“Você é o meu candidato a senador da República”, diz Camilo para Eunício

Na convenção que oficializou a candidatura ao Senado de Eunício Oliveira (MDB) na manhã de hoje, o governador do Estado Camilo Santana (PT) afirmou que o emedebista é a sua opção na disputa por uma das duas vagas na Casa disponíveis para o Ceará.

“Você é o meu candidato a senador da República”, disse Camilo para Eunício em meio a gritos e aplausos da militância eunicista, na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), na avenida Barão de Studart, em Fortaleza.

Ao lado do presidente do Congresso no palanque montado no ginásio, o governador admitiu também que havia procurado Eunício, ainda no ano passado, para “pedir ajuda não para mim, mas para o meu Estado, para os cearenses, e encontrei as portas abertas”.

“Todos nós sabemos que disputamos a última eleição”, acrescentou Camilo referindo-se ao pleito de 2014, no qual derrotou o hoje aliado. “Talvez nós estejamos agora dando um exemplo de maturidade para a política cearense.”

Indicado na chapa governista para concorrer a uma das cadeiras de senador, o ex-governador e ex-ministro Cid Gomes (PDT) não compareceu ao evento. Camilo, no entanto, falou que trazia um recado do pedetista, que, segundo ele, não havia podido ir à convenção porque “estava lá tentando resolver a confusão das coligações de deputado federal e estadual”.

“O Cid mandou um recado pra você, Eunício”, anunciou o governador. “Ele disse que está junto com você.”

Cid e Eunício disputam vagas ao Senado em chapas separadas – Cid no bloco formalmente aliado ao Palácio da Abolição e o senador numa composição avulsa, que não está coligada ao PT de Camilo. Sem a aliança oficial, a participação do governador na campanha de Eunício deve se limitar a eventos como o de hoje.

Entre prefeitos de municípios cearenses, deputados estaduais e federais e os recém-chegados à base camilista Domingos Filho (conselheiro em disponibilidade do TCE) e Domingos Neto (deputado federal), o governador voltou a dizer que a proximidade com Eunício, iniciada em torno de projetos para o Ceará, havia evoluído para uma “parceria política”.

Como resposta, o presidente do Senado afirmou que essa “aliança é para eleger o ex-governador Cid Gomes para senador da República e o melhor governador deste Estado até hoje, Camilo Santana. E, se vocês entenderem, pra reeleger o senador Eunício Oliveira”.

Há uma semana, Camilo venceu uma queda de braço dentro do próprio partido ao derrotar a tese da candidatura própria ao Senado, defendida por uma ala petista ligada à deputada federal e ex-prefeita Luizianne Lins. Por maioria dos votos, o diretório estadual da legenda decidiu, durante encontro de tática eleitoral no sábado passado, não lançar candidato ao Senado, rifando o atual senador José Pimentel e liberando o caminho para Eunício Oliveira.

Luizianne ainda recorreu ao diretório nacional do PT, interpondo recurso no qual reiterava a defesa da candidatura própria ao Senado pelo Ceará como uma maneira de fortalecer o palanque do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, oficializado hoje o nome petista na corrida à Presidência da República.

O recurso, porém, foi derrubado pela executiva do partido em reunião ontem à noite que também vetou a candidatura da vereadora Marília Arraes (PT) ao Governo de Pernambuco, um dos itens do pacto feito entre as cúpulas de PT e PSB na última quarta-feira, 1º.

Fonte: O Povo

Curta nossa página no Facebook

Agora é oficial: Lula é o candidato do PT à Presidência

O PT oficializou neste sábado (4) a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à eleição presidencial de 2018. O ex-presidente foi confirmado por aclamação dos cerca de 600 delegados que participaram do evento nesta tarde em São Paulo.

O nome de Lula foi oficializado pela presidente do partido, senadora Gleisi Hoffmann (PR), que pediu aos presentes que levantassem máscaras com o rosto do petista se o quisessem como candidato.

"Nós dizemos ao Brasil que Lula é o nosso candidato e vamos registrá-lo nos braços do povo no dia 15 de agosto em Brasília", afirmou Gleisi, que disse que essa é a atitude "mais desafiadora" contra o sistema atual e contra a "mídia golpista".

"Essa é a ação mais confrontadora contra esse sistema podre por parte da Justiça que não faz outra coisa senão perseguir Lula", disse a parlamentar.

Em tese, a condenação em segunda instância na Operação Lava Jato deixa o ex-presidente inelegível pelos critérios da Lei da Ficha Limpa. Mesmo assim, o PT diz que vai registrá-lo. A legalidade da candidatura depende de uma análise da Justiça Eleitoral.

Lula lidera as principais pesquisas de intenções de voto para a corrida presidencial. Nos cenários sem ele, quem aparece à frente é o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL-RJ).
Carta de Lula

Antes da oficialização do nome do ex-presidente, foi lida uma mensagem de Lula, escrita por ele na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, onde está preso desde o dia 7 de abril pela condenação a 12 anos e um mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá (SP).

De todos os candidatos à Presidência oficializados até agora, Lula foi o único que não participou da convenção em que foi escolhido.

"A juíza Carolina Lebbos decidiu que não posso dar entrevistas ou gravar vídeos. Parece que não bastou me prender, quer me calar. Aqueles que não querem que eu fale, o que vocês temem que eu diga? O que está acontecendo com o povo? Não querem que eu discuta soluções para esse país? É para isso que vocês, poderosos sem votos e sem ideias, derrubaram uma presidente eleita e humilharam o pais internacionalmente e me condenaram sem provas? Tudo isso com medo de eu dar entrevistas?", escreveu Lula.

"Estou nesta cela, mas são os que me condenaram que estão presos à mentira que armaram. Sou candidato porque não cometi nenhum crime. Desafio a mostrarem provas do que fiz para estar nessa cela. Se querem me derrotar, façam de forma limpa, nas urnas, discutam propostas para o país e tenham responsabilidade", disse a mensagem.

No texto, Lula encerra dizendo que o Brasil precisa "restaurar sua democracia, precisa se reencontrar consigo mesmo e ser feliz de novo" e diz que mantém a fé no povo. "A fé dos brasileiros contra o complexo de vira-latas é a solução para a crise que vivemos".

Fonte: UOL

Curta nossa página no Facebook

Eleições 2018: PT lança candidatura de Lula à Presidência

O Partido dos Trabalhadores (PT) lança neste sábado (3) a candidatura de seu líder Luiz Inácio Lula da Silva, em uma aposta improvável que confirma, no entanto, o papel central do ex-presidente na política nacional.

Além do PT, que vai celebrar sua convenção em São Paulo, outros dois fortes candidatos lançam suas candidaturas às eleições de 7 de outubro, com eventual segundo turno no dia 28 do mesmo mês.

Em Brasília, o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin será proclamado candidato do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB, centro-direita). Esta será sua segunda tentativa de comandar a maior economia latino-americana, depois de perder para Lula em 2006.

Também na capital, a Rede vai lançar a candidatura da ambientalista Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente de Lula e que chegou em terceiro lugar nas presidenciais de 2010 e 2014.

Tanto Alckmin quanto Marina poderiam ser sérios adversários em um segundo turno com o já proclamado candidato de ultradireita Jair Bolsonaro, que lidera as intenções de voto na ausência de Lula.

Mas de fato, mais uma vez, Lula (2003-2010) aparece como figura central da campanha.

O ex-presidente de 72 anos foi candidato três vezes (em 1989, 1994 e 1998) antes de vencer as eleições de 2002 e 2006, e de eleger nas duas seguintes (em 2010 e 2014) sua herdeira política, Dilma Rousseff, destituída pelo Congresso em 2016.

Agora, conta com inquebrantáveis 30% das intenções de voto, praticamente o dobro de qualquer de seus adversários, apesar de cumprir desde 7 de abril pena de 12 anos e um mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

A condenação foi confirmada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), uma corte de apelação, o que deveria inabilitá-lo a disputar uma eleição, devido à Lei da Ficha Limpa, promulgada por ele próprio no último ano de seu mandato.

Mas à espera do que a Justiça eleitoral vai determinar (provavelmente na segunda quinzena de agosto), ninguém impede ao PT proclamá-lo candidato, atraindo ainda mais visibilidade sobre estas que se anunciam como as eleições mais incertas desde a volta da democracia em 1985.

"Segue líder", diz o mais recente anúncio eleitoral on-line do PT, que mostra a foto de um Lula sorridente com sua já tradicional camiseta preta e uma jaqueta.

- Passando o bastão? -Para a direção do PT e muitos militantes de esquerda, falar de um plano alternativo a Lula soa como heresia. Mas mesmo assim, na convenção de sábado, os olhares estarão atentos à nomeação do candidato a vice-presidente, uma personalidade que poderá terminar substituindo-o como candidato à Presidência.

O nome do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad é um dos que se ouve com força. Um político jovem e carismático, que faz parte da equipe legal do ex-presidente, o que dá livre acesso ao líder na prisão.

Mas alguns analistas acreditam que o partido, extremamente debilitado desde a destituição de Dilma Rousseff, os escândalos de corrupção e o baque que sofreu nas eleições municipais de outubro de 2016, poderia escolher uma personalidade de menor peso, prevendo uma derrota que poderia acabar com a inabilitação de Lula.

Alckmin, por sua vez, nomeou a senadora gaúcha Ana Amélia (Partido Progressista, PP) como sua companheira de chapa. Uma nomeação que poderia ajudá-lo a atrair votos do eleitorado feminino e do sul, além de debilitar o apoio a Bolsonaro.

Marina Silva escolheu para vice Eduardo Jorge, um médico sanitarista do Partido Verde (PV), que disputou as presidenciais de 2014, quando teve menos de 1% dos votos.

Bolsonaro, que capitaliza a indignação do eleitorado pelos escândalos de corrupção e a violência galopante, ainda não definiu seu companheiro de chapa. O astronauta Marcos Pontes, o príncipe Luiz Philippe de Orleans e Bragança, o general da reserva Augusto Heleno e a advogada Janaína Paschoal, coautora do processo de impeachment de Dilma Rousseff, são alguns dos nomes aventados nos últimos dias.

De qualquer forma, todos os candidatos terão que lidar com a indignação e a apatia do eleitorado.

Duas pesquisas recentes mostram que de 33% a 41% dos eleitores estão tentados a se abster de votar. Se Lula for candidato, esse percentual diminui, mas continua abrangendo um quarto do colégio eleitoral.

Em todo caso, tudo parece indicar que pela oitava vez consecutiva, Lula será uma figura-chave na corrida presidencial. 

Fonte: UOL (Com AFP)

Curta nossa página no Facebook

É errado chamar médico e advogado de “doutor”?

O costume de chamar advogado e médico de “doutor“,
mesmo aqueles sem doutorado, vem do Brasil colônia,
pois na época a maioria dos jovens ricos que estudavam
fora cursava medicina ou direito
Não. Mas também não é correto. Segundo os dicionários modernos, você pode chamar de “doutor” qualquer um que tenha concluído um doutorado, seja a pessoa formada em agronomia, seja em zootecnia. O costume de chamar advogado e médico de “doutor“, mesmo aqueles sem doutorado, vem do Brasil colônia, pois na época a maioria dos jovens ricos que estudavam fora cursava medicina ou direito. Além disso, em 1827, dom Pedro 1º decretou que aquele que concluísse os cursos de ciências jurídicas e sociais no Brasil deveria ser tratado como “doutor“. O decreto caiu em desuso com o tempo, e hoje vale a regra do dicionário. Já os médicos continuam sendo chamados assim por tradição – reforçada por boa parte da própria classe médica, que usa o termo em cartões de visita, placas de identificação e perfis nas redes sociais, por exemplo.

Patentes acadêmicas
Entenda o significado de alguns títulos

Bacharel
No Brasil, o bacharelado é concedido a quem concluiu o ensino superior e é válido na maior parte dos cursos de graduação, como engenharia, letras, direito, economia, medicina e comunicação, entre outros. Bacharéis podem praticar a profissão, mas não lecionar sua disciplina na academia

Licenciatura
É outra forma de concluir a graduação, mas essa capacita o estudante a trabalhar como professor na academia. Embora um licenciado já possa dar aulas em curso superior, é improvável que ele seja contratado por uma universidade sem dar sequência à carreira acadêmica, com cursos de mestrado, doutorado e pós-doutorado

Mestrado
No Brasil, é um curso de pós-graduação que possui entre dois e cinco anos de duração e que concede o título de mestre. No final do curso, o mestrando deve apresentar uma tese de dissertação a respeito de um tema de sua escolha e defendê-la diante de uma banca composta de professores doutores da universidade

Doutorado
Assim como o mestrado, capacita o acadêmico a desenvolver estudos e pesquisas mais abrangentes sobre o campo científico que escolheu em sua graduação. Os critérios para entrar e concluir o doutorado costumam ser mais exigentes do que os do mestrado

Ph.D.
O termo tem origem do latim Philosophiae Doctor, ou “doutor em filosofia”. Mas essa nomenclatura é mais comum nas universidades anglossaxônicas, já que no Brasil o título é equivalente ao de doutor. Os requisitos variam em cada país, mas, de qualquer jeito, é necessário ter um excelente currículo acadêmico e um histórico de publicações em revistas científicas

MBA
“Master in Business Administration”, ou “mestre em administração de negócios”, é um curso de especialização em administração de empresas. Diferentemente das outras pós-graduações, o MBA pode ser feito por estudantes graduados em qualquer área

Fonte consultada: Ordem dos Advogados do Brasil

Fonte: Mundo Estranho

Curta nossa página no Facebook

Autorizadas 500 vagas para a PRF. Edital sai esse mês

Após a publicação, no Diário Oficial da União do último dia 27 de julho, da portaria do Ministério do Planejamento, desenvolvimento e Gestão (MPDG) que autoriza a Polícia Rodoviária Federal (PRF) a realizar seu novo concurso público, o órgão agora confirma que pretende liberar o edital de abertura nas próximas semanas, provavelmente ainda no decorrer de agosto.

Para isto, depende apenas da confirmação do nome da banca organizadora, que deve ser anunciada no decorrer dos próximos dias. Embora a autorização tenha atrasado devido a um pedido no acréscimo de vagas por parte da corporação, o aval foi mesmo para as 500 vagas previstas inicialmente.

É preciso lembrar que a PRF já conta com uma minuta de edital pronta, que vem sendo elaborada desde o final de 2016, com o objetivo de permitir que o concurso fosse iniciado imediatamente após a publicação da portaria.

A autorização concedida pelo Planejamento determina um prazo de até seis meses para a publicação do edital, ou seja, até 27 de janeiro. Porém, o órgão não deve aguardar este limite para iniciar o certame, tendo em vista que a intenção inicial do ministro da segurança, Raul Jungmann, era publicar o documento em junho, o que somente não foi possível em decorrência do impasse pelo aumento da oferta, que acabou atrasando a autorização do MPDG.

De qualquer forma, o quantitativo não deve suprir as necessidades do órgão. De acordo com o diretor-geral da PRF, Renato Dias, a PRF precisa de 3.000 novos servidores, que podem ser convocados pelo aproveitamento de remanescentes do novo certame, independentemente da oferta imediata de 500 vagas. De acordo com a Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais ( FenaPRF) o órgão tem pretensão de formar quatro novas turmas ainda em 2018.

Sobre o cargo
Para concorrer ao cargo de policia rodoviário é necessário possuir curso de nível superior em qualquer área de formação, além de carteira de habilitação a partir da categoria "B". A jornada de trabalho dos servidores é de 40 horas semanais.

Vale lembrar que, em decorrência da lei 13.371, sancionada pelo presidente Michel Temer em 2016, a partir de janeiro, a remuneração inicial da categoria passou a ser de R$ 9.931,57, já considerando o auxílio-alimentação de R$ 458.

Além disso, ainda de acordo com a lei, os servidores contarão com mais um reajuste, em janeiro de 2019, quando o salário passará a ser de R$ 10.357,88, também com o benefício.

Último concurso
O último concurso da PRF para o cargo de policial rodoviário ocorreu em 2013 e foi organizado pelo Cespe/UnB. Ao todo foram registrados 109.769 inscritos para a oferta de 1.000 vagas. A seleção contou com prova objetiva, exame discursivo, teste de capacidade física, avaliação de saúde, avaliação psicológica, investigação social e análise de títulos.

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

Enel prorroga contrato e contas de energia poderão continuar sendo pagas em lotéricas

A Enel, distribuidora de energia no Ceará, informou nesta sexta-feira (3) que prorrogou contrato com Caixa Econômica; com o acordo, as lotéricas seguem recebendo faturas de energia. No início de julho, distribuidora de energia no Ceará havia anunciado fim do contrato com a Caixa Econômica.

O contrato com a Caixa foi mantido após renegociação das tarifas cobradas pelo banco para a arrecadação dos pagamentos de clientes da Enel nas Lotéricas. Com a decisão, as lotéricas não vão interromper o recebimento das contas de luz a partir da próxima segunda-feira (5).

A Enel havia anunciado o fim do acordo devido ao reajuste de cerca de 40% proposto pela Caixa na tarifa cobrada para receber as faturas nas lotéricas. "Como as taxas de arrecadação entram no cálculo das tarifas de energia, caso o contrato fosse renovado, o aumento no valor sugerido pela Caixa seria repassado para as tarifas na próxima revisão tarifária", havia anunciado a Enel.

O valor do reajuste da tarifa, após o novo acordo, não foi informado.

Além das lotéricas, os clientes poderão contar com os mais de 2 mil agentes arrecadadores disponibilizados pela distribuidora no Estado para pagamento das contas de luz, como supermercados, farmácias ou grandes comércios, por exemplo.

Fonte: G1 CE

Curta nossa página no Facebook

Eleições 2018: Manuela D'ávila será vice de Lula

A deputada estadual Manuela D'Avila será a candidata a vice-presidente na chapa com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, o plano B do partido para assumir a candidatura no caso da impugnação da candidatura do ex-presidente, disse à Reuters uma fonte que acompanha de perto as negociações.

Haddad viajou nesta sexta-feira a Curitiba, com a presidente do partido, senadora Gleisi Hoffmann (PR) e o secretário de Finanças do PT, logo depois da reunião do Diretório Nacional, para conversar com Lula sobre o acordo.

Manuela foi apresentada como candidata à Presidência pelo PCdoB em convenção na última quarta-feira, mas o partido tinha deixado em aberto a possibilidade de se aliar ao PT em uma frente de esquerda, desde que o PT cedesse a vaga de vice-presidente a Manuela.

De acordo com a fonte, Haddad ficará à disposição para assumir a vaga de candidato a presidente com a provável impugnação da candidatura de Lula que, condenado em segunda instância por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, deve ser enquadrado na lei da Ficha Limpa.

Fonte: UOL (Com Reuters)

Curta nossa página no Facebook

MPCE ajuíza ACP por compra fraudulenta de pneus em Nova Olinda

A secretária de Educação, Ana Célia Matos Peixoto,
é uma das investigadas. (Foto: Amaury Alencar)
O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), ajuizou Ação Civil Pública (ACP) por compra fraudulenta de pneus para o Município, o que configura prática de ato de improbidade administrativa por dano ao erário. A ACP foi expedida em desfavor do empresário Vandislau Costa Silva, dos servidores públicos Cristiane Pereira Gomes da Silva e Antonio Olival Cidade, da secretária de Educação, Ana Célia Matos Peixoto, da secretária de Finanças, Ana Carolina Liberalino Leite e do contador Francisco Lindomar Alves de Souza.

Segundo apurado pela Promotoria de Justiça de Nova Olinda, em janeiro de 2016, o empresário Vandislau Costa Silva celebrou contrato administrativo no valor de R$ 305.000,00 com o Município para a venda e entrega de 475 pneus destinados a reequipar a frota dos ônibus escolares da rede de ensino público local. Menos de 36 horas após a assinatura do contrato, foi antecipada ilegalmente a verba pública de R$ 187.031,74, por meio de recursos oriundos do Fundo Municipal de Educação. Foi objeto desse pagamento o lote contratual de 152 pneus, mais 22 unidades de protetor de aros, totalizando 174 unidades de produtos, com nota fiscal apresentada ao Município.

Conforme o promotor de Justiça Daniel Ferreira de Lira, não há nenhum ato motivando, explicando ou esclarecendo o porquê desse montante exato num primeiro lote, sequer referenciando a qualidade e dimensões desses pneus, a despeito de o contrato ser preciso, inclusive, no tocante à marca do produto.

Dos pneus e aros listados na nota fiscal, foram efetivamente entregues um total de 44 unidades das 174 pagas, enquanto as outras 130 unidades jamais foram entregues, tampouco o valor integralmente recebido antecipadamente foi devolvido aos cofres públicos, situação que perdura até a presente data.

Ainda de acordo com a ação, restou provado que o empresário não tinha nenhum estoque de pneus para venda ou revenda, tendo comprado diretamente no varejo de Juazeiro do Norte os 44 pneus, entregando menos de 1/10 do total estipulado no contrato.

Em outubro de 2016, o contrato foi rescindido “sem adotar qualquer postura contratual, atendendo a pedido do empresário, tendo ele recebido dinheiro público, sem ter entregue o contratado, sem que lhe tenha sido imputada qualquer responsabilidade administrativa ou contratual, incidindo em grave prevaricação”, destaca o promotor.

Diante do exposto, o MPCE requereu à Justiça liminar determinando afastamento cautelar das funções exercidas por Francisco Lindomar Alves de Souza, Ana Carolina Liberalino Leite, Antonio Olival Cidade e Ana Célia Matos da Silva Peixoto; além de bloqueio dos ativos financeiros e indisponibilidade de bens de todos os investigados; quebra dos sigilos fiscais e bancários de Vandislau Costa Silva, Francisco Lindomar Alves de Souza e Antonio Olival Cidade; bem como a condenação dos requeridos nas penas compatíveis previstas no artigo 12 da Lei n.º 8.429/92.

ANTONIO RODRIGUES
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

TJCE convoca candidatos do concurso de juiz para as provas escritas; salário é de R$ 26 mil

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) convocou, nesta quinta-feira (2), os candidatos ao cargo de juiz substituto para realizarem a prova escrita. Os convocados foram aprovados na primeira fase do concurso, realizada no dia 1º de julho deste ano.

A primeira prova escrita será realizada no dia 17 de agosto, às 14h. O teste terá quatro horas de duração. Já a segunda prova discursiva, ocorrerá em dois dias: a sentença cível em 18 de agosto e a criminal em 19 do mesmo mês, também com tempo de quatro horas de cada uma.

O candidato deverá acessar o site da banca organizadora do concurso para verificar o local de realização das provas. A avaliação será realizada somente no local marcado, e candidato comparecer com antecedência mínima de uma hora.

A terceira etapa será a inscrição definitiva; a quarta etapa, de prova oral; e a quinta etapa é de avaliação de títulos.

O concurso oferece 50 vagas para juiz substituto, incluindo três reservadas a pessoas com deficiência e dez para candidatos negros. A remuneração é de R$ 26.125,17.

Fonte: G1 CE

Curta nossa página no Facebook

Confira vagas de emprego disponíveis em Crato, Juazeiro e Barbalha

O Sistema Nacional de Emprego (Sine) do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) divulgou nesta sexta-feira (3) uma lista com 723 oportunidades de trabalho em todo o Ceará. As vagas são para diversos cargos e também há postos exclusivos para pessoas com deficiência, tanto em Fortaleza como no Interior do Estado.

Os interessados devem dirigir-se a uma Unidade do Sine/IDT localizada em sua cidade, já que informações sobre as vagas não são dadas por telefone. Para saber qual posto de trabalho está de acordo com o seu perfil profissional, o interessado deve acessar o site do Ministério do Trabalho e Emprego.

Confira a lista completa com todas as vagas em Crato, Juazeiro e Barbalha:

CRATO
Rua Monsenhor Esmeraldo, 686 – Centro - Fone :(88) 3102.1240
  • Barbeiro 03
  • Gerente de almoxarifado 01
  • Jardineiro 01
  • Representante comercial autônomo 02
  • Servente de pedreiro 02
  • Vendedor interno 02
  • Vendedor pracista 01
BARBALHA
Rua Carius,12 – Centro - Fone :(88) 3102.1195
  • Apropriador de mão-de-obra 02
  • Auxiliar de laboratorista de solo 04
  • Auxiliar de topógrafo 04
  • Auxiliar técnico na mecânica de máquinas 04
  • Encarregado de obras 06
  • Lubrificador de máquinas 04
  • Motorista de caminhão-guincho pesado com munk 02
  • Operador de central de concreto 01
  • Operador de motoniveladora 10
  • Operador de pá mecânica 01
  • Operador de rolo compactador 10
  • Operador de tratores diversos 10
  • Recepcionista atendente 01
  • Topógrafo 02
  • Vendedor pracista 01
JUAZEIRO DO NORTE
Rua Interventor Francisco Erivano Cruz,120 - Centro - Fone :(88) 3572.4744
  • Auxiliar administrativo 01
  • Auxiliar de marceneiro 01
  • Bombeiro hidráulico 07
  • Costureiro, a máquina na confecção em série 02
  • Cozinheiro de restaurante 03
  • Cozinheiro do serviço doméstico 01
  • Mecânico de suspensão 01
  • Oficial de manutenção predial 01
  • Supervisor de vendas no varejo 01
  • Sushiman 01

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

7 dicas para driblar o medo de avião

Para quem tem medo de avião, não adianta apresentar estatísticas. Nem sobre como o avião é o segundo transporte mais seguro que existe (só perde para o elevador, principalmente com crianças!); ou dar aulas de física provando por A + B que voar não depende de sorte nem feitiçaria. Afinal, quem tem medo, tem medo e pronto! A seguir, algumas dicas que podem ser muito úteis para a sua próxima viagem:

1. Informe-se!
Em geral, a principal causa do medo de avião é a falta de informação. Mais do que conhecer as leis da física que sustentam o avião é útil saber que às vezes os motores diminuem durante a viagem (o que não significa que a turbina parou), que é supernormal a asa do avião balançar (o que não significa que ela está se soltando) e que as turbulências são causadas por mudanças de temperatura, pressão ou velocidade ao se passar por dentro de uma nuvem e que o avião está preparado para se ajustar a isso (o que não significa que o avião vai cair a qualquer momento!).

2. Prepare-se para a viagem
O ideal é usar roupas confortáveis, chegar com antecedência, ter os documentos e as passagens organizados e à mão. Evite qualquer situação que possa deixá-lo ainda mais ansioso. Ao embarcar, caminhe pela aeronave para se familiarizar com o ambiente.

3. Sente-se no corredor 
Se você tem medo de avião, nem pense em se sentar na janela. Você já sabe que a asa do avião balança (pois eu já contei!), portanto, pra que jogar lenha na fogueira, não é mesmo? Além disso, você terá mais mobilidade para se levantar, esticar as pernas e dar alguns passos pela aeronave para aliviar a tensão e também para evitar a trombose venosa.

4. Puxe conversa 
Se você estiver viajando acompanhado, provavelmente o seu companheiro já sabe sobre o medo de avião. Se não souber, ele vai perceber, certo? Então conte logo de uma vez e deixe claro que uma boa conversa será útil em mantê-lo distraído e mais tranquilo. Se estiver viajando sozinho, observe se o passageiro da poltrona ao lado é receptivo a um bate-papo. Em caso positivo, além de trocar experiências, você ainda pode fazer um amigo!

5. Mantenha-se ocupado 
Se o papo com o vizinho de poltrona não render (ou se você não é do tipo que gosta de conversar com estranhos), tenha um plano B. Leve livros, revistas ou palavras cruzadas na bagagem de mão. O importante é manter a mente ocupada, até mesmo com informações para mantê-la assim.

6. Não se assuste com barulhos
Em geral, as viagens de avião são silenciosas, mas lembre-se de que isso não é uma regra. Você pode ouvir os sinais de pessoas chamando os comissários (não, isso não é um sinal de alerta!) e pode perceber alterações do barulho das turbinas (de novo: elas não estão parando!). O pouso e a decolagem são os momentos mais barulhentos, pois nessas horas a aeronave recolhe ou libera o trem de pouso – e é claro que essa parte mecânica do sistema vai fazer algum barulho.)

7. Evite bebidas alcoólicas e a automedicação 
Ao contrário do que você vai ouvir de 99,99% dos seus amigos, tomar todas no voo não vai ajudar a acabar com seu medo de avião – e apelar para aquele comprimidinho também não é uma boa ideia, a menos que você tenha conversado com seu médico antes. Se você realmente tiver fobia de andar de avião e não tiver outra opção para sua viagem (dependendo do destino, muita gente prefere ir de carro, de ônibus ou de navio, por exemplo!), pode ser que o médico indique algum medicamento. Em outras situações, seja firme e experimente primeiro as dicas acima. Sobre as bebidas alcoólicas, o perigo está no fato de que a pressão dentro da aeronave acelera os efeitos do álcool – já pensou nos problemas que você pode ter se chegar totalmente bêbado ao seu destino? De passar uma vergonha numa viagem de negócios a se perder num aeroporto desconhecido… Melhor deixar a garrafinha fechada.

Fonte: Seleções

Curta nossa página no Facebook

03 de agosto

1492 - Cristóvão Colombo parte de Palos de la Frontera, na Espanha, rumo à ainda desconhecida América.
1914 - França, Bélgica e Reino Unido declaram guerra à Alemanha, iniciando a Primeira Guerra Mundial.
1988 - A Assembleia Nacional Constituinte do Brasil decreta o fim da censura e da tortura, além da volta das liberdades de expressão e de imprensa no país.

Nasceram neste dia…
1907 - Ernesto Geisel (foto), militar e ex-presidente do Brasil (m. 1996).
1920 - P. D. James, escritora britânica.
1934 - Jonas Savimbi, político e ativista angolano (m. 2002).

Morreram neste dia…
1924 - Joseph Conrad, escritor polaco-britânico (n. 1857).
2004 - Henri Cartier-Bresson, fotógrafo francês (n. 1908).
2008 - Alexander Soljenítsin, escritor e historiador russo (n. 1918).

Fonte: Wikipédia

Bolsonaro chora ao saber que tem rejeição de 76% entre eleitores, mostra pesquisa

Pesquisa DataPoder360 de julho revela que 76% das pessoas que dizem conhecer Jair Bolsonaro (PSL) declaram que não votariam nele de jeito nenhum.

A taxa de rejeição cai para 55% no grupo de eleitores que afirmam conhecer Bolsonaro apenas “de ouvir falar”. Despenca para 33% entre os que não sabem quem ele é.

Essa combinação de percepções pode ser usada durante o período de propaganda eleitoral na TV e no rádio, quando Bolsonaro será exposto pelos adversários em comerciais ao longo de muitas semanas.

Com Ciro Gomes ocorre fenômeno parecido ao de Bolsonaro. Quanto mais os eleitores dizem conhecer o candidato do PDT a presidente, mais aumenta sua rejeição –no caso, de 63%.

Com os demais candidatos na corrida pelo Planalto, segundo o DataPoder360, dá-se o oposto do que se passa com Bolsonaro e Ciro: quanto mais as pessoas os conhecem, menor tende a ser a rejeição.

O levantamento do DataPoder360, divisão de pesquisas do portal Poder360, realizou 3.000 entrevistas por meio de telefones fixos e celulares de 25 a 28 de julho. Foram atingidas 182 cidades em todas as regiões do país. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O registro do estudo no TSE é BR-09828/2018.

Os resultados gerais do levantamento foram apresentados ontem, 4ª feira (1º.ago.2018). Para ler o post e as tabelas, clique aqui.

Hoje, o objetivo deste post é mostrar as duas perguntas que o DataPoder360 fez individualmente sobre cada candidato.

Primeiro, testou-se o grau de conhecimento dos eleitores sobre cada 1 dos candidatos (“Você diria que conhece, conhece de ouvir falar ou não conhece [nome do candidato]?”). Depois, perguntou-se sobre o potencial de voto e a rejeição (“Você diria que votaria com certeza, poderia votar, ou não votaria de jeito nenhum em [nome do candidato]?”).

Bolsonaro tem apenas 6% de votos certos entre aqueles que dizem saber quem ele é. O candidato do PSL se dá melhor entre os que afirmam conhecê-lo apenas de “ouvir falar”.

Ciro Gomes tem 8% de apoio fechado entre os que dizem conhecê-lo.

Com Geraldo Alckmin o percentual de voto fechado a seu favor tampouco é alto entre os eleitores que dizem conhecer o tucano: só 6%. A diferença é que sua rejeição nesse grupo é de 56% –uma taxa alta, mas menor do que os 63% de Ciro e 76% de Bolsonaro entre esse mesmo tipo de eleitor.

A dificuldade maior do tucano é que sua rejeição total (62%) já é tão grande como a de Bolsonaro.

E a vantagem do capitão do Exército na reserva é que ele já tem hoje 20% de taxa geral de intenção de votos –enquanto Alckmin está apenas com 9%.

Homens e mulheres
O DataPoder360 apurou que no total há 43% de eleitores que hoje dizem ter intenção escolher branco, nulo ou nenhum candidato a presidente.

Essa taxa é bem diferente quando se observa separadamente a opinião de homens e mulheres. A taxa de “não voto” masculino é de 33%. O percentual para o grupo feminino é de 51%.

Chama também a atenção o fato de Jair Bolsonaro pontuar 20% no geral, mas entre mulheres ter apenas 11% de intenção de voto. Com os homens ele vai a 31%.

Essa diferença no voto de Bolsonaro quando se observa o gênero do eleitor é em certa medida também verificada nos demais candidatos.

No caso de Alckmin, ele tem 12% entre homens e a metade (6%) entre mulheres.

Fonte: Poder 360

Curta nossa página no Facebook

Entenda o que muda com decisão sobre idade para pré-escola e fundamental

Nesta quarta-feira (1º), o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que as crianças precisam ter seis anos completos até 31 de março do ano letivo em questão para poderem ingressar no ensino fundamental.

Reportagem da Folha mostra que a idade mínima para entrada no fundamental pressionará a pré-escola, que passará a aceitar alunos com quatro anos completos até a mesma data.

As normas, de autoria do Conselho Nacional de Educação, estavam em vigor desde 2010, mas haviam sido barradas por ordem judicial em alguns estados.

Abaixo, veja o que muda com a decisão:

O que foi discutido no STF?
Os ministros decidiram que duas resoluções do Conselho Nacional de Educação, as quais estabeleciam a idade mínima para a criança ingressar na educação infantil e no ensino fundamental, estão de acordo com a Constituição.

Quais são as idades estabelecidas para que a criança entre na escola?
Para a educação infantil (pré-escola), 4 anos completos até 31 de março do ano letivo. Para o ensino fundamental, 6 anos completos até a mesma data. Para o ensino médio não há idade mínima, mas o esperado é que o aluno chegue à etapa com 15 anos.

As resoluções já estavam valendo?
Sim, desde 2010. Em alguns estados, municípios e escolas particulares, porém, elas haviam sido suspensas por ordens judiciais (veja o mapa ao lado). Com a votação no STF, essas decisões devem ser revistas. Em São Paulo, há uma norma do Conselho Estadual de Educação, divergente ao texto federal, que permite matrícula de alunos mais novos. O órgão deve rediscutir a regra.

As crianças que finalizarão a pré-escola neste ano mas não terão 6 anos até 31 de março do ano que vem terão que repetir de ano?
A decisão do STF deve estender para todo o país, mas redes, escolas, conselhos estaduais e municipais de educação devem criar regras de transição. Famílias que garantiram na Justiça a matrícula de crianças mais novas também não serão afetadas, segundo especialistas consultados pela reportagem.

Por que a idade de ingresso é importante?
Pesquisas indicam a importância do aprendizado adequado à faixa etária da criança. Na pré-escola as atividades são mais lúdicas, enquanto no fundamental o trabalho é mais efetivo, especialmente na alfabetização.

Há diferença de rendimento dos alunos que entram no ensino fundamental com idade inferior à estabelecida?
Alguns estudos indicam que os alunos mais velhos têm melhor desempenho em avaliações externas do que aqueles que tiveram a entrada antecipada.

Por que há interesse em matricular alunos mais novos no ensino fundamental?
Algumas famílias acreditam que, caso a criança faça 6 anos após março, ela estaria atrasada se mantida na educação infantil. Para as redes públicas, colocar alunos mais novos no ensino fundamental permite reduzir a pressão da pré-escola, cuja obrigatoriedade de matrícula passou a valer em 2016.

A decisão pode aumentar a fila de crianças à espera de uma vaga na pré-escola?
É possível que isso ocorra, já que há mais crianças na fila do que vagas na educação infantil. A inclusão no ensino fundamental de alunos que completam 6 anos em meados do ano letivo ajudava a desafogar a lista de espera, já que há oferta suficiente de vagas nessa etapa.

Com a decisão, as crianças vão passar menos ou mais anos na escola?
O número de anos obrigatórios da educação básica continua o mesmo: dos 4 aos 17 anos, o que inclui dois anos de educação infantil (pré-escola), nove de ensino fundamental e três de ensino médio.

Fontes consultadas: Ministério da Educação, Supremo Tribunal Federal, Movimento Todos pela Educação e Conselho Nacional de Educação

Fonte: Folha.com

Curta nossa página no Facebook

Eleições 2018: Chapa governista terá Camilo Santana, Izolda Cela como vice e Cid Gomes para as eleições

Representantes do PDT e PP, isoladamente, decidiram, na noite de terça-feira, não aceitar coligação com o MDB, tanto na disputa majoritária quanto na proporcional, assim como com o PSD e SD (Solidariedade). O PDT também acertou que manterá a vice-governadora Izolda Cela na chapa do governador Camilo Santana. As coligações proporcionais dos partidos governistas só serão definidas no sábado, véspera do dia da convenção.

O ex-governador Cid Gomes, o único candidato a senador na chapa de Camilo, será o responsável pela coordenação das coligações proporcionais, adiada para o sábado em razão de compromissos dele com a candidatura de Ciro Gomes (PDT) à Presidência da República, ontem e hoje, no Rio de Janeiro.

Foi o deputado estadual Osmar Baquit o primeiro a falar no encontro da terça-feira, para exprimir o sentimento dos demais candidatos do PDT aos legislativos, estadual e federal, contrário à coligação com o MDB, o PSD e o SD, alegando os constrangimentos que integrantes desses três partidos impuseram aos governistas.

Outra questão levantada no encontro do PDT foi quanto à posição do PT, querendo ficar parcialmente fora da coligação proporcional. Os pedetistas querem que os petistas estejam na aliança tanto de deputado federal quanto de estadual. No encontro do PP, porém, esse assunto não foi tratado. O fechamento de questão dos filiados ao partido foi só em relação a não aceitação de aliança com o MDB na majoritária e proporcional e, nesta, com o PSD e SD.

O nome da vice-governadora, apontada por Cid Gomes, foi consenso nos dois partidos. Ele justificou a importância de manter a chapa que foi eleita em 2014 para o Governo do Estado, embora na sua reeleição ele tenha mudado o vice que, no seu primeiro mandato, foi o petista Francisco Pinheiro, e, no segundo, foi Domingos Filho, à época ainda filiado ao PMDB.

Senado
A convenção do PDT será no próximo domingo, último dia para a homologação de candidaturas e de coligações partidárias. Com ele, também farão convenção o PT e outras agremiações que estão no grupo de apoio à reeleição do governador.

Ainda na reunião do PDT, uma ala jovem da legenda chegou a defender que o partido reclamasse para si as duas vagas ao Senado. André Figueiredo e Cid Gomes ponderaram no sentido de estar de bom tamanho a participação do partido na chapa majoritária, com as vagas de vice e de senador, levando-se em consideração o tamanho da aliança governista.

"Como o MDB não deve se coligar formalmente com o PDT, se algum partido se coligar com o MDB, isso exclui a possibilidade de coligação com PDT e PT. Esse é o maior impeditivo e preocupação de alguns deputados, porque a equação é complexa", ressaltou o deputado José Sarto (PDT). Segundo ele, o desafio dos integrantes dos 24 partidos aliados é montar um quebra-cabeça que mantenha tempo de TV para as candidaturas, preservando o interesse de todos os partidos.

O presidente da Assembleia, Zezinho Albuquerque, afirmou que o resultado de todos os cálculos feitos só será concluído às vésperas da convenção de domingo próximo. O parlamentar ressaltou ainda que há dificuldades em se encontrar um denominador comum que atenda aos interesses de todos os partidos.

"É muito complicado, porque um puxa para um lado e vem outro e puxa para outro lado. Até a meia-noite de sábado é que vamos definir isso, nos últimos minutos. Enquanto tivermos tempo, cada partido vai querer participar em uma coligação que seja a melhor para ele".

Dirigente do MDB em Fortaleza, o deputado Walter Cavalcante disse que todos estão aguardando as definições das convenções, e afirmou que a apreensão é natural, pois todos não querem prejuízos para suas demandas. "A renovação vai ser grande e isso tem preocupado os deputados. Isso deixa todos em uma expectativa muito grande. Nos colégios eleitorais os deputados tentam segurar a preferência, mas isso depende de muito diálogo com a população".

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

Boy Meets Girl - Waiting For A Star To Fall





Lotéricas deixam de receber conta de luz domingo (5)

A partir de domingo (5) deste mês, as casas lotéricas não receberão mais pagamentos de contas da Enel Distribuição Ceará. A medida é motivada pelo encerramento do contrato de arrecadação da Caixa Econômica Federal com a Enel, devido ao reajuste de cerca de 40% proposto pela Caixa na tarifa cobrada para receber as faturas nas lotéricas.

“Como as taxas de arrecadação entram no cálculo das tarifas de energia, caso o contrato fosse renovado, o aumento no valor sugerido pela Caixa seria repassado para as tarifas na próxima revisão tarifária, com impacto na conta de luz para os consumidores da companhia. Com essa medida e a oferta de diversas alternativas para pagamento da conta de luz, buscamos proteger os consumidores do reajuste abusivo proposto pela Caixa Econômica”, afirma Marcia Roque Vieira, diretora de Mercado da Enel.

Como alternativa às lotéricas no Ceará, que contavam com cerca de 377 pontos, a Enel está disponibilizando mais de 2 mil agentes arrecadadores no Estado para pagamento das contas de luz, como supermercados, farmácias ou grandes comércios, por exemplo. A lista completa dos 2.190 pontos de arrecadação disponíveis no Ceará está disponível no site da distribuidora.

A Enel oferece ainda aos clientes de bancos conveniados (Banco do Brasil, Santander, Bradesco e Caixa Econômica Federal) a possibilidade de cadastrar suas contas em débito automático pelo site da companhia, pela Central de Atendimento (0800 285 01 96) ou em uma das lojas de atendimento da distribuidora. É possível também realizar o cadastro pelos canais de atendimento (Internet Banking, app ou agência) dos próprios bancos.  

O cliente que optar por não cadastrar em débito automático também pode pagar a fatura por meio do serviço de Internet Banking e canais de autoatendimento (caixa eletrônico) dos bancos conveniados, desde que seja correntista. A companhia reforça que a Caixa Econômica continua recebendo pagamento das contas de luz de correntistas do banco em seus canais eletrônicos – o contrato só está sendo encerrado apenas para arrecadação nas casas lotéricas.

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

STF decide: Criança só pode entrar no ensino fundamental se fizer 6 anos até março

A maioria dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu, por 6 votos a 5, que crianças precisam ter seis anos completos até 31 de março para poderem ingressar no ensino fundamental, conforme exige hoje uma norma do Ministério da Educação.

O mesmo corte se aplica às crianças de quatro anos para que possam entrar no ensino infantil, decidiram os ministros, validando a exigência.

Os magistrados retomaram nesta quarta-feira (1º) um julgamento iniciado em maio e adiado por pedido de vista de Marco Aurélio. Foram analisadas duas ações em conjunto que abordavam o mesmo tema.

Uma delas foi ajuizada em 2007 pelo governo de Mato Grosso do Sul, que pediu ao Supremo para declarar constitucional três artigos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação que tratam do assunto, com a interpretação de que o ingresso no ensino fundamental se limita a crianças com seis anos de idade completos no início do ano letivo.

A outra ação foi ajuizada em 2013 pela Procuradoria-Geral da República contestando duas resoluções do CNE (Conselho Nacional de Educação) que estabelecem que a criança precisa ter seis anos completos até 31 de março para se matricular no fundamental e quatro anos completos até a mesma data para ingressar no ensino infantil.

Os ministros Luiz Fux (relator de uma das ações), Luís Roberto Barroso, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Marco Aurélio e Cármen Lúcia votaram pela constitucionalidade das normas que exigem que a criança tenha a idade completa para poder entrar nos ensinos fundamental e infantil.

Já os ministros Edson Fachin (relator da outra ação), Alexandre de Moraes, Rosa Weber, Dias Toffoli e Celso de Mello consideraram inconstitucional esse corte etário, que restringiria o acesso à educação. Eles votaram por excluir da norma do CNE a expressão “completos até 31 de março”, mas foram vencidos.

O ministro Marco Aurélio afirmou que os dispositivos legais que criam o corte etário foram regularmente aprovados pelo Legislativo e por órgão do Executivo (o CNE) composto por especialistas em educação, mediante amplo debate e estudos técnicos.

“Não cabe ao Judiciário o exame da controvérsia”, disse, destacando que os ministros não sabem o impacto que uma decisão contrária às normas vigentes teria nas escolas.

A presidente da corte, Cármen Lúcia, disse que o CNE levou em consideração as condições dos alunos nacionalmente para estabelecer o corte em 31 de março. “E se demonstrou que haveria uma desordem dentro do sistema educacional se não houvesse esse corte”, afirmou.

Fonte: Folha.com

Curta nossa página no Facebook

UFCA debate criação de curso de ‘Cinema e Mídias Digitais’

Vislumbrando a possível chegada de uma graduação em Cinema e Mídias Digitais na Universidade Federal do Cariri (UFCA), a comissão de criação deste curso, junto com a Revista Sétima de Cinema, realizarão, na próxima quarta-feira (08), às 19h, no mini-auditório da instituição, um debate sobre a produção e exibição de cinema nos meios digitais. Para a discussão, foram convidados os cineastas caririenses Jefferson de Albuquerque Pedro Jorge de Castro.

Além de discutir os novos meios digitais, o evento também debaterá a importância dos espaços de formação na região do Cariri.  Por isso, a atividade é voltada, principalmente, para realizadores, estudantes, professores e ao público em geral interessado em cinema. A entrada é franca. “Os dois cineastas debaterão sobre os espaços de ensino e de suas práticas de realização no cinema. Ambos tem larga experiência cinematográfica e fazem parte dos precursores da região”, garante a professora Adriana Botelho.

A docente conta que, a partir da criação da Universidade Federal do Cariri, em 2013, professores, estudantes e técnicos administrativos reuniram-se em assembleias para pensar a ampliação e desenvolvimento das áreas de estudo e pesquisa acadêmicas. “Foi a partir desses encontros, que formou-se um grupo que desde então vem organizando atividades para pensar a criação do curso de Cinema e Mídias digitais”, explica Adriana.

A professora Adriana acredita que o cinema, como “arte da modernidade industrial”, se soma às discussões acadêmicas e produções culturais da região para contribuir com o fortalecimento local e nacional. “O Cariri é uma região que se destaca por suas manifestações culturais e históricas e entendendo que na contemporaneidade a disputa pela legitimação dos discursos e elaboração imagética que acontece nos espaços sociais passa necessariamente pelos novos meios digitais e tecnológicos”, justifica.

Os palestrantes
Nascido em Aurora, Pedro Jorge de Castro, 74, é diretor, roteirista e professor. Dirigiu alguns filmes como “O Calor da Pele” (1994), “Brasília, a última utopia” (1989),  “Tigipió, uma questão de honra” (1987). Já Jefferson de Albuquerque, 70,  natural de Crato, também é diretor, diretor de arte e ambientalista. Dirigiu produções como “Dona Ciça do Barro Cru (1981)”, “Músicos Camponeses” (1983), “Patativa do Assaré, um poeta do povo” (1984), “O Cinematógrafo Herege” (2011), “Uma História da Terra” (2012).

Curta nossa página no Facebook

Eleições 2018: Camilo Santana seria reeleito com 71% dos votos em disputa ao governo do CE, aponta pesquisa

O governador do Ceará Camilo Santana (PT) seria reeleito no 1º turno com 71% das intenções de voto. A preferência do eleitorado está em pesquisa do Ift.com, divulgada nesta 4ª feira (1º.ago.2018). Eis a íntegra.

O 2º colocado na pesquisa tem 62 pontos percentuais a menos que o petista: Guilherme Teophilo (PSDB) conta com 9% da preferência.

Em seguida aparece o advogado Hélio Gois (PSL), com 3% das intenções de voto, e Ailton Lopes (Psol), com 2%.

A pesquisa, contratada pelo MDB, foi realizada de 27 a 30 de julho por meio telefônico. O levantamento teve 1 custo declarado de R$ 34.967,00. Foram entrevistadas 2.000 pessoas residentes no Estado.

O estudo está registrado no TRE-CE (Tribunal Regional Eleitoral do Ceará) sob o nº CE-08592/2018. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

Disputa pelo Senado
O ex-governador do Ceará, Cid Gomes (PDT), lidera a pesquisa estimulada quando se trata da 1ª opção de voto para o Senado. O pedetista pontua 43% das intenções de voto. Em 2º está o então presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB), com 21% da preferência do eleitorado.

Já quando se trata da 2ª opção, Eunício lidera a pesquisa com 32% e Cid Gomes alcança 26% das intenções de voto.

Fonte: Poder 360

Curta nossa página no Facebook

Cascata do Lameiro, em Crato, tem acesso afetado por lixo e buracos

Garrafas plásticas, embalagens de cigarro, latas de cerveja e estilhaços de vidro são itens cada vez mais comuns encontrados em um dos principais cartões-postais deste Município do Cariri cearense: a Cascata do Lameiro. A aproximadamente 3km da sede da cidade, o lugar fica no curso superior do Rio Batateiras - que nasce no sopé da Chapada do Araripe -, dentro da Área de Proteção Ambiental (APA), vizinho ao Parque Estadual do Sítio Fundão.

Lá, entre pedras e vegetação, forma uma queda d'água de 12 metros de altura. Nos primeiros meses do ano, quando mais chove, o local atrai muitos visitantes, mas, há alguns anos, convive com a falta de fiscalização e educação ambiental dos usuários.

Nos fins de semana, mesmo sem a água ter a mesma força, a Cascata do Lameiro atrai dezenas de pessoas. Paredões de som e até vendedores ambulantes ocupam a margem ou o curso do rio. Além disso, muitos motoristas, diariamente, lavam seus veículos por lá. Ontem, pela manhã, por exemplo, a equipe do Diário do Nordeste flagrou jovens lavando três motos. "Todo dia tem gente para lavar moto, carro, jogando sujeira, óleo diesel. Tudo isso atrapalha e prejudica o meio ambiente", denuncia o comerciante Robério Menezes, que mora próximo ao local.

Segundo a dona de casa Amélia Belém, que é vizinha deste ponto turístico cratense, na época de cheias, o problema de sujeira se intensifica. "A gente encontra muita garrafa pet, lata de cerveja, saco", descreve. Além disso, ela conta que, no local, é comum haver rituais religiosos que acabam deixando velas acesas próximas à vegetação. Isso, junto aos churrascos que realizam nos fins de semana, já causou princípio de incêndio. "É até perigoso.", alerta. "Vem gente de fora conhecer a cascata, em busca de um lugar limpo, tranquilo, mas, a realidade é outra. Tem até casos de assalto durante a semana", ressalta Robério.

"Seja defensor da natureza. Não jogue lixo", "Colocou na lixeira? Então tá certo", advertem duas placas feitas pelos moradores. Amélia e sua família realizam um mutirão de limpeza no local, já que os usuários não têm a mesma visão de preservação.

"A gente mesmo faz a limpeza. Pega o saco e traz aqui para ficar menos feio. Antes, há uns 10 anos, havia mais cuidado. Na época, não tínhamos lixo descartável e aqui não era tão frequentado. Devido às redes sociais, hoje vão colocando fotos. As pessoas vão vendo e vai ficando tumultuado. À noite, às vezes vem carro com som insuportável. Não tem nenhum órgão que venha dar uma olhada, fiscalizar", garante a dona de casa.

Além de um dos principais locais de lazer, a Cascata do Lameiro recebe excursões de estudantes, pesquisas e turistas. "Eles encontram o rio como uma lixeira", lamenta Amélia. Apesar da atual situação, ela acredita que o lugar tem potencial para ser bem frequentado. "Aqui é muito bonito na época do inverno, mas fica desprezado", completa. De acordo com Robério, não existe fiscalização, seja de órgãos municipais ou da Polícia Ambiental. "Eles não ligam. Está abandonado. A gente já pediu para o pessoal vir aqui olhar, trazer algum benefício", acrescenta.

Apesar de ser um dos principais pontos turísticos do Crato, a estrada que dá acesso à Cascata está com muitos buracos e pedras soltas, oferecendo risco aos moradores e visitantes. Na ponte sobre o Rio Batateiras, por exemplo, a passagem molhada fica ainda mais esburacada por conta dos veículos estacionado enquanto são lavados. "Isso prejudica o comércio por causa do acesso que é difícil, principalmente no domingo, quando muita gente toma banho, colocando carro e moto de um lado e de outro. Na hora de passar, pode cair dentro do buraco. Já houve caso de quebrar o carro. Isso diminui o fluxo de clientes", explica Robério, que tem um restaurante no Sítio São João.

Coleta semanal
O titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial (Semadt), Brito Júnior, garantiu que há uma coleta semanal de lixo na Cascata, mas reconhece que devido ao adensamento no sopé da Chapada do Araripe, próximos às nascentes e rios, é preciso uma fiscalização maior. Por outro lado, antecipa que foram licitadas as compras de novas lixeiras, que serão colocadas por lá em até 30 dias. "Infelizmente, os usuários são pessoas que não têm educação ambiental". Junto com a Polícia Ambiental, o secretário disse que pretende melhorar a fiscalização.

Sobre as melhorias de acesso, o secretário de Infraestrutura do Crato, José Muniz, conta que já foram enviados dois projetos de pavimentação ao Ministério da Integração Nacional e Ministério do Turismo com vistas a garantir a requalificação da estrada que dá acesso à Cascata e vai até o distrito de Campo Alegre.

Até agora, nenhum foi aprovado. No entanto, até a próxima semana, uma equipa da Pasta será enviada para analisar e fazer manutenção da via de acesso ao ponto turístico.

ANTONIO RODRIGUES
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

Golpe clona contas de WhatsApp para pedir dinheiro ao contatos da vítima

Criminosos que agem no ambiente digital estão sempre em busca de maneiras de fazer novas vítimas e aplicar golpes. Recentemente, um golpe aplicado através da clonagem do aplicativo WhatsApp se popularizou, atingindo até mesmo políticos brasileiros. Nesta fraude, os criminosos utilizam uma conta replicada do aplicativo de mensagens para pedir dinheiro aos contatos da vítima.

O golpe não é tão recente, mas chamou atenção nos últimos meses quando fez vítimas no Congresso brasileiro. Entre os que acabaram tendo suas contas de WhatsApp clonadas estão o ministro da Secretaria Geral da Presidência, Carlos Marun, e o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha. Em ambos os casos, os criminosos tiveram acesso aos perfis das vítimas no aplicativo de mensagens e, se passando pelos políticos, passaram a solicitar de seus contatos transferências bancárias.

O professor Marcos Monteiro, presidente da Associação de Peritos em Computação Forense (APECOF), explica que o golpe tem início com a clonagem do chip da vítima através de um esquema que, geralmente, envolve funcionários das operadoras de telefonia. E não através de um software, como citado em recente boato divulgado em grupos de WhatsApp. Com o chip clonado já instalado em um novo aparelho, os criminosos recuperam a conta do WhatsApp da vítima e começam a se passar por ela. 

Outra forma de ação neste tipo de golpe depende diretamente da participação da pessoa alvo. Nestes casos, a ativação do aplicativo clonado depende de um código de autenticação, recebido via sms no celular da vítima. Para ter acesso a esse código o autor do golpe geralmente age de duas formas: ou obtém acesso físico ao smartphone da vítima e assim verifica o código de autenticação ou entra em contato através de sms e solicita que o usuário informe o código. Neste último caso, o criminoso geralmente utiliza-se de artifícios para enganar a vítima, como dizer que o usuário está participando de uma promoção ou que a informação é necessária para uma investigação policial, entre outros.

Quando o WhatsApp é reinstalado em um novo aparelho, todo o histórico de contatos e conversas são recuperados, o que permite aos criminosos terem acesso à diversas informações pessoais sobre a vítima, além de toda sua rede de contatos. Com posse destas informações, os bandidos tem maior facilidade em identificar quem são os contatos com maior probabilidade de cair no golpe e realizar as transferências.

Em muitos casos, os criminosos pedem a pessoas próximas do usuário que teve o perfil clonado para realizarem transferências e pagamentos alegando que não possuem mais saldo ou que já atingiram o limite permitido pelo aplicativo do banco. Eles ainda solicitam essas transferências como forma de empréstimo. Como acreditam estar falando com um familiar ou amigo, as pessoas contactadas acabam caindo na conversa dos criminosos e efetuando o repasse.

As vítimas deste golpe podem tomar algumas providências: ao perceber que o celular está sem serviço e o aplicativo de WhatsApp não funciona, o usuário pode entrar em contato com a operadora e solicitar que o chip seja desativado; pode ainda contratar um perito especialista em crimes digitais para investigar o caso.

Para evitar ser vítima deste tipo de golpe, o professor Marcos Monteiro recomenda que os usuários não repassem informações pessoais a terceiros. "Sempre ache estranho alguém vir pedir informações pessoais sobre algo que você sabe e sobre algo que você tem", recomenda. Outra medida é ativar a verificação em duas etapas disponível nas configurações do próprio WhatsApp. Com esta opção ativada, um número PIN cadastrado será solicitado todas as vezes em que o aplicativo for reinstalado.

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

AddThis