Campanha de Multivacinação no Ceará é prorrogada até 31 de outubro

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) continuará a atuação junto aos municípios do Estado para ampliar as ações da Campanha Nacional de Multivacinação até o dia 31 de outubro. O Ceará contabilizou, até a última segunda-feira (16), a aplicação de 203.657 doses de vacinas em crianças e adolescentes menores de 15 anos durante a Campanha, realizada entre os dias 30 de setembro e 14 de outubro. Somente no Dia D, em 7 de outubro, 93.318 imunizantes foram aplicados na população. Os dados foram repassados por secretarias municipais de Saúde de 170 municípios cearenses e consolidados pela Sesa.

A Campanha tem como objetivo atualizar a situação vacinal do público-alvo, ampliar a imunização e reduzir os riscos de reintrodução de doenças que já foram eliminadas ou controladas. Ao longo da mobilização, 326.405 cadernetas foram avaliadas e atualizadas por profissionais da saúde.

De acordo com a Coordenadora de Imunização da Sesa (Coimu), estão sendo fornecidas vacinas contra hepatite a, hepatite b, pentavalente, pneumocócica, vacina inativada poliomielite, vacina oral poliomielite, vacina rotavírus humano, meningocócica c, febre amarela, tríplice viral, DTaP (difteria, tétano e coqueluche), tetraviral, hpv, meningocócica acwy, além da covid-19.

“As baixas coberturas vacinais colocam o Estado sob o risco de reintrodução de doenças, exigindo assim a utilização de estratégias adicionais para o resgate de pessoas não vacinadas. As atividades realizadas durante a Campanha estão nos permitindo avaliar a vulnerabilidade dos territórios e ampliar o acesso ao imunizante para todo o público-alvo, pois buscamos criar ações estratégicas para a realidade de cada território”, explica Ana Karine Borges, coordenadora da Coimu.

Dia Nacional da Vacinação
O Dia Nacional da Vacinação é comemorado em 17 de outubro. A data tem como objetivo destacar a importância da vacinação na prevenção de doenças.

Durante a Campanha de Multivacinação, a Sesa tem como estratégia desenvolver ações articuladas e coordenadas para a recuperação das coberturas vacinais, fortalecer a priorização da vacinação com os gestores municipais, garantir a eficácia dos serviços de vacinação e enfrentar a hesitação vacinal. 

Sesa teve como estratégia facilitar o acesso da população cearense aos locais de imunização disponibilizando mais de 2.500 salas de vacinação no Estado.

Veja números:
  • Consolidação das doses aplicadas durante a Campanha Nacional
Menores de 6 anos: 111.630
7 a 10 anos: 38.121;
11 a 14 anos: 53.906;
Totalizando 203.657 doses aplicadas.
  • Cadernetas avaliadas
Menores de 6 anos: 169.329
7 a 10 anos: 76.090;
11 a 14 anos: 80.986;
Totalizando 326.405 cadernetas avaliadas

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Instituto Centec abre mais de 2.000 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos; veja como se inscrever

O Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), está com inscrições abertas para 2.243 vagas de cursos profissionalizantes em Fortaleza e interior do estado. As inscrições são gratuitas.

As vagas estão distribuídas em 26 cursos presenciais e 18 cursos online, com carga horária de 40h, 80h e 164h e aulas de segunda a sexta-feira, as turmas iniciam na próxima segunda-feira (23). Ao todo, 25 municípios entre a capital e interior recebem os cursos do Instituto Centec, como: Acaraú, Amontada, Aracoiaba, Beberibe, Boa Viagem, Brejo Santo, Campos Sales, Fortaleza, Fortim, Horizonte, Iguatu entre outros, a lista completa das cidades que estão com inscrições para os cursos profissionalizantes pode ser acessada aqui.

Para ingresso nos cursos presenciais o aluno deve se dirigir à sede de um dos CVTs das cidades listadas, portando documentação completa e comprovante de cadastro dos programas sociais, para quem possui o cadastro. Já para se inscrever nos cursos online basta acessar o link.

Diversas áreas de atuação compõem a grade curricular dos cursos como: Apicultura, Costureiro, Energia Solar Fotovoltaica, Manutenção de Celular, Redes de Computadores, Web Design entre outros.

O público-alvo dos cursos são pessoas que moram no Ceará, tenham a partir de 16 anos, estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica e atendam aos requisitos de escolaridade mínima exigidos por cada curso.

Ao final do curso, os alunos aprovados receberão certificado. As aulas são ministradas por professores da Rede de Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT), mantidos pelo Instituto Centec por meio da Secitece.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Voo direto ligando Juazeiro do Norte a Brasília tem venda de bilhetes iniciadas

Os bilhetes da rota Brasília-Juazeiro do Norte já estão disponíveis para compra no sistema da companhia aérea Gol. A nova operação inicia dia 13 de fevereiro de 2024, ligando a terra do “Padim Ciço” à capital Federal.

Serão duas frequências semanais, em horários alternados. A aeronave partirá do Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte, com destino ao Aeroporto Internacional de Brasília.

Com mais essa conexão, a Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) comemora o fortalecimento da malha aérea regional do estado, uma das prioridades elencadas pela gestão.

Conexão internacional
A Setur informa também que os dois voos semanais ligando a capital cearense a Buenos Aires, na Argentina, já operam normalmente. O mercado latinoamericano é um dos prioritários para o país e o Estado, em razão disso a pasta estadual desenvolve uma série de ações para captar mais turistas.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Anatel lança página que traz as principais dicas de segurança relacionadas ao uso seguro da internet

Furto de contas de redes sociais, chamadas falsas, sequestro da linha e golpe do WhatsApp falso, com a foto da vítima em número desconhecido, estão entre os golpes e fraudes mais comuns no setor de telecomunicações. Para ajudar o consumidor a entender como funcionam e o que fazer para evitá-los, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) reuniu informações em uma página, que também traz as principais dicas de segurança e privacidade digital relacionadas ao uso seguro da internet.

A página,lançada nesta terça-feira (17), reúne as principais fraudes aplicadas no momento, e será atualizada constantemente, conforme forem surgindo novas práticas criminosas. O superintendente de Controle de Obrigações da Anatel, Gustavo Borges, lembrou que o ambiente digital está cada vez mais inserido no dia a dia dos brasileiros e, com isso, criminosos têm buscado ganhos indevidos explorando aspectos desse ambiente digital. “O cidadão precisa estar atento e com atitude de vigilância para não cair em golpes”, alertou.

Também foi lançada nesta terça-feira uma página com dicas para desenvolver as habilidades digitais, com orientações de segurança para crianças, cursos online, publicações, estudos e licenças gratuitas.

“A expectativa é que até 2027 o Brasil esteja entre os 20 países com os cidadãos mais bem capacitados para exercer sua cidadania digital”, explicou a superintendente de Relações com Consumidores, Cristiana Camarate.

Segundo ela, as habilidades digitais podem ser aprendidas por qualquer pessoa, independentemente de sua idade ou nível de experiência.

Fonte: Agência Brasil

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Operação do MPCE fiscaliza obras e construções irregulares no Distrito de Visgueiros, no Crato

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da 6ª Promotoria de Justiça do Crato, realizou, na última quinta-feira (12), a “Operação Visgueiros” com objetivo de fiscalizar a existência de obras e construções irregulares e possíveis danos ao meio ambiente no Distrito de Visgueiros, região inserida na Área de Proteção Ambiental (APA) da Chapada do Araripe e ligada à Floresta Nacional do Araripe.  

A operação buscou verificar o cumprimento de Ação Civil Pública (ACP) que determinou, por meio de liminar, que a Prefeitura não pratique qualquer ato administrativo que permita que terceiros ou ela própria realize atividades de cunho exploratório, imobiliário ou de construção no Distrito. Pela decisão, o ente público não deve aprovar projetos de arquitetura e de engenharia, ou outra possível intervenção, não condizentes com o objetivo de conservação da natureza na área protegida. Também deve suspender as aprovações já realizadas. 

Foram fiscalizados estabelecimentos, obras e serviços que estão descumprindo a liminar, bem como eventuais obras irregulares que estão em área proibida da “borda da Chapada”, que é Área de Preservação Permanente. Coordenada pelo MPCE, a ação contou a participação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Crato, Batalhão de Polícia Militar Ambiental, Polícia Militar do Ceará, Polícia Rodoviária Estadual (PRE), Departamento Municipal de Trânsito e de Transportes (Demutran) e Guarda Municipal.  

Os órgãos ambientais darão continuidade às fiscalizações, monitorando o cumprimento das determinações da liminar da Ação Civil Pública e lavrando os respectivos autos de infração ambiental, quando necessário.  

Distrito de Visgueiros 
De acordo com a 6ª Promotoria de Justiça do Crato, o Distrito de Visgueiros fica em áreas conhecidas como Distrito de Santa Fé e Sítio Santo Antônio e vem sendo objeto de intensa exploração imobiliária e turística sem que as devidas cautelas legais e ambientais sejam adotadas. A ausência de estudos prévios, atrelada à exploração econômica da região por bares, restaurantes, pousadas e condomínios de lotes, resulta em prejuízos à área com o potencial de danos irreversíveis. Dentre eles, a contaminação do lençol freático, impermeabilização do solo, extinção de espécies de animais, degradação da flora e invasão da área protegida da Floresta Nacional do Araripe. 

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Músicos Arismar do Espírito Santo e Caito Marcondes participam de roda de conversa nesta quinta-feira (19), em Crato

A Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira, em Crato, receberá, nesta quinta-feira (19), às 18h, a roda de conversa “Diálogos Musicais: trajetórias, produções e ensino”, com os músicos Arismar do Espírito Santo e Caito Marcondes. A atividade, que acontecerá em parceria com o Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, é gratuita, aberta ao público e acessível em Libras.

O momento busca dar ênfase às práticas artísticas, gerando o diálogo entre grupos e profissionais da música, vivenciando o fluxo interior/capital, estreitando a comunicação entre as múltiplas produções artísticas e oportunizando aos envolvidos uma experiência sonora, formativa e construtiva.

Sobre os músicos
Arismar do Espírito Santo, nome consagrado no meio cultural, é considerado um artista completo. Multi-instrumentista que compõe sob a força da intuição e espontaneidade, poeta que brinca com o som das palavras, contador de casos marcantes do cenário cultural brasileiro dos últimos 50 anos, Arismar é referência para várias gerações.

Caito Marcondes é percussionista e compositor. Tem atuado como compositor e arranjador em várias áreas, como balé, cinema (onde ganhou vários prêmios), documentários, gravações e shows. Gravou e se apresentou com nomes como Randy Brecker, Paul Hanson, Rita Lee, Chico César, Jaques Morelenbaum, John Scofield, Zeca Assumpção, Milton Nascimento, Mônica Salmaso e outros.

Na ocasião, também haverá uma apresentação musical do grupo de professores da Vila da Música.

Serviço:

O quê: Roda de conversa “Diálogos Musicais: trajetórias, produções e ensino”, com Arismar do Espírito Santo e Caito Marcondes
Data: 19 de outubro
Horário: 18h
Local: Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira (Av. José Horácio Pequeno, 1366 Belmonte, Crato)

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

19 de outubro

202 a.C. - Ocorre a Batalha de Zama, decisiva na Segunda guerra púnica, quando o exército romano derrota os cartagineses.
1967 - A sonda Mariner 5 sobrevoa Marte.
2003 - Madre Teresa de Calcutá (foto), é beatificada por João Paulo II.

Nasceram neste dia…
1862 - Auguste Marie Louis Nicholas Lumière, engenheiro francês e um dos pais do cinema (m. 1954).
1913 - Vinícius de Moraes, poeta e compositor brasileiro (m. 1980)
1946 - Philip Pullman, escritor britânico.

Morreram neste dia…
1889 - Rei D. Luís I de Portugal (n. 1838).
1921 - António Joaquim Granjo, presidente do conselho de ministros da I República portuguesa (n. 1881).
1986 - Samora Machel, antigo presidente de Moçambique (n. 1933).

Fonte: Wikipédia

CVTec Barbalha promove projeto de educação ambiental para crianças de escolas públicas

O Parque Ecológico e Geossítio Riacho do Meio, em Barbalha, transforma-se semanalmente em uma privilegiada sala de aula para crianças estudantes das escolas públicas de ensino fundamental.

Com os olhos atentos, alunos e alunas acompanham os monitores do projeto Infância no Parque durante uma jornada de descobertas sobre as riquezas naturais do parque.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre as secretarias do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e da Educação do município e o Centro Vocacional Técnico (CVTec) Barbalha, por meio do Curso Técnico em Meio Ambiente.

“O projeto objetiva promover ações de Educação Ambiental na educação infantil, procurando motivar e sensibilizar as nossas crianças, visando um futuro onde as pessoas estejam mais conectadas com a natureza e possam viver melhor”, explica a coordenadora do projeto, Regina Cassundé.

Iniciadas em maio de 2023, as ações fazem parte do programa de estágio supervisionado do curso, reunindo alunos do ensino fundamental da rede municipal e três estagiários – alunos do CVTec que atuam como monitores.

O CVTec Barbalha é uma das unidades geridas pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) por meio do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec).

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Tratamento do câncer deve ser implementado em todas regiões do Ceará, afirma governador

Nesta quarta-feira (11), na conversa semanal com os cearenses, o governador Elmano de Freitas reforçou o compromisso com a regionalização da saúde, explicando aos cearenses o projeto de ampliação do tratamento do câncer no Ceará.

A proposta de interiorização do serviço de oncologia já havia sido apresentada pelo governador à bancada federal durante a visita realizada, na última segunda-feira (9), ao Hospital Universitário localizado no campus da Universidade Estadual do Ceará, em Fortaleza.

“Estamos propondo um plano de tratamento do câncer em todo o estado, inclusive nas microrregiões, para que a gente possa estar o mais próximo possível o cidadão que vai fazer o tratamento. Para se ter uma ideia, só em 2023 estão previstos 21 mil casos novos de câncer no Ceará. A região que mais apresenta casos de câncer é a do Vale do Jaguaribe. Por isso, já implantamos o serviço de oncologia no Hospital Regional do Vale do Jaguaribe”, afirmou Elmano de Freitas.

O investimento previsto é de R$ 273 milhões. “Nós vamos continuar as conversas com a bancada federal, ouvindo sugestões. É um serviço muito importante para os cearenses”, reforçou o governador.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Estes 12 itens comuns da sua casa podem matar você

Parece piada, mas alguns itens que você encontra em sua cozinha podem causar a sua morte, caso você os ingira em grandes quantidades. O site Digg publicou uma lista com alguns produtos comuns e as quantidades necessárias de cada um deles para que uma pessoa morra. Bizarro, não é mesmo? E interessante também. Saiba quais são esses assassinos abaixo e, logicamente, não faça nada disso em casa, por favor:

1 – Canela
A dose considerada fatal de canela em pó é de 40 colheres de sopa e, felizmente, é praticamente impossível que alguém consiga ingerir tudo isso. Há algum tempo várias pessoas aderiram ao “desafio da canela” e fizeram vídeos de suas tentativas de comer uma grande quantidade do produto.

Sobre a canela, é importante saber que 40 colheres de sopa podem conter uma quantidade fatal de belzaldeído – na dúvida, evite comer doses absurdas do produto.

2 – Sabão de lavar roupa
Só a ideia de ingerir esse produto já deixa qualquer estômago revirado, mas é preciso saber que o consumo de 17 copos de sabão são fatais ao organismo humano. Você pode até não morrer se decidir beber um pouco de sabão líquido, mas vai passar muito mal.

3 – Pasta de dente
Levar uma pequena quantidade à boca para escovar os dentes, tudo bem; comer 13 tubos do produto, melhor não.

4 – Água
Todo mundo sabe que beber água é supersaudável e que cada pessoa deve ingerir, em média, 2 litros do líquido por dia. O problema é quando alguém resolve beber 6,5 litros de uma só vez ou com intervalos muito curtos de tempo– aí o corpo entra em colapso e para de funcionar.

5 – Casca de batata
Uma dica para a vida: nunca coma uma batata que pareça estragada. Há relatos médicos de pacientes com disritmia cardíaca, pesadelos, enxaquecas e tontura depois da ingestão do produto. E sabe o que é o pior? Quarenta mg já são suficientes para causar estrago, especialmente quando a parte ingerida é a pele que recobre do tubérculo. A ingestão dessa casquinha da batata estragada pode causar falhas no sistema nervoso central. Quem diria, hein!

6 – Chiclete
Já imaginou que bizarro morrer de tanto mascar chiclete? Essa tarefa é bem difícil, para não dizer impossível, e, para morrer de tanto mastigar o doce, você precisaria consumir 404 pacotes de chiclete de uma vez só.

7 – Queijo Roquefort – o queijo “azul”
Se você conseguir a proeza de comer 10 kg desse queijo de cheiro extremamente forte, é bem possível que você morra.

8 – Cenoura
Comer 24 cenouras por semana durante oito meses vai fazer com que sua pele fique laranja e você tenha uma condição chamada carotenemia. Agora se você comer 215 cenouras – 17,6 kg – de uma só vez, vai acabar envenenado por carotenoides, o que é fatal.

9 – Limpador de vidro
Se você ingerir 58 ml desse tipo de produto, ficará intoxicado; agora se você for mais sedento e ingerir 400 ml do produto, dê adeus à atividade do seu sistema nervoso e à vida, de um modo geral.

10 – Capsaicina
Talvez você nem saiba, mas capsaicina é a substância responsável por causar o sabor apimentado de alguns temperos, petiscos e alimentos. O que você sabe menos ainda é que essa substância, quando pura, é extremamente perigosa. Seis gramas já acabariam com a sua vida.

11 – Spray de cabelo
Se a sede for tanta e você não resistir àquelas duas latas de spray de cabelo, é melhor ter noção de que ingerir essa quantidade do produto pode ajudar você a bater as botas. Melhor não tentar.

12 – Centrum
As cápsulas vitamínicas prometem melhorar a qualidade de vida de quem as toma – até aí, tudo bem. É importante, porém, que você saiba que 39 comprimidos já vão fazer com que você desenvolva úlceras estomacais, tenha vômitos e perca a qualidade de suas funções renais. Agora se você bater a cabeça na parede e resolver comer 61 potes do produto, o equivalente a 6.105 comprimidos, é bem provável que você morra de falência renal.

Fonte: Mega Curioso

Curta nossa página no Facebook

Ceará assina acordo com União e garante pagamento de precatórios para 2025

O governador Elmano de Freitas assinou acordo com a União, nesta terça-feira (10), que garantiu o pagamento de mais uma parcela dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). Na totalidade, R$ 898 milhões serão enviados para o Estado em 2025, com 60%, mais de R$ 538 milhões, sendo repassados para os professores da rede pública estadual. O restante será destinado para o desenvolvimento de escolas de tempo integral.

“Ainda iremos aguardar uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) para saber se esse pagamento será feito em uma única parcela ou de forma parcelada”, explicou o governador Elmano de Freitas.

“O governador Elmano de Freitas assumiu o acordo de aplicar 100% dos recursos para a educação. Ao todo, os acordos podem totalizar cerca de R$ 9 bilhões para a Educação brasileira”, garantiu o ministro Camilo Santana.

Jorge Messias ressaltou a importância dos acordos envolvendo o Fundef para garantir a destinação dos valores à educação. “Nós faremos mais acordos. O nosso entendimento hoje é que nós não fazemos só a defesa jurídica da União, nós entregamos direitos”, afirmou.

Ele completou: “A sociedade perdia. Nós estamos falando de uma ação de 20 anos, recursos para a educação que poderiam já ter sido empregados, e quantas vidas poderiam ter sido impactadas com esses recursos, mas agora serão”.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Dores de garganta? Alivie os sintomas com 3 receitas infalíveis

Às vezes, a dor surge do nada e tão de repente que a gente fica sem saber o motivo. Ou pode começar incomodando um pouco e vai crescendo, causando dor e ardência fortes na garganta. De qualquer jeito, as dores de garganta pode ser o primeiro sintoma de uma gripe ou um resfriado. É um problema que deixa qualquer um péssimo: não dá para comer direito, a voz fica estranha ou some, e a pessoa se sente mal e fraca, dependendo da causa do problema. Na maioria dos casos, bastam uns remedinhos paliativos para ajudar a melhorar as dores de garganta, como os que ensinamos a seguir. Para prepará-los, não recorra a invencionices! Basta usar os produtos que você tem na despensa nessas receitas caseiras.

Coquetel picante de mel e vinagre

Os ingredientes desta mistura matam germes, aliviam a dor e a mucosa irritada da garganta.
  • ½ xícara de vinagre de maçã
  • 4 colheres (sopa) de mel cru
  • 1 colher (chá) de pimenta-de-caiena
  • ½ xícara de água morna
1. Misture bem o vinagre, o mel, a pimenta e a água.
2. Tome de uma a duas colheres de sopa desse coquetel a cada três ou quatro horas.

Colutório agridoce

Faça este gargarejo doce e salgado, de ação levemente antisséptica e supersuavizante.
  • 2 colheres (sopa) cheias de açúcar mascavo
  • ½ colher (chá) de sal
  • ¼ de colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • 950 ml de água morna
1. Num frasco de vidro com tampa hermética, misture o açúcar mascavo, o sal, o bicarbonato de sódio e a água morna. Agite bem antes de usar.
2. Use ½ xícara da mistura como gargarejo sempre que necessário.

Mistura de mel com tabasco

Uma maneira prática de se livrar da garganta inflamada é usar mel e tabasco.
  • 1 colher de chá de mel
  • 240 ml de água morna
  • ½ colher de chá de tabasco
1. Misture rapidamente com o batedor de claras o mel com a água morna. Em seguida, adicione ½ colher de chá de tabasco.
2. Caso ache muito picante, experimente adicionar apenas algumas gotas de cada vez. Beba a mistura lentamente.

Outras soluções caseiras

Combata a dor com vinagre
Assim que sentir a garganta começar a incomodar, recorra ao vinagre, que tem ação germicida, para afugentar a infecção. O que acontece é que a maioria dos germes não consegue sobreviver no ambiente ácido que o vinagre cria. Basta misturar ¼ de xícara de vinagre de maçã e ¼ de xícara de água morna e fazer um gargarejo de hora em hora.
Salve a sálvia!

Essa erva aromática contém elementos que combatem bactérias, vírus e fungos. Além disso, a sálvia é levemente adstringente, ajudando a desinchar a mucosa da garganta, podendo ainda diminuir a inflamação que causa as dores de garganta. Entre os especialistas em ervas, a sálvia é considerada excelente ingrediente de gargarejos para dor de garganta. Veja como fazer: com uma colher de chá de sálvia seca, faça um chá com uma xícara de água fervente. Cubra e deixe em infusão por 15 a 20 minutos, até a temperatura ficar tolerável para o gargarejo. Faça gargarejos quantas vezes forem necessárias.

Como urso atrás do pote de mel
O mel é usado como remédio para dor de garganta há milhares de anos. Mesmo os povos antigos sabiam que o mel tem ação antisséptica, trazendo alívio à mucosa inflamada e irritada da garganta. 

Veja três maneiras de aproveitar ao máximo os benefícios curativos do mel:
  • Adicione três colheres de chá de mel e um pouco de suco de limão a uma xícara de água quente e beba em seguida.
  • Faça um chá de sálvia e adoce a gosto com mel.
  • Faça um chá-verde, preto ou de ervas, junte mel e um pouco de suco de limão.
Cuidado: jamais ofereça mel a bebês com menos de um ano

Aproveite os poderes da hortelã
Os curandeiros de tribos nativas da América do Norte e os chineses têm algo em comum: usam chá de hortelã para tratar dor de garganta. O motivo? A hortelã é rica em compostos que acabam com a inflamação, a dor e os germes. Essa erva de sabor peculiar contém oito compostos anestésicos que oferecem alívio rápido (embora temporário) às dores de garganta. Para obter alívio, faça um chá bem forte de hortelã usando dois saquinhos da erva numa xícara de água fervente. Cubra e deixe esfriando até amornar; depois use como gargarejo.

Não faça gargarejo de chá de hortelã em crianças menores de dois anos

Dê uma chance à manjerona
Graças às suas propriedades bactericidas e analgésicas, a manjerona é muito usada na Europa para tratar vários problemas respiratórios e inflamatórios simples. Um tratamento comum para dor de garganta e laringite é fazer gargarejo usando chá de manjerona adoçado com mel. Ponha uma colher de chá da erva seca numa xícara de água fervente. Deixe descansar por cinco minutos, escorra e depois misture com uma colher de chá de mel. Faça gargarejos conforme a necessidade.
Adoce a boca

A camomila combate inflamações e age como um sedativo leve, algo muito útil quando a dor de garganta nos tira do sério. Faça um chá bem forte com quatro saquinhos de chá em dois copos de água fervente. Cubra e deixe em infusão por 10 minutos. Faça gargarejo com metade do chá. À outra metade, junte o mel para adoçar e tome.

Fonte: Seleções

Curta nossa página no Facebook

Instituto Centec abre inscrições gratuitas para cursos profissionalizantes on-line; veja como se inscrever

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece), por meio do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), está com inscrições abertas para 750 vagas de cursos profissionalizantes online. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do Instituto Centec.

Os cursos têm carga horária de 40h, com aulas de segunda a sexta-feira, sendo realizadas ao vivo por meio da plataforma Google Meet. As aulas iniciam no dia 16 de outubro. Cada pessoa só pode se matricular e fazer um curso por vez.

O público-alvo dos cursos são pessoas que moram no Ceará, tenham a partir de 16 anos, estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica e atendam aos requisitos de escolaridade mínima exigidos por cada curso.

Ao final do curso, os alunos aprovados receberão certificado. As aulas são ministradas por professores da Rede de Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT), mantidos pelo Instituto Centec por meio da Secitece.

Cursos com vagas disponíveis

Excelência no Atendimento ao Cliente — 100 vagas

Noite: 19h às 21h e 20h às 22h
Escolaridade mínima: Ensino Médio incompleto

Técnicas de Negociação e Vendas — 100 vagas

Noite: 20h às 22h
Escolaridade mínima: Ensino Médio completo

Noções de Segurança do Trabalho — 50 vagas

Noite: 18h às 20h
Escolaridade mínima: Ensino Médio completo

Noções de Operador de Caixa — 100 vagas

Manhã: 10h às 12h
Noite: 18h às 20h
Escolaridade mínima: Ensino Médio incompleto

Ferramentas Digitais — 200 vagas

Manhã: 8h às 10h
Tarde: 14h às 16h
Noite: 19h às 21h
Escolaridade mínima: Ensino Médio incompleto
Ter noções de informática

Técnicas de Assistente Administrativo — 50 vagas

Noite: 18h às 20h
Escolaridade mínima: Ensino Médio incompleto

Noções de Liderança e Gestão de Pessoas — 150 vagas

Manhã: 8h às 10h
Noite: 18h às 20h e 20h às 22h
Escolaridade mínima: Ensino Médio completo

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

15 de outubro

Dia do Professor (foto).

1582 - Primeiro dia do calendário gregoriano, introduzido pelo Papa Gregório XIII.
1815 - Napoleão Bonaparte é exilado para a ilha de Santa Helena (território).
1940 - Lançamento do filme O Grande Ditador, de Charles Chaplin.

Nasceram neste dia…
1844 - Friedrich Nietzsche, filósofo alemão (m. 1900).
1908 - John Kenneth Galbraith, economista estado-unidense (m. 2006).
1915 - Antônio Houaiss, escritor, filólogo, lexicógrafo e ensaísta brasileiro (m. 1999).

Morreram neste dia…
1389 - Papa Urbano VI (n. 1318).
1917 - Mata Hari, dançarina neerlandesa executada por espionagem (n. 1876).
2000 - Konrad Bloch, bioquímico alemão (n. 1912).

Fonte: Wikipédia

AddThis