Copa 2014: Júlio César brilha nos pênaltis e Brasil elimina Chile em jogo dramático


A seleção brasileira teve sua primeira prova de fogo nesta Copa do Mundo. E passou raspando. Dominada na maior parte do jogo, sofreu demais diante do antigo 'freguês' Chile e empatou por 1 a 1 no tempo normal. Nos pênaltis, porém, brilhou a estrela de Júlio César. O goleiro defendeu duas cobranças, salvou o Brasil de uma eliminação precoce e classificou os anfitriões para as quartas de final.

Contestado antes do Mundial por atuar na fraca liga dos Estados Unidos, o camisa 12 deixou o Mineirão como o grande herói do Brasil até aqui na Copa. Uma classificação no sufoco, dramática. Com a dificuldade que Felipão, desde o sorteio das chaves, já havia anunciado. Mas que põe o Brasil no caminho de um possível reencontro com seu passado: 64 anos depois, pode novamente enfrentar o Uruguai em uma Copa em casa. Para isso, basta que os antigos rivais eliminem a Colômbia neste sábado, às 17h. Chance de finalmente exorcizar o 'Fantasma de 1950'.

As fases do jogo
O Brasil finalmente conseguiu colocar em prática a tática utilizada na Copa das Confederações. Marcou forte a saída de bola do adversário, pressionou e abriu o placar no início do jogo. Após cobrança de escanteio, Jara empurrou contra as próprias redes em disputa com David Luiz (gol foi dado para o brasileiro). O Brasil era melhor no jogo, o segundo era questão de tempo. Mas uma inacreditável bobeada defensiva trouxe emoção à partida. Marcelo e Hulk se atrapalharam em cobrança de lateral e a bola sobrou dentro da área brasileira para Alexis Sanchez, que empatou.

O jogo ficou dramático e aberto, com chances de ambos os lados. Hulk marcou aos 9, mas a arbitragem entendeu que o atacante ajeitou no braço antes de chutar e anulou o lance. Júlio César fez milagre em chute de Aránguiz aos 19. Bravo respondeu com outro milagre cara a cara com Hulk aos 38. Bom desempenho dos goleiros que impediu que houvesse um vencedor no tempo normal.

O calor de um jogo às 13h cobrou seu preço na prorrogação. As duas equipes acusaram cansaço e os espaços surgiram. O Brasil cresceu e quase marcou com Hulk, mas novamente Bravo salvou. Os chilenos se encolheram e os minutos finais do tempo extra foram de pressão total dos donos da casa. Mas a grande chance foi do Chile: Pinilla recebeu na entrada da grande área e mandou uma bomba no travessão.

Nas penalidades, David Luiz abriu as cobranças convertendo para o Brasil. Júlio César defendeu o chute de Pinilla. Na sequência, porém, Willian chutou para fora. Alexis Sanchez também parou no goleiro brasileiro. Marcelo ampliou para os anfitriões. Aránguiz fez o primeiro gol chileno. Hulk chutou em cima do goleiro Bravo. Marcelo Díaz empatou o duelo. Neymar recolocou os donos da casa em vantagem. Na última cobrança, Jara mandou na trave e selou a classificação brasileira.

O melhor: Júlio César – Apontado como culpado pela eliminação brasileira na Copa de 2010, o goleiro chegou à redenção logo nas oitavas de final do Mundial de 2014. O camisa 12 se agigantou nas cobranças de pênalti ao defender duas cobranças. Com a bola rolando, fez uma grande defesa no segundo tempo e garantiu o empate. Uma tarde heroica.

O pior: Daniel Alves – Lateral direito mais uma vez teve uma atuação ruim. Apareceu pouco no ataque, voltou a ceder espaços na defesa e ainda levou um baile de Vidal pelo lado direito. Na outra lateral, Marcelo também não esteve em uma tarde inspirada.

A chave do jogo
Marcação agressiva do Chile - Sampaoli orientou sua equipe a adiantar a marcação na saída de bola adversária e os chilenos apertaram os brasileiros desde a grande área. Foi assim que saiu o gol de Alexis Sánchez e que a equipe dominou as ações durante praticamente todo o jogo.

Toque dos técnicos
Felipão promoveu mudanças na equipe titular, com a entrada de Fernandinho na vaga de Paulinho no meio-campo. A alteração não produziu grandes resultados. O meio-campo brasileiro continuou inoperante na armação, com muitas ligações diretas defesa-ataque.

Para lembrar
Vaias à capela. Os chilenos bem que tentaram imitar os brasileiros e cantar o hino após o fim da melodia. A torcida dos anfitriões, porém, sufocou o cântico com vaias.

Falso alarme
Um aviso no Twitter da Polícia Federal gerou apreensão minutos antes da partida. Enquanto jogadores aqueciam, a conta da entidade na rede social publicou que havia uma ameaça de bomba no Mineirão, que poderia ser evacuado. Minutos depois, foi revelado que hackers invadiram o sistema.

Não foi dele, mas valeu
O gol marcado por David Luiz foi o primeiro do zagueiro com a camisa da seleção brasileira. Curiosamente, porém, quem empurrou por último para as redes foi o defensor chileno Jara, e não o camisa 4 do Brasil.

Provocação no intervalo
Na saída das duas equipes do gramado, Fred deu um tapa na nuca de Medel. Irritado, o chileno foi tirar satisfação e os dois atletas tiveram que ser contidos pelos companheiros.

Desfalque nas quartas
Luiz Gustavo levou o segundo cartão amarelo e está suspenso para a partida da próxima fase.

Fonte: UOL



Copa 2014: Mundial favorece venda de artesanato no Cariri

Artesãos do Cariri comemoram o retorno financeiro da Copa do Mundo, com aumento no número de peças comercializadas em até 20%. Esse é o balanço inicial, que já vem acontecendo desde o mês de maio. Mas, como é período de alta estação, até o final do ano, as vendas deverão estar aquecidas. Especialmente no Cariri, há uma movimentação maior principalmente até o mês de agosto, no período de férias e festas na região, época de maior fluxo de turistas.

No Centro de Cultura Popular Mestre Noza, os artesãos se prepararam desde o começo do ano, com as encomendas além da conta do que já produzem. Em maio, foram encaminhadas várias remessas de peças, para a Central de Artesanato do Ceará (Ceart). Outros artesãos da região do Cariri e Centro-Sul estão se preparando desde o começo ano, para participar com as exposições dos seus produtos nos 12 estados onde estão sendo realizados os jogos da Copa do Mundo. Os produtos foram encaminhados por meio de Ceart e Projeto Vitrines Culturais, do Ministério da Cultura, com parceria da Central de Artesanato.

Procura
Mas no caso das peças produzidas no Centro de Cultura Mestre Noza, as encomendas para comercialização têm ocorrido por meio da Ceart. Segundo o presidente do Mestre Noza, Adalberto Soares (Beto), somente no mês de maio foram encaminhadas cerca de 500 peças, desde santos em madeira, barro, até os tradicionais artigos voltados para a cultura popular, inspirados nas manifestações tradicionais dos grupos de dança, entre outros personagens populares dos reisados, lapinhas, bandas cabaçais, além de Lampião, Luiz Gonzaga e Patativa do Assaré.

"Com certeza, esse tem sido importante retorno para nós. Não deu para levar os nossos produtos aos estados onde acontece a Copa, por conta da grande quantidade de encomendas e o pouco tempo disponível para produzir", diz ele. O Mestre Noza é uma das principais referências em artesanato no Nordeste, onde são encontradas milhares de peças produzidas pelos artesãos que confeccionam seus produtos no mesmo espaço.

Para Beto, uma das grandes oportunidades que se tem nesse momento não é apenas vender, mas de poder divulgar o trabalho dos artesãos. Mesmo assim, conforme o artista, a maior parte das vendas está sendo direcionada à Ceart em Fortaleza, que nesse momento recebe em grande quantidade turistas do mundo inteiro. "Continuamos recebendo encomendas e compradores também do Sul e Sudeste do Brasil", diz ele. Essa é a alternativa, porque há a possibilidade, diz Beto, de divulgar um pouco dos trabalhos dos artesãos do Centro, também em outros estados onde ocorrem os jogos.

As alternativas para as vendas são diversificadas, inclusive com motivos da Copa, que também foram incorporadas ao trabalho dos artistas, como a produção de troféus em madeira e personagem da cultura popular com motivos verde e amarelo.

Expectativa
Mesmo assim, o artesão Wanderley da Costa afirma que a expectativa poderia ser bem maior, caso o centro tivesse maior apoio das instituições voltadas para o fomento da cultura.

O espaço ainda é precário e pouco divulgado. Os artesãos trabalham com sacrifícios para manter a associação, que há vários anos realiza suas atividades sem apoio das administrações públicas. As instituições parceiras do trabalho são o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Ceart.

A média de comercialização dos produtos deverá chegar a, em média, 300 a 500 peças. Em meses mais difíceis, a comercialização não passa de cinco dezenas. Já o artesanato em palha, xilogravuras e outras tipologias foram repassadas por meio do Minc. Não obstante, a comemoração geral pelas boas vendas e divulgação da cultura popular do cariri, expressada nos produtos artesanais, houve também alguns percalços para os artistas locais, que pretendiam destinar suas peças para as cidades sedes de realização dos jogos.

O artesão Francisco Correia Lima, Francorli, afirma que os artistas foram surpreendidos com o edital, que chegou no último dia 26 de março. Houve a mobilização de 28 artesãos, junto com associações. Ele chegou a enviar cerca de 400 peças.

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



Sua saúde: Mitos e verdades sobre o ovo

Ele aumenta a taxa de colesterol no sangue? Pode ser consumido cru? Aqui, você encontra as respostas para essas e outras perguntas.

Delicioso, o ovo é uma ótima fonte de proteínas e não só pode como deve ser usado na alimentação. Se consumido de forma equilibrada, traz muitos benefícios à saúde, pois auxilia na recuperação de tecidos e no aumento e manutenção de força muscular. Entenda agora o que é mito e o que é de fato verdade sobre esse alimento, para consumi-lo sem preocupação!

Comer ovos todos os dias aumenta a taxa de colesterol no sangue.
Mito. As pessoas saudáveis podem consumir um ovo por dia – sempre atentas ao limite de ingestão diária total de colesterol, que não deve ultrapassar 300 mg. Essa é a recomendação da American Heart Association, seguida no Brasil. Como as carnes também são fontes de proteínas, o ideal é variar o cardápio durante a semana.

É errado guardar os ovos na porta da geladeira. 
Verdade. O abre e fecha constante da porta facilita a alteração da temperatura, que prejudica o alimento. Além disso, o ato de bater a porta pode causar micro-rachaduras imperceptíveis ao olho humano, que podem contaminar o interior do ovo. Se a sua geladeira não tem um compartimento específico para os ovos, guarde-os na própria embalagem, na prateleira intermediária.

É preciso lavar os ovos antes de guardá-los na geladeira. 
Mito. Atualmente, os ovos já passam por um rígido controle de qualidade. Por isso, não há necessidade de limpá-los antes de usar, até porque o procedimento elimina a película natural que protege a casca, aumentando sua porosidade e tornando-a suscetível à contaminação por micro-organismos. Caso queira lavar os ovos mesmo assim, o recomendado é fazer isso no momento do uso.

Há riscos em consumir o ovo cru ou com a gema mole.
Verdade. Se a cocção não é adequada, eventuais bactérias presentes no alimento podem sobreviver. A bactéria salmonela, por exemplo, pode se desenvolver em temperaturas de até 50 ºC e causa infecções. Gestantes, idosos, crianças e imunodeficientes têm mais risco de desenvolver formas mais graves de salmonelose e devem redobrar a atenção. A melhor forma de consumir ovos é cozinhá-los por 12 minutos. É preciso atenção também a doces e gemadas preparados com ovos crus.

A clara de ovo traz benefícios para a saúde dos atletas. 
Verdade. A clara não tem gordura e é riquíssima em um tipo de proteína chamada albumina. Seu consumo é indicado para os esportistas, depois do treino, para ajudar na recuperação e na restauração dos músculos. Porém, duas claras por dia fornecem a quantidade suficiente de proteínas – e não é preciso mais do que isso – já que o excesso pode sobrecarregar os rins.  Muitos atletas, no entanto, consomem as claras cruas, pois acreditam que, assim, potencializam a absorção da proteína. Isso é um erro, pois a cocção não prejudica a absorção do nutriente – na verdade, elimina o risco de contaminação pela bactéria salmonela.

Fonte: Sadia



Crato (CE): Projeto educacional resgata antigas brincadeiras infantis

As brincadeiras populares da infância são resgatadas por meio de projeto neste município, fortalecidas nos bairros, como forma de integrar as crianças e adolescentes. Em tempos de tecnologia, a velha forma de brincar tem sido a alternativa para tirar as crianças de casa e leva-las para os campinhos, terreiros e praças. Mais espaços públicos deverão ser recriados para isso. E se as formas do brincar mudam cada vez mais, os espaços passam a ser raros, ocupados com as construções. O Projeto "Brincadeiras de Infância", está dentro do programa permanente "Cidade Lúdica", desenvolvido por meio da Secretaria de Esportes da cidade.

Mesmo no Interior, os arte educadores já se preocupam com as novas tecnologias dando lugar à individualidade da infância. As crianças não têm compartilhado, tanto com há poucas décadas, a sua forma de brincar, interagindo com os outros. Para o secretário de Esporte do Crato, Robério Alves, o projeto inicia como uma forma de resgate e também como um alerta para que se busque formas saudáveis de desenvolver o brincar. Para isso, serão realizadas oficinas de brinquedos nos bairros e um trabalho para o resgate dos espaços voltados para as brincadeiras de infância na cidade.

"Os locais onde brincamos na nossa infância, infelizmente não existem mais. Os campinhos de bairros, estão dando lugar às construções. Algumas praças devem ser ocupadas com recreação e lazer para a criança, adolescente e direcionadas ao idoso", afirma. Para o secretário, a brincadeira diz muito do adulto. O projeto partiu do lúdico dessa infância meio que perdida, sem ter que se preocupar com regras.

Despertar
Outro objetivo do projeto é afastar as crianças, principalmente da periferia da cidade, do mundo das drogas. "Esse despertar passa a fazer parte de um programa levado aos bairros durante as férias, e será itinerante e toda semana será destinado a uma comunidade", afirma Robério Alves. Os próximos bairros serão o Alto da Penha e o Seminário. Essas primeiras localidades são escolhidas por simbolizarem a realidade dessa mudança e diminuição dos espaços de brincadeiras ao longo dos anos.

Uma opção a mais para a criança, fora da sala de aula, com laboratórios de brinquedos. O interessante, conforme o secretário, é ensinar a criança também a fazer o seu próprio brinquedo. "Isso era o que acontecia na nossa infância de interior", afirma. A bola de gude, bola de meia, futebol de campinho, brincadeira de boneca, fazem parte de cerca de 20 brincadeiras de infância que foram levantadas.

A ideia é também partir para parcerias com organizações não governamentais e a própria administração municipal local, para manter convênios de apoio junto à comunidade. Nesse momento, estão participando estudantes de universidades regionais, de cursos como Serviço Social, Pedagogia, Psicologia e Educação Física. A meta é manter os espaços de laboratórios e salas de brinquedo, também ter retorno garantido para a permanência desses pontos referenciais, para aprendizado e comercialização de bonecas de pano, carrinhos de lata e outros. Participaram desse primeiro momento 28 universitários voluntários dos trabalhos. As brincadeiras do primeiro dia de trabalho foram peteca, bila ou bola de gude, trancelim, racha ou futebol de campinho, bambolê, tabuleiros, uso de balões e pipas. A primeira etapa de trabalho, que funciona durante o mês das férias, será de divulgação, reunindo a cada atividade cerca de 150 crianças. Neste mês, serão visitados quatro bairros da cidade.

Desenvolvimento
A estudante de Educação Física da Universidade Vale do Acarau (UVA), Samara Matos, avalia o projeto na promoção do distanciamento das crianças da droga e da violência, além de ajudar na coordenação motora.

"É muito gratificante poder participar desse trabalho, por já termos uma experiência com as crianças", frisa. Ela destaca outro aspecto, que é a criança ter uma vida mais ativa, longe do sedentarismo.

Para o arte educador Alexandre Lucas, essa alternativa do brincar tem sido de fundamental importância, para o desenvolvimento psicológico da criança e adolescente, onde é possível se refletir sobre a vida.

"Há um papel significativo, tanto no processo cognitivo, e também do psicomotor e da integração social", explica. Para ele, a brincadeira é uma forma de promover a socialização e o repensar da paisagem urbana, principalmente nas comunidades, onde as crianças recriam o espaço urbano.

As novas tecnologias, de acordo com Alexandre, acabam dando uma compreensão de isolamento, individualidade, competição. "O jogo é essencial por possibilitar contato social, dando espaço para a busca de si mesmo, com o conflito, ensino o perder e o ganhar, e a criança possa lidar com isso também", diz.

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



Verdades inconvenientes sobre viagens de aviões que não te contaram

Imagine a seguinte situação: você embarca no avião, senta em sua poltrona e espera o comissário de bordo dar as instruções habituais para a viagem. Você, obviamente, espera todo aquele script repetitivo sobre os procedimentos em caso de emergência. De repente, o comissário inicia com alguns anúncios nada convencionais:

“Senhores passageiros, sejam bem-vindos e obrigado por escolherem a nossa companhia aérea. Primeiramente, gostaríamos de agradecer aos passageiros que escolheram as poltronas do fundo. Em caso de acidente, suas chances de sobrevivência serão maiores. Porém, a cauda oscila bastante e o desconforto é maior”.

“Durante a decolagem, mantenham o encosto de sua poltrona na posição vertical, principalmente a classe econômica, cujo espaço entre os assentos é tão apertado que impedem a evacuação da aeronave em caso de emergência. Para dizer a verdade, se a segurança fosse o nosso foco principal, todas as poltronas estariam viradas para trás”.

“Para economizar combustível, metade do ar na cabine é reciclado. Devido a isso, o nível de oxigênio no sangue ficará reduzido, mas não costuma ser perigoso – no máximo pode provocar uma agradável sonolência. Por favor, peço a todos que mantenham o sinto de segurança afivelado ou você poderá ser vítima de turbulência – que é inofensiva para a aeronave, porém, mata 25 passageiros por ano”.

“Gostaríamos também de lembrar a todos que as poltronas são flutuantes – embora essa informação não tenha muita importância. A probabilidade de sobrevivência em um pouso na água com um avião grande é mínima e geralmente a aeronave explode. Nem sequer existe o termo ‘aterrissar na água’ – o correto é colidir com o mar. Obrigado por terem escolhido a nossa companhia e tenham uma ótima viagem”.

Claro que nenhuma companhia aérea revelaria essas informações para os seus clientes (ainda mais dessa forma!). Embora o avião seja um dos meios de transporte mais seguros que existem, ele não é livre de problemas. Acompanhe abaixo algumas das principais causas de acidentes e o que “eles não querem que você saiba”.

Despressurização
Existe um motivo para os aviões comerciais voarem tão alto. A grandes altitudes, o ar é rarefeito, o que diminui a resistência de arrasto e o avião consegue voar mais depressa, economizando combustível. É comum os voos nivelarem a uma altura de 11 km de altura. O problema é que, quanto mais alto, menor é a pressão atmosférica. Para que os passageiros não morram sufocados, o ar é pressurizado na cabine.

Esse sistema foi introduzido em 1938 no Boeing 307 para voos comerciais. Todavia, nem tudo é perfeito e essa consagrada tecnologia pode falhar. É por esse motivo que você recebe instruções dizendo que, em caso de despressurização, máscaras de oxigênio cairão automaticamente do teto. É algo que não assusta tanto quanto uma pane na turbina, por exemplo. Ledo engano: a despressurização pode matar, e rápido.

Ao contrário de outros tipos de sufocação, como o afogamento, é possível resistir vários minutos. Uma despressurização rápida faria você desmaiar em menos de 15 segundos. Em agosto de 2008, um Boeing 737 da companhia Ryanair, que ia para Barcelona, sofreu uma despressurização parcial da cabine. Para piorar, nem todas as máscaras de oxigênio caíram e, das que caíram, várias não liberaram oxigênio.

O que salvou os 168 passageiros do voo à Barcelona foi a altitude de tráfego da aeronave no momento do acidente, que voava a cerca de 6,7 km de altura, e isso permitiu ao piloto manobrar para 2,2 km acima do solo, em que é possível respirar sem máscaras.

Falha estrutural
Com o tempo, as partes que compõem a aeronave acumulam desgaste, daí a necessidade das companhias aéreas realizarem constantes manutenções. A negligência quanto aos reparos técnicos pode custar muito caro, fazendo com que um avião perca partes de sua fuselagem ou até partes vitais, como uma asa ou leme durante um voo, colocando em risco a vida dos passageiros.

Porém, nem sempre a aeronave quebra por falta de manutenção. A cerca de 800 km por hora, a 11 km de altura, qualquer manobra muito brusca pode romper a fuselagem devido às enormes forças gravitacionais envolvidas. E isso aconteceu em 2001, com um Airbus A300 da American Airlines que decolou de Nova York.

Devido a uma turbulência, o piloto tentou estabilizar a aeronave seguindo os procedimentos-padrão. Contudo, ele realizou movimentos bruscos, e isso quebrou a cauda do avião em pleno ar, matando 260 passageiros. Devido a acidentes como esse, a força G passou a ser uma preocupação da indústria aeronáutica.

Os jatos modernos possuem sistemas que avisam quando estão voando em angulação incorreta, velocidade ou trajetórias que colocam em risco a integridade da fuselagem. Inclusive, devido ao acidente citado, a Boieng adiou o lançamento do avião 787 para alterar o projeto inicial. Simulações indicaram que durante o voo as asas poderia se quebrar devido à força G alta demais.

Pane nas turbinas
Por incrível que pareça, as principais causas de pane nas turbinas não são mecânicas; são as “aves do céu” (parafraseando Carlos Magno). Os pássaros representam um percentual alto de problemas desse gênero. Entre 1990 e 2007, houve mais de 12 mil colisões de aves contra aviões.

As turbinas são projetadas para suportar alguns tipos de pássaro (veja imagem abaixo), e isso é testado em laboratório com uma máquina que arremessa frangos mortos a 400 km/h contra turbinas ligadas (um voo e tanto para um animal que não conseguia voar quando vivo). Desde 1990, 312 turbinas foram completamente destruídas em voo pelos pássaros.

É possível para um avião se manter no ar e estável com apenas uma turbina. O maior risco é durante a decolagem, quando a aeronave ainda está baixa e lenta (90% dessas colisões acontecem a menos de mil metros de altitude). Se ambas as turbinas falharem, as consequências podem ser dramáticas. Esse foi o caso de um Airbus A320 da US Airways, que perdeu os dois motores logo após decolar de Nova York, em janeiro de 2009. Mesmo sem nenhuma propulsão, o piloto conseguiu voar mais 6 minutos e levar o avião até o rio Hudson. Esse foi um dos raríssimos casos de pouso na água (ou colisão) bem-sucedidos. Ninguém morreu.

Falha nos computadores
Os computadores de bordo são vitais na segurança do voo. Pilotar um avião nos dias atuais não depende exclusivamente das habilidades do piloto, que são treinados para confiar na máquina. No entanto, até os computadores falham, e isso ocorreu com um Airbus A330 – o mais computadorizado dos jatos atuais. Em 12 meses, sete A330 enfrentaram uma situação crítica: partes do computador de bordo desligaram ou apresentaram comportamento errôneo.

Em um desses casos, o desfecho foi infeliz: o voo da Air France que ia de São Paulo para Paris e caiu no oceano Atlântico, matando 232 pessoas. Outro acidente aconteceu em agosto de 2005 com um Boeing 777 da Malaysia Airlines, que decolou da Austrália e, aos 18 minutos de voo, teve de retornar às pressas, pois o piloto automático começou a inclinar o avião de forma perigosa. Era um problema de software.

Erro humano
Os computadores erram, porém, errar é uma característica humana. Em 60% dos casos, a culpa é do piloto. O pior acontecimento de todos os tempos se deu em 27 de março de 1977, na ilha de Tenerife, um arquipélogo espanhol à oeste da costa africana. Vários fatores se juntaram para produzir essa tragédia.

Um atentado terrorista fechou o principal aeroporto e todo o tráfego aéreo foi desviado para um aeroporto menor, Los Rodeos. Logo, não demorou para que ele ficasse sobrecarregado e cheio de aviões parados no pátio, comprometendo também o espaço aéreo no local. Na confusão estava um Boieng 747 de Amsterdã e outro, também 747, de Los Angeles.

O avião americano solicitou autorização para decolar. Quem estava no comando era o piloto Victor Grubbs, 57 anos e 21 mil horas de voo. A torre de controle respondeu negando – era preciso esperar a saída do outro 747, o holandês, pilotado pelo comandante Jacob van Zanten. Zanten ficou impaciente, porque sua tripulação já estava em serviço havia 9 horas. A torre de controle reposicionou as aeronaves.

O nevoeiro era muito forte e, por um erro de comunicação, o avião americano foi parar no lugar errado. Ignorando instruções, o 747 holandês começou o procedimento de decolagem e se chocou de frente com o outro avião, que manobrava à frente. Foi o pior acidente da História, com 583 mortos.

Turbulência
Por mais que os jatos modernos sejam projetados para suportar turbulência e isso não os derrube, o fenômeno pode causar mortes. Um levantamento feito pela Federal Aviation Administration (FAA), agência do governo americano que estuda a segurança no ar, revela que entre 1992 e 2001 houve 115 acidentes fatais em que a turbulência esteve envolvida, deixando 251 mortos.

Na maior parte dos casos, eram aviões pequenos, porém houve mortes em aeronaves comerciais e as vítimas eram passageiros que estavam sem cinto de segurança. Eles foram arremessados contra o teto, numa velocidade de até 100 km/h (suficiente para causar fratura no pescoço).

Ou seja, em caso de turbulência, o maior perigo não é o avião cair, mas você se machucar porque está sem cinto. Os aviões têm instrumentos que permitem detectar com antecedência as zonas turbulentas, dando tempo para desviar. Entretanto, nem sempre é possível: existe um tipo de turbulência, a "de ar limpo", que não é captada pelos instrumentos da aeronave. Felizmente, é rara e só causou 2,88% dos acidentes fatais.

Pane hidráulica
Os controles do avião dependem do sistema hidráulico – uma rede de canos que liga o cockpit às partes móveis do avião, como lemes, flaps e os trens de pouso. Esses canos estão cheios de fluido hidráulico, uma espécie de óleo. Quando o piloto dá um comando (virar para a esquerda, por exemplo), um sistema de bombas comprime esse óleo, e o deslocamento do líquido movimenta as chamadas superfícies de controle.

O sistema hidráulico é tão importante que os aviões modernos têm nada menos do que três: um principal e dois de reserva. Devido a isso, a pane total é muito rara, mas não impossível de ocorrer, e é o pior pesadelo dos pilotos. “O treinamento para situações de pane hidráulica é muito frequente e exige bastante dos pilotos”, explica o comandante Leopoldo Lázaro. Se os 3 sistemas hidráulicos falharem, a aeronave perde totalmente o controle. E isso já aconteceu.

Em julho de 1989, um McDonnell Douglas DC-10 decolou de Denver com destino a Chicago. Tudo corria bem até que a turbina superior, próxima à cauda do avião, explodiu. Estilhaços do motor penetraram na fuselagem e cortaram os canos de todos os sistemas hidráulicos. O avião não tinha como subir, descer, virar nem frear.

Aí o comandante Alfred Haynes, 58 anos e 37 mil horas de voo, realizou uma das maiores proezas da história da aviação. Usando o único controle de potência das turbinas, o único que ainda funcionava no avião, conseguiu fazer um pouso de emergência. A aeronave explodiu, mas 185 dos 296 passageiros sobreviveram.

Fonte: Superinteressante



Juazeiro do Norte (CE): Aeroporto aumenta 20,4% na demanda de janeiro a maio

O Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes tem aumento de demanda de passageiros em 20,4% de janeiro a maio deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado, segundo números levantados de embarque e desembarque. Foram 177, 6 mil pessoas que passaram pelo local. Ano passado, nos cinco primeiros meses do ano, foram registrados 147,5 mil usuários dos serviços. Estão sendo construídos no local, os Módulos Operacionais Provisórios (MOPs). O aeroporto tem registrado aumento de demanda todos os anos.

Este aumento da demanda, conforme a assessoria de imprensa da Infraero, se dá principalmente pelo desenvolvimento regional, e por ser um período de alta estação. A Copa do Mundo, com a inclusão do Ceará entre os 12 estados de realização do evento mundial, não tem influenciado na vinda de turistas para a região. Essa é uma época do ano, em que há festas regionais, sendo a maior delas na Exposição Centro-Nordestina de Animais e Produtos Derivados (ExpoCrato), que acontece na segunda quinzena de julho, sendo forte atrativo no segmento do turismo de negócios e época de férias.

Desde 2011 que há a tentativa de dar encaminhamento à expansão, mas empresas desistiram dos serviços, e por último, em abril deste ano, a VL Engenharia assumiu a obra, que deve estar sendo concluída em setembro próximo, de acordo com o prazo estabelecido para a finalização dos serviços.

Investimento
O investimento para a conclusão dessa etapa de ampliação é de R$ 2,1 milhões, redimensionando a capacidade do aeroporto para 800 mil passageiros ao ano. A atual é de 400 mil pessoas ao ano, após algumas adequações internas nos últimos anos, no aguardo da conclusão dos MOPs. A nova área passará a 1.050 metros quadrados, incluindo 600m² para área de embarque e 450 m² destinados ao desembarque.

Ano passado, o aeroporto fechou sua movimentação total em 387,9 mil passageiros, dentro da capacidade atual de 400 mil. A finalidade dos novos MOPs tem a meta de ampliar a capacidade futura do aeroporto. Conforme a coordenação de Turismo de Juazeiro do Norte, o Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes foi o que mais transportou passageiros por metro quadrado de terminal no ano passado, correspondendo a 431 passageiros, com cálculos relacionados a uma área de 900 metros quadrados. Esse número chega a ser menor que a circulação de usuários em aeroportos como o Pinto Martins, em Fortaleza, e o de Congonhas, em São Paulo.

Desapropriação
A área atual do aeroporto é de 1.288,740 metros quadrados. Com a incorporação do espaço a ser desapropriado, de 486 mil m², o equipamento ficará com 1.774,740 m². O processo de desapropriação está em andamento, com os valores depositados na 16ª Vara da Justiça Federal.

O pagamento das indenizações ainda não foi iniciado, segundo a assessoria de imprensa da Infraero, em virtude da necessidade de reavaliação dos documentos. Concluídos esses estudos, a empresa levará os acordos para serem homologados.

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



Governo amplia lista de insumos para medicamentos com redução de imposto

O governo decidiu ampliar a isenção de PIS/Cofins o número de substâncias utilizadas na fabricação de medicamentos no país. Foi publicado nesta sexta-feira decreto assinado pela presidente Dilma Rousseff e pelos ministros da Fazenda, Guido Mantega, e da Saúde, Arthur Chioro, determinando quais os novos insumos contarão com o benefício. O decreto inclui 174 substâncias na lista, que passa a contar com mais de mil itens sujeitos ao regime especial de tributação. De acordo com o ministério, com o decreto, 75,4% dos medicamentos comercializados no país ficam isentos do PIS/CONFINS.

O preço do medicamento para o consumidor deverá refletir esses benefícios fiscais, afirma o Ministério da Saúde. O cálculo dos preços dos medicamentos das empresas fabricantes que optam pelo regime será atualizado pela Secretaria-Executiva da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (SCMED) da Anvisa, com a nova lista de insumos. “Além disso, a Câmara será responsável pelo monitoramento dos preços dos remédios e por garantir que as reduções tributárias sejam integralmente refletidas nos preços fixados como teto para os produtos”, afirmou o ministério.

Segundo informação do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma), “com a adoção da medida, centenas de medicamentos para o tratamento de câncer, doenças cardíacas, artrite, hepatite, alergias, próstata e outros foram contemplados, o que reduzirá o preço final desses produtos em cerca de 12%, segundo cálculos do governo”.

Esta era uma reivindicação antiga da indústria, a inclusão na lista que existe desde 2001. As substâncias que terão o benefício fiscal são escolhidas segundo critérios como programas de governo, doenças que serão tratadas com essas drogas, entre outros.

“A seleção das substâncias contempladas pelo crédito presumido obedece a critérios previamente estabelecidos pelo Ministério da Saúde, em conjunto com a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), e levam em consideração as patologias crônicas e degenerativas; os programas de saúde do governo instituídos por meio de políticas públicas e a essencialidade dos medicamentos para a população”, explicou o órgão.

Foram isentas dos impostos três categorias dos princípios ativos dos remédios, a primeira dos “monodroga identificados com tarja vermelha ou preta”, entre eles vacina contra cólera e vacina febre tifóide. Na categoria dois, foram aqueles “medicamentos em associações identificados com tarja vermelha ou preta” e na categoria três são “substâncias para medicamentos utilizados em nutrição parental, hemodiálise e diálise peritoneal, substitutos do plasma e expansores plasmáticos, identificados com tarja vermelha”.

