Camilo libera atividades físicas individuais e mantém lockdown no fim de semana

O governador Camilo Santana (PT) anunciou, no fim da manhã deste sábado (17), a liberação de atividades físicas individuais em espaços públicos. A medida, que passa a valer a partir de segunda-feira (19), é a única mudança no plano de flexibilização econômica divulgado oficialmente uma semana atrás. A programação de retomada de segmentos da economia continua em vigência até a próxima semana.

O Ceará também seguirá em isolamento social rígido nos fins de semana e com toque de recolher diário entre oito da noite e cinco da manhã. O anúncio foi realizado em live pelo Instagram, ao lado do secretário da Saúde Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto. 

Academias, barracas de praia e parques aquáticos seguem fechados.

Serviços de alimentação podem atender somente por delivery e drive-thru. Padarias e lojas de conveniência podem funcionar, mas sem consumo no local.

As celebrações religiosas estão permitidas somente em formato online. A circulação de pessoas em praças públicas, praias e calçadões também é proibida.

As regras atuais de isolamento social estão valendo desde segunda-feira, 12. Na tarde desta sexta-feira, 16, o Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus fez nova reunião para validar os termos do novo decreto a ser anunciado neste sábado.

Durante o final de semana ficam permitidos: 

- bares, restaurantes e lanchonetes que funcionem no interior de hotéis e pousadas, desde que os serviços sejam prestados exclusivamente a hóspedes;

- supermercados;

- padarias, vedado o consumo interno;

- serviços de “drive thru” em lanchonetes e estabelecimentos congêneres;

- celebrações religiosas online; 

- os estabelecimentos médicos, odontológicos para serviços de emergência, hospitalares,laboratórios de análises clínicas, farmacêuticos, clínicas de fisioterapia e de vacinação;

- clínicas veterinárias e lojas de produtos para animais;

- lavanderias;

- os setores da indústria e da construção civil;

- os serviços de órgãos de imprensa e meios de comunicação e telecomunicação em geral;

- serviços de call center;

- lojas de conveniências de postos de combustíveis, vedado o atendimento a clientes para lanches ou refeição no local;

- lojas de departamento que possuam, comprovadamente, setores destinados à venda de produtos alimentícios;

- comércio de material de construção;

- empresas de serviços de manutenção de elevadores;

- correios;

- distribuidoras e revendedoras de água e gás;

- empresas da área de logística;

- distribuidores de energia elétrica, serviços de telecomunicações;

- segurança privada;

- postos de combustíveis;

- funerárias;

- estabelecimentos bancários e lotéricas;

- oficinas e concessionárias exclusivamente para serviços de manutenção e conserto em veículos;

- empresas prestadoras de serviços de mão de obra terceirizada;

- praça de alimentação em aeroporto;

- transporte de carga.

Até as 5 horas de segunda, 19, ficam proibidas as atividades em:

- Bares, restaurantes, lanchonetes e similares. Permitido exclusivamente o funcionamento por serviço de entrega, inclusive por aplicativo;

- Templos, igrejas e demais instituições religiosas, salvo o atendimento individual para fins de assistência a fiéis;

- Museus, cinemas e outros equipamentos culturais, público e privado;

- Academias, clubes, centros de ginástica e estabelecimentos similares;

- Lojas ou estabelecimentos do comércio ou que prestem serviços de natureza privada;

- Shoppings, galeria/centro comercial e estabelecimentos congêneres, salvo quanto a supermercados, farmácias e locais que prestem serviços de saúde no interior dos referidos estabelecimentos;

- Estabelecimentos de ensino para atividades presenciais, salvo em relação a atividades cujo ensino remoto seja inviável, quais sejam: treinamento para profissionais da saúde; aulas práticas e laboratoriais para concludentes do ensino superior, inclusive de internato; e atividades de berçário e da educação
infantil para crianças de zero a três anos;

- Feiras e exposições; 

- Barracas de praia, lagoa, rio e piscina pública ou quaisquer outros locais de uso coletivo e que permitam a aglomeração de pessoas;

- Festas ou eventos de qualquer natureza, em ambiente aberto ou fechado, público ou privado;

- Prática de atividades físicas individuais ou coletivas em espaços público ou privados abertos ao público, salvo quanto aos jogos profissionais de campeonatos de futebol de âmbito regional e nacional, desde que fechados ao público e atendidos os protocolos sanitários previamente estabelecidos.

Fonte: O Povo

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Governo do Ceará garante ascensão funcional de 6 mil profissionais de saúde do Estado

O governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou em uma transmissão ao vivo na tarde desta quinta-feira (15), a ascensão funcional de 6 mil profissionais de saúde do Estado, aumentando a remuneração daqueles que atuam na linha de frente da pandemia. Seis mil servidores serão beneficiados e já receberão o aumento na folha no próximo pagamento. Ao seu lado estava o secretário de Saúde do Estado, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), e outros sete profissionais das mais diferentes áreas da saúde, que representam todos os beneficiados.

“Estamos aqui para anunciar algo importante, de valorização e reconhecimento de todos aqueles que se dedicam a salvar vidas e a acolher os cearenses, 24 horas por dia, sete dias por semana. Seis mil servidores estão sendo beneficiados, de uma dívida que o Estado tinha, que é a ascensão funcional. Após muitas negociações, lideradas pelo Dr. Cabeto, já que estávamos com 11 anos de ascensão a serem resolvidas pelo Estado, nós encaminhamos uma portaria para a Assembleia, que foi aprovada, que seria autorizada a iniciar em 2022, mas nós antecipamos esse aumento, que já está autorizado a acontecer de forma imediata”, apontou Camilo.

Profissionais não médicos de cooperativas que atuam na linha de frente no combate à pandemia também terão valores reajustados. Técnicos de enfermagem, enfermeiros e fisioterapeutas serão contemplados. Quanto às categorias médicas, foram celebrados contratos Covid com adicional de risco para os profissionais que atuam em contato contínuo com os pacientes.

“O governador sabe da importância da saúde, por isso vem esse reconhecimento aos nossos profissionais, verdadeiros heróis durante a pandemia, que estão dando a vida numa situação tão desafiadora como essa, onde todos estão exaustos, e têm de conviver com perdas todos os dias. Mas estamos trabalhando de cabeça erguida, e com a convicção de que estamos assumindo um papel de liderança para unir a sociedade. Hoje estamos dando equidade de pagamento aos profissionais, a desprecarizar o trabalho na saúde, organizando as gratificações por mérito e nivelando os salários, e, como o senhor (governador) disse, pagando a dívida com todos os profissionais de saúde do Ceará”, finalizou o Dr. Cabeto.

Ascensão
Como forma de reconhecimento do trabalho dos servidores de saúde no atual cenário de calamidade pública em função da pandemia, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), antecipa as promoções do interstício de 2019 a 2020 de forma imediata. O pagamento estava programado anteriormente para abril de 2022. A medida representará um acréscimo no orçamento em 2021 de R$ 2,62 milhões mensais.

Das ascensões previstas em lei, aprovada em 2020, já foram implantadas as referentes ao interstício de 2011 a 2014 em folha de pagamento em abril de 2020. A partir de abril de 2021, ocorre a implantação em folha das promoções relativas ao intervalo de 2015 a 2018. O impacto previsto será de R$32,10 milhões em todo o ano.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cármen Lúcia dá 5 dias para Lira se manifestar sobre prazos de abertura de impeachment de Bolsonaro

A ministra do Supremo Tribunal Federal Cármen Lúcia determinou que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), se manifeste sobre um pedido apresentado à corte para que o deputado analise os processo de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro apresentados à Casa. A decisão é do dia 13 de abril e dá prazo de até cinco dias para a resposta de Lira.

No dia 7 de abril, a ministra negou liminar apresentada pelo advogado Ronan Wielewski Botelho, mas ele recorreu da decisão por meio de agravo regimental. Como Lira é o agravado, a ministra deu prazo para que o presidente da Câmara se manifestasse.

A ação - um mandando de injunção - pedia a edição de uma norma ou lei para regulamentar os prazos para apreciação dos requerimentos de impeachment. Para o advogado, há uma lacuna na legislação que permite ao presidente da Câmara apreciar os pedidos apenas quando quiser, o que pode ser considerado prevaricação ou omissão.

"Se o prazo se inicia quando o presidente da Mesa Executiva bem quiser, estamos diante um grande erro jurídico democrático. No caso em debate, há nítida falta de norma jurídica para que se tenha o devido processo legal. É urgente tal regulamentação", diz o pedido.

