Após ação do MPCE, Justiça determina suspensão de contratos temporários em várias secretarias da Prefeitura do Crato

O Juízo da 2ª Vara Cível do Crato deferiu, no dia 09 de agosto, o pedido liminar feito pelo Ministério Público numa Ação Civil Pública e determinou a suspensão imediata dos contratos temporários referentes aos serviços públicos não essenciais, bem como dos contratos temporários relativos aos cargos que foram oferecidos no concurso público regido pelo Edital nº 001/2020. 

Com essa decisão, o Município está impedido de realizar novas seleções públicas e de renovar ou manter os contratos temporários atualmente existentes, o que beneficia diretamente centenas de candidatos do concurso público 001/2020, que aguardam convocação e nomeação. 

A decisão determinou, ainda, que as contratações temporárias referentes a serviços públicos de natureza essencial e que não foram previstos no concurso público regido pelo referido Edital sejam mantidas pelo prazo máximo de até um ano, tempo suficiente que o Município do Crato realize novo concurso público que atenda as reais carências de servidores efetivos. 

Na ação, o Ministério Público havia alegado que os gestores atuais do Município do Crato vêm extrapolando os limites legais relativos às contratações temporárias de servidores, o que, inclusive, já lhes rendeu imputação de improbidade administrativa. 

Observa o MPCE que as contratações temporárias, que deveriam ser exceção, se tornaram regra naquele município, e o prefeito e os secretários passaram a contratar servidores com vínculos precários para as mais diversas, comuns e ordinárias funções administrativas.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Estudante de medicina atropelado por carro em Barbalha morre no HRC

O estudante de medicina Paulo Victor Sampaio Santana, de 24 anos, que estava internado após ser atropelado por um carro que invadiu uma calçada em Barbalha, teve morte cerebral na noite desta segunda-feira (8).

A informação foi confirmada nesta terça-feira (9) pelo Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte, para onde o jovem foi socorrido e se encontrava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em estado gravíssimo, intubado e em coma.

O acidente com Paulo Victor aconteceu na noite de 30 de julho e foi flagrado por uma câmera de segurança. Na ocasião, o universitário fazia caminhada em uma calçada na Avenida Leão Sampaio, por volta das 18h, quando um carro em alta velocidade invadiu o acostamento, derrubando a vítima. Em seguida, o veículo saiu do local sem prestar socorro.

Segundo uma amiga da família que preferiu não se identificar, o jovem estava acompanhado de uma cadela e um amigo, que ficou com ferimentos leves no braço.

Paulo Victor estudava medicina em uma universidade na Bahia, mas estava de férias em Barbalha, cidade de origem.

Condutora do veículo foi liberada após depoimento
Conforme a Polícia Civil, a condutora do veículo foi identificada e levada para a delegacia para prestar depoimento. Acompanhada por advogados, a mulher foi ouvida e liberada em seguida por não haver flagrante na ocasião. Os agentes também apreenderam o veículo, com danos na parte dianteira.

Ainda segundo a amiga da família da vítima, a responsável pelo atropelamento é conhecida na região por trafegar com o veículo sem placa.

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou, em nota, que a motorista, de 38 anos, foi ouvida na Delegacia Municipal de Barbalha no dia 2 de agosto. No depoimento, ela afirmou ter perdido os sentidos antes da colisão. Além dela, outras pessoas foram ouvidas acerca do caso.

Através de investigações, a Polícia Civil chegou a uma oficina, onde o carro da suspeita, deixado para conserto, foi apreendido. As investigações sobre a ocorrência seguem em andamento.

Fonte: g1 CE

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Como evitar a deficiência de ferro no organismo

A influenciadora e Ex-BBB Viih Tube revelou esta semana em suas redes sociais que recebeu o diagnóstico de anemia após sentir sono em excesso. A doença, que é causada principalmente pela deficiência de ferro no organismo, pode ser perigosa se não for tratada corretamente. Embora muitos brasileiros não ingiram ferro suficiente, a anemia pode ser evitada através de uma alimentação saudável equilibrada. Veja abaixo algumas formas de como evitar a deficiência de ferro no organismo.

A deficiência de ferro pode deixar o corpo fraco, suscetível a infecções e prejudicar a concentração. Porém, a ingestão de ferro em excesso pode ser perigosa. O corpo humano obtém a maior parte do nutriente que precisa dos alimentos; ele irá absorver mais quando a demanda for elevada e menos quando as reservas estiverem adequadas.

Necessário em todo o corpo, o ferro é um elemento essencial da hemoglobina. Como o corpo humano perde ferro quando ocorre sangramento, as mulheres que menstruam têm frequentemente níveis baixos de ferro. Pessoas que fazem dietas, vegetarianos e atletas também podem apresentar deficiência de ferro. Aliás, existem tipos diferente de vegetarianismo, veja aqui as características de cada um.

Por que o ferro é importante para evitar a anemia?
Ao ajudar o sangue e os músculos a receber oxigênio, o ferro fornece energia para cada célula do corpo. Embora seja difícil ocorrer deficiência de ferro apenas por má alimentação, mulheres com fluxo menstrual intenso podem precisar de suplementos. Se o seu fluxo menstrual é muito intenso, verifique a possibilidade de ser endometriose, saiba mais. Pessoas com determinados problemas de saúde, também. Os suplementos têm como objetivo evitar ou corrigir a grave condição conhecida como anemia.

A manutenção de uma boa fonte de ferro fornece energia, ajuda o funcionamento do sistema imunológico e aguça os sentidos. Estudos mostram que até mesmo uma deficiência de ferro leve podem resultar em redução da atenção em adultos e no mau desempenho escolar em adolescentes.

Quais alimentos são ricos em ferro?

Os alimentos ricos em ferro incluem:
  • Fígado
  • Carne de vaca e carneiro
  • Mexilhões, ostras e mariscos
  • Feijões e ervilhas
  • Vegetais folhosos
  • Folhas escuras
  • Frutas desidratadas
  • Sementes e cereais enriquecidos
  • Levedo de cerveja
  • Algas
  • Melaço
  • Farelo de trigo
O cozimento de tomates ou de outros alimentos ácidos em panelas de ferro também adiciona ferro aos alimentos.

Qual a ingestão diária de ferro recomendada?
A ingestão diária recomendada de ferro para homens e mulheres de todas as idades é de 14 mg diários. Para combater a anemia é necessário ferro adicional por um período de semanas ou meses.

Se você consome menos ferro através da sua alimentação ou perde devido a sangramento menstrual intenso, sangramento gástrico ou câncer, seu corpo retirará ferro de suas reservas. A princípio não há sintomas, mas, à medida que as reservas de ferro diminuem, também diminui a capacidade do organismo produzir hemácias. O resultado é a anemia ferropriva. Essa doença se caracteriza por: fadiga, fraqueza, palidez, falta de ar, palpitações e maior suscetibilidade a infecções.

Alguns estudos correlacionam o excesso de ferro a um maior risco de doenças crônicas. Entre elas: doenças cardíacas e câncer de cólon. O excesso de ferro pode ser perigoso, sobretudo para adultos com tendência genética a absorvê-lo em excesso (hemocromatose). Crianças também são especialmente sensíveis à dosagem excessiva de ferro.

Se você reparou alguns dos sintomas listados acima, procure o seu médico. A deficiência de ferro pode causar danos à sua saúde, além de ser a causa de doenças graves.

Atenção! Os suplementos de ferro só devem ser tomados sob supervisão médica. A automedicação pode ser perigosa! Além disso, pode mascarar uma causa de anemia, como uma úlcera que esteja sangrando.

Fonte: Seleções

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Vendedor agredido por segurança de festa no Crato diz que crime foi motivado por racismo

Um vendedor de 26 anos denuncia que foi vítima de racismo após ser brutalmente agredido por seguranças de uma festa particular no último sábado (6) no Crato. O vendedor afirma que não houve qualquer conflito que motivasse as agressões e que estava acompanhado de um amigo branco, que não sofreu nenhuma agressão.

Procurada, a segurança da festa informou que foi feita a apuração dos fatos e que o vendedor foi colocado para fora da festa depois de uma situação nos banheiros e por briga no evento. No lado externo, ainda segundo a segurança da festa, ocorreu outra situação com outras pessoas que saíam do evento. Nesse segundo caso, a segurança afirma não ter nenhum envolvimento.

"Eu estava de saída da festa. Quando eu voltei para pedir desculpas, ele [um segurança] só informou que eu saísse fora porque senão ia sobrar para mim. Quando cheguei no portão, os seguranças me abordaram já agredindo, me derrubaram, bateram, jogaram spray de pimenta no meu rosto. Eu fiquei cego, sem enxergar nada. Com o outro cara que estava comigo eles não fizeram nada. Eu creio que seja alguma coisa de racismo", relatou o homem, que preferiu não se identificar.

O vendedor disse, ainda, que ficou de joelhos pedindo para pararem as agressões, mas não foi ouvido.

"Eu sou negro e só quero justiça porque eu não fiz nada, eu fiquei de joelhos, pedi para parar, sem saber o que estava acontecendo porque eu não fiz nada. Eu não agredi ninguém, não parti para cima para agredir eles nem nada", relatou.

Denúncia contra a PM
O homem também denunciou que, após as agressões e com o corpo todo machucado, avistou um carro da Polícia Militar (PM) passando em frente ao evento e pediu ajuda. Contudo, ele afirma não ter recebido suporte e que os agentes que estavam no veículo não pararam para ouvi-lo.

Sobre a denúncia contra o comportamento dos policiais militares, a PM informou que os dados repassados pelo homem não foram precisos para localizar o suposto carro da PM e os agentes que atenderam a ocorrência.

A PM comunicou que, formalmente, não foi chamada e que não há registros sobre o acontecimento. A corporação frisou que não concorda com desvios de conduta por parte dos PMs e repudiou qualquer ação que vá de encontro aos valores e deveres da corporação.

O posicionamento da PM contradiz a nota enviada pela Secretaria da Segurança Pública do Ceará, que informou que uma equipe da PM esteve no local e colheu indícios que vão ajudar nas investigações. A Secretaria confirmou que a Delegacia Regional do Crato é a responsável pela investigação do caso.

Fonte: g1 CE

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Após desistência de Renata Almeida, Jade Romero será vice de Elmano Freitas

A ex-secretária executiva dos Esportes do Ceará, Jade Romero, será a candidata a vice na chapa de Elmano de Freitas pelo Governo do Ceará. Ela foi indicada em substituição à fisioterapeuta Renata Almeida (MDB), que desistiu da disputa no sábado (6). O anúncio foi feito nesta terça. Ela é militante há vários anos do MDB e próxima de Eunício Oliveira (MDB) no partido.

"Anuncio a ex-secretária Executiva do Governo do Estado, Jade Romero (MDB), como nossa candidata a vice-governadora. Jade é graduada em Gestão Pública e mestranda em Administração Pública. Sempre esteve envolvida em projetos sociais e ações para as crianças e a juventude", divulgou Elmano nas redes sociais.

"Anunciamos a ex-secretária Executiva do Governo do Estado, Jade Romero (MDB), como nossa candidata a vice-governadora. Jade é graduada em Gestão Pública e mestranda em Administração Pública. Sempre esteve envolvida em projetos sociais e ações para as crianças e a juventude. Casada com Marcelo Paz, é mãe de 2 filhos, Igor e Mateo. Mulher de garra, Jade Romero se junta a Elmano governador, Camilo senador, Lula presidente, e ao povo cearense nessa caminhada por um Ceará cada vez mais forte", publicou Camilo.

Desistência da primeira indicada
Renata justificou a desistência sábado ao ter sido alvo de "série de ataques" nas redes sociais, com fake news contra a honra familiar. "Lamento muito, mas, para proteger meus filhos e minha família, minha decisão de saída é em caráter definitivo”, diz. Ela diz que segue defendendo as candidaturas de Elmano, Camilo Santana (PT) a senador e Lula (PT) para presidente.

“Entendo que a política deve ser usada para promover o bem e a união, e jamais para agredir as pessoas e tentar destruir reputações por parte de adversários”, disse ainda Renata na mesma nota divulgada nas redes sociais.

Desde sábado, a coligação de Elmano discutiu a substituição da emedebista. Renata havia sido indicada para a posição na chapa do PT pelo ex-senador Eunício Oliveira (MDB). Depois de diversas horas de reunião, o grupo chegou na definição pela substituição por Jade Romero.

Companheiro de chapa de Renata por breve intervalo, Elmano manifestou solidariedade e disse que o novo nome para vice está em discussão. "Solidariedade à Renata Almeida diante de ataques sofridos por ela e pela família nas redes sociais, e respeito à sua decisão pessoal de sair da disputa. A campanha discute novo nome para seguirmos firmes na luta por um Ceará cada vez mais forte", publicou em redes sociais.

O candidato a senador e ex-governador Camilo Santana também se manifestou sobre o caso em seu perfil nas redes sociais: "Respeitamos a decisão pessoal de Renata Almeida de sair da disputa na vice e prestamos solidariedade pelos ataques que sofreu junto com sua família nas redes sociais. O projeto segue firme. Nossa luta é por um Ceará cada vez mais justo e solidário, livre da intolerância e do ódio”, disse.

Vereadora do PT em Fortaleza que chegou a ser cotada para a disputa pelo Governo do Estado, Larissa Gaspar também prestou solidariedade à fisioterapeuta. “Minha solidariedade à Renata Almeida que decidiu sair da disputa para vice de Elmano pelas fake news envolvendo seu nome, a fim de proteger sua família e filhos. É inadmissível esta violência que nos acomete e que cria obstáculos a nossa participação política”, afirmou.

Horas antes da desistência, Elmano Freitas tinha destacado o perfil da então candidata em suas redes sociais. Em publicação no Twitter, ele elogiou atuação da companheira de chapa, “pautada em causas sociais e projetos para a melhoria da saúde pública do estado”.

Camilo também destacou participação de Renata em sua gestão no Governo do Ceará: “Trabalhou na então Secretaria do Desenvolvimento e Trabalho, do Governo do Estado, e na gestão de Unidade de Abrigo para Idosos, onde realizou parcerias importantes com a universidade e iniciativa privada”, disse.

Por Carlos Mazza

Fonte: O Povo

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Ceará vacinou apenas 6,5% das crianças de 3 a 4 anos contra Covid-19 desde início da vacinação

O Ceará vacinou apenas 16.954 crianças de três a quatro anos contra a Covid-19 desde o início da imunização dessa faixa etária no estado, em 18 de julho. O número representa apenas 6,5% do público indicado a receber a vacina, de 262.214 pessoas, conforme a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa-CE).

Na ocasião do início da vacinação, o Ceará contava com baixo estoque do imunizante. Para essa faixa etária, havia 27.640 doses distribuídas no estado até o último domingo (7). No entanto, os níveis da vacinação no estado decorrem da baixa adesão do público-alvo — o número de doses distribuídas é maior do que o de crianças que foram se vacinar.

Ao todo, dos 186 municípios cearenses, 112 não aplicaram uma dose sequer da vacina, mesmo com estoques baixos. As cidades com os índices mais altos de imunização de crianças de três a quatro anos conforme as metas municipais são Tarrafas (67,6%), Monsenhor Tabosa (62,1%), Poranga (57,6%) e Guaramiranga (51,4%).

Na cidade de Deputado Irapuan Pinheiro, a plataforma registra aplicação de 140 doses para primeira e segunda doses (D1 e D2) no município, que tem 275 crianças indicadas na meta de imunização. O estoque, porém, encontra-se com apenas 30 doses distribuídas. A reportagem buscou a secretaria municipal de Saúde para saber o status da vacinação do município, mas ainda não recebeu retorno até a última atualização desta matéria.

Distribuição de vacinas
O Vacinômetro, plataforma da Sesa-CE, indica que o último lote da vacina CoronaVac, da fabricante Sinovac, chegou ao estado no dia 25 de fevereiro. Naquele momento, o Ceará recebeu 441.600 doses para imunização do público infantil, inclusive para cinco anos ou mais.

O estado recebeu, depois dessa data, outras cargas de doses para vacinação de crianças. No entanto, apenas a vacina CoronaVac infantil foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para imunização de pessoas de três e quatro anos.

A imunização de crianças acima dessa idade pode ser realizada com a vacina Pfizer pediátrica. O último lote desse imunizante chegou em 12 de abril, com 108.900 doses.

A reportagem buscou a Sesa para saber se há previsão de envio de mais doses ao estado para vacinação de crianças de três a quatro anos, além de quantas vacinas devem chegar em eventual novo lote, mas ainda não recebeu resposta até a última atualização desta matéria.

Fonte: g1 CE
 
Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

IACC realizará capacitação sobre o diagnóstico precoce do câncer infantil em Caririaçu

O Instituto de Apoio à Criança com Câncer, IACC, promoverá uma capacitação para os médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde da cidade de Caririaçu. A ação está marcada para quarta-feira (10), às 09:00h, e busca habilitar os profissionais da saúde do município a detectar sintomas e fazer diagnósticos precoce do câncer infanto-juvenil. Vagner Martins, oncologista pediátrico, irá ministrar a capacitação e orientar medidas que devem ser tomadas para fortalecer a rede de atenção ao câncer entre crianças e adolescentes de 0 a 19 anos.

A Capacitação é um projeto pensado pela IACC com objetivo de diagnosticar o câncer infantil de forma precoce, visto que a taxa de cura é de 80% se a doença for identificada antecipadamente e o tratamento for realizado nos centros especializados. Cabe ressaltar ainda, que Caririaçu também sediará a Caravana do Bem, no dia 24 de agosto. O IACC planeja fazer um evento especial com atividades de assistência social em conjunto com consultas de investigação de possíveis casos de câncer infanto-juvenil.

O IACC foi fundado em 2010, com o objetivo de oferecer suporte às famílias de crianças de 0 a 19 anos de toda a região do Cariri, portadores de câncer. O objetivo da instituição é aplicar recursos para promover assistência completa e gratuita desde o diagnóstico precoce até a cura. A fim de oferecer qualidade de vida durante e após o tratamento.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

WhatsApp libera esconder status online e sair silenciosamente de grupos

O WhatsApp divulgou nesta terça-feira (9) novos recursos do aplicativo de mensagens. Ainda este mês será possível sair silenciosamente de grupos, esconder o status online e bloquear capturas de tela em mensagens de visualização única.

"Estamos focados em desenvolver recursos que capacitem as pessoas a ter mais controle e privacidade sobre suas mensagens", afirma por nota Ami Vora, vice-presidente de produto do aplicativo.

Em meio a pressões regulatórias e escândalos relacionados à privacidade, as big techs têm apostado em segurança para conquistar os usuários.

Há anos é possível omitir a exibição da última vez em que se esteve ativo, mas uma vez online, o status aparece a todos os contatos. Agora, será possível selecionar quem pode ou quem não pode ver o seus status.

"Todos nós temos momentos em que gostaríamos de verificar nosso WhatsApp sem interações", afirma a empresa.

O recente recurso de mídias de visualização única, que somem após a abertura do arquivo pelo interlocutor, ganhará uma nova ferramenta: o bloqueio de captura de tela, que ainda está sendo testado.

Por último, a partir de hoje, a saída de grupos não notificará todos os usuários, apenas os administradores.

"Continuaremos criando novas maneiras de proteger suas mensagens e mantê-las tão privadas e seguras quanto as conversas presenciais", afirma o presidente-executivo da Meta, dona do WhatsApp, Mark Zuckerberg.

Fonte: Folhapress

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

"Nesse momento, não", diz Izolda sobre declarar apoio a candidatos ao Governo

A governadora Izolda Cela (sem partido) voltou a dizer que não irá demonstrar apoio a nenhuma das candidaturas ao Governo do Ceará, pelo menos não neste momento. A negativa ocorreu durante entrevista coletiva realizada ontem, no Shopping Benfica, em Fortaleza, onde houve a inauguração de um posto de atendimento do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran). 

"Meu foco no momento é a gestão. Poder me concentrar no serviço. Graças a Deus temos uma rotina bem vigorosa, animada; de entregas de obras aqui, em Fortaleza, Região Metropolitana e Interior", disse na coletiva. Ela, no entanto, não descartou a possibilidade de subir em algum dos palanques noutro momento. 

Izolda também comentou a decisão da candidatura de Elmano Freitas (PT) de escolher uma mulher como vice-candidata ao Abolição. "Essa representação é fundamental na sociedade. Penso que avançamos, talvez não com a velocidade e o rigor que desejamos, mas pouco a pouco estamos expandindo essa participação. Ainda é um espaço desafiador, predominantemente masculino. Mas acho muito importante (a participação)", pontuou.

Indicada inicialmente, Renata Almeida, contudo, renunciou ao posto após afirmar ter sofrido ataques nas redes sociais. Outro nome é discutido pela cúpula do MDB para disputar o governo como vice de Elmano. 

Por Deusdedit Neto

Fonte: O Povo

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Ministério da Saúde dá início à campanha nacional para vacinar crianças e adolescentes contra pólio e outras doenças

Começou no Brasil nesta segunda-feira (8) duas campanhas de vacinação – uma contra a poliomielite com foco em crianças menores de 5 anos e outra para atualizar a caderneta vacinal dos menores de 15 contra diversas doenças.

