Polícia Militar apreende quatro armas de fogo e 12 munições em Caririaçu

Uma ação realizada pelo Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), da Polícia Militar do Ceará (PMCE), resultou na apreensão de quatro armas de fogo e doze munições. A apreensão ocorreu na manhã dessa quinta-feira (21), em um terreno abandonado, em Caririaçu. De acordo com informações policiais, possivelmente as armas eram utilizadas em caças ilegais.

Equipes do CPRaio patrulhavam na localidade de Serra Góis, quando receberam a notícia de que um grupo estaria praticando caça ilegal em um terreno na região. De imediato a composição realizou buscas na área e localizou o terreno com uma construção inacabada. Durante uma varredura, os policiais encontraram quatro espingardas e 12 munições, dentro de um saco coberto por vegetação.

Todo o material foi apreendido e encaminhado para a Delegacia Municipal de Caririaçu. Na unidade policial, foi realizado um procedimento para investigar a procedência do material ilícito.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Calor pode provocar desidratação, confusão mental e desmaios em idosos

Com o calor excessivo o risco de desidratação em idosos pode aumentar e causar confusão mental, agitação, prostração, tonturas e quedas, além dos efeitos na pele, como maior flacidez ou aparência ressecada, e nas mucosas, que também ressecam e podem ficar descoradas. Em alguns casos, o idoso pode precisar de hidratação intravenosa.

Para esses casos a indicação é a de procurar atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) ou Unidades Básicas de Saúde (UBSs), para passar por avaliação médica que decidirá se a hidratação deve ser intravenosa ou pode ser feita em casa. Em casos de emergência, além de poder ser encaminhado para uma UPA por um familiar, o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) também pode ser acionado pelo telefone 192.

“Devido a essa onda de calor que está acometendo quase todo o Brasil, é muito importante conversarmos sobre a hidratação da pessoa idosa. Os idosos são uma parcela da população que é bastante sensível a desidratação e ela corre de uma forma mais fácil e rápida, porque o idoso pode não ter o mecanismo da sede funcionando perfeitamente. Ou seja, apesar de o corpo estar precisando de água, de líquido, a sede não faz o idoso buscar essa hidratação”, explicou o vice-presidente da Sociedade Brasileira Geriatria Gerontologia Estado SP (SBGG), Leonardo Brando Oliva.

Segundo ele, o primeiro órgão prejudicado com a desidratação é o rim, mas a falta de líquido adequado no corpo da pessoa idosa pode levar problemas relacionados à pressão baixa como tontura seguida de quedas e até mesmo desmaios. “É muito importante então que estimulemos os idosos a não apenas beber água, mas outros líquidos, porque bebidas com sabor podem facilitar muito aceitação daqueles que não gostam de beber água”, disse. Entre as recomendações estão a água de coco, chá gelado, sucos leves, água saborizada, colocada em uma jarra com pequenos pedaços de frutas.

Oliva alertou ainda sobre o tipo de roupa utilizada tanto pelos mais novos quanto pelos idosos. O ideal é vestir roupas leves e evitar exposição solar de forma prolongada, além de evitar permanecer em ambientes muito quentes e pouco arejados. “Isso também aumenta a chance de desidratação. É preciso também ficar atento ao horário da realização de atividade física. Aqueles idosos que realizam atividade física devem escolher o início da manhã ou o final de tarde quando a temperatura é mais amena”.

É preciso ainda usar o protetor solar, manter os ambientes ventilados e usar umidificador em dias de baixa umidade do ar. Entre os sinais de desidratação, estão boca seca, sede, redução do volume de urina, sintomas que podem evoluir os sinais mais graves.

Fonte: Agência Brasil

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

UFCA abre processo seletivo complementar para os cursos de Engenharia Civil e de Materiais

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) lança edital, referente ao Processo Seletivo Complementar (Semestre 2023.2), para ingresso de 55 novos estudantes nos cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Materiais.

Do total, 24 estão disponíveis para Engenharia Civil e 31 para Engenharia de Materiais – cursos localizados no campus Juazeiro do Norte, com aulas em turno integral. As vagas disponibilizadas são decorrentes do não preenchimento da oferta por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU/UFCA).

As inscrições estão abertas até o dia 26 de setembro, exclusivamente via Forms/UFCA. Para estar apto a concorrer, é necessário ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em pelo menos uma das últimas cinco edições (2018, 2019, 2020, 2021 e 2022), não ter zerado a Redação e/ou faltado a qualquer dia de prova.

Processo seletivo
O processo seletivo será realizado em três etapas, conforme consta no edital:
  • 1ª Etapa: Inscrições (eliminatória e classificatória);
  • 2ª Etapa: Pré-Cadastro (eliminatória);
  • 3ª Etapa: Confirmação Presencial de Matrícula (eliminatória).

Das vagas ofertadas, no mínimo 50% de cada curso, são reservadas para candidatos oriundos de escolas públicas. Nesse percentual, também estão as vagas para autodeclarados pretos, pardos e indígenas, para pessoas com deficiência e para candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo por pessoa. O restante destina-se à ampla concorrência.

Para cada curso e modalidade de concorrência, a classificação se dará em ordem decrescente de média final ponderada (conforme pesos estabelecidos em edital), baseada no desempenho do candidato na edição do Enem apontada no momento da inscrição.

Candidatos das modalidades de concorrência com reserva étnico-racial autodeclarados pretos e pardos também passarão por procedimento complementar de heteroidentificação, a ser realizado presencialmente por comissão designada pela instituição.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Operação da Polícia Militar em Santana do Cariri recolhe 27 fósseis em pedreiras

Durante um trabalho de prevenção ambiental e fiscalização do patrimônio cearense, a Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA), recolheu 27 unidades de fósseis que foram encontradas durante a extração de rochas, em pedreiras. A ação aconteceu nessa quarta-feira (20), em Santana do Cariri.

Uma equipe da 2ª Companhia do BPMA, em ação preventiva contra o tráfico de fósseis, foi até as pedreiras de calcário laminado (pedra Cariri), localizadas na zona rural da cidade e, com a ajuda dos trabalhadores locais, recolheu 27 fósseis encontrados durante a extração do minério.

Ao todo foram recolhidos 16 fósseis de peixes chondrichthyes, cinco insetos ephemeroptera, cinco plantas ruffoordia e um ainda não identificado. Os fósseis foram entregues ao Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens para estudos e exposição.

Saiba mais
Com a facilidade de encontrar indícios do período cretáceo na Chapada do Araripe, a região ganhou projeção internacional devido aos vários tipos de fósseis. Com essa visão, ampliaram-se, também, a prática de tráfico ilegal desses objetos.

Dessa forma, o BPMA realiza fiscalizações diárias e preventivas nas minas e pedreiras localizadas nos municípios de Santana do Cariri e Nova Olinda, além da educação ambiental dos colaboradores e proprietários desses locais, sobre a importância desses fósseis permanecerem no Brasil.

Já foram entregues ao Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, através do trabalho desenvolvido pelo BPMA, mais de 500 fósseis, dentre eles: plantas, crustáceos, aracnídeos, insetos, peixes e anfíbios.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

"Concertos para a Chapada" vai celebrar a música e a natureza; evento acontece em Crato

A Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira, equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais (Rece), da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult/CE), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), irá promover, no dia 1º de outubro, a primeira edição do “Concertos para a Chapada”. O evento vai acontecer a partir das 9h, em frente à Vila da Música, e contará com apresentações da Orquestra Padre David Moreira e do Coral da Universidade Federal do Cariri (UFCA), além da realização de uma Feira de Arte e Cultura.

Com o projeto “Concertos para a Chapada”, a Vila da Música irá realizar uma série de concertos instrumentais, aos domingos, com apresentações de seus grupos artísticos e de convidados, a céu aberto e com vista para a Chapada do Araripe, no bairro Belmonte, em Crato. 

“A Vila da Música, enquanto espaço de formação, tem papel fundamental no fomento da cena musical do Cariri. Além disso, essa iniciativa tem como proposta preservar e celebrar a rica tradição musical que é cultivada como uma prática coletiva nesse território singular, além de contribuir para o enriquecimento cultural, social, econômico, ambiental e turístico da região. O ‘Concertos para a Chapada’ também oportuniza o protagonismo dos grupos artísticos da Vila da Música, convidados locais, regionais e nacionais, oferecendo uma atividade potente em um dia de domingo”, destaca a gestora executiva da Vila da Música, Lucinha Rodrigues.

Ingresso Solidário
O acesso ao evento será gratuito, mediante doação de 1kg de alimento não perecível (exceto sal), para a campanha “Ingresso Solidário”, que atua em prol da segurança alimentar da população cearense e integra as ações de apoio e suporte emergencial para as famílias em situação de risco.

Serviço:

Concertos para a Chapada
Data: 1º de outubro de 2023
Horário: 9h
Local: Av. José Horácio Pequeno, Belmonte, Crato - CE (em frente à Vila da Música)
Ingresso Solidário: doação de 1kg de alimento não perecível

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Elmano anuncia construção de novos 42 Centros de Educação Infantil; veja cidades contempladas

O governador Elmano de Freitas assinou, nesta quinta-feira (21), ordem de serviço para a construção de 42 novos Centros de Educação Infantil (CEIs). A solenidade contou com a presença de secretários do Governo do Ceará e prefeitos dos municípios contemplados, entre outras autoridades.

Elmano de Freitas destacou que a chegada dos novos CEIs concede uma oportunidade de desenvolvimento que muitos não possuíram no passado. “Por onde passo, escuto que o Ceará tem uma grande diferença: a continuidade de ações. Aqui estamos falando sobre uma política pública muito importante. Vamos continuar avançando para que essas crianças se alimentem bem, que elas possam desenvolver seu aspectos emocionais, sendo acompanhadas por profissionais capacitados. As nossas crianças merecem ter uma oportunidade que muitos de nós, de outras gerações, não tiveram”.

O investimento destinado para as obras é de R$ 77,6 milhões, recurso oriundo do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). As ações serão supervisionadas pela Superintendência de Obras Públicas (SOP).

“Essa é mais uma entrega que demonstra o esforço integrado entre as secretarias. A partir de agora, a SOP se concentra na tarefa de acompanhar e fiscalizar todas as etapas das obras, nos 42 municípios contemplados, para entregar um equipamento padrão e à altura da educação e do povo cearense”, ressalta Quintino Vieira, titular da SOP.



Olhar para a primeira infância
Onélia Santana aponta que o cuidado com a primeira infância é primordial para um bom desenvolvimento dos pequenos e da sociedade de forma geral, pensando no futuro. “Nós sabemos o quanto é importante esse espaço para as nossas crianças. Na primeira infância é onde a criança está desenvolvendo o seu potencial máximo. Precisamos cuidar cada vez mais dos pequenos neste momento de suas vidas, dando toda a estrutura necessária para isso”, afirmou.

Cada CEI tem capacidade para atender até 208 crianças de 0 a 5 anos, proporcionando mais aprendizagem e desenvolvimento a esse público. A estrutura é composta de quatro salas de aula, laboratório de informática, refeitório, cozinha, berçário, fraldário, dormitório, copa, recepção e playground.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

22 de setembro

1762 - A czarina Catarina, a Grande sobe ao trono do Império russo.
1862 - Abraham Lincoln proclama a liberdade aos escravos dos Estados Confederados da América.
1980 - Inicia-se a guerra Irã/Irão-Iraque.

Nasceram neste dia…
1791 - Michael Faraday, químico e físico britânico (m. 1867).
1958 - Andrea Bocelli (foto), tenor e compositor italiano.
1976 - Ronaldo Nazário, futebolista brasileiro

Morreram neste dia…
1828 - Shaka Zulu, chefe tribal Zulu e criador de inovadoras estratégias militares (n. 1787).
1897 - Antônio Conselheiro, líder religioso brasileiro do Arraial de Canudos (n. 1830).
1960 - Melanie Klein, psicoterapeuta austríaca (n. 1882).

Fonte: Wikipédia

Centec abre inscrições para o primeiro curso profissionalizante de Inteligência Artificial do Ceará

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado (Secitece), por meio de contrato de gestão firmado com o Instituto Centec, está ofertando o primeiro curso profissionalizante de Inteligência Artificial (AI) do Ceará. O curso está sendo articulado para os alunos serem imersos nessa tecnologia, que vem se tornando cada vez mais comum em nosso cotidiano.

Ao todo, serão disponibilizadas 50 vagas, com início das aulas previsto para o dia 25 deste mês, se estendendo até o dia 1º de novembro. As inscrições podem ser feitas através do link.

As aulas serão de segunda a sexta, das 18h às 21h, na modalidade a distância.

A qualificação é direcionada para pessoas a partir de 16 anos e terá uma carga horária de 80h.

Conteúdo programático
No curso, os alunos irão aprender noções básicas da utilização da IA no dia a dia e no mercado de trabalho, como ela vem sendo e será aplicada cada vez mais no nosso cotidiano como assistentes virtuais, na saúde para diagnósticos médicos mais precisos, mobilidade, educação, meio ambiente entre tantas outras áreas.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Nova fase do Desenrola Brasil entra em vigor no fim de setembro; confira as regras

O Ministério da Fazenda anunciou nesta sexta-feira (15), que a nova fase do Desenrola Brasil, programa de renegociação de dívidas voltado para pessoas com renda de até 2 salários mínimos ou que estejam inscritas no CadÚnico, começa no fim deste mês. 

Para esta fase, o governo vai lançar uma plataforma de renegociação de dividas. Para acessa-lá, será necessário ter cadastro no GOV.BR ativo. O cadastro é a identificação que comprova em meios digitais que o cidadão é o cidadão. Com ela, é possível se identificar com segurança na hora de acessar serviços digitais, como a Declaração de Imposto de Renda, Serviços do SUS, Portal e-Social e Enem. Ela é gratuita e está disponível para todos os brasileiros. 

Como se cadastrar no Gov.br?
Qualquer cidadão brasileiro ou estrangeiro com CPF pode fazer o cadastro dentro da plataforma Gov.br. Para criar a conta, é preciso baixar o aplicativo (App Store ou Google Play) e seguir os passo, começando pelo "criar conta".

Ao realizar o cadastro, o cidadão preenche um formulário simples e seus dados podem ser validados na Receita Federal ou no INSS. O cadastro também pode ser realizado em uma Agência do INSS ou nos postos do Senatran. Todavia, este formulário só permite o nível Bronze.

Com o cadastro, o cidadão consegue ter acesso a diversos serviços digitais do governo como INSS, carteira de trabalho digital e o seguro desemprego.

Os níveis de conta do Gov.br

Bronze
A assinatura simples pode ser utilizada para transações dentro das plataformas do governo que não envolvam informações protegidas por grau de sigilo. Permite acesso a solicitação de agendamentos ou atendimentos; solicitação de acesso a portal do governo; envio de documentos digitais em geral; requerimento de benefícios assistenciais, trabalhistas ou previdenciários diretamente pelo interessado.

Prata
A assinatura prata utiliza o certificado digital, com o processo de emissão via Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), e pode ser usada em todas as transações e documentos com o Poder público.

Ouro
O nível ouro é aceito nos processos e transações com entes públicos quando envolvem informações protegidas por grau de sigilo e registro de atos nas juntas comerciais, como registro ou transferência de propriedade de empresas, marcas ou patentes; celebração de contratos; envio de documentos digitais ou de pedidos de recurso em procedimentos administrativos ou de fiscalização.

Como conseguir nível prata no Gov.br usando o aplicativo
  • Passo 1: faça o cadastro cadastro dentro do aplicativo Gov.br (App Store ou Google Play)
  • Passo 2: para aumentar o nível, clique em "aumentar nível da conta"
  • Passo 3: faça o reconhecimento facial pelo app para conferência da sua foto nas bases da Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
  • Passo 4: valide seus dados via internet banking de um banco credenciado
Como conseguir nível ouro no Gov.br
  • Passo 1: acesse a sua conta no app Gov.Br (App Store ou Google Play)
  • Passo 2: clique em "Aumentar nível da conta"
  • Passo 3: faça o reconhecimento facial para a conferência da foto nas bases da Justiça Eleitoral

Quem pode participar do programa Desenrola?
O programa abrange três públicos. Os devedores com débito de até R$ 100, que poderão limpar o nome; o público-alvo, a faixa 1, com renda de até dois salários mínimos e débitos de até R$ 5 mil e que serão o alvo da plataforma digital em setembro, e a faixa 2, que abrange brasileiros com renda de até R$ 20 mil e dívidas bancárias, que poderão renegociar débitos a partir desta semana.

Como limpar o nome no Desenrola Brasil?
Os brasileiros com dívidas em atraso de até R$ 100 com os bancos terão o nome automaticamente limpos. Eles serão “desnegativados”. A Fazenda espera que 1,5 milhão de pessoas sejam beneficiadas  Uma portaria com os detalhes da operação deverá ser publicada no Diário Oficial da União de hoje.

Como participar do Desenrola Brasil 2023?
Assim como na primeira fase, haverá uma plataforma onde o consumidor inadimplente terá que se inscrever para participar do programa de renegociação de dívidas. A plataforma deve estar no ar no fim da próxima semana. Além do desconto sobre o valor pago, o consumidor inadimplente poderá escolher entre pagar o valor restante à vista ou parcelado.

O devedor poderá com recursos próprios ou firmar empréstimo com agente financeiro habilitado no programa para pagar a dívida .

As dívidas poderão ser parceladas em até 60 meses. Não haverá necessidade de entrada e os juros do financiamento serão de 1,99% ao mês. O pagamento das parcelas poderá ser feito por débito em conta, Pix ou boleto bancário.

Como vai funcionar a segunda fase do programa do governo Desenrola?
O programa terá duas faixas. A primeira irá contemplar pessoas que recebem até dois salários mínimos ou que estejam no Cadastro Único (CadÚnico). Essa faixa terá uma garantia de renegociação de dívida por parte do governo federal. O programa para esse público irá começar em setembro.
  • Serão renegociadas dívidas cadastradas até 31 de dezembro de 2022.
  • O pagamento poderá ser feito à vista ou por financiamento bancário de até 60 parcelas. O devedor precisa escolher um banco inscrito no programa para fazer a renegociação.
  • Para quem optar pelo parcelamento, não haverá entrada.
  • A primeira parcela terá vencimento após 30 dias.
  • Os juros do financiamento serão de 1,99% ao mês.
  • O pagamento das parcelas poderá ser feito por débito em conta, PIX ou boleto bancário.
  • Caso o devedor não pague a parcela, o banco poderá fazer a cobrança e deixar o nome da pessoa novamente "sujo" na praça.
  • Os beneficiários do programa também poderão fazer um curso de Educação Financeira.

Segundo o Ministério da Fazenda, tanto a Faixa I quanto a Faixa II estarão isentas de pagamento de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Fonte: Exame
 
Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Alexandre Lucas lança seu sétimo livro digital; escritor disponibiliza exemplar para ser baixado gratuitamente

O escritor Alexandre Lucas lança o seu novo trabalho digital intitulado "Xela", segundo o próprio autor, se trata da “contradição”, dos “retalhos de Frida e Maiakovski”, o “silêncio gritante, a roseira vermelha e o “Diário de Anne”. Ou seja, “Xela” é a indefinição, o infinito, a persona escolhida pelo autor para ele dizer o que vai dentro de si.

A obra inicia com uma dedicatória “A minha trindade: Filho, mãe e pai que ponteiam minhas costuras e que me fazem acreditar no amor”. Depois, vem o primeiro texto explicando (ou não) para o leitor quem é “Xela”, seguido de um sumário que mais parece um encadeamento de títulos retirados de poemas do próprio escritor. 

O livro reúne trinta e nove crônicas com narrador feminino produzidas nos últimos dois anos.   Quando perguntado porque escolheu criar uma narradora para sua obra, Alexandre Lucas é enfático ao responder: “... me faço essa pergunta todos os dias”. Nós leitores que lutemos para saber essa resposta, lembrando que a Literatura não responde perguntas, mas que nos possibilita fazê-las, mas, sobretudo, imaginar as inúmeras possibilidades em respondê-las. Afinal, Literatura, é transgressão!

Esse é o sétimo livro digital do autor, que já lançou "Entranhamentos" (2011), de caráter mais político que discute algumas questões relacionada às artes e, posteriormente, "Toda poesia ao corpo" (poesia), "Casa das Invenções" (crônicas), "Um livro inteiro de pedaços" (ilustrações e textos poéticos), "Tesoura e Martelo" (poesia) e "Cabueta da Miséria" (crônicas). 

Na expectativa pelo oitavo livro do autor. Na esperança (do verbo esperançar) em que a Literatura possa chegar a todos aqueles que têm fome de Leitura.

Os livros podem ser baixados no link: https://is.gd/obeYMz

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Setembro amarelo: HRC intensifica cultura de segurança do paciente

A segurança do paciente, durante a internação, é um tema que vem ganhando cada vez mais espaço. Em 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o Dia Mundial de Segurança do Paciente, comemorado em 17 de setembro. O objetivo da data é conscientizar profissionais de saúde, gestores, pacientes e a sociedade civil sobre a necessidade da implementação das práticas de segurança dentro dos serviços de saúde.

Para a OMS, o envolvimento do paciente e acompanhantes no cuidado é uma das ferramentas mais importantes para a melhoria da sua segurança, sendo reconhecidos como membros da equipe de saúde. No Hospital Regional do Cariri, os profissionais realizam essa integração comunicando e orientando sobre quaisquer cuidados e procedimentos que venham a ser realizados. 

Durante o trajeto do leito hospitalar até o portão de entrada do HRC, a técnica de enfermagem da unidade, Magali da Silva, repassou as últimas orientações para sua paciente, que acabou de receber alta hospitalar. “Lembre-se de diminuir o consumo de sal e açúcar e tome os medicamentos no horário correto, para não ter mais sustos”. As instruções foram para a aposentada Lúcia Maria, internada na unidade diagnosticada com Acidente Vascular Cerebral (AVC).

“Apesar de toda a situação da doença, a experiência no hospital foi muito positiva. Fui muito bem atendida. O que mais me surpreendeu foi que a todo momento estava sendo informada do que estava acontecendo comigo. A cada consulta, os profissionais explicaram sobre os procedimentos, que iriam realizar, e sobre os cuidados que eu precisava ter nas horas seguintes”, comentou a aposentada.

Outra medida importante adotada pelos serviços de saúde é a identificação do paciente que, embora pareça simples, pode desencadear problemas quando não executada de maneira correta. 

“Desde minha entrada no hospital até a alta hospitalar sempre estive com a identificação no meu pulso. Durante as consultas, os profissionais sempre me orientaram chamando pelo meu nome, questionando como estava me sentido, se estava com dores, se conseguia me movimentar. São pequenas ações que fazem toda a diferença, porque vemos ali o cuidado e a empatia com os pacientes”, ressaltou Lúcia Maria.

Semana de ações 
Ao longo de toda semana, as unidades geridas pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), incluindo o HRC, realizarão blitz e treinamentos educativos para debater a temática com profissionais, pacientes e acompanhantes, onde são debatidos os seguintes temas: higienização das mãos, identificação segura e redução do risco de Quedas. 

Para a Assessora da Qualidade do Hospital Regional do Cariri (HRC), Anne Rafaela, o envolvimento do paciente e da família é uma das estratégias para a eliminação de danos evitáveis nos cuidados de saúde. “Pacientes, familiares e cuidadores têm um papel crucial na segurança do paciente, eles são considerados parceiros em seus cuidados. Quando ocorre esse engajamento, ganhos significativos são obtidos em segurança, satisfação e resultados de saúde”, afirmou.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Ceará foi o único estado que teve alta na produção industrial em julho

A indústria cearense teve alta de 1,2% na sua produção no mês de julho comparado a junho deste ano, sendo o único dentro de um conjunto de 15 estados acompanhados na Pesquisa Industrial Mensal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No mesmo período, a produção industrial brasileira apresentou queda de 0,6%. Os números foram apresentados na última quarta-feira (13).

O governador Elmano de Freitas comemorou o crescimento. “Boa notícia para a economia do Ceará. O estado foi o único do país a apresentar crescimento da indústria no mês de julho, com índice de 1,2%, de acordo com dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), do IBGE. Seguimos trabalhando, dia e noite, para que a economia cearense cresça e gere mais empregos à nossa população”, comentou Elmano.

De acordo com a pesquisa do IBGE, os setores que mais contribuíram para essa posição de destaque da indústria local foram os de artefatos de couro, artigos para viagem e calçados, metalurgia e produtos de metal.

Joaquim Rolim, secretário-executivo da Indústria da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), ressaltou que a PIM Regional é um incentivo a mais para que o Estado siga na atração de mais negócios. “O resultado do mês de julho nos dá otimismo para continuarmos trabalhando forte em prol do desenvolvimento do Ceará, sempre buscando atrair mais investimento, desenvolver mais o setor industrial e melhorar a competividade”, disse o gestor.

A PIM Regional
Desde a década de 1970, o levantamento traz indicadores de curto prazo relativos ao comportamento do produto real das indústrias extrativas e de transformação. Mensalmente, aponta índices para 17 unidades da federação cuja participação é de, no mínimo, 0,5% no total do valor da transformação industrial nacional.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Fies: Ministério da Educação anuncia processo seletivo para 60 mil vagas remanescentes

O Ministério da Educação (MEC) anunciou, nesta sexta-feira (15), a previsão de oferta de cerca de 60 mil vagas por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ainda este ano. São vagas remanescentes, ou seja, aquelas cujos financiamentos não foram contratados no processo de seleção regular. Os inscritos serão classificados com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).  

A convocação para ocupação de vagas remanescentes do Fies foi interrompida em 2021, e agora foi retomada.

Segundo o MEC, os prazos de inscrição e todos os critérios exigidos para participar do processo seletivo serão divulgados até outubro, por meio de edital.

Nas edições anteriores, a ocupação de vagas remanescentes se dava por ordem do registro da inscrição no sistema. Agora, os inscritos serão selecionados de acordo com a classificação de suas notas no Enem. Serão consideradas as edições do exame a partir de 2010.

Outra mudança para o preenchimento de vagas, de acordo com a pasta, é que todas as mantenedoras de instituições de ensino superior privadas poderão participar do próximo processo seletivo, independentemente de ter participado de edições do Fies já realizadas este ano, o que não era permitido nas seleções passadas. Os prazos e critérios para participação das instituições de ensino serão também definidos em edital previsto para ser publicado até o final de setembro.

A retomada do processo seletivo havia sido antecipada pelo diretor de Políticas e Programas de Educação Superior do Ministério da Educação, Alexandre Fonseca, no seminário Diálogo sobre a reconstrução do Fies, promovido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes). Segundo Fonseca, os financiamentos serão para estudantes que estão matriculados em cursos de ensino superior em instituições privadas.

A retomada no preenchimento de vagas remanescentes é resultado das discussões que ocorrem no MEC para a reconstrução do Fies. A intenção é retomar o caráter social do programa. A pasta deverá lançar, em breve, o Fies Social, que cobrirá 100% dos custos das mensalidades em instituições privadas de ensino superior.

O Fies foi criado em 1999 e oferece financiamento a estudantes em instituições particulares de ensino a condições mais favoráveis que as de mercado. O programa, que chegou a firmar, em 2014, mais de 732 mil contratos, sofreu, desde 2015, uma série de mudanças e enxugamentos.

Um dos principais motivos para as mudanças nas regras do Fies, de acordo com gestões anteriores do MEC, foi a alta inadimplência, ou seja, estudantes que contratam o financiamento e não conseguem quitar as dívidas.

Fonte: Agência Brasil

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

18 de setembro

1810 - Independência do Chile, da Espanha.
1851 - Publicação da primeira edição do jornal nova-iorquino The New York Times.
1947 - É criada a Agência Central de Inteligência, mais conhecida como CIA.

Nasceram neste dia…
1905 - Greta Garbo, atriz sueca (m. 1990).
1951 - Dee Dee Ramone, músico estadunidense (m. 2002).
1971 - Lance Armstrong, ciclista estadunidense, heptacampeão do Tour de France.

Morreram neste dia…
    96 - Domiciano, imperador romano (n. 51).
1783 - Leonhard Euler, físico e matemático suíço (n. 1707).
1970 - Jimi Hendrix (foto), músico estadunidense (n. 1942).

Fonte: Wikipédia

AddThis