Juazeiro do Norte (CE): Policiais Civis realizam ato público apresentando a crescente na violência do CE

O Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Estado do Ceará (Sinpol/Ce) realizaram na manhã deste sábado (08) um Ato Público na cidade de Juazeiro do Norte. A mobilização dos Policiais aconteceu na Rotatória, bairro triângulo.

Na ocasião, a classe expôs 71 cruzes representando os números da violência no Estado. Cada cruz simboliza uma morte contabiliza de forma oficial pela Secretária de Segurança no feriado de Carnaval.

O crescimento, segundo o Sinpol/Ce, foi de 16% em relação ao mesmo período do ano passado quando foram registradas 61 ocorrências. Para a Vice-Presidente do sindicado, Ana Paula Cavalcante, o descasco com a classe reflete-se diretamente no aumento da criminalidade. Somente em 2013 foram 4.462 homicídios, 51.414 roubos e 1.832 estupros em todo o Estado.

Ana Paula relata que o movimento “Polícia Legal”, que integra os policiais civis do Ceará “reivindica melhorias na categoria”, “tanto na questão salarial quanto nas melhorias das condições de trabalho”. Em várias delegacias do estado, sobretudo do interior, explica a Vice Presidente, “O Sindicato detectou várias irregularidades, como improbidade administrativa e peculato-desvio, falta de apuração dos BO´s, abuso de autoridade, assédio moral e usurpação de função pública”.

Outro objetivo do ato é mostrar a real situação da segurança pública no estado do Ceará. No mês de fevereiro, foram instalados 10 outdoors em pontos estratégicos de Fortaleza apresentando a violência em números. Um deles foi instalado próximo à sede da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), que divulgou redução do número de assaltos no Ceará, em 45%.

Número contestado por Ana Paula. “O secretário de segurança, Servilho Paiva, não levou em conta a operação Polícia Legal. No começo do ano muitos boletins de ocorrência deixaram de ser feitos por falta dos delegados nas unidades, talvez isso explique a ‘redução’”.

Questionada sobre o avanço das conquistas após o início do ato público, há duas semanas, na capital do Estado, a Vice Presidente, foi enfática. “O único avanço foi da criminalidade. O Secretário se enclausurou e fechou os olhos para nossa classe, para nossas manifestações e reinvindicações”, finalizou Ana Paula Cavalcante.

O pensamento do sindicato é endossado pelos números da violência. De acordo com o Sinpol/Ce, 17 veículos são roubados por dia em Fortaleza; um assalto a banco é registrado a cada quatro dias; uma pessoa é assassinada a cada duas hora; seis são assaltadas por hora e o efetivo policial caiu de 4.500, em 1985 para 2.500 em 2014.

André Costa

Foto: Cícero Valério / Ag. Miséria

Fonte: Miséria



Sua saúde: Estetoscópios transportam germes de um paciente para outro, diz estudo

Um novo estudo descobriu que os estetoscópios dos médicos estão contaminados com bactérias que podem passar facilmente de um paciente para outro.

Pesquisadores desenvolveram culturas de bactérias das pontas dos dedos, palmas das mãos e de estetoscópios de três médicos que tinham realizado exames físicos de rotina em 83 pacientes de um hospital da Suíça. Eles realizaram testes para verificar a presença de células viáveis de bactérias, procurando em específico pela potencialmente mortal Staphylococcus aureus resistente à meticilina (Sarm). O relatório foi publicado na edição de março do periódico "Mayo Clinic Proceedings".

A ponta dos dedos da mão mais hábil dos médicos foi a área estudada mais contaminada. Todavia, a quantidade de bactérias encontrada na parte do estetoscópio que tem contato com a pele do paciente foi duas vezes superior às bactérias existentes na palma da mão dos médicos. O estetoscópio estava mais contaminado pelo Sarm que algumas partes da palma das mãos, embora outras partes estivessem mais contaminadas que o aparelho.

Os autores reconhecem que o estudo era pequeno e pode não ser aplicável a outros locais de assistência médica. Com exceção do Sarm, eles não diferenciaram bactérias nocivas de bactérias inofensivas.

"Não é uma surpresa" a descoberta de bactérias em estetoscópios, afirmou Didier Pittet, autor sênior do estudo e professor de medicina dos Hospitais da Universidade de Genebra. O médico deveria limpar seu estetoscópio com hastes de algodão banhadas em álcool após cada exame clínico, mas "a maioria dos médicos não faz isso", afirmou.

"Não temos nenhuma solução fácil. Talvez seja o momento de termos um estetoscópio para cada paciente, ao menos nas UTIs. Todavia, isso é impraticável em hospitais grandes, com muitos pacientes. Isso é lamentável, porque não temos nenhuma norma de procedimento", acrescentou o médico.

Fonte: UOL



Se for candidato, Barbosa será adversário, diz presidente do PT

O presidente nacional do PT, Rui Falcão, afirmou nesta sexta-feira (7) que o presidente do STF, Joaquim Barbosa, será tratado como adversário político do partido da presidente Dilma Rousseff, caso opte por concorrer a algum cargo na disputa eleitoral de outubro.

Barbosa tem até o dia 5 de abril para definir se vai disputar o pleito e se filiar a algum partido.

"Para mim é indiferente. Nós não escolhemos adversários", disse Falcão ao responder se gostaria de ver Barbosa na disputa.

O presidente do STF foi o relator do processo do mensalão, que acabou com a condenação de nomes importantes do PT, como José Dirceu, José Genoino, Delúbio Soares e João Paulo Cunha.

Instado a fazer uma avaliação do desempenho de Barbosa, Falcão foi irônico. "Como político, é um bom magistrado. Como magistrado, é um bom político", afirmou.

Falcão disse acreditar que Barbosa, se optar pela disputa, pode  ser candidato à Presidência ou ao governo do Rio, domicílio eleitoral do presidente do STF.

Falcão participou de um encontro com jornalistas e empresários promovido pela agência de notícias EFE, em São Paulo.

PMDB e imprensa
O presidente do PT preferiu não alimentar a disputa entre seu partido e o PMDB, principal aliado.

Entretanto, ele afirmou que setores do PMDB não devem condicionar a continuidade da aliança nas eleições à aquisição de mais cargos do governo. "A tensão pré-eleitoral vai diminuir", disse.

Sem citar nomes, Falcão ainda fez críticas à oposição e à imprensa. Segundo ele, esses grupos tentam passar uma visão pessimista do Brasil.

O presidente do PT defendeu ainda a aprovação de um projeto no Congresso para tentar acabar com "os oligopólios da mídia".

Fonte: UOL


Crato (CE): Juiz arquiva processo e vereadores retornam aos mandatos

Depois de afastamento por mais de 30 dias, os cinco vereadores da Câmara do Crato, devem retomar suas atividades parlamentares na sessão dessa segunda-feira (10). A decisão é do juiz da 2ª Vara Cível de Crato, Flávio Bezerra de Morais, que determinou ainda a cassação de todas as medidas liminares e o arquivamento do processo.

Para o retorno dos vereadores foi determinante a falta de provas, apresentadas dentro do prazo determinado de 30 dias. Os vereadores estavam afastados desde o dia 28 de janeiro, prazo inicial para o Ministério Público do Estado (MP-CE) ajuizar a ação principal, o que, acabou não acontecendo.

O anuncio da decisão aconteceu nessa sexta-feira (07), em coletiva de imprensa, no Fórum Hermes Paraíba, quanto o juiz Flávio Bezerra, ressaltou que, na ação foi pedida, além do afastamento dos vereadores, a quebra do sigilo bancário de todos os denunciados. No caso das quebras de sigilo, o juiz observou que os documentos não chegaram na totalidade e, por isso, a ação ainda corre em segredo de justiça.

O juiz Flávio Bezerra reconheceu para a decisão, a legitimidade dos mandatos confiados por voto popular, o que, segundo ele, torna injustificada a manutenção da medida drástica de afastamento por tempo indeterminado. “Não era razoável esperar indefinidamente até que as demais informações viessem aos autos. Por isso, determinei a volta e o arquivamento do processo,” disse Flávio Bezerra.

Sobre a ação de improbidade administrativa, o MP tem prazo indeterminado para apresentar novas provas e encaminhar a ação principal.

Entenda a notícia
O mesmo juiz da 2ª Vara Civil do Crato, Flávio Bezerra de Morais, afastou no dia 28 de janeiro de 2014, cinco dos nove vereadores do município denunciados pelo, também vereador, Helder França (Guer). A denúncia, feita ao MP, apontava os parlamentares como participantes de um esquema de cobrança de propina para aprovação de doações de terrenos.

O pedido de afastamento, feito pelo promotor Lucas Azevedo, se baseou no depoimento que teria sido motivado pela tentativa de extorsão ao ex-prefeito Samuel Araripe para aprovação de suas contas de governo.

O outro motivo para o afastamento foi o fato dos vereadores terem retirado os nomes do pedido de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que pedia apuração para as denúncias de compra de votos na votação das contas do ex-prefeito.

A decisão reintegra os vereadores Pedro Alagoano, Nando Bezerra, Galego da Batateira, Marquim do Povão e Celso dos Frangos.

Madson Vagner

Foto: Cícero Valério / Ag. Miséria

Fonte: Miséria



Caririaçu (CE): Mais um atentado a bomba em prédio da prefeitura

A cidade de Caririaçu foi abalada mais uma vez por uma explosão durante a madrugada de hoje e mais um prédio da prefeitura foi danificado. O atentado aconteceu por volta das 02:00h, quando uma bomba de fabricação caseira foi jogada no prédio onde funciona a Secretaria de Segurança Pública do município, situada na rua Carlos Morais, no centro da cidade. É o terceiro ataque nos últimos cinco meses e o fato vem cirando rotina e desafiando as autoridades policiais. No ataque de hoje, a porta principal as janelas de vidro e alguns móveis, foram destruídos.

O primeiro atentado aconteceu no dia 03 de outubro de 2013, quando uma bomba foi jogada no Centro Administrativo também no centro de Caririaçu. Lá funciona o gabinete do prefeito. Na época o prédio teve parte do acesso da frente e uma porta de vidro, destruído pela explosão. O segundo atentado foi no dia 02 de janeiro deste ano, também no Centro Administrativo e com maior violência. A época houve uma grande mobilização por parte da polícia, mas, até agora, nada foi descoberto.

Segundo o prefeito João Marcos, o caso está ficando cada dia mais sério e ele espera que a Secretaria de Segurança do Estado possa agir com mais rapidez, para que esse tipo de atitude, o terceiro em cinco meses, seja descoberto. “O povo se Caririaçu merece uma maior atenção do senhor Secretário de Segurança, em relação as ocorrência em nossa cidade”, disse João Marcos, lamentando que até agora o autor ou autores desses atentados ainda não tenham sido identificados. João Marcos disse ainda que, caso não haja uma ação imediata por parte da segurança estadual, ele vai pedir ajuda ao Senador Eunicio Oliveira para que leve o caso a esfera federal.

Roberto Bulhões

Fonte: Miséria



Agora é de verdade. Revista francesa detona a Copa no Brasil

Desta vez é verdade. Um mês depois da polêmica gerada por um texto falso atribuído à revista France Football que criticava fortemente a organização da Copa do Mundo no Brasil, o site da revista esportiva francesa "So Foot" publicou uma extensa reportagem sobre a preparação do Brasil para o Mundial. O texto, carregado de sarcasmo e humor ácido, mostra a que veio já no título: "Viva a Bagunça Brasileira!" (Vive Le Bordel Brésilien!). Em francês, a palavra bordel serve tanto para designar casas de prostituição quanto uma grande bagunça.

A reportagem divide as cidades-sede em três grupos: as que realmente deveriam estar sediando a Copa e que valem a viagem, mas que nem por isso estão livres de problemas (Les villes où ça devrait le faire), as sedes em que inevitavelmente a Copa será uma bagunça ("Les villes dans lesquelles ce sera forcément le bordel"), e aquelas onde o melhor mesmo é deixar para ver os jogos pela televisão ("Les villes dans lesquelles on verra peut-être un match, mais à la télé de préférence").

No primeiro grupo, estão Fortaleza, Belo Horizonte, Brasília e Porto Alegre. Nessas cidades, a revista identifica problemas menores, como problemas de conexão com a internet e falhas nos telões no estádio do Beira-Rio, na capital gaúcha. Já sobre Brasília, a reportagem destaca o alto custo de construção do Estádio Nacional Mané Garrincha, em uma cidade que não possui clubes de expressão no cenário nacional.

Já no segundo grupo, o da bagunça inevitável, estão São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife e Natal. O Aeroporto do Galeão (RJ) é descrito como "indigno de uma capital turística": "Edifícios degradados, pistas saturadas nas altas estações e paralisação das atividades em cada chuva forte prometem grandes doses de diversão", ironiza a publicação.

Sobre São Paulo, a reportagem afirma ser a cidade "irmã da Cidade do México e prima do Cairo (capital do Egito)", centros urbanos conhecidos mundialmente pelo trânsito caótico. Já Salvador teria um trânsito difícil na hora do rush. "Considerando que o estádio [Arena Fonte Nova] fica em uma região central da cidade, vai haver sofrimento".

Finalmente, no grupo das cidades em que seria melhor ver os jogos pela TV, estão Cuiabá, Manaus e Curitiba. O aeroporto da capital mato-grossense é descrito como "um campo de barro". "[O aeroporto] é do tamanho de uma cozinha, mas há que um lindo papagaio pintado na parede. Nenhuma grande nação vai jogar em Cuiabá. E depois dizem que o sorteio é aleatório". Já Curitiba é tratada como a "grande emoção pré-Mundial", com a dúvida até o último minuto sobre se o estádio estará ou não pronto a tempo.

A reportagem critica não só a situação dos estádios, aeroportos e infraestrutura em todas as 12 cidades-sede brasileiras. Sobrou também para a Fifa, para o seu presidente, Joseph Blatter (descrito como alguém que, no Brasil, nunca havia colocado os pés fora do Copacabana Palace), e para o secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke. A revista afirma que o turista que vier à Copa vai encontrar: filas em todos os lugares, voos atrasados chegando às cidades dos jogos após o término das partidas e torcedores enfurecidos por perderem o espetáculo.

O texto continua: "Nenhuma cidade-sede tem capacidade de entregar a tempo o trio de obras 'estádio + aeroportos + obras de mobilidade urbana'. No caso dos aeroportos, os processos de licitação das obras só foram lançados após as eleições de 2010. Quanto à mobilidade urbana... não se moderniza um país em seis meses, especialmente um país como o Brasil. E por mobilidade urbana entende-se os meios mais básicos de transporte: vias de acesso a locais turísticos, estradas, corredores de ônibus, metrô e trens urbanos etc. Logo, serão os seus pés os que farão a maior parte do trabalho."

De acordo com a reportagem, parte da culpa para que se tenha chegado à marca dos 100 dias para o início da Copa na situação em que se chegou é também da entidade que comanda o futebol mundial. "A Fifa, do seu lado, é prisioneira de um Brasil com quem ela briga/late/chicoteia a cada semana, como se tivesse tratando com uma criança, com um sentimento vago de que é tarde demais".

Sobrou até para o "jeitinho brasileiro": "Joseph Blatter, então, agora se mostra chocado: 'Nenhum país teve tanto tempo para se preparar quanto o Brasil', e ele está certo. Errado ele estava em 2007 [quando o Brasil foi escolhido como sede da Copa], ao impor ao país um "padrão Fifa" que estava distante demais de sua realidade, e que culturalmente não sabe dizer não. Mas sabe dizer, porém, quando já tarde demais, "desculpe, mas teremos que fazer alguns arranjos".

A reportagem foi publicada no dia 3 de março. No dia seguinte, a revista publicou novo texto sobre o Brasil e a Copa, desta vez destacando as manifestações que varreram o país em junho do ano passado, durante a Copa das Confederações, apontando que o povo brasileiro está insatisfeito com o alto custo da preparação do país para a Copa, majoritariamente custeados pelos cofres públicos.

Fonte: UOL



Avião da Malaysia Airlines caiu no mar, diz Vietnã

A Marinha do Vietnã informou neste sábado (8) que o avião da Malaysia Airlines que desapareceu com 239 pessoas a bordo caiu próximo do litoral da ilha vietnamita de Tho Chu, no sul do país.

O Alto Comando da Marinha vietnamita acrescentou em comunicado que o avião caiu nas águas do Golfo da Tailândia, entre a Malásia e o Vietnã, a cerca de 300 quilômetros da ilha de Tho Chu, na província vietnamita de Kien Giang, segundo o site "Tuoi Tre". A Marinha do Vietnã disse que está preparada para iniciar as operações de busca e resgate.

O diretor do centro de coordenação de emergências do Vietnã, Pham Hien, disse antes ao site VnExpress que o avião foi detectado a cerca de 220 quilômetros do litoral da província de Ca Mau, também no sul do país.

Pham informou que as equipes de resgate têm duas embarcações prontas para se dirigir ao local.

As autoridades chinesas também enviaram dois navios ao Mar do Sul da China para ajudar nos trabalhos de busca e resgate.

A companhia aérea Malaysia Airlines disse que desconhece a posição de seu avião e evitou confirmar se o mesmo caiu no mar, segundo informaram a imprensa e algumas autoridades do Vietnã.

"Estamos trabalhando com as autoridades internacionais na missão de busca e resgate e às 14h locais (3h de Brasília) do dia 8 de março de 2014 não temos nenhuma informação sobre a posição do avião", disse a companhia aérea em seu último comunicado.

Avião decolou de Kuala Lumpur com 239 pessoas
O avião, um Boeing 777-200, perdeu contato com o controle de tráfego aéreo depois de deixar a capital malaia, Kuala Lumpur, informou a Malaysia Airlines. Em nota, a empresa declarou que o voo MH370 desapareceu às 2h40 de sábado, horário local (15h40 de sexta em Brasília). Não há brasileiros confirmados a bordo.

A aeronave deixou Kuala Lumpur logo após a meia-noite de sexta-feira, com previsão de chegada a seu destino às 6h30 de sábado, no horário local (19h30 de sexta, em Brasília). O contato foi perdido quando a aeronave estava sobre o espaço aéreo do Vietnã.

"Nossa equipe está chamando parentes dos passageiros e tripulantes. O foco da companhia aérea é trabalhar com os socorristas e autoridades de emergência e mobilizar todo o seu apoio," disse mais cedo Ahmad Jauhari Yahya, CEO da Malaysia Airlines, em um comunicado.

Autoridades do aeroporto colocaram um aviso por escrito pedindo a parentes e amigos dos passageiros para que se reunissem em um hotel a cerca de 15 quilômetros do aeroporto para esperar por mais informações, e ofereceu um serviço de transporte.

Todos os países na trajetória prevista do voo realizaram uma "busca por comunicação e rádio", disse John Andrews, vice-chefe da agência de aviação civil das Filipinas.

A Boeing informou em seu site que acompanha de perto a situação e destacou que "nossos pensamentos estão com as pessoas a bordo".

Segundo o comunicado divulgado no site da companhia, o avião transportava 227 passageiros, entre eles duas crianças, e uma tripulação de 12 pessoas. São 153 chineses --incluída uma criança--, 38 malaios, 12 indonésios, sete australianos, quatro americanos --incluída uma criança--, três franceses, dois neozelandeses, dois ucranianos, dois canadenses, um russo, um holandês, um austríaco, um italiano e um cidadão de Taiwan.

Outros casos
O 777-200, um grande jato de passageiros de apenas duas turbinas, tem um histórico extremamente confiável. Os aviões da Malaysia Airlines também têm registro de poucos acidentes.

Um dos pequenos Twin Otter, operado pela MASwings, caiu no Estado malaio de Sabah, na ilha de Bornéus, em outubro passado. Morreram o copiloto e um passageiro. Em 1977, um jato se acidentou no sul da Malásia. Todos os 93 passageiros e sete tripulantes morreram.

Fonte: UOL (Com agências internacionais)



Crato (CE): Município realiza V Seminário Municipal de Meio Ambiente

A prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano - SEMAC e o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – COMDEMA, realiza no próximo dia 11, o V Seminário Municipal de Meio Ambiente do Crato.

O evento acontecerá no Auditório do GeoPark Araripe, às 8h30,  e contará com a palestra Desafios para o COMDEMA do Crato, ministrada pelo vice-presidente do COMDEMA Weber Girão do Projeto Soldadinho-do-araripe / AQUASIS.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Controle Urbano e presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, Hildo Moraes de Brito, na oportunidade será realizada a eleição das instituições dos setores público, empresarial e sociedade civil, que integrarão o COMDEMA para um mandato de dois anos (biênio 2014/2016).

Assessoria de Imprensa / PMC

Sua saúde: Goji berry tem ação antioxidante e anti-inflamatória

Goji berry é o nome dos frutos da planta Lycium barbarum. Ao goji berry são atribuídas muitas propriedades medicinais, pois é uma fruta rica em aminoácidos e vitaminas. A planta é originária das montanhas do Tibete.

Os nutrientes do goji berry
Algumas de suas características são: contém 19 aminoácidos, que ajudam a formar as proteínas, incluindo os oito "essenciais", que não são produzidos em nosso corpo. Contém 21 minerais, incluindo germânio, considerado em estudos como tendo atividade anticancerígena.

Contém carotenoides antioxidantes, incluindo betacaroteno e zeaxantina, protetor dos olhos. O goji berry é a maior fonte de carotenoides conhecida na natureza. Apresenta em sua composição nutricional 2500 mg de vitamina C por 100 gramas da fruta, quantidade 50 vezes maior que a de uma laranja em relação à vitamina C. Também possui grande quantidade das vitaminas B1, B2 e B6, o que justifica o consumo diário de goji berry, uma vez que sua ingestão por meio do alimento é muito mais eficiente e biodisponível para o organismo do que a realizada em forma de suplementos.

Conta com beta-sisterol, com função anti-inflamatória, ajuda equilibrar os níveis de colesterol, pode ser usado no tratamento de impotência sexual e atua na prevenção de doenças da próstata. Ácidos graxos essenciais, que são necessários para síntese de hormônios e regulam o funcionamento do cérebro e sistema nervoso.

Possui cyperone, um fito-nutriente que traz benefícios ao coração e à pressão sanguínea. Conta com fisalina, usado nos transtornos causados pela hepatite B. Contém betaína, usada pelo fígado para produzir colina. A betaína promove grupos metil com reações energéticas no corpo, ajuda a reduzir o nível de homocisteína, fator de risco em problemas cardíacos e protege a célula em nível de DNA.

Conta também uma fonte de elemento essencial à dilatação dos vasos sanguíneos e ao bom funcionamento do sistema circulatório em geral. Rica em polissacarídeos, que impedem a absorção de patógenos intestinais. Apresenta vitaminas do complexo B que auxiliam na constituição de células protetoras; arginina e glutamina, que auxiliam na liberação do hormônio do crescimento.

Potente estimulante, melhora o nível de energia e na capacidade de concentração. Também pode ajudar na redução da fadiga e do estresse. A ação antioxidante promete benefícios na prevenção de doenças cardiovasculares e diabetes.

Apresenta fitoquímicos que atuam como substâncias anticancerígenas. Possui o triptofano, um aminoácido precursor de serotonina, que leva ao estado de bom-humor, alegria e satisfação.

O quanto consumir
Consumida pelos orientais há milhares de anos, o goji berry ainda é novidade no país, mas vem conquistando cada vez mais espaço no cardápio dos brasileiros. O goji berry por ser pouco calórico, uma colher de sopa da fruta possui cerca de 50 calorias, pode ser utilizados em regimes de emagrecimento.

Seus benefícios a saúde foram demonstrados no trabalho científico publicado no American Journal of Clinical Nutrition, portanto apresenta embasamento científico. Para que consiga alcançar seu efeito medicinal, a dosagem diária recomendada é de 15 a 45 gramas, ou 120 ml de seu suco.

Como consumir
Há três formas de encontrá-la: in natura (por ser importada, é bem raro de achar nos mercados), desidratada (localizada em lojas e empórios especializados em produtos naturais) e na forma de suplementos, em cápsulas ou em pó (em farmácias de manipulação).

Ela pode ser incluída no lugar de outra fruta, preferencialmente pela manhã. A fruta pode ser misturada a outras frutas, saladas, sucos e iogurtes. Como é fonte de energia, é indicado que o goji berry seja ingerido preferencialmente pela manhã e antes de atividades físicas. Se optar pela versão desidratada, é interessante que a pessoa consuma a fruta juntamente com um líquido para hidratar as fibras e potencializar os efeitos benéficos.

Por se tratar de uma fruta importada, a versão in natura não é encontrada facilmente. A pesquisa publicada em maio de 2008, no Journal of Alternative and Complementary Medicine, comprovou que o consumo regular da fruta asiática resulta no aumento no nível de energia, desempenho atlético, qualidade do sono, facilidade de despertar e a capacidade de se concentrar em atividades.

Riscos do consumo
Alguns estudos nos Estados Unidos apontaram que o consumo excessivo de chás com goji berry tem ação inibitória de medicação utilizada para evitar trombose ou anticoagulantes. Esta é uma de suas contraindicações, a utilização de medicação anticoagulante. Seu consumo não é recomendado para quem faz uso dessa medicação.

Supõe-se que alguma substância da fruta interaja com o P450; local no fígado onde muitos medicamentos são metabolizados. Portanto, seu consumo também não é indicado para quem faz uso de medicações importantes para o controle glicêmico e de pressão, por exemplo. Recomenda-se o consumo distante do uso das medicações diárias.

Goji berry e a dieta
Até o momento não foram realizados estudos que comprovem um efeito emagrecedor do goji berry. Ele tem potente ação estimulante, pode auxiliar no estímulo à prática de atividades físicas e, consequentemente, causar emagrecimento.

É muito importante se ater na manutenção de um "plano alimentar" harmônico, completo e pessoal, que utilize todos os grupos alimentares, inserindo o goji berry e não comê-lo separadamente ou em excesso, pois os resultados serão decepcionantes.

Por: Edson Credidio

Fonte: Minha Vida



Veja a diferença entre um pulmão de um fumante e um pulmão sadio [vídeo]

Todos sabem os males que o cigarro causa na vida das pessoas, os riscos de doenças respiratórias e até mesmo o decréscimo de 12 anos de vida em relação aos não fumantes. Mas tirando as propagandas antitabagistas ninguém do lado científico mostra como, de fato, ficam os pulmões dos fumantes para podermos compará-lo com o órgão sadio.

Um professor da Hebrew University de Jerusalém utilizou pulmões de dois porcos para esta comparação. Um dos animais foi colocado em uma incubadora cheia de fumaça de cigarro por tempo equivalente ao tempo de fumo de um “fumante pesado”, enquanto o outro era saudável. E este é o resultado!


Fonte: Mega Curioso (via Xpock)


Crato (CE): Jovem foi morto momentos após confessar a uma amiga que vinha sendo ameaçado

Um jovem de 20 anos foi assassinado momentos após confessar a uma amiga que tinha inimizades e vinha sendo ameaçado de morte. O pedreiro Gerlandio Honório de Oliveira foi baleado por volta das 20h30min desta quinta-feira na Rua do Meio (Bairro Pinto Madeira) em Crato. Ele morava na Rua Doutor Gesteira, 186, apartamento 09, daquele bairro e morreu no Hospital São Francisco para onde foi socorrido.

Momentos antes, a vítima estava com uma amiga identificada por Eliziane Oliveira Davi, na Rua do Cruzeiro, a quem tinha revelado sobre inimizades e as ameaças de morte que vinha recebendo. Entretanto, a garota disse ao Sargento J. Santos que Gerlandio não chegou a apontar nomes e motivos dos conflitos e ameaças. Soube apenas que o mesmo não havia formalizado queixas perante a Delegacia de Crato.

Em meio a conversa, o rapaz se levantou e disse que iria até à Rua do Meio, mas voltaria logo. Momentos depois, Eliziane declarou ter ouvido populares comentando sobre um atentado à bala e correu até o local quando encontrou Gerlandio ainda agonizando no solo. Logo chegou uma ambulância e o levou para o hospital, porém o jovem morreu a caminho por não resistir à gravidade dos seis tiros que o atingiram quatro vezes no tórax, na cabeça e num dos braços.

Demontier Tenório

Foto meramente ilustrativa

Fonte: Miséria



Políticos e donos de carros de luxo ganham verba antisseca no Nordeste

Donos de veículos de luxo, vereadores e até um prefeito receberam verbas de um programa federal criado para socorrer pequenos agricultores prejudicados pela seca no semiárido nordestino.

Essas são algumas das irregularidades apontadas pelo TCU (Tribunal de Contas da União) no Garantia-Safra, programa gerido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário que distribuiu R$ 1 bilhão em 2013.

Trata-se de uma espécie de bolsa paga pelo governo quando há problemas climáticos que impedem a colheita na região mais seca do Nordeste. No ano passado, cerca de 1,2 milhão de famílias de pequenos agricultores receberam R$ 850 cada, segundo o ministério.

Para receber o benefício, o agricultor tem que ter renda familiar de até 1,5 salário mínimo, além de preencher outros requisitos como, por exemplo, um tamanho máximo da propriedade. O cadastro é feito pelas prefeituras que aderem ao programa e os agricultores recebem o dinheiro em bancos públicos.

Os técnicos do TCU cruzaram as listas de beneficiários do programa entre 2012 e 2013 com outras bases de dados do governo federal e encontraram cerca de 35 mil cadastros com irregularidades em 2012 e outros 31 mil em 2013.

Segundo o órgão de controle, em 2012, cerca de 7,1 mil pessoas que ganhavam mais de 1,5 salário receberam o benefício. Outras 11,4 mil pessoas que tem algum vínculo com o poder público, entre eles um prefeito, um vice-prefeito e cinco vereadores, também receberam.

Os nomes e municípios não foram informados pelo relatório do TCU. As pessoas com cadastros considerados irregulares receberam, ao todo, R$ 66 milhões.

O TCU também encontrou 135 mil beneficiários proprietários de veículos. A maioria tem motocicletas, mas o órgão determinou que esses cadastros sejam investigados porque, entre os que receberam a verba federal, há também donos de carros de luxo como Tucson, Pajero e Hilux.

Os técnicos do TCU elogiam o programa no relatório dizendo que ele representa "uma evolução positiva das práticas anteriormente existentes de clientelismo e assistencialismo no combate à seca", mas afirmam que seu planejamento é falho e que o ministério não tem pessoal e meios adequados para controlar o cadastro.

O relator do processo, ministro José Múcio Monteiro, determinou que o Ministério do Desenvolvimento Agrário, que cuida do cadastro, inicie um processo de análise do sistema, exclua beneficiários irregulares e cobre de volta os recursos pagos a quem não poderia receber.

Outro lado
O ministério do Desenvolvimento Agrário informou, por meio de nota, que União, Estados e municípios têm responsabilidades no programa e que "auditorias externas e os acompanhamentos internos são razão de aperfeiçoamento de procedimentos e melhora na gestão, com mais eficiência e transparência".

Fonte: Folha.com


PM apresenta resultados da Operação Carnaval realizada na Região do Cariri

A Operação Carnaval, desencadeada na Região do Cariri, apresentou uma atuação conjunta entre os Órgãos de Segurança Pública com o objetivo de coibir ações criminosas e a ocorrência de delitos. De forma diuturna, a Polícia Militar intensificou as Blitz/Barreira e Saturações nos 25 municípios da Área Integrada de Segurança (AIS 11), utilizando efetivo local e de reforço distribuídos em diversas modalidades de policiamento.

Segundo o Comandante do 2º BPM, Tenente Coronel José Wellington Alves da Silva, houve um aumento significativo de ações preventivas, através de abordagens, nas cidades em foram realizados festejos carnavalescos tradicionais como, por exemplo, Campos Sales, Barbalha e Crato.

O trabalho resultou na apreensão de 17 armas de fogo, 16 armas brancas, 15 prisões e apreensões por tráfico de drogas, 10 prisões e apreensões por roubo e 223 apreensões de veículos irregulares.

ROBERTO CRISPIM
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste



Crato (CE): Prefeitura interdita ruas para realização das obras no Bairro Seminário

A Prefeitura Municipal do Crato e o Governo do Estado do Ceará devido as obras de  Reforma Ambiental e Urbana da Encosta do Seminário que interditou as ruas José Valter Dias, José Leal Neto, Duarte Júnior e Manoel Almino.

Segundo técnicos dos governos Municipal e Estadual durante as obras no Bairro Seminário essas ruas ficarão interditadas para que haja controle do fluxo de carros, evitando a entrada de veículos que frequentemente depositavam entulhos nessas ruas.

Terão acesso às ruas  veículos dos moradores, da empresa que faz a bora e veículos credenciados pelos Governos do Estado e Prefeitura.

A empresa responsável pela obra é a Construtora Coral e que o tempo da obra é de aproximadamente 2 anos. Durante esse período a Prefeitura e o Governo do Estado mantem uma equipe de acompanhamento às famílias atingidas pelos serviços e atendem em uma sala no canteiro da obra no campo do Sport.

A prefeitura lembra que durante a obra transitarão  máquinas e caminhões pesados e alerta a todas as famílias residentes nesta localidade que tenham cuidado com crianças, idosos e animais transitando próximo à obra.

Assessoria de Imprensa / PMC



Plantão Infotech: Facebook anuncia novo visual para o feed de notícias


Lembra de cerca de um ano atrás, quando o Facebook anunciou um redesign completo do Feed de Notícias, que nunca foi adiante para a maioria? Agora a rede social oficializou que desistiu da ideia e anunciou um novo visual para a ferramenta, com mudanças bem menos drásticas, já que os grupos de teste detestaram a ideia original.

O novo feed de notícias foi revelado nesta quinta-feira, aproveitando as lições do teste fracassado, aplicando o que foi aprovado em um design mais familiar ao usuário, mas um pouco mais limpo que o tradicional.

A barra lateral preta, prevista para chegar junto com o novo redesenho, foi totalmente descartada, dando lugar a uma barra mais tradicional. O novo design também se assemelha ao feed do app mobile, com novos ícones, fotos maiores, novas fontes. Além disso, os múltiplos feeds, anunciados no ano passado, deixam de existir.

"As pessoas não gostam que mexamos em seus 'móveis', porque quebra sua memória muscular", afirmou Greg Marra, gerente de produto, citando a barra preta, cujo funcionamento dependia do tamanho da tela, confundindo a maioria. "É uma ideia particular de design que parecia legal, mas não ajudava a navegar pelo site", explica o executivo, citando que um dos principais objetivos foi evitar que os usuários precisassem reaprender a navegar para usar o site.

Como novidade, também está a barra de pesquisa. O Graph Search, anunciado no ano passado, continuará restrito para os usuários de língua inglesa, mas as pessoas de outros países verão uma barra de pesquisa semelhante visualmente, mas sem os mesmos recursos. O Facebook não sabe quando o Graph Search funcionará em outro idiomas, ou quando chegará ao mobile.

Segundo o The Verge, o novo feed será distribuído globalmente nas próximas semanas, então fique atento para mudanças no seu Facebook em breve.

Fonte: Olhar Digital



Crato (CE): Mototaxista é assassinado com dois tiros na Praça da Sé

Um homicídio ocorreu por volta das 07 horas desta sexta-feira (07), em um ponto de mototaxi que funciona na Praça da Sé, no centro da cidade. O mototaxista Raimundo Dias Pinheiro, que era mais conhecido como "Muru" e que resida no Bairro Parque Granjeiro foi executado com um tiro no olho. Ele ainda chegou a ser socorrido ao hospital São Francisco onde morreu cerca de 45 minutos depois.

Populares informaram a polícia que um homem até então não identificado se aproximou de Muru sacou uma arma de fogo e efetuou um tiro a queima roupa para em seguida empreender fuga para lugar ignorado. A PM cratense foi acionada para atender a ocorrência e continua em diligências na tentativa de identificar e prender o acusado.

Jota Lopes

Foto meramente ilustrativa

Com informações do site Cariri Ceará



Samu realiza 3.200 atendimentos no Ceará durante o Carnaval

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizou 3.200 atendimentos no Carnaval. Os números são do Governo do Estado. Entre os atendimentos, pacientes vítimas de acidentes como motocicletas, veículos, de AVC, quedas da própria altura, quedas de altura e também por alcoolismo.

Em Juazeiro do Norte, onde fica a base central do polo III do Samu 192, que entrou em funcionamento no sábado, 1º de março, foram realizados 35 atendimentos. Foi o primeiro carnaval da macrorregião do Cariri e da região de Tauá, área de cobertura do Polo III, com o Serviço Móvel de Urgência.

A Operação Carnaval 2014 do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192 – Ceará Polo I) aconteceu das 6 horas do sábado de carnaval, até as 6 horas da Quarta-feira de Cinzas (05).

Nesse período, o Samu 192 reforçou a cobertura em 80 municípios do Estado, com 450 profissionais, sendo 90 profissionais nos plantões diários, 37 ambulâncias, 14 UTIs móveis e duas motolâncias. No total, 53 veículos distribuídos entre as bases de apoio nos municípios e seis rodovias estaduais (CEs 040, 060, 065, 085, 090 e 531).

No Polo I, a cobertura foi em 79 municípios do Litoral Leste, Litoral Oeste, Maciço de Baturité, Sertão Central, Vale do Jaguaribe e Região Metropolitana de Fortaleza. Nos plantões foram utilizadas 33 ambulâncias, 13 UTIs móveis e duas motolâncias. Somente no Polo III, em Juazeiro do Norte, foram utilizadas quatro ambulâncias e uma UTI móvel.

Fonte: G1



Crato (CE): Município realiza caminhada em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Com o objetivo de sensibilizar, comprometer e trabalhar a conscientização da população (entidades, órgãos públicos, e a sociedade em geral) para o combate à violência contra a mulher, a Prefeitura do Crato, juntamente com a Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS) e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Cratense (CMDMC) convida para participar do ato público de abertura em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março.

O ato público será seguido de caminhada pelo Centro da cidade, a ser realizada no sábado, dia 08/03, a partir das 8h, saindo da Praça São Vicente. A Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS) apoia a iniciativa através do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS).

Assessoria de Imprensa / PMC



Para líder do PMDB, PT se engana com o tamanho da crise

Irritado por ter sido chamado de mentiroso pelo prefeito de Maricá, o petista Washington Siqueira Quaquá, o líder da bancada na Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), atacou o prefeito na rede social nesta quinta-feira (6). "Não vou perder tempo e baixar o nível com um pilantra como esse Quaquá. Ele não é personagem de páginas políticas e sim de páginas policiais", postou Cunha, que está em viagem a Roma e no centro da crise entre PMDB e PT.

O líder peemedebista referiu-se às obras no Aeroporto de Maricá, município da região dos Lagos fluminense, para insinuar um comportamento “criminoso” do prefeito, mas não teceu detalhes. Pela irritação, Cunha demonstrou ainda que a indisposição do PMDB na aliança para reeleger Dilma está longe de terminar.

"Ledo engano acharem que essa discussão da aliança está restrita a problemas do Rio. A coisa é muito mais complexa", disse o líder.

Tensão
O ataque de Cunha é mais uma resposta à troca de ofensas entre petistas e peemedebistas e mais um episódio da crise envolvendo os dois principais partidos da aliança para a reeleição da presidente Dilma Rousseff. Antes de viajar para o carnaval, Dilma conversou com o vice-presidente Michel Temer e disse que resolveria tudo no retorno do feriado. Já encontrou uma quarta-feira de cinzas turbulenta, com alto grau de pressão dos peemedebistas.

A crise foi tema, inclusive, da reunião ente o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente Dilma no início da noite de quarta-feira, no Palácio da Alvorada, que também tratou de detalhes da coordenação da campanha. Além de Dilma e Lula, participaram da reunião o chefe de gabinete de Dilma, Giles Azevedo, que deixará o governo para trabalhar na campanha, o futuro tesoureiro da campanha, o ex-presidente do PT de São Paulo, deputado Edinho Silva, o ex-ministro da Comunicação Franklin Martins, o publicitário João Santana, o presidente do PT, Rui Falcão, além do ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante.

De um lado petistas acusam o PMDB de chantagem para conseguir mais cargos na reforma ministerial. De outro, peemedebistas reclamam do tratamento dispensado pelo PT e pela própria presidente e ameaçam antecipar a convenção do partido para retirar o apoio à Dilma.

Dilma decidiu inverter a reforma, definir a parte que cabe ao PT primeiro e deixar o PMDB para a fase final da reforma. A demora em definir a parte do PMDB acabou acirrando ainda mais a rebelião, iniciada no PMDB da Câmara e que acabou contaminando o partido também no Senado.

Para conter os ânimos, o Planalto já fez um levantamento de cargos, incluindo vagas em agências reguladoras que poderão ser indicados pelos aliados. O ministro Mercadante saiu do encontro com a tarefa de conversar ainda nesta quinta-feira com o presidente do PMDB, Valdir Raupp e apresentar as propostas para resolver o problema.

Fonte: Último Segundo/iG



Crato (CE): Jovem estaria comandando “boca de fumo” e cai pela primeira vez

A polícia de Crato fechou mais uma “boca de fumo” movida por denúncias anônimas feitas por populares. As averiguações foram coordenadas por militares do Serviço de Inteligência que até montaram campana, a fim de observar o entra e sai de pessoas na Travessa Potengi, 619/B (Bairro Seminário) naquele município. O desfecho da operação se deu por volta do meio dia desta quinta-feira após cerca de 20 dias.

Na casa estava apenas a jovem Francinilda Ribeiro de Souza, de 29 anos, onde os policiais encontraram 12 pedras de crack, dois aparelhos celulares e R$ 10,00. De acordo com os PMs a quantidade de substâncias entorpecentes ali encontrada difere da realidade em termos de movimentação levando a idéia que boa parte deve ter sido comercializada durante o carnaval.

Em frente ao local da abordagem desta quinta-feira existe uma casa abandonada tendo por trás desta um denso matagal e as informações repassadas para o Batalhão Comunitário são de que os acusados sempre fogem ante a aproximação de viaturas. Já a casa na Travessa Potengi deve funcionar como ponto de apoio. Francinilda disse que a droga pertencia a uma pessoa que se encontra presa, mas a polícia tem outros nomes e está investigando.

Demontier Tenório

Foto: Cícero Valério / Ag. Miséria

Fonte: Miséria



Campanha contra obesidade ameaça a Coca-Cola

A Coca-Cola reinou por muitos anos como a marca mais valiosa do mundo, mas em 2013 Apple e Google a superaram no ranking anual de marcas da Interbrand.

A primeira-dama dos EUA, Michelle Obama, está promovendo uma campanha de combate à obesidade, e insta os americanos a beberem mais água. Michael Bloomberg, antigo prefeito de Nova York, tentou proibir a venda de refrigerantes extragrandes durante o seu governo.

E na semana passada, a FDA (agência que regulamenta o mercado de alimentos nos EUA) propôs novas normas de identificação que forçariam os fabricantes a expor com mais destaque os gramas de açúcar adicionado, o que incluiria o xarope de milho com alto teor de frutose usado pela Coca-Cola.

A empresa sempre foi vista como exemplo de ações de alto valor, propiciando retornos firmes nos bons e nos maus momentos.

Mas 15 dias atrás ela reportou queda nas vendas no crucial mercado da América do Norte, além de crescimento decepcionante no mundo, o que alarmou investidores e provocou queda das ações.

"As bebidas carbonadas estão sofrendo forte queda", diz John Sicher, editor responsável pela revista especializada "Beverage Digest".

"Os ventos contrários das campanhas de combate à obesidade e por uma melhor saúde são difíceis de enfrentar", diz.

"As grandes companhias de refrigerantes, especialmente a Coca-Cola, estão na encruzilhada mais importante de suas existências."

Jovens
Os motivos são variados e complexos. O consultor de marcas Martin Lindstrom diz que suas pesquisas indicam que a idade média do consumidor de Coca-Cola é 56 anos.

"Eles acham que são jovens quando a bebem. Mas os jovens na verdade estão buscando alternativas, como as bebidas energéticas", diz.

Lindstrom afirma que suas pesquisas apontam que os jovens não gostam de bebidas com teor elevado de carbono. A Coca-Cola é mais gaseificada que a Pepsi, e tem teor de carbono duas vezes maior do que bebidas energéticas.

E os pais, que em gerações anteriores apresentavam a Coca-Cola aos seus filhos, vêm hesitando em fazê-lo, devido a preocupações com a saúde. "Antigamente, a primeira Coca-Cola da vida de uma pessoa era um marco. As lembranças de infância perduravam pelo resto da vida. Mas essa transmissão do costume está se dissolvendo."

Inovações
Ravi Dhar, professor de marketing da Universidade Yale, diz que o desafio da Coca-Cola é especialmente difícil porque está vinculado a uma ampla virada na preferência do consumidor. "A inovação seria um caminho."

Sicher, da "Beverage Digest", acrescenta que "inovações quanto a calorias e adoçantes são essenciais".

A Coca-Cola ainda tem seus defensores. "A companhia tem uma rede de distribuição e lealdade do consumidor incríveis", diz Bruce Greenwald, professor da Universidade Columbia.

"De vez em quando, há um mau trimestre e as pessoas entram em pânico. E é possível que essa lealdade realmente esteja acabando. Mas dizer que os americanos estão se tornando mais saudáveis? Eu não apostaria nisso."

Fonte: Folha.com (via New York Times)



Banco do Brasil publica edital de concurso para 456 vagas

Aberto pelo Banco do Brasil, o concurso nº 01/2014, cuja finalidade é a formação de cadastro reserva para 456 postos no nível inicial da chamada Carreira SESMT - Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho. Serão selecionados candidatos aos cargos de Engenheiro de Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho, Enfermeiro do Trabalho (superior), Técnico de Segurança do Trabalho e Auxiliar de Enfermagem do Trabalho (médio técnico).

As oportunidades estão distribuídas entre as seguintes capitais: Acre (4), Amapá (4), Amazonas (14), Pará (12), Rondônia (4), Roraima (4), Tocantins (4),  Alagoas (4), Bahia (20), Ceará (17), Maranhão (12), Paraíba (7), Pernambuco (12), Piauí (12), Rio Grande do Norte (12), Sergipe (4), Goiás (13), Mato Grosso (12), Mato Grosso do Sul (7), Espírito Santo (12), Minas Gerais (27), Rio de Janeiro (24), São Paulo (56), Paraná (28), Rio Grande do Sul (21), Santa Catarina (21). Ainda em São Paulo, há 56 vagas para Ribeirão Preto e na capital federal (Brasília), há 33 vagas.

Salário
A remuneração oferecida para os futuros contratados será diferenciada, em função do cargo ocupado, variando de R$ 3.673,08 a R$ 8.707,19, para um regime laborativo de 30 ou 40 horas semanais. Além da remuneração oferecida, o Banco oferece vantagens como: possibilidade de ascensão e desenvolvimento profissional; participação nos lucros ou resultados; vale-transporte; auxílio-creche; ajuda alimentação/refeição; auxílio a filho com deficiência; plano odontológico; assistência médica (planos de saúde); e previdência privada. As contratações se darão sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Inscrições
As inscrições já se encontram abertas, por meio do endereço eletrônico da Fundação Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br), e serão encerradas no dia 20 de março de 2014. As taxas são de R$ 45 e R$ 83, conforme o nível do cargo pretendido.

Provas
A avaliação dos candidatos englobará Prova Objetiva (conhecimentos básicos e específicos), Prova Discursiva (Redação) e a etapa final de Perícias Médicas e Procedimentos Admissionais. Somente será avaliada a Redação dos candidatos habilitados e melhor classificados nas provas objetivas, de acordo com os critérios previstos no Edital.

A aplicação das Provas Objetivas e Discursiva - Redação está prevista para o dia 04 de maio de 2014.

Com previsão de divulgação do resultado no dia 24 de junho de 2014, este concurso terá validade de um ano, contado a partir da data de sua homologação final. Este prazo poderá ser prorrogado somente uma vez, a critério exclusivo do Banco.

O edital completo e outras atualizações estão no sítio da Fundação Cesgranrio.

Fonte: R7



Morre o deputado federal e ex-presidente do PSDB Sérgio Guerra

O deputado federal e presidente estadual do PSDB em Pernambuco, Sérgio Guerra, faleceu na manhã desta quinta-feira, aos 66 anos, em decorrência de complicações provocadas por um câncer nos pulmões. Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, há mais de 20 dias para tratamento da doença, e teve o quadro de saúde agravado após uma pneumonia.

O corpo chegará ao Recife nesta sexta-feira por volta das 8h e será velado das 11h às 16h, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Depois, seguirá para o Cemitério Morada da Paz, em Paulista, onde será cremado.

Ex-presidente nacional do PSDB, Guerra era presidente do Instituto Teotônio Vilela (ITV), órgão de estudos e formação política do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira), com sede em Brasília. O dirigente do PSD de Pernambuco, André de Paula, deve assumir uma vaga de deputado com a morte de Sérgio Guerra. Ele era filiado pelo DEM quando concorreu nas eleições de 2010, ficando em primeiro suplente de sua coligação (PMDB-PPS-DEM-PMN-PSDB).

Em 2012, o deputado foi internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Santa Joana, no Recife, com infecção intestinal e quadro de desidratação. À época, ele teve um quadro de gastroenterite aguda seguida de desidratação e insuficiência renal. Nesse mesmo período, ele descobriu o câncer, do qual vinha se tratando.

A deputada estadual e secretária-geral do partido em Pernambuco, Terezinha Nunes, lamentou a morte do líder tucano, de quem era muito próxima. “Político hábil, foi, reconhecidamente, um dos maiores presidentes nacional do PSDB e deixa grande lacuna na política nacional e estadual. Nós todos do PSDB sentimentos que perdemos um verdadeiro líder”, afirmou Terezinha.

O deputado estadual Daniel Coelho (PSDB) exaltou a capacidade de articulação do correligionário. “Sérgio tinha capacidade de articular e convergir interesses diversos dentro do partido. Essa capacidade fez com que ele fosse o presidente nacional a mais tempo à frente do partido e fez o PSDB crescer bastante em Pernambuco e no Brasil”, ponderou Coelho.

Repercussão
A presidente Dilma Rousseff se manifestou sobre a morte do ex-dirigente tucano através de uma nota oficial. "Foi com pesar que tomei conhecimento da morte do deputado federal Sérgio Guerra. Aos amigos e familiares, solidarizo-me neste momento de dor."

O governador de Pernambuco e pré-candidato à Presidência da República, Eduardo Campos (PSB), lamentou a morte do aliado, em nota enviada à imprensa. “Fomos colegas de secretariado duas vezes e colegas de Parlamento em três mandatos, compartilhando momentos importantes da vida brasileira, mais próximos em determinadas situações, mais afastados em outras, mas sempre mantendo a capacidade de diálogo e o desejo do entendimento que constrói dias melhores para o País e para o nosso povo”, disse Campos.

O prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), salientou a capacidade política e de gestão de Guerra. “Como secretário de Indústria e Comércio, ele viabilizou o maior aporte de investimentos federais feitos no Porto de Suape até então. Anos depois, como presidente do PSDB, soube exercer sua forte liderança sem nunca fechar as portas para o diálogo com os demais partidos”, comentou Julio.

O senador e pré-candidato ao governo de Pernambuco, Armando Monteiro Neto (PTB) ressaltou a dimensão política de Guerra. “Pernambuco perde um político de dimensão nacional. Sérgio Guerra sempre revelou atributos de liderança e grande capacidade de articulação. Quero neste momento apresentar a toda a sua família a expressão de meu pesar e solidariedade”, afirmou Monteiro Neto.​

O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), disse em seu Twitter que Sérgio Guerra foi "um político sério, um defensor da democracia e do nosso País. Um grande líder". Ele lembrou que a morte aconteceu no mesmo dia em que faleceu Mário Covas, 13 anos antes. "A boa política perde mais um grande guerreiro", escreveu Richa.

Em nota, o líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy (BA), disse que o Brasil perdeu um “grande representante e defensor”. “Sérgio Guerra deu contribuições inestimáveis ao fortalecimento do PSDB, como seu presidente, como coordenador de duas campanhas presidenciais e, mais recentemente, como presidente do ITV (Instituto Teotônio Vilela). Sempre foi um fiel defensor dos princípios democráticos e sempre lutou por um Brasil melhor. Continuará presente entre nós por meio do seu legado, de enorme valor”, disse.

A sessão de debates que estava marcada para as 14h desta quinta-feira na Câmara será encerrada após homenagens ao parlamentar.

Biografia
Severino Sérgio Estelita Guerra nasceu no Recife, em 9 de novembro de 1947. O deputado era economista e pecuarista, e exercia seu quarto mandato de deputado federal, sendo três por legislaturas consecutivas (1991-95, 95-99 e 99-03) e a atual (2011-15). Nesse hiato - entre 2003 e 2011 - teve o mandato de senador. Antes da atuação no Congresso Nacional, o tucano teve dois mandatos de deputado estadual, entre 1983 e 1991.

Iniciou a vida pública no movimento estudantil, durante a Ditadura Militar. Em 1981, Guerra se filiou ao PMDB e no ano seguinte foi eleito deputado estadual. Em 1986, ele foi reeleito pelo PDT. Em 1989, Guerra se filiou ao PSB e assumiu os cargos de secretário estadual de Indústria, Comércio e Turismo e de Ciência e Tecnologia no Governo Miguel Arraes. Em 1999, filiou-se ao PSDB, do qual foi presidente nacional de 2007 a 2013, quando foi substituído pelo senador mineiro Aécio Neves.

Ele deixou dois filhos e duas filhas.

Fonte: Terra



Crato (CE): Comissão do Ministério da Educação faz visitas para a implantação da Faculdade de Medicina

O município do Crato recepcionou nos dois últimos dias de fevereiro, 27, quinta-feira, e 28, sexta-feira, a Comissão de Avaliadores do Ministério da Educação, que vieram realizar inspeção ‘in loco’, com o propósito de verificar as condições de serviços em assistência e saúde, disponibilizados no município do Crato como hospitais, unidades de saúde, unidades de pronto atendimento, entre outros equipamentos para a  instalação da Faculdade de Medicina na cidade. A Prefeitura deu total suporte para que os visitantes pudessem desenvolver o trabalho da melhor maneira.

Segundo a Secretária de Saúde Aline Franca, antes do inicio das visitações foi realizada uma reunião com o Conselho Municipal de Saúde, onde aconteceu um debate sobre a importância da implantação da Faculdade de Medicina no Crato.   “O Conselho que esteve a disposição em tempo integral para a comissão avaliadora, entregou em mãos um relatório estatístico de todos os serviços em saúde desenvolvidos nos últimos 3 meses no município, um relato de atendimentos de atenção primária, média e alta complexidade”, explicou Aline.

No dia 27, quinta-feira, pela manhã, após a reunião com o Conselho, a comissão seguiu para a visitação nos Hospitais São Francisco de Assis e São Raimundo, onde foram inspecionados todos os setores. A tarde foram sorteados três PSFs para serem visitados: Vila Alta, Vicência Garrido, no Barro Branco, e CAIC, no bairro Giselia Pinheiro (Batateiras). No dia 28, sexta-feira, foram visitados o Hemoce e o Lacen. E às 21h30 encerraram com o chek list dos relatórios.

Para a secretária Aline, a visita foi extremamente positiva. “Estamos realmente preparados nos quesitos serviços, infraestrutura e adequação para a implantação da Faculdade de Medicina em nossa cidade. Nós da equipe da Secretaria de Saúde trabalhamos com obstinação, para que tudo estivesse organizado e acessível para a comissão avaliadora. O prefeito Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos autorizou apoio irrestrito ao desenvolvimento do trabalho, e contamos também com as valorosas contribuições do secretário de Saúde Adjunto, Dr. Cláudio Esmeraldo, e  do secretario de Planejamento, Orçamento e Gestão Carlos Antonio Sousa Maia”, conclui.

A previsão é que o resultado dessa etapa de visitação da comissão avaliativa do Ministério da Educação seja divulgado entre o final de maio e começo de junho próximos.

Foto meramente ilustrativa

Assessoria de Imprensa / PMC



Como manter o bisfenol A longe de seu filho

Em setembro de 2012, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização de mamadeiras com a presença de bisfenol A (BPA). Por trás da proibição está um movimento internacional de alerta aos danos que essa substância pode causar. Os prejuízos, registrados por diversos estudos científicos ao redor do mundo, vão desde alterações no sistema endócrino e reprodutor até alguns tipos de câncer. Países como Canadá, China e os da União Europeia, além de vários estados dos EUA, também já tomaram medidas para restringir o uso da substância.

O bisfenol A é um composto químico que pode ser encontrado em plásticos que apresentam em sua composição o policarbonato e em revestimentos internos de latas que condicionam alimentos. De óculos de sol a acessórios de automóveis, produtos com BPA estão por toda parte. Mas são nos utensílios de cozinha, em especial os infantis, como mamadeiras e copos de criança, sobre os quais reside a preocupação dos médicos.

"O BPA é uma molécula muito instável e pode migrar dos produtos para os alimentos apenas com mudanças de temperatura ou danos à embalagem", explica Cristiane Kochi, médica endocrinologista-pediatra e membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Portanto, o leite da criança pode ser contaminado, por exemplo, quando uma mamadeira feita de plástico com BPA é levada ao microondas.

O principal perigo da exposição ao bisfenol A está no fato de ser um desregulador endócrino. "No organismo, o BPA se comporta de maneira semelhante ao estrógeno, um hormônio feminino. Ele interfere diretamente no funcionamento de algumas glândulas endócrinas e pode aumentar ou diminuir a ação de vários hormônios", explica Tânia Bachega, endocrinologista do Hospital das Clínicas e coordenadora da campanha "Diga não ao bisfenol A: a vida não tem plano B", feita pela regional de São Paulo da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.

Adultos também são prejudicados
O BPA atinge mais gravemente fetos e crianças, já que estão em fase de desenvolvimento. Porém, os adultos também podem ser prejudicados, por estarem em contato com diversos produtos que contêm a substância, como enlatados (praticamente todas as latas de alumínio vendidas no Brasil tem BPA em seu revestimento interno) e alimentos que ficam armazenados em recipientes de plástico, e são frequentemente levados à geladeira e ao congelador. Mudanças de temperatura, mesmo pequenas, são o suficiciente para liberar o bisfenol A .

Ainda faltam estudos em  humanos que apresentem evidências concretas, mas pesquisas com animais em laboratório sugerem que o consumo do BPA esteja relacionado com pior qualidade do esperma (queda de produção, espermas imóveis ou morte de espermas) e infertilidade, atribuída à atividade estrogênica do BPA. Além disso, observou-se um potencial cancerígeno do BPA, em especial o câncer de próstata. Nas mulheres, a alteração genética causada pelo BPA pode desencadear infertilidade e câncer de mama. E, tanto em homens como mulheres, estudos associaram o BPA à obesidade. "Não há uma explicação exata para isso, mas acredita-se que o bisfenol A altere a máquina celular, causando um acúmulo das células adiposas", afirma Elaine Frade Costa, médica supervisora do serviço de endocrinologia do Hospital de Clínicas de São Paulo. Também foi relacionada a exposição ao BPA com alteração da tireoide e interferência no sistema imunológico.

Como evitar a contaminação
Copos e pratos feitos de policarbonato possuem BPA — geralmente são copos e pratos infantis. Como identificá-los? "É preciso ver se o rótulo e evitar todo produto que contenha policarbonato e os números 3 ou 7 no símbolo da reciclagem que geralmente vai embaixo da embalagem. Se o produto não trouxer essas informações, na dúvida, é melhor evitá-los, principalmente os plásticos transparentes e mais duros - eles geralmente são feitos de BPA, embora não seja uma regra", diz Fabiana Dupont, criadora de uma página na internet dedicada a esclarecer a população sobre malefícios do BPA.

A substância também é encontrada em garrafas squeeze, e alguns tipos de papel filme. O copinho de plástico do seu escritório, portanto, dificilmente será uma ameaça. Para identificar, valem as orientações anteriores: verificar o rótulo, símbolo de reciclagem e as características do plástico. Como se vê, o uso do bisfenol A não é algo impossível de ser evitado. Basta rever alguns hábitos, substituir os produtos que contêm a substância e prestar atenção redobrada aos rótulos de mamadeiras e utensílios de plástico.

Saiba mais
O bisfenol A foi sintetizado como estrogênio sintético pela primeira vez em 1891, na Rússia, mas como existiam outros estrogênios artificiais mais potentes, ele foi esquecido.  Em 1930, voltou a ter suas propriedades investigadas e em 1950 fez seu retorno aplicado em policarbonatos usados para fabricar garrafas plásticas e para revestir o interior de latas de refrigerante. Nos anos 1970, surgiram as primeiras suspeitas sobre seus malefícios. Mesmo assim, sua aplicação em plásticos só aumentou, e hoje em dia é onipresente em produtos feitos de policarbonato transparente, além de ser um negócio altamente lucrativo. Estima-se que cerca de 90% das pessoas têm BPA no organismo.

Fonte: Veja



AddThis