Todas doações foram legais e declaradas à Justiça, diz PT

O Partido dos Trabalhadores (PT) negou, por meio de nota, irregularidades nas doações feitas à campanha de reeleição da presidente Dilma Rousseff, em 2014. "Todas as doações que o PT recebeu foram realizadas estritamente dentro dos parâmetros legais e foram posteriormente declaradas à Justiça Eleitoral", disse o partido.

O comunicado foi uma resposta a uma decisão do ministro Gilmar Mendes, vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que na noite de ontem enviou despacho à Procuradoria Geral da República (PGR) e à Polícia Federal indicando "potencial relevância criminal" e suspeita de uso de dinheiro desviado na Petrobras na campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff. Ele pediu abertura de investigação e sugeriu que há motivos para que seja aberta ação pena pública. As informações que baseiam o pedido são oriundas da operação Lava Jato.

Fonte: Estadão Conteúdo

Curta nossa página no Facebook



Conheça 13 frases que você nunca deve dizer durante uma briga de casal

Qualquer pessoa que já teve um relacionamento sério já se pegou dizendo algo que não deveria durante uma briga, e também ouviu frases capazes de tirar qualquer um do sério. "Tem gente que discute tudo com muita agressividade, até problemas pequenos", diz a psicóloga e terapeuta sexual Ana Canosa, autora de "A Metade da Laranja? Discutindo Amor, Sexo e Relacionamento" (Ed. Master Books). Para ela, a melhor solução para evitar esse tipo de situação é não discutir quando os ânimos estão alterados e avaliar o peso do problema que está sendo tratado. "Se sua intenção é detonar o outro, fale o que quiser. Mas se quiser resolver o problema, algumas coisas não devem ser ditas", afirma. A seguir, veja quais são as piores frases que costumam ser ditas em brigas de casais e saiba por que evitá-las.

"VAMOS TERMINAR": para a psicóloga Ana Canosa, você não deve ameaçar fazer algo que não fará. Margareth dos Reis, também psicóloga e doutora em Ciências pela FM-USP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), fala que não se deve banalizar a possibilidade de um rompimento. "Quem fala isso a toda hora só quer agredir. É uma pessoa que não respeita os limites daquilo que se pode falar numa relação" afirma. Para a psicanalista Blenda de Oliveira, as ameaças dão ao par o direito de ir embora sem que você possa reclamar. "Você não pode testar muito a paciência alheia. As pessoas têm limites", diz ela.

"NÃO É A PRIMEIRA VEZ QUE VOCÊ FAZ ISSO": aproveitar uma discussão para jogar na cara tudo que o parceiro já fez de errado na relação está entre as piores atitudes que podem ser tomadas durante uma briga. "Puxar todo o histórico de insatisfações é algo que deve ser vetado. É importante se concentrar no assunto do qual vocês estão falando", diz a psicóloga Ana Canosa. Para a psicóloga e terapeuta de casais Margareth dos Reis, quando a pessoa está com raiva, é comum que sua reação seja desproporcional e que ela relembre o passado. O problema é que, com essa atitude, nem a nova nem a velha questão serão resolvidas.

"ISSO É TÍPICO DA SUA FAMÍLIA": "Nunca coloque a família no meio da briga, a menos que a discussão seja sobre os parentes do outro, de fato", diz a psicóloga e terapeuta de casais Ana Canosa. A regra existe por um motivo simples: sempre que se começa a falar de familiares, a briga fica feia. "Mesmo que a sua família seja um saco ou que você saiba que sua mãe é uma louca, se o outro criticá-la, você vai defendê-la", diz Ana. Segundo a psicanalista Blenda de Oliveira, quando um dos dois percebe que a discussão chegará a um ponto extremo como esse, é preciso engolir o orgulho e pedir para conversar depois, quando os dois não estiverem nervosos.

"VOCÊ É INFANTIL": além de magoar e irritar o outro, ao dizer que o parceiro parece uma criança, você se coloca em uma posição de superioridade. "É como se você fosse melhor do que ele, fosse um adulto conversando com uma criança. Se você diminui o outro em uma discussão, não dá mais para conversar", diz a psicóloga Ana Canosa. A psicóloga e orientadora sexual Maria Cristina Romualdo Galati, mestre em Ciências da Saúde pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), afirma que esse tipo de frase é dita porque, quanto mais os casais se conhecem, mais identificam o ponto fraco do outro. Por isso, em uma discussão, aproveitam para dizer bem aquilo que sabem que atingirá o par. No entanto, se o que foi dito é algo que você realmente acredita, reflita por que você está com essa pessoa, já que a considera tão imatura.

"EU NUNCA FAÇO ISSO": segundo a psicóloga Ana Canosa, se comparar com o outro durante uma discussão nunca é bom. "Ao dizer que você não comete os mesmos erros que seu par, você se coloca como sendo o mais maduro da relação", diz ela. Para a psicóloga Margareth dos Reis, ao se definir como aquele que está certo e sabe o que é melhor, você impõe ao outro o papel daquele que está sempre errado, o que é muito prejudicial ao relacionamento. Não seja arrogante.

"ISSO NÃO VEM AO CASO": não adianta começar uma D.R. para achincalhar o parceiro e, na hora que ele apontar uma falha sua, achar que o tema não vem ao caso. "Esteja aberto a escutar. Não é para deixar o outro fugir do ponto da discussão, mas se você mostrou algo que o outro faz e te incomoda, ele também tem o direito de expor falhas suas", diz a psicóloga Ana Canosa. De acordo com a psicóloga e orientadora sexual Maria Cristina Romulado Galati, aprender a escutar é fundamental para resolver o problema que originou a discussão. "A relação é a dois. É preciso também pensar o que estou contribuindo para que desentendimento aconteça", diz ela

"VOCÊ DEVERIA SER MAIS...": segundo a psicóloga Ana Canosa, o melhor é sempre dizer aquilo que você sente falta, e não apontar erros do outro ou impor um certo tipo de comportamento que você gostaria que ele tivesse. Assim, um "você é frio" ou "você deveria ser mais carinhoso", por exemplo, deve ser trocado por "eu sinto falta de carinho". Para Ana, uma boa estratégia é se colocar na situação do outro e expor sua própria dificuldade, mostrando que você também comete erros, mas quer melhorar.

"EU FAÇO TERAPIA": evite jogar na cara do outro que, como você faz terapia, se conhece muito bem e sabe o que está falando. "Esse tipo de frase cria abismos; a pessoa sente como se não pudesse conversar, pois é colocada como inferior a você", diz Ana Canosa.

"EU TE ODEIO": há quem pense que aquilo se diz em um momento de fúria deve ser ignorado, pois foi só da boca para fora. Mas, segundo a psicóloga Maria Cristina Romualdo Galati, quando uma pessoa diz que odeia a outra, há alguma verdade nisso. "Uma coisa é dizer 'odeio quando você faz isso'. Outra bem diferente é falar que odeia o par. Se você acredita nisso, o que está fazendo com essa pessoa?", pergunta a especialista. Para a terapeuta de casais Margareth dos Reis, com esse tipo de frase, não é o problema que é atacado, e, sim, seu par. "Na hora da raiva, a pessoa acaba falando coisas que não são verdadeiras. E isso fará com que leve um tempo maior para os ânimos se acalmarem", diz ela.

"VOCÊ É LOUCO(A)": a frase é capaz de tirar qualquer um do sério imediatamente. "Se você está dizendo o que sente e o outro te chama de louco, ele tira a legitimidade do seu sentimento", diz Ana Canosa. Para a psicóloga Maria Cristina Romualdo Galati, quando os homens dizem isso, é porque não conseguem compreender a complexidade feminina. "Homem é muito racional e objetivo. Assim como ele deve ouvir para tentar compreender tudo aquilo que a mulher fala, ela também deve ser mais objetiva ao dizer o que ele fez para incomodá-la", diz ela.

"VOCÊ É IGUALZINHA A SUA MÃE": se você costuma criticar determinado comportamento de sua mãe ou de seu pai e, no meio de uma discussão, é acusado de agir da mesma forma que seu familiar, é impossível não perder a cabeça. "A frase é usada para atingir. É um golpe baixo", diz a psicóloga Margareth dos Reis. "Além de mexer com a família, ser comparado a familiares dá uma sensação de que você não saiu da estrutura familiar", diz Ana Canosa.

"EU NUNCA TE FALEI, MAS...": jamais use uma briga para jogar na cara do outro algo que nunca foi discutido antes. "Não se deve falar durante uma discussão aquilo que você não contou quando não estavam brigando. Não é a hora de aparecer com novidades", diz a psicóloga e psicanalista Blenda de Oliveira. Ao fazer isso, você não resolverá o problema, e acaba criando um novo, além de gerar mais raiva no outro e agravar a D.R.

"EU NÃO ESTOU BRAVO": segundo especialistas, negar o que se sente pode ser prejudicial a você e à relação. "O outro não tem bola de cristal. Se você engole o que está sentindo, ele não saberá o que houve e repetirá o mesmo erro, machucando você novamente", afirma a psicóloga e orientadora sexual Maria Cristina Galati. Por isso, seja honesto e diga como está se sentindo. Ninguém é obrigado a adivinhar o que se passa na sua cabeça.

Fonte: UOL

Curta nossa página no Facebook



Levy confirma adiantamento de 25% do 13º para aposentados em setembro

O ministro Joaquim Levy (Fazenda) confirmou o pagamento da primeira parcela do adiantamento do 13º salário dos aposentados no mês que vem. Levy concedeu entrevista por email à Folha neste sábado (22).

Aposentados devem receber 25% do adiantamento do 13º salário em setembro e outros 25% em outubro. Os 50% restantes virão em dezembro, como ocorre tradicionalmente.

Levy justificou o parcelamento ao afirmar que as despesas estão sendo administradas com "muito cuidado", porque as receitas têm sido afetadas por "vários fatores". "Mas o problema já está equacionado, até por conta da evolução de algumas ações que devem trazer resultados no quarto trimestre. Vamos pagar a primeira parcela agora em setembro", afirmou.

Na sexta-feira, a Folha apurou que antecipação da parcela do 13º seria possível graças à receita extra que o governo terá com a aprovação, nesta semana, do projeto de reoneração da folha de pagamento e de recursos adicionais que virão de algumas das concessões públicas. Os cálculos foram feitos pelo Tesouro.

A Fazenda havia suspendido o adiantamento do benefício, há nove anos pago entre o final de agosto e início de setembro, por falta de recursos em caixa. O objetivo da equipe de Levy era pagar a conta somente em dezembro, quando o 13º salário é pago. O problema é que a antecipação de 50% do benefício ocorria há nove anos, apesar de não ser obrigatória.

A decisão de postergar o pagamento gerou polêmica, e o Executivo foi obrigado a rever sua posição.

Fonte: Folha.com

Curta nossa página no Facebook



2 em cada 10 trabalhadores cearenses não possuem carteira assinada

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) divulgou uma pesquisa intitulada de “Mapa da Ilegalidade” onde aponta que 2 em cada 10 trabalhadores cearenses não possuem carteira assinada.

A crise econômica é uma das explicações para o motivo da irregularidade, revelados no resultado.

“Não podemos compactuar com esse tipo de coisa, pois causa bastante prejuízo aos empregados, vez que estarão desassistidos  com relação a Previdência Social se não tem a sua carteira devidamente anotada” conta o juiz do trabalho, Lucio Flávio Apoliano

Ainda segundo a pesquisa da STDS, as contratações sem carteira ocorrem nas empresas menores, embora já existam indícios de que a informalidade ganhou mais espaço nas empresas maiores ao longo do período pesquisado.

Outras irregularidades
Segundo a Justiça, é crime demitir um funcionário para receber o seguro desemprego e depois recontratá-lo. Na hora da efetivação, os dados devem ser anotados na carteira do trabalhador desde o período de experiência, que normalmente é de 90 dias.

Fonte: Tribuna do Ceará

Curta nossa página no Facebook



Hozier - Take Me To Church




Crato (CE): Projeto “Sorriso em Ação” realiza atendimentos em escolas do município

Tendo como finalidade orientar e ampliar as informações sobre saúde bucal, bem como combater problemas relacionados a Secretaria de Saúde do Crato por meio do  projeto “Sorriso em Ação”, vem desenvolvendo atividades semanais nas escolas. Prioritariamente as sextas-feiras a equipe do projeto sob a direção da Coordenadora de Saúde Bucal do município, Saskia Barreto adentram as escolas e apontam para os alunos a maneira correta de cuidas dos dentes e da boca, ressaltando que a higiene bucal deve ser feita em casa e também na escola.

Ontem, sexta-feira, dia 21, foi a vez da Escola Estado da Paraíba, onde foram realizados cerca de 600 atendimentos que incluem informações acerca da higiene, cuidados com alimentação, uso correto da escova e do fio dental, bem como aplicação de flúor.

A odontóloga Saskia Barreto ressalta que foram distribuídos kits de escovação, contendo uma escova e um creme dental. O Sorriso em Ação é composto por  dentistas e auxiliares que trabalham  no intuito de atender crianças e adolescentes cratenses ajudando a incorporar hábitos saudáveis que consequentemente  ajudarão de forma significativa na redução do número de desdentados no município.

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook



Barbalha (CE): MPE faz audiência para discutir festa do Pau da Bandeira

O Ministério Público do Estado do Ceará realizou nesta sexta-feira (21) Audiência Pública neste município para tratar da segurança dos participantes e dos carregadores do "Pau da Bandeira", durante a Festa de Santo Antônio. A audiência foi realizada no Cine Neroly Filgueira e intermediada pelos promotores de Justiça da Comarca de Barbalha, Alessandra Magda Ribeiro Monteiro e Francisco das Chagas da Silva.

Os promotores estão elaborando um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com a intenção de pô-lo em prática já a partir de 2016. Em junho último, três dias após a morte do carregador Cícero Ricart, de 40 anos e que há 15 carregava o tradicional "Pau da Bandeira de Santo Antônio" foi realizada a primeira Audiência na sede do MP, com as presenças do secretário de Cultura de Barbalha, Antônio de Luna; do coordenador do cortejo, Rildo Teles; além de autoridades civis, militares e historiadores.

Preocupação
Nesta sexta, a promotora Alessandra Magda relatou aos presentes medidas propostas pelo MP e, assim como já ocorrera na primeira audiência, externou a preocupação do órgão para com a segurança das edições futuras, bem como a necessidades de serem realizadas mudanças no tocante à desobstrução das vias e calçadas; presença de um cordão de isolamento para os carregadores; além da retirada dos paredões ao longo do trajeto do mastro.

Outra audiências deverão ocorrer ao longo do ano para definição e ajustamento do TAC.

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Escassez faz criminosos trocarem tráfico de drogas pelo de alimentos na Venezuela

População faz fila para comprar itens de primeira necessidade
Jaime se dedicava exclusivamente ao tráfico de drogas até que, dois anos atrás, um cliente que trabalhava em um supermercado lhe ofereceu trocar maconha por farinha de milho pré-cozida. Desde então, o traficante se dedica --também-- ao que eles chamam de "bachaqueo", atividade ilegal cada vez mais comum na Venezuela e que consiste em revender produtos básicos que nem sempre são encontrados em lojas e pelos quais milhões de venezuelanos passam horas na fila todos os dias.

"Ele me propôs a troca e eu disse que sim. Quando fui ver, minha casa estava cheia de produtos", afirmou ele à BBC Mundo, serviço em espanhol da BBC, sob condição de anonimato.

De acordo com a Lei de Preços Justos, que estabelece a regulação de preços de produtos de primeira necessidade no país, a revenda desses bens é crime sujeito a pena de três a cinco anos de prisão.

Desde a última semana, o governo venezuelano reativou sua campanha para acabar com esse contrabando, que, segundo as autoridades, é uma das principais causas da escassez de produtos básicos, parte de uma suposta "guerra econômica contra o povo".

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou uma lei que busca fortalecer as medidas policiais, articuladas na chamada Operação de Liberação do Povo, para acabar com a revenda.

"(Os revendedores) são uma praga que estão prejudicando o povo", afirmou Diosdado Cabello, presidente da Assembleia Nacional.

O prefeito de Puerto Cabello, no centro do país, deu início a um programa de trabalho comunitário para a "reabilitação" dos revendedores presos, que, enquanto limpam as ruas da cidade, vestem um macacão laranja com "Sou um 'bachaquero' e quero mudar".

Formiga
No último ano, a palava "bachaqueo" --e o consequente verbo "bachaquear"-- se tornaram parte essencial do vocabulário e da vida dos venezuelanos.

"Na quarta-feira, não posso trabalhar", afirmou à reportagem um taxista. "Dedico ao 'bachaqueo' nesse dia", disse, em tom de piada, para referir-se à sua jornada de compras --cada pessoa pode fazer as suas em um dia da semana, dependendo do número de seu documento.

A palavra vem de "bachaco", uma formiga de traseiro avantajado típica da região da América do Sul, sobretudo da fronteira com a Colômbia. Lá, até um ano atrás, os "bachaqueros" eram pessoas que contrabandeavam produtos e gasolina para a Colômbia, país onde esses bens são dezenas de vezes mais caros.

Porém, desde que a escassez de produtos subsidiados aumentou na Venezuela, a revenda se tornou uma atividade rentável também dentro do país.

Esses revendedores já não são necessariamente contrabandistas que levam produtos de um país para outro, mas também pessoas que compram produtos em um supermercado e os revendem no mercado negro, seja a domicílio ou em mercados informais nas ruas.

Muitos venezuelanos veem os "bachaqueros" como um mal necessário, e compram deles para evitar as filas.

Outros, no entanto, seguem a linha do governo e os culpam pela origem da escassez.

Tipos diferentes
Cerca de 60% das pessoas que fazem filas nos supermercados venezuelanos revendem os produtos que conseguem levar, segundo o Datanálisis, instituto de pesquisas baseado em Caracas.

Isso não significa, entretanto, que todos sejam revendedores em grande escala: há quem repasse apenas o que sobra de suas compras, quem venda fora do país e outros que contam com uma ampla rede de contatos que lhes permite comprar grandes quantidades de produtos, que eles guardam e vendem quando há oportunidade.

Jaime, que anda pela cidade com carro dos anos 1980 multicolor e caindo aos pedaços, se define como parte do último grupo: "Eu não sou como a senhora que anda por todos os lados nas filas, ou como o 'bachaquero' que vende seu lugar na fila", diz.

"Tenho contatos em supermercados e na distribuição, que me chamam quando conseguem algo."

Enquanto mostra vários maços de bilhetes de compras dentro da jaquetas, Jaime diz ter umas 15 pessoas trabalhando para ele em diferentes partes da cidade, cada uma com uma função distinta: guardar os produtos, embalá-los e consegui-los.

O traficante diz estar "preparado" para uma nova campanha do governo contra o mercado da revenda. "Já tirei todos os meus produtos da minha casa e os coloquei em lugares onde a polícia nunca vai chegar, nos quais pago para que sejam guardados."

"Lá tenho ao menos dois pacotes de cada produto: detergente, leite, lâminas de barbear. De sabão, tenho 13 pacotes."

A revenda desses produtos ocorre com um preço, em média, cinco ou seis vezes maior que o original, aponta o Datanálisis.

Um litro de óleo de milho, cujo preço é de 28 bolívares (cerca de R$ 15), é encontrado no mercado negro por entre 200 e 250 bolívares (R$ 110 a R$ 138).

Um quilo de frango deveria valer 65 bolívares (R$ 36), mas é encontrado por 600 bolívares (R$ 332) em pequenos açougues.

E um quilo da famosa PAN, farinha de milho pré-cozida usada para fazer as tradicionais arepas, custa 19 bolívares (cerca de R$ 10) no preço regulado, mas os "bachaqueros" as vendem por 100 bolívares (R$ 55).

Inflação
Críticos do governo asseguram que a revenda, em vez de ser a causa, é uma consequência da escassez, que para eles tem origem no controle dos preços em meio a uma inflação galopante e à estagnação da produção nacional.

No último ano, houve uma queda dos preços do petróleo --a maior fonte de receitas do país--, o que limita as importações e piora a escassez de produtos.

Segundo o Datanálisis, o venezuelano passa uma média de cinco horas na fila na semana para comprar produtos regulados.

E o revendedor, segundo Jaime, é uma solução ao inconveniente da fila.

Nas manhãs, ele trabalha como mensageiro de uma empresa, à qual está vinculado há mais de 20 anos.

Com esse trabalho, diz ganhar cerca de 9 mil bolívares ao mês (por volta de R$ 5 mil). Com o tráfico de produtos, fatura mais 50 mil bolívares (R$ 27,7 mil), chegando a ter mensalmente um salário similar ao de um alto executivo.

Nem esse valor, porém, consegue cobrir seus gastos. "Eu tenho cinco filhos, e, agora que eles voltam para a escola, tenho que pagar 5 mil bolívares (R$ 2,8 mil) pelo material escolar de cada um."

Há mais de um ano, a Venezuela tem o índice de inflação mais alto do mundo: 70%, segundo o último dado oficial, publicado em dezembro.

Mesmo sem números oficiais, o problema piorou neste ano, segundo a avaliação de centros de estudos e agências financeiras.

A necessidade de obter uma renda cada vez maior e a alta rentabilidade de comprar barato e vender a um preço livre tem feito com que um crescente número de venezuelanos revenda o que consigam encontrar.

De acordo com o Datanálisis, em 65% dos supermercados não se encontra a média dos produtos regulados.

Quando se analisa os domicílios, porém, a escassez é de 25%.

A maioria dos produtos regulados, logo, não são vendidos em supermercados: são oferecidos pelos "bachaqueros".

Fonte: BBC Brasil

Curta nossa página no Facebook



Crato (CE): Festejos à Mãe da Penha começam neste sábado com grande carreata

Devotos de Nossa Senhora da Penha saem às ruas do Crato, na noite deste sábado, 22, para a grande carreata de abertura dos festejos e saudação à padroeira do Município. A concentração começa às 18h30, na Capela São João Batista, no Mirandão. Os festejos iniciam com participação de cerca de 20 mil pessoas e milhares de veículos, pelas ruas da cidade, cantando os louvores à Mãe da Penha. E no mesmo local, neste domingo, 23, a partir das 7h30, inicia a concentração para o I Passeio Ciclístico Nossa Senhora da Penha, que começa às 8 horas. Até o encerramento das comemorações, a estimativa é que mais de 50 mil pessoas participem dos festejos.

O prefeito do Crato Ronaldo Gomes de Mattos vai estar participando deste momento de festa religiosa na cidade.  Inclusive, o gestor já autorizou a celebração de um convênio entre a prefeitura e a Diocese para realização e apoio à uma das mais tradicionais festas religiosas do Ceará.

Após a chegada da carreata, de frente à Sé Catedral, acontece a bênção dos carros e hasteamento da bandeira, a partir das 19 horas. A paróquia estará completando 247 anos, além de 270 anos da chegada da imagem principal de Nossa Senhora da Penha, em Crato, trazida pelos capuchinhos, em 1745. Este ano está também entre as novidades, a  cavalgada, no dia 30, saindo da imagem de Nossa Senhora de Fátima, no Bairro Barro Branco, em direção à Sé Catedral.

A festa tem como lema ‘ Com a Mãe da Penha, em Jesus, Chegamos à Glória’. A cada noite de orações nas comunidades, será trabalhada uma temática diferenciada. No dia 23, começam os festejos e orações na comunidade São José, com o tema ‘Maria, mãe na vida e mãe na morte’, tendo a Missão resgate como equipe de celebração. Até o dia 31 serão visitados locais diferenciados, com a realização também dos noitários, em diversas repartições e comunidades.

Proteção do acervo histórico
Este ano, será construída uma capela dedicada às imagens da santa, além de um memorial para resgatar a história da Sé Catedral. “Com isso, permitindo a preservação do acervo material, para as futuras gerações terem acesso a história”, afirma o pároco da Sé Catedral, Edmilson Neves. A devoção a Nossa Senhora da Penha começou a partir do momento em que os frades capuchinhos chegaram ao Cariri, no período da colonização, há mais de 300 anos.  A primeira imagem veio para o Crato da Basílica de Nossa Senhora da Penha, em Olinda-PE, e ainda existe preservada na paróquia.

Trajeto do Cortejo
O dia 1º contará com uma programação a partir das 6 horas, com alvorada festiva celebrações, culminando com a missa às 16 horas, antes da grande procissão que deverá ter mais de 30 mil pessoas nas ruas da cidade.

O cortejo acontece em seguida, saindo da matriz da Sé, seguindo pela Rua Dom Quintino, Avenida Maildes de Siqueira, José Marrocos, Monsenhor Esmeraldo, Ratisbona, Bárbara de Alencar, Miguel Lima Verde, retornando à Praça da Sé, para a bênção do Santíssimo Sacramento e encerramento da festa. No dia 31 de agosto será realizado bingão beneficente, às 20 horas, na praça, de frente à matriz, além de uma ação entre amigos, com vários prêmios e quermesse com pescaria, na loja da Sé, todos os dias.

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook



Crato (CE): Seminário discute educação popular em saúde

Um seminário promovido pelo Serviço Social do Comércio (SESC) discutiu durante dois dias na unidade Crato, os desafios e avanços relacionados à educação popular em saúde. Estiveram presentes no evento, estudantes, professores, representantes de ONG’s, movimentos sociais, grupos de convivência, além de profissionais da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social, Secretaria Municipal de Educação e Saúde do Crato.

A mesa redonda de abertura do seminário foi composta pela professora da Universidade Regional do Cariri (URCA), Zuleide Queiroz, a assistente social do Centro de Referência da Mulher, Ana Teresa Duarte, Rita de Fátima Monteiro, assistente social do Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS, Ana Hirlene de Brito, psicóloga e coordenadora do CREAS, além da coordenadora de Saúde Mental do município do Crato, Margarete Novaes.

As discussões estiveram voltadas para quatro eixos: violência contra o idoso; violência contra a mulher; violência contra crianças e adolescentes e violência e drogas no contexto familiar.

Representantes de diversos equipamentos da SMTDS, como CRAS, CREAS, CRM e Centro POP, apresentaram os serviços executados pelas equipes de referência, contribuindo de forma enriquecedora com as discussões propostas no seminário.

O momento contou ainda com oficinas de comunicação popular, literatura de cordel, dança contemporânea, teatro e experimentos performáticos. O espaço foi aberto também para apresentação de trabalhos e apresentações artísticas com o grupo Viver Bem Consultoria.

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook



Mais seis mortes por dengue são confirmadas no Ceará

A dengue provocou mais seis mortes esta semana no Ceará, e mais 2.118 casos foram confirmados nos últimos sete dias. Já chega a 54 o número total de óbitos e 44.003 casos confirmados no Estado, em 164 municípios.

Os dados foram divulgados nesta sexta-feira, 21, pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

Foram notificados 754 casos graves, destes, 91,9% foram confirmados. A média de idade dos óbitos confirmados é de 25 anos. E o mês que apresentou o maior número de mortes e casos graves confirmados foi maio.

Ainda conforme a Sesa, em 2014, 41.684 casos de dengue foram notificados, em 183 (99,5%) municípios. Destes, 18.243 casos se confirmaram, em 146 (79,3%) municípios.

Fonte: O Povo

Curta nossa página no Facebook



Dilma entrega trecho da transposição, mas água só chegará em 2016


Na tentativa de retomar a agenda positiva em meio à baixa popularidade, a presidente Dilma Rousseff entregou nesta sexta-feira (21), em Cabrobó, no sertão pernambucano, o primeiro trecho do eixo norte da transposição do rio São Francisco.

Mas a água que irá percorrer esses canais ainda levará ao menos oito meses para chegar às casas das primeiras famílias que serão beneficiadas.

Na cerimônia, a presidente fez o acionamento de uma motobomba, estrutura que permite elevar a água de um reservatório para uma altura de 36 metros, para que possa percorrer os primeiros quilômetros dos canais da transposição. Agora, será preciso ainda construir os sistemas de distribuição para que as águas cheguem às casas das famílias que moram na área de influência do projeto.

Essas obras serão executadas pelos governos estaduais, por meio de convênios com o Ministério da Integração. O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), assinou nesta sexta o termo de compromisso para construção dos 52 sistemas de abastecimento no Estado. A previsão é que esses sistemas sejam entregues em três etapas: em 8, 16 e 24 meses após o início das obras.

Na etapa da transposição do São Francisco inaugurada nesta sexta, a água irá percorrer um trecho de 9 km até o reservatório de Tucutu, e outros 45 km até o de Terra Nova. Segundo o Ministério da Integração, as águas levarão 40 dias para encher o primeiro reservatório, e mais 18 dias para o segundo.

O acionamento da estação de bombeamento pela presidente Dilma foi apenas um ato simbólico –o trecho já estava em funcionando, em fase de testes, desde o dia 7 de agosto.

Principal obra de abastecimento hídrico do país, a transposição do rio São Francisco já teve sua conclusão adiada diversas vezes. Agora, a nova previsão é que os trabalhos sejam concluídos até janeiro de 2017. Segundo o ministério, as obras estão 77,8% concluídas.

Os canais da transposição do rio São Francisco terão, ao todo, 477 km de extensão, divididos nos eixos norte (260 km) e leste (217 km). Eles deverão levar água a 12 milhões de pessoas em 390 municípios de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Segundo o Ministério da Integração, o governo investiu, até julho deste ano, R$ 6,8 bilhões de um total de R$ 8,2 bilhões do empreendimento.

Maratona
Dilma retomou nesta sexta, em Pernambuco, a série de viagens que está realizando pelo país numa tentativa de implementar uma agenda positiva para recuperar a popularidade, em recorde de baixa em meio às crises política e econômica que seu governo enfrenta. A visita ao Estado ocorre um dia após movimentos sociais irem às ruas em 32 cidades contra o impeachment da petista.

Em Cabrobó, ela disse que o governo terá de "apertar o cinto" em relação ao Orçamento, mas que os programas sociais não serão afetados pela medida.

À tarde, Dilma irá para o Recife, onde terá reunião fechada com um grupo de cerca de 50 empresários da Fiepe (Federação das Indústrias de Pernambuco).

No encontro, os ministros Armando Monteiro Neto (Desenvolvimento), Kátia Abreu (Agricultura) e Nelson Barbosa (Planejamento) irão apresentar detalhes do Programa de Investimento em Logística e do Plano Nacional de Exportação.

Em meio à crise política e econômica, Dilma deu início na semana passada, em Salvador, a uma agenda de aproximação com o empresariado. O objetivo é evitar o agravamento do pessimismo em relação à economia do país e apresentar oportunidades de investimento para o setor.

À noite, ainda no Recife, a presidente participa de evento do Dialoga Brasil, uma plataforma digital lançada em julho pelo governo para receber sugestões e propostas de movimentos sociais.

Fonte: Folha.com

Curta nossa página no Facebook



Crato (CE): Dupla é levada para a Delegacia com boa quantidade de maconha, cocaína e um revólver

Um jovem foi preso e um menor apreendido com uma arma de fogo e boa quantidade de substâncias entorpecentes no final da manhã desta quinta-feira na Vila Sardinha (Bairro São Miguel) em Crato. Os Soldados Otávio e Romerito averiguavam denúncias de uma “boca de fumo” na área quando dois rapazes correram ante a aproximação da viatura e foram perseguidos e abordados na Rua Santa Rosa. A princípio, nada foi encontrado com Vanderley Soares de Oliveira, de 18, e o menor de iniciais M. R de S., de 16 anos.

Os PMs passaram a vistoriar o trecho percorrido pelos dois e encontraram uma mochila com 214 gramas de maconha prensada em nove volumes, mais 108 trouxinhas da “erva” prontas para a venda, 27 papelotes de cocaína, um celular, duas câmeras de circuito interno de vigilância, um revólver calibre 38 com seis cartuchos intactos e um deflagrado e uma balança de precisão. Vanderley já responde por crime de receptação e reside na Rua Santa Rita, 48 e o menor é, também, morador do bairro São Miguel.

Demontier Tenório

Fonte: Miséria

Curta nossa página no Facebook



5 coisas que você precisa saber sobre carboidratos

Quando o assunto é perder peso ou melhorar a qualidade daquilo que se come no dia a dia, um ingrediente nunca fica fora da discussão: o carboidrato. É comum ouvirmos que dietas exclusivamente proteicas são as que mais trazem resultados, mas será que o carboidrato é realmente um item que deve ser excluído da nossa alimentação? O Mother Nature Network resolveu abordar o assunto e esclarecer algumas dúvidas a respeito de um dos principais componentes do nosso prato. Confira:

1 – O que é?
Carboidratos são compostos alimentares presentes em uma série de alimentos considerados não muito saudáveis e até nos saudáveis. Grãos, de um modo geral, leite, batata, bolos, biscoitos, massas e tortas são alimentos ricos em carboidratos.

2 – Os tipos
Carboidratos podem ser apresentados em três formas: açúcar, amido e fibra.

Açúcar: encontrado naturalmente em frutas, vegetais e leite, o açúcar é frequentemente adicionado ao preparo de alimentos doces industrializados, como biscoitos e afins. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, uma pessoa adulta deve consumir no máximo 50 gramas de açúcar por dia. Só para comparar: uma lata de refrigerante contém cerca de 40 gramas de açúcar, então você já deve imaginar que, na verdade, consumimos bem mais do que a quantidade recomendada.

Amido: Batata e milho são dois alimentos naturalmente ricos em amido, que também pode ser encontrado em grãos como feijão, ervilha e lentilha.

Fibra: Um dos itens responsáveis pelo funcionamento intestinal e pela sensação de saciedade é encontrado em vegetais, frutas, castanhas, grãos integrais e cereais.

3 – Simples ou complexo?
Agora que você já sabe que os carboidratos são divididos em três categorias, está na hora de conhecer a diferença fundamental na hora de classificar carboidratos que fazem bem e aqueles que, no final das contas, se transformam em calorias vazias (isso ocorre quando o alimento tem alto teor calórico, o que contribui para o ganho de peso, mas possui baixo ou nenhum valor nutricional).

Os carboidratos simples são aqueles produzidos à base de um ou dois tipos de açúcares. Como têm uma estrutura química simples, assim que você os ingere, seu corpo os processa rapidamente e faz tudo virar energia. Isso significa que esse tipo de alimento se transforma em açúcar, é absorvido rapidamente e, por causa disso, vai deixar você com fome mais cedo.

Se a ideia é perder peso e diminuir sua taxa de glicose no sangue, evite consumir massas brancas, doces, bolos e refrigerantes. No caso das frutas, que também fazem parte dos carboidratos simples, fique tranquilo: por serem ricas em fibras, isso acaba compensando o açúcar – e vale lembrar também que o açúcar de uma banana, por exemplo, é natural e saudável, diferente do açúcar de um pedaço de bolo cheio de cobertura.

Já os carboidratos complexos são formados por estruturas químicas mais elaboradas, combinando pelo menos três tipos de açúcares. Exatamente por isso são digeridos mais lentamente pelo nosso corpo, impactando bem menos os níveis de açúcar na corrente sanguínea e nos dando uma sensação de saciedade que dura mais tempo – além do mais, esses carboidratos deixam seu corpo com a sensação de energia em alta. São encontrados em alimentos integrais, cereais, vegetais e grãos.

4 – Qual é a quantidade ideal de carboidrato para uma pessoa?
A necessidade diária depende do estilo de vida de cada pessoa, e você pode descobrir a quantidade ideal para você com a ajuda de um nutricionista. De qualquer forma, a recomendação média segundo as Orientações Dietéticas para Americanos é a de que adultos tenham entre 45 e 65% de sua dieta diária formada por carboidratos.

A diferença entre uma dieta saudável e uma ruim se dá justamente pela escolha desses carboidratos. Sabemos, por exemplo, que mulheres devem consumir 25 gramas de fibras por dia, enquanto os homens devem consumir 38 gramas desse mesmo tipo de carboidrato. Como sabemos que fibras estão em frutas, grãos e alimentos integrais, facilmente deduzimos que pessoas que não consomem esses três itens regularmente estão possivelmente ingerindo maiores quantidades de carboidratos “do mal”.

Isso é um problema, afinal as fibras são consideradas os carboidratos mais saudáveis e que mais trazem benefícios de curto e longo prazo. Quando seu intestino funciona bem e regularmente, você absorve nutrientes do jeito certo, a pele fica melhor e você fica longe do pesadelo vivido por pessoas que sofrem com prisão de ventre. Há estudos indicando que uma dieta rica em fibras reduz os riscos de o paciente desenvolver doenças de coração, obesidade e diabetes tipo 2.

5 – Quer mudar a qualidade da sua alimentação? A gente ajuda!
Basicamente, se você optar por consumir massas e grãos integrais, já terá benefícios visíveis em seu corpo depois de algumas semanas. Uma salada com vegetais e proteína é uma escolha mil vezes melhor do que uma porção de batata frita, por exemplo.

Aliás, quando for consumir produtos ricos em amido, como é o caso da batata, escolha porções pequenas e prefira as versões cozidas ou assadas. A combinação de amido com gordura não é muito boa. Depois do almoço, quando sentir aquela vontade de comer alguma coisa doce, opte por uma fruta e deixe as sobremesas com chocolate e cremes para o final de semana.

Se você não está acostumado a comer frutas, legumes, verduras e alimentos integrais, fique tranquilo. Para criar um novo hábito alimentar, você vai precisar de um pouquinho de paciência, e, depois de alguns dias, talvez aprenda a saborear o açúcar de uma tangerina, por exemplo, com o mesmo prazer com que comia um pedaço de bolo.

Se você consome muito leite, queijo, iogurte e laticínios em geral, fique atento aos rótulos das embalagens – eles indicam a quantidade de carboidratos. De qualquer forma, as versões light são as mais recomendadas.

Bônus
Sabia que um estudo recente descobriu que o cérebro humano evoluiu também graças aos carboidratos presentes em nossa alimentação? Os cientistas afirmam que o amido, em específico, parece ter contribuído para o desenvolvimento e o crescimento do nosso cérebro. Obrigada, batatas!

Fonte: Mega Curioso

Curta nossa página no Facebook



Dilma garante que ajuste fiscal não vai afetar programas sociais do governo

Na passagem por Cabrobó, no Sertão, para inaugurar a primeira Estação de Bombeamento (EBI-1) do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, a presidente Dilma Rousseff (PT) assegurou que o ajuste fiscal não vai prejudicar os programas sociais tocados pelo governo estadual. A declaração soa como recado aos militantes que foram às ruas nessa quinta (20) em defesa do governo e com críticas ao ajuste fiscal elaborado pela equipe econômica do ministro da Fazenda, Joaquim Levy.

Em sua fala, Dilma reconheceu que o governo federal teve dificuldades no orçamento e precisou escolher em que áreas deveria “apertar o cinto”, mas ressaltou que os programas sociais não serão mexidos. Como exemplo ela citou a interiorização das universidades e o programa Mais Médicos.

“Nós não vamos apertar o cinto nos programas que são essenciais para esse País seguir em frente, que são os programas sociais e programas como esse aqui [de transposição]”, disse Dilma. “O governo tem que assegurar oportunidades iguais, isso é o que nós nos esforçamos para fazer”, afirmou a petista.

No discurso, a presidente mencionou o ex-presidente Lula e afirmou que a obra não seria possível sem ele. “Há um ano eu estive aqui quando a água do São Francisco começou a fluir para a estação de bombeamento”, rememorou. Em 21 de agosto de 2014, Dilma e Lula percorreram os canais da transposição para gravar o vídeo de campanha.

Acompanharam a visita presidencial em Cabrobó, o presidente da Sudene, João Paulo (PT), o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), o senador Humberto Costa (PT) e o deputado Silvio Costa (PSC).

A estrutura inaugurada levará água por 45,9 quilômetros até o reservatório de Terra Nova, localizado em Cabrobó. Com isso, o Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) chega a 77,8% das obras concluídas. O investimento nesse trecho é de R$ 625 milhões.

Fonte: Blog do Jamildo/NE10

Curta nossa página no Facebook



Crato (CE): Polícia prende “Nego Bero” com armas e muitas drogas

Uma operação exitosa de combate ao tráfico de drogas foi desencadeada pela polícia de Crato perto de meia noite nesta quinta-feira a partir dos Soldados Terceiro e Luciano Tavares que tentaram interceptar uma moto Yamaha Factor de cor vermelha e placa OCH-3374, inscrição do Ceará. O piloto Robério Gomes da Silva, de 26 anos, apelidado por “Nego Bero” tentou fugir e, depois, abandonou o veículo na calçada e correu adentrando o imóvel número 59 da Rua 18 de novembro no bairro Seminário.

Foi solicitado reforço em nome de um cerco na casa que já era tida como posto de venda de drogas. O acusado mora na Rua 3 de maio, número 99 daquele bairro e foi preso dentro do banheiro. Na casa foram encontrados 1 Kg de maconha, 215 gramas de cocaína, um revolver calibre 38, uma espingarda calibre 12 de fabricação artesanal, nove cartuchos calibre 38 e mais seis calibre 12 intactos e uma balança de precisão já com o apoio do Subtenente Fábio, do Sargento Américo, do Cabo Sirilio e os Soldados Aglaécio, Lucas Lima, Hélder, Cavalcanti, Oliveira, Régis, Fabiano e Nogueira.

“Nego Bero” foi trazido para autuação em flagrante na Delegacia de Juazeiro e vai responder por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo. Ele já responde por crimes de furto (2007), dois roubos (2008) e é suspeito de envolvimento nos assassinatos do mototaxista João Carlos Julio Ferreira, de 28 anos, no dia 18 de outubro de 2014, e mais recentemente de Ismael Cardoso da Silva, de 27 anos, o Maroca, morto com 12 tiros neste domingo, dia 16. Antes, no dia 28 de abril, no cruzamento das ruas Contorno Norte e Lavras da Mangabeira, no bairro Seminário, “Nego Bero”, foi alvejado a tiros nas nádegas.

Demontier Tenório

Fonte: Miséria

Curta nossa página no Facebook



Cid Gomes e aliados aceitam convite para se filiar ao PDT

O ex-governador Cid Gomes e seus aliados no Ceará decidiram, nesta sexta-feira (21/08), aceitar o convite feito pelo presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, e se filiarão ao partido até o início de setembro. A decisão se deu durante reunião no gabinete da Presidência da Assembleia Legislativa, quando Carlos Lupi convidou pessoalmente o ex-governador e os atuais filiados ao Pros para ingressar na sigla trabalhista.

No encontro liderado pelo presidente da Assembleia, Zezinho Albuquerque, e pela atual bancada do Pros na Casa, Carlos Lupi fez uma análise da atual conjuntura do País, destacando o equilíbrio com que o PDT tem procurado conduzir a discussão sobre diversos temas em votação no Congresso Nacional. “Atuamos com independência durante as votações e somos críticos em relação à política econômica do Governo Federal”, destacou.

Carlos Lupi destacou as relações mantidas entre o PDT e as lideranças do Pros do Ceará, lembrando que, em 2002, foi um dos coordenadores da campanha do ex-governador Ciro Gomes à Presidência da República. Para ele, o momento é de construir uma alternativa para o Brasil nas eleições presidenciais de 2018.

Perspectivas
O presidente nacional do PDT destacou a perspectiva de o partido, com a adesão de Cid Gomes e dos seus aliados, conquistar a reeleição do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, em 2016, bem como as prefeituras de capitais como Curitiba (PR), Natal (RN), Porto Alegre (RS) e São Luís (MA). “Queremos o grupo político que vocês representam, pois reconhecemos que são brasileiros honrados”, afirmou Lupi, diante de Cid, Roberto Cláudio, Zezinho Albuquerque, deputados federais, deputados estaduais e demais lideranças políticas presentes ao evento.

Ao falar em nome do grupo político que lidera, o ex-governador Cid Gomes aceitou o convite pedetista, destacando a convergência de pontos de vista com o PDT. “Compromisso e disposição de luta não nos falta nem nos faltará”, afirmou Cid Gomes. O presidente estadual do PDT, deputado federal André Figueiredo, destacou a sintonia entre os diretórios nacional e estadual do partido ao convidar o grupo político, sendo apoiado pelos deputados estaduais Evandro Leitão e Ferreira Aragão.

Também participaram do encontro lideranças do Pros como os deputados federais Antônio Balhmann, Domingos Neto e Leônidas Cristino, os deputados estaduais Antônio Granja, Manoel Duca, Laís Nunes, Jeová Mota, Sérgio Aguiar, José Sarto e Odilon Aguiar, além do presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Salmito Filho. Integrantes de outros partidos, os deputados estaduais Gony Arruda (PSD), Professor Teodoro (PSD), Leonardo Pinheiro (PSD), Júlio César Filho (PTN), Nizo Costa (PSDC), Joaquim Noronha (PP) e Carlos Felipe (PCdoB) prestigiaram a reunião, bem como ex-deputados estaduais e lideranças partidárias de Fortaleza e do interior do Estado.

Assessoria de Imprensa/ALCE

Curta nossa página no Facebook



IBGE: 57,1% dos cearenses têm excesso de peso; obesidade tem atingido mais as mulheres

Dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), alertam para a saúde do Ceará. Segundo o estudo, uma média de 57,1 dos cearenses com mais de 18 anos têm excesso de peso e 18,7% estão obesos, sendo que a obesidade atinge mais as mulheres do que homens. Elas já são um quarto da população ou 25,1%. Eles representam 16,6%.

A média cearense está acima da nacional. No Brasil, 56,9% das pessoas estão com excesso de peso, ou seja, têm um índice de massa corporal (IMC) igual ou maior que 25. Além disso, 20,8% das pessoas são classificadas como obesas por terem IMC igual ou maior que 30. A obesidade é um fator de risco importante para doenças como hipertensão, diabetes e câncer.

Na avaliação do tamanho da cintura dos brasileiros, a conclusão foi que 37,7% tem cintura aumentada, o que também eleva riscos de doenças cardiovasculares e diabetes. A cintura é considerada aumentada quando é maior que 88 cm para mulheres e que 102 cm para os homens. Entre elas, esse problema foi bem mais prevalente: 52,1% das mulheres e 21,8% dos homens têm o problema.

A pressão alta, que pode estar relacionada ao sobrepeso, foi constatada em 22,3% dos entrevistados no momento da pesquisa. Já 5,9% das pessoas apresentavam pressão baixa. No Ceará, 8,2% da população apresenta pressão arterial baixa e 20,1%, alta. Nesse quesito, os homens são mais afetados, com 23,4% contra 17,1% das mulheres.

Os dados são da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) que teve o terceiro volume de resultados divulgados nesta sexta-feira (21). O primeiro volume de dados foi divulgado em dezembro de 2014 e o segundo foi divulgado em junho de 2015.

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



IBGE terá concurso nacional em 2016

O concurso público do IBGE  (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), autorizado no último dia 27 de julho pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), deve disponibilizar vagas em capitais de todo o Brasil.

Serão abertas  600 ofertas de níveis médio e superior nos cargos de técnico em informações geográficas e estatística (460); analista de planejamento, gestão e infra-estrutura em informações geográficas e estatística (90); e tecnologista em informações geográficas e estatística (50).

Segundo a portaria n. 302 de autorização do certame, publicada no Diário Oficial da União (DOU), a nova seleção não pode oferecer oportunidades nas localidades onde as ofertas do último concurso (realizado em 2013) foram distribuídas e nas quais há candidatos aprovados que não foram convocados, pois aquele processo seletivo ainda está em vigor e sua validade vai até setembro deste ano, podendo ser prorrogado até setembro de 2017.

Na seleção de 2013, as 300 vagas abertas para o cargo de técnico em informações geográficas e estatísticas foram lotadas em cidades do interior dos Estados brasileiros. Sendo assim, a tendência agora é que as oportunidades sejam abertas para as capitais, que não foram contempladas naquela ocasião.

Apenas as capitais do Amapá (Macapá), de Goiânia (Goiás) e de Roraima (Boa Vista) tiveram vagas disponíveis em 2013. Tal fato indica que todas as demais capitais do país, incluindo Fortaleza, devem ter oportunidades no novo concurso do IBGE, já que não receberam vagas naquele processo seletivo.

Quanto a divulgação do edital de abertura das inscrições, a portaria de autorização n. 302 estabelece que o IBGE tem até seis meses, ou seja, até o dia 24 de janeiro de 2016, para lançar o documento. Entretanto, a publicação do Diário Oficial também diz que o provimento dos cargos deverá acontecer a partir de dezembro de 2015. Sendo assim, os candidatos podem esperar por novidades sobre o concurso ainda este ano.

Cargos
Ensino médio concluído em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) é requisito para concorrer ao emprego de técnico do IBGE. A remuneração inicial para esta função parte de R$ 3.471,85 e chega a R$ 5.011,01 com a Gratificação por Qualificação (GQ) no nível máximo e o auxílio alimentação.

As profissões de analista e tecnologista são destinadas aos candidatos com formação superior em qualquer área de atuação. O salário vigente para ambos os postos corresponde a R$ 7.373,49, podendo alcançar o valor de R$ 9.107,88 com a Retribuição por Titulação (RT) no nível de Doutor e o benefício de refeição inclusos.

Servidores do IBGE também recebem, como benefícios, além do auxílio-alimentação de R$ 373, auxílio-transporte e assistência à saúde (médica e odontológica), que é opcional e pode ser usufruída por funcionário e seus dependentes.

Fonte: O Povo

Curta nossa página no Facebook



Crato (CE): Secretaria de Saúde trabalhando na prevenção e combate a Hanseníase, Geohelmintíases e Tracoma

A Secretaria de Saúde do Crato por meio da Coordenação de Hanseníase e Tuberculose está realizando ações da Campanha Nacional de Hanseníase, Geohelmintíases e Tracoma. O município participará com ações direcionadas para estudantes de escolas públicas com idade entre 5 e 14 anos.

O Ministério da Saúde objetiva com essa campanha dar impulso no enfrentamento da hanseníase, buscando e identificando casos suspeitos e encaminhando-os ao tratamento correto.

De acordo com a coordenadora de Hanseníase e Tuberculose da Secretaria de Saúde do Crato, Nágela Garcia, as atividades da campanha na cidade do Crato terão inicio hoje, 21 de agosto, na Escola José do Vale,  no Barro Branco e posteriormente percorrerá 52 escolas visando atender quase 3.500 alunos.

“Essas escolas que farão parte da campanha, são cobertas pela atenção básica municipal, nessa totalidade equipes da Estratégia de Saúde da Família estarão realizando a ação em parceria com a secretaria municipal de Educação” explica.

A enfermeira Nágela também explica que serão realizadas reunião com os pais  e/ou responsáveis e entrega de material educativo.

As atividades da campanha serão feitas da seguinte forma:

Hanseníase
Em ação conjunta entre as secretarias de Educação e de Saúde serão distribuídas fichas de autoimagem aos estudantes com informação sobre hanseníase para serem respondidas em casa, com o acompanhamento dos pais. O questionário ajudará a detectar casos suspeitos para o encaminhamento e tratamento correto. A hanseníase é causada pelo Mycobacterium Leprae e é transmitida por meio de contato direto e prolongado com o doente sem tratamento. A transmissão ocorre normalmente pelas vias aéreas superiores. A doença se desenvolve dependendo das condições do sistema imunológico do indivíduo ao qual foi transmitido o bacilo. Entre os sintomas principais estão manchas na pele com alterações de cor e de sensibilidade, dormência, queda de pelos e comprometimento de nervos periféricos.

Tracoma
Durante a campanha, será feito exame ocular externo nos estudantes para detectar o tracoma. Os casos positivos serão tratados com Azitromicina solução ou comprimido, de acordo com o peso da pessoa.  Os pais que não quiserem que os filhos sejam medicados deverão assinar o termo de recusa que será disponibilizado. O Tracoma é uma doença inflamatória dos olhos causada pela bactéria chlamydia trachomatis, que atinge a córnea e a conjuntiva. A transmissão ocorre por contato direto, pessoa a pessoa, ou contato indireto, por meio do compartilhamento de objetos contaminados com secreção (toalhas, lenços, lençóis).

Geohelmintíases (Verminoses)
Os estudantes serão tratados preventivamente com Albendazol 400mg, dose única. Da mesma forma que o Tracoma, os pais que não quiserem que os filhos sejam medicados deverão assinar o termo de recusa.

A Geohelmintiase (verminose) é causada pelos geohelmintos, parasitas intestinais que causam anemia, dor abdominal e diarréia. As principais verminoses são ascaridíase, ancilostomíase e triquiuríase.

A coleta de dados e encaminhamentos serão realizados até outubro.

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook



Dia do Folclore é celebrado com tradição popular

Um mês de homenagem ao Dia do Folclore, lembrado em 22 de agosto, levando a seis cidades cearenses o melhor das manifestações culturais populares. Até a próxima semana, o Serviço Social do Comércio oferece o programa "Ao Gosto Popular", para valorizar a cultura de cada lugar e incentivar apresentações das tradições.

O projeto reúne espetáculos em Sobral, Juazeiro do Norte, Fortaleza, Quixeramobim, Crateús, São Gonçalo do Amarante e Ibiapina.

A programação, gratuita, acontece até 28 de agosto e conta com a apresentação de grupos de tradição popular, cortejos, reisados, lançamento de livro, apresentações musicais, exposições e oficinas, além de levar às pessoas um intercâmbio cultural. No âmbito regional e sociocultural, Ao Gosto Popular tem o objetivo de valorizar a cultura de cada lugar e incentivar apresentações de tradição popular.

O papel desse projeto é também difundir os costumes, valores e memórias de cada região, propiciando ao público conhecer e valorizar o que é sé próprio.

Pluralidade
É diverso o caldeirão cultural. Tem o vaqueiro, mestre seleito, jangadeiro e as rendeiras no Litoral. O Cariri traz seus mestres, cordéis, brincantes, tradição e modernidade nos territórios encantados da identidade cultural. O projeto tem o objetivo dedicar espaço aos indivíduos e grupos da linguagem oral, contemplando memórias, saberes e fazeres.

Desse modo, praças, escolas, terreiros e as unidades do Sesc no Interior e na Capital tornam-se a vitrine da cultura popular tradicional.

Um decreto lei criou em 1965 o Dia do Folclore, considerado de grande importância crescente dos estudos das manifestações populares nos aspectos antropológico, social e artístico.

Nesta sexta-feira, o Sesc realiza mais uma edição do projeto "De noite com a história" em Juazeiro do Norte. Destinada a crianças de 7 a 14 anos, a programação acontece das 17h, do dia 21, às 6h, do dia seguinte, com atividades culturais na Colina do Horto. O acesso é gratuito.

Realizado desde 2012, o projeto conta com encontros trimestrais e uma equipe formada por 20 professores.

O objetivo é levar uma noite cultural às crianças que acompanham os pais em seus trabalhos noturnos, como festas, bares e barracas localizadas no entorno. A programação reúne contação de história, gincana, cinema com pipoca, espaço para leitura, apresentação artística e visita ao Museu Vivo Padre Cícero. Na edição deste mês, também participam alunos das escolas de ensino fundamental José Sabiá e Professora Maria de Lourdes, além da ONG Projeto Cafuné no Coração. A iniciativa busca atender cerca de 150 pessoas, por meio de atividades que proporcionam o conhecimento através das artpor meio das artes, fazendo a troca de saberes de forma divertida, conduzindo em um passeio pela história.

Espetáculo musical
No próximo sábado (22), o Sesc apresenta o grupo musical Abanda. A programação, do projeto Sesc Instrumental, acontece a partir das 10h no Teatro Violeta Arraes, em Nova Olinda. O acesso é gratuito. Formado por músicos da Fundação Casa Grande, o grupo traz em sua trajetória um repertório que dialoga com o cenário visual e sonoro da região do Cariri.

Composto por Aécio Diniz (contra baixo e percussão), Alan Cardoso (guitarra e percussão), Hélio Filho (bateria e percussão) e Augusto Diniz (percussão), o grupo passeia pelo universo lúdico e singular do terreiro chamado "A casa", contando em forma de música, as lendas e histórias do Cariri Encantado.

No Crato, Filme do cineasta Eduardo Coutinho será apresentado dentro da programação do Cinemarana. Na próxima segunda-feira (24), será exibido "Cabra marcado para morrer" através da mostra "De 1964 a 1985: A Ditadura Militar Brasileira vista pelo cinema", que está em cartaz na Unidade Crato do Sesc desde o início de julho.

Como parte do projeto Cinemarana, a Mostra acontece com exibições às segundas-feiras, sempre às 19h. A entrada é gratuita e a classificação indicativa é de 14 anos.

Documentário
Do cineasta Eduardo Coutinho, o filme se passa em 1964 e fala sobre a vida de João Pedro Teixeira, líder da Liga Camponesa de Sapé (PB), assassinado por latifundiários, que inclui uma reconstituição ficcional do evento político que  levou a sua morte.

Encerrando a Mostra, é exibido "A memória que me contam", de Lúcia Murat, no dia 31. A trama traz um grupo de amigos que resistiu à ditadura militar e se reencontra para reavaliar o passado.

Programação

Ao Gosto Popular
De 21 a 28 de agosto
Sobral, Juazeiro do Norte, Fortaleza, Quixeramobim, Crateús, São Gonçalo do Amarante, Ibiapina

Sesc Instrumental com Abanda
Nova Olinda
Dia 22/08
Local: Teatro Violeta Arraes, Casa Grande (Avenida Jeremias Pereira, 444 - Nova Olinda)
Horário: 10h
Informações: (88) 3512.3355

Exposição
Juazeiro do Norte
Em cartaz até 10/09
Conexão arte e feminismo: "Vagina, orai por nobis"
Local: Galeria de Artes da Unidade Juazeiro do Norte do Sesc (Rua da Matriz, 227)
Informações: (88) 3512.3355

CINEMARANA

Crato
Mostra "De 1964 a 1985: A Ditadura Militar Brasileira vista pelo cinema"
Local: Auditório Adalberto Vamozi - Unidade Crato do Sesc (Rua André Cartaxo, 443)
Dia 24 a 32/08

Cabra marcado para morrer
(Dir. Eduardo Coutinho, Brasil, 1984, 119min)
Entrada: gratuita
Classificação indicativa: 14 anos
Informações: (88) 3523.4444
Cine Sesc

SOBRAL

Dia 21 - "Lunchbox"
Classificação indicativa: 12 anos

Dia 28 - "O Congresso Futurista"
Classificação indicativa: livre

CINEMATÓGRAFO

Juazeiro do Norte
Dia 26 - Lutas: a verdade na resistência
Filme: Nenhum lugar para ir
Classificação indicativa: Livre

Caucaia
5º encontro Sesc Povos do Mar
De 18 a 22/08
Local: Colônia Ecológica Sesc Iparana (Av. José de Alencar, 150 - Caucaia)
Período: 18 a 22/8
Informações: (85) 3318.4918 ou 0800 275 5250.

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



AddThis