Descubra o que a sua dor de cabeça revela

Quase todo mundo tem dor de cabeça de vez em quando. Mas você sabe o significado de cada tipo?

“Parece que estão apertando a minha cabeça”
Provavelmente, é causada pela tensão. Essas são as dores de cabeça mais comuns, combatidas com o remédio mais comum: analgésicos que não precisam de receita médica. Mas uma compressa aquecida na testa e no pescoço ou técnicas de relaxamento também ajudam.

“O lado de dentro do rosto dói”
Se você também tem sintomas de resfriado, como nariz entupido, coriza, tosse e espirros, pode ser dor de cabeça causada por sinusite. A dor sumirá quando os sintomas de sinusite também desaparecerem. Experimente fazer uma compressa gelada nos seios da face algumas vezes por dia.

“Começa de manhã cedinho”
Se você toma remédios com frequência para tratar dores de cabeça diurnas, o problema pode ser o excesso de medicação. É como se a cabeça entrasse em crise de abstinência.

“Parece que estão furando meus olhos”
As cefaleias em salvas são pouco comuns mas dolorosíssimas, e vêm em “salvas”, agrupadas num determinado período. A pessoa costuma ficar agitada durante as crises. Há remédios eficientes prescritos por médicos, e respirar oxigênio puro pode intensificar seus efeitos.
“Tenho de ficar deitado num quarto escuro”

As enxaquecas são debilitantes e bastante comuns, afetando cerca de 15% das pessoas. Costumam ser mal compreendidas: elas não vão embora quando ignoradas. As enxaquecas voltam, muitas vezes acompanhadas de náusea e alterações visuais, e são um transtorno neurológico. Consulte o médico; ele vai receitar um medicamento preventivo ou um aparelho que pode ajudar.

Cuidado:

Uma dor de cabeça súbita e extremamente forte pode ser sintoma de aneurisma. Já a dor com fraqueza muscular, fala arrastada, confusão mental, convulsões, tonteira ou visão borrada pode ser sintoma de acidente vascular cerebral ou tumor no cérebro. Dor de cabeça com febre alta, rigidez na nuca e vômitos pode indicar meningite. Nesses casos, procure um médico imediatamente.

No caso de outras dores de cabeça, em geral não há necessidade imediata de preocupação. Anote sempre que sentir dor de cabeça, os sintomas e, no caso das mulheres, se toma hormônios ou anticoncepcionais. Passe essas informações para o médico. Ele poderá sugerir um tratamento ou mudanças no estilo de vida. Muita gente teme que a dor de cabeça seja sinal de uma doença terrível. Mas, felizmente, isso é raro.

Fonte: Seleções

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis