Decreto é prorrogado por mais uma semana no Ceará; número de casos de Covid no Cariri volta a crescer

Em transmissão ao vivo via redes sociais, o governador do Ceará, Camilo Santana, informou na manhã deste sábado (22) que o decreto estadual de combate à pandemia permanecerá por mais uma semana com as mesmas medidas vigentes em todo o Estado. A flexibilização das atividades não essenciais nas macorrregiões de Fortaleza e de Sobral é mantida nas regras atuais, enquanto as regiões do Cariri, Sertão Central e Vale do Jaguaribe/Litoral Leste seguem com maiores restrições de dias e horários de funcionamento. As determinações vigoram até 30 de maio.

O Cariri demanda maior atenção devido aos altos números, por isso são recomendadas ações ainda mais restritivas por parte dos prefeitos de cada município que compõe a macrorregião.

O anúncio foi feito após reunião virtual com o comitê formado por profissionais de Saúde, presidentes do Tribunal de Justiça e Assembleia Legislativa, e representantes do Ministério Público Estadual, Federal e do Trabalho, e a Prefeitura de Fortaleza. Na ocasião do anúncio estava presente o secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto).

“Não haverá mudanças em relação ao decreto vigente, nem avanços na flexibilização, até porque estamos com uma semana do último decreto. Vamos aguardar mais uma semana para que se completem os 14 dias, um ciclo epidemiológico necessário para se avaliar qualquer mudança em relação aos números. Por questão de cautela, vamos manter o decreto, diferenciando as macrorregiões da Grande Fortaleza e Região Norte/Sobral, das outras três, Cariri, Sertão Central e Vale do Jaguaribe/Litoral Leste, inclusive as duas últimas seguiram aumentando e essa semana se mantiveram um pouco mais estáveis, acredito que pelas decisões mais rígidas de alguns municípios, exatamente como a última recomendação do decreto anterior. Já o Cariri vamos recomendar medidas mais restritivas, pois é onde mais nos preocupa no momento. Lá aumentou o número de casos e, consequentemente, a demanda assistencial, com a necessidade de mais leitos de UTI e enfermaria Covid”, explicou Camilo.

Portanto, estão mantidas para as macrorregiões da Grande Fortaleza e Região Norte/Sobral as seguintes regras:

1) O comércio de rua funciona das 10h às 19h, e os shoppings, das 12h às 21h;
2) Os restaurantes e demais estabelecimentos de alimentação fora do lar têm autorização para funcionar das 10h às 21h, com capacidade até 50%, de segunda a domingo;
3) Nas academias, ficam prolongado o horário de funcionamento até 21h;
4) Seguem autorizadas atividades esportivas individuais em clubes, como também escolinhas de esportes em clubes e areninhas;
5) Estão autorizadas as aulas práticas do ensino superior e atividades extra-curriculares das escolas, como também os cursos de música, informática, idiomas, entre outros;
6) O toque de recolher será realizado todos os dias das 22h às 5h, em todo o Estado.

As justificativas para as decisões do comitê foram postas em números pelo titular da Saúde, Dr. Cabeto, que apresentou a situação da pandemia no Estado. O secretário ressaltou que continua uma pequena média na redução de casos e óbitos, assim como em procura médica assistencial, o que que ainda requer muito cuidado de cada um dos cearenses.

“Nessa semana podemos dizer que a média de positividade para a Covid-19 nos exames baixou novamente, com destaque para Fortaleza que está na casa de 29%, e em se tratando do Ceará estamos com uma taxa de 35% de resultados positivos. O que mostra que a circulação viral tende a decrescer, com a razão de transmissão abaixo de 1 para Fortaleza (0,85), Região Norte (0,87) e Sertão Central (0,97), esse último perto do limite. Já para o Cariri e o Litoral Leste/Vale do Jaguaribe, preocupa com níveis que chegam a 1.03 de transmissibilidade. Especificamente na região do Cariri, temos 67 pacientes em solicitação de transferência para UTI, e uma taxa de positividade de testes de Covid com alarmantes 58,2%”, explicou o secretário.

Dr. Cabeto registrou que a procura por UTI ainda consta como alta, mesmo com números estáveis. “A quantidade de pacientes internados em UTI ainda é grande, e o tempo médio de internação também aumentou. Podemos informar que a taxa de mortalidade reduziu de forma considerável, por conta da qualidade do atendimento, da qualificação dos profissionais de saúde, além da capacidade de expansão no número de leitos no Ceará. Precisamos continuar com os cuidados básicos”, apontou o secretário, que informou que o Estado ainda não possui um número significativo de vacinados para uma reabertura maior.

A pandemia não acabou
O governador Camilo Santana terminou seu pronunciamento fazendo um apelo aos cearenses, inclusive ressaltando os cuidados que a ter todos os dias, de não promover e nem participar de aglomerações. “A pandemia não acabou, é preciso ter muito cuidado, muito zelo. Só podemos voltar a normalidade quando vacinarmos todos, e eu não vou descansar até conseguir vacinar todos os cearenses, inclusive estamos tentando comprar vacinas de forma direta ao Estado. Mas, até lá, a única forma que temos de salvar vidas, de proteger a nossa família e a quem amamos é de praticar medidas preventivas, como o distanciamento social, usar a máscara e só sair de casa em caso de extrema necessidade. É fundamental que cada um colabore, para que não tenhamos de retroceder nas ações de flexibilização. Finalizo agradecendo a todos os profissionais de saúde do Ceará, que têm se desdobrado para atender a todos os irmãos e irmãs cearenses”.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Camilo sanciona leis para realização de concursos na área da Segurança Pública; serão 3.074 novos profissionais

O governador Camilo Santana sancionou, na manhã desta segunda-feira (17), as duas leis, aprovadas pela Assembleia Legislativa do Ceará na última quinta-feira (13), que viabilizam a realização de concursos para as Polícias Civil e Militar, e Perícia Forense do Ceará (Pefoce). Estiveram presentes na solenidade de assinatura a vice-governadora Izolda Cela; o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron; o comandante da Polícia Militar, coronel Márcio Oliveira; o perito geral da Pefoce, Júlio Torres; comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), coronel Ronaldo Roque de Araújo; e o delegado geral da Polícia Civil, Sérgio Pereira dos Santos.

Os concursos foram anunciados pelo governador Camilo Santana em novembro de 2020. Contudo, as leis precisaram ser modificadas para que os certames e o ingresso de novos profissionais aconteçam da melhor maneira possível. “Teve algumas mudanças legais que foram feitas para aperfeiçoar a formação dos novos concursados. Então, foi todo um estudo feito, a mensagem enviada para a Assembleia, aprovada pelos deputados, a quem eu quero agradecer em nome do presidente Evandro Leitão. E hoje nós vamos sancionar para viabilizar a realização do concurso tanto para Pefoce, tanto para Polícia Militar, como para Polícia Civil. E nós, em relação ao Corpo de Bombeiros, iremos chamar a última turma de Bombeiros para reforçar o time da segurança pública ainda este ano”, garantiu Camilo Santana.

Ao todo, serão abertas 3.074 vagas para fortalecer e valorizar o trabalho desenvolvido pelas forças de segurança do Ceará, sendo 2.200 para Polícia Militar, 500 para a Polícia Civil e 170 para a Pefoce, além do chamamento dos 204 aprovados no último concurso do Corpo de Bombeiros do Ceará.

Na oportunidade, o chefe do Executivo destacou que, apesar do cenário de crise vivenciado em todo o país, o Governo do Ceará continua investindo para garantir a formação de profissionais, além da ampliação, descentralização e modernização dos serviços e estrutura da segurança pública do Ceará. “O Estado não tem medido esforços em investimento em equipamentos, viaturas, inteligência, aeronaves, mas também nas pessoas. A importância de uma boa performance, uma boa formação ”, destacou o governador, anunciando que os editais dos certames para Polícia Civil e Pefoce serão divulgados ainda nesta semana.

A vice-governadora Izolda Cela afirmou que o investimento faz parte do compromisso firmado com os órgãos de segurança pública e a sociedade cearense. “Dentro desse esforço, como foi bem aqui falado, progressivamente, num ritmo que eu considero muito valoroso, melhorar as estruturas, melhoras as condições de trabalho, para nós termos cada vez mais chance de termos um serviço cumprindo suas metas e seus objetivos. Então, com certeza, isso vem para somar, para qualificar o serviço”, pontuou Izolda Cela, agradecendo o serviço prestado à população.

Para o secretário Caron, essa ampliação do quadro de servidores permite aprimorar o serviço ofertado ao cidadão cearense. “Sempre mencionamos a importância, além do policiamento preventivo e ostensivo, que tem a investigação para o combate à criminalidade, especialmente ao crime organizado. E quando nós mencionamos investigação, leia-se Polícia Civil e Polícia Forense. Então, nós teremos um incremento de 500 servidores na Polícia Civil e 170 servidores na Perícia Forense, naquele que é o maior concurso da história para a Pefoce”, frisou o titular da SSPDS.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Camilo Santana visita laboratório da Uece que desenvolve vacina cearense contra a Covid-19

O Laboratório de Biotecnologia e Biologia Molecular (LBBM) da Universidade Estadual do Ceará (Uece) é o responsável pelo desenvolvimento da vacina HH-120-Defenser, imunizante cearense que aguarda autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser testado em humanos. Na manhã desta sexta-feira (14), o governador Camilo Santana foi até o local para conversar com os pesquisadores e conhecer o local onde está sendo alimentado o sonho cearense de produzir sua própria vacina contra a Covid-19.

A ida do chefe do Executivo estadual ao laboratório foi um gesto para dar visibilidade ao trabalho de muitos estudiosos que dedicam suas carreiras a pesquisar formas de melhorar a vida da população. “Estamos aqui para mostrar o papel da Ciência e da pesquisa da nossa Universidade. É através da Ciência e da pesquisa que se desenvolvem tecnologias e ações para salvar vidas, melhorar a economia e a vida das pessoas. Essa é a compreensão que o Estado tem ao investir na ciência e tecnologia”, enfatizou o governador.

O estudo da vacina cearense começou em abril de 2020, tendo como ponto de partida o conhecimento já existente sobre o coronavírus aviário atenuado, semelhante ao SARS- CoV-2, e que já vem sendo utilizado há muito tempo e não tem potencial agressor em humanos, como explica a coordenadora do LBBM, Izabel Florindo Guedes. “É um vírus não infectante para humanos, mas ele induz a uma resposta de proteção. Faz com que as pessoas desenvolvam anticorpos, neutralizando o SARS-CoV-2, que é um vírus que ainda estamos aprendendo sobre ele”, comentou a professora imunologista.

De acordo com Ney Carvalho, pesquisador do LBBM/Uece e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, a “ideia foi justamente fazer uma vacina que pudesse ter um custo barato e consequentemente apresentar uma resposta imune satisfatória, e foi isso que aconteceu”. Ney conclui que a vacina já é muito estudada no mundo, mas com foco para uma outra área. “Agora a gente resolveu adotar dentro da área humana e os resultados têm sido promissores”, revela.

A HH-120-Defenser aguarda aprovação da Anvisa para iniciar o teste em humanos, que contará com três etapas: 100 pessoas adultas, de idade entre 18 e 60 anos, que não possuam comorbidades; pessoas com comorbidades que tenham mais de 60 anos; e, por fim, os testes em milhares de pessoas de variados perfis. A primeira fase da investigação foi feita em camundongos e concluída com sucesso. O governador comemorou o fato da solução para a pandemia poder ser encontrada dentro de casa. “Desde o ano passado que temos tentado comprar vacinas da Pfizer, Sputinik, da China, e agora temos a possibilidade de ter uma vacina produzida aqui no Ceará, com custo mais baixo, melhor aplicabilidade. Isso é Ciência, isso é pesquisa”, enalteceu.

Camilo Santana afirmou que o Governo do Ceará já está articulando com outros órgãos, como a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), para construir uma corrente na área de pesquisa e desenvolvimento da vacina. O gestor estadual também citou outras pesquisas que estão em andamento na Uece e que podem ajudar no combate à pandemia, como a produção de um respirador e um teste rápido de baixo custo.

O titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Inácio Arruda, reconheceu o papel da universidade neste momento difícil que a humanidade atravessa. “É um fato histórico. Há alguns anos que a gente lida com a Universidade Estadual e este é um momento muito peculiar por causa da pandemia. A universidade voltou-se para discutir e pesquisar esse vírus tão letal”, disse. O secretário destacou que o governador decidiu direcionar recursos do Fundo de Inovação Tecnológica para a pesquisa da vacina.

Pesquisa para melhorar a vida
A universidade pública é responsável por cerca de 90% das pesquisas desenvolvidas no Brasil. Para o reitor da Uece, Hidelbrando dos Santos Soares, o Estado tem um potencial imenso no desenvolvimento de novas ideias. “As nossas universidades estaduais, juntamente com todo o ecossistema de universidades que temos no Ceará, são uma preciosidade. Temos um hub de talentos e isso aqui é um exemplo concreto e objetivo da inteligência e engenhosidade que o cearense tem muito bem representado nas suas universidades”, elogiou.

Para o governador Camilo Santana, investindo nesses setores é que vamos conseguir avançar como sociedade e estado. “Todos as tecnologias e avanços saem de dentro das universidades, da pesquisa. É fundamental investir em ciência e tecnologia. Nenhum país se liberta sem investir em educação, ciência e tecnologia”, reforça.

Na mesma linha, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), secretário da Saúde, mencionou o papel transformador da pesquisa na sociedade. “Aqui está plantada uma filosofia sobre o crédito de entender que a Ciência é capaz de produzir um estado forte. O Ceará não só valoriza as pessoas, mas valoriza o desenvolvimento através da produção do conhecimento, que é a única forma de transformar um estado mais igual, com mais equidade e mais acesso”, reconheceu.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Google Fotos vai facilitar busca de imagens

O aplicativo Google Fotos, que funciona tanto em Android como em iOS, agora testa uma nova ferramenta para facilitar a busca de imagens. A big tech vai acrescentar filtros para melhorar ainda o modo de encontrar as fotos dentro do app, que é o mais popular do mundo quando se trata de backup de imagens.

Agora, quando o usuário pesquisa imagens de uma pessoa específica no Google Fotos, o aplicativo oferece uma linha de filtros logo abaixo do campo de pesquisa. Nesta parte, é possível refinar a busca, selecionando os tipos de mídia, como vídeos, selfies ou capturas de tela. Ainda é possível acrescentar outras pessoas à pesquisa para visualizar arquivos que contenham todos os selecionados.

Assim, é mais fácil achar fotos com determinados grupos de pessoas. Mas, vale ressaltar que os filtros de pesquisa não adicionam nada impossível anteriormente no Google Fotos. O que eles fazem é oferecer uma interface visual intuitiva. Se o usuário colocar na busca “vídeos meus e de Maria em Olinda”, os resultados serão correspondentes.

Por enquanto, nem todos os usuários receberam os novos filtros. De acordo com o site Android Police, é bem provável que se trate de um teste do servidor, o que significa que o recurso não está vinculado a uma versão específica do Google Fotos. Pode-se tentar atualizar o aplicativo na Play Store.

O Google Fotos se tornou um sucesso por permitir backups ilimitados e gratuitos. Mas, não vai durar muito. A partir do dia 1º de junho, o aplicativo vai passar a contar um limite de 15 GB para o armazenamento de qualquer arquivo de foto ou vídeo de “alta qualidade” que for enviado ao serviço.

Esse limite será compartilhado com a conta no Gmail, assim como os documentos, slides e planilhas do Workspace. Com a mudança, os usuários precisarão pagar por um plano de armazenamento do Google One se o upload ultrapassar 15 GB. O serviço de nuvem custará US$ 2 por mês para 100 GB de espaço. Há também um nível de 200 GB que custará US$ 3.

Fonte: Olhar Digital (Via Android Police)

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Milhares de cearenses são beneficiados com contas de luz pagas pelo Governo do Ceará

Importante medida social anunciada pelo governador Camilo Santana, em 18 de março, e aprovada pela Assembleia Legislativa do Ceará no dia 23 do mesmo mês, as contas de luz de cerca de 500 mil famílias do Estado já começam a chegar zeradas. A medida, que faz parte de um conjunto de ações de apoio às famílias cearenses em tempos de pandemia de Covid-19, beneficia as famílias cearenses que consomem até 100kw/hora por mês aqui no Estado.

“O Governo do Estado do Ceará vai pagar durante dois meses, abril e maio, contas para todas as famílias que consomem até 100kw/hora por mês, aqui no Estado, incluindo a iluminação pública e o consumo. A conta virá zerada”, informou o chefe do Executivo estadual. E conforme o que foi anunciado, é o que está sendo cumprindo em maio.

Cirleide Felix dos Santos, moradora da cidade do Crato, e das muitas beneficiadas pelo programa do Governo do Ceará, em tempos tão difíceis de pandemia, o momento é de agradecer. “É de suma importância essa lei que o Governo aprovou, na qual ele assume as faturas de energia das pessoas de baixa renda do Ceará, inclusive eu, pois é uma preocupação a menos para cada uma das famílias que está tendo esse benefício. Acredito que, não só eu, mas as outras famílias que receberam também a conta zerada, se sentem aliviadas por agora, por conta da situação que estamos passando e, a cada dia, fica mais difícil de cumprir com as responsabilidades das contas em dia, só temos a agradecer”, disse.

“Aqui estamos desempregados devido à pandemia. Então, para mim, é uma grande ajuda. Pois se viesse cobrando a conta do mês, eu não teria como pagar, estou dependendo do Bolsa Família, e de outras ações sociais para sustentar meus filhos, os dois estão matriculados no Circo Bom Jardim”, disse Maria Ederlane, moradora da periferia de Fortaleza.

Caso parecido com a moradora do Pirambu, em Fortaleza, Francisca Celestina da Silva, conhecida como Bel. Desempregada, e com duas filhas dentro de casa, a conta vir zerada, para ela, é uma benção. “Todo mês você tem aquela obrigação de pagar, mas quando recebi a conta com o valor de R$ 00,00, tirou um peso, a preocupação de pagar se foi. Em 2020, eu recebi três contas também zeradas, e agora recebi a primeira em 2021, uma boa vantagem para mim e minha família”, comemorou ela.

“Com a pandemia novamente ganhando dimensão preocupante, entende-se necessária a renovação por dois meses, passível de prorrogação, do benefício consistente no pagamento das contas de energia de consumidores carentes”, justificou o governador ao assinar a proposta que foi aprovada na Assembleia como Lei Estadual nº 17.427.

Medidas de auxílio ao povo cearense
Desde o início da pandemia de Covid-19, o Governo do Ceará tem se mostrado sensível aos problemas sociais ocasionados pela doença, em especial no tocante à população mais vulnerável. Foram inúmeras as ações governamentais desenvolvidas em benefício desse público. O objetivo sempre foi amenizar as adversidades sociais decorrentes da pandemia e, com isso, conferir condições dignas a todos.

No campo social, além das contas de luz, o Estado promove uma série de as ações de apoio às famílias cearenses mais vulneráveis, o governador Camilo Santana enumerou que cerca de 493 mil famílias cearenses terão as contas de água zeradas, através da Cagece (famílias de baixa renda que consomem até 10m³ por mês) e Sistema Sisar (área rural).

Além disso, há ainda a ampliação de 70 mil para 150 mil famílias beneficiadas com o Cartão Mais Infância Ceará, recebendo um auxílio de R$ 100 mensalmente; distribuição de 347 mil chips de dados de internet com um pacote de 20GB mensais e 150 mil tablets para alunos da rede pública estadual de ensino, além da distribuição de kits de alimentação; Auxílio Catador, que virou política pública permanente e que concede benefício mensal de ¼ de salário-mínimo aos catadores que atuam na coleta de resíduos sólidos; o Auxílio Cesta Básica, que pagará por meio de cartão-alimentação, total de R$ 200 (em duas parcelas de R$ 100), e beneficiará 150 mil profissionais que tiveram a renda reduzida em decorrência da pandemia (trabalhadores de transporte alternativo e escolar, ambulantes e feirantes, mototaxistas, taxistas, motoristas de aplicativos, bugueiros, guias de turismo e despachantes documentalistas); distribuição de mais de 250 mil Vale-Gás Social para famílias inseridas no Cadastro Único (CadÚnico) e atendidas pelo Programa Bolsa Família, com renda per capita igual ou inferior a R$ 89,34; e os jovens participantes do Programa Superação.

