Aos 66 anos, cantor Nelson Ned é internado com infecção respiratória aguda

Nelson Ned, 66, deu entrada neste sábado (4) na emergência do Hospital Regional de Cotia, na Grande São Paulo.

Segundo a Folha apurou, o cantor apresentava quadro de infecção respiratória aguda, pneumonia e problemas na bexiga.

Desde o último dia 24 de dezembro, Ned estava registrado na casa de repouso Recanto São Camilo, na Granja Viana, onde recebia diariamente a visita de uma irmã e do cunhado.

Foi na casa de repouso que a ambulância o socorreu, rumo ao hospital.

Procurado pela reportagem, a assessoria de imprensa do Hospital Regional de Cotia afirmou que o quadro era grave, mas estável e que não há previsão de alta.

Carreira
Nelson Ned nasceu em Ubá, em Minas Gerais. Nos anos 60, iniciou carreira e gravou discos que repercutiram, inclusive, na América Latina.

Seu maior sucesso é a canção "Tudo Passará", de 1969. Essa música teve mais de 40 regravações.

Em 1996, Ned lançou a biografia "O Pequeno Gigante da Canção", referência à sua condição de anão. Ele mede 1,12 m de altura.

O artista sofreu um acidente vascular cerebral em 2003.

Fonte: Folha.com



Crato (CE): Sogra cria coragem e denuncia genro por estupro

Nesta quinta-feira dia 02 de janeiro, na Delegacia de Defesa da Mulher, um jovem de 20 anos, foi denunciado pela própria sogra que vinha sendo estuprada pelo genro, que praticava seus atos de estupro sob ameaça de morte, caso a vítima fizesse relato para os familiares.

Segundo a imprensa local, a mulher, Francisca Reinaldo da Silva, procurou a delegacia especializada e para a delegada, Fernanda Gomes de Matos, relatou o que vinha sofrendo nas mãos do genro, mediante ameaças era estuprada.

Ainda na manhã de quinta-feira, o acusado de nome Francisco Walison da Silva, de 20 anos, foi preso após tentar arrombar a porta da casa da vítima com uma faca e proferir novas ameaças aos parentes.

A Polícia Militar foi acionada e compareceu a Rua Joaquim Caboclo, 158, no Sítio Quebra - Distrito de Ponta da Serra, município do Crato, o acusado Francisco Walison da Silva, foi preso e a equipe militar recolheu a arma branca (faca) e mais uma espingarda tipo soca-soca calibre 12.

Na seqüência da denúncia, uma cunhada do acusado, adolescente de apenas 15 anos, era uma vítima das ameaças de morte e violência doméstica, mas, o medo da morrer era maior do que a coragem de denunciá-lo.

Na Delegacia de Defesa da Mulher do Crato, a ação rápida da delegada, Fernanda Gomes de Matos, já colocou o elemento por trás das grades, para responder através de inquérito as sanções da Lei Maria da Penha e pelo caso de estupro com ameaças de morte contra a vítima que é a própria sogra, Francisca Reinaldo da Silva, residente no município do Crato.  

Silva Neto 

Fonte: Diário do Cariri



Polícia ganha McLaren numa frota que já tem Ferrari e Lamborghini

Segundo o site G1, a polícia é acostumada a patrulhar pelas ruas de Dubai a bordo de superesportivos como Ferrari FF, Lamborghini Aventador, Aston Martin One-77, Chevrolet Camaro ou Bugatti Veyron, os oficiais da cidade terão mais um supercarro na frota: McLaren MP4-12C.

O modelo inglês vem equipado com um motor 3.8 V8 biturbo, de 625 cv e 61,2 kgfm de torque, acoplado a um câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas. O McLaren registra aceleração de 0 a 100 km/h em 3,1 segundos, 0 a 200 km/h em 8,8 segundos e velocidade máxima de 333 km/h.

Vendido no Brasil apenas via importação independente, o McLaren MP4-12C custa aproximadamente R$ 2,2 milhões.

Fonte: O Povo



Juazeiro do Norte (CE): MP capacita atendimento a vítimas de violência

A Coordenação dos Núcleos de Gênero Pró-Mulher do Ministério Público do Estado do Ceará, em parceria com a Escola Superior do Ministério Público (ESMP) realizará, nos dias 23 e 24, a partir das 8h, a I Oficina de gênero e violência contra a mulher - Enfocando a questão da violência sexual e doméstica. A capacitação será no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil Secção Ceará (OAB/CE), na rua Manoel Pires, 555 - Lagoa Seca, Juazeiro Norte.

Segundo a procuradora de Justiça e coordenadora dos Núcleos de Gênero Pró-Mulher, Magnólia Barbosa, a I Oficina de gênero e violência contra a mulher pretende contribuir para mudar a realidade da violência doméstica na Região do Cariri. “Nosso objetivo é alcançar as metas de capacitação das pessoas indicadas, tornando-se aptas a lidar com as pessoas vítimas de violência doméstica, prestando-lhes esclarecimentos, entregando-lhes cartilhas com a Lei 11.340/06”, reforça.

O curso se propõe a formar 100 participantes das diversas áreas consideradas estratégicas, tais como: membros do Ministério Público do Estado do Ceará, servidores públicos que lidam no seu dia a dia com violência doméstica, professores, enfermeiros, pessoas que trabalham em postos de saúde, hospitais, colégios e população em geral interessada no assunto. As inscrições podem ser feitas no local ou pela página eletrônica da ESMP.

Conforme o conteúdo programático da capacitação, a oficina repassará conhecimentos a cerca do conceito de gênero; conceito de violência; tipos de violência doméstica contra a mulher: violência doméstica, violência sexual, tráfico de mulheres, assédio sexual, etc. Além disso, serão estudados os mitos e estereótipos quanto à violência doméstica e sexual; por que as mulheres aguentam tanto tempo uma situação de violência? Um olhar sobre a vivência das mulheres; as consequências da violência doméstica e sexual para a saúde física e mental das mulheres. Ademais, serão analisadas a Lei Maria da Penha; a Rede de atendimento à mulher em situação de violência: casa-abrigo, centros de referências, DEAMs, defensorias da mulher, Juizados de violência doméstica e familiar contra a mulher.

Com informações do MP/CE



Seis dicas para você alcançar as metas que prometeu para 2014

Fim de ano é sempre a mesma história: você promete que em janeiro vai começar a praticar esportes, beber menos, parar de fumar, comer melhor, procurar um novo emprego… E quantos desses projetos realmente viram realidade?

Bem, se você nunca cumpre essas promessas, não se envergonhe. É difícil mesmo. A maioria nunca chega lá: só 8% das pessoas cumprem as promessas de ano novo, segundo pesquisa da Universidade de Scranton, nos Estados Unidos. Mas se você conseguir colocar alguma resolução em prática pelos primeiros 30 dias, as chances de cumprir de verdade sua promessa triplicam. É que depois desse tempo, você já se acostumou às restrições ou à mudança de vida. Aí tudo fica mais fácil.

A dica é do pesquisador Rory Vaden, especialista em autodisciplina e autor do livro “Take the Stairs: 7 Steps to Achieving True Success”. Ele também publicou em um estudo com seis dicas para superar as dificuldades do primeiro mês. Vai que funciona…

1- ESCOLHA APENAS UMA RESOLUÇÃO
Quanto mais promessas, maior a dificuldade em cumprir qualquer uma delas. Isso porque mudar seus hábitos exige um gasto considerável de energia e tempo (e disposição). Segundo Vaden, você está praticamente fadado ao fracasso se tiver uma lista longe de promessas… Portanto, pense direitinho e apague nove dessas 10 mudanças obrigatórias para 2014.

2- PAGUE PELO FRACASSO
Conte para alguém sobre a sua promessa e defina um valor a ser pago. A punição pode ser financeira ou outra qualquer, como encarar algo ridículo (tipo prometeram por aí: andar com um fio-dental pela rua, se for homem) ou que demande um exercício físico desgastante.

3- NÃO MENSURE OS RESULTADOS
Quem começa uma dieta sempre sofre mais nos primeiros dias. E nem sempre a maldita balança mostra bons resultados logo de cara. É por isso que muita gente desiste. O esforço parece não valer a pena. Vaden recomenda que você se esqueça dos resultados e se concentre nos esforços.

4- CHEQUE O PROGRESSO
Progresso do esforço, não dos resultados. Por exemplo: se a ideia é perder 5 kg, não consulte a balança semanalmente. Mas reserve um horário para relembrar como você tem se saído bem: deixou de comer sorvete após o almoço, reduziu porções. Isso vai te deixar mais motivado. A dica é programar um alarme semanal no seu celular só para tirar uma meia hora e fazer o balanço de seus avanços.

5- COMECE DO ZERO TODA SEMANA
Sabe aquele papo do Alcoólatras Anônimos “só por hoje”? Pois é, adapte para a sua vida. Comemore se conseguir passar sete dias sem descumprir a promessa. Mas, lembre-se, um deslize e a contagem até os 30 dias recomeça. Ah, mas tem uma parte boa nisso: se você seguiu o plano à risca na última semana, tudo bem. Sempre tem uma segunda-feira para recomeçar.

6- CONTE COM UM AMIGO
Alguém precisa te ajudar a manter o ânimo. Se você encontrar alguém que,  por exemplo, também se comprometeu a correr todos os dias pela manhã, seu desafio vai ser mais divertido. E bem mais fácil de ser cumprido.

Boa sorte. E feliz ano novo!

Fonte: Superinteressante



Crato (CE): Garota de 13 anos sai de casa e é encontrada pelos pais em via pública

Uma adolescente de 13 anos de idade de iniciais C.N.N.S, residente no Bairro Ossian de Alencar Araripe (Caixa d’água), em Crato, foi socorrida na noite desta sexta-feira (03), por seus genitores para o Hospital São Francisco após ter sido encontrada desorientada e lesionada na Avenida São Sebastião, bairro aonde mora.

O policiamento do Ronda do Quarteirão foi solicitado a comparecer ao São Francisco, onde se fez presente a viatura RD1235 composta pelo Fiscal do Ronda Cabo C. Alves e o soldado Braga que tomou conhecimento através dos pais da vítima  que esta se encontrava inconsciente, e com escoriações no joelho direito e um corte no lábio inferior da boca.

Os genitores da menor acrescentaram que a vitima havia saído pra casa de uma amiga chamada Vitória, levando consigo seu celular que desapareceu. E além da mesma não ter chegado ao destino informado aos pais, sendo posteriormente encontrada por sua mãe apresentado sintomas de ter ingerido algo que havia lhe deixado naquelas condições. A mãe da menor ainda afirmou aos policiais que ao levar a garota para sua residência percebeu que a jovem encontrava-se sem o sutiã e sem a calcinha, apenas com o short e Blusa que havia saído.

No hospital foi feito exames para saber se a adolescente foi violentada sexualmente e constatou-se que não ocorreu conjunção carnal. Os pais foram orientados pelos militares a procurarem a delegacia de policia para realizar um B.O. para apuração e esclarecimento do fato.

Fonte: Cariri-CE



Evitar discussões pode acabar com seu relacionamento, revela estudo

Você já ouviu aquele conselho “é melhor ser feliz do que ter razão”? Até faz sentido. Em todo relacionamento, em algum momento, alguém precisa ceder. Só que ficar nessas sempre, só para evitar brigas e discussões, não funciona muito bem. E pode arruinar seu namoro.

Foi o que quase aconteceu com um homem da Nova Zelândia. Ele e a mulher queriam avaliar a qualidade de vida deles. Já os pesquisadores da Universidade de Auckland queriam testar se o tal conselho melhora mesmo a vida dos casais. Pediram, então, ao homem para concordar com absolutamente tudo que a mulher pedisse (ou com todas as reclamações) pelos próximos dias. Ela não sabia nada sobre isso.

A situação só piorou a vida do casal. Em 12 dias, a qualidade de vida do homem caiu de 7 para 3. E a dela nem melhorou tanto assim: subiu de 8 para 8,5. Segundo o marido, ao invés de gerar harmonia, a atitude dele encheu a mulher de razão e a fez ficar ficava cada vez mais crítica e chata. No décimo segundo dia, ele não aguentou. Contou a ela sobre o teste e colocou fim ao estudo – e ao inferno que a vida tinha virado.

Por ter incluído apenas um casal no experimento, claro, a pesquisa não firma conclusões definitivas sobre o assunto. Mas vale a pena ficar esperto: ser pau mandado o tempo inteiro pode não ser a melhor das escolhas…

Fonte: Superinteressante



Ceará termina 2013 com 1.361 transplantes

No que diz respeito à doação de órgãos e tecidos, 2013 foi mais um ano de quebra de recordes. Com 1.361 procedimentos realizados, o ano passado superou 2012 e 2011, quando foram registradas, respectivamente, 1.269 e 1.297 doações. Antes mesmo de o ano acabar, em 27 de dezembro do ano passado, o Diário do Nordeste já havia divulgado, em primeira mão, a quebra do antigo recorde - de 2011. Na ocasião, 1.308 procedimentos haviam sido realizados.

Destacam-se pulmão e medula óssea, que dobraram o número de transplantes. Foram quatro procedimentos de pulmão realizados em 2011, passando para oito no ano passado. Os de medula óssea saltaram de 26 em 2011, para 55 no ano passado. Coração, fígado e córnea também tiveram novos recordes.

Foram 30 transplantes de coração realizados no ano passado, superior aos 28 de 2012 e os 25 de 2011. Com 194 procedimentos, 2013 superou em 34 o número de transplantes de fígado realizados em 2012 (160). Liderando o ranking dos transplantes realizados no Estado, os de córnea saltaram de 718 em 2011, para 762 no ano passado.

Eliana Barbosa, coordenadora da Central de Transplantes do Ceará, comenta que os avanços apresentados no Estado ao longo dos anos se devem aos principais atores deste processo: os doadores. E, principalmente, a seus familiares, que mesmo estando em momento de dor optaram por fazer esse gesto de amor e cidadania, salvando a vida de muitos cearenses e brasileiros que recorrem ao Ceará pelo expressivo número de doadores e equipes, que realizam esses procedimentos com qualidade.

A coordenadora ressalta o apoio que a Central tem do governo do Estado e dos veículos de comunicação. Com destaque para a campanha Doe de Coração, uma iniciativa da Fundação Edson Queiroz, pelo impacto que o movimento causa no processo de doação de órgãos no Estado. "É uma campanha muito forte em setembro, mas durante todo o ano é veiculada, conseguindo atingir um número significativo de pessoas", elogiou.

Até 2 de janeiro, 774 pessoas estavam na lista à espera de um transplante. Destas, 337 de rim, 268 de córnea, 132 de fígado, 10 pâncreas/ rim, 10 de medula óssea, oito de coração, seis pulmão, um de pâncreas isolado, conforme a Central.

Doe de Coração
Doar órgãos é um ato de solidariedade. É também quebrar barreiras do preconceito e amar anonimamente. É dar chance e alegria aos que lutam pelo recomeço de sua vida. Pensando nestes e em vários outros pontos relacionados à doação de órgãos, a Fundação Edson Queiroz lançou o movimento Doe de Coração, que fomenta a conscientização pela doação voluntária de órgãos no Ceará.

Neste ano, a iniciativa chega à sua 11ª edição. Realizada todo mês de setembro, a campanha sensibiliza a sociedade sobre a temática através de anúncios em veículos de comunicação, distribuição de cartilhas, cartazes e camisas. Há ainda a mobilização realizada em hospitais públicos e privados, clínicas, escolas, no Sistema Verdes Mares, na Universidade de Fortaleza (Unifor) e em outras grandes entidades.

Fonte: Diário do Nordeste



Papa Francisco pede nova atitude da Igreja com os filhos de homossexuais

O papa Francisco pediu à Igreja católica para reconsiderar sua postura com os filhos de casais homossexuais e de pais divorciados, alertando sobre uma atitude que pode se reverter em algo equivalente a "inocular uma vacina contra a fé".

"Do ponto de vista educacional, os casamentos homossexuais nos lançam desafios que às vezes compreendemos mal", disse o papa em um discurso à União Internacional de Superiores Gerais, no dia 29 de novembro, cujos trechos foram divulgados na internet, pela imprensa italiana, apenas neste sábado.

"A quantidade de crianças escolarizadas cujos pais estão separados é muito alta", disse, acrescentando que, a estrutura familiar está mudando na atualidade.

"Lembro do caso de uma menina que, com tristeza confessou a sua professora: 'a namorada da minha mãe não gosta de mim'", disse o papa, segundo os meios de comunicação.

O papa considerou que os educadores deviam se perguntar "como ensinar o Cristo a uma geração em transformação?".

"Temos que cuidar para não lhes administrar uma vacina contra a fé", alertou.

Apesar de a Igreja estar frequentemente em conflito com lésbicas, gays, bissexuais e a comunidade transgênero em relação ao casamento homossexual, as tentativas de abertura do papa argentino foi apreciado.

Em julho teve um gesto com os gays ao declarar: "Se alguém é gay e busca o Senhor com sinceridade, quem sou eu para julgá-lo?".

Em dezembro, a revista norte-americana The Advocate, consagrada à homossexualidade, destacou o chefe da Igreja católica como "a personalidade mais influente em 2013 na vida dos LGBT (lésbicas, gays, bi e transexuais)".

O papa convocou uma assembleia geral dos bispos, no próximo ano, para discutir a posição da Igreja em relação à família, na qual deverá ser debatido, entre outros problemas, o dos divorciados que voltaram a casar e dos filhos de pais separados.

Fonte: Terra (Com informações da AFP)



Várzea Alegre (CE): Parceria garante preparo de terras

Com esperança de que as chuvas vão voltar a banhar o sertão depois de dois anos seguidos de seca, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Econômico deste município, localizado na região Centro-Sul do Ceará, já autorizou o início do preparo de terra para o plantio agrícola de sequeiro (aquele que depende exclusivamente das chuvas). Neste ano, serão atendidos 600 pequenos produtores rurais, o dobro em relação ao ano passado.

A Prefeitura de Várzea Alegre foi a primeira na região a definir as ações em apoio à agricultura familiar. O programa Terra Trabalhada é realizado em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a Federação das Associações do Município de Várzea Alegre (Famuva) e associações comunitárias de produtores. Na última semana de dezembro passado, o prefeito Wanderlei Freire assinou as autorizações de preparo de solo.

A Famuva fez o cadastro dos pequenos produtores e o serviço de preparo de terra com uso de mecanização por meio de tratores e implementos (arado e sulcador) será acompanhado pelas associações comunitárias. Cada família será beneficiada com uma hora de trabalho, em média, equivalente a meio hectare para o cultivo de arroz, milho e feijão.

A Prefeitura firmou convênio com a Famuva que fez o contrato de 22 tratores para o serviço. As máquinas pertencem às associações comunitárias e foram doadas pelo Projeto São José. O município vai repassar R$ 42 mil para a Famuva que ficará encarregada de efetuar o pagamento às associações de produtores rurais. Cada hora custa R$ 70,00.

O presidente da Famuva, João Alves, disse que o trabalho já começou em todo o município e a previsão para conclusão é na primeira quinzena de fevereiro. "Esse é o período próprio para o plantio em nossa região", frisou. "O programa é importante porque beneficia duplamente as associações gerando renda com a contratação dos tratores e também os pequenos produtores inseridos no Garantia Safra, evitando custo com o preparo de terra".

O prefeito de Várzea Alegre, Wanderlei Pereira, destacou a importância social e econômica do programa. "O nosso objetivo é beneficiar os pequenos produtores, pois os grandes já têm condições de custear as despesas de preparo de solo", disse. "Com a safra, haverá renda no campo com reflexo na economia local".

O programa Terra Trabalhada tem base legal em uma lei aprovada na Câmara de Vereadores que prevê o convênio entre a Prefeitura e a Famuva. "A nossa meta é ampliar o número de famílias beneficiadas em 2015", disse o titular da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, André Fiúza de Menezes.

Na cidade de Iguatu, o secretário de Agricultura, Marconi Sampaio, disse que o município aguarda a liberação de recursos por parte da Caixa Econômica Federal e a entrega de onze tratores. A frota própria irá fazer o trabalho de preparo de terra para o plantio durante a quadra invernosa, que se inicia em fevereiro e se estende até maio.

A Prefeitura de Iguatu descartou a possibilidade de contratação de tratores particulares e de associações comunitárias. O esforço é para colocar em campo, os 11 tratores que estão em processo de aquisição. "Já recebemos sete", disse Sampaio. "Esperamos que até a primeira quinzena de fevereiro as questões burocráticas já estejam resolvidas e o preparo de terra seja iniciado".

A vantagem de uso de uma frota própria para o programa, segundo Sampaio é a redução de custo e possibilidade de aração de uma área maior de cultivo. Nos próximos dias, será definida a contrapartida dos produtores por meio de associações comunitárias e questões de segurança no trabalho, com o uso correto das máquinas.

Definição
Em Acopiara, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Município vai definir na próxima semana detalhes do programa de preparo de terra. De acordo com o coordenador de projetos, Francisco Chagas de Carvalho Neto, uma reunião com representantes de associações comunitárias vai apontar a quantidade de famílias a serem beneficiadas, em cada região. "Já fizemos um levantamento dos tratores e de seus equipamentos", frisou. "Agora vamos para a etapa de planejamento". O prefeito de Icó, Jaime Júnior, disse o município vai investir no preparo de terra para o plantio agrícola, mas que as decisões só serão tomadas a partir da próxima semana para definição do programa.

Mais informações
Prefeitura de Várzea Alegre
Secretaria de Agricultura
Fone: (88) 9612.4333

Secretaria de Agricultura de Iguatu
Fone: (88) 3581.6527

HONÓRIO BARBOSA
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



Resultado do Enem 2013 é divulgado e consulta está disponível

O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 foi divulgado nesta sexta-feira, 3, e já está disponível para consulta no site do Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O MEC (Ministério da Educação) colocou o resultado no ar na noite desta sexta-feira, 3.

Para acessar as notas, o estudante precisa informar o número de inscrição ou o CPF, e a senha usada no ato do cadastro. Para quem perdeu a senha, é possível recuperar esses dados nas opções “Consultar nº inscrição” e “Recuperar senha”, em links disponíveis na parte inferior central da página. As notas são lançadas separadamente entre a redação e cada uma das áreas de conhecimento ( linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza).

Com os resultados do Enem, os estudantes poderão fazer a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) a partir de segunda-feira, 6, até as 23 horas e 59 minutos do dia 10 de janeiro, no horário de Brasília.

No último dia 31, o MEC divulgou a lista das instituições que participam do Sisu do primeiro semestre de 2014, além dos respectivos cursos e número de vagas de ensino superior ofertadas. As inscrições para o Sisu serão encerradas no dia 10 de janeiro.

Podem participar os estudantes que fizeram o Enem em 2013 e que não tenham zerado a redação.

O resultado da primeira chamada do Sisu será divulgado no dia 13 de janeiro e da segunda chamada, no dia 27. As inscrições são feitas exclusivamente pela internet no endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br.

O Sisu é um sistema informatizado desenvolvido pelo Ministério da Educação onde instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Enem. A seleção é feita pelo sistema com base na nota obtida pelo candidato. O candidato pode escolher até duas opções de curso, indicando a sua prioridade. Durante todo o período de inscrição, o estudante poderá alterar a opção de curso ou cancelar a inscrição.

Fonte: O Povo



“Hora de Plantar” começa a estocar sementes no Cariri

Começaram a chegar aos armazéns regionais do Estado do Ceará as primeiras sementes da 27ª edição do Programa Hora de Plantar. Em Barbalha, no Cariri, o armazém regional recebe os primeiros grãos selecionados desde o dia 27 de dezembro. No Estado, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, serão beneficiados pelo menos 145 mil agricultores, com 3.800 toneladas de grãos. Mas, a distribuição ainda depende do prognóstico da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), do Estado. A previsão é que as primeiras informações sejam divulgadas no dia 20.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, para as sementes serem distribuídas é preciso estar chovendo, com terra apropriada para receber o cultivo. A expectativa é de um bom inverno.

No Cariri, onde ocorrem as primeiras precipitações pluviométricas do Estado, é feita inicialmente a distribuição das sementes de feijão, milho, além do sorgo e do feijão guandu, mais voltados para a alimentação animal. Serão beneficiados quase 11 mil agricultores.

Cerca de 400 toneladas de milho serão distribuídas na região e mais de 18 toneladas de feijão. Com invernos irregulares e seca nos últimos anos, os agricultores foram anistiados do pagamento das sementes em 2012 e 2013. Nelson Martins afirma que as perdas foram muito altas. Parte dos custos das sementes foi financiada pelo Fundo Estadual de Desenvolvimento da Agricultura (Fedaf). No Cariri, segundo a chefe do escritório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Elcileide Mendonça, chegou a quase 70% de perda, mesmo com a possibilidade de juntar mais águas nos pequenos reservatórios domiciliares.

Ela afirma que, este ano, os impactos poderão ser bem menores na região, mesmo com pouca chuva, já que os últimos anos de escassez de inverno serviram de alerta para novos investimentos em tecnologias, construção de reservatórios e culturas adaptadas ao período. Mas, mesmo assim, o secretário destaca a sua preocupação em relação à irregularidade do inverno, principalmente por conta do baixo nível de água dos reservatórios no Estado. Alguns deles deixaram cidades em colapso de abastecimento para consumo humano.

As primeiras sementes que chegaram ao Cariri estão estocadas no Armazém Regional, na cidade de Barbalha. “Tão logo seja autorizada a distribuição, estaremos prontos para entregar as sementes aos agricultores da região”, diz a chefe do escritório regional.

Cidades como Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Farias Brito, Missão Velha, onde há grande cultivo de milho, além de Nova Olinda, Grangeiro, Caririaçu, Abaiara, Várzea Alegre, Santana do Cariri, Altaneira, entre outras cidades da região, receberão de forma simultânea os produtos para o plantio. Também estarão disponíveis mudas de caju anão precoce enxertado. De acordo com Elcileide Mendonça, foram feitos grandes investimentos na área de tecnologia para convivência com o semiarido.

As pessoas, segundo ela, passam a se prevenir muito mais do que em anos de inundação. “Esse ano de 2013, acompanhado de anos até piores, serviu de lição e acordou as pessoas para investirem mais”, diz.

Os agricultores estão otimistas em relação a um bom inverno. Os sinais aparecem, desde a numerologia, por ser um ano que termina no número 4. Elcileide diz que há a crença de que todos os anos com término nessa numeração são bons de chuva. A floração do pequizeiro, abundante na Serra do Araripe, também indica um bom inverno. Esse ano, o pequizeiro tomado por flores características dessa época do ano, dá um ânimo a mais para o agricultor.

Previsão
Os profetas anunciam chuvas para os próximos 10 dias. Essa expectativa, segundo o secretário do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Crato, já vem desde dezembro, quando alguns agricultores se antecipam com os primeiros plantios. Alguns deles chegam a até perder o que plantou, com as típicas sementes caboclas armazenadas em casa, do que sobrou do ano passado.

Ao mesmo tempo, Zilcélio alerta para a distribuição das sementes pelo Governo do Estado, para que não venham tarde, e com isso os agricultores acabarem plantando fora do prazo. Ele disse que a maioria já está com a terra preparada para o plantio, e que é importante aproveitar as primeiras chuvas.

Segundo o secretário do Sindicato, são poucos os agricultores que guardam as sementes caboclas para o plantio, pois já há uma cultura de cultivar as sementes ofertadas pelo governo. Ele avalia que há o aspecto favorável das sementes terem condições de germinação em pouco tempo, mas há a dependência na entrega no período estipulado.

Os técnicos afirmam que, se houver a distribuição antes do tempo, produtores podem se antecipar no plantio e perder a safra por falta de chuvas.

Mais informações
Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Crato
Rua Dom Pedro II, 56
Região do Cariri
Telefone: (88)3523.1623

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



Crato (CE): SAAEC dá início ao cadastramento padrão dos imóveis

A Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (SAAEC), iniciou ontem (02/01), o cadastramento padrão dos imóveis no município. A ação visa organizar as residências dentro de suas quadras e lotes específicos. Primeiramente, a equipe está visitando o Bairro Grangeiro, onde já estão sendo executados os trabalhos. Em seguida, será a vez dos moradores do Seminário serem cadastrados.

A SAAEC almeja identificar todos os usuários e padroniza-los. O órgão informa que a equipe de cadastradores sempre estará devidamente uniformizada, o que facilitará a identificação. A SAAEC solicita a colaboração da população no sentido de recebe-los.

Em paralelo, está sendo feita a hidrometração dos Bairros Grangeiro e Seminário.

Boleto do IPVA 2014 já pode ser impresso

Até o fim deste mês, os contribuintes cearenses deverão receber os boletos com a cobrança do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Segundo a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz), a fatura do IPVA já pode ser impressa, pela internet, no site da secretaria, enquanto o boleto impresso começará a chegar às residências no dia 20.

Neste ano, a cobrança não será encaminhada pelos Correios a cerca de 40% dos contribuintes, uma vez que a secretaria identificou que eles costumam fazer o pagamento através da internet ou indo diretamente às unidades da Secretaria da Fazenda. Para estes, o boleto deve ser acessado pela internet.

Para imprimir o boleto no site da Sefaz, clique AQUI

Fonte: Diário do Nordeste



Caririaçu (CE): Polícia investiga atentado ao Centro Administrativo

Está sendo investigado pelo polícia o atentado contra o Centro Administrativo da Prefeitura de Caririaçu. Os agentes estiveram no local por volta das 6 horas, após mais de três horas da explosão de uma bomba caseira, que destruiu a porta de vidro, entrada principal do local. O estampido foi ouvido pelo vigilante José Adriano, que no momento se encontrava na cantina do prédio e ouviu apenas o barulho de uma moto que saia do local, em disparada.

A bomba foi acionada por meio de um controle remoto, segundo a assessoria de imprensa da prefeitura. Em outubro do ano passado, também foi registrada outra explosão, só que de menor porte que a primeira, também pela madrugada, por volta das 3h30, contra outro prédio do centro administrativo. No local funciona o gabinete do prefeito João Marcos. Ele considera que a ação tenha ocorrido da mesma fonte anterior e atribui a possível ataque de seus opositores.

Na época o prédio teve parte do acesso da frente (uma porta de vidro), destruído pela explosão. Não havia vigilante no local, mas segundo um morador vizinho, identificado como Nilson, o barulho foi assustador. “Cheguei a pensar que fosse um assalto ao Banco do Brasil, que fica aqui na mesma rua”, disse o morador.

Neste 2 de janeiro, a cena se repete com maior dimensão e mais violência. Segundo o vigilante, a explosão foi tão grande que ele pensava que era o prédio que estava desabando”. A bomba de fabricação caseira com grande poder de fogo e com um detonador mais aperfeiçoado na precisão, causou desta vez danos bem maiores, caracterizando assim um atentado violento e não um simples vandalismo.

Segundo o morador Leocádio Carneiro da Silva, mais conhecido como Novinho que mora a duas quadras do local, o barulho foi assustador. Ele pensava que ainda estavam comemorando o ano novo. Outros moradores de outras ruas também relataram o mesmo. Até um morador da zona rural (sítio São Paulo) ouviu a explosão. O prédio foi interditado para perícia policial e os profissionais não puderam entrar para trabalhar.

Fonte: Diário do Nordeste



CGU fiscaliza gestão de Samuel Araripe e emite relatório apontando irregularidades na gestão cratense em 2012

O Ministério Público Federal encaminhou ofício à Prefeitura Municipal do Crato, endereçado aso prefeito Ronaldo Gomes de Mattos em que pede informações detalhadas acerca de irregularidades constatados em RelatórioConclusivo sobre a 38ª Etapa do Programa de Fiscalização, executados pela Controladoria-Geral da União referente a gestão de recursos públicos em 2012.

A portaria deinstauração de inquérito civil público nº 376fez o desmembramento do processo a partir do encaminhamento do relatório  feito pela CGU tendo sido sorteados os municípios de Abaiara, Aracoiaba, Crato e Morrinhos.

Através do despacho do MPF o procedimento(o relatório) foi desmembradosendo instauradas  três novas peças de informação para apurar a malversação de verbas do Ministériodo Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

A primeira irregularidade trata da aquisição de materiais e serviços com preços acima da média de mercado. O relatório da CGU constatou que os pagamentos das despesas do PNATE (transporte escolar) em 2012 com a empresa Podium em comparação com os pagos aos subcontratados, verifica-se que são em média 40% superiores, demonstrando que a contratação é antieconômica e os preços pagos foram superfaturados.

Os pagamentos ocorridos no exercício de 2012 resultaram no montante total de R$ 901.671,91. Considerandoque os preços estão superfaturados em média 40% o prejuízo dessa contratação somente em relação aos recursos federais repassados é de R$ 360.668,76.

Outro item do relatório aponta superfaturamento na aquisição de gêneros alimentícios destinados à merenda escolar e no exercício de 2012 com prejuízo de R$ 240.018,94.

De acordo com o relatório a durante a análise dos preços de 44 produtos objeto da licitação e os comparando com pesquisa realizada pela equipe de fiscalizaçãoconstatou-se que os preços contratados de 7 produtos são superiores aos valores de mercado na região.

No tocante a subcontratação integral do contrato de prestação de serviços do para a rede de ensino do Município do Crato compreendendo o período de abril de 2012 a dezembro de 2012 no valor de R$ 3.037.600,00 com a empresa Podiumconstantou-se que  o transporte escolar foi executado indevidamente  tendo em vista que a sublocação e subcontratação  de todas as 148 rotas o transporte escolar, inexistindo, portanto, um [único veículo de propriedade da Podium ou motorista funcionário da referida empresa descumprindo a Lei 8.666/93.

Além disso, o relatório apontou que foram utilizados veículos inadequados para o transporte de alunos. Com o descumprimento de várias normas de trânsito constados pela equipe de fiscalização.

Ainda no relatório ficou constatada a compre indevida e sem justificativade sua necessidade de kits educativos de combate ao tráfico e enfrentamento do bullying, revelando-se tratar se produto inapropriado para o fim destinado, com a consequente inutilização , acarretando desperdício no montante de R$ 776.020,80.

A fiscalização também constatou que os produtos adquiridos no Pregão Presencial nº 2210.01/2012-01 não foram entregues conforme licitados. Assim, a prefeitura pagou por produtos que nunca chegaram ao almoxarifado da Secretaria de Educação conforme constatou a fiscalização. O município pagou e não recebeu materiais educativos relativosa livros de professores, cartazes e DVD’s.

Outra constatação ficou por conta de irregularidadesno Pregão Presencial nº 2210.01/2012-01 com a inserção na licitação de cláusulas restritivas, exclusão de licitantes e existência de indícios de direcionamento da contratação.

Outra irregularidade encontrada foi na reformade oito escolas municipais em 2012. Segundo o relatóriohouve superfaturamento  de R$ 100.449,33 por inexecução integral ou parcial de serviços e obra de reforma das escolas 108 de Maio, Alvora Rodrigues Madeira, Maria Pia Brígido, Pedro de brito, Quinò Brito, Senobilina Peixoto, Tomas Ferreira e Creche Nossa Senhora de Fátima.

O relatório do MPF consta de 33 itens em que aponta de forma detalhada as irregularidades cometidas. No caso de dois itens que dizem respeito à atual gestão o MPF aponta equivoco na forma de contratação do transporte escolar no início de 2013 e falta de livros destinada a uma escola rural.

Segundo a Procuradoria Geral do Município esses doisitens já foram  sanados e serão comunicados ao MPF.

O inquérito civil público instaurado pelo MPF requer ainda que a prefeitura envie cópias de toda a documentaçãoda prestação de contas do PNAE referente ao exercício dos anos de 2011 e 2012 , bem com odos documentos de encaminhamento ao FNDE.

O processo é assinado pelo Procurador da República Rafael Rayol Ribeiro.

Com informações do jornalista Tarso Araújo



Campos Sales (CE): Homem é assassinado dentro de seu quarto onde tentou refúgio da morte

Um homicídio foi registrado por volta das 20 horas desta quinta-feira dentro de uma casa na Rua Padre Valdomiro, 65 (Bairro Alto Alegre) em Campos Sales. Ali residia José Ailton de Souza do Nascimento, de 33 anos, que foi morto com três tiros de revólver. Segundo testemunhas, dois homens chegaram em uma motocicleta e adentraram o imóvel, onde a vítima se encontrava sozinha como de costume.

Provavelmente, ao notar que estava marcado para morrer, Ailton correu pelos cômodos da casa e tentou se refugiar no quarto, mas não adiantou. A dupla seguiu junto e um deles efetuou os disparos quando fugiram na moto em alta velocidade sem serem identificados. O caso está envolto em mistério já que, segundo a polícia, a vítima respondia apenas um crime de trânsito.

Morte natural
Outro corpo trazido de Campos Sales para ser necropsiado no IML (Instituto Médico Legal) de Juazeiro foi do agricultor Vicente Ferreira da Silva, de 55 anos. Ele foi encontrado em uma rede num dos cômodos da sua casa no Sítio Serrinha do Geraldo, entre os municípios de Campos Sales e Salitre, por volta das 19 horas de ontem. Não havia marcas de violência no corpo e o mesmo pode ter sido vítima de um mal súbito.

Demontier Tenório

Fonte: Miséria



Sua saúde: Pressão alta é mais perigosa em mulheres, diz estudo


Um novo estudo sugere que homens e mulheres devem tratar a pressão alta de forma diferente. Pela primeira vez, pesquisadores encontraram diferenças significativas nos mecanismos que causam a elevação da pressão sanguínea de acordo com o sexo e sugerem que as mulheres sejam tratadas mais cedo e de forma mais intensa. O artigo que descreve esses resultados foi publicado na edição de dezembro do periódico Therapeutic Advances in Cardiovascular Disease.

"Este é o primeiro estudo a considerar o gênero, dentre os vários fatores que contribuem para a elevação da pressão sanguínea, como um elemento a ser levado em conta na seleção de agentes anti-hipertensivos", diz Carlos Ferrario, professor de cirurgia do Centro Médico Wake Forest Baptist, nos Estados Unidos, e principal autor do estudo.

O questionamento que levou a pesquisa a ser realizada partiu da percepção de que, apesar de ter havido uma redução significativa na mortalidade por doenças cardiovasculares em homens nas últimas duas a três décadas, a estatística não se repetiu entre o sexo feminino.

As doenças do coração se tornaram a principal causa de morte entre as mulheres americanas, correspondendo a quase um terço de todos os óbitos. O cenário é semelhante no Brasil: segundo dados de 2012 do Ministério da Saúde, o acidente vascular cerebral (AVC) e o infarto aparecem em primeiro lugar nas causas de mortalidade feminina, representando 34,2% do total. Considerando que pacientes dos dois gêneros recebem o mesmo tipo de tratamento médico, os pesquisadores começaram a suspeitar que algo estaria dando errado para as mulheres.

Pesquisa
Participaram do estudo 100 homens e mulheres a partir de 53 anos de idade, que apresentavam pressão alta, mas não tinham se submetido a nenhum tipo de tratamento. Eles passaram por diversos testes para avaliar, por exemplo, as forças envolvidas na circulação do sangue e as características hormonais dos mecanismos envolvidos no desenvolvimento da hipertensão.

Os pesquisadores descobriram que, para o mesmo nível de elevação da pressão sanguínea, mulheres apresentavam 30 a 40% mais doenças vasculares do que homens. Além disso, diferenças fisiológicas significativas no sistema cardiovascular delas, incluindo os tipos e quantidades de hormônios envolvidos no controle da pressão, contribuíam para a severidade e frequência das doenças cardíacas.

"É necessário entender mais profundamente as características específicas do sexo feminino na hipertensão para otimizar os tratamentos para essa população vulnerável", afirma Ferrario.

Fonte: Veja



´Mais Médicos´ terá 860 profissionais no CE até março

O Ministério da Saúde está implantando, neste mês de janeiro, a terceira fase do Programa Mais Médicos. Até o próximo dia 20, a pasta deve concluir as chamadas para a nova etapa; e a expectativa é de que o Ceará esteja com 860 profissionais atuando pelo programa até março. A iniciativa federal, conforme o órgão, encerrou 2013 com 572 profissionais trabalhando no Estado, em 155 municípios, e beneficiando quase dois milhões de pessoas.

"Neste mês de janeiro, estamos em fase de implementação da terceira etapa do programa. Do dia 20 até o final do mês, estaremos em processo de conclusão", afirma Odorico Monteiro, secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde. "O Ceará continua sendo um polo nacional de capacitação. Até março, pretendemos alcançar a demanda de 860 profissionais", explica.

Em todo o País, já somam 6,6 mil profissionais atuando em diversas áreas, e a meta é chegar a 13 mil até março deste ano, o que aumentará o número de pessoas assistidas para 45,5 milhões. Ainda de acordo com Odorico Monteiro, o governo também devem ampliar a quantidade de outros profissionais da saúde que atuarão no programa. "Vamos implementar mais enfermeiros, mais dentistas, mais psicólogos, mais nutricionistas e outros profissionais da saúde", garantiu o secretário.

Em todas as etapas, o Ceará foi o terceiro estado brasileiro que mais recebeu profissionais pelo programa, em 2013. "Isso se deve à uma tradição de comprometimento histórico à atenção básica", ressalta Odorico Monteiro. "E o que motiva ainda mais é o retorno que temos. Cerca de 94% da população qualifica o programa como excelente e ótimo. Temos uma aceitação muito grande".

O estado que recebeu o maior número de médicos do programa foi a Bahia, somando 787 profissionais.

Em segundo lugar, vem o estado de São Paulo, que conta com 588 médicos, seguido pelo Ceará (572), e pelo Maranhão, com 445. Em todo o País, pelo menos 6.658 profissionais estão atuando no interior e em áreas pobres, atendendo cerca de 23 milhões de brasileiros.

Residência
Segundo o secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, para este ano, estão sendo criadas mais 11 mil novas vagas de medicina em todo o Brasil. "Para o Ceará, serão abertas vagas nas cidades de Sobral, Redenção e Crato". Além disso, a meta é criar 12 mil vagas de residência médica. "Em 2018, pretendemos ter vaga de residência para cada médico, suprindo 100% da demanda". O Brasil conta hoje com uma média de 1,8 médicos por mil habitantes. "A pretensão é que, em 2026, o nosso país atinja os parâmetros do Reino Unido. Queremos chegar a meta de 2,7 médicos por mil habitantes", idealiza Odorico Monteiro.

Pacto
Lançado em 8 de julho pelo Governo Federal, o Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhorias do atendimento aos usuários do SUS, com o objetivo de ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país e acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde.

Os profissionais do programa recebem bolsa de R$ 10 mil por mês e ajuda de custo pagas pelo Ministério da Saúde. Os municípios ficam responsáveis por garantir alimentação e moradia aos selecionados. Como definido desde o lançamento, os brasileiros têm prioridade no preenchimento dos postos apontados e as vagas remanescentes são oferecidas aos estrangeiros.

Fonte: Diário do Nordeste



Schumacher completa 45 anos e fãs prestam homenagem

Fãs do piloto Michael Schumacher estão em frente ao Centro Hospitalar Universitário de Grenoble, onde o alemão está internado desde o último domingo, para uma homenagem ao heptacampeão mundial de F-1, que completa nesta sexta-feira 45 anos.

A maioria dos fãs está de vermelho ou com o uniforme da Ferrari. Eles seguram diversos cartazes com frases de apoio ao ex-piloto. "Schumi, todos os nossos pensamentos para você e sua família", diz uma das frases.

Schumacher sofreu traumatismo craniano enquanto esquiava em uma área fora da pista da estação e se chocou com uma pedra. Ele esquiava com o filho Mick, 14, e três amigos, em Méribel, onde tem residência particular. O impacto da batida quebrou o capacete do ex-piloto.

Schumacher está em coma induzido e passou por duas cirurgias no Centro Hospitalar Universitário de Grenoble. A primeira delas foi em caráter emergencial, uma vez que o ex-piloto chegou ao hospital consciente, mas desorientado, com lesões no cérebro e hemorragia.

Na terça-feira, após a condição clínica do ex-piloto apresentar leve melhora uma nova operação foi conduzida para tratar os efeitos do sangramento interno na cabeça e diminuir a pressão intracraniana.

Schumacher é o piloto com mais títulos mundiais na história da F-1 -sete entre 1994 e 2004- e venceu 91 provas em sua carreira.

Fonte: Folhapress



Incra abre seleção para assistência técnica no CE

A superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), no Ceará, lançou Chamada Pública (CP) para selecionar entidades de assistência técnica e extensão rural (Ater) que irão atuar na capacitação de 3.644 famílias de trabalhadores rurais, de 73 assentamentos de reforma agrária no Estado. Serão investidos R$ 6,4 milhões em Ater através da referida Chamada Pública. A seleção está aberta até o próximo dia 17.

As áreas geográficas de atuação definidas na Chamada Pública estão distribuídas em cinco lotes, referentes a Núcleos Operacionais (NOP) de gestão do programa, localizados nos municípios de Santana do Acaraú, Crateús, Boa Viagem, Ocara e Tabuleiro do Norte. O edital da CP ficará disponível no sítio do Incra Nacional (www.incra.gov.br) e mais informações para participação na Chamada Pública podem ser obtidas nos telefones (085) 3299-1374 e 3299-1395.

As entidades terão 30 dias para apresentar propostas, com prazo de envio iniciado na data da publicação da Chamada Pública no Diário Oficial da União, feita na última sexta-feira (13). A habilitação das empresas concorrentes será feita no dia 17 de janeiro de 2014, às 9h, na sede do Incra no Estado do Ceará.

Serão contratadas as entidades que, uma vez habilitadas, apresentarem as melhores propostas, de acordo com as regras definidas pela Política e pelo Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater e Pronater), instituídas pela Lei Nº 12.188 de janeiro de 2010.

A Pnater e o Pronater propõem uma assistência técnica e extensão rural gratuita e de qualidade, feita de forma participativa, através de processos de gestão, produção, beneficiamento e comercialização de atividades e serviços agropecuários ou não, prevendo inclusive atividades agroextrativistas e artesanais, com preferência ao desenvolvimento de uma agricultura ecológica e de base sustentável.

Segundo o Incra não foi recebida nenhuma proposta das empresas, já que as mesmas, segundo o Instituto, realizam primeiro um estudo de campo para só depois apresentarem o projeto.

Mais informações
Local de recebimento das propostas: Incra/CE 
Av. Américo Barreira, 4700, BelaVista, de 8 às 12 e das 14 às 18h 
Telefones: (85) 3299-1374 e 3299-1395

Fonte: Diário do Nordeste



Quatro ganhadores dividirão o prêmio da Mega Sena da Virada. Veja as dezenas sorteadas

A Mega Sena da Virada, sorteada nesta terça-feira, 31, saiu para quatro bilhetes. Os ganhadores dividiram prêmio total de R$ 224.677.860,07. De acordo com a Caixa Econômica Federal, eles são das cidades de Curitiba (PR), Palotina (PR), Maceió (AL) e Teofilândia (BA).

Cada sorteado vai receber R$ 56.169.465,02. Em um dos casos, a aposta foi de um bolão de 10 cotas, em Palotina, no Paraná, e cada participante ganhará R$ 5.616.946, 50. As dezenas sorteadas foram 20 – 30 – 36 – 38 – 47 – 53.

Outros 1.147 apostadores acertaram a Quina e vão receber R$ 38.701,20 cada, e 90.376 apostadores foram sorteados na Quadra e vão embolsar R$ 701,67 cada.

O valor do prêmio da faixa principal, se aplicado na poupança, renderia cerca de R$ 1,3 milhão por mês, aproximadamente R$ 44 mil por dia.

Foram vendidos 104 milhões de bilhetes até as 14 horas desta terça-feira, prazo final para fazer as apostas. Em 2012, o prêmio foi de R$ 244 milhões. O total arrecadado desde o início das apostas, em 11 de novembro, foi de R$ 758.218.978,00. Mais de R$ 240 milhões foram arrecadados apenas entre segunda-feira e terça.  

Problemas
Para evitar que premiações acabem em caso de polícia, as loterias passarão a usar, já no início de 2014, um bilhete com espaço no verso para que o apostador coloque nome e CPF. A Caixa já orienta o consumidor a anotar atrás do bilhete dados pessoais para que somente ele seja autorizado a receber o prêmio, caso seja sorteado.

Fonte: Estadão



Esporte: Barbalha e Crato encerram 2013 com empate no Inaldão

Foi a última partida de futebol entre equipes profissionais no estado em 2013. Barbalha e Crato encerraram o ano com um jogo sem grandes emoções e um empate pelo placar de 1 a 1. Foi o único teste do Azulão da Princesa antes de estrear no Campeonato Cearense. Já a Raposa, que completa 12 anos de fundação nesta quarta-feira, encerrou a melhor temporada da sua história.

O jovem time do Crato começou o jogo dominando as ações e teve duas chances reais de marcar. Aos 15 minutos, Felipe recebeu na área e bateu no canto esquerdo de Lê, mas a bola saiu. Aos 29, Lima cruzou para Renan, que não finalizou com perfeição. O Barbalha abriu o placar aos 37 minutos. Alex cruzou, Lucas jeitou e Cristóvão mostrou oportunismo para vencer o goleiro Valdo.

Depois de algumas substituições do técnico Antônio Luiz, o Crato ficou mais ofensivo. O gol de empate aconteceu aos 22 minutos. Paulista lançou na área e Jorge cabeceou encobrindo o goleiro barbalhense. A partir daí, os ataques não funcionaram e o jogo terminou empatado.

O Crato estréia no estadual no domingo, contra o Ferroviário, na Arena Castelão. Já o Barbalha se prepara para encarar o Ceará, dia 11 de janeiro, pela Copa dos Campeões Cearenses.

Fonte: Blog do Fabiano Rodrigues / DN



Meio ambiente: o que acontece com as oferendas deixadas no mar aos orixás?

Somos um povo bastante religioso e, especialmente no final do ano, o que mais vemos nas praias e florestas brasileiras são oferendas para os protetores da natureza, como Iemanjá e Iansã. Velas, barquinhos, alimentos, flores… na hora de fazer pedidos, todos somos muito criativos. Mas o que acontece com todos esses presentes que oferecemos aos orixás, guardiões da natureza?

Viram lixo e poluem o meio ambiente! Ou seja, ironicamente, toda a festa que fazemos para os protetores das matas, mares e cachoeiras, acaba contribuindo para a destruição da natureza. A solução, então, qual seria? Acabar com esses rituais de final de ano? De jeito nenhum, afinal, eles fazem parte da nossa tradição! Mas será que precisamos mesmo usar esse monte de coisa – que, no dia seguinte, vira entulho – para celebrar a virada do ano?

Os integrantes do Projeto Ecofotografias querem provar que não e, para isso, lançaram no último domingo, dia 20, uma campanha de conscientização, que incentiva a realização de oferendas mais responsáveis e sustentáveis. Como? Trocando os atuais presentes – que, cá entre nós, estão mais para “presentes de grego” – por ações que são positivas para a natureza, como, por exemplo, plantar uma árvore ou ajudar na limpeza de uma praia.

A ideia é bem bacana e, por mais que relutemos para mudar as tradições de final de ano, ninguém pode negar que adoraria acordar na manhã do dia 1 de janeiro e caminhar por uma praia sem cacos de vidro e outros entulhos, pode?

Então, que tal aderir?

Fonte: Superinteressante



Juazeiro do Norte (CE): Polícia apreende carro clonado com acusado de receptação

Na última segunda-feira (30/12) a polícia efetuou a prisão de um homem acusado de crime de receptação. Edilson Arruda Tenório, 33 anos, residente no João Cabral foi preso por  volta das 12h, na Rua Joao Conrado Cruz, altura do número 481, bairro Joao Cabral. Ele estava de posse do veiculo VW Fox de cor branca, com a placa NTG-2756,  ano 2010, chassis 9BWAA0520A4146651, clonado e que após verificação pelo SIP constatou-se que a verdadeira placa do carro seria NTK-3306, e o chassis verdadeiro, 9BWAA05Z2B4021393, e o numero do motor verdadeiro CCN522959,  inscrição de Salvador-BA, de um veiculo roubado.

Segundo o suspeito, o mesmo teria comprado o veiculo de Paulo César Gomes Paz, residente no bairro Timbaúbas, em Juazeiro, o qual apos diligências não foi localizado. Edilson Arruda foi levado para a 20 DRPC onde a autoridade policial lavrou o Inquérito Policial-IP 488-1730/2013.

Fonte: Cariri-CE



Conheça 3 vírus capazes de causar terríveis pandemias em 2014

Enquanto você se ocupa em contar sementes de uva para colocar na carteira, a comunidade médica e científica de todo o mundo está preocupada com as possíveis pandemias que podem atingir a humanidade em 2014, principalmente com as que têm maiores índices de morte, como as que você vai ver a seguir:

H5N1
Trata-se de outra linha do vírus influenza, o causador da gripe. O subtipo H5N1 é conhecido ainda como “gripe aviária”, mas pode ser transmitido também a humanos. O grande perigo se dá porque aves são animais bastante comuns em todas as populações do planeta e, portanto, espalhar o vírus não é nada difícil. Locais como granjas e aviários em geral podem representar perigo.

A doença tem grandes índices de mortalidade – 60% das pessoas que contraem a gripe aviária não resistem. Outro problema: o vírus, como o da gripe comum e tantos outros, é mutável e consegue incorporar características genéticas de outros vírus, ficando cada vez mais forte e nocivo.

Atualmente o vírus não passa de pessoa para pessoa, mas essas mutações constantes podem facilitar esse tipo de contágio em breve – se isso acontecer, uma possível pandemia seria capaz de infectar milhões de pessoas rapidamente. Existe uma vacina contra o vírus, mas ela pode deixar de fazer efeito graças às mutações citadas acima. Por enquanto, os casos de infecção em humanos ainda são raros, mas já existem.

H7N9
Mais um vírus influenza e também do tipo aviário, com a diferença de que seus efeitos parecem ser menos nocivos do que os do H5N1. Em 2013 foi registrado o primeiro caso de contaminação em humanos, e estudos com animais já levam a crer que a transmissão de pessoa para pessoa pode ser possível, ao contrário do H5N1.

Henipavírus
O grande transmissor neste caso é o morcego, que espalha o vírus por meio de saliva e urina. O modo mais comum de contágio humano se dá quando porcos comem frutas contaminadas. Em 1999, na Malásia, 1 milhão de porcos foram mortos para evitar o contágio.

O vírus costuma atacar o cérebro e o pulmão humano, causando inflamações e problemas respiratórios. A doença não se manifesta sempre, mas tem uma taxa bastante alta de mortalidade, alcançando um índice assustador de 90%.

Fonte: Mega Curioso



Balneários do Cariri são opção de lazer para cerca de 50 mil visitantes por mês

Criados nas áreas de menor concentração habitacional deste município, os dois maiores balneários da região do Cariri atendem, mensalmente, cerca de 50 mil pessoas. Em períodos de férias escolares o número de turistas que visitam os equipamentos cresce cerca de trinta e cinco por cento. Além do banho nas piscinas e nas termas com temperatura de 26 graus centigrados, os turistas também aproveitam o bom atendimento de funcionários e as guloseimas que são servidas em quiosques próximos às piscinas ou nos restaurantes onde pratos mais elaborados são oferecidos.

Um dos locais de grande procura é o Balneário do Caldas, famoso por suas belezas naturais e por sua localização estratégica, no sopé da chapada do Araripe, cerca de 12 quilômetros de distancia da sede do município, onde se concentra uma das maiores áreas verdes de toda a região.

O balneário foi inaugurado em março de 1975 e, após diversas ações de melhoramento nas áreas interna e externa do equipamento, acabou se constituindo em um dos maiores atrativos turísticos do interior cearense.

Os jardins espalhados pela extensão do local também chamam a atenção dos frequentadores. A mistura das cores e o cuidado presente no canteiro das plantas, além de embelezar o parque, gera uma sensação de conforto e prazer aos turistas. "Alegra a alma e o coração", avalia a vendedora Kátia Alencar Sobrinho, que mesmo morando em Icó diz frequentar o balneário há pelo menos dez anos. "A primeira vez eu fui trazida por um grupo de amigos. Hoje, sou quem traz pessoas que ainda não conheciam o lugar para a diversão aqui", diz ela.

Retorno
O estudante Carlos André Oliveira, da cidade de Santa Helena, na Paraíba, foi apresentado ao balneário por primos que residem em Juazeiro do Norte. Conforme o adolescente, que se divertiu nas piscinas naturais formadas por águas minerais hipotermais, garantiu querer voltar outras vezes ao balneário. "É divertido por demais. As piscinas são boas e as de água quente deixam a gente relaxado", observou o jovem.

O complexo do balneário oferece, ainda, um hotel para hospedagem de turistas. No local, são oferecidos atendimentos diferenciados, além de segurança, conforto e comodidade. O acesso à área do hotel é exclusivo aos hospedes que possuem trânsito livre ao balneário do Caldas. Os preços das diárias são convidativos e, conforme a gerência do local, acabam se tornando atrativos ao retorno de muitos clientes. Outro local de grande visitação turística é o Arajara Park. O equipamento foi inaugurado em abril de 2002 e dispõe de seis piscinas, tobogãs e cascatas. O funcionamento acontece somente nos finais de semana e, como forma de expandir o número de frequentadores, oferece pacotes especiais para prefeituras municipais e empresas do setor privado, através da realização de convênios.

No caso das prefeituras, os convênios beneficiam diretamente aos servidores públicos, que passam a contar com preços acessíveis para as atrações que o parque oferece. Os benefícios também são garantidos aos familiares do servidor, em número máximo de cinco, confirmados pelo titular do plano.

Os convênios celebrados entre o balneário e o município também oportunizam ao servidor, efetivo ou comissionado, a opção de desconto mensal efetuado em folha de pagamento, garantindo, desta forma, maior comodidade a quem adere ao plano. No interior do equipamento, turistas e frequentadores contam como serviço de restaurantes e bares à beira das piscinas. Nos quiosques, é possível degustar de pratos rápidos, acompanhados de bebidas geladas ou destiladas, nacionais ou importadas. Um dos pratos de maior consumo nos quiosques é o camarão empanado. Casquinhas de siri também são pedidas com frequência entre os turistas que frequentam o parque.

Além dos restaurantes e quiosques, o parque também oferece tapiocaria, trilhas ecológicas e área de pesque e pague. O empreendimento apresenta área de 76 hectares e foi construído em região anteriormente degradada. O projeto de construção do parque resultou na recuperação da mata ciliar, construção de muros de proteção contra erosão, além da cobertura vegetal através do plantio de cerca de 20 mil mudas nativas, propiciando, a partir daí, uma área de floresta mais verde, mais densa e mais exuberante.

A coleta de lixo é realizada de maneira seletiva e o esgoto produzido pelo parque é tratado através de sistema anaeróbico. Conforme a administração do local, a maioria dos funcionários que trabalham no empreendimento reside nas imediações do parque.

Todos recebem capacitações periódicas, além de cursos de informática, atendimento ao cliente, educação ambiental e línguas estrangeiras. As capacitações tem como finalidade a garantia de bom atendimento aos turistas que visitam o parque, inclusive os estrangeiros.

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis