumento que pesa contra produções com mais de 25, 30 anos, é que elas são “chatas”. Claro, pra quem está acostumado com o ritmo de videoclipe de hoje, que tende a condensar ações, deixando tudo mais dinâmico, filmes antigos podem mesmo parecer lentos. Esse é um sinal da geração atual. Mas por que tanta pressa? Hoje em dia, dificilmente alguém se permite a contemplação. Consumimos ferozmente, mas não somos mais levados à pensar sobre o que acabamos de consumir, nem depois, nem durante o consumo. Lawrence da Arábia, de 1962, com sua duração de 216 minutos, não atrai jovens de hoje. O longa, no entanto, é tão épico quanto os 251 minutos da Edição Estendida de O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei. E pesa à favor do primeiro uma importância muito maior pro cinema. Rodado em 70mm, suas proporções gigantescas não se aplicam apenas à trama ou às interpretações imortais de Alec Guiness, Peter O’Toole e Anthony Quinn, mas também à sua fotografia.

Efeitos especiais ultrapassados também não ajudam e boa parcela do público prefere rir de uma cena de ação de 007 Contra o Satânico Dr. No, do que tentar compreender seu valor histórico. Também lançado em 1962, o longa que iniciou a série de James Bond tem uma ótima perseguição automotiva que, da forma como descrita no roteiro e pretendida por seu diretor, só poderia ser gravada como ali está: os takes de Sean Connery dentro do carro mostram a ação ocorrendo do lado de fora por meio de projeção, uma técnica antepassada do Chroma key. Contextualizar o momento em que foi realizado e considerar os recursos dispostos na época ajuda a relevar o que pode ser considerado “antiquado” para os padrões de computação gráfica de hoje em dia. Se despir de preconceitos é um passo importante para conhecer coisas que, podem não ser novas, mas não deixam de ser novidade pra quem não está acostumado.

E, antes que este texto pareça o desabafo de um saudosista que acha tudo que é velho é bom, deixo o registro: filmes ruins existiram e continuarão a existir em qualquer época. Mas você nunca os conseguirá distinguir dos que não são se sua bagagem sobre cinema ficar limitada à apenas o que você já conhece. Então, antes de se perguntar se este ou aquele filme é antigo, assista-o e procure saber se ele é bom.

Fonte: Cine Alerta

Mais de 200 veículos devem reforçar policiamento no interior

Mais de 200 veículos foram entregues nesta sexta-feira, 5, à Polícia Militar do Ceará para reforçar o policiamento no interior do Estado. Segundo a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ao todo, foram entregues 101 viaturas (53 para a Polícia Civil, 40 ao Ronda do Quarteirão e oito à PM do interior) e 100 motocicletas. O evento ocorreu no Palácio da Abolição teve a participação do governador Cid Gomes.

Entre os municípios contemplados com viaturas da Polícia Civil, estão Polícia Civil: Acaraú, Acopiara, Aquiraz, Aracoiaba, Araripe, Assaré, Banabuiú, Barbalha, Beberibe, Bela Cruz,Cascavel, Cedro, Chorozinho, Coreaú, Crateús, Crato, Guaiuba, Guaramiranga, Horizonte, Icapuí, Icó, Iguatu, Independência, Ipu, Itaitinga, Itapajé, Jaguaruana, Jijoca, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maranguape, Mombaça, Novo Oriente, Orós, Pacajús, Pacatuba, Pacujá, Paracuru, Paraipaba, Pindoretama, Redenção, Saboeiro, Santa Quitéria, São Benedito, São Gonçalo do Amarante, São João do Jaguaribe, Senador Pompeu, Tabuleiro do Norte, Tauá, Ubajara, Uruburetama, Uruoca e Varjota.

Fonte: O Povo

Circuito Patativa vai a mais 12 municípios do Cariri

Para levar espetáculos teatrais a 12 municípios da região do Cariri Oeste, está sendo realizado o Circuito Patativa do Assaré. Ao todo, serão mais de cinco grupos regionais de teatro que irão apresentar-se em locais distintos. Nesta etapa, que teve início no último dia 17 de setembro e permanecerá até a segunda quinzena de outubro, a expectativa é que cerca de 1.800 pessoas, entre crianças, jovens e adultos confiram as diversificadas exibições programadas. O circuito acontece através de uma parceria entre o Serviço Social do Comércio (Sesc) e as Secretarias Municipais de Cultura.

Na cidade de Farias Brito, o grupo Armadilhas Cênicas exibiu, a peça Terreiros de Histórias. O espetáculo aborda os contos e causos populares de forma cômica e educativa.

Já no último dia primeiro, o município de Lavras da Mangabeira recebeu a Companhia de Teatro Mandacaru, que mostrou a peça infantil "O reino maluco de Branca de Neve". As cenas contaram a tradicional narrativa da personagem, trazendo a interação do público com os momentos do ato. No dia seguinte, foi a vez da plateia de Salitre conferir a abordagem.

O Circuito Patativa do Assaré, que teve início ainda em 2011, nas unidades do Sesc em Crato e Juazeiro do Norte é uma homenagem ao grande poeta brasileiro Patativa do Assaré. O projeto pretende valorizar e descentralizar a cultura local, levando aos palcos um apanhado das obras de grupos teatrais que representam a cultura popular brasileira.

Visualização
Até agora, a ação já contemplou 23 municípios, com mais de 15 manifestações diferentes. Em edições anteriores, a mostra formou novos críticos de artes e construiu uma infinidade de perspectivas sobre os trabalhos dos artistas. Para o técnico de Cultura do Sesc, Salmo Brito Vitorino, o Circuito Patativa do Assaré é uma porta que permite ao público visualizar as artes de uma forma ampla. Ele conta que é preciso incentivar ações deste tipo. "Com a mostra, a gente consegue permear o imaginário dos nossos públicos, oportunizando um vislumbre maior de divertimento e dos prazeres que o teatro permite. Estamos fugindo dos sistemas comuns de músicas de massa e bebedeiras, ainda muito comum em cidades pequenas", revela.

Através das apresentações, o Sesc está ampliando o acesso aos bens culturais da região. Além de permitir discussões, trabalhos, novos experimentos e o intercambio entre atores, diretores e grupos de teatro. A ação auxilia no fomento a produção cultural e contribui com o processo global de educação, onde está criando condições para que as artes tornem-se instrumentos de transformação dos envolvidos com ela.

Nesta edição, até agora, o Circuito Patativa do Assaré já visitou as cidades de Araripe, Altaneira, Santana do Cariri, Assaré, Pontengi, Farias Brito, Salitre e Lavras da Mangabeira. Estão previstas apresentações para os municípios de Campos Sales, Crato e Nova Olinda, porém a programação ainda está sendo elaborada. Em todas as localidades o público é receptivo ao evento, geralmente, os espaços onde as peças são executadas ficam lotados, demonstrando o quanto a população, mesmo diante da carência de espetáculos, valoriza esse tipo de atividade, apesar que alguns locais não dispõem das vias de acesso necessárias, como o incentivo e infraestrutura. A seleção das produções teatrais teve como critério as apresentações de rua, por terem maior facilidade de articulação nas cidades.

Já os temas dos espetáculos ficou por conta das companhias, que tiveram livre escolha. Neste ano, a proposta está sendo a de levar as cenas inéditas para cada comunidade contemplada, através do Programa Cultura.

Entre as peças de maior destaque está a "Comédia da Maldição, da Cia Cearense de Teatro Brincante. O espetáculo já participou do projeto Palco Giratório, que é realizado nacionalmente pelo Sesc.

O ato é escrito em versos populares característicos dos cantadores nordestinos. Outra produção em evidência é "O avental todo sujo de ovo", do grupo cratense Ninho de Teatro.

A peça conta a história de um jovem que vai embora de casa e retorna após 18 anos como travesti. O drama familiar, com elementos cômicos, demonstra a frustração dos pais e a insatisfação do filho quanto ao seu lugar de origem e a aceitação de sua opção sexual pela população.

Todos os espetáculos do Circuito Patativa do Assaré são gratuitos. O acesso aos locais das apresentações está sendo mediante a doação de um quilo de alimento não perecível, que será repassado às vítimas da estiagem ocorrida neste ano, através do programa Mesa Brasil.

Atração
23 Municípios do Interior do Estado já foram contemplados com a programação do Circuito Patativa do Assaré, que leva teatro, música e lazer para os moradores

Mais informações
Serviço Social do Comércio (Sesc)
Rua André Cartaxo,423
Centro - Crato
Região do Cariri
Telefone: (88) 3523.4444

YAÇANÃ NEPONUCENA
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Plantão Infotech: Banda larga mais barata no Interior do Ceará em 2013

O Interior do Ceará terá internet de alta velocidade e a preço baixo em janeiro de 2013. Essa é a estimativa do presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), Fernando Carvalho, para começar a utilização do Cinturão Digital do Ceará (CDC) pela iniciativa privada.

Já está pronto o edital de licitação internacional que vai conceder quatro pares de fibras óticas, em três lotes para três empresas diferentes, informou Carvalho.

O preço de partida do primeiro lote é R$ 20 milhões, para ceder dois pares de fibra; o segundo, de um par, vai custar, no mínimo, R$ 17 milhões. O terceiro lote, também de um par de fibras, será um desembolso de R$ 15 milhões. As concessões serão por 15 anos, renováveis por mais 15 anos.

“Estamos com o edital pronto há dois meses, aguardando passar o período eleitoral para publicar. No dia primeiro de janeiro de 2013, queremos as empresas operando no Interior”, revelou o presidente da Etice.

Além de internet de banda larga, poderão ser ofertados serviços de tv digital, telefone com acesso à internet e tv ou mesmo vídeo-conferência.

Carvalho explica que o CDC tem capacidade para entregar 10 gigabites por segundo, que é a capacidade de transmissão de dados. Isso significa uma velocidade muito superior do que, por exemplo, oferece a empresa GVT - no máximo de 100 Megabites por segundo.

No entanto, 10 Gbps é a capacidade máxima e é desnecessários para utilização residencial ou comercial. Ele explica que o CDC passa a ter como referência a capacidade de fazer download e upload e não a velocidade, já que isso não será problema, segundo ele.

Por excelentes velocidade e capacidade de fluxo de dados, o usuário vai pagar cerca de R$ 25 por mês, afirma Carvalho, deixando claro que, em função da concorrência entre essas três empresas, o valor pode baixar. O Governo do Estado, por exemplo, utiliza, em Fortaleza, metade de 1 Gigabit por segundo.

Mesmo com a concessão de oito linhas de fibra ótica, mais duas que o Estado está utilizando em seus órgãos, o sistema ainda tem 7 pares para expansão do serviço ou mesmo utilização do Governo.

Manutenção sub judice
Após o lançamento da licitação para manutenção do Cinturão Digital, a Oi recorreu na Justiça e conseguiu liminar para que o processo fosse suspenso.

