Covid-19: Secretaria de Saúde do Ceará abre novo ponto de testagem gratuita em Juazeiro do Norte

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi-Ceará), abre mais três Centros de Testagem para Covid-19. Agora, são cinco unidades que realizam o exame de forma gratuita no Estado.

Os novos CTs funcionarão em unidades do Sesi em três cidades: Fortaleza (bairro Parangaba), Maracanaú e Juazeiro do Norte. O serviço funciona mediante agendamento na plataforma Saúde Digital.

A Sesa orienta a população destes e de outros municípios que também procurem as unidades de saúde de suas cidades para realizar a coleta. O reforço da testagem, sobretudo de quem está sintomático, é uma das medidas necessárias para frear o avanço da doença.

De janeiro a abril deste ano, durante a terceira onda da doença, a parceria entre a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e a pasta conseguiu realizar quase 28 mil testes de Covid-19.

Agendamentos
Para agendar seu teste gratuito de Covid-19, é necessário realizar cadastro na plataforma Saúde Digital, na opção Testagem CT Rede Sesi/Sesc/Senac. O agendamento estará liberado às quartas e sextas-feiras para os dias subsequentes. Após o registro completo e validado por e-mail, o paciente escolhe o endereço e marca o dia e horário do exame.

Confira os endereços das unidades Sesi:

• Sesi Parangaba – Endereço: Avenida João Pessoa, 6754 – Parangaba, Fortaleza;
• Sesi Maracanaú – Endereço: Avenida do Contorno, 1103 – Distrito Industrial I;
• Sesi Juazeiro do Norte – Endereço: Rua José Marrocos, 2265 – Pirajá.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Izolda Cela mantém decreto estadual e recomendação do uso de máscaras em locais fechados

A governadora Izolda Cela anunciou, na tarde desta sexta-feira (24),  por meio das redes sociais, que as medidas do decreto vigente de enfrentamento à pandemia serão mantidas. A decisão foi tomada pelo Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia. Com isso, permanece em todo o Ceará a recomendação do uso de máscaras em ambientes fechados e locais abertos passíveis de aglomeração.

“Os números mostram aumento da positividade de casos da Covid no Ceará. Porém, muito em função da vacina, não temos aumento na quantidade de internações graves nem registro de óbitos. Seguimos com a recomendação do uso de máscaras em locais fechados, sobretudo escolas, e espaços abertos com aglomeração. Lembrando que o uso da máscara continua obrigatório no transporte coletivo e nas unidades de saúde (hospitais, UPAs, postos de saúde, policlínicas etc.)”, informou Izolda Cela.

Diante do aumento de casos positivos para a Covid-19 observado no Brasil, a chefe do Executivo Estadual voltou a defender a importância das doses complementares, que mantém bons níveis de resposta imunológica à infecção pelo coronavírus. “Reforço, mais uma vez, a importância de todos se vacinarem. Procurem os locais de imunização para receberem as doses de reforço. Seguiremos intensificando as ações de vacinação em todo o estado. Juntos, vamos superar essa pandemia”, pontuou a governadora.

Atualmente, 91,12% dos cearenses completaram o esquema inicial de vacinação (primeira e segunda doses) e 60,36% tomaram a primeira dose de reforço. Mais de 21 milhões de doses foram aplicadas no Ceará.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Carro com 5 pessoas cai no canal da transposição do São Francisco, em Missão Velha, e duas morrem

Um carro com cinco pessoas a bordo caiu dentro do canal da transposição do Rio São Francisco no município de Missão Velha, já próximo à cidade de Barbalha. Conforme informações preliminares apuradas pela reportagem, duas pessoas ficaram presas às ferragens e morreram. O caso ocorreu na manhã desta sexta-feira, 24, por volta de 7 horas.

De acordo o tenente coronel Agnaldo Viana, comandante do 5º Batalhão de Bombeiros de Juazeiro do Norte, a ocorrência atendida pela guarnição ocorreu no distrito de Canta Galo, Missão Velha e envolveu um veículo gol de placas KIX 6E94.

O carro teria perdido o controle e caiu no canal, mas apenas três delas conseguiram sair. Os Bombeiros resgataram os corpos e aguardam a Perícia Forense chegar no local. O veículo foi içado com auxílio de um trator.

Fonte: O Povo 

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Com Bolsonaro, alta do diesel chega a 51% em 12 meses; passagem aérea sobe 123%

A alta de 2,83% no diesel e de 11,36% nas passagens aéreas puxou a prévia da inflação dos transportes (0,84%) em junho. No acumulado de 12 meses, o combustível subiu 51,04%, e os bilhetes mais que dobraram de preço (123,26%).

Os dados fazem parte do IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor - Amplo 15), divulgados nesta sexta-feira (24) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A gasolina (-0,27%) e o etanol (-4,41) caíram no mês, mas também registraram forte alta em 12 meses, de 27,36% (gasolina) e 21,21% (etanol).

Na semana passada, a Petrobras aumentou novamente os preços da gasolina (5,18%) e do diesel (14,26%) nas refinarias. O anúncio repercutiu negativamente em Brasília, desagradando em especial o presidente Jair Bolsonaro (PL), que tem atacado publicamente a empresa. A União é o maior acionista da Petrobras.

Com os ataques, o presidente da Petrobras, José Mauro Coelho, indicado pelo próprio Bolsonaro, renunciou ao cargo. A petrolífera tem um presidente interino até que a empresa aprove o novo nome indicado pelo governo, Caio Paes de Andrade.

O IPCA-15 de junho calculou a inflação dos produtos e serviços entre 14 de maio e 13 de junho, ou seja, o novo reajuste não foi levado em consideração.

Passagem aérea sobe 123%
Em 12 meses, os custos com transporte subiram 20,21% no acumulado dos últimos 12 meses, com destaque também para a subida no preço das passagens aéreas, de 123,26%.

Os custos das aéreas são fortemente afetados por aumentos no combustível de aviação e pela valorização do dólar.

Bolsonaro vetou recentemente o retorno do despacho gratuito de bagagem de até 23 kg em voos nacionais e de até 30 kg em voos internacionais. O veto presidencial ainda deve ser analisado pelo Congresso.

Autorizada pelo Congresso em 2016, a cobrança foi instituída com a promessa de que as passagens ficariam mais baratas ao consumidor.

Ainda nos transportes, os gastos com aplicativo, que incluem Uber e 99, registram alta de 64,03% em 12 meses.

Prévia geral da inflação acelerou para 0,69% em junho
Em junho, o IPCA-15 acelerou para 0,69%, após registrar 0,59% em maio. Em 12 meses, chega a 12,04%.

O índice está muito acima da meta do BC (Banco Central) para a inflação neste ano, de 3,5%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos —ou seja, variando entre 2% e 5%. No ano, o IPCA-15 acumula alta de 5,65%.

Como é calculado o IPCA-15?
O período de coleta de preços, que acontece em estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, concessionárias de serviços públicos e domicílios (para levantamento de aluguel e condomínio), vai do dia 14 de maio a 13 de junho.

São considerados nove grupos de produtos e serviços: alimentação e bebidas; artigos de residência; comunicação; despesas pessoais; educação; habitação; saúde e cuidados pessoais; transportes e vestuário. Eles são subdivididos em outros itens. Ao todo, são consideradas as variações de preços de 465 subitens.

Fonte: UOL

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Três cidades do Cariri têm o maior número de casos suspeitos de chikungunya do país

Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha estão entre as cidades com maior número de casos prováveis de chikungunya no Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde. O estudo é referente ao período de janeiro a 11 de junho, publicado no mais recente boletim epidemiológico.

Segundo o boletim, cinco cidades do Ceará estão entre as dez com mais casos suspeitos de infecções pela chikungunya. Fortaleza tem 9.392 casos prováveis; e Juazeiro do Norte, 3.670. (Veja abaixo as principais cidades com casos suspeitos da doença no país)


O Ministério da Saúde afirma ainda que no primeiro semestre deste ano, de um total de 23 mortes em todo o país, 17 ocorreram no Ceará. Com isso, nosso estado concentra 73,9% dos óbitos.

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) registrou 17.954 casos confirmados da doença e 16 mortes até o último dia 11 de junho. As cidades de Juazeiro do Norte e Barbalha, na Região do Cariri, tiveram mais mortes ocasionadas pela doença totalizando óbitos em cada.

Fonte: g1 CE

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Lula tem 19 pontos sobre Bolsonaro no 1º turno, mostra Datafolha

Nova pesquisa do Datafolha mostra um cenário estável na corrida pela sucessão de Jair Bolsonaro (PL) na eleição de outubro. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 19 pontos de vantagem sobre o presidente, marcando 47% das intenções de voto no primeiro turno.

Bolsonaro tem 28%, seguido à distância por Ciro Gomes (PDT), com 8%. Dez outros candidatos se embolam, empatados tecnicamente, no pelotão dos que têm de 2% para baixo. A contagem regressiva de 100 dias para o pleito começa nesta sexta (24).

Nos chamados votos válidos, Lula tem 53%. Para ganhar no primeiro turno, é necessário que o candidato some 50% dos votos válidos mais um. A votação será em 2 de outubro —o segundo turno está previsto para o dia 30 do mesmo mês.

Votos válidos são aqueles que excluem, no cômputo geral, os brancos e nulos. Sob essa métrica, que é a utilizada pela Justiça Eleitoral para a contagem final do pleito, o presidente Jair Bolsonaro tem 32% das intenções de votação. Ciro Gomes, do PDT, marca 10%.

O Datafolha ouviu 2.556 eleitores em 181 cidades nos dias 22 e 23 de junho. A margem de erro da pesquisa, contratada pela Folha e registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 09088/2022, é de dois pontos para mais ou menos.

O cenário registrado é semelhante ao da pesquisa passada, realizada em 25 e 26 de maio, apesar da agudização da crise econômica e política envolvendo o governo federal.

Os pesquisadores do Datafolha foram a campo no mesmo dia em que emergiu a notícia de que o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro havia sido preso, na quarta (22).

Aliado por quem Bolsonaro disse colocar "a cara no fogo", ele protagoniza a apuração de um escândalo de corrupção, cujo combate é um dos pontos do discurso presidencial.

O elemento se somou ao embate entre o Planalto e a Petrobras acerca do reajuste dos preços de combustíveis, que impacta a inflação numa campanha eleitoral marcada pelo debate econômico.

Além disso, o presidente enfrenta desgastes variados, incluindo o assassinato de um indigenista e de um repórter na Amazônia e outros problemas de sua gestão.

Nesse sentido, a oscilação positiva de um ponto percentual da rodada anterior para cá pode ser até comemorada por aliados mais otimistas de Bolsonaro.

Lula fez o caminho inverso, embora só tenha se notabilizado no período pela divulgação de um criticado plano de governo e por ter adicionado tropeços junto ao eleitorado conservador.

Ciro, por sua vez, segue isolado num patamar abaixo do que havia conseguido em suas três tentativas anteriores de chegar à Presidência. Também oscilou, de 7% para 8%. Ele é seguido pelo grupo liderado numericamente pelo deputado André Janones (Avante-MG), com 2%.

Pior notícia colhe a chamada terceira via, que depois das desistências de Sergio Moro (União Brasil) e João Doria (PSDB), organizou-se em torno do nome da senadora Simone Tebet (MDB).

Mesmo com apoio de tucanos e com sua rodada de inserções publicitárias, ela viu suas intenções de voto desde o fim de maio oscilarem negativamente de 2% para 1%.

Empatam numericamente com a senadora Vera Lúcia (PSTU) e Pablo Marçal (Pros). Não pontuaram Sofia Manzano (PCB), Felipe D'Ávila (Novo), General Santos Cruz (Podemos), Luciano Bivar (UB), Eymael (DC) e Leonardo Péricles (UP).

Com isso, o cenário de polarização entre Lula e Bolsonaro se consolida ainda mais, fazendo crescer a percepção de que o eleitorado olha para a corrida como um segundo turno adiantado a esta altura da disputa.

Isso é notável também na pesquisa espontânea, quando os entrevistados falam em quem vão votar sem serem estimulados por uma lista.

Nela, Lula marcou 37%, ante 38% há menos de um mês. Já Bolsonaro oscilou de 22% para 25%, enquanto o total de quem não sabe ainda em quem votará ficou estável também (29% para 27%). Ciro marca 3%.

Do ponto de vista de perfil do eleitorado, as tendências se mantiveram. Lula segue soberano no Nordeste, segunda região mais populosa com 27% de quem vai às urnas, onde derrota Bolsonaro por 58% a 19%.

Tem grande vantagem entre os mais jovens (54% a 24%), menos escolarizados (56% a 22%) e, principalmente, entre os mais pobres.

Nesse grupo, de quem ganha até dois salários mínimos e que compõe 52% da amostra populacional do Datafolha, Lula também vence o presidente por 56% a 22%, evidenciando a falta de alcance eleitoral até aqui de medidas do governo como o Auxílio Brasil.

No segmento evangélico (26% da população), Bolsonaro ampliou um pouco a vantagem e deixou o empate técnico, no limite, com Lula.

Não se sabe qual será o impacto no grupo do escândalo no MEC envolvendo Ribeiro, que é pastor, e outros religiosos. O presidente tem entre eles 40% (eram 39% em maio), ante 35% de Lula (eram 36%)

Bolsonaro vai melhor do que sua média entre os homens (36%, ante 44% de Lula) e entre aqueles que ganham mais: tem 44% no grupo com renda mensal de 5 a 10 mínimos e 47% entre os que ganham mais de 10 salários mínimos. Esses dois segmentos, contudo, somam 11% da população.

O presidente também mantém uma fortaleza no Centro-Oeste, região com 7% da população onde tem 40% de intenções de voto. No populoso Sudeste, lar de 42% dos brasileiros, Lula tem 43% e Bolsonaro, 29%,

Refletindo a crise, o petista tem grande liderança entre os desempregados (9% da amostra): 62%. Empresários, 4% dos ouvidos, dão uma intenção ao presidente de 43%.

Fonte: Folhapress

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

IFCE Crato abre primeira turma da Licenciatura em Letras Português/Espanhol

A Licenciatura em Letras com habilitação em Português e Espanhol no campus de Crato ofertará suas primeiras vagas no Sisu 2022.2, com inscrições de 28 de junho a 01 de julho, pelo site sisu.mec.gov.br.

A licenciatura terá duração de nove semestres e a oferta de aulas será presencial e noturna, com possibilidade de estágios durante a manhã e a tarde. Serão ofertadas 40 vagas semestrais, via SISU e edital para transferência e ingresso como diplomado. O curso formará profissionais aptos à docência no ensino fundamental e médio e deverá contribuir para a redução de profissionais que atuam na área sem a formação específica.

A coordenação do curso ficará a cargo do professor Luiz de Beltrão, que destaca a importância da licenciatura para a região do Cariri: "Não existe na região nenhuma licenciatura em língua espanhola e o novo ensino médio desobriga a exclusividade da oferta de língua inglesa como língua estrangeira. Além disso, o curso proporciona nossa interação e identificação como povos latino-americanos".

Na edição 2022.2 do SISU, o IFCE ofertará mais de 2.600 vagas em 79 cursos de graduação em todo o Ceará. No campus de Crato, serão 100 vagas no total. Além da Licenciatura em Letras Português/Espanhol, há ainda 30 vagas cada para os bacharelados em Sistemas de Informação e Zootecnia. Já o campus de Juazeiro do Norte oferta nesta edição 175 vagas distribuídas nos cursos de Educação Física, Engenharia Ambiental e Sanitária, Matemática, Automação industrial e o curso novo de Engenharia Civil, sendo 35 vagas cada.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Câncer de pele tem cura se diagnosticado e tratado precocemente

Lesões na pele que não cicatrizam, apresentam sangramento e/ou coloração enegrecida podem ser sinais de câncer de pele. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado, no entanto, podem ser o caminho para a plena recuperação. “Mesmo os melanomas, que são, no geral, mais agressivos, quando acompanhados adequadamente, têm praticamente 100% de cura”, destacou a dermatologista Anapaula Fontenele, a qual atua no Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA), em Fortaleza.

A comerciante Joice de Castro Gomes, 40, foi diagnosticada com a condição no início de 2021, após apresentar lesões avermelhadas no rosto, com sangramento e dificuldade de cicatrização.

“Quando fiz a biópsia e descobri que era câncer de pele, fui logo encaminhada para o HMJMA. Em fevereiro, fui submetida à cirurgia plástica reparadora e, agora, sou acompanhada pelos médicos”, conta a autônoma, que não se surpreendeu com o aparecimento da patologia. “É uma notícia ruim, mas tenho muitos casos na família. Então, desconfiei”, afirma.

Hereditariedade
A população de pele e olhos claros, com cabelos ruivos ou loiros, está suscetível a maiores riscos. Pessoas de pele negra também são acometidas, mas, geralmente, em áreas claras, como as palmas das mãos e as solas dos pés.

Com 16 anos de experiência, a médica Anapaula explica que os tratamentos variam de acordo com cada caso. Nesse sentido, a providência pode ser ambulatorial e/ou cirúrgica. “No HMJMA, executamos o acompanhamento medicamentoso em consultório, realizamos pequenos procedimentos e fazemos a cirurgia plástica reparadora, que, para mim, é o método ouro”, informa.

O cirurgião plástico Rodrigo Pimenta explica a conduta adotada diante de lesões extensas após a remoção de tumores. “Fazemos o uso de algumas técnicas da cirurgia plástica, como a utilização de retalhos e enxertos para fazer a cobertura cutânea e a reconstrução. Tudo isso a gente faz com o objetivo de ter o melhor resultado, a melhor cicatriz para o paciente”, diz o especialista, que atua no HMJMA desde 2017.

A cicatrização, aliás, é um motivo de preocupação para os pacientes. Principalmente aqueles cujas lesões estão localizadas em áreas como o rosto. “Na minha cirurgia, além da remoção do câncer, foi realizado o enxerto. Ficou muito bom. As pessoas que me conhecem não notam muito. Eu estava preocupada. É o meu rosto. Mas correu tudo bem. Agora, preciso me consultar com o cirurgião semestralmente e, todo mês, vou ao ambulatório. Estou usando proteção solar, chapéus e roupas cobertas. Com disciplina, está dando tudo certo”, destaca Joice.

Prevenção
Para se prevenir contra o câncer de pele, é preciso evitar a exposição ao sol intenso, principalmente entre 10h e 16h, quando os raios são mais intensos. Em outros períodos do dia, recomenda-se buscar lugares com sombra, usar proteção adequada, como roupas, chapéus de abas largas, óculos escuros com proteção UV, sombrinhas e barracas.

Deve ser contínua, também, a aplicação de filtro solar com fator de proteção 15, no mínimo, além de produtos similares apropriados para os lábios.
 
Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

24 de junho

1128 - Ocorre a Batalha de S. Mamede com a vitória de D. Afonso Henriques sobre as tropas da sua mãe, D.ª Teresa.
1948 - O Bloqueio de Berlim tem o seu início com a União Soviética a tornar impossível a viagem por terra entre o leste e o oeste de Berlim, na Alemanha.
2007 - Gordon Brown (foto), sucede a Tony Blair como primeiro-ministro do Reino Unido.

Nasceram neste dia…
1360 - Nuno Álvares Pereira, militar português (m. 1431).
1542 - São João da Cruz, poeta espanhol (m. 1591).
1911 - Juan Manuel Fangio, automobilista argentino (m. 1995).

Morreram neste dia…
1519 - Lucrécia Bórgia, duquesa de Ferrara (n. 1480).
1922 - Walther Rathenau, político alemão (n. 1867).
1943 - Ernesto Bozzano, pesquisador italiano (n. 1862).

Fonte: Wikipédia

AddThis