URCA recebe do MPF fóssil repatriado de mais de 110 milhões de anos

Um fóssil de peixe com mais de 110 milhões de anos, avaliado em 3 mil euros, mais de R$ 16 mil, foi devolvido à Universidade Regional do Cariri (URCA) nesta quarta-feira, 11, através do Ministério Público Federal (MPF). O material é resultado de um trabalho da justiça brasileira em parceria com a universidade, no sentido de resgatar a peça que se encontrava na Itália sendo comercializada ilegalmente em site europeu. A repatriação do fóssil pelas autoridades italianas, é decorrente de medidas empreendidas através de inquérito civil, que estava tramitando junto à Procuradoria da República, em Juazeiro do Norte.

A entrega formal do fóssil ocorreu na sede do MPF, em Juazeiro do Norte, com a presença do Reitor em Exercício da Universidade Regional do Cariri (URCA), Professor Carlos Kleber de Oliveira, acompanhado de professores e pesquisadores da URCA, além do diretor do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, Allysson Pinheiro, para onde será encaminhada a peça devolvida, da formação Santana e do Período Cretáceo.

O Reitor em Exercício, Carlos Kleber, destaca a importância do trabalho feito pelo MPF, que em conjunto com a URCA e todo o seu suporte técnico tem desenvolvido esse trabalho de combate ao tráfico de fósseis e a repatriação. “Esse é um fóssil raro, de qualidade, dada a sua integridade de detalhes preservados que estava à venda em site na Itália e com esse trabalho do MPF com a Itália, permitiu a repatriação desse rico patrimônio nosso. A Universidade tem esse reconhecimento de guardiã desse patrimônio e também a capacidade técnica e científica de fazer os estudos desse material, com os nossos pesquisadores”, afirma.

O exemplar fóssil estará disponível no museu em breve para apreciação dos pesquisadores e visitantes, mas antes disso, o diretor do Museu Allysson Pinheiro, afirma que serão direcionados estudos do material, que ainda apresenta formações de escamas e possivelmente tecido mole, material característico de muitos serem e plantas fossilizadas encontradas na Bacia do Araripe. Após a análise, será destinado à exposição no Museu de Paleontologia, em Santana do Cariri, para onde os agentes do Ministério Público Federal decidiram encaminhar o material repatriado.

De acordo com o procurador Federal, Celso Costa Leal, inicialmente o MPF recebeu a denúncia de que a peça estava sendo leiloada e houve um trabalho para tentar comprovar que o fóssil era da região, através dos técnicos e pesquisadores da URCA, e a partir da constatação foi realizada uma solicitação de cooperação jurídica internacional, através do governo da Itália. “A partir dos nossos argumentos, eles fizeram a apreensão do fóssil. Ficou realmente comprovado que a peça era originada do Cariri e que saiu ilegalmente do Brasil”, disse.

O diretor do Museu de Paleontologia, Allysson Pinheiro, comemora a repatriação do material, mas ressalta que o ideal era que isso não precisasse acontecer e que as peças nunca tivessem saído. “Mas, cada chegada é um filho que retorna à casa, renovam-se as forças de continuar essa batalha pelo patrimônio e a paleontologia do Cariri”, completa.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Secult promove seminário para divulgar o conceito e gestão do Centro Cultural Cariri

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) realiza, neste sábado (14), a partir das 9h, no Centro de Eventos do Cariri, Av. Padre Cícero, 4400 – Muriti, Crato, o primeiro seminário para apresentar o Centro Cultural do Cariri no contexto das políticas públicas da Secult Ceará. Será um momento para apresentar e debater junto à sociedade civil sobre o conceito, programa e gestão do mais novo equipamento de cultura do Cariri, no contexto das políticas culturais da Secretaria da Cultura. A atividade é organizada pelo próprio equipamento, com a mediação do Escritório Regional da Secult Ceará no Cariri. A entrada é aberta a todas as pessoas que queiram conhecer mais sobre o Centro Cultural do Cariri.

Com a presença do secretário da Cultura do Ceará, Fabiano Piúba, a programação reúne convidados que participaram da elaboração do projeto do Centro Cultural. O seminário segue até às 17h, também com um momento de apresentação do Centro Cultural do Cariri para a população. A ideia também é contextualizar o Centro Cultural junto à Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secult Ceará e dos equipamentos culturais dos outros municípios do Cariri.

Também são objetivos do seminário apresentar o conceito de Ação Cultural do Centro Cultural do Cariri em sua dimensão sociocultural, estrutural, arquitetônica e urbanística, além de situar o programa de ações culturais visando a criação de laços e parcerias com a comunidade, incluindo a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará e instituições culturais do estado.

O primeiro seminário de 2022 propõe difundir as ações culturais no âmbito das políticas culturais do estado com vistas à articulação, mobilização e conexão com o contexto territorial e com a cena artística e cultural da região, compreendendo os artistas, produtores, agentes, coletivos, grupos e instituições culturais do Cariri. Outra dimensão é a relação do equipamento com a candidatura da Chapada do Araripe como Patrimônio Dá Humanidade.

“O Centro Cultural do Cariri já nasce como um equipamento de vocação internacional, pois ele insere o Cariri em conexão com o mundo. Trata-se de uma instituição que reúne cultura e natureza, ciências e esportes em um mesmo espaço público. Um equipamento que será ambiente para as políticas de cultura, patrimônio cultural, fomento às artes, formação artística, cidadania e diversidade cultural. Um centro cultural parque onde predomina a riqueza cultural do Sertão do Cariri e a riqueza natural da Chapada do Araripe. Portanto, este seminário que estamos realizando será um espaço de diálogo, escuta, críticas e de sugestões acerca do conceito, programa e gestão, pensado o Centro Cultural do Cariri como um equipamento de pertencimento, expressão, identidade e tradução deste lugar e deste povo tão especial no Ceará, no Brasil e no mundo. Desejamos sair deste seminário com uma boa agenda de articulação e de trabalho para a programação e gestão do Centro Cultural do Cariri que traz em seu nome, Sérvulo Esmeraldo, artista filho desta terra ”, destaca Fabiano Piúba, secretário da Cultura do Estado do Ceará.

“A programação e ações culturais do Centro Cultural do Cariri procuram criar relações e atender à Comunidade, atuando em parceria com Instituições, Universidades, Secretarias, Associações, Movimentos Sociais e Comunitários, Organizações Sociais, entre outros”, destaca Rosely Nakagawa, gestora do Centro Cultural Cariri.

Mais sobre o Centro Cultural Cariri
A região sul do estado ganhou um importante espaço para as manifestações culturais, aliadas à convivência da população através de equipamentos de esporte e lazer. O Centro Cultural Cariri Sérvulo Esmeraldo, no Crato, possui 52 mil m², sendo 12 mil m² edificados e uma vasta área verde. Numa primeira etapa, foram inauguradas pelo Governo do Ceará uma areninha, pista de skate e brinquedopraça no dia 1º de abril de 2022. A área externa do Centro Cultural contará ainda com planetário, quadra de areia, palco, bosque e jardim. Na parte interna, as obras de edificação continuam. Lá, serão disponibilizados espaços expositivos, teatro, reserva técnica, biblioteca, salas de aula, laboratório fotográfico, estúdio de rádio, administração, salas de pesquisa e ações formativas, espaço multiuso, restaurante, café e loja.

O Centro, que leva o nome do artista cearense Sérvulo Esmeraldo, compõe a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará, com gestão em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte. O projeto foi pensado para ser um lugar para agregar as comunidades da região e pesquisar as relações entre natureza e cultura.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Meu celular foi furtado e usado para empréstimo; quais são meus direitos?

Um celular furtado e R$ 143 mil de prejuízo: na semana passada, o relato de um agente de talentos de São Paulo acendeu um alerta a quem costuma fazer operações bancárias pelo celular. Instituições financeiras reforçam a orientação para que clientes usem todos os dispositivos de segurança disponíveis — como reconhecimento facial, por exemplo —, e especialistas ouvidos recomendam agir com rapidez para bloquear o acesso a dados sensíveis e, assim, evitar fraudes.

Mas, o que o consumidor deve fazer e o que é responsabilidade dos bancos ao aprovar tais transações? Como provar que as operações foram feitas por terceiros e recuperar o dinheiro perdido?

Segundo o advogado Fabio Pasin, pesquisador do programa de serviços financeiros do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), e Fernando Eberlin, especialista em Direito da Responsabilidade Civil e professor da FGV (Fundação Getúlio Vargas) Direito SP, as vítimas de furto ou roubo de celular devem:

• Entrar em contato com as instituições financeiras o mais rápido possível para registrar o ocorrido e pedir o bloqueio de senhas, cartões, produtos e serviços. Neste momento, é importante anotar e guardar o número do protocolo desse atendimento;
• Registrar um Boletim de Ocorrência. Este passo pode ser feito na delegacia mais próxima ou pela internet. O B.O. também servirá como comprovante na hora de pedir ao banco a devolução dos valores movimentados;
• Entrar em contato com a operadora de celular para pedir o bloqueio do chip.