O fato se deu porque o edital previa contratação apenas de empresa com especialização comprovada em manutenção de fibra ótica, o que, segundo Fernando Carvalho, a Oi estaria fora.

O Estado está se defendendo na Justiça, mas para não esperar o resultado desta disputa, a Etice montou cinco equipes de manutenção . “Temos equipes em Fortaleza, Juazeiro do Norte, Sobral, Iguatu e Limoeiro do Norte”, afirmou.

Fonte: O Povo

Setor de informática estabiliza-se no Cariri

Com cerca de 40 lojas que prestam serviços e vendem produtos de informática, no Cariri, esse segmento vem se mantendo estável nos últimos dois anos. Entretanto, a chegada e instalação de grandes redes varejistas, que revendem esses produtos, afetou a saída das mercadorias nos estabelecimentos especializados. Na região, as vendas dos equipamentos são maiores entre setembro e dezembro, quando as empresas atingem os limites de isenção de uso de máquinas, orientados pela Secretaria da Fazenda (Sefaz).

Além do período natalino, em que a economia é aquecida pela entrada do 13º salário, neste período, segundo a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), há uma ampliação de 10% das negociações. Neste ano, os comerciantes esperam manter a porcentagem.

Empresários já enxergam possibilidades de crescimento para os próximos anos. Mas, segundo eles, no momento, o importante é o associativismo. "Precisamos reforçar a imagem da venda nas lojas especializadas", disse o diretor comercial da World Micro Informática, Michel Araújo.

Para que hajam ações de compra e marketing coletivas, a expectativa é que, até janeiro de 2013, o Sebrae forme uma grande rede entre os comerciantes regionais especializados em informática. O objetivo é diminuir os custos e ampliar a concorrência com as lojas varejistas.

YAÇANÃ NEPONUCENA
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Esporte: Schumacher anuncia aposentadoria definitiva da F-1

Michael Schumacher anunciou, nesta quinta-feira, no circuito de Suzuka, no Japão, a sua aposentadoria definitiva da F1 ao término da temporada de 2012. O heptacampeão mundial, que perdeu sua vaga na equipe Mercedes para Lewis Hamilton para a próxima temporada, havia deixado seu futuro em aberto após os recentes anúncios no mercado de pilotos.

Depois de algumas especulações, incluindo um possível contato com a Sauber, o alemão, de 43 anos, acabou com o mistério e afirmou que encerrará a sua carreira na categoria após o GP do Brasil, no fim de novembro.

Esta será a segunda vez que Schumacher anuncia sua retirada do Campeonato Mundial. Em 2006, após uma longa e bem-sucedida trajetória pela Ferrari, o alemão pendurou o capacete após ser derrotado por Fernando Alonso na luta pelo título.

“Tinha dúvidas há algum tempo se eu tinha energia para continuar. Em 2006, disse que minhas baterias estavam esgotadas. Agora, elas estão no vermelho”, disse Schumacher. “Não sei se há tempo de recarregá-las, mas estou ansioso para aproveitar minha liberdade. Apesar de ainda me sentir apto a competir com os melhores pilotos, chega uma hora em que é preciso dizer adeus. Não é meu estilo continuar se eu não estou 100%, e, por isso, a decisão me deixa aliviado.”

Schumacher admitiu que passou parte do ano indeciso com relação ao seu futuro, mas a contratação de Hamilton facilitou a escolha de seu futuro. “A equipe encontrou em Lewis uma opção, e isso me ajudou a tomar uma decisão. Obviamente, eu tinha a opção em definir a minha situação antes, mas eu estava indeciso. Não estava seguro sobre mim mesmo. Na vida, às vezes o destino se desenvolve sozinho, e foi assim que aconteceu”, filosofou.

O alemão também confirmou que poderia continuar na categoria caso assim preferisse, mas a aposentadoria lhe pareceu a melhor escolha. “Se eu quisesse continuar, eu tinha opções. Mas, sinceramente, eu não tinha vontade. Veremos o que vem depois. Não faz sentido tentar tomar qualquer decisão agora.”

Assim, Schumacher põe fim em sua trajetória após três anos na Mercedes, onde completou, até agora, 52 provas e conquistou, como melhor resultado, o terceiro lugar no GP da Europa de 2012 .

“Não atingimos nossas metas, mas posso ficar feliz com as conquistas que tive em minha carreira no geral. Não tenho ressentimentos. Agora, gostaria de me concentrar no fim da temporada e aproveitar essas últimas seis corridas do ano.”

Fonte: UOL

Juazeiro do Norte (CE): Artesanato local é referência no País

O comércio de artesanato na terra do Padre Cícero passou a ser uma das grandes referências no Brasil. A perspectiva é que, até o final do ano, haja melhoria nas vendas. O segmento da palha tem uma estimativa de produtividade até o fim do ano, com mais de 50% de aumento nas vendas.

Já na produção de peças em madeira e argila, há uma estabilização do mercado. A avaliação das entidades que atuam na área, principalmente, com exportação do produto para a Europa, é de uma das maiores crises na comercialização do setor. Uma queda de até 20%.

A Associação dos Artesãos da Mãe das Dores e do Padre Cícero, no Centro de Juazeiro do Norte, reúne o maior número de artesãos da palha na cidade. São cerca de 25 pessoas, 18 delas voltadas para as atividades com a palha do milho.

As maiores encomendas do semestre começam a ser feitas e, até o fim do ano, mais de dois mil produtos serão comercializados. Normalmente, a produtividade tem uma melhora significativa a partir do segundo semestre, de acordo com o presidente da entidade, Luciano Bezerra. Os grupos de artesãos trabalham o dia todo para garantir as entregas, em grande parte, de baús, caixas e cestas para as vendas de produtos natalinos.

Os cartões de Natal, que destinavam uma das maiores rendas da entidade, praticamente não são feitos. Uma organização holandesa que comprava a produção fechou e não tem compensado a capacitação de uma equipe para produzir o material. Com isso, ficam apenas as vendas dos produtos consignados dos artesãos e as encomendas.

Já o Centro de Cultura Popular Mestre Noza, um dos maiores mercados de produtos artísticos do Nordeste, com uma diversidade de mais de 100 mil peças, avaliadas em cerca de R$ 1 milhão, passa por uma das maiores crises nas vendas. Segundo o presidente da Associação dos Artesãos do Padre Cícero, Hamurabi Batista, houve uma retração nas vendas e até o capital de giro da entidade teve que ser investido em novas peças, para dar sustentação aos artesãos.

Repasse
De acordo com Hamurabi, o Mestre Noza é uma das poucas entidades do Brasil que não trabalha com a consignação das peças, repassando os valores das artes diretamente para o artesão.

O artesão Adalberto da Silva, conhecido como Beto, associado da entidade, confirma a crise e afirma que a saída para os artesãos é a oportunidade de negociar por fora seus produtos. "Temos as encomendas pessoais e, na verdade, é essa forma de negociação que garante a sobrevivência do artesão", afirma ele, especialista em esculpir imagens de santos em madeira.

Luciano Bezerra diz que a primeira etapa do montante de encomendas da Associação dos Artesãos da Mãe das Dores já foi cumprida. Foram repassadas 400 peças. "Agora é cumprirmos até o final do ano a entrega de mais 1.650", ressalta.

Durante a romaria de Nossa Senhora das Dores, realizada no mês passado, em Juazeiro, houve uma melhora nas vendas, principalmente, de cestos, chapéus de palha e de tecido, dentre outros produtos. Ele informa que a fase boa de negociações durante o ano se registra de agosto ao mês de dezembro.

No Mestre Noza, o preço das peças em madeira e de argila varia entre R$ 1,00 a até R$ 5 mil. "Temos peças grandes, que estão expostas e, caso sejam escolhidas, dependendo do estado de conservação, nós fazemos uma restauração para a comercialização", afirma Hamurabi. Esse é um dos aspectos que faz o diferencial da entidade de mais de 27 anos. São milhares de produtos em casa, à espera de turistas e os grandes compradores de produtos artísticos pelo Brasil.

Variedade
100 mil é a quantidade de peças do Centro de Cultura Popular Mestre Noza, avaliadas em R$ 1 milhão. A organização, porém, passa por uma das maiores crises.

Mais informações
Associação dos Artesãos da Mãe das Dores e do Padre Cícero
Telefone: (88) 3512.2829

Centro de Cultura Popular Mestre Noza 
Telefone: (88) 3511.3133

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Araripe (CE): Candidato a vereador acusado de intimidar adversários com tiros para o alto

O candidato a vereador Francisco Valdimiro da Silva (PSD), conhecido como Arnaldo do Pajeú, é acusado por adversários de tentar intimidar candidatos da oposição passando próximo as atividades da campanha, fazendo disparos de arma de fogo para o alto.

Um dos casos mais recentes aconteceu na terça-feira (02) no sítio Ladeira, distrito de Pajeú, quando os candidatos a prefeito Dr. Giovane (PT) e a vereador Cição do Pajeú (PR), faziam visitas a eleitores. Enquanto coversavam, eles foram surpreendidos pelo barulho de estampidos de revolver. Quando saíram na rua perceberam o carro do candidato do Arnaldo fazendo outros disparos. Foram três tiros ao todo.

Testemunhas que estavam no local, também, afirmam ser o carro do candidato Arnaldo. Segundo o senhor Francisco Assis Gonçalves (De Assis), que estava na rua, o carro do candidato Arnaldo passou e efetuou o primeiro disparo. Depois retornou e efetuou mais dois disparos. Seu De Assis não sabe afirmar quem estava no carro, mas tem certeza de se tratar do carro do candidato Arnaldo. “Eu, mais outros amigos, estávamos muito próximos e ficamos muito assustados,” disse.

O candidato a vereador Cição do Pajeú, avaliou a atitude como falta de compromisso com a população e de caráter cidadão. “Ele não respeitou sequer a casa do cidadão onde estávamos,” disse. Cição disse não ter se intimidado porque acredita estar fazendo um trabalho sadio junto a população.

O candidato a prefeito Dr. Giovane disse que desde que chagou ao distrito, percebeu pessoas os seguindo, mas que acreditou que a coisa não passaria disso. Ele avalia o acontecimento como uma forma velada de intimidação e vai ficar mais precavido, mas acredita na boa fé e no bom censo das pessoas para diminuir o acirramento político no município.

A coligação do candidato Dr. Giovane (Araripe Para Todos) registrou Boletim de Ocorrência (B.O.), onde pede investigação e espera pelo resultado.

Madson Vagner

Fonte: Miséria

Livro traz fatos curiosos sobre a vida de Lampião

Acredita-se que Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, tenha nascido no dia 4 de junho de 1898. Enveredou pelo crime aos 16 anos. Um vizinho rouba de seu pai uma cabra. Enfurecido, cheio de rancor, ele se une a seu irmão Antonio e castiga o ladrão, matando-o. Lampião foge desesperadamente com Antonio e seu outro irmão, Livino, formando uma trindade violenta. A perseguição é constante, todavia, os irmãos levam vantagem nos embates. Virgulino ingressa no bando dos Porcinos, mas fica por pouco tempo. Após o crime, ele ficou bastante conhecido.

Essa e outras histórias interessantes referentes à vida do considerado Rei do Cangaço estão no livro "Curiosidades e fatos sobre Lampião", de autoria do historiador e empresário Haroldo Felinto, lançado no último sábado, na Casa de Juvenal de Galeno, no Centro de Fortaleza.

O autor, a partir de sua pesquisa, oriunda de vasta bibliografia "cangaceira", traz fatos e atos perpetuados pela memória, pela lenda e pelo mito. Traduzidos também pela memória oral dos muitos que viveram o Cangaço, que assolou o Nordeste, notadamente entre os anos de 1918 a 1938, época marcada pelo reinado de Lampião. O surgimento do Cangaço, porém, data do século XVIII, tendo José Gomes, conhecido por Cabeleira, como anfitrião. Cabeleira foi o primeiro cangaceiro.

Episódios
Ao mesmo tempo em que apresenta aos leitores episódios marcantes da trajetória de Lampião, Haroldo Felinto também navega pelo oceano do conto e da prosa, reunindo histórias e estórias dignas de serem conhecidas por todos que desejam conhecer um pouco mais sobre o universo do Cangaço.

Segundo o autor, são três versões sobre o apelido de Lampião. A primeira, quando ele trabalhava para o coronel Delmiro Gouveia, diz que uma mula de Virgulino esbarrou em um dos lampiões da iluminação pública, derrubando o equipamento. Tal episódio foi suficiente para que nascesse o apelido.

A segunda versão, a que Haroldo Felinto considera a mais verídica, remete à época em que Virgulino, franzino, com 16 anos, se apresentou como guerrilheiro para entrar no grupo do cangaceiro Sinhô Pereira, que teria perguntado ao menino que qualidades ele trazia para ingressar no grupo.

Virgulino se emociona, olha para os lados, atenta nas faces rudes dos componentes do grupo que o cerca. Receia não ser recebido pelos integrantes e, com uma voz firme e arrogante, expressa numa comparação matuta: "O meu rifle, no pega desta noite, não deixou de sê clarão". O grupo explode de risadas e um dos componentes fala: "Home, se é assim, o rifle deste menino é que nem um lampião".

A última versão conta que, certa vez, um dos colegas de Virgulino deixou cair um pente de bala no chão, mas não encontrava devido à escuridão. Lampião atirou e clareou tudo, fazendo com que o amigo achasse o objeto.

Injustiças
Para Haroldo Felinto, muitas foram as razões pelas quais Lampião se tornou pernicioso. Uma delas foi o sentimento sertanejo, de enxergar no Cangaço a explosão do seu anseio por justiça contra as formas estabelecidas pelos abusos políticos e pelas ordens dos coronéis, que, na opinião do autor, formam um "complexo de justiça injusta, arbitrária e unilateral".

Conforme o autor, Lampião nunca foi preso. Sempre que possível, frequentava a missa com seu bando, mas não entrava armado na igreja. Usava roupas de caqui e de mescla azul, sendo que esta era usada para confundir com as vestimentas da polícia. "Lampião era forte, tinha 1,80 de altura, cabelos longos, além de ser muito inteligente e um exímio atirador", destaca.

Haroldo Felinto nasceu na Vila de Trussu, distrito de Acopiara, onde concluiu seus primeiros estudos. É bacharel em Letras, e tem vários cursos de extensão universitária e vários trabalhos publicados em jornais de Fortaleza. Também é sócio-fundador da Associação dos Filhos e Amigos de Acopiara (Amiga) e ocupa a cadeira 9 da Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará (Almece).

Mais informações
Livro: Curiosidades e fatos sobre Lampião
Editora Premius
Autor: Haroldo Felinto
Telefone: (85) 3214.8181

Fonte: Diário do Nordeste

Imóvel de 8 metros quadrados é posto à venda por R$ 300 mil em Londres

Um apartamento com uma área total equivalente a pouco mais que a área de uma mesa de sinuca foi posto à venda em Londres por 90 mil libras (R$ 294 mil).

O imóvel é localizado no bairro de Knightsbridge, uma das regiões mais nobres da cidade, em frente à famosa loja de departamentos Harrods.

O apartamento fica no oitavo andar do prédio, que conta com uma entrada com a presença de um porteiro 24 horas por dia - algo raro na capital britânica.

O site da imobiliária Hunters, responsável pela venda, afirma que o imóvel é "bem localizado e seria uma base ideal (no centro) ou investimento para aluguel".

Menos de uma semana após a publicação do primeiro anúncio de venda, a imobiliária diz já ter recebido mais de 100 consultas e cinco ofertas pelo apartamento, algumas superiores a 100 mil libras (R$ 327 mil).

Armário
O imóvel mede 3,15 metros por 2,54 metros e conta com um chuveiro e um vaso sanitário instalados em um espaço equivalente ao de um armário. O espaço é suficiente para uma cama de solteiro, que ocuparia grande parte da área disponível.

De pé no centro do único ambiente do apartamento é possível tocar simultaneamente as paredes dos dois lados. Uma pequena pia, um fogão elétrico de duas bocas e um forno estão instalados logo na entrada. Há ainda um pequeno armário próximo à porta, único espaço disponível para guardar objetos ou roupas.

Buracos e infiltrações
O apartamento não está em condições muito boas, com buracos na porta, infiltrações e fiações expostas. A imobiliária responsável pela venda acredita, porém, que isso não seja um problema e que potenciais compradores poderão transformar facilmente o local com pouco trabalho.

"Já tivemos algumas pessoas interessadas - alguns advogados, alguns estrangeiros atrás de um pouso em um local nobre de Londres e até gente atrás de local para estacionamento, já que há garagens nesta região sendo vendidas por 200 mil libras (R$ 654 mil)", afirma Matthew Fine, diretor da imobiliária.

O prédio não tem garagem, mas as vagas para estacionamento na rua são reservadas aos moradores. Mesmo com o preço salgado, os potenciais compradores não terão a posse definitiva do imóvel, já que a venda é somente de um arrendamento de longo prazo, por 85 anos. O sistema de arrendamento por longo prazo é comum em prédios de apartamentos na capital britânica.

Fonte: G1

Juazeiro do Norte (CE): CDL inicia campanha para arrecadação de brinquedos

Fazer a alegria de crianças carentes. Essa é a principal meta da Campanha “Criança Feliz, Criança Solidária 2012”, lançada pela CDL de Juazeiro do Norte na última segunda-feira. A iniciativa é da CDL, que espera poder contar com o apoio de comerciantes e clientes da região do Cariri.

“Comerciantes associados ou não à CDL de Juazeiro podem juntar os brinquedos novos ou seminovos na própria loja. Quem não tiver como ir deixar na CDL é só ligar pra gente, que nossos consultores vão até lá para recolher”, explica o presidente da entidade, Michel Araújo.

As doações serão feitas no final de outubro para crianças de projetos sociais ou instituições carentes da cidade. “Quantas crianças e instituições vamos ajudar vai depender da quantidade de doações que recebermos”, ressalta Michel.

Mais informações
CDL de Juazeiro do Norte
Fone: 3512-2266

Barbalha (CE): STDS parabeniza os idosos pelo seu dia

No Dia 01 de Outubro se comemora o dia do Idoso e, é com essa intenção que, os profissionais da STDS de Barbalha, lembra esta data tão especial. Foi em 1999 que o dia do Idoso foi estabelecido pela Comissão de Educação do Senado Federal e serve para refletir a respeito da situação dos nossos irmãos idosos em todo Brasil, principalmente em nossa cidade, seus direitos e dificuldades. A população mundial está ficando mais velha e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), por volta de 2025, pela primeira vez na história, haverá mais idosos do que crianças no planeta terra.   

A secretária interina da Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social do município STDS Terezinha Lizier, vem por meio deste comunicado, parabenizar a população idosa barbalhense. Sabemos hoje, mediante dados do último senso 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE que, a população barbalhense esta estimada em mais de 55 mil habitantes, destas, mais de 10% são pessoas idosas.

A preocupação da Assistência Social local, também esta voltada para esta faixa etária onde desenvolve suas atividades por meio dos grupos de convivência dos 02 Centros de Referência da Assistência Social – CRAS; o CRAS Malvinas e o CRAS Santo Antônio. No atendimento aos idosos em situação de negligência e, demais violação de direitos atendidos pela equipe do Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS e por meio dos demais programas, serviços e benefícios sociais destinados aos munícipes e em particular aos grupos da melhor idade.

Sabemos do desafio em atender a todos os cidadãos e cidadãs barbalhenses, mais estamos assumindo a cada dia, o compromisso de fazer vale os direitos já conquistados por nós, enquanto cidadãos e em particular, a população idosa, segmento ora discriminada, ora excluída.

Hoje a demanda é de 5.000 mil Idosos que fazem parte de convivência no CRAS Santo Antônio. E neste mês em que se comemora o dia do Idoso, os idosos que fazem parte do CRAS Santo Antônio irão participar de palestras, momentos educativos e de reflexão, momentos lúdico, dinâmica e outras variadas atividades. Esta programação acontece no período da tarde, a partir das 14 horas. O evento contará com a participação dos técnicos e profissionais da STDS.

Fonte: Assessoria de Imprensa / PMB

Morada Nova (CE): Candidato a prefeito é acusado de calote milionário

Dívida de empréstimo bancário que já soma R$ 41 milhões levou o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) a entrar com ação pedindo a execução de título extrajudicial de seu devedor. A sequência de sete créditos milionários não pagos foi feita em nome de três empresas - todas de propriedade de José Vanderley Nogueira, candidato do PT à Prefeitura de Morada Nova, na região do Vale Jaguaribano.

O caso foi levado à Justiça depois que a instituição bancária determinou o pagamento dos valores em pelo menos três situações. Diante da evidência de calote, dois juízes que atuam no Fórum da comarca de Limoeiro do Norte expediram despachos judiciais ordenando que o candidato a prefeito inadimplente pague a dívida, sob pena de penhora de seus bens.

Transcorridos 110 desde o primeiro despacho, Nogueira não teria devolvido nada do valor retirado no BNB. Por meio de embargos, o devedor adiaria o pagamento desde maio.

Segundo os autos do processo, os empréstimos começaram a ser feitos em 2010. Em dois anos, o candidato petista fez sete tomadas no BNB. O menor deles, no valor atualizado de R$ 941.465,27. O maior, retirado em agosto de 2010, soma hoje R$ 28.653.202,02.

Hipoteca
O POVO teve acesso aos processos. Quando Vanderley Nogueira fez o primeiro empréstimo bancário, apresentou como hipoteca dois terrenos em Limoeiro do Norte. Um deles, avaliado em 2010 em R$ 12,196 milhões. O outro lote estaria estimado em R$ 965 mil, segundo documento do próprio BNB.

Na descrição das propriedades hipotecadas, no entanto, consta que o terreno de maior tamanho possui 22 mil metros quadrados. O segundo somaria 965,42 metros quadrados. Em contato com um corretor imobiliário, O POVO apurou que lote de terra nessas dimensões jamais poderia custar os valores descritos na avaliação que autorizou as operações bancárias. Os valores estariam pelo menos dez vezes acima do preço real do metro quadrado na região.

Em junho deste ano, O POVO publicou série de matérias mostrando que negócios feitos com o BNB viraram alvo de investigação da Controladoria Geral da União (CGU), Polícia Federal e da Procuradoria da República no Ceará. Afastado da Gerência de Negócios da Agência Centro do BNB, o gerente envolvido no caso também era investigado por autorização ilegal de financiamentos.

Procurada pelo O POVO, a assessoria de comunicação do BNB disse que não poderia comentar as operações feitas pelo candidato “por estarem regidas pela legislação que protege o sigilo bancário”.

Durante dois dias, O POVO também tentou conversar com José Vanderley Nogueira, por meio de ligações efetuadas a um telefone celular disponibilizado pela Executiva Estadual do PT. No primeiro dia, as diversas chamadas não foram atendidas. No segundo dia, por três vezes, o número chamou, sem que fosse atendido. Posteriormente, as ligações caíram em caixa postal. Nenhum outro contato do candidato foi disponibilizado à reportagem.

Raquel Maia

Fonte: O Povo

Eleições 2012: Justiça cassa registros de candidatos do Cariri

O candidato a prefeito da cidade de Nova Olinda, Ronaldo Sampaio (PSD), e o vice de sua chapa, Elísio Manoel Galdino, tiveram registro de candidatura cassado, por determinação da juíza eleitoral da 53ª Zona, Raquel Colares dos Santos Linard. A decisão saiu no final da tarde do último domingo.

No início da tarde de segunda-feira, o juiz da comarca vinculada da cidade Granjeiro, Gúcio Carvalho Coelho, concedeu medida cautelar de afastamento do prefeito municipal, Emanuel Clementino. Além dele, foram afastados o chefe de gabinete do Município de Granjeiro, José Wilson Ferreira, o ex-tesoureiro e atual candidato a prefeito, José Rodrigues dos Reis, e outros cinco servidores públicos.

Eles são acusados de integrar um esquema de desvio de recursos públicos, através de superfaturamento e fraudes em obras públicas. Em Nova Olinda, a decisão foi tomada pela juíza, motivada por denúncias de abuso de poder praticado durante a festa do padroeiro da cidade, São Sebastião, em janeiro deste ano, na gestão do atual prefeito.

O candidato a prefeito de Nova Olinda foi presidente do Legislativo local, na atual gestão, e conta com o apoio do atual prefeito da cidade e primo, Afonso Sampaio, que também está implicado na sentença como inelegível pelos próximos oito anos.

Multa coletiva
Além dele, também estão implicados como inelegíveis e condenados ao pagamento de uma multa coletiva no valor de R$ 30 mil, por litigância e má fé, a secretária de Cultura, Wildiane Sampaio, e os radialistas Francisco Ramilson da Silva e Carlos Erivelton Duarte da Silva. Mais de três mil pessoas foram às ruas da cidade comemorar o afastamento do candidato.

O clima político em Nova Olinda esquentou nas semanas que antecedem às eleições, com a necessidade de reforço policial. Todos os candidatos ao Executivo têm parentesco com o atual prefeito.

O clima de rivalidade é tenso. A chapa da oposição é composta pelos candidatos Gerlânio Sampaio (PSB) e Jaques Brito. Os outros candidatos deverão entrar com recurso da decisão, a uma semana apenas das eleições municipais.

A chapa do candidato da cidade de Granjeiro não poderá inserir outro nome, por estarmos a menos de uma semana das eleições. Portanto, o candidato não poderá fazer campanha eleitoral. O processo contra o candidato foi movido por meio de ação do Ministério Público Estadual do Ceará (MPE-CE). O esquema vem sendo investigado também pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará. A justiça determinou a quebra do sigilo bancário e fiscal dos envolvidos .

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

TV emburrece? Crianças passam quatro horas por dia realizando atividades com televisão ligada

Além do hábito de assistir televisão por muito tempo, passar muitas horas realizando outras atividades — como brincando, dormindo, comendo ou estudando —, em um ambiente onde há um aparelho ligado, pode prejudicar a cognição e o relacionamento social de uma criança. Esse efeito negativo já foi diversas vezes alertado por especialistas e entidades como a Academia Americana de Pediatria. No entanto, nenhum estudo havia quantificado as horas em que as crianças passam com essa ‘televisão de fundo'. Foi o que fez um novo estudo da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos. Segundo os resultados, as crianças americanas menores de oito anos de idade passam, em média, quatro horas diárias expostas em ambientes com o aparelho ligado.

A pesquisa, publicada nesta segunda-feira na revista Pediatrics, acompanhou um dia típico de 1.454 famílias que tinham uma criança entre oito meses e oito anos de idade. Os pais dessas crianças também responderam a questionários sobre exposição dos filhos à televisão e outros hábitos da casa. De acordo com os resultados, as crianças mais novas, as negras e as mais pobres foram aquelas que mais tempo permaneceram em ambientes com uma ‘televisão de fundo’ — chegando a seis horas diárias. Ter um aparelho de televisão no quarto também aumentou o tempo dessa exposição.

Prejuízos
Para Deborah Linebarger, uma das autoras do estudo, realizar atividades em um ambiente onde há uma televisão ligada provoca interrupções auditivas constantes no processo de concentração dessa criança. Ou seja, por várias vezes, esse jovem desvia o seu foco da atividade a qual está se dedicando. “Pesquisas recentes mostram que essa exposição acarreta uma pior habilidade de controlar funções que garantem um bom desempenho escolar e um comportamento adequado”, disse a pesquisadora ao site de VEJA.

A autora ainda destacou que, algumas vezes, essa exposição à 'televisão de fundo' pode ser ainda mais negativa para uma criança do que o hábito de sentar para assistir à programação televisiva. “Podemos dizer que, em um dia, as crianças passam o triplo de tempo expostas à ‘televisão de fundo’ em comparação com propriamente assinstindo televisão". A pesquisa não descobriu, porém, se existe um limite de tempo seguro para esse hábito.

Para os autores do estudo, esses resultados são “preocupantes” e sugerem que estudos mais aprofundados sobre os prejuízos desse hábito sejam feitos. Além disso, eles acreditam que as conclusões devam incentivar os pais a buscar por formas de reduzir o tempo em que a criança fica exposta à televisão, como desligando o aparelho quando ninguém está olhando e durante refeições ou sono. “Quando conversamos com os pais durante a pesquisa, percebemos que muitos deles não percebiam que havia algo de errado em deixar a televisão ligada quando seus filhos estavam na sala fazendo outra coisa. Então, nós queremos que os pais saibam que o correto é assistir televisão com um propósito e desligar o aparelho quando ninguém está prestando atenção nele", disse Linebarger.

Fonte: Veja

Cariri recebe Circuito Cultural Lusófono

Acontece até hoje a 4ª etapa do Circuito Cultural Lusófono no Brasil. Desde o último dia 17 de setembro, uma equipe de músicos, artistas e produtores culturais vêm visitando os Estado de Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo e Ceará. Atualmente, estão sendo efetuadas ações na região do Cariri, nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Nova Olinda.

Em cada localidade, são oferecidas apresentações musicais, teatrais, oficinas de música e dança, além de rodas de conversas sobre a cooperação cultural entre os países que falam oficialmente a língua portuguesa. Quatro federações (Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe) compartilham experiências em diversos segmentos.

O Circuito Cultural Lusófono foi criado pela Organização Não Governamental (ONG) Portuguesa Etnia- Cultura e Desenvolvimento. Atua internacionalmente, visando a estabelecer e reforçar as trocas culturais e a cooperação entre diversos setores da sociedade e comunidades lusófonas. O projeto é resultante de reflexões sobre o conhecimento das artes integradas, e foi realizado no Brasil em 2004.

A etapa brasileira de 2012 tem apoio do Ministério da Cultura (Minc), através da Fundação Nacional das Artes (Funarte), e foi proposta pelo Instituto Cultural Lusófono (ICL). No Cariri, a Universidade Regional do Cariri (Urca), Fundação de Desenvolvimento Tecnológico do Cariri (Fundetec), Fundação Casa Grande, Sesc Juazeiro do Norte e Fundação Cariri (Funcar) mantém estreitas relações com a ONG Etnia.

Shows
Na noite de hoje, as atividades com os shows de Maio Coopé de Guiné-Bissau e Luciano Breyner, artista local, estarão ocorrendo na Praça Padre Cícero, em Juazeiro do Norte. Ontem, foi a vez do Município do Crato, onde foram efetuadas as apresentações musicais do trio formado pelos artistas Manuel de Candinho, Cacu Alves e Assol Garcia, todos de Cabo Verde. Além do grupo regional Cantigar.

Ainda houve a versão da peça teatral "O incorruptível", de Helder Costa e interpretação do ator português Gil Felipe. Desde o início do programa, a região do Cariri está no roteiro das atividades, que tentam reforçar a ligação regional com os países e dar inicio a troca de conhecimentos entre artistas, agentes culturais, empresas, entidades e mídia.

Em conjunto, o Circuito Cultural Lusófono pretende ser facilitador de soluções colaborativas do desenvolvimento do turismo, cultura e economia. As ações têm ênfase na produção cultural de cada localidade. Tendo em vista que o Ceará é o único Estado do Brasil a estar próximo ao continente africano, foi conferido um significado maior as atividades do programa.

Após as ações no País, a expectativa dos organizadores do Circuito é receber em Cabo Verde e Portugal. As ações culturais vêm dos Estados que receberam a etapa do programa no Brasil. Atualmente, está sendo montado um plano de gestão das próximas edições, que devem acontecer ao longo do ano de 2013, sendo duas etapas por cada semestre.

Parcerias
Como resultado do Circuito Cultural Lusófono, o que os países envolvidos pretendem é manter e reforçar as parcerias com as instituições participantes até torná-la permanente, independentemente dos locais onde o evento venha a acontecer. Na região do Cariri, segundo a estimativa da organização, cerca de mil pessoas estão assistem aos espetáculos e esclareceram dúvidas sobre os países lusófonos.

Segundo o músico e coordenador do Núcleo de Música do Ministério da Cultura de Cabo Verde, Manuel Candinho, uma amostra do que está sendo realizado no Brasil será levada ao ministro cabo-verdiano para que hajam programações similares na África. "Vamos estudar as possibilidades do projeto acontecer no nosso lugar. Queremos que os brasileiros conheçam de perto a nossa realidade", afirma.

YAÇANÃ NEPONUCENA
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

AddThis