Há também uma série de medidas que auxiliam os setores de Bares, Restaurantes e Alimentação Fora do Lar, profissionais de eventos e cultura, incluindo a Lei que contempla o pagamento de um auxílio emergencial de R$ 1 mil aos trabalhadores desses setores que estão desempregados. Tem também a isenção do IPVA para veículos das empresas do setor de Eventos, Bares e Restaurantes.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Afinal, existe uma recomendação ideal de consumo de água?

A água é um componente essencial para a manutenção da vida. É o maior constituinte do corpo humano, correspondendo a 60% do peso corporal. Ela é fundamental para o metabolismo do nosso organismo, atuando na dissolução de vários compostos e influenciando em vários processos químicos. Além disso, a água mantém a temperatura corporal equilibrada, através da perda de calor gerado pela transpiração.

Para explicar melhor os benefícios da água e como aumentar a ingestão durante o dia, Raquel Carreiro da Silva, coordenadora nacional de nutrição da Fresenius Medical Care preparou um guia com todas as informações de que você precisa. Confira!

As funções da água
O adequado consumo de água ajuda a reduzir as chances de formação dos cálculos renais, as “famosas pedras nos rins”, e facilita a excreção de toxinas pela urina. Vale salientar, que vários fatores além da ingestão de água podem influenciar na formação de cálculos renais, como fatores genéticos, dieta inadequada, rica em sódio, açúcar, baixo consumo de frutas e hortaliças e uso de suplementos alimentares e vitamínicos sem orientação adequada.

Mas manter se bem hidratado é fundamental para quem sofre desse problema.

Com a chegada do verão, é importante manter-se atento em relação à ingestão de água, pois climas mais quentes podem ocasionar o excesso de transpiração, aumentando assim os riscos de desidratação.

Dias quentes exigem uma hidratação mais intensa, principalmente para quem fica por muito tempo exposto ao sol. Praticantes de atividade física também precisam redobrar os cuidados e dependendo do tipo, intensidade e duração do exercício, essa quantidade precisa ser maior.

Não existe uma recomendação única em relação a necessidade de água, que possa ser aplicada a todos. A quantidade ideal a ser ingerida varia em relação ao sexo, peso, idade, atividade física, presença de alguma doença e de fatores ambientais. 

Para um indivíduo adulto saudável, essa quantidade varia em torno de 2.700 litros para mulheres e de 3.700 litros para homens. Pessoas que possuem doença renal crônica em diálise, podem ter esse volume reduzido, pois uma das características da doença é a perda da capacidade do rim eliminar o excesso de líquido do organismo através da urina.

Nesse caso, o líquido se acumula no organismo, podendo sobrecarregar órgãos como pulmões e coração. Diante dessas situações, a orientação individualizada de um nutricionista é fundamental.

Sinais de desidratação
Vários mecanismos podem influenciar na sensação de sede, mas não devemos esperar essa sensação aparecer, pois geralmente quando estamos com sede, isso pode ser um indicativo de que o organismo já esteja desidratado.

Uma outra forma de identificar se o corpo está precisando de água, é checar a coloração da urina que deve ser sempre amarela clara e límpida. Quanto mais escura for a coloração da urina, sinal de que o corpo está mais desidratado.

Crianças, adolescentes e idosos são os mais sujeitos ao risco de desidratação. Na infância e adolescência, o consumo de bebidas açucaradas e refrigerantes é maior, o que influencia negativamente na ingestão de água nessa população (geralmente consumindo mais essas bebidas a criança deixa de beber a água em substituição).

Além disso, o maior consumo de doces e salgadinhos são fatores que promovem uma maior necessidade no consumo de água. Em pessoas idosas, a redução na ingestão de água pode ser ocasionada devido à redução na sensação de sede, característica muito comum nessa faixa etária.  

