Moradores de um bairro no Crato instalam câmeras de segurança para inibir crimes

Temendo assaltos e furtos, moradores do bairro Mirandão, em Crato, estão instalando um sistema de videomonitoramento particular, que será integrado às forças de segurança do Município. Inicialmente, dez câmeras com produção de imagens em alta definição, 360º e funcionamento 24h por dia serão instaladas até o próximo dia 10 de outubro em pontos estratégicos daquela localidade.

O projeto teve adesão de 146 moradores e foi batizado de “Mirandão Monitorado”, a iniciativa partiu da Associação dos Moradores do Mirandão e Conjunto Conviver (Ammicc), com intuito de diminuir a sensação de insegurança e coibir os casos de assaltos e furtos no bairro. 

Segundo o presidente da Ammicc, o advogado Rhuan Maia, o sistema vem, a princípio, como forma de prevenção, apesar de reconhecer que o bairro já foi alvo de furtos e roubos. “O bairro é relativamente calmo, mas [ocorrências] tem crescido nos últimos anos”, justifica.

A partir de uma reunião virtual no último mês de abril, a associação assumiu a responsabilidade de instalar as câmeras, indo de porta em porta, buscando os moradores interessados. A meta é conseguir 200 famílias interessadas, o que ampliaria a iniciativa para 15 câmeras espalhadas. 

Na sua avaliação, este sistema vai auxiliar na prevenção de crimes e auxiliar em investigações. “Basta ir na empresa ou na guarda municipal, que terão acesso às imagens”, reforça. As imagens das câmeras também poderão ser acessadas, por meio de aplicativo, pelos próprios moradores que aderiram ao projeto.

Histórico de casos
Moradora do bairro Mirandão há 32 anos, a professora Márcia Machado aderiu e comemorou a chegada dos equipamentos. “Minha casa já foi alvo de furto, mas não aconteceu nada conosco. Como o bairro tem crescido bastante, vem também a violência. Por isso, estou muito satisfeita. É uma segurança a mais, já que aqui tem um grande fluxo de carros que aumentou com a nova estrada que dá acesso à estátua [Mirante de Nossa Senhora da Fátima]”. 

Outros casos de violência também já foram registrados no bairro. Em 2017, um tiroteio no cruzamento das avenidas Perimetral Dom Francisco e Chagas Bezerra deixou duas pessoas mortas e outras duas feridas. As vítimas eram suspeitas de envolvimento em assaltos a bancos.  

O bairro também já foi alvo de roubos. Ano passado, dois adolescentes tentaram render um comerciante de verduras e frutas e, através das imagens de câmeras no local, os policiais conseguiram identificá-los. Ainda em 2020, uma família foi feita de refém no bairro Barro Branco, localidade vizinha ao Mirandão. A ação criminosa envolveu um homem e dois adolescentes, que chegaram a trocar tiros com a polícia. 

Instalação
Pelo alto custo de instalação do videomonitoramento, aproximadamente R$ 40 mil, a comunidade optou pela locação, no qual cada morador que aderiu pagará, mensalmente, o valor R$ 35. No pacote, a empresa vai oferecer a patrulha motorizada para fazer a ronda em todo o bairro e dar segurança aos próprios equipamentos. 

A grande diferença é que o sistema implantado no Mirandão estará integrado ao Centro Integrado de Operações e Emergências Municipais (CIOEM).

“Nesta modalidade, com parceria entre comunidade e poder público, nossa iniciativa é pioneira. A gente tem conhecimento de outras ações, mas a central de dados fica na casa dos próprios moradores e isso gera um risco. No nosso caso, a central ficará com a força de segurança e a empresa”, destaca Rhuan. 

O secretário de Segurança Pública de Crato, José Jarbas Aguiar, explica que o sistema será integrado ao monitoramento do município, que já existe com 13 câmeras funcionando nas principais praças e pontos turísticos da cidade, como a estátua de Nossa Senhora da Fátima.

“Nós vamos incorporar e ter acesso a estas imagens. Claro, sabemos que é dever do Estado garantir a segurança, mas a comunidade tem o direito de fazer parte da segurança pública”, reforça. No Crato, ainda existem 16 câmeras que integram o sistema de monitoramento do Estado. 

A partir desse incremento, Jarbas acredita que terá mais um instrumento de prevenção criminal. “Com a comunidade cooperando com as forças, o resultado será positivo contra a criminalidade”, reforça.

Além disso, ressalta, o bairro possui diversos equipamentos públicos, como o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), o Estádio Governador Virgílio Távora, uma praça do projeto Mais Infância, policlínica, entre outros. “Tudo isso agora será coberto”, completa Jarbas. 

Ampliação 
Por iniciativa da própria Secretaria de Segurança Pública, o videomonitoramento de Crato deve ser ampliado para 170 prédios públicos. Segundo Jarbas, o processo de licitação está em andamento e o município deve fazer a locação destes equipamentos com expectativa de funcionamento ainda neste ano. “Interessante que cobrirá não só os prédios públicos, mas os logradouros onde eles estão”, reforça. 

Por Antonio Rodrigues

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Vacinas adquiridas pelo Ceará junto ao Butantan são distribuídas para 139 municípios

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) iniciou, nesta terça-feira (28), a distribuição das doses de vacina contra a Covid-19 da marca CoronaVac, adquiridas pelo Estado junto ao Instituto Butantan, para 139 municípios que solicitaram os imunizantes. Nestas cidades, segundo as informações do cadastro de vacinação na plataforma Saúde Digital, a população adulta pendente de começar o esquema vacinal é de 108.060 pessoas.

Os detalhes da distribuição dessas doses foram apreciados e estão em concordância com a Câmara Técnica de Vigilância em Saúde da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que reúne gestores da Sesa e das secretarias municipais de saúde.

A aquisição direta do Governo do Ceará com o Butantan foi acordada em julho, com contrato inicial de três milhões de doses e aditivo regulamentando que as entregas e os pagamentos das vacinas serão realizados conforme demanda do Estado.

Uma primeira remessa, com 300 mil doses, chegou a Fortaleza na madrugada de quinta-feira (23). Com o envio das 108.060 doses nesta terça (28), ficam armazenadas como reserva técnica na Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim) da Sesa 41.940 primeiras doses para eventuais solicitações de outros municípios e 150 mil imunizantes para serem aplicados como segunda dose.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Menino de 6 anos morre após contrair ameba que 'come' o cérebro

Uma criança de 6 anos, que vinha sendo tratada de meningoencefalite amebiana primária, morreu em um hospital nos Estados Unidos, informaram nesta segunda-feira (27) as autoridades americanas.

A doença é rara, mas ficou conhecida porque é causada por uma ameba, organismo de apenas uma célula, capaz de "comer" o tecido do cérebro humano.

O micro-organismo Naegleria fowleri entrou no corpo do garoto após ele brincar em um parque aquático público no estado americano do Texas.

Popularmente se diz que a ameba parasita "come cérebros", mas ela se alimenta principalmente de bactérias presentes na água.

O que ocorre quando ela entra no corpo humano é que, como a ameba não encontra os nutrientes necessários para viver, acaba atacando células do cérebro em busca destas substâncias.

Autoridades sanitárias apontaram falhas no sistema que atesta a qualidade da água em diversos parques do estado após uma investigação iniciada em 5 de setembro, quando o garoto deu entrada no hospital. Ele morreu seis dias depois.

A presença da ameba em águas doces e mornas é comum, mas infecções são raras. Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), apenas 34 casos foram relatados nos EUA na última década.

As pessoas são infectadas quando a água contendo a ameba entra no corpo pelo nariz, geralmente quando vão nadar ou mergulhar em lagos e rios.

Fonte: g1

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Economia cearense cresce 18,3% no 2º trimestre de 2021; resultado supera índice nacional

O Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará no segundo trimestre de 2021, impulsionado principalmente pelo excelente desempenho do setor industrial no período, fechou com expressiva alta de 18,3% em relação ao mesmo período de 2020. O resultado da economia cearense foi bem superior ao brasileiro, que ficou em 12,4% no segundo trimestre deste ano. Em 2021, apesar das consequências da pandemia do Coronavírus (Covid-19), a previsão – terceira estimativa deste ano – é de que o PIB estadual feche 2021 com crescimento da 6,24%, expectativa que, se confirmada, supera a prevista para o PIB nacional, de 5,02%. Aliás, a última estimativa para a economia cearense é maior que a projetada em dezembro de 2020, de 3,70%; de março, de 3,55% e de junho, de 5,77%. Os dados da economia estadual, bem como as estimativas para 2021, foram anunciados, na tarde de hoje (28), pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).

O resultado da economia cearense no segundo trimestre de 2021 é consequência principalmente do forte crescimento do setor industrial (que juntamente com serviços e agropecuária compõem o PIB), que atingiu 44,96%, superando em muito o desempenho nacional, de 17,8%. O segmento Serviços cearense, no mesmo período, cresceu 15,94%, superando também o nacional, de 10,8%. Já a agropecuária (que tem menor peso no cálculo do PIB) passou por declínio de – 5,42% no segundo trimestre de 2021, menor que o nacional, de 1,3%. Das quatro atividades do setor industrial, o melhor desempenho no segundo trimestre de 2021 ficou como segmento de transformação, com crescimento de 57,91%, seguido pela construção Civil, com 39,08%, eletricidade, gás e água, com 32,39%. A extrativa mineral caiu -10,25%.

O desempenho da economia cearense no segundo trimestre de 2021 (de 18,34%) em relação ao trimestre imediatamente anterior, ou seja, nos primeiros três meses de 2021, foi positivo e atingiu 0,80%, superando também o desempenho nacional, de -0,1%. No ano de 2021 (acumulado) a economia cearense apresenta crescimento de 8,65% em relação a igual período do ano passado (nacional ficou em 6,4%), com os seguintes resultados por setores: indústria, com 22,92%; serviços, com 6,52%, e agropecuária, com -2,88%. Nos últimos quatro trimestres, o acumulado atinge 3,72% (indústria, com 9,82%; serviços com 2,53%, e agropecuária com 2,20%), enquanto o nacional atingiu 1,8%.

Os números da economia cearense foram apresentados pelo analista de Políticas Públicas do Ipece Nicolino Trompieri Neto, que coordenou a equipe que elaborou o PIB, formada pelos também analistas Witalo Paiva e Alexsandre Lira e os assessores técnicos Cristina Lima e José Freire Júnior, todos da Diretoria e Estudos Econômicos (Diec) do Ipece. A divulgação do PIB, a exemplo do que ocorreu no ano passado e no primeiro trimestre deste ano, ocorreu em transmissão ao vivo em decorrência do Coronavírus.

Índice
O PIB é um indicador que mostra a tendência do desempenho da economia cearense no curto prazo. Além do Ceará, mais sete estados brasileiros realizam o cálculo de sua economia trimestralmente: Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo, que utilizam a mesma ponderação das Contas Regionais. É calculado com base nos resultados dos três setores, Agropecuária, Indústria e Serviços, e desagregados por suas atividades econômicas. É importante ressaltar que, como indica somente uma tendência de crescimento ou arrefecimento da economia, suas informações e resultados são preliminares e sujeitos a retificações, quando forem calculadas as Contas Regionais definitivas, em conjunto com o IBGE e as 27 Unidades da Federação.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Caixa Tem: quem pode pegar o empréstimo de até R$ 1.000?

A Caixa lançou um programa de empréstimos por meio de seu aplicativo Caixa Tem nesta segunda-feira (27). Os empréstimos, nos valores de R$ 300 a R$ 1.000 com taxas de juros de 3,99% ao mês, podem ser contratados por até 100 milhões de pessoas.

O serviço é voltado tanto para pessoas físicas, para despesas pessoais, quanto para empresas investirem em seus negócios. Quem recebe o Bolsa Família, no entanto, não poderá ter acesso ao crédito.

Veja abaixo as principais informações sobre quem pode contratar o empréstimo.

Quem pode contratar o crédito?
Autônomo (sem carteira de trabalho assinada), beneficiários de programas sociais e destinatários de políticas públicas de distribuição de renda e assalariados podem contratar o crédito.

A oferta do crédito estará liberada para qualquer pessoa que use aplicativo Caixa Tem e que já tenha feito a atualização cadastral, tendo sua conta transformada de Poupança Social Digital Caixa para Poupança Digital+. A atualização será liberada aos poucos, de acordo com o mês de nascimento.

É necessário ter sido aprovado pela análise de crédito na Caixa e ter limite disponível para contratar. Além disso, seu nome não pode estar negativado no Serasa e SPC.

Quem recebe Bolsa Família pode pegar esse empréstimo?
O programa não atenderá beneficiários do Bolsa Família. Segundo a instituição, o processo de atualização cadastral no Caixa Tem, que é necessário para tomar o empréstimo, cancela o cartão do benefício Bolsa Família. Segundo o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, a limitação é porque esse público teria dificuldades de pagar pelo empréstimo.

Já em relação aos beneficiários do auxílio emergencial, Guimarães afirmou que boa parte dos que recebem o auxílio atualmente são integrantes do Bolsa Família, ou seja, também não terão acesso ao crédito.

Mas há nessa parcela da população algumas pessoas que têm renda, mesmo que informal, e que podem conseguir obter o empréstimo.

Segundo ele, a ideia de ofertar o crédito conforme a data de nascimento e dar um prazo de dez dias para análise foi justamente para tentar evitar que os beneficiários do auxílio confundissem o produto com o benefício.

Empréstimos são para pessoas físicas e para empresas
Através do Caixa Tem, o usuário pode fazer dois tipos de empréstimos: o Pessoal e o Produtivo. O primeiro é indicado para despesas pessoais, enquanto o segundo é para investir em negócios e/ou empreendimentos. A taxa de juros de ambos é a mesma, de 3,99% ao mês, e pagamento em até 24 vezes.

Os valores liberados para empréstimo são baseados nas informações do cadastro do usuário e levam em conta o histórico financeiro pessoal e/ou do negócio. Após a avaliação do crédito, o valor é liberado.

É possível pegar os dois empréstimos, o pessoal e o para negócios?
Segundo o presidente da Caixa, inicialmente não há qualquer limitação. No entanto, isso será levado em conta na análise do risco de crédito. Quem já pegou crédito em uma modalidade pode ter um risco maior de crédito e não ser aceito para a outra modalidade.

Quem já tem empréstimo na Caixa pode pegar o crédito no Caixa Tem?
Pode. Porém, a Caixa não tem muitas linhas de crédito pessoal e a maior parte é na modalidade de crédito consignado, com juros menores. Por isso, o cliente não deve optar por essa nova linha.

Fonte: UOL

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

29 de setembro

522 a.C. - Dario I da Pérsia mata o usurpador magiar Gaumâta, assumindo a posição de rei do Império Persa.
1911 - Itália declara guerra ao Império Otomano.
1938 - Adolf Hitler, Neville Chamberlain, Édouard Daladier e Benito Mussolini assinam o Acordo de Munique.

Nasceram neste dia…
1547 - Miguel de Cervantes, escritor espanhol (m. 1616).
1936 - Silvio Berlusconi (foto), empresário e político italiano.
1948 - Theo Jörgensmann, clarinetista alemão.

Morreram neste dia…
1833 - Rei Fernando VII de Espanha (n. 1784).
1902 - Émile Zola, escritor francês (n. 1840).
1908 - Machado de Assis, escritor brasileiro (n. 1839).

Fonte: Wikipédia

AddThis