Juazeiro do Norte (CE): Jovem acusado de homicídio foi morto a tiros na noite desta sexta-feira

O mês de maio de maio fechou com mais um homicídio, sendo o 57º do ano em Juazeiro do Norte. Por volta das 23 horas, no cruzamento das ruas Santos Dumont e Todos os Santos (Santa Tereza), o jovem Alex Silva dos Santos, de 26 anos, foi morto com dois tiros na cabeça. Ele era apelidado por Cascudinho, morava no bairro Santa Tereza e ainda foi socorrido às pressas ao Hospital Regional do Cariri, onde morreu em virtude da gravidade dos ferimentos.

A vítima já respondia por homicídio e, segundo testemunhas, os disparos partiram de um casal que chegou em uma moto de cor preta. O crime pode ter sido praticado por uma mulher e a acusação parte do próprio irmão dela. É que cerca de 15 minutos depois a polícia soube por um rapaz de 22 anos, residente no bairro Santa Tereza, que sua irmã Marlene Cordeiro de Oliveira, de 24 anos, residente na Rui Barbosa, 129 daquele bairro, chegara em casa em uma moto preta com um desconhecido que fugiu no veículo.

A acusação do rapaz vai mais além dizendo que Bojão, como é apelidada, atirou na direção de sua esposa e do seu filho. No último dia 18 de março, ela foi presa nas imediaçõesdo Hiper Bompreço (Santa Teresa), armada com uma faca e levando consigo duas pedras de crack, saquinhos para acondicionar drogas e mais a quantia de R$ 3,60 sendo autuada, na época, por tráfico de drogas e porte ilegal de arma. Ontem, militares da FTA Motos e Ronda do Quarteirão diligenciaram à procura dos acusados.

Homicídio
No dia 16 de outubro do ano passado, “Cascudinho” matou Luiz Fábio dos Santos, de 36 anos, que residia na Rua Rui Barbosa e era conhecido por Fabinho. Perto de sua casa, ele foi lesionado a golpes de faca e morreu no Hospital Regional do Cariri. Na época, Cascudinho morava na Rua São Paulo (Romeirão) e fugiu por dentro do Colégio Polivalente, mas terminou preso na Rua Voluntários de 14 (Santa Tereza).

À polícia, o rapaz disse que tinha levando um soco no rosto desferido por Fabinho que já tinha sido alvo de duas tentativas de homicídios. No dia 21 de março de 2009, na Rua Rui Barbosa, ele foi alvejado com três tiros no nariz, abdômen e braço esquerdo, sendo socorrido em estado grave ao hospital. Exatamente seis meses após, na mesma rua, Fabinho estava em casa quando “Andrezinho” e “Joãozinho” chegaram em uma moto Twister de cor preta e um deles passou a atirar atingindo o mesmo no pé direito.

Demontier Tenório

Fonte: Miséria



Criação da UFCA: interiorização do ensino superior público

O Ceará recebeu com muita satisfação a criação da Universidade Federal do Cariri (UFCA) pelo Senado. O regime de urgência para a aprovação do projeto foi conseguido a partir da relatoria do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), numa votação que contemplou também a criação de mais duas unidades – uma para a Bahia e outra para o Pará.

Os 29 municípios da Região do Cariri têm toda a razão para estarem eufóricos com a iniciativa que beneficiará mais de um milhão de pessoas, facilitando o acesso de toda a área circunvizinha (que não abrange apenas o Estado do Ceará) ao ensino universitário público. Isso reforçará também o papel de Juazeiro do Norte como um dos importantes polos culturais da região sertaneja, abrindo um novo patamar de desenvolvimento regional.

Para se tornar efetiva a nova unidade de ensino superior, será realizado um desmembramento da Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus Cariri, para atender à região. Dessa forma, participarão inicialmente da UFCA os campi de Juazeiro do Norte, Barbalha e Crato (que antes da lei pertenciam à UFC), e os novos campi de Icó e Brejo Santo. Assim, os estudantes que já frequentam os campi já existentes serão transferidos automaticamente para a nova unidade federal. Cerca de R$ 157 milhões serão investidos no projeto até 2017.

É importante assinalar que essa iniciativa caminha direção da expansão do ensino universitário, como vinha sendo defendido pelos setores interessados na aceleração do processo de desenvolvimento do País e de sua distribuição equilibrada. Há de se reconhecer que essa interiorização do ensino superior público ganhou maior acento a partir do governo do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva.

Foi uma aposta certeira, já que o Brasil está inserido no contexto da sociedade do conhecimento e deixaria de obter as vantagens desta se não preparasse a formação de quadros superiores para processar e criar conhecimento.

Dentro dessa perspectiva é que se tem visto de forma alvissareira a disseminação do número de universidades e de institutos técnicos de ensino superior por todo o interior do Brasil, nos últimos anos. O próprio Ceará já foi contemplado com várias iniciativas dessa natureza e agora colhe mais uma com a criação da UFCA. O Ceará inteiro está de parabéns.

Editorial do jornal O Povo, edição de 01/06/2013



Esporte: Sob pressão, Muricy Ramalho é demitido do comando do Santos

​Muricy Ramalho não será mais o técnico do Santos. O treinador, que vinha sofrendo pressão de parte da diretoria e do conselho do clube alvinegro por conta das más atuações da equipe na temporada, se reuniu com a diretoria nesta sexta-feira para definir que deixa o comando do time, onde conquistou a Copa Libertadores de 2011, a Recopa de 2012 e os Campeonatos Paulistas de 2011 e 2012.

O treinador deixa o clube justamente no momento mais difícil do Santos nos últimos anos. O clube acabou de vender Neymar ao Barcelona e passa por período de transição, mas agora ficará sem um comando de peso até que o próximo técnico seja anunciado. Claudinei Oliveira, técnico Sub-20, dirige a equipe contra o Grêmio, no sábado, na Vila Belmiro.

Muricy Ramalho assumiu o Santos em 2011, substituindo o contestado Adilson Batista, que permaneceu apenas 11 jogos no cargo. A partir daí, o treinador reformulou a equipe que passava por momento delicado na Copa Libertadores da América e levou o time alvinegro ao título continental após 48 anos.

Depois, ainda comandou a equipe no Mundial de Clubes do Japão, mas viu o Barcelona dominar a decisão e massacrar por 4 a 0, dando adeus ao sonho do tricampeonato. Mesmo assim, seguiu com prestígio no cargo e com moral entre a torcida, apesar de sofrer rejeição de parte dos conselheiros santistas, que desaprovavam seu salário astronõmico.

O treinador passou a ser questionado pela torcida alvinegra após a queda na Copa Libertadores da América do ano passado contra o arquirrival Corinthians, justamente no ano do centenário santista. Perdeu o meio-campista Paulo Henrique Ganso para o São Paulo e viu a equipe praiana cair de produção nos meses seguintes.

Neste ano, já com um elenco inferior, sucumbiu decisão do Campeonato Paulista para o Corinthians, desperdiçando a chance de erguer um inédito tetra estadual. Sua última partida no cargo foi o revés por 2 a 1 contra o Botafogo, na última quarta-feira, pelo Campeonato Brasileiro.

Confira a nota oficial divulgada pelo Santos Futebol Clube:

O Comitê de Gestão decidiu que Muricy Ramalho não é mais técnico do time profissional do Santos FC. A decisão foi comunicada ao treinador nesta quinta-feira (30/5).

Muricy Ramalho assumiu como técnico do Santos FC em abril de 2011. Na ocasião, ajudou o Clube a sagrar-se bicampeão paulista, tri da Libertadores e vice-campeão mundial. Em 2012, liderou o Santos na conquista do tricampeonato paulista e no título da Recopa Sul-Americana. Em 2013 foi vice-campeão paulista. Ao todo, liderou o Santos em 150 jogos, alcançando 72 vitórias, 42 empates e 36 derrotas

O Comitê de Gestão agradece os serviços prestados pelo técnico, que marcou seu nome na história do Santos. 

Claudinei Oliveira, técnico do Sub-20 do Santos FC campeão da Copa São Paulo deste ano e desde 2009 no Clube, dirige o time profissional na partida deste sábado, contra o Grêmio, na Vila Belmiro.

REFORMULAÇÃO
O Santos FC inicia um processo de reformulação após um dos períodos mais vencedores da história de 101 anos do Clube, com seis títulos conquistados e dois vice-campeonatos em um período de 40 meses, além da recuperação financeira que culminou, na semana passada, com a conquista da Certidão Positiva com efeitos de Negativa (Cepen), emitida pelo Ministério da Fazenda.

Esta reformulação será conduzida com serenidade pelo Comitê de Gestão em nome dos interesses dos nossos milhões de torcedores e mais de 65 mil sócios para que o Santos FC continue crescendo dentro e fora de campo.

Fonte: Terra



Barbalha (CE): Na véspera da Festa de Santo Antônio, se realiza este sábado a Noite das Solteironas

Neste sábado, 1/6, a Noite das Solteironas marca a véspera da Festa de Santo Antônio de Barbalha, onde 300 mil pessoas são aguardadas para o Cortejo de Grupos Folclóricos e o Carregamento do Pau da Bandeira, neste domingo. Uma festa popular de tradição secular e repercussão nacional, atraindo turistas de diversos estados, amantes da cultura e de várias linguagens e expressões artísticas. É a primeira edição da festa após o reconhecimento de Barbalha, por lei estadual, como capital dos festejos de Santo Antônio.

Em clima de entusiasmo reforçado pela beleza da decoração, pela hospitalidade dos moradores e pelo orgulho em manter a tradição, Barbalha já recebe milhares de visitantes neste sábado em que a Noite das Solteironas é o último grande evento antes do início oficial da Festa de Santo Antônio. Já a abertura da festa será realizada no domingo, 2/6, com o carregamento do Pau da Bandeira de Santo Antônio – um mastro de cerca de 23 metros e mais de duas toneladas, transportado ao longo de seis quilômetros nos ombros de 200 carregadores, como forma de penitência e tradição, até ser fincado no Patamar da Igreja Matriz.

Na Noite das Solteironas, uma multidão cai na paquera durante a quermesse animada por shows musicais, em busca de aproveitar as homenagens a Santo Antônio para, enfim, “sair do caritó”. Destaque para as simpatias realizadas por Dona Socorro Luna, personagem da cidade, a "grande solteirona", que prepara o chá da casca do Pau da Bandeira e os kits vendidos na Noite das Solteironas, para quem deseja reforçar ao Santo o pedido de um bom partido. “Já teve casamento do Oiapoque ao Chuí”, garante "Dona Corrinha", sempre requisitada para fotos na fachada de sua casa, com caracterização especial, e nas barraquinhas na quermesse.

Sempre se destacando na Festa de Santo Antônio, são vários os rituais e simpatias capazes, segundo os participantes, de “remediar” até mesmo os mais longevos “encalhados”, pondo fim à solteirice. A vontade de casar leva milhares de moças a participar da festa, tocando o Pau da Bandeira, sentando-se sobre ele e mesmo bebendo o chá produzido com pedaços da casca da árvore. Também não falta quem assine a bandeira com a imagem de Santo Antônio, para reforçar o pedido.

Já neste domingo, 2/6, às 9h da manhã, acontece a Missa na Igreja Matriz, seguida pelo cortejo de nada menos que 58 grupos folclóricos, um dos mais belos momentos da festa, com toda a diversidade e a riqueza cultural de Barbalha demonstrada em um grande encontro de mestres. Às 11h terá início o cortejo do Pau da Bandeira, que será transportado desde o Sítio Flores, até a sede do Município.

Ao longo dos 6 quilômetros - geralmente completados apenas no início da noite, quando o mastro é erguido em frente à Igreja Matriz, simbolizando que a cidade está em festa -, o carregamento do Pau da Bandeira é acompanhado por uma procissão de centenas de milhares de pessoas, em uma tradição que une elementos sagrados e profanos.

Viva! Barbalha agora é a capital!
"Este ano temos grandes diferenciais na Festa do Pau da Bandeira. A começar pelo reconhecimento de Barbalha como capital cearenses dos festejos de Santo Antônio, por lei estadual", destaca o secretário de Cultura e Turismo do município, Antônio de Luna, citando a lei 96/2012, de autoria da deputada estadual Fernanda Pessoa.

"Esta é a primeira edição da festa, depois desse reconhecimento oficial, que ajuda a engrandecer ainda mais o evento e a atrair maior repercussão", ressalta. Daí o tema da edição 2013 da festa: "Viva! Barbalha agora é a capital".

Livro e Exposição
Outras novidades são a abertura do Museu da Festa de Santo Antônio, fruto de um trabalho do IPHAN  - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. O museu abrigará a exposição "Pau do Santo, Festa de Fé", que será aberta ao público no dia 12 de junho, no Casarão que sedia a Secretaria de Cultura de Barbalha.

Na mesma data, será lançado o livro "Sentido da Devoção - Festa do Carregamento em Barbalha", também resultado de trabalho realizado pelo IPHAN.

A tradição do ritual profano que introduz as festividades em homenagem ao padroeiro de Barbalha se repete desde os anos 40 do século XVIII. Ação iniciada como ato de devoção e fé, em que os carregadores cumpriam promessas por graças alcançadas, o carregamento do pau da bandeira de Santo Antonio tornou-se um fenômeno cultural estudado por pesquisadores e intelectuais de várias partes do mundo, por ter se tornado uma “romaria” em que o simbolismo reunido em torno de um objeto de adorno a um Santo diminui as fronteiras entre sagrado e profano.

Assessoria de Imprensa / SECULT



Com tumor, Oscar esbanja otimismo: "vou vencer essa p..."

Ídolo do basquete brasileiro, Oscar Schmidt contrariou todas as expectativas nesta sexta-feira. Em entrevista em São Paulo, ele mostrou que o tumor no cérebro não está atrapalhando o bom humor habitual. Segundo o ex-atleta, o tumor era menor do que 1 centímetro. Oscar já havia sido operado em 2011 para a retirada de um nódulo menos agressivo, na mesma região do cérebro. "Não vou deixar esse tumor me matar nem a pau. Vou vencer essa p...", afirmou ele.

O ex-atleta disse que desde que foi diagnosticada a doença, em 2011, não se abateu. "Não me abati de forma alguma. O que tiver de ser, será. Minha vida foi tão bonita (...) Não me interessa minimamente o prognóstico. Estou disposto a vencer o prognóstico", acrescentou.

Ele conta que desde o mês passado passa por sessões diárias de quimio e radioterapia. Terá de passar por 30 sessões de cada uma. "Neste momento tenho que dizer que estou curado e fazendo tratamento. Este tumor é de grau 3 em uma escala que vai até quatro. Mas ele pegou o cara errado. Vou matar ele", disse o ex-atleta, antes de soltar uma gargalhada.

Oscar afirmou que a única coisa que mudou na vida após descobrir a doença é que deixou de poupar dinheiro. "Depois da primeira operação passei a gastar tudo. Outro dia fui para Londres e comprei um terno e um sapato inglês, que pretendo usar no Hall da Fama (do basquete), do qual passarei a fazer parte em setembro. Também quero viajar mais. Agora que eu não tenho mais contrato com a Record, sou patrão de mim mesmo", afirmou.

Ele conta que a doença não aproximou nenhum dos inimigos, mas muita gente o procurou e mandou mensagens. "Meus inimigos são eternos. O pessoal de Londrina não quero ver vivo. Do Vasco também. Do PT nem se fala", disse ele, que concorreu a uma vaga ao Senado em 1998, em São Paulo, pelo PPB de Paulo Maluf.

Oscar disse que agora vive de palestras motivacionais e cada uma, de 1 hora e meia, custa entre R$ 27 mil e R$ 40 mil. "Quem sabe agora não consigo aumentar o preço", diverte-se. Ele conta que descobriu o primeiro tumor em Orlando, nos Estados Unidos, em 2011.

"Estava em uma banheira e desmaiei. Fiz uma tomografia e deu um tumor benigno. Acordei entrando na ambulância. Meus filhos me tiraram da água com a ajuda dos amigos. Achei que estava no Rio de Janeiro", revelou.​

Fonte: Terra



Governo poderá comprar usina de álcool de Barbalha

A aprovação da mensagem enviada pelo Poder Executivo estadual pela Assembleia Legislativa, no último dia 29, que permite ao governo participar de leilão para adquirir a Usina Manoel Costa Filho, em Barbalha, obteve ampla repercussão favorável na região do Cariri cearense. Lideranças políticas, empresariais e sindicais comemoraram a decisão dos deputados estaduais na aprovação.

Desativada em 2005, a usinava gerava cerca de 500 empregos e movimentava a economia da região. "Estamos todos satisfeitos e esperamos que esse é o primeiro passo para a retomada de um empreendimento que significa o desenvolvimento da região no setor agroindustrial", disse o secretário de Agricultura de Barbalha, Elismar de Vasconcelos. "Agora vamos aguardar novas discussões, analisar como será o futuro da empresa, a forma de gerenciamento".

Na opinião do titular da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), Nelson Martins, a reutilização da Usina Manoel Costa Filho é a chance de dar mais um impulso à economia daquela região. "Existe um anseio generalizado na região pela revitalização da indústria sulcroalcooleira e também da agricultura de cana. Esse projeto vem sendo discutido desde 2009. Foram feitas várias demandas para o governador Cid Gomes nesse sentido. E o governo tem esse compromisso".

Nelson Martins afirma que foi realizado um estudo aprofundado por consultoria especializada contratada pelo governo a fim de identificar o valor da usina. O leilão pela Justiça deverá ocorrer no próximo dia 7 de junho, ao meio-dia, na Caixa Econômica Federal, da Avenida Santos Dumont, em Fortaleza. "O valor hoje é de R$ 25.801.078,42, mas o lance mínino será 60% desse montante, R$ 15.480,00 aproximadamente. Com a aprovação do projeto de lei na Assembleia na quarta-feira última, o governo poderá participar com o lance mínimo", disse. Segundo o titular da SDA, caso o governa consiga rematar o empreendimento pelo lance mínimo, sairá mais barato para o governo estadual do que adquirir uma nova.

"No máximo, segundo a consultoria, o governo disponibilizaria outros R$ 30 milhões. O total ficaria em torno de R$ 45 milhões ou R$ 50 milhões. Uma usina nova sairia por R$ 123 milhões. O governo pagaria ainda impostos como o ITBI e comissão do leiloeiro, mas as dívidas anteriores da usina pertencem aos donos antigos. O governo não ficará com esse ônus", assegura o secretário.

Conforme o secretário, esse investimento teria retorno para os cofres públicos porque o controle acionário da usina renovada seria, aos poucos, repassado para parceiros da iniciativa privada. Além disso, haveria um outro tipo de ganho no setor de agricultura no Cariri. O governo funcionaria como indutor nesse processo de revitalização que contaria também com a recuperação do plantio de cana-de-açúcar, gerando emprego no campo. De acordo com levantamento da Ematerce, há cerca de nove mil hectares em condição de produzir de cana-de-açúcar nos municípios da região.

Barbalha, Crato, Jardim e Missão Velha são os municípios com maior potencial de produção da cultura. "Os vales úmidos existentes na região são próprios para o cultivo de cana-de-açúcar", observou o secretário de Agricultura do município do Crato, Enrile Pinheiro. "Todas as lideranças regionais são favoráveis a esse projeto de lei, a iniciativa do governo para ativar a usina".

Enrile Pinheiro acredita que a partir do ingresso do governo do Estado, a luta de mais de cinco anos será vitoriosa. "Sem a participação do governo ficaria difícil resolver esse problema", observou. "A decisão, ao nosso ver, foi acertada e representa a aplicação de uma política de governo voltada para o desenvolvimento do setor agroindustrial da cana-de-açúcar".

Ex-fornecedores, lideranças políticas, produtores rurais, ex-funcionários esperam com expectativa uma solução positiva para a aquisição da usina, pagamento das dívidas e retomada do investimento a partir da produção de açúcar e álcool. "Esperamos recuperar todo o canavial da região, incentivando os produtores", disse o secretário de Agricultura de Barbalha, Elismar de Vasconcelos.

Um dos primeiros parlamentares a abordar a questão foi o deputado estadual Vasques Landim. O ex-prefeito de Aurora e suplente de deputado estadual, Carlos Macedo, considerou fundamental a reativação da usina para o crescimento do setor agrícola. O presidente da Câmara Municipal de Barbalha, Daniel Barreto, observou que a iniciativa vai assegurar a geração de centenas de emprego.

A decisão do governo de participar do leilão da usina foi adotada após ampla discussão com lideranças do Cariri.

HONÓRIO BARBOSA
REPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste



Esporte: Avaí derrota o Icasa de virada por 4 a 3 fora com gol contra bizarro

Nesta sexta-feira, o Icasa chegou a ficar com vantagem de dois gols em duas oportunidades, mas sofreu a virada para o Avaí, perdendo por 4 a 3 em casa em jogo que ficou marcada por um gol contra bizarro do goleiro Camilo, do time mandante.

A equipe cearense contou com gols de Neto, aos 19 minutos, e Juninho Potiguar, aos 30, para sair na frente por 2 a 0. No entanto, Camilo foi dominar um recuo e acabou mandando a bola contra o próprio gol, descontando para o Leão da Ilha aos 34 minutos.

Juninho Potiguar marcou novamente aos 10 minutos do segundo tempo, mas Beto colocou o Avaí na disputa novamente no minuto seguinte. Márcio Diogo empatou aos 23 minutos e, aos 40, Cleber Santa marcou em cobrança de falta direta logo após Da Silva receber o segundo cartão amarelo e deixar o time mandante com um a menos. Logo depois, Alex Silva também foi expulso e fez o jogo terminar com dez jogadores contra dez.

Assim, o time catarinense chega à segunda vitória consecutiva e fica com sete pontos na Série B do Campeonato Brasileiro. O Verdão do Cariri, por outro lado, segue com quatro pontos.

Fonte: iG



Estado anuncia 3 mil vagas para professor

A fim de preencher vagas em aberto na Rede Estadual de Ensino, o governo do Estado do Ceará vai realizar concurso público para professor ainda este ano. O edital, com 3 mil vagas, foi lançado, ontem, durante entrevista coletiva concedida para a imprensa pela Secretaria da Educação do Estado (Seduc).

No entanto, a intenção não é acabar com os temporários, que ocupam 60% do corpo docente, mas, sim, substituir as vagas desocupadas em função de aposentadorias e demissões. "Temos uma quantidade considerável de contratos temporários que não podem ser ocupados com efetivos devido, em grande parte, ao afastamento de profissionais do magistério para outros cargos, como, por exemplo, coordenadores pedagógicos e diretores de turma", explica a secretária da Educação, Izolda Cela.

O Ceará possui 13 mil professores efetivos, distribuídos nas funções de docente, suporte pedagógico, técnico e núcleo gestor escolar. Além de 11 mil temporários, o que representa 45% da rede, de acordo com informações da Seduc.

Para o concurso, serão 3 mil vagas de nível superior distribuídas em todas as disciplinas, em maior número para Língua Portuguesa e Matemática. O processo de locação será feito por meio da escolha dos primeiros colocados. E, pela primeira vez, haverá oferta para professores de libras. O edital será publicado no dia 7 de junho e o período de inscrições vai de 22 de junho a 21 de julho de 2013, no valor de R$ 60.

"Esta era uma reivindicação importante presente na nossa pauta com o intuito de garantir a efetivação e a entrada de professores na rede, um elemento de estabilidade e de valorização dos profissionais de carreira", diz a secretária. É o segundo concurso do mandato do governador Cid Gomes. O primeiro ocorreu na primeira gestão.

Remuneração
A remuneração inicial é de R$ 2.444,92 por 40 horas semanais e mais R$ 220 de auxílio alimentação. O valor do salário é acima do piso nacional, como salienta a titular da Seduc. Na verdade, não se trata do salário base, mas parte dele que é somado ao vencimento. "Estamos regulando de acordo com a lei. Apesar de não estar no salário base, incide contribuição. Um aspecto de valorização da carreira".

O certame é composto por três fases, duas de caráter eliminatório e classificatório e a última é apenas classificatória. As provas objetivas, com 80 questões, acontecerão no dia 13 de setembro deste ano, constando temas como Administração Pública, Educação Brasileira, Conhecimentos Básicos de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico e Disciplina Específica da Área da Habilitação.

Já as práticas serão realizadas em novembro e o exame de títulos em dezembro, com datas ainda a serem definidas. Os candidatos serão avaliados por um banca julgadora. O exame será aplicado em todas as 20 cidades sedes da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) e em Fortaleza.

Sobre o resultado final, a divulgação acontecerá em fevereiro de 2014. O modelo será o mesmo do concurso passado, com algumas adequações, como informa Izolda Cela, com realização do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB).

A secretária comenta que o concurso representa mais um esforço do governo do Estado para qualificar a educação pública no Ceará. "Estamos melhorando as escolas e as condições de trabalho. Está no conjunto de ações também a preocupação com o crescimento profissional e a melhoria da dinâmica pedagógica. De 2007 para cá, houve uma diferenciação do sistema das horas que aumentaram para os professores de laboratórios e coordenadores pedagógicos", lista.

A titular da Seduc revela que a secretaria está procurando fazer com que os circuitos se integrem. "Houve também uma melhoria na remuneração que hoje não é a ideal, mas é a que foi possível para o governo do Estado", justifica. Ela cita, ainda, a garantia de 1/3 da carga horária dos professores para momentos de formação, estudos e planejamentos. "Pouco a pouco, a gente vai fazendo com que a dinâmica da escola funcione", finaliza.

Efetivos querem ainda ampliação da carga horária
Além da oferta de vagas para concurso, o Sindicato dos Professores e Servidores da Educação e Cultura do Estado (Apeoc) reivindica a ampliação da carga horária dos professores efetivos do Estado do Ceará de 100 horas/aula para 200 horas/aula, a fim de suprir a carência de cerca de 800 profissionais.

Para o presidente do Sindicato Apeoc, Anízio Melo, o concurso, por si só, não responde por toda a demanda. "O governo do Estado precisa garantir a ampliação da carga horária". Para tanto, uma minuta de projeto foi elaborada e será avaliada pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) e levada ao governador Cid Gomes para posterior encaminhamento à Assembleia Legislativa do Ceará. "Estamos aguardando o parecer da PGE", situa Anízio Melo.

Para ele, o concurso vem em boa hora, até mesmo por abranger toda a rede e todas as disciplinas. "Os que vão ingressar nas unidades de ensino do Estado já estarão com 1/3 da carga horária para momentos de formação, estudos e planejamentos", informa. Entretanto, Melo acredita que a integralização do 1/3 aumente a necessidade de contratação, já que vai acelerar o processo das aposentadorias.

Segundo o presidente da Apeoc, essa é uma reivindicação do ano de 2012 de negociação, presente na pauta de 2011. E garante que o sindicato vai acompanhar todo o processo.

Anízio Melo classifica o certame como uma nova situação do ponto de vista da carreira dos profissionais. "Que a Secretaria provoque a continuidade da valorização dos professores", sugere. Ele acrescenta que é importante acelerar o processo de divulgação do concurso.

LINA MOSCOSO
REPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste



Caxirola vetada: ministro enterra sonho bilionário de Brown

Os atrasos e falhas ainda preocupam, mas pelo menos de um mico o Brasil já se livrou antes da Copa do Mundo de 2014. A caxirola está oficialmente fora dos estádios da competição, anunciou nesta sexta-feira o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. O chocalho de plástico inventado pelo cantor Carlinhos Brown já tinha sido descartado para a Copa das Confederações por decisão do chefe de segurança do Comitê Organizador Local (COL).

Agora, o governo se manifesta publicamente sobre o projeto bilionário que ele próprio tinha autorizado - e admite que permitir a entrada do objeto nos estádios seria arriscado. A caxirola continuará sendo vendida nas lojas, mas é improvável que o objetivo ambicioso de Brown e seus sócios - produzir até 50 milhões de unidades - seja alcançado.

A "vuvuzela brasileira" tem tudo para se confirmar como um grande fiasco, mesmo depois de ser anunciada como instrumento oficial do Mundial de 2014 durante um evento realizado no Palácio do Planalto, com a presença da presidente Dilma Rousseff, entusiasta da novidade. "Houve uma análise técnica sobre a segurança da caxirola e viu-se que não é objeto adequado. Essa posição vai ser mantida", disse Cardozo, em referência à posição já anunciada pelo COL. A empresa que fabrica a caxirola chegou a tentar mudar o projeto, deixando o objeto mais leve e flexível, mas isso não foi o bastante para convencer o governo.

No mês passado, durante uma partida entre Bahia e Vitória, torcedores da equipe tricolor protestaram atirando no gramado as caxirolas que tinham sido distribuídas gratuitamente antes do jogo. Os jogadores do Bahia tiveram de retirar os objetos de plástico do campo para que a partida pudesse ter sequência, num episódio que acabou ficando conhecido como "a revolta das caxirolas". O chocalho de plástico foi vetado no clássico seguinte, depois de uma reunião que contou com a participação de representantes da PM, da prefeitura, da Federação Baiana de Futebol, da Justiça e de torcidas organizadas. O uso das caxirolas como arma despertou a preocupação da Fifa e do COL, que já estudava banir o objeto das partidas do Mundial para evitar qualquer tipo de risco.

Na segunda, o chefe de segurança do COL, Hilário Medeiros foi categórico ao comentar o assunto. "Não é permitida a entrada de torcedores com qualquer instrumento musical, e a caxirola entra neste quesito", avisou Medeiros em entrevista coletiva no Rio de Janeiro. "Estamos adotando isso já nos jogos-testes e, na Copa das Confederações, a regra também vai valer." O governo federal, através do Ministério do Esporte, avisou que não tinha se pronunciado oficialmente a respeito do assunto. A pasta chancelou o projeto de Brown como uma das ações culturais oficiais do Mundial, abrindo a porta para que Brown iniciasse a captação de recursos para a empreitada.

Fonte: Veja



Barbalha (CE): Festa de Santo Antônio 2013 conta com reconhecimento em Lei Estadual e lançamento de livro e exposição

Uma festa popular de tradição secular, que atrai 500 mil pessoas e é atração nacional para “encalhados” e “esperançosas” que sonham em se casar. Mas também para turistas de diversos estados brasileiros, amantes da cultura popular tradicional nordestina e de várias linguagens e expressões artísticas. Assim é a Festa de Santo Antônio de Barbalha, município cearense distante 610 km de Fortaleza. As festividades começam neste sábado, 1/6, com a Noite das Solteironas.

A maior festa de padroeiro do Brasil é agora também reconhecida por lei estadual, que deu a Barbalha o título de capital cearense dos festejos a Santo Antônio. É a lei estadual 96/2012, de autoria da deputada Fernanda Pessoa, aprovada na Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Cid Gomes.

Em consequência, o tema da festa este ano é "Viva! Barbalha agora é a Capital", conforme destaca o secretário de Cultura e Turismo da cidade, Antônio de Luna. "Esse reconhecimento de Barbalha como capital cearenses dos festejos de Santo Antônio, por lei estadual, deixa a cidade muito honrada, e é um dos grandes diferenciais da festa este ano, aumentando ainda mais a visibilidade do evento", afirma o secretário.

Exposição museográfica
Outras novidades são a abertura da Exposição Museográfica permanente sobre a Festa de Santo Antônio, fruto de parceria entre a Prefeitura de Barbalha e o Iphan - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, autarquia do Ministério da Cultura responsável pela preservação do patrimônio cultural brasileiro. A exposição "Pau de Santo, Festa de Fé" será aberta ao público no dia 12 de junho, no Casarão que sedia a Secretaria de Cultura de Barbalha, e ocupará permanentemente o espaço.

A exposição foi produzida a partir dos resultados do Inventário Nacional de Referências Culturais da Festa de Santo Antônio de Barbalha, pesquisa que compõe a instrução de Registro da Festa como Patrimônio Cultural Brasileiro. Desde 1928, Barbalha abre os festejos em torno de Santo Antônio de Pádua com a celebração do Carregamento do Pau da Bandeira. A celebração tem início ao alvorecer, após a missa na Igreja Matriz de Barbalha em homenagem ao padroeiro da cidade, e é comandada pelo “Capitão do Pau”.

A exposição retrata como as celebrações de Corte, Carregamento e Hasteamento do Pau da Bandeira foram se tornando centrais no calendário de Barbalha, ao mesmo tempo em que passaram a funcionar como elemento identificatório de seus moradores. E como as insinuações em torno do poder milagreiro do mastro da bandeira dão toda uma conotação sensual e brincalhona à Festa de Santo Antônio de Barbalha.

Livro "Sentidos de Devoção"
Também no dia 12 de junho, será lançado o livro "Sentidos de Devoção - Festa e Carregamento em Barbalha", igualmente resultado de trabalho realizado pela equipe do Iphan e um marco importante no registro documental e acadêmico da festa. A publicação tem como organizadores Igor de Menezes Soares e Ítala Byanca Morais da Silva, historiadores que integram a Superintendência do Iphan no Ceará, e reúne artigos de diversos autores, abordando variadas facetas da festa e de suas múltiplas leituras.

São reflexões tecidas sobre a Festa de Santo Antônio em campos variados, como História, Geografia, Antropologia, Pedagogia, Cinema e Turismo, evidenciando a natureza interdisciplinar da instrução dos processos de reconhecimento das práticas culturais como Patrimônio Cultural Brasileiro. O Iphan ressalta que existem poucos trabalhos acadêmicos defendidos e publicados sobre a Festa e que, dessa forma, a publicação pretende provocar o preenchimento de uma lacuna editorial e também servir de leitura inicial, estimulando novas pesquisas sobre a celebração.

A seleção de autores e imagens foi fruto das pesquisas desenvolvidas no âmbito do Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC) da celebração, que compõe o dossiê de registro da Festa como Patrimônio Cultural Brasileiro. Atualmente, o Iphan-CE possui um acervo de mais de 3 mil registros da festa, como entrevistas, fotografias, matérias em periódicos, além do próprio INRC.

Organizadores:
Igor de Menezes Soares (Organizador), Historiador da Superintendência do Iphan no Ceará e mestrando do Programa de Pós-graduação em História Social da Universidade Federal do Ceará – UFC; Ítala Byanca Morais da Silva (Organizador), Historiadora da Superintendência do Iphan no Ceará e mestre em História Social pelo  Programa de Pós-graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

Autores:
Antônio Igor Dantas Cardoso, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará – UFC; José Clerton de Oliveira Martins, Professor do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza – UNIFOR; José Edvar Costa de Araújo, Professor do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA; Josier Ferreira da Silva, Professor do Departamento de Geografia da Universidade Regional do Cariri – URCA e do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará – UECE; Jucieldo Ferreira Alexandre, Professor do Departamento de História da Universidade Regional do Cariri – URCA e pesquisador do INRC da Festa de Santo Antônio de Barbalha.

Océlio Teixeira de Souza, Professor do Departamento de História da Universidade Regional do Cariri – URCA e Coordenador do Projeto Cariri; Renata Marinho Paz, Professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Regional do Cariri – URCA e Coordenadora do INRC da Festa de Santo Antônio de Barbalha; Rosemberg Cariry, Filósofo e cineasta; Sandra Nancy Ramos Freire Bezerra, Professora do Departamento de História da Universidade Regional do Cariri – URCA e pesquisadora do INRC da Festa de Santo Antônio de Barbalha; Simone Pereira da Silva, Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Paraíba – UFPB e pesquisadora do INRC da Festa de Santo Antônio de Barbalha.

Assessoria de Imprensa / SECULT



01 de junho

  987 - Hugo Capeto é eleito rei da França.
1944 - Segunda Guerra Mundial: a BBC transmite uma mensagem codificada (a primeira linha de um poema de Paul Verlaine) para a resistência francesa, avisando da invasão iminente da Europa pelas forças aliadas.
1946 - O primeiro-ministro romeno Ion Antonescu é executado por ligações à Alemanha Nazi.

Nasceram neste dia…
1780 - Carl von Clausewitz, militar prusso (m. 1831).
1926 - Marilyn Monroe (na imagem), atriz estado-unidense (m. 1962).
1947 - Ron Wood, músico britânico.

Morreram neste dia…
1616 - Tokugawa Ieyasu, xogum japonês (n. 1543).
1890 - Camilo Castelo Branco, escritor português (n. 1825).
1962 - Adolf Eichmann, político e militar alemão (n. 1906).

Fonte: Wikipédia



Dicas nota 10 para você não errar no presente do Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados está chegando e o Blog Cariri vai te dar uma forcinha pra você acertar no presente.

PARA ELAS 

1 – Bolsa
Não existe mulher neste planeta (ou em qualquer outro) que não goste de ganhar bolsas. Você só precisa observar o estilo de bolsa que sua namorada usa. Não tem erro. É sucesso garantido.

2 – Flores
É um clássico. Não há mulher que não se emocione com um lindo bouquet de flores. Descubra a flor que sua namorada mais gosta e mande! Se você estiver apertado de grana, pode comprar em um hipermercado (em geral já vem com enfeites) e pedir um amigo bancar o moto-boy e entregar. Ela vai amar! Rosas vermelhas vão fazer o coração dela derreter.

3 – Luminária
Tem muitas luminárias divertidas no mercado! Há várias em ótimos preços. Se for dar uma luminária em forma de coração, investigue para saber se sua namorada gosta de coração. Tem mulheres que acham brega.

4 – Baby look (camiseta) divertida
Você encontra em lojas de departamento e em lojas criativas em geral.

5 – Calça Jeans
Esse é o tipo de coisa que nunca é demais, especialmente se sua namorada anda muito no estilo jeans e camiseta. Veja uma bonitona que combina com ela! Sonde o guarda-roupa de sua namorada e descubra o número que ela veste! A melhor coisa de ganhar roupa é quando o namorado acerta sua numeração!

6 – Sapato
A maioria das mulheres é fascinada por sapatos! Se for o caso da sua namorada, esse é sempre um ótimo presente!

7 – Almofadas divertidas
Você encontra em várias lojas esse tipo de almofada.

8 – Cremes hidratantes para o corpo
Você pode até montar um “Kit Spa” com sabonetes, cremes para o corpo, para as mãos e esfoliante. Você pode dar só o creme mesmo! Esse é um presente ideal para namoros recentes, em que ambos ainda não se conhecem tão bem. Loção Hidrante Honey & Milk (O Boticário), Loção Hidratante Todo Dia Macadâmia (Natura) e Creme Morango e Chantily da Viscaya, que você encontra na Sacks, perfumarias e Lojas Americanas. Nas lojas Boticário é bacana, pois se a namorada não gostar do cheiro do creme, pode ir lá e trocar por outra fragrância.