A iniciativa do Ministério da Saúde visa contornar as baixas taxas de vacinação no país e será realizada até o dia 9 de setembro. Cerca de 40 mil postos de vacinação estarão abertos para aplicar as doses das 18 vacinas previstas pelo calendário nacional para esse público.

Somente no ano passado, as principais vacinas previstas no calendário infantil tiveram índices abaixo de 73%, enquanto a faixa de cobertura recomendada gira em torno de 90% e 95%.

Poliomielite: crianças menores de 5 anos
A campanha nacional contra a pólio busca alcançar crianças menores de 5 anos que ainda não foram vacinadas com as primeiras doses do imunizante (que é aplicado as 2, 4 e 6 meses de idade, via injeção intramuscular) ou que ainda não tomaram as doses de reforço.

Esse reforço, previsto pelo Calendário Nacional de Vacinação, é aplicado aos 15 meses e aos 4 anos de idade. São essas vacinas que são aplicadas via oral. A meta do Ministério é alcançar 95% desse público.

A doença, também chamada de paralisia infantil, tem certificado de erradicação no país desde 1994, mas a baixa cobertura vacinal nos últimos anos preocupa especialistas.

Segundo os últimos dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde consultados pela reportagem, a cobertura contra a poliomielite no Brasil não chegou ainda aos 50% do público-alvo neste ano.

A ausência da Caderneta de Vacinação não é um impeditivo para se vacinar. O Ministério orienta a quem perdeu o documento procurar o posto de saúde onde as vacinas foram aplicadas para resgatar o histórico de vacinação e fazer a segunda via.

Multivacinação de crianças e adolescentes
No caso da campanha de multivacinação, o Ministério da Saúde espera atualizar o esquema previsto pelo PNI para crianças e adolescentes menores de 15 anos.

As vacinas que estarão disponíveis nos postos de vacinação são contra a hepatite, pneumonia, rotavírus, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, varicela, HPV, difteria, meningite, entre outras.

O Ministério da Saúde explica que, para crianças com mais de três anos de idade, esses imunizantes poderão ser administrados de maneira simultânea com a vacina contra a Covid-19 ou durante qualquer intervalo de aplicação.

A pasta ressalta que todos os imunizantes são seguros e estão registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Fonte: g1

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Auxílio Brasil começa a ser pago hoje com novo valor; veja calendário e como saber se foi aprovado

O Auxílio Brasil de agosto começa a ser pago nesta terça-feira (9) com novo valor - R$ 600 até dezembro - e inclui 2,2 milhões de famílias na folha de pagamento que vai custar R$ 12,1 bilhões este mês. Com a entrada de milhares que estava na fila de espera do programa, o benefício vai ser pago a 20,2 milhões de famílias e o valor médio será de R$ 607,88.

O calendário do Auxílio Brasil de agosto foi antecipado neste mês. Os primeiros a receber vão ser os beneficiários com número do NIS de final 1. Os depósitos continuam sendo feitos seguindo a ordem do número final do NIS (veja como consultar o número) e somente em dias de semana até 22 de agosto (veja calendário completo abaixo).

A antecipação do calendário, porém, foi confirmada apenas para o mês de agosto. De setembro a dezembro, as datas de pagamento previstas seguem as mesmas.

O aumento de R$ 200 reais vai ser pago até dezembro e foi aprovado pela Emenda Constitucional 123, a chamada "PEC Kamikaze", que criou um estado de emergência para aumentar as despesas do governo fora do teto de gastos e driblou a lei eleitoral, que proíbe aumento de benefícios sociais em ano de eleições.

As 5,7 milhões de famílias do Auxílio Brasil que recebem o Vale-Gás também vão receber o benefício em dobro em agosto, outubro e dezembro, nas mesmas datas de pagamento do Auxílio Brasil. O novo valor do Vale-Gás até o fim do ano será de R$ 110.


Em julho, o Auxílio Brasil foi pago para 18,13 milhões de famílias. O valor médio do benefício no mês é de R$ 408,80 - com mínimo de R$ 400 por família.

Além do benefício principal, o programa que substituiu o Bolsa Família conta com rendas complementares que variam de acordo com os perfis das famílias, como a Bolsa Esporte Escolar, a Bolsa de Iniciação Científica e a Inclusão Produtiva Rural.

Como saber se fui aprovado no Auxílio Brasil?
Com 2,2 milhões de novas famílias aprovadas no Auxílio Brasil, muita gente que estava na fila de espera quer saber se terá direito ao Auxílio Brasil e qual o valor vai ser pago. Para consultar, o beneficiário pode ir no aplicativo Auxílio Brasil GovBr (oficial do programa) ou no aplicativo Caixa Tem, ambos da Caixa Econômica Federal (veja abaixo os links e como baixar no seu celular).

Disponíveis nas lojas de aplicativos das plataformas de celulares e tablets dos sistemas Android e IOS, os aplicativos Auxílio Brasil e Caixa Tem permitem aos beneficiários consultar a disponibilidade do benefício, o valor das parcelas e os calendários de pagamento.

Clique nos links abaixo para baixar os aplicativos no seu celular ou tablet:


Quem já recebia o Bolsa Família pelo aplicativo Caixa Tem, em conta Poupança Social Digital, vai receber o Auxílio Brasil da mesma forma e vai poder seguir movimentando o dinheiro pelo aplicativo, pagando contas e fazendo compras.

A consulta pode ser feita pelo CPF nos aplicativos. Se preferir, o beneficiário pode fazer a consulta por telefone e ligar em dois números: no 121, para checar as informações no Ministério da Cidadania, ou no número 111, da central de atendimento da Caixa Econômica Federal, responsável pelos pagamentos do programa social.

Bolsa Família x Auxílio Brasil, o que mudou?
Nada muda para quem já recebia o Bolsa Família. Os cartões e senhas utilizados para saque do Bolsa Família continuam válidos e podem ser utilizados para o recebimento do Auxílio Brasil até que novos cartões sejam emitidos.

Quem recebia o Bolsa Família pelo aplicativo Caixa Tem, em conta Poupança Social Digital, recebe o Auxílio Brasil da mesma forma e vai poder seguir movimentando o dinheiro pelo aplicativo.

As pessoas também podem usar os mesmos canais para sacar o benefício e para tirar dúvidas e checar informações. São eles: aplicativo Caixa Tem, terminais de autoatendimento, casas lotéricas, correspondentes Caixa Aqui, além das agências da Caixa.

Qual o aplicativo oficial do Auxílio Brasil?
No aplicativo do Auxílio Brasil, o beneficiário pode consultar a disponibilidade do seu benefício pelo novo app, valor e data de pagamento, entre outras informações. O aplicativo do Auxílio Brasil está disponível nas plataformas Android e iOS (clique no link do seu sistema operacional para baixar o app).

Quem já tem o aplicativo do Bolsa Família instalado terá atualização automática. Quem preferir pode tirar dúvidas sobre o benefício no Atendimento Caixa ao Cidadão pelo telefone 111.

Como saber se tenho direito ao Auxílio Brasil?
Podem participar do Auxílio Brasil as famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza que tenham gestantes, mães que amamentam, crianças, adolescentes e jovens entre 0 e 21 anos incompletos.

As famílias extremamente pobres são aquelas que têm renda familiar per capita de zero a R$ 100,00 (cem reais). As famílias pobres são aquelas que têm renda familiar per capita de R$ 100,01 (cem reais e um centavo) a R$ 200,00 (duzentos reais).

Para se candidatar ao Programa é necessário que a família esteja inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e tenha atualizado seus dados cadastrais nos últimos 2 anos. Caso atender aos requisitos de renda e não esteja inscrito, procure o responsável pelo Programa Auxílio Brasil na prefeitura de sua cidade para realizar o cadastramento no Cadastro Único.

O cadastramento é um pré-requisito, mas não implica a entrada imediata da família no Programa. Mensalmente, o Ministério da Cidadania seleciona, de forma automatizada, as famílias que serão incluídas para receber o benefício.

Requisitos para receber o Auxílio Brasil

• Estar cadastrado, pela prefeitura, no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal;
• Ser selecionado pelo Ministério da Cidadania;
• Estar em situação de pobreza ou de extrema pobreza. Para as famílias em situação de pobreza é necessário que apresentem, em sua composição, gestantes, nutrizes (mães que amamentam), crianças, adolescentes ou jovens entre 0 e 21 anos incompletos.

O que é preciso para continuar recebendo?

• Realização do pré-natal;
• Acompanhamento do calendário nacional de vacinação;
• Acompanhamento do estado nutricional;
• Frequência escolar mínima definida em regulamento;
• Matrícula em estabelecimento de ensino regular para jovens entre 18 a 21 anos.

Como saber o valor do Auxílio Brasil?
Concedido somente às famílias em extrema pobreza, o benefício básico do Auxílio Brasil passa de R$ 89 para R$ 100. Já as parcelas variáveis, com valor de R$ 41, sobem para R$ 49. O Benefício Variável Vinculado ao Adolescente vai de R$ 48 para R$ 57.

No Auxílio Brasil, a estrutura básica foi simplificada para Benefício Primeira Infância, Benefício Composição Familiar e Benefício de Superação da Extrema Pobreza e vão ter os seguintes valores:

Benefício Primeira Infância: para famílias com crianças de zero a 36 meses, será pago mensalmente, no valor de R$ 130 (cento e trinta reais) por integrante, até o limite de cinco pessoas.
Benefício Composição Familiar: para famílias com gestantes ou pessoas de três a 21 anos, será pago mensalmente, no valor de R$ 65 (sessenta e cinco reais) por integrante, até o limite de cinco benefícios por família.
Benefício de Superação da Extrema Pobreza: para famílias cuja renda familiar por pessoa, calculada após o acréscimo dos benefícios Primeira Infância e Composição Familiar, for igual ou inferior ao valor da linha de extrema pobreza (R$ 100).

Benefícios Complementares
O decreto que criou o programa define também os valores dos benefícios complementares do Auxílio Brasil e que serão pagos da seguinte forma:

Auxílio Esporte Escolar - pagará um benefício mensal de R$ 100, por 12 meses, a estudantes integrantes de famílias beneficiárias do programa, com idades entre 12 e 17 anos incompletos, que conquistaram até a terceira colocação em competições oficiais do sistema de jogos escolares brasileiros, em âmbito nacional, distrital ou estadual. A família receberá, também, uma parcela única de R$ 1.000.
Bolsa de Iniciação Científica Júnior - pagará um benefício mensal de R$ 100, por 12 meses, a estudantes das famílias integrantes do Auxílio Brasil que tenham se destacado em competições acadêmicas e científicas, de abrangência nacional, vinculadas a temas da educação básica. A família receberá, também, uma parcela única de R$ 1.000.
Auxílio Criança Cidadã - será concedido às famílias beneficiárias do Auxílio Brasil que tenham em sua composição crianças com idade de zero até 48 meses incompletos. O benefício será pago diretamente aos estabelecimentos educacionais, na etapa creche, com e sem fins lucrativos, quando não existirem vagas na rede educacional pública ou privada conveniada com o Poder Público. O valor mensal do Auxílio Criança Cidadã será de R$ 200 para crianças matriculadas em turno parcial e de R$ 300 para crianças em turno integral.
Auxílio Inclusão Produtiva Rural - vai pagar um benefício mensal de R$ 200 a famílias beneficiárias do Auxílio Brasil que tenham em sua composição agricultores familiares.
Auxílio Inclusão Produtiva Urbana - pagará um benefício mensal de R$ 200 a famílias atendidas pelo Programa Auxílio Brasil, desde que haja a comprovação de vínculo de emprego formal de um dos seus integrantes.
Benefício Compensatório de Transição - é destinado às famílias que integravam o extinto Bolsa Família e que tiverem redução no valor financeiro total dos benefícios recebidos, em decorrência do enquadramento na nova estrutura do Auxílio Brasil. Essas famílias receberão um valor adicional.

Fonte: Valor Investe

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

09 de agosto

1173 - Tem início a construção da Torre de Pisa, que só viria a ser terminada dois séculos depois.
1483 - É inaugurada a Capela Sistina, com o famoso fresco de Michelangelo no teto, A Criação de Adão.
1945 - Segunda Guerra Mundial: os Estados Unidos lançam sobre Nagasaki a bomba atômica apelidada de Fat Man.

Nasceram neste dia…
1896 - Jean Piaget, psicólogo suíço (m. 1980).
1931 - Mário Jorge Zagallo (foto), ex-futebolista e treinador brasileiro.
1939 - Romano Prodi, político italiano.

Morreram neste dia…
  117 - Trajano, imperador romano (n. 53).
1534 - Tomás Caetano, teólogo italiano (n. 1469).
1975 - Dmitri Shostakovitch, compositor russo (n. 1906).

Fonte: Wikipédia

AddThis