Estratégias para aumentar o consumo de água
Para muitas pessoas, manter o adequado consumo de água pode ser uma tarefa difícil. Nem sempre o organismo evidencia sinais de que está precisando de hidratação e a falta de sede pode prejudicar o problema, levando ao esquecimento. A ausência de sabor também pode ser considerada um fator limitante em relação ao consumo adequado de água.

Uma estratégia válida para essa situação é o consumo de águas saborizadas ou aromatizadas, que são preparadas em jarras de vidro com frutas, ervas e especiarias colocadas em infusão na água.

Esse processo faz com que todo o sabor desses ingredientes e benefícios nutricionais passe para a água, deixando-a mais refrescante e saborosa. Por serem praticamente isentas ou com baixa caloria, podem ser consumidas ao longo do dia. Exemplo de ingredientes usados: limão, laranja, abacaxi, gengibre, hortelã, manjericão, canela, etc).

Vale lembrar que o importante é não adoçar essas bebidas. O consumo excessivo de açúcar, principalmente os que estão presentes em sucos industrializados e refrigerantes, devem ser evitados, pois além de promoverem o aumento do peso corporal, contribuem para o surgimento de doenças crônicas como o diabetes por exemplo.

E para quem tem dificuldade de beber volumes de água de uma só vez ou para quem não tem tempo de levantar a todo instante, a dica é ter uma garrafa de água sempre à mão. Isso facilita o consumo de pequenas quantidades em vários momentos do dia e evita que a preguiça ou o esquecimento o impeçam de se manter hidratado. 

Fonte consultada: Raquel Carreiro da Silva, coordenadora nacional de nutrição da Fresenius Medical Care. 

Fonte: Seleções  

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Idoso desaparece em mata no Crato após fazer teste de Covid e receber orientação para ficar em isolamento

O catequista Raimundo Oliveira, 61 anos, desapareceu em uma mata na cidade do Crato, no interior do Ceará, após fazer um teste de Covid-19 e receber a orientação do médico para ficar em isolamento. O desaparecimento do homem ocorreu há seis dias, segundo a família, e até a amanhã desta segunda-feira (17) o catequista ainda não foi localizado.

O último paradeiro de Raimundo foi registrado por câmeras de segurança de um galpão na Rua Saturnino Candeia, no Bairro Alto da Penha. As imagens mostraram o homem caminhando próximo a uma área de mata. O Corpo de Bombeiros foi acionado e, desde o dia do desaparecimento, equipes realizam buscas na região.

Conforme o capitão dos bombeiros Humberto Júnior, as buscas pelo catequista são auxiliadas por uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aérea (Ciopaer), drones e cães farejadores.

"Cada dia que passa continua a angústia, a dificuldade, a região lá é uma região de mata fechada. O Ciopaer já fez um sobrevoo e durante o voo não conseguiu encontrar nada, já usamos drones, toda a tecnologia que os bombeiros têm condição de ter nesses buscas, nós estamos utilizando. Cães que vieram de Fortaleza. E por falta de localização precisa fica muito difícil", afirma.

O capitão dos bombeiros ressalta que, se o homem se escondeu, isso dificultará as buscas. "Se ele não quiser ser localizado vai ser muito difícil. Você pode passar muito perto dele e ele ficará calado e não vai dar nenhum sinal de vida. Nas condições de lá, uma mata fechada, tem água abundante, frutas, mas se ele estiver mais próximo à chapada ficará mais difícil ele sobreviver por mais alguns dias".

Fonte: G1 CE

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

17 de maio

1809 - Napoleão Bonaparte ordena a anexação dos Estados Pontifícios ao Império Francês.
1865 - É fundada a União Internacional de Telecomunicações em Paris.
1959 - É inaugurado em Portugal o monumento Cristo-Rei.

Nasceram neste dia…
1749 - Edward Jenner, médico britânico (m. 1923).
1886 - Afonso XIII de Espanha (m. 1941).
1961 - Enya (foto), cantora irlandesa.

Morreram neste dia…
1510 - Sandro Botticelli, pintor italiano (n. 1445).
1838 - Talleyrand, político e diplomata francês (n. 1754).
1959 - George Albert Smith, cineasta e inventor britânico (n. 1864).

Fonte: Wikipédia

AddThis