Adicionalmente, os clientes podem pedir às operadoras o bloqueio do IMEI (Identificação Internacional de Equipamento Móvel, em português) do aparelho para proteger seus dados pessoais. Segundo Pasin, essa solicitação também pode ser feita nas delegacias de Polícia Civil, exceto nos estados do Acre e do Amapá. (Veja como fazer)

De quem é a responsabilidade?
Fabio Pasin, do Idec, diz ser responsabilidade total das instituições financeiras proteger os consumidores de golpes por aplicativos de celular. Ele lembra que há um entendimento instituído pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça) em 2012 de que os bancos devem responder "objetivamente" pelos danos gerados por fraudes e delitos provocados por terceiros.

"Ao acessar esses serviços pelo celular — que são vendidos como uma facilidade —, o consumidor deposita de boa-fé a confiança na instituição financeira. A gente sabe que os bancos criam barreiras, como reconhecimento facial, senhas etc., mas o fato é que os criminosos estão encontrando um meio de burlar esses dispositivos de segurança. Então é responsabilidade do banco encontrar um meio de evitar que isso aconteça", afirma.

Mas, se for comprovado que a fraude aconteceu porque houve descuido do consumidor, parte da responsabilidade pode recair sobre ele — que corre o risco de não ser ressarcido, afirma Fernando Eberlin, da FGV-SP. É a chamada culpa concorrente: quando o agente (neste caso, os bancos) e a vítima colaboram, juntos, para o dano em questão.

Dois exemplos de "descuido", segundo o professor, seriam o uso da senha do cartão por terceiros ou mesmo deixar a tela desbloqueada, facilitando o acesso ao app do banco pelo ladrão.

"O mais importante é o momento em que acontece a comunicação [aos bancos sobre a fraude] e, a partir da comunicação, como os bancos reagiram. Se houve um esquema de fraude sem que tenha ocorrido culpa concorrente ou negligência do consumidor, aí o banco deve ser responsabilizado por tudo. Porque prover a segurança das operações que ele mesmo disponibiliza é uma responsabilidade do banco", completa.

"Quando o banco disponibiliza o internet banking, o caixa eletrônico ou qualquer outro meio tecnológico que não seja o atendimento nas agências, ele facilita as operações, mas também assume riscos. Então precisa dar a segurança adequada para esse tipo de ambiente. Se os bandidos conseguem violar o sistema de segurança dos bancos, aí é responsabilidade dos bancos."
Fernando Eberlin, da FGV-SP

O que dizem os bancos
A reportagem entrou em contato com as assessorias de Itaú, Bradesco, Banco do Brasil e Santander, além de Nubank, Banco Pan e Banco Inter — três dos principais bancos digitais do Brasil —, para questionar o que os clientes eventualmente afetados devem fazer e de que forma as instituições estão atuando contra esse tipo de golpe.

Assim como os especialistas ouvidos pela reportagem, os bancos reforçaram que o primeiro passo após o roubo ou furto do celular é entrar em contato com a instituição o mais rápido possível para que seja feito o bloqueio de senhas, cartões ou produtos e serviços. Além disso, recomendam ao consumidores que:

• Não anotem senhas do banco no bloco de notas, no e-mail ou qualquer outro app do celular;
• Não usem a opção "salvar senhas" nos navegadores da internet;
• Ativem a autenticação em dois fatores em todos os apps disponíveis (veja como fazer no WhatsApp e no Instagram);
• Cadastrem senhas para o banco diferentes daquelas usadas em outros apps ou sites;
• Ativem a senha no chip do celular (veja passo a passo);
• Tenham anotado em local seguro o número IMEI do celular.

Em nota, o Itaú informou que as reclamações de golpes e fraudes comunicadas por clientes são avaliadas "de forma minuciosa e individualizada" e que, a depender da ocorrência, os valores roubados podem ser devolvidos. O banco também reforçou a orientação "para que os clientes revisem seus limites, adequando-os às necessidades". Em seu site oficial, há uma seção específica com dicas de segurança.

Já o Bradesco disse que não comenta casos específicos, mas faz avisos frequentes aos clientes sobre os procedimentos de segurança nos terminais de autoatendimento. "Esses alertas são feitos nos próprios canais de atendimento, nas redes sociais e ainda em um site exclusivo para conteúdo de segurança", afirmou.

O BB, por sua vez, disse que "acolhe e analisa todas as contestações de movimentações financeiras não reconhecidas pelos seus clientes". Esse processo, acrescenta, é realizado pela área técnica, que vai definir sobre a responsabilidade das partes e sobre o ressarcimento ou não dos valores contestados. O banco também disponibiliza uma página com dicas de segurança.

O Santander informou que segue as normas de prevenção estabelecidas pelo Banco Central e "investe constantemente em sistemas de proteção para preservar as transações de seus clientes, além de adotar rígidos protocolos de segurança online". No item "Fraudes/Segurança" do site oficial, há conteúdo explicativo sobre os tipos de fraude e como o cliente pode se defender.

A assessoria da Zetta, associação que inclui Nubank e Mercado Pago, reconheceu que a atuação de criminosos "cria desafios para consumidores e todo o setor", mas afirmou que "têm buscado ampliar a cooperação com as autoridades policiais e o Banco Central para endereçar o desafio constante de combater o crime". Usuários podem encontrar mais orientações de segurança no site oficial e nas redes sociais da Zetta.

O Inter disse trabalhar em cooperação com as autoridades de segurança e com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) para evitar fraudes e reforçou a orientação para que as vítimas acionem o banco imediatamente "para que as análises cabíveis sejam realizadas". A empresa também afirmou estar à à disposição 24 horas por dia, sete dias por semana, nos canais de atendimento.

A reportagem ainda aguarda retorno do Banco Pan.

O que diz a Febraban
Também procurada pela reportagem, a Febraban disse acompanhar todos os temas relacionados à segurança, ainda que eles não tenham origem no sistema financeiro, e que "está atenta aos problemas de segurança pública e seus reflexos nas transações bancárias e na segurança de seus clientes, especialmente com o uso do Pix".

A entidade reforçou que os apps dos bancos são seguros e que os consumidores podem ajustar os limites das transações via celular "para valores de sua conveniência", de acordo com suas necessidades e segurança.

"Sobre o ressarcimento, informamos que cada instituição financeira tem sua própria política de análise e devolução, que é baseada em análises aprofundadas e individuais, considerando as evidências apresentadas pelos clientes e informações das transações realizadas", completou.

Fonte: UOL
 
Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Governo do Ceará anuncia pagamento da primeira parcela do 13º salário dos servidores estaduais

Por meio de uma transmissão ao vivo nas redes sociais, a governadora do Ceará, Izolda Cela, anunciou que será paga a primeira parcela do 13º salário dos servidores do Estado, tanto para os que estão em atividade, quanto aos aposentados.

“Temos um compromisso fundamental com os nossos servidores, e é com imensa satisfação que anunciamos a liberação do pagamento da primeira parcela do 13º salário dos servidores estaduais para o dia 17 de junho”. Segundo ela, a medida beneficia mais de 160 mil servidores, tanto os que estão em atividade, quanto os aposentados, de todos os poderes e órgãos. A folha do Estado representa cerca de R$ 1,33 bilhão, conforme Izolda. Com o acréscimo superior e R$ 500 mil, a repercussão financeira chega quase a R$ 2 bilhões circulando na economia em junho.

“É uma medida importante para as pessoas poderem fazer seu planejamento, se organizarem em seus orçamentos. E é essencial para a economia, pois é mais dinheiro circulando sendo utilizado em serviços, em comércios, e esse é um circuito que precisa estar sempre ativo para promover esse vigor econômico que tanto desejamos”, pontuou a chefe do Executivo estadual.

Equilíbrio
A governadora ressaltou que essa boa notícia é resultado de reuniões que teve com a sua equipe de Governo nos últimos dias, envolvendo as secretarias da Fazenda e do Planejamento e Gestão, responsáveis pelo equilíbrio fiscal e boa organização das contas do Estado. “Por isso somos capazes de cumprir os nossos compromissos, nossas obrigações, investindo e fazendo chegar para as pessoas os serviços importantes que a população precisa. E sempre mantendo nossos pagamentos em dia, sem turbulência”, finalizou.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

12 de maio

1943 - Segunda Guerra Mundial: o Afrika Korps se rende na Tunísia.
1949 - A URSS levanta o seu bloqueio sobre Berlim.
2006 - Inicia-se a onda de violência organizada pelo PCC em de São Paulo.

Nasceram neste dia…
1820 - Florence Nightingale, enfermeira britânica (m. 1910).
1907 - Katharine Hepburn (foto), atriz estado-unidense (m. 2003).
1936 - Manuel Alegre, poeta e político português.

Morreram neste dia…
1490 - Santa Joana, princesa de Portugal (n. 1452).
1684 - Edme Mariotte, físico e padre francês (n. 1620).
1837 - Evaristo da Veiga, poeta, jornalista e político brasileiro (n. 1799).

Fonte: Wikipédia

Como dormir bem: 10 segredos de especialistas do sono

Você quer conseguir voltar a dormir bem. Então, cria uma rotina para a hora de deitar que é tão calmante que daria sono a um menino de 4 anos. Para se livrar das preocupações, você as escreve num caderno que fica na mesinha de cabeceira, junto do copo de leite morno e do remédio fitoterápico para dormir. Então, por que ainda está aí olhando o teto?

É hora de escutar o que alguns especialistas inesperados têm a dizer. O trabalho deles não inclui necessariamente passar horas num laboratório analisando problemas de sono. Mas sim estudar vários outros agentes irritantes que podem estar impedindo você de dormir bem. Confira:

1. Escolha o colchão e travesseiros certos

“Ninguém precisa de um colchão caríssimo nem de montes de tecnologia moderna e espacial. Na verdade, só existe um bom estudo sobre colchões, e ele confirmou a teoria de Cachinhos de Ouro: a maioria prefere um colchão nem muito duro, nem muito mole. Portanto, procure um com firmeza média.”

Dr. Andrew Hecht, cirurgião ortopédico e chefe de cirurgia de coluna no Centro Médico Monte Sinai, em Nova York

“Se o colchão tem de oito a dez anos, talvez seja melhor arranjar um novo. 72% por cento das pessoas que entrevistamos recentemente dormem muito melhor em colchão novo do que em colchão velho.”

Kim Kleman, editora-chefe do Consumer Reports

“O mais importante é verificar a densidade do colchão de espuma, ou seja, quanto o colchão deforma na hora em que se deita. O vendedor deve ter a tabela de adequação que correlaciona o biotipo (peso e altura) e a densidade do colchão. No caso de um casal, o ideal seria irem juntos à loja para testar os diversos modelos.

O colchão deve ser comprado considerando o biotipo da pessoa mais pesada, caso contrário, o lado do cônjuge mais pesado ficará deformado mais rapidamente. Outro dado a ser observado é quanto à manutenção do colchão. É recomendável virá-lo toda vez que se trocar a roupa de cama e expô-lo ao sol de vez em quando para prevenir ácaros, mesmo que o colchão tenha o selo de fábrica de tratamento antiácaro e/ou antialérgico.”

Cláudia Mont’Alvão, ergonomista sênior e professora do curso de especialização em ergonomia da PUC-Rio

“Não sou favorável ao uso de dois travesseiros para quem dorme de barriga para cima, porque curva a parte superior das costas e força a nuca. Quem precisa dormir com a parte de cima do corpo elevada por indicação médica deve arranjar uma almofada triangular em forma de cunha e pôr o travesseiro em cima.”

Karen Erickson, quiroprática de Nova York

“Um bom sinal de que você não está dormindo num colchão adequado para o seu biotipo é a dor. Se você vai para a cama sem dor no corpo e acorda dolorido, desconfie de que pode ser o colchão.

Tente dormir em outro colchão e observe se continua acordando com dores no corpo. Se possível, é bom experimentar o colchão que está planejando comprar na casa de um amigo ou de um familiar.”

Sandra de A. Dias Gomes, fisioterapeuta Rio de Janeiro

2. Tudo pode estar na sua cabeça

“A minha pesquisa mostrou que todo cheiro novo, mesmo que ligado ao relaxamento, como o de lavanda, deixa a pessoa mais alerta e vigilante. É melhor usar um aroma que nos deixe seguros e confortáveis. Aconchegar-se com a camiseta do marido realmente pode funcionar.”

Pamela Dalton, Ph.D, especialista em percepção de odores e psicóloga sensorial do Monell Chemical Senses Center, Filadélfia, Pensilvânia

“Esperamos dormir oito horas ininterruptas, mas na verdade isso não é normal quando comparado à população global e à nossa história evolutiva. É normal acordar duas ou três vezes durante a noite. O problema é se preocupar com isso.”
    
Carol Worthman, Ph.D, antropóloga da Universidade Emory, em Atlanta, Geórgia
    
3. Aquiete os animais adormecidos

“O ponto essencial é observar a saúde física, comportamental e ambiental do animal. É preciso verificar se o lugar onde dorme é adequado, se está bem alimentado, se está com frio.

“O cão pode ser ansioso, hiper-reativo ou estar com medo. Assim, deve-se levá-lo a um veterinário especialista em comportamento animal. Se o filhote começa a apresentar problemas com latidos, o dono deve educá-lo por meio da socialização com outros animais e pessoas e da habituação a diferentes sons através de técnicas de adestramento e relaxamento.”
    
Mauro Lantzman, professor de Psicobiologia da PUC-SP

“Os cães dormem quando estão entediados. Se você os mantiver acordados durante o dia, é mais provável que durmam à noite.”
    
Kathy Diamond Davis, escritora e treinadora de cães em Oklahoma City, Oklahoma

“Os buldogues ingleses, os pugs e outros cães com focinho curto costumam ter apneia do sono, o que faz com que ronquem muito alto. O veterinário pode fazer uma cirurgia para reduzir o volume de tecido na garganta; assim, eles também vão respirar melhor. Ou simplesmente ponha o seu cão para dormir em outro quarto.”

Joan Hendricks, Ph.D, neurocientista e decana de medicina veterinária da Universidade da Pensilvânia, Filadélfia
    
4. Comer, beber e ficar com sono

“Quem não dorme bem pode ter refluxo ácido, mesmo que não sinta azia. Tente erguer a cabeça pondo alguns livros debaixo da cabeceira da cama e durma sobre o lado esquerdo.” Caso, não solucione o problema, procure um médico.

Dra. Patricia Raymond, gastroenterologista de Virginia Beach, Virgínia

“A deficiência de magnésio está ligada à irritabilidade e ao nervosismo. Também se sabe que provoca estresse inflamatório crônico, que costuma atacar os insones.”
    
Forrest Nielsen, ph.d, nutricionista pesquisador do Centro de pesquisa em Nutrição Humana de Grand Forks
    
5. Aprenda a dividir a cama

“Se você gosta de colchão mais firme e ela prefere mais macio, não é preciso brigar. Arranje dois colchões de solteiro, junte-os e use lençóis de casal. Ou compre uma correia para prender os colchões juntos.”
    
Alan Hedge, ph.d

“Uma das maiores perturbações durante o sono é o puxa-puxa de lençóis e cobertores. Digo aos casais que cada um deveria ter o seu lençol e o seu cobertor. Quando se cobre a cama com uma colcha ou edredom grande, nem dá para perceber. Os casais me ligam depois que faço essa sugestão para me dizer: ‘Puxa, você mudou o nosso casamento!’”
    
Robert Oexman, quiroprático e diretor do Sleep to Live Institute, em Joplin, Missouri

“Todos dizem que ninguém deve se deitar zangado, mas às vezes isso é impossível. Se vocês vão se deitar na mesma cama mas mentalmente jogam dardos um no outro, é melhor dormir no sofá.”
    
Jeffrey Sumber, psicoterapeuta de Chicago, Illinois
    
6. Evite as alergias

“Quem é alérgico a mofo não deve usar umidificadores. O aumento da umidade promove o crescimento dos fungos e ácaros, grandes causas de alergia. É possível ficar tão congestionado que não se consegue respirar – e isso acorda qualquer um.”
    
Dr. James Sublett, chefe de alergia pediátrica da escola de Medicina da Universidade de Louisville

“Nem sempre vale a pena comprar travesseiros e roupa de cama anunciados como ‘hipoalergênicos’. Isso só significa que o produto é feito de uma matéria-prima à qual não se pode ser alérgico, não que impeça alergias. É melhor usar capas à prova de ácaros no travesseiro e no colchão.”
    
Dra. Jacqueline Eghrari-Sabet, alergologista de Gaithersburg, Maryland

“Para quem tem alergia, os travesseiros de penas são melhores do que os de espuma. Os de penas costumam ser feitos com tecido de trama bem fechada, que evita a entrada de ácaros. E relativamente poucas pessoas são realmente alérgicas a penas. Além disso, a espuma pode exacerbar a alergia por reter umidade.”

Dr. James Sublett

7. Apague as luzes

“As luzes com tonalidade verde ou azul podem reduzir a produção de melatonina, o que dificulta o sono. Quem precisa usar luz noturna deve escolher uma com pouco azul.”
    
Robert Oexman

“Ver televisão à noite pode parecer relaxante, mas a luz lançada contra os olhos é um sinal de alerta para o cérebro. Em vez disso, leia antes de se deitar.”
    
Dra. Tara Brass

“O ideal para uma boa noite de sono é o breu total. Uma solução é instalar uma persiana com guia lateral que veda totalmente a entrada de luz. Por cima, coloca-se uma cortina bonita. Outro recurso é instalar uma moldura de madeira de 10 cm x 10 cm pintada de branco em volta da janela. A cortina entra embutida nessa moldura. Por sinal, ela deve se estender por, no mínimo, 15 cm abaixo da janela.”
    
Bia Wolff, arquiteta, do Rio de janeiro

“O computador e a imagem exigem muito da atividade cerebral e interferem na qualidade do sono. A tela e sua cor forte aumentam a vigília. Também a luz forte no quarto prolonga a sensação de dia e intensifica a vigília. É um estado paradoxal. Recomenda-se desligar o computador duas horas antes de dormir assim como a televisão.

A preparação para o sono é sagrada. Devemos nos desconectar do mundo do computador para entrar no universo do sono e não ficar sonhando com e-mail, Facebook, trabalho ou jogos. Uma música suave não solicita tanto do cérebro como a imagem e ajuda a relaxar.”

Mario Cesar Vidal, professor da UFRJ

8. Fique frio

“Uma das melhores dicas de que está na hora de dormir é a redução da temperatura interna do corpo. Na verdade, o sono é mais afetado pela temperatura do quarto do que pelo barulho. Sempre recomendo dormir num ambiente bem fresco, por volta de 18º.”
    
Robert Oexman

“O banho quente aumenta a temperatura da pele, o que acaba reduzindo a temperatura interna do corpo. Faça por você o mesmo que faz por um filho pequeno: tome um banho cerca de meia hora antes de dormir.”

Robert Oexman
    
9. Cuidado com os comprimidos que tiram o sono

“Na hora de dormir, muita gente, sem nem perceber, toma analgésicos que contêm cafeína. Confira a embalagem: a cafeína sempre é citada como ingrediente ativo.”
    
Jan Engle, professora de farmácia da Faculdade de Farmácia da Universidade de Illinois

“Os descongestionantes orais podem ajudar a respirar melhor, mas também podem aumentar a taxa de batimentos cardíacos, tornando mais difícil adormecer. Os descongestionantes nasais têm efeito semelhante. À noite, tente uma solução salina.”

Eric Alvarez, farmacêutico de Miami, Flórida

10. Se você acorda com calores da menopausa…

“É claro que quem acorda com fogachos deve manter o quarto fresco e usar roupa de dormir em camadas. Mas deixe também um copo de água gelada perto da cama; alguns goles ajudam a baixar a temperatura do corpo para que você consiga dormir de novo.”

Dra. Becky Wang-Cheng, coeditora da revista Menopause

“Tente usar mais soja na alimentação. Este alimento tem um efeito parecido com o do estrogênio e ajuda a reduzir fogachos e suores noturnos de algumas mulheres.”

Dra. JoAnn Manson, chefe de medicina preventiva do Brigham and Women’s Hospital, em Boston, Massachusetts

Fonte: Seleções

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Diesel da Petrobras fica mais caro a partir desta terça-feira (10)

A Petrobras anunciou nesta segunda-feira (9) que vai elevar o preço do diesel para as distribuidoras. O preço médio do litro vai passar de R$ 4,51 para R$ 4,91 a partir de terça (10), um aumento de 8,87%.

Os preços da gasolina e do gás de cozinha não serão alterados.

Segundo a petroleira, o diesel não sofria reajuste há 60 dias – desde 11 de março. Naquele momento, diz a Petrobras, a alta refletia "apenas parte da elevação observada nos preços de mercado".

Com o novo reajuste, o diesel já acumula no ano alta de 47% nas refinarias da Petrobras.

"Com esse movimento, a Petrobras segue outros fornecedores de combustíveis no Brasil que já promoveram ajustes nos seus preços de venda acompanhando os preços de mercado", afirma a estatal em nota.

A Petrobras afirma ainda que, considerando a mistura obrigatória de 90% de diesel A e 10% de biodiesel para a composição do diesel comercializado nos postos, a parcela da petroleira no preço pago pelo consumidor passará de R$ 4,06, em média, para R$ 4,42 a cada litro vendido na bomba.

O reajuste foi realizado enquanto as cotações de diesel e gasolina apresentavam defasagem em relação à paridade internacional, com a diferença em -27% para o primeiro e -22% para o segundo, conforme avaliação do Itaú BBA, na última sexta-feira.

Na semana passada, os preços internacionais do petróleo acumularam alta de quase 4%, com o barril do Brent se mantendo acima de US$ 110, depois que a UE delineou um embargo ao petróleo russo como parte de seu pacote de sanções mais duro até agora sobre o conflito na Ucrânia.

Preços ao consumidor em disparada
Na semana passada, o preço da gasolina subiu pela quarta semana seguida, e voltou a marcar um novo recorde nos postos de combustíveis do país, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP)

O preço médio do litro da gasolina ficou em R$ 7,295 nesta semana, o que representa uma alta de 0,16% em relação ao levantamento anterior. Trata-se do maior valor nominal pago pelos consumidores desde que a ANP passou a fazer levantamento semanal de preços, em 2004.

O levantamento também apontou uma alta no preço do preço do diesel. Na semana, o valor combustível nos postos registrou um avanço de 0,30%, para R$ 6,630 o litro.

Fonte: g1
 
Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Inscrições para o Enem 2022 começam hoje; saiba como fazer

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam hoje (10) e vão até o próximo dia 21. Nesta edição, os interessados em participar do exame poderão fazer o pagamento da taxa de inscrição por meio de PIX ou cartão de crédito.

As provas serão realizadas nos dias 13 e 20 de novembro. A aplicação dos testes impressos seguirá o horário de Brasília. A abertura dos portões será às 12h e o fechamento às 13h. O início das provas será às 13h30. No primeiro dia de Enem, o término das provas será às 19h. No segundo dia de testes, às 18h30.

O resultado dos recursos para isenção da taxa de inscrição já está disponível na Página do Participante. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ressalta que a aprovação dos pedidos não garante a inscrição no exame.

A taxa de inscrição para o Enem 2022, versões digital e impressa, foi mantida no valor de R$ 85. O período para efetuar o pagamento termina em 27 de maio. A participação no exame será garantida apenas após a confirmação do pagamento da taxa.

O pagamento da taxa de inscrição também poderá ser feito por meio do tradicional boleto, que deve ser gerado na Página do Participante e pago em qualquer banco, casa lotérica, aplicativos bancários ou agência dos Correios, obedecendo aos critérios estabelecidos por esses correspondentes e respeitando os horários de compensação.

Os interessados em fazer o Enem 2022 que obtiveram a isenção da taxa devem se inscrever na Página do Participante, mas não precisam fazer o pagamento para confirmar a participação.

Provas
O exame terá quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha.

No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e redação (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação) e de ciências humanas e suas tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia).

A aplicação terá cinco horas e 30 minutos de duração, contadas a partir da autorização do chefe de sala para o início das provas.

No segundo dia do exame, serão aplicadas as provas de ciências da natureza (química, física e biologia) e matemática e suas tecnologias. A aplicação terá cinco horas de duração, contadas a partir da autorização do chefe de sala para o início das provas.

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no Portal do Inep até o terceiro dia útil após a última prova.

Fonte: Agência Brasil

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

IPVA 2022: 4ª parcela vence nesta terça-feira (10); veja como emitir o boleto

A quarta parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2022 vence nesta terça-feira (10). Neste ano, os contribuintes que optaram pelo parcelamento foram beneficiados com abatimento de 5%, podendo chegar a até 10% com o desconto concedido pelo programa Sua Nota Tem Valor para os participantes que acumularam pontos em 2021. Os proprietários de veículos emplacados no Ceará podem emitir o boleto de pagamento pelos aplicativos Ceará App e Meu IPVA ou no site da Sefaz.

O Documento de Arrecadação do Estado (DAE) será gerado mediante a informação do chassi do veículo ou do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e da placa. A rede autorizada a receber o imposto inclui os bancos Caixa Econômica, Bradesco, Banco do Brasil (BB), Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Santander, Itaú e casas lotéricas. Há também a opção de pagar o IPVA com cartões de crédito vinculados ao Banco do Brasil ou Bradesco.

Após o pagamento da quarta parcela, restará somente uma cota, que deverá ser paga até o dia 10 de junho. Até o momento, aproximadamente 702 mil contribuintes pagaram as três primeiras parcelas do imposto, o que representou uma arrecadação de cerca de R$ 422,2 milhões. Outros cerca de 614 mil donos de veículos quitaram o IPVA em cota única, resultando no ingresso de aproximadamente R$ 380 milhões nos cofres públicos estaduais.

Frota Tributada
Cerca de 2,3 milhões de veículos serão tributados, com previsão de arrecadar em torno de R$ 1,5 bilhão. Do total recolhido, 50% pertencem ao Tesouro Estadual. Os outros 50% são destinados aos municípios onde os veículos estão licenciados.

Isenção
Pessoas com deficiência têm direito à isenção do imposto, assim como proprietários de máquinas agrícolas, táxi, ônibus de transporte urbano e metropolitano, além de veículos com mais de 15 anos de fabricação.

Aplicativos Ceará App e Meu IPVA
Disponíveis para smartphones e tablets, as ferramentas podem ser baixadas gratuitamente nas lojas Play Store (Android) e App Store (IOS). Por meio dos aplicativos, o contribuinte pode emitir o boleto de pagamento, copiar o código de barras e efetuar o pagamento pelo Internet Banking do celular, além de fazer consultas sobre a situação do veículo.

Passo a passo > Selecione a opção “Pagar IPVA” e digite a placa e o Renavam ou o chassi..

Como pagar o IPVA pelo site da Sefaz
No site da Sefaz, o contribuinte deve acessar o menu “Serviços” e a opção “IPVA”. Em seguida, basta selecionar o botão “Acesso ao Sistema” e escolher o item “Imposto”.

Depois, é só clicar em “Emitir DAE IPVA” e digitar os dados do veículo (chassi ou placa e Renavam). Após pesquisar, o sistema apresentará os valores das cinco parcelas e, logo abaixo, as opções “Imprimir Carnê” e “Imprimir Saldo Devedor”. Escolhendo o item “Imprimir Carnê”, o contribuinte emitirá, em um único documento, todos os boletos de parcelamento. Já a opção “Imprimir Saldo Devedor” é para quem desejar emitir um único DAE com o valor integral do IPVA.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

AddThis