Ciclista pergunta a Bolsonaro sobre Queiroz, que nervoso responde: 'Tá com sua mãe'

O presidente Jair Bolsonaro conversava com apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada neste sábado (5) quando um homem perguntou sobre Fabrício Queiroz, ex-assessor do hoje senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ).  

“Tá com sua mãe”, respondeu o presidente.

Bolsonaro andou de moto no terreno do palácio e parou para falar com visitantes. 

Depois de ouvir elogios, conversar brevemente e tirar fotos, escutou a pergunta, feita por um homem que estava de bicicleta e que não se identificou. 

“E o Queiroz?” Bolsonaro então respondeu duas vezes “tá com sua mãe” enquanto colocava o capacete para retornar ao palácio.

Após a saída do presidente, um apoiador de Bolsonaro chegou a bater boca com o ciclista, mas depois ambos deixaram o local.

O Ministério Público do Rio de Janeiro chegou a abrir investigação sobre suspeitas de peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa no caso que envolve o filho do presidente.

As suspeitas estão ligadas ao gabinete de Flávio na Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro). O filho do presidente foi deputado estadual de 2003 a 2018.

A Promotoria suspeita de um esquema conhecido como “rachadinha”, em que servidores são coagidos a devolver parte do salário para os deputados. A apuração tem origem em relatório do Coaf (hoje chamado de Unidade de Inteligência Financeira) que apontou movimentações atípicas na conta de Fabrício Queiroz, ex-assessor de Flávio.

Flávio é investigado por peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Os crimes supostamente praticados estão ligados ao gabinete dele na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

O filho do presidente foi deputado estadual de 2003 a 2018 e, segundo o Ministério Público, há indícios robustos desses crimes de 2007 a 2018, período em que Fabrício Queiroz, pivô da investigação, trabalhou com o então deputado estadual como uma espécie de chefe de gabinete.

Relatório do Coaf apontou uma movimentação atípica de R$ 1,2 milhão na conta bancária do ex-assessor de Flávio na Assembleia Legislativa do Rio, de janeiro de 2016 a janeiro de 2017. Além do volume movimentado, chamou a atenção a forma com que as operações se davam: depósitos e saques em dinheiro vivo, em data próxima do pagamento de servidores da Assembleia.

Queiroz já admitiu que recebia parte dos valores dos salários dos colegas de gabinete. Ele diz que usava esse dinheiro para remunerar assessores informais de Flávio, sem o conhecimento do então deputado. 

Como mostrou reportagem da Folha, a quebra de sigilo bancário e fiscal autorizada pela Justiça na investigação do Ministério Público do Rio sobre Flávio atingiu pessoas que nem sequer foram nomeadas pelo senador e não tiveram nenhuma transação financeira com Queiroz.

A peça do Ministério Público também atribui equivocadamente ao gabinete de Flávio uma servidora da Assembleia que acumulou outro emprego e apresenta falhas ao relatar suspeitas contra Queiroz. 

Em entrevista à Folha em julho, Wassef afirmou que barbaridades foram cometidas na investigação contra Flavio. “O que não podemos é o poder ilimitado e sem controle de alguns membros do Ministério Público adentrar na vida financeira de qualquer indivíduo”, afirmou o advogado.

Em julho, a pedido da defesa do senador, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, suspendeu investigações criminais envolvendo relatórios de órgãos de controle (Coaf, Banco Central e Receita Federal) que especifiquem dados bancários detalhados sem que tenha havido autorização da Justiça para tal.

Na prática, a decisão paralisa a apuração do Ministério Público do Rio sobre o filho do presidente. Também atinge outros inquéritos e procedimentos de investigação criminal (tipo de apuração preliminar), de todas as instâncias da Justiça, baseados em informações desses órgãos de controle. O julgamento da questão no plenário da corte está marcado para 21 de novembro, mas Toffoli pode antecipá-lo.

Fonte: Folha.com

Curta nossa página no Facebook

Em praça do Crato, projeto oferece gratuitamente mais de mil livros

Mais de mil livros foram distribuidos pelo projeto Livro na Praça, realizado pelo Instituto Cultural do Cariri, que movimentou a Praça Siqueira Campos na manhã deste sábado (5), no município do Crato.

De acordo com o escritor José Flávio Vieira, organizador do evento, o projeto gira por todo o Brasil há 17 anos, tendo origem em Belo Horizonte. "O intuito é incentivar a leitura. Todo ano, livros novos são lançados e a gente distribui gratuitamente na praça. Mais de 50 mil livros já foram dados ao longo desses 17 anos e quase 300 escritores participaram da ação", afirma.

José Flávio reforça, ainda, que em todas as edições um livro é lançado e distribuído, assim como os outros, já mais antigos. Segundo ele, a intenção do evento é de que lançamentos de escritores caririenses sejam contemplados nas próximas edições, a partir do próximo ano.

A estudante Maria Eduarda, 12, curtiu a ideia. Segundo ela, é uma proposta interessante, pois "quem nao tem dinheiro pra comprar um livro, pode pegar um e aprender coisas novas. Tem que aproveitar", completa.

Não só as crianças, porém, tiram proveito do evento, que busca contemplar todas as idades. A babá Juliana Ferreira foi à praça para acompanhar a irmã Luane Feitosa, de apenas 5 anos, e aproveitou para encontrar uma boa leitura. "Eu acho muito interessante. Tô buscando livro para nós duas, já encontrei um aqui que eu nunca li e vou levar para casa", afirma. 

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página o Facebook

Programa do Governo do Ceará é reconhecido como melhor ação em desenvolvimento infantil do país

O Programa Mais Infância Ceará, instituído política pública em fevereiro desse ano, ganhou premiação da Rede Alumni, que executa o Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância (ELP), oferecido pelo NCPI (Núcleo Ciência Pela Infância), como a melhor prática em desenvolvimento infantil. Junto de outros projetos, a ação foi reconhecida pela comissão julgadora nessa sexta-feira (4), que premiou a iniciativa cearense como destaque nacional.

A avaliação analisou qual o projeto compartilhou o conteúdo mais relevante para qualificar a implementação de programas políticos de primeira infância e que mais contribuiu para o desenvolvimento da primeira infância e atenção a família e crianças em situação de vulnerabilidade. Nos dois critérios, o Mais Infância Ceará levou o maior número de votos e atestou como iniciativa destaque, que recebeu uma bolsa para o Programa de Liderança Executiva de 2020, em Havard.

“No Ceará, a criança é prioridade. Tanto que o Governo do Estado vem fazendo uma série de investimentos para melhorar a vida das crianças cearenses. Expandir os conhecimentos e buscar inovações é fundamental na realização de novas ações, por isso o Mais Infância Ceará está presente em eventos estaduais, nacionais e internacionais. Precisamos, claro, apresentar os resultados, mas também trocar experiências com especialistas na área infantil”, destaca Onélia Santana.


O Programa
Criado em agosto de 2015, o Programa Mais Infância Ceará defende a necessidade de se ter um olhar especial e mais dedicado à infância, a partir de um diagnóstico da situação do Estado na área e do mapeamento das ações voltadas para o segmento nas diferentes secretarias estaduais. A iniciativa, que abrange os 184 municípios cearenses, busca contemplar a complexidade de promover o desenvolvimento infantil, estruturando-se em quatro pilares: Tempo de Crescer, Tempo de Brincar, Tempo de Aprender e Tempo de Nascer.

O Tempo de Crescer contempla a construção de uma rede de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de serviços e formações de profissionais. Já o Tempo de Brincar foca nos benefícios do jogo infantil para o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional das crianças. No Tempo de Aprender, compreende-se a escola como direito de todos, buscando atender a meta de universalizar a oferta de pré-escola e ampliar a oferta de creches com a construção e a qualificação dos Centros de Educação Infantil – CEIs. Por fim, o Tempo de Nascer que contempla a reestruturação alinhada de cuidado materno-infantil a partir da atenção à gestação de alto risco, visando a redução da morbimortalidade materna e perinatal.

Impacto Social
Os estudos sobre o impacto de programas sociais voltados à primeira infância renderam ao economista americano James Heckman o Prêmio Nobel de Economia. Heckman comprovou que políticas públicas focadas nesse período da evolução humana têm potencial de gerar verdadeiras revoluções sociais. O levantamento envolveu economistas, psicólogos, sociólogos, estatísticos e neurocientistas. O estudo apontou que o investimento em programas de aprendizagem precoce podem impulsionar resultados educacionais, econômicos e de saúde.

Assessoria de Imprensa/Governo do Estado

Curta nossa página no Facebook

Ministro do Turismo é denunciado pelo MP-MG por candidaturas-laranja do PSL

O Ministério Público Eleitoral de Minas Gerais denunciou, na tarde desta sexta-feira (4), o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio (PSL), por três crimes envolvendo candidaturas-laranja do partido em 2018. Outra dez pessoas também foram denunciadas. Os crimes são de falsidade ideológica, apropriação indébita eleitoral, que é quando o candidato se apropria com os recursos destinados ao financiamento eleitoral para proveito próprio, e associação criminosa.

O indiciamento do ministro pela Polícia Federal foi nesta quinta-feira (3), pelo crime eleitoral de omissão na prestação de contas e também pelo crime de associação criminosa. As investigações foram feitas de forma conjunta entre PF e Ministério Público.

Pela investigação, o partido inscreveu candidatas sem a intenção de que elas fossem, de fato, eleitas. Isso porque o Tribunal Superior Eleitoral decidiu que pelo menos 30% dos recursos do fundo eleitoral devem ser destinados a candidaturas femininas.

"O que se percebeu no âmbito do Ministério Público, de acordo com a prova dos autos, a formação de uma associação criminosa com o objetivo de direcionar recursos recebidos pelas candidatas mulheres para outros candidatos homens no curso da investigação. Diante desse contexto, pela prova produzida nos autos, chegou-se a conclusão de que havia duas lideranças, na verdade um beneficiário direto, o denunciado Irineu, e talvez a liderança direta dessa associação, o denunciado Marcelo", disse o promotor de Justiça Eleitoral, Fernando Abreu.

Marcelo Álvaro Antônio é citado em depoimentos na investigação sobre o uso de candidaturas de mulheres na eleição de 2018 para desvio da verba eleitoral no estado.

Segundo inquérito da PF, ele "era e ainda é o 'dono' do PSL mineiro". À época dos crimes apontados, Marcelo era o presidente estadual do PSL, partido do presidente da República, Jair Bolsonaro.

No indiciamento, a PF afirma que o então presidente do PSL em Minas "possuía o total domínio do fato, controle pleno da situação, com poder de decidir a continuidade ou interrupção do repasse de recursos do fundo partidário".

Em nota, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, afirmou que ainda ainda não foi notificado sobre o indiciamento, mas que confia na Justiça e que sua inocência será comprovada. Ele nega ter cometido qualquer irregularidade na campanha de 2018 e diz ser alvo de uma "campanha difamatória e mentirosa".

Em nova nota divulgada durante a noite a defesa de Marcel Alvaro Antônio afirma que "Embora o ministro tenha ocupado a posição de presidente do partido, ele não exerceu qualquer ato relacionado ao objeto das apurações. E apesar de ter sido profundamente investigado durante esses 8 meses de inquérito instaurado não há um depoimento ou prova sequer que demonstre qualquer ilícito imputável ao Ministro" (Leia ao fim da reportagem nota na íntegra).

Ao blog de Valdo Cruz, o porta-voz da Presidência, general Otávio Rêgo Barros, disse que o presidente Jair Bolsonaro vai manter o ministro no cargo. “O presidente da República aguardará o desenrolar do processo. O ministro permanece no cargo”, disse".

O PSL nacional disse que não vai comentar o caso.

O indiciamento das 10 pessoas, excluindo o ministro, já havia sido feito pela PF em junho deste ano. O processo está em segredo de Justiça.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), a advogada Fernanda Lage Martins da Costa, que defende as quatro mulheres suspeitas, já entrou com um pedido de habeas corpus no tribunal, que ainda não foi julgado. A advogada disse que não teve acesso ao processo e só vai se pronunciar depois de tomar conhecimento dos fatos.

Em nota o deputado estadual Professor Irineu disse que "recebeu com surpresa a notícia do seu indiciamento, hoje pela manhã, por parte da Polícia Federal. O deputado destaca que sua prestação de contas de campanha foi aprovada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG). Apesar da surpresa, o deputado estadual manifesta sua confiança e respeito à Polícia Federal e ao Ministério Público, e se mantem tranquilo com relação ao desdobramento das apurações. O deputado segue com a serenidade da lisura de todos os seus atos".

O G1 tenta contato com os demais denunciados.

Nota do ministro do Turismo

"O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, ainda não foi notificado oficialmente da decisão, mas reafirma sua confiança na Justiça e reforça sua convicção de que a verdade prevalecerá e sua inocência será comprovada. Assim como vem declarando desde o início da investigação, que teve como base uma campanha difamatória e mentirosa, o ministro reitera que não cometeu qualquer irregularidade na campanha eleitoral de 2018. Vale lembrar que esta é apenas mais uma etapa de investigação e o ministro segue confiante de que ficará comprovada sua inocência."

Nota divulgada pela defesa durante a noite desta sexta-feira

“Toda acusação só é válida se atender aos requisitos mínimos estabelecidos no art. 41 do CPP, jamais podendo haver persecução penal sem justa causa, conforme o art. 395 do CPP.

Não concordamos com os artifícios da teoria do domínio do fato, uma vez que, em matéria de Direito Penal, presumir conduta é um artifício e não se compatibiliza com diversos princípios constitucionais, como o da presunção de inocência, da legalidade e da intranscendência da pena.

Porém, a jurisprudência do STF vem firmando o entendimendo de que não há óbice para que a denúncia invoque a teoria do domínio do fato para dar suporte à imputação penal.

Mas desde que na denúncia estejam apontados indícios convergentes idôneos. Ou seja, é necessário que o denunciado não só tenha tido conhecimento do crime como também tenha agido ou se omitido finalisticamente a fim de que o crime fosse cometido.

Em outras palavras, não basta que o acusado se encontre em posição hierarquicamente superior, o que é o caso, conforme afirmado pelo delegado Marinho durante a audiência do Ministro ocorrida em 01 de outubro do corrente ano.

O próprio STF entende que não basta a posição de direção em uma determinada organização ou instituição, para que a teoria do domínio do fato se legitime.

Embora o ministro tenha ocupado a posição de presidente do partido, ele não exerceu qualquer ato relacionado ao objeto das apurações. E apesar de ter sido profundamente investigado durante esses 8 meses de inquérito instaurado não há um depoimento ou prova sequer que demonstre qualquer ilícito imputável ao Ministro.

Note que um partido, assim como as grandes corporações, bancos e etc, possui departamentos, setores responsáveis pelo trabalho técnico, de administração financeira e fiscalização contábil, exatamente porque nem mesmo os sócios, acionistas e presidente ou diretor têm a capacidade de certificar ou conhecer pessoalmente tudo o que se passa no âmbito dessas organizações.

Se há alguma conduta ilícita, somente quem a cometeu deve ser responsabilizado.

A denúncia que não contém o mínimo narrativo exigido pelo processo penal é insuficiente e inepta, pois inviabiliza a compreensão da acusação e compromete o pleno exercício da ampla defesa.

A denúncia pode ter as todas razões, menos jurídicas. É manifestamente inepta e carece de justa causa com relação ao Ministro Marcelo Álvaro Antonio, razão pela qual a defesa acredita que o judiciário irá apreciar de maneira isenta e rejeitá-la.” 

Fonte: G1

Curta nossa página no Facebook

Conheça os alimentos que mais causam alergias

A alergia alimentar é uma reação do sistema imunológico que ocorre logo depois da ingestão de um determinado alimento. O organismo reconhece algumas proteínas presentes como prejudiciais e toma uma série de medidas para se proteger, liberando, por exemplo, a histamina – substância responsável pela inflamação.

Essas reações alérgicas podem acontecer mesmo que o contato com o alimento tenha sido indireto (através do beijo, por exemplo). O problema pode desencadear sintomas que variam de leves (coceiras) até graves (anafilaxia, que pode levar à morte).

Intolerância X Alergia
É comum que as pessoas confundam alergia com intolerância – e vice-versa –, mas há maneiras de diferenciar uma da outra. De acordo com o Ministério da Saúde, a intolerância alimentar acontece quando o alimento não é digerido corretamente, o que faz com que os sintomas surjam principalmente no sistema gastrointestinal, causando dor de barriga, gases e diarreia, por exemplo. Esta manifestação é menos grave e bem mais frequente do que a alergia.

Já a alergia alimentar é uma resposta imunológica que desencadeia sintomas generalizados, como inchaço, congestão nasal, vômito e tontura. Neste caso, o histórico familiar pode influenciar o surgimento da doença. Ou seja, é hereditário e pode afetar vários membros da mesma família. Ao menor sintoma, recomenda-se procurar um médico para descobrir as causas e o tipo de problema alimentar. Caso tenha alguma alergia, use sempre uma pulseira para que as pessoas saibam como ajudar em caso de reação alérgica.


Estima-se que que a alergia alimentar atinja de 6% a 8% das crianças menores de 3 anos e cerca de 3% dos adultos. Ela pode ser causada por uma variedade de alimentos, mas existem alguns considerados mais comuns que correspondem a 90% de todas as alergias já diagnosticadas.

A rede britânica BBC preparou uma lista com os oito alimentos que mais provocam a alergias alimentares. Confira.

1. Leite
A alergia ao leite é mais comum em crianças e tende a desaparecer após os 5 anos de idade. Geralmente, o leite de vaca é o que mais provoca problemas, embora o leite de outros animais também possa desencadear uma reação alérgica. Os sintomas variam de pessoa para pessoa e incluem: coceira e inchaço na boca, vômito, erupção cutânea e dificuldade para respirar.

2. Ovo
Esse alimento também afeta mais crianças e costuma desaparecer na adolescência. Normalmente a primeira manifestação alérgica aparece no primeiro contato com o ovo na dieta. Essa reação acontece devido à proteína presente principalmente na clara (a gema também pode causar problemas). Se o ovo for bem cozido, o risco de provocar alergia é menor.

Os sintomas costumam ser leves, incluindo urticária (vergões vermelhos na pele), congestão nasal, vômito e outros problemas digestivos.

3. Peixe
Entre as crianças, o peixe é a terceira causa mais comum de alergia, depois do leite e do ovo. Comumente a condição persiste na vida adulta. É importante ressaltar que ser alérgico ao peixe não significa que não se pode comer todas as espécies do mercado.

Alguns têm alergia a salmão ou atum, mas não a frutos dor mar, como mariscos e lagostas. Apesar disso, especialistas recomendam evitar o consumo de qualquer peixe. Nestes casos, a reação costuma ser leve, com vômito e diarreia, mas episódios de anafilaxia podem acontecer e levar à morte.

4. Soja
As crianças também estão mais suscetíveis a sofrer de alergia à soja. Normalmente o problema se resolve, mas em alguns casos pode permanecer na vida adulta. Para este grupo de alérgicos, a atenção deve ser redobrada com alimentos industrializados, já que a soja é muito utilizada em sua composição. Entre os sintomas mais comuns estão: urticária, pele vermelha, dor abdominal, inchaço e coceira na boca. Às vezes pode causar reações mais graves.

5. Mariscos
Assim como o peixe, a alergia a mariscos, como crustáceos (caranguejos, lagosta e camarão) e moluscos, pode ser a apenas uma espécie e não a todas, e geralmente é para toda a vida.

A boa notícia é que, muitas vezes, a alergia, na verdade, é intolerância. Por isso, vale a pena ficar atento à época do ano em que os sintomas aparecem pela primeira vez. No verão os mariscos absorvem o veneno das algas do mar (muito comuns nesta estação) que é liberado depois do cozimento, levando a problemas “alérgicos”.

6. Amendoim
O amendoim é um dos alimentos que mais causam ataques alérgicos graves, desencadeando anafilaxia mediante contato indireto ou quantidades muito pequenas. Algumas crianças podem superar o problema, mas ele pode retornar mais tarde. Os sintomas mais comuns são reações na pele, falta de ar, rinite, formigamento na boca e garganta e problemas digestivos.

7. Frutas secas
Frutas secas (nozes, castanha de caju, pistache, avelã, sementes de girassol) são uma causa de alergia comum em crianças e adultos por causa das proteínas presentes nesses alimentos. O desaparecimento desta alergia é raro e pessoas que apresentam alergia a amendoim estão mais propensos a apresentar reação alérgica a nozes, uma vez que as proteínas são as mesmas.

8. Glúten
A alergia ao glúten – também conhecida como doença celíaca – é uma reação a essa proteína, encontrada em alimentos feitos com trigo, cevada ou centeio. Os sintomas variam conforme a faixa etária, mas os mais comuns são náusea e vômito, gases, inchaço abdominal, diarreia e constipação.

Fonte: UOL

Curta nossa página no Facebook

Após título honorário de Paris, hashtag de apoio a Lula faz sucesso no Twitter

O título de cidadão honorário concedido pela prefeitura de Paris ao ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva nesta quinta-feira, 3, fez com que a hashtag "#LulaNobelDaPaz" ascendesse entre os três assuntos mais comentados do Twitter no Brasil.

A hashtag tem sido fomentada por apoiadores do ex-presidente, movimentos sindicais, como a Central Única dos Trabalhadores (CUT), e parlamentares de oposição ao presidente Jair Bolsonaro, principalmente do PT.

Às 16h10 desta sexta-feira, 4, o termo estava entre em terceiro lugar entre os principais assuntos comentados no Brasil na plataforma.

De acordo com a plataforma "trends24", que monitora os assuntos mais comentados do Twitter, o "#LulaNobelDaPaz" entrou no "Top 10" por volta do meio-dia desta sexta.

Em comunicado oficial, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, afirmou ter dado o título a Lula em homenagem às ações do ex-presidente durante seu mandato no Executivo federal, e pelo fato de ele ter tirado da extrema-pobreza 30 milhões de brasileiros entre 2003 e 2011.

Fonte: Agência Estado

Curta nossa página no Facebook

Quase 10 mil jovens são qualificados através do Primeiro Passo

“O Primeiro Passo, enquanto política pública, contribui para a inserção de muitos jovens no mercado de trabalho. Eu sou um desses que conquistaram o primeiro emprego”, assim abriu o discurso a oradora do grupo, Talita Vieira de Matos. A juazeirense é uma das mais de 260 jovens das cidades de Barbalha, Brejo Santo, Juazeiro do Norte, Crato, Várzea Alegre, Jardim, Porteiras e Milagres, qualificados profissionalmente pelo Primeiro Passo em 2018, certificados na manhã desta sexta-feira (4), no Centro de Convenções do Cariri, município do Crato. Ela representou os 8.325 jovens atendidos pelo projeto, no ano passado, em todo o Ceará.

O espaço de grandes dimensões parecia pequeno diante do grande número de jovens, familiares, professores e representantes de empresas parceiras. O governador Camilo Santana participou da certificação que também marcou o lançamento de novas vagas para o Primeiro Passo. “Queremos ampliar esse programa que é uma forma de dar oportunidades nesse momento difícil da economia, do mercado de trabalho e há uma dificuldade também de o jovem conseguir o primeiro emprego”, afirmou o governador. “Quando você dá a oportunidade para esse jovem se qualificar e ter o contato com o mercado de trabalho, possibilita abrir horizontes e oportunidades. Por isso esse programa é fundamental”.

O governador também citou a aprovação na tarde dessa quinta-feira, na Assembleia Legislativa, do projeto encaminhado pelo Governo do Estado criando o Programa Superação, voltado para jovens que estejam fora do mercado de trabalho e da escola. “Já estamos efetuando parceria com Fecomércio e Fiec para que, assim como ocorrerá no Estado, um percentual de vagas possa acolher esses jovens”, adiantou o governador.

Primeira grande chance
A meta é beneficiar 8.168 pessoas somente em 2019. O Primeiro Passo oferta, este ano, 1.940 vagas para a linha Aprendiz; 4 mil vagas para a linha Bolsista; e outras 2.228 vagas para a linha Estagiário. Em todo o Ceará, são mil empresas credenciadas. Somente na região do Cariri são 82 empresas parceiras ofertando 329 vagas.

Com mais de dez anos de atuação, o projeto coordenado pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) cria oportunidades de inclusão social e profissional para adolescentes e jovens, oriundos da rede pública de ensino, que estejam em situação de risco social e vulnerabilidade, estimulando-os por meio do desenvolvimento de suas competências social e profissional.

O secretário executivo da SPS, Francisco Ibiapina destacou para o público o trabalho que vem sendo realizado em todo o Estado para a qualificação profissional. “Quando você produz uma política voltada para a juventude, está investindo no futuro do país, no futuro do Ceará. O Primeiro Passo casa educação com a qualificação, se configura numa transição para o mercado de trabalho. Neste ano de 2019 vamos chegar a quase 10 mil jovens de escolas públicas sendo atendidos. Portanto, é um programa consolidado”.

Entre 2015 e 2018, o projeto capacitou 33.123 jovens em todo o Estado, dos quais 10.320 apenas na linha Jovem Aprendiz. As inscrições estão disponíveis para as linhas Aprendiz e Estagiário, para jovens de Fortaleza, através desse link.

Os interessados em participar do projeto devem acessar o site munidos de RG, CPF, comprovante de residência, declaração atualizada da escola, carteira de trabalho e carteira de reservista. É importante que as informações sejam preenchidas corretamente, conforme solicitadas. Nos demais municípios, os jovens devem buscar as secretarias municipais responsáveis por ações de capacitação profissional para a juventude como as de Assistência Social ou de Trabalho.

Linhas de Atuação
A linha de ação Jovem Estagiário qualifica jovens de 16 a 21 anos, estudantes da 1ª e da 2ª séries do Ensino Médio que recebem encaminhamento para estágios em instituições públicas ou privadas, com duração de um ano e são remunerados pela empresa. Os jovens recebem acompanhamento, fardamento, e participam de oficinas de orientação para o trabalho.

Já o Jovem Aprendiz atende estudantes, entre 16 e 22 anos, da 3ª série do Ensino Médio ou que tenham concluído. Os jovens participam de cursos de iniciação profissional e, simultaneamente, são inseridos em empresas privadas. Os inscritos nesta linha recebem do projeto fardamento, lanche, material didático e são remunerados pela empresa (Lei de Aprendizagem nº 10.097 de 19/12/2000).

Assessoria de Imprensa/Governo do Estado

Curta nossa página no Facebook

05 de outubro

Promulgação da Constituição brasileira de 1988 (foto) e Dia da Proclamação da República em Portugal (1910).

1143 - É reconhecida pelo rei Afonso VII de Castela e Leão a independência de Portugal através do Tratado de Zamora.
1908 - A Bulgária torna-se independente do Império Otomano.
1910 - É proclamada em Lisboa a República Portuguesa, pondo termo a mais de sete séculos de regime monárquico em Portugal.
1988 - É promulgada a atual Constituição do Brasil. Neste dia, também foi criado o estado brasileiro do Tocantins.

Nasceram neste dia…
1713 - Denis Diderot, filósofo e escritor francês (m. 1784).
1864 - Louis Jean Lumière, engenheiro francês, co-fundador do cinema (m. 1948).
1975 - Kate Winslet, atriz britânica.

Morreram neste dia…
1904 - Frédéric Auguste Bartholdi, escultor francês (n. 1834).
1992 - Fulvio Pennacchi, pintor ítalo-brasileiro (n. 1905).
2011 - Steve Jobs, magnata estadunidense na informática (n. 1955).

Fonte: Wikipédia

Lula recebe o título de cidadão honorário de Paris

A prefeitura de Paris concedeu hoje o título de cidadão honorário ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, um reconhecimento por seu trabalho para reduzir as desigualdades sociais e econômicas no Brasil.

Em comunicado, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, informou que levou em consideração para fazer a homenagem as ações de Lula em apoio dos desfavorecidos e o fato de o ex-presidente ter ajudado a tirar da extrema pobreza 30 milhões de brasileiros entre 2003 e 2011.

Na nota, a política francesa ressalta que esses são "valores guardados pela cidade de Paris e que colocaram o político em perigo pelo seu engajamento".

"Lula é conhecido por sua política proativa de combater a discriminação racial particularmente acentuada no Brasil", acrescenta o texto, ressaltando que através da figura do ex-presidente, "todos os defensores da democracia no país são atacados".

A concessão do título de cidadão de honra a Lula foi aprovada pelo Conselho de Paris, uma espécie de Câmara de Vereadores da capital francesa, em linha com a defesa dos direitos humanos e do livre exercício de cargos públicos feita pelo órgão.

O petista, de 73 anos, foi presidente do Brasil entre 2003 e dezembro de 2010. Atualmente, ele cumpre pena na sede da Polícia Federal, em Curitiba. Em sua sentença inicial, em julho de 2017, ele foi condenado a nove anos e seis meses de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

No entanto, em abril deste ano, sua pena foi reduzida para oito anos e 10 meses. Conforme determina a lei penal, o ex-presidente já cumpriu um sexto da pena e deve progredis para o regime mais brando. Lula, por sua vez, nega todas as acusações.

Fonte: UOL (Com informações da ANSA)

Curta nossa página no Facebook

Camilo Santana estará em Crato nesta sexta-feira (4), para lançar vagas do programa Primeiro Passo para todo o Ceará

Nesta sexta-feira (4), o governador Camilo Santana, acompanhado pela titular da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Socorro França, lança no Centro de Convenções do Cariri, na cidade do Crato, as novas vagas do projeto Primeiro Passo, cuja meta de atendimento em 2019 é de 8.168 pessoas. Desse total, 5.226 vagas já se encontram em processo de distribuição pelos municípios do Ceará.

Dividido em três linhas de ação, o Primeiro Passo oferta, este ano, 1.940 vagas para a linha Aprendiz; 4 mil vagas para a linha Bolsista; e outras 2.228 vagas para a linha Estagiário. Essas oportunidades de capacitação e inserção no mercado de trabalho estarão distribuídas em todas as macrorregiões do Estado.

Ainda no Cariri, o governador certifica 264 jovens, das cidades de Barbalha, Brejo Santo, Juazeiro do Norte, Crato, Várzea Alegre, Jardim, Porteiras e Milagres, qualificados profissionalmente pelo Primeiro Passo em 2018. Eles representam os 8.325 jovens atendidos pelo projeto, no ano passado, por todo o Ceará.

Serviço:
Certificação e lançamento de novas turmas do Primeiro Passo
Data: 4 de outubro (sexta-feira)
Horário: 10h
Local: Centro de Convenções do Cariri – Av. Padre Cícero, 4.400, Muriti – Crato

Assessoria de Imprensa/Governo do Estado

Curta nossa página no Facebook

Ceará reduz em mais da metade o nº de homicídios de janeiro a julho

O Ceará é o estado que mais reduziu o número de homicídios nos sete primeiros meses do ano, conforme o Monitor da Violência, levantamento do G1 que acompanha as mortes violentas no país. Entre janeiro e julho deste ano, ocorreram 1.392 mortes violentas; no mesmo período do ano passado foram 2.738 assassinatos.

A queda de 52,4% é a maior que a do Rio Grande do Norte (-34.6%) e Acre (-32,5%), estados que aparecem em segundo e terceiro lugar no ranking das unidades da federação que tiveram as maiores quedas na violência.

Em entrevista ao G1 em julho, especialistas em segurança público avaliam que a reação policial à onda de ataques que ocorreram no Ceará no início do ano e maior rigor na fiscalização dos presídios são os fatores que explicam a redução dos homicídios no estado.

Nas unidades prisionais do Ceará, de onde partem a ordem de assassinatos, foram adotadas as seguintes medidas, em janeiro deste ano:
  • Controle mais rígido dos itens de familiares que visitam os presídios;
  • Restrição da roupa dos visitantes, conforme portaria publicada no Diário Oficial;
  • Restrição das comidas que os visitantes podem levar;
  • Vistorias mais frequentes em busca de celulares que entraram irregularmente nas celas;
  • Patrulha no entorno das unidades prisionais;
  • Desativação de unidades no interior do estado que não cumpriam normas de seguranças e onde as fugas eram frequentes.

Fonte: G1 CE

Curta nossa página no Facebook

Eleições para Conselhos Tutelares acontecem no próximo domingo (6)

A eleição para membros do Conselho Tutelar, em todo o país, acontece no próximo domingo, dia 6 de outubro. A votação ocorrerá das 8h às 17h, em todos os municípios cearenses, menos em Amontada, onde será das 8h às 16h. O Ministério Público do Ceará (MPCE), através do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação (Caopije), reforça que qualquer cidadão com título de eleitor válido pode votar em seu domicílio eleitoral.

O promotor de Justiça Hugo Mendonça, coordenador do Caopije, explica que o voto é facultativo e a maioria da população não tem conhecimento de que pode participar. “Na última eleição, em 2015, apenas 17% dos eleitores cearenses habilitados votaram. Há um desconhecimento da importância das funções exercidas por esses agentes. Eles são responsáveis por agir sempre que os direitos de crianças e adolescentes são violados, por isso, precisamos sensibilizar os cidadãos para participar do pleito”, disse.

Local de votação
É importante que os cidadãos consultem o seu local de vocação no site ou através do telefone gratuito 148, o “Disque Eleitor”, que funciona em dias úteis, das 7h às 19h, e no dia 06/10, das 7h às 17h; com exceção do sábado, 05/10/2019. No dia da eleição, promotores de Justiça estarão de plantão em todas as Comarcas para fiscalizar o pleito.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE), Ceará, Sergipe e Tocantins serão os únicos do Brasil a realizar esta eleição com 100% de urnas eletrônicas A biometria não será utilizada e não haverá áudio para eleitores cegos, tendo em vista as limitações do sistema para eleições comunitárias.

O que é
O Conselho Tutelar é um órgão composto por cinco representantes, eleitos democraticamente pelos moradores de cada cidade, e que cumprem as atribuições previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Com atuação permanente e autonomia em suas ações, ele age para garantir os direitos das crianças e adolescentes, principalmente quando percebe falta, omissão ou abuso por parte dos pais ou do Estado.

O órgão não faz parte do sistema judiciário, porém é obrigação dos conselheiros atender e aconselhar os pais, expedir notificações, encaminhar denúncias ao Ministério Público e até encaminhar casos à Justiça.

Quem são os candidatos
É possível conhecer os candidatos na sede do Conselho de cada município. Em Fortaleza, é possível conferir estas informações no site do Comdica.

Após a apuração, os cinco candidatos mais votados preencherão as vagas de conselheiros tutelares titulares. Os demais serão listados como suplentes, em ordem decrescente de votação. A posse dos conselheiros tutelares ocorre em janeiro de 2020.

Curta nossa página no Facebook

Papa Francisco autoriza beatificação de Benigna Cardoso, que será a primeira beata cearense

O Papa Francisco autorizou, nesta quarta-feira (2°), a beatificação de Benigna Cardoso, que passará a ser a primeira beata cearense, de Santana do Cariri, no Ceará. A partir da aprovação do pontífice, a Congregação para as Causas dos Santos, em Roma, pode promulgar os decretos para o reconhecimento oficial de Benigna como tal.

A diocese do Crato abriu o processo para a beatificação de Benigna Cardoso da Silva em 2011. Dois anos depois, a jovem foi nomeada pela Igreja Católica como 'Serva de Deus'. Em 2016, a causa foi aprovada na Comissão dos Teólogos da Congregação para as causas dos Santos, em Roma. Passou também pela Comissão dos Cardeais e, por último, pelo parecer do Papa Francisco.

A beatificação é um passo necessário para que ela venha a ser considerada santa pelo Vaticano.

O Governador do Ceará, Camilo Santana, comemorou em suas redes sociais a beatificação de Benigna. "Essa é uma importante notícia não apenas para o povo católico e da Região do Cariri, mas para o povo cristão, que vê reconhecido mais um exemplo de bondade e fé", publicou Camilo.

Quem foi Benigna
No caso de Benigna, a comprovação de um milagre é dispensada pois sua morte é considerada um martírio. Benigna foi assassinada em outubro de 1941, aos treze anos de idade, por um adolescente que a assediava. Ela é aclamada como 'Heroína da Castidade'.

Em julho passado, o governador Camilo Santana sancionou a lei que inclui a Romaria da Menina Benigna no Calendário Oficial de eventos do Ceará. A celebração ocorre de 15 a 24 de outubro e reúne cerca de 30 mil fieis, que peregrinam até o distrito de Inhumas, onde Benigna foi assassinada.

Além de Benigna, foram reconhecidas nesta quarta-feira quatro novos beatos, um cardeal polonês, dois italianos e um mártir espanhol. Existem processos para a beatificação de outros três cearenses, o monsenhor Joaquim Arnóbio de Andrade, o padre José Antônio Maria Ibiapina e o dom Expedito Lopes.

Fonte: G1 CE

Curta nossa página no Facebook

Centro Cultural de Juazeiro do Norte recebe Mostra Itinerante do 29° Cine Ceará

O Festival Ibero-americano de Cinema do Ceará está levando neste mês de outubro a Mostra Itinerante do 29° Cine Ceará para os Centro Culturais do Banco do Nordeste do Ceará e da Paraíba. Em cada local será realizada uma sessão composta por três filmes que estiveram na programação deste ano do festival. Serão exibidos os curtas-metragens “Caretas” da diretora Sara Parente e “Oceano”, das diretoras Amanda Pontes e Michelline Helena, e o longa-metragem “Soldados da Borracha”, de Wolney Oliveira.

A primeira sessão ocorreu no dia 1° de outubro, às 10 horas, no Centro Cultural do Banco do Nordeste de Fortaleza. A próxima será no dia 09, às 18h30, no Centro Cultural de Juazeiro do Norte; e no dia 10, às 14h, no Centro Cultural do município de Sousa, na Paraíba. O acesso é gratuito, por ordem de chegada.

A Mostra Itinerante do Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema é uma realização da Secretaria Especial da Cultura – Governo Federal, Associação Cultural Cine Ceará e Bucanero Filmes e conta com o patrocínio do Banco do Nordeste.

FILMES

CARETAS
Direção: Sara Parente | Gênero: Documentário | Duração: 15´ | Ano: 2019 |
Classificação indicativa: livre 
Sinopse: Uma pequena casa que abriga um museu vivo e um terreiro onde brincam o mestre, seus mascarados e suas figuras. Mestre Antônio Luiz desmancha o silêncio e comanda a brincadeira do reisado de caretas de couro no domingo de reis em Potengi-CE.

OCEANO
Direção:  Amanda Pontes e Michelline Helena | Gênero: Ficção | Duração: 15´29´´ | Ano: 2018 | Classificação indicativa: livre
Sinopse: Para honrar um compromisso, Lúcia atravessa um oceano.  

SOLDADOS DA BORRACHA
Direção: Wolney Oliveira | Gênero: Documentário | Duração: 79’ | Classificação indicativa: livre
Sinopse: Durante a segunda guerra mundial, 60mil brasileiros foram enviados para a região amazônica pelos governos do Brasil e Estados Unidos, para extrair látex, material estratégico para os exércitos aliados. A promessa da volta como heróis da pátria e de aposentadoria equivalente à dos militares nunca se cumpriu. Os que ainda sobrevivem, com idade avançada e em situação de pobreza, esperam o dia do reconhecimento oficial.

Serviço:
Mostra Itinerante do 29° Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema
Dia 09 de outubro, às 14h, no Centro Cultural do Banco do Nordeste de Juazeiro do Norte 
R. São Pedro, 337, Centro, Juazeiro do Norte
e no dia 10 de outubro, às 18h30, no Centro Cultural do Banco do Nordeste de Sousa – PB
R. Cel. José Gomes de Sá, 07, Centro, Sousa
Mais informações: www.cineceara.com 
Tels: (85)3055-3465 e 99134-1101
Acesso gratuito, por ordem de chegada

Curta nossa página no Facebook

Economizar gás de cozinha é fácil; confira dicas de como fazer

O gás de cozinha é um item imprescindível em nosso orçamento. Não tem como ficar sem e, de vez em quando, o preço dele assusta. A boa notícia é que economizar na hora de cozinhar é muito fácil e não exige nenhum tipo de esforço. Separei as principais dicas da internet sobre esse assunto, e a partir de hoje você nunca mais vai desperdiçar dinheiro no fogão!

A primeira dica está na coloração da chama. O ideal é que ela esteja azulada. A cor amarelada indica que seu fogão não é eficiente na hora de queimar o gás, e por isso o consumo aumenta. Caso você identifique esse problema, providencie a limpeza e regulagem das bocas. Dessa forma o gás queima de forma ideal, e você economiza tempo e dinheiro.

Panela de pressão
A panela de pressão permite que os alimentos cozinhem a uma temperatura mais elevada e por um tempo muito menor. Por isso, sempre que possível e quando o alimento permitir, utilize esse utensílio na sua cozinha.

Forno bem usado
Otimize a utilização do forno. Uma grande quantidade de gás é utilizada para pré-aquecer o forno. Por isso, assim que ele atingir altas temperaturas, aproveite para assar mais de um tipo de comida nele. Por exemplo: prepare mais de um bolo ou uma carne e uma sobremesa sem desligar o gás.

Deixe tudo preparado
Deixe todos os ingredientes preparados para o momento do cozimento. Assim, você evita ter de deixar uma das bocas ligada para manter as panelas aquecidas desperdiçando gás. Alimentos picados em pedaços menores cozinham muito mais rápido.

Panelas com tampa
Tampe as panelas. Dessa forma o calor contido dentro delas não se dissipa, e assim você utiliza menos gás para o cozimento. Evite utilizar panelas maiores do que o necessário para o alimento e não ferva mais água do que for preciso para cobrir os ingredientes.

Diminua o fogo após fervura
Após a fervura da água, diminua a tamanho da chama. O alimento não irá cozer mais rápido com a chama mais alta após a água atingir o ponto de ebulição. É possível utilizar o vapor da fervura da água para cozinhar legumes e outros alimentos no vapor.

Todas essas dicas são práticas e podem gerar uma enorme economia de dinheiro no final do mês, especialmente nos meses em que o preço do gás de cozinha dispara. Faça delas um hábito, e assim você vai cozinhar de um jeito muito mais barato.

Você tem alguma dica extra para poder economizar no gás? Compartilhe aqui abaixo nos comentários, que eu tenho certeza de que muitos se beneficiarão com elas.

Fonte: Descomplique/UOL

Curta nossa página no Facebook

Centec abre vestibular com vagas no Cariri e Sertão Central

O Instituto Centec, em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) inicia, nesta quinta-feira (03/10), as inscrições para o vestibular das Faculdades de Tecnologia Centec (Fatec) Cariri, em Juazeiro do Norte, e Sertão Central, em Quixeramobim. São, ao todo, 270 vagas para cursos superiores de tecnologia gratuitos. As inscrições são on-line em www.centec.org.br até o dia 25 de novembro.

Na Fatec Cariri, estão sendo ofertados os cursos de Tecnologia em Alimentos, Irrigação e Drenagem, Saneamento Ambiental e Manutenção Industrial, com as aulas no período integral. Já na Fatec Sertão Central, é possível escolher entre os cursos de Alimentos ou Gestão do Agronegócio, com aulas no turno da manhã. 

A taxa de inscrição custa 25 reais e podem solicitar isenção inscritos no CadÚnico, doadores de sangue e colaboradores do Centec e seus dependentes. 50% das vagas são reservadas para estudantes que cursaram o Ensino Médio integralmente em escolas públicas municipais ou estaduais; e 3% para pessoas com deficiência. 

A prova de seleção será no dia 15 de dezembro e o resultado final será divulgado em 23 de dezembro. As aulas estão previstas para iniciar em janeiro de 2020.

Para se inscrever clique aqui

Serviço:

O quê: Cursos superiores de tecnologia gratuitos no Cariri e Sertão Central
Inscrições: 02 de outubro a 25 de novembro

Curta nossa página no Facebook

STF adia sem prazo decisão sobre alcance de tese que pode afetar a Lava Jato

O Supremo Tribunal Federal (STF) informou na noite desta quarta-feira (2) que foi adiado o julgamento que definirá em quais situações pode haver anulação de sentenças de processos em que há réus delatores e delatados.

O julgamento estava previsto para a sessão desta quinta (3). Não há nova data para apreciação do tema.

Nesta quarta, os ministros decidiram por 7 votos a 4 que as alegações finais de réus delatores têm de ser apresentadas antes das alegações dos réus delatados, a fim de se assegurar o amplo direito de defesa. Nos processos da Operação Lava Jato, delatados e delatores apresentaram as alegações ao mesmo tempo, o que, em tese, pode levar à anulação das sentenças.

Segundo o STF, o julgamento foi adiado porque ministros faltarão à sessão desta quinta, e o presidente do Supremo, Dias Toffoli, entende que, para a análise desse caso, o Supremo precisa ter composição completa.

Após a decisão sobre a ordem das alegações finais, os ministros também decidiram, por 8 votos a 3, que o Supremo vai definir em quais hipóteses essa tese deverá ser aplicada. O presidente do STF sugeriu três:
  • as delações precisam ter sido homologadas, ou seja, validadas pela Justiça;
  • o réu deve ter questionado o procedimento sobre as alegações finais na primeira instância;
  • comprovação de prejuízo concreto pelo fato de ter se manifestado simultaneamente ao delator.
Alguns ministros já indicaram que querem mudanças no texto. Há dúvidas sobre o que fazer nos casos de:
  • um réu do mesmo processo que tenha questionado na primeira instância e outro réu da mesma ação não tenha
  • o que pode ser considerado prejuízo;
  • o que fazer com quem comprovar prejuízo, mas não tiver questionado previamente.
No julgamento desta quarta, uma questão foi concluída: a maioria (6 votos a 5) anulou a sentença do ex-gerente da Petrobras Márcio de Almeida Ferreira, condenado na Operação Lava Jato e cujo caso motivou o julgamento.

Foi a segunda condenação proferida pelo ex-juiz federal e atual ministro Sergio Moro anulada pelo Supremo. A primeira foi a do ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine.

Fonte: G1 

Curta nossa página no Facebook

Ceará é o estado do Nordeste que mais gera empregos no turismo

O Ceará foi o estado do Nordeste que mais gerou postos de trabalho na área do turismo em julho deste ano: foram 879 vagas. O estado de Alagoas, que aparece em segundo lugar, gerou 732 postos. Os dados são da Confederação Nacional do Trabalho (CNT).

Conforme a pesquisa, as atividades turísticas no Brasil cresceram 3,8% no acumulado de 12 meses, terminados em julho de 2019. Em igual período terminado no mesmo mês do ano passado, houve queda de 3%.

O relatório aponta que essa evolução em 12 meses, até julho, deveu-se, principalmente, ao crescimento do volume das atividades turísticas verificadas nos estados do Ceará (11,7%), de São Paulo (7,7%) e de Pernambuco (4,4%).

“Mais um índice nacional indica que nosso trabalho tem sido exitoso. Temos investido na promoção e publicidade do Ceará e isso volta em trabalho e renda para o cearense”, destaca Arialdo Pinho, titular da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur).

Assessoria de Imprensa/Governo do Estado

Curta nossa página no Facebook

03 de outubro

1143 - É eleito o Papa Celestino II.
1952 - É detonada a primeira bomba atómica britânica.
1953 - É fundada a Petrobras.

Nasceram neste dia…
1804 - Allan Kardec (foto), codificador da doutrina espírita (m. 1869).
1897 - Louis Aragon, poeta e escritor francês (m. 1982).
1925 - Gore Vidal, escritor estado-unidense (m. 2012).

Morreram neste dia…
1226 - São Francisco de Assis, santo italiano (n. 1181).
1896 - William Morris, co-fundador britânico do Movimento das Artes e Ofícios (n. 1834).
1910 - Miguel Bombarda, médico psiquiatra, escritor e político português (n. 1851).

Fonte: Wikipédia

AddThis