9 – Pen drive engraçadinho
Mulheres adoram esses mimos. Você encontra em lojas de informática e diversos sites na internet.

10 – Chocolates
A maioria das mulheres é louca com chocolates! Porque não deixar sua namorada mais louca por eles e por você? Se for dar flores, os chocolates combinam bem juntos.

11 – Lingerie
Para esquentar o Dia dos Namorados! Lingerie sensual e maravilhosa, toda mulher adora ganhar! Nas lojas de departamento tem várias lindas com ótimos preços.

PARA ELES 

1 – Camisa Pólo
Ideal para homens que seguem um estilo “esportivo clássico”. Você encontra em boas lojas de departamento.

2 – Box de coleção de filmes ou de alguma série
Só se seu namorado amar e for viciado em filmes! Tem rapazes que não gostam de ver o mesmo filme duas vezes e não ligam pra essas coleções!

3 – Tênis
Para namorados que gostam de se movimentar e aqueles “estilo boy”. Qualquer um que você achar super legal e que combine com ele. Lojas de tênis e calçados em geral, e esportes.

4 – Calça Jeans
Presente útil e prático! Calça Jeans nunca é demais, especialmente se seu namorado usa no trabalho!

5 – Luminária de Mesa
Esse presente é super criativo especial para aqueles namorados que estudam muito, trabalham em cima de uma mesa e precisam iluminar o local!

6 – Carteira
Veja se seu namorado não está com a carteira desgastada e acabada! Se tiver, este é um ótimo presente. Você também encontra em lojas de malas e bolsas de viagem, lojas de sapatos e cintos masculinos.

7 – Boné
Se seu namorado adora bonés, vai adorar ganhar mais um pra coleção! Você encontra em lojas de departamento e esportes.

8 – Porta Retrato com uma foto do casal
Há muitos no mercado com ótimos preços. Tem vários bacanérrimos!

9 – Perfume
Para presentear com perfume, é preciso conhecer muito o namorado, ou você corre o risco de errar feio! Uma boa solução é investigar um que ele está a fim de comprar ou algum que ele goste.

10 – Livros
Para namorados que adoram ler. Se seu namorado não gosta de ler, nem pense em dar um livro! As mentiras que os homens contam (Luis Fernando Veríssimo), A vida como ela é (Nelson Rodrigues), Anjos e Demônios (Dan Brown), Vinte poemas de amor e uma canção desesperada (Pablo Neruda).

11 – Canecas Divertidas
Porque não um presente bem diferente? Você ainda pode colocar umas gomas de mascar dentro pra ficar mais divertido!

NUNCA DÊ DE PRESENTE

Liquidificador, ferro de passar, processador de alimentos ou qualquer coisa que incentive trabalho doméstico - é dia dos Namorados e não da Empregada Doméstica.

Ursinhos de pelúcia – a não ser que sua namorada ainda esteja na 5ª série.

Lingerie de tamanho menor que o dela – a última coisa que ela quer é sentir que jogou uma indireta insinuando que ela está gorda. Cheque o tamanho que ela usa antes.

Um animal de estimação: Cachorros e gatos é um presente que duram por muitos anos. Não dê um bicho de presente se você não tem certeza que a pessoa queira um, ou pode receber de volta uma encomenda cheia de pelos se um dia terminarem o namoro.

Aumentador de Seios Turbinator, Slim fit Cinta Redutora, Super Chapinha Alisa Tudo, ou qualquer produto que indique que gostaria que ela mudasse sua aparência.

Flores de camelô - Se você esqueceu-se de comprar o presente, pelo menos disfarce e vá a uma floricultura decente. Não dê flores que parecem ter sido roubadas do cemitério.

Meias e cuecas – ele pode estar precisando, mas esse é presente que tias velhas dão de natal. Seja mais criativa.

Vale CD ou Vale DVD - isso é presente de quem não conhece nada sobre a vida do outro. Também não vale DVDs “piratas”.

Cesta de café da manhã promocionais com bolachas de água e sal, Todinho, Ana Maria e barrinhas de cereal light.

Camisetas estampadas com mensagens fofas do tipo: “Melhor namorado do mundo”, “Eu amo você”, “Juntos pra sempre”. E piora se você tiver a brilhante idéia de usar uma igual e sair pela rua como um par de vasos românticos.

Um fora – Ganhar um pé na bunda no Dia dos Namorados pode ser traumatizante. Pior que isso, só terminar no dia do aniversário da pessoa ou no natal. Se já está planejando terminar, faça isso antes.



Ceará enfrenta a 7ª pior seca dos últimos 55 anos

A quadra chuvosa chega, hoje, ao fim em todo o Estado com um déficit de 50% na média esperada para todo esse período. Essa pequena quantidade de chuvas faz com que essa seja a sétima pior seca dos últimos 55 anos, de acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Portanto, dos 712 milímetros de precipitações que eram esperados durante os meses de fevereiro, março, abril e maio, choveu apenas 356 milímetros, até agora. O balanço dos quatro meses será divulgado, pela Funceme, no próximo dia 14.

Segundo o meteorologista da Fundação, José Maria Brabo, a principal causa da pouca quantidade de chuvas são as condições do Oceano Atlântico, que não foram favoráveis nos últimos dois anos. Dessa maneira, a formação de nuvens no litoral acabou não acontecendo.

"A parte sul do Oceano Atlântico precisa ficar com a temperatura mais quente do que o sul. Como isso acabou não acontecendo tivemos apenas chuvas isoladas durante toda esses quatro meses da quadra chuvosa", explicou o meteorologista.

Cenário
Além disso, ele acrescentou que o déficit de 50% na média de precipitações esperadas para todo esse período acontece devido ao ano seco pelo qual o Ceará está passando.

Porém, José Maria Brabo ressaltou que essa média não reflete totalmente o que acontece, pois em alguns municípios acabou chovendo mais do que em outros. "Mesmo assim, essas médias foram baixas", completou.

A expectativa do meteorologista é de que esse mês de maio seja o que mais se aproximou da média histórica do Estado. Isso deve acontecer porque, normalmente, as médias registradas pela Funceme nessa época, no Sertão, é sempre menor do que nos outros três meses.

Nos próximos meses, devem ocorrer apenas chuvas esporádicas no litoral e também no centro leste do Estado, comentou Brabo. As áreas mais afetadas devem ser entre Fortaleza e Aracati e também no baixo e médio Jaguaribe. "Essas precipitações serão causadas por um sistema de chuvas da Zona da Mata que dura de abril até agosto", frisou.

Ele disse que, mesmo com essas novas chuvas, a seca que atinge o Estado não deverá ser amenizada. Pois, devido ao volume que deverá chover, dificilmente será possível armazenar grandes quantidades de água.

Prognóstico
Em janeiro, os meteorologistas da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos já apontavam a possibilidade de chuvas irregulares para fevereiro, março e abril em todo o Estado. Pelo consenso entre os técnicos, naquela época, durante a quadra chuvosa deste ano, a probabilidade era de 45% para que as precipitações ficassem abaixo da média.

THIAGO ROCHA
REPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste



PIB da indústria apresenta queda de 0,3% no primeiro trimestre de 2013

O PIB da indústria apresentou queda de 0,3% no primeiro trimestre de 2013, se comparado com os três últimos meses do ano passado. Levando em conta o mesmo período de 2012, o recuo chegou a 1,4%. Em valores correntes, o setor movimentou R$ 230,2 bilhões.

O resultado negativo foi puxado pelo segmento de extrativismo mineral (-2,1%). Construção civil e eletricidade e gás, água, esgoto e limpeza urbana variaram -0,1%.

A indústria de transformação apresentou ligeira alta de 0,3%. Mas na comparação com o ano passado, também caiu: -0,7%, resultado, segundo o IBGE, influenciado pelo declínio da produção de máquinas para escritório e equipamentos de informática; metalurgia; químicos inorgânicos; produtos farmacêuticos, têxtil e artigos do vestuário.

