Barbalha tem ruas tomadas por correnteza após canal transbordar devido a forte chuva

Uma chuva forte fez um canal transbordar, formando um rio com correnteza nas ruas da cidade de Barbalha, no interior do Ceará, na manhã desta quarta-feira (13). Vídeos feitos por moradores mostram os pontos de alagamento, que impediu o tráfego de veículos e de pessoas.

Devido aos estragos causados pela precipitação que começou na madrugada de terça-feira (12) e se intensificou nesta quarta, o prefeito de Barbalha, Guilherme Sampaio, decretou na manhã de hoje estado de calamidade pública no município.

O documento, também autoriza a "mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução" e "a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre".

Durante a precipitação, as vias do Centro do município ficaram entre as mais atingidas, entre elas a Avenidas José Bernardino e a Avenida General Costa Cavalcante. Além disso, estabelecimentos e residências ficaram alagadas.

Conforme o Hospital São Vicente de Paulo, um condutor que estava trafegando sentido Barbalha-Jardim foi atingido por uma barreira que desmoronou durante a chuva e precisou de atendimento médico. “Ele teve apenas ferimentos leves, está consciente e orientado”, disse o hospital.

O universitário Marcos Aurélio, que mora no Bairro Malvinas, afirma que os alagamentos abriram um buraco em frente a casa dele, mas a água não chegou a invadir a residência. Por conta da precipitação e dos alagamentos, o jovem não conseguiu chegar ao ponto de ônibus que transporta estudantes para Juazeiro do Norte.

“Tive que voltar, pois não tive como passar. Muitas pessoas foram afetadas na nossa cidade, pois não tinham condições de enfrentar os alagamentos”, disse o jovem.

De acordo com João Santos, morador da cidade, um carro que estava estacionado na Avenida Gustavo Barroso, no Bairro Cirolândia, foi arrastado pela água. O motorista não estava no veículo no momento do ocorrido. Quando a chuva parou, o automóvel foi retirado do local com a ajuda de moradores.

De acordo com dados parciais da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos, a cidade teve chuva de 51 milímetros, entre 19h de terça e 7h de quarta-feira.

Fonte: g1 CE

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Centec realiza feira para impulsionar negócios na região do Cariri

Criar uma grande vitrine que gere novos negócios para os Arranjos Produtivos Locais caririenses, este é o objetivo da “Feira Impulsiona CE: Cariri”, que acontecerá nos dias 28 e 29 de abril, no Centro de Convenções do Crato. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.

A ação faz parte do programa “Impulsiona Ceará: fortalecendo os Arranjos Produtivos Locais (APLs)” - executado pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) através de uma parceria com a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) – e que foi criado para atualizar e efetivar a política de desenvolvimento das aglomerações produtivas e APLs* cearenses.

O evento também promoverá palestras para o compartilhamento de experiências e terá um espaço com stands nas áreas de calçados, artesanato, turismo religioso, Pedra Cariri, metal mecânico e ferreiros de Potengi, alguns dos arranjos e aglomerações produtivos identificados na região do Cariri.

Participarão, como expositores: Associação dos Artesãos de Juazeiro do Norte (Mestre Noza), Artesanato Mãe das Dores, Sindindústria, Secretaria Municipal de Turismo e Romaria, Vieira Metal Mecânico, Ferreiros e Cuteleiros de Potengi e a Cooperativa de Mineração dos Produtos da Pedra Cariri (Coopedras).

Conforme o último Decreto Estadual, é obrigatória a apresentação de Comprovante de Vacinação e o uso de máscara para participar do evento.

Confira, a seguir, a programação completa e inscreva-se aqui.

Programação

28 de abril (quinta-feira)

09h - Abertura oficial

Convidados: Kennedy Montenegro de Vasconcelos (Secretário Executivo da Sedet)
Silas Barros de Alencar (Diretor Presidente do Instituto Centec)
Luana Araújo (Representante da Adece)

09h40 - Palestra: “O Programa Impulsiona CE - Propostas e perspectivas”

Silas Barros de Alencar (Diretor Presidente do Instituto Centec)
Kennedy Montenegro de Vasconcelos (Secretário Executivo da Sedet)
Luana Araújo (Representante da Adece)

10h30 - Palestra: “O cenário econômico da região do Cariri”

Francisco do Ó Lima Júnior (Reitor da Urca)

14h - Palestra “Arranjos Produtivos Locais (APLs) e o que já foi feito por eles no Ceará”

Jair do Amaral Filho (Professor Titular do DTE/FEAAC/UFC e coordenador de Pesquisa do Programa Impulsiona Ceará)

15h - Palestra: “Arranjo Produtivo Local - vantagens e estratégias de atuação e subsistência”

Germano Bluhm (Consultor do Sebrae)

29 de abril (sexta-feira)

9h - Palestra: “As aglomerações produtivas identificadas na região do Cariri”

Felipe Pinto da Silva e José Carlos (Equipe Técnica do Programa Impulsiona Ceará)

9h50 - Palestra: “Ferramentas de divulgação dos APL - O Power BI e a importância para os agentes políticos nas tomadas de decisões”

Paulo Costa (analista técnico da Sedet)
Luiz Alves (equipe técnica do Programa Impulsiona Ceará)

10h20 - Palestra: “Inovação de Produtos e Processos”

Elizângela Melo Andrade (articuladora do Sebrae Cariri)

14h - Palestra: “Diagnóstico do APL de Calçados em Juazeiro do Norte”

Thiago de Paula e Marcos Magalhães (equipe técnica do Programa Impulsiona Ceará)

14h40 - Palestra: “Os caminhos que levam ao Plano de Desenvolvimento Preliminar do APL de calçados em Juazeiro do Norte”

Rômulo Ribeiro Parente e Carlos Paulino (equipe técnica do Programa Impulsiona Ceará)

16h - Encerramento oficial

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail impulsionaceara@centec.org.br

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter
 

AddThis