Ainda na ação, o advogado pedia que o STF determinasse a Lira a apresentação de todos os pedidos de afastamento de Bolsonaro ao STF e à Procuradoria-Geral da República (PGR), assim como os movimentos administrativos relacionados a eles. Há mais de cem requerimentos protocolados na Câmara.

Na decisão, a ministra afirmou não haver dispositivo constitucional que imponha o dever de regulamentar algum prazo para o presidente da Câmara aprecie os pedidos de impeachment. "Constata-se ausente, no presente processo, a demonstração de quais direitos e liberdades constitucionais estariam sendo inviabilizado em seu exercício pela falta de norma regulamentadora a ser editada pela autoridade e pelo órgão apontados como parte passiva na presente ação."

Fonte: UOL

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Famílias contempladas com o Cartão Mais infância tem pagamento liberado

Cerca de 61 mil famílias beneficiadas com o Cartão Mais Infância recebem, nesta quinta-feira (15), a transferência de renda mensal do Governo do Ceará, no valor de R$ 100. Neste mês, mais de R$ 6 milhões foram investidos pelo Estado para garantir o auxílio aos núcleos familiares cearenses com crianças de 0 a 5 anos e 11 meses, em situação de extrema pobreza. Em 2021 o investimento total é de aproximadamente R$ 141,5 milhões assegurados para cerca de 150 mil pessoas.

“Com novas famílias atendidas pela ação, estamos garantindo que o auxílio atinja o maior número de cearenses. Mensalmente, novas pessoas estão passando pelo processo de validação dos dados, junto às prefeituras, e também serão contempladas com a transferência. O benefício é uma forma de facilitar a vida de mães que dependem dessa fonte de renda”, reforça a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana.

Até o fim do ano passado, desde 2017, quando iniciou a ação, o Estado realizou o investimento de cerca de R$ 109,5 milhões com o Cartão Mais Infância, destinado para núcleos familiares cearenses inscritas no Cadastro Único Para Programas Sociais (CadÚnico), com crianças de 0 a 5 anos e 11 meses e que possuam renda “per capita” familiar de até R$ 89. Serão priorizadas as pessoas que atenderem os critérios, na seguinte ordem: residências urbanas sem água canalizada em, pelo menos, um cômodo; estrutura inapropriada com material de construção nas paredes; espaços improvisados, adaptados para servir de moradia; domicílios coletivos, como abrigos, pensões, alojamentos, dentre outros; e famílias com o maior número de crianças até 12 anos.

Ação ampliada
Em 2021, 150 mil pessoas serão beneficiadas com o Cartão Mais Infância Ceará. A ampliação do programa social em apoio às famílias cearenses foi anunciada pelo governador Camilo Santana durante transmissão ao vivo na internet realizada em março. Até o ano passado, eram beneficiadas cerca de 45 mil famílias. Neste ano, já havia sido ampliada a transferência de renda para atender 70 mil famílias em situação de vulnerabilidade. A iniciativa faz parte das ações do Programa Mais Infância Ceará e é executada pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

"Bebia 1 litro por dia": como pessoas se tornam dependentes de refrigerante

Desde criança, a produtora de contéudo Paula Skoretzky, 45, estava acostumada a beber refrigerante durante as refeições. "A gente podia tomar um copo no almoço e jantar. Lembro que bebíamos na canequinha", conta. O hábito era comum na família: ao longo de um mês, seus pais chegavam a tomar cerca de 15 litros. Para ela, as consequências vieram cedo e, aos 17 anos, teve pedras nos rins, provavelmente devido ao refrigerante. Mas o susto não freou a vontade, e a relação com a bebida se tornou ainda pior na vida adulta. "Virou uma festa. Eu tomava sozinha um litro todos os dias. Salivava só de sentir o cheiro. Era quase um vício", diz.

Embora a palavra vício seja usada frequentemente para situações em que a pessoa consome algo de forma exacerbada, nesse caso não é possível dizer que uma pessoa é viciada em refrigerante, já que o problema não causa impactos diretos em sua vida pessoal (mas pode afetar a saúde em longo prazo). No entanto, é aceitável afirmar que ela pode ser dependente da bebida.

De acordo com Andre Souza, neurocientista formado pela Universidade do Texas (EUA), todo processo ocorre principalmente no sistema límbico, ligado à percepção de sensações. É ele que faz com que o cérebro perceba que determinado gosto é bom e queira ainda mais aquela substância. "Ao ingerir refrigerante, nossa língua detecta um sabor doce e já manda essa informação para o cérebro, que responde produzindo a dopamina —um dos neurotransmissores responsáveis pela sensação de prazer", explica.

O especialista diz ainda que alguns estudos já mostraram que o consumo de açúcar inibe ações na região do lobo frontal, responsável pelo raciocínio lógico. Por isso é mais difícil pensarmos logicamente enquanto estamos comendo ou bebendo produtos que tenham grandes quantidades da substância.

Por que é tão difícil largar e como parar?
O neurocientista afirma que nosso cérebro funciona bem para criar novos hábitos, mas não é bom para quebrá-los. Pode demorar muito tempo até que a pessoa consiga largar uma velha rotina. Segundo Souza, para quem deseja parar com o consumo de refrigerante, o ideal é evitar situações que possam ter a bebida e não cortar o consumo de forma radical.

Segundo Mariana Ferrari, nutricionista da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo, é importante buscar alternativas para não sentir tanta falta do refrigerante. "A pessoa pode beber água com gás, chá gelado, suco de frutas. Tudo que seja o mais natural possível", afirma. Mas é bom evitar também os "sucos de caixinha", que são ricos em açúcar —veja aqui uma seleção de VivaBem com os melhores sucos do supermercado, para ajudar você a fazer uma boa escolha.

Outra iniciativa é colocar metas e exemplos práticos na rotina alimentar para incentivar que todos da família não consumam mais a bebida. "Não é aconselhado que a criança tome refrigerante até a segunda infância. A partir do momento em que os pais não introduzem a bebida em casa, fica mais fácil não incentivar a ingestão na fase infantil. Caso ela queira tomar depois disso, deve-se incentivar o menos possível", diz Flavia Auler, coordenadora do curso de nutrição da PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná).

No caso de Paula, ela cortou a bebida drasticamente por um tempo. Após engravidar tardiamente e com uma gestação gemelar, resolveu parar por dois anos. "Eu prometi que se meus filhos nascessem bem, eu ia ficar sem ingerir refrigerante por esse período. Um ano equivalia a cada bebê", conta.

Segundo ela, no começo foi complicado e participar de reuniões ou festas era a parte mais difícil. "As pessoas sempre me ofereciam, mas eu optava pela água ou suco natural. E fui diminuindo aos poucos", diz.

Hoje, ela afirma que embora não tenha parado totalmente o consumo, diminuiu muito. "Meu marido toma e eu consumo bem de vez em quando."

"Parei por causa da doença da minha filha"
A corretora de imóveis Regina Sherer, 59, por muitos anos bebeu refrigerante como água. Na época, seu ex-marido também adorava a bebida e consumia cerca de dois litros todos os dias. "Era uma rotina normal. Nas refeições, lanches, encontros com a família. A gente comprava sempre as garrafas maiores e era sempre assim: deu sede, copo de refrigerante", conta. Mesmo sabendo de todos os problemas que a bebida pudesse provocar, ela não diminuía a frequência.

A grande mudança ocorreu depois que sua filha descobriu que estava com esclerose múltipla e os médicos propuseram que ela parasse de beber refrigerante por um mês. "Na época, o médico mostrou o exame da minha filha, disse que seu organismo estava muito inflamado e propôs a ela ficar sem refrigerante por um mês. Eu e ela resolvemos parar e fiquei pensando que não via a hora de ver o resultado do novo exame", conta.

Após os 30 dias, a filha voltou a fazer exames e o médico disse que a inflamação havia melhorado. Depois disso, Regina decidiu que iria parar para sempre. "Desde aquele dia, eu pensei 'chega, acabou'. Para tentar não ter recaídas, eu colocava um pouquinho no copo, cheirava e saciava minha vontade", relembra. Ela também recorreu à água com gás para "enganar" o cérebro.

Desde a decisão, faz oito anos que ela não consome nenhum tipo de refrigerante. "Quando parei, comecei a me sentir melhor e mais disposta. Hoje eu consumo e bebo muita água. É a melhor bebida", afirma.

Existe um limite?
De acordo com o Guia Alimentar Brasileiro, o refrigerante é classificado como produto ultraprocessado. Por ser rico em sódio, açúcar, conservantes e aditivos químicos, sua ingestão deve ser quase mínima.

Auler explica que a bebida não pode ser considerada parte da dieta do dia a dia por ser pobre nutricionalmente e oferecer as chamadas "calorias vazias" —que não são acompanhadas de vitaminas e minerais importantes à saúde. "Em 200 ml de refrigerante há aproximadamente três colheres de sopa de açúcar. É muito", afirma.

A nutricionista reforça que, caso a pessoa goste muito deste tipo de bebida, o ideal é consumir um copo em situações isoladas e bem esporádicas, como festas ou encontros. Além disso, é superimportante nunca substituir a ingestão de água pela bebida açucarada.

E não se engane pensando que os refrigerantes lights e diets são mais saudáveis. "Se você pensar em calorias, até compensa trocar. O grande problema é que o diet também tem muitos aditivos químicos, além de corantes e edulcorantes (adoçantes) para realçar o sabor. Não seria uma troca inteligente", afirma Auler.

Fonte: VivaBem

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Governo do Ceará facilita acesso de grupos prioritários à vacinação contra Covid-19 em Crato e mais duas cidades

Em parceria com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), a Uber, empresa de viagens por aplicativo, une-se ao Movimento Unidos pela Vacina. A iniciativa busca facilitar o acesso, com viagens gratuitas, daqueles que realizaram o Cadastro Estadual de Vacinação, na plataforma Saúde Digital, e estão inseridos nos grupos prioritários da imunização contra a Covid-19.

O Ceará é o primeiro estado do País a aderir à ação. Inicialmente, três municípios adotaram a proposta: Caucaia e Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza, e Crato, no Cariri. Outras cidades com mais de 100 mil habitantes podem procurar a Sesa para requisitar o serviço.

A iniciativa, importante aliada para o enfrentamento ao coronavírus, dará celeridade à vacinação no Ceará e possibilitará que as medidas de prevenção sejam respeitadas. “Essa ação, em específico, permite melhorar o acesso aos centros de vacinação daquelas pessoas com dificuldade de mobilidade, e ainda permite reduzir as aglomerações em transportes públicos, muito importante nesse momento em que as medidas de distanciamento social são essenciais para reduzir a transmissão da Covid-19”, afirma Magda Almeida, secretária executiva de Vigilância e Regulação da Sesa. A parceria, explica a gestora, traz um duplo benefício na prevenção da doença quando se amplia o acesso seguro à vacinação.

A doação de viagens faz parte do compromisso anunciado pelo CEO da Uber, Dara Khosrowshahi. Em todo o mundo, serão oferecidas pela empresa 10 milhões de viagens gratuitas ou com descontos para assegurar que a mobilidade não seja uma barreira no processo de imunização.

“A Uber entende a importância de contribuir com iniciativas para ajudar as pessoas a chegarem até a vacina. Temos diversas ações para facilitar a imunização de quem mais precisa. A entrada da empresa no Movimento é mais um passo importante nessa direção”, diz Claudia Woods, diretora-geral da Uber no Brasil.

A Sesa reforça que em todas as viagens é obrigatório o uso correto de máscaras. O usuário deverá ocupar o banco traseiro do veículo e as janelas devem estar abertas para garantir a circulação de ar.

Como funciona
O usuário tem direito a dois trajetos gratuitos. “A pessoa que utilizará o cupom promocional, que garante a gratuidade da corrida, solicita a corrida da sua residência para o local de vacinação, vacina-se e retorna para o local de origem”, explica Bruno Fontenelle, assessor especial da Secretaria de Vigilância e Regulação da Sesa. O cupom será liberado somente para os postos cadastrados no sistema do aplicativo de viagens.

A Secretaria, juntamente com os municípios que aderiram à iniciativa, traçaram para a empresa de viagens uma estimativa das distâncias dos bairros até as salas de vacinação. “A Uber fez o cálculo baseado nas informações que demos para garantir que todas as viagens com essa finalidade sejam gratuitas”, complementa Bruno. As salas de vacinação registradas para as viagens não contemplam shoppings ou drive-thrus.


Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Ministério da Educação divulga resultado do Sisu 2021

O Ministério da Educação (MEC) divulga hoje (16) o resultado do processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do primeiro semestre de 2021. A consulta pode ser feita na página do Sisu na internet. A matrícula será de 19 a 23 de abril, em dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição de ensino.

O processo seletivo do Sisu referente à primeira edição de 2021 vai ocorrer em uma única chamada. Quem não conseguiu uma vaga pode participar da lista de espera. Para isso, o estudante deverá manifestar seu interesse por meio da página do Sisu na internet, no período de 16 a 23 de abril, em apenas um dos cursos para o qual optou por concorrer.

Aquele que foi selecionado na chamada regular em uma de suas opções de vaga não poderá participar da lista de espera, independentemente de ter realizado a matrícula na instituição. Os procedimentos para preenchimento das vagas não ocupadas na chamada regular serão definidos em edital próprio de cada instituição participante.

O Sisu é o programa do Ministério da Educação para acesso de brasileiros a cursos de graduação em universidades públicas do país. As vagas são abertas semestralmente, por meio de um sistema informatizado, e os candidatos são selecionados de acordo com suas notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Neste ano foram ofertadas 206.609 vagas em 109 instituições públicas de ensino superior.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Região do Cariri recebe 32.178 tíquetes do Vale Gás Social

Famílias em situação de vulnerabilidade social da região do Cariri já começaram a receber os Vales Gás Social, distribuídos pelo Governo do Ceará, em mais uma ação para minimizar os efeitos sociais e econômicos da pandemia. A região recebeu, neste primeiro lote, 16.805 tíquetes do Vale Gás Social. Nesta quinta, o município do Crato iniciou a distribuição para a população de 1.426 famílias.

“Deus abençoe e dê saúde a todos!”. Foi assim que, agradecida, Ana Maria se despediu da equipe. “Estou muito feliz em receber essa ajuda do Governo, porque estou sem condições nenhuma de comprar. Sustentar uma família grande e com crianças só com muita ajuda mesmo! Só tenho a agradecer por tudo”, destacou ela, na manhã desta quinta, no CRAS Seminário.

Os tíquetes foram entregues pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) aos prefeitos e secretários de Assistência Social dos 184 municípios cearenses, na primeira semana de abril, e agora chegam às mãos de quem mais necessita. Ao todo, a região receberá 32.178 vales.

“A velocidade com que os Vales-Gás Social estão sendo distribuídos, e entregues na ponta, às pessoas que mais precisam, nos deixa muito felizes. Esse empenho de todos nos revela a assertividade dessa medida, adotada pelo governador Camilo Santana que não vem medindo esforços para ajudar as populações mais necessitadas, nesse momento de pandemia”, afirma a titular da SPS, Socorro França. Ela informa que, no início de maio, mais 125.263 tíquetes serão distribuídos em todo o Estado, totalizando 255.577 vales.

Euzilene foi uma das beneficiárias do vale gás social, e fala sobre essa ajuda em meio à crise. “Comprar gás hoje virou artigo de luxo. Com o aumento dos preços, temos que escolher entre comprar um alimento ou outro. Esse vale chegou em uma boa hora, vai ajudar muito na economia de casa”.

Segmentos beneficiados
O Vale Gás se destina às famílias beneficiárias do Cartão Mais Infância Ceará; inseridas no Cadastro Único (CadÚnico) e atendidas pelo Programa Bolsa Família, com renda individual igual ou inferior a R$ 89,34, além dos jovens inseridos no Programa Superação. O auxílio foi sancionado pelo governador Camilo Santana, em 23 de março, em mais uma ação para minimizar os efeitos da pandemia do coronavírus. A medida é uma parceria do governo do Ceará com a empresa Nacional Gás, que vendeu os botijões a preço de custo para o Estado.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

16 de abril

1520 – Habitantes de Toledo, no Reino de Castela, iniciam uma revolta como protesto às pretensões do governo de Carlos I de retirar poderes às comunidades locais.
1917 – Vladimir Lenin regressa a Petrogrado do exílio na Suíça.
1922 – É assinado o Tratado de Rapallo, no qual a Alemanha e a União Soviética restabelem relações diplomáticas.

Nasceram neste dia…
1889 – Charlie Chaplin (foto), ator e produtor cinematográfico britânico (m. 1977).
1908 – António Lopes Ribeiro, cineasta português (m. 1995).
1927 – Papa Bento XVI, líder católico.

Morreram neste dia…
1859 – Alexis de Tocqueville, historiador e cientista político francês (n. 1805).
1972 – Yasunari Kawabata, escritor japonês (n. 1899).
2007 – Maria Lenk, nadadora brasileira (n. 1915).

Fonte: Wikipédia

AddThis