Chacina mata 7 em SP: Polícia desmente que testemunha de crime de PM esteja entre mortos

Uma das vítimas da chacina que ocorreu na noite de ontem na zona sul de São Paulo morreu na tarde deste sábado (5) no Hospital do Campo Limpo. Com isso, o número de mortos na ação subiu para sete. A vítima estava internada com outras duas pessoas no hospital, que não informou qual é o estado de saúde delas.

Foram ao menos 14 os criminosos que desceram de três carros e atiraram contra o bar, na rua Reverendo Peixoto da Silva, por volta das 23h, de acordo com a polícia. Cinco pessoas morreram na hora e outras duas no hospital. Entre elas, Laércio da Silva Grima --o Dj Lah, integrante do grupo Conexão do Morro.

Segundo vizinhos, uma das vítimas era o homem que filmou em novembro do ano passado cinco policiais prendendo e atirando em um servente de pedreiro que já estava rendido e desarmado. A informação chegou a ser confirmada por PMs e pelo delegado-geral da Polícia Civil, Maurício Blazeck.

No fim da tarde, Blazeck disse que a vítima se passava pelo autor do vídeo, embora não ficou confirmado, através dos depoimentos, que realmente fosse ele. Em nota, a Secretaria da Segurança Pública informou que não há indícios de que essa pessoa esteja entre os mortos. A chacina ocorreu a cerca de 20 metros de onde o vídeo foi gravado.

Os seis mortos foram Ricardo Genoino da Silva, 40, Edilson Lima Pereira Santos, 27, Carlos Alexandre Claudiano da Silva, 27, Bruno de Cassio Cassiano Souza, 17, João Batista Pereira de Almeida, 34, e Almando Salgado dos Santos Júnior, 41.

De acordo com testemunhas, assim que desceram do veículo, os assassinos gritaram "polícia" e começaram a atirar. Quando a PM chegou, os atiradores já tinham fugido e as vítimas que sobreviveram haviam sido socorridas a hospitais da região.

Testemunhas disseram em depoimento informal à Polícia Civil que, após o crime, pessoas em um Corsa preto recolheram as cápsulas dos disparos que ficaram próximas ao bar.

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) disse neste sábado que nenhuma hipótese será descartada durante a investigação do crime. "Tudo vai ser investigado com profundidade, rigor, até prender os criminosos. E a polícia já está trabalhando com vários indícios desde a madrugada", disse ele.

Fonte: UOL

Plantão Infotech: Adeus, netbooks. A era dos pequenos acaba em 2013

Quando os netbooks surgiram no mercado, eles foram vistos como os “salvadores” da indústria de PCs. Mesmo com potencialidades normalmente menores que os notebooks, muitos compraram os pequenos computadores especialmente pela portabilidade oferecida e pelo menor valor.

No entanto, depois de alguns anos, com as variações no mercado e a criação de novas tecnologias (leia-se tablets e smartphones), o fim da era dos netbooks está próximo e eles serão extintos ainda este ano.

Tal notícia foi dada pelo site The Guardian, que informou que a ASUS não produziria mais netbooks em 2013. Para completar o quadro, a Acer também vai parar de fabricar este tipo de computador — em 2012, apenas essas duas companhias continuavam a produzir o modelo.

Motivos que levaram à extinção
Um dos principais motivos apontados para o desaparecimento dos netbooks inclui um aumento na economia — o que levou as pessoas de volta para máquinas mais caras e mais potentes, tais como ultrabooks e laptops tradicionais.

Além disso, os tablets conquistaram o mercado, oferecendo ainda mais portabilidade e sistemas operacionais práticos — detalhes que fizeram com que eles se tornassem os maiores responsáveis pela extinção dos netbooks.

Fonte: Tecmundo

Gato é apreendido tentando entrar com celular em presídio

Agentes penitenciários do Presídio Desembargador Luiz de Oliveira Souza (PDOS), localizado no município de Arapiraca, a 127 km de Maceió, apreenderam um gato que tentava entrar no local carregando, preso ao corpo, serras, brocas, fone de ouvido, cartão de memória, aparelho celular, baterias e um carregador. O fato inusitado aconteceu na madrugada do dia primeiro, momentos depois da virada de ano. O flagrante aconteceu na entrada principal do presídio, guardada por agentes que estavam de plantão.

A quantidade de material surpreendeu até mesmo o superintendente do PDOS, tenente-coronel Carlos Luna, que abriu procedimento para investigar a origem do animal e dos objetos.

Considerado presídio de segurança média, o lugar - que está localizado ao lado da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em Arapiraca - abriga atualmente 263 detentos, todos considerados suspeitos pela ação do gatuno. "Fica difícil de saber quem é o responsável pela ação, uma vez que o gato não fala", informou a gerência do presídio, através de assessoria de imprensa.

Segundo ela, esta é a primeira vez, desde que o presídio foi inaugurado, em setembro de 2002, que um animal tenta entrar no local carregando material considerado de contravenção. "Geralmente, isso acontece com seres humanos que tentam levar objetos para os presidiários", ressaltou.

O gato, considerado pela gerência do presídio como o mais inocente da história, foi encaminhado para o Centro de Zoonoses do município, onde ficará detido, não como presidiário, mas para receber cuidados dos veterinários.

Fonte: Estadão

Colisão entre carreta e van deixa 10 mortos e 12 feridos no Piauí

Um acidente na BR- 316 entre o município de Monsenhor Gil e a localidade Estaca Zero, a 56 quilômetros ao Sul de Teresina, deixou dez mortos e doze feridos. Segundo informações do inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Toni Carlos, uma carreta e uma van colidiram por volta de 3h deste sábado (5).

"A Van saiu da cidade de Sobral, no Ceará, com destino a Brasília e trazia familiares que participaram das festas de fim de ano. Ao chegar neste trecho de curva, um dos reboques do caminhão bitrem tombou sobre a pista e invadiu a pista contraria, atingindo frontamente com a Van que transitava em sua faixa normal", disse o inspetor.

A Polícia Rodoviária Federal tem três suspeitas para o acidente: ou motorista dormiu ao volante, ou ele estivesse conduzindo o veículo em alta velocidade ou acredita que possa ter ocorrido uma falha mecânica na carreta.

Ainda de acordo com Toni Carlos, o motorista da carreta não estava embriagado no momento do acidente, porém foi detido para prestar esclarecimentos.

Os feridos foram encaminhados para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT). De acordo com Gilberto Albuquerque, diretor do HUT, quatro pessoas passaram por cirurgias e os demais feridos estavam em observação até as 10h30 (Horário Local).

O Instituto Médico Legal (IML) de Teresina fez o resgate dos corpos e aguarda o reconhecimento para liberá-los para sepultamento.

Fonte: G1

Seis municípios do CE estão em situação crítica nas prefeituras

O governo repassou recomendações para o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e para o Ministério Público Estadual referente aos ex-prefeitos cearenses que deixaram a gestão no último dia 31 de dezembro, mas os ex-administradores não aceitaram o ato.

Os ex-gestores dos municípios de Cedro, Ipu, Itaiçaba, Milhã, Morada Nova e São Gonçalo do Amarante, não conseguiram eleger seus sucessores. Segundo os atuais prefeitos das cidades, devido a circunstância, entregaram os Executivos Municipais em situação crítica.

A falta de informações sobre a real situação das contas das administrações, também é uma das principais reclamações dos atuais gestores.

As denúncias de desmonte nestas prefeituras são recorrentes a dilapidação do patrimônio público até dívidas milionárias das gestões com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

De acordo com o prefeito de Cedro, Nilson Diniz (PSB), devido ao caos administrativo, há uma insegurança quanto à questão dos serviços essenciais, como a saúde. As escolas do município segundo ele estão, praticamente, sem merenda escolar e a dívida da Prefeitura com o INSS chega a R$ 17 milhões. Diniz alega ainda que ninguém da Prefeitura deu um parecer para mostrar as contas do município.

Já o prefeito Cláudio Pinho (PSB) do município de Cedro, em São Gonçalo do Amarante, denunciou que somente a dívida da cidade com encargos sociais gira em torno de R$ 22 milhões. Disse ainda que existem atrasos no pagamento dos servidores e acúmulo de remédios vencidos no almoxarifado da Secretaria de Saúde.

Em Itaiçaba, o prefeito, Zé Orlando (PMDB), destacou que todos os sistemas de dados da Prefeitura foram formatados e não foi repassada nenhuma informação com relação a situação contábil da cidade.

No município de Ipu, o prefeito Sérgio Rufino (PSB), diz que não existem ambulâncias funcionando e o pagamento dos servidores está em atraso desde outubro.

O descaso também está na cidade de Morada Nova, em que o prefeito Wanderley Nogueira (PT) acusou a gestão anterior de ter desviado recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Giselle Leite

Fonte: Ceará Agora

'Já conheci o japonês e ele não é feio', diz garota que leiloou virgindade

A jovem Ingrid Migliorini, conhecida como Catarina, que leiloou a virgindade pela internet, ainda não decidiu se sua primeira vez será com o japonês vencedor do leilão. A garota de 20 anos está em sua cidade natal, Itapema, em Santa Catarina, onde deve passar o verão. Em entrevista ao G1, ela revelou que não se sente preparada para uma relação sexual, embora já tenha conhecido o japonês durante um jantar em Sidney, na Austrália.

O leilão fez parte de um projeto que também previa a gravação de um documentário sobre a preparação para a primeira vez. A produção é do australiano Justin Sisely, que promoveu os lances por meio do 'Virgins Wanted', site divulgado ao público no dia 15 de setembro de 2012 e cujos lances terminaram em 24 de outubro. Já a primeira noite de Catarina estava prevista para ocorrer 10 dias depois do fim do leilão, no dia 3 de novembro. Porém, segundo ela, até a tarde desta sexta-feira (4), não havia uma previsão para ocorrer.

Entrevistada na praia onde nasceu e mora com a família, ela fala sobre a relação com os pais, o desejo de escrever um livro e se tornar atriz e afirma que ainda não desistiu do lance de R$ 1,5 milhão que será pago pelo japonês caso sua primeira vez seja com ele.

G1 - Você já conheceu o vencedor do leilão? Como foi o encontro?
Ingrid Migliorini - Eu o conheci em um jantar em Sydney, na Austrália. Ele fez o pedido para jantar antes da primeira vez e aceitei. Fui com dois amigos e o Justin [produtor]. Ele não gostou muito de não ter sido só comigo, mas foi por segurança e ele aceitou. Durou pouco mais de uma hora. Falamos em inglês e foi uma conversa legal. Posso dizer que ele não é feio.

G1 - E você pensa em desistir do prêmio do leilão?
Ingrid - Neste momento, não me sinto preparada para a primeira vez. Pelo menos neste verão, não vai acontecer, pois vou curtir a temporada no Brasil. Isso não significa que não vai ocorrer, apenas não decidi ainda. O regulamento do leilão não prevê nenhuma multa, então posso desistir a qualquer momento. Agora, a chance disso acontecer é de 3 em 10.

G1 - Essa decisão tem influência da sua família? Como está a relação com seus pais?
Ingrid - Além de não me sentir preparada, eles pediram muito para repensar a decisão. Então, tem relação com eles, sim. A relação com a minha mãe sempre foi boa e está ótima. Sobre meu pai, prefiro não comentar.

G1 - E se não acontecer com o vencedor do leilão, como você imagina sua primeira vez?
Ingrid - Se não acontecer com ele, só vou fazer algo com alguém que gostar muito. Até meus 15 anos imaginava a primeira vez com amor, aquele desejo de adolescente de ser com o príncipe encantado. Atualmente, vejo a virgindade como uma condição física do corpo, mas se não acontecer através do leilão, quero gostar da pessoa de verdade.

G1 - Você nunca namorou? Já se sentiu sozinha em algum momento?
Ingrid - Nunca namorei, mas também nunca tive problemas em ficar sozinha. Durante minhas viagens, conheço muita gente, principalmente porque estou sozinha. Gosto de baladas e leio muito também, pelo menos um livro por semana, às vezes mais. Isso já é uma companhia.

G1 - O que você achou do ensaio sensual feito pela revista masculina para a qual você posou nua?
Ingrid - Adorei. Eles escolheram o tema e eu gostei. Achei uma mistura de inocência e perversidade. Neste momento, é mais ou menos assim que me sinto, de modo geral. É, sim, um pouco do que eu sou neste momento.

G1 - Como você era quando criança e adolescente?
Ingrid - Não era nada precoce, era bem criança. Brincava de boneca, fazia festas em lugares com tobogã. Sempre fui a aluna mais nova da classe, então, quando as outras meninas estavam na fase de paquerar, ainda queria brincar.

G1 - Quando esta fase passou?
Ingrid - Meu primeiro beijo foi com 17 anos, em um menino catarinense, de uma cidade próxima de Itapema. Foi durante uma baladinha. Minha primeira primeira paixão também foi aos 17, por um argentino. Conheci ele na praia e ficamos juntos por no máximo uma semana, depois ele foi embora. Trocamos e-mails, mas foi só isso, nunca rolou nada mais.

G1 - Depois do leilão, qual é a reação das pessoas quando encontram com você?
Ingrid - Nunca ninguém falou nada que me ofendesse pessoalmente. Já vi muitos comentários negativos, mas agora não os leio mais. Acho que na internet as pessoas têm mais coragem de falar e dizem qualquer coisa. Diante de mim, nunca me disseram qualquer ofensa. Pelo contrário, quem fala elogia a coragem.

G1 - Você acha que as pessoas são verdadeiras quando falam com você sobre isso?
Ingrid - Não sei, mas, de qualquer forma, não me importo. Uma vez li uma frase que questionava: "Ser admirada? De que te serve?". Então, se as pessoas são verdadeiras ou não, não vai fazer diferença.

G1 - Você ficou com receio que o leilão pudesse atrapalhar futuros relacionamentos?  
Ingrid - Sempre achei que o amor verdadeiro supera tudo e gosta de você como realmente é. Pensei nisso, mas os homens se aproximam mais de mim agora. Não sei qual a real intenção, isso é verdade, mas atualmente me pedem em casamento, em namoro e me procuram muito mais.

G1 - Quais seus planos para 2013?
Ingrid - Viajar muito e escrever um livro. Meu objetivo com o leilão era ganhar dinheiro para ser independente, viajar e conhecer novos lugares e pessoas. Isto é uma coisa de que gosto de fazer, além de ir à praia, tocar piano e até surfar de vez em quando. Também quero estudar, mas talvez mude de área. Antes do leilão, estava com matrícula feita para cursar medicina na Argentina. Agora, penso em estudar no Brasil ou então fazer outro curso, como Artes Cênicas. Gostaria que surgisse uma oportunidade para trabalhar no meio artístico, talvez me tornar atriz.

Fonte: G1

Crato (CE): Patativa do Assaré inspira análise sociológica em livro

Fruto da convivência com Antônio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré, a escritora Maria Ferreira dos Santos está lançando seu primeiro livro sobre a obra do poeta popular.

A publicação que tem o título: "Aspectos sociológicos na poesia de Patativa do Assaré e o drama da triste partida" é dividida em três partes e tem como principal proposta divulgar a importância da contribuição do assareense para as análises e estudos sociais relacionados ao povo nordestino, o comprometimento dele com os problemas da região, a contestação e o sofrimento dos flagelados da seca, que até hoje, em menores proporções em relação ao passado, continuam migrando para o Sul do País.

No primeiro momento, o exemplar é composto por um histórico da literatura popular nordestina. O objetivo é identificar o legado de Patativa do Assaré dentro deste cenário.

Relato
A segunda parte traz um relato sociológico da poesia do cancioneiro, desde as denúncias da problemática da seca e seus flagelados, até os agregados e operários que deixam a terra natal em busca de oportunidades nos grandes centros urbanos.

Esses foram os fatores que o impulsionaram a gerar poesia a partir da realidade brutal, onde o homem do campo é desprovido de recursos para permanecer no sertão. A última etapa relata o drama da música "A triste partida", nacionalmente cantada por Luiz Gonzaga e ícone do cancioneiro popular.

Devido à amizade entre os compositores e porque o Rei do Baião gravou vários poemas de Patativa, o livro será lançado durante a Bienal Nacional da União Nacional dos Estudantes (UNE), que vai acontecer no próximo dia 24, em Recife. No evento, haverá uma homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga. O Tema central será: "A volta da Asa Branca". "Aspectos sociológicos na poesia de Patativa do Assaré e o drama da triste partida" é pioneiro em abordar o conteúdo social da obra do poeta popular. Até então, havia apenas livros sobre a história da vida e da obra dele. A publicação aprofunda os estudos nas produções do assareense. Uma das metas da autora é disponibilizar o conteúdo como fonte de pesquisa para estudantes de todo o país e interessados em conhecer mais sobre essa temática.

O livro tenta mostrar a sociologia de forma poética. Para isso, foi escrito com base na literatura de cordel, da professora Nelma Fechine e nas pesquisas "Literatura e Sociedade", do professor Antônio Cândido. A publicação tem citações de poemas selecionados pelo próprio Patativa do Assaré. Em uma dupla homenagem, a Patativa e ao Gonzagão, Maria Ferreira dos Santos dedicou uma parte do seu trabalho a questão da seca no Nordeste.

Em capítulos, ela mostra as dificuldades das famílias de retirantes que fogem da estiagem. Nas etapas, a leitura forma uma peça teatral que conta a história do casal Zé e Raimunda, com seus filhos. Na ficção, a família saiu do Ceará em um caminhão pau de arara, em busca de melhores condições de vida na cidade de São Paulo. No decorrer da narrativa, eles enfrentam o frio, a fome e ainda perdem um dos filhos. Para a escritora, essa é a parte mais dramática da obra. "Muita gente que mora em outras regiões do país desconhece a realidade do sertanejo. Esse fato gera preconceito e discriminação com os nordestinos. A minha intenção foi mostrar que, apesar das dificuldades, esse povo tem valores, criatividade e enfrenta com bravura as intempéries da seca", conta.

O reconhecimento do trabalho da autora já gerou bons resultados. Nas homenagens ao Centenário do Gonzagão, que aconteceram em dezembro, na cidade de Exú, o livro "Aspectos sociológicos na poesia de Patativa do Assaré e o drama da triste partida" tiveram destaque ao servir de inspiração para um grupo de alunos da Escola Padre Medeiros, que encenou a peça: "A triste Partida", assistida por mais de 500 pessoas.

Agora, uma equipe de artistas teatrais está elaborando um curta metragem sobre a mesma peça. A autora, pretende auxiliar nas gravações.

A linguagem popular em que a obra foi escrita é acessível aos públicos adulto e até infantil. Aos leitores, proporciona a sensação de estar no sertão, convivendo com os animais, casas de taipa, redes, panelas de barro e candeeiros, constantemente encontrados nos lares do interior.

Após o lançamento do livro na capital pernambucana, a escritora pretende continuar apresentando seu trabalho em outros eventos. Na ocasião, de aniversário do poeta, que acontecerá no dia 5 de março, Maria Ferreira já planeja realizar um encontro na cidade de Assaré, onde Patativa viveu.

Mais informações
Maria Ferreira dos Santos
Telefone: (88) 9619.3777

YAÇANÃ NEPONUCENA
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Bebê segura o dedo do médico durante cesariana; veja


A foto de uma cesariana na qual o bebê segura o dedo do médico ainda na barriga da mãe se tornou viral neste começo de ano. O momento foi capturado pelo pai da criança, Randy Atkins, durante o parto.

"O médico me chamou e disse 'Olha, ela está segurando meu dedo.' Então eu corri para tirar a foto e fiquei assombrado com aquilo. É uma fotografia tão incrível", disse Atkins em entrevista para o canal americano KTVK.

O casal do Arizona, que batizou a filha de Nevaeh um anagrama de Heaven (céu em inglês), só divulgou a foto recentemente, apesar de o parto ter ocorrido em outubro.

A mãe, Alicia Atkins, achou que as pessoas não iriam gostar da imagem, mas ficou surpresa com retorno positivo que recebeu. Até a equipe que estava trabalhando no parto ficou surpresa com a cena.

Fonte: Folha.com

O que te impede de ser feliz?

Alguma vez você já parou para refletir a respeito do que impede que você seja feliz? Sobre suas idéias, conceitos e decisões e como isso influi na sua satisfação pessoal?

A maior verdade é que pensamos muito pouco a respeito de coisas tão importantes que podem mudar significativamente e positivamente nossas vidas, porém nunca é tarde para passar a refletir e se conscientizar das coisas.

Não é preciso estar atrás das grades para ser um prisioneiro. Muitas vezes nos tornamos prisioneiros de nossas idéias, conceitos e escolhas. Mas é possível se libertar de toda essa bagagem de negatividade, você só tem que fazer algumas mudanças.

"Quando sonhar, sonhe grande. Quando pensar, pense grande! E quando for amar, ame verdadeiramente com toda intensidade e honestidade concebível. A felicidade é e sempre foi uma questão de escolha, portando, você tem o poder em suas mãos, basta usá-lo."
- WF

Não existe desculpa para aceitar que a negatividade torne-se infelicidade e passa a conduzir sua vida e para evitar que isso aconteça confira as dicas abaixo:

Jamais pense que perdeu sua chance
Sua vida, mesmo com todos os altos e baixos, tem moldado aquilo que você é hoje. Sua vida tem sido exatamente o que precisou ser, portanto jamais pense que perdeu tempo ou oportunidades. Tudo que aconteceu com você foi necessário para te trazer até o momento atual e cada momento, incluindo esse, é um novo começo para realizar. Se você tem coragem para admitir que tem medo, capacidade de rir, mesmo quando a situação te forçar a chorar, coragem para falar, mesmo quando sua voz está tremendo, então você tem aquilo que precisa para chegar a um lugar melhor.

Não mude para agradar alguém
Não importa o quão altas sejam as expectativas ou opiniões que os outros têm sobre você, jamais se torne um escravo do conceito alheio. Não se pergunte: “Por que eles não gostam de mim?”, pergunte-se: “Por que estou perdendo meu tempo me preocupando com o que pensam de mim?” A conclusão que você chegará provavelmente será de que essa opinião alheia não tem absolutamente nada positivo a acrescentar. Se você não está prejudicando ninguém com suas ações, siga em frente com sua vida. E se alguém não gostar, que seja. Afinal a vida é sua e você deve vivê-la para agradar a si mesmo e não aos outros. Ligue o foda-se e seja feliz!

Não use fracassos amorosos como desculpa
Às vezes a vida te apresenta alguém que você precisa conhecer para te ajudar, te fazer sofrer, te deixar, te amar e te fortalecer pouco a pouco para você se encontrar com si próprio e aprender que o amor próprio é o alicerce para construir um relacionamento saudável. Tudo aquilo que é obtido no relacionamento, seja positivo ou negativo, precisa sempre ser visto como aprendizado. Algumas vezes conhecemos pessoas incompatíveis, outras vezes conhecemos pessoas certas em momentos errados, não importa. Siga em frente e tente novamente, afinal essa é a beleza da vida, poder tentar novamente!

Não foque sua atenção em outro tempo ou outro lugar
O hoje jamais irá acontecer de novo e você sabe disso, mas não pensa sobre isso. Aproveite seu dia. É difícil medir o verdadeiro valor de um momento até ele se torne uma memória guardada na sua cabeça. Um dia você poderá descobrir que as coisas que você considerava insignificantes na verdade eram as mais importantes da sua vida.

Pare de se concentrar naquilo que você ainda não tem
Uma das maiores causas da insatisfação, tristeza e infelicidade é o foco mal direcionado que impede de enxergar as coisas boas, para ver apenas o vazio que precisa ser preenchido por algo. A maioria das pessoas acaba traindo os outros e a si próprios, porque prestam mais atenção naquilo que está faltando, ao invés de ver aquilo que têm. A única solução para isso é você passar a ver aquilo que você tem e que muitas pessoas gostariam de ter.

Pare de pensar demais em coisas que você não pode mudar
Se você não tivesse caído, provavelmente nunca teria aprendido a como se levantar. Se você não tivesse sido forçado a abandonar certas coisas, não teria aprendido que tem força suficiente para seguir em frente, mesmo quando é difícil. Se você não tivesse perdido a esperança, você nunca teria encontrado a sua fé. O melhor muitas vezes vem depois que o pior acontece. A vida continua e o tempo segue em frente, com ou sem você. E você pode seguir em frente, ou você pode se debruçar sobre as coisas que você não pode mudar. Você será sempre mais forte do que a dor se você não deixar que ela te destrua.

Não se permita perder o controle sobre seus objetivos e ideais
Saber quem você é realmente é uma coisa, mas continuar acreditando e vivendo com base nisso é outra totalmente diferente. Com todo o condicionamento social acabamos nos esquecendo de permanecer fieis a nós mesmos. Não se deixe levar ou se perder nas coisas que esse mundo louco tenta te impor, permaneça fiel aquilo que acredita ser e aos seus Objetivos.

Não engane para não ter que lidar com o estresse
Se você diz que vai fazer alguma coisa, FAÇA. Se você diz que vai estar em algum lugar, esteja lá. Se você não pode, não quer, não vai, então diga a verdade. As pessoas preferem que você diga a verdade na cara delas ao invés de contar mentiras, pois você estará construindo na mente delas uma imagem de que você é alguém de integridade e honestidade.

Evite sacrificar sua própria felicidade pela de outra pessoa
Nunca deixe sua felicidade murchar ao tentar fazer alguém feliz. Muito menos sacrifique sua própria felicidade, mesmo que isso signifique satisfação de outros. A vida não se trata de fazer ninguém feliz, mas tornar-se verdadeiramente feliz e compartilhar sua felicidade.

“Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho.” 
-Mahatma Gandhi

Sempre haverá momentos de incerteza, dificuldades. Sempre irão existir dias em que nada parece dar certo, mas com o tempo podemos aprender a sorrir, até mesmo nessas situações.

Fonte: Mundo DSE

Filho esquece aposta e pai perde prêmio da Mega da Virada

O apostador da Mega-Sena José Perboyre, 68 anos, lamenta não ter gastado R$ 2 para fazer um jogo a mais na Mega da Virada, que sorteou o prêmio recorde de R$ 244 milhões em 31 de dezembro de 2012. Ele diz que anotou as seis dezenas sorteadas em um papel para o filho fazer o jogo, mas a aposta ficou guardada na gaveta, e o jogo não foi feito.

O prêmio de R$ 244,7 milhões será dividido entre três acertadores. Cada um vai receber cerca de R$ 81,5 milhões. Se José Perboyre tivesse efetuado a aposta, cada ganhador teria direito a R$ 61,1 milhões, inclusive ele. “Eu me desiludi, não vou mais fazer aposta. Depois de acontecer um caso desses, tendo 68, você fica sem esperança”, conta Perboyre, com a voz embargada.

O apostador da Mega-Sena fez várias apostas para a Mega da Virada. “Sempre que eu pensava em uns números, passava para o filho para ele ir jogar. Justo no jogo que tinha os números certos ele não foi fazer. Foi displicência”, conta.

“Não tem explicação para o que aconteceu, ele insistiu que eu fosse jogar. Depois pedi para ele, a gente ficou jogando um para o outro e acabou que ninguém fez o jogo”, lamenta o filho, Perboyre Filho.

José conta que acompanhou o sorteio da premiação pela televisão e comemorou com as seis dezenas. “Quando fui verificar nas apostas feitas, não encontrei o jogo que tinha as dezenas sorteadas. Aí meu filho pediu para olhar no jogo que não tinha sido feito, que tava na gaveta”, lembra o pai, quando descobriu que não seria milionário.

O pai diz que sempre aposta quando o valor está acumulado, mas depois do fato “perdeu as esperanças”. “Agora eu estou sempre fazendo. Ainda tenho esperança de que vamos acertar mais uma vez”, diz o filho.

A Caixa Econômica Federal (CEF) sorteou na noite desta segunda-feira (31) os números da Mega-Sena da Virada. As dezenas sorteadas foram 14 - 32 - 33 - 36 - 41 - 52.

Fonte: G1

Jovem desempregado gasta R$ 1.500 em outdoor para conseguir trabalho

Adam Pacitti, 24, formou-se em estudos de mídia na Universidade de Winchester (Inglaterra), mas tem encontrado dificuldades para conseguir um emprego. Resolveu, então, fazer um anúncio em um outdoor de Londres para chamar a atenção de possíveis empregadores.

"Gastei minhas últimas 500 libras [R$ 1.580] nesse outdoor. Por favor, me dê um emprego", diz a propaganda, que tem um link para um site com um vídeo em que ele faz uma série de piadas sobre o desemprego.

Ele disse ao jornal britânico "The Independent" que quer trabalhar com produção de televisão e que teve a ideia de fazer a campanha depois de enviar centenas de currículos, sem sucesso.

"Eu mandei uns 200 currículos, mas é difícil se sobressair em um documento de papel", conta.

"Eu estou apenas procurando um trabalho. Estou recebendo tanta atenção que espero que alguém venha e me ofereça um emprego em breve, especialmente em produção. Eu ainda não recebi ofertas formais ainda, mas estou de dedos cruzados e torço para que apareça algo em um ou dois dias", afirma.

Fonte: Folha.com

Dinheiro jogado no lixo: 7 coisas que você compra e não usa

Mesmo quem tem mais controle sobre os gastos, se refletir com calma vai encontrar algo que comprou ou que paga normalmente e de que não usufrui. Desde uma casa na praia, até um coçador de costas e as mensalidades da academia, estes gastos, quando inúteis, acabam pesando nas contas sem motivo e assim podem permanecer pela simples falta de atenção ou por comodismo. 

O professor de finanças da Fundação Getúlio Vargas, César Caselani explica que muitas vezes as compras são feitas por impulso, sem que a utilidade do produto seja considerada.

“As pessoas acabam tendo custos muito maiores do que os benefícios. Elas deveriam avaliar o custo de oportunidade para ver que o dinheiro gasto com algo que não é usado, poderia ter sido investido em outra finalidade”, afirma. É por isso que vale a pena fazer uma pausa para reflexão sobre os dez gastos com alto potencial de inutilidade descritos abaixo. Eles podem servir como inspiração para alguns cortes, ou como forma de prevenção sobre gastos que não trazem nada mais do que um enorme arrependimento.

1. Linha de telefone fixo
Uns nunca ficam em casa, outros têm planos no celular que permitem falar com números favoritos de graça e assim o telefone fixo fica ali, desamparado, e quando toca é uma surpresa. Dados divulgados pela Anatel mostram que cada vez mais pessoas estão usando a telefonia celular e deixando de usar a telefonia fixa no Brasil. O número de linhas de telefonia celular em uso dobrou nos últimos quatro anos, passando de 126 milhões em março de 2008 a 251 milhões em março deste ano. Nesse mesmo período, o número de linhas fixas em uso diminuiu 13%, passou de 35 milhões para 30 milhões. De acordo com a tabela de tarifas de telefonia fixa da Anatel, o preço mínimo de uma assinatura residencial varia em torno de 30 reais. Somando os impostos, que mudam de acordo com o estado, pode-se dizer que apenas para ter a linha telefônica ativa são gastos em média 40 reais mensais – desconsiderando o preço do novo plano de Acesso Individual Classe Especial (Aice) que tem tarifas mínimas de 12 reais, mas é válido apenas para consumidores de baixa renda. Se abandonar a telefonia fixa ainda parece uma ideia muito moderna para você, uma boa opção pode ser contratar os serviços de banda larga, telefonia móvel e fixa, de uma mesma empresa, o que permite maior economia do que o pagamento dos planos separadamente.

2. Roupas
Um dos gastos sem utilidade mais comum não poderia deixar de fazer parte desta lista. Apesar da obviedade, alguns dados sobre a tamanha falta de uso das roupas podem ser impressionantes. Uma pesquisa feita pelo site britânico My Celebrity Fashion, com 1.623 mulheres britânicas de 18 a 30 anos mostrou que 79% delas confessaram que já compraram alguma peça de roupa sabendo que não iriam usá-la. Pior: 91% delas possuem pelo menos uma peça de roupa que ainda está com a etiqueta e 25% dizem que com certeza só usam 10% das roupas que possuem. Apenas 8% disseram usar todas as roupas. Ainda que a pesquisa tenha sido feita em Londres, é bem possível que muitos brasileiros tenham os mesmos hábitos, e fazer uma reflexão pessoal. Uma dica do presidente doInstituto Brasileiro de Finanças, Perícias e Cálculos, Anísio Castelo Branco, para aqueles que não se controlam na hora de comprar roupas, é que antes de finalizar a compra, o consumidor avalie se aquele gasto é um investimento, ou um impulso. “Se o comprador perceber que aquele item trará uma grande satisfação, pode aumentar a autoestima e, portanto, pode trazer, inclusive, retornos financeiros, vale a pena comprar. Porém, se houver dúvida quanto a isso, vale pedir para a vendedora reservar a peça por um ou dois dias para avaliar melhor se aquele item é essencial”, recomenda.

3. Compras coletivas
Quem nunca se sentiu seduzido com as impressionantes ofertas dos clubes de compras? É comum que elas induzam ao seguinte pensamento: “Eu não estou precisando de um porta-retrato eletrônico com capacidade para 1500 fotos e que funciona como despertador também, mas custa só 200 reais, acho que vou comprar”. O publicitário Tácio Gimenez comprou em uma dessas ofertas duas diárias em uma pousada de Maresias, com direito a um acompanhante. Ele pagou quase 200 reais, mas a oferta expirou antes que ele conseguisse usar o cupom. “Eu tive que visitar minha família no interior em um final de semana, depois minha namorada teve que trabalhar dois sábados seguidos. Eu acabei gastando dinheiro à toa, mesmo não sendo uma pessoa que tem dinheiro sobrando”. Ele conta que também comprou junto a oito amigos cupons para um jogo de paint ball, mas eles não conseguiram marcar uma data em comum para o jogo e perderam o prazo. Ao todo o desperdício foi de 120 reais. Castelo Branco dá a dica: “Cuidado com as promoções. Elas nos levam a gastar dinheiro que efetivamente nós não precisaríamos gastar. Muita gente acaba gastando só porque é barato”. Ele explica que estas promoções funcionam melhor para comprar que já se pretendia fazer. Assim o prazo e a distância nâo serão problemas para usufruir da compra.

4. Academia de ginástica
Maria Emília Garcia, relações públicas, fez um plano semestral em uma academia há um mês e já se comprometeu com o pagamento de seis parcelas de 130 reais. “Eu fiz o plano porque queria entrar em forma, mas não fui nenhuma vez à academia porque não tenho tempo e às vezes fico muito cansada”. Mesmo sendo um gasto saudável, se não usufruído, é outra despesa que pesa no bolso sem motivos. Muitas academias possuem planos reduzidos, que permitem aos matriculados frequentar a academia três dias por semana e são mais baratos. Ou ainda oferecem a opção de o aluno pagar apenas pela aula de que participa, sem a opção de usar os equipamentos da academia. Antes de pagar por um pacote completo, portanto, vale fazer uma avaliação da disponibilidade e da disposição para frequentar a academia. Uma boa alternativa para quem não quer abandonar as esperanças de conseguir frequentar a academia diariamente é começar pagando um plano reduzido no início, e depois, se possível, ampliar o plano.

5. Segundo carro
Para o professor da FGV, Cesar Caselani, o segundo carro estaria no topo da lista sobre itens que os brasileiros compram e não usam. Segundo ele, o primeiro carro é para muitos uma necessidade, mas o segundo, a menos que as duas pessoas da família o utilizem muito, é dinheiro jogado fora. “Um carro traz muitas despesas, com seguro, manutenção, gasolina, imposto e a depreciação que ele sofre. Logo na venda, ele já perde parte do valor”, diz Caselani. Ele acrescenta que se este segundo carro for utilizado esporadicamente, o melhor que pode ser feito é utilizar um táxi quando for necessário. Dessa forma, todo o dinheiro que seria gasto no veículo poderia ser revertido para alguma aplicação financeira, que com certeza traria mais retornos do que um automóvel que se deprecia.

6. Gadgets
A sensação causada por um gadget pode ser comparada ao sentimento de entrar em uma loja de objetos utilitários. No momento em que você está lá dentro tudo parece extremamente inovador e útil, mas a impressão causada já é esquecida minutos depois de sair da loja. Ainda assim, os acessórios para banheiro, cozinha, limpeza e aparelhos eletrônicos com funções mais do que criativas quase sempre levam a melhor na hora que o consumidor tenta resistir à tentação. Alguns exemplos dos gadgets mais inúteis foram revelados por uma pesquisa realizada pela empresa de seguros de aparelhos eletrônicos Protect Your Bubble com britânicos. Nem todos se aplicam aos brasileiros, mas o resultado pode sugerir quais tipos de aparelhos têm potencial para ser comprados e não usados. Os mais inúteis, em ordem decrescente, são: vela elétrica, lixa elétrica de unhas, tesoura guiada a laser, máquina de fazer pão, cortador de ovos, máquina de cozinhar ovos, coçador de costas, removedor de bolinhas de tecidos, kit de fondue USB, mini disk player, máquina de fazer iogurte, massageador de costas, coqueteleira, faca elétrica, máquina de água com gás, bronzeador de face artificial, máquina de fazer chá, máquina de waffle, massageador de pés e aquecedor de toalhas. Cerca de 75% dos entrevistados afirmaram possuir ao menos um gadget que usam pouco ou raramente. A pesquisa mostrou ainda que mais de 50% dos entrevistados se arrependeram de ter comprado o gadget, porque assim que eles o trouxeram para casa, rapidamente perceberam que não há uso para eles. Conclusão: pense bem antes de entrar em uma loja de utilidades.

7. Aplicativos e games
Rafael Marques, jornalista, é viciado em games. Sua última aquisição foi o aplicativo Garage Band, que permite ao usuário tocar diversos instrumentos musicais. “Eu comprei o aplicativo para iPod, mas é muito mais legal jogar no iPad”. Ele gastou 5 dólares e nunca mais usou o aplicativo. Com a febre dos aplicativos e de alguns games, muitos acabam atraídos pelos lançamentos, compram e depois de usar um vez ou duas, acabam não mais usando. Para evitar a compra em um momento de euforia, alguns aplicativos têm versões para teste gratuitas e alguns podem ser testados. É uma boa dica para avaliar se a compra será usufruída ou não. Se não houver jeito de fazer o teste, existem sites e blogs que passam informações sobre o produto e também podem ajudar a definir se a compra valerá a pena ou não.

* * *
Agora me diga você... O que você comprou e nunca usou? Escreva nos comentários.

Homem natural do Crato que bateu carro há 9 meses é encontrado dentro de rio

O homem encontrado no interior de uma caminhonete submersa em rio na BR-324, na Bahia, tinha 32 anos e estava sendo procurado desde o dia 13 de março de 2012 no Ceará, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF). O veículo, do modelo Hilux, foi localizado na tarde desta quinta-feira (3) por uma equipe de limpeza da Via Bahia, concessionária que administra a rodovia, e retirado do rio com o auxílio da PRF, em um trecho perto da cidade de Terra Nova, no km-559.

A perícia realizada pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) ajudou na constatação de que a vítima se envolveu em um acidente de trânsito e ficou desaparecida há quase um ano, informou a PRF. O homem é natural de Crato, cidade no interior do Ceará, e teria saído de Camaçari, na região metropolitana de Salvador, em direção à cidade natal. Durante o percurso, ele teria perdido o controle da direção, batendo o carro em uma mureta e caído no rio, descreve a PRF, com base no levantamento pericial.

A polícia descobriu que o pai do rapaz registrou queixa de desaparecimento na Delegacia de Furtos e Roubos no Ceará na ocasião e, por isso, chegou-se a acreditar que o veículo tinha sido roubado. A hipótese foi descartada depois da perícia policial, que não constatou qualquer marca de violência no corpo da vítima e nem sinais de ocorrência de acidente no local onde o carro foi encontrado. O corpo do rapaz foi encaminhado ao DPT da cidade de Santo Amaro.

Fonte: G1

Argumentos de pessoas cretinas

Notei, com o passar dos anos, que os manés, zé-ruelas e pregos em geral desenvolvem argumentos imbecis para tentar não saírem por baixo quando suas atitudes e opiniões babacas são colocadas em xeque em alguma discussão, ou mesmo em ocasiões em que sentem mais forte o tapa na cara da realidade.

Eis algumas delas, devidamente contextualizadas e comentadas:

Quando um cretino religioso quer te convencer de alguma merda.

- TÁ NA BÍBLIA!!!

(Como se os costumes esdrúxulos e ridículos dos judeus, hebreus, fariseus e outros povos ignorantes e subdesenvolvidos da antiguidade do oriente médio, do tipo apedrejar mulheres, sacrificar virgens ou arrancar a pele do pau à faca, fossem válidos também para você, no Brasil, hoje em dia, em pleno século 21)

Quando algum imbecil faz uma cagada muito grande e quer que você abafe, conserte a merda ou mesmo que pague o pato:

- PÔ! DÁ UM JEITINHO... QUEBRA ESSA PRA MIM!

(Como se a sua única missão na vida fosse botar o cu na reta para ajudar cretinos, vagabundos e incompetentes)

Quando há uma regra clara, justa e transparente que te impede de fazer para a pessoa algum favor maluco que ela insiste em conseguir, como descontos impossíveis em lojas, velocidade de jato para procedimentos que exigem cautela, etc:

- VOCÊ É MUITO INTRANSIGENTE!!!

(Como se fosse possível um vendedor cortar pela metade o preço de um produto, ou existisse um caminhão de entregas com a velocidade da luz, tudo é culpa de sua suposta má vontade)

Quando você prova com simples e clara lógica que a pessoa está errada, em geral relativamente a alguma opinião imbecil:

- VOCÊ SEMPRE TEM RAZÃO MESMO, NÉ?!

(Como se a estupidez alheia fosse culpa sua)

Quando uma mulher que está errada não tem argumentos contra aquela que está certa:

- ELA FALA ISSO PORQUE É FEIA!!!

(Como se a opinião de outra mulher só valesse alguma coisa se respaldada por belas coxas)

Quando, só de farra, você prova por A+B a estupidez dos preconceitos do fanático com base na própria Bíblia:

- A LETRA MATA, MAS O ESPÍRITO VIVIFICA!!!

(Como se o destino dessa frase não fosse justamente sacerdotes imbecis e fanáticos em geral)
ou ainda:

- O DEMÔNIO PODE CITAR AS ESCRITURAS PARA SEUS PRÓPRIOS FINS!!!

(Como se discordar de um fanático te transformasse em um demônio)

Quando você explica os limites de algo para alguma pretensa autoridade ou pior, o filho dele:

- VOCÊ SABE COM QUEM ESTÁ FALANDO?!

(Como se alguém tivesse perguntado)

Quando algum idiota atrapalha a vida de todo mundo travando a faixa da esquerda no trânsito:

- TÔ NA VELOCIDADE DA VIA!

(Como se isso mudasse o fato da esquerda ser destinada à ultrapassagem)

Quando um panaca quer justificar as merdas culturais que consome:

- GOSTO NÃO SE DISCUTE!!!

(Como se ter um mínimo de bom senso estético fosse crime)

Quando a referida merda cultural é esse sertanejo pop universitário escroto que rola por aí:

- SOU DO INTERIOR E NÃO VOU NEGAR MINHAS RAÍZES!!!

(Como se toda essa subcultura pseudo-sertaneja imposta às pessoas pela indústria cultural não fosse diretamente importada do Texas, só com as adaptações mínimas para parecer nacional, e tivesse alguma patavina a ver com a cultura brasileira)

Quando uma pessoa é punida no trabalho por não conseguir chegar na hora ou insistir em não trabalhar direito:

- MEU CHEFE É UM CARRASCO E ME ODEIA!!!

(Como se, com tanta gente boa sem emprego por aí, ele já não tivesse demitido a pessoa se realmente a odiasse)

Quando um empresário quer justificar seu próprio fracasso jogando a culpa nos empregados:

- ESTOU CERCADO DE INCOMPETENTES!!!

(Como se a empresa fosse estar cheia de Einsteins com o salário de fome que ele paga e com grosseria que ele age)

Justiça manda Inep disponibilizar redações do Enem corrigidas

A Justiça Federal no Ceará determinou ontem (3) que o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) disponibilize antecipadamente para os alunos que fizeram o Enem 2012 as provas de redação corrigidas e acompanhadas das justificativas da pontuação.

O Ministério Público Federal no Ceará e em Alagoas entraram com ação em caráter de urgência para garantir que a redação do Enem 2012 e o espelho da correção pudessem ser acessados pelos estudantes. O Ministério da Educação diz que vai recorrer da decisão da Justiça Federal no Ceará.

A previsão do Inep era disponibilizar a prova a partir do dia 6 de fevereiro, quase um mês depois do encerramento das inscrições no Sisu (Sistema de Seleção Unificada). O sistema usa a nota do Enem como critério para dar acesso às universidades.

Para o procurador da República Marcial Duarte Coêlho, a divulgação em fevereiro traria prejuízo aos estudantes, já que o período de inscrição Sisu vai de 7 a 11 de janeiro. Ele pede que o Inep adie o prazo de abertura do Sisu, para que os alunos possam ter acesso às suas redações e os critérios que determinaram suas notas antes do início das inscrições.

As ações na Justiça foram provocadas por um documento assinado por oito mil estudantes de todo Brasil, com a queixa de que as notas atribuídas não obedeceram aos critérios de correção expostos no edital.

Histórico
Essa não é a primeira vez que as provas de redação do Enem causam polêmica. Em 2010 e 2011, o MEC enfrentou diversos processos judiciais que pediam a revisão dos textos e a possibilidade de recursos. Após liminares favoráveis aos candidatos, a ações tiveram fim com a assinatura de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com o Ministério Público Federal.

O MEC se comprometeu a liberar a vista dos textos pelos candidatos, mas não a permitir recursos, possibilidade que, de fato, não foi incluída no edital do Enem 2012.

O Inep alega que alterou os procedimentos de correção das redações para evitar erros. Uma das alterações foi a redução de 300 para 200 pontos na diferença de notas que obriga a correção pelo terceiro avaliador. Além disso, foi incluída a banca examinadora para dirimir os casos de persistência das diferenças.

Com isso, cerca de 20% (826.798) das redações do Enem 2012 foram corrigidas por um terceiro avaliador, por causa da discrepância entre as notas atribuídas pelos dois corretores originais. Outros 100.087 textos tiveram que ser submetidos a uma banca examinadora, porque se manteve a diferença de mais de 200 pontos entre as notas dos três avaliadores.

Ainda segundo o Inep, os corretores de redação que atuaram no Enem passaram por dois meses de treinamento sobre as competências que deveriam ser exigidas nos textos e mais duas semanas para se capacitarem sobre o tema do teste – O Movimento Imigratório para o Brasil no Século 21. Segundo o instituto, os examinadores foram submetidos a pré-teste de avaliação da capacidade de correção de acordo com o padrão estabelecido pela banca examinadora.

Fonte: UOL

Crato (CE): Ematerce amplia ação para agricultura familiar

Com a finalidade de aumentar a renda dos produtores rurais da região do Cariri, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) está incentivando a produção de horticulturas e a criação de animais de pequeno porte, como as aves caipiras e os suínos. Para este ano, a proposta é ampliar as áreas de cultivos. O cadastramento dos novos produtores deverá ser iniciado até o próximo mês de março.

Ao todo, atualmente, 300 famílias residentes nas comunidades do Sítio Sabiá, São Gonçalo e Carás do Umari, em Juazeiro do Norte, além dos moradores das comunidades da Bananeira, São Paulo e Barra da Laje, em Caririaçu, estão sendo beneficiadas.

Produção
Apenas no ano passado, em Juazeiro do Norte, o volume de produção chegou a 255 toneladas de alimentos. No Ceará, a previsão para 2012 era adquirir mais de R$ 6 milhões em itens produzidos por agricultores de base familiar, em 99 municípios.

Entretanto, só foram comprados em torno de R$ 5 milhões, devido a alguns produtores não terem participado do edital de seleção de fornecedores do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). 76 localidades estiveram habilitadas para fornecer os produtos, porém, somente 67 entregaram. Do Cariri, 326 agricultores foram beneficiados, em 13 cidades. De acordo com a coordenadora do PAA no Estado, Mônica Maria de Sousa Santos é importante que haja empenho dos envolvidos. "Estamos tentando fortalecer a agricultura, gerando renda e emprego. A nossa meta é melhorar a qualidade de vida das pessoas e oferecer boas condições de segurança alimentar", afirma.

Em 2012 a aplicação de recursos prevista em edital era de cerca de R$ 7 milhões. 1.335 agricultores forneceram alimentos. No total, foram pagos R$ 4.889.458,46. Os beneficiados com as doações somaram mais de 122 mil pessoas. Para este ano, deverão ser investidos aproximadamente R$18 milhões.

A ação vai atingir 180 municípios do Estado. Através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), mantido pelo Governo Federal, tudo que é produzido pela agricultura de base familiar é comercializado. Cada produtor tem a possibilidade de conseguir financiamentos para os cultivos. O recurso é repassado pelo Banco do Brasil ou Banco do Nordeste, por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Cada projeto pode receber até R$12 mil, em empréstimos subsidiados. Para ter acesso é necessário apenas ser agricultor de base familiar. Entre os critérios para a seleção estão ter a posse de pequenas propriedades rurais e que a renda principal da família derive da atividade agrícola. O programa pode financiar os investimentos para infraestrutura, com o irrigação e compra de equipamentos, assim como custeio de insumos para o plantio de hortaliças.

Cada agricultor comercializa até R$ 4.500, por ano. Apenas em Juazeiro do Norte, a ação gerou renda de mais de R$ 1 milhão para os envolvidos. O PAA é executado com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em parcerias com o estado e municípios. O funcionamento destina parte dos alimentos produzidos nas pequenas comunidades para a formação de estoques estratégicos e distribuição para a população que se encontra em maior vulnerabilidade social. Os produtos também são doados a entidades da rede como Organizações Não Governamentais que trabalham com esse público, a restaurantes populares, escolas e bancos de alimentos.

Demanda
Apesar de ser individual, as plantações são programadas. Os agentes do Programa decidem quais os produtos de maior demanda comercial. A Ematerce seleciona os produtores e presta Assistência Técnica e elabora os projetos de investimentos e custeios. A expectativa é que hajam novas propostas de implantação de cultivos.

No momento, os agricultores estão produzindo alface, cenoura, beterraba, coentro e macaxeira. O cultivo de hortaliças e a criação de pequenos animais já trouxe melhorias significativas para os homens do campo. Alguns abandonaram os serviços temporários para atuar permanentemente na zona rural.

Segundo o gerente da Emater, Sérgio Linhares, o maior problema da agricultura era a comercialização. "Esse programa facilitou a venda das produções. Agora, os agricultores só precisam entregar as mercadorias na sede do programa em cada cidade. Com isso, podem ter mais lucratividade", conta.

Mais informações
Escritório Regional da Ematerce
Endereço; Rua Santa Cecilia-208
Bairro: Socorro
Juazeiro do Norte
Telefone: (88) 3102.1182

YAÇANÃ NEPONUCENA
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Não tem nada de constrangedor, diz irmão de Genoino sobre posse na Câmara; oposição vê "desgaste do Parlamento"

O deputado José Guimarães (PT-CE), líder da bancada petista na Câmara, disse nesta quinta-feira (3) que "não tem nada de constrangedor" na posse de seu irmão, José Genoino, como deputado federal mesmo após ele ter sido condenado no julgamento do mensalão no STF (Supremo Tribunal Federal).

A posse ocorreu na tarde desta quinta-feira (3) na Câmara dos Deputados, em Brasília.

"Não tem nada de constrangedor nem de constrangimento na bancada [do PT]. A bancada vive o auge do Estado democrático de direito, onde os direitos devem ser respeitados sob qualquer hipótese", afirmou Guimarães sobre a posse do irmão. "O PT está muito tranquilo. E eu, como líder do partido, vim recepcionar os sete deputados que tomam posse [do PT]".

Além de Genoino, os petistas que tomaram posse foram Anselmo de Jesus Abreu (RO), Iara Bernardi (SP), Maria Margarida Martins Salomão (MG), Nilmário Miranda (MG) e Paulo Fernando dos Santos (AL). O sétimo parlamentar a quem Guimarães se referiu, segundo a assessoria do partido na Câmara, é Francisco Chagas, que ainda precisa regularizar sua situação na justiça eleitoral de São Paulo antes de ser empossado.

Após a posse de Genoino, o ex-presidente nacional do PT, o deputado federal Ricardo Berzoini (PT-SP), disse que a avaliação política do partido é que o julgamento do mensalão foi "cheio de contradições" e que a legenda está unida em apoio aos seus filiados condenados. "O julgamento foi realizado em circunstâncias muito especiais e que levou, na nossa opinião, a várias contradições, inclusive no âmbito das provas. Tanto é que vários ministros tiveram que recorrer a teorias estranhas para justificar as condenações", afirmou.

Um dos parlamentares petistas que acompanharam Genoino na entrevista coletiva depois da posse, José Mentor (PT-SP) desconversou quando questionado sobre a repercussão para o partido e para a opinião pública da posse de um deputado condenado pela Suprema Corte.  "Todos os suplentes das Casas Legislativas tomaram posse ontem e hoje. O presidente [da Câmara] Marco Maia cumpriu o regimento quando convocou os suplentes para tomarem posse hoje e ponto. [Com] Genoino ou não Genoino. Todos os suplentes."

O primeiro-secretário da Câmara, deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO), também disse que não se sente constrangido de ter dado posse a José Genoino no cargo de deputado federal. "Não [é constrangedor] porque o ato da posse é absolutamente legal, com diploma de suplente, com cargo declarado vago e tomando posse. A Câmara não pode fazer nada a não ser da posse para ele", disse.

Gomes minimizou a ausência de parlamentares da oposição no Congresso nesta quinta para eventualmente comentar a posse de Genoino --a Câmara e o Senado estão em recesso até o início de fevereiro. "Os debates eu tenho certeza que virão e acontecerão no mês de fevereiro, março, que é quando a Casa estará funcionando."

Oposição
Para o líder do PPS na Câmara, Rubens Bueno (PR), a posse de Genoino representa "um desgaste para o Parlamento brasileiro".  "O processo ainda não [foi] finalizado pelo Supremo, apesar das condenações e penas impostas. É direito dele (Genoino) assumir. De minha parte, não fico constrangido, gosto muito dele, tem uma bela história e é triste o que aconteceu. Agora, a Câmara não pode parar ou criar atritos com outro Poder por conta de uma questão já decidida pela mais alta Corte do país", afirmou em nota distribuída à imprensa.

Procurados, os líderes do PSDB e DEM na Câmara dos Deputados -- os outros dois principais partidos da oposição ao governo federal comandado pelo PT--- ainda não comentaram o assunto.

Em seu site oficial, o PSDB destaca a fala do deputado Domingos Sávio (PSDB-MG). Ele diz que a posse de Genoino seria "hipocrisia" por parte do PT. "Sempre que ocorre qualquer situação fora do PT, o partido é o primeiro a se levantar como guardião da moralidade e da ética. Já José Genoino, condenado no Supremo, está sendo louvado pelo partido como se fosse uma vítima do sistema. Isso é hipocrisia, o PT que vive pregando uma coisa e fazendo outra", afirmou o deputado em entrevista ao site.

Já no site oficial dos Democratas, há apenas uma frase mencionando o caso em nome do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ): "O PT perdeu de vez a compostura: quer obrigar seus filiados a pagarem mensalinho para arcar com os custos do mensalão".

Suplentes assumem
Com a renúncia dos 26 deputados federais que assumiram no dia 1º como prefeitos, eleitos nas últimas eleições, 11 suplentes serão efetivados no cargo e três novos deputados tomaram posse hoje.

Entre os "novos" deputados, estão Genoino (PT-SP), Bernardino de Oliveira (PRB-PR) e Renato Andrade (PP-MG). Genoino e Oliveira já foram deputados, enquanto Andrade foi eleito pela primeira vez. Genoino é um dos réus condenados no processo do mensalão e deverá perder o mandato após a publicação do acórdão (sentença final) do julgamento e a fase dos embargos (recursos) das defesas dos réus.

Sobre a futura perda de mandato dos condenados pelo mensalão, o líder petista na Câmara, José Guimarães, disse apenas que vai esperar o trânsito em julgado (quando todos os recursos já foram julgados) da ação no STF.

Depois da rápida cerimônia de posse no início da tarde com Genoino e outros 13 deputados, o deputado Eduardo Gomes empossou, em mais dois momentos, Bernardino de Oliveira (PRB-PR) e os peemedebistas Colbert Martins (BA) e Fernando Lopes (RJ).

Confira a lista dos deputados que tomaram posse hoje:

Anselmo de Jesus Abreu (PT-RO)
Bernardino de Oliveira (PRB-PR)
Eurico Pinheiro Bernardes Junior (PV-RJ)
Fábio de Almeida Reis (PMDB-SE)
Iara Bernardi (PT-SP)
José Francisco Cerqueira Tenório (PMN-AL)
José Genoino (PT-SP)
Luiz Barbosa de Deus (DEM-BA)
Manuel Rosa da Silva (PR-RJ)
Maria Margarida Martins Salomão (PT-MG)
Nilmário Miranda (PT-MG)
Osvaldo Reis (PMDB-TO)
Paulo Fernando dos Santos (PT-AL)
Renato Andrade (PP-MG)
Urzeni da Rocha Freitas Filho (PSDB-RR)
Colbert Martins (PMDB-BA)
Fernando Lopes (PMDB-RJ)

Deputados que já tomaram posse no lugar de prefeitos eleitos nas últimas eleições e agora só são efetivados no cargo:

Camilo Cola (PMDB-ES)
Dr. Carlos Alberto (PMN-RJ)
Carlos Roberto (PSDB-SP)
Dr. Ubiali (PSB-SP)
Major Fábio (DEM-PB)
Humberto Souto (PPS-MG)
Dudimar Paxiuba (PSDB-PA)
Simplício Araújo (PPS-MA)
Mario Feitoza (PMDB-CE)
Vitor Penido (DEM -MG)
Deley (PSC-RJ)
Weverton Rocha (PDT-MA)

Com possíveis convocações para secretarias municipais, novas trocas deverão ocorrer nos próximos meses.

Fonte: UOL

Reisados do Cariri saem às ruas neste fim de semana

A tradição popular vai às ruas com dezenas de grupos da região do Cariri na Folia de Reis, que já começa neste sábado, numa pré-abertura da louvação do Dia de Reis, no domingo, 6, fechando o calendário das comemorações. As apresentações dos grupos acontecem de forma espontânea e também com programações nas principais praças das cidades. No Crato, cerca de 20 grupos se apresentam na Praça da Sé. Em Juazeiro do Norte, dez deles estarão a partir das 17 horas na Praça Padre Cícero, onde também acontece a queima de lapinhas.

Na cidade cratense haverá a comemoração dos 50 anos da louvação, iniciada com o Mestre Elói Teles de Morais. A sequência desse trabalho acontece de forma ininterrupta. No seu início, contou com nomes, além do mestre Elói Teles, dos mestres Dedé de Luna, Correinha Lima, além de Nezim Patrício e do memorialista Huberto Cabral. A cidade marca a tradição com a apresentação espontânea dos grupos a partir de amanhã, com a Folia de Reis, em visita às residência de autoridades e pessoas que têm contribuído fortemente para a manutenção da cultura popular.

Segundo o presidente da Fundação Mestre Elói Teles de Morais, Catulo Teles, as cinco décadas marcam a resistência cultural dos grupos na cidade. Segundo ele, a programação será iniciada a partir das 19h30, após a missa na Sé Catedral. A queima de lapinha acontece também na praça, com a apresentação do grupo da mestre da cultura no Estado, Zulene Galdino.

Para ela, é importante continuar mantendo a tradição a todo custo. "É uma forma de não apenas mostrar o aspecto verdadeiro do Natal, contando a história do Menino Deus, mas um momento de alegria, que deve ser levado a todos", diz Zulene.

Para Catulo Teles, esse momento é de grande representatividade para a cultura popular, no fortalecimento dos grupos de tradição. Os mestres são mobilizados em várias comunidades do Crato. "É uma oportunidade de mostrarmos para as novas gerações a presença de uma cultura que se mantém forte. Das crianças entenderem que existe a brincadeira de bila e não apenas o download", avalia.

Em Juazeiro do Norte, segundo o gerente do Sesc, Paulo Damasceno, foram reunidos dez grupos para se apresentarem das 17 horas às 22 horas. Um palco iluminado foi montado na Praça Padre Cícero. Desde cedo, os grupos saem espontaneamente dos bairros como o João Cabral, Pio XII, Frei Damião, Franciscanos e outros para as primeiras missas do dia ou simplesmente para levarem a louvação às praças do Socorro, próximo ao túmulo do Padre Cícero, e também na área da Basílica de Nossa Senhora das Dores.

De acordo com o gerente, nos próximos anos, o Sesc terá programações com os grupos em Barbalha e também no Crato, fortalecendo os trabalhos já existentes nessas cidades.

Lapinha
A queima tradicional das lapinhas é mais forte em Juazeiro do Norte, e também acontece na Praça Padre Cícero. A cidade conta, atualmente, com cerca de cinco grupos, como a Nossa Senhora Aparecida, e a mais tradicional, a Santa Clara, nos seus 100 anos. A lapinha centenária teve o estímulo do Padre Cícero, que fez o pedido à mestre Teodora de criá-la, passando o legado para a sua filha, a mestre Tatai. O grupo faz a apresentação na praça e retorna para a Rua Santa Clara, com seus mais de 30 componentes, para realizar os ritos finais do período natalino, em frente ao Memorial de Dona Tatai, por volta das 19 horas.

Em Barbalha, os grupos descem do bairro Alto da Alegria e outras localidades do município para o Centro da cidade, pela manhã. Em todos os anos, o percurso acontece da Igreja do Rosário até a Matriz de Santo Antônio. A terra do santo casamenteiro conta com mais de 50 grupos folclóricos, incluindo o reisado do couro, além dos penitentes.

Desde os 12 anos, Francisco Gomes Novais, seu Neno, decidiu ser um brincante de reisado. Morava na zona rural do Crato. A resistência veio do princípio. Foi despedido pelo patrão, que não aceitava homem de saia e com a cara pintada. Onde tinha um grupo, seu Neno fazia parte da Folia de Reis. As mudanças, ao longo dos anos, desanimam um pouco o brincante. "Minha história sobre o reisado é um romance", diz seu Neno, ao relatar a trajetória de sua vida. O agricultor, há 16 anos, mora em Juazeiro do Norte. Para ele, o pedido de licença para participar das rezas seguia todo um ritual. Era o momento de saudar o divino. "A gente chegava na renovação e ficava distante. Tinha que ter conhecimento para a saudação. Rezava uma oração para ter que entrar na casa", diz. Até as roupas dos brincantes eram consideradas sagradas. "Depois de se vestir, a gente não chegava perto de mulher e muito menos de bebida". Assim, a brincadeira continuava durante o dia todo e seguia pela noite até o dia 7.

Para o professor e folclorista, Cacá Araújo, o vigor cultural do Cariri tem, na cultura tradicional popular, sua mais profunda representação. É um "pedaço grande de Brasil" que foi colonizado a partir do sertão, com as entradas de gado. Tem mais de três séculos de caldeamento de saberes e costumes do ameríndio que habitava na região, do branco ibérico invasor e dos negros africanos trazidos como escravos principalmente para o cultivo da cana-de-açúcar.

Origem está nos povos egípcios e romanos
A Tiração de Reis, pelos reisados do Cariri cearense, ou a Folia de Reis, assim chamada em diversas outras regiões brasileiras, pelos grupos de foliões, são tradicionalmente realizadas no período de 25 de dezembro a 6 de janeiro. Têm sua origem primária na Festa do Sol Invencível, comemorada pelos romanos e depois adotada pelos egípcios.

A festa romana era comemorada em 25 de dezembro (calendário gregoriano) e a egípcia em 6 de janeiro. No século III ficou estabelecido que dia 25 de dezembro se festejaria o Nascimento de Cristo e 6 de janeiro, Dia dos Reis, homenageando os Reis Magos Gaspar, Melchior e Baltazar, que levaram ouro, incenso e mirra, que representam, segundo a Igreja Católica, as três dimensões de Cristo, que são realeza, divindade e humanidade. Durante 12 dias, a partir do Natal até 6 de janeiro, acontece a Tiração de Reis.

Mais informações
Fundação do Folclore Mestre Eloi
Rua Major Evangelista Gonçalves, 22
Bairro Pimenta - Crato
Telefone: (88) 9299.3430

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

AddThis