Correios será privatizado. Bolsonaro já autorizou a operação

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) entrou na lista de privatização do governo Bolsonaro. O próprio presidente da República já autorizou a operação.

A avaliação no governo é que o modelo de negócio da empresa está ultrapassado, mas há alto valor estratégico – precisa ser renovada para os novos tempos, especialmente com o crescimento o e-commerce.

Em entrevista a GloboNews, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o presidente Jair Bolsonaro havia incluído uma nova empresa no programa de privatização.

"Tem empresas que vão ser privatizadas que vocês nem suspeitam ainda", afirmou, acrescentando em seguida que o presidente já havia concordado com a medida.

Instado a revelar o nome da estatal, Paulo Guedes preferiu não dizer, argumentando que ainda falta definir exatamente como será feita a venda.

O blog apurou com assessores presidenciais que os Correios são a empresa citada pelo ministro da Economia.

Durante a campanha presidencial, o então candidato Jair Bolsonaro chegou a aventar a possibilidade de vender os Correios.

Depois de assumir, não quis garantir a inclusão da estatal na lista das empresas a serem privatizadas. Agora, segundo apurou o blog, mudou de posição.

Na avaliação da equipe presidencial, o setor em que atua a Empresa Brasileira de Correios está em processo de total transformação e, para a companhia sobreviver, precisa ser mais competitiva e ter menos amarras.

Isso, na avaliação de técnicos, poderá ser feito apenas privatizando os Correios.

Nos últimos anos, a empresa foi envolvida em casos de corrupção, a começar pela primeira denúncia no que ficou chamado de escândalo do mensalão. A empresa entrou na partilha de cargos entre partidos, levando, também, o seu fundo de pensão Postalis a ser alvo de investigações por denúncia de má aplicação de recursos das contribuições dos empregados.

Há cerca de cinco anos, funcionários aposentados pelos Correios passaram a ter desconto de até 25% em seus benefícios como forma de tapar o rompo do fundo de pensão.

Inicialmente, o ministro Marcos Pontes, das Comunicações, Ciência, Tecnologia e Inovação, a quem a empresa está subordinada, resistia à ideia, mas, agora, segundo fontes do governo, já está sensível ao projeto de privatizar a ECT.

Segundo fontes do governo, há hoje a compreensão de que a privatização será uma boa medida para a União, para o mercado e sobretudo para o usuário.

A venda da ECT e de outras quase cem empresas públicas é defendida com entusiasmo pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.

A convicção de que o caminho para a empresa é a privatização é recente e, por isso, ainda não há o desenho de como deve ser preparada para ser vendida, tampouco foi feita avaliação de seu valor de mercado.

"O que se sabe é que só de falar em vender a empresa surgem muitos interessados", disse uma fonte do governo.

Fonte: Blog da Cristiana Lôbo/G1

Curta nossa página no Facebook

6 mitos sobre o sono que prejudicam a nossa saúde

Mitos amplamente aceitos sobre o sono estão prejudicando nossa saúde e nosso humor, além de encurtarem nossas vidas, dizem estudos.

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Nova York vasculhou a internet para encontrar as recomendações mais comuns para uma boa noite de sono.

Então, em um estudo publicado na revista Sleep Health, eles combinaram as recomendações com as melhores evidências científicas. Os pesquisadores esperam que a queda dos mitos do sono melhore a saúde e o bem-estar físico e mental das pessoas.

Mas e você, é vítima de quantos deles?

Mito 1 – Você pode conviver com menos de cinco horas de sono por dia
Este é um mito que simplesmente não desaparece.

A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou que pode sobreviver durante a semana com apenas quatro horas de sono por noite.

Trocar horas na cama por um tempo extra no escritório não é incomum em histórias de negócios ou sucesso empresarial.

No entanto, os pesquisadores afirmam que a crença de que menos de cinco horas de olhos fechados era saudável é um dos mitos mais prejudiciais à saúde.

"Nós temos evidências extensas para mostrar que dormir cinco horas ou menos de forma constante aumenta muito o risco de graves consequências à saúde", diz a pesquisadora Rebecca Robbins.

Isso inclui doenças cardiovasculares, como ataques cardíacos e derrames, além de uma menor expectativa de vida.

Em vez disso, ela recomenda que todos devem focar na duração de um sono consistente de sete a oito horas por noite.

Mito 2 – Álcool antes de dormir melhora o sono
A história da bebida relaxante é um mito, afirma a equipe, mesmo que seja um copo de vinho, um gole de uísque ou uma garrafa de cerveja.

"Isso pode ajudá-lo a dormir, mas reduz drasticamente a qualidade do seu descanso naquela noite", garante Robbins.

Isso perturba especialmente o estágio de sono REM (movimento rápido dos olhos, na sigla em inglês), que é importante para a memória e o aprendizado.

Então, sim, você pode até ter dormido com mais facilidade, mas alguns dos benefícios do sono se perderam.

O álcool também é um diurético, então você pode ter que lidar com uma bexiga cheia no meio da noite também.

Mito 3 – Assistir à TV na cama ajuda você a relaxar
Você já pensou "eu preciso relaxar antes de dormir, então vou assistir a um pouco de TV"?

Bem, essa ideia pode ser bem ruim para o seu sono.

Robbins argumenta: "Geralmente, quando estamos assistindo à televisão, ao noticiário noturno, isso é algo que vai causar insônia ou estresse antes de dormir, quando estamos tentando desligar e relaxar."

Outro problema da TV – junto com smartphones e tablets – é que eles produzem luz azul, o que pode atrasar a produção do hormônio do sono, a melatonina.

Mito 4 – Se você está lutando para dormir, fique na cama
Você passou tanto tempo balançando a cabeça tentando contar todas as ovelhas da Nova Zelândia – são cerca de 28 milhões – tentando dormir. Não deu certo. Então, o que você deve fazer depois?

A resposta não é continuar tentando.

"Começamos a associar nossa cama à insônia", disse Robbins.

"Uma pessoa com o sono saudável leva cerca de 15 minutos para adormecer, mas não muito mais do que isso... Certifique-se de sair da cama, mudar o ambiente e fazer algo que seja irracional."

Dica: vá dobrar algumas meias.

Mito 5 – Apertar o botão soneca
Quem nunca apertou o botão "soneca" no celular, pensando que minutos extras na cama fariam toda a diferença?

Mas a equipe de pesquisa diz que, quando o alarme dispara, devemos nos levantar.

Robbins explica: "Perceba que você estará um pouco grogue – todos nós estaremos – mas resista à tentação de soneca."

"Seu corpo vai voltar a dormir, mas será um sono muito leve e de baixa qualidade."

Em vez disso, o conselho é abrir as cortinas e se expor à luz mais brilhante possível.

Mito 6 – O ronco é sempre inofensivo
O ronco pode ser inofensivo mas também pode ser um sinal da apneia do sono.

Isso faz com que as paredes da garganta relaxem e se estreitem durante o sono, e pode parar por instantes a respiração das pessoas.

As pessoas com essa condição têm maior probabilidade de desenvolver pressão alta, batimentos cardíacos irregulares e sofrer um ataque cardíaco ou um derrame.

Um dos sinais de aviso é ronco alto.

Robbins conclui: "O sono é uma das coisas mais importantes que todos podemos fazer nesta noite para melhorar nossa saúde, nosso humor, nosso bem-estar e nossa longevidade".

Fonte: BBC Brasil

Curta nossa página no Facebook

Vacinação contra gripe para outros grupos prioritários começa segunda (22)

A partir desta segunda, 22 de abril, começa a vacinação contra a gripe para idosos com 60 anos ou mais, mulheres com até 45 dias pós-parto, doentes crônicos, trabalhadores da saúde, população indígena, adolescentes e jovens sob medida socioeducativa, população carcerária e funcionários do sistema prisional e professores de escolas públicas e particulares.

A 21ª Campanha de Vacinação Contra a Gripe teve início no dia 10 de abril para crianças de 6 meses até menores de 6 anos e gestantes. Do total de 703.164 crianças do grupo prioritário, o Ceará já vacinou 110.895 e de 94.702 gestantes, 19.810 foram vacinadas até 11h30min desta quarta-feira, 17. A vacinação segue até 31 de maio. A meta do Ceará é vacinar 2.509.776. Para acompanhar a cobertura online da campanha de vacinação é só clicar aqui.

Durante a campanha, as crianças e gestantes poderão atualizar a caderneta de vacinação, pois todas as vacinas indicadas para esses grupos estão disponíveis nos postos de saúde. Clique aqui e confira o Calendário Nacional de Vacinação 2019.

Imunização
A vacina contra a influenza é trivalente. Protege contra H1N1, H3N2 e B/Colorado/06/2017. A influenza é uma doença sazonal, mais comum no inverno. No Brasil, devido às diferenças climáticas e geográficas, podem ocorrer variações nas intensidades de sazonalidade da influenza e em períodos distintos nos estados.

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe.

Dados epidemiológicos
Neste ano o Ceará confirmou 267 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) até 15 de abril. Dentre estes, sete foram causados pelo vírus influenza A H1N1, doze pelo vírus da influenza A H3/sazonal, 51 por outros vírus respiratórios (VSR), 138 foram SRAG não especificada e 57 estão em investigação. Clique aqui e confira a nota técnica.

Doenças crônicas
A vacinação deste grupo deve ser realizada em todos os postos. No entanto, mantém-se a
necessidade de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação.

Quem deve se vacinar:
  • Crianças de 6 meses a 6 anos incompletos (5 anos, 11 meses e 29 dias)
  • Gestantes
  • Mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias
  • Pessoas com mais de 60 anos
  • Profissionais da saúde
  • Professores da rede pública e particular
  • População indígena
  • Portadores de doenças crônicas, como diabetes, asma e artrite reumatoide
  • Indivíduos imunossuprimidos, como pacientes com câncer que fazem quimioterapia e radioterapia
  • Portadores de trissomias, como as síndromes de Down e de Klinefelter
  • Pessoas privadas de liberdade
  • Adolescentes internados em instituições socioeducativas

Assessoria de Imprensa/Governo do Estado do Ceará

Curta nossa página no Facebook

Bolsonaro é favorável a privatização da Petrobras

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) disse que tem "simpatia inicial" pela ideia de privatização da Petrobras. A fala foi feita quando o presidente foi convidado a comentar a declaração dada na quarta-feira, 17, pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, de que Bolsonaro havia "levantado a sobrancelha" quando foi aventada a ideia de privatizar a estatal. 

Durante a campanha, Bolsonaro admitiu a possibilidade de privatizar a petroleira, embora tenha dito que pessoalmente era contra ideia. “Eu entendo que a Petrobras é estratégia. Por isso eu não gostaria de privatizá-la, esse é o sentimento meu. Então é o recado que eu dou para o pessoal da Petrobras: vamos ajudar a buscar uma solução”, afirmou. “Se não tiver solução, tem que privatizar”. 

Guedes tocou no assunto enquanto comentava sobre o episódio da interferência no reajuste do preço do diesel, em entrevista à GloboNews. "Essa crise do diesel não mostra que o melhor caminho seria privatizar a Petrobras?", perguntou o jornalista da emissora, ao que Guedes rebateu: "Olha, você acabou de dizer um negócio que o presidente levantou a sobrancelha".

Cobrado por explicações sobre esse comentário, Guedes desconversou. "Ué, se o preço do petróleo sobe no mundo inteiro e não tem nenhum caminhoneiro parando no Trump, não tem nenhum caminhoneiro parando na Merkel, não tem nenhum caminhoneiro na porta do Macron, será que tem um problema aqui?".

Pressionado novamente a detalhar esse "levantar de sobrancelha" de Bolsonaro, Guedes disse que o presidente lhe enviou mensagens comparando o número de companhias petroleiras no Brasil e em outros países. "Brasil: veio uma bandeirinha só da Petrobras. Acho que ele quis dizer alguma coisa com aquilo ali".

Questionado mais uma vez se Bolsonaro estaria mais próximo de "concordar" com a privatização da Petrobras, Guedes declarou: "Não, acho que isso seria um salto muito grande. Mas tem uma estatal particularmente que outro dia nós estávamos conversando e ele disse 'PG, você está certo'". O ministro se negou a dizer qual seria a empresa pública mencionada na conversa.

"Na minha interpretação, está ficando muito claro para o brasileiro e para o mundo o seguinte: tem cinco bancos, tem seis empreiteiras, tem uma produtora de petróleo e refinaria, tem três distribuidoras de gás e tem 200 milhões de patos", declarou Guedes.

Na edição de ontem, o Estado revelou que horas antes do anúncio oficial do aumento do preço do diesel, Guedes discutiu privatização da Petrobras e de outras estatais no grupo de WhatsApp “Equipe Econômica”. Na conversa fotografada pelo Estado, o presidente do BB, Rubem Novaes, defendeu a privatização irrestrita. “Se a Petrobras fosse privada, em um ambiente de competição, toda essa celeuma em torno do preço do diesel não aconteceria”, afirmou. Ele completa com a frase atribuída ao economista Aba Lerner: “Uma transação no mercado é um problema político resolvido”. 

Novaes disse que encaminhou a mesma mensagem a Bolsonaro. “Ele precisa perceber que a vida dele seria bem melhor se privatizasse tudo em um ambiente competitivo”.  O presidente do BB foi além e incluiu o próprio banco que administra na conversa. “Vale também para o BB, obviamente, pois é constante a choradeira nos ouvidos do presidente por questões relacionadas ao banco”. 

Fonte: Estadão

Curta nossa página no Facebook

Descubra o que a sua dor de cabeça revela

Quase todo mundo tem dor de cabeça de vez em quando. Mas você sabe o significado de cada tipo?

“Parece que estão apertando a minha cabeça”
Provavelmente, é causada pela tensão. Essas são as dores de cabeça mais comuns, combatidas com o remédio mais comum: analgésicos que não precisam de receita médica. Mas uma compressa aquecida na testa e no pescoço ou técnicas de relaxamento também ajudam.

“O lado de dentro do rosto dói”
Se você também tem sintomas de resfriado, como nariz entupido, coriza, tosse e espirros, pode ser dor de cabeça causada por sinusite. A dor sumirá quando os sintomas de sinusite também desaparecerem. Experimente fazer uma compressa gelada nos seios da face algumas vezes por dia.

“Começa de manhã cedinho”
Se você toma remédios com frequência para tratar dores de cabeça diurnas, o problema pode ser o excesso de medicação. É como se a cabeça entrasse em crise de abstinência.

“Parece que estão furando meus olhos”
As cefaleias em salvas são pouco comuns mas dolorosíssimas, e vêm em “salvas”, agrupadas num determinado período. A pessoa costuma ficar agitada durante as crises. Há remédios eficientes prescritos por médicos, e respirar oxigênio puro pode intensificar seus efeitos.
“Tenho de ficar deitado num quarto escuro”

As enxaquecas são debilitantes e bastante comuns, afetando cerca de 15% das pessoas. Costumam ser mal compreendidas: elas não vão embora quando ignoradas. As enxaquecas voltam, muitas vezes acompanhadas de náusea e alterações visuais, e são um transtorno neurológico. Consulte o médico; ele vai receitar um medicamento preventivo ou um aparelho que pode ajudar.

Cuidado:

Uma dor de cabeça súbita e extremamente forte pode ser sintoma de aneurisma. Já a dor com fraqueza muscular, fala arrastada, confusão mental, convulsões, tonteira ou visão borrada pode ser sintoma de acidente vascular cerebral ou tumor no cérebro. Dor de cabeça com febre alta, rigidez na nuca e vômitos pode indicar meningite. Nesses casos, procure um médico imediatamente.

No caso de outras dores de cabeça, em geral não há necessidade imediata de preocupação. Anote sempre que sentir dor de cabeça, os sintomas e, no caso das mulheres, se toma hormônios ou anticoncepcionais. Passe essas informações para o médico. Ele poderá sugerir um tratamento ou mudanças no estilo de vida. Muita gente teme que a dor de cabeça seja sinal de uma doença terrível. Mas, felizmente, isso é raro.

Fonte: Seleções

Curta nossa página no Facebook

Bolsonaro vai condecorar advogado de militares que mataram músico com 80 tiros no Rio

O advogado que defende os nove militares do Exército presos por participarem da ação que resultou na morte do músico Evaldo Rosa, no Rio, será condecorado pelo Ministério da Defesa. O nome dele consta da lista publicada no DOU (Diário Oficial da União) na terça-feira (16). O carro em que estava a vítima recebeu 80 disparos de metralhadora. Um catador de recicláveis que tentou ajudar a família de Rosa também foi baleado e morreu hoje.

Paulo Henrique Pinto de Mello, que defende o grupo, vai receber a Medalha da Vitória, em alusão ao papel do Brasil na Segunda Guerra Mundial e em missões de paz. Segundo o Ministério da Defesa, a condecoração ao advogado havia sido definida antes de ele assumir o caso dos militares que mataram Evaldo.

Paulo Henrique é uma das 300 pessoas que deverão receber a honraria, normalmente concedida a ex-combatentes da Segunda Guerra Mundial ou de missões de paz, além de civis que tenham prestado serviços relevantes na avaliação do Ministério da Defesa. Cabe ao Ministro da Defesa validar a lista de condecorados.

A portaria com os nomes dos condecorados foi assinada pelo ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, no dia 12 de abril. Dois dias antes, diante de deputados federais na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, o ministro classificou a morte de Evaldo como um "lamentável incidente" e disse que o Exército iria "apurar e cortar na própria carne".

Além de advogado, Paulo Henrique é militar da reserva. Ele atua em áreas como direito eleitoral e na Justiça Militar.

Há pouco mais de uma semana, ele vem atuando na defesa de um grupo de nove militares que confessaram ter matado Evaldo a tiros na Estrada do Camboatá, em Guadalupe, na zona norte do Rio. A morte aconteceu na tarde do dia 7 de abril. Os militares disseram que confundiram o carro do músico com o de criminosos.

Evaldo dirigia seu carro ao lado da mulher, um filho, o sogro e de uma adolescente. Ao passar por uma patrulha do Exército, o carro foi alvejado pelos militares. Ele morreu no local. O sogro ficou ferido, e o catador Luciano Macedo também morreu.

Inicialmente, o CML (Comando Militar do Leste) emitiu uma nota dizendo que a ação tinha sido uma resposta a um assalto e sugeriu que os militares haviam sido alvo de uma "agressão" por parte dos ocupantes do carro.

Depois que a família contestou a versão dada pelo Exército, a instituição recuou e mandou prender 10 dos 12 militares envolvidos na ação. Um acabou solto após alegar que não fez nenhum disparo.

Segundo o Exército, a prisão aconteceu depois que a instituição detectou inconsistências nas versões apresentadas por eles. Paulo Henrique assumiu o caso dos militares e tentou tirá-los da prisão, mas o pedido de habeas corpus foi negado pelo STM (Superior Tribunal Militar). O caso continua sendo investigado e os militares permanecem presos.

Ministério diz que medalha não tem relação com morte
Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa do Ministério da Defesa informou que a escolha do advogado dos militares não teve relação com o caso do músico morto.

"O senhor Paulo Henrique Pinto de Mello é militar da reserva, trabalha, há anos, em escritório de advocacia que atende militares e familiares de militares das Forças Armadas", disse o ministério ao ser perguntado sobre qual o motivo da condecoração ao advogado.

O órgão também disse que a decisão de condecorar o advogado aconteceu antes de ele assumir a defesa dos militares no Rio. "A proposta da comenda foi feita antes de 15 de março, seguindo os processos internos do Ministério da Defesa", afirmou.

A reportagem do UOL fez ligações aos telefones fixos e celulares que constam do registro do advogado Paulo Henrique Pinto de Mello junto ao Cadastro Nacional de Advogados da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) entre terça e ontem, mas ele não atendeu às ligações.

O Ministério disse que a cerimônia de entrega da medalha deverá ser feita no dia 8 de maio. Um mês e um dia depois da morte do músico.

A cerimônia costuma ocorrer no Monumento aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, no Aterro do Flamengo. O evento ainda está sendo planejado e demais detalhes serão divulgados em breve, segundo o ministério.

Fonte: UOL

Curta nossa página no Facebook

1.500 agentes atuarão durante Operação Semana Santa 2019

Durante a Operação Semana Santa 2019, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) empregará, diariamente, cerca de 1.500 profissionais, que atuarão das 18 horas desta quinta-feira (18) até as 6 horas da segunda-feira (22). A iniciativa visa reforçar o policiamento e resgate nos municípios cearenses e nas estradas estaduais durante o feriadão. O efetivo empregado contará com equipes de policiais militares, policiais civis, bombeiros militares e profissionais da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). A SSPDS preparou um plano operacional para os cinco dias de serviço, apresentado em coletiva de imprensa, nesta quarta-feira (17), na sede da SSPDS.

A operação vai contar diariamente com equipes das coordenadorias Integradas de Planejamento Operacional (Copol), de Inteligência (Coin) da SSPDS e de Operações Aéreas (Ciopaer), que realizará o patrulhamento aéreo com duas novas aeronaves, recentemente adquiridas pelo Governo do Estado do Ceará. Com suas ações ampliadas no Estado, a atuação Ciopaer se destaca, em especial, pelos voos noturnos por meio das câmeras infravermelhas. Todas as bases (Fortaleza, Sobral, Juazeiro do Norte e Quixadá) estarão em funcionamento.

Pelas vinculadas, serão empregadas equipes das Polícia Militar do Estado (PMCE), Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e da Perícia Forense (Pefoce). Durante o feriado, não haverá alteração do efetivo ordinário em decorrência das movimentações dos efetivos das forças de segurança.

Reforço
A Polícia Militar terá reforço no efetivo em Fortaleza e em 103 municípios da Região Metropolitana de Fortaleza e Interior do Estado. Enquanto isso, todas as 32 delegacias 24 horas do Estado funcionarão em regime de plantão. No Interior, o contingente extra nas unidades da Polícia Civil será enviado para Acaraú, Baturité, Camocim, Jaguaribe, Paraipaba, Senador Pompeu, e Tianguá. Nos dias 18 e 19 de abril, a Delegacia Metropolitana de Pacatuba estará em funcionamento, em ocasião da encenação da Paixão de Cristo, que será realizado na cidade.

As ações do Corpo de Bombeiros Militar serão intensificadas em toda a orla de Fortaleza, com reforço na Praia do Futuro e na Barra do Ceará. Na Região Metropolitana, nos municípios de Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Maracanaú, Maranguape, Aquiraz, Cascavel, Horizonte e Pacajus, a atuação dos bombeiros também será fortalecida, assim como nas demais Áreas Integradas se Segurança que compreendem todo o Estado. No total, serão 40 cidades reforçadas por equipes bombeirísticas. Aeronaves da Ciopaer darão apoio diário às ações de policiamento, resgate e aeromédico.

CEs
O reforço policial também vai se estender às estradas estaduais, com a atuação diária do efetivo do Batalhão de Polícia de Trânsito e Rodoviário Estadual (BPRE), em conjunto com o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE). Em cada dia do feriado prolongado, o BPRE vai utilizar 48 motos, 21 guinchos, 42 viaturas, distribuídos em 27 pontos fixos e 68 postos avançados. A operação tem o objetivo de intensificar as fiscalizações, além da guarda preventiva e ostensiva, uma vez que o feriado estendido traz grande movimentação nas estradas e nos municípios do interior do Estado.

Assessoria de Imprensa/Governo do Estado do Ceará

Curta nossa página no Facebook

Jovem de 19 anos é preso por ter furado moeda de R$ 1 real

Um jovem, de 19 anos, foi preso por ter furado uma moeda de R$ 1 em Vilhena (RO), região do Cone Sul. O caso ocorreu na última quarta-feira (17), mas só foi divulgado pela Polícia Militar (PM) local nesta quinta-feira (18).

Segundo o boletim de ocorrência, uma equipe da PM fazia patrulhamento pelo bairro Cristo Rei, quando avistou o rapaz, que estava conduzindo uma motocicleta, em comportamento suspeito.

A PM, então, pediu para que ele parasse. Durante a abordagem, os policiais detectaram que o jovem não tinha Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e que estava com uma moeda de um real perfurada.

Como justificativa, o rapaz disse ter furado a moeda para ser usada como um pingente e que estava com ela há cerca de 30 dias. Mesmo assim, os policiais deram voz de prisão a ele por dano ao patrimônio.

O jovem foi encaminhado à Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp) da cidade. Ficou preso, mas depois foi liberado. A moeda continua apreendida na delegacia.

O ato de destruir ou danificar dinheiro pode ser considerado crime contra o patrimônio da União, de acordo com o inciso III do artigo 163 do Código Penal Brasileiro: "Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia".

Fonte: G1 RO

Curta nossa página no Facebook

Chega de desculpas para não tomar a vacina da gripe! Acabe com os mitos

Estamos em plena campanha de vacinação contra a gripe promovida anualmente pelo Ministério da Saúde. A meta para este ano de 2019 é imunizar 58,6 milhões de pessoas até o dia 31 de maio, quando se encerra a campanha. Contudo, todos os anos surgem diversos mitos sobre a vacina da gripe. Confira abaixo as 7 mentiras mais comuns e acabe com elas!

Mito 1: Você não precisa tomar, porque já foi vacinado
“Novos vírus da gripe aparecem a cada ano”, afirma Caroline Sullivan, enfermeira e professora assistente de enfermagem da Universidade Columbia. “Estudos mostram que a imunidade do corpo à gripe, quer por meio da infecção natural, quer por meio da vacinação, diminui com o tempo.”

Mito 2: Você está velho demais para tomar a vacina
A vacinação é especialmente importante para pessoas que tenham 65 anos ou mais, porque elas correm um alto risco de complicações decorrentes da gripe. Pergunte ao seu médico sobre duas vacinas desenvolvidas especificamente para essa faixa etária. A “vacina de alta dose” contém quatro vezes a quantidade de antígeno da vacina comum contra a gripe e resultou em uma redução de 24% nas infecções por influenza em um estudo clínico. A “vacina contra a gripe com adjuvante” desencadeia uma resposta imune mais forte; um estudo observacional comprovou que ela foi 63% mais eficaz do que as doses regulares de vacina sem adjuvante contra a doença.

Mito 3: A vacina vai fazer você pegar uma baita gripe
As vacinas contra a gripe são feitas com vírus não ativos (portanto, não infecciosos) ou até sem nenhum vírus. Algumas pessoas apresentam febre e dores após a vacina, quando a resposta imune do corpo entra em ação, mas essas reações costumam durar apenas um dia ou dois e são muito menos graves do que os sintomas reais da gripe.

É bom ressaltar que a vacina da gripe protege o corpo contra a gripe mas não contra resfriados. Por isso, é importante se cuidar.

Mito 4: Você já teve gripe este ano, então a vacina é inútil
Você tem certeza de que não foi outro vírus? “Muitos vírus provocam sintomas semelhantes aos da gripe”, diz Ali Mileski, enfermeira sênior de um hospital de Nova York. E pegar a cepa de uma gripe não o mantém protegido das outras. A vacina típica pode proteger você contra três ou quatro cepas previstas para atingir o país no próximo ano.

Mito 5: Você não deve se exercitar no dia em que tomar a vacina
Exercitar-se antes ou depois de tomar a vacina pode ajudar seu corpo a produzir mais anticorpos contra a gripe. Em um estudo da Universidade Estadual de Iowa, estudantes que correram ou pedalaram por 90 minutos depois de tomar a vacina contra a gripe tiveram quase duas vezes mais anticorpos que os que não se exercitaram.

Mito 6: É tarde demais para se preocupar agora
A gripe não é exclusiva de um período do ano. Assim, mesmo que você tenha perdido a campanha de vacinação – que este ano no Brasil foi de abril a junho –, ainda é recomendável tomar a vacina contra a gripe.

Mito 7: A vacina tem de doer
Uma pesquisa da Target/Harris Interactive mostrou que 23% dos adultos não tomam a vacina por ter medo de agulhas. Mas, para evitar o tormento da gripe, uma picadinha vale a pena. “Enrijecer o músculo faz doer mais, então tente deixar o braço relaxado e se concentrar na respiração”, aconselha a Dra. Amy Baxter, fundadora e CEO da MMJ Labs.

Fonte: Seleções

Curta nossa página no Facebook

Camilo Santana sanciona reajuste de 23% no piso salarial dos agentes de saúde do Ceará

Os 6.893 agentes comunitários de saúde com vínculo estadual passam a contar com um novo piso salarial, no valor de R$ 1.250,00, o que representa um aumento de 23%. O reajuste foi sancionado pelo governador Camilo Santana, na manhã desta quarta-feira (17), em solenidade no Palácio da Abolição, em Fortaleza. A mensagem enviada pelo Governo do Ceará no final de março para deliberação da Assembleia Legislativa foi aprovada por unanimidade no último dia 4 de abril pelos deputados estaduais.

O governador disse que, garantir esse reajuste aos profissionais, é uma maneira de agradecer pelo trabalho realizado dia a dia nos diversos lares cearenses pela categoria. “O agente comunitário de saúde do Ceará tem um simbolismo muito forte, porque foi aqui no estado que nasceu o Programa de Saúde da Família (PSF). O que nós fizemos foi garantir a continuidade do pagamento do piso salarial nacional, compromisso que assumi e pago desde 2015. É um reconhecimento ao trabalho dos agentes comunitários de saúde do Ceará. Eu sempre digo que o agente de saúde cria uma relação com as famílias. Ele é um pouco de psicólogo, educador, enfermeiro, médico. Ele convive e conhece a realidade da família”, disse Camilo Santana. O governador garantiu ainda que, enquanto estiver à frente do Governo do Ceará, o Estado vai pagar o piso nacional para a categoria.

Conquistas da categoria
Desde 2015, os profissionais vem conquistando importantes benefícios concedidos pelo Estado. Marta Brandão, presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde do Estado do Ceará (Sindsaúde), destacou a atenção especial que os agentes recebem do Executivo Estadual. “Aqui a gente vem tendo importantes êxitos. O governador Camilo foi um dos primeiros governadores a criar a lei para assegurar o pagamento do piso nacional. Depois ele garantiu o direito ao adicional de insalubridade, que muitos agentes comunitários no Brasil não têm. E agora sinaliza mais uma vez o compromisso dele ao enviar para a Assembleia a mensagem que garante o reajuste dos agentes de saúde vinculados ao Estado. Isso é muito importante para a categoria”, comemora.

O benefício assegurado do adicional de insalubridade é de 20% sobre a remuneração. A medida buscou atender uma reivindicação dos agentes em razão de riscos inerentes ao exercício da atividade. A ação custa R$ 1,48 milhão por mês ao Estado. Os agentes comunitários de saúde (ACS) têm participação fundamental nos serviços e ações de promoção da saúde, vigilância epidemiológica e combate a endemias dentro dos territórios de atuação. São eles que visitam regularmente residências e orientam a população em relação aos possíveis problemas de saúde que possam ser identificados e ao acesso à rede pública de saúde.

Pioneirismo
Na década de 1980 o Ceará apresentava um problema com relação à mortalidade infantil. A cada mil bebês nascidos vivos no estado naquela época, 110 acabavam indo a óbito. Para tentar combater a situação, o Governo decidiu investir na experiência dos agentes comunitários de saúde, criando em 1987 a atividade. No decorrer desses anos, pode-se constatar a eficácia dos profissionais. No tocante à morte de crianças no nascimento, o Estado registrou em 2018 apenas 12 por mil nascidos. Com o passar dos anos, os agentes de saúde incorporaram diversas outras funções e foram integrados às equipes de saúde da família, na atenção primária de saúde prestada pelos municípios.

Em 2008 o Governo do Ceará decidiu estadualizar os ACSs com a incorporação de aproximadamente mil profissionais à folha de pagamento do Estado. Com a efetivação, os agentes de saúde passaram a fazer parte da estrutura da Secretaria da Saúde do Ceará (exceto os que atuam em Fortaleza), que destina R$ 7,77 milhões por mês para a remuneração desses agentes. A região com a maior quantidade de profissionais é a de Caucaia, com 533.

Assessoria de Imprensa/Governo do Estado do Ceará

Curta nossa página no Facebook

Tribunal de Justiça mantém denúncia de improbidade administrativa contra Samuel Araripe, ex-prefeito do Crato

A Justiça cearense manteve a denúncia contra o ex-prefeito do Município de Crato Samuel Vilar de Alencar Araripe, acusado de improbidade administrativa durante a gestão 2012-2015. A decisão, da 1ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), proferida nessa segunda-feira (15/04), teve a relatoria do desembargador Paulo Francisco Banhos Ponte.

“Diante das provas apresentadas, verifica-se que o Juiz a quo [1º Grau] agiu corretamente ao receber a ação de improbidade, haja vista não restar-se convencido da inexistência do ato de improbidade ou da improcedência da ação, e tendo sido a ação proposta na via adequada”, destacou o desembargador.

De acordo com o processo, o ex-gestor alterou, de forma deliberada, a lei nº 1.936/99, que trata sobre a contratação de servidores temporários, com a edição da Lei Municipal nº 2.361/2006, para permitir a contratação sem critérios objetivos, destoando do princípio constitucional do concurso público. Por conta disso, o Ministério Público do Ceará (MPCE) ofereceu denúncia na Justiça requerendo que Samuel Araripe se manifestasse.

Na contestação, o ex-prefeito alegou que a lei foi devidamente cancelada pelo legislativo municipal, e as contratações questionadas foram feitas dentro da legalidade por ela assegurada. Disse ainda que chamou todos os candidatos aprovados em concursos públicos anteriores, e criou novos cargos efetivos, os quais foram devidamente providos com a realização de concursos posteriores a essa lei.

Em junho de 2018, o Juízo da 1ª Vara Cível do Crato aceitou a denúncia com base na lei de Improbidade Administrativa. Inconformado, o ex-prefeito ingressou com agravo de instrumento (nº 0627684-76.2018.8.06.0000) no TJCE. Pleiteou pelo não recebimento da ação de improbidade administrativa, sustentando absoluta ausência de qualquer ato que a caracterize, mesmo em tese.

Ao analisar o caso, no entanto, a 1ª Câmara de Direito Público do TJCE manteve, à unanimidade, a decisão de 1º Grau, acompanhando o voto do desembargador Paulo Ponte. “Observa-se que no caso em questão, o magistrado, em sua decisão, entendeu que as provas acostadas aos autos contém indícios suficientes da existência do ato de improbidade para fins de recebimento da ação”, afirmou.

Assessoria de Imprensa/TJCE

Curta nossa página no Facebook

Prefeito de Nova York agradece museu por recusar evento com Bolsonaro: 'homem perigoso'

O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, agradeceu nesta terça-feira (16) ao Museu Americano de História Natural o cancelamento de evento de premiação do presidente Jair Bolsonaro (PSL) que seria realizado no local.

Na mensagem via sua conta oficial na rede social Twitter, o prefeito de Nova York voltou a classificar Bolsonaro como um “homem perigoso”, cujos “racismo, homofobia e decisões perigosas terão um devastante impacto no futuro de nosso planeta”.

Em entrevista à rádio americana WNYC na sexta-feira passada, De Blasio, que faz parte da ala mais à esquerda do Partido Democrata, já havia dito que se preocupa com os planos de Bolsonaro para a exploração da Amazônia — algo que o novaiorquino afirma que poderia colocar todo o planeta em risco —, bem como seu “racismo evidente” e sua “homofobia”, pedindo ao museu o cancelamento do evento que a Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos havia marcado no local para o próximo dia 14 de maio.

"Esse cara é um ser humano muito perigoso ", afirmou à época De Blasio . "Eu certamente peço ao museu que não permita que ele seja recebido lá", acrescentou.

Bolsonaro é o convidado de honra do evento, no qual receberá o título de “Pessoa do Ano” concedido pela Câmara. Ao saber quem seria o homenageado, o que não foi informado no momento da reserva do espaço, o Museu Americano de História Natural se mostrou “profundamente preocupado”, acabando por decidir cancelar a reserva nesta segunda-feira (15).

“Com respeito mútuo pelo trabalho e metas de cada uma de nossas organizações, concordamos em conjunto que o museu não é a melhor localização para o jantar de gala da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos. Este evento tradicional vai ocorrer em outro local, na data e na hora originais”, informou o museu, no Twitter, seguindo a postura do prefeito de Nova York .

Fonte: Último Segundo/iG

Curta nossa página no Facebook

Na reta final, apenas 46,8% declararam Imposto de Renda

No fim do prazo, menos da metade dos contribuintes acertou as contas com o Fisco. Até as 17h de hoje (16), a Receita Federal recebeu 14.280.368 declarações do Imposto de Renda Pessoa Física, o equivalente a 46,8% do esperado para este ano.

O prazo para envio da declaração começou em 7 de março e vai até as 23h59min59s de 30 de abril. A expectativa da Receita é receber 30,5 milhões de declarações neste ano.

A declaração pode ser feita de três formas: pelo computador, por celular ou tablet ou por meio do Centro Virtual de Atendimento (e-CAC). Pelo computador, será utilizado o Programa Gerador da Declaração - PGD IRPF2019, disponível no site da Receita Federal.

Também é possível fazer a declaração com o uso de dispositivos móveis, como tablets e smartphones, por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda. O serviço também está disponível no e-CAC no site da Receita, com o uso de certificado digital, e pode ser feito pelo contribuinte ou seu representante com procuração.

O contribuinte que tiver apresentado a declaração referente ao exercício de 2018, ano-calendário 2017, poderá acessar a Declaração Pré-Preenchida no e-CAC, por meio de certificado digital. Para isso, é preciso que, no momento da importação do arquivo, a fonte pagadora ou pessoas jurídicas tenham enviado para a Receita informações relativas ao contribuinte referentes ao exercício de 2019, ano-calendário de 2018, por meio da Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf), Declaração de Serviços Médicos e de Saúde (Dmed), ou da Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias (Dimob).

Segundo a Receita, o contribuinte que fez doações, inclusive em favor de partidos políticos e candidatos a cargos eletivos, também poderá utilizar, além do Programa Gerador da Declaração (PGD) IRPF2019, o serviço Meu Imposto de Renda.

Para a transmissão da Declaração pelo PGD não é necessário instalar o programa de transmissão Receitanet, uma vez que essa funcionalidade está integrada ao IRPF 2019. Entretanto, continua sendo possível a utilização do Receitanet para a transmissão da declaração.

O serviço Meu Imposto de Renda não pode ser usado em tablets ou smartphones para quem tenha recebido rendimentos superiores a R$ 5 milhões.

Obrigatoriedade
Estará obrigado a apresentar a declaração anual o contribuinte que, no ano-calendário de 2018, recebeu rendimentos tributáveis, sujeitos ao ajuste na declaração, cuja soma foi superior a R$ 28.559,70. No caso da atividade rural, quem obteve receita bruta em valor superior a R$ 142.798,50.

Também estão obrigadas a apresentar a declaração pessoas físicas residentes no Brasil que no ano-calendário de 2018:

- Receberam rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40 mil;

- Obtiveram, em qualquer mês, ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência do imposto, ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas;

- Pretendam compensar, no ano-calendário de 2018 ou posteriores, prejuízos com a atividade rural de anos-calendário anteriores ou do próprio ano-calendário de 2018;

- Tiveram, em 31 de dezembro, a posse ou a propriedade de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor total superior a R$ 300 mil;

- Passaram à condição de residentes no Brasil em qualquer mês e nessa condição encontravam-se em 31 de dezembro; ou

- Optaram pela isenção do Imposto sobre a Renda incidente sobre o ganho de capital auferido na venda de imóveis residenciais, cujo produto da venda seja aplicado na aquisição de imóveis residenciais localizados no país, no prazo de 180 dias contados da celebração do contrato.

Fonte: Agência Brasil

Curta nossa página no Facebook

Fluxo de passageiros deve ter aumento de 5% no Aeroporto de Juazeiro do Norte durante Páscoa

O fluxo de passageiros no Aeroporto de Juazeiro do Norte, Orlando Bezerra de Menezes, deve aumentar em 5% durante o feriado da Semana Santa. A estimativa é de que 6.230 passageiros passem pelo terminal entre os dias 18 e 22 de abril, conforme levantamento feito com base na oferta de assentos das empresas aéreas para o período, informou a Infraero.

A empresa afirma que uma série de ações foram adotadas para atender ao aumento do fluxo de passageiros, como reforço de equipes de segurança, operações e de manutenção no aeroporto. 

Com capacidade para atender até 1,7 milhão de passageiros por ano, o aeroporto contempla não somente municípios da Região do Cariri, mas também a cidades do Noroeste de Pernambuco, Alto Sertão da Paraíba e Sudoeste do Piauí.  

Atualmente, o equipamento conta com voos para Campinas, Guarulhos (SP), Fortaleza (CE) e Recife (PE).

Em média são oito operações diárias, entre pousos e decolagens comerciais regulares, de três companhias aéreas (Gol, Avianca e Azul), informou a Infraero.

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

Flávio Bolsonaro fica descontrolado ao saber de proposta de criação da CPI das milícias

O senador do Rio de Janeiro Flávio Bolsonaro (PSL) criticou a proposta de criação de Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI) com foco nas milícias. "A CPI das milícias nada mais é do que a tentativa midiática de alguns explorarem politicamente o assunto, mais nada. Não tem nenhuma efetividade, basta ver quem é o autor do projeto", disse.

Na última sexta feira, dois prédios desmoronaram na zona oeste do Rio de Janeiro. Segundo o Ministério Público, a região é comandada por milicianos. O líder do poder paralelo é, diz o MP, o ex-policial militar Adriano da Nóbrega. A mãe e a filha de Adriano eram nomeadas no gabinete na Alerj de Flávio Bolsonaro.

Em 2008, quando Flávio era deputado estadual, uma CPI foi instalada na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) para apurar denúncias sobre o tema. O grupo foi presidido pelo hoje deputado federal Marcelo Freixo (Psol).

O partido de Freixo coleta assinaturas para instaurar comissão semelhante na Câmara dos Deputados agora. O deputado federal do Psol chegou a entregar ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, o relatório final da CPI instaurada na Alerj.

Flávio Bolsonaro defendeu a criação do que considera mecanismos melhores de investigação e punição para pessoas que exploram trabalhadores nas comunidades.

Policiais já homenageados por Flávio ao longo de sua atividade legislativa são suspeitos de integrar milícias. O senador disse que as homenagens foram feitas há cerca de quinze anos e que não pode se responsabilizar por "atos errados" que as pessoas venham a cometer no futuro.

Briga com José Padilha
Pelo Twitter, Flavio também rebateu nesta terça-feira as declarações do cineasta José Padilha, publicadas em artigo no jornal "Folha de S. Paulo".

O diretor dos filmes "Tropa de Elite" e "Tropa de Elite 2" criticou o chamado pacote anticrime de Moro, ao afirmar que as propostas fortalecem as milícias e apontou para a ligação entre esses grupos e a vitória eleitoral do parlamentar em Rio das Pedras, região marcada pela atuação de organizações criminosas controladas por PMs e civis.

"José Padilha, que fez Tropa de Elite 2 em homenagem ao PÇOU (sic), no afã de me atacar chama todos os moradores de Rio das Pedras de bandidos e "esquece" o fato de eu ter sido o senador mais votado em 86 dos 92 municípios do RJ. Sou contra QUALQUER poder paralelo, tráfico ou milícia!", escreveu Flávio.

Em nenhum momento, no entanto, Padilha escreveu que os moradores de Rio das Pedras são bandidos. Apenas diz que Flávio foi o senador mais votado em 74 das 76 seções eleitorais da região, marcada pela presença das milícias e que tinha como um dos principais líderes o ex-policial Adriano Magalhães da Nóbrega, cuja mãe e esposa trabalharam no gabinete de Flávio na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

O pacote anticrime, segundo o cineasta, é razoável no combate à corrupção corporativa e política, mas é absurdo no que se refere à luta contra as milícias. "De fato, é um pacote pró-milícia, posto que facilita a violência policial", escreveu Padilha, que reconheceu ter cometido um erro de julgamento sobre Moro ao apontar sua suposta parcialidade política.

"Ora, o leitor sabe que sempre apoiei a Operação Lava Jato e que chamei Sergio Moro de "samurai ronin", numa alusão à independência política que, acreditava eu, balizava a sua conduta. Pois bem, quero reconhecer o erro que cometi", ressaltou. Para embasar sua opinião, o cineasta afirmou que o ministro agora trabalha pela família do presidente Jair Bolsonaro.

"Digo isso porque não há outra explicação: Sergio Moro finge não saber o que é milícia porque perdeu sua independência e hoje trabalha para a família Bolsonaro. Flávio Bolsonaro não foi o senador mais votado em 74 das 76 seções eleitorais de Rio das Pedras por acaso", ponderou.

Fonte: Valor

Curta nossa página no Facebook

Governo do Ceará investirá R$ 150 milhões em recuperação de estradas

O Governo do Ceará destinará R$ 150 milhões para recuperar as rodovias estaduais danificadas durante o período chuvoso de 2019. O Programa Emergencial de Recuperação executará obras em 64 trechos de estrada, que correspondem a 1.754 km de extensão. O anúncio da ação foi feito pelo governador Camilo Santana nesta terça-feira (16), durante bate-papo com a população através de seus perfis nas redes sociais.

O chefe do Executivo afirmou que o planejamento foi feito junto ao Departamento Estadual de Rodovias (DER) para avaliar as condições atuais das estradas que sofreram com as fortes chuvas em território cearense, como também a melhor forma de realização dos reparos necessários para cada uma das vias. O governador informou que as intervenções terão início após o período de chuvas.

“Muita chuva traz fartura, produção no campo e sorriso para nossas famílias cearenses. Mas também acaba trazendo alguns prejuízos, e um deles são os danos às estradas. Rompimentos, buracos, desgaste. Por isso solicitei que o DER fizesse um relatório das estradas que precisariam de uma intervenção imediata do Estado. Recebi o relatório ontem (segunda-feira), e quero anunciar que estou destinando 150 milhões de reais para, assim que terminarem as chuvas, fazermos uma maratona geral para recuperar as estradas que foram danificadas no Ceará”, explicou.

Dentro do cronograma de estradas a serem recuperadas estão trechos como os da CE-040 e CE-453 (Aquiraz), que compreende 9,21 km, a CE-060 entre Aracoiaba e Baturité, que compreende 8,2km, e Camocim-Chaval, que tem a extensão de 47km. “Todas as rodovias estão especificadas e cada uma terá o seu valor de investimento”, garante o governador.

O documento apresentado por Camilo pontua que alguns dos 64 trechos já possuem contratos em curso para a recuperação funcional de estradas, dentro do Ceará de Ponta a Ponta, Programa de Logística e Estradas do Governo do Ceará, enquanto outros ainda precisarão abrir o processo licitatório.

Com informações da Assessoria de Imprensa/Governo do Estado do Ceará

Curta nossa página no Facebook

17 de abril

1521 - Martinho Lutero é excomungado da Igreja Católica por Leão X pelas críticas feitas ao Papa.
1986 - Termina a Guerra dos Trezentos e Trinta e Cinco Anos entre os Países Baixos e as Ilhas Scilly.
1996 - O Massacre de Eldorado dos Carajás deixa dezenove sem-terra mortos.

Nasceram neste dia…
1867 - David Lopes, académico português (m. 1942).
1894 - Nikita Khrushchov, político soviético (m. 1971).
1917 - Roberto Campos, economista e diplomata brasileiro (m. 2001).

Morreram neste dia…
  485 - Proclo, filósofo grego (n. 412).
1790 - Benjamin Franklin, cientista e diplomata estadunidense (n. 1706).
2007 - Nair Bello (foto), atriz e humorista brasileira (n. 1931).

Foto: Wikipédia

Conta de luz ficará mais cara a partir de segunda-feira (22)

Foto: Samuel Pinheiro/Blog Cariri
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou nesta terça-feira (16) um reajuste médio de 8,22% para as tarifas de energia da Companhia Energética do Ceará (Enel Ceará). O reajuste pode ser aplicado a partir do dia 22 de abril.

Para os consumidores industriais, atendidos em alta tensão, o reajuste médio será de 7,87%, já para os consumidores atendidos em baixa tensão – residenciais e comerciais – o reajuste médio será de 8,35%.

O aumento na tarifa foi autorizado dentro do processo de revisão tarifária da empresa. A Enel Ceará atende 3,5 milhões de unidades consumidoras em todo o estado do Ceará.

Fonte: G1 CE

Curta nossa página no Facebook

Voos da Avianca em Juazeiro do Norte seguem normalmente

A companhia aérea Avianca Brasil divulgou, na manhã desta terça-feira (16), uma nova lista com mais 150 voos cancelados em todo o País, programados entre esta quinta-feira e o sábado. Em Fortaleza, 37 partidas e chegadas não ocorrerão. Porém, no Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte, as operações seguem normalmente. Ao todo, são quatro embarques diários: dois para a Capital cearense e dois para Guarulhos (SP).

Em março, um voo de Juazeiro do Norte para Brasília (DF) pela empresa já havia sido retirado. Um funcionário da Avianca que não quis se identificar, conta que, a partir do próximo dia 23, pode haver mudanças no horário do voo diário entre a terra do Padre Cícero e Fortaleza. O embarque que hoje acontece por volta das 8h15, passaria para o início da madrugada. Além disso, especula-se que uma das operações diárias para Guarulhos (SP) deixe de acontecer. A Infraero informou que, até agora, não recebeu nenhum pedido de alteração por parte da companhia.

Os clientes que moram na região do Cariri estão apreensivos desde que a empresa entrou em recuperação judicial – reorganização econômica, administrativa e financeira, feita com a intermediação da Justiça, para evitar a sua falência. A Avianca teve voos comprometidos em todo país com decisões judiciais determinando que a companhia devolva aviões devido à falta de pagamento da empresa.

O professor Márcio Benevides, que tem passagem comprada para Fortaleza no próximo dia 25, com retorno para o mesmo dia, conta que seu maior receio são os atrasos. “Nos últimos seis voos com a Avianca, tive este problema. Estou com uma filha recém-nascida, preciso voltar logo para cuidar dela, mas não posso desmarcar o compromisso que motiva a viagem. Como só tem dois voos pra ir e dois pra voltar, qualquer problema com a empresa traz um prejuízo muito grande, de modo que não posso ser encaixado em outros voos”, afirma.

“A sensação que dá é que este voo tem os dias contados, mesmo que cada atraso seja por motivos diferentes pelo que a empresa informa”, completa Márcio.

Já o radialista Taciano Clécio Xavier, que tem a mesma rota para a Capital cearense marcada para junho, está preocupado com o cancelamento. “Minha esposa vai para um congresso em Fortaleza. Comprei as quatro passagens, ida e volta, para minha família. Essa situação causa apreensão. A gente não sabe se continua pagando, se entra em contato com a empresa para cancelar”, admite.

Como até agora os voos estão mantidos, a companhia não permitiu a possibilidade de reembolso, como acontece nos voos cancelados nesta semana. Em Fortaleza, a Avianca informou aos clientes que compraram o bilhete por meio do site, aplicativo, call center ou lojas da própria empresa, devem acessar uma página específica para pedir o dinheiro de volta. No formulário, deve ser selecionado o item “Cancelamento de voo gerado pela Avianca”. Já quem comprou a passagem numa agência ou site de viagem deve entrar procurar essas essas empresas.

ANTONIO RODRIGUES
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

Operação desarticula organização criminosa que sonegava impostos

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), em parceria com a Secretaria da Fazenda (Sefaz), a Receita Federal e a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), deflagrou nesta terça-feira (16/04) a Operação Aluminum de combate à sonegação fiscal. Foram expedidos 53 mandados judiciais, sendo 18 prisão (temporária e preventiva) e 35 de busca e apreensão (documentos, celulares, computadores e veículos), nas cidades cearenses de Juazeiro do Norte, Jaguaribe, Eusébio e Fortaleza, além de São Paulo e Sergipe. Até o momento, 12 pessoas foram presas, sendo nove do Ceará e três de São Paulo.

A investigação do MPCE, coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal (Gaesf), começou em 2018 após recebimento de informação fiscal oriunda da Secretaria da Fazenda do Estado, noticiando evidência de um gigantesco esquema criminoso voltado, em especial, para crimes contra a ordem tributária, tendo como principal beneficiária a empresa Bandeira Indústria de Alumínio Ltda., sediada em Jaguaribe-CE. Há indícios da existência de pelo menos 22 empresas, sendo 18 de fachada e outras quatro de capital fechado, criadas com o único propósito de “alimentar” o esquema da Bandeira.

A atividade principal da organização criminosa consiste na criação de empresas fictícias constituídas por “laranjas” e responsáveis pela emissão de inúmeras e milionárias notas fiscais fraudulentas com o objetivo de beneficiar, mediante a geração de créditos indevidos de ICMS, as principais empresas envolvidas no esquema. Há evidências ainda de lavagem de dinheiro e falsidade, dentre outros crimes.

A empresa Bandeira mantém relações comerciais com diversas empresas de fachada sediadas no Maranhão, Piauí, Ceará, Sergipe, Bahia e São Paulo. Juntas, teriam movimentado R$ 5,5 bilhões nos últimos quatro anos. Estima-se que a Bandeira, sozinha, tenha sonegado cerca de R$ 220 milhões de 2014 a 2018. O MPCE acredita que seja a maior operação contra sonegação fiscal já ocorrida no estado do Ceará.

As informações levantadas pelo Ministério Público e Secretaria da Fazenda foram compartilhadas com a Receita Federal porque há indícios de fraude contra o PIS e COFINS. Constam pedidos de ressarcimento por parte da Bandeira junto à Receita.

Número de mandados judiciais expedidos:

Ceará: 15 mandados de prisão / 31 mandados de busca e apreensão
Eusébio: 01 mandado de prisão / 01 mandado de busca e apreensão
Fortaleza: 03 mandados de prisão / 07 mandados de apreensão
Juazeiro do Norte: 10 mandados de prisão / 18 mandados de busca e apreensão
Jaguaribe: 01 mandado de prisão / 04 mandados de busca e apreensão
Sergipe: 01 mandado de busca
São Paulo: 03 mandados de busca / 03 mandados de prisão

Presos:
  • Gildevandio Mendonça Dias (Cariri)
  • Marina Lariza Pereira Lacerda (Cariri)
  • Vagner Almeida dos Santos (Cariri)
  • Antônia Farias de Oliveira (Cariri)
  • Cícero Danilo Silva Marcelino (Cariri)
  • Adriano dos Santos Rodrigues (Cariri)
  • Alex de Oliveira Mendonça (Cariri)
  • Geraldo Silva Neto (Região Metropolitana de Fortaleza)
  • Rodrigo Diogo de Sampaio Leitão (RMF)
  • Marcio Bandeira (SP)
  • Sérgio Bandeira (SP)
  • Bruno Vinicius Ribeiro Lopes (SP)

São considerados foragidos da Justiça:
  • Elton Cesar Bezerra
  • Fábio Vieira Ledo
  • Washington Galdino de Melo
  • Vitor Bandeira
  • Átila Persici Filho
  • Pedro Machado de Oliveira

A operação contou com o apoio operacional do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), do Núcleo de Investigação Criminal (NUINC), do Ministério Público – com a participação de 25 promotores de Justiça; além da Polícia Militar e Polícia Civil.

Assessoria de Imprensa/MPCE

Curta nossa página no Facebook

Centec abre inscrições para novos alunos

O Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) está com inscrições abertas, até o dia 30 de maio, para o vestibular e processo seletivo 2019.2 das Faculdades de Tecnologia Centec (Fatec), na região do Cariri, em Juazeiro do Norte, e no Sertão Central, em Quixeramobim; e dos Centros Vocacionais Técnicos (CVTEC) em Crato e São Gonçalo do Amarante. São, ao todo 580 vagas, distribuídas em dois cursos superiores tecnológicos e oito cursos técnicos. As inscrições estão disponíveis no site do instituto.

Na Fatec Sertão Central, estão sendo ofertados os cursos superiores de tecnologia em Alimentos e Gestão do Agronegócio; e o curso técnico em Panificação. Na Fatec Cariri, os participantes podem escolher entre os cursos técnicos em Eletrotécnica, Eletroeletrônica, Mecânica e Meio Ambiente. Já no CVTEC Crato há vagas para o curso técnico em Cozinha; e no CVTEC São Gonçalo do Amarante é possível escolher entre Eletromecânica, Metalurgia ou Meio Ambiente. Todos cursos são gratuitos e contam com a parceria da Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).

Este ano, o Centec conta o exemplo do professor Ciswal Santos, ex-aluno do curso de Eletroeletrônica da Faculdade de Tecnologia Centec (Fatec), no Cariri, que conquistou uma vaga na concorrida Universidade de Harvard (EUA), com um projeto sustentável para casas do semiárido nordestino. “A Fatec e o Centec plantaram em mim uma semente de desenvolvimento tecnológico e inovador. Eu cheguei na faculdade e vi laboratórios, salas de aula, professores amigos e tudo pertinho de mim, na minha cidade. Então, quem tiver vontade de crescer, aprender e mudar o Brasil, não pode perder a oportunidade de estudar na Fatec”, convida Ciswal direto de Cambridge, cidade onde fica Harvard, no estado de Massachusetts, Estados Unidos.

Cerca de 50% das vagas são destinadas a candidatos que cursaram todo o Ensino Médio em escolas públicas; e 3% são reservadas para pessoas com necessidades especiais. A taxa de inscrição custa 25 reais e é possível solicitar isenção do pagamento. A prova será dia 9 de junho das 9h às 13h; e as aulas estão previstas para iniciar no dia 5 de agosto. Confira abaixo a distribuição de vagas por turno e unidade. 
  • Acesse aqui o edital do Vestibular 2019.2 (Cursos superiores)
  • Acesse aqui o edital do Processo Seletivo 2019.2 (Cursos técnicos)
  • Inscreva-se aqui
Serviço:
O quê: Vestibular e Processo Seletivo 2019.2 do Instituto Centec
Quando: Inscrições de 15 de abril a 30 de maio
Onde: www.centec.org.br

Curta nossa página no Facebook

AddThis