Outubro Rosa: De olho na prevenção do câncer de mama

O câncer de mama é o segundo tipo mais comum entre as brasileiras. O primeiro é o câncer de pele não melanoma. No entanto, o prognóstico é bom se ele for diagnosticado precocemente. Por isso, é muito importante levar a sério a importância da prevenção do câncer de mama.

Os sintomas são: nódulo ou aumento da consistência nas mamas, próximo a elas ou nas axilas; mamilos sensíveis; mudanças na aparência das mamas e dos mamilos, incluindo tamanho e formato; pele da mama, do mamilo ou da aréola descamada, avermelhada ou inchada; mamilo invertido; secreção pelo mamilo.

Uma das principais causas da doença são os altos níveis sanguíneos de hormônios como o estrogênio, são u. Após a menopausa, a obesidade e o aumento de peso intensificam os níveis hormonais, levando a um aumento do risco. Quanto mais longa for a sua vida, maior será a sua exposição ao estrogênio e a outras toxinas ambientais, e maior a probabilidade de ter a doença. Mutações genéticas hereditárias são responsáveis somente por cerca de 5% a 10% dos casos.

Algumas estratégias de prevenção

Limitar a terapia de reposição hormonal na menopausa
Adicionar estrogênio às células mamárias é como despejar gasolina em um incêndio. Faz com que as células se dividam mais rapidamente, aumentando o risco de alguma cometer um “erro” nessa divisão, produzindo, assim, células cancerígenas. O sistema imunológico pode eliminar algumas células cancerígenas. Mas, se você estiver tomando estrogênio, essas células irão rapidamente sobrepujar as suas defesas naturais. Uma pesquisa descobriu que a reposição hormonal por apenas três anos quadruplica o risco de a mulher ter um dos tipos mais perigosos de câncer de mama.

Dizer “não” às sobremesas hipercalóricas
Uma boa razão para dizer “não” a sobremesas e doces hipercalóricos: na menopausa, a cada 5 kg que você ganha, o risco de contrair câncer de mama sobe 1%. A principal causa: células gordurosas eliminam substâncias químicas que podem converter outros hormônios, como testosterona, em estrogênio. A testosterona é encontrada tanto em homens como em mulheres, embora bem menos nelas.

Por outro lado, se você estiver na menopausa e perder 5 kg ou mais e mantiver essa perda de peso, seu risco será 57% menor. Isso se não tomar hormônios e em comparação ao risco de mulheres cujo peso permaneceu o mesmo e está até um pouco mais alto do que deveria.

Faça exames preventivos
Se desejar reduzir ao mínimo o risco de morte por essa doença, faça mamografias anuais depois dos 40 anos. Esse exame revela, em um estado inicial, a maioria dos tipos de câncer de mama. Pesquisas mostram que ao menos 90% das mulheres que têm diagnóstico de câncer de mama em um estágio inicial permanecem vivas depois de cinco anos desde o diagnóstico.

Compare esse resultado ao das mulheres cujo diagnóstico é feito depois que o câncer já havia passado para os linfonodos. Neste caso, a taxa de sobrevivência é de 86%. E isso piora muito em comparação àquelas cujo câncer se espalha para outras partes do corpo, pois a sobrevida depois de cinco anos é de apenas 27%.

É comum também associar-se a ultrassonografia das mamas à mamografia, dependendo da avaliação do médico.

E sempre é válido ressaltar: lembre-se de fazer o autoexame de mama todo mês.

Limite a ingestão de bebidas alcoólicas
Uma taça de vinho durante uma boa refeição não é apenas fonte de prazer, mas também saudável para o coração. No entanto, uma taça por dia pode elevar ligeiramente o risco de contrair câncer de mama. E, se você bebe mais de uma taça por dia, deve se preocupar. Cerca de 4% de todos os cânceres de mama estão relacionados à ingestão de álcool. Por isso, quanto mais você beber, mais aumentará o seu risco. Pesquisadores acreditam que o álcool aumenta a produção de estrogênio.

Se a sua decisão for a de ingerir mais de uma dose de álcool por dia (o que não é recomendável), você pode limitar o risco tomando um suplemento vitamínico que contenha, pelo menos, 400 microgramas de ácido fólico. Essa vitamina do complexo B pode ajudar a consertar os erros que as células fazem ao se dividir e pode amenizar os riscos causados pelo álcool.

Mexa-se já
Use as escadas no lugar do elevador, faça diariamente uma caminhada ou vá à academia. Exercícios físicos regulares, em uma média de 30 minutos por dia, cinco vezes por semana, reduzem o risco de desenvolver câncer de mama. O motivo é simples: quanto mais fisicamente ativa você for, menores serão a sua gordura corporal e seu risco de contrair o câncer de mama. Por exemplo: fazer caminhadas regulares reduz o risco desse câncer em até 60%. E quanto mais cedo você começar a fazer exercícios melhor.

Consulte seu médico sobre a quimioprevenção
A ameaça de câncer de mama tira o seu sono? Converse com o seu médico. Ele vai avaliar o seu caso e determinar o seu risco de câncer de mama. Se o risco for, pelo menos, 60% maior do que o de outras mulheres da sua faixa etária, você poderá ser candidata à quimioprevenção. Isso significa tomar, por cinco anos, substâncias que imitam o estrogênio no organismo, evitando que o hormônio afete as células da mama. Pesquisas revelaram que esses medicamentos diminuem em 49% o risco de câncer de mama em mulheres do grupo de risco.

Fonte: Seleções

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Eleições 2022: Lula ganha em todas as cidades do Ceará no 1º turno

O candidato à presidência do Brasil pelo PT, Lula, teve mais votos que Bolsonaro em todos os municípios do Ceará. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o petista recebeu 65,91% dos votos válidos (3.578.355).

O candidato a reeleição, Jair Bolsonaro (PL), ampliou o quantitativo de votos no Ceará em relação a 2018. Neste ano, Bolsonaro teve 25,38% dos votos válidos (1.377.827 de votos), enquanto em 2018 recebeu 21,74% (1.061.075). O candidato do PL ampliou em 29% a sua votação no estado entre uma eleição e outra.

Na página de apuração do g1 é possível conferir o resultado da eleição para governador, presidente, senador e deputado em todas as cidades do Ceará.

O governador eleito do Ceará, Elmano Freitas (PT), iniciou a campanha pró Lula no Ceará no segundo turno das eleições presidenciais. Já o deputado federal Capitão Wagner (União Brasil), segundo mais votado no primeiro turno, declarou apoio a Jair Bolsonaro. Os anúncios foram feitos nesta segunda-feira (3).

Em entrevista ao CETV 1ª edição, Elmano disse que a estratégia para angariar votos para o Lula no Estado será dialogar com os eleitores que não votaram no candidato à presidência no primeiro turno, para virar os votos.

"Nós vamos, com muita humildade, procurar aquele eleitor que no primeiro turno não votou no Lula para que a gente possa conversar com ele, discutir as propostas que o Lula tem para o país e a importância de ter o Lula na presidência para o Ceará avançar ainda mais", falou Elmano.

Para Elmano, eleger Lula presidente trará benefícios ao Ceará. "Imagina a gente ter o Lula na presidência do Brasil com um projeto alinhado com o nosso, nós podemos avançar muito mais. Nós vamos dialogar com muita humildade e pedir o voto para aquele que não votou no Lula e agora possa votar no 13 e garantir o Lula presidente no Brasil", disse Elmano.

Capitão Wagner manifesta apoio
Após a derrota para o Governo do Ceará, o deputado federal Capitão Wagner (União Brasil) anunciou apoio a Jair Bolsonaro, em transmissão nas redes sociais, ao lado da mulher Dayany Bittencourt (União Brasil), eleita deputada federal.

Vestido com a camisa da seleção brasileira, o político cantou um trecho de um jingle da campanha do candidato a presidência pelo PL. "Por uma questão partidária, no primeiro turno, a gente não podia se posicionar. Agora é vota, vota e confirma 22, é Bolsonaro", disse Capitão Wagner.

No primeiro turno das eleições, Wagner evitou vincular a sua imagem à de Bolsonaro, menos popular que Lula no Ceará. Enquanto o presidente teve 25,38% dos votos válidos no estado, Lula obteve 65,91%. Apesar de se "descolar" de Bolsonaro, os adversários de Capitão Wagner usaram propagandas eleitorais para lembrar que o presidente declarou apoio a ele.

O candidato foi derrotado na disputa ao Governo do Ceará com 31,72% dos votos válidos. Elmano de Freitas (PT) foi eleito no primeiro turno, com 54,02%. Conforme Wagner, a candidatura de Soraya Thronicke, que faz parte do seu partido, o impediu de manifestar apoio a Bolsonaro.

"Passada a eleição de governador, a gente tinha que se posicionar. Vocês sabem que o nosso partido tinha uma candidatura a presidência da república, o que nos impedia de se posicionar em relação a qualquer outra candidatura", falou o Capitão Wagner.

Agora, o político e a mulher já planejam a campanha no Ceará para o candidato a presidência.

"A gente vai viajar o Ceará todo, disponibilizar material de campanha, sem agredir ninguém. A gente só precisa declarar nossa posição. [...] Já estou articulando com Brasília, articulando com o senador Flávio [Bolsonaro]. A gente não vai deixar de se posicionar. Vamos trocar os adesivos do 44, pelo 22, para que a gente possa fazer uma campanha linda no Ceará", falou Capitão Wagner.

Por Gioras Xerez

Fonte: g1 CE

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Regra de SAC muda, e agora você pode cancelar serviço por WhatsApp

As novas regras para o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) começam a valer nesta segunda-feira (3).

Uma das principais mudanças é que o consumidor vai poder cancelar um serviço em qualquer canal de atendimento em que seja possível fazer a contratação. Antes as empresas poderiam pedir que o consumidor entrasse em contato com um canal específico para o cancelamento.

Se a empresa permite que o serviço seja contratado por WhatsApp, chatbot (um robô capaz de interagir com o consumidor por meio de mensagens, simulando um atendimento humano) ou por redes sociais, como Instagram e Facebook, todos estes canais também precisam servir para o cancelamento.

Só posso cancelar pelo mesmo canal em que contratei? 
Não. Se o consumidor contratou uma TV a cabo pelo telefone, por exemplo, vai poder cancelar em todos os outros canais oferecidos pela empresa para contratação.

Priscila Sansone, sócia da área de direito do consumidor do Veirano Advogados, afirma que o novo decreto garante que a empresa não ofereça vários canais para contratar e apenas um para cancelar, dando mais opções ao consumidor.

Por que a nova regra é importante?
Especialistas dizem que o novo decreto atualiza as regras do decreto anterior, que era de 2008 e não previa importantes canais de atendimento, como redes sociais e WhatsApp.

Sansone afirma que a mudança na lei tem como objetivo principal melhorar o atendimento ao consumidor. O texto deixa de focar apenas em serviços telefônicos e considera qualquer canal de atendimento que a empresa ofereça ao consumidor.

Laura Morganti, sócia da área cível e resolução de conflitos da Innocenti Advogados e integrante do Comitê de Relações de Consumo do Ibrac (Instituto Brasileiro de Estudos de Concorrência, Consumo e Comércio Internacional), afirma que o decreto consolida práticas que já exisitam nos SACs, além de trazer atualizações importantes.

Quem precisa seguir as novas regras? 
Todos os setores que são regulados pela lei do SAC. Alguns deles são os bancos, empresas de energia elétrica, de telecomunicações, aviação, seguros e planos de saúde.

Veja outras mudanças com as novas regras do SAC:

Atendimento humano pelo menos oito horas por dia
Antes, o atendimento telefônico deveria estar disponível 24 horas todos os dias da semana, mas não necessariamente com atendimento humano. Com as novas regras, o atendimento feito por uma pessoa passa a ser obrigatório por, pelo menos, oito horas por dia.

Morganti diz que a mudança é uma vitória ao consumidor, já que que muitas pessoas ainda preferem a ligação telefônica para resolver problemas complexos.

Demanda precisa ser respondida em sete dias
O decreto determina que a demanda do consumidor precisaria ser respondida em até sete dias — a regra anterior obrigava uma resposta em cinco dias úteis.

Para Morganti, os dois dias a mais são importantes para que as empresas consigam melhorar a qualidade do atendimento prestado ao consumidor, com mais tempo para resolver problemas complexos.

O problema não precisa ser resolvido em sete dias, mas o consumidor precisa de uma resposta neste prazo. Se o consumidor comprou um produto com defeito, a empresa pode responder, por exemplo, que o item está fora de estoque e será enviado no prazo de 15 dias. Se a resposta for enviada dentro do prazo, está tudo dentro da lei.

Criação de um índice de solução de problemas
A Senacon vai criar uma ferramenta de acompanhamento da efetividade dos SACs. As empresas serão obrigadas a informar os dados à Senacon, para que o órgão consiga acompanhar o funcionamento do atendimento ao cliente. Os dados do índice serão divulgados pelo menos uma vez ao ano.

Que dados vão compor o índice?
De acordo com o decreto, a ferramenta vai considerar os seguintes parâmetros:
  • Quantidade de reclamações referentes ao SAC em relação à quantidade de clientes ou de serviços prestados
  • Taxa de resolução das demandas de acordo com a avaliação do consumidor
  • Índice de reclamações junto aos órgãos de defesa do consumidor, como Procon e Senacon
  • Índice de reclamações no órgão ou na entidade reguladora do setor, como Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), que regula empresas de telefonia e TV por assinatura, e Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), que regula o setor aéreo
  • Grau de satisfação do consumidor
Suspensão de cobrança indevida
A cobrança indevida de um serviço que o consumidor não reconhece precisa ser suspensa no momento em que o consumidor entra em contato com o SAC — independentemente da análise da empresa.

Se a empresa constatar que o pagamento é devido, pode voltar a cobrar o consumidor após a análise.

Tempo de espera
A partir de agora, os SACs são obrigados a informar o tempo de espera para que o consumidor seja atendido. Morganti diz que o tempo aproximado pode ser informado em minutos ou pela posição na fila de espera.

Acesso ao histórico de conversas
Todo consumidor tem direito a pedir o histórico de conversas (seja telefônicas ou por mensagem) entre ele e a empresa. Com o decreto, as empresas são obrigadas a fornecer o conteúdo em até cinco dias corridos a partir do dia da solicitação do consumidor. Antes o prazo era de três dias corridos.

Mudança no fornecimento de dados
O assessor jurídico do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), David Guedes, afirma que o consumidor não vai precisar informar dados antes de ter acesso a um atendente.

Hoje é comum que empresas peçam dados como CPF no momento em que o consumidor faz a ligação. Com a nova regra, os dados só poderão ser fornecidos depois que um atendente estiver falando com o consumidor.

Cada setor pode criar regras específicas
O decreto regulamenta o SAC como um todo, mas os órgãos reguladores de cada setor poderão criar regras específicas. Se o BC (Banco Central) entender que existe a necessidade de atendimento humano via telefone 24 horas por dia, pode tornar a regra obrigatória aos bancos e instituições financeiras.

O que fazer se o SAC não cumprir as regras? O Idec afirma que o consumidor que tiver problemas com o SAC da empresa deve fazer uma reclamação no Procon, no site consumidor.gov.br, da Senacon, ou no órgão regulador do setor para que o caso seja avaliado.

Fonte: UOL

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Governadora Izolda Cela entrega novo laboratório do Hemoce

A governadora Izolda Cela entregou, na tarde desta segunda-feira (3), a Unidade Laboratorial de Qualificação do Sangue do Doador, parte integrante da estrutura do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce). Com essa ampliação laboratorial, o Hemoce passa a oferecer um novo teste para a identificação de malária, que até então só era realizado no Rio de Janeiro.

A modernização da central do hemocentro representa mais avanços ao trabalho realizado. Durante a entrega, a governadora Izolda Cela visitou os laboratórios reestruturados e pontuou sobre a importância do novo espaço e maquinário. “Estamos aqui entregando uma nova plataforma que o Hemoce conta agora para qualificar os seus serviços. Houve reforma e adaptação do espaço para a instalação desses novos equipamentos, que são de ponta. Eles vão possibilitar ainda mais segurança e agilidade na disponibilização do sangue para transfusões”, declarou. 

Com a ampliação laboratorial, o Hemoce passa a oferecer um novo teste para a identificação de malária, que existe apenas no Rio de Janeiro, o NAT - sigla em inglês para Teste de Ácido Nucleico, aumentando a capacidade de atendimento. A nova unidade permite que o Hemoce unifique os serviços dos laboratórios de Sorologia, Imunohematologia, Hemoglobina e NAT. Foram investidos R$ 626.992,55 na reestruturação do espaço. 

“Passamos a oferecer um serviço de sorologia por biologia molecular. Um serviço de ponta. Quem ganha é a sociedade cearense”, destacou Carlos Hilton Soares, secretário da Saúde do Ceará. A plataforma para os testes NAT foi desenvolvida pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), numa parceria com o governo federal.

Os exames aumentam a segurança durante transfusões de sangue, sendo capazes de identificar, em um curto período de tempo, a presença de vírus HIV (Imunodeficiência Humana), HCV (hepatite C), HBV (hepatite B) e, agora, de malária nas amostras coletadas de doadores. A inclusão do serviço no Hemoce é uma parceria com o Ministério da Saúde (MS).

Referência
“Este laboratório significa que estamos nos colocando à disposição do País para ser a segunda plataforma iniciada no Brasil. Estamos validando os equipamentos e, a partir deste mês, a população cearense vai poder ter esse teste de malária disponível”, declarou Luciana Carlos, diretora-geral do Hemoce. 

O Hemoce recebe cerca de 100 mil doadores anualmente e realiza exames e testes laboratoriais no sangue coletado de todos os voluntários. Além da análise no Ceará, o equipamento da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) recebe as amostras de sangue de doadores dos hemocentros de Maranhão, Piauí e, agora, Acre. A rede do realiza testes para hepatites B e C, sífilis, HIV, VDRL, doença de chagas, HTLV I e II, Anti-T Cruzi, HBC, HBsAg, tipagem sanguínea e pesquisa de anticorpos antieritrocitários.

“O Hemoce é responsável pela análise de amostras de outros estados, inclusive aberto para demandas. Aqui se faz a análise para liberar a utilização das bolsas com segurança. Esse investimento veio para qualificar ainda mais esse trabalho importante do Hemoce”, finalizou a governadora Izolda Cela. 

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

04 de outubro

1910 - Início da revolução republicana em Portugal que depõe o rei D. Manuel II.
1957 - Lançado ao espaço o primeiro satélite artificial, o Sputnik I.
1992 - Assinado em Roma o Acordo Geral de Paz, entre o governo de Moçambique e a Renamo, pondo fim a 16 anos de guerra civil.

Nasceram neste dia…
1779 - Auguste de Saint-Hilaire, naturalista francês (m. 1853).
1891 - Assis Chateaubriand (foto), jornalista e político brasileiro (m. 1968).
1895 - Buster Keaton, ator e diretor de cinema norte-americano (m. 1966).

Morreram neste dia…
1669 - Rembrandt, pintor neerlandês (n. 1606).
1907 - Alfredo Keil, compositor e pintor português (n. 1854).
1947 - Max Planck, físico alemão, o pai da teoria quântica (n. 1858).

Fonte: Wikipédia

AddThis