O que ajudou a amenizar o resultado da indústria foi o crescimento da produção de veículos automotores, além de outros equipamentos de transporte, máquinas e aparelhos elétricos e mobiliário.

Fonte: Correio Braziliense



Blog Humor: Dr. Pepper


Tiririca muda de ideia e decide continuar na carreira política

O deputado Francisco Everardo Oliveira Silva (PR-SP), o Tiririca, vai continuar na vida política. O anúncio foi feito ontem pelo deputado, que recebeu o maior número de votos do País no pleito de 2010, com mais de 1,3 milhão de votos no Estado de São Paulo. Em fevereiro, o humorista cearense havia afirmado que estava desiludo com a política e queria voltar a ser palhaço

Após reunião com a cúpula nacional do partido, ele afirmou que pensou muito sobre o apelo das pessoas para que ele continuasse na política e acabou se decidindo. “Continuo, estou firme, com vontade. No começo, foi complicado, mas eu vi como funciona a política”, disse.

O deputado não quis informar se será candidato à reeleição, já que isso poderia configurar propaganda eleitoral antecipada. “Pode ser até candidato a outro cargo”, afirmou o líder do partido na Câmara, Anthony Garotinho (PR-RJ). Segundo o líder, o partido fez pesquisas de opinião e o nome de Tiririca ficou muito bem avaliado para diversos cargos.

A partir de junho, Tiririca inicia uma caravana de 50 reuniões em 50 cidades no Estado de São Paulo. O mote da campanha será “Deputado 100%”. Tiririca é um dos sete deputados a comparecer a todas as sessões na Câmara.

Ele informou ainda que, após ter o pedido de ganhar um programa exclusivo na Rede Record negado, decidiu pedir rescisão de contrato na emissora e terá mais tempo para a vida política.

Segundo ele, existem poucos programas de humor na televisão. “Hoje, tem ‘Praça é Nossa’ (SBT) e ‘Zorra Total’ (TV Globo). O resto é mistura de coisas. Está faltando na televisão um programa tipo ‘Os Trapalhões’, que parava todo o Brasil. Os comediantes estão migrando para a novela”, afirmou.

No início de 2012, o nome de Tiririca foi sondado para candidatura à prefeitura de São Paulo, mas o projeto não decolou Em fevereiro deste ano, o deputado chegou a dizer ao jornal britânico Financial Times que estava desestimulado com a política e que não pretendia se candidatar à reeleição. Quase dois anos e meio após assumir o mandato, Tiririca apresentou sete projetos e nunca discursou na tribuna. Nenhuma proposta foi aprovada. (da agência Estado)

Entenda a notícia
Tiririca afirmou que pesou na sua decisão o apelo da cúpula do partido e de seus eleitores. Eleito com os bordões de campanha “Pior que está não fica” e “Você sabe o que faz um deputado?”, o parlamentar ainda não sabe que cargo irá disputar em 2014.

Fonte: O Povo



Barbalha (CE): Governo está autorizado a comprar a Usina

A votação da mensagem do Poder Executivo estadual que permite o Governo participar de leilão para adquirir a usina de cana-de-açúcar de Barbalha, na Região do Cariri, gerou muito debate, tanto nas comissões quanto no plenário da Assembleia Legislativa, na manhã de ontem. Apesar dos reclames, o projeto foi aprovado, assim como outros três que estavam na pauta da sessão ordinária de ontem.

A matéria foi discutida na Comissão Conjunta de Finanças e na de Constituição e Justiça da Casa, onde, ocorreram alguns embates, que depois ecoaram no plenário. Os deputados Heitor Férrer e Ely Aguiar, por exemplo, reclamaram da proposta, ainda que o segundo tenha votado favorável ao projeto. O pedetista, por outro lado, foi o único voto contrário.

Ely Aguiar disse que a mensagem que quer fazer a aquisição da usina Costa Filho, que é, segundo ele, pertencente a um grupo empresarial de Pernambuco, construída em Barbalha, foi tida durante muitos anos como a redenção do Cariri, gerando milhares de empregos. No entanto, agora, não passava de um amontoado de "ferro velho".

"Eu jamais poderia votar contra essa matéria, pois traz uma esperança para as pessoas daquela região", disse ele, ainda que acreditasse que o valor aplicado no leilão, de R$ 15 milhões, poderia ser investido em outro campo da economia da região.

"Governador Cid Gomes, queira isso não. Faça isso não. Se assessore melhor, governador", ironizou o pedetista Heitor Férrer. Ele chamou de "insanidade governamental", a mensagem enviada pelo Poder Executivo.  "Se a iniciativa privada não deu certo, você acha que vai dar certo com Governo do Estado? Agora vamos torrar R$ 60 milhões, do dinheiro do Ceará, porque o governador do Estado, mal assessorado quer adquirir uma usina de etanol", reclamou.

O líder do Governo, José Sarto, no entanto, informou que a mensagem se tratava da permissão de uso da usina de cana de açúcar de Barbalha, que é uma reivindicação antiga da região, desde 2004. O deputado Vasques Landim (PR), inclusive, recentemente, reclamou o sucateamento da indústria. "Vai haver um leilão na semana que vem e essa mensagem é para o Governo se habilitar para o mesmo.

Fonte: Diário do Nordeste



URCA abre concurso para Professor Temporário nas Unidades Descentralizadas

Começa neste dia 29 de maio, as inscrições para Processo Seletivo para contratação de Professor Temporário da Universidade Regional do Cariri (URCA). Serão destinadas 21 vagas para as unidades descentralizadas dos cursos de Ciências Econômicas, Direito e Educação Física, de Iguatu; Letras, Matemática e Ciências Biológicas, em Campos Sales; e uma vaga será para o curso de Letras, em Missão Velha. As inscrições serão encerradas dia 12 de junho.

As inscrições para o Processo Seletivo podem ser feitas no Campus da URCA, no Pimenta, mediante entrega dos requerimentos à Comissão de Seleção do Processo Seletivo, e também na unidade da URCA de Iguatu, nos horários das 9 horas às 12 horas e das 14 horas às 18 horas.

Os requerimentos de inscrição também poderão ser feitos através do endereço eletrônico: www.urca.br, devendo a documentação exigida ser postada, via sedex, para a comissão de seleção até o último dia de inscrição. Maiores informações podem ser obtidas por meio do telefone (88) 3102.1244

Clique ler o Edital clique AQUI

Assessoria de Imprensa



Outros 7 inventores que morreram por causa de suas criações

Há pouco tempo, publicamos aqui uma lista de inventores que tiveram finais infelizes e morreram ao testar suas engenhocas. Recentemente, o site da revista IdeaFixa publicou mais casos como esses e nós selecionamos alguns deles para que você confira:

1 – A impressora que arranca pernas
Talvez você já tenha ouvido falar de William Bullock e saiba que esse cara foi o criador da primeira impressora rotativa. O problema foi que a sua invenção se vingou de um chute que Bullock direcionou a uma correia de transmissão em uma polia: sua perna ficou presa e foi esmagada. Ele viria a morrer nove dias depois, em 1867, quando passava por uma cirurgia de amputação do membro.

2 – A morte do rei
Depois de fazer um pequeno voo, o Rei do Planador, como Otto Lilienthal era também conhecido, sofreu uma queda e fraturou a coluna cervical, em 1896. Após 36 horas, ele acabou morrendo no hospital.

3 – A motocicleta assassina
A primeira motocicleta que contava com um motor foi inventada por Sylvester H. Roper. A geringonça funcionava a vapor. Aliás, foi ele também quem criou a carroça a vapor, considerada um dos primeiros automóveis de todos os tempos. Mas, como não estamos falando de momentos felizes, Roper foi visto, em 1896, caindo de uma de suas bicicletas motorizadas. O acidente danificou o coração do inventor, que morreu em seguida.

4 – Voa, voa, aviãozinho
O primeiro avião metálico da História foi inventado por Aurel Vlaicu, que acabou morrendo enquanto sobrevoava as montanhas de Cárpatos, na Europa, em 1913.

5 – Morreu jovem
Uma das grandes ambições de Alexander Bogdanov era descobrir uma fonte da juventude. Ele acreditava que, por meio de transfusões de sangue, conseguiria manter seu corpo jovem. Após 11 procedimentos desse tipo, Bogdanov reparou que sua visão tinha melhorado, mas, quando passou pela 12º transfusão, se deu mal, pois recebeu sangue contaminado com malária e tuberculose. Morreu em 1928, aos 55 anos.

6 – O brilho da morte
O uso de elementos químicos como o rádio era relativamente comum no começo do século passado e muitas pessoas nem faziam ideia de que pesquisas envolvendo o curioso elemento poderiam ser fatais. Esse foi o caso de Sabin Arnold von Sochocky, que criou uma tinta capaz de causar efeitos luminosos feita à base de rádio. Ele acabou morrendo de anemia aplástica, devido ao contato com o elemento altamente perigoso, em 1928.

7 – Direção perigosa
Os amigos Max Valier e Fritz von Opel começaram a desenvolver carros e até aeronaves movidos à base de combustível líquido na década de 20. Em meio a um teste com um dos automóveis, em 1930, houve uma explosão de um dos carros e, com isso, Valier acabou morrendo.


Fonte: Mega Curioso



Empresa sem funcionários era usada para desviar dinheiro público de 23 prefeituras do CE

Esquema de fraude em licitações envolvendo 23 prefeituras cearenses e a empresa Dimetal Construções e Serviços LTDA desviou cerca de R$ 10 milhões dos cofres públicos, entre 2007 e 2011, para as contas pessoais de prefeitos, secretários municipais, empresários, engenheiros e advogados, segundo o Ministério Público do Estado (MPE). As informações foram repassadas pelo MPE, na manhã desta quarta-feira, 29, na sede do órgão.

A Dimetal não possuía funcionários nem máquinas, sendo usada como fachada para o desvio do dinheiro, de acordo com o promotor Luiz Alcântara, da Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública (Procap).

“A Dimetal não recebia um centavo daquilo que foi supostamente pago por serviços. As licitações foram todas fraudadas. E as obras eventualmente realizadas foram realizadas não pela empresa, mas pelos próprios gestores”, explicou Alcântara, durante coletiva de imprensa, para detalhar a Operação “Vil Metal”, deflagrada na terça-feira, 28, em parceria com a Polícia Civil.

A partir da Dimetal, outras sete empresas entraram na investigação do MP por suspeita de serem usadas com o mesmo propósito. Segundo o promotor Eloilson Landim, as irregularidades investigadas nas 23 prefeituras podem ter causado um rombo de até R$ 30 milhões. Segundo ele, 1.215 licitações podem ter sido fraudadas pelas sete empresas acusadas e por gestores municipais.

Escândalo dos Banheiros
As investigações que culminaram com a Operação Vil Metal foram desdobramento do chamado escândalo dos banheiros, denunciado pelo O POVO há dois anos, no qual a participação da Dimetal já havia sido detectada pelo MP.

“O que mais nos chamou a atenção nessa investigação foi a ousadia (da quadrilha). A empresa já havia sido identificada e continuou agindo. É como se acreditassem que a instituições não existem”, disse Luiz Alcântara.

São Gonçalo do Amarante
Entre os suspeitos de envolvimento no suposto esquema de fraude em licitações e desvio de dinheiro público estão o ex-prefeito de São Gonçalo do Amarante, Walter Ramos de Araújo (PR), o ex-vice-prefeito, Francisco Moraes Braga (PPS), e outras 26 pessoas – entre ex-gestores, engenheiros, advogados e empresários. Eles tiveram prisão temporária decretada pela Justiça.

Fonte: O Povo



Barbalha (CE): Festa do Padroeiro deve gerar R$ 15 milhões

A Festa de Santo Antônio começa no domingo, 2 de junho, mas os diversos setores da economia de Barbalha já comemoram os efeitos positivos com o evento. O comércio é um dos segmentos mais beneficiados, com aumento nas vendas que vão de 10% a 50%, a depender do setor. Para a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) local, é um reflexo que a cidade começa a sentir vários dias antes de começar a festa. Em dado levantado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico local, a movimentação financeira gerada para o período é de R$ 15 milhões.

A presidente da CDL, Suzete Luna, destaca o crescimento que a festa tem obtido nos últimos anos, se configurando como a maior do Nordeste. "De fato, há uma movimentação turística expressiva", diz ela. E com certeza, conforme a presidente da CDL, isso deixa um resultado significativo para a economia da cidade.

Barbalha passa a ter uma população flutuante, segundo Suzete Luna, principalmente de pessoas da cidade que moram em outras localidades do país, e que neste período da festa de deslocam até o município. Os segmentos de confecções e calçados são os mais destacados em termos de comércio.

Esses setores vendem bem durante essa época do ano, conforme e presidente da CDL. A festa conta com 12 dias de realização, sendo que a abertura passa a ter uma movimentação maior, em virtude do carregamento do pau da bandeira.

Setores
Suzete Luna também destaca outros setores do comércio com bom rendimento para o período, como os bares, restaurantes hotéis, e até mesmo o segmento de móveis e eletrodomésticos. "Como as pessoas recebem visitantes, elas muitas vezes necessitam de novos equipamentos em casa para atender à demanda", ressalta. Há também aquelas pessoas que simplesmente montam restaurantes provisório e acrescentam no seu orçamento durante o período.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, dos R$ 15 milhões que alimentam a economia, cerca de R$ 8 milhões serão movimentados apenas no dia 2 de junho, o dia do carregamento, data em que o cortejo com o pau da bandeira é transportado pelos carregadores, desde o sítio Flores até a praça da igreja matriz, onde o mastro é erguido, simbolizando que a cidade está em festa.

A festa atrai à cidade de Barbalha um público estimado em 500 mil pessoas, sendo entre 250 mil a 300 mil apenas no dia 2 de junho, o equivalente a seis vezes a população da cidade, de 57 mil habitantes. Cerca de 1 mi l vendedores ambulantes trabalham todos os dias da festa, e dezenas de barracas recebem autorização da Prefeitura para vender produtos diversos.

"Além de toda essa movimentação econômica em Barbalha, diretamente ligada à festa, o efeito econômico em vários outros municípios do Cariri é muito maior, compreendendo desde hotéis e pousadas, até bares e restaurantes, passando por setores como serviço e transportes", ressalta Alysson Uchoa, secretário de Desenvolvimento Econômico da cidade.

Investimento
Segundo o secretário, o investimento na Festa de Santo Antônio, ou Festa do Pau da Bandeira, em 2013, é de aproximadamente R$ 800 mil, sendo parte importante proveniente de captação de recursos por leis federal e estadual de incentivo à cultura, com apoio do Governo Federal e do Governo do Estado e participação de apoiadores como o Banco do Nordeste, além de empresas privadas.

"Neste contexto de seca, com decretação de estado de emergência na nossa cidade, como na grande maioria dos municípios cearenses, estamos procurando fazer uma festa com toda a qualidade, honrando a tradição de Barbalha e do Pau da Bandeira, mas também mantendo os pés no chão, preservando ao máximo os recursos municipais e priorizando a captação de recursos de outras fontes", ressalta o secretário Alysson Uchoa.

Atração
500 mil pessoas são atraídas para a festa, sendo que entre 250 mil a 300 mil apenas no dia 2 de junho, o equivalente a seis vezes a população da cidade.

Mais informações
Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL)
Rua do Vídeo - Centro
Barbalha - CE
Telefone (88) 3532.2908

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis