Servidores do INSS aceitam reajuste salarial e optam por encerrar greve no CE

Após 81 dias com os serviços suspensos, os servidores administrativos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Ceará optaram pelo fim da greve iniciada no dia 7 de julho de 2015. A decisão foi tomada após a realização de assembleia local, na tarde desta sexta-feira (25), que contou com a presença da categoria que atua no Estado.

O Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho e Previdência Social no Estado do Ceará (Sinprece) afirma que a próxima segunda-feira (28) os funcionários retomam as atividades para por em dia os serviços burocráticos. O atendimento externo será reiniciado na terça-feira (29). Segundo o Sinprece, o reajuste oferecido pelo Governo Federal não pode ser chamado de uma conquista, já que, foi inferior ao aumento de 27,5% da inflação.

"Inicialmente, o Governo ofereceu um reajuste salarial de 21% a ser dividido em quatro anos, o movimento não acatou. Optamos pelo reajuste de 10,8% que será dividido em dois anos. A primeira parcela será recebida em agosto de 2016, a segunda só em janeiro de 2017", informou o sindicato.

Ainda conforme o Sinprece, a mobilização dos servidores continuará devido às ameaças das retiradas de alguns direitos já conquistados, como o abono permanente.

Nas agências haverá ainda uma discussão para decidir como será feito o atendimento da demanda reprimida durante o período das atividades suspensas. Na pauta de reivindicações dos servidores também estavam a redução da carga horária semanal e a incorporação de gratificação aos servidores em exercício. Ambas não foram atendidas.

A greve acontecia na maioria das agências de todo o País.  Segundo o sindicato que representa os funcionários, 15 milhões de pessoas deixaram de ser atendidas nesse período de paralisação.

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Sensação de segurança no Brasil é equivalente à do Afeganistão

A população brasileira se sente tão insegura quanto à do Afeganistão. É o que aponta pesquisa feita pelo Instituto Gallup. Segundo o relatório Global Law and Order 2015, os dois países receberam a mesma avaliação, com 52 pontos em uma escala de sensação de segurança que vai de zero a 100, e figuram entre os 15 piores colocados no ranking mundial. O país com a avaliação mais baixa é a Libéria.

Para medir a sensação de segurança das pessoas nos locais onde vive, a pesquisa perguntou se o cidadão se sente seguro quando anda à noite, se confiava na polícia local e se ele ou familiares teve dinheiro ou bens roubados no último ano. Os dados foram compilados após mais de 142 mil pesquisas realizadas em 2014 com adultos de 141 países diferentes.

Os resultados apontam que será mais difícil promover "sociedades pacíficas e inclusivas" nos países da América Latina e do Caribe, responsáveis pelo índice mais baixo pelo sexto ano consecutivo. A média na última pesquisa foi de 55 pontos. Quanto menor a pontuação, maior a proporção da população que relata sentir-se seguro.

Na Europa, o índice é de 77, enquanto nos Estados Unidos e no Canadá é de 78. O Sudeste Asiático é a região melhor avaliada, com 79 pontos. Para o Gallup, a má avaliação da América Latina está relacionada às altas taxas de homicídio - já que todos os países da região ficaram acima da média mundial nesse índice.

Na análise país por país, o Brasil ocupa a 13ª posição entre os mais inseguros. A avaliação, no entanto, está empatada com Peru (12º), Uganda (11º) e Afeganistão (10º), todos com 52 pontos. Já Cingapura, na Ásia, é considerado o mais seguro pela população local, com avaliação de 89 pontos.

A nota brasileira caiu quatro pontos entre 2013 e 2014. Na última pesquisa, apenas 36% dos brasileiros disseram se sentir seguros, enquanto em Cingapura o mesmo índice é de 91%.

Piores avaliações

1º Libéria - 40
2º Venezuela - 42
3º Congo  - 43
4º África do Sul - 46
5º Paraguai - 46
6º Sudão do Sul - 50
7º Gabão - 50
8º Botswana - 50
9º Bolívia - 51
10º Afeganistão - 52
11º Uganda - 52
12º Peru - 52
13º Brasil - 52
14º Argentina - 53
15º Malawi - 53

Melhores avaliações

1º Cingapura - 89
2º Usbequistão - 88
3º Hong Kong - 87
4º Indonésia - 87
5º Suíça - 86
6º Noruega - 85
7º Canadá - 85
8º Tajiquistão - 84
9º Geórgia - 84
10º Dinamarca - 84
11º Áustria - 83
12º Mianmar - 83
13º Finlândia - 83
14º Alemanha - 83
15º Holanda - 82

Fonte: Estadão

Curta nossa página no Facebook



Banda do Mar - Mais Ninguém



Crato (CE): Saúde realiza 3º. Encontro de cuidadores e familiares do SAD

A Coordenação do Serviço de Atenção Domiciliar- SAD realizou na noite de ontem no auditório da Secretaria de Saúde do Crato a 3ª. edição do encontro de cuidadores. A reunião que teve como temática prevenção de quedas e outros acidentes foi direcionada a profissionais da área de fisioterapia, bem como para familiares dos pacientes atendidos pelo serviço

A coordenadora do SAD Crato, Valeska Cordeiro, explica que essas reuniões fazem parte de uma formação continuada para os profissionais que fazem parte do projeto de saúde que realiza atendimentos em domicilio. “Nesse terceiro encontro foi explicitado o tema principal: prevenção de quedas, mas também foram debatidos assuntos relacionados ao cotidiano dos serviços prestados pelos profissionais” esclarece.

A atenção domiciliar tem como propósito proporcionar ao paciente um cuidado contextualizado a sua cultura, rotina e dinâmica familiar, evitando hospitalizações desnecessárias e diminuindo o risco de infecções.

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook



Metade das brasileiras inicia a vida sexual na adolescência, diz estudo

Metade (53%) das mulheres inicia a vida sexual entre 16 e os 18 anos no Brasil. A pesquisa, realizada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) revelou ainda que para 62% das entrevistadas, o tema "virgindade" não é mais um tabu. Segundo o estudo, porém, 60% delas ainda têm vergonha de falar sobre sexo e contracepção e o principal motivo apontado para isso é por ser um assunto "muito íntimo" (44%). Mesmo assim, três em cada dez jovens afirmaram já ter tido uma conversa positiva sobre sexualidade com os pais ou responsáveis.

Cuidados
Entre os métodos contraceptivos mais utilizados pelas mulheres, estão praticamente empatadas a camisinha (35%) e a pílula anticoncepcional (34%). Já 13% das entrevistadas declararam optar pelos contraceptivos de longa duração, como o dispositivo intrauterino (DIU) e o implante. Os números indicam ainda que 77% das mulheres têm o hábito de ir ao ginecologista.

Gravidez
De acordo com a pesquisa, 81% das mulheres conhecem alguém que engravidou antes dos 16 anos. Para 45% das entrevistadas, o principal motivo para a gravidez não planejada é "irresponsabilidade". Outras 26% dizem que a principal causa é o esquecimento ou uso incorreto do método contraceptivo escolhido.

Afonso Nazário, professor do Departamento de Ginecologia da EPM-Unifesp, explica que, para não engravidar, é preciso, claro, combinar camisinha e pílula ou DIU. "Há um pouco de confusão entre as adolescentes. Elas enfatizam a camisinha, mas se não querem engravidar devem usar outro método contraceptivo em conjunto. Isso precisa precisa ser reforçado sempre entre os jovens. Há tantas adolescentes engravidando de forma não planejada no Brasil", explicou o ginecologista.

O professor da EPM-Unifesp destacou ainda que boa parte das adolescentes desconhece os riscos que uma gravidez na juventude pode causar ao organismo da mulher: 76% afirmaram não saber quais são as consequências negativas. Segundo Nazário, os riscos que uma gestação pode acarretar são parto prematuro, subnutrição do bebê, pré-eclâmpsia, entre outros.

Ainda segundo o estudo, o mais importante para as mulheres em um relacionamento é "pensar na família e fazer planos futuros" (22%), o amor (22%), o companheirismo (15%) e o sexo (14%). Para 51% das jovens, o sexo representa um prazer pessoal e, enquanto 32% disseram estar abertas ao sexo sem compromisso, 26% "jamais fariam".

O estudo - Feito em parceria com a Bayer, o estudo entrevistou 2 mil mulheres acima dos 14 anos em quatro capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador. O levantamento foi divulgado na semana do Dia Mundial da Prevenção da Gravidez Não Planejada, que será celebrado no sábado, 26.

Fonte: Veja (Com Estadão Conteúdo)

Curta nossa página no Facebook



Tiê - A Noite



Crato (CE): Show de Ney Matogrosso é cancelado

Fãs do cantor Ney Matagrosso tiveram uma surpresa nada agradável nesta quinta-feira (24). O artista estava anunciado como atração principal de um show que seria realizado amanhã (26), no espaço Quinta dos Lobos, na cidade do Crato, no entanto, o evento foi cancelado.

A gerência do “Quintas dos Lobos Eventos” publicou no Facebook uma nota de esclarecimento sobre o incidente informando o motivo do cancelamento do evento. Conforme a Nota, a empresa “Marka Entretenimento”, responsável pela produção do show, descumpriu “inúmeras cláusulas contratuais, em especial, de cláusula essencial do contrato: Pagamento na integralidade da locação do espaço Quinta dos Lobos (casa de espetáculo), o que tornou impossível a realização do respectivo show”.

A reportagem do Diário do Nordeste entrou em contato com Samuel Munguba, proprietário do “Quinta dos Lobos”, o qual se mostrou “indignado” com o que ele classificou como “total amadorismo da empresa de produções de eventos”. De acordo com Samuel, o produtor da “Marka Entretenimento” pagou apenas “um pequeno valor do contrato para locação do espaço, firmado em 30 de agosto”. Munguba disse ainda que irá processar a empresa por danos morais.

“Esse seria o primeiro show que faríamos no nosso espaço. Estamos todos tristes com a situação. Tinha, inclusive, cancelado um evento que seria realizado amanhã, para que o show do Ney [Matogrosso] pudesse ser realizado”, acrescenta Samuel ao afirmar que “nunca mais fará qualquer show no espaço, tamanho o trauma”. Ainda conforme o o proprietário do “Quinta dos Lobos”, “o produtor desde ontem não atende nenhuma ligação”.

Por fim, a nota de esclarecimento informa que “todo e qualquer reembolso atinente à compra de ingressos, individuais e mesas, deve ser solicitado junto a empresa Marka Entretenimento”. Os valores do show variavam entre R$ 150 (individual) e R$ 800 (mesa). “Os valores eram únicos, eles violaram, inclusive, a lei que garante a meia entrada”, concluiu Samuel Munguba.

A reportagem tentou entrar em contato com Bruno Sampaio, responsável pela empresa Marka Entretenimento, mas as ligações não foram atendidas. O site oficial do cantor Ney Matogrosso confirma o cancelamento do show.

ANDRÉ COSTA
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Mito ou Verdade? O que realmente prejudica ou ajuda a sua conexão Wi-Fi

Há uma série de bordões sobre práticas que ajudam ou atrapalham o Wi-Fi. Diagnosticar a causa dos problemas de conexão e seguir dicas para melhorar o sinal são dois passos importantes, mas é preciso saber também o que não adotar. Confira abaixo os principais mitos e verdades sobre o Wi-Fi.

1. Colocar senha no roteador melhora o sinal de Wi-Fi
Falso. Ao colocar a senha, você aumentará a segurança dos seus dados e evitará que roubem banda usando sua conexão, mas isso não aumentará a potência do sinal Wi-Fi.

2. O microondas derruba o sinal de Wi-Fi
Mito. Ele interfere no Wi-Fi porque também opera na frequência 2,4 Ghz, usada na maior parte dos roteadores, o que pode ocasionar perda de sinal. No entanto, o microondas por si só não tem poder de ‘derrubar’ o Wi-Fi.

3. Frequência de 5,0 Ghz dá maior alcance ao sinal
Errado. Muita gente pensa que, por ser uma frequência de número maior que o 2,4 Ghz, o sinal chega mais longe. A verdade é justamente o contrário: ele tem menor capacidade de atravessar paredes ou percorrer longas distâncias. Para entender melhor a diferença entre as bandas de 2,4 GHz e 5 GHz, leia este artigo.

4. Lata de alumínio melhora o sinal
O tech hack da lata de alumínio funciona sim, e inclusive já foi ensinado no TechTudo. No entanto, é preciso garantir que a lata fique corretamente posicionada em relação à antena do roteador, caso contrário pode ocasionar dispersão do sinal e piorar a conexão.

5. Posição do roteador interfere no sinal do Wi-Fi
Verdade. O ideal é que ele fique no cômodo mais central da casa, em posição elevada e o mais livre de obstáculos possível. Isso irá permitir que o sinal chegue em todos os pontos da residência e com boa potência.

6. Trocar antena do roteador melhora o sinal
Verdade. A troca de antena do roteador por uma mais potente vai impulsionar o sinal e possibilitar que o Wi-Fi cubra distâncias maiores. Você pode conferir mais informações sobre quando e como realizar o procedimento nesta matéria.

7. Mais pessoas acessando uma mesma rede Wi-Fi deixa a conexão lenta
A afirmação é correta. Quando você compra um roteador, ele possui uma velocidade fixa, que pode ser de 150 Mbps, 300 Mbps, 1.750 Mbps, etc. Isso significa que quanto mais dispositivos estiverem demandando pacotes de dados, mais tempo levará para executar as ações. É preciso salientar que o fenômeno causa lentidão no uso de internet, mas não reduz a potência do sinal de Wi-Fi.

8. É preciso trocar o roteador periodicamente para melhorar o sinal
Mito. O que pode acontecer é que roteadores antigos possuem capacidades que já não condizem com a Internet atual. Nestes casos específicos é importante trocar de aparelho, mas o roteador não perde a potência de emissão de sinal com o passar do tempo.

Fonte: TechTudo

Curta nossa página no Facebook 



Emocionante: casal de idosos protagoniza o vídeo mais lindo da semana

A história do casal ao lado rodou o mundo nesta semana: Howard Serena, de 92 anos, canta a música favorita de sua esposa Laura, aos 93 anos, enquanto se despede dela na cama de um hospital. Eles estão juntos há 73 anos, e provaram que o amor é eterno. Até agora, mais de 5 milhões de pessoas se emocionaram com a despedida.

“Você nunca vai saber o quanto eu sinto falta de você. Você nunca vai saber o quanto eu me importo. E mesmo se eu tentasse, eu ainda não poderia esconder o meu amor por você”, diz a letra de “You’ll Never Know”, de Rosemary Clooney, gravada em 1940.

Enquanto canta, Howard acaricia o rosto da esposa, com quem teve nove filhos e 18 netos. O tempo cobrou seu preço: ele mal escuta, e ela perdeu quase toda a sua visão. Mesmo assim, ambos não deixam de se encarar o tempo todo durante a gravação, feita pela neta Erin Solari. Howard mal consegue ficar em pé, mas, com a ajuda de um neto fisioterapeuta, ele se apoia na cama da esposa para sua declaração.

“Eu te amo. Sempre te amei”, repete a graciosa velhinha para o marido durante a serenata. “Ele não é um doce?”, pergunta para a neta que grava o gracioso momento. Depois dessa declaração de amor, Laura se sentiu bem o suficiente para voltar para casa, onde espera pacificamente o dia de sua partida. Lindo demais, não acham?


Fonte: Mega Curioso

Curta nossa página no Facebook



Crato (CE): Município debate Orçamento Participativo para 2016, com diversas representações

Com cerca de 100 representações de segmentos da sociedade cratense, foi realizada na manhã de ontem, 24, no auditório da RFFSA, no Município, audiência pública para debater o Orçamento Participativo do Crato, para o ano de 2016. Os debates foram coordenados pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão do Município.

Os secretários e representantes de setores básicos, como Educação, Saúde, Trabalho e Assistência Social, Cultura, entre outros segmentos, apresentaram planos e projetos importantes que estão sendo desenvolvidos em prol do desenvolvimento do Crato, e tiveram em contrapartida sugestões para o fortalecimento dessas ações, para o próximo ano.

O orçamento deverá ter complementações e alterações, já que ainda será enviado para a Câmara Municipal e estará apto receber novas inserções. O legislativo tem até o mês de dezembro para votar e aprovar a nova proposta de orçamento municipal.

A reunião foi aberta pelo secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão do Município, Robério Nogueira, que destacou aspectos essenciais a serem analisados pelos proponentes, incluindo a Lei de Responsabilidade Fiscal, Lei do Orçamento Participativo, fundamentos do planejamento, a importância da intervenção de todos e a decisão compartilhada para fortalecer os projetos desenvolvidos na cidade, em prol da população.

Estiveram presentes entidades governamentais e não governamentais, associações de bairros, conselhos, secretários municipais e técnicos da administração. O Secretário destacou o momento de se trabalhar novas propostas para a qualificação dos serviços essenciais e melhoria do Crato. Ainda disse que esse era o momento, nessa fase de elaboração do plano por parte do Governo Municipal, mas que haverá a segunda chance para a população, junto à Câmara, com proposições de projetos que achar necessário para o Município.

Algumas pastas, como Educação e Saúde, conforme o secretário, apresentaram os seus planos, que já foram debatidos também em audiências específicas, para se constatar as reais necessidades nas diversas localidades, seja na área urbana ou distritos. O orçamento participativo garante a execução de ações administrativas. A audiência teve o objetivo debater a importância da LOA, além de priorizar as sugestões da população, no texto final que será elaborado pelo Poder Executivo Municipal, estabelecendo as despesas e as receitas que serão realizadas no ano seguinte.

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook



Comissão aprova definição de família como união entre homem e mulher

Após quase cinco horas de discussão, a comissão especial do Estatuto da Família (PL 6583-13) aprovou o projeto, ressalvados 4 destaques, conforme o relatório do deputado Diego Garcia (PHS-PR), que define a família como a união entre um homem e uma mulher. O texto foi aprovado com 17 votos favoráveis e cinco contrários.

Cinco deputados do PT, PCdoB, PTN e PSol se revezaram na apresentação de requerimentos para adiamento de discussão e de votação da matéria, por serem contrários ao projeto, mas foram vencidos. Eles ainda esperavam o adiamento da reunião diante do início da Ordem do Dia em Plenário, mas o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, não abriu o momento em que acontece as votações, pois começou a responder a uma questão de ordem sobre impeachment presidencial.

O deputado Bacelar (PTN-BA) alertou que a Constituição não tem qualquer vedação a classificar uniões homoafetivas como família. “Na sociedade, temos inúmeros arranjos de união que levam ao conceito de família. O que será de milhares de crianças e adolescentes brasileiros que não terão seus direitos assegurados?”, questionou.

Bacelar destacou ainda trecho do relatório que afirma que o afeto não pode ser considerado elemento construtivo de uma relação ou para constituição de família. “O afeto está na base da relação humana. É fundamental na construção de uma sociedade.”

A deputada Erika Kokay (PT-DF), também contrária ao projeto, argumentou que o Supremo Tribunal Federal (STF) já decidiu favoravelmente à união homoafetiva, e que o projeto vai negar a esse tipo de união o direito a uma especial proteção do Estado.

Já os deputados favoráveis ao texto procuraram apenas declarar seus votos de apoio para não atrasar mais a deliberação. Estão sendo votados agora quatro destaques para o encerramento da sessão.

Comemorando o resultado, o deputado Diego Garcia disse que o relatório cumpre uma tarefa prevista na Constituição de 1988 e negou qualquer iniciativa homofóbica no texto. “O relatório trata da família-base da sociedade, da família que está esperando desde a promulgação da Constituição uma lei infraconstitucional que a proteja e que traga os principios constitucionais dentro de uma lei ordinária.”.

Segundo Garcia, os parlamentares que o acusaram de homofobia não leram sequer o voto. No parecer, o relator mencionou a necessidade de criação de um artigo no Código Civil para contemplar direitos de todos os tipos de união que não estejam enquadradas no conceito definido pela Constituição Federal.

“Acusar, qualquer pessoa pode. Agora, basta que elas façam a leitura do texto. Não se ativeram nem mesmo a ler o parecer. Em nenhum momento, trago ataque contra homossexuais. Como parlamentar, serei sempre o primeiro a defender os homossexuais e a lutar contra a homofobia”, acrescentou.

Fonte: Último Segundo (Com Agência Câmara e Agência Brasil)

Curta nossa página no Facebook



Crato (CE): Prefeito Ronaldo confirma filiação ao PSC

O prefeito do Crato, Ronaldo Gomes de Mattos, confirmou sua saída do PMDB e assinou ficha de filiação ao Partido Social Cristão (PSC), na manhã desta quinta-feira (24). O ato aconteceu na Câmara Municipal de Fortaleza e estavam presentes, além do prefeito Ronaldo, o vereador e presidente estadual Wellington Sabóia, o deputado estadual Bruno Pedrosa, além do membro da executiva estadual Gideon Queiroz.

Ronaldo estava filiado ao PMDB desde 2012, quando recebeu o partido do senador Eunício Oliveira, líder da sigla no estado, para ser candidato a prefeito do município. Eleito com ampla maioria, Ronaldo viu sua permanência no PMDB estremecer, após o resultado da eleição para Governo do Estado, em 2014, quando o candidato petista Camilo Santana, venceu com folga o, então candidato, Eunício Oliveira, no Crato.

Apesar de nunca ter rompido, a cúpula do PMDB culpou a derrota no Crato ao prefeito Ronaldo. Em sua defesa Ronaldo observou que Camilo é filho do Crato e que, como secretário de Cidades, articulou várias obras importantes para o município, entre elas, a Encosta do Seminário. Na avaliação do prefeito, o resultado da eleição para governo no Crato teria que ser considerado um caso a parte, em consequência dessas peculiaridades.

Sobre a nova sigla, o prefeito disse que sempre teve boa articulação com suas lideranças e que vai trabalhar para fortalecê-la na região do Cariri. Apesar de não confirmar sua presença na disputa de 2016, para reeleição, Ronaldo afirma ter iniciado uma série de discussões para fortalecer sua base partidária para o próximo pleito.

Madson Vagner

Fonte: Miséria

Curta nossa página no Facebook



Aneel muda cobrança de encargo e conta de luz deve ficar 8% mais cara

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta quinta-feira (24) uma nova metodologia de cobrança da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), que é um encargo cobrado nas contas de luz. Parte da conta, que até então era paga pelas indústrias, será repassada aos consumidores residenciais, o que pode representar uma alta de até 8% nas contas de luz.

O impacto no bolso do consumidor será sentido quando autorizado o reajuste tarifário anual de cada distribuidora de energia.

A agência se viu obrigada a rever as regras de cobrança da CDE devido a uma decisão judicial que desobrigou as empresas de arcar com os valores, movida pela Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace). A entidade alegou “ilegalidade” no sistema de cobrança atual.

“Não é do meu intento, não é do intento da Aneel, mas a decisão judicial tem que ser cumprida”, disse o relator do processo, André Pepitone da Nóbrega, na reunião da diretoria do órgão que aprovou a nova metodologia.

A Aneel tentou derrubar a liminar, mas teve o primeiro pedido negado pela Justiça. A agência, no entanto, promete seguir na batalha judicial para tentar reverter a decisão.

Repasse de R$ 1,6 bilhão
Pelos cálculos da agência, o cumprimento da decisão judicial levará ao repasse anual de R$ 1,6 bilhão aos consumidores residenciais. Inicialmente, o valor será pago pelas distribuidoras de energia, que poderão repassá-lo aos consumidores por meio de reajustes das tarifas.

Já a indústria fica desobrigada a arcar com os valores de forma retroativa a 3 de julho deste ano, que é a data da obtenção da liminar na Justiça.

Os recursos destinados à CDE compõem um fundo de investimentos para o setor, aplicado, por exemplo, no financiamento de ações do governo, como o programa Luz para Todos e subsídios à tarifa de famílias de baixa renda. O fundo, no valor de R$ 18,9 bilhões ao ano, é gerido pela Eletrobras, vinculada ao Ministério de Minas e Energia.

Fonte: G1

Curta nossa página no Facebook



Crato (CE): Programa de Aquisição de Alimentos registra aumento de arrecadação

Cerca de uma tonelada de alimentos foi adquirida esta semana, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), intermediado pela Secretaria de Agricultura do Crato, através de parcerias com os governos federal e estadual. Com a melhora nesses resultados, com produtos variados e maior número de agricultores, a secretaria chegou a reunir 30 pequenos produtores de agricultura familiar.

O Município do Crato está fortalecendo o Programa. Todas as semanas, os alimentos cultivados por produtores da agricultura familiar são adquiridos, por meio do PAA, e repassados para entidades sócio-assistenciais, beneficiando diretamente a população mais carente, com produtos de primeira qualidade.

Nas segundas-feiras e quartas-feiras, os agricultores cadastrados no programa repassam os seus produtos à Secretara de Agricultura do Município, que faz a destinação correta dos alimentos. De acordo com a Coordenadora do PAA no Crato, Jéssica Tayane, o Município possui 45 produtores cadastrados. Até a semana passada, pelo menos dez dos agricultores cadastrados vinham fornecendo os alimentos.

As entidades beneficiadas são os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Casa de Apoio, o projeto AABB Comunidade, e outros. Entre os produtos ofertados estão verduras, hortaliças, frutas como banana e mamão, milho verde, e os processados como biscoitos caseiros, bolos, doces e tomate produzidos em comunidades como a Bela Vista e Malhada, no Crato.

O PAA é um programa que conta com a participação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado (SDA) e Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Agricultura.

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook



PF indicia por 'incitação' advogado que ameaçou Dilma

A Polícia Federal indiciou o advogado Matheus Sathler Garcia, do Distrito Federal, que ameaçou promover um golpe militar e decapitar a presidente da República, Dilma Rousseff, por vídeo divulgado na internet. O inquérito foi concluído e enviado à Justiça Federal na quarta-feira, 23.

O autor do vídeo foi candidato a deputado pelo DF, pelo PSDB. A PF o indiciou no crime de incitação, previsto no artigo 268 do Código Penal. A pena prevista nestes casos vai de 3 meses a 6 meses de prisão e multa. Nas imagens, o advogado incitava a população a práticas violentas durante as celebrações do Dia da Independência, em 7 de setembro.

Segundo a PF, o investigado, que havia postado o vídeo em 25 de agosto, foi localizado pelo policiais federais em São Paulo, onde foi ouvido e cientificado da decisão judicial que, entre outras medidas, o impedia de se aproximar da Esplanada dos Ministérios no dia 7 de setembro. Todas as medidas judiciais solicitadas pela Polícia Federal à época foram concedidas pela Justiça Federal.

"Vivemos em um Estado de Direito e não podemos permitir que o direito ao exercício da livre expressão dos indivíduos sirva de escudo para a incitação de crimes", afirma a delegada de Polícia Federal Fernanda Costa de Oliveira, chefe da Delegacia de Inquéritos Especiais, responsável pelo caso. A reportagem não localizou o advogado.

Confira o vídeo do advogado:


 Fonte: Estadão Conteúdo

Curta nossa página no Facebook



Desse álcool vale abusar! Ele ajuda a aliviar dores, afastar pragas e até a alargar sapatos novos

1- Adeus, tinta
A caneta vazou no bolso da camisa? Deixe a região do tecido manchado de molho em álcool por alguns minutos, lave a camisa  e pronto! Se a mancha for na pele, passe algodão embebido em álcool.

2- Bolsa de gelo
Aplicar gelo após uma pancada evita hematomas e inchaços. Encha um saco plástico com uma parte de álcool para três de água e congele. A bolsa se adapta ao corpo, pois a mistura não fica rígida.

3- No conforto
Se o seu sapato de couro novo machuca o seu pé, calce-o e, por dentro, na região mais apertada, ponha um pedaço de algodão embebido em álcool. Ande um pouco e observe: vai melhorar. Se o seu sapato de couro

4- Copos limpos
O própolis é um excelente remédio natural para aliviar os sintomas da gripe, mas deixa qualquer copo manchado, por mais que o esfregue. Passe um algodão molhado com álcool e tchau mancha!

5- Vá de desinfetante
A mão solta gordura e suor e deixa maçanetas, torneiras e puxadores opacos. O álcool limpa e desinfeta essas peças, além de restaurar o brilho. Use puro, com um pano de algodão. Faça o mesmo com o bocal do telefone.

6- Tapete limpo
Cubra a mancha do tapete com talco, deixe por algumas horas e limpe com aspirador de pó. Para tirar o borrão branco, misture uma parte de sal em quatro de álcool e esfregue até sumir.

7- Nada de mosca
Para afastar insetos, misture 500 ml de álcool e 1/2 xícara (chá) de cravo-da-índia. Tampe e deixe por 48 horas. Coe e borrife nas superfícies de fórmica, granito e inox. O cheiro é bom para nós, mas os bichos detestam!

8- Contra a dor
Em um vidro, coloque 1 litro de álcool e um caroço de abacate seco ralado. Feche e deixe por três dias. Passe  três vezes por dia na região dolorida. O caroço contém substâncias analgésicas e anti-inflamatórias ampliadas pelo álcool.

9- Jardim sem pragas
Pulgões ou insetos? Bata no liquidificador 200 g de folhas de neem com 100 ml de álcool. Deixe agir por 12 horas. Coe e misture a 2 litros de água. Mergulhe um pincel na mistura e passe nas plantas. Depois, pulverize-as toda semana até os bichos sumirem.

10- Bebida gelada
Para resfriar as bebidas, coloque as garrafas em um balde e adicione um saco de gelo, 1 litro de álcool e 1/4 do saco de 1 kg de sal. Misture e aguarde três minutos. Deixe o balde longe da churrasqueira, isqueiros, fósforos e brasas de carvão.

Fonte: Viva Mais!

Curta nossa página no Facebook



Crato (CE): Tem inicio as coletas de sangue para pesquisa sobre vacina contra dengue

A Secretaria de Saúde do Crato está desenvolvendo ações que estão auxiliando o Ministério da Saúde nos estudos sobre uma vacina que deverá imunizar os brasileiros contra a dengue. Nesse contexto a saúde do Crato, por meio dos setores atenção básica, epidemiologia, Mobilização Social, Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF e Programa de Agentes Comunitários de Saúde vêm realizando atividades estratégicas para operacionalização desses estudos.

Já foram feitas reuniões com os representantes da saúde municipal, sob a administração da enfermeira Orlenne Moura, que responde pelo projeto da vacina da dengue na esfera municipal. Tais reuniões foram a principio para um repasse das informações com os parceiros URCA, CREDE e Secretaria de Educação.

Em seguida aconteceu a reunião dos técnicos da Secretaria de Saúde com representantes do núcleo gestor das escolas cratenses municipais e estaduais onde foram dinamizadas todas as informações sobre a prática da pesquisa. O repasse dos conhecimentos foi administrado por representantes do laboratório Vidas que junto do laboratório mineiro Hermes Pardini são imprescindíveis nas análises.

Nesse encontro foi discutida a estratégia para serem feitas coletas de sangue necessárias para o desenvolvimento das investigações. Na ocasião foi decidido junto com os gestores escolares que as escolas organizariam um cronograma para realização de reuniões com os pais e ou responsáveis pelos alunos que possivelmente participarão da pesquisa. No ensejo será feita a apresentação do projeto para os pais e após a aceitação serão iniciadas as coletas de sangue. A Coordenadora da Mobilização Social Iracema Mariano explica que a participação no projeto é de decisão livre e a Secretaria de Saúde do Crato ofertará aos participantes um hemograma completo e a dose de vitamina A.

A primeira escola a participar será o Colégio Estadual Wilson Gonçalves, hoje pela manhã.

A continuidade do projeto será da forma proposta: reuniões para disseminação de informações e de acordo com a aceitação, as coletas de sangue vão acontecendo. Ontem foi realizada na Creche Manoel Almino- Vila Alta, Hoje será a vez das Escolas Aldegundes Gomes de Mattos- Vilalta, Creche Liceu Diocesano , Projeto Menino Jesus. Próximo dia 28 Escola Sonia Callou, no dia 30, Creche Projeto Nova Vida e Escola José do Vale.

Esses estudos tem como proposta produzir uma vacina que não só vai evitar mortes, como também os casos de mobilidade, porque a dengue é uma doença muito enfraquecedora em que a pessoa fica debilitada por semanas.

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook



Cagece realiza mutirão de negociação de dívidas para clientes

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) inicia nesta quinta-feira (24) campanha de negociação de dívidas para clientes que possuem débitos vencidos até 31 de dezembro de 2014. Na renegociação dos débitos os clientes ficam isentos de juros e multas, para pagamentos à vista ou parcelado.

Todos os clientes da Cagece, exceto entidades públicas ou aqueles que possuem alguma pendência judicial com a empresa podem aderir à campanha. Ao todo, cerca de 125 mil clientes que possuem dívidas com a Cagece podem ser beneficiados. Segundo a Companhia, somente o titular da conta poderá negociar junto à Cagece. A negociação por terceiros só poderá ser realizada mediante procuração pública, com firma reconhecida em cartório.

Para aderir a campanha, é necessário que o cliente se dirija a uma das lojas de atendimento da Cagece, ou ao mutirão de Conciliação do Débito Fiscal - promovido pelo Governo do Estado e Prefeitura de Fortaleza, que ocorre até o dia 30 de setembro no Centro de Eventos do Ceará -, portando RG e CPF, no caso de pessoa física). Para pessoa jurídica, é necessário apresentar, além dos documentos pessoais, documentação da empresa.

Para pagamento à vista ou em até 5 parcelas (com entrada), o cliente tem a retirada total de juros e multas dos débitos anteriores, com parcelamento sem juros. Já para pagamento acima de 5 parcelas (com entrada),  são retirados a totalidade de juros e multas dos débitos anteriores, com parcelamento com juros de 1,8% ao mês.

Os valores podem ser parcelados em até 36 vezes. Os clientes que possuem débitos atrasados de parcelamentos anteriores também podem participar. Para concluir a negociação, é necessário o pagamento de uma entrada mínima de 10% do valor do débito.

Serviço:
Negociações de dívidas com a Cagece
Informações: 0800.275.0195
Local: Lojas de atendimento da Cagece

Fonte: G1 CE

Curta nossa página no Facebook



Juazeiro do Norte (CE): Perseguições resultam em prisões e choro dos acusados de roubos

Camilo e Anderson foram presos com uma moto roubada, enquanto Francinaldo e Alex tentaram
roubar a bolsa de uma mulher no bairro São Miguel
Num curto intervalo de duas horas a polícia prendeu quatro jovens acusados de assaltos em Juazeiro do Norte. Por volta das 19h30min Alex da Silva, de 20, e Francinaldo Barroso de Souza, de 26 anos, residentes na Rua José Moura Lins (Salesianos) foram presos por uma equipe do COTAR (Comando Tático Rural). Os dois trafegavam em uma motocicleta quando se aproximaram de uma mulher que seguia para a Faculdade pela Rua do Seminário, no bairro São Miguel, noutra moto.

Com os veículos em movimento, eles chegaram perto da vítima e agarraram sua bolsa no que a jovem tentou segurar quando caiu da moto na via pública sem soltar seus pertences. Foram cenas de violência, pois, diante da insistência no roubo, eles arrastaram a vítima até a Rua São Benedito sem conseguir o objetivo. Aos serem presos momentos depois, Alex e Naldo choravam copiosamente muito mais por terem caído nas garras da patrulha do que pela queda da vítima de sua moto.

Duas horas antes, equipes do Ronda do Quarteirão e RAIO perseguiram dois jovens que trafegavam em uma moto Yamaha Crypton de cor prata. Nas imediações da Churrascaria do Rubão, que funciona na Avenida Castelo Branco, conseguiram interceptar a dupla que tentou fugir da polícia por se encontrar em um veículo roubado e tinham praticado assaltos no bairro Tiradentes. Anderson Alves do Nascimento, de 20, mora no Sítio Altos na Ponta da Serra em Crato e Camilo Regis Silva Ribeiro, de 18 anos, reside na Avenida da Chesf no João Cabral em Juazeiro.

Outros
Já por volta das 22 horas um homem foi preso tentando praticar furto em uma residência no bairro Vila Três Marias em Juazeiro e o seu comparsa conseguiu fugir. Ainda nesta terça-feira, porém no bairro Batateiras em Crato, a polícia prendeu Francisco Emerson Muniz P. Araújo. Ele tinha praticado assalto contra uma mulher no bairro Vila Alta naquele município e os PMs recolheram com o acusado o aparelho celular da vítima.

Demontier Tenório

Fonte: Miséria

Curta nossa página no Facebook




Crato (CE): Prefeito Ronaldo viabiliza solicitações da Associação Comunitária do Sitio Luanda

O chefe do executivo cratense Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos esteve na ultima terça-feira, 22 participando de um encontro com representantes da Associação Comunitária do Sitio Luanda. Na ocasião os comunitários solicitaram o apoio do prefeito Ronaldo para a realização do resgate histórico da comunidade que possui a 1ª Hidroelétrica do estado do Ceará , a Hidroelétrica da Nascente, lançaram o projeto Museu das Águas que tem como propósito expor a história da comunidade. O gestor municipal se comprometeu em ajudar nesse resgate através intervenção junto aos órgãos competentes relacionados a questões do Meio Ambiente e sinalizou que a Secretária de Saúde irá desenvolver um ação ambiental para mobilizar a população quanto a salubridade do entorno dos locais tradicionais da comunidade.

Também presente ao encontro a Coordenadora da Atenção Básica da Secretaria de Saúde Orlenne Moura, o Coordenador em Saúde, Dhiones Gomes e o secretário de segurança do município Wladimir Carvalho que firmou com a associação para combater a violência por conta dos bares e chácaras em parceria com o Demutran que intensificará a vigilância nos dias de lazer .

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook



Juazeiro do Norte (CE): Comunidades rurais começam a enfrentar problemas com a falta de água

O reduzido volume das chuvas nos últimos invernos tem causado sérios problemas com a queda no nível dos reservatórios e do próprio lençol freático em Juazeiro. Algumas localidades rurais já enfrentam dificuldades, como é o caso do Sítio Taquari e a saída será o abastecimento por meio de carro-pipa. Nesta quarta-feira o Secretário do Meio Ambiente e Serviços Públicos, Francisco da Silva Lima, e o coordenador de Agricultura e Abastecimento da SEMASP, Roberto Sampaio, foram ver o problema de perto.

No Taquari existe uma cacimba e um poço profundo que abastecem àquela comunidade, sendo que a maior parte é oriunda do cacimbão situado na propriedade do deputado federal Arnon Bezerra. Entretanto, segundo Silva Lima, o lençol baixou muito e só tem em torno de um metro de água o que, com meia hora de bombeamento para a caixa, reduz o nível e a bomba desliga automaticamente. Já o reservatório que fica no morro apresenta algumas rachaduras e será avaliada a possibilidade do conserto.

Enquanto o problema persistir, Silva diz ser determinação do prefeito Raimundo Macedo a garantia do abastecimento do reservatório com carro-pipa de onde sai a distribuição para toda a comunidade. Já existem apelos de outras localidades e a ordem é não deixá-las desabastecidas, o que deve determinar a contratação de mais carro-pipa e fazer uma programação. Roberto Sampaio observou que esse período de setembro até dezembro é sempre difícil, principalmente após invernos fracos. Ele aproveita para apelar aos moradores quanto ao uso racional da água.

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Crato (CE): Oficina “Cenas Curtas” encerra o Festival de Teatro Brasileiro

Na tarde dessa terça-feira, 22, o 17º Festival do Teatro Brasileiro se despediu do Cariri com apresentação dos estudantes que participaram do 3º Movimento - Cenas Curtas – que contou com a oficina ministrada pelo dramaturgo e ator, Jose Maciel Silva, da Cia. Oxente, da Paraiba.

Alunos da rede municipal participaram do projeto Cenas Curtas, numa ação de continuidade do Festival do Teatro Brasileiro, onde três escolas participaram. Com 30h/aula, os alunos tiveram noções de dramaturgia, seguidas de atividades de criação de textos cênicos, práticas de jogos e encenação.

A oficina, viabilizada pelo 17° Festival do Teatro Brasileiro, que foi coordenado pelo Ministério da Cultura com o patrocínio da Petrobras e apoio da Secretaria de Cultura do Crato, teve o objetivo de estimular a formação de grupos de teatro nas escolas com a proposta de unir a cultura e a educação.

Para celebrar os encontros, o palco de ontem foi na Encosta do Seminário, onde estrearam os novos atores da Escola Estado da Paraiba.

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook



Microsoft lança novo pacote Office

A Microsoft anunciou nesta terça-feira o lançamento da nova versão do seu tradicional conjunto de aplicativos de produtividade, o pacote Office 2016, disponível para Windows e Mac. Os assinantes do Office 365 estão isentos da compra do produto e já podem fazer a atualização; os demais usuários poderão experimentar o Office 2016 por tempo limitado ou adquiri-lo por 347 reais, no site da Microsoft.

A principal novidade é o recurso de edição simultânea online em aplicações como Word e Power Point, o que significa modificar um mesmo arquivo junto com outras pessoas, em diferentes computadores, e acompanhar em tempo real as alterações feitas no documento. Há também a opção de incorporar o Skype à tela de edição do arquivo, permitindo conferência de vídeo com os colegas de trabalho. Apesar de ser uma novidade para a Microsoft, esse serviço já existe com o Google Docs, lançado em 2007.

Fonte: Veja

Curta nossa página no Facebook



Uma alimentação saudável pode evitar a depressão

Um novo estudo, publicado recentemente na revista científica BMC Medicine, revelou que uma dieta rica em vegetais, legumes, peixes, castanhas e nozes pode ser grande aliada para evitar a depressão. Além disso, de acordo com a pesquisa, é essencial evitar o consumo de carnes processadas e alimentos de redes de fast food.

Os pesquisadores da Universidade de Las Palmas de Gran Canaria, na Espanha, acreditam que a relação entre alimentação saudável e redução no risco de depressão pode ser explicada pelo fato de que o alto consumo de micronutrientes como vitamina B, ácido fólico e zinco, estimulam a saúde do cérebro. Uma alimentação menos nutritiva, contudo, pode causar mais riscos de desenvolver a doença.

Para realizar o estudo, os pesquisadores perguntaram a 15 000 universitários espanhois, sem diagnóstico de depressão, como era o hábito alimentar de cada um deles. Oito anos depois, foi descoberto que 1 550 participantes utilizavam antidepressivos ou foram diagnosticado com a doença.

A partir das informações coletadas, os autores do estudo descobriram que aqueles que mantiveram uma alimentação saudável apresentaram um risco até 30% menor de depressão, em comparação com aqueles que se consumiram alimentos menos saudáveis.

Fonte: Veja.com

Curta nossa página no Facebook



Várzea Alegre (CE): Servidores ironizam os 100 dias de greve com bolo e parabéns

Bolo, parabéns e balões, mas nenhum motivo para comemorar. Os servidores públicos municipais de Várzea Alegre realizaram na manhã desta quarta-feira (23) um protesto diferente. Cerca de 100 profissionais, entre auxiliares de serviços gerais, merendeiras e vigias, se reuniram para cantarem parabéns e cortarem um bolo alusivo aos 100 dias de greve. “Hoje anda temos a comemorar, muito pelo contrário, o descaso continua”, relata a líder grevista Luíza Adeiuza Clementino de Souza.

Os servidores reivindicam melhores condições de trabalho e reajuste salarial. Segundo a sindicalista, a paralisação já atinge mais de 50% da classe, totalizando quase 200 servidores. Em contrapartida, a chefe de gabinete, Adriana Suaid, afirmou que “a prefeitura, por hora, não tem como arcar com os valores pedidos”.

No início de agosto, Adriana informou a reportagem do Diário do Nordeste que que uma comissão seria formada através da Secretária de Finanças do município para promover um estudo detalhado e avaliar o impacto financeiro caso as reivindicações fossem atendidas em sua totalidade.

ANDRÉ COSTA
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Crato (CE): Secretaria de Saúde do município disponibiliza exames de prevenção de câncer do colo do útero

A Coordenação da Estratégia de Saúde da Família - PSF do Crato comunica que nesta quinta-feira, dia 24, a partir das 18h30, a unidade de saúde Dr. Fabio Pinheiro Esmeraldo, no bairro Seminário, estará disponibilizando Exames de Prevenção do Câncer do Colo do Útero. O Posto fica localizado na Travessa Barbalha s/n.

A Coordenadora do PSF Crato, Kênia Figueiredo, esclarece que esses atendimentos no período da noite vão acontecer em diversas unidades para assim facilitar a realização desses exames preventivos as mulheres cratenses.

A enfermeira Kênia ressalta a importância de não esquecer os documentos: RG e Cartão SUS. “Não deixem de comparecer e realizar o exame. O exame de prevenção ao câncer de colo do útero é rápido, de graça e de extrema importância para todas nós”, aconselha.

Mulheres com vida sexual ativa, devem se submeter ao exame preventivo periódico. O câncer de colo de útero é um tipo de doença que demora muitos anos para se desenvolver. As alterações das células que dão origem ao câncer são facilmente descobertas no exame preventivo. A descoberta da doença no início aumenta muito as chances de cura.

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook



28 curiosidades sobre o WhatsApp que talvez você não saiba

O WhatsApp pode até ter milhões de usuários em todo o mundo. Mas você sabia que o app emprega apenas 55 pessoas para cuidar de tudo que acontece na empresa?

Além disso, somente 32 engenheiros trabalham no WhatsApp para que você consiga mandar aquela foto ou dar parabéns para seu avô do outro lado do mundo.

Você pode achar que já sabe tudo sobre o aplicativo. Mas, apesar de novo, o WhatsApp ainda tem muita história e diversas curiosidades a serem contadas. Veja algumas delas na galeria a seguir.

Fundado em 2009
Criado por Jan Koum e Brian Acton, o WhatsApp surgiu após Koum comprar um iPhone. Ele percebeu que a App Store poderia criar uma nova indústria de aplicativos e resolveu investir na ideia. Para que o app se tornasse realidade, os fundadores contrataram Igor Solomennikov, um desenvolvedor russo.

Em novembro de 2009, o WhatsApp foi lançado para os usuários de iPhone. Dois meses depois, o aplicativo também estava disponível para as pessoas que tinham um smartphone da BlackBerry.

Ex-funcionários do Yahoo!
Após saírem do Yahoo! em 2007, Jan Koum e Brian Acton tentaram um emprego no Facebook. No entanto, eles não foram aceitos na empresa. Logo depois, se aplicaram para uma vaga no Twitter, mas também não obtiveram sucesso.

Foi apenas em 2009, com a criação do WhatsApp, que os fundadores tornaram-se mundialmente conhecidos.

O nome tem significado óbvio
WhatsApp é derivado da expressão "What's Up?" que, em tradução livre, significa "E aí?" ou "Tudo bem?". O nome é tão óbvio que esta foi a primeira ideia de nome pensada por Kuom, o fundador do app.

Afinal, o WhatsApp é um aplicativo de bate-papo e, nada mais normal, que começar uma conversa perguntando se está tudo certo com a outra pessoa.

Foi investido muito dinheiro no app
Brian Acton foi considerado um dos fundadores do WhatsApp apenas um mês antes do app ser criado. Em outubro de 2009, ele convenceu cinco amigos, que eram ex-funcionários do Yahoo, a investir 250 mil dólares na empresa. Por isso, recebeu a nomeação de co-fundador.

Em 2011, após meses de negociações, Acton e Koum concordaram em aceitar 7 milhões de dólares do Sequoia Capital, o maior fundo do Vale do Silício. Segundo Jim Goetz, um dos parceiros do Sequoia, em um post no site Genius, a empresa de capital de riscos descobriu o WhatsApp a partir de um sistema de rastreamento dentro da App Store.

Foi quase impossível encontrar Koum e Acton, pois o WhatsApp não disponibilizava seu endereço publicamente. O único dado que eles tinham era que a companhia ficava localizada em Mountain View, na Califórnia. De acordo com Goetz, os parceiros do Sequoia literalmente andaram pelas ruas da cidade para encontrar os fundadores do app.

Em fevereiro de 2013, o Sequoia investiu mais 50 milhões de dólares no WhatsApp. Isso valorizou tanto o app que ele passou a valer 1,5 bilhão de dólares.

Foi comprado pelo Facebook
Mark Zuckerberg pode não ter contratado Koum e Acton no passado, mas se interessou pelo aplicativo de mensagens criado por eles. No dia 19 de fevereiro de 2014, o Facebook comprou o WhatsApp por 22 bilhões de dólares. Tanto Koum, quanto Acton, foram incorporados ao conselho administrativo da rede social. Além disso, eles também irão receber 3 bilhões de dólares até 2018, caso continuem na empresa.

Dias após o anúncio da compra, o WhatsApp parou de funcionar por algumas horas. Isto levou alguns usuários às redes sociais para reclamar do serviço. Muitos decidiram apagar o app de seus smartphones e baixar outros serviços de mensagem. A Telegram afirmou que seu app teve 8 milhões de downloads no dia.

Mas recebeu uma oferta milionária do Google
A compra do WhatsApp pelo Facebook pode até ter sido uma das maiores dos últimos tempos. No entanto, antes de fechar o acordo com Mark Zuckerberg, Acton e Kuom receberam ofertas de várias empresas.

Uma delas foi apenas a maior companhia de tecnologia do mundo, o Google. O valor oferecido por Serguei Brin e Larry Page foi de 10 bilhões de dólares. Mas, aparentemente, os fundadores do WhatsApp acharam que era pouco e recusaram a oferta.

Dois anos de negociações
Segundo o site Business Insider, Mark Zuckerberg precisou negociar a compra do WhatsApp com seus fundadores durante dois anos. Em 2012, ele chamou Koum para conversar. Vários jantares e drinks depois, o fundador do app ainda não tinha sucumbido aos valores apresentados por Zuckerberg. Mesmo assim, eles mantiveram contato por um longo tempo até o Facebook oferecer a quantia bilionária pela compra do WhatsApp.

O app foi vendido no dia dos namorados
Segundo o Business Insider, em 9 de fevereiro de 2014, Zuckerberg convidou Koum para jantar em sua casa e propôs o negócio. Ele disse ao fundador do WhatsApp que a compra seria uma parceria entre as duas empresas e, não, uma típica aquisição de startup. Ainda não convencido pela proposta, Koum pediu alguns dias para pensar.

Cinco dias depois, na data que o dia dos namorados é comemorado nos EUA, o fundador do app concordou em fechar o negócio. Ele foi até a casa de Zuckerberg e interrompeu o jantar dele com sua esposa.

Nunca gastou um centavo com marketing
Você já viu o WhatsApp fazer alguma campanha de marketing na internet, em outros apps ou em outdoors? Não? Sabe por quê? Por que Koum e Acton nunca gastaram um centavo com qualquer tipo de propaganda.

Kuom mantém uma nota, escrita por Brianwchich, em sua mesa que diz "Sem anúncios! Sem jogos! Sem truques!". É uma filosofia da empresa.

Tem poucos funcionários
O WhatsApp tem, atualmente, 55 empregados. Sim, você leu direito. O app de mensagens emprega apenas 55 pessoas para cuidarem de todas as operações da empresa.

Além disso, vários destes funcionários se beneficiaram com a compra do WhatsApp pelo Facebook. Muitos se tornaram milionários do dia para a noite. Já seus fundadores tornaram-se bilionários, já que eles tem uma participação de 45% do WhatsApp. Segundo a Forbes, Kuom vale cerca de 6,8 bilhões de dólares e Acton vale 3 bilhões de dólares.

Quase 1 bilhão de usuários
Antes de ser lançado na App Store, a versão beta do WhatsApp ficou meses desconhecida pelos usuários. Foi com o WhatsApp 2.0, que teve pela primeira vez componentes de mensagem, que o número de usuário ativos aumentou para 250 mil.

Quatro anos depois, em 2013, a base de usuários do WhatsApp havia aumentado para 200 milhões de usuários. Em abril de 2015, a empresa anunciou que o app tem 800 milhões de pessoas ativas. Só na Índia são mais de 70 milhões de indivíduos que utilizam o WhatsApp.

Vale mais que o orçamento de 2014 da Nasa
O Facebook comprou o WhatsApp por 22 bilhões de dólares. Isto significa que o app vale mais que o orçamento da Nasa de 2014, que era de 17 bilhões de dólares. Aliás, com todo este dinheiro, Zuckerberg poderia ter comprado o Instagram 16 vezes e o Skype duas vezes.

É o app de mensagens mais usado no mundo
É difícil conhecer alguém que não utilize o WhatsApp no Brasil. Os usuários de Android gostam tanto do app de mensagens que ele é o 5º mais baixado no Google Play, a loja de aplicativos do sistema operacional.

Disponível em várias línguas
Mais de 800 milhões de pessoas no mundo todo utilizam o WhatsApp. Assim, é óbvio que o app está disponível em várias línguas, desde o inglês, português e o espanhol até o hindi e o mandarim. Atualmente, é possível usar o WhatsApp em 32 línguas diferentes.

Muita gente se registra diariamente
Existem cerca de 7 bilhões de pessoas no mundo. Mais de 14% delas, ou seja, 800 milhões de indivíduos, utilizam o WhatsApp. Já imaginou quantos usuários precisam se registrar diariamente no app para atingir este número? Não precisa imaginar mais, pois a empresa revelou que 1 milhão de pessoas fazem o download do aplicativo todos os dias.

Bilhões de mensagens são enviadas diariamente
Se você é daquelas pessoas que mandam mensagens o dia inteiro via WhatsApp, então você está contribuindo para um número gigantesco. Mais de 30 bilhões de mensagens são enviadas e recebidas todos os dias pelos usuários do aplicativo.

Muito tempo perdido no app
Não adianta negar, você deve ficar muito tempo na frente da tela do seu smartphone, escrevendo e respondendo mensagens pelo WhatsApp. É tanto tempo usando o aplicativo, que a empresa descobriu que um usuário passa 195 minutos, ou seja, 3h15, semanalmente utilizando o WhatsApp.

Você checa seu WhatsApp com frequência?
Com tantos grupos e contatos adicionados no WhatsApp, fica quase impossível não checar o smartphone com frequência para ver se recebeu algumas mensagem importante. Um dado da empresa indica que 72% dos usuários checam o app todos os dias. Além disso, um usuário checa o WhatsApp, aproximadamente, 23 vezes por dia.

Muitas selfies
Outro número mostra a força do WhatsApp. De acordo com levantamentos, 27% de todas as selfies compartilhadas na internet são feitas no aplicativo de mensagens.

Dá prejuízo para o Facebook
Apesar de ter tantos usuários e ser baixado diariamente por milhões de pessoas, o WhatsApp dá prejuízo para Mark Zuckerberg. Segundo o site da TIME, o Facebook perdeu 232 milhões de dólares com o app nos seis primeiros meses após a sua aquisição.

Você pode enviar um emoji de dedo do meio
Os emojis geralmente traduzem os sentimentos de quem usa a internet. Se você está feliz, você envia um rosto sorrindo. Mas você sabia que, se você está com raiva, você pode enviar uma mão mostrando o dedo do meio?

A nova atualização do app permite que o usuário envie este tipo de emoji para os seus contatos. No entanto, para usá-lo, ele precisa ter um smartphone com Android atualizado. O emoji ainda não está disponível para iPhones.

Não precisa deixar o volume baixo
Você odeia aquele amigo que manda mensagens de voz gigantes quando você está trabalhando? Bom, o problema do seu amigo não pode ser solucionado. Mas é possível ouvir os áudios sem fazer um escândalo no escritório. Basta você colocar o smartphone no ouvido. Desse modo, em vez do aúdio sair pelas caixinhas de som do celular, ele sairá como em uma ligação.

Está quebrando a telefonia
Em abril deste ano, a Forbes previu que as empresas de telecomunicações terão perdido 386 bilhões de dólares nos Estados Unidos entre os anos de 2012 e 2018. Segundo a publicação, a popularidade do WhatsApp e outros aplicativos de mensagens está quebrando o serviço de telefonia nos EUA e no mundo.

Já teve problemas de segurança
A primeira falha de segurança do WhatsApp foi relatada em maio de 2011. As mensagens do aplicativo não estavam criptografadas e eram enviadas em texto simples. Isso significa que as mensagens poderiam ser lidas facilmente por hackers.

Em janeiro de 2012, o WhatsApp foi removido da App Store. As razões para isso ainda são desconhecidas, mas o app voltou quatro dias mais tarde. Dois anos depois, o aplicativo também foi removido da loja de apps do Windows Phone, devido a dificuldades técnicas.

Poucos engenheiros para muitos usuários
O WhatsApp tem o maior número de usuários ativos por engenheiro na indústria da tecnologia. Dos seus 55 funcionários, 32 são engenheiros. Como o aplicativo já tem 800 milhões de usuários, isso significa que um engenheiro é reponsável por 25 milhões de usuários.

Provoca ira nas operadoras
Aqui no Brasil, o app tem provocado a ira de operadoras de telefonia. Recentemente foi chamado de "operadora pirata" pelo atual presidente da Vivo. Operadoras estão preparando uma petição contra o serviço também.

Até o ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, disse que o app é responsável por prejudicar empregos.

Esconda a pré-visualização
Você tem um amigo que não para de lhe enviar mensagens via WhatsApp? É fácil esconder a pré-visualização de todas estas mensagens que aparecem na tela de bloqueio do smartphone. Basta você ir em ajustes, depois em notificações e desabilitar a opção "Mostrar Pré-Visualização".

Diga adeus aos detestáveis sinais azuis
O recurso mais detestado pelos usuários do WhatsApp, os sinais azuis (que significam que a mensagem foi lida), pode ser retirado. Para fazer isso, você precisa entrar no aplicativo sem abrir nenhuma janela de conversa.

Depois disso, ligue o modo avião do seu smartphone e volte para o app. Leia as mensagens tranquilamente e feche o aplicativo. Desta maneira, seu amigo não saberá que você leu toda a conversa.

Fonte: Exame.com

Curta nossa página no Facebook



AddThis