Fonte: Extra



Crato (CE): Estátua de N. Sra. de Fátima é atração turística

Inaugurada no último dia 21, data em que foram comemorados os 250 anos de criação deste município, a estátua de Nossa Senhora de Fátima já é vista como um dos principais equipamentos a ser utilizado no processo que a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e do Turismo pretende efetivar, a partir do próximo mês, objetivando a ampliação da prática do turismo religioso no Crato, por meio da peregrinação de fiéis ao local onde o monumento à santa foi edificado, no bairro Barro Branco, na periferia da cidade.

Mesmo não havendo, ainda, nenhuma infraestrutura que garanta maior comodidade aos fiéis na área ao redor da estátua, cresce diariamente o número de pessoas que visitam o local. Ônibus de excursões chegam de regiões mais distantes, como Alagoas e Feira de Santana (BA), bem como de municípios da própria região, como Juazeiro do Norte e Santana do Cariri, possibilitando a criação de diversas atividades comerciais que, ainda de forma tímida, estão sendo realizadas por moradores do próprio bairro.

A comerciante Paula Nascimento, que possui uma banca de doces nas proximidades da estátua, diz que todos os dias consegue vender seus produtos aos visitantes do monumento. Segundo ela, os clientes começam a aparecer em maior número no final da tarde, após as 17 horas. "É quando o pessoal começa a sair do trabalho e, antes de ir para casa, dão uma passadinha por aqui pra pedir as bênçãos a santa e acabam comprando os meus doces também", comemora a ambulante.

Estão previstas obras de infraestrutura no entorno do monumento como uma grande praça para melhor receber os visitantes e, ainda, uma réplica da Igreja de Fátima, como a de Portugal. As obras são de responsabilidade do governo do Estado, que também custeou a construção da estátua, orçada em cerca de R$ 1 milhão.

A empreendedora Fabiana Alves Pereira, que comercializa lanches nas imediações da estátua, acredita que, com a construção dos equipamentos de apoio ao monumento, haverá aumento no fluxo de visitantes e, consequentemente, ampliação na margem de venda dos produtos que oferece.

Conforme o secretário do Desenvolvimento Econômico e do Turismo do Crato, Venâncio Saraiva, a Prefeitura Municipal pretende, em parceria com o Sebrae, apoiar estes pequenos empreendedores, com cursos de capacitação, oportunizando melhores condições de atendimento aos turistas, bem como a ampliação da renda dos vendedores.

"A pretensão é firmarmos este convênio até o fim de julho para que haja garantias de que as pessoas que já estão atuando no local possuam as condições e o conhecimento necessário para garantir qualidade no tratamento a ser oferecido aos turistas", informou ele.

Venâncio Saraiva disse que a Secretaria pretende, brevemente, realizar um questionário com os moradores do bairro, objetivando conhecer as demandas ainda existentes, no sentido de que estas sejam dirimidas e, consequentemente, haja a ampliação das ações que já estão sendo desenvolvidas naquele logradouro pela municipalidade.

Conforme o secretário, no local deverão ser instaladas empresas de diversos segmentos do setor econômico.

ROBERTO CRISPIM
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste



Copa 2014: Punição da Fifa por mordida tira Luis Suárez do Mundial

O atacante uruguaio Luis Suárez foi suspenso por nove partidas oficiais da seleção e por quatro meses de qualquer atividade relacionada ao futebol pela mordida dada no zagueiro italiano Chiellini, anunciou nesta quinta-feira a Fifa.

Esta foi a maior punição da história das Copas por um incidente ocorrido durante uma partida. A sanção começa a ser cumprida a partir do jogo entre Uruguai e Colômbia no sábado, pelas oitavas de final da Copa do Mundo no Maracanã.

Além da suspensão, o jogador uruguaio também recebeu uma multa equivalente a 112.000 dólares. Com a suspensão, Suárez está fora do Mundial.

A Associação Uruguaia de Futebol (AUF) vai recorrer da sanção ainda nesta quinta-feira.

"A AUF apresentará uma apelação na última hora de hoje (quinta)" declarou o presidente Wilmar Valdez à imprensa. "Respeito a decisão, mas é totalmente exagerada".

A punição será cumprida, no entanto, pois não existe a possibilidade de efeito suspensivo, segundo a Fifa.

Suárez está "totalmente abatido". "Jamais pensou que a sanção seria tão dura", revelou Alejandro Balbi, advogado, dirigente da AUF e um dos encarregados do recurso junto à Fifa.

O atacante uruguaio mordeu o zagueiro italiano Giorgio Chellini durante a partida em que a Celeste derrotou a Itália por 1-0, terça-feira em Natal, e garantiu a classificação para as oitavas de final com o segundo lugar no Grupo D.

"Não podemos tolerar este tipo de comportamento em um campo de jogo, especialmente durante a Copa do Mundo da Fifa, quando milhões de pessoas têm os olhares voltados para os jogadores", disse Claudio Sulser, presidente da Comissão Disciplinar da Fifa.

A Adidas, um dos patrocinadores pessoais do atacante uruguaio, anunciou que "apoia plenamente" a decisão, e que Suárez não participará de qualquer campanha publicitária da empresa até o final da Copa do Mundo. Sua situação depois do torneio ainda será discutida.

Agora a seleção uruguaia terá pouco tempo para assimilar o golpe que significa a saída do Mundial de Suárez, 'El Pistolero', a grande figura da equipe celeste, apenas dois dias antes da partida contra a Colômbia.

Suárez já havia sido suspenso por 10 partidas em abril do ano passado, quando mordeu o sérvio Ivanovic durante uma partida entre Liverpool e Chelsea. Em 2010, quando era jogador do Ajax de Amsterdã, foi punido por sete partidas após uma mordida no jogador Otman Bakkal, do PSV Eindhoven.

A Fifa, no entanto, autorizou que durante o período de suspensão de quatro meses de qualquer atividade relacionada ao futebol o jogador possa acertar uma transferência para outro clube, uma possibilidade que ganha força depois que vários jogadores e jornalistas uruguaios apontaram uma 'perseguição' da imprensa inglesa a Suárez.

Apesar de ter sido eleito o melhor jogador da última Premier League pelos jornalistas, Suárez é alvo frequente dos repórteres ingleses por seu estilo explosivo.

No Uruguai, país de três milhões de habitantes e apaixonado por futebol, a punição ao ídolo da seleção virou questão nacional e até o presidente José Mujica defendeu o jogador.

"Isto é perigosíssimo. Quando mais nos batem, pior para eles. Coitados, imagino a bronca nos garotos (jogadores)", reagiu o presidente.

"Passaram da medida, mas fazem isto porque somos uruguaios, somos pequenos, e isto fica barato, sai barato em grana", disse Mujica.

Centenas de torcedores e o próprio Mujica foram ao Aeroporto Internacional de Carrasco para receber Suárez, mas a AUF informou que não há horário previsto para o voo do jogador partindo de Natal.

"Luis quer agradecer a todo o povo uruguaio pelo apoio recebido nas últimas horas", destacou a AUF no Twitter.

A ministra dos Esportes, Liliám Kechichián, considerou "desmedida" a punição da Fifa.

O ex-craque argentino, Diego Maradona, ironizou a decisão da Fifa perguntando: "Ele não vai para (a prisão) Guantánamo? Quem matou? Futebol é assim, há atrito".

Na quarta-feira, a AUF alegou que "não existiam provas suficientes" para punir o jogador.

Já o capitão da 'Celeste', Diego Lugano, foi o mais enfático ao reclamar que seu companheiro de equipe estava sendo "perseguido" pela imprensa britânica.

A mordida de Suárez também gerou inúmeras reações entre jogadores de outras seleções, inclusive a brasileira.

No treino de quarta-feira, o atacante Fred brincou de 'morder' Marcelo, antes de cair na gargalhada com os companheiros.

Willian, companheiro de equipe de Ivanovic no Chelsea, disse em entrevista coletiva que "não saberia como reagir" se fosse mordido dessa forma.

"Não sei qual seria minha reação. Só se eu passasse por isso eu saberia como reagir. É muito estranho no futebol receber uma mordida em campo, mas só quem passou por isso que sabe", completou.

Fonte: Terra



Crato (CE): Sete celulares foram atirados para o interior da cadeia pública

Sete aparelhos celulares e mais um chip da TIM envoltos em esponjas e fita adesiva foram encontrados na manhã desta sexta-feira no interior da Cadeia Pública de Crato. Por volta das 7 horas o agente penitenciário Thiago Silva se dirigia até a vivência feminina quando se deparou com os dois pacotes no chão. De acordo com o Sargento José Matias Lima, Comandante da Guarda da Cadeia, durante o período noturno ouviu um barulho estranho na área externa daquele cárcere, mas nada foi descoberto.

Há exatos 22 dias, uma revista feita na cadeia de Crato resultou na apreensão de 32 cossocos ou quase a mesma quantidade dos 40 encontrados, por coincidência, 22 dias antes quando houve uma rebelião naquele cárcere. As buscas foram motivadas pelas informações de agentes penitenciários sobre barulhos estranhos na noite anterior semelhantes a escavações. PMs e agentes não encontraram buracos, mas voltaram a se surpreender com a quantidade de armas artesanais que os detentos tinham atirado fora.

No dia 14 de maio, além das 40 armas, foram recolhidos 26 aparelhos celulares, 50 gramas de maconha e muitos outros objetos. Os detentos não gostaram da revista e atearam fogo em colchões, quebraram grades e destruíram as câmeras do circuito interno. O motim deixou um saldo de cinco das 12 celas com capacidade para 126 pessoas totalmente destruídas a exemplo dos bancos de alvenaria. Eles chegaram a arrombar três grades que dão acesso à parte externa, mas foram barrados.

Demontier Tenório

Fonte: Miséria



94,5% do rebanho do CE são imunizados contra febre aftosa

A última imunização contra a febre aftosa no Ceará, realizada no mês de maio, contabilizou 94,5% (2,6 milhões) do rebanho vacinado e 88,43% (105 mil) das propriedades. Segundo o titular Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Nelson Martins, nesta primeira etapa, 17 municípios conseguiram atingir 100% dos animais imunizados e 162 cidades alcançaram mais de 90%.

Depois de mais de 40 anos de luta contra a doença, o Ceará conquistou o reconhecimento de zona livre internacional com vacinação da aftosa. A aprovação foi dada, por unanimidade, pela Comissão Científica da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) em Paris.

No Estado, são realizadas duas etapas de vacinação, uma em maio e outra em novembro. O intuito é conseguir imunizar pelo menos 90% dos rebanho e 80% das propriedades.

Campanha
As campanhas contra a febre aftosa acontecem desde 1973, mas somente em 2011 alcançaram a meta de 90% dos animais. O último caso da doença foi registrado na década de 1990, na região do Cariri. Desde esse período, não se teve nenhum outro.

Segundo Nelson Martins, os criadores desses animais começaram a compreender o tamanho do problema. "O melhor estado do Nordeste com preparação para a erradicação da febre aftosa é o Ceará. Já se criou uma conscientização sobre a importância da vacinação. As pessoas sabem do perigo da doença".

Fonte: Diário do Nordeste



Tamanho é documento? Conheça o restaurante dos pênis

Não importa o quão feio ele seja, o fato é que o pênis persistiu ao longo da história humana como um símbolo de força, fertilidade e poder para diversas culturas do mundo todo. Da antiga Pompeia e dos hieróglifos egípcios até as roupas de indígenas modernos na Nova Guiné, imagens fálicas vêm sendo utilizadas sem muitas restrições. No entanto, poucos lugares vão tão direto ao ponto quanto o restaurante sul-coreano chamado Deulmusae.

Localizado em uma obscura estrada rural em Pocheon, a uma distância de uma hora e meia de carro a partir de Seul, o rústico estabelecimento é muito fácil de reconhecer mesmo que você não saiba ler coreano. Afinal, basta procurar por uma casa com um enorme forno em forma de pênis, com uma trilha ladeada por vários órgãos masculinos indo até lá – e, caso vá até lá de noite, não precisa se preocupar: os membros no caminho se acendem ao entardecer.

Yin e yang
Inaugurado em 1996, o Deulmusae não foi sempre um tributo ao órgão. Na verdade, o local era um restaurante absolutamente comum até o dia em que um monge budista o visitou e ressaltou que lá havia um excesso de energia feminina (também chamada de yin na cultura chinesa). Além disso, ele explicou que a forma vaginal do terreno só piorava a situação.

Após ponderar sobre as afirmações do monge, o dono do restaurante resolveu balancear a energia do ambiente por meio da incorporação de símbolos fálicos nos utensílios de cerâmica do estabelecimento. Não demorou muito para que os objetos curiosos começassem a atrair visitantes da região, especialmente os idosos. Pouco tempo depois, o lugar já estava coberto de símbolos.

Além das peças de cerâmica, que são fabricadas no próprio restaurante, obras em madeira e esculturas feitas por um artesão local criam um ambiente bastante natural – para não dizer indutor de rostos avermelhados e olhos arregalados. Por mais estranhos que possam parecer, os trabalhos são feitos com muito cuidado e realmente podem ser considerados artísticos – com algumas exceções, como a fonte anatomicamente bizarra da foto a seguir.

Deixando as partes de lado
Mesmo com todas as distrações, o Deulmusae continua sendo um restaurante e, como tal, oferece uma boa variedade de pratos para agradar a qualquer gosto. Um dos pratos principais de almoço, por exemplo, apresenta uma sopa de milho com um filé de peixe frito, um corte de carne suína e um bife de hambúrguer no estilo coreano, tudo acompanhado por uma colorida salada, arroz e café ou chá. E servido em um prato com um pênis ou vagina, é claro.

A lista de bebidas também é bastante extensa e o pátio do local oferece um bom ambiente para apreciar os tradicionais chás e coquetéis do restaurante. Os drinques gelados são servidos em canecas baseadas nos diferentes sexos, com as mulheres recebendo seus refrescos em copos com forma de pênis e os homens recebem os seus em canecas com vaginas – e é óbvio que os canudos ficam em locais estratégicos para fotos constrangedoras.

Após a refeição, os visitantes ainda podem adquirir uma grande variedade de lembrancinhas únicas. Os famosos utensílios artesanais de cerâmica fálica do Deulmusae podem ser comprados na forma de canecas, saleiros, chaveiros e muitos mais. É possível até levar para casa um sabonete com a cor, formato e tamanho real de um pênis – mas não se preocupe, pois o aroma é de flores.

Tamanho é documento?
Antes de ir embora, também é possível passar para conferir o mapa-múndi feito completamente de pintos e até tirar algumas fotos – os donos do restaurante encorajam o voyeurismo. Pocheon pode até ficar em uma região remota e está longe de ser uma das maiores cidades da Coreia do Sul, mas uma visita ao Deulmusae certamente é algo único. Afinal, o que importa não é o tamanho, mas sim a forma como tudo acontece.

Fonte: Mega Curioso



Prefeitos aderem ao cumprimento de metas de saneamento básico

Os prefeitos de Barbalha, José Leite Gonçalves Cruz; de Itapipoca, Dagmauro Sousa Moreira; de Baturité, João Bosco Pinto Saraiva; e de Milagres, Hellosman Sampaio de Lacerda foram recebidos, na manhã desta quarta-feira (25), pelo procurador-geral de Justiça, Ricardo Machado; e pela procuradora de Justiça, Sheila Pitombeira. Os chefes do Poder Executivo Municipal se comprometeram a unir esforços no sentido de cumprir as metas do Plano Nacional de Saneamento Básico, traçadas pelo Ministério do Meio Ambiente.

Também participaram da reunião o presidente da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), André Facó; o presidente do Instituto Trata Brasil, Edison Carlos; e o presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce), Fábio Timbó. A ação conjunta envolve os órgãos governamentais, os Tribunais de Contas do Estado e dos Municípios e prefeituras cearenses em prol da universalização do sistema de saneamento básico.

Como articuladora do Ministério Público nesta área, a procuradora de Justiça Sheila Pitombeira recordou que o foco de atuação no saneamento foi estabelecido, em 2013, após uma série de encontros institucionais com a população, durante o Fórum Social. “O saneamento foi uma das pautas mais reiteradas nesses encontros e, por envolver muitos atores, precisamos nos articular e definir como iremos trabalhar”, enfatizou.

Os prefeitos presentes ao encontro demonstraram interesse em viabilizar políticas de saneamento para seus respectivos municípios. A iniciativa terá reflexo em entidades da sociedade civil reconhecidas nacionalmente como o Instituto Trata Brasil. “O Ministério Público cearense acredita ser positiva a presença dos prefeitos como uma forma de estes gestores se anteciparem à solução dos problemas de saúde de agressão ao meio ambiente acarretados pela falta ou não utilização de saneamento básico”, observou Sheila Pitombeira.

De acordo com a procuradora de Justiça, a Região Metropolitana do Cariri foi escolhida como projeto-piloto pela transposição do rio São Francisco, além de haver esta demanda social. Ademais, o presidente da Cagece, André Facó, apresentou um raio-X de municípios, cujos contratos com a companhia expiraram há aproximadamente dez anos, como os casos de Barbalha e de Baturité. Os prefeitos aderiram à construção do pacto pelo saneamento o qual busca abordar, desenvolver e estruturar uma política estadual de saneamento com vistas a reduzir os indicadores alarmantes de desenvolvimento humano. Esta iniciativa faz parte das ações determinadas pelo Planejamento Estratégico.

Segundo o presidente da Cagece, André Facó, a companhia presta serviços de abastecimento de água e esgoto a 150 municípios, dos quais 70% não geram lucro. Facó garantiu que a companhia possui 14 milhões para melhorar e otimizar a infraestrutura de esgoto, voltada para a população de baixa renda na Região do Cariri. “A infraestrutura que mais tem transversalidade é saneamento e, portanto, é a que precisa da maior transversalidade de parceiros”, disse, mostrando-se otimista enquanto técnico ao ver a parceria tomar forma.

Ele afirmou que existem 140 mil imóveis no Ceará não interligados à rede de esgoto, o que aumenta o déficit da empresa. “Para resolver o problema de ativos da Cagece, são necessários R$ 700 milhões”, calculou. Para tanto, os desafios são conscientizar os gestores para a realização de obras de rede de esgoto em tempos de eleição e fazer com que a população entenda que deve conectar os esgotos de suas residências à rede de saneamento como forma de combater doenças.

O presidente da ARCE, Fábio Timbó, considerou que o participação do Tribunal de Contas do Estado trazia um novo viés, na busca do afastamento das dificuldades, bem como para chamar a atenção dos prefeitos quanto à necessidade de investimentos em saneamento básico. Ele informou que a ARCE regula e fiscaliza a Cagece em 150 municípios, mas que não tem conhecimento de como acontece a prestação de serviços autônomos em 30 municípios, dentre eles, Sobral. “Vamos fazer o possível e o impossível para colaborar”, pontuou.

Assessoria de Comunicação / MP-CE/PGJ



Crato (CE): Secretaria de Obras entrega Rua Madre Ana Couto totalmente reconstruída

A Prefeitura do Crato através da Secretaria de Obras entregou aos cratenses nesta quinta-feira, 26 de junho, a Rua madre Ana Couto.

A artéria passou por serviços de drenagem com manilhas de 800 milímetros, construção de caixas de drenagem, bocas da lobo, pavimentação em pedra tosca e brevemente será beneficiada  com recomposição asfáltica.

A obra era um sonho de todos que moram ou transitam nesta rua, visto que durante o período invernoso, a mesma se tornava um pesadelo, quando provocava alagamento e inundação em vários imóveis e impossibilitava o tráfego.

O secretário de Obras, Tácio Luis afirma que os serviços executados vão garantir tranquilidade e segurança aos moradores e aos transeuntes.

Foto meramente inustrativa

Assessoria de Imprensa / PMC



Reta final das convenções partidárias

Mesmo sem nenhum partido ter protocolado junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) o pedido do registro das candidaturas, as seis legendas que já realizaram convenções lançarão pelo menos 115 candidatos a deputado estadual e 21 para a disputa pelos cargos de deputado federal. Outras 25 agremiações realizam convenções nos próximos dias, entre sábado e segunda-feira, 30, encerramento do prazo definido no Calendário Eleitoral elaborado pelo TSE.

Somente o PSOL, o primeiro partido a ter chapa majoritária própria para disputar o Governo do Estado e a vaga de senador, oficializou as candidaturas de 43 representantes que buscarão vagas na Assembleia Legislativa, e de outros 15 filiados que tentarão a eleição para deputado federal. O número supera a quantidade de filiados lançados na disputa de 2010, quando a legenda não conseguiu eleger nenhum dos candidatos, apesar do vereador João Alfredo e advogado Renato Roseno terem alcançado votações expressivas.

Já o PDT homologou as candidaturas de 36 candidatos a deputado estadual, mas o deputado federal e presidente da legenda, André Figueiredo, é o único representante da agremiação que vai tentar a eleição para a Câmara dos Deputados.

Outros
O PPS, durante a convenção, divulgou uma lista com 22 postulantes à Assembleia Legislativa e outros três nomes à Câmara dos Deputados. Já o PPL oficializou 13 candidatos a deputado estadual, enquanto que, para a eleição de deputado federal, o presidente da sigla, André Ramos, será o único representante da agremiação na disputa.

O PCB e PSTU também já realizaram convenções. As duas agremiações farão coligação com o PSOL tanto para a disputa majoritária quanto para a proporcional. No entanto, o presidente estadual do PSTU, Francisco Gonzaga, revelou que a legenda ainda não fechou quantos candidatos serão lançados, muito embora isso devesse ter ficado definido na convenção, espaço único para a homologação de candidaturas, segundo a legislação eleitoral. O PCB confirmou que será apenas um para tentar vaga na Assembleia Legislativa e outro para a Câmara dos Deputados.

Essa indefinição do PSTU é que impediu o PSOL de já ter feito o pedido de registro das candidaturas. De acordo com o ex-presidente do PSOL e atual responsável pela tarefa, Moésio Mota, a intenção é apresentar o requerimento ao TRE junto com as demais legendas que formam a coligação.

Fim de semana
Domingo, 29, será o dia de maior concentração das convenções para apresentação dos candidatos ao Governo, Senado e Legislativo. O PSD dá prosseguimento ao calendário das convenções nesta sexta-feira, a partir das 9h, na sede da própria legenda. Inicialmente, o partido havia decidido que iria realizar a convenção no mesmo evento organizado pelo PROS, mas a sigla decidiu antecipar. "Decidimos mudar de ideia e fazermos isoladamente. São oito candidatos a deputado estadual e três a deputado federal", destacou o presidente da sigla, Almircy Pinto.

Já na manhã de sábado, apesar do jogo da Seleção Brasileira, o PSDC vai realizar a convenção também na Assembleia Legislativa para homologar as candidaturas proporcionais. O apoio à candidatura do PROS ao Governo do Estado está assegurada, mas o presidente da legenda, Ely Aguiar, explicou que a definição de quantos nomes a sigla deve oficializar para as eleições de deputado estadual e federal ainda depende de como ficarão as alianças proporcionais que ainda estão sendo organizadas entre os aliados do Governo.

O PEN também fará sua convenção no sábado, a partir das 9h da manhã, na Câmara Municipal de Fortaleza. Já no domingo, a decisão do PROS em homologar as candidaturas nesta data motivou outras 11 agremiações a fazerem o mesmo: PT, PTB, PMN, PCdoB, PTdoB, PRB, PHS, PP, PTC, PRTB e PSL.

Também no domingo, o PMDB vai oficializar o nome do senador Eunício Oliveira ao Governo do Estado e de outras candidaturas aos cargos proporcionais em evento no Ginásio Aécio de Borba. O PSC e PTN farão as convenções também no dia 29, em locais separados. O PSC fará no Clube Espaço da Vida, no Montese, enquanto o PTN realiza no Hotel Amuarana.

Já na segunda-feira, as convenções são o PSDB, PR, PSB, DEM, PRP, PV e SD. O PSDB, PRP e PV farão na própria sede de cada partido. O PR realizará em Maracanaú. A do PSB será na Câmara Municipal de Fortaleza. O Solidariedade fará a sua na Assembleia Legislativa. O DEM fecha o calendário de convenções no antigo comitê do ex-deputado federal Moroni Torgan.

Fonte: Diário do Nordeste



Dilma Rousseff entregará a taça ao campeão da Copa do Mundo, no Maracanã

Em comunicado oficial divulgado na manhã desta sexta-feira, a Fifa anunciou que a presidente Dilma Rousseff, acompanhada de Joseph Blatter, será a responsável por entregar a taça da Copa do Mundo ao capitão da seleção campeã. A cerimônia a ser realizada no próximo dia 13, no Maracanã, ainda contará com a presença do presidente da confederação do país vencedor.

"Gostaria de corrigir uma informação que foi divulgada em algum veículo", disse o secretário-geral da Fifa, Jerôme Valcke, para esclarecer o assunto. "Gisele Bundchen e Puyol carregarão a taça até o campo. Mas a pessoa que de fato vai entregar a taça é a presidente do país, Dilma Rousseff", confirmou, negando as especulações de que a taça seria entregue pelas mãos da modelo brasileira e do zagueiro espanhol.

A participação de Puyol na cerimônia repete o procedimento de quatro anos atrás, quando o capitão da campeã mundial anterior exibiu a taça após a Espanha bater a Holanda. Naquela ocasião, a honra coube ao italiano Fabio Cannavaro, que entrou no gramado do Soccer City segurando a Copa do Mundo.

No torneio realizado na África do Sul, o presidente do país, Jacob Zuma, deu o troféu da inédita conquista espanhola ao goleiro Casillas. A vez de Dilma será no Maracanã, na partida que marca a volta da presidente aos estádios após ser hostilizada na abertura, no último dia 12. Disputada na Arena Corinthians, boa parte dos torcedores presentes na partida entre Brasil e Croácia vaiaram e xingaram a presidente enquanto a bola rolava.

Fonte: iG



Crato (CE): Sesa inicia vacinação contra sarampo

A Secretaria de Saúde do Crato realiza campanha de vacinação contra sarampo de hoje, sexta-feira, dia 27 de junho, até o próximo dia 18 de julho. Podem ser imunizadas crianças a partir de 6 meses e menores de 1 ano que ainda não tomaram a vacina e crianças de 1 ano a menor de 5 anos deverão tomar a segunda dose da vacina.

De acordo com a coordenação de imunização do Crato a vacina será disponibilizada em todos os postos de saúde do município e a meta é imunizar 8.971 crianças.

O município do Crato está dentro dos 158 municípios que não precisaram ser incluídos na campanha para enfrentamento do surto de sarampo no Ceará, iniciada no dia 27 de janeiro, e seguindo as instruções do Ministério da Saúde participará dessa nova campanha.

As crianças receberão a vacina tríplice viral, que também protege contra rubéola e caxumba e faz parte do calendário básico da vacinação.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmissível e extremamente contagiosa, muito comum na infância. A principal forma de prevenção é a vacinação, com a tríplice viral disponível nos postos de saúde durante todo o ano.

Maiores informações
Centro de Especialidades do Crato
Rua Jose Marrocos, S/N 
Fone: 3523-2507

Assessoria de Imprensa / PMC



Crato (CE): Criança mata outra com disparo acidental de espingarda

Uma tragédia na noite de São João no Sítio Sanharol (Distrito de Dom Quintino) a uma distância de 40 km para o centro de Crato. A localidade já fica perto da divisa com o município de Nova Olinda, onde, por volta das 19h30min desta segunda-feira, uma criança morreu em conseqüência de um tiro acidental. Artur Morais da Silva, de 5 anos, residia na Rua Jorge Furtado Leite, 36 em Nova Olinda.

Ele foi atingido por um disparo no tórax de espingarda tipo socadeira de fabricação artesanal efetuado por outra criança de iniciais R. N. N. S., de 11 anos. Segundo o pai da vítima, Mauro Candido da Silva, o fato ocorreu no interior da residência do seu compadre Francisco Nunes de Carvalho. Enquanto os adultos conversavam na frente da casa, as duas crianças brincavam dentro de um quarto.

Ao ouvirem o estampido da arma de fogo, correram em direção ao cômodo do imóvel e encontraram Artur agonizando quando trataram de socorrê-lo ao Hospital Municipal de Nova Olinda, onde já chegou sem vida. O Sargento Paulo esteve no local juntamente com o Cabo Maurício e os Soldados Alex e Marcos Gomes os quais recolheram a arma de fogo e trouxeram para a 20ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Juazeiro.

Nem o menor que efetuou o disparo e tampouco o dono da casa foram localizados pelos policiais. Na casa, os PMs souberam que a arma era guardada sobre o guarda-roupas e pertencia ao pai da criança que a disparou o qual reside em Nova Olinda. O corpo da criança foi trazido para ser necropsiado no IML (Instituto Médico Legal) de Juazeiro.

Demontier Tenório

Fonte: Miséria



Sarney diz a Dilma que não será mais candidato

Depois de 59 anos de vida pública, o senador José Sarney (PMDB-AP) comunicou nesta segunda-feira (23) à presidente Dilma Rousseff que desistiu de disputar a reeleição ao Senado em outubro. A decisão de Sarney, se levada a cabo, encerra a mais longeva carreira política brasileira.

O senador afirma que a saúde frágil de sua mulher, Marly, lhe fez optar por não concorrer mais a nenhum cargo público. Nos bastidores, Sarney confidenciou a aliados que teme não ser reeleição diante da crescente resistência ao seu nome no Amapá –onde se elegeu nos últimos anos, embora tenha construído sua carreira política no Maranhão.

Em nota divulgada por assessores de Sarney no Amapá nesta segunda-feira (23), o peemedebista afirma que "chegou a hora de parar um pouco com o ritmo de vida pública" que consumiu 60 anos de sua vida e lhe "afastou da convivência familiar".

O gabinete de Sarney no Senado, porém, não confirmou nem a nota, nem a decisão do senador de não disputar a reeleição. Em ocasiões anteriores, Sarney já havia anunciado publicamente sua decisão de aposentar-se, mas isso não ocorreu.

A nota diz que Sarney comunicou a cúpula do PMDB sobre sua decisão de se afastar da vida pública, mas o comando do partido diz não ter sido informado sobre o futuro político do senador.

O peso político de Sarney decaiu ao longo do governo Dilma Rousseff. Apesar de manter suas indicações no governo, a maioria das decisões cotidianas relativas à aliança PT-PMDB foi tomada pela trinca Michel Temer (vice-presidente), Renan Calheiros (presidente do Senado) e Henrique Eduardo Alves (presidente da Câmara).

Apesar do novo cenário, Sarney continuou sendo ouvido sobre questões importantes ao PMDB. Mas deixou o protagonismo que alcançou durante o governo Luiz Inácio Lula da Silva, quando presidiu o Senado e esteve no centro das decisões do país.

O ex-presidente o blindou durante a grave crise decorrente da revelação de que o Senado tinha diversas nomeações feitas por meio de atos secretos, quando o petista disse que o peemedebista não podia ser tratado como "uma pessoa comum".

Em 2009, no comando da instituição, foi protagonista do escândalo em que 511 medidas administrativas deixaram de ser publicadas. O caso motivou dez representações contra Sarney, todas arquivadas pelo Conselho de Ética da Casa, na época controlado por aliados.

Parentes de Sarney, do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) e de vários outros senadores foram contratados e exonerados da Casa por meio desse mecanismo. Apesar da crise, acabou reeleito para o Senado em 2011.

O senador ainda teve o nome envolvido nos desdobramentos da Operação Boi Barrica da Polícia Federal, que envolveu seu filho do meio, o empresário Fernando.

Presidente da República que assumiu o cargo na transição entre a ditadura militar (1964-1985) e os governos democráticos, Sarney foi deputado federal, senador e governador do Maranhão. Assumiu o comando do país por ser vice de Tancredo Neves, que morreu na véspera de tomar posse, em 1985.

Em seu governo, implantou o Plano Cruzado e viu o país ser dominado pela inflação crescente. Entregou o governo com a economia desestruturada, mas é reconhecido como um dos fiadores da estabilização política do país.

Ocupou seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados em 1955, quando tinha 25 anos. De lá para cá, se elegeu para três mandatos na Câmara, outros quatro no Senado, além de ter governado o Maranhão.

Vaias
Sarney acompanhou a presidente Dilma Rousseff nesta segunda-feira à cerimônia de entrega de 2.148 residências do programa Minha Casa, Minha Vida, em Macapá. Durante o evento, sofreu uma provocação do governador do Amapá, Camilo Capiberibe (PSB), que criticou as pessoas que "se aliaram" à ditadura militar (1964-1985).

O ex-presidente foi vaiado pelo público ao ser anunciado no evento. Sarney ingressou em 1965 na Arena, partido que deu sustentação ao regime militar. Pela legenda, foi governador do Maranhão (1966-1970) e senador (1971-1979).

"Existem aqueles que se aliaram aos ditadores. O Brasil não pode esquecer, porque se não, voltaremos a viver aqueles anos tristes", disse Capiberibe.

Fonte: Folha.com



AddThis