Governador Camilo Santana se reúne com ministro da Saúde Marcelo Queiroga

O governador Camilo Santana esteve nesta quarta-feira (1º), em Brasília, para reunião com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. A principal pauta do encontro, dentre outros assuntos, é o credenciamento e habilitação do Hospital Regional do Vale do Jaguaribe (HRVJ). Equipamento inaugurado no último dia 25 de novembro, o HRVJ se integra à Rede da assistência da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), que já conta com unidades de alta complexidade nas Regiões de Fortaleza, Cariri, Norte e Sertão Central. Localizado no Km 190 da rodovia BR-116, no município de Limoeiro do Norte, o novo Hospital ocupa uma área de quase 30 mil metros quadrados (m²) e contará, inicialmente, com 60 leitos de internação/enfermaria nas áreas de clínica médica, clínica cirúrgica e psiquiatria, 10 leitos de UTI e cinco leitos de apoio, além de centro de imagem com exames laboratoriais, endoscopia, raio-x, ultrassonografia, tomografia computadorizada, hemodinâmica e ressonância magnética.

“Nós viemos discutir o credenciamento e habilitação do Hospital Regional do Vale do Jaguaribe. O Ceará já tinha feito essa solicitação anteriormente, porém o ministério só inicia a habilitação após o início do funcionamento do hospital. Como ele já começou a funcionar, nós viemos reforçar esse pedido como também a substituição das ambulâncias do Samu, outra demanda anterior, o ministério tinha feito uma uma licitação, mas não conseguiram adquirir as ambulâncias. Assim, estão fazendo um novo processo, pois há uma série de ambulâncias para serem substituídas dentro do Samu que atende todo o Ceará”, explicou o governador, que promoveu a universalização do atendimento do Samu, baseado em todos os municípios cearenses.

Sobre o funcionamento do HRVJ, o governador detalhou que mais serviços serão implementados em fases posteriores, considerando a complexidade na implantação de um hospital com o porte do HRVJ. Para isso, a Sesa segue um plano de abertura com tecnologia avançada e recursos humanos especializados, dividindo as etapas progressivas de atendimento médico hospitalar baseadas em critérios conforme a necessidade regional, objetivando garantir a qualidade dos serviços oferecidos, otimização de custos, segurança e continuidade na assistência. “O HRVJ começou a funcionar seus leitos de UTI, cirurgias, imagens laboratoriais, mas conforme o plano de atuação apresentado durante a inauguração, até abril ele estará funcionando 100%. É por isso que a secretária executiva de Atenção à Saúde da Sesa, Tânia Coelho, ficará aqui para resolver isso, já que o equipamento já está funcionando desde a semana passada, e nós viemos aqui solicitar o apoio do ministério da Saúde”, apontou.

Passaporte da Vacina
Dentre outros assuntos tratados, Camilo Santana pontuou a importância das vacinas e a sua ampliação. “Discutimos muito sobre a pandemia, a importância da vacina, e as estratégias que o Estado tem feito pra gente ampliar a vacinação. Mostrei para o ministro como a adesão ao Passaporte da Vacina foi uma das medidas importantes nesse momento. Tanto o secretário de Saúde estadual, Marcos Gadelha, quanto a secretária municipal, Ana Estela, notaram o aumento da procura pela vacina, principalmente da segunda dose, desde o anúncio da utilização do passaporte, e são medidas que a gente tem procurado tomar para proteger a população”, disse.

Sobre a observação da nova variante, o governador garantiu que suas equipes estão acompanhando o novo cenário. “Estamos atentos à nova variante africana, e aos aumentos de casos na Europa. Então, precisamos ter muita prudência, muita responsabilidade para que a gente possa garantir que não haja um aumento de casos no Ceará, e a grande forma de garantir que não haja esse avanço é vacinando toda a população, e esse tem sido o nosso esforço todos os dias lá no Ceará”, reforçou Camilo.

O governador também destacou a importância do Estado ter um contrato em vigência com o Instituto Butantan para que possa adquirir, sempre que necessário, mais doses da vacina contra Covid-19. “O ministro nos informou que firmou um novo contrato com a Pfizer, com mais de 100 milhões de doses, para garantir a ampliação da vacinação no Brasil nos próximos meses, mas na hora que o Ceará precisar de mais doses, nós podemos contratar e comprar a qualquer momento, pois nós já recebemos 300 mil doses, mas temos um contrato muito maior com o Butantan. Lembrando que já está na Anvisa o pedido de autorização para iniciar a produção da vacina feita no Brasil por parte da Fiocruz, permitindo ao laboratório produzir até 40 milhões de doses por mês, acredito que suficiente para atender as demandas do País a partir de 2022”, informou.

Em relação ao passaporte, Camilo Santana atesta sua importância social e científica, como foi feito em outros países do mundo. “Adotar o Passaporte da Vacina no Ceará foi uma decisão natural, e que tem sido tomada em vários países do mundo, e por alguns Estados brasileiros. Medida que nós decidimos de forma democrática dentro do comitê, dialogando com os setores e considerando que é muito importante nesse momento. Não só para controle vacinal, mas para garantir, preservar e proteger as pessoas. Além disso, também para estimular que as pessoas se vacinem, pois repito, a grande maioria das pessoas que têm se vacinado e que eventualmente contraíram o vírus, os sintomas são leves. Por outro lado, a grande maioria, mais de 90% das pessoas que estão sendo internadas de forma grave, são pessoas que não tomaram a vacina, ou não tomaram a segunda dose. Então isso mostra a eficiência, a eficácia da vacina. Por isso que a gente estimula e eu sempre tenho feito um apelo, para que as pessoas procurem se vacinar, porque além de estarem se protegendo, protegem também as pessoas que ela mais ama, e com ela convive”, salientou.

Hospital de alta complexidade
Quando estiver em pleno funcionamento, o HRVJ terá 304 leitos e oferecerá à Região emergência e urgência, ambulatório, centro de imagem e diagnóstico, centro de parto, centro cirúrgico, enfermarias clínica, cirúrgica, traumatológica e pediátrica, somando 304 leitos. Terá ainda Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) neonatal e UTIs neonatal, pediátrica e adulta, além de espaço para ensino e pesquisa.

A estrutura de hospitalar possibilita quadro de equipes multiprofissionais com 31 especialidades médicas (Anestesiologia; Cardiologia – Clínica e Cirúrgica; Cirurgião Bucomaxilo; Cirurgia Geral; Cirurgia Vascular; Cirurgia Oncológica; Cirurgia Cabeça e Pescoço; Clínica Médica; Dermatologia; Endocrinologia; Endoscopia Digestiva e Respiratória; Gastroenterologia; Gineco-Obstetrícia – Clínica e Cirúrgica; Hemodinamicista; Mastologia; Medicina Intervencionista; Nefrologia -TRS; Neonatologia; Neurologia; Neurocirurgia; Neuropediatria – fila de espera; Oftalmologia; Oncologia Clínica; Otorrinolaringologia; Pediatria -Clínica e Cirúrgica; Psiquiatria; Pneumologia; Reumatologia; Radiologia; Traumato-Ortopedia; Urologia); nutricionista; farmacêutico; assistente social; enfermeiro; fisioterapeuta; terapeuta ocupacional; fonoaudiólogo; psicólogo e ouvidoria.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Mulher é enganada ao comprar mini porco e animal vira 'princesa' com 250 kg: 'Querem comer ela'

Uma porca de 250 kg é criada como animal de estimação por uma moradora de Peruíbe, no litoral de São Paulo. O animal foi comprado por Rosângela Martins dos Santos de Lara, de 50 anos, que achava que ela não cresceria, mas ficou gigante, e conquistou a tutora. 'Lilica', como é chamada, tem o próprio colchão, come cerca de 5 kg de comida por dia e recebe toda a atenção da família.

Lilica foi comprada há cerca de três anos como um mini porco. A reportagem, Rosângela contou que viu a irmã do animal na casa de uma amiga, se apaixonou e foi convencida a comprar, já que havia a promessa de que não cresceria. “O moço [vendedor] me enganou, falou que ela ia ficar pequena. Ela era o filhote menor que tinha. Peguei como mini porco”, explica.

Com o passar do tempo, a mulher percebeu que o bicho continuou a crescer. “Ela foi crescendo, crescendo, e fui vendo que de mini porco não tinha nada. Agora, está esse 'monstro'”, brinca. Com uma alimentação variada, que inclui frutas, legumes e ração, ela pesa atualmente 250 kg e mede 1,60 metro. Às vezes, Rosângela precisa de ajuda de outras pessoas para conseguir alimentá-la.

Mesmo com todo esse tamanho, a porca é criada dentro de casa, como animal de estimação, e divide o quarto com Rosângela e o marido. Ela tem o próprio colchão, dorme com o ventilador ligado para se refrescar e chega a ser mais adestrada que os cachorros da família, pois faz as necessidades no lugar certo, e aprendeu a voltar do passeio sozinha.

Lilica chama atenção por onde passa, no bairro Ribamar, onde mora com a tutora, e conquistou a maioria dos moradores. Mas, a criação da porca também divide opiniões: tem gente que acha graça, que acha bonito, e também quem acredita que Rosângela é louca por tê-la como animal de estimação, conforme relata a dona.

Além disso, ela até já recebeu propostas de venda do animal para consumo da carne. “Chegaram a me oferecer R$ 1.500 para matá-la e comer. Mas eu disse: minha porquinha não está à venda. Quem quiser comer, vai no frigorífico”, finaliza.

Fonte: g1

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Adesão ao Refis de ICMS, IPVA e ITCD já está em vigor

Desde ontem, os contribuintes com débitos atrasados de Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCD) podem acessar o site da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) e regularizar as dívidas com redução de até 100% em multas e juros. A data limite para aderir ao programa de parcelamento, conhecido como Refis, é 30 de dezembro.

A iniciativa deve beneficiar cerca de 900 mil contribuintes, entre empresas e cidadãos. O Estado espera reaver aproximadamente R$ 200 milhões em valores negociados.

A nova lei, sancionada pelo governador Camilo Santana no último dia 23, concede também o perdão de dívidas de IPVA com valor principal (sem considerar multas e juros) de até R$ 200 por ano, que tenham sido adquiridas no prazo limite de 30 de dezembro de 2020. Nesses casos, o proprietário do veículo não precisa realizar qualquer procedimento, pois os débitos serão retirados automaticamente do sistema da Sefaz-CE.

A secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba, destaca que a adesão deve ser feita, preferencialmente, pela internet, de modo a proporcionar mais comodidade aos cidadãos, que não precisarão se deslocar às unidades da Secretaria. “Nosso objetivo é simplificar a tributação. Os serviços relacionados ao Refis 2021 ficarão disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana. É a Sefaz na palma das mãos dos cearenses”, observa.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Anvisa diz que vacinas seguem eficazes contra internação e morte por Covid

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) afirmou nesta quarta-feira (1), que as vacinas existentes contra a Covid-19 permanecem eficazes para evitar quadros graves da doença que levam à internação e à morte, após o surgimento da variante Ômicron do coronavírus.

Em nota, o órgão regulador disse que está em contato com os desenvolvedores de vacinas, que têm a obrigação de avaliar o impacto de novas variantes na eficácia dos imunizantes, e lembrou que os estudos neste sentido levam tempo.

A agência pediu ainda que a população se vacine contra a Covid e mantenha medidas de prevenção, como uso de máscara e distanciamento.

"As vacinas atuais permanecem efetivas na prevenção contra a Covid-19 e desfechos clínicos graves, incluindo hospitalização e morte", afirmou a Anvisa em comunicado.

"O momento é de cautela. A melhor coisa que a população pode fazer é ser vacinada ou receber o reforço do imunizante e manter as medidas de prevenção, como o uso de máscara, a higienização das mãos e o distanciamento social."

O órgão regulador disse ainda que mantém contato com agências internacionais correspondentes e que há expectativa de que, nas próximas semanas, sejam conhecidos dados sobre o impacto da Ômicron na eficácia das vacinas.

"A Anvisa mantém o compromisso de atuar juntamente com as autoridades internacionais e as empresas envolvidas para permitir que as atualizações nas vacinas, caso necessárias, sejam realizadas com agilidade, mantendo o perfil de qualidade, eficácia e segurança", afirmou.

"A Anvisa está monitorando a situação e fará comunicados à população à medida que as informações forem apresentadas e avaliadas."

A Ômicron, que tem três casos confirmados no Brasil, tem gerado temores em todo o mundo de que a grande quantidade de mutações que tem na proteína spike do coronavírus, usada pelo vírus para infectar as células, possa significar que a variante escape da imunidade induzida por vacinas.

Alguns fabricantes de imunizantes, no entanto, afirmam que, embora seja possível que as vacinas existentes sejam menos eficazes contra a Ômicron, é provável que os imunizantes protejam os infectados pela nova variante contra quadros graves da Covid-19.

Especialistas sul-africanos afirmaram, até o momento, que os casos da Covid-19 provocados pela Ômicron foram amenos. Cientistas no geral alertam, ao mesmo tempo, que há muitas incertezas em torno da nova variante e são necessários estudos para responder questões como a eficácia das vacinas contra a variante.

Fonte: Reuters

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Assembleia aprova aplicação mínima de 70% do Fundeb para remuneração de professores

Foi aprovada nesta quarta-feira (1º) na Assembleia Legislativa do Ceará a Mensagem 8781 que autoriza o Estado a realizar o pagamento do abono aos profissionais da educação básica da rede estadual, cumprindo com a aplicação mínima de 70% dos recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) para a remuneração dos educadores. Na última segunda-feira (29), o governador Camilo Santana enviou a proposta para apreciação dos parlamentares, mantendo a política do Governo do Ceará de valorização da educação.

Ao anunciar o envio do Projeto de Lei ao Parlamento, o governador Camilo Santana classificou o comunicado como “mais uma importante notícia para a educação do Ceará”. Mesmo diante da grave crise da pandemia, o Ceará não deixou de ser destaque na educação pública em todo o País, isso devido, em especial, à política pública permanente que vem adotando em busca da valorização do ensino público e de seu principal agente mobilizador, o profissional da educação. “Não temos medido esforços para garantir a valorização dos nossos professores e professoras”, afirmou Camilo Santana em publicação nas redes sociais.

Graças a essa política, o Ceará segue, nos últimos anos, colhendo bons resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Nesse índice, conforme aponta o Governo do Estado na Mensagem enviada à Assembleia, o Ceará apresentou significativo crescimento nos anos finais do ensino fundamental, e sete dos dez melhores municípios do Brasil na educação entre o sexto e nono ano são cearenses.

Exemplo
Das 100 melhores escolas públicas, 73 estão no Ceará e, das 184 cidades, 182 bateram a meta estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC) para os anos finais do ensino fundamental. Entre os alunos do primeiro ao quinto ano, o Ceará tem 79 das 100 melhores escolas públicas do Brasil para esta faixa etária. “É o Estado com a melhor evolução da educação no País”, ressalta o texto que será apreciado na Assembleia.

No Ideb, para o ensino médio, o Estado segue com grandes resultados e conta com 21 escolas entre as 100 melhores do Brasil. Para melhorar essa faixa de ensino, o Governo do Ceará investe na ampliação da rede de escolas de tempo integral. “Tudo isso se deve a uma constante política de valorização da educação no Ceará, o que abrange, também, medidas de incentivo e melhorias na estrutura remuneratória dos profissionais que desempenham funções na educação básica”, conclui a Mensagem lida na Assembleia.

Prorrogação
Também foi aprovada, nesta quarta-feira, a prorrogação, em caráter excepcional, do período de gestão dos ocupantes de cargo de diretor escolar e dos demais membros do núcleo gestor das escolas integrantes da rede estadual de ensino, bem como o período de validade do banco de gestores escolares atualmente em vigor na Secretaria da Educação. A pandemia de Covid-19 inviabiliza a realização de um novo processo de seleção e eleição dos novos gestores em condições ideais e de forma segura.
 
Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Dona de casa acha feto congelado há quase 1 ano ao limpar a geladeira

Uma dona de casa encontrou o um feto congelado em um saco plástico há quase um ano, ao fazer uma limpeza na geladeira de sua residência, no bairro bairro Flávio Marques Lisboa, em Belo Horizonte.

Segundo a Polícia Militar, a mulher de 56 anos recebeu em outubro do ano passado um saco de uma conhecida identificada como Grazi, que prestava alguns serviços de casa para ela. Na ocasião, Grazi pediu que a dona de casa guardasse um saco plástico preto com carne, pois ela não tinha geladeira em casa.

A dona de casa relatou que ficou com o saco, pensando que se tratava de fato de carne, e o colocou no freezer. Com o passar do tempo, ela passou a indagar Grazi, via mensagens de WhatsApp, sobre quando ela buscaria o pacote. A mulher dizia que iria retirá-lo, mas nunca aparecia.

Na noite de ontem, a dona de casa foi surpreendida ao identificar o pé de um bebê dentro do saco.

"Constatou-se tratar de um feto mesmo. A perícia foi acionada, e o perito relatou que não era possível identificar o sexo do feto, uma vez que este estava congelado", diz o boletim de ocorrência.

A dona de casa informou os contatos da mulher identificada como Grazi e a descreveu como sendo "morena, um pouco acima do peso, com aproximadamente 1,60 de altura e de cabelos anelados e escuros".

O corpo do bebê foi levado para o IML (Instituto Médico Legal) de Belo Horizonte onde passará por exames. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Fonte: UOL

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Com Juazeiro do Norte na lista, CNH Popular atende oito cidades a partir de sexta-feira (3)

Tendo atendido candidatos do Programa CNH Popular de 65 municípios em pouco mais de um mês, o Detran-CE divulga, nesta quarta-feira (1º), os oito locais que serão contemplados entre os dias 3 e 6.

São eles: Sobral, Juazeiro do Norte, Paracuru, Itaitinga, Aquiraz, Maranguape, Pacatuba e Aracati. É importante que os candidatos respeitem o horário agendado, a partir das 8 horas do respectivo dia, e compareçam com os documentos solicitados.

Documentação necessária (originais e cópias legíveis)

• Identidade
• CPF
• Comprovante de Residência
• Declaração do CRAS (para Beneficiário do Programa Bolsa Família)
• Laudo Médico com Código CID (para deficiente físico)
• Declaração da Secretaria de Segurança Pública (para egresso do Sistema Penitenciário)

Nesta etapa inicial de atendimento, os candidatos que se inscreveram no site oficial do Detran-CE (www.detran.ce.gov.br) e tiveram os cadastros aprovados, passam por análises de documentações, identificação, através de foto e biometria e assinatura digital, além de exames clínicos e psicológico e o encaminhamento ao Centro de Formação de Condutores (CFC) para início das aulas teóricas.

Confira o calendário

3/12

Sobral
Juazeiro do Norte

4/12

Paracuru
Itaitinga
Aquiraz
Maranguape
Sobral
Juazeiro do Norte

5/12

Pacatuba
Aracati
Aquiraz
Maranguape
Sobral
Juazeiro do Norte

6/12

Pacatuba
Aracati
Juazeiro do Norte
 
Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

02 de dezembro

1512 - A Criação de Adão de Miguel Ângelo é mostrado pela primeira vez ao público juntamente com a sua restante obra-de-arte na Capela Sistina.
1804 - Napoleão Bonaparte autoproclama-se imperador de França na presença do papa Pio VII.
1971 - São fundados os Emirados Árabes Unidos.

Nasceram neste dia…
1825 - Dom Pedro II (foto), imperador do Brasil (m. 1891).
1923 - Maria Callas, cantora lírica estadunidense de origem grega (m. 1977).
1978 - Nelly Furtado, cantora luso-canadiana.
1981 - Britney Spears,cantora

Morreram neste dia…
1552 - São Francisco Xavier, missionário cristão espanhol (n. 1506).
1814 - Marquês de Sade, escritor francês (n. 1740).
1828 - William Hyde Wollaston, químico britânico (n. 1766).

Fonte: Wikipédia

AddThis