Camilo Santana anuncia que não está com coronavírus

O governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, informou na manhã deste sábado (21) que testou negativo para o novo coronavírus. O anúncio foi feito nas redes sociais do chefe do Executivo estadual, ao garantir que o Hospital Leonardo da Vinci começa a funcionar neste fim de semana para receber pacientes com coronavírus. O Ceará tem 68 casos confirmados da covid-19, segundo o último boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde (Sesa).

"Aproveito para desejar rápida recuperação ao prefeito Roberto Cláudio, cujo resultado para coronavírus deu positivo, e aos demais cearenses infectados. Informo que, em função do contato que tive com alguns deles, realizei o teste essa semana e deu negativo. Apelo aos cearenses que evitem sair de casa neste momento de alta propagação do vírus", explicou Camilo.

Na noite desta sexta, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, anunciou teste positivo para a doença. Um dia antes, o irmão do político, o senador Prisco Bezerra, também havia testado positivo.

Anteriormente, a lista de autoridades cearenses infectadas incluía a vice-governadora Izolda Cela; o líder do Governo Camilo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Júlio César Filho; o ex-prefeito de Sobral e marido de Izolda, Veveu Arruda;  o ex-deputado estadual e pré-candidato pelo PSDB à Prefeitura de Fortaleza, Carlos Matos; e o ex-deputado Raimundo Gomes de Matos.

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

MPCE recomenda autoridades de Saúde a adquirirem bens e serviços necessários para combater pandemia

O Ministério Público do Estado do Ceará, por meio da 137ª Promotoria de Justiça – Defesa da Saúde Pública, recomendou ao secretário da Saúde do Estado e à secretária da Saúde de Fortaleza que adotem as providências necessárias para garantir o direito à saúde e o atendimento da população do Estado do Ceará com a aquisição/requisição de todos os bens e serviços necessários a atender a demanda da pandemia do Novo Coronavírus, inclusive de insumos, equipamentos e outros bens e serviços de pessoas físicas e jurídicas.

Na prática, a Recomendação quer garantir a compra de insumos básicos para o atendimento à população nas unidades de saúde, como máscaras, álcool em gel, e outros itens indispensáveis para resguardar a saúde dos doentes atendidos e dos profissionais de saúde.

A promotora de Justiça titular do órgão, Ana Cláudia Uchôa, fundamenta a recomendação em duas leis federais. Na Lei Nº 8.080, que regulamenta o Sistema Único de Saúde, a justificativa está no Art. 15, XIII – “para atendimento de necessidades coletivas, urgentes e transitórias, decorrentes de situações de perigo iminente, de calamidade pública ou de irrupção de epidemias, a autoridade competente da esfera administrativa correspondente poderá requisitar bens e serviços, tanto de pessoas naturais como de jurídicas, sendo-lhes assegurada justa indenização”. Já na Lei Nº 13.979, que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019, no artigo 3°, VII, que trata da “requisição de bens e serviços de pessoas naturais e jurídicas, hipótese em que será garantido o pagamento posterior de indenização justa”, e no inciso VIII, que trata da “autorização excepcional e temporária para a importação de produtos sujeitos à vigilância sanitária sem registro na Anvisa, desde que a) registrados por autoridade sanitária estrangeira; e b) previstos em ato do Ministério da Saúde”.

A determinação do Ministério Público requer que as Secretarias da Saúde instadas informem as medidas adotadas no cumprimento da Recomendação num prazo máximo de cinco dias.


Curta nossa página no Facebook

Validade das CNHs foram prorrogadas por tempo indeterminado

O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) informa que, em conformidade com a Deliberação n°182, de 19 de março de 2020, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) considerando a urgente necessidade de evitar aglomerações de pessoas em decorrência do coronavírus (Covid-19) determinou a ampliação e a interrupção de prazos de processos e de procedimentos nas áreas de habilitação e registro de veículos.

A validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Permissão para Dirigir (PPD) vencidas desde 19 de fevereiro de 2020 terão seu prazo prorrogado por tempo indeterminado para fins de fiscalização. Já o prazo para que o processo de habilitação do candidato permaneça ativo no órgão foi ampliado para 18 (dezoito) meses, inclusive para os processos administrativos em trâmite.

Também foram interrompidos, por tempo indeterminado, os prazos para defesa de autuação (notificação), recursos de multa, defesa processual e recursos para suspensão do direito de dirigir e de cassação do documento de habilitação, bem como o prazo para identificação do condutor infrator, previsto no art. 257, § 7º, do CTB, válido também para os processos administrativos já iniciados.

No caso dos documentos de veículos, para fins de fiscalização, ficam interrompidos, por tempo indeterminado, o prazo para o proprietário realizar a expedição de Certificado de Registro de Veículo (CRV, também conhecido como DUT) em caso de transferência de propriedade de veículo adquirido desde 19/02/2020 e o prazo para registro e licenciamento de veículos novos, desde que ainda não expirados.

Atendimento Presencial
Não haverá atendimento presencial nos postos do Detran-CE em todo o estado no período de 23 a 27 de março de 2020, em cumprimento ao Decreto Estadual nº33.519 que estendeu o ponto facultativo ao serviço público estadual.

Retirada de veículos apreendidos e leilão
Para os veículos que foram apreendidos e se encontravam nos pátios do Detran em todo o Ceará, não haverá cobrança de diárias a partir do dia 19/03/2020, último dia de funcionamento do órgão para liberação dos mesmos até a normalização do atendimento presencial. O maior pátio de Fortaleza, localizado na Av. Pres. Juscelino Kubitschek, nº5802, no bairro Passaré, funcionará em regime de plantão, em dias e horários que serão informados em breve. O leilão de veículos também está suspenso por tempo indeterminado.

Conforme já divulgado anteriormente, as medidas de prorrogação de prazos já estavam sendo solicitadas pelo Detran-CE, através da Associação Nacional dos Detrans (AND) para que fossem realizadas no âmbito nacional, com o objetivo de evitar aglomerações nos postos de atendimento e não gerar prejuízo para os motoristas e proprietários de veículos.

O Detran-CE mantém suas equipes de tecnologia da informação trabalhando em regime de home office para que todo o suporte necessário para o atendimento on-line seja realizado.

Curta nossa página no Facebook

Hospitais Santo Antônio e do Coração suspendem atendimentos eletivos para conter coronavírus

A partir deste sábado (21), o Hospital do Coração e o Hospital Santo Antônio, mantidos pela Fundação Otília Correia Saraíva - Focs, suspendem serviços que não se enquadrem nas urgências e emergências referenciadas pelas unidades de saúde: pacientes cardíacos e com traumatismo craniano.

Em virtude da pandemia por Coronavírus (Covid-19), equipes médicas, colaboradores e pacientes em estado mais grave que já estão internados precisam ser resguardados do contato com pacientes externos que os serviços eletivos trazem para o complexo hospitalar diariamente.

Pensando no bem maior e na segurança da saúde coletiva, esperamos que esse momento passe o mais breve possível para que todos os serviços sejam normalizados.

Curta nossa página no Facebook

Buscar ajuda é o segredo de como se livrar da depressão

Caracterizado por uma sensação de profunda tristeza, cansaço, melancolia e falta de motivação para realizar atividades diárias, o transtorno depressivo é apontado por especialistas como o mal do século 21. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ele já atinge mais de 350 milhões de pessoas no mundo. Mas como se livrar da depressão?

A resposta não é tão simples. Afinal, existem grandes diferenças entre a doença, caracterizada como um disfunção mental, em que a vida perde o significado para o paciente, e um simples desânimo passageiro.

Trata-se de um problema com causas variadas, que vão desde um desequilíbrio químico do cérebro até acontecimentos traumáticos. Independente de qual seja, é importante ir em busca de ajuda.

Como se livrar da depressão e retomar a rotina?

Se você anda se sentindo desmotivado, sem interesse em realizar suas atividades, está com dificuldades para dormir ou dorme mais do que o ideal e sente-se muito mal consigo mesmo, pode estar com depressão. Outro indício inclui ainda pensamentos recorrentes de machucar a si mesmo.

Embora tudo possa parecer difícil demais para lidar, saiba que é possível voltar a enxergar a vida mais colorida. A depressão tem cura. O primeiro passo é buscar um profissional especializado, capaz de confirmar o diagnóstico e dar início ao tratamento.

Por isso, quando perceber que os sentimentos negativos estão dominando a sua vida e que sozinho você não consegue dar conta de se recuperar, é hora de buscar ajuda e estar aberto às opções.

Segundo estimativas da OMS, apenas 37% dos depressivos graves recebem algum tipo de tratamento. Isso pode acarretar prejuízos importantes na vida do paciente, tanto de ordem física e emocional quanto nos aspectos sociais. Para recuperar sua autoestima e se sentir mais feliz, veja algumas dicas de como se livrar da depressão:

Terapia
O primeiro passo para curar a depressão é identificar a doença e suas possíveis causas. A recomendação é procurar auxílio médico, capaz de indicar as melhores alternativas. Através da terapia, por exemplo, você poderá se abrir e investigar os possíveis fatores por trás da depressão.

Medicação
Conforme já foi mencionado, a depressão envolve não somente fatores sociais e ambientais, mas também causas genéticas e neuroquímicas, relacionadas ao mau funcionamento dos neurotransmissores.

Neste caso, o médico poderá indicar remédios que agem sobre a noradrenalina e serotonina, substâncias diretamente relacionadas ao mecanismo da doença. Embora seja importante controlar  o número de medicamentos, eles costumam ser parte importante da recuperação.

Atividades físicas
É comum que os médicos recomendem, durante o tratamento da depressão, a prática de atividades físicas. Principalmente porque a ciência já comprovou que dois hormônios liberados durante os exercícios, a endorfina e a dopamina, têm influência positiva sobre o humor e as emoções, provocando a sensação de bem-estar. Que tal começar?

Alimentação equilibrada
Sua própria dieta pode auxiliar no controle da depressão. Procure manter uma alimentação balanceada, que forneça substâncias como magnésio, cálcio, ferro e vitaminas para o seu corpo. Elas auxiliam no controle da serotonina, o que permite que o cérebro funcione melhor, aliviando os sintomas do transtorno depressivo.

Depressão x tristeza

Se você desconfia que algum familiar ou amigo está com depressão, o primeiro passo é não julgar a pessoa. Há quem ainda acredite e reproduza que a doença não passa de uma tristeza passageira e que basta um pouco de empenho para superar o momento. Para ajudar, deixe de lado estereótipos como esses.

Segundo estimativas da OMS, o transtorno será a maior causa de incapacitação nos países em desenvolvimento até 2020 e a doença mais comum do mundo até 2030. Ou seja, está mais do que na hora abandonar o preconceito.

Diante de um amigo deprimido, esteja disponível para ouvir, ofereça apoio através de pequenos gestos e jamais minimize a dor que ele está sentindo – ela é real. Seja paciente e incentive a busca de apoio especializado.

Quando não tratada, a depressão pode levar a outros problemas, como o transtorno de ansiedade, a bipolaridade e o transtorno obsessivo compulsivo (TOC). Ela também pode induzir o indivíduo ao consumo de álcool e drogas. O diagnóstico é importante para que o paciente recupere a qualidade de vida.

Fonte: Doutíssima

Curta nossa página no Facebook

Justiça obriga hospital a revelar exame de Bolsonaro

A Justiça Federal do Distrito Federal determinou nesta sexta-feira, 20, que o Hospital das Forças Armadas (HFA) informe imediatamente ao governo do Distrito Federal a relação completa dos pacientes infectados pelo novo coronavírus. Segundo o presidente Jair Bolsonaro postou em suas redes sociais, um exame feito no HFA atestou que ele não foi infectado pela covid-19.

Em sua decisão, a juíza Raquel Soares Chiarelli também impôs uma multa de R$ 50 mil ao diretor do hospital por cada paciente que tiver a informação sonegada. Além de Bolsonaro, integrantes da comitiva presidencial que acompanharam o presidente da República em viagem aos Estados Unidos também fizeram exames no HFA.

"Já é notório que a devida identificação dos casos com sorologia positiva para a covid-19 é fundamental para a definição de políticas públicas para o enfrentamento urgente e inadiável da pandemia, a fim de garantir a preservação do sistema de saúde e o atendimento da população", escreveu a juíza em sua decisão.

"De modo que não se justifica, sob nenhuma perspectiva, a negativa da União em fornecer essas informações ao Distrito Federal, que tem competência constitucional para coordenar e executar as ações e serviços de vigilância epidemiológica em seu território."

Nesta sexta-feira, Bolsonaro voltou a minimizar pandemia do novo coronavírus, que já matou mais de 10 mil pessoas no mundo, e tratou a doença como uma "gripezinha". "Depois da facada, não vai ser uma gripezinha que vai me derrubar", disse o presidente após o Estado questioná-lo, em entrevista no Palácio do Planalto, a razão de ele não tornar público os resultados dos seus exames.

O jornal O Estado de S. Paulo pede há uma semana a Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) que apresente os resultados do exames já feitos pelo presidente, mas até esta sexta-feira não obteve resposta.

Ao todo, 22 pessoas que acompanharam Bolsonaro na viagem que fez aos Estados Unidos, na semana passada, contraíram o coronavírus. Entre eles, assessores próximos e o ministro do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno, que se reuniu três vezes com Bolsonaro no dia anterior a ser diagnosticado com a doença.

Bolsonaro teve contato com auxiliares que já foram diagnosticados com o coronavírus nos últimos dias, como o secretário de Comunicação, Fabio Wajngarten, e o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno. Segundo divulgou em suas redes sociais, porém, os dois primeiros testes feitos pelo ele deram negativo.

O presidente voltou a afirmar que, caso receba orientação médica, poderá fazer um novo exame. Mais cedo, ele afirmou que pode já ter contraído o vírus. "Fiz dois testes, talvez faça mais um até, talvez, porque sou uma pessoa que tem contato com muita gente. Recebo orientação médica", disse ele ao deixar o Palácio da Alvorada pela manhã. "Toda família deu negativo aqui em casa. Talvez eu tenha sido infectado lá atrás e nem fiquei sabendo. Talvez. E tô com anticorpo."

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que acompanhava Bolsonaro na entrevista no Planalto, defendeu o sigilo sobre os resultados dos exames. "Os exames do paciente são do paciente. São da sua intimidade. A gente não faz divulgação nem do seu, nem do meu, nem do de ninguém", disse Mandetta.

O contato com uma pessoa infectada é uma das formas de transmissão do coronavírus. O presidente foi criticado por infectologistas e até por aliados por expor os manifestantes ao risco de contaminação pela covid-19.

Comitiva
Mesmo assim, o presidente disse que pretende manter sua rotina de trabalho. Bolsonaro disse que fará uma festa de aniversário em casa, restrita a familiares, para comemorar os 65 anos completados neste sábado.

Fonte: Estadão Conteúdo

Curta nossa página no Facebook

Governo do Ceará determina novas medidas de enfrentamento ao coronavírus

Utilizando suas redes sociais, o governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou novo decreto estadual com medidas com o objetivo de conter a propagação da Covid-19, o novo coronavírus no Ceará. Entre as medidas estão o fechamento de comércio, templos, igrejas, museus, barracas de praia, e outros locais que permitam a aglomeração de pessoas, por 10 dias, além da interrupção do serviço de transportes intermunicipais, e barreiras terrestres nas rodovias, e a cada divisa do Estado, entre outras determinações.

“É importante lembrar que apenas se reduz a contaminação via isolamento social, e isso é uma experiência do mundo inteiro. Sei que essas medidas são duras, mas necessárias para retardar a contaminação do vírus aqui no Ceará”, explicou Camilo Santana.

O governador ressaltou a necessidade da diminuição de propagação de casos no Estado, levando em consideração o sistema de saúde. “Se a velocidade da contaminação continuar crescendo, em poucos dias vamos exaurir os sistemas de saúde pública e privada no Ceará, dificultando assim o atendimento para pessoas em estado de saúde grave. Por isso percebemos a necessidade de medidas mais restritivas”, apontou o governador.

As decisões foram tomadas após reuniões virtuais com o Tribunal de Justiça, através do presidente Washington Luis Bezerra de Araújo, a Assembleia Legislativa, com o presidente José Sarto, prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, Ministério Público, com o procurador geral, Emanuel Pinheiro, e o secretário de Saúde, Dr. Cabeto, e levam em consideração as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), e a situação epidemiológica do Estado e sua curva ascendente de contaminação.

Nas barreiras terrestres das rodovias, haverá uma fiscalização sanitária em cada divisa do Estado, feita pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE), com a orientação de profissionais de saúde. O intuito é o de impedir a entrada no Ceará de pessoas ou mercadorias contaminadas, e ou que possam trazer prejuízos sanitários ao Estado.

“Só vamos reduzir a contaminação ao reduzir o fluxo de gente nas ruas. E nesse momento o que está em jogo é a vida das pessoas. Sei que essas decisões tem repercussões econômicas, mas nesse momento a nossa prioridade é preservar vidas e resguardar os nossos irmãos e irmãs cearenses”, disse o governador.

TeleSaúde
No pronunciamento, Camilo disse também que o Governo do Ceará já disponibiliza um teleatendimento de saúde (TeleSaúde 0800-275-1475), com 150 canais para dar orientações ao povo cearense. “É importante que as pessoas não se precipitem e não procurem os estabelecimentos de saúde de forma imediata, se informe antes, esse canal está aberto para isso, com profissionais de saúde que vão orientar a população sobre sintomas e outras informações, via telefone”, informou o governador.

Sobre unidades de saúdes disponíveis para atendimento, o governador ressaltou que se a pessoa apresentar sintomas e problemas respiratórios, com UPAs atendendo em Fortaleza, hospitais públicos atendendo em Fortaleza e no interior, todos preparados para fazer exames e dar o diagnóstico correto.

Camilo relembrou ainda que é preciso ter um cuidado especial com os idosos do Ceará. “Vamos proteger nossos idosos. Nossa determinação e orientação são de extrema necessidade. Evitem que seus entes mais velhos saiam de casa, se possível façam compras e o que for preciso para eles. Esse é o público mais vulnerável ao coronavírus”, sugeriu o governador.

Para finalizar, Camilo Santana fez mais um apelo para que os cearenses cumpram as decisões do decreto, com o objetivo maior que é a normalização da situação da saúde do Estado. “Nossa guerra é contra alguém invisível e esse enfrentamento depende de todo nós. Cada um tem de fazer a sua parte, e a maior ação que nós podemos e devemos fazer é a prevenção, é a higienização pessoal, e ficar o máximo possível em casa e não ter contato com ninguém”, finalizou.

Com decisões acordadas com os três poderes do Estado (Legislativo, Executivo e Judiciário), Prefeitura de Fortaleza e o Ministério Público, para consulta, o decreto está disponível aqui no Diário Oficial do Estado dessa quinta-feira (19).

Clique aqui e acesse na íntegra o decreto oficial com todas as medidas previstas.

Curta nossa página no Facebook

21 de março

1804 - A França adota o Código Napoleónico.
1960 - Ocorre o Massacre de Sharpeville, na África do Sul.
1965 - Martin Luther King Jr. lidera 3200 pessoas no início da terceira marcha pelos direitos civis de Selma até Montgomery, no Alabama.

Nasceram neste dia…
1685 - Johann Sebastian Bach, compositor alemão (m. 1750).
1955 - Jair Bolsonaro, político e militar brasileiro.
1960 - Ayrton Senna (foto), corredor de Fórmula 1, considerado um dos melhores da história (m. 1994)

Morreram neste dia…
1556 - Tomás Cranmer, reformador e religioso inglês (n. 1489).
1801 - Andrea Luchesi, compositor italiano (n. 1741).
1804 - Louis Antoine Henri de Bourbon-Condé, príncipe francês (n. 1772).

Fonte: Wikipédia

Camilo decreta fechamento de estabelecimentos comerciais e bloqueio de divisas no Ceará

O governador Camilo Santana publicou decreto que define o fechamento, a partir desta sexta-feira (20), de bares, igrejas, restaurantes, barracas de praia, shoppings, cinemas, lanchonetes e demais estabelecimentos comerciais não essenciais no Ceará por 10 dias - até o próximo dia 29.

Além disso, será interrompido o transporte intermunicipal no Estado, metrô e VLTs não circularão mais, divisas com outros estados serão fechadas e o ponto facultativo dos servidores estaduais será prorrogado até sexta-feira (27).

Os anúncios foram feitos em meio a epidemia de coronavírus.

"Sei que essas decisões têm repercussões econômicas, mas a nossa prioridade neste momento é preservar vidas", frisou Camilo, durante transmissão ao vivo, em redes sociais, na tarde desta quinta-feira (19).

O Ceará tem 24 casos do novo coronavírus confirmados até a tarde desta quinta, conforme boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde (Sesa). Já o número de casos ainda suspeitos quase triplicou desde o boletim divulgado nesta quarta-feira (18), passando de 259 para 766. Foram descartadas 118 notificações da doença. No país, são 621 casos confirmados, conforme o Ministério da Saúde.

Conforme a decisão, os estabelecimentos deverão ficar fechados até o dia 29, mas podem continuar entregando seus produtos, inclusive por aplicativo.

Devem fechar:

• Bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos congêneres,
• templos e igrejas,
• museus, cinemas e outros equipamentos culturais,
• academias,
• lojas, shoppings, galerias e centros comerciais,
• feiras e exposições, inclusive feiras livres,
• barracas de praia.

Não devem fechar:

• Estabelecimentos médicos e hospitalares,
• laboratórios de análises clínicas, farmacêuticos, psicológicos,
• clínicas de fisioterapia e vacinação, 
• distribuidores e revendedores de água e gás,
• distribuidores de energia elétrica,
• serviços de telecomunicação,
• segurança privada,
• postos de combustíveis,
• funerárias,
• padarias,
• estabelecimentos bancários,
• clínicas veterinárias,
• lojas de produtos para animais,
• lavanderias,
• supermercados.

"Para estes fica permitido a abertura e o atendimento à população", destacou o governador durante o pronunciamento.

Os serviços rodoviários intermunicipais param de circular a partir da zero hora de segunda-feira "para evitar a transmissao do vírus entre os municipios", conforme o governador.

Já o ponto facultativo de servidores estaduais será prorrogado até o dia 27 - exceto para serviços nas áreas de saúde, segurança, gás, energia - "os serviços básicos para a população serão mantidos", frisou Camilo.

O bloqueio sanitário das divisas com os estados vizinhos, segundo Camilo, é para evitar a entrada de pessoas contaminadas, além de produtos e cargas. "A Polícia Rodoviária Estadual fará esse trabalho para que a gente possa evitar entrada no Ceará ou de pessoas contaminadas ou de produtos ou cargas que possam trazer prejuízo sanitário neste momento para o Estado", destacou o governador.

As medidas anunciadas são:

• Barreiras sanitárias nas divisas do Ceará com outros estados, para fiscalização,
• Fechamento, até 29 de março, de bares, barracas de praia, restaurantes, lanchonetes, templos e igrejas, museus, academias de ginástica, feiras, lojas, galerias e centros comerciais, salvo supermercados, laboratórios, farmácias e hospitais. Está liberado o serviço de entrega por aplicativo dos estabelecimentos. As medidas restritivas não se aplicam a bares que funcionem no interior dos hotéis e pousadas, desde que sirvam somente aos hóspedes;
• Paralisação do funcionamento de metrô e VLT em Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte, a partir de 0h de sábado (21);
• Interrupção dos serviços rodoviários intermunicipais, a partir da 0h de segunda-feira (23);
• Prorrogação do ponto facultativo para os servidores públicos do Estado até sexta-feira (27)
• Suspensão das atividades do setor industrial até 29 de março, exceto a produção de itens essenciais.

Preocupação com os idosos
Camilo ainda reforçou o apelo para que os cearenses permaneçam em casa - especialmente os idosos.

"É fundamental o cuidado com os idosos no Ceará. É o público mais vulnerável. Vamos proteger as pessoas acima de 60, 70, 80 anos. A orientação é que só saiam de casa em extrema necessidade e evitem que os seus avós, seus parentes mais velhos saiam de casa", destacou.

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

Brasil tem 7 mortes pelo coronavírus

O Brasil tem sete mortes causadas pelo coronavírus. Na tarde desta quinta-feira, a operadora de saúde Prevent Senior atualizou para cinco o número de óbitos no estado de São Paulo. Mais duas ainda foram confirmadas pela Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro. O país já tem mais de 400 infectados.

A Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo ainda não confirmou quantos desses cinco óbitos são novos.

A operadora administra a rede de hospitais própria Sancta Maggiore, onde a maioria das mortes ocorreu. A empresa não divulgou detalhes sobre as duas últimas vítimas. As três primeiras, divulgadas anteriormente, eram homens idosos e com doenças crônicas.

A Prevent Senior tem 123 pessoas internadas em seus hospitais com sintomas da Covid-19. Desse número, 28 já testaram positivo para o vírus e os demais aguardam o resultado dos exames. Ao menos 33 dos internados estão na UTI.

No Rio de Janeiro, a primeira morte pelo coronavírus foi de uma mulher, de 63 anos, da cidade Miguel Pereira. A segunda vítima é um homem de 69 anos, de Niterói.

Fonte: Exame (Com Estadão Conteúdo)

Curta nossa página no Facebook

Caixa baixa juros e dá 60 dias de prazo para dívida de famílias e empresas

A Caixa informou hoje redução de algumas taxas de juros e que adiará por 60 dias o prazo para famílias que têm dívida de empréstimo pessoal e empresas que buscarem capital de giro. No caso de financiamento imobiliário, não cobrará duas parcelas.

"Havendo necessidade, podemos expandir a pausa no pagamento das dívidas de 60 para para 90 ou 120 dias", disse o presidente da Caixa, Pedro Guimarães. Veja abaixo mais detalhes das medidas para famílias e para empresas.

Medidas para famílias (cliente pessoa física)

• Possibilidade de pausa de até 60 dias no pagamento de crédito pessoal
• Ampliação das linhas de crédito consignado, incluindo as linhas para aposentados e pensionistas do INSS
• Crédito consignado com juros a partir de 0,99% ao mês, penhor a partir de 1,99% ao mês e crédito pessoal automático (CDC) a partir de 2,17% ao mês
• Quem tem conta-corrente ou poupança na Caixa terá direito gratuitamente ao cartão virtual de débito Caixa para fazer compras online. O cliente pode habilitar o uso do cartão diretamente no Internet Banking Caixa
• Contrato de penhor poderá ser renovado diretamente no site da Caixa ou pelo telefone, sem precisar ir a uma agência

Medidas para financiamento imobiliário

• Para famílias, será possível pedir a pausa estendida do pagamento de até duas prestações pelo Aplicativo Habitação Caixa, sem precisar ir às agências
• Para empresas, será possível pedir a pausa estendida de até duas prestações

Medidas para empresas

• Para micro e pequenas empresas, a redução de juros será de até 45% nas linhas de capital de giro, com taxas a partir de 0,57% ao mês
• Carência de até 60 dias nas operações parceladas de capital de giro e renegociação
• Linhas de crédito especiais, com até seis meses de carência, para empresas que atuam nos setores de comércio e prestação de serviços.
• Linhas de crédito para aquisição de máquinas e equipamentos com até 60 meses para pagamento

Medidas para hospitais

• Liberação de R$ 3 bilhões em linhas destinadas a santas casas e hospitais filantrópicos que prestam serviço ao SUS (Sistema Único de Saúde), para reestruturação de dívidas e novos recursos
• Taxa de juros de 0,80% ao mês para prazos de até 60 meses (redução de 14%)
• Taxa de juros de 0,87% ao mês para prazos de até 120 meses (redução de 23%)
• Prazo de pagamento de até 120 meses e carência de até seis meses

Atendimento aos clientes
Para minimizar os riscos de contaminação e exposição dos nossos clientes ao coronavírus, a Caixa recomenda o uso dos canais digitais em vez de ir às agências.

Fonte: UOL

Curta nossa página no Facebook

19 de março

Dia de São José (foto), padroeiro do Ceará.

1812 - É promulgada a Constituição de Cádis.
1915 - Plutão é fotografado pela primeira vez, embora não tivesse sido considerado como planeta.
1953 - O Óscar é televisionado pela primeira vez.

Nasceram neste dia…
1534 - José de Anchieta, missionário jesuíta espanhol no Brasil (m. 1597).
1821 - Richard Francis Burton, linguista, geógrafo, etnólogo e diplomata britânico (m. 1890).
1905 - Albert Speer, arquiteto e escritor alemão (m. 1981).

Morreram neste dia…
1576 - Gaspar de Faria, religioso português (n. 1520).
1898 - Cruz e Sousa, poeta brasileiro (n. 1861).
1987 - Louis de Broglie, físico francês (n. 1892).

Fonte: Wikipédia

Brasil registra primeira morte por coronavírus

Está confirmada a primeira morte pelo coronavírus no Brasil, no estado de São Paulo. A vítima é um homem de 62 anos, com histórico de diabetes, hipertensão e hiperplasia prostática (o aumento benigno da próstata, natural em homens mais velhos). O óbito foi confirmado pelo Governo do Estado de São Paulo na manhã desta terça-feira (17).

Novas informações devem ser divulgadas pelo Governo de Estado de São Paulo nesta terça às 13h. Ainda não há detalhes sobre o local onde o homem morava nem se ele viajou ao exterior ou teve contato com alguém contaminado no Brasil.

São Paulo tem 152 casos confirmados da doença até esta segunda-feira, segundo o Governo do Estado, com mais 1.777 casos suspeitos de coronavírus. Em todo o Brasil são 234 casos confirmados, conforme boletim do Ministério da Saúde da segunda-feira.

Assim como nos casos de gripe e da Sars (síndrome respiratória aguda grave, também causada por um coronavírus), o novo coronavírus costuma vitimar pessoas que tenham moléstias como diabetes (quem tem a doença tem 8,1 vezes o risco de morrer em relação a uma pessoa sem problemas crônicos de saúde), hipertensão (6,7), doenças cardiovasculares (11,7) e doenças respiratórias crônicas (7,0).

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou pandemia do Covid-19, no dia 11 de março. O órgão alertou que o número de pacientes infectados, de mortes e de países atingidos deve aumentar nos próximos dias e semanas.

O termo pandemia se refere ao momento em que uma doença já está espalhada por diversos continentes com transmissão sustentada entre as pessoas.

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

17 de março

45 a.C. - Na sua última vitória, Júlio César derrota a última resistência da facção conservadora do Senado romano - os Optimates - na Batalha de Munda.
1861 - Unificação italiana: Vítor Emanuel de Savoia é proclamado Rei da Itália.
1959 - Tenzin Gyatso, 14º Dalai Lama, foge do Tibete e exila-se na Índia.

Nasceram neste dia…
1103 - Yue Fei, líder militar chinês (m. 1142).
1938 - Rudolf Nureyev (foto), bailarino e coreógrafo soviético (m. 1993).
1939 - Giovanni Trapattoni, treinador de futebol italiano.

Morreram neste dia…
  180 - Marco Aurélio, imperador romano (n. 121).
1917 - Franz Brentano, filósofo e psicólogo alemão (n. 1838).
1993 - António José Saraiva, historiador português (n. 1917).

Fonte: Wikipédia

Coronavírus: Governo do Ceará decreta suspensão de aulas em escolas públicas e estado de emergência

O Governo do Ceará anunciou a suspensão das aulas em escolas e universidades públicas a partir da próxima quarta-feira (18) no estado. Em decreto publicado no Diário Oficial do Estado, foi definido estado de emergência na saúde pública por causa do coronavírus.

Após a confirmação de três casos da Covid-19 no Ceará, o Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus se reuniu pela primeira vez nesta segunda-feira (16), no Palácio da Abolição.

O governador Camilo Santana (PT) anunciou ainda a suspensão de qualquer evento com mais de 100 pessoas apoiado pelo ente público.

A suspensão de aulas nas instituições públicas valerá por 15 dias, contados a partir de quarta-feira. O governador ainda recomendou que instituições privadas tomem a mesma medida. "A recomendação do estado é que sejam suspensas [as aulas]", frisou Camilo.

Nesta segunda-feira (16), Universidade Estadual do Ceará (Uece), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e da Universidade de Fortaleza já anunciaram a suspensão de aulas e atividades presenciais.

Outras medidas anunciadas por Camilo foram a suspensão das férias de todos os servidores públicos de saúde do estado, a obrigatoriedade de higienização dos transportes públicos na capital e interestaduais e o envio de ofício para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e à Anvisa solicitando suspensão de voos internacionais para o Ceará.


Segundo o prefeito de Fortaleza, Roberto Claudio, a higienização nos ônibus será "rígida" em virtude do número de usuários que passam pelos equipamentos diariamente. Devem ser ainda estabelecidos espaços para a limpeza de mãos nos terminais de ônibus da capital.

No último domingo (15), o governador Camilo Santana realizou um encontro com um grupo de médicos epidemiologistas para debater as ações realizadas em todo o Estado.

O gestor se reuniu, no mesmo dia, com o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Washington Araújo, com o procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro, e o prefeito Roberto Cláudio para avaliar as ações de prevenção e combate ao coronavírus no Ceará.

O comitê foi instituído no dia 13 de março, conforme publicação do Diário Oficial daquele dia. Fazem parte do grupo, além da Secretaria da Saúde, a Casa Civil; a Secretaria da Educação; a Segurança Pública e Defesa Social; a Secretaria da Administração Penitenciária; a Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos.

Casos confirmados
O Ceará tem três casos confirmados do novo coronavírus. Os três pacientes que testaram positivo para o Covid-19 viajaram e retornaram recentemente do exterior. Segundo o secretário da saúde do Ceará, Dr. Cabeto, dois dos pacientes, de 82 e 85 anos, vieram dos Estados Unidos, são da mesma família e seguem internados. O terceiro caso confirmado é de um paciente de 57 anos que veio da Europa e está em isolamento domiciliar. Os três estão bem de saúde, conforme o secretário.

No novo balanço do Ministério da Saúde, divulgado nesta segunda-feira (16), o Brasil tem 234 casos confirmados de novo coronavírus e transmissão comunitária em 3 estados. Os três casos confirmados no Ceará pela Sesa ainda não constam no balanço oficial do Ministério da Saúde.

Quando procurar emergência
O secretário da saúde do Ceará, Dr. Cabeto, ressaltou que a Covid-19 tem baixa mortalidade e reforçou que os pacientes só devem procurar uma unidade de saúde quando tiverem falta de ar associada aos demais sintomas. "A presença de falta de ar é o sintoma principal para que a pessoa procure nossas unidades de emergência", frisou.

Fonte: G1 CE

Curta nossa página no Facebook

Sobe para 24 o número de reservatórios cearenses sangrando

O Açude Trici, em Tauá, é um dos que estão sangrando
Subiu de 21 para 24 o número de reservatórios, monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), que estão sangrando no Ceará. Os últimos três a superarem a capacidade máxima foram Itapajé, Trici e Valério.

Outros cinco açudes (Angicos, Arrebita, Gavião, Jatobá II e Trapiá III) estão com volume superior aos 90%. O volume médio de todos os 155 açudes cearenses é de 18,3%. 

Em contrapartida, 80 açudes estão com volume abaixo dos 30%, outros 20 estão no volume morto e oito reservatórios (Faé, Favelas, Forquilha II, Jatobá, Joaquim Távora, Madeiro, Mons. Tabosa e Salão) estão secos.  

Apesar das boas chuvas registradas desde o início deste ano, os três principais açudes do Estado continuam com nível delicado. O Castanhão, maior reservatório cearense, está com apenas 3,61%. O Orós, segundo maior do Estado, está com 5,02 e, o Banabuiú, 6,20%.

Conforme o meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Raul Fritz, a diferença de nível entre os reservatórios pode ser explicado pelas chuvas irregulares. As chuvas de 2020 estão se concentrando, sobretudo, nas regiões Norte e litorânea. 

Castanhão e Orós, por exemplo, estão situados em localidades (Médio e Baixo Jaguaribe, respectivamente) cujo índice pluviométrico não tem sido simétrico as outras regiões. 

Açudes sangrando:
  1. Gameleira;
  2. Tucunduba;
  3. Quandu;
  4. Itapebussu;
  5. Itaúna;
  6. Jenipapo;
  7. São Vicente;
  8. Acaraú Mirim;
  9. Tijuquinha;
  10. Acarape do Meio;
  11. Germinal;
  12. São Pedro Timbaúba;
  13. Várzea da Volta;
  14. Colina;
  15. Sobral,
  16. Caldeirões,
  17. Barragem do Batalhão;
  18. Gongorra;
  19. Gomes;
  20. Diamantino II; 
  21. Cauhipe;
  22. Valério;
  23. Trici;
  24. Itapajé

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

Três primeiros casos de coronavírus no Ceará são confirmados pela Secretaria da Saúde

Três pessoas foram confirmadas pela primeira vez com a Covid-19 – doença causada pelo coronavírus – no Ceará, segundo boletim divulgado na noite deste domingo (15) pela Secretaria da Saúde do Estado.

Os pacientes são pessoas que viajaram para o exterior nos últimos dias e tiveram a doença confirmada em diagnóstico realizado na volta ao Brasil.

No novo balanço do Ministério da Saúde, divulgado neste domingo (15), o Brasil tinha 200 casos confirmados da doença. Além disso, 1.913 casos são suspeitos e 1.486 foram descartados.

Os três casos confirmados pela Secretaria da Saúde do Ceará ainda não constam no balanço oficial do Ministério da Saúde.

De acordo com a Secretaria da Saúde do Ceará, os pacientes têm quadro clínico estável e não estão em estado grave. Dois deles estão internados em um hospital particular em Fortaleza e outro, em isolamento domiciliar.

Além dos três casos confirmados, há 84 notificações por suspeita da doença, conforme boletim divulgado neste domingo pela pasta estadual.

Casos no país
Além dos casos confirmados no Ceará, o Ministério da Saúde registra 200 casos em todo o país, conforme boletim divulgado neste domingo.

São Paulo é o estado com o maior número de casos confirmados, com 136. Isso representa 68% de todos os casos no país. O Rio de Janeiro é o segundo estado com mais casos, com 24.

Fonte: G1 CE

Curta nossa página no Facebook

16 de março

1521 - Fernão de Magalhães alcança as Filipinas.
1935 - Adolf Hitler ordena o rearmamento da Alemanha, violando o Tratado de Versalhes.
1960 - Estréia o filme de suspense Psicose (br)/Psycho (pt) do inglês Alfred Hitchcock.

Nasceram neste dia…
1789 - Georg Simon Ohm, físico e matemático alemão (m. 1854).
1800 - Ninko, imperador japonês (m. 1846).
1931 - Augusto Boal (foto), dramaturgo, ensaísta e escritor brasileiro (m. 2009).

Morreram neste dia…
1858 - Christian Gottfried Daniel Nees von Esenbeck, botânico alemão (n. 1776).
1930 - Primo de Rivera, presidente do governo da Espanha (n. 1870).
2008 - Ola Brunkert, músico sueco (n. 1946).

Fonte